Carro de combate SK105 A2S sendo municiado

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais realizou o Adestramento de Escola de Fogo (ADEST-ESFOG), no período de 24 a 25 de junho, no Centro de Avaliações do Exército, no Rio de Janeiro-RJ. Participaram do adestramento três carros de combate e uma viatura socorro para carros de combate.

No ADEST-ESFOG, foram empregados 21 militares da tripulação do Batalhão, por dia de exercício, além de pessoal de outras unidades apoiadoras.

O objetivo do exercício foi alcançado com o elevado grau de proficiência, pelas guarnições das viaturas blindadas, na conduta e execução do tiro real com canhão 105mm.

Execução de tiro real com carro de combate
Execução de tiro real com carro de combate

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,2
Tomcat4,2
3 anos atrás

Isso sim é um tanque velho e obsoleto viu, peça de museu na melhor das hipóteses.

Robson Heitor Piletti
Robson Heitor Piletti
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Segundo consta são operadas 17 unidades pelos FN… se é para manter tripulações, treinamentos, alojamentos, manutenção e afins que se compre veículos melhores, o país fabricante não os opera mais.

Veículos comparáveis

Last edited 3 anos atrás by Robson Heitor Piletti
Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Robson Heitor Piletti
3 anos atrás

O Centauro II com o canhão de 120mm seria uma boa opção para sustituí-lo pois o SK-105 é considerado um caça-tanque.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

Acho que a MB deveria embarcar na ideia com o EB e comprar umas 20 unidades do Centauro 2 em conjunto, vai que dão um desconto kkk

Welington S.
Welington S.
Reply to  Robson Heitor Piletti
3 anos atrás

ESQUECE blindado russo aqui. Nós não teremos. No máximo francês ou americano.

ted
ted
Reply to  Robson Heitor Piletti
3 anos atrás

na verdade no inventario consta 23 unidades do blindado sk105

Nilson
Nilson
Reply to  ted
3 anos atrás

Na verdade operacionais só apareceram 3 no exercício…

Lu Feliphe
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Na realidade é um caça tanques.

Edimur
Edimur
Reply to  Lu Feliphe
3 anos atrás

Só se for caçar tanque no Paraguai kkkk

PACRF
PACRF
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Enquanto isso os militares estão recebendo reajuste de salário, em um cenário no qual o país sofre com a maior crise sanitária de sua história e índices estratosféricos de desemprego, em parte consequência da pandemia. Temos forças armadas 2M: Mau treinadas e Mau equipadas. No entanto, bem remuneradas, inclusive aposentados e pensionistas.

Flanker
Flanker
Reply to  PACRF
3 anos atrás

Sem querer ser chato, mas já sendo, nesse caso não é MAU e sim, MAL…..MAU seria se elas fossem más….com maldade…..desculpa, não quero corrigir, só ilustrar…..

Jorge Alberto
Jorge Alberto
Reply to  Flanker
3 anos atrás

E voce esperava o que? vindo de quem? (sic!)

PACRF
PACRF
Reply to  Flanker
3 anos atrás

MAU é adjetivo, ou seja, classe gramatical utilizada para qualificar o substantivo. MAL é da classe gramatical substantivo, cujo antônimo é BEM. Adjetivos existem para qualificar, caracterizar ou classificar um substantivo, quando ao lado do mesmo, no caso Forças Armadas. Desculpe-me, não desejo corrigir, só ilustrar…

Flanker
Flanker
Reply to  PACRF
3 anos atrás

Então tá….além de tudo quer ser debochado? Fui educado….já você, além de desconhecer o uso correto da língua portuguesa, é maL educado…. ” ) MAU é um adjetivo e se opõe a BOM: … “Ele foi mal treinado.” (x bem treinado); “Ele está sempre mal-humorado.” (x bem-humorado); “A criança se comportou muito mal.” (x se comportou muito bem);” Vê se aprende…..um pouquinho de leitura é bom….pode ser até uma revista, quando estiver no banheiro fazendo o número 2……aprende-se muito somente lendo….não precisa nem saber regras gramaticais….só de ler, você aprende….fica a dica….e larga esse ranço e mania de querer estar sempre certo…..eu escrevi meu comentário anterior… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Ao contrário de você, minha intenção não foi ofender ninguém.

Jodreski
Jodreski
Reply to  PACRF
3 anos atrás

Amigo vc perdeu uma grande chance de ficar quieto!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Gostei do cuidado com o vernáculo.
Realmente ilustrativo.

Anthony
Anthony
Reply to  PACRF
3 anos atrás

“Incrivel” como percebesse claramente quanto o comentario e de alguem “ideologico”!

Nutela, repetitivo, enlatado e sem fundamento! aff…

Jorge Alberto
Jorge Alberto
Reply to  PACRF
3 anos atrás

C tem absoluta certeza disso? Qual tua fonte?

