terça-feira, junho 15, 2021

Saab RBS 70NG

Solenidade comemorativa dos 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Santa Maria (RS) – Na tarde do dia 26 de maio de 2021, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) realizou a solenidade comemorativa aos 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro, reverenciando o idealizador das tropas blindadas no Brasil, o Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

Na formatura ocorrida no Quartel-General da “Divisão Encouraçada”, estiveram presentes o General de Divisão Hertz Pires do Nascimento, Comandante da 3ª DE, o General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e o Tenente-Coronel Alisson Rodrigues de Oliveira, Subcomandante do Centro de Instrução de Blindados.

Durante a leitura do texto alusivo, foram destacados o pioneirismo e a contribuição do Marechal José Pessôa, para inserir na Força Terrestre o emprego deste importante instrumento de batalha que é o blindado.

Em suas palavras, o Comandante da “Divisão Encouraçada” destacou os valores profissionais do então Capitão José Pessôa, que de forma inventiva e perseverante, conduziu os trabalhos à frente da Companhia de Carros de Assalto em 1921.

Como forma de homenager o Marechal José Pesoa, o Sargento Ozório construiu uma silhueta do carro de combate Renault FT-17 (primeiro blindado adotado pelo Exército Brasileiro), feita em aço vazado, e o Sr. Munaretto esculpiu o busto do Marechal José Pessôa, sendo as duas obras de arte inauguradas durante o evento.

Por ocasião da inauguração das obras de arte, o General Hertz convidou o oficial e a praça mais antigos da Arma de Cavalaria, servindo no Comando da 3ª DE, para procederem ao descerramento da placa comemorativa.

Quando entrevistado sobre o momento histórico, o Comandante da 3ª DE ressaltou a importante evolução pela qual os blindados vêm passando, além da atualização dos meios, das inovações tecnológicas e dos núcleos de aprimoramentos doutrinário e técnico existentes em Santa Maria, referindo-se ao Centro de Instrução de Blindados e ao Centro de Adestramento – Sul.

As comemorações alusivas a este marco significativo da história militar brasileira estão sendo coordenadas pelo Comando Militar do Sul e realizadas na Guarnição Federal de Santa Maria, em virtude da “Capital dos Blindados” concentrar a maior parte dos meios blindados da Força Terrestre.

Santa Maia, RS, 26 de maio de 2021.

DIVULGAÇÃO: 3ª Divisão de Exército

- Advertisement -

5 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
17 dias atrás

Em um universo alternativo, essa data tão importante foi comemorada com a entrega do exemplar número 1000 do moderníssimo Osório 2A1 MBT ao EB.

IgorCav
IgorCav
Reply to  Joao Moita Jr
16 dias atrás

Ou comemorar mais um mercado para nosso moderníssimo Guarani 8X8 VBC.

Tomcat4,2
Reply to  Joao Moita Jr
15 dias atrás

Pô João ,me faz chorar não cara!!! 🙁

Gabriel
Gabriel
Reply to  Joao Moita Jr
15 dias atrás

Pergunta, nesse universo alternativo, quais seriam os motivos para o EB receber 1000 (mil) “Osórios”?

Considerando que hoje existem por volta 250 CC, seriam 4x a quantidade de recursos, efetivos, necessidades logística e de manutenção, aquartelamentos, etc para esses 1000.

O Brasil estaria se preparando para conquistar Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, ao mesmo tempo ou estaria em vias de ser atacado pelos mesmos, nessa “realidade paralela”?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Gabriel
15 dias atrás

Vergonha na cara e compromisso com a nação.

Reportagens Especiais

O LMV em detalhes – parte 1

Por Guilherme Poggio Histórico Industrial Vehicles Corporation, ou simplesmente IVECO, é uma companhia privada italiana baseada em Turim (Torino) e controlada...
- Advertisement -
- Advertisement -