sábado, setembro 18, 2021

Saab RBS 70NG

‘Tanque’ dos anos 1970 e blindados da Guerra do Vietnã: o que foi exibido no desfile da Marinha para Bolsonaro

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O desfile da Marinha pela Esplanada dos Ministérios e pela Praça dos Três Poderes nesta terça-feira (10/8), em Brasília, ficou marcado por veículos que soltavam uma fumaça preta que não estamos mais acostumados a ver atualmente

De acordo com especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, isso se deve ao fato de esses transportes serem antigos e usarem tecnologias ultrapassadas.

“Muitos desses carros de combate têm motor a diesel, que solta muita fumaça”, complementa o pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador da ECSB/Defesa, entidade que faz publicações sobre veículos militares.

“É óbvio que quanto mais antigo o veículo, mais isso se agrava. Imagina os modelos produzidos nos anos 1980 e 1990, quando não existia essa preocupação ecológica?”, diz Nelson Ricardo Fernandes da Silva, major da reserva do Exército e analista do portal Gestão de Risco.

De forma geral, os veículos militares que passaram pela capital se dividem em três grandes grupos: os “tanques”, os veículos blindados de transporte de pessoal (conhecidos pela sigla VBTP) e os lançadores de mísseis.

Os tanques

SK-105 do CFN

Os veículos que tinham um canhão no topo são os modelos SK-105 Kürassier, que começaram a ser produzidos na Áustria a partir dos anos 1970.

Aqui vale uma pequena ressalva: a palavra “tanque” não é tecnicamente correta.

“Esses veículos são chamados de tanques porque na época da Primeira Guerra Mundial os britânicos desenvolveram esse tipo de viatura e não queriam que os alemães soubessem”, contextualiza João Marcelo Dalla Costa, especialista em veículos blindados e ex-professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

“Daí eles diziam que iam entregar 50 tanques de lavar roupa em tal local, quando na verdade estavam falando de veículos blindados de combate”, completa.

Os SK-105 Kürassier são usados no Brasil exclusivamente pelo Corpo de Fuzileiros Navais, uma das forças que integram a Marinha e que vão participar dos treinamentos de um exercício militar, a Operação Formosa, ao longo dos próximos dias.

As Forças Armadas compraram 17 unidades no final dos anos 1990, e elas chegaram ao país a partir de 2001.

“Trata-se de um veículo que já está obsoleto, e a Marinha quer substituir essa frota”, aponta Bastos.

“Já andei nesses blindados e, na hora em que vi aquela fumaça, imaginei que o comandante deveria estar se borrando, com medo de que o veículo parasse na frente do presidente. Aquela fumaça preta significa que o motor está desgastado, a ponto de estourar e deixar o comandante na mão”, completa.

Os blindados de transporte

M113 do CFN

Durante a passagem das tropas pela Praça dos Três Poderes, também foi possível notar a presença de veículos sem um canhão no topo: esses são os VBTP, responsáveis por transportar soldados e oficiais de uma forma relativamente segura de um ponto até outro.

E há vários modelos com tamanhos e formatos diferentes na frota dos Fuzileiros Navais brasileiros.

O M113, por exemplo, é usado desde a época da Guerra do Vietnã, que durou entre 1959 e 1975. Uma de suas características visíveis é a presença da lagarta, aquela esteira que substitui as rodas convencionais e permite a locomoção por terrenos acidentados.

Os especialistas destacam que os blindados usados no Brasil não são os mesmos da década de 1960 e passaram por uma série de melhoramentos e atualizações. Mesmo assim, eles continuam ultrapassados diante das várias opções disponíveis em outras partes do mundo.

Clanf do CFN

Outro blindado que deu as caras em Brasília foi o AAV-7A1, também conhecido como Clanf (ou Carro sobre Lagarta Anfíbio), de origem americana.

Ele também tem as esteiras, mas é bem maior e pode até se locomover na água — daí o “anfíbio” no nome.

“Sua função durante uma batalha é desembarcar primeiro e garantir a defesa de uma certa localização para outras tropas virem em seguida”, explica Costa.

Os lançadores de foguetes

Por fim, um terceiro componente do arsenal da Marinha brasileira exibido para Bolsonaro foi o Astros II, um sistema de lançadores de foguetes produzido pela empresa brasileira Avibras.

“Essa é a nata da tecnologia militar brasileira, o que temos de mais avançado junto com o veículo blindado Guarani [que não integra os treinamentos de Formosa]”, avalia Costa.

“Hoje, nossos foguetes têm entre 30 e 80 km de alcance, mas está em processo de construção um equipamento com 300 km de alcance, que permitirá defender toda a nossa região costeira”, informa o especialista.

Além desses veículos mais “poderosos”, o desfile contou com caminhões convencionais, que fazem apenas o transporte das tropas, mas não contam com nenhum tipo de blindagem.

Frota ultrapassada?

Para os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, o fato de muitos veículos serem antigos e terem décadas de uso é algo que está dentro das possibilidades brasileiras.

“É evidente que nossa tecnologia está ultrapassada em relação ao que temos de mais avançado em outras partes do mundo, mas ela é condizente com o potencial bélico dos outros países da América Latina”, diz Oliveira.

“Talvez o Chile e a Venezuela se sobressaiam um pouco, já que possuem equipamentos de origem russa”, discorda Silva.

A falta de verbas parece ser um grande entrave para modernizar esses transportes blindados militares.

“Há muito tempo a Marinha quer substituir esses veículos, mas isso depende de dinheiro e o país atravessa uma situação complicada financeiramente”, conta Bastos.

Costa concorda e aponta que o desfile talvez tenha servido para o Corpo de Fuzileiros mostrar que precisa trocar urgentemente seus equipamentos.

“O comandante da Marinha usou essa operação para mostrar ao presidente e à cúpula militar o estado decadente em que se encontram seus veículos”, acredita o especialista.

“Os Kürassier, por exemplo, são fundamentais, mas provavelmente devem estar com uma disponibilidade baixíssima. Com certeza eles colocaram os melhores ali para desfilar.”

“Se os melhores estão assim, imagina os outros… A maior parte deve estar inutilizada ou num estado que não é apresentável”, completa.

Leia a matéria completa acessando o site da BBC Brasil, clicando aqui.

