Robô da Boston Dynamics usado no treinamento militar francês em cenários de combate

51

O cão-robô Spot da Boston Dynamics já esteve em uma variedade de lugares e cenários, desde pular corda até um jogo de paintball “provocativo” não autorizado. Agora, o Spot também está sendo preparado para entrar no campo de batalha.

Fotos compartilhadas no Twitter pela escola militar francesa École Spéciale Militaire de Saint-Cyr mostram o Spot ao lado de soldados franceses armados.

O Spot fez parte de um esforço para estudantes militares aprenderem sobre o potencial dos robôs que serão usados ​​no campo de batalha no futuro, relatou o The Verge. Outros robôs também foram usados ​​como parte do treinamento, que durou dois dias.

Michael Perry, o vice-presidente da empresa, disse que embora soubesse que o distribuidor europeu Shark Robots tinha um estoque dos robôs, a empresa não sabia sobre seu uso exato.

No passado, a Boston Dynamics – cujos termos de serviço dizem que seus produtos “não podem ser usados ​​para ferir ou intimidar pessoas ou animais” – criticou o uso de robôs como armas. A MSCHF, uma empresa de artes performáticas do Brooklyn, certa vez montou uma arma de paintball no Spot. Chamado de “Spot’s Rampage”, o evento permitiu que pessoas aleatórias controlassem o Spot por dois minutos enquanto o robô estava dentro de uma galeria de arte.

“A arte provocativa pode ajudar a promover um diálogo útil sobre o papel da tecnologia em nossas vidas diárias”, disse a empresa na época. “Esta arte, no entanto, deturpa fundamentalmente o Spot e como ele está sendo usado para beneficiar nossas vidas diárias.”

O CEO da Boston Dynamics disse que a empresa tinha políticas claras proibindo fornecedores ou clientes de usar o robô como arma, mas que a empresa “ainda está avaliando” se deve ou não proibir implantações sem armas por clientes militares.

“Achamos que os militares, na medida em que usam a robótica para tirar as pessoas do caminho do perigo, pensamos que é um uso perfeitamente válido da tecnologia”, diz Perry. “Com este modelo de implantação avançada que você está discutindo, é algo que precisamos entender melhor para determinar se ele está ou não sendo usado ativamente para prejudicar as pessoas.”

Apesar das preocupações de pesquisadores e defensores, militares em todo o mundo estão cada vez mais empurrando robôs para o campo de batalha. Drones operados remotamente têm sido a implantação mais significativa até hoje, mas outros tipos de uso – incluindo robôs que podem explorar, pesquisar e patrulhar – também estão sendo testados.

Quadrúpedes robóticos semelhantes ao Spot, construído pela empresa rival Ghost Robotics, estão atualmente sendo testados pela Força Aérea dos Estados Unidos como substitutos para câmeras de vigilância fixas. Se os robôs se mostrarem confiáveis ​​como CCTV em roaming, é apenas uma questão de tempo antes que esses recursos sejam introduzidos nas zonas de combate ativas.

 

FONTE: Saint-Cyr Coëtquidan, The Verge

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A6MZero
A6MZero
3 anos atrás

Em quanto tempo o soldado humano se tornará obsoleto?

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  A6MZero
3 anos atrás

Soldado humano é mais barato que robô, logo …… Nos Estados Unidos por exemplo ao transferir a sua capacidade produtiva para o resto do mundo por causa da globalização que impôs ao mundo, enfraqueceu a sua classe média e criou uma legião de desempregados que foram bater nas portas das forças armadas para poder ganhar seu sustento. Não se faz guerra sem desocupados e os EUA produziram um montão por meio da globalização.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Andromeda1016
3 anos atrás

Se você for comunista e morar numa ditadura, esse calculo e válido. Agora se morar num pais democrático, com valores diferentes sobre a vida humana, se puderem substituir, eles vão.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Concordo. Ainda temos muito chão a percorrer até que os robôs possam lutar nas guerras no lugar de pessoas, logo por um bom tempo eles farão apenas trabalhos específicos que pessoas não consigam fazer ou sejam perigosos demais. Enquanto isso vamos ter pessoas fazendo a guerras como sempre … sai mais barato …

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Espero qua os países democráticos tenham evoluído nessa questão do respeito à vida humana, visto que até há pouco tempo expunham seus próprios soldados à radiação nuclear e a agentes químicos, como o agente laranja.
Isso sem contar as populações dos países inimigos que sofrem bombardeios com napalm, fósforo branco, urânio empobrecido e etc.
Não estou nem considerando as execuções sumárias como em My Lai, decapitações e outras barbaridades como as praticadas recentemente pelos australianos no Afeganistão.
Cada coisa……

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Percebe-se, deste modo, que são atividades comuns aos seres humanos, independentemente de serem ‘democráticos’ ou não, de raça, credo ou orientação afetiva.

Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Com mais de 100 milhões de mortos em apenas 1 século, o comunismo é um verdadeiro moedor de carne, e nem foi preciso usar armas nucleares contra civis. Bastaram a baioneta, o fuzil, as armas quimicas, e em alguns casos,o esganamento. É só ler o artigo que Engels escreveu em 1873 intitulado “Von der Autorität” para ver que o terror vermelho no Camboja onde homens enlouquecidos – e não robôs – rasgavam mulheres grávidas a sangue-frio a mando de Pol Pot, que matou 2/3 da população do próprio pais, que os milhões de fuzilamentos de civis na China, as execuções… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Francisco Lúcio Sátiro Maia Pinheiro
Antoniokings
Antoniokings

Essa conversa já deu o que tinha que dar.
Se quiser analisar a fundo, temos que considerar as guerras provocadas por regimes nacionalistas e/ou de extrema direita (I e II Guerras Mundiais) as intervenções colonialistas, as guerras civis (Espanha, Síria, Somália, Congo), bem como as intervenções que destroçaram alguns países como Líbia e Iraque.
Garanto que vai dar mais de 100 milhões de mortos.
Fácil, fácil

Nelson Brasil
Nelson Brasil
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

B@baca

sub urbano
sub urbano
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Pra jogar 02 bombas atômicas no Japão tem que ter estômago mesmo ou como vc disse: “valores diferentes sobre a vida humana” kkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Pois é.
Quantas crianças, até recém nascidas foram carbonizadas com esse crime de guerra.
Viva os valores ocidentais!

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

O lançamento da bomba atômica no Japão foi um mal necessário. Os EUA não se orgulham, mas não a desmerecem. Sendo os primeiros a utilizar a arma devastadora garantiram o status quo mundial e preveniram que houvesse mais ataque nucleares no mundo. Sem isso outros países poderiam ter feito inumeros ataques nucleares, hj podiamos viver num mundo totalmente diferente, ou ainda, nem existirmos! Eu não sei quem eram os cabeças da CIA e forças armadas na epoca, mas devemos a eles a brilhante e cruel estratégia que garantiu a vida como a conhecemos. E só pra constar eu não gosto… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Mensageiro
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mensageiro
3 anos atrás

Putin, em seu discurso em que respondia a Biden que o chamou de assassino, disse que a utilização da bomba atômica contra o Japão foi totalmente desnecessário, visto que o País estava militarmente derrotado.
Veja, não sou eu que estou dizendo.
Mas, um dos maiores líderes políticos da atualidade.

MestreD'Avis
MestreD'Avis
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Os 2 mihões de mulheres alemãs violadas na tomada de Berlim foram necessárias para a vitória do Exército Vermelho?
Presumo que fossem importantes para assegurar a derrota militar de Hitler

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MestreD'Avis
3 anos atrás

Nada que se compare aos milhões de vitimados no Holocausto judeu pelo alemães.
Sem contar as atrocidades cometidas pelos belgas no Congo, onde enforcavam os nativos e postavam fotos sorrindo ou ainda cortavam as mãos de crianças de 4 ou 5 anos para forçar seus pais a trabalhar melhor.
Só colocar no Google que tem um monte de fotos lá.
Meu caro.
Em matéria de atrocidades, a Civilização ocidental é imbatível.
Esteja certo. Já pesquisei muito sobre isso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Como o ‘charmoso’ Rei Leopoldo da Bélgica matou 15 milhões de africanos, ninguém liga.

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/como-a-belgica-decepou-maos-bracos-e-matou-mais-de-15-milhoes-na-africa-1s4q005faaje073ntfm4syd0b/

MestreD'Avis
MestreD'Avis
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Como passámos da 2ª Guerra para o genocidio do Congo??
Essa conversa é tipica de extremista politico. Tenta mudar rapidamente de tópico para confundir os oponentes e retirar espaço de resposta. Infelizmente em paises livres, todos podem pesquisar muito e as atrocidades de todos estão dsiponiveis. Ao contrário dos outros, essa civilização ocidental vive com a vergonha e fardo do passado mas não o apaga

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MestreD'Avis
3 anos atrás

Indignação seletiva também é típica de extremista político.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Mensageiro
3 anos atrás

Tem q ter “valores diferentes sobre a vida humana” pra invadir hospital e atormentar pacientes terminais de Covid tbm. Kim do MBL tbm tem estômago, um legitimo americanófilo.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Desinformação, já foi desmentido pela própria secretaria do estado de SP que publicou a fake news.

Tentaram mostrar como é uma fiscalização em hospital sem fazer baderna como os bolsonaristas vinham fazendo

Agiram com responsabilidade, nao entraram na ala de uti, e ainda pediram desculpas por fzr a fiscalização na pandemia, o que não é recomendável. Já viu algum grupo político pedir desculpas quando erra? Mais um motivo pra apoiar esse pessoal novo.

Até bateram palmas e agradeceram os profissionais de saúde no final pois estava td em ordem. Fiscalizar é dever do deputado e vereador.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Mas na hora do vamos ver toda a turminha dele está caindo pro lado canhoto..

como toda “direita limpinha” brasileira.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mensageiro
3 anos atrás

Isso é porque seus parentes próximos não foram torrados vivos.
Ademais, como dizem: ‘Uma morte é uma tragédia. Milhares é uma estatística’.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Antônio, o que o Putin falou é uma narrativa, todos fazem isso. A bomba atômica no Japão e o que sucedeu (os acordos após demonstração de força dizimadora) ter evitado o fim da humanidade até hj é um FATO, verdade absoluta incontestável. Não é pq vc é fã de regime ditatorial que vc tem que deixar de reconhecer os feitos de outra nação, sejam bons ou ruins, aconteceram.

Last edited 3 anos atrás by Mensageiro
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mensageiro
3 anos atrás

Joga-se uma bomba atômica em uma ilha desabitada na costa do Japão para mostrar os seus efeitos destrutivos.
Incinerar centenas de milhares de inocentes em duas cidades sem nenhuma importância militar é crime de guerra que deveria ter os responsáveis punidos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Desculpe: O correto seria ‘Jogasse’.

MestreD'Avis
MestreD'Avis
Reply to  sub urbano
3 anos atrás

Vou dar uma informação de graça para vcs: Hiroshima não foi o maior bombardeamento da 2ª guerra… Como normalmente nos paises idolatrados o google está bloqueado, talvez não saibam que existiram mais baixas noutras ocasiões. A única diferença foi que 1 avião e 1 bomba fizeram a tarefa de 500 aviões e 5000 bombas. Foi tão crime de guerra como Hamburgo, Dresden ou Londres… Sei que os soviéticos não bombardearam do mesmo modo mas por dois motivos simples: 1) Não tinham tecnologia para construir algo como um B-17, Lancaster ou muito menos um B-29 2) Estavam demasiado ocupados a fazer… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MestreD'Avis
3 anos atrás

Ficamos reconfortados.
Esses países ‘assumem’ os massacres que cometeram.

https://www.dw.com/pt-002/rei-da-b%C3%A9lgica-pede-desculpa-ao-congo-por-feridas-do-per%C3%ADodo-colonial/a-53995196

Mas, são centenas de milhões de vidas que foram destroçadas por mortes, amputações, escravidão, fome, tortura e outras maldades.
Tem jeito, camarada.
Nesse campo de debate vc perde.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MestreD'Avis
3 anos atrás

E estamos esperando desculpas pelos massacres, exploração e roubo de riquezas que seus conterrâneos fizeram em ‘terras de além mar’.
E ainda conseguiram a proeza de ser um dos povos mais pobres da Europa.
Ó pá!

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Um exemplo do quê digo: Os EUA tem as forças armadas que mais investem na segurança da tropa. Com equipamentos de proteção, comunicação e socorro. Isso não ocorre por eles serem ricos, pois proporcionalmente, a Alemanha, Japão, França, Inglaterra, China e Coreia do sul, poderiam investir ate mais, más não o fazem. Motivos: Nos EUA o serviço militar não e obrigatório, a população se lembra do Vietnam, esta mais consciente do perigo que corre e não aceita ordens absurdas do tipo, andem por esse campo minado e sem falar que lá, os militares e familiares, podem processar o governo por… Read more »

guest
guest
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Queria te lembrar que você mora “num país democrático” em que morrem milhares de pessoas por dia e o presidente diz que não pode fazer nada porque não é coveiro.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Não fala bobagem… Nos EUA eles tem dificuldade de retenção justamente por causa das oportunidades civis que pagam mais.

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Muito interessante.
A utilização de robôs, aparelhos com condução remota e etc. é o futuro da guerra.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Realmente o futuro passara por uma imensa automação, uso de redes, drones robôs…

O grande ponto disse é a ruptura que isso trará quem tiver acesso a tecnologia e desenvolvimento de sistemas atingirá um patamar muito superior aos outros, algo similar aos conquistadores europeus frente aos nativos americanos.

