A CETC, uma empresa estatal chinesa, lançou um novo vídeo que afirma mostrar o teste bem-sucedido de um “enxame de barragem” (barrage swarm) que lança 48 drones de ataque para saturar um alvo. É descrito como o primeiro sistema de drones de enxame chinês prático.

Os detalhes dos testes realizados em setembro foram divulgados no dia 13 de outubro pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Eletrônica da China. Os drones são lançados a partir de um veículo baseado no Dongfeng Menshi, que evoluiu a partir de uma versão licenciada do Hummer H1 dos EUA.

A China há muito tem munições táticas de vagueamento (tactical loitering munitions) como o CH-901 de 20 libras, que navega sobre a área do alvo transmitindo vídeos para o operador localizar um alvo e, em seguida, mergulha para destruí-lo sob comando.

Em 2018, a China exibiu um veículo de lançamento com oito CH-901s, que seriam lançados um de cada vez. A diferença aqui é a tecnologia de enxameação, o que significa que o operador precisa apenas designar o alvo. O software de enxame garante que os drones voem juntos sem colidir e cooperarão para garantir que todos os alvos sejam atacados, em vez de cada drone indo para o veículo de maior valor.

O vídeo mostra o operador tocando em um alvo do vídeo do olho do drone exibido em um computador tablet, que os drones então detectam. E sim, se parece muito com a sequência de ataque de drones no recente blockbuster de Hollywood Angel Has Fallen, que provavelmente foi inspirado no projeto de drones de ataque de enxame LOCUST da Marinha dos EUA em desenvolvimento desde 2015.

O vídeo também mostra drones sendo lançados de um helicóptero.

O segredo do novo sistema chinês provavelmente estará em um chip de processamento especial, uma “unidade de processamento multifuncional para inteligência de enxame” que a fabricante, CETC, anunciou em outubro passado. Ela afirma que esta unidade inclui um sistema completo de controle de voo, planejamento de missão, tomada de decisão inteligente e rede dinâmica entre drones, bem como a capacidade de reconhecer alvos e outros objetos.

Isso soa muito como uma versão habilitada para enxame de propósito especial do processador Intel Movidius AI, que também tem sido usado para controlar drones inteligentes. Os desenvolvedores afirmaram em 2019 que seu chip já havia sido usado para controlar enxames de drones com sucesso. Tal processador torna possível produzir um grande número de drones a baixo custo, já que a parte eletrônica tende a ser cara.

O tipo exato do drone – e, portanto, o desempenho, alcance e detalhes da ogiva – não são conhecidos. O CH-901 viaja por duas horas entre 40 e 75 milhas por hora. Em março, o Exército de Libertação Popular da China (PLA) anunciou que estava adquirindo dois tipos de munição de vagueamento (loitering), não se sabe se o sistema de enxameação será um deles.

A China é um grande exportador de drones armados, e drones Wing Loong armados com mísseis estão em ação na Líbia.

A defesa contra esse tipo de enxame é um desafio. Jammers não podem funcionar contra drones autônomos que não têm um link direto com o operador e que podem navegar por pontos de referência (como o SwitchBlade da AeroVironment) e não dependem de GPS.

O sistema de defesa aérea, como o novo SHORAD-IM do Exército dos EUA, previsto para 2023, que possui seis mísseis e um canhão, pode não ser capaz de derrubar drones que se aproximam muito rápido. A melhor resposta pode estar no conceito da Marinha dos EUA de contra-enxames capazes de enganar e vencer os atacantes.

Os drones são lançados com ar comprimido, em seguida, abrem suas asas e voam para a área alvo com uma hélice movida a eletricidade. Os drones kamikaze carregam ogivas altamente explosivas, potencialmente poderosas o suficiente para destruir tanques e outros blindados. O conceito é semelhante ao SwitchBlade 600 recentemente revelado da AeroVironment, mas implantado em um número muito maior, com vários drones visando saturar as defesas.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chevalier
Chevalier
3 anos atrás

Pronto. Chegamos na era do enxame de drones suicidas. A proxima guerra será como a 1a Guerra, um morticínio. O mundo deveria se juntar para parar a Chinazista antes que seja tarde demais.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

Parar por quê?! Tolo é quem não faz a mesma coisa,eles estão se preparando enquanto alguns países ainda estão com mentalidade de sec.XX…

É a guerra do futuro.