Alguns dos memes que circularam nas redes sociais ontem

- Advertisement -

285 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
285 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
1 mês atrás

Tem como criticar a reportagem? não tem.
Passaram vergonha a toa.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Plinio Carvalho
1 mês atrás

Eu sempre tento olhar pelo lado bom, principalmente em situações difíceis, agora creio que a maioria da população sabe que nossas FA, despõem em sua maioria de meios antigos, e que é necessário uma reorganização nas forças, uma melhor gestão, para que elas se equipem com equipamentos mais atuais.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

Só que as vezes tem o lado ruim, e o lado pior. Esse aí é um exemplo…

RENAN
RENAN
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

Essa frase é digno de um poeta

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

Temos um indivíduo psicopata. Que incapaz de ser um honrado e patriota militar. Cuja ficha ficha constava ser incapaz de pensamento lógico, e ser extremamente ambicioso.
Num momento infeliz da nossa história, ganhou uma eleição por exclusão e se tornou presidente. E hoje este pateta bisonho quer enterrar a democracia por não ser afeito cumprir regras e regulamentos. E muito pior, cria todas as oportunidades para ridicularizar nosso país e suas forças armadas.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Esse pateta bisonho e o unico que subiu o planalto desde 88 que procura de fato fazer algo de acordo com os anseios da população e nao apenas de uma casta do estamento. Olha o nível do comentários dos caras, so sabem ofender e ficar jogando adjetivos depreciativos

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

Canarinho. Vou depreciar mais ainda. Há pelo menos seis eleições que eu não voto, simplesmente para não ser cumplice destes bichos bisonhos, narcisistas e desprepados para o cargo. Um país do tamanho do Brasil com uma forte economia, os nossos recursos naturais, Uma nação com duzentos e vinte milhões de pessoas. Não merece isto.Este despreparado não perde oportunidade de humilhar generais. Simplesmente porque não teve a capacidade de ser um deles. Entrou na política e sempre pertenceu ao baixo clero. Os atuais comandantes das tres forças deveriam ter a dignidade do General Mark Milley e o comandante dos Fuzileiros Americanos… Read more »

Anton Bitriev
Anton Bitriev
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Você não vota, mas não faz diferença porque alguém entra. Vivi o bastante para ver a diferença de quem quer o bem do Brasil e de quem só quer roubar. O problema são vocês mesmos brasileiros com essa cultura fraca sem propósito. Que aplaude o Faustão de domingo e as novelas e os jornais da Globo e não se dedica a estudar mais quem são esses políticos, seus pensamentos e o que fazem em benefício da população. Estuda mais e se ontere do que esse presidente está fazendo de fato e não de ouvir falar. Aliás, conclusão do de ouvir… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Anton Bitriev
1 mês atrás

Quem cara pálida ? Eu conheço este país todo e já estudei nossa história. Infelizmente aqui não se produz estadistas. Simplesmente o nosso sistema politico é inadequado. As classes politica e judiciária são detentoras dos maiores privilégios do planeta terra. O Bolsonaro latiu muito e não mordeu. É um fraco e despreparado sim. Não uniu o país. Se juntou com picaretas e é pai de filhos boçais e desonestos. Basta ver o trato que ele deu a esta pandemia e outros assuntos de governo. E tem mais. Se a maioria gosta dos programas televisivos aos quais o senhor se refere.… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

‘Os anseios da população’, no momento, é que ele vaze.

Kornet
Kornet
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

É o seu e de sua trupe,pois a população está vendo toda a maquinação contra ele .
Sonha agente cubano.

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Não antes de 2026 !

Slow
Slow
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

Desde 88 e tem 2 projetos kkk o gado não pode ver uma vergonha que ja quer passar ..

Jeferson
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

A ficha dele não estava errada em dizer que é ambicioso e incapaz de pensamento lógico…embora tenha armado uma bela arapuca para os militares que se aproximaram dele, fez a todos de buchas de canhão.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Jeferson
1 mês atrás

Ninguém armou nada, os militares é que fizeram questão de atravessar a rua pra cair na arapuca.

kira
kira
Reply to  Leonardo
1 mês atrás

Concordo. Pagarão caro por isso.

Last edited 1 mês atrás by Cerberus121
Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Jeferson
1 mês atrás

Esse cara jamais trabalharia na iniciativa privada. Os generais não precisavam cair nessa.

PauloR
PauloR
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

O povo vê a situação das forças armadas todos os anos no 7 de setembro e ninguém liga. Quem sente fome quer saber de comida no prato e não tanque de guerra.

ANDRE GARCIA
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Ahhh, tá. O resto é primeiro mundo. Só pessoas inteligentes e bem formadas, sqn. Pensamento, no mínimo, infeliz e xenofófico.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  ANDRE GARCIA
1 mês atrás

Pena que não tiram a bola de ferro e não nós deixam livres…
comment image

Wagner
Wagner
Reply to  Adriano Madureira
1 mês atrás

Escroto

rui mendes
rui mendes
Reply to  Adriano Madureira
1 mês atrás

Ui, que grande patriota.
Tinha vergonha, de um comentário tão baixo.
A Amazônia está a ser cobiçada pelos malvados Europeus, mas depois descartam uma região inteira.
Pessoas que falam, porque não conseguem só ouvir.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  rui mendes
1 mês atrás

Eu nunca disse ser um “grande patriota” Rui Mendes, talvez você até seja, sabe… Desses que só faltam ejacular na cueca ao ouvir o hino nacional ou ver a bandeira tremular…

Deixo essa denominação aos muitos que aparecem aqui alardeando seu amor a nação, a família e a deus…



Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Adriano Madureira
1 mês atrás

Onde se ensina patriotismo nas escolas, se formam fascistas quando adultos.

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Adriano Madureira
1 mês atrás

Uma imagem diz mais que mil palavras.

Zeus
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Ó, Vil Ignorante! Sugiro a ti um esforço para buscares conhecer o teu país de forma mais abrangente, e para além de preconceitos culturais tão fortemente arraigados no imaginário dos habitantes das regiões sul e sudeste, e que são insistente e criminosamente repetidos ad aeternum pela podre mídia de teu país! Conheço muito este país, conheço todas as regiões e habitei em quatro delas e conheço centenas de cidades e localidades, sem exagero, pois estou sempre atrás de novos locais a conhecer, e afirmo-te que também existe desenvolvimento e riqueza no Nordeste e não, como te ensinaram e repetes, apenas… Read more »

Flávio
Flávio
Reply to  Zeus
1 mês atrás

Parabéns pelo seu rico comentário

Tomcat4,2
Reply to  Zeus
1 mês atrás

Irretocável oh grandioso e sapiencial Zeus !!!

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Zeus
1 mês atrás

Suspeito que voce nao entendeu nada do que mostra aquela imagem. Vou desenhar para voce: Conte quantos parlamentares, congressistas, politicos e afins e some seus aparentados e cargos de indicacao que existem naquela imagem. Estime o quanto cada um deles custa para a riqueza do Brasil e, em seguida, compare o IDH de cada um desses pequenos estados com o resto do Brasil. Se a area total do Nordeste fosse divida em estados com areas condizente com a media nacional, ao inves de 9 estados, teriamos 3 ou 4; ou seja quase 3x menos politicos e mamadores, alem de uma… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Blind Man´s Bluff
Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Bicho, eu moro no Rio de Janeiro e nunca me atreveria a criticar o Nordeste pelo seu voto, olha o nível de governadores e prefeitos que meu estado e minha cidade elege desde sempre, Cabral, Cesar Maia, Pezão, Crivella, Witzel, etc. Olha o nível de deputados que elegemos, a começar pelo bolsonero que ficou 28 anos no congresso as custas de rachadinha, seus filhos aprenderam tão bem o esquemão e por aí vai.
Dobre a língua pra falar do nordeste e seu voto.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

O que atrapalha o Brasil são os politicos corruptos e patetas que temos e não o povo. O povo nordestino não tem culpa de mazala alguma neste país. Os politicos sim. Só a Bahia ganhou mais medalhas de ouro que muitos países tidos como ricos e desenvolvidos

Canarinho
Canarinho
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

as custas de rachadinhas, imagino que vc deva ter provas muitos contundentes e irrefutaveis da sua acusacao. Olha eu esperava aqui nesse forum pessoas com um pouco mais de responsabilidade antes de ficar repetindo frases prontas. Mas aqui, nao deixe o tempo passar, pegue as suas provas e leve ate o ministério publico para tomar as devidas atitudes, tem muita gnt caluniando e difamando o PR toda hora doido para encontrar algo concreto que o possa incriminar. Nao decepcione essa turma

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

Mais provas?! Sério mesmo? Achei que as provas eram tão fartas quantos os vários depósitos de 2 mil Reais no caixa eletrônico da ALERJ. Já são tantas provas que ele fica a todo tempo tentando barrar as investigações.
Da até pena de ver gente como você defendendo o esquema de graça.

Kornet
Kornet
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

E o Andre Ciciliano do ParTido que desviou 49 milhões pode né?

Slow
Slow
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

Provas é oque não falta, porem é só começar andar que o responsável do caso é trocado ..

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Slow
1 mês atrás

Aguardando as provas !!

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

Ainda aguardando as provas de corrupção do poder executivo……..só blablabla…..e narrativas….Mensalão, petrolão, fundos de pensão……etcetcetec

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

Prezado Canarinho.

O MP e a Justiça do RJ estão providenciando tudo dentro do estrito processo legal.
O Sr Filho nº1 terá toda a oportunidade de se defender.
Apesar de eu achar a situação dele bem delicada.

Mauricio Pacheco
Mauricio Pacheco
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

Qual o seu problema com rachadinhas? Eu por exemplo adoro!

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Mauricio Pacheco
1 mês atrás

A ALERJ toda por sinal…..veja quem são os campeões…..petezada tá firma à décadas rachando

João Augusto
João Augusto
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

O Paulo editou o comentário dele ou vocês tão viajando que pelo fato de ele ter falado da fome ele disse dos nordestinos e, ainda, que está criticando a urgência que pretere o investimento em material militar?

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

A questao nao eh o voto do povo, isso nao muda nada e serao sempre os mesmos eleitos. A questao eh a quantidade deles e quanto eles consomem. A imagem nao esta culpando o povo pelo seu voto. As opcoes de voto sao sempre as mesmas. A imagem critica que o Nordeste eh subdivido em 11 estados e para cada um, existem a mesma quantidade de politicos e cargos de indicacao (ou mais) que os outros estados do Brasil. E mais, no Congresso e Senado existem muito mais politicos do Nordeste, uma area onde a inegualidade eh historica, o que… Read more »

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Blind Man´s Bluff
1 mês atrás

Sendo que em media, cada parlamentar custa US$7.4 milhoes por ano. So perde para os EUA como politicos mais caros do mundo!

imgNoticiaUpload1536681975122.jpg
Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Rafaelsrs
1 mês atrás

Onde você estava enquanto o PT e o PSDB saqueavam os cofres da nação ?

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Luiz Brandão Brandão Junior
30 dias atrás

No tempo do PT Eu estava ocupado viajando de avião, comendo picanha a semana toda, enchendo o tanque do meu carro e da minha moto, vendo a felicidade estampada no rosto do povo, pleno emprego, até mesmo as forças armadas com materiais melhores, valorizados, sem estarem envolvidos em esquemas de corrupção com vacinas, etc. Afinal quem se junta com os porcos, vai comer a lavagem deles até se lambuzar. Hoje os oficiais generais só são lembrados quando aparecem nas denúncias de corrupção. Triste fim de Policarpo Quaresma!

Wagner
Wagner
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Como voce é b@b@c@

Camargoer
Camargoer
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Caro Cançado. Seu comentário é preconceituoso.

F-5
F-5
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Preconceituoso!!!!

MMerlin
MMerlin
Reply to  PauloR
1 mês atrás

Não vi nada relacionado ao Nordeste no comentário, mas talvez o mesmo tenha sido editado. Apenas para esclarecer pessoas que ficam presas a dogmas e ideologias criadas pela mídia ou própria sociedade, em um futuro a médio prazo o Brasil se torne dependente energeticamente de toda aquela região. Estou participando de um levantamento de custos e planejamento referente a um grande projeto que visa a implantação de inúmeros parques de geração enérgica oriunda de tecnologias Solar e Eólica. Este projeto, que é totalmente privado, envolve grandes empresas multinacionais mas também, as maiores empresas nacionais das áreas. Além dos parques geradores… Read more »

Tomcat4,2
Reply to  MMerlin
1 mês atrás

Fantástico !!!

