Solenidade comemorativa dos 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro

6

Santa Maria (RS) – Na tarde do dia 26 de maio de 2021, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) realizou a solenidade comemorativa aos 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro, reverenciando o idealizador das tropas blindadas no Brasil, o Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

Na formatura ocorrida no Quartel-General da “Divisão Encouraçada”, estiveram presentes o General de Divisão Hertz Pires do Nascimento, Comandante da 3ª DE, o General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e o Tenente-Coronel Alisson Rodrigues de Oliveira, Subcomandante do Centro de Instrução de Blindados.

Durante a leitura do texto alusivo, foram destacados o pioneirismo e a contribuição do Marechal José Pessôa, para inserir na Força Terrestre o emprego deste importante instrumento de batalha que é o blindado.

Em suas palavras, o Comandante da “Divisão Encouraçada” destacou os valores profissionais do então Capitão José Pessôa, que de forma inventiva e perseverante, conduziu os trabalhos à frente da Companhia de Carros de Assalto em 1921.

Como forma de homenager o Marechal José Pesoa, o Sargento Ozório construiu uma silhueta do carro de combate Renault FT-17 (primeiro blindado adotado pelo Exército Brasileiro), feita em aço vazado, e o Sr. Munaretto esculpiu o busto do Marechal José Pessôa, sendo as duas obras de arte inauguradas durante o evento.

Por ocasião da inauguração das obras de arte, o General Hertz convidou o oficial e a praça mais antigos da Arma de Cavalaria, servindo no Comando da 3ª DE, para procederem ao descerramento da placa comemorativa.

Quando entrevistado sobre o momento histórico, o Comandante da 3ª DE ressaltou a importante evolução pela qual os blindados vêm passando, além da atualização dos meios, das inovações tecnológicas e dos núcleos de aprimoramentos doutrinário e técnico existentes em Santa Maria, referindo-se ao Centro de Instrução de Blindados e ao Centro de Adestramento – Sul.

As comemorações alusivas a este marco significativo da história militar brasileira estão sendo coordenadas pelo Comando Militar do Sul e realizadas na Guarnição Federal de Santa Maria, em virtude da “Capital dos Blindados” concentrar a maior parte dos meios blindados da Força Terrestre.

Santa Maia, RS, 26 de maio de 2021.

DIVULGAÇÃO: 3ª Divisão de Exército

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
2 anos atrás

Em um universo alternativo, essa data tão importante foi comemorada com a entrega do exemplar número 1000 do moderníssimo Osório 2A1 MBT ao EB.

IgorCav
IgorCav
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Ou comemorar mais um mercado para nosso moderníssimo Guarani 8X8 VBC.

Tomcat4,2
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Pô João ,me faz chorar não cara!!! 🙁

Gabriel
Gabriel
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Pergunta, nesse universo alternativo, quais seriam os motivos para o EB receber 1000 (mil) “Osórios”?

Considerando que hoje existem por volta 250 CC, seriam 4x a quantidade de recursos, efetivos, necessidades logística e de manutenção, aquartelamentos, etc para esses 1000.

O Brasil estaria se preparando para conquistar Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, ao mesmo tempo ou estaria em vias de ser atacado pelos mesmos, nessa “realidade paralela”?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Vergonha na cara e compromisso com a nação.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Vc não precisa querer conquistar alguém para andar armado; 1000 Osórios para o tamanho continental do Brasil ainda acho pouco, fora que tem que ter reservas espalhadas e blindados nas escolas de pilotos. Quem se previne não toma susto. É cada um que aparece por aqui…

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim