Home Geopolítica O Coronavírus pode remodelar a ordem global

O Coronavírus pode remodelar a ordem global

6393
210
Presidente chinês Xi Jinping visita um hospital em Wuhan, China, março de 2020
Presidente chinês Xi Jinping visita um hospital em Wuhan, China, março de 2020

China está manobrando para conquistar a liderança internacional à medida que os Estados Unidos vacilam

Por Kurt M. Campbell e Rush Doshi

Agora, com centenas de milhões de pessoas se isolando em todo o mundo, a nova pandemia de coronavírus se tornou um evento verdadeiramente global. E embora suas implicações geopolíticas devam ser consideradas secundárias a questões de saúde e segurança, essas implicações podem, a longo prazo, provar-se igualmente importantes – especialmente quando se trata da posição global dos Estados Unidos. As ordens globais tendem a mudar gradualmente no princípio e depois de uma só vez. Em 1956, uma intervenção fracassada no Suez desencadeou a decadência do poder britânico e marcou o fim do reinado do Reino Unido como potência global. Hoje, os formuladores de políticas dos EUA devem reconhecer que, se os Estados Unidos não se levantarem para enfrentar o momento, a pandemia de coronavírus poderá marcar outro “momento de Suez”.

Agora está claro para todos, exceto para os partidários mais míopes, que Washington fracassou na sua resposta inicial. Os erros cometidos por instituições importantes, da Casa Branca e do Departamento de Segurança Interna aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), minaram a confiança na capacidade e competência da governança dos EUA. As declarações públicas do presidente Donald Trump, sejam declarações do Salão Oval ou tweets matutinos, serviram amplamente para semear confusão e espalhar incertezas. Tanto o setor público quanto o privado se mostraram mal preparados para produzir e distribuir as ferramentas necessárias para testes e respostas. E internacionalmente, a pandemia ampliou os instintos de Trump para seguir sozinho e expôs o quão despreparado Washington é para liderar uma resposta global.

O status dos Estados Unidos como líder global nas últimas sete décadas foi construído não apenas em riqueza e poder, mas também, e igualmente importante, na legitimidade que flui da governança doméstica dos EUA, fornecimento de bens públicos globais e capacidade e vontade de reunir e coordenar uma resposta global às crises. A pandemia de coronavírus está testando todos os três elementos da liderança dos EUA. Até agora, Washington está falhando no teste.

À medida que Washington vacila, Pequim está se movendo rápida e habilmente para aproveitar a abertura criada pelos erros dos EUA, preenchendo o vácuo para se posicionar como líder global em resposta a pandemia. Está trabalhando para promover seu próprio sistema, fornecer assistência material a outros países e até organizar outros governos. É difícil exagerar o descaramento da ação da China. Afinal, foram os próprios erros de Pequim – especialmente seus esforços no início para encobrir a gravidade e a propagação do surto – que ajudaram a criar a crise que agora afeta grande parte do mundo. No entanto, Pequim entende que, se for visto como líder, e Washington for incapaz ou não querer fazê-lo, essa percepção poderá alterar fundamentalmente a posição dos Estados Unidos na política global e a disputa pela liderança no século XXI.

ERROS FORAM COMETIDOS
Logo após o surto do novo coronavírus, que causa a doença agora denominada COVID-19, os erros dos líderes chineses colocaram uma mancha na posição global de seu país. O vírus foi detectado pela primeira vez em novembro de 2019 na cidade de Wuhan, mas as autoridades não o divulgaram por meses e até puniram os médicos que o denunciaram, desperdiçando um tempo precioso e adiando pelo menos cinco semanas as medidas que educariam o público, interromperiam o deslocamento e permitiriam testes generalizados. Mesmo quando a escala completa da crise emergiu, Pequim controlou com rigor as informações, evitou a assistência do CDC, limitou a viagem da Organização Mundial da Saúde a Wuhan, provavelmente subestimou infecções e mortes e alterou repetidamente os critérios para registrar novos casos de COVID-19 – talvez em um esforço deliberado para manipular o número oficial de casos.

À medida que a crise piorava entre janeiro e fevereiro, alguns observadores especularam que o coronavírus poderia até minar a liderança do Partido Comunista Chinês. Foi chamado de “Chernobyl” da China. O Dr. Li Wenliang – o jovem denunciante silenciado pelo governo que depois sucumbiu a complicações do COVID-19 – foi comparado ao “homem-tanque” da Praça da Paz Celestial.

No entanto, no início de março, a China estava reivindicando a vitória. Quarentena em massa, uma parada nas viagens e um encerramento completo da maioria das vidas diárias em todo o país foram creditados por terem invertido a tendência; estatísticas oficiais, como são, informaram que novos casos diários caíam na casa de um dígito em meados de março, em relação às centenas no início de fevereiro. Surpreendendo a maioria dos observadores, o líder chinês Xi Jinping – que estava estranhamente quieto nas primeiras semanas – começou a se colocar diretamente no centro de resposta. Este mês, ele visitou pessoalmente Wuhan.

Embora a vida na China ainda não tenha retornado ao normal (e apesar das perguntas contínuas sobre a precisão das estatísticas da China), Pequim está trabalhando para transformar esses primeiros sinais de sucesso em uma narrativa maior a ser transmitida para o resto do mundo – uma que faça a China ser o ator essencial em uma recuperação global que se aproxima e afaste sua má administração anterior da crise.

Uma parte crítica dessa narrativa é o suposto sucesso de Pequim na luta contra o vírus. Um fluxo constante de artigos de propaganda, tweets e mensagens públicas, em uma ampla variedade de idiomas, elogia as conquistas da China e destaca a eficácia de seu modelo de governança doméstica. “A força, eficiência e rapidez marcantes da China nessa luta foram amplamente aclamadas”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian. A China, acrescentou, estabeleceu “um novo padrão para os esforços globais contra a epidemia”. As autoridades centrais instituíram rígido controle informacional e disciplina nos órgãos estatais para extinguir narrativas contraditórias.

Essas mensagens são ajudadas pelo contraste implícito com os esforços para combater o vírus no Ocidente, particularmente nos Estados Unidos – a falha de Washington em produzir um número adequado de kits de teste, o que significa que os Estados Unidos testaram relativamente poucas pessoas per capita, ou a desmontagem do governo Trump da infraestrutura de resposta a pandemia do governo dos EUA. Pequim aproveitou a oportunidade da narrativa oferecida pela desordem americana, com sua mídia e diplomatas estatais lembrando regularmente uma audiência global da superioridade dos esforços chineses e criticando a “irresponsabilidade e incompetência” da “chamada elite política em Washington” como a agência estatal de notícias Xinhua publicou em um editorial.

As autoridades chinesas e a mídia estatal até insistiram que o coronavírus não saiu de fato da China – apesar de evidências opostas – para reduzir a culpa da China pela pandemia global. Esse esforço tem elementos de uma campanha de desinformação ao estilo russo, com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China e mais de uma dúzia de diplomatas compartilhando artigos de fontes precárias acusando os militares dos EUA de espalhar o coronavírus em Wuhan. Essas ações, combinadas à expulsão em massa sem precedentes da China de jornalistas de três importantes jornais americanos, danificam as pretensões da China à liderança.

A CHINA FAZ, O MUNDO RECEBE
Xi entende que o fornecimento de bens globais pode polir as credenciais de liderança de uma potência crescente. Ele passou os últimos anos pressionando o aparato de política externa da China a pensar mais sobre liderar reformas à “governança global”, e o coronavírus oferece uma oportunidade para colocar essa teoria em ação. Considere as exibições cada vez mais divulgadas da China de assistência material – incluindo máscaras, respiradores, ventiladores e medicamentos. No início da crise, a China comprou e produziu (e recebeu como ajuda) grandes quantidades desses bens. Agora está em posição de entregá-los a outras pessoas.

Quando nenhum estado europeu respondeu ao apelo urgente da Itália por equipamentos médicos e equipamentos de proteção, a China se comprometeu publicamente a enviar 1.000 ventiladores, dois milhões de máscaras, 100.000 respiradores, 20.000 roupas de proteção e 50.000 kits de teste. A China também enviou equipes médicas e 250.000 máscaras para o Irã e enviou suprimentos para a Sérvia, cujo presidente considerou a solidariedade europeia um “conto de fadas” e proclamou que “o único país que pode nos ajudar é a China”. O co-fundador da Alibaba, Jack Ma, promete enviar grandes quantidades de kits de teste e máscaras para os Estados Unidos, além de 20.000 kits de teste e 100.000 máscaras para cada um dos 54 países da África.

A vantagem de Pequim em assistência material é aprimorada pelo simples fato de que muito do que o mundo depende para combater o coronavírus é fabricado na China. Já era o maior produtor de máscaras cirúrgicas; agora, por meio da mobilização industrial do tipo guerra, aumentou mais de dez vezes a produção de máscaras, dando-lhe a capacidade de fornecê-las ao mundo. A China também produz aproximadamente metade dos respiradores N95, essenciais para a proteção dos trabalhadores da saúde (forçou fábricas estrangeiras na China a produzi-los e depois vendê-los diretamente ao governo), dando a ele outra ferramenta de política externa na forma de equipamentos médicos. Enquanto isso, os antibióticos são críticos para tratar infecções secundárias emergentes do COVID-19, e a China produz a grande maioria dos ingredientes farmacêuticos ativos necessários para produzi-los.

Os Estados Unidos, por outro lado, carecem de oferta e capacidade para atender muitas de suas próprias demandas, e muito menos para fornecer ajuda em zonas de crise em outros lugares. A imagem é sombria. Acredita-se que o Estoque Nacional Estratégico dos EUA, reserva nacional de suprimentos médicos críticos, possua apenas um por cento das máscaras e respiradores e talvez dez por cento dos ventiladores necessários para lidar com a pandemia. O restante deverá ser compensado pelas importações da China ou pelo aumento da produção doméstica. Da mesma forma, a participação da China no mercado de antibióticos dos EUA é superior a 95% e a maioria dos ingredientes não pode ser fabricada no mercado interno. Embora Washington tenha oferecido assistência à China e a outras pessoas no início da crise, agora é menos capaz de fazê-lo, à medida que suas próprias necessidades crescem; Pequim, por outro lado, está oferecendo ajuda precisamente quando a necessidade global é maior.

A resposta à crise, no entanto, não é apenas sobre bens materiais. Durante a crise do ebola de 2014-15, os Estados Unidos se reuniram e lideraram uma coalizão de dezenas de países para combater a propagação da doença. Até agora, o governo Trump evitou um esforço de liderança semelhante para responder ao coronavírus. Até falta coordenação com os aliados. Washington parece, por exemplo, não ter avisado previamente seus aliados europeus antes de instituir uma proibição de viagens de/para a Europa.

