Brasília, 18/03/2020 – O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, garantiu, nesta quarta-feira (18), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que a Marinha, o Exército e a Força Aérea estarão à disposição da sociedade brasileira no enfretamento ao Coronavírus (COVID-19).

“Isso que está acontecendo é uma guerra. O inimigo é invisível, feroz e dedicado na ação. Quando tem uma guerra, os brasileiros podem contar com as Forças Armadas. Em todos os momentos delicados e importantes do Brasil, as Forças Armadas estiveram ao lado da nossa população e isso será feito mais uma vez”, afirmou.

Na última terça-feira (17), o General Fernando Azevedo determinou que fosse acionado um Gabinete de Crise, no Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, além de ter expedido a Portaria Normativa nº 30 com orientações para os militares e servidores do Defesa, além dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica.

“Já estamos trabalhando nas possíveis ajudas e auxílios que as Forças Armadas podem e devem dar. Em relação a isso, receberemos as demandas através do Comitê de Crise. Temos várias possibilidades, particularmente na parte de logística e de condução de material. Em regiões como Amazônia, de difícil acesso, nós temos meios para chegar lá. Igual nós sempre fizemos, nas campanhas de esclarecimento à população”, disse.

Operação Regresso à Pátria Amada Brasil

O General Fernando Azevedo se lembrou das primeiras ações no combate ao Coronavírus. No início de fevereiro de 2020, foi lançada a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, que contou com o emprego dos militares das Forças Armadas na repatriação de 34 brasileiros que estavam na cidade de Wuhan, na China. Todos cumpriram a quarentena de 16 dias na Base Aérea de Anápolis e testaram negativo para o Coronavírus.

“Eu lembro que a primeira operação em relação ao Coronavírus foi o resgate dos nossos brasileiros que estavam em Wuhan. As Forças Armadas, juntos com outros ministérios, estiveram presente e com sucesso.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Salim
Salim
4 anos atrás

Hora de menos falação e começar ação, que já esta bem atrasada, pra variar um pouco.

MFB
MFB
4 anos atrás

Um bom início seria remover este lunático que está na presidência. O governo federal era perdido no momento, muita lentidão para tomar atitudes na contenção da pandemia. Confesso que votei no cara mas não da mais. Ele é incapaz.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  MFB
4 anos atrás

<MFB, discordo de você! A OMS já declarou que o país está sim adotando todas a medidas necessárias mas temos que seguir o rito democrático e as ações devem respeitar as competências e não querer fechar aeroportos e divisas estaduais como o governador maluco do RJ quer fazer em uma paranóia política contra a União! O Estado de Emergência já está aprovado pela Congresso e assim a União poderá ultrapassar o teto de gastos! Agora, não adianta o Governo pedir para as pessoas ficaram em casa e aqui em Duque de Caxias-RJ todo dia está cheio de gente nas ruas… Read more »

Peter nine nine
Peter nine nine
4 anos atrás

Nada de muito relevante… Mas, ninguém aqui acha que o nome “Operacão Regresso à Pátria Amada Brasil” é estupidamente extenso?
Operacão Regresso a Pátria, por exemplo, ficava melhor…. Se bem que, não sou fã da escolha das palavras… Mas bem, como disse, nada de relevante… ^^