segunda-feira, maio 17, 2021

Saab RBS 70NG

PIB do 1º trimestre da China cresce 18,3%, o mais rápido em 30 anos

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O governo da China anunciou nesta sexta-feira (16) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 18,3% no primeiro trimestre de 2021, o mais rápido em três décadas desde que os dados foram divulgados.

Com os principais indicadores econômicos apresentando uma expansão de mais de 20%, uma publicação do Global Times sustenta que a China deve registrar a maior taxa de crescimento entre as principais economias, além oferecer a maior contribuição para a economia global, acima dos EUA.

“Alguns analistas estão otimistas com o PIB da China, que pode aumentar com um crescimento de dois dígitos no segundo trimestre. Para o ano todo, a taxa de crescimento pode chegar a 9%, disseram analistas, bem acima da meta estabelecida pelo governo de mais de 6%”, escreve a publicação.

Nos primeiros três meses de 2021, o PIB da China cresceu 18,3%, chegando a US$ 3,82 trilhões (cerca de R$ 21,3 trilhões). No mesmo período do ano passado, houve uma contração de 6,8%, dado que a economia enfrentou graves problemas em razão da pandemia do coronavírus.

O varejo social disparou 33,9%, e o investimento em ativos fixos aumentou 25,6%. A produção industrial da China cresceu mais de 24,5% neste trimestre.

Devido à pandemia da COVID-19, no primeiro trimestre do ano passado, o PIB chinês caiu 6,8%. Foi o primeiro indicador negativo desde 1992. No segundo trimestre, foi observado um aumento de 3,2%; no terceiro, 4,9%; e no quarto, 6,5%.

Durante todo o ano de 2020, a China teve uma expansão econômica de 2,3%, sendo a única grande economia a alcançar um crescimento positivo no ano passado.

FONTE: Sputnik News

NOTA DA REDAÇÃO: Veja nos gráficos abaixo as previsões de crescimento do PIB da China e dos EUA em paridade de poder de compra.

- Advertisement -

178 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
178 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

Com mais dinheiro no Bolso , os chineses demandarão mais proteína e grãos.
Penso que o Brasil vai crescer quase 4% esse ano…

Spitfire
Spitfire
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Olá amigo…. tem outros fornecedores também, apesar do Brasil ser um dos maiores, se não o maior, player destes produtos… concordo que o Brasil tem tudo para ser o principal fornecedor…mas penso que algo poderá ser exigido em troca…. 5 G??? É assim no mundo dos negócios… Consta que nossos Sabre da FAB vieram da Russia devido a pressão desta justamente para equilibrar naquela ocasião a balança comercial…Veremos

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Com o volume de produção capaz de atender a demanda Chinesa por um preço competitivo? Só EUA e Brasil! Penso que nada será exigido de maneira formal do Brasil no que tange o 5G ,mas os chineses podem mobilizar a bancada ruralista para levar o 5G. O Caso Rússia é um tanto diferente , pois eles tinham a opção de não comprar…

Spitfire
Spitfire
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Tb pensei nos EUA como principal concorrente… mas creio que a relações deles com os Chineses estão pior do que as nossas com as China… com as mudanças realizadas nas relações exteriores e as sinalizações obtidas a poucos dias a relação Brasil e China tende aumentar, em prol do pgragmatismo!!! E ai realmente o Brasil está um passo a frente nesse qiesito

sub urbano
sub urbano
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Asia Central e Africa irão substituir o Brasil aos poucos, são linhas de suprimento mais curtas e mais fáceis de defender.

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

“Asia Central e Africa irão substituir o Brasil aos poucos, ” bem provável, realmente, linhas de suprimentos mais curtas e fáceis de defender. Ao menos, aparentemente, hj em dia certas questões que em tempo de paz parecem ser de um jeito, em tempo de guerra poderão mudar drásticamente … com as novas tecnologias que surgiram e estão surgindo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

Nenhum desses países tem 2 safras + safrinha por ano , nenhum desses países tem os recursos hídricos que o Brasil tem , nenhum desses países tem a estabilidade climática do Brasil , nenhum desses países possui suporte tecnológico agrícola similar ao do Brasil , nenhum desses países tem o suporte técnico que temos no Brasil, nenhum desses países tem biosfera favorável a agricultura e pecuária que temos aqui. Quanto a logística…nossas rotas comerciais são muito mais seguras e com o Ferro-grão somado as novas matrizes energética mais baratas seremos imbatíveis em preço e qualidade.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Colega Gabriel, de fato, hoje a situação é como você descreve. Mas não podemos esquecer que o grande crescimento da produção de commodities agropoecuárias exportáveis pelo Brasil veio a partir da década de 90, “grosso modo”, com os resultados de pesquisas, melhorias no financiamento de produção e na infraestrutura (essa, porém, ainda muito deficiente). São apenas três décadas de alta produção/produtividade. Isso pode ser replicado em vários países da Africa e mesmo de regiões da Ásia (por exemplo, em poucos anos o Vietnã implantou e desenvolveu a cultura de café conilon, base do café solúvel, e hoje está competindo em… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
1 mês atrás

Essa história de subsidiar indústria(Campeões Nacionais) só serve para enriquecer picareta. Ao meu ver o ideal é subsidiar pesquisas e industrias relacionados ao Agro e a Mineração de maneira a agregar valor ao que já fazemos e aumentar nossas autonomia em relação aos insumos e maquinas importadas. Quanto a indústria de defesa o melhor é fabricar projetos sob licença e somente naquilo que é sustentável do ponto de vista orçamentário das forças armadas… No mais importa pronto mesmo.

Ted
Ted
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

BRF faz parceria com empresa de tecnologia de Israel, especialista em proteina de alimentos.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Ted
1 mês atrás

Interessante.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

se o governo conseguir vacinar a população vai crescer 3, quatro ano que vem se e somente se, as reformas saírem.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Eu baseio os meus dados no FMI e no Banco Mundial.( Minha estimativa é bem conservadora)
Como diz Kissinger “Quem controla os alimentos controla o mundo” . Nossa produção é forte e a demanda está a crescer vertiginosamente no mundo.( E seguirá assim por décadas)

Mondelo
Mondelo
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Carlos Campos, com essa nova CPI e mais a pandemia acho difícil essas reformas saírem esse ano.

E infelizmente acredito que mesmo saia, vai acabar sendo uma “reforminha” igual as outras.

