Jurandir Nadal, professor titular do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ e chefe do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular do Programa, fez um chamamento, via Facebook, visando encontrar voluntários para a produção de ventiladores mecânicos: equipamento eletromédico cuja função é bombear ar aos pulmões, utilizados em UTI e necessários para o tratamento de pessoas infectadas pelo Coronavírus.

“Em nosso laboratório estamos estudando a viabilidade de desenvolver um modelo de ventilador mecânico de baixo custo e complexidade, que possa ser construído em massa, em pouco tempo e com os recursos disponíveis no mercado nacional, dadas as atuais dificuldades de importação”, diz o post de Napal. “O equipamento tem que permitir a ventilação mecânica com diferentes concentrações de O2, e não causar barotrauma. Testamos uma versão, que aparentemente funciona, envolvendo o emprego de uma válvula Boussignac e válvulas solenoides, mas não atinge (ainda?) as condições ideais de ventilação invasiva”.

E continua: “Há dois dias tomamos conhecimento de que o Reino Unido lançou um edital mundial (ver no final deste post) para a submissão de propostas de ventiladores já existentes e aprovados para uso clínico em pelo menos um país, que seja factível na Inglaterra. Creio que é oportuno pensarmos em adotar um esforço coletivo semelhante, visando salvar vidas de nossas comunidades. Assim como na grande guerra, “em que fábricas de penicos passaram a produzir capacetes”, imagino particularmente que um fabricante de eletrodomésticos possa redirecionar uma linha de produção para atender a essa demanda capital”.

Ainda segundo o professor, outras ações podem ser realizadas. “Imagino que apenas nos hospitais públicos haja centenas de ventiladores necessitando manutenção, mas que vêm sendo deixados de lado em troca de novos aparelhos. Afinal, como muitos sabem, muitas vezes é mais fácil a gente comprar um equipamento de alto custo do que consertar um!”

Ao final, o professor cita um colega: ”sendo o máximo transparente, as nossas chances são, no momento, ainda pequenas e para aumentá-las temos que encontrar mais voluntários para tratar de:

  • A – fabricação da válvula Boussignac;
  • B – fabricação da válvula de PEEP (mola – membrana);
  • C – contato com os fabricantes que possam se associar ao projeto em domínio público;
  • D – Contato com fabricantes e distribuidores de oxigênio medicinal para instalar bicos em hospitais;
  • E – contato com fornecedores de circuitos ventilatórios e conexões;
  • F – Instrumental de monitorização da ventilação no leito, dado que nosso ventilador é cego;
  • G – contato com produtores, distribuidores de HELMETs e máscaras H etc.

Para acessar o post do professor Nadal clique aqui.

Chamada URGENTE para fabricação de respiradores na emergência COVID-19

Até 24 de março de 2020, está aberta a chamada emergencial do DFID’s Frontier Tech Hub, principalmente para a área de Engenharia, para pesquisadores que possuam protótipo de um respirador artificial simples, para ser produzido na emergência da COVID-19 no Reino Unido e, consequentemente, em mais 27 países.

A chamada emergencial deve-se ao fato de que não há respiradores suficientes aos infectados nesses países. A tecnologia vencedora será adaptada para fabricação imediata pelo UCL’s Institute for Healthcare Engineering with GDI Hub, e receberá apoio financeiro para registro e patenteamento.

Para inscrever seu projeto, acesse http://bit.ly/frontiertech4COVIDaction.

A necessidade de divulgação é urgente! Portanto, não deixe de compartilhar essa oportunidade. O resultado já será enviado pela DFID no dia 25 de março de 2020.

Para dúvidas, contate COVIDaction@hellobrink.co.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carvalho
Carvalho
4 anos atrás

Está sendo divulgado uma “live” do Bolsonaro onde o mesmo, nitidamente lendo um texto, afirma que determinou ao laboratório do exército produzir a hidroxicloroquina.
Este demente atordoado parece querer sabotar toda e qualquer medida de racionalização do combate à epidemia. É notável o constrangimento dos técnicos do MS.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Não entendi a crítica, se o remédio ajuda tem que produzir mesmo.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Augusto L
4 anos atrás

Não está certo que o remédio ajude, MAS já está em falta, portanto é prudente aumentar a produção tendo em vista que a faltaa implica na saúde de quem precisa para outros fins

francisco
Reply to  Augusto L
4 anos atrás

deveria ter uma lei que em momentos como esse, obrigasse, bancos( que faturam bilhoes em um trimestre) e grandes empresas, comprarem e disponibilizarem todos os equipamentos que os hospitais precisam em situacoes como essa, ( mas nao tendo lei, deveria valer o bom senco).