Paulo
Paulo
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

Quem costuma invadir e destruir países não são os chinazistas como você diz, os americanos sim representam uma ameaça global. Os chinazistas estão mais do que certo em aumentar seu poder militar, acho ate que esses drones deveriam ser maiores para causar mais danos ao inimigo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Paulo
3 anos atrás

é mesmo fala isso para um indiano, para um bruneano, vietnamita, tibetano e por aí vai. esse negócio de que os EUA é mal, a china é boa não cola, os dois são farinha do mesmo saco

MMHH
MMHH
Reply to  Paulo
3 anos atrás

Essa mentalidade pró China não vai acabar bem. Logo vão estar dançando um K-Pop norte coreano num campo de reeducação.

Tomcat4,2
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

Rapaz tenho que concordar com o Adriano e o Paulo em seus comentários mas tbm creio que se não barrarem o crescimento bélico da China por agora as consequências poderão ser catastróficas mas, quem mais derrubou e ou promoveu governos destruindo ou não suas nações foi o tio SAM e isto é um fato !!!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

Do jeito que os valores ocidentais estão corroídos nos EUA e Europa, além de que os mesmo viraram eco fascistas, tô começando a torcer para que a China cresça e as potências atuais se matem.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Cara, olho hoje para os EUA e vejo mais semelhança com a Alemanha nazista do quê com a Inglaterra da êpoca. Supremacia Branca, que leva a segregação racial, m o discurso que só o seu pais e seu povo importa e a busca de um inimigo interno e externo são muito semelhantes.
Más parece que mudaram a tática, arrumando inimigos não Brancos,( negros, latinos e asiáticos) do quê brancos,(judeus).

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
3 anos atrás

Obs. Tem muitos supremacistas brancos nos EUA que são neonazistas mesmo e ainda odeiam os judeus.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
3 anos atrás

Mas é interessante de falar de racismo como se isso só existisse nos Eua, ou Brasil. Quem disse que chinês não é racista ? Que não há racismo na China ?
Cuidado com essas visões fabricadas, elas podem seguir a velha estratégia do “acuse-os do que você mesmo é”.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Uma coisa e uma sociedade oriental que não defende conceitos ocidentais. Outra e uma sociedade ocidental, que diz seguir e defender os ideais ocidentais, não so seduir, e ainda criticar quem não segue.
Era o mesmo que uma ditadura de direita dos anos 70, acusar uma ditadura comunista por não ser democrática, perseguir oponentes politicos, impor sensura, enfim, fazer o mesmo que o próprio acusador.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

A China está é se armando até os dentes para que no dia se vingue de todos os países que fatiaram a China e zoaram o povo chines em todos os sentidos. Por mais que eu não goste do estilo chines, apoio completamente que eles se armem mesmo, assim como apoio o Brasil de se armar até os dentes e que se dane os países que achar ruim.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

“Quem vive pela espada, morrerá pela espada”!
Mais cedo ou mais tarde!

Mgtow
Mgtow
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

Quanta esquizofrenia…kkkkkk…..china não pode mais lançar seus produtos militares não é minion. Senta e chora

Hélio
Hélio
Reply to  Chevalier
3 anos atrás

Vai chorar?

Capela
Capela
3 anos atrás

Uma noticia boa, a China já consegue fabricar um chip sem copiar de alguém, ou será que pegou “emprestado” o projeto “sem” autorização do dono kkkkkk, brincadeiras a parte antes que alguém se doa pelos chinas não se esqueçam que só produzem produtos altamente tecnológicos porque obrigam qualquer empresa estrangeira que queira se instalar lá para usufruir da mão de obra escrava a se associar a uma empresa chinesa “estatal’ é óbvio e consequentemente acabam tendo “acesso” a essas tecnologias.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Capela
3 anos atrás

Trouxa é quem não faz a mesma coisa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Capela
3 anos atrás

A chinesa SMIC lançou um chip com um processo chamado N+! que permite até 8 nm, sem tecnologia americana.
Ano que vem a empresa lançará um de 7nm, que se aproxima muito da de 5nm utilizadas nos produtos mais tops.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O processo é N+1 e o de 7nm é N+2.
Logo, chegarão ao que há de mais moderno no mercado, como se previa.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Capela
3 anos atrás

Pela sua lógica todas as empresas estrangeiras, cientes que são, não se importam em nada a não ser o lucro, mesmo que o custo desse lucro seja proporcionar condições da China desafiar a hegemonia do Ocidente! Portanto no caso de um conflito das potências ocidentais e a China os maiores responsáveis pelos danos gerados serão as empresas que são coniventes com essa transferência de tecnologia!

Capela
Capela
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

Alexandre lhe apresento o ser humano, você tem alguma duvida que as pessoas são capazes de qualquer coisa por dinheiro, veja a Vale em Mariana e depois Brumadinho e por aí vai, fiz essa analogia da Vale só para mostrar do que somos capazes como humanos, mas o que mais tem são exemplos pelo mundo de que o lucro/dinheiro/poder vem em primeiro, segundo, terceiro……..lugar.