Sds.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mondelo
1 mês atrás

Antes era a Reforma Trabalhista. O País não cresceu.
Depois veio a Reforma da Previdência. O País não cresceu.
O mantra agora é a Reforma Administrativa. O País não vai crescer.
O Brasil precisa mudar sua estrutura. Geral.
Investir em saúde, saneamento, educação, pesquisa, distribuição de renda e etc.
Caso contrário vai ficar patinando o resto da vida.

Mondelo
Mondelo
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Antonio, as reformas são necessárias para fazer esse pais crescer. Pagamos muitos impostos e temos uma maquina publica gigantesca que não nos gera retorno nenhum, muito pelo contrario.

Qualquer forma de investimento fica estagnado enquanto a máquina burocrática continuar gigantesca e o dinheiro continuar saindo pelo ralo.

As reformas precisam vir, mas precisam ser mudanças de verdade (não pode ser “reforminhas” iguais as que você citou) que façam atrair mais investimentos para o país.

Sds.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mondelo
1 mês atrás

A questão não é essa. Qualquer reforma que se faça e que possa economizar algo é prontamente apropriado por outros setores. Exemplo da Reforma Trabalhista. Falaram que com a desregulamentação que facilitaria as contratações os empregos aumentariam, pois os empresários teriam mais liberdade para contratar e demitir. Bom. E o que ocorreu? Apenas os empresários se apropriaram dos ganhos e não efetivaram nada em relação ao mercado de trabalho. Apenas aumentou o trabalho precário. E ficamos sempre nessa. O Brasil é difícil. Se não mudar a estrutura do País, oferecendo melhor distribuição de renda que levará ao aumento do mercado… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Perfeita colocação. Porque o que faz o empresário contratar ou não é a demanda. Se tem demanda e ele precisa aumentar a produção, ele contrata, ainda que não considere a legislação trabalhista do seu agrado. Agora, se não tem demanda, o empresário não vai contratar mais empregados só porque ficou mais fácil ou “barato”.
O resultado da reforma foi a precarização do trabalho sem aumento do emprego.
Aliás, como aconteceu em reformas similares feitas na década de 90 na Espanha, na Inglaterra etc.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wilson França
1 mês atrás

Concordo plenamente.
É isso aí!

SDS

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

É o que sobra para o Brasil, o eterno exportador de matérias primas.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

Sempre foi.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

Não troco uma boa Fazenda por indústria nenhuma.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Claro. Vai pastar onde dentro de uma fábrica?!

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Wilson França
1 mês atrás

No gramado da fachada junto com a senhora sua genitora , seu bufão!

Natan
Natan
Reply to  Gabriel BR
29 dias atrás

Pergunta pros sul coreanos se eles preferem fazenda ou indústria.

Last edited 29 dias atrás by Natan
ALISON
ALISON
Reply to  Wilson França
27 dias atrás

kkkkkkkk. essa foi otima!

Welington S.
Welington S.
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

DEUS te ouça amigo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás
MFB
MFB
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Para isso, o “mico” maluco que ocupa a presidência terá de pedir de joelhos. A China não depende tanto do Brasil como pensam. Existe uma fila de países dispostos a tomar uma fatia do Brasil, a esticar um tapete vermelho e receber os chineses e seus investimentos. Não tenho bandido de estimação, mas precisamos de um presidente de verdade LOGO. Estamos completamente isolados.

Natan
Natan
Reply to  Gabriel BR
29 dias atrás

Desse jeito vamos ser para sempre a fazenda do mundo. Cadê nossa indústria e nossa tecnologia?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Natan
28 dias atrás

Tá cheio de coreano na Austrália e Nova Zelândia.
Aqui no Brasil o povo quer legislação trabalhista da década de 40 e adora socialismo …não dá para industrializar assim!

Spitfire
Spitfire
1 mês atrás

Existe uma teoria de que a pandemia foi propositadamente criada pelo dragão asiático, planejada exatamente para reduzir o tempo em que a China alçaria a primeiro posto de principal potência econômica e militar! Estando previamente preparada para melhor lidar com as consequências dessa crise criada enquanto os demais seriam pegos totalmente de surpresa… Sinceramente não tenho como afirmar que de fato isso foi planejado, porém os resultados que estamos assistindo evidenciam que de fato a China se beneficiou dessa situação, onde vemos ainda que está lucrando muito com a exportação de insumos para a vacina e hospitalares… Aparentemente, foram “cirúrgicos”… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Me explica essa lógica aí: se o resto do mundo está quebrado, como diabos os chineses lucram se os outros estão quebrados, e uma parcela considerável da economia chinesa é voltada para exportação?

Economia é jogo de soma zero, ou todos ganham, ou todos perdem.

Last edited 1 mês atrás by Defensor da liberdade
Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

“Economia é jogo de soma zero, ou todos ganham, ou todos perdem”
Não! Não é não..

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Realmente me expressei mal, economia não é jogo de soma zero. É o trabalho que está corroendo meu cérebro…. a cachaça também…

camargoer
camargoer
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Olá Gabriel. Concordo com você. Economia não é um jogo de soma zero. Também não tem uma direção preferencial de crescer sempre. A riqueza pode crescer ou pode ser aniquilada, dependendo das decisões das autoridades econômicas.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  camargoer
1 mês atrás

Exato!

Spitfire
Spitfire
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

Palavrinha simples… endividamento… os paises precisam continuar provendo suas necessidades… exemplo são os programas sociais em curso, inclusive no Brasil… a custo de que.. maior endividamento… grande parte da economia mundial aumentou drasticamente seu endividamento…outra coisa, o que é crise para uns é oportunidade de negócios para outros…

Caio
Caio
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Oportunidade em especial para o impérios bancários, que nunca viram tantas oportunidades desde a segunda guerra mundial.

Spitfire
Spitfire
Reply to  Caio
1 mês atrás

Verdade

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

Não é não, nunca foi!

camargoer
camargoer
Reply to  Alexandre Cardoso
1 mês atrás

Olá Alexandre. Concordo com você.

Mondelo
Mondelo
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

“Defensor da liberdade” sugiro que fosse estude melhor sobre economia.

Não e bem assim que as coisas funcionam.

Francisco
Francisco
Reply to  Defensor da liberdade
28 dias atrás

Para você chegar a resposta sobre sua “dúvida” me responda uma coisa, você acha que os lucros dos bancos vem de quem tem dinheiro ou de quem precisa de dinheiro, agora com a resposta faça uma analogia e tire as conclusões.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

A Terra também é plana…

Spitfire
Spitfire
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
1 mês atrás

Não creio amigo… mas para mim isso não importa em nada, pode ser ate quadrada!!! Não me afeta em nada!!! Agora a pandemia afetou!!!

Caio
Caio
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Conspiraçãozinha de YouTube, para preguiçoso mental, que não diz porque as grandes empresas investiram tanto na China nos últimos 40 anos, nem como estão lucrando muito até hoje, e muito menos por que os bilionários ficaram ainda mais ricos nessa pandemia, com um “singelo” detalhe a imensa maioria ocidentais( inclusive alguns brasileiros que triplicaram seus BILHÕES).

Spitfire
Spitfire
Reply to  Caio
1 mês atrás

Como disse em meu comentario, se é conspiração ou não não posso afirmar… agora quem tem mais lucrado com a situação são eles!!! Isso é fato!!!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Estamos vendo nessa guerra biológica travestida de “pandemia” do que a China é capaz. Não estão só dando um recado de que não estão blefando e de brincadeira como estão fazendo uma demonstração de força contra o ocidente, pra mostrar que também tem capacidade de infligir ações de escala global. Uma nova guerra mundial se mostra cada vez mais inevitável, pois chegará um ponto em que o ocidente ficará encurralado e entrará em desespero por sua hegemonia estar ameaçada com a consolidação da ascensão econômica e geopolítica da China no mundo. As pessoas ingenuamente teimam de ficarem com negação em… Read more »

Spitfire
Spitfire
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Tenso amigo…. muito tensa a situação!!! Não creio que o EUA ficarão inertes esperando a China inverter o jogo… Taiwan é um ponto nefralgico!!! Seria ai o gatilho.??? ..

camargoer
camargoer
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Caro Spifire. Durante as pandemias anteriores (H1N1, gripe aviária, gripe suína). a China foi bastante afetada. O que eles fizeram foi criar uma estrutura de produção de insumos e fabricação de vacinas, preparando o país para uma nova pandemia que viria mais cedo ou mais tarde. Eles tem uma estrutura de fabricação de vacinas que nenhuma outro país tem, eles tem parque industrial que fabrica materiais para hospitais… eles fizeram um rígido controle da circulação de pessoas para evitar o espalhamento do vírus. Quem ficou para trás foi por escolha própria ou incompetência administrativa.

Spitfire
Spitfire
Reply to  camargoer
29 dias atrás

Ola amigo. Na verdade o que ocorre la dentro da China pouco ficamos sabendo, ou melhor, apenas o que o PCC permite. Como eles resolveram la dentro sabemos de pouca coisa. Suas explicações são interessantes, mas casos de crises anteriores de gripes ou outras doenças altamente contagiosas assolaram outras partes do planeta tb… tivemos ebola, principalmente na africa e H1N1 que afetou o mundo inteiro… capacidade de fabricação de vacinas outros tem tb, tanto é que não tem só a chinesa sendo utilizada. Olha a china esta em 94 em numero de casos, sendo o pais mais populoso do mundo…… Read more »

Spitfire
Spitfire
Reply to  Spitfire
29 dias atrás

Grécia, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Portugal, entre tantos outros (na casa dos 11 milhões de habitantes ou menos) e Montenegro e outros (este último com menos de 1 milhão de habitantes) tem mais casos do que a China com 1,394 bilhões de habitantes)!!!
Vejam que temos alguns países muito antigos também…Ou os dados de caso da China estão incorretos, com muitos mais casos do que o informado, ou tem caroço nesse angu…

Last edited 29 dias atrás by Spitfire
Gregory Ruan
Gregory Ruan
Reply to  Spitfire
27 dias atrás

Muito bem. Percebo o mesmo que vc.

Pablo
Pablo
Reply to  Caio
1 mês atrás

Pode nao ser conspiração, mas se nao estiver enganado, em 2020, a China foi a unica econômia que cresceu.

Ted
Ted
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Civilização milenar. Impossível não terem aprendido muito.

Pablo
Pablo
Reply to  Ted
1 mês atrás

Quis dizer que a so a China ganhou com a pandemia, pois eles estao exportando muito para combate a pandemia (EPIs, insumo para vacina, equipamentos), nao acham nem um pouco estranho???
Mesmo que achem que nao é conspiração, é no mínimo estranho.

Spitfire
Spitfire
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Muiiiiittttoooo estranho

camargoer
camargoer
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Caro Pablo. Então eles combinaram com os russos.. porque ao mesmo tempo que montaram uma infraestrutura de produção de vacinas e insumos, os outros países escolheram destruir a sua base industrial, fechar seus laboratórios e cancelar os programas de fabricação de vacinas.

Pablo
Pablo
Reply to  camargoer
1 mês atrás

Todos os paises fizeram isso?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Cresceu porque conseguiram controlar rápido a pandemia.
E o crescimento foi de apenas 2%.
Bem baixo para os padrões chineses.

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Eles é que falaram que controlaram, acredita no que o governo chinês diz?
O medico que alertou o governo acabou sendo preso e posteriormente morreu de covide, jornalistas que cobriam a pandemia la na cidade que surgiu o virus, sumiram, mentiram pra OMS dizendo que nao tinha contágio e que nao precisavam se preocupar. O resultado o mundo inteiro conhece!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Pablo

Se eles cresceram ano passado e estão disparando esse ano é porque controlaram a pandemia.

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

E o que eu falei mais acima?!
Tem gente que nao acredita em teoria da conspiração, mas é estranho que ano passado so a China cresceu, o quanto estão ganhando através da pandemia exportando insumos pra vacina, EPIs, equipamentos e etc. Como é que se prepararam tao rápido pra cuidar do vírus la e no resto do mundo?????

Luciano do Prado
Reply to  Pablo
25 dias atrás

Estão ganhando menos exportando itens para controle da pandemia, do que se estivessem exportando itens com maior valor agregado.

Mondelo
Mondelo
Reply to  Caio
1 mês atrás

Preguiça mental e pelo menos não tentar enxergar conveniência que os chineses lucraram imensamente com esse vírus que surgiu em seu território.

Caio
Caio
Reply to  Mondelo
1 mês atrás

Empresas chinesas que pertecem a ocidentais, japoneses, coreano e até taiwanês e vários outros detentores da riqueza mundial que se concentrou e não foi só na China.
Se a covid-19 foi planejada tem muito tubarão dasse lado ganhando muito, como sempre fizeram em crises mundiais.
A China leva o seu como testa de ferro, mas como patrão dessa situação ainda não. Eu duvido que não sejam os mesmos que emprestam dinheiro e vendem armas, para lados opostos em uma guerra os verdadeiros mercenários desse caos.