Gabriel
Gabriel
Reply to  PACRF
3 anos atrás

Os militares estão recebendo reajuste de salário? não! (está sendo um menino “mau” ao escrever mentiras). As Forças Armadas são “mal” treinadas e “mal” equipadas? depende a referência que usar. Se comparadas a EUA, Rússia e China, sim. Se comparar com os países que fazem fronteira com o Brasil, não. (está sendo um menino “mal” ao não contextualizar tua afirmação). As Forças Armadas são “bem remuneradas”? depende a referência que usar. Se comparar com um trabalhador informar, sim. Se comparar com as outras carreiras de Agentes Públicos Federais e com as carreiras das Policias Militares, não são “bem remuneradas”. (está… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Gabriel
3 anos atrás

Pergunto: por que o MP entrou com medida cautelar junto ao TCU no dia 30/06/2020 pedindo o cancelamento de aumento de salários e gratificações de 73% para as Forças Armadas? Fóruns possuem um caráter de informalidade, onde as pessoas expressam suas ideias, mesmo equivocadas, tendo sempre o cuidado de não ofender os outros. Não há a necessidade de comparar as Forças Armadas Brasileiras com outras forças armadas. É fato que as nossas não cumprem uma de suas atribuições institucionais: zelar pela integridade de nossas fronteiras. O crime organizado cresceu na razão direta da incapacidade de vigilância de nossas fronteiras. Fuzis… Read more »

Gabriel
Gabriel
Reply to  PACRF
3 anos atrás

Vou usar uma expressão militar, já que insiste em comentar um assunto, sem o mínimo de conhecimento de causa: “deixa de ser bizonho”!!
Um comentário mais “sem pé nem cabeça”, que outro.

Zorann
Zorann
Reply to  Gabriel
3 anos atrás

Não sei se você faz ideia, mas é ridículo desqualificar qualquer pessoa, usando como justificativa uma suposta superioridade que julga ter em determinado assunto, pelo simples fato de ser/ter sido militar. Como se isto fosse sinônimo de conhecimento incontestável. Isto sim é “bizonho”

Discuta o assunto, conteste os argumentos, ou simplesmente fique calado. Não desrespeite quem teve o trabalho de responder a um comentário seu.

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA
ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA
Reply to  Zorann
3 anos atrás

Exato. Fui militar com muito orgulho, mas esse tipo de postura só afasta quem está interessado no assunto. É notória a nossa incapacidade de meios. Talvez a FAB, se tiver em quantidade minimamente suficiente esteja em melhores condições para isso com os F39, os KC 390, AT 29, R e E 99 e os poucos A1M. Por sua vez, MB e EB estão bem defasados em termos de equipamentos e precisam enxugar o efetivo. Temos uma marinha de terra e um exército limitado em meios de dissuasão. Discussão se ganha com argumentos, respeitando a opinião dos outros e, se for… Read more »

Xerem
Xerem
Reply to  ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA
3 anos atrás

Concordo mais a FAB tambem tem que enxugar

ted
ted
Reply to  Zorann
3 anos atrás

Aqui se discute assuntos militares! cai fora meu.

Zorann
Zorann
Reply to  ted
3 anos atrás

Eu disse por um acaso que não se discute assuntos militares? Olha o que eu escrevi e o que você respondeu. Simplesmente nada a ver.

ted
ted
Reply to  PACRF
3 anos atrás

Vá cata coquinho

Paulo Eduardo
Paulo Eduardo
Reply to  Gabriel
3 anos atrás

Os militares estão recebendo aumento nas gratificações em um período onde está ocorrendo queda drástica de receita. Isto não é viável economicamente e péssimo para a economia no atual cenário, sem falar que forma um efeito cascata.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Paulo Eduardo
3 anos atrás

Posso concordar com você Paulo, o momento é ruim. Porém nenhuma das outras carreiras federais, estaduais e municipais, muito menos politicas, querem fazer sacrifícios em prol da nação.

Veja que o Presidente sugeriu diminuir o salário dos políticos para ajudar no combate à covid-19, no entanto nenhum dos poderes quis.

Nosso problema não é com os militares, com certeza.

jose carlos souza sub oficial da reserva remunerad
Reply to  Paulo Eduardo
3 anos atrás

Sou militar da reserva e não recebí aumento algum, muito pelo contrário, estamos batalhando para entrar no rol dos generais, estes sim que foram contemplados com o propalado aumento pois o que tivemo foi um decréscimo no salário.

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  PACRF
3 anos atrás

O contrário de mau é bom. Então as forças armadas são bom treinadas e bom equipadas? kkkkkk

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  PACRF
3 anos atrás

reajuste de salário? Mais bem compra de lealdade, para prevenir um golpe contra esse governo apocalíptico.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Apocalíptico é o governo argentino, o brasileiro está salvando o país de outro governo corrupto, onde a mídia recebe um caminhão de dinheiro para falar bem.