A questão será se nós brasileiros vamos partir em busca de inovação e tecnologia ou vamos esperar como “celeiro do mundo” enquanto outros investem nessa nova era…

Marcos Aurélio
Marcos Aurélio
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Interessante que abre novas frentes… Como será a resistência ao hackeamento ou proteção contra pulso eletromagnético?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcos Aurélio
3 anos atrás

É interessante, mesmo.
Tenho lido reportagem sobre o desenvolvimento de dispositivos de defesa eletrônica para interferir em enxame de drones.
Agora, e quando eles forem autônomos e agirem com base em inteligência artificial?
Um pode atuar sozinho, mas e a comunicação entre eles (os drones) pode sofrer interferência?
É complexo e muito interessante.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcos Aurélio
3 anos atrás

Exemplo de guerra moderna.
Um grupo de soldados desce da viatura, coloca um drone ‘kamikaze’ no chão, aciona-o e destrói o inimigo que está distante, à sua frente.
No vídeo abaixo é o Lancet-3 da ZALA Aero Group, do Consórcio Kalashnikov.

https://youtu.be/xaYvsjEyqW4

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Enquanto isso bananalândia não tem nenhuma iniciativa do tipo.

Cleber
Cleber
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Aqui soldados usam ainda “coturnos ” dos anos 70 e fuzis . E dizem q sao os melhores do mundo em selva .

PedroG
PedroG
Reply to  Cleber
3 anos atrás

Amigo, equipamento moderno vale muito no combate, mas só isso não ganha uma guerra, do jeito que você fala, parece esquecer do treinamento que os militares recebem no CIGS, que é SIM um dos melhores centros de guerra na selva no mundo. Agora sobre o equipamento eu concordo, as forças armadas no geral(porque não é só um problema do EB) deviam dar mais atenção ao equipamento individual… tem o tal projeto COBRA, que o máximo que aconteceu até agora foi uma leva de “uniforme-testes”. Sinceramente, as únicas unidades que ao meu amador ver estão realmente bem equipadas nesse sentido, são… Read more »

Palpatine
Palpatine
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Daqui um tempo eles adquirem um drone e criam uns 20 batalhões para operar ele.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Defensor da liberdade
3 anos atrás

Neste país existe sim e muuuiiiita, só que de “bots” de internet. rs

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Thiago A.
Thiago A.
3 anos atrás

Como procede o projeto COBRA, de modernização do equipamento individual do Exército ?

Welington S.
Welington S.
Reply to  Thiago A.
3 anos atrás

Parece que, até o momento, o novo fardamento do EB está passando por testes. O restante desconheço qualquer atualização.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Welington S.
3 anos atrás

Uma pretensão que está indo bem devagar. Obrigado pela atualização pessoal .
Abs

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Thiago A.
3 anos atrás

Sempre que vejo projetos assim chego à conclusão que o soldado está ai só para emprestar músculos e cérebro a toda essa parafernália. É a isso que o soldado vai ser reduzido? Esses equipamentos não aumentam a segurança do soldado, mas a capacidade deste de provocar mais mal ao outro. Uma pena.No passado muitas guerras eram mais simbólicas e travadas só em campo de batalha, e o perdedor se submetia ao vencedor sem haver necessidade de massacre de inocentes.

Carvalho
Carvalho
3 anos atrás

Vai chegar o momento de decidir se o robô pode decidir quem é a ameaça…e quem pode ser abatido.

Michel
3 anos atrás

Chegará o dia em que essas coisas se voltarão contra os seus criadores, assim como também contra quem nunca desejou que eles existissem.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Michel
3 anos atrás

Vai chegar o dia em que o Sol irá explodir engolindo a terra e destruindo o sistema solar. Vai chegar o dia em que Andrômeda irá colidir com a via láctea se tornando uma super galaxia e deslocando todas os planetas e estrelas de suas orbitas atuais. Vai chegar o dia em que tudo no universo vai estar morto restando apenas buracos negros em um universo escuro em sem luz. Então vai chegar um dia em que a humanidade definitivamente vai morrer e deixar de existir. Mas que diferença faz se nem eu e você vamos estar aqui para vermos… Read more »

Michel
Reply to  Victor Filipe
3 anos atrás

Antes disso a inteligência artificial será poderosa o suficiente para decidir quem viverá e quem morrerá.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
3 anos atrás

Robótica em Combate Criar robôs capazes de tomar decisões não é nenhuma novidade (o conceito de machine learning é bem amplo), mas ainda estamos na fase onde a computação é sugestiva baseada em estatística, quem aperta o botão para fatores críticos ainda é um ser humano, acredito que ainda há uma etapa de grande complexidade antes disso. Seriam as maquinas para tarefas mais simples de serviços ao combate, seja para proteção, ou prestar apoio ao combatente de alguma forma, como diz no gíria militar, algo do tipo “meu canga robótico”. Acho que o termo não seria bem esse “robô como… Read more »

Fábio
Fábio
2 anos atrás

“não podem ser usados ​​para ferir ou intimidar pessoas ou animais” – criticou o uso de robôs como armas. ”

Curiosa essa posição da Boston Dynamics, pois a empresa surgiu financiada pelo DARPA para a produção de robôs para militar, mais precisamente, mulas de carga. Se olharem os primeiros vídeos da empresa, notarão que no final fiz: este projeto foi financiado pelo DARPA.