Last edited 1 mês atrás by Caio
carcara_br
carcara_br
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Existe teoria que o vírus escapou de um laboratório americano, ou seja, conspiração por conspiração a gente não chega a lugar nenhum.
Agora é preciso entender como a china foi capaz de se recuperar mais rapidamente que as outras economias, por que conseguiram controlar melhor a disseminação do vírus. E como isso poderia ser aplicado aqui. Claramente minimizar o problema, oferecer remédio milagroso, espalhar falsas informações não resolveram, pelo contrário.

Spitfire
Spitfire
Reply to  carcara_br
1 mês atrás

que são teorias ok, mas….escapou de um laboratório americano??? como assim se os casos iniciais ocorreram na China??? “a china foi capaz de se recuperar mais rapidamente que as outras economias, por que conseguiram controlar melhor a disseminação do vírus”… porque se destacou tanto na tratativa deste problema? fruto de uma maior inteligência para lidar com a situação ou por estarem melhor preparados para tal ocasião? Seja qual for a resposta, interessante os demais países não conseguirem ter a mesma performance no tratamento do problema como eles tiveram!!! Mesmo a principal potência militar do mundo, com toda a sua tecnologia… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Spitfire
carcara_br
carcara_br
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Pois é a maior potencia militar do mundo ficou muito preocupada discutindo se a doença era pior que uma gripe, se valia a pena fazer isolamento, se mascaras funcionavam, se existia tratamento mágico, se era parte de uma estratégia de guerra biológica. A realidade foi dando uma surra ponto a ponto nesse pessoal, e no lugar de se dobrarem aos fatos preferiram dobrar as apostas com narrativas cada vez mais delirantes. E se o modelo Chines for simplesmente melhor? Vai fazer o quê? Foram os próprios americanos que abriram espaço pro questionamento ao espalharem desinformação e dar apoio a políticas… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

“que são teorias ok, mas….escapou de um laboratório americano??? como assim se os casos iniciais ocorreram na China???”
Não vou ficar espelhando bobagem, mas como toda teoria da conspiração se apropria de dados reais tirados de contextos e usados com má fé sem o menor respaldo científico, se tiver realmente curioso procura esse lixo tóxico pela internet que você acha.

Last edited 1 mês atrás by carcara_br
Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Eu não diria que fizeram tal coisa. Mas não me desce de esconderem no início e “não ser mortal” como foi dito no início. Também me pergunto como a China com tal população teve somente estes casos pífios em relação a qualquer outro país,isso em questão pelo fato de ser algo “novo” e desconhecido que vinha a ocorrer em pouquíssimo tempo. Fato que não é de novidade é que vão “tá” com o número um de potência econômica do mundo.

Mondelo
Mondelo
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Spitfire, tem muita logica tudo o que você escreveu.

Os chineses estão lucrando muito com essa pandemia. E muito curioso que esse vírus tenha surgido no pais que está mais se beneficiando dessa situação.

Gregory Ruan
Gregory Ruan
Reply to  Spitfire
27 dias atrás

Concordo com isso também.

Luciano do Prado
Reply to  Spitfire
25 dias atrás

Fonte: “minha tia do zap”

Antoniokings
Antoniokings
1 mês atrás

E logo devem começar a aparecer os resultados da nova política econômica de fortalecimento do mercado interno.
Teremos um País, com a maior população do Mundo, a maior economia, o mercado consumidor, maior importador e exportador.
Realmente, colossal.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Em tempo.
Saíram, há alguns dias, os números do comércio externo chinês.
No primeiro trimestre do ano, as exportações foram de US$ 708,98 bi (+49% a.a.) e as importações US$ 593,62 bi (+28%).

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

E o aumento do comércio dos EUA com a China foi de 61%, apesar dos EUA serem atualmente o terceiro maior parceiro comercial dos chineses.
comment image

Fabrício
Fabrício
Reply to  Antoniokings
26 dias atrás

Os EUA permanecem, pois, por larga margem como maiores parceiros. Tomar blocos regionais como uma único país não é aceitável porque está a se comparar cachos de uvas com uvas.

De toda forma, se se tomar os dados da Asean e Japão, nota-se a clara integração chinesa com seus vizinhos e a perda da importância relativa dos EUA.

Se tomarmos a UE, também, isso fica mais que evidente.

PauloR
PauloR
1 mês atrás

Europeus estão certo quando firmaram acordo com os chineses para abrir o mercado da China para empresas do continente, eles sabem que o futuro é a China. O fim dos americanos no domínio global esta com os dias contados e esse momento pode chegar mais rápido do que se imagina.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Penso que até 2025 a China será a maior potência.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Estudei nos EUA no ano 2000/2001. Na sala de Economia, tinha um grande cartaz na parede, escrito: Será a China a próxima super potência? E vários dados sobre a China e os EUA, como tamanho da população, território, PIB, crescimento médio do PIB, etc. Ta ai o resultado. Em 2014 a China ultrapassou os EUA como maior PIB em PPP. E em 2027 será equivalente à 1 EUA e Meio. Na década de 30 eles provavelmente estarão rivalizando com o PIB dos EUA + União Europeia somados. No PIB convertido em dólares, a China deve alcançar os EUA nos próximos… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Assino embaixo.

Spitfire
Spitfire
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Está no caminho para isso sim… concordo… a duvida é: como os EUA irão reagir? E se, como? Pq hj ainda é a maior potencia militar!!! Mas a janela está se fechando… o tempo está contra eles…

Spitfire
Spitfire
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Verdade amigo!!! Todos querem beliscar um pedacinho desse mercado !!! Acho que seria a hora do Brasil fortalecer ainda + a relação com os Brics!!! Prioridade 1… e ja mandar de tabela um recadinho para o Bidê aue vem com essa historinha de desmatamento…

Mondelo
Mondelo
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

E verdade Spitfire, mas pela ultimo pronunciamento do “mito” para o Biden, ficou evidente da aonde vinha a pólvora.

Infelizmente somos amadores demais em politica externa e muito eficientes em perder oportunidades.

Sds.

Last edited 1 mês atrás by Mondelo
Pablo
Pablo
Reply to  Mondelo
27 dias atrás

E fazer investimentos furados.

Paulo Sollo
1 mês atrás

E enquanto isto o Brasil, país de dimensões continentais abarrotado de riquezas naturais, continua estagnado na incompetência, na corrupção extrema, na estúpida polarização política extremista, dominado por máfias políticas, empresariais, jurídicas, militares, que trabalham para manter o status quo de povo pobre sem poder de compra, sem educação de qualidade, sem incentivo a empreendimentos, com uma desigualdade absurda na distribuição de renda, dentre outras coisas. E aos vira latas resta se alegrarem com o sucesso de outros países, EUA, China ou qualquer outro, pois o complexo de inferioridade e a submissão tornaram-se características básicas na estrutura psicológica individual e coletiva… Read more »

Spitfire
Spitfire
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Mudar essa situação depende so de uma coisa!!! Sair do comodismo!!! Ficar esperando que outros resolvam os problemas não mudará a situação!! Falo isso no sentido da nação como um todo e não pessoal!! Seu comentario foi preciso em elencar os graves problemas que temos!!! Mas a populacao brasileira se acomodou, a criticar nas midias sociais, bater panelas (pasmem acho que eles morrem de rir com isso), e agora apanhar por tentar sair para trabalhar enquanto a bandidagem é solta!!! Mas uma hora a coisa vai estourar!!! Aind não está ruim o suficiente!!! A conta chega!! Não tem jeito!!!

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Infelizmente somos latinos. Cultura passional extrema e zero disciplina.

Pablo
Pablo
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Nessa conta de culpados, coloque o povo, que são os maiores. Sofrem com políticos corruptos mas nao deixam de aplaudir e colocar no poder, seja vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente.

Mondelo
Mondelo
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Pablo exatamente. O povo e o maior culpado, afinal nossa classe politica vem da aonde? O brasileiro fica se matando por politico de estimação e por jogador de futebol, sendo que eles não dão a mínima para eles. Ficam colocando esses caras no pedestal e esquecem dos seus próprios problemas. Aqui também alguns tendem a ficar se matando por causa de EUA e China, mas a verdade e que nenhum desses países dão mínima para o Brasil. Ambos somente estão mais preocupados com suas próprias agendas. Não existem mocinho nos dois lados. Ambos estão buscando a supremacia global (no caso… Read more »

Spitfire
Spitfire
Reply to  Mondelo
1 mês atrás

Ótimo complemento seu tb amigo… Quem já não caiu nessa polarização??? é a estratégica mais antiga do mundo é dividir para conquistar… Infelizmente nossa sociedade foi fragmentada com essa história de direita x esquerda!!! Não que cada um não deve ter suas convicções políticas e ideológicas, mas passado o pleito deveríamos ter uma união nacional!!! Ai a história seria diferente!!! Mas infelizmente no dia seguinte a posse as forças que mamam no estado já articulam contra o governo eleito e o povo embarca nessa!!! Mas nunca é tarde para abrir os olhos!!!

Marcos
Marcos
1 mês atrás

Fonte: sputnik, ressalvas!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Se o fato acontece, não importa quem publica.
E a Sputnik tem sido uma excelente fonte de notícias.
Bem mais ágil que muitas outras agências de notícias.

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/04/15/china-pib-do-1-trimestre-avana-183-pontos-percentuais-em-base-anual-mercado-esperava-192.ghtml

ALISON
ALISON
Reply to  Antoniokings
27 dias atrás

Deu na cara dele. kkk

JuggerBR
JuggerBR
1 mês atrás

Difícil não embarcar nas teorias terraplanistas… No fim das contas eles tornaram o mundo ainda mais dependente deles… Coincidência tem limites.

Capa Preta
Capa Preta
1 mês atrás

Ganharem uma guerra com um ataque biológico sem dar um tiro.
A verdade e uma só. Toda vez que virem a foice e o martelo, podem ter certeza que milhões vão morrer.

Spitfire
Spitfire
Reply to  Capa Preta
1 mês atrás

Foram ninjas!!!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Spitfire
1 mês atrás

Fizeram os EUA provarem do próprio veneno.

Capa Preta
Capa Preta
1 mês atrás

Ninguém tá vendo os canhotos apaixonados pela nova “união soviética Kung Fu” que eles sonham que vai destruir o ocidente.
Ser vizinho deles ninguém quer…

carcara_br
carcara_br
Reply to  Capa Preta
1 mês atrás

Principalmente aqueles comunistas do agronegócio, da Vale e da Gerdau.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  carcara_br
25 dias atrás

Claro, os cafetões de matérias primas, nada de novo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Capa Preta
1 mês atrás

O que os Russos e Chineses querem é o que os eua SÃO hoje…

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Capa Preta
1 mês atrás

O Ocidente destruiu a si mesmo quando decidiu aderir ao marxismo cultural da escola de Frankfurt ,acreditaram que iriam criar um paraíso na terra,e no final viram seu poder se esvaindo com delírios de pautas identitarias,lgbt,e feminismo,coisas que nem existem na china e Rússia,enquanto a China quer criar supersoldados,os EUA querem colocar travestis no seu exército,os russos/chineses devem estar dando gargalhadas do Ocidente isso sim.

Francisco
Francisco
Reply to  Alexandre ziviani
28 dias atrás

É amigo acho que o maior desejo dos lacradores no final vai acabar se tornando o pior pesadelo deles assim que os comedores de gafanhotos assumirem o controle, e pra quem duvida vai acompanhando o que já está acontecendo em Hong Kong, acho é pouco kkkkkkkk.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Capa Preta
1 mês atrás

Mais uma viúva americana histérica. Raivinha da China é? oh, que peninha

Henrique
Henrique
1 mês atrás

E pensar que nos anos 70 tínhamos um parque industrial muito maior que o deles… Mas o pessoal de 88 só queria saber de direitos e mais direitos sem deveres e agora estamos nesse lamaçal. A “nova república” é um absoluto FIASCO.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Nos anos 70 e 80 nem apareciam na lista de maiores exportadores.
Daqui a pouco, vão dobrar as exportações dos EUA, primeiro colocado àquela época.

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Henrique
1 mês atrás

É fácil crescer quando se é uma ditadura. Quando se pode simplesmente silenciar quem pensa diferente, ignorar as necessidades da população, poluir à vontade e permitir que cidadãos trabalhem até a morte por exaustão.

Difícil é fazer isso sendo uma democracia republicana que avança, ainda que aos trancos e barrancos.

Apesar de todos os apesares, o Brasil seguiu o caminho correto em 1988. A obrigação do Estado é garantir o bem estar, os direitos e a liberdade dos cidadãos. Ainda estamos muito longe do mundo ideal. Mas eu pergunto: quem aqui trocaria o Brasil pra ir morar na China??

Henrique
Henrique
Reply to  Daniel7440
1 mês atrás

Eu. É um país muito mais Pacífico, ordeiro com mais oportunidades e que avança. Não um que vive no marasmo, violência urbana e flatus vocis.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Daniel7440
1 mês atrás

quem aqui trocaria o Brasil pra ir morar na China??”

Eu trocaria fácil, muito mais oportunidade profissional e segurança infinitamente melhor do que aqui.

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Rodrigo
1 mês atrás

Alguns têm fetiche em ser escravos. Se você deseja que o regime chinês determine quais sites você pode acessar ou quantas vezes você pode viajar, fique à vontade.

Mas dizer que quer morar em um país ditatorial, e não em uma democracia, soa como um judeu dizendo que gostaria de ter vivido na Alemanha da década de 40…

Francisco
Francisco
Reply to  Daniel7440
28 dias atrás

Sinceramente você acredita que isso aqui seja uma democracia de fato, que você realmente tem algum direito, avalie bem o que está acontecendo no país antes de responder, talvez estejamos vivendo a pior das ditaduras, na qual você acredita que tem direitos e liberdades.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Daniel7440
29 dias atrás

Se fosse fácil crescer sendo uma ditadura, todos os países seriam ditadura.
É melhor que ser pobre llivre.
Dããã!!!!!

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Amigo, se tu acha que é melhor viver sob uma ditadura do que ser livre, ainda que pobre, só posso lhe recomendar uma visita urgente a um psiquiatra. Porque não há nada na sociologia, antropologia ou ciência política capaz de explicar um indivíduo que DESEJA ser dominado e coagido por um Estado autoritário, salvo, talvez, por algum tipo de desejo ou paixão reprimida.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Daniel7440
28 dias atrás

Esse papo de ditadura e ser livre é para patricinha e mauricinho (isso é antigo) que quer viver às custas dos pais a vida inteira e ir surfar na California ou fazer luau no Havaí ou empresário que quer fazer ‘gato e sapato’ na sociedade..
Para 99% da população, pouco importa.
Precisa de saúde, habitação, alimentação, educação e tudo o mais necessário para uma vida digna.
E olha que os chineses já estão ganhando mais, comprando mais e viajando mais que os brasileiros.

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
28 dias atrás

Mas os norte coreanos passam fome, são pobres, nao conhecem internet, so veem noticias que o governo manda e ainda sao proibidos de sairem do país. Pq tu nao vai pra la?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
27 dias atrás

E o pessoal do Zaire, Guatemala, Honduras, Haiti, El Salvador, grande parte do Bresil e etc,. etc. e et.c também.
Por que vc não vai morar lá e gritar: O que importa é liberdade!

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
26 dias atrás

Entao o que faz aqui? Pq nao foi ainda ?

Mondelo
Mondelo
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Essa constituição de 88 e uma vergonha criada para manter uma casta de políticos no poder.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Mas a Constituição garante deveres sim. O problema do Brasil não é esse! Você por acaso gostaria de trabalhar 12 horas por dia sem nenhum direito?

Henrique
Henrique
Reply to  Andreo Tomaz
1 mês atrás

Quase metade dos trabalhadores são informais, pra eles as leis nem existem. Esse formalismo boboca de achar que um papel escrito vai dirigir a realidade é insuportável.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Henrique
29 dias atrás

Alguém sensato aqui, muito boa colocação.

Pablo
Pablo
Reply to  Henrique
27 dias atrás

Muitos sao informais pq nao querem ter obrigações. Um pequeno comerciante pode abrir um CNPJ no Sebrae gratuitamente, pagar o imposto mensal que serve como tempo de contribuição para aposentadoria. So que quando a policia prende um carrinho de lanche (ou similar) pessoal acha um absurdo, mas não pensam no colega que trabalha legalizado.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Henrique
29 dias atrás

Tenta abrir uma empresa hoje, aí tu volta aqui e me diz se não temos deveres a cumprir.

sub urbano
sub urbano
1 mês atrás

Ver a tenebrosa bandeira estrelada ofuscada pelo vermelho da esperança e da prosperidade me dá uma tranquilidade muito grande. A ultima imagem das bolinhas achei bem adequada.

Pablo
Pablo
Reply to  sub urbano
27 dias atrás

Otima oportunidade pra ti ir pra Coreia do Norte por exemplo, so deixa teus eletronicos aqui, la tu nao vai poder entrar na internet pra dizer o que tu pensa.
Boa viagem.

zézão
zézão
1 mês atrás

Ihhh….lá tem lockdown, não?? Alô stf …

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  zézão
1 mês atrás

Pra quê lockdown na China se o vírus não circula mais por lá? Lockdown tem que ser feito no início e de forma severa igual a China fez.

Francisco
Francisco
Reply to  Andreo Tomaz
28 dias atrás

Sei……

Maurício Veiga
Maurício Veiga
1 mês atrás

A China está vencendo a Terceira Guerra Mundial, nós estamos pagando o preço, Brasil Celeiro do Mundo e não dos Brasileiros…

Henrique
Henrique
Reply to  Maurício Veiga
1 mês atrás

Antes fosse celeiro, daria uma ideia de prosperidade e abundância. Nós vamos ser mesmo é o favelão do mundo, miséria e subdesenvolvimento.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Verdade.
Um dos maiores produtores de alimentos do Mundo e que voltou ao Mapa da Fome.

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
28 dias atrás

Voltou ao mapa da fome? Quando que saiu???

Welington S.
Welington S.
1 mês atrás

O Dragão Vermelho agradece a Águia que o sustentou e o fez crescer chegando aonde chegou.

Hoje, o Dragão Vermelho, está demostrando toda sua força enquanto a Águia, vai ficando cada dia mais senil.

dragon-wallpaper-images-8.jpg
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Welington S.
1 mês atrás

Gostei da analogia. Mas gostaria de destacar que o “Dragão” já existia na forma de uma civilização poderosa bem antes da “Águia” pensar em nascer.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Welington S.
1 mês atrás

Obligado, Amélica…ass: chineses….kkkkk

jrsalvador
1 mês atrás

Ta, legal. Mas o que isso tem com o blog Forças terrestres ? ou assumiram que virou um blog sobre a China

Alexandre Galante
Reply to  jrsalvador
1 mês atrás

O ForTe discute também geopolítica e estratégia.O Exército Chinês vai ser beneficiado com a economia chinesa cada vez maior.

XFF
XFF
Reply to  jrsalvador
1 mês atrás

Bolsominions piram. São incapazes de entenderem que o crescimento e fortalecimento do Exército Chinês têm a ver com o crescimento da economia Chinesa…

Pablo
Pablo
Reply to  XFF
28 dias atrás

Acho que nao precisa ser direita ou esquerda pra entender isso, e só ter um cérebro. Cérebro falta em muitos brasileiros que adoram levar a nossa classe política no céu

Michel
Reply to  jrsalvador
1 mês atrás

Política, Economia, História, Geografia e Sociologia, entre outros assuntos. As Sociedades de países que não levam a sério esses tópicos, e quando digo sério me refiro ao entendimento amplo, profundo, diversificado e bem explicado, e desde que o conhecimento seja acessível a todos os cidadãos que manifestarem interesse independente de etnia, credo e posição social, serão sempre povos ou sociedades fadados ao fracasso. Inclusive a nível militar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  jrsalvador
1 mês atrás

Se você não entende a relação, você não entende nada. Volte algumas casas…

Flávio
Flávio
1 mês atrás

O Brasil perdeu toda sua influência na África para China, países que temos laços étnicos e culturais que em tese devíamos ter uma influência forte .

Em alguns anos todo consumo do produtos agrícolas pela China não virá do Brasil, virá da África, e só olhar o plano de bases militares pela China.
Quando isso acontecer imagina o impacto no agronegócio brasileiro?

sub urbano
sub urbano
Reply to  Flávio
1 mês atrás

O governo petista tentou criar uma area de influencia mas foi sabotado… Quem nao se lembra do “temosq nos alinhar com os paises ricos da europa e USA nao com angola, venezuela, bamibia etc”.

Flávio
Flávio
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

É possível ter uma boa relação com todos os lados, más infelizmente o Brasil escolheu o caminho da ideológica(esquerda×direita) e não o pragmatismo.

Mondelo
Mondelo
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

Politica essa que enviou bilhões de reais para ditadorzinho de terceiro mundo e ainda o pessoal da esquerda tem a pachorra de que querer falar do Ernesto.

Ambos modelos de politica externa fadadas ao fracasso (pelo menos para o Brasil).

cerberosph
cerberosph
Reply to  Mondelo
29 dias atrás

Fonte: tia do zap

Pablo
Pablo
Reply to  cerberosph
28 dias atrás

Tem fonte que desminta???

Vagner Luiz
Vagner Luiz
1 mês atrás

Sem nenhuma vocação ideológico, acredito que o nosso país só não vai pra frente pro conta desta disputa política que está ocorrendo no nosso país.
Infelizmente, brasileiro tem político de estimação, fica essa eterna briga de esquerda contra direita e que se dane o povo brasileiro. se fossemos mais unidos em pró do Brasil, com certeza seríamos a maior nação do mundo em todos os sentidos.

José Carlos David
José Carlos David
1 mês atrás

Muito legal. Envenenam o mundo com um vírus mortal e depois ficam de longe vendo a desgraça!

XFF
XFF
1 mês atrás

Acho que que só resta ao Titio Sam ficar sancionando empresas Chinesas para evitar o crescimento cada vez maior delas, sempre usando desculpas de “segurança nacional”.

Daniel7440
Daniel7440
1 mês atrás

São inimigos da humanidade que sequer escondem a estratégia torpe de mentir, oprimir, coagir e ameaçar todos aqueles que, seja no plano doméstico ou internacional, ousam criticar o regime chinês e suas pretensões imperiais. Mais do que nunca o Ocidente deve unir forças para resistir as investidas chinesas. Porque apesar de todas suas vicissitudes, foi no Ocidente que floresceram as artes e as ciências, e foram as civilizações ocidentais que instituíram os direitos individuais e ergueram as bases para nossos estados republicanos e democráticos. A China, por outro lado, não tem outro interesse a não ser governar sobre escravos servis.… Read more »

Flávio
Flávio
Reply to  Daniel7440
1 mês atrás

Você acha mesmo que a Europa e os Estados Unidos consideram o Brasil uma nação ocidental? Para eles sempre seremos latino-americanos, um país que não é e nunca foi prioridade em parcerias estratégicas.

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Flávio
1 mês atrás

O que os EUA e a Europa pensam é irrelevante. Somos países de tradição ibérica, com fortes influências da cultura greco-romana, com um idioma derivado do latim e de religião cristã. Somos um país Ocidental, sob qualquer aspecto. Ser ocidental não é sinônimo de ser rico ou desenvolvido.

Paulo Sollo
Reply to  Daniel7440
1 mês atrás

“foi no Ocidente que floresceram as artes e as ciências”.
Cara, as artes e a ciência já eram praticadas do oriente desde a época em que na Europa só habitavam bárbaros, a mais de 5 mil anos. Inclusive muitas descobertas importantes que foram copiadas pelos europeus.
Vá pesquisar um pouco antes de postar tolices movido por alienação ideológica.

E sobre esta fantasia de muitos acharem que o Brasil faz parte do clubinho de EUA e europa pela localização geográfica, mais uma vez o link de um estadunidense explicando porque eles não consideram os brasileiros como ocidentais:
https://youtu.be/-8enJvcpy9Q

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Tolices? Amigão, me diga uma área da ciência, qualquer uma (medicina, engenharia, filosofia, direito) que não tenha sido influenciada, de maneira COLOSSAL, pelos países ocidentais.

Basta me dizer uma! Está feito o desafio.

Paulo Sollo
Reply to  Daniel7440
29 dias atrás

É inegável que os ocidentais, e você não é um, segundo eles, desenvolveram tremendamente as ciências criadas antes mesmo de seus países virem a existir, como a matemática que conhecemos hoje, que surgiu  no Antigo Egito e no Império Babilônico. Se os egípcios e babilônios não a tivessem inventado, no quê os ocidentais iriam se debruçar? Os ocidentais souberam usufruir de muito do legado dos orientais, e a “contribuição” que deram de volta que você diz que encheria um livro, foi a submissão violenta, a destruição da cultura e o genocídio. Somente a Inglaterra matou dezenas de milhões na Ásia e… Read more »

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Paulo Sollo
29 dias atrás

Se você considera os conceitos de democracia, de Constituição, de repartição dos poderes, de cidadania, de direitos humanos, de devido processo legal, de dignidade humana e de igualdade como ”destruição, miséria e morte”, isso é direito seu. É curioso que alguém pense algo assim, mas não vou discutir. Se você menciona as mortes dos impérios coloniais europeus mas, convenientemente, omite as mortes causadas pelo regime de Mao Zedong, fica claro que seu comprometimento não é com a verdade, mas com uma pauta ideológica. Me impressiona o esforço que você faz para criticar a liberdade e os direitos e para exaltar… Read more »