Sequim
Sequim
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Putz, verdade. Tá até salvando amigos que não tem onde morar e precisam passar temporadas morando em sítios alheios, “de grátis “, né não?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Talvez, seja o medo da fúria das legiões.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Antonio Palhares
3 anos atrás

Quem anda com medo de legião é o pessoal que mora do outro lado da rua, vai por mim.

ted
ted
Reply to  PACRF
3 anos atrás

vai levantar bandeira politica em outro blog

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Argentina e Bolívia também usam esse blindado obsoleto?

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Karl Bonfim
3 anos atrás

A Argentina tá falida, não tá conseguindo nem andar. A Bolívia usa, é seu principal meio de combate blindado.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Realmente fiquei surpreso, que o Brasil ainda use isso aí. O pior de tudo desse bichinho é a blindagem mínima, inadequada até para os níveis da WWII. Vi muitos deles no deserto do Iraque, com perfurações de armas de baixo calibre.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Foram feitos para funções semelhantes ao do Hellcat: Chegar primeiro, atirar e correr. Não para ser um MBT.

ted
ted
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Tem que ser leve para poder ser desembarcado nas praias. Blindado adequado para a Marinha.

ted
ted
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

É um blindado caça carro, e pode através de sua mobilidade e estratégias botar um leo1 fora do combate.

FERNANDO
FERNANDO
3 anos atrás

Muito velho e obsoleto mesmo
Parece aqueles tanques da 2ª Guerra Mundial

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  FERNANDO
3 anos atrás

Tá bem à frente deles, daria um pau em qualquer tiger, panther, t-34 ou Is-2. O problema é que para os níveis de hoje realmente está ultrapassado e a MB parece também ter problemas com a motorização, o que tem deixado os veículos indisponíveis.

rdx
rdx
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Até ser atingindo pelo primeiro disparo de 20 mm. O SK-105 é um caça-carro e não um MBT, portanto ele não tem blindagem para encarar nem um velho T-34, por exemplo. A vantagem dele reside na potência do canhão 105mm, que hoje já está ultrapassado (como função anticarro).

Bardini
Bardini
Reply to  rdx
3 anos atrás

No CFN ele faz apoio de fogo para a Infantaria. Não é a missão dele ser um caça tanque…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Acredito que seja porque o CFN não tenha uma doutrina de combate a tanques, justamente por acreditar-se que eles desembarcariam nas praias apoiando a infantaria.

Mas essa é a minha opinião.

ted
ted
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Em um confronto alem mar é o CFN quem levará a bandeira do Brasil e acredite é uma tropa de elite e a mais bem equipada de todas as tropas de pronto emprego no Brasil. Artilharia 155mm. blindados. misseis mistral, carl gustav, sniper, paraquedistas salto em grande altura, mergulhadores de combate. radar sueco girafe. sistema de contra bateria, alem do astros 2020.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  rdx
3 anos atrás

A blindagem frontal dele segura 20mm, o problema é que ele não foi feito para resistir a tiros de armas anti-tanques nem mesmo frontalmente.

Acredito que na segunda guerra ele venceria pelo avanço tecnológico que teria em relação aos outros veículos, mas com certeza ele não se encaixa no tipo MBT.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Pau no Tiger??? ????

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Ele fura mais e 200mm de blindagem, o Tiger 1 tinha 100mm de blindagem, dá mais que pro gasto.

O Sk-105 tem canhão estabilizado, visão noturna, mesmo que de 1° geração, autoloader, mais rápido, ágil, fácil de transportar, pode passar em qualquer ponte.. Comparando com o Tiger, está décadas à frente, justamente como está.

Obviamente eles têm funções diferentes, mas sem dúvida o SK-105 nas mãos da França teria batido toda a Wermatch na segunda guerra.

Giovanov
Giovanov
3 anos atrás

Melhor seria trocar pro um ifv parrudão ou um cc leve dessa nova geração que todo mundo tá fazendo.

Aliás, o que acham da decisão dos eua de não mais utilizarem o abrams nos marines?

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Giovanov
3 anos atrás

Achei bacana mas vc viu o novo “M”MBT(Carro de Batalha Principal leve ou médio) que estão desenvolvendo e já com pedidos pra centenas de unidades o Griffing II ???
comment image

Oráculo
Oráculo
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Isso caia feito uma luva no EB.

Rafael G de Oliveira
Rafael G de Oliveira
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

tomara Oraculo, estou confiante para que isso ocorra em médio prazo

ted
ted
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

mas não para a marinha

Bardini
Bardini
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

e já com pedidos pra centenas de unidades o Griffing II”
.
Nenhum dos concorrentes foi selecionado até o momento.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Apenas me expressei mal, o “vencedor “da concorrência vai construir as centenas de exemplares.

Rafael G de Oliveira
Rafael G de Oliveira
Reply to  Giovanov
3 anos atrás

“o que acham da decisão dos eua de não mais utilizarem o abrams nos marines?”