Kornet
Kornet
Reply to  PauloR
1 mês atrás

A economia a gente vê depois,lembra?

Slow
Slow
Reply to  Kornet
1 mês atrás

Engraçado o mundo inteiro quase aderiu o lockdown e olha que não tem nem metade dos mortos do Brasil .. já aqui , não salvou nem economia e nem vidas , afinal somos epicentro da covid desde o início , economia a gente vê depois só que você esqueceu de falar dos 2,3 milhões gastos em 20 dias de férias e dos aumentos de salários acima do teto pra ele e pros seus ministros , alem de ter general recebendo 100 mil ..

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

É comovente também ver as dificuldades que as filhas solteiras dos militares passam.
As pobrezinhas custaram aos cofres públicos só 11,6 Bilhões de Reais em 2020.

É difícil mesmo a situação das FFAs

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

Segundo uma pessoa (não lembro se foi o PR) elas vivem uma vida muito sacrificada.

Zeus
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Ó, prezado! Sacrificadíssimas!

Tem uma no topo da lista que para conseguir sobreviver, além da pensão do falecido pai marechal, foi obrigada a casar-se duas vezes com marechal e general para complementar a parca renda de 70 mil brutos, 60 mil líquidos! Além do valor que a sua pobre filha também recebe!

E casos mais comoventes! 400 destas pensionistas para não passar necessidades, foram obrigadas a se tornarem sócias de empresas com capital milionário ou mesmo bilionário!
https://www.metropoles.com/brasil/registros-mostram-400-filhas-pensionistas-de-militares-como-socias-de-empresas-milionarias

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zeus
1 mês atrás

Devemos apelar a quem?
Aos Voluntários da Pátria?
Àqueles que juraram defender o País com a própria vida?
Ou seria ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!’ ?
Que dilema!

Antonio Cançado
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Olha…Nunca me imaginei concordando com o Antoniokings…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antonio Cançado
1 mês atrás

Nunca é tarde.
Junte-se aos bons!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Existe um kit, provado historicamente que soluciona esses problemas…

4498474.jpg
Antonio Cançado
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

Soluciona? lembro de sua ‘estréia’, além de vitimar seu inventor, deixou de herança o ‘Terror’ e depois o Napoleão.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antonio Cançado
1 mês atrás

É, meu amigo. Só que quando a coisa descende a esses níveis vistos no Brasil, essa “solução” tende a brotar por si mesma.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

No Brasil? Duvido.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

kkkkkkk

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

Creio que esse tema já foi debatido. E acho que a grande maioria concorda que isso sai muito caro. Por mim isso não existia, mas, foi um direito dado, por lei. Infelizmente.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

É. Eu mesmo tenho uma prima cujo pai, casado com a irmã do meu pai, ao morrer como coronel reformado do EB, a deixou com os tais benefícios de filha solteira. Ele morreu em meados dos anos 90. Até hoje ela recebe, mora lá na zona sul do Rio, cheia de mordomias. Viaja aqui para Beverly Hills para fazer compras mínimo uma vez por ano, e hoje mesmo está passando férias lá em Monaco. Só para ter uma idéia, eu que moro aqui desde 1989, nem cafezinho tomo em Beverly Hills, porque para mim, sai muito caro. Ela já teve… Read more »

Tomcat4,2
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

Por mim cortava essa mamata dessa corja toda e colocava tudo em valores próximos ao dos trabalhadores comuns com teto máximo de uns 10.000 e essa turma que não casa(só mora junto ou casa na igreja apenas) e aplica dindin cortaria o benefício de uma vez.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tomcat4,2
1 mês atrás

Poxa.
Será que vc descobriu um dos motivos do apoio dos militares a esse néscio, bem perto da Reforma da Previdência?

‘Governo promete militares fora da reforma da Previdência’

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/21/politica/1550705847_336027.html#:~:text=Governo%20promete%20militares%20na%20reforma%20da%20Previd%C3%AAncia%20para%20mitigar%20resist%C3%AAncia

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Desculpa.
O título está errado.
Seria “Governo promete militares na reforma da Previdência para mitigar resistência’.
Mas, foi nos termos ‘camaradas’ que todos conhecemos.
Fica a correção.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

Porquê o mito não resolve isso ?
Afrontar fidalgo caramurú não é facil.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

Se o número for este, a cada década damos 2 porta aviões da classe Nimitz (US$ 10 bi cada, ou R$ 50 bi cada) para as mocinhas…

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Jacinto
1 mês atrás

Olá Jacinto,
É exatamente esse tipo de conta que deve ser feita quando olhamos pra esse número absurdo de filhas de militares mamando nas tetas do estado.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

As filhas solteiras dos outros servidores públicos civis também recebem pensão e o gasto é ainda maior que dos militares. Ficam falando como se isso fosse culpa dos militares mas foi coisa de políticos.

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 mês atrás

Olá SmokingSnake,
Sim, existem muitas outras filhas desse Brasil a fora recebendo pensão: filhas de ex-servidor público, ex-governador, ex-juíz.

Mas dois errados não fazem um certo.

Como esse é um fórum militar, e a questão da “falta de recursos” e o sucateamento dos meios sempre vem a tona, é sempre importante questionar onde o dinheiro do orçamento das forças armadas está sendo aplicado.

Em tempo: o Brasil é o país das mamatas.

chapim rabilongo
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 mês atrás

o problema é que se gasta muito pagando pensão pra gente que aposentou com 40 anos e com filha de gente que era engraxate no quartel do que se gasta com a manutenção do próprio arsenal e com os militares da ativa

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 mês atrás

Devemos lembrar que os atuais membros do Poder Judiciário estão sujeitos às regras gerais da Previdência Social.
Coisa que os militares se recusam veementemente a aceitar.

Gregory Ruan
Gregory Ruan
Reply to  Dilbert_SC
1 mês atrás

E elas não namoram, não casam! São virgens puras! Para não perder as regalias elas só “amigam” e muitas tem filhos.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

Não acho que ser feito de piada e exposto a uma situação que beira o ridículo vai fazer bem frente a opinião publica.