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  francisco
4 anos atrás

Várias empresas estão fazendo isso sem precisar de lei, não vamos abusar com leis idiotas, nem todas as empresas podem fazer isso por suas situações financeiras. Uma usina de álcool aqui na minha cidade fez foi doar álcool 70% para o SUS.

C César
C César
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Ué. Ele não pode ler texto agora? E não pode determinar ao laboratório produzir hidroxicloroquina? Imagino que se ele tivesse falado de improviso e não determinasse a produção do medicamento vc estaria criticando do mesmo jeito, né não?

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  C César
4 anos atrás

Não importa o que seja feito..

O importante para esta gente é criticar

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Prezados Rodrigo, Cesar, Augusto e Sagaz.
Ouvi dizer que rezar na goiabeira e assistir o culto do Malafaia também ajuda.
Nenhum, absolutamente nenhum, representante da comunidade científica mundial aposta na hidroxocloroquina. Ao contrário, só se fazem extremas ressalvas. Por favor se informem.
Bolsonaro apenas reproduziu estupidamente mais uma manobra populista do Trump.
Esta bobagem apenas desvirtua esforços reais e produtivos no combate à pandemia. O único resultado até agora foi deixar outros doentes sem remédio.
Bolsonaro precisa ser isolado.

José
José
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

E natural que vc fale assim,pois vc não sabe que a cepa da virose coronavírus é análogo às patologias combatidas pelo uso do hidroxicloroquina. Em Israel, como eles já há alguns anos estudam outras patologias causadas por vírus cuja cepa tem semelhanças fisiológicas e morfológicas com o coronavírus, foi anunciado uma vacina no prazo de 3 meses. Vários laboratórios de biotecnologia e outros trabalham nessa área,inclusive com o uso da hidroxicloroquina, com 75% de sucesso. O presidente americano como vc é leigo,o que ele disse foi o que foi repassado por sua assessoria,que por sua vez colheu as informações dos… Read more »

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo,
Há anos leio as bobagens defendendo este governo estúpido, travestido de discussão ideológica rasteira. Não me importo. Merecemos. Nossa classe média bateu palmas para a roubalheira do PT e os apoiou até à ruína.
Mas agora estamos falando de ciência e saúde pública.
Chega de louvar ou relativizar este tipo de estultice.
Procure na rede e me mande algum link de um estudo que diga que a hidroxicloroquina é um composto com viabilidade de ser empregada no combate ao Covid 19.
Vou esperar sentado. Contando o número de mortos e aguardando a próxima bobagem do Bolsonaro.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Rodrigo,
Antes que eu me esqueça a respeito do que vc disse:
“O importante para esta gente é criticar”

“Esta gente” é a digníssima pqtp!

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Xinga a vontade..

É o recurso do inútil.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Estou aguardando o link…

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Não perca seu tempo procurando…
Assista agora a coletiva do Ministério da Saúde, com o Mandetta desautorizando o uso do hidroxocloquina.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Carvalho me desculpa mais a hidroxocloquina esta sendo usada nos tratamentos mais graves, se ouvesse mais poderia ser usados em todos e inclusive quem precisa do remédio não faltaria.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Augusto L
4 anos atrás

Não Augusto. Não está sendo usada.
O Ministério da Saúde anunciou que “poderá” usar em casos mais graves, nitidamente para não contrariar a irresponsável iniciativa do Bolsonaro. O Mandetta foi claro em sua exposição.
Não será usado. Os estudos são inconclusivos. A cloroquina pode causar graves efeitos colaterais.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Mesmo que jorre cloroquina nas torneiras ela não será usada.
Nem nos casos graves nem nos leves.
É puro charlatanismo.

José
José
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Você pelo visto e dito não sabe,mas a hidroxicloroquina está sendo usada em vários lugares.Na França a cura foi da ordem de 75% dos casos, havendo o desaparecimento do vírus. Na China também ela mostrou resultados positivos diminuindo a estadia nos leitos.
A Teva, laboratório de medicamentos genéricos de Israel, enviara 6 milhões de doses até o dia 31 de março,e dez milhões de doses em um mês aos hospitais dos USA,gratuitamente. Eles já são usados no combate das doenças auto-imunes,como a artrite,o lupos e outras.
Nunca é tarde para aprender,nem para reconhecer que não sabemos de tudo!