Capela
Capela
Reply to  Capela
3 anos atrás

Sem querer citei o caso da Vale e agora lembrei de que quase todo minério da Vale exportado vai para os china e não me recordo de nenhuma manifestação por conta dos assassinatos cometidos pela Vale em Mariana e Brumadinho da parte dos chinas, isto é, os chinas também estão pouco se lixando assim como os donos/diretores/acionistas da Vale, fica claro que o que importa são os lucros, acredito que com esse exemplo dado sem querer responde o seu questionamento ou sua colocação sobre a ameaça contra o ocidente por parte dos chinas estar tendo a conivência das empresas/empresários.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Capela
3 anos atrás

Aquela bombona lá do Líbano com certeza tinha grana envolvida , me lembrou muito o caso vale.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

“no caso de um conflito” “os maiores responsáveis pelos danos gerados serão as empresas” que “não se importam em nada a não ser o lucro”.
Cara, sempre foi assim.

Frank
Frank
Reply to  Capela
3 anos atrás

Concordo que os chineses realizaram e realizam muita engenharia reversa, mas cada vez mais veremos soluções altamente tecnológicas próprias. Basta lembrarmos que eles possuem a maior industria do mundo e vem avançando com muita vontade no desenvolvimento de P&D. Já com relação a sua opinião basta verificarmos a tecnologia de 5G, qual empresa dos EUA detêm ela? As únicas duas rivais da Huawei são: a Nokia (Finlândia) e a Ericsson (Sueca). Portanto, neste segmento tecnológico específico não existe rival norte americana. Claro que a disputa tecnológica de fronteira é briga de cachorro grande, mas o estado chinês sabe o que… Read more »

Capela
Capela
Reply to  Frank
3 anos atrás

Não estou desdenhando da capadidade dos chinas amigo, mas é fato que eles se apropriam indevidamente de conhecimento dos outros, não tendo nada haver com engenharia reversa já que até para isso tem que ter muita capacidade, me refiro ao se apossar de conhecimento de forma digamos pouco honesta para não usar outro termo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Capela
3 anos atrás

errado eles não estão

Capela
Capela
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Amigo não estou querendo fazer juízo se é certo ou errado, foi só para ver a reação de uns que gostam de enaltecer os chinas dizendo que estes são a 8ª “bolacha” do mundo, só isso mesmo, e pelo jeito deu certo kkkkk.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Capela
3 anos atrás

A questão não é enaltecer A ou B e sim deixar claro que não há espaço para argumentos maniqueístas. Isentar lado A em detrimento do lado B só serve para alimentar a narrativa da guerra fria 2.0.

Capela
Capela
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

Alexandre o que é necessário que entendam é que para um Império emergir um outro tem que cair e só através da guerra isso acontece, e isso inevitavelmente vai ocorrer, em determinados campos já está ocorrendo, mas me refiro ao confronto bélico direto, diante dessa realidade tem outro ponto, um confronto dessas dimensões acaba por envolver outros atores, vide as outras guerras, para resumir vamos ter que nos posicionar a favor de A ou C e aí? sinceramente não simpatizo com nenhum más dentre as opções vou de A por inúmeras razões como geográfica, cultural, menos ruim, etc… mas como… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Capela
3 anos atrás

Capela, a ordem mundial esta diante da necessidade da manutenção de um modelo unipolar e a possibilidade de um modelo multipolar. A lógica imperialista ocidental nos faz crer que apenas existe espaço para a prevalência hegemônica de um império. Construir o multilateralismo é necessário. Portanto não é uma questão de um império ou outro. Mas sim de uma possibilidade ou outra de existência!

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

Muito bom Alexandre!

Capela
Capela
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

Alexandre desculpe discordar sobre esse ponto de vista, mas a história nos mostra o contrário, seja no ocidente, seja no oriente, até esta data nada foi diferente, pelo menos nos últimos 5000 anos o mundo foi caracterizado por impérios que tiveram seu auge e depois foram substituídos por outros impérios tanto no oriente como no ocidente, inclusive o império chinês, e sinceramente o ser humano está longe de entender, de querer e de aceitar outra possibilidade.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Capela
3 anos atrás

Caro Capela, respeito sua opinião, mas a humanidade ha muito tempo tem sido capaz de apresentar idéias e ideais que podem ser pontos de partidas no constante processo civilizatório, ha muito tempo somos capazes de conceber outro papel ao homem que não o de lobo do homem.