Pelo contrario pode causar um mau estar e questionamentos de pq tendo um dos maiores orçamentos do governo a defesa tem equipamentos em tal estado?.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  A6MZero
1 mês atrás

Prezado, foi exatamente o que eu quis dizer, “que é necessário uma reorganização nas forças, uma melhor gestão”

A6MZero
A6MZero
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

Sim nesse ponto eu concordo plenamente, sempre fui favorável a um choque de gestão e uma profunda reformulação da nossa defesa e das nossa forças

Que parecem ter parado no tempo, uma mentalidade dos anos 60/70 vigora lá e parece institucionalizada, uma mentalidade totalmente ultrapassada que não se adequa aos tempo atuais, que só consegue apresentar como única solução para os seus problemas aquele mantra repetido a exaustão de “2% do Pib”….

Wilson França
Wilson França
Reply to  A6MZero
1 mês atrás

Ainda estão lutando contra o comunismo, vai esperar o quê??

A6MZero
A6MZero
Reply to  Wilson França
1 mês atrás

hahah é tem toda razão…

Realmente ainda estão lutando e preocupados comunistas, inimigo interno e outros supostos “perigos” que estão tentando destruir o Brasil desde a época do Estado Novo do Vargas…

As vezes me pergunto se o material histórico que esse pessoal tem acesso não foi atualizado desde o final dos anos 60…

Wagner
Wagner
Reply to  Wilson França
1 mês atrás

Nunca lutaram contra nada que nao ameaçasse as mordomias oficiais. Vergonhoso.

JEFFERSON FERREIRA DA SILVA
JEFFERSON FERREIRA DA SILVA
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Bingo!!

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

Seria interessante o povo brasileiro saber quanto esta pangando para ter estes equipamentos sucateados. Dinheiro tem, mas a estratégia de defesa é gastar tudo com pessoal.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Palpiteiro
1 mês atrás

Caro Palpiteiro, o povo brasileiro deveria saber o quanto se gasta em todos os ministérios, e como está sendo gasto, não apenas no da defesa.

Bille
Bille
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

Bom, de certa forma tem: basta abrir a LOA. Tem o portal da transparência tb. E tem pra todo o Gov.

Mas requer vontade de abrir e fuçar lá. Tá tudo lá.

chapim rabilongo
Reply to  Palpiteiro
1 mês atrás

não se paga caro pra esses equipamentos não, o problema é que as forças armadas gastam mais com pessoal e manutenção de quartel do que com os armamentos em si, se os caras pegassem essa molecadinha do alistamento obrigatório e colocasse eles pra aprender la dentro a dar manutenção nas coisas em vez de colocar os caras pra capinar e pintar meio fio não tava essa merda que ta esses blindados

Tomcat4,2
Reply to  Heinz Guderian
1 mês atrás

Penso de igual forma sobre o ocorrido ,por um lado o escárnio de quem só sabe lacrar e nem tenta conhecer sobre o assunto defesa e por outro um bom motivo e justificativa para investimento em equipamentos modernos para as forças armadas.

Elias
Elias
Reply to  Plinio Carvalho
1 mês atrás

Mídia lacradora… fazer o que . Quando vão cair na real que estão no Sec 21? Enquanto isso 🎼 caminhando e cantando e seguindo a canção 🎼 ou meus heróis morreram de overdose 🎼

PACRF
PACRF
Reply to  Plinio Carvalho
1 mês atrás

O Presidente da República expos a Marinha a esse desfile patético. Pior, para fazer algo absolutamente dispensável: entregar um convite. Aliás, o Presidente da República e seu atual Ministro da Defesa parecem que não se cansam em expor nossas Forças Armadas a situações delicadas, no jargão popular: “saias justas”.

Camargoer
Camargoer
Reply to  PACRF
1 mês atrás

Caro PACRF. Considerando que as forças armadas são sistematicamente submetidas a constrangimentos, podemos começar a pensar que isso tudo é intencional. Resta saber por que?

PACRF
PACRF
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Creio que esses sucessivos constrangimentos impostos às FAs são uma ação orquestrada do Presidente da República para se vingar delas, mais especificamente do Exército, por sua expulsão quando ainda era tenente por fatos amplamente conhecidos. Posteriormente à sua expulsão, como é do conhecimento de todos, o STM acatou recurso determinando sua transferência para reserva remunerada na patente de capitão.

chapim rabilongo
Reply to  Plinio Carvalho
1 mês atrás

pior que é coisa que se resolve dando manutenção em vez de ficar pintando meio fio e capinando quartel o dia todo, a russia mantem t-34 operacional e is-2 até hj em estado operacional, os EUA mantem sherman em estado operacional, o brasil não consegue manter o motor de armas dos anos 70 funcionando? pra mim é falta de zelo

MFB
MFB
1 mês atrás

Bem, o importante é que passamos o recado e mostramos a pólvora aos que querem tomar a amazonia. Aqui tem pólvora para os canhões de bronze e podemos transformar a Amazônia em carvão para nossos blindados darem muitas voltas ao mundo. Abram os olhos americanos, chineses e russos. Vocês tem armas nucleares, mas podemos bloquear o sol e criar uma nova era do gelo com a fumaça de nossos blindados.

Last edited 1 mês atrás by MFB
francisco
francisco
Reply to  MFB
1 mês atrás

O desfile foi apenas simbólico e conforme a arte da guerra, ninguém mostra suas forças ao inimigo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  francisco
1 mês atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MFB
MFB
Reply to  francisco
1 mês atrás

Se você não falasse isso ninguém saberia, que grande gênio. Sério que você escreveu isso mesmo? Edita que ainda dá tempo de esconder a vergonha.

Edit: Em tempo, realmente não deveríamos mostrar nossos blindados de última geração nem nossos S400 e F22s. Vamos esconder nosso poderio interestelar dos inimigos.

Last edited 1 mês atrás by MFB
Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  MFB
1 mês atrás

Estamos cheios de “cascavéios”, e agora decidiram que irão modernizá-los…

Salim
Salim
Reply to  francisco
1 mês atrás

Kkkkk, faz isso não.

Camargoer
Camargoer
Reply to  francisco
1 mês atrás

Caro Francisco. Creio que foi um desastre para a imagem das forças armadas.

PauloR
PauloR
Reply to  francisco
1 mês atrás

Isso é verdade, o inimigo não pode ver nos F-15, S-400, F-22 e os Leopard 2A7 e nem as bombas atômicas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  francisco
1 mês atrás

Estão dizendo que o mecânico dos tanques é o Ricardo Salles.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkk

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  francisco
1 mês atrás

Melhor ler isso do que ser cego.

Antonio Cançado
Reply to  francisco
1 mês atrás

É sério, isso?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  francisco
1 mês atrás

E pensar que tem gente que realmente acredita nisso. Eu morro e não vejo tudo.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  francisco
1 mês atrás

Imagine se mostrasse…

Michel
Reply to  francisco
1 mês atrás

Que forças? Que inimigos?

Camargoer
Camargoer
Reply to  MFB
1 mês atrás

Caro MFB. O “desfile” era para o público interno principalmente a militância digital de apoio ao governo. Tenho a impressão que para este público ficou um gosto amargo de frustração.

MFB
MFB
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Com certeza. Eu, toda vez que vejo esse sujeitinho que se diz presidente humilhar as FAs, fico extremamente chateado. Mas a hierarquia as impede de tomar alguma atitude. Uma coisa que aprendi sobre poder, sobre cargos públicos, é que existe um pós. Hoje você é o mandatário, o diretor, o superintendente, amanhã você não é. O PR não leva isso em consideração e sofrerá as consequências no futuro.

Costa
Costa
Reply to  MFB
1 mês atrás

Não vi nenhum mandatário sofrer consequência nenhuma em meus 56 anos. Ele pode ganhar menos do queria, mas sua vida e dos demais políticos está tranquila. Vide o próprio Lula que está muito bem. As razões são muitas mas a impunidade é fato.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  MFB
1 mês atrás

porem vc não leva em consideração q tbm tem muitos oficiais leais ao governo…sublevações vão ocorrer e haverá guerra civil…q venças os mais fortes

MFB
MFB
Reply to  horatio nelson
1 mês atrás

Eu nem considero uma guerra civil e muito menos apoio uma derrubada do “gênio” que nos governa. É impedimento ou derrota nas eleições o caminho. Depois disso ele vira um gatinho assustado e solitário. Anotem aí. Vai se arrepender amargamente de ter passado um período na presidência. O país seguirá, as FAs seguirão, e só restará a ele a a lei e alguns aliados na república de rio das pedras.

A6MZero
A6MZero
Reply to  horatio nelson
1 mês atrás

Sério que aguem acredita na possibilidade de guerra civil? Nem em 64 quando o III exercito ficou ao lado do Brizola houve condições (e olha que os ânimos e condições no período eram muito mais muito mais acirrados). Felizmente não existe um quadro de deterioração do estado que leva a um ato trágico como guerra civil, sim há uma polarização de setores e desavenças mas não existem condições de desgaste que levem a uma ruptura do estado. No fim só resta torcer para que a sociedade em geral tanto civil quanto militar perceba que a polarização só traz danos a… Read more »

Neto
Neto
Reply to  A6MZero
1 mês atrás

Olhe, em Banania pode não rolar uma guerra civil (duradoura) mas isso não quer dizer que o Pequi Roído não tentará o golpe. . No fim o PR ganhou hoje. Na sujeira que colocou na MB, que se rebaixou a ele, e no número de deputados que votou pelo papel fraudável. . Esse número de deputados que votou com o PR é suficiente para não haver impedimento. . Não acho que encontrarão algo via STE para impugnar a chapa de 2018, esse tempo passou. . Resta observarmos bem os presidenciáveis e fugirmos dos loucos e procurarmos quem tenha projeto de… Read more »

Canarinho
Canarinho
Reply to  Neto
1 mês atrás

Papel fraudavel…. me conte mais sobre isso. Como um comprovante que o proprio eleitor verifica na hora, impresso, pode ser fraudavel? Vai ver a auditoria feitas as portas fechadas, naquela ocasiao com o Toffoli era menos fraudavel. Cada um…

Neto
Neto
Reply to  Canarinho
1 mês atrás

O Pequi Roído, ungido bezerro de ouro por uma turma “religiosa”, não é amigo da Verdade. . Nossa urna deve ser questionada, isso faz parte da democracia. Ela é auditável hoje. No fim de cada sessão, os votos computados são impressos. A quantidade de presentes na sessão pode ser observado nesta impressão da urna e no número de eleitores que assinaram sua presença. Todas as urnas quando no TSE indicam a quantidade de votos e quais votos. Estes dois momentos são auditáveis, entre si. Há delegados dos partidos que fazem este cara crachá. Antes disso algumas urnas são escolhidas aleatoriamente… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  MFB
1 mês atrás

Kkkkk boa.

Satyricon
Satyricon
Reply to  MFB
1 mês atrás

Não sei do que estão reclamando!

Pessoalmente, eu achei que a MB pegou MUITO leve com esse desfile, tanto com a mídia quanto com a opinião pública.

Nenhum desfile da MB estará completo sem um sobrevôo dos fantásticos S2 Turbo Traders, que devem chegar em breve!

Ouvi dizer, inclusive, que estarão presentes no desfile do próximo ano, quando farão um sobrevôo, em formação, com o líder puxando uma faixa com os dizeres “Vanguarda Tecnológica da MB”.

Aí sim vocês verão o espanto e o terror na praça dos 3 poderes…

kira
kira
Reply to  MFB
1 mês atrás

Quase enfartei de tanto rir…..kkkkkkkkkkkk

rui mendes
rui mendes
Reply to  MFB
1 mês atrás

Mudou??
Já não é a França e os Europeus, que querem a Amazônia.

Tutu
1 mês atrás

Nunca pensei que iria ver alguma das forças passando tanta vergonha, mds.

Talvez isso jogue uma real, e melhorem os meios do CFN, lembrem que no Proadsumos eles mostrava até M1A1.

Tutu
Reply to  Tutu
1 mês atrás

Mostravam*

francisco
francisco
Reply to  Tutu
1 mês atrás

Segundo a Global Firepower em 2021 o Brasil é a 9° Potência Militar Mundial.
O desfile foi apenas simbólico e conforme a arte da guerra, ninguém mostra suas forças ao inimigo.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  francisco
1 mês atrás

Como se o inimigo não soubesse cada equipamento que temos…
Vergonha, só isso que temos no inventário…

Salim
Salim
Reply to  francisco
1 mês atrás

Em gasto e , usd 25 bi média ano, agora os equipamentos, tem pouco e obsoleto. Cadê o apoio governo que se diz patriota? 20 anos sofrendo com governos medíocres , incapazes e e de natureza ética desprezível.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Salim
1 mês atrás

Faltou você dizer quantos % é com folha de pagamento. O que mudou na estratégia de defesa baseada em pessoal?

Bille
Bille
Reply to  Palpiteiro
1 mês atrás

Pra fazer o que você quer e muitos outros palpiteiros desse fórum, é preciso mexer nas leis. E quem mexe nisso é o Congresso.
Se nem uma política nacional de defesa decente eles conseguem, quanto mais propor uma reorganização eficiente.

Leiam sobre Goldwater-Nichols Act nos EUA.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Bille
1 mês atrás

A lei aprovada foi enviada pelo governo. O MD pode encaminhar um pedido de redução de efetivo que eles aprovam.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  francisco
1 mês atrás

Continue repetindo essa besteira ( pra não usar outro termo ), até que você mesmo comece a acreditar nela…

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Reply to  francisco
1 mês atrás

Você não leu “a arte da guerra” pra estar falando isso….uma das premissas centrais da estratégia do Sun Tzu é se mostrar forte, o máximo possível, dissuazão. É justamente por isso que todo mundo faz parada militar, e só mostra o seu melhor em pessoal e equipamentos, ainda que seja um tanque ou míssil que seja só um protótipo, ou se só tiver uns três produzidos é esses que você deve mostrar.

Brazuca
Brazuca
Reply to  Bento Ferreira Perrone
1 mês atrás

Talvez ele esteja falando do canal do YouTube com mesmo nome.

A6MZero
A6MZero
Reply to  francisco
1 mês atrás

Essas listas são bastante enganosas, tem a tendência de usar apenas números totais de pessoal, veículos, embarcações e aeronaves.

Não leva em conta a qualidade, capacidade, idade ou disponibilidade dos equipamentos.

O que causa absurdos como Itália, Austrália, Espanha e até Israel (inconcebível estar listado na 20º posição, sendo uma das forças mais bem equipadas, com uma enorme indústria de defesa e um arsenal nuclear a disposição) como potencias menores que Brasil no âmbito militar.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  francisco
1 mês atrás

Papel e sites de internet aceitam tudo.

O Brasil tem um dos maiores efetivos em pessoal do mundo (cerca de 300 mil/350 mil militares) mas todo o resto é subdimensionado e obsoleto.

Nações com efetivos menores, como Itália, Espanha e Austrália, tem mais poderio militar que Bananil.

Caio
Caio
Reply to  francisco
1 mês atrás

Uau mais poderoso do que Itália, Coreia do Sul, Turquia e Egito, mas isso no universo 17 ou 22 ?.

Last edited 1 mês atrás by Caio
Camargoer
Camargoer
Reply to  Tutu
1 mês atrás

Caro Tutu. O resultado final para a imagem das forças armadas (atingiu todo mundo) talvez mostre que a ideia foi improvisada e decidida sem consultar os políticos mais experientes.

Luiz
Luiz
1 mês atrás

Isso tudo é irrelevante para os nossos Almirantes. A preocupação deles no momento é o desenvolvimento do submarino nuclear, como que isto, por si só, vá colocar a nossa pobre marinha, como um todo, em outro patamar.

Last edited 1 mês atrás by Luiz
Salim
Salim
Reply to  Luiz
1 mês atrás

Um submarino, sem data, to ouvindo isto desde 1980. Sem suporte nenhum de marinha superfície. Inacreditável seu comentário ( sem falar que já vai nascer com capacidade técnica muito inferior a atual)

Luiz
Luiz
Reply to  Salim
1 mês atrás

Bom dia Salim, ” Inacreditável seu comentário” Em nenhum momento eu apoiei esta política e deixei isto claro neste trecho do meu comentário: como que isto, por si só, vá colocar a nossa pobre marinha, como um todo, em outro patamar.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Luiz
1 mês atrás

Estão preocupados em construir uma sede para o comando da força em Brasília também. Esta faltando espaço.

Ramon
Ramon
1 mês atrás

Se o SK-105 apresentado ao presidente estava daquela forma , quero nem imaginar o resto, mas infelizmente estamos passando por um momento difícil por causa da pandemia e os gatos das nossas FA’s são coisas que impossibilita muita coisa, e a situação das FA’s podem piorar mais ainda se estão nessa situação com um presidente que se diz apoiador das forças armadas, imagina o que vai acontecer se algum grupo político que não vê com bons olhos essa proximidade das forças armadas com a atual política ganha as eleições e consegue a maioria no congresso, vão cortar cada centavo de… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  Ramon
1 mês atrás

Se isso acontecer boa parte da culpa vai ser dessa geração de generais que ai estão que colocaram os militares no centro da política eles estão garantidos com seus altos salários quem vai sofre são as Forças Armadas como instituições.

Salim
Salim
Reply to  Marcos
1 mês atrás

Salário dupelo esta cegando nossas forças.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Salim
1 mês atrás

Na Venezuela começou assim também.

MFB
MFB
Reply to  Ramon
1 mês atrás

Mais humilhação que o atual presidente está causando é impossível. Vamos separar as coisas. O que acredito e espero que seja feita é uma mudança constitucional para expurgar completamente os militares da vida pública. Espero mais verba para equipamentos sim, mas que os militares seja colocados em seu devido lugar tambem, que é longe da política. Os homens de honra das FAs estão extremamente envergonhados e contrariados. A turma da mamata é que etsa gostando desse governo.

MFB
MFB
Reply to  MFB
1 mês atrás

Sejam

Claudio Moraes
Claudio Moraes
Reply to  MFB
1 mês atrás

Concordo em certa medida com você MFB. Até para preservar as Forças Armadas como instituições de estado. Os militares podem sim ocupar cargo público ou político, desde que já estejam fora da vida militar ou na reserva. Fosse o Brasil um país mais forte institucionalmente, isso não seria debatido. E veja bem, as Forças Armadas como instituições do estado são o elo da guarda e da ordem do país. Qualquer louco que queira um regime extremo precisa de um braço militar para se manter no poder. Não é atoa que ditadores pelo mundo afora tem militares subordinados a eles. Vejo… Read more »

Wagner
Wagner
Reply to  MFB
1 mês atrás

Ou seja, uma gorda fatia do oficialato.
Acredito que ja passou da hora de enxergarmos o amadorismo barato, o corporativismo cego, a mentalidade bananosa e a incapacidade intelectual/técnica/estratégica que representa o grosso das forças armadas, notadamente no comando. Claro, há excessoes, mas esses deveriam era ser a regra.