Augusto L
Augusto L
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Ja esta sendo usada e não so no Brasil.

nonato
nonato
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

A cegueira ideológica leva pessoas a críticas irracionais insufladas pela mídia rebelde juvenil esperneando porque perdeu a chupeta.
Por que no te callas?
No momento de crise, se torce pelo quanto pior melhor, e não quer ajudar, por não para de atrapalhar.

tony
tony
Reply to  Carvalho
4 anos atrás

Esta sendo usada em vários Países europeus como a França pro exp. e esta tendo boa aceitação nos casos mais graves, o Albert einstein, já iniciou uma ampla pesquisa com pacientes infectados, os resultados sairão em breve, se tudo der certo já teremos o medicamento para uso imediato, mais como todo esquerdopata vc esta acostumado ao problema acontecer, para depois tentar resolver.

gordo
gordo
4 anos atrás

Eis o exemplo do Nosso desgoverno, da negligencia e da tal gripinha histérica. Estamos fazendo algo hoje que deveria ter sido pensado em janeiro. A FioCruz já alertava sobre o epidemia em dezembro, portanto tempo de sobra para elaborar estrategias e também mandar gente até a China para ver onde ficam os gargalos. Agora estamos dependendo de improviso. A China até onde falam controlou a epidemia e deve ter material excedente disponível, além da capacidade industrial que foi mobilizada para fabricar o necessário, melhor seria bater as portas deles (nosso maior parceiro comercial) para conseguir ajuda, porque apesar de termos… Read more »

Sagaz
Sagaz
Reply to  gordo
4 anos atrás

A China não é exemplo de nada…

Renato B
Renato B
Reply to  Sagaz
4 anos atrás

A China está se recuperando do Covid-19? Ela tem algo a oferecer para lidar com a crise? Então eles são exemplo para muita coisa.

Não precisa gostar deles, mas se a capacidade industrial e expertise deles ajuda a resolver o problema eles são importantes.

tony
tony
Reply to  Renato B
4 anos atrás

A unica coisa que a China oferece e desinformação, se tivesse feito o que deveria, teríamos umas 5 semanas a mais para preparo!!!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  gordo
4 anos atrás

Gordo,

A China queimou o filme.

JOAO H T NASCIMENTO
JOAO H T NASCIMENTO
Reply to  gordo
4 anos atrás

Criticar é fácil. O que você fez de eficaz para ajudar na solução do problema? Eu mesmo respondo: NADA.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  gordo
4 anos atrás

Gordo por que os governadores e prefeitos não cancelaram o carnaval?Abraços

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  gordo
4 anos atrás

É um milagre que desde o momento em que o vírus chegou na Itália, o número de infectados e mortos na China se manteve praticamente o mesmo, eles “controlaram” a epidemia assim que os olhos do mundo saíram da China, aí o governo fez a festa e censurou tudo hehe

OSEIAS
OSEIAS
4 anos atrás

O grande mal do brasileiro é memoria curta. O presidente deveria lembrar que a Dilma sofreu impeachment porque perdeu total apoio do parlamento. Ele está comprando briga com muita gente

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Talvez seja proposital….

OSEIAS
OSEIAS
4 anos atrás

Ai está uma oportunidade para quem está desenvolvendo algo. Mas isso deveria ser facilitado patrocinado pelo nosso governo. O mesmo deveria fazer chamamento para tal iniciativa. Em momentos de crise deveríamos estar preparados.

Fabrício Reis
Fabrício Reis
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Governo não. Tem que haver ajuda da indústria. Serão os que mais irão sofrer. Tem que haver parcerias público privada também.

