Brasília, 21/03/2020 – O Ministério da Defesa ativou, na última sexta-feira (20), o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Foram ativados também dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

As Forças Armadas permanecerão em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários para apoiar as ações. Os militares poderão ser empregados no apoio às ações federais, no controle de passageiros e tripulantes nos aeroportos, portos e terminais marítimos, e no controle de acesso das fronteiras. Unidades militares especializadas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) poderão ser empregadas para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Além disso, Marinha, Exército e Aeronáutica poderão apoiar as triagens de pessoas com suspeita de infecção para encaminhamento a hospitais. Poderão ser instalados hospitais de campanha. Devido à possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade e capacidade desses meios, o apoio dos hospitais de campanha será avaliado com especial cuidado. Relembra-se que os hospitais foram concebidos para emprego em operações militares e operações humanitárias, possuindo, portanto, baixa capacidade de leitos, devendo ser adaptados às condições da presente pandemia.

O MD tem recebido diversas demandas de apoio de órgãos estaduais, municipais e outros. Tais demandas estão sendo direcionadas aos Comandos Conjuntos responsáveis pelos locais demandados, para avaliar a possibilidade de atendimento.

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Munhoz
Munhoz
4 anos atrás

A cura desse negócio se chama Azitromicina um antibiótico comum, é uma gripe que em alguns casos provoca uma broncopneumonia , o que ocorre é que os médicos não estavam dando antibióticos para os casos mais graves, simples assim, querem deixar os velhos morrerem!

Camargoer
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

Caro Munhoz. Antibiótico mata bactéria… O problema agora seria um vírus.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Entenda uma coisa, o vírus não é destruído pelo antibiótico, no entanto este pode provocar uma infecção que começa a produzir liquido nos pulmões, e é ai que entra o antibiótico, toda gripe pode evoluir para isto, ele não cura a gripe mas trata a broncopneumonia que esta pode provocar, associado a inalação e outros medicamentos, é um procedimento padrão na medicina !

Tanto que é isto que eles estão receitando agora !

Camargoer
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

Caro Munhoz. Você tem razão em dizer que quando o paciente adquire a Covd-19 ele pode adquirir outras doenças oportunistas de origem bacteriana, tanto no sistema respeitaria quanto em outros sistemas. Nesses casos, seria necessário administrar antibióticos de amo espectro para combate-las. Contudo, a infecção pelo vírus continuará atuando e o sistema imunogico continuará tentando combater o vírus. Apenas uma vacina poderia estimular o sistema imunológico a combater o vírus. Acho que enfim concordamos. O meu receio era concordar que antibiótico combate o vírus porque daqui a pouco, um montão de gente ia tomar bezetacil contra contra o vírus. Vice… Read more »

Bueno
Bueno
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

os Remédios não previne, o antibióticos combate a infecção , o corpo humano da uma aliviada e consegue reagir contra o vírus, criando assim anticorpos, Já esta sendo usado no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=iTGOpF6UMTQ&feature=emb_logo

PauloR
PauloR
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

A cura dessa gripinha se chama Benegrip. Bozo tá recomendando que todos tomem pra se curar

Camargoer
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Olá Paulo. Eu lembro de uma série de propagandas de remédios… biotônico fontoura (lembro de um desenho do picapau que ele rouba um fórmula para ficar forte), engov, doril. artroveran, kolynos (esse era mais conhecido que cigarro hollywood, o sucesso), se é bayer é bom, tenispé baruel. acnase, vickvaporub, gelol, leite de magnésio philips, ortopé tão bonitinho, sabone nívea com hidratante, pompom com protex…

MMerlin
MMerlin
Reply to  PauloR
4 anos atrás

PauloR, parabéns.
Pena você não ser um visitante mais frequente.
Com certeza, se quisesse claro, estaria mas bem informado.
Mas o Camargoer deu bons exemplos de como a propaganda pode ludibriar.
Faltou apenas mencionar o merthiolate, meu amigo.

Camargoer
Reply to  MMerlin
4 anos atrás

Olá MMerlim. Tem o extrato de arnica que minha mãe usa até para dor de dente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  PauloR
4 anos atrás

PauloR

E agora, Bozzo leu no seu grupo dele de Wapp que o remédio ideal é a cloroquina.
Fez declaração nacional sobre isso, dentro do maior rigor científico.
É claro.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Munhoz
4 anos atrás

É nessas hora que eu vejo a beleza da internet! O que 117 países, inclusive diversos prêmios Nobel e cientistas com milhões a sua disposição das empresas farmacêuticas não descobriram em três meses e ainda depois de mais de 10 mil mortes. Eis que achamos a cura no fórum. Parabéns! O que posso comentar, sobre isso, é que o medo, a dúvida, a incerteza sobre o futuro, gera reações incomuns nas pessoas, mas nesse caso, o melhor que poderia fazer é calar a boca, por que está disseminando informações que podem prejudicar outros.