Capela
Capela
Reply to  Alexandre
3 anos atrás

Alexandre acredito que o maior equivoco reside no conceito de que o ser humano é “racional”, somos racionais em situações controladas e ainda assim perdemos o controle, o que não faltam são exemplos de homicídios ocorridos todos os dias por motivos irrelevantes, no fundo somos mais irracionais do que imaginamos, somos regidos pelos instintos naturais amigo, em especial o de sobrevivência, tanto é que em nosso código penal existe a excludente de ilicitude que trata do estado de necessidade, guardada as devidas proporções esse exemplo serve para a comparação entre nações também, e neste ponto a um agravante GIGANTE por… Read more »

Hoplita
Hoplita
3 anos atrás

O conflito entre Arzeibaijão e Armênia tem mostrado a importância deste tipo de arma. Sem dúvida uma vantagem tática incomensurável na frente de batalha.

Com relação ao aspecto tecnológico, com certeza o chip faz uso da IA e da rede 5G que os chineses dominam em toda sua cadeia produtiva.

Sem dúvida esse é um aspecto da guerra do futuro: máquinas remotamente comandadas que visam saturar defesas

Claudio Moreno
Claudio Moreno
3 anos atrás

Boa tarde Senhores camaradas do Forte e da Trilogia!

Maneira barata e eficiente para satura a defesa anti aérea do inimigo.

CM

Régis
Régis
3 anos atrás

Muito interessante, drones suicidas. Como são autônomos não podem ser afetados por interferência inimiga. Simples e prático.

Agora, será que não conseguimos fazer algo semelhante, usando o sistema Astros 2020 como plataforma de lançamento? Pensei em desenvolvimento conjunto com a Suécia e, talvez, com o Japão, que deve estar preocupado. Se os nipos entrarem é possível até escolher o nome já: Projeto KAMIKAZE-21(de século XXI).

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Régis
3 anos atrás

O nome do drone seria Aedes Aegypti, em homenagem a um grande companheiro do brasileiro ???

Bardini
Bardini
Reply to  Régis
3 anos atrás

Pequeno, barato e autônomo = só vai servir para bater estrutura.
.
O ASTROS 2020 vai ter algo nessa linha aí. Se chama: Foguete Guiado AV-SS 40 G..
Brabo mesmo, seria se controladores pudessem coletar informações por meio dos vários sensores do enxame, processar todos os dados e ter capacidade de travar em diversos diferentes alvos em movimento, tudo acontecendo em tempo real, assim como os israeli podem fazer com o Mini Harpy, por exemplo…

Last edited 3 anos atrás by Bardini
Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Você não entendeu o conceito. Um foguete guiado não e nem parecido com isso.
Cada drone e um veiculo de reconhecimento em potencial, eles podem ficar voando em cima de um alvo até serem acionados.
O foguete guiado, precisa de reconhecimento externo, após disparado vai direto ao impacto e não e tão preciso ao ponto de abater um carro em area urbana. O objetivo do nosso foguete guiado e destruir um alvo, como um caminhão, dentro de uma area do tamanho de um campo de futebol, dentro ou próximo de areas urbanas.

Bardini
Bardini
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
3 anos atrás

“Jammers não podem funcionar contra drones autônomos que não têm um link direto com o operador e que podem navegar por pontos de referência (como o SwitchBlade da AeroVironment) e não dependem de GPS.” . Atuando de forma autônoma, não tem como ter um chineizinho pendurado no comando, com link fechado com o enxame. Dessa forma, esses UAVs não passam a ser mais do que basicamente uma bomba autoguiada, que vai seguir o seu roteiro que foi designado antes do voo até o alvo. Não é nada muito diferente de um foguete guiado ou das SBDs lançadas de terra e… Read more »

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Me referia a principal diferênça de um drone em relação a um foguete, no caso, ficar sobrevoando o campo se batalha em busca de um alvo. Mesmo que por um tempo limitado.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
3 anos atrás

Mas para serem acionados, precisam de um comando externo. E se esse comando nunca chegar porque o sinal foi bloqueado, interferido ?
Esse negócio de 100% independente não existe, a não ser que possa tomar a decisão de atacar sozinho.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Vc não entendeu o que é essa arma.
Assista o vídeo novamente e perceberá que não tem nada a ver com o ASTROS.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Exato, e uma arma de cinceito totalmente diferente. um não e melhor que o outro, só atendem objetivos diferêntes.

Last edited 3 anos atrás by Cristiano. de Aquino Campos
Salim
Salim
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Acredito também que astros ss40 guiado seria mais efetivo e versátil que este sistema, visto raio ação 40 milhas e tempo voo cerca 2 horas. Com drone com maior capacidade , alcance e tempo voo, teríamos vários alvos abatidos com menos custo e muito mais efetivo. Lança alguns ss40 Barros pra saturar defesa e depois alguns ss40 guiados. Seria efetivo contra estações radar, caminhões lançadores mísseis,concentração blindados, etc…. sistema israelense tem muito maior alcance e persistência e temos vários resultados positivos para o mesmo.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Salim
3 anos atrás

O problema e quê, esse tipo de drone e efetivo contra alvos no meio da rua de uma cidade. Os foguetes guiados não.