A China, por outro lado, empreendeu uma campanha diplomática robusta para reunir dezenas de países e centenas de funcionários, geralmente por videoconferência, para compartilhar informações sobre a pandemia e lições da própria experiência da China na luta contra a doença. Como grande parte da diplomacia chinesa, esses esforços de convocação são amplamente realizados em nível regional ou através de órgãos regionais. Eles incluem chamadas com estados da Europa Central e Oriental por meio do mecanismo “17 + 1”, com o secretariado da Organização de Cooperação de Xangai, com dez estados das Ilhas do Pacífico e com outros grupos na África, Europa e Ásia. E a China está trabalhando duro para divulgar essas iniciativas. Praticamente todas as matérias na primeira página de seus órgãos de propaganda voltados para o exterior anunciam os esforços da China para ajudar diferentes países com bens e informações, enquanto enfatizam a superioridade da abordagem de Pequim.

COMO LIDERAR
O principal ativo da China na busca pela liderança global – diante do coronavírus e de maneira mais ampla – é a inadequação percebida e o foco interno da política dos EUA. O sucesso final da busca da China, portanto, dependerá tanto do que acontece em Washington quanto do que acontece em Pequim. Na crise atual, Washington ainda pode virar a maré se provar ser capaz de fazer o que se espera de um líder: administrar o problema em casa, fornecer bens públicos globais e coordenar uma resposta global.

A primeira dessas tarefas – impedir a propagação da doença e proteger populações vulneráveis ​​nos Estados Unidos – é mais urgente e, em grande parte, uma questão de governança doméstica, e não de geopolítica. Mas como Washington vai agir terá implicações geopolíticas, e não apenas na medida em que restabelece ou não a confiança na resposta dos EUA. Por exemplo, se o governo federal imediatamente apoiar e subsidiar a expansão da produção doméstica de máscaras, respiradores e ventiladores – uma resposta condizente com a urgência em tempo de guerra dessa pandemia – isso salvaria vidas americanas e ajudaria outras pessoas em todo o mundo, reduzindo a escassez de suprimentos globais.

Embora atualmente os Estados Unidos não sejam capazes de atender às demandas materiais urgentes da pandemia, sua contínua vantagem global nas ciências da vida e na biotecnologia pode ser fundamental para encontrar uma solução real para a crise: uma vacina. O governo dos EUA pode ajudar, incentivando os laboratórios e empresas dos EUA a empreender um “Projeto Manhattan” médico para conceber, testar rapidamente em ensaios clínicos e produzir em massa uma vacina. Como esses esforços são caros e exigem investimentos iniciais assustadoramente altos, financiamentos governamentais generosos e bônus pela produção bem-sucedida de vacinas podem fazer a diferença. E vale a pena notar que, apesar da má administração de Washington, os governos estaduais e locais, organizações sem fins lucrativos e religiosas, universidades e empresas não esperam que o governo federal tome as providências antes de tomar uma ação. As empresas e os pesquisadores financiados pelos EUA já estão progredindo em direção a uma vacina – embora, mesmo no melhor cenário, levará algum tempo até que alguém esteja pronto para o uso generalizado.

No entanto, mesmo concentrando-se nos esforços internos, Washington não pode simplesmente ignorar a necessidade de uma resposta global coordenada. Somente uma liderança forte pode resolver problemas de coordenação global relacionados a restrições de viagens, compartilhamento de informações e fluxo de mercadorias críticas. Os Estados Unidos forneceram essa liderança com sucesso por décadas e devem fazê-lo novamente.

Essa liderança também exigirá cooperação efetiva com a China, em vez de ser consumida por uma guerra de narrativas sobre quem respondeu melhor. Pouco se ganha enfatizando repetidamente as origens do coronavírus – que já são amplamente conhecidos apesar da propaganda da China – ou realizando trocas retóricas mesquinhas com Pequim. Como as autoridades chinesas acusam os militares dos EUA de espalhar o vírus e criticam os esforços dos EUA, Washington deve responder quando necessário, mas geralmente resiste à tentação de colocar a China no centro de suas mensagens de coronavírus. A maioria dos países que lidam com o desafio prefere ver uma mensagem pública que enfatize a seriedade de um desafio global compartilhado e possíveis caminhos a seguir (incluindo exemplos bem-sucedidos de resposta ao coronavírus em sociedades democráticas como Taiwan e Coreia do Sul). E há muito o que Washington e Pequim poderiam fazer juntos para o benefício do mundo: coordenar pesquisas de vacinas e ensaios clínicos, além de estímulos fiscais; partilhando informação; cooperar na mobilização industrial (em máquinas para produzir componentes críticos do respirador ou peças do ventilador, por exemplo); e oferecendo assistência conjunta a outras pessoas.

Por fim, o coronavírus pode até servir como alerta, estimulando o progresso em outros desafios globais que exigem cooperação entre EUA e China, como as mudanças climáticas. Tal passo não deve ser visto – e não seria visto pelo resto do mundo – como uma concessão ao poder chinês. Em vez disso, ajudaria a restaurar a fé no futuro da liderança dos EUA. Na crise atual, como na geopolítica hoje em geral, os Estados Unidos podem se dar bem fazendo o bem.

FONTE: Foreign Affairs

Subscribe
Notify of
guest
210 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
8 meses atrás

Como os Estados Unidos iriam reagir a essa hipótese geopolítica? Através da sua liderança na Comunidade Internacional? Na ONU? Trump agride, debocha e vulgariza a “Comunidade Internacional” e a “ONU”. Então, em que fórum se daria essa lide? Os Estados Unidos ainda teriam um poder de deterrência econômica e militar para se insugir contra a China isoladamente, mas nem se atreveriam a isso pois seria uma vitória de Pirro. Se a pandemia se originasse no Gabão, por negligência, culpa consciente ou dolo dos dirigentes do Gabão, os Estados Unidos enviariam os ‘Seals’, a Rússia os ‘Spetsnaz’, Israel os ‘Shayetet’, a… Read more »

Renan
Renan
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Tempos sombrios são esses.É incrível como falar a verdade e consequentemente fatos se tornaram agressões,deboches e vulgarização,mas já que voce acredita nisso,cite uma frase de deboche do Trump aí,campeão.Nos ilumine. E você se engana ao dizer que os Estados Unidos seria isolado,ou você acha que em eventual atrito,países como Japão,Coréia,Austrália,Reino Unido,Brasil entre tantos outros países menores da ásia e até mesmo do Oriente Médio(ou você se esqueceu de como a China trata os islâmicos?) se aliariam a China?E desde de quando os valores propagados por Trump não são exatamente os alicerces do mundo ocidental,o cristianismo e a liberdade? “As eleições… Read more »

Ozawa
Ozawa
Reply to  Renan
8 meses atrás

Olha, Renan, só vou responder por conta da citação ao “cristianismo” como suposto valor propagado pelo discurso extremista de Trump, Bolsonaro e outras lideranças dessa dita direita-cristã-conservadora-armamentista, pois estou bem farto da associação político-oportunista Dele com essas. Assim, repito como em outro post com adaptações, o bolsonarismo e o trumpismo acabaram sendo reagentes ideológicos eficazes para identificar o nível moral da sociedade americana e brasileira, em geral, e das suas igrejas em especial. A presença do bolsonarismo e trumpismo dentro das igrejas protestantes, para aprofundar esse exemplo, separou os cristãos dos simplesmente evangélicos. Os cristãos, sendo o trigo, resistindo firmemente… Read more »

Renan
Renan
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Assim como você também estou farto,mas em relação como as pessoas não enxergam a realidade.Você cita o trumpismo como reagente moral,concordo plenamente.Com o advento desse falso moralismo,irrigado com pensamentos de fronteiras abertas,desarmamentista,a vitimização entre tantas outras características a sociedade como um organismo vivo tem sua defesa,que é se apegar a sua base,a base dos seus antepassados. Não entendo como você não relaciona o fim do cristianismo na Europa, canada e em partes dos estados unidos com o aumento dos pensamento progressista,hoje temos igrejas centenárias que se tornaram em baladas,cristãos a favor do aborto,comunismo e até mesmo desse feminismo moderno.Aí te… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Renan
8 meses atrás

Como Europeu cito Trump, o aumento de violência é fake news. Trump é um oportunista e representa o que de pior existe na sociedade americana. É um patriota mas defende Putin e fugiu da guerra do Vietname. É um homem culto mas nem sabia onde era a Coreia do Norte. É um homem religioso mas traía as várias esposas que teve com muitas prostitutas. É um defensor da liberdade e justiça mas manda libertar criminosos. É um homem honesto mas comete fraudes e fugas aos impostos nas suas empresas. Etc…. Trump e outros como ele representam uma nova maneira de… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Ozawa,

Você comparar Trump ao Bolsonaro, ou a sociedade americana com a sociedade brasileira é uma análise míope meu caro.

Manock
Manock
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

Vc tem razão. O Bozo é um jumento de tão burro até mesmo se comparado ao Trump.

Se o Trump errou grosseiramente como prega o texto, o Jumito Tropical ainda nem aprendeu a por uma máscara! Vai cair antes do final dessa crise.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Manock
8 meses atrás

Manock
hahahahahahaha
Melhor comentario!
Jumito Tropical foi ótimo!

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Manock
8 meses atrás

Sim, Manock, daí o Haddad assume.

Flanker
Flanker
Reply to  Space Jockey
8 meses atrás

Na hipótese do Bolsonaro sair, quem assume é o Mourão!!! Aliás, gostaria muito que ele assumisse! o que ia ter de neguinho arrancando as cuecas pela cabeça com isso!!!! Um General na Presidência da República, de novo? E dessa vez, pelo voto direto? O índice de loucura da esquerda iria explodir….mais que do coronavírus….

Conan
Conan
Reply to  Manock
8 meses atrás

Pode esperar sentado coleguinha!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

Visto de fora, Bolsonaro e Trump não são muito diferentes.

Sequim
Sequim
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Perfeito Ozawa. Há mais um ingrediente nesse caldo diabólico: a teologia da prosperidade, na qual pastores àvidos por dinheiro transformam Deus em provedor de bens materiais. O que importa é vencer, ter sucesso a qualquer custo. A ideia de solidariedades, amor ao próximo é incompatível com o individualismo dessa teologia.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Sequin,

Idem China. A Teologia chinesa é um monstro híbrido feito de capitalismo selvagem com totalitarismo paranóico.

Flanker
Flanker
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Concordo plenamente quanto à mercantilização da fé promovida por esses pastores e suas organizações….concordo também com o individualismo e avidez por riqueza dessa escória….só não esqueça que solidariedade e amor ao próximo são valores inexistentes também na ideologia marxista/maoista/socialista/comunista…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Renan
8 meses atrás

Caro Renan. Os valores cristãos são aqueles expressos no “Novo Testamento”, que seriam mais ou menos resumidos pela caridade e a solidariedade, em oposição à hipocrisia, materialismo e violência. A democracia republicana dos EUA foi inspirada nos ideais iluministas e humanistas. Os regimes democráticos só assumiram a defesa dos direitos humanos após a catástrofe da Segunda Guerra, algo que nem o pensamento econômico liberal foi capaz de evitar. Acho que a própria instrumentalização política do cristianismo já é uma ação anti-cristã.