…acho excelente….movimentar 70 toneladas para outro lado do planeta não torna a força tão expedicionária como de costume. Se rondar alí é uma excelente oportunidade para o e.b e cfn

Lu Feliphe
Reply to  Rafael G de Oliveira
3 anos atrás

Os Fuzileiros não necessitam de um grande cc, na realidade eles precisam de um blindado leve, até porque invadir e tomar uma cabeça de praia com os Abrams envolve uma grande logística, e isso custa muito.

Lu Feliphe
Reply to  Giovanov
3 anos atrás

Ter que levar quase 70 toneladas para um teatro de operações do outro lado do mundo, incluí uma grande logística que não é rápida, além da manutenção envolvida o que custa muito dinheiro. Creio que esses foram os motivos para os Fuzileiros Americanos não utilizarem mais ele.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 anos atrás

Existe algum estudo para a substituição dos SK-105?

Lu Feliphe
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

Atualmente não foi aberto nenhum ROA para um estudo de um novo veículo para o substituir.

Gil U
Gil U
3 anos atrás

Adestramento com apenas três carros de combate e uma viatura socorro, é isso mesmo?! Nosso CFN esta tão mal assim ou o numero de militares e meios esta adequado para um treinamento?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Gil U
3 anos atrás

O pior é que essa peça de museu não pode de nenhuma maneira ser utilizada no combate anti carro.
Simplesmente não possui blindagem para tal.
O máximo que se pode fazer é usar-ló como uma peça de artilharia autopropulsada.
Aqui temos estoques para não acabar mais de Strikers com canhão 105mm, todos armazenados sem uso. Com um pouquinho de vontade, o CFN poderia formar pelo menos umas duas brigadas a precinhos camaradas.
O que não se pode fazer é expor os pobres fuzileiros brasileiros no ultrapassado e desprotegido SK105.

Abs

Vovozao
Vovozao
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

03/07/2020 – sexta-feira, btarde, João, voce esta fora da nossa realidade, quanto de whisky, caviar, lagostas, etc…. nossos comamdantes teriam de abrir mão para comprar Strikers e formarem 2 brigadas. Acorda, ninguem ataca o Brasil, e, se por acaso atacar, vamos culpar as gestões anteriores, agora temos a desculpa da pandemia, esta é a grande desculpa…..e os cocktail continua.

ted
ted
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

E o que falar dos leo 1a5 do exercito. pode vender tudo como ferro velho então!

ted
ted
Reply to  Gil U
3 anos atrás

tas muito mal informado

campos
campos
3 anos atrás

É triste ver nossas forçar armadas somente treinando com equipamentos antiquados e em pequenas quantidades. É fato, nosso Brasil merece mais atenção…….

Welington S.
Welington S.
Reply to  campos
3 anos atrás

Pede para os filhos de uma boa senhora do STF parar de comprar lagostas e tomarem vinhos caríssimos e prestarem mais atenção na defesa de nossa pátria. O mesmo vale aos demais políticos. Quando eles começarem a fazer isso a coisa muda e pode ter certeza que muda rápido. Vamos poder ver coisas aqui de outro ”mundo”.

Cadu
Cadu
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

STF não tem nada haver com a defesa. O problema da defesa vai além do políticos, os militares também são culpados pela atual situação da força.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Cadu
3 anos atrás

Na minha opinião o STF tem culpa também, para que comer lagosta no serviço público ?

Pensando da maneira como você disse, o STF não teria culpa por 100 milhões de brasileiros não terem saneamento básico, então podem comer lagosta à vontade.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

E você acha que generais, almirantes e brigadeiros também não comem lagostas com dinheiro público?
Infelizmente a regra é essa no topo do funcionalismo público, seja civil ou militar.

Vovozao
Vovozao
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

03/07/2020 – sexta-feira, btarde, Welington S. só os politicos, ministros…… e os militares, quase que diariamente teem cocktail em Brasília, regado a tudo do melhor, todos os que mandam neste pais, aproveitam o maximo, povão é detalhe para novembro, vao bater em seu ombro, comer buchada, e pedir para voce votar nele, só nesta hora lembram que existe 2p (povo e pobre).

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

Pra mim sob medida para os fuzileiros e uma modernização seria bem vinda. São uma tropa anfíbia de ação rápida, não dá pra transportar muita coisa e um pouco de couraças fazem bem para o moral. Valeria a pena colocar uns ATGMs no lugar do canhão de 105mm. Mais ou menos como o Peru fez com seus AMX13 com 3 tubos de kornet cada um.

Caio
Caio
3 anos atrás

Uma força de dezenas de bilhões de dólares, com sucatas e aínda em poucas quantidades….. Tá certo, Muito certo, certíssimo.