Mayuan
Mayuan
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
3 anos atrás

Como se eles fossem super preocupados com danos colaterais…

Salim
Salim
Reply to  Cristiano. de Aquino Campos
3 anos atrás

Ai seria mais efetivo helfire operado por drone, iguala usa e Israel fazem. Porque a China não copia rsss

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Régis
3 anos atrás

Poder ate podemos más seria dinheiro jogado fora. Não compramos nem drones de vigilância de grande porte nacional.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Régis
3 anos atrás

Mas para atacarem eles precisam de um comando externo, então podem sofrer interferência sim, basta interferir no sinal que eles nunca vão receber a ordem.

CRSOV
CRSOV
3 anos atrás

Para Putênfia em nada valeria esses drones pois não temos defesas anti aéreas que valham a pena gastar um drone desses hahaha !! Acho que valeria a pena alguém tentar descobrir o alcance de cada um desses drones suicidas !! Uma boa contra medida seria a criação de alvos falsos para que as armas de verdade sejam ao máximo preservadas ou então um contra enxame de drones suicidas para interceptá los a caminho de seus alvos !!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
3 anos atrás

Isso é um sistema de respeito, grupo desses veículos dominam o campo de batalha!

Bardini
Bardini
Reply to  Fabio Araujo
3 anos atrás

Não. Não domina…

DaGuerra
DaGuerra
3 anos atrás

Mais terrivel que os Nuke’!

Bardini
Bardini
Reply to  DaGuerra
3 anos atrás

Claro que é!
Agora todos os arsenais nucleares ficaram ultrapassados como fator de dissuasão.

Last edited 3 anos atrás by Bardini
DaGuerra
DaGuerra
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Imagina um miríade de micro-drones como aquela na ultima versão de “O dia que a Terra parou”!

jrsalvador
jrsalvador
3 anos atrás

Nada que um pulso eletromagnético não resolva

Bardini
Bardini
Reply to  jrsalvador
3 anos atrás

Sim, sim. E esse tipo de arma se arranjar em qualquer padaria de esquina, fora o fato de que este armamento pode ser empregado sem nenhum efeito colateral…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Bardini
3 anos atrás

É só carregar o ambiente para interferir no sinal que vira pernilongo, aí é só chegar com uma raquete elétrica e fazer a festa.

Mauro Carvalho Lemes
Mauro Carvalho Lemes
Reply to  Bardini
3 anos atrás

kkkkkkkkk
Vc tem muita paciência.

Plinio Jr
Plinio Jr
3 anos atrás

O Toinho pira com estas novidades chinesas, para ele o mundo parou e somente os chinas fazem as coisas….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Plinio Jr
3 anos atrás

Quando eu falava que chineses e russos estavam mais avançados nessa área, vcs não acreditaram.
Em tempo.
Os russos já apresentaram uma arma para atacar enxames de drones chamada Silok..
Ou seja, os EUA nem têm ainda enxame de drones e os russos já têm como atacá-lo.

ALISON
ALISON
Reply to  Observador
3 anos atrás

Teste de projetos apenas… nada operacional… E o enxame e de drones de VIGILÂNCIA, não ataque…

O C-RAM não ta conseguindo se defender nem dos Scuds soviéticos no Iraque homi…

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

Seria bom ver algo similar aqui,seja pela Avibrás ou até mesmo da Mac Jee…
comment image

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcRWv3ooHsOm8RDj7SJeTGaBseKdJbVl33Afqg&usqp=CAU

Bardini
Bardini
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

O projeto desse lançador aí chega me dar urticária, de tão sem sentido e desnecessário que é…
.
É uma daquelas solução mágicas, que custam preço de ouro e que surgem para resolver um problema que nunca existiu.
.
Essa Mac Jee aí é o maior FAKE de toda a BID.

Santiago
Santiago
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Pior que essa Empresa acaba de receber mais uma Certificação.

https://portalbids.com.br/2020/09/21/mac-jee-recebe-certificacao-iso-9001/

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Eu não vejo onde essa arma se encaixa na nossa força.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Alfa BR
3 anos atrás

Eu acho que poderia fazer a vez do Astros num transporte rápido e de curto alcance, enquanto se mobiliza o sistema mais pesado para a área.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Exato.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Seriam usados em que escalão? Batalhão? Brigada? Como seria organizado a OM ou fração que os utilizasse?