Sou patriota mas não sou cego
Sou patriota mas não sou cego
Reply to  MFB
1 mês atrás

A esta altura quase todos aqui concordam que o orçamento das forças armadas é suficiente para sermos muito melhor equipados, mas estes recursos sao drenados para pensões imorais das filhas solteiras, criação de marechais e promoções pra aposentar. O salário, de fato , deveria ser mais elevado, por outro lado deveriam cortar os penduricalhos e mamadas tanto dos militares quanto dos civis. De positivo neste processo todo é a discussão sobre o papel das forças armadas, que devem estar afastadas da política e servir e respeitar o seu povo (e não ameaçar ou querer tutelar a democracia). Acabou -se a… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Ramon
1 mês atrás

Caro Ramon. Ao lindo dos últimos 49 anos,, os maiores investimentos nas forças armadas ocorreram nos governos de esquerda. Talvez as forças armadas tenham cometido um dos maiores erros políticos conhecidos, a ingratidão.

Caique
Caique
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Isso que eu sempre penso, o que adiantou romper os bons laços garantidos com os antigos governos, que foram os que mais investiram nas forças depois das redemocratização, por uma aventura tola e claramente infrutífera? A democracia é como uma roda, hoje eles estão por cima amanhã em baixo, e se um governo de esquerda for eleito em 2022? Vão ter quer construir de novo toda uma relação isso ao custo de que? Claramente as ações de hoje prejudicam muito as forças, e é por isso que eu defendo militar longe, muito mesmo, da politica.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Caique
1 mês atrás

Caro Caique. Eu faço uma avaliação parecida com a sua. É um fato que o atual governo está amplamente militarizado. Talvez uma geração de militares acreditassem que bastaria competência técnica para administrar o Estado, sem se dar conta da complexidade da sociedade brasileira. A administração pública em um ambiente democrático é feita por meio da política. Ao final do atual ciclo político, as organizações militares (PM e forças armadas) precisarão de uma ampla reforma. Creio que a polícia precisa ser desmilitarizada e as forças armadas serão reduzidas, qualquer que seja a orientação política do próximo governo civil. Seja de direita… Read more »

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Militar não entende nada de política, acha que tudo se resolve na hierarquia e na ordem-unida. A sociedade é complexa e multifacetada, incluindo, vejam vocês!, até mesmo os milicos.

Tem que refundar essa OMs todas, contratem uma consultoria israelense, acabem com esse oficialato aristocrático e elitista, democratizem as forças, acabem com as babaquices como caol e fivela e corturno brilhantes!

Claudio Moraes
Claudio Moraes
Reply to  Ramon
1 mês atrás

Não vejo dessa forma Ramon. Os programas atuais vão continuar, com os contratos. Pode haver atrasos por falta de verba, o que já vem ocorrendo infelizmente. E as forças dispõe de o “mínimo de atenção”, se assim podemos dizer. Se sentar qualquer um da direita ou da esquerda na cadeira do Planalto o problema não será isso. O problema será sempre o devaneio político corrupto, e endêmico que assola o país há anos.

Wagner
Wagner
Reply to  Claudio Moraes
1 mês atrás

Lembrando: os politicos sao a representacao fiel do povo brasileiro.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Ramon
1 mês atrás

Seriam estes equipamentos usados como alvo no exercício?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

“A falta de verbas parece ser um grande entrave para modernizar esses transportes blindados militares.

“Há muito tempo a Marinha quer substituir esses veículos, mas isso depende de dinheiro e o país atravessa uma situação complicada financeiramente”, conta Bastos.”

O especialista perdeu uma excelente oportunidade de dizer que o orçamento do Min. da Defesa só perde pro orçamento da Saúde e e Educação,e dizer pra onde vai, exatamente, toda essa grana, ano após ano…
Dizer que as FA’s não tem dinheiro é um tapa na cara do contribuinte BR.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Exato. Gasta-se muito e mal, especialmente na MB. Note-se que a função dos SK no CFN é anti-carro (caça tanque) e, volta e meia, ouve-se falar em estudos para sua substituição por novo meio, com armamento de cano. Dada a situação orçamentária precária, provavelmente será um material usado, que precisará passar por uma extensa e cara atualização. Desconsidera-se que, para a função anti-carro, já existem modernos sistemas portáteis ou quase (inclusive NLOS como o Spike e o kornet), que podem ser adaptados a qualquer veículo. São muito mais eficazes que armamento de cano (que o digam os Leopard II Turcos… Read more »

Up The Irons
Up The Irons
1 mês atrás

As culpas são de nossos políticos de quinta categoria dos últimos 30 anos que nada mais são do que reflexo de nossa sociedade contemporânea, também de quinta categoria — há exceções, claro, mas o grosso é isso aí– e de nossos militares que perpetuam a mamata de Forças Armadas inchadas que só tem orçamento pra pagar pessoal.

Helio
Helio
1 mês atrás

Eu entendi errado ou a matéria dá a entender, principalmente para o leigo que lê isso na BBC (e que vai colocar isso no Instagram com alguma crítica) que motor diesel é ultrapassado???

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Helio
1 mês atrás

Não.
Que o fato de ser um veículo de 40 anos nas costas, com um motor diesel de 40 anos, é o que faz ele fumar daquele jeito, além de estar desregulado.
Se fosse um veículo novo, com um motor diesel moderno, não faria 20% daquele fumacê todo.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Helio
1 mês atrás

Caro Hélio. Está claro que ele se refere aos motores diesel da década de 70.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Helio
1 mês atrás

“Ah, mas o motor diesel solta fumaça daquele jeito mesmo”

Em um campo de batalha, aquela fumaça aquecida faria a festa nos visores termais de blindados inimigos, helis de ataque, etc.

Bruno
1 mês atrás

Brasil dos patriotas, aonde aqueles que julgam ser patriotas esconde a realidade de seu país e posta em suas redes sociais uma foto de um desfile estrangeiro…
Estes são os patriotas que iam mudar o País ?

Felipe Morais
Felipe Morais
1 mês atrás

Nunca imaginei que as forças armadas brasileiras iriam se submeter a passar tamanha vergonha. O vídeo no final, por mais que seja engraçado, é uma humilhação total.

Camargoer
Camargoer