Alex
Alex
Reply to  Caio
3 anos atrás

E que não sobrou dinheiro, pois a MB gastou milhões com os devaneios de um P.A. Não tem se quer o básico com equip de ponta mas quer ter P.Aviões.

Osvaldo Marcilio
3 anos atrás

Já passou da hora de trocar esses “velhos” SK-105…”ADSUMUS!!!

Davi
Davi
3 anos atrás

Dói falar isso, mas não bota medo nem em pirata.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Davi
3 anos atrás

Bota medo nos tripulantes

ted
ted
Reply to  Davi
3 anos atrás

fica na frente do canhão 105mm pra ver!

Jardel
Jardel
3 anos atrás

É o que tem pra hoje. Fazer o quê… Manter doutrina, etc e tal até chegar um meio mais moderno sabe-se lá quando.

Ramon
Ramon
3 anos atrás

Já que aparentemente não vão comprar nada para substituir esses blindados, podiam no mínimo passar alguns leopard 1A1 dos estoques do EB para os fuzileiros navais, creio eu que iria ser melhor para o adestramento dos fuzileiros.

Lu Feliphe
Reply to  Ramon
3 anos atrás

Tanques como Leopard 1a1, não são adequados aos fuzileiros. Interresante seria ver um vbci com suas versões com 105 ou 120 mm como o cv90, ou um cc leve de última geração.

Last edited 3 anos atrás by Lu Feliphe
Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Ramon
3 anos atrás

O EB não consegue mais operar Os Leo 1A1 por falta de peças no mercado, em especial para o sistema de tiro e transmissão, sendo que o último problema também afeta os 1A5.

Uma boa opção seria a MB embarcar no desenvolvimento do novo CC junto do EB e adotar uma certa quantia deles.

Flanker
Flanker
Reply to  Ramon
3 anos atrás

Quais Leopard 1A1? O EB está substituindo os últimos 39 que operavam nos RCB aqui do RS pelo Leo 1A5. Logo, o 1A1 não tem mais condições de operar por conta da dificuldade insolúvel de manutenção, principalmente, de seu sistema de direção de tiro, que no caso dos 1A1 brasileiros era belga e não é mais fabricada há muito tempo.

Jeovani
Jeovani
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Neste caso ao substituir a dotação do RCB por LEO1A5, como ficaria a lotação dos RCC?

Flanker
Flanker
Reply to  Jeovani
3 anos atrás

Dos 54 Leo 1A5 de cada RCC, 13 for transferidos para cada um dos RCB…..assim os RCC ficaram com 3 esquadrões de 13 carros cada um, ao invés de 4 esquadrões. Cada RCC ficou com 41 viaturas.

ted
ted
Reply to  Ramon
3 anos atrás

blindados da marinha são de logística e emprego totalmente diferente do exercito

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Treinar é sempre bom! Sigam em frente!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Exato já que só tem eles tem que treinar para tirar o máximo que o equipamento pode fornecer. Se levar em conta o cenário local ainda dá para o gasto.

Overandout
Overandout
3 anos atrás

Essa torre é equipado com autoloader?

Lu Feliphe
Reply to  Overandout
3 anos atrás

Ele é equipado com um carregador automático giratório semi automático.

Last edited 3 anos atrás by Lu Feliphe
Paulotd
Paulotd
Reply to  Lu Feliphe
3 anos atrás

Tanque velho e ópticos obsoletos. Sou capaz de dizer que uma Guarani com torre REMAX 12.7mm e munição AP bota fora de combate esse cidadão cinquentenário ai, principalmente em ambiente noturno, pois REMAX tem ótima precisão e visibilidade noturna. UT-30 então, derruba na hora.

Bardini
Bardini
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

foi…

Last edited 3 anos atrás by Bardini
Bardini
Bardini
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

Comentário retido…
.
O Kurassier pelo menos possui canhão estabilizado que pode ser disparado em movimento. Ele está equipado com um periscópio, um telêmetro a laser e um sensor infravermelho, além de contar com computador de tiro.
.
O Cascavel por exemplo, não tem canhão estabilizado, possui apenas o sensor “Mk1 eyeball” e o controle de tiro manual é o “deixa comigo!”.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

Bota fora se atirar nas laterais, a frente do SK-105 segura 25mm.

Lu Feliphe
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

A armadura frontal protege a tripulação de de 20 mm, com blindagem extra na parte frontal do chassi e da torre pode resistir a APDS de 35 mm, em outras partes só protege a tiros de armas leves.

rdx
rdx
3 anos atrás

O BMP-3 é perfeito para substituir o SK-105. Alíás, seria uma boa opção para equipar os RCB e BIB do EB…desde que fosse fabricado sob licença. Não existe nada superior em custo x benefício no mercado.

Welington S.
Welington S.
Reply to  rdx
3 anos atrás

Esquece blindados russos aqui filhão. Não vamos ter. Claro, sonhar não custa nada.

