Pelo menos 20 vacinas contra o coronavírus estão em desenvolvimento na corrida global pela cura

7

A Organização Mundial da Saúde está trabalhando com cientistas de todo o mundo em pelo menos 20 vacinas diferentes contra o coronavírus, algumas já em testes clínicos em tempo recorde – apenas 60 dias após o seqüenciamento do gene.

“A aceleração desse processo é realmente realmente dramática em termos do que podemos fazer, com base no trabalho iniciado com o SARS, iniciado com o MERS e agora sendo usado para o COVID-19” disse a Dra. Maria Van Kerkhove, o líder técnico do programa de emergências da OMS, em uma entrevista coletiva na sede da organização em Genebra.

As vacinas ainda estão muito longe de estarem disponíveis para uso público, alertaram os funcionários da OMS. Os principais cientistas dizem que os ensaios clínicos e as aprovações de segurança necessárias para levar uma vacina viável ao mercado podem levar até 18 meses.

Mike Ryan, diretor executivo do programa de emergências da OMS, disse que os ensaios são necessários. Há apenas uma coisa mais perigosa do que um vírus ruim “e que é uma vacina ruim”, disse ele.

“Temos que ter muito, muito, muito cuidado no desenvolvimento de qualquer produto que injetaremos na maior parte da população mundial”, disse ele, acrescentando que os primeiros testes em humanos com uma vacina iniciada na semana passada nos EUA eram “sem precedentes em velocidade”. Ele disse que isso nunca teria acontecido se a China e outros países não tivessem compartilhado a sequência genética do COVID-19 com o resto do mundo.

Os Institutos Nacionais de Saúde têm trabalhado rapidamente com a empresa de biotecnologia Moderna para desenvolver uma vacina usando a sequência genética do novo coronavírus. O teste começou no dia 16 de março no Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser Permanente Washington, em Seattle, Washington. O estudo em estágio inicial, ou fase 1, testará a vacina em 45 homens e mulheres não grávidas entre as idades de 18 e 55 anos, de acordo com detalhes do estudo no site do NIH.

Uma vez encontrada a vacina, os funcionários da OMS alertaram sobre outros obstáculos logísticos, financeiros e éticos que os líderes mundiais enfrentarão.

“Mesmo que recebamos uma vacina eficaz, temos que ter a vacina disponível para todos. Tem que haver acesso justo e equitativo a essa vacina para todos”, disse Ryan, acrescentando que o mundo não será protegido contra o coronavírus, a menos que todos sejam vacinados. “Como podemos garantir que receberemos o suficiente dessa vacina a tempo, como garantimos que possamos distribuí-la a populações em todo o mundo e como convenceremos as pessoas a tomar a vacina”.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, já está contatando líderes globais sobre essas questões, disse Ryan.

“Esta vacina não deve ser para os que têm, deve ser para aqueles que não podem comprá-la também”, disse Tedros. “Precisamos responder a essa pergunta o mais cedo possível.”

FONTE: CNBC

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br
carcara_br
4 anos atrás

Está ai a importância de mantermos boas relações com todos nos momentos de crise, compartilhamento de informação é essencial num momento como este. Não sei como a imprensa americano conseguiu veicular uma matéria como esta, sem uma crítica direta aos chineses, na realidade até os elogiaram, mas a “Dra. Maria Van Kerkhove” certamente é comunista….

Ivan
Ivan
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Carcará,

Vc escreveu:
“Não sei como a imprensa americano conseguiu veicular uma matéria como esta…”

Só lembrando:
A imprensa americana é livre, como deve ser em uma democracia de 2 (dois) séculos de existência, escrevendo e falando o que bem entendem – dentro da lei, evidentemente – sem impendimentos antes ou punições estatais depois.
Lá, como aqui, a imprensa fala mau até do presidente, sem que ninguém vá preso ou desapareça sem deixar rastros.
Isso certamente é diferente do que acontece em países autoritários e/ou ditatoriais, como a China por exemplo.

Assim sendo, nenhuma surpresa.

Saudações,
Ivan, o antigo.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Ivan
4 anos atrás

É livre mas passa por editores devidamente orientados, que normalmente pedem a inclusão de um trechinho difamatório, afinal a china é a principal adversária geopolítica DELES.

Ivan
Ivan
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Negativo. Você está se enganando e, possivelmente, enganando outros. . Os “editores devidamente orientados” agem de acordo com a linha editorial do veículo de comunicação, podendo ser CONTRA ou A FAVOR do governo federal. . Vejamos: CNN bate com força na administração Trump, mas continua funcionando sem nenhum percalço e até contando com a simpatia dos Democratas. FOX News bate com força na CNN e nos Democratas (metade do Congresso) e apoia em muitos pontos a administração Trump, contando com a simpatia dos conservadores americanos e dos Republicanos. . Sabe o que é isso? Democracia ! . Será que na… Read more »

Nicolas_RS
Nicolas_RS
4 anos atrás

E os efeitos colaterais? Ou tem inocente, para não dizer outra coisa, que acha que vacina é pilula milagrosa?

Depois não sabem pq tem tanto autista principalmente nos EUA…

Nicolas_RS
Nicolas_RS
4 anos atrás

E os efeitos colaterais? Ou os inocentes para não dizer outra coisa, acham que isso é a pilula milagrosa?

Depois não sabem pq tem tanto autista nos EUA e no mundo.

Isso deve ser tomado apenas para o grupo de risco, e estão colocando jovens de 18 anos no barco… que vergonha.

Diego
Diego
4 anos atrás

O Brasil está nessa corrida também.