Zorann
Zorann
4 anos atrás

É fundamental termos respiradores, o colapso vai acontecer e as pessoas correm o risco de morrer por falta de atendimento. Mas queria chamar a atenção para a falta de testes/demora nos resultados para Covid-19. Aqui na minha cidade há 12 casos suspeitos, alguns a mais de uma semana, e nada de termos os resultados. E isto, pelo que ando lendo e vendo, é situação comum no Brasil inteiro. Há relatos de mortos, com sintomas, mas que ainda não foram confirmados com a doença. Eu tenho a sensação de que estamos indo muito devagar nas medidas restritivas, acreditando em números falsos,… Read more »

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Zorann
4 anos atrás

Zorann e demais amigos da Trilogia (Quero abrir um parenteses aqui para elogiar a postura dos editores do Trilogia, que estão postando importantes artigos sobre o Covid19). Quanto ao tema em questão, não basta apenas aparelhos e material. É preciso profissionais na ponta. Sou enfermeiro reformado do EB e atualmente trabalho na educação continuada de um dos 5 maiores e mais bem equipados complexos hospitalares de São Paulo da rede privada, nossas UTI’s tem leito, mas a equipe de enfermagem está no limite. Pois eu ainda tenho outras patologias que inspiram tanto ou até mais cuidados que o Covid19. A… Read more »

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Complementando o que mencionei acima, veja o exemplo dos nossos patrícios de além mar…
https://www.jn.pt/nacional/amp/ex-militares-respondem-a-apelo-das-forcas-armadas-11963965.html

CM

Renato B
Renato B
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Pelo que eu vi em outra matéria eles já estão sendo acionados, não ficaria surpreso se estiverem pensando em reconvocar reservistas das áreas de saúde.

Parabéns pelo trabalho como enfermeiro. É quem está correndo mais risco no momento.

ALEX TIAGO
Reply to  Claudio Moreno
4 anos atrás

Eu trabalho com raio x e sou fisioterapeuta voltado a ortopedia. Aqui em campinas a clínica onde trabalho fechou para evitar a possibilidade de infectar outros pacientes pois passa mais de 300 pacientes e mais acompanhantes aqui por dia deixei avisado a vários médicos, enfermeiros e técnicos em radiologia de vários hospitais que caso for necessário sou voluntário, vejo que não tem nada para organizar o voluntariado na cidade e acredito que não tem nem no país por mais que eu estarei em casa a disposição de qualquer hospital público ou privado acredito que não serei convocado e será mão… Read more »

M65
M65
4 anos atrás

Ele tá certo. Todo sv público de saúde têm milhares de máquinas, equipamentos e objetos variados jogados em vários cantos. Por não ter mais conserto (pela falta de mnt) ou ter conserto, porém preferem faturar com a compra de novos. O que é muito melhor para alguns e pior para o contribuinte.

M65
M65
4 anos atrás

No Brasil, caso a Epidemia evolua para o pior provocando escassez de recursos humanos e materiais, acredito que as Forças Armadas vai convocar sua reserva R1 e R2. Especialmente os que eram do serviço de saúde. Além de outros para executar serviços de guarda, logistica (motorista,,..).

Augusto L
Augusto L
4 anos atrás

Aqui uma crítica ao não globalismo, vivemos uma situação global de competição estratégica, acirramentos de tensões.

A China errou ao tentar esconder a crise mas o ocidente, ai incluso nosso governo, erraram feio ao não tentar conseguir mais informações sobre o vírus ou ate mesmo deixar as diferenças de lado e oferecer cooperação a China em troca de informação para prevenção.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Augusto L
4 anos atrás

Augusto L Na maioria das vzs nós dois temos opinioes totalmente divergentes. Mas nesse comentario especifico eu concordo plenamente com vc. Houve erros dos dois lados. Da China pq é tipico de uma Ditadura esconder a verdade dos fatos e isso se a expande tbm a paises como Arabia Saudita, Iran, Korea do Norte e outros que tomam o mesmo tipo de atitude. Mas tbm houve erros do Ocidente, principalmente do Japao e Korea do Sul que tbm foram infectados mas demoraram a agir e tbm nao informaram o resto do Ocidente sobre a gravidade do caso. Caro Augusto L…… Read more »

jorge domingos
jorge domingos
4 anos atrás

Apenas 02 comentários : 1º ) dizer que um novo aparelho sai mais barato que consertar um usado , mas dentro de sua vida útil , é pretexto para , através de novos aparelhos , possa ser super faturado e alguém ou “alguens” enfiarem em seus bolsos, dinheiro roubado do povo. 2º ) Somente idiota , acredita que a China possa ser exemplo, se nas últimas décadas, todos os males vieram de lá, devido a precariedade de seu povo ( 90 % ) , sendo que os 10% restantes sim, tem comportamento, vida e regalias de pais rico ocidental. Mas… Read more »