Rafael G de Oliveira
Rafael G de Oliveira
Reply to  rdx
3 anos atrás

amigo rdx…a Russia agora lançou o sprut sdm1, que é basicamente um bmp-3 com um canhão (acredite) 125mm para funcionar junto com o bmp-3f (versão de fuzileiros navais)….

rdx
rdx
Reply to  Rafael G de Oliveira
3 anos atrás

Impressionante. Provavelmente é o único tanque anfibio do mercado.

Bardini
Bardini
Reply to  rdx
3 anos atrás

Kurganets é o futuro…

Last edited 3 anos atrás by Bardini
Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  rdx
3 anos atrás

BMP-3 seria algo muito interessante tanto para o EB quanto os Fuzileiros …

Lu Feliphe
Reply to  rdx
3 anos atrás

Pouco provável a aquisição de blindados russos.

Foxtrot
Foxtrot
3 anos atrás

Espero que o CFN faça uma integração de meios com o EB e adote ou o futuro Guaraní 8×8 com canhão ainda não definido (105 ou 120 mm), ou quem sabe adquira mas Leo1A5 e modernize nos mesmos padrões do EB.
Até quem sabe lançarem uma ordem de desenvolvimento e aquisição conjunta de novo MBT nacional.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Foxtrot
3 anos atrás

Eu acho que deveriam também ajudar no desenvolvimento do novo CC do Brasil, se as duas forças se juntarem o projeto tem mais chances de sair.

Ph Nunes
Ph Nunes
3 anos atrás

Alguém sabe de novas informações sobre o novo camuflado do CFN?

GFC_RJ
GFC_RJ
3 anos atrás

O problema dos FNs é que eles precisam desembarcar esse bicho em terra. Posso estar errado, mas atualmente a MB não tem um meio que possa desembarcar algo maior, mais pesado e potente.
Também não conheço opções de bindados com o mesmo perfil, mas mais moderno.

Bardini
Bardini
3 anos atrás

O CFN até hoje, NÃO TEM um 4×4 blindado. Sanar essa carência é muito mais importante que colocar milhões de dólares em uma substituição dos Kurassier, por seja lá o que for nesse momento.
.
Os Kurassier servem basicamente para apoio de fogo. O grande “problema” deles, é que quando tem de se operar junto dos Piranha IIIC, mistura-se Roda vs Lagarta. Não é ideal.

Rafael G de Oliveira
Rafael G de Oliveira
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Amigo Bardini, algumas unidades de Piranha com aquela torre Belga Cockeril 105mm resolveria bem essa situação não acha?

bacana daquela torre que é possível trocar os calibres de acordo com a missão

Bardini
Bardini
Reply to  Rafael G de Oliveira
3 anos atrás

Acho que ninguém tem bala na agulha pra trocar calibre conforme missão. Tu troca uma metralhadora .50 por um lançador de granas 40mm. Eu não lembro de um exemplo no mundo em que tu troca um 105mm por um 30x173mm, por exemplo. . A intenção dessa torre é padronizar a logística e tentar baratear custos pela escala, na aquisição de um lote de blindados. . Os Belgas usam uma UT30 também, para apoio de fogo. Provavelmente, seria uma das opções mais baratas para o CFN adquirir maior poder de fogo. Equipar alguns dos seus Piranha IIIC com essa torre 30x173mm,… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Mi mi mi e blá blá blá das baboseiras do Lesardine como sempre kkkkkk.

Juarez
Juarez
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Ao contrário do que tu apregoa, o CFN não cai colocar meio milhão de euros em um veículo caro de manter e operar enquanto tem prioridades muito mais importantes. São uma tropa pragmática, ao contrário dos iluminados do EB que colocaram e estão colocando um $$$$ grosso nesse Bambi de ouro, mas enquanto o grosso da tropa atira de FAL, da 20 tiros por ano, sua artilharia rebocada vai ser composta em breve por peças centenárias, sua AA e bizonha, não possue sequer um radar de contra bateria, e nem UAVs para Recon,mas mete meio milhão de euros no Bambi… Read more »

Xerem
Xerem
Reply to  Juarez
3 anos atrás

O que seria Bambi de ouro ?

Zorann
Zorann
3 anos atrás

Nossa! Que baita adestramento…. 3 carros de combate e 42 militares!!! Uau. Isto numa força de fuzileiros de aproximadamente 20.000 militares.Olhem o tamanho da nossa capacidade (leia-se inutilidade).

Com certeza teve o “elevado grau de proficiência” citado na matéria.

Dar este tipo de notícia é reconhecer a inutilidade dos Fuzileiros Navais. Ficou muito ruím.

Mano Jô
Mano Jô
Reply to  Zorann
3 anos atrás

Ainda quero saber porque a MB possui 20.000 fuzileiros sendo que a maioria dos navios que os FN usam estão parados…

Paulotd
Paulotd
Reply to  Mano Jô
3 anos atrás

MB tem muito dinheiro pra pagar salários e aposentadorias. Os FN que dizem ser força de elite, estão mais mal armados que quase todos os batalhões de infantaria do EB. E pasmem, nem defesa AA eles possuem direito, ao menos o EB tem alguns Iglas, o RBS-70 e os Gepard. Enquanto isso os FN operam o bofors 40mm pra AA, sem míssil dedicado.

MB adora elogiar o M16A3 em detrimento do FAL do EB. Sou mais o FAL, hehehe.

MARCOS ALEXANDRE MOREIRA
MARCOS ALEXANDRE MOREIRA
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

A defesa anti área do cfn e feita por mistral, não brofors 40 mm. Qua do se pensa na atuação dos fuzileiros navais se considera um cenário de desembarque anfíbio onde um dia requisitos e domínio do espaço aéreo, então o foco do cfn são suas capacidades do combate de infantaria com um apoio em terra de meios de artilharia e de carros de combate, sei que o sk 105 não e um carro de combate adequado mas as limitações de lançar do mar para terra em um desembarque anfíbio com as capacidades da MB com meios de desembarque anfíbio… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

“MB tem muito dinheiro pra pagar salários e aposentadorias” . A pior relação de pessoal ativo vs inativo é de longe, muito de longe, a do Exército. O EB é um ralo de dinheiro, se comparado a MB, que nem é lá grandes coisas. . “Os FN que dizem ser força de elite, estão mais mal armados que quase todos os batalhões de infantaria do EB.” . O equipamento individual do CFN é no geral, superior. O CFN até fechou uma aquisição de um sistema C4I de ponta com os israelenses e isso agregou equipamento individual para a tropa. .… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bardini
Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

Nem M16A3, muito menos FAL. Vou de M4A1.

rdx
rdx
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Vou de HK416

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

Eu acho que essa relação com pensionistas precisa mudar urgentemente, filha de militar não deve receber nada só porque o pai foi militar, em especial se for casada, tiver mais de 18 anos e não for arrimo de família.

Já basta aquela atriz Regina Duarte a qual recebe próximo de R$ 6000,00 reais por ser filha de militar. Aviso que não sou petista, mas não acho certo esse tipo de situação.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Só no Brasil existe esta vergonha descarada.

ted
ted
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

Esqueceu do radar girafe controlando os bofors. muito diferente do empregado pelo exercito, este sim totalmente obsoleto, nem vou falar do oerlicon.35mm

Bardini
Bardini
Reply to  Mano Jô
3 anos atrás

Boa parte dos números dos Fuzileiros está alocada nos Grupamentos espalhados pelo Brasil ou nos Batalhões Op Ribeirinhas. Fora isso, tem “Fuzileiro” atrelado com intendência, logística de materiais, centro de treinamentos, doutrina, centro tecnológico e etc…
Ainda tem os Op Especiais, tem os que estão alocados a defesa química, nuclear, radiológica e biológica. Depois disso e mais um pouco, tu chega na tropa “regular”, que fica no RJ e é voltada ao “combate” per si, como tu e outros aqui imaginam.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Mano Jô
3 anos atrás

Para intervenção nas favelas do Rio.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Se as famigeradas regras de engajamento permitissem.
Lembre-se. No Brasil é proibido matar bandidos e delinquentes. Além de não poder prender corruptos.

rdx
rdx
Reply to  Antonio Palhares
3 anos atrás

A regra do “jogo” era clara… as mesmas para qualquer força que queira fazer papel de polícia num regime democrático. Esse argumento foi uma boa desculpa do EB para acobertar a incompetência dele em combater os bandos armados do RJ. Aliás, chegaram com a soberba característica do nosso exército e inventaram esse argumento quando viram que o buraco era mais embaixo.

Desde quando é proibido matar bandido no RJ ?A PMERJ matou cerca de 1800 bandidos e apreendeu 500 fuzis em combate no ano passado.

rdx
rdx
Reply to  rdx
3 anos atrás

A propósito: as únicas forças que demonstraram real valor de combate no RJ foram o CFN, a brigada de Operações Especiais e a Brigada de Infantaria Pqdt. São estas forças que deveriam receber os maiores investimentos. Aliás, já deveriam ter recebido ATGM Spike, fuzis HK416/417 para todos os infantes (já são usados pelas unidades especiais), Minimi 7,62mm, M4 Carl Gustav, blindados 4×4 para o CFN etc.

rdx
rdx
Reply to  rdx
3 anos atrás

Gostaria de ver o CFN com o JLTV.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  rdx
3 anos atrás

Um fulano com um fuzil pendurado deve ser abatido sim. Independente de ter atirado ou não, na força policial ou militar.

rdx
rdx
Reply to  Antonio Palhares
3 anos atrás

Concordo mas o nosso código penal veda esse tipo de conduta.Teria que mudar a lei.

rdx
rdx
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Não tem nada a ver com intervenção nas favelas. Os fuzileiros navais chegaram em 1808 com a família real e ficaram. Desde então o RJ é a sede da Marinha do Brasil.

ted
ted
Reply to  Mano Jô
3 anos atrás

É pra quando os russos desembarcarem no território nacional eles defenderem a tua casa e a tua família, teu cachorro e o papagaio também.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Zorann
3 anos atrás

Realmente. Publicar isso aí é dar tiro no pé. Esse tipo de carência na força não deveria ver a luz do dia.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Joao Moita Jr
3 anos atrás

Nisso concordo contigo João, mostrar suas deficiências pra um possível inimigo que esteja à espreita, só analisando , não é producente .