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

O Brasil já tem mais mortos que Portugal e a culpa é unicamente do presidente da republica que prevaricou ao não tomar medidas enérgicas já no começo da epidemia no Brasil. É caso de impeachment, os panelaços de ontem demonstram que existe apoio popular para tal. O Brasil é um país de inúteis, a China inventará a cura e salvará a humanidade.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Eu achovwue a China inventou foi a doença.

Camargoer
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Olá Bloq. Esta semana foi publicado um estudo “The proximal origin of SARS-CoV-2” que conclui que o virus sofreu uma mutação natural. Continuar repetindo isso cria maior confusão. Muita gente lê e confia nos colegas da trilogia. O fato do vírus ser uma mutação natural não muda nada em relação ás opiniões políticas de cada um.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer, não havia visto seu comentário, coloquei o link da publicação original no meu comentário anterior. É muita desinformação sendo ventilada sobre isso

Camargoer
Reply to  Eduardo
4 anos atrás

Ola´Eduardo, Sem problemas. O texto tem que ser divulgado.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Os chineses consideram que o vírus chegou a Wuhan através da delegação americana que foi participar dos jogos militares.
Relatam um acidente em Forte Detrick que contaminou militares que participaram do evento esportivo.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Olá Antônio. O problema seria que o militar dos EUA teria que ter tido contato com o vírus antes aí fica um beco sem saída. O mais provável foi algum civil chines ter tudo contato com o habtati do morcego…

Eduardo
Eduardo
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Quando um elemento viral é criado, ele tem em seu genoma um indicativo disso que não pode ser removido, dito isso segue matéria da revista Nature, com 30 fontes científicas que corroboram a evolução natural a partir do SARS e MERS https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9

Daglian
Daglian
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

O Brasil tem 18 mortos e Portugal tem 14 mortos. No entanto, o Brasil tem 400 casos a menos que Portugal. O número de mortos depende de quem foi infectado e, no Brasil, podem ter sido pessoas mais debilitadas que em Portugal, simplesmente por azar. As ações do Presidente não só foram perfeitas, como foram exemplares. Portanto, o que você faz é terrorismo psicológico! Sua intenção é sabotar os esforços do Presidente em controlar essa crise, o que é no mínimo imoral neste momento. Você é um agente do caos, e está torcendo do fundo do seu coração para que… Read more »

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Daglian
4 anos atrás

Caro Daglian, não concordo com você quando menciona que o presidente foi exemplar. Ele está preocupado com a lacrosferas em meio a pandemia o exemplo tem sido negação da seriedade do vírus sobre nossa população. Ele está brincando com a vida das pessoas. Não sou vermelho mas não sou cego, votei nele para derrotar o poste não para fazer isso. Concordo que a roubalheira aplicada pela seita do PT nos colocou de joelhos nesses anos. Mas lembra quem foi o único pais do mundo a apoiar o presidente na compra da seção onerosa da Petrobras? Foi o único país a… Read more »

BMIKE
BMIKE
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Suburbano troll e analfabeto funcional, a culpa é do congresso que engessa o planalto. Nunca ouve na história desse país um presidente na linha de frente e atuante, esquerdo patas não pensa mesmo.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Panelaços só em São Paulo, RJ e MG, você acha que o Brasil se resume as esses 3 Estados? Concordo que ele deveria tomar medidas mai enérgicas mesmo, mas eu digo que o que mata o Brasil é o Brasileiro, todo mundo foi pular carnaval quando o vírus já estava matando muitas pessoas na China, carnaval esse, onde vem várias pessoas de vários países.Com certeza o vírus entrou no Brasil no carnaval, porque um dia depois que acabou, o governo informou as primeiras suspeitas. É triste mas o brasileiro ainda é muito ignorante, se você colocar qualquer buteco aberto o… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heinz Guderian
4 anos atrás

Heinz Guderian

O Congresso, assim como a maior parte da população, simplesmente está ignorando o que Presidente (?) fala ou faz.

Douglas
Douglas
Reply to  sub urbano
4 anos atrás

Nâo fale assim bobo.
Daqui a pouco vem os caras que amam a famílicia ofender e falar que foi a China a culpada de tudo .
E os a qual além de amar e zelar de seus banidos favoritos aínda tem no louco da Virgínia, o esclarecedor de todos os mistérios do mundo .