Hawk
Hawk
4 anos atrás

Para o que estão torcendo pelo “Não é meu presidente” o Bolsonaro pode fazer muito mais do que vocês pensam já que o congresso aprovou o “Estado de Calamidade Pública”. Para quem não pode dar uma simples pesquisa no “google” quando a Dilma se reuniu com os militares em 2013 no meio das manifestações, advinha o que ela estava pedindo e o Vila Boas categoricamente “Disse não”. Sobre a matéria, é uma excelente notícia, é uma coisa que o governo deveria investir já que agora pode passar o teto de gastos. Essa crise é uma oportunidade de “desburocratizar” o Estado… Read more »

Renato B
Renato B
4 anos atrás

O que países como a Itália já estão fazendo é uma reconversão industrial. Redirecionar a capacidade industrial para lidar com o problema em questão. Como estão pensando no caso dos respiradores.

Estamos numa guerra, o PIB vai cair e deve ser assim. Ele é um indicador do comprometimento com a luta contra a doença. Quanto pior o PIB melhor.

Afinal, as regras de mercado estão temporariamente limitadas, com o estado bancando tanto quanto possível. Isso não significa que o mercado seja essencialmente ruim, só não vai dar conta nesse exato momento.

FabríciReis
FabríciReis
Reply to  Renato B
4 anos atrás

Então na Europa muita indústria automobilística estão adaptando setores na linha de produção para fabricação de respiradores mecânicos.

JOAO H T NASCIMENTO
JOAO H T NASCIMENTO
4 anos atrás

Existe um fabricante nacional, a VENTI-LOGOS, que possui capacidade de produção para atendimento ao mercado nacional. Vi anúncio no Mercado Livre, porém a um custo que é o dobro do cobrado pelo fabricante. Brasileiro sendo brasileiro.

GILBERT
GILBERT
4 anos atrás

E aqui perto de casa ligaram todos os ventiladores dizendo que isso combate o corona vírus

GILBERT
GILBERT
Reply to  GILBERT
4 anos atrás

Isso ocorreu em um mercado o ventilador joga ar nos caixas que estão sem mascara e luvas

Ozawa
Ozawa
4 anos atrás

Pela mobilização social horizontal e vertical que estamos presenciando, isso é notavelmente bem próximo de um esforço de guerra. É quase a “guerra total” mencionada por Von Clausewitz em seu tratado – Da Guerra, só que humanitária …

A propósito, Von Clausewitz morreu em uma epidemia de cólera …

Renato B
Renato B
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Na verdade é isso que vai ser necessário. O problema é que é um fio de navalha, se a economia rodar demais as pessoas se aglomeram e a doença se espalha, mas é preciso atender ao esforço de guerra. É o momento em que os gestores de primeira são necessários.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Renato B
4 anos atrás

O problema que os governos estaduais, federais e municipais não estão trabalhando em conjunto, ta cada um fazendo as coisas por conta própria e ate em alguns casos passando uns por cimas dos outros em suas obrigações.

Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Parte considerável para não dizer a maioria que comenta nestes fóruns de Defesa, são pessoas do Estado da Guanabara..

Muitos são funcionários públicos e estudantes que estão em casa coçando a marreta.

Vão lá se ofereçam como voluntários e ajudem em algo.

Alexandre Pessoa
Alexandre Pessoa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Não se se você percebeu, mas a UFRJ fica no Estado do Rio de Janeiro (Estado da Guanabara desapareceu em 1975!!), assim como o professor Nadal e sua equipe da COPPE/UFRJ, e ainda dos alunos/professores e pesquisadores de diversas unidades da UFRJ da Escola Politecnica, do Instituto de Química, da Faculdade de Medicina e do HUCFF; da Faculdade de Letras, que está traduzindio às pressas, virando noites, os manuais e esquemas de fabricação das máquinas, da Escola de Belas Artes e Faculdade de Arquitetura, que acabam de ceder todas as suas impressoras 3D, CVC e máquinas de corte laser para… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alexandre Pessoa
4 anos atrás

P q vazias ? Se tem lugar no Brasil q tem funça desocupado é no RJ…

Alexandre Pessoa
Alexandre Pessoa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

No RJ ou na GB?, esclarece aí pra gente seu maravilhoso e embasado ponto de vista.