Renan
Renan
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Camargoer, concordo contigo em relação aos valores do cristianismo, porém com ressalvas. Acredito que haja um grande equivoco por parte de muitos cristãos em relação à violência, em nenhum momento a bíblia nos chama para sermos ovelhas prontas para o abatedouro.Na verdade, há um equilíbrio entre ficar parado e o caos da violência, a autodefesa. A bíblia nos mostra isso quando tem como mandamento não mataras em conjunto com versículos que nos diz para respeitar o poder da espada das autoridades, nesse ponto muitos dizem então que somente um policial poderia ter uma arma, por exemplo, porem a partir que… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Renan
8 meses atrás

Olá Renan. Sou o contrário de um teologo, então escrevo mais pelo meu bom-senso que pelo conhecimento. O velho-testamenro que contém a Lei de Moisés descreve uma situação completamente diferente dos evangelhos no Novo-testamento. Os ensinamentos da fé cristã repousam sobre sobre a caridade e solidariedade e também sobre uma postura de auto-reconciliacao. Os evangélicos descrevem vários momentos nos quais a lição seria “pare de pecar e siga sua vida agora de modo caridoso e solidário”. As ideias humanistas e iluministas que surgem na Europa no Séc.XVIII são uma resposta aos abusos do poder absolutista que surgiram após o fim… Read more »

Renan
Renan
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Olá Camargoer. Você distorceu “levemente” o que eu escrevi, mas vamos lá. Em relação as referências bíblicas que coloquei no meu comentário acima todas constam no novo testamento, o termo não matarás foi revisto para amaras teu próximo como a ti mesmo. Já em relação ao iluminismo, tendo em vista que os principais pensadores John Locke(inicialmente calvinista) e Adam Smith(estudou teologia),ambos nunca negarem a importância da igreja e a existência de Deus,além de terem forte influência cristã durante toda a vida,desta maneira acredito que não está correto em dizer que se restringiu a responder aos abusos do absolutismo, isso foi… Read more »

Renan
Renan
Reply to  Renan
8 meses atrás

Último comentário, parem de achar que todos os cristãos modernos são seguidores do Edir Macedo ou da nefasta teologia da prosperidade.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Renan
8 meses atrás

Olá Renan. Concordo com você sobre esse novo preconceito que surgiu contra os evangélicos. Eu repito que um canalha será apenas um canalha, não importa se use batina ou farda, se tenha um bíblia embaixo do braço ou um jornal enrolado, se use saias ou calças. Um canalha será apenas um canalha. Um cristão seria um cristã, nunca um canalha. Um ateu seria um atei, um mulcumano seria um mulcumano, uma pessoa de fé seria uma pessoa de fé. Um canalha continua sendo um canalha. Imagino até que a maioria dos crentes (aqueles que acreditam) sejam crentes fieis e sigam… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Renan
8 meses atrás

Os comunistas odeiam a teologia da prosperidade mas adoram a teologia da libertação.
Ambas são irmãs e a primeira só existe por conta da segunda.
As duas relativizam a fé no sagrado e na vida eterna em proveito do aspecto mais humano e imediato.
A teologia da prosperidade é só um passo a mais da teologia da libertação.
Me surpreende o porquê dos comunistas não gostarem dos que pregam a teologia da prosperidade tendo em vista ser ela a busca da satisfação carnal, assim como a crença ateia deles.

Sequim
Sequim
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Vários erros conceituais seus, creio que deliberados: um deles foi misturar ateísmo e comunismo. Sou ateu e não sou comunista, pelos mesmos motivos. Comunismo é só mais uma espécie de religião, assim como o neoliberalismo. A tal teologia da libertação foi um grande erro da Igreja Católica, pois misturou religião e política. Tal qual muitas denominações evangélicas fazem hoje.

Bosco
Bosco
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Sequim,
Eu também sou ateu (apesar de não ser adeísta) e se ler com atenção, eu não misturei nada.
O que disse no final é que o comunismo é uma crença ateia e não o contrário.

guestnt
guestnt
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Demonstre historicamente a relação entre teologia da libertação e teologia da prosperidade então.

Pedro
Pedro
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Ok, pode mandar seu curriculo agora para a Globo e a Band para ser mais uma marionete chinesinha ching ling!

Sequim
Sequim
Reply to  Pedro
8 meses atrás

?

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Apesar das farpas cheias de veneno neo-facistóides dirigidas à você (Você sabe quem, pois as regras deste blog impedem de citar nomes e como tal os protegem) eu estou de acordo contigo Ozawa. Essas lideranças que subiram agora para as lideranças destes países inclusive o nosso mostra como ficamos a mercê dos políticos de caráter duvidoso. Assim como mostra que há outra onda de pessoas vindo que nem zumbis lideradas por pentencostais mas que na realidade são pseudo cristãos mas para extremistas baseadas em falácias de lobos trans vestidos de cordeiros. Tudo isso mostra a tremenda incompetência que teimam em… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Luiz Trindade
8 meses atrás

Exato Luiz. As pessoas acham que eu “adoro” o Lula. Não. Apenas reconheço que o PT pensou o País. Da mesma forma o Ciro Gomes. Se surgir uma liderança de direita que tenha um projeto de país, tipo Getúlio Vargas, terá o meu apoio. Sou brasileiro. Adoro este país, apesar de todos os grandes pesares.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Luiz Trindade
8 meses atrás

Luiz Trindade
Excelente argumentacao!
Muito bom.

JORGE PETROLA FERREIRA
JORGE PETROLA FERREIRA
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Guerra de quarta Geração. Híbrida com crise biológica, econômica, social, humanitária e logística. Sem um inimigo tangível. Clausewitz rascunhou isso.

JORGE PETROLA FERREIRA
JORGE PETROLA FERREIRA
Reply to  Ozawa
8 meses atrás

Perdemos a China ganhou… 100 anos de trevas nós aguardam. Afundamos o último baluarte de luz. Que nossos filhos nós perdoem.

Flávio
Flávio
8 meses atrás

Ao meu ver, O Brasil, assim mesmo como resto do mundo esta subestimando a China!

Bille
Bille
Reply to  Flávio
8 meses atrás

Mas eu acredito que esse fato se dê principalmente para o lado negro. Todo mundo acha que China tem suas encrencas mas não teria ambições mundiais, tipo apenas queria ser o player 1… está se provando que o dragão quer é “tomar conta” do mundo, e começou isso lançando a “nova rota da seda” e o Vírus Chinês – afetou a produção mundial e controla a sua distribuição pelo mundo.

Caio
Caio
Reply to  Bille
8 meses atrás

O controle da produção mundial pela China, começou desde que os empresários inclusive até do Brasil, viram o quanto é barato e lucrativo produzir por lá, e isso já fazem mais de vinte anos.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Bille
8 meses atrás

Vírus chinês, uau…

Sequim
Sequim
Reply to  Peter nine nine
8 meses atrás

Pois é. Nesse nível.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Peter nine nine
8 meses atrás

Essa é dos mesmos criadores da terra plana e das vacinas venenosas. Já tem deles processando a China pelo tal vírus 😂😂😂😂

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Defensor,
Mas você prefere os que recomendavam crianças a usar mamadeira de piroca e a estocadora de vento que saldava a mandioca, né?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Você quem está dizendo aí. Eu mesmo saúdo uma macaxeira bem grande frita, com iscas de carne de sol, hmmmmmmm minha boca chega se encheu d’água….

carcara_br
carcara_br
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Se tivesse estocado na época, agora cada um tinha o seu e não precisava de quarentena DILMITA!!!

C César
C César
8 meses atrás

O autor do texto Kurt M. Campbell além de ser do partido democrata foi o principal conselheiro de Hillary Clinton em assuntos asiáticos durante sua campanha para a presidência em 2008 e doador das campanhas dela, do maridão e de Barack Obama. Tá explicado essa opinião dele.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  C César
8 meses atrás

Cesar,

Os Demôniocratas americanos são da mesma estirpe dos Petraliocratas brasileiros.

São uns ressentidos, invejosos e corruptos moral e politicamente falando.

Caio
Caio
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

No contrário temos santos, do coração mais puro, só que não, adultos tem interesse e nada mais.

carcara_br
carcara_br
8 meses atrás

“As declarações públicas do presidente Donald Trump, sejam declarações do Salão Oval ou tweets matutinos, serviram amplamente para semear confusão e espalhar incertezas.” Sem dúvida e muitas delas vieram num momento em que já havia dados disponíveis em relação a taxa de contágio e mortalidade da doença. O que a China enfrentou nas primeiras semanas foi a total falta de informação, esses “dados” tão necessários para se dar um alerta de forma responsável, não são obtidos do dia pra noite, e o alerta do cientista apesar de extremamente importante e precoce não serve de fonte fidedigna pra ações de políticas… Read more »

Dr. Mundico
Dr. Mundico
8 meses atrás

Depois dessa crise é certo que o mundo não será o mesmo, a começar pelo equilíbrio geo-político existente. Quanto a isso, não vou me aprofundar por não ser tão versado nesse assunto, mas arrisco afirmar que brevemente o governo chinês passará por grandes mudanças, a começar pela liderança de Xi Jiping, já arranhada com os confrontos de Hong- Kong no ano passado. Parece que o rapaz já não está sendo capaz de oferecer resultados diante de novos problemas e parece que métodos e sistemas terão que mudar. E com eles surgirão novas lideranças mais preparadas e afinadas com novos desafios.… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dr. Mundico
8 meses atrás

Jiping cair?
Ele está levando a China a um patamar de desenvolvimento que a tornará a mais poderosa em todos os setores.
Esquece.

Thiago Vinícius
Thiago Vinícius
8 meses atrás

Essa pandemia colocou toda a população mundial numa situação de terror. O mundo perderá o ano de 2020 e essa crise ainda gerará muito pânico, mortes e miséria. Tudo causado pela negligência de uma ditadura comunista… Se o mundo tiver um pouquinho de juízo, jamais se deixará ser liderado por isso.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
8 meses atrás

Boa tarde Senhores!
Sem textos longos e com um português cheio de palavras rebuscadas, que apenas destacar o que menciona o texto no parágrafo abre aspas “É difícil exagerar o descaramento da ação da China. Afinal, foram os próprios erros de Pequim – especialmente seus esforços no início para encobrir a gravidade e a propagação do surto – que ajudaram a criar a crise que agora afeta grande parte do mundo.”