Michel
Reply to  Daniel7440
1 mês atrás

“Foi no ocidente que floresceram as artes e ciências”. Colega, como assim? Foi a presença árabe em Europa que possibilitou o surgimento das primeiras Universidades ocidentais. Foram esses mesmos árabes que reconheceram o valor dos textos clássicos da antiguidade greco-latina e os salvaram da sanha destruidora da igreja que os destruía alegando serem textos “pagãos”, ou os apagavam nos pergaminhos onde estavam registrados para escreverem as ladainhas. Foram árabes que legaram ao Ocidente: O Jogo de Xadrez; O Jogo do Gamão; A Arte da Caligrafia; A arte da Tapeçaria; A arte da Álgebra; A arte da ornamentação com Azulejos; A… Read more »

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Michel
1 mês atrás

Se tentar escrever sobre a contribuição europeia para o Oriente, então, terá que escrever um livro. Você quer relativizar a importância das conquistas culturais ocidentais porque importamos tapeçaria e jogo de xadrez? Só pode estar brincando. Basicamente TODA a ciência moderna vem do Ocidente. Duvida? Veja quais são as universidades mais importantes do mundo, que mais produzem conhecimento científico. Veja de onde vêm a maioria dos ganhadores dos prêmios Nobel. Veja de onde são as maiores empresas de tecnologia do mundo. Veja de onde surgiu a internet, que você usou para escrever esse comentário. Não adianta, meu caro. Contra fatos… Read more »

Michel
Reply to  Daniel7440
1 mês atrás

A Universidade, ou seja, a casa do saber científico foi contribuição árabe ao mundo ocidental. Era esse povo (árabe) que inspirou e mostrou à civilização europeia como lidar com a ciência. Sem alicerce não há construção. Sem premissas e conclusões não há argumentação possível.
Se é que você me entende. E tenho dito.

Daniel7440
Daniel7440
Reply to  Michel
29 dias atrás

A primeira universidade europeia foi a de Bolonha, na Itália. E não teve nada a ver com contribuição árabe, uma vez que a Itália jamais foi invadida por árabes. Similarmente, há na França e na Inglaterra universidades antiquíssimas que também não foram fundadas por árabes.

Seu discurso de que tudo que há de bom no Ocidente veio do leste ou dos árabes simplesmente não se sustenta em fatos, mas em interpretações tortuosas extraídas de factóides.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Daniel7440
1 mês atrás

A civilização e a maioria das ciencias começaram no oriente. Em resumo: a China inventou o Brasil.

cerberosph
cerberosph
Reply to  Daniel7440
29 dias atrás

Tudo isso ai foi destruído pelo ocidente durante a Idade Média, Idade das Trevas, e não fosse o oriente ter preservado o que restava de saber não teríamos nada disso que você citou.

Hoplita
Hoplita
Reply to  Daniel7440
27 dias atrás

Na rastro da ascensão meteórica do “gênio” Bolsonaro aparecem essas figuras impolutas da raça… Pois bem, vamos lá. O português é uma língua neolatina, mas também com forte influência árabe. Veja o gigantesco e clássico trabalho “Dicionário de Arabismo da Língua Portuguesa” de Adalberto Alves e ficarás com vergonha de exigir um purismo que os próprios portugueses não aceitam. E o que dizer da álgebra (al- jabr) ou dos algarismos que utilizamos (indo-arábicos) que sepultaram os números gregos e romanos? E Aristóteles que só chegou ao Ocidente cristão através das traduções e comentários de Avicena e Averróis? Por outro lado,… Read more »

MFB
MFB
1 mês atrás

Impressionante sim, mas como é bom poder contar com trabalhadores sem direitos e em grande quantidade, salários baixos e todo tipo de pirataria barata e roubo de propriedade intelectual. Assim ajuda muito.

ALEX ROCHA
ALEX ROCHA
1 mês atrás

É, a China conseguiu unir uma visão marxista com o capitalismo.

Não sou de esquerda mas há um ponto que merece destaque se estes números a exemplo do que aconteceu no Brasil há alguns anos não forem “mascarados”.

  • Um governo centralizado com plano de governo de médio e longo prazo seguidos a risca realmente dão bons resultados;

Porém a que custo? Lembro da celebre frase dita por Heroides “os fins justificam os meios”

Guilherme
Guilherme
1 mês atrás

Se as previsões de players da área econômica se confirmarem, o PIB chinês passa o americano em 2028 (acho que essa matéria saiu até aqui nesse site por dezembro/20 ou janeiro/21), naquela que é, talvez, a única métrica relevante para aferir o tamanho de uma economia em que os EUA ainda estariam a frente da China, pois nas demais todas, os chineses já estão na dianteira (PPP, volume de negócios em varejo e/ou atacado, seja físico ou virtual, mercado de automóveis – que é um símbolo da cultura pop americana, etc, etc). E a partir da segunda metade deste século,… Read more »

Filipe
Filipe
1 mês atrás

Agora é a vez da China, mas os EUA e a Rússia continuaram sendo as nações mais poderosas da face da terra, EUA+ Rússia juntas têm 14 mil bombas nucleares.

Alex
Alex
Reply to  Filipe
28 dias atrás

Hã? São mais poderosos porque ostentam não sei quantas ogivas, é isso? Mas, e teriam culhão de disparar, justamente para mostrar que são poderosos?
Se só ostentarem sem disparar, vai mostrar uma forma de “poder” que lembra aquela anedota do cara que ameaça bater nos outros, ninguém está impedindo que ele concretize a agressão, mas ele grita: “Me segurem! Me segurem, porque se não vou bater nele!”

Francisco
Francisco
Reply to  Alex
28 dias atrás

Tempos diferentes, situações diferentes, mas o Japão pagou para ver a mão e deu de cara com um Royal Flush, experimente acuar um gato em um quarto fechado e verá do que ele é capaz, tudo é possível quando se está em uma situação difícil.

Chico Tripa
Chico Tripa
29 dias atrás

Pois é! Os caras vendem tecnologias e nós vendemos “commodities”, ou seja banana, café, batata e etc e etc….E alguns acham o máximo. Estamos fadados mesmo ao fracasso como grande nação. Jamais passaremos de ” fazendão” dos ” donos” do mundo.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Chico Tripa
29 dias atrás