Nicolas_RS
Nicolas_RS
4 anos atrás

É impressão minha ou tem um manada de zumbis criticando o governo? Garanto que se fosse no PT, negaria o vírus, assim como negou a crise econômica e esses tapados acham que o Bolsonaro é o culpado.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Nicolas_RS
4 anos atrás

Amigo, não sou PT, e quero ver essa seita o mais longe do governo. Mas tapar o sol com a peneira não dá. O governo federal toma atitude puramente politica e se esquece da população. Os ricos do Brasil trouxeram esse vírus para nós, mas que vai sofrer e a população mais carente, pois estão parados em casa e não tem poupança para sobreviver. Ai nosso governo ignora todos os fato. E melhor para tudo por um mês, do que muita gente morrer causar pânico e parar de qualquer jeito. Me desculpe, não sou vermelho, mas o presidente está brincando… Read more »

Carlos Anelio Rodriguez Bayle
Carlos Anelio Rodriguez Bayle
4 anos atrás

En algún lugar vi un comentário que la válvula se podría hacer con el sistema 3D, inclusive ya se habria conseguido con suceso, creo que en Uruguay.

Formiga
Formiga
4 anos atrás

Para você ver a preocupação do governo federal com o monitoramento. NO Paraguai isso é feito no aeroporto. Na Coreia do Sul, China, Japão, Hong Kong, etc. Era comum o pessoal com sensor término no metro, aeroporto, rua. Veja o texto abaixo (nem me venham dizer que o Perrone é comunista)

https://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2020/03/novo-coronavirus-caso-ronaldinho-me-mostrou-como-brasil-perde-do-paraguai/

No Rio e São Paulo as secretarias estão tentando fazer esse monitoramento no aeroporto mas a ANVISA (do amigo do peito do Bolsonaro) não deixou. Qual o motivo?

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/presidente-da-anvisa-se-alinha-a-bolsonaro-e-contrapoe-mandetta-no-combate-ao-coronavirus.shtml

Augusto L
Augusto L
Reply to  Formiga
4 anos atrás

Não se trata de alinhar, o governo estadual não pode se sobre por ao federal, que é responsável pelos aeroportos.

Mas sim, o governo federal poderia estar cooperando mais com os estaduais, me parece que os governadores da oposição estão por conta própria na crise, o GF não tem faz nada além das suas atribuições legais para ajudar.

Nicolas_RS
Nicolas_RS
Reply to  Formiga
4 anos atrás

Sim, tudo culpa do Bozo malvadão, foi ele que foi na China e soltou o virus!

nonato
nonato
4 anos atrás

Acreditem ou não, entrei aqui justamente para sugerir algo do tipo. Temos uma pandemia e algumas carências urgentes. Os fabricantes tradicionais são muito engessados. Na segunda guerra, nos Estados Unidos, aviões eram produzidos aos milhares. Não estamos numa brincadeira. Estamos numa guerra. Chega de brincadeiras. É hora de arregaçar as mangas e agir. A idéia do professor é a mesma que a minha. Produzir localmente em grande escala. Seja usando um projeto já existente, por meio de autorização do fabricante que diz que só consegue fornecer 200 ventiladores por mês… Na minha opinião é possível com a ajuda e uso… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Pois é!
A mesma UFRJ que teve verbas bloqueadas pelo bobo da corte e sua trupe trapalhona por ser “antro de comunistas e maconheiros”.
Um país que não reconhece o conhecimento como sua maior riqueza, estará fadado a gerar trabalhadores braçais e fazendeiros para o mundo cada vez mais tecnológicos!

Alexandre Pessoa
Alexandre Pessoa
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Um esforço hercúleo, desde quarta feira passada (18/3) trabalhando sem parar, produção de álcool gel e insumos médicos pelas faculdades de Química e Fármacia, produção de máscaras pelas faculdades de Engenharia, Arquitetura e Design, tradução de manuais dos respiradores pela Faculdade de Letras, coordenação da COPPE no esforço de produzir peças e respiradores, com todas as faculdades acima mencionadas. Quase mil pessoas envolvidas. E ainda vão cortar de 10 e 20% dos salários, estão cortando bolsas de mestrandos e doutorandos… Sem contar a Fiocruz produzindo milhares de testes, pesquisando vacina!

Alexandre Pessoa
Alexandre Pessoa
Reply to  Alexandre Pessoa
4 anos atrás

O pessoal da Biologia, junto com a COPPE, desenvolveu um kit de diagnostico mais rápido e mais barato e mais fácil de fabricar dos que os atualmente no mercado! Universidade pública, aquela cheia de baderneiros e maconheiros.