Agora está errado a fala do Senador Eduardo?

CM

carcara_br
carcara_br
Reply to  Claudio Moreno
8 meses atrás

Está em consonância perfeito com os interesses americanos, e fora da realidade das relações internacionais que vivemos até então, como disse o colega em outro post, Deixe a conta do HIV chegar nos americanos que eles mudam essa narrativa rapidinho, ou a dengue chegar pra gente.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  carcara_br
8 meses atrás

Carcará,

A conta do HIV você manda para a África e não para os EUA. Não fala besteira.

Você como o HIV chegou aos EUA? Então se informe melhor.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

Nós estamos numa área nova do direito internacional aqui. Estou na dúvida se possível me esclareça: Importa o local exato do surgimento ou o foco principal da disseminação? Por exemplo, se algum europeu viajar para o congo, se contaminar com ebola e trouxer a doença pra Itália e isto virar uma pandemia, de quem devemos cobrar os “direitos”? Deveria a Africa mandar as contas pros macacos ou os chineses pros morcegos? Quem sabe devemos reclamar nossos direitos diretamente a partícula viral? Os índios tem direitos de cobrar dos europeus as milhares de mortes das doenças do velho mundo trazidas pra… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  carcara_br
8 meses atrás

Carcará,

Seu argumento é sem lógica, sem entendimento da história e sem fundamento científico.

Só para citar um exemplo: A China sabia do problema, conhecia a origem do problema , mas tentou abafar. Já os colonizadôres ou exploradôres europeus, nem sabiam da existência de microrganismos (vírus, bactérias), êles propagarem epidemias, mas sem conhecimento de causa.

Felipe Batista
Felipe Batista
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

>nem sabiam da existência de microrganismos
Correto.

>propagarem epidemias, mas sem conhecimento de causa
Nem tanto. Na época da peste-negra, 150 anos antes da descoberta do novo mundo, os europeus já sabiam sobre contaminações, tanto que usaram de guerra biológica, jogando cadáveres de vítimas da praga pra dentro dos muros das cidades sitiadas para disseminar a doença. Os europeus ao chegarem no novo mundo não sabiam que os nativos não tinham defesas contra as doenças, mas sabiam sim como espalha-las.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Felipe Batista
8 meses atrás

Obrigado, mas ele pegou um trechinho muito pequeninho pra comentar e como o Bosco disse a ignorância não livra da “responsabilidade objetiva” kkkk.
Ficou faltando responder um bocado dos questionamento lá atrás, mas suspeito que não existem resposta fora do ridículo, tão ridículo quanto a proposição inicial, alias.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Felipe Batista
8 meses atrás

Felipe,

Quem jogava cadáveres para dentro de muralhas foram os Mogóis.

Os europeus durante a pandemia da peste bubônica, faziam procissões nas vilas e nas capitais, reunindo milhares de fiéis, para rezar e pedir misericórdia, sem saberem que com a aglomeração de pessôas, a doença se espalhava ainda mais.

Vai contar essa sua estória

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe Batista
8 meses atrás

Quem historicamente primeiro usou cadáveres putrefatos como projétil de artilharia para fustigar cidades sitiadas foi Gengis Khan. Chinês portanto!

Felipe Batista
Felipe Batista
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Gengis Khan operou por volta do ano de 1200, 150 anos antes da peste negra e 300 anos antes da chegada ao novo mundo, o que só reforça o quanto a idéia de guerra biológica é antiga e já era de conhecimento dos europeus quando chegaram aqui.
Eu acho este tipo de assunto muito interessante Bosco, como nossos antepassados já faziam coisas séculos atrás que parecem idéias modernas.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Felipe Batista
8 meses atrás

Felipe,

Durante as duas pandemia da Peste Bubônica,. existem rel atos de que as populações se aglomeração em procissões de milhares fiéis para rezar e pedir misericórdia, e sem sabêr que essa mesma massa humana, acelerava mais ainda a propagação da bactéria Yersinia Pestis.

Os mongóis sim tinham como tática, atirar corpos em decomposição, por cima das muralhas das cidades aonde atacavam.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Claudio Moreno
8 meses atrás

E no que isso muda alguma coisa no presente ou no futuro? Se as lideranças atuais não conseguem formular soluções nem criar consensos, não adianta ficar aqui achando desculpas para o que não sabe resolver.

Carvalho2008
Carvalho2008
8 meses atrás

Além da avaliação do texto, soube que o governo Chines comprou massivamente as ações das empresas Chinesas em meio a crise.

Isto quer dizer que a participação estatal deles deu uma estilingada…compraram muito ativo na baixa

filipe
filipe
8 meses atrás

O Rei do Norte (China + Rússia + Irão + Coreia do Norte + Venezuela) contra o Rei do Sul (EUA + U.K + União Europeia + Coreia do Sul + Japão + Austrália), Esse dois Reis, de acordo com as profecias da bíblia estariam brigando para o controle da supermacia global. Hoje existe a chamada Guerra Híbrida ( Guerra de Espionagem ,Guerra do Cyber-espaço, Guerra anti-terrorista , Guerra Química e Biológica, Guerra Comercial, Guerra Económica) e por fim a Guerra Militar (Convencional ou Nuclear), Esses dois Reis estão jogando um tabuleiro de xadrez complexo, e estão escalando os cenários,… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
8 meses atrás

O artigo é tendencioso. Escrito específicamente para defamar o governo atual, liderado pêlo presidente Trump. O que está acontecendo aqui (EUA) é uma situação inusitada e de implicações profundas para a saúde pública, as quais são de grande complexidade logística e equilíbrio constitucional. Os EUA não é um país comunista, que controla pêlos uso da fôrça, da supressão dos direitos humanos, e da eliminação física (assassinatos), dos dissidentes que ousam criticar ou desobedcêr o partido. A culpa dêste desastre humanitário global recai completamente na China. Os governantes de outros países estão fazendo o melhor que podem para controlar, minimizar e… Read more »

WVJ
WVJ
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

Se outros países, mais desenvolvidos, já sabendo do potencial da epidemia, não conseguiram conter, imagina o primeiro país afetado? A resposta deles foi muito boa, tipo mobilização de guerra. Mesmo assim vazou e já estava na cara que ia virar uma pandemia. O OMS errou feio em retardar o anúncio, vamos ataca-la? E a Itália? E nossos abonados viajantes que trouxeram o C19 pra cá e o replicaram por aqui. O patrão está no Einstein, a empregada morreu no SUS. Vamos ficar levantando dedo e criando picuinhas contra eles? Não. Devemos agir e contar com ajuda de quem puder ajudar… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  WVJ
8 meses atrás

Será que num país, como a China, teremos a certeza que os valores serão verdadeiros?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

Trump não fez o que podia ter feito. Despediu a equipa de controlo de doenças e desvalorizou a epidemia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Era só a China ter feito o dever de casa, que tudo isto não estaria acontecendo..

Vai se f…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

E fez, e está até ajudando os outros com equipes médicas, equipamentos e insumos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Não precisava fazer nada disto senão tivesse escondido tanto tempo o início do surto..

Sempre legal ver um Defensor da Liberdade, defender uma ditadura sanguinária…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

O governo brasileiro também tardou a agir, e já temos mais de 1.000 infectados em menos de 1 semana. Eu entendo que o problema são governos, quanto maior o poder do governo, mais difícil se torna seu poder de ação ante as situações. Já você meu caro supremacista étnico, joga tudo para às costas do povo…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Onde como eu me comportei como supremacista étnico ? Os racistas são vocês, que separam a tudo e a todos.

Gilson Elano
Gilson Elano
8 meses atrás

Em matéria de guerra biológica, a China acertou, pois colocou abaixo a economia mundial, não ficando claro o que realmente aconteceu com a economia dela. O mundo forçadamente, agora vai ter de acordar e buscar o quanto antes a minimização dos chineses, em suas economias.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Gilson Elano
8 meses atrás

A China não fica a ganhar com esta epidemia.
A economia da China é uma economia global e vai perder muita quota de mercado, principalmente nos mercados de maior valor.

Alessandro
Alessandro
8 meses atrás

É impressionante a CARA DE PAU de certas pessoas que não posso descrever oq eu penso sobre elas pq senão seria banido para sempre desse espaço. A China cria o pior vírus dos últimos tempos (diga-se de passagem não é o primeiro) e por OMISSÃO se descuida e deixa espalhar isso para o mundo inteiro, esconde as informações, e ainda somos obrigados a ver “poetas e intelectuais” fazer insinuações totalmente descabidas sobre o Trump e até o Bolsonaro querendo vinculá-los ao uma situação catastrófica que o mundo jamais vivia isso desde os tempos da peste negra, é repugnante isso! Sinceramente… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Não é preciso fazer insinuações descabidas sobre Trump e Bolsonaro. Eles próprios o fazem.
Se é uma situação tão grave porque é que é desvalorizada por eles?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Os oligarcas, que não aceitam ser contrariados, apoiam Trump e os seus semelhantes.
É incrível como o discurso de quem apoia Trump é muito semelhante a discursos feitos na Rússia.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Eles nunca desvalorizaram, infelizmente impregnaram neles essa narrativa maldosa, na qual eu expliquei exatamente isso no meu comentário acima e quem faz isso contra eles. Pedir calma para a população e manter o NECESSÁRIO da economia funcionando para colocar o SEU PRATO DE COMIDA na mesa, e os remédios para os enfermos sendo produzidos é o básico que um governo sério tem que fazer, para o país não quebrar de vez e a população não entrar em PÂNICO TOTAL. Mas tá cansativo explicar isso, parece que a ignorância é predominante nos debates. Vi hoje o João Dória e seu OPORTUNISMO… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Eu sou de Portugal, país em que foi decretado estado de emergência, e onde, por enquanto, os serviços essenciais continuam a funcionar. O que causa histeria é ignorância. E o vírus não é uma gripezinha qualquer, como diz o Bolsonaro. É nestas alturas que se percebe quem está à altura das responsabilidades. Se o povo não sabe o que se passa a culpa é do governo local e federal. Não é por criticar Bolsonaro que não critico a China. Mas dizer que a China é culpada e não fazer nada para resolver a situação ou criticar comentadores parece-me algo típico… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Mas o que o governo está fazendo de errado? Isso ninguém fala, quais AÇÕES que o governo brasileiro está deixando de tomar para combater essa pandemia? Quais são as negligências, diz ae para nós? Chega de PAPO FURADO que o presidente falou isso ou aquilo pq vc não gostou, PALAVRAS NÃO SÃO AÇÕES, se o presidente tem a opinião PESSOAL dele na qual vc não precisa concordar, não quer dizer que o GOVERNO não esteja fazendo nada, eu só vejo acusações baseadas em OPINIÕES do que fala ou deixa de falar o presidente da república, esquecendo que ele não governa… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

O governo de Bolsonaro não revogou medidas dos estados para controlar a epidemia? Isso é uma opinião pessoal? Sabe qual é a definição de um estado de emergência? Por isso eu disse que sou português porque sabemos o que implica essa situação. E não houve nenhum caos e grande parte da população aceita as medidas, porque há um consenso político, científico e social sobre o que deve ser feito. O Brasil é diferente, mas não são as pessoas que desvalorizam a situação. O problema não é ter um presidente que sabe tudo, mas um que pensa que sabe e essa… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

O cálculo político deste “doente” é deixar que centenas de milhares ou milhões morram nestas bandas e depois transferir a responsabilidade política e social pra China, pelo menos eu vejo um movimento nas redes sociais neste sentido, principalmente dos eleitores mais fieis (vulgo gado), que estão mais susceptíveis a maquina de propaganda bolsonarista.
Maquina de propaganda está que está disseminando ódio e xenofobia e que representam interesses pessoais e externo a nação.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Hcosta

Pare de PAPO FURADO, estou aguardando a lista de AÇÕES que o governo brasileiro precisa fazer para disseminar essa pandemia, vc parece que não entende como funciona uma REPÚBLICA, continua apenas querendo responsabilizar UMA PESSOA (Bolsonaro) por um problema MUNDIAL.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Para disseminar essa pandemia não precisa de fazer nada.