Last edited 3 anos atrás by Alfa BR
Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Alfa BR
3 anos atrás

Então, se você pensar como um exército convencional, operando em campo aberto, onde uma bateria de astros pode operar quase impune, sim. Agora se você pensar como um exército, operando uma guerra de resistência contra uma potência superior, usando as cidades e florestas como escudo de camuflagem, onde e mais facil manobrar um blindado pequeno que talvez você tenha as centenas fazendo de tudo, já e muito útil.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Boa noite Bardini e demais senhores camaradas do Forte e da Trilogia.

Será que esse Armadilho não veio para ser um competidor direto do Skyfire re da Avibrás?

Lembrando que o Skyfire é é um sistema de lançamento de foguetes não guiados Terra-Terra, rebocado montado sobre veículos leves, é adequado para forças especiais ou artilharia leve, com capacidade de disparar uma rajada de 36 foguetes de 70 mm em 12 segundos a alcances até 12 km.

Apenas não sei dise o EB ou mesmo o CFN opera este produto da Avibrás.

CM

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Eu vejo várias alternativas de uso desse sistema. Ele cabe melhor para os fuzileiros que oas astros já que pode ser levado até pelo Atlantico, pode se camuflar e se movimentar melhor por uma cidade, se ele for instalado em um LMV-BR, o inimigo vai ter que caçar um lançador no meio de dezenas de veiculos iguais, pelo visto ele pode ser instalado mais facilmente em diversos tipos de veiculos.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

Essa Mac Jee é de fato brasileira?

Richard Stallman
Richard Stallman
3 anos atrás

Uma pergunta meio boba, mas e se criar uma defesa com fios, ou “alambrados” que sejam resistentes e flexíveis em volta de um alvo ou em uma região seria efetivo? Parece mais econômico que derrubar um por um.

Carlos
Carlos
Reply to  Richard Stallman
3 anos atrás

Talvez pela potência da explosão não adiantaria muito, sem contar que vai te cercar também, caso tenha que usar uma contramedida.

Tomcat4,2
3 anos atrás

Rapaz, agora pegaram pesado, este sistema muda tudo numa guerra ,não apoio o governo chinês e seu sistema mas que sua área de tecnologia bélica está de parabéns ,ahhhh está viu !!!

Meireles
Meireles
3 anos atrás

O Brasil também lança flechas em enxames rsrsrsr….

Oráculo
Oráculo
3 anos atrás

Um sistema tipo o Iron Dome de Israel não aniquila um enxame de drones suicidas desses?

É um sistema que já foi planejado para interceptar as famosas “chuva de foguetes” do Hezbollah e Hamas.

Acho que nesses drones suicidas aí ele faz a festa.

Carlos
Carlos
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Eles não são manobráveis?

Salim
Salim
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Traestória final sim, pra saturar iron dome ja se viu que precisa de muita bala.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Os palestinos descobriram que basta saturar um ponto do Iron Dome com foguetes para vazar o sistema.
Nem precisa de um enxame de drone

Oráculo
Oráculo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Fonte: Tirada da cabeça do Tonico.

O Iron Dome é tão ruim contra essas “saturações” Palestinas que foi comprado pelo US Army para ser usado justamente em combate contra insurgentes.

Tonico lê as coisas no Brasil 247 e acha que é tudo verdade.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Depois que os iranianos bombardearam as bases americanas no Iraque vazando seus sistemas de defesa, , os EUA não são mais referência nessa área.
E ainda, segundo essa reportagem, os palestinos dispararam 130 foguetes e o tal do ‘Iron Dome’ só interceptou 22 deles.
Haifa foi atingida.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/milicias-palestinas-disparam-mais-de-130-foguetes-contra-israel-diz-exercito.html

E não me venha com o papo de que o sistema foi ‘aprimorado’,

Oráculo
Oráculo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O Iron Dome funciona assim: o sistema identifica o foguete, calcula a rota que ele vai fazer, se for atingir uma área urbana, ele tenta interceptar. Se o radar apontar que o foguete vai cair no deserto ou no mar, eles não “queimam munição” pra interceptar. Mais de 90% dos foguetes que os palestinos lançam em direção a zonas residenciais, ele intercepta. Nenhum outro sistema tem essa precisão, pelo menos testado em combate. Nem os teus venerados sistemas russos, que na Síria nem viram por onde o F-35 passou. E tomaram pau dos F-16. Mas isso você sabe. Pois se… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Sim. Aí vc manda uma primeira salva de mísseis, depois uma segunda e na terceira o sistema já não tem condições de atacar os alvos..
É simples, mas funciona.

Capela
Capela
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Muito sensato seu comentário sobre o cidadão amigo, parabéns.