Teórico
Teórico
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Os adidos militares das “nações amigas” já sabem disso e até mais rsrs e sempre atualizam o banco de dados rsrs. Inclusive o cep…localização GPS… avenidas principais… depósitos…. frequências… hum… eu não gosto daqueles turistas gringos com binóculos no Pão de Açúcar… rsrs

Jodreski
Jodreski
3 anos atrás

Quando eu falo que a MB não faz nem o básico ninguém escuta, que a imagem sirva para ilustrar o que eu digo.
Obs: e ainda tem colega aqui que vem com aquelas listinhas de sonho (a minha armada dos sonhos deveria ter x fragatas de N toneladas).

ted
ted
Reply to  Jodreski
3 anos atrás

O complexo de IPERO não é nem o básico! e o teu conhecimento quanto vale?

Antunes 1980
Antunes 1980
3 anos atrás

A imagem parece da batalha dos Estados Unidos nas ilhas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

Carlson
Carlson
3 anos atrás

Ninguém consegue mais ver esse blindado dos fuzileiros navais em ação acho que eles nem operam mais

André Souza
André Souza
3 anos atrás

Boa Noite.
O M1128 Stryker não seria um veículo ideal para substituição dos SK105mm ?
Já que assim como o Piranha III o Stryker também opera com rodas e é 8×8.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  André Souza
3 anos atrás

Eu sugeri o Stryker porque é o que temos aqui. Inclusive, há um surplus imenso deles, a busca de compradores.
Mas como disse o amigo acima, teriam que mexer com o caviar, as lagostas, o whiskey, as pensões das filhas “solteiras”, etc, etc. Deixa pra lá. Que continuem com esses trombolhos mesmo. Na verdade pelos votos negativos que levei pela sugestão, talvez estejam melhor servidos com alguns Shermans. Acho que lá no Paraguay existem alguns.

Bardini
Bardini
Reply to  André Souza
3 anos atrás

Os M1128 são uma bela de uma porcaria. Que fiquem por lá.

Paulotd
Paulotd
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Uma opção sensata, e pq não, seria a MB investir no próprio Guarani, reforçando o programa. Porque não adotar uma versão customizada para os CFN? Com kit blindagem adicional, torre Torc-30, alguns com lançador de ATGM, acessórios para melhorar a navegabilidade, motor reforçado para ambienta marinho, proteção catódica, etc…

Mas o corporativismo fala mais forte..

O guarani com esse kit de blindagem aguenta mais o tranco que o cinquentenário Sk-105

https://tecnodefesa.com.br/laad-2015-guarani-com-blindagem-passiva-uff/

Last edited 3 anos atrás by Paulotd
Luiz Floriano Alves
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

Numa feira, em Palermo, Buenos Aires vi um carro austríaco desses, em exposição estático, e depois em movimento. Me pareceu muito bem conservado e em estado de uso imediato. Piontado nas cores dwe missão-ONU.

André Souza
André Souza
Reply to  Paulotd
3 anos atrás

Paulotd É uma boa mesmo o investimento nos Guaranis com suas torres Torc-30 ou também seria interessante a aquisição também dos Cascavéis com essa torre Torc-30, devido ao custo menor de outros produtos estrangeiros daria para se adquirir muitas unidades, porém vejo com bons olhos futuramente a aquisição de tanques pesados pelo CFN levando em conta as derivações de estratégia e de meios inimigos que pode ser encontrado em um cenário de tomada de cabeça de praia.

João Gabriel
João Gabriel
3 anos atrás

Pergunta idiota: Porque o CFN desativou os Cascavéis?

Teórico
Teórico
3 anos atrás

EE-17 Sucuri Caça Tanques. Catálogo Engesa 1983…

Teórico
Teórico
3 anos atrás

EE-17 Sucuri caça tanques. Catálogo Engesa 1983…

Carlson
Carlson
3 anos atrás

Isso é enrolação ou seja mentiras, não tem um vídeo do veículo em exercício desde a muito tempo só aparece imagens de um ou dois veículos no máximo efetuado tiros, não apareceu em nenhum dos grandes exercícios…
Uma fonte anônima já informou que a maioria dos veículos estão inoperantes.