Para travar essa epidemia tomar medidas, como declarar o estado de emergência, e perceber a gravidade da situação.

Que mania de perseguição. Bolsonaro é o presidente do Brasil, responsável pelos brasileiros.
Sabia que Portugal evacuou brasileiros da China porque o seu governo não o quis fazer?

fewoz
fewoz
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Exatamente, Hcosta. Sou brasileiro e moro em Portugal. As respostas do governo brasileiro e do português foram profundamente diferentes. O primeiro foi totalmente irresponsável (como era de se esperar). Mesmo já sabendo dos riscos e boa parte de sua equipa já estar com o vírus, ele ainda foi cumprimentar os simpatizantes incondicionais (estes, exatamente iguais aos apoiadores cegos do Lula, que a direita brasileira sempre criticou). Já o presidente de Portugal deu o exemplo e ficou de quarentena. É a diferença entre um governo de uma República das Bananas, onde tudo é levado na brincadeira (até levou um humorista para… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  fewoz
8 meses atrás

Pq ele iria ficar em quarentena se não estava contaminado? Argumento baseado em uma FAKE NEWS, já desmorona toda a base do seu comentário, mas mesmo que ele tivesse, ele não teria sido a única autoridade pública a não dar exemplo como já foi discutido esse tema, VÁRIAS outras autoridades brasileiras se reuniram em local fechado contribuindo para disseminação do vírus (tanto é que alguns deles pegaram), mas o problema de vcs não é o vírus em si, e sim oq fala e faz o Bolsonaro rsrs…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Tenta perceber a definição de quarentena.

Conan
Conan
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Estamos a sua disposição meu amigo Luso para nos liderar, nos aconselhar e nos indicar o caminho a ser seguido para que possamos minimizar o máximo possível os efeitos dessa terrível pestilencia. Se vossa senhoria sente que o governo federal do Brasil não esta fazendo todo possível por favor nos diga o que mais o senhor faria se estivesse no poder. Nos brasileiros aguardamos ansiosamente seus conselhos!!!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Conan
8 meses atrás

Não sei como responder a este comentário.
Informe-se sobre o que é feito nos outros países e tente comparar.
Pelo menos podemos concordar que o governo de Bolsonaro não actua/actuou da mesma forma que outros países?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Hcosta, qualquer coisa mais “rígida” que o presidente precisa tomar precisa da APROVAÇÃO DO CONGRESSO, entenda isso de uma vez por todas, aqui é uma REPÚBLICA!!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alessandro
8 meses atrás

Ao contrário de todos os países europeus que são uma ditadura e que não tomam as medidas recomendadas.
Bolsonaro é usado como exemplo por todo o mundo de como não actuar neste caso.
O seu discurso correu o mundo.

Flanker
Flanker
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Só gostaria de saber qual o seu interesse com a situação do Brasil e com as burradas do governo brasileiro…..por acaso mora no Brasil? Vota aqui? Depende de alguma coisa do Brasil?

Pedro
Pedro
8 meses atrás

A pandemia conseguiu destruir a principal e maior arma chinesa: o mercado de ações a confiança em si como potencia industrial. O primeiro ja derreteu e ficou claro ao mundo que se vc quer enriquecer, nao sera comprando e vendendo ações que, ao sinal de uma crise, viram po. Voltara o mundo para seu rumo onde se vc quer ser rico, tem que empreender, trabalhar duro, fazer diferença e com isso lucrar para gerar mais lucros. Para isso a democracia, tecnologia, liberdade e aversão a ideologias baratas ditas revolucionarias, sao o esteio. Quanto a potencial industrial, ficou claro que nao… Read more »

filipe
filipe
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Pedro são tempos difíceis, mas tanto EUA como China , elas são duas faces da mesma moeda … A China detêm a maior parte dos títulos do Tesouro Americano, em contrapartida, grande empresas Americanos investem fortemente na China ( tirando partido da sua mão de obra barata, que já não é tão barata assim, actualmente já é mão de obra altamente qualificada), sendo assim , a China é um Comunismo Multi-funcional (Partido único com economia de mercado), os EUA ( Dois Partidos com economia de mercado), são dois Grandes Titãs, Dois Grandes Gigantes, Essa guerra Híbrida esta levando o Mundo… Read more »

Augusto L
Augusto L
8 meses atrás

Remodelar a ordem mundial, risos risos, sendo que a China foi o epicentro da crise e mentiu sobre o virus ate não poder mais, tanto que os países do one belt são os mais afetados, vide Irã e Itália.

Cada uma.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
8 meses atrás

E inclusive a mentira chinesa ao mundo que atrapalhou o mundo todo a responder a crise.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Augusto L
8 meses atrás

Vocês não fazem a menor ideia do quanto foi rápida a resposta chinesa e do quanto o compartilhamento de informação foi importante. Continuem com sua briguinha pra defender o bananinha e o laranjinha.

Augusto L
Augusto L
Reply to  carcara_br
8 meses atrás

Tao rápida que infectaram o mundo todo, mataram seus jornalistas, prenderam o medico que descobriu a nova doença 4 dias após ele mostra para um grupo de medicos, ou seja o governo chines ja sabia do surto, há relatos que tudo começou em setembro.

A China lidou com a crise como a URSS com Chernobyl, com bastante agressividade e restrição, e agora tem que se retratar ao mundo, por isso, estão fazendo essa caridade.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Augusto L
8 meses atrás

Augusto, pelo que foi visto, se o surto começou em setembro houve alguma mutação que ocorreu no final de novembro/inicio de dezembro que aumentou e muito a taxa de transmissão do vírus, nesse caso acho mais provável que tenha começado final de novembro mesmo.
Quer criticar o governo chines pela falta de liberdade do povo e do tratamento dado ao médico, fique a vontade, porém isto não interfere nas medidas protocolares, nem no avanço da doença.
A velocidade de resposta e repasse de informação foi muito maior do que se a epidemia tivesse começado por aqui por exemplo…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Augusto L
8 meses atrás

Mataram jornalistas?

Augusto L
Augusto L
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

Sim, jornalistas chineses que repetidamente sumiram.

Que estavam em wuhan, cobrindo a crise.

Ou seja, morreram.

Se o mundo tivesse visto os erros da China, todos teriam se preparado melhor. Somente alguns países, como CS e Japão que por terem uma relação bilateral com a China tiveram a informação do o que estava acontecendo e tomaram medidas mas em contrapartida também não repassaram para o resto do mundo.

C César
C César
Reply to  Augusto L
8 meses atrás

O jornalista chinês que cobria a crise do coronavírus em Wuhan sumiu e jornalistas estrangeiros foram ameaçados.
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/02/12/jornalista-chines-que-cobria-crise-do-coronavirus-em-wuhan-esta-desaparecido.htm

O bloqueado.
O bloqueado.
8 meses atrás

Ainda há quem considere o COVID-19 “fascista” por ser especialmente daninho contra idosos, doentes e pobres. Ora, ele é um agente de seleção natural darwiniana, os mais capazes sobrevivem, os menos sucumbem. Não há nada de ideológico nisso.
E como bem sabemos, os regimes de esquerda é que tendem a ser menos preocupados com a vida dos indivíduos. O que explica a leniência inicial chinesa.

Sequim
Sequim
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Darwin é a base da eugenia, que por sua vez é a base “científica” do nazismo. Qualquer ideia, conceito ou descoberta, inclusive científica, pode e é utilizada ideologicamente.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Colocar Darwin nas teorias nazistas é o supressumo da distorção.

Sequim
Sequim
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Leia de novo. Vou desenhar: 1. A eugenia foi uma doutrina pseudocientífica surgida no fim do século 19 que pregava o uso de uma seleção dos mais aptos e eliminação dos mais “fracos” , com fundamento no darwinismo E visava assegurar que apenas os mais fortes sobrevivessem; 2. Os nazistas utilizaram várias ideias básicas da eugenia para justificar a eliminação dos “degenerados” , isto é, dos fracos, na visão dos nazis, cuja sobrevivência levaria ao enfraquecimento e decadência do gênero humano. A eugenia está na base da justificativa dos campos de concentração e da política da “solução final” em relação… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Só de comparar qualquer coisa com qualquer teste absurda criada pelos nazistas já nem merece comentário.

Mas vc vai insistir em descrever uma tese que você deve ter lido bastante para saber tantos detalhes assim.

Felipe Batista
Felipe Batista
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Não entrando no mérito, mas só dizendo que o que ele descreveu não é necessário ler bastante para saber tantos detalhes, eu aprendi tudo isto na escola no segundo grau mesmo, lá pelos idos do ano 2000, não sei como era o currículo no seu tempo, ou como é o currículo hoje, mas quando eu estudei isto fazia parte.

Sequim
Sequim
Reply to  Felipe Batista
8 meses atrás

Pois é. Na ânsia de criticar, dão a entender que porque conheço alguns conceitos do nazismo, sou nazista. Então também sou muçulmano porque conheço alguns conceitos islâmicos, e sou cristão porque conheço um pouco a bíblia e sou neoliberal porque conheço um pouco as ideias de Adam Smith e por aí vai. Percebeu o ridículo dessa gente pensar assim?

Conan
Conan
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Ridículo é misturar Darwin com nazismo.

Conan
Conan
Reply to  Felipe Batista
8 meses atrás

Melhor mesmo é fazer o segundo grau novamente mas vê se desta vez escolha alguma coisa que presta, calculo que pela sua idade ainda da tempo.

Bosco
Bosco
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Pior do que a defesa da eugenia pelos nazistas e a implantação de uma política de extermínio dos “degenerados” é a defesa da eliminação dos que, de alguma forma , eram contrários à revolução comunista na China, na Rússia, no Camboja….
Pela conta havia muito mais gente contrária ao comunismo do que degenerados genéticos.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Olá Bosco. Todas as formas de genocídio são igualmente detestáveis. Nazistas contra judeus ou eslavos; hutus contra tutsies e hutus moderados; espanhóis contra civilizações pré-colombianas; turcos contra armênio; a lista é enorme. Eu sou incapaz de classificar um genocídio pior que outro (o que seria a mesma coisa de colocar um melhor que o outro). Isso é contrário a qualquer senso de civilização. Estou aproveitando para ler “Escravidão vol.1” dp Laurentino. Recomendo

Flanker
Flanker
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Mas, todo esse teu falatório tem o que a ver com o que O Bloqueado escreveu? Ele falou que o vírus, assim como qualquer outro, é uma “ferramenta” da evolução. O que isso te a ver com o uso distorcido da teoria da evolução por parte dos nazistas?
Dawin, com sua teoria evolucionista, no seu entender, é algo certo ou errado? Você concorda com essa teoria? Ou é criacionista?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Olá Rodrigo. Concordo com você. A ideia de “darwinismo social” é uma distorção da teoria da evolução. Tem um documentário recente em três episódios chamado “quando éramos peixes” que pode ajudar bastante quem tem interesse em aprender evolução.

Camargoer
Camargoer
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Caro bloqueado. O SARS COV-19 é um pedaço de RNA dentro de uma capa lipoproteica. Esse biosistema que nem pode ser considerado vivo é desprovido de consciência. Esse pedaço de RNA penetra dentro de uma célula, o que faz a célula a produzir algumas proteínas que formarão novos vírus até a células morrer, liberando outros vírus que contaminarão outras células. Como esse virus contamina tanto as células do sistemas respiratório superior quanto inferior, ele provoca uma pneumonia que pode levar a morte as pessoas que tiverem algumas doenças anteriores (como asma, diabetes..) comuns em idosos mas que também é presente… Read more »

Jefferson SC
Jefferson SC
8 meses atrás

Por que todas essas matérias tem sempre o embate USA X China???
Por que querer induzir essa briga, esse dualismo?
Os EUA é uma potência, são ricos, tem estrutura, infraestrutura…se para eles será ruim a ascensão do COMUNISMO chinês, imagina para os outros 200 países kkkkkkk
Acho essa matéria completamente inútil e com uma dose esquerdista enorme no sentido de atacar e sorrir com uma falência dos EUA e submissão do ocidente. Por incrível que pareça tem loucos felizes com a submissão brasileira diante dos chineses com cultura completamente diferente.
Enfim, essa matéria é pobre e simplista na sua essência.

O bloqueado.
O bloqueado.
8 meses atrás

Nenhum agente patogênico possui ideologia, embora sejam agentes de seleção natural e social.
O que está acontecendo é o uso político-ideológico da Covid-19. E nisso o Ocidente democrático está derrapando, não apenas os EUA.
Não estou defendendo a China, ela é vilã por sonegar por meses a existência da Covid-19. Apenas o fato que ela vai utilizá-la como instrumento de dominância mundial.
Chineses jogam Go e leem Sun-Tzu.

MGNVS
MGNVS
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Bloqueado
Excelente analise.

Antoniokings
Antoniokings
8 meses atrás

O coronavirus está acelerando tremendamente o que é inevitável.
A lideranca chinesa em todo o Mundo.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Ainda vou te ver como uma cadelinha de um chinês qualquer….ainda vou ter esse prazer…..

MGNVS
MGNVS
8 meses atrás

TRUMP erra ao isolar os EUA das decisoes mundiais em momentos de crise e isso abre espaço para liderança chinesa se posicionar e tomar a frente em ambito global. A China acerta onde a antiga URSS errava e isso sera extremamente danoso para o papel dos EUA como lider democratico do mundo Ocidental por causa da negligencia e inaptidao de Donald Trump ao praticar sua politica isolacionista. E aqui no Brasil o presidente Bolsonaro tbm se mostra totalmente inapto e incompetente para o cargo ao minimizar os riscos da pandemia e abrir espaço para que os governadores assumam o comando… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Bolsonaro nunca teve liderança, admitam ele não é um líder, um líder inspira, motiva, assume riscos e responsabilidades, sabe a hora de agir e a hora de apenas observar a situação. Bolsonaro é uma peça muito mal feita de propaganda, onde muitos compraram a figura falsa de liderança da direita.
Vários desses que compraram essa imagem estão se arrependendo.

Bolsonaro é um palhaço que teve a sorte do PT ter destruído o país para ser eleito. Não fosse o PT Bolsonaro continuaria como o parlamentar insignificante que sempre foi.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Defensor As pessoas nao votaram em Bol-so-na-ro pelas qualidades dele, e sim pq deu voz ao discurso raso e preconceituoso de gente recalcada e conservadora que se identificou com ele, inclusive fanaticos evangelicos pentecostais como Edir Macedo e Silas Malafaia que no meio dessa crise insistem em encher as igrejas para nao perder o dizimo. A verdade é que as pessoas votaram CONTRA o P T mas agora igual vc escreveu, ja estao se arrependendo por terem eleito o incompetente do Bol-so-na-ro e seus filhos inconsequentes. Ontem aconteceram mais panelaços contra Bol-so-na-ro e mais outros virão pois ele é totalmente… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Concordo com a análise. Se o PSDB não tivesse morrido entre 2014 e 2018, o presidente do Brasil , hoje, talvez fosse tucano. O Aécio Neves é um dos políticos mais burros do Brasil. Só perde pro Bolsonaro. Tivesse aceitado a vitória da Dilma em 2014 e se tivesse agido com responsabilidade, chegaria em 2018 como líder político e forte candidato à presidência. Seria uma opção de quem não queria mais o PT. Mas não. Se comportou como um playboy mimado, tanto fez, que atraiu atenção para si e para seus mal-feitos, até então escondidos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Sequim
8 meses atrás

A hora que vocês crescerem e pararem de antagonizar o PSDB e vê-los como aliados, quem sabe a <- começa a sair da m… que está.

Sequim
Sequim
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Vocês quem? Ademais, o PSBD não existe mais. Está a reboque da extrema – direita agora.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Sequim
8 meses atrás

ahahahahaah

Joga esta bomba no colo de vcs…

Ninguém aqui quer nada com PSDB.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Entre o Bolsonaro e o Haddad…

Pode colocar 100x que eu votarei no Bolsonaro.

O Haddad, conseguiu ser o pior prefeito da história de SP.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo
E quem aqui citou o derrotado do Haddad?
Mantenha o foco, saiba separar os fatos e pare de dizer asneiras ideologicas inuteis pq a eleiçao ja acabou faz tempo. O assunto em pauta nestes comentarios é a inaptidao e incompetencia do presidente Bolsonaro frente a crise do coronavirus. Igual a todo Boldominion sem argumentacao vc volta sempre no mesmo assunto, ou seja, pura e simples baboseira ideologica de esquerda x direita.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

A alternativa era o haddad..

O candidato do PT a prefeitura de SP será o Haddad..

O único nome que o PT tem é o Haddad..

O Bolsonaro é inútil, mas o Mandetta é elogiado..

Quem colocou o Mandetta no comando foi quem ? O Ciro Gomes ?

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo
De novo, o que Haddad e P T tem a ver com o tema?
Mais um bolsominion sendo bolsominion. Vc so esta desviando o assunto do tema principal igual o Eduardo Bolsonaro fez ao tentar desviar a atençao do panelaço feito contra o pai dele ja que a popularidade de Bolsonaro foi ladeira abaixo. Ate aliados no Congresso e parte das Forças Armadas ja estao se afastando de Bolsonaro por causa da incompetencia dele diante desta crise mundial. Se vc nao tem argumentos validos entao nao tumultue o debate com essa sua baboseira ideologica inutil.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Existem dois Brasil..

O de fato e o que vocês da <- e da imprensa criaram.

Com relação do CN eu não espero nada dele, que não sejam chantagens e sabotagem. Nisto eu concordo com você.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo Martins……
…… e sua cegueira ideologica bolsominion agravada pelo coronavirus e tbm pela “demmencia olavensis”.
Rodrigo… se vc e o Bolsonaro quiserem cair no abismo juntos para morrerem abraçados tudo bem!
Só nao levem o Brasil com vcs.

Conan
Conan
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Jura? Então fui enganado por estes malditos bolsominions, pensei que foi o lulopetismo com o cachaceiro do lula e a demente da dilma que levaram o Brasil para o buraco. Obrigado.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Conan
8 meses atrás

Conan
Ja tomou seu remedio hoje?
Pq pelo visto vc é mais um atingido pela “demmencia olavensis” a doença que tem infectado sistematicamente os bolsominions extremistas aqui do blog.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo,
O relativismo da esquerda é tão grande que se o vírus chinês não matar tantos quantos eles almejam eles vão mudar o discurso e condenaram o Bolsonaro por culpar a China por conta de um resfriadinho e vão pedir o seu impeachment por ofensa à sede.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
8 meses atrás

correção: condenaram = condenarão

Conan
Conan
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Drogas alucinógenas alem de proibidas podem causar um grande dano à saudê mental de seus usuários como é possível se comprovar aqui através de alguns seguidores dedicados do ladrão de nove dedos. Dizem que a principal característica apresentada por seus usuários é uma completa fuga da realidade. O seu líder por exemplo esta sendo levado à demência pelo uso abusivo de álcool.

Conan
Conan
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Bolsonaro é grosso e não sabe se expressar direito, felizmente é honesto, patriota e soube escolher a melhor equipe de ministros que este pais já viu em décadas. Esta pandemia é seria? É,mas já passamos por Hong Kong, suiná, aviaria e um monte de outros bichos e combinações de letras e ainda estamos por aqui.Daqui um ano ela terá deixado de existir, algumas pessoas terão morrido mas a grande maioria terá criado resistência natural sem contar uma vacina que ate la já estará no mercado.

Sequim
Sequim
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Verdade . O Kassab, o Doria e o Bruno Covas são excelentes, né não?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Sequim
8 meses atrás

Não chegam perto ao nível de ruindade do Haddad..