ALISON
ALISON
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

“Uma centena de projéteis disparados alcançou o território israelense, a imensa maioria em áreas desabitadas, mas parte deles acertou regiões povoadas. Um dos feridos pelos artefatos foi um jovem de 16 anos que sofreu graves ferimentos por não encontrar refúgio quando soaram os alarmes na cidade de Ascalão.”

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/milicias-palestinas-disparam-mais-de-130-foguetes-contra-israel-diz-exercito.html

Salim
Salim
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O iron dome, como vc deve saber e seletivo, só vai abater algo se tem algum risco envolvido. Pelos números informados e coerente com sistema e também baixa efetividade em acertar algo que valha. Hoje, acredito eu, este lançamento foguetes tem mais efeito psicológico que prático.

Anotniokings
Anotniokings
Reply to  Salim
3 anos atrás

Levando-se em conta que apenas os Hezbollah tem cerca de 15.000 foguetes e mísseis, creio que a situação vai se complicar para Israel.
E ainda temos, Hamas, iranianos, sírios e provavelmente outros menos conhecidos cada um com seus próprios arsenais.

Salim
Salim
Reply to  Anotniokings
3 anos atrás

Se vc partir pressuposto que Israel não vai contra atacar sim, porém a realidade mostra contrário, perdas irrissorias Israel e grande destruição em Gaza.

ALISON
ALISON
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

“Uma centena de projéteis disparados alcançou o território israelense, a imensa maioria em áreas desabitadas, mas parte deles acertou regiões povoadas. Um dos feridos pelos artefatos foi um jovem de 16 anos que sofreu graves ferimentos por não encontrar refúgio quando soaram os alarmes na cidade de Ascalão.”

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/milicias-palestinas-disparam-mais-de-130-foguetes-contra-israel-diz-exercito.html

Salim
Salim
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Visto quantidade de foguetes lançados e sucesso em atingir algo, não vejo como vantajosa esta prática, pois o arsenal teria que ser imenso, aos milhares e daí fica fácil neutralizar, como foi caso desta ultima tentativa.

Cristiano. de Aquino Campos
Cristiano. de Aquino Campos
Reply to  Oráculo
3 anos atrás

Se voarem alto de de forma balistica, sim. Agora de fizerem como os drones suicidas Israelenses e boar baixo ao ponto de não aparecerem no radar, não.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Não me recordo qual dos Ace combat, mas num deles tinha um avião que lançava enxames de UAVs, seria interessante um equipamento destes para atacar bases inimigas, principalmente se o design da nave “mãe” for furtivo.

Salim
Salim
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Lançado de avião, bem dentro das forças inimigas, ai vejo vantagem. Controle dos mesmos seria bem complexo, porém seria bem efetivo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Salim
3 anos atrás

Imagine alguns desses enxames de drones, com aparelhos maiores, com maior quantidade de explosivos e dotados de I.A., atacando uma base aérea, um grupo de ataque da Marinha americana e por aí vai.
As possibilidades são muitas.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Salim
3 anos atrás

Mais ou menos neste estilo, sendo a nave mãe uma aeronave furtiva, então poderia atuar próximo a área do inimigo e vetorar os drones.

A C
A C
3 anos atrás

Isso eh mais um resultado de investimento em Educacao. Jah escrevi aqui e aviso de novo: a cada ano saem das universidades chinesas milhares de cientistas altamente qualificados. Sao pessoas formadas em Ciencias, Tecnologia, Engenharia e Matematica. Como se nao bastasse, muitos outros estudam em universidades no exterior, com destaque para UK, CAN, AUS e USA.
https://cset.georgetown.edu/research/estimating-the-number-of-chinese-stem-students-in-the-united-states/

Quanto ao Brasil, este cresce como rabo de cavalo: para baixo. Soh falta fabricarem cuecas com bolso. Lamentavel.

Meireles
Meireles
Reply to  A C
3 anos atrás

Nas escolas brasileiras também formam as pessoas educadas em entender como o saci pererê pula, livros cheios de histórias ridículas de folclores, e coisas pra encher linguiça, que chamam de cultura, o Brasil enquanto não tomar pela cara não vai aprender, e parar de ficar brincando de forças armadas, vocês viram a declaração do Joe Biden? Pois é, coloquem bastastes bases americanas no Brasil, digam que eles são parceiros, entreguem todo o petróleo pra os EUA, e a Petrobrás, a Amazônia, recebam os lixos deles via FMS, que depois eles vão enfiar em nós sem vaselina, eu quero ver como… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Meireles
Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Meireles
3 anos atrás

E o Biden é esquerdista roxo hein.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Meireles
3 anos atrás

Como assim? Caças Gripens com radar de curtíssimo alcance!???