ODST
ODST
Reply to  Douglas
4 anos atrás

Até porque os amantes de ex-presidiários, corruptos, lavadores de dinheiro e eleitores de Postes condenados em primeira instância já estão aqui bostejando faz tempo né? Não nos esqueçamos que todo o dinheiro roubado e mal gasto com olimpíadas e copa do mundo poderia ter sido usado para a construção de mais hospitais, aquisição de equipamentos de última geração e pesquisa e desenvolvimento na área da saúde que poderia estar fazendo toda a diferença agora. Esse é o verdadeiro legado que a tua turminha nos deixou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  ODST
4 anos atrás

Xi!!!!!
Que papo furado!

ODST
ODST
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Belo argumento.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Antonio, acho que ficou sem argumento ein

MGNVS
MGNVS
4 anos atrás

Essa atitude ja deveria ter sido tomada desde o inicio dessa crise pandemica. Mas nao, nosso presidente inapto e incompetente so sabe ficar dizendo bobagens em redes sociais como se ainda estivesse em campanha. A conta dessa incompetencia vai ser alta para Bolsonaro e seus filhos inconsequentes. Toda a estruturada das Forças Armadas no que tange ao combate quimico/bacteriologico/nuclear ja deveria ter sido mobilizada ha tempos. Mas parece que nosso presidente so se importa com sua popularidade em queda e se as igrejas de seus apoiadores evangelicos pentescostais fanaticos vao estar cheias, o que por si so ja configura crime… Read more »

Camargoer
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Olá Mgnys. Vi uma entrevista com uma infectologista que esclareceu um ponto. Quando as medidas de restrição são tomadas muito cedo, elas perdem o efeito rapidamente porque dão a impressão de exagero. Fica muito difícil remobilizar depois. Se as medidas demoram para ser tomadas, são ineficazes. O momento correto de tomar as medidas fica entre esses dois momentos. Contudo, o governo tem informações que permitem a organização dos trabalhos com alguma antecedência. No caso dessa pandemia, os problemas ocorridos na China, EUA e Itália teriam permitido ao governo brasileiro tomar medidas de planejamento e até organizar estoques estratégicos dos materiais… Read more »

Salim
Salim
4 anos atrás

Quando para de falar e mandar comunicado e começa trabalhar. Tempo urge.

Doug385
Doug385
4 anos atrás

O melhor a fazer é ignorar este infeliz.

carcara_br
carcara_br
4 anos atrás

Deveriam organizar um exército com todos o odiadores de rede social para se unir aos americanos na iminente guerra contra os chineses, nossos heróis vão cobrar a dívida que a china tem por serem vítimas da covid-19.
Força guerreiros…

Alessandro
Alessandro
4 anos atrás

Não tem jeito qualquer ação que o governo brasileiro tomar para minimizar essa pandemia, vai ser criticada pelos militantes travestidos de “especialistas” no assunto. Se o governo brasileiro conseguir controlar a situação ou achar a cura, ainda sim vão achar uma maneira de culpar apenas o presidente, vão dizer que foi lento e por ter referido ao vírus chinês como gripezinha rsrs… São criticas baseadas em emoções ou frases ditas pelo Bolsonaro, e não nas atitudes que o governo e as outras autoridades públicas vem fazendo, por isso que não dá pra levar a sério os “entendidos”, pq entendem de… Read more »

Alessandro
Alessandro
4 anos atrás

– COMBATE À TRANSMISSÃO – Liberação de R$ 450 milhões para que instituições de ensino possam comprar álcool em gel e outros produtos de higiene. – Suspensão de visitas nos Presídios Federais. – R$ 432 milhões destinados a ESTADOS para reforçar ações contra o Covid19. – Recursos financeiros à unidades de saúde das CIDADES do Brasil que fiquem mais tempo em funcionamento. – Substituição de aulas presenciais por aulas a distância. – Restrição temporária à entrada de estrangeiros pelas fronteiras do país. 2- MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS – Projeto de simplificação temporária de regras trabalhistas. – Trabalhador e empregador poderão celebrar… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Espero que os militares apresentem trabalho melhor que os ineptos/inaptos do Governo.
Hoje, o Ministro (?) da Saúde em pronunciamento nacional na TV veio pedir o adiamento das eleições.
Dentre tantos assuntos importantes relacionados à disseminação do vírus, o que esse ‘ixperto’ vem falar para o povo?
É surreal.

M65
M65
4 anos atrás

Caso a Pandemia no Brasil agravar (espero que não !) é possível que as Forças Armadas convoquem o efetivo da Reserva R1 e quem sabe R2. Especialmente aqieles que eram do serviço de saúde. Porém, Oficiais e praças de armas e servicos podem ser convocados para Transporte, Polícia e Guarda.

Celso
Celso
4 anos atrás

Este aqui bateu o recorde.. The best of abobrinhas…Putz

willhorv
willhorv
4 anos atrás

Precisaremos deles e tenho certeza que vão agir prontamente. Força a todos!