Se você mora aqui sabe disto.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo,
Eu quero ver quem essa oposição ao atual governo, tão bem representada por alguns de nossos valorosos e combativos colegas na Trilogia, vai escolher para ser o futuro presidente.
É maldade com o Bolsonaro mas por um lado não vejo a hora de ter essa minha curiosidade satisfeita. rssss

Sequim
Sequim
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Tenho uma boa notícia então. Olha só. Acompanha o raciocínio: Quando essa crise do coronavírus passar, haverá a necessidades urgente do mundo inteiro reconstruir sua economia. Isso irá provocar uma grande demanda por matérias-primas , vulgo comodities, elevando seus preços, sendo que o Brasil é um grande produtor/exportador dessas matérias primas. Haverá uma combinação perfeita de grande demanda com preços elevados, o que fará a economia nacional bombar. Haverá aumento da oferta de empregos e de renda. E tudo isso capitaneado por um governo popular, graças a incomensurável incompetência do atual governo.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

A tática desse pessoal é a da fustigação. rsrss Eles atacam objetivamente o Bolsonaro mas se alguém cita um outro ser vivente eles vêm logo com essa: mas quem citou este??.. mas quem citou aquele??… O discurso deles é vago. Como não têm nenhum alternativa real mas só no plano dialético/retórico/imaginativo/sonambôlico/utópico, eles sempre estarão dominando intelectualmente o debate por simples tática de reducionismo intelectual dialético . Eles atacam fatos objetivos e pessoas reais mas em contra partida não se sentem atacados porque não têm propostas reais alternativas que possam ser comparadas e nem pessoas reais que possam ser atacadas. Eles… Read more »

Conan
Conan
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Sei não, a briga pelo primeiro luga entre a Erondina o Maldad e aquele pau mandado do Maluf que eu esqueci o nome é forte. Eu acho que daria empate.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Bolsonaro é um asno sem liderança mas ninguém chama ele de corrupto. Por isso qualquer vacilo que ele dá, enche 20 minutos do jornal nacional. Os comunas estão sofrendo de síndrome de abstinência de roubar e estão em polvorosa, apelando pra qualquer coisa. A vantagem dos comunas e seus cúmplices da Rede Lixo de Televisão, nessa crise do vírus chinês é que eles já estão acostumados a não saírem de casa já que fazem isso há mais de um ano. Ponto para eles. Voltando ao assunto, o problema da liderança do Brasil é que não tem ninguém pra por no… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Bosco Vcs apoiadores do Bol-so-na-ro sao iguais aos apoiadores do Lu La. Nao enxergam a verdade mesmo que essa lhes bata na cara. Vcs bolsonaristas e lulistas tem a famosa cegueira ideologica seletiva onde o idolo de vcs pode fazer tudo o que quiser mesmo que esteja fazendo a maior cagada do mundo ou prejudicando o país. Vcs so podem ter sofrido lavagem cerebral. So isso explica essa atitude fanatica de bolsonaristas e lulistas. E quem perde com isso é o Brasil. E Bosco, vc é um cara extremamente culto e inteligente, tenho grande admiracao pela sua pessoa mesmo que… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Apoiador do Ciro Gomes é igual a o que ?

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo Martins
Vc vai ter que se decidir… ou vc apoia o Bolsonaro ou apoia o Ciro Gomes. Eu sei que vc ja esta desiludido com o mito que virou MICO … mas nao sabia dessa sua admiracao pelo Ciro? E olha que ele nem passou para o segundo turno.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

O dia que eu der a apoio a Oligarca…qualquer um que seja eu mudo o meu nome…

Vivi perto deles muitos anos e sei a m…. que eles fazem no meu estado…

Quem gosta de Coroné motorista de Escavadeira aqui é vc..

MGNVS
MGNVS
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo Martins
Como sou quem gosta do Ciro se é voce quem sempre fala nele? Honoravel bolsominion, procure um medico urgente, a sua doença “demmencia olavensis” ja entrou em estado critico.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

Todos os que se opõem ao Bolsonaro são mais inteligentes, capazes, competentes, simpáticos, carismáticos, altivos e corruptos.
O Bolsonaro tem menos todas essas “qualidades”, por isso o povo o escolheu. O resto é mimimi e chororô.
Guenta que eu esperei 15 anos e tô vivo.
*Apesar do vírus chinês.

Samuca
Samuca
8 meses atrás

Esse texto de teor nacionalista norte-americano, claro que sua função é tentar manchar a atuação chinesa no caso do Covid-19. No todo é até razoável, mas mesmo sendo um texto que quer flertar com a xenofobia anti-China, li até o final esperando encontrar sua versão para um determinado ponto sobre o Covid-19 que até agora não vi nenhuma organização midiática séria (entenda-se: que não possua linha editorial ideológica extremada para qualquer um dos lados) abordar: como esse vírus surgiu? Até agora, sobre isso, só narrativas/fake news que qualquer pessoa equilibrada e com um mínimo de conhecimento gerais há muito já… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Samuca
8 meses atrás

Geralmente ninguém fica sabendo da onde o vírus saiu mas todos sabem que foi da China.

Não é xenofobico falar que saiu da China, porque saiu de la mesmo, e a China tem sua responsabilidade na crise mundial.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Samuca
8 meses atrás

Samuca,

Que os caras comem vários tipos de animais, não é novidade para ninguém.

O Covid-19 é um retrovírus (ARN) ou seja, o material genético é o Ácido Ribonucleico.

São duas sepas.

Uma delas sofre mutações aleatórias (patogenia branda).
A outra é uma quimera (híbrido), artificialmente manipulado (patogenia agressiva).

Será qual das duas sepas está matando na Itália, Espanha (Europa).

E no continente americano,? Qual será o tamanho da tragédia?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Tadeu Mendes
8 meses atrás

Olá Tadeu. De fato, o virus que causa a Covid-19 (doença) é o SARS Cov-2 (nome do virus) é um retrovirus cujo material genético é o RNA. O estudo publicado na Nature Medice e discutido no Jornal da USP (“Estudo genético mostra por que vírus da covid-19 não foi “feito em laboratório”) menciona as mutações aleatórias normais que ocorrem em todos os processos naturais de evolução. A covid-19 é mais letal porque ela resulta do ataque do vírus tanto nas vias aéreas superiores quanto inferiores. Foram identificadas variações genéticas do virus mas nenhuma é dominante. Acho fundamental selecionar as fontes… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Camargoer
Poderia postar algum link dessas publicacoes da Nature ou USP? Gostaria de mais informacoes.

Camargoer
Camargoer
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

Olá Magnvs. Coloquei os títulos dos artigos em português entre aspas. Fica fácil encontrar no google. O artigo da Nature Medicine chama “The proximal origin of SARS-CoV-2”.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Camargoer
Obrigado. Vou ler.

Mgtow
Mgtow
8 meses atrás

A china nao esta pra brincadeira. Destroçou os EUA na guerra comercial . Aceitem , o imperio do tio sam ruiu

filipe
filipe
Reply to  Mgtow
8 meses atrás

Então prepara-te para a 3ª Guerra Mundial, só não é bélica porque o EUA para atacarem a China, vão ter que enfrentar a Rússia também (Armagedon Termo-Nuclear), os EUA estão numa situação difícil (Guerra Economia + Guerra Comercial + Guerra Química-Biológica),mas ainda são os lideres do mundo livre. Os EUA têm o DNA de ultrapassar dificuldades, foi assim nas duas grandes guerras. Já teve muita gente que decretou o fim do EUA, mas no final de tudo, eles voltam mais poderosos ainda, não esqueçam que os EUA ainda detêm o domínio dos mares (os poderosos NAEs da classe Nimitz e… Read more »

Mgtow
Mgtow
Reply to  filipe
8 meses atrás

Acho que vc assistiu muito filme hollywoodiano de ação. Apenas isso. Só delirios e mais delirios..

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mgtow
8 meses atrás

Pelo contrário, a China está em crise.

Bosco
Bosco
Reply to  Hcosta
8 meses atrás

A China Comunista tem que torcer para o vírus chinês não deixar essa chernobyl se alastrar principalmente nos EUA que detém 23 vezes mais armas nucleares que eles.
Essa conta pode ficar cara para os chinas.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Bosco
8 meses atrás

se se alastrar não vai acontecer nada. Apenas vão chorar as pitangas.
Quanto a origem do virus, até parece que foi a China que criou algo para destruir sua propria população e economia.

Marco
Marco
Reply to  Mgtow
8 meses atrás

Só que não

R_cordeiro
R_cordeiro
8 meses atrás

Todas estas merd#$& sempre saem da China e não fazem mais que a sua obrigação em ajudar os países que sucumbem a mais esta peste chinesa. Meu pai faleceu de gripe suina que provavelmente tambem se originou na nojeira de mercados insanos e insalubres de animais vivos chines. Este pésimo hábito já gerou inúmeras doenças desde os anos 60, gripe aviaria, suína, Sars, covid…se não me engano até a peste bubonica veio deste hábito horroroso. Nada, simplesmente nada do que os chineses fizerem amenizará sua culpa nos episódios mundiais, pois na epidemia da Sars ela se comprometeu a fechar tais… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  R_cordeiro
8 meses atrás

Caro Cordeiro. A China é um reservatório original dos virús da gripe. Provavelmente eles surgiram lá há centenas de milhares de anos. Assim como o HIV surgiu na África (“Pesquisadores identificam origem da disseminação do vírus HIV”, revista FAPESP). A febre amarela, por outro lado, era desconhecida dos europeus até a chegada de Colombo. O vírus do recente surto de FA. em 2016 teve origem na região amazônica (“Mapeamento genético do vírus da febre amarela traça origens e dispersão do vírus no Brasil”, revista FAPESP). Acho um equívoco confundir essas coisas.

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Camargoer
8 meses atrás

Sr Carmagoer, não comemos ou confinamos os macacos para contrairmos febre amarela. Há sim doenças intrínsecas dos ambientes q são incontroláveis, malária, dengue, etc. Contudo, facilitar a disseminação através de mercados insalubres ou do confinamento de espécies tão distantes na natureza como o morcego e pangolin, contribui sim para pandemias como a Sars e agora a covid19. Não podemos de fato misturar alhos com bugalhos, mas também não podemos passar pano para um cultura alimentar extremamente nojenta e que não faz o menor sentido de ser mantida nos dias atuais. O mundo deve mandar um cheque mate a China, Indonesia,… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  R_cordeiro
8 meses atrás

Olá Cordeiro. O hospedeiro da febre amarela silvestre são os macacos e a transmissão do vírus ocorre pela picada do mosquito. Os primeiros registro de FA em europeus ocorreram após a chegada de Colombo. Provavelmente, a doença foi levada para a África durante o tráfico negreiro. Como as cidades estão infestadas de mosquitos, há um risco real de um surto de FA urbana no Brasil. O mais provável é que o SARS COV-2 seja uma mutação de um vírus conhecido que contamina morcegos. Como a transmissão é por via aérea, pode ter ocorrido tanto pelo contato com um animal aprisionado… Read more »

Marco
Marco
8 meses atrás

A sucessão dos impérios é inevitável. Os EUA lutam bem no campo de batalha concreto, lutaram bem no campo de batalha cultural , pois seus valores são atraentes, mas precisam se reinventar. Embora os chinos tenham assimilado o modelo produtivo capitalista, estão vendendo ou tentando vender a ideia de que possuem “valores humanitários”, param serem compartilhados com o mundo. Os EUA precisam abandonar a ideia do “we are the best ” (besta na auto correção), e oferecer uma boa opção de liderança. Nessa fase o combate é no campo das ideias, mas uma hora isso acaba . A China está… Read more »

Art
Art
8 meses atrás

CUI BONO a quem benefeciou a gripe Chinesa? Se foi a China pela reportagem algo está errado no Reino da Dinamarca. Crie dificuldades, venda facilidades. Tempos sombrios

100nick-Elã
100nick-Elã
8 meses atrás

A Ordem Mundial está sendo remodelada há muito tempo. O que o coronavírus está fazendo é apenas acelerá-la.