Lu Feliphe
Reply to  Meireles
3 anos atrás

Como assim radar de curtíssimo alcance?

Alessandro
Alessandro
3 anos atrás

Eu acredito que a solução contra esse tipo de ataque em massa de drones, cada vez mais será necessário armamentos anti aéreo que foram usadas na 2ª guerra mundial, mas atualizadas e com munições mais avançadas como na matéria abaixo

https://www.forte.jor.br/2019/02/01/rheinmetall-garante-que-canhao-antiaereo-oerlikon-de-35-mm-mantem-eficacia-em-novas-versoes/

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Um bom Gepard manda tudo para o ferro-velho.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Concordo, mas com munição do tipo AHEAD que provoca uma nuvem de sub projéteis e provoca muitos danos.

Daniel
Daniel
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Na Síria esse tipo de tática não funcionou contra os drones turcos que foram usados em muito menor numero, e o que não faltou aos sírios foram armas similares ao Gepard.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Diego Tarses Cardoso
3 anos atrás

Não. Não tem alcance para isso.

Lobo
Lobo
3 anos atrás

Bora investir na Stella, Avibras e quem mais possa desenvolver logo drones de ataque e mesmo esses sistemas de saturação. Acabou a era do canhão de posição fixa. Imobilidade = morte. Também seria o caso de atualizar e ampliar nossos sistemas Gepard.

Oséias
Oséias
3 anos atrás

Um novo desafio para as defesas antiaereas. Contra esse tipo de ameaça a defesa é feita por contramedidas e não misseis.
No caso desse drone especifico, que aparentemente é guiado por imagem, com uma camera simples, lasers e os velhos holofotes podem ser uteis para ofuscar a imagem, deixando o drone desgovernado. Ademais devem ser jameados para prejudicar a comunicação dos drones entre si e assim evitar uma coordenação, com vários atingindo o mesmo alvo e diversos alvos não sendo atingido por nenhum.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Oséias
3 anos atrás

Uma boa ideia o laser, poderia queimar as câmeras.

willhorv
willhorv
3 anos atrás

As defesas AA deverão migrar uma parte de sua camada para operar laser de curto alcance e amplo espéctro e equipamentos de interferência de alta potência de rf, cegando o sensor primário dos drones (flir) e promovendo o acionamento involuntário de seus controles, provocando a queda dos mesmos.
A questão é…haverá defesas deste nipe eficientes e em quantidades suficientes para cobrir batalhões e mais batalhões….
E quem vai controlar o que é certo ou errado na tomada de decisão em tirar vidas!?
Estamos caminhando para algo sem volta.

WVJ
WVJ
Reply to  willhorv
3 anos atrás

É uma boa ideia.
Precisamos desenvolver e testar soluções criativas.
Pra isso é preciso ciência experimental.

sub urbano
sub urbano
3 anos atrás

Motorzinho de ventilador movido a bateria. O lançamento é a ar comprimido. É barato, é simples, é feito pra ser fabricado em grande quantidade.

Salim
Salim
3 anos atrás

Nao Seria mais practical e rapido, Vista alcance em torno 40 km dente sistema, ter drone de vigilancia e com fogo de sistema equivalente Astros lançar uma saraivada de ss40. Sistemas equivalentes tem muito maior alcance e persistência ( sistema israelense ). Não tiro mérito chineses, porém acredito que com menos gasto, maior versatilidade sistema astros e drone mais capaz. Aceito comentários construtivos.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Salim
3 anos atrás

Foguete não pode ficar vadiando como os drones.

_RR_
_RR_
3 anos atrás

Prezados, Discrição e movimento… A capacidade de camuflar-se será, mais que nunca, decisiva para a sobrevivência. Técnicas ora em estudo certamente ganharão considerável impulso na promessa de oferecer proteção que possa ser usada a todo o tempo e que seja barata o bastante, tais como sistemas de camuflagem multi espectral que cubram banda visual, IR, térmica, etc. A nível de soldado ( proteção individual ), cito o sistema de proteção SOTCAS, que aparentemente diminui a assinatura térmica e visual do soldado de forma bastante significativa, dificultando o uso de sistemas de localização opticos. Sistemas assim serão essenciais para assegurar uma… Read more »

Helton Poza Drechsler
Helton Poza Drechsler
3 anos atrás

Enquanto isso no Brasil o STF manda mais que o Presidente!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Helton Poza Drechsler
3 anos atrás

Ainda bem.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Já que os generais-Babás não conseguem controlar aquele asno,ao menos tem o supremo…

Marcelo
Marcelo
3 anos atrás

Interessante e impressionante .