Observador
Observador
8 meses atrás

Está aí uma ótima oportunidade para abrir os olhos e botar um freio nessa dependência de produtos chineses. Os EUA pode e deve liderar esse movimento. Deve começar de forma consistente a impor tarifas comerciais à produtos Made in China, e paulatinamente compensar de alguma forma os produtores e empresários americanos que serão prejudicados por essa ação e pela retaliação chinesa. Se por outro lado a questão for o baixo custo de se produzir na China, poderiam transferir parte dessa produção aos países empobrecidos da América Latina, e de que quebrar resolver mais três problemas do nosso continente (pobreza, violência… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
8 meses atrás

E nesse momento,em algum lugar da sede do PCC,alguns chineses engravatados estão esfregando as mãos e pensando “tudo de acordo com o plano”.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Essa é dos mesmos criadores de “a terra é plana” e “vacina é veneno”.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
8 meses atrás

O anarquista de araque sempre do lado errado da Força.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Se está ‘tudo de acordo com o plano’ chinês, não sabemos.
Mas a economia americana vai para o chão.
O FED anunciou que está disposto a emprestar até US$ 4 tri para as empresas americanas.
Adivinhe de onde sairá essa montanha de dinheiro?
E mesmo assim, várias empresas, principalmente dos setores de petróleo e aviação não terão salvação.

Alex
8 meses atrás

Chamar de conto de fadas a ajuda européia… Deve ter doído em certos países. A China que foi a causadora da epidemia está se aproveitando de um erro para se projetar e queiram ou não eles vão ser os heróis da história. Agora é só aguardar o desfecho dessa pandemia e que a história julgue quem foi o herói, o negligente e vilão.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
8 meses atrás

O problema não é o vírus em si, ele tem baixa letalidade, o problema são as decisões atabalhoadas de alguns governantes!! Se já têm os perfis de risco, o correto seria isolar essas pessoas, 99% vai pegar o vírus e não vai ter grandes problemas e demandar de leitos nos hospitais!! Mas não, fecham tudo, quarentena, o pós vírus vai ser pior que o vírus em si, Itália já era, acabou, o caos econômicos em vários países vai mudar a geopolítica internacional. O problema é que muito brasileiro burro acha que é férias, mas esquece que 90% das empresas se… Read more »

Bosco
Bosco
8 meses atrás

O artigo é simplista e não leva em consideração os ressentimentos. O estrago financeiro que a China está causando ao mundo não passará impune. Se ela pensa que tudo vai voltar à normalidade e ela vai posar de salvadora, está muito enganada. Quanto à letalidade do vírus não tenho dúvidas que há uma histeria com aproveitamento político. Claro, vindo da China só quem pode aproveitar politicamente são os vermelhuxos de plantão em todos os países do globo já que vivem das tensões da sociedade, de conflitos. São como abutres. O que acho estranho em relação à alguns que são claramente… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Bosco
Vc falou chocolate? É da Kopenhagen?
Se for entao é obra do Flavio Bolsonaro.
Investigacao nele… kkkkkkkkkkkk
Se apelar com a piada… entao perdeu…
retruca com uma piada sobre o Lu La…
kkkkkkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

O coronavirus está para a economia americana assim como o 737-MAX está para a Boeing.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
8 meses atrás

MG,
Eu até poderia fazer piada com o Ciro Gomes , mas do jeito que o irmão dele tá com dois caroços de azeitona ponto quarenta no peito e não tá nem aí, eles são o mais próximo que eu conheço de gente com o diabo no corpo. Prefiro nem mencionar.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Bosco
Achei que o seu desafeto era o Lu La, mas parece que no atual momento vc tem meio que uma certa birra com o Ciro Gomes não? E ele nem passou para o segundo turno.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
8 meses atrás

É o primeiro ser humano que toma dois tiros de .40S&W diretos no peito, sem proteção, vai andando para o hospital e no dia seguinte tem alta.

Esta foi a piada do ano e o único jornalista que eu vi questionar isto foi o Alexandre Garcia, o resto da imprensa deu razão para o Maníaco da Escavadeira.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Diabo no corpo? pensei que você fosse ateu, Bosco.

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
8 meses atrás

100,
Em vendo prosperar a maldade cada vez mais acredito na existência do diabo e ele veste vermelho.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Bosco
8 meses atrás

A China é confucionista. O comunismo não passa de um verniz vermelho.

Sequim
Sequim
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

E menina veste rosa e menino veste azul, rsrsrsrs.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

O ano é 2013.. Um vírus começa a se espalhar pelos EUA e o Governo Americano, esconde sobre a real situação de contágio e o quão rápido o vírus se espalha, apesar da baixa mortalidade. Em dezembro de 2013 a récem re-eleita Presidanta Dillma Roussef é avisada que este vírus pode se espalhar pelo Brasil e é aconselhada a cancelar o Carnaval. Em reuniões com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha( PTista derrotado ao Governo de SP, chegando na terceira colocação) e o récem empossado Arthur Chioro foi acertado não cancelar o Carnaval e antecipar a crise econômica já no… Read more »

O bloqueado.
O bloqueado.
8 meses atrás

Punir a China é teoricamente fácil. Basta instaurar processos por leniência e indenização pelos óbitos, e sair confiscando ativos chineses no exterior.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Quem foi o @p@trid@ que me negativou ?
.
Acrescentando que a China vai faturar horrores vendendo soluções para o próprio problema que criou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Bloqueie ativos chineses e vc verá 1,5 bilhão deles, armados até os dentes, atrás de vc.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

E a China conseguiria vencer o resto do mundo ? Nem com ajuda da Rússia eles seriam vitoriosos.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
8 meses atrás

Rodrigo,
Tem como você me explicar como é que a cabeça desse pessoal funciona?
Eles adoram os comunistas e adoram a China, que de acordo com eles não é comunista, mas capitalista.
Eles odeiam o capitalismo e amam o socialismo, mas adoram a China que de acordo com eles é capitalista.
Não era para eles odiarem a China que de acordo com eles traiu a ideologia marxista?
Parece que é difícil mas não é fácil não!!!!
Me explica aí esse duplipensar…

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Só de armas nucleares os EUA dá uma surra de 23 x 1 na sua amada China Terrorista .

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
8 meses atrás

Uiii….que medo!!!! Assim eles vão invadir a amazônia…..vão começar comendo todos os macacos, morcegos, capivaras e jacarés que encontrarem pela frente….depois, colocam fogo em tudo que for árvore, arbusto, cipó, etc……vcs acham que o Brasil destrói a amazônia? kkkk…..deixa os chinas chegarem aqui……são pior que gafanhotos, ratos, baratas……

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Aqui é o que mais tem…

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
8 meses atrás

Esses ixpesialistas… a China adotou a estratégia errada paralisando totalmente a economia do país e ainda levou o mundo para o mesmo erro baseados em mentiras e dados manipulados do governo chinês para dar a impressão de que o governo tem tudo sob controle. Os únicos racionais foram a Holanda e o Reino unido, mas o Reino Unido acabou voltando atrás de tanta pressão da maioria para fazer o mesmo que eles.

Bosco
Bosco
8 meses atrás

Só para a apreciação dos senhores, a taxa de morte mundial é de 62.000.000 pessoas por ano (8 por 1000 habitantes) . Morrem por dia 170.000 pessoas no mundo por diversos motivos.
Desde sempre as infecções do trato respiratório inferior (pneumonia) são a quarta causa de morte mundial, dentre todas, incluindo acidentes e assassinatos.
Um por cento das mortes diárias são devido à pneumonia, o que representa cerca de 1700 mortes diárias.

Carvalho
Carvalho
8 meses atrás

Caso permaneçam as medidas de quarentena, e considerando o enorme impacto na economia informal, é preciso que o Governo coloque outras possibilidades no seu horizonte:
– Saques a supermercados
– Quebra-quebra em postos de saúde

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
8 meses atrás

Mais um artigo eivado de pautas e ideologias esquerdistas. O setor socialista(sempre atuante) do Forças de Defesa está em festa. Até em epidemia eles não se cansam com suas fantasias de dominar o mundo.

marcio
marcio
8 meses atrás

será que depois desta crise, os paises cai na real , e para de depender da china, tó enxergando que a longo prazo pais deixarão de ser dependendes da china da forma que é hoje.

Space Jockey
Space Jockey
8 meses atrás

A nível de Brasil, quando finalmente aparece um governo inclinado e levar mais a sério o setor de defesa, daí que surge uma praga dessas para justificar novamente os eternos contingenciamentos. Digo isso porque o tombo do PIB vai ser grande, se com 7,5% de crescimento no passado ja tínhamos pouco investimento em defesa imagina caindo uns 4%…

O bloqueado.
O bloqueado.
8 meses atrás

Uma informação interessante: aqui na Baixada Fluminense os homicídios deste fim de semana foram… nenhum.
Calculando com quedas de outras mortes violentas, provável de no final se compensar as mortes por covid-19, ou seja, soma zero.

carcara_br
carcara_br
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Ou seja o brasileiro se mata só por brincadeira, quando a coisa a séria a gente até que sabe conviver….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  O bloqueado.
8 meses atrás

Aqui em SP as biqueiras continuam a pleno funcionamento.

Uma pena…

JAIRO DREWS
JAIRO DREWS
8 meses atrás

A questão não é a origem da epidemia mas como tratá-la. Um governo central e totalitário como o chinês responde muito mais rápido do que nas democracias ocidentais. Mas isto é na contenção. No controle e prevenção, as nações que investem pesado na pesquisa e na infraestrutura de saúde têm a vantagem. O Brasil tem potencial de repercutir ações importantes se inverter o histórico de sucateamento da saúde e da educação de ponta. Deste período temos que tirar lições agudas sobre os tipos de guerras que enfrentaremos, cada vez menos nos campos de batalha mas cada vez mais nos campos… Read more »

JAIRO DREWS
JAIRO DREWS
8 meses atrás

Alguém já leu sobre Geovanni Arrighi e seus ciclos econômicos de de concentração de capitais? Fica a dica.