‘Tanque’ dos anos 1970 e blindados da Guerra do Vietnã: o que foi exibido no desfile da Marinha para Bolsonaro

281

O desfile da Marinha pela Esplanada dos Ministérios e pela Praça dos Três Poderes nesta terça-feira (10/8), em Brasília, ficou marcado por veículos que soltavam uma fumaça preta que não estamos mais acostumados a ver atualmente

De acordo com especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, isso se deve ao fato de esses transportes serem antigos e usarem tecnologias ultrapassadas.

“Muitos desses carros de combate têm motor a diesel, que solta muita fumaça”, complementa o pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador da ECSB/Defesa, entidade que faz publicações sobre veículos militares.

“É óbvio que quanto mais antigo o veículo, mais isso se agrava. Imagina os modelos produzidos nos anos 1980 e 1990, quando não existia essa preocupação ecológica?”, diz Nelson Ricardo Fernandes da Silva, major da reserva do Exército e analista do portal Gestão de Risco.

De forma geral, os veículos militares que passaram pela capital se dividem em três grandes grupos: os “tanques”, os veículos blindados de transporte de pessoal (conhecidos pela sigla VBTP) e os lançadores de mísseis.

Os tanques

SK-105 do CFN

Os veículos que tinham um canhão no topo são os modelos SK-105 Kürassier, que começaram a ser produzidos na Áustria a partir dos anos 1970.

Aqui vale uma pequena ressalva: a palavra “tanque” não é tecnicamente correta.

“Esses veículos são chamados de tanques porque na época da Primeira Guerra Mundial os britânicos desenvolveram esse tipo de viatura e não queriam que os alemães soubessem”, contextualiza João Marcelo Dalla Costa, especialista em veículos blindados e ex-professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

“Daí eles diziam que iam entregar 50 tanques de lavar roupa em tal local, quando na verdade estavam falando de veículos blindados de combate”, completa.

Os SK-105 Kürassier são usados no Brasil exclusivamente pelo Corpo de Fuzileiros Navais, uma das forças que integram a Marinha e que vão participar dos treinamentos de um exercício militar, a Operação Formosa, ao longo dos próximos dias.

As Forças Armadas compraram 17 unidades no final dos anos 1990, e elas chegaram ao país a partir de 2001.

“Trata-se de um veículo que já está obsoleto, e a Marinha quer substituir essa frota”, aponta Bastos.

“Já andei nesses blindados e, na hora em que vi aquela fumaça, imaginei que o comandante deveria estar se borrando, com medo de que o veículo parasse na frente do presidente. Aquela fumaça preta significa que o motor está desgastado, a ponto de estourar e deixar o comandante na mão”, completa.

Os blindados de transporte

M113 do CFN

Durante a passagem das tropas pela Praça dos Três Poderes, também foi possível notar a presença de veículos sem um canhão no topo: esses são os VBTP, responsáveis por transportar soldados e oficiais de uma forma relativamente segura de um ponto até outro.

E há vários modelos com tamanhos e formatos diferentes na frota dos Fuzileiros Navais brasileiros.

O M113, por exemplo, é usado desde a época da Guerra do Vietnã, que durou entre 1959 e 1975. Uma de suas características visíveis é a presença da lagarta, aquela esteira que substitui as rodas convencionais e permite a locomoção por terrenos acidentados.

Os especialistas destacam que os blindados usados no Brasil não são os mesmos da década de 1960 e passaram por uma série de melhoramentos e atualizações. Mesmo assim, eles continuam ultrapassados diante das várias opções disponíveis em outras partes do mundo.

Clanf do CFN

Outro blindado que deu as caras em Brasília foi o AAV-7A1, também conhecido como Clanf (ou Carro sobre Lagarta Anfíbio), de origem americana.

Ele também tem as esteiras, mas é bem maior e pode até se locomover na água — daí o “anfíbio” no nome.

“Sua função durante uma batalha é desembarcar primeiro e garantir a defesa de uma certa localização para outras tropas virem em seguida”, explica Costa.

Os lançadores de foguetes

Por fim, um terceiro componente do arsenal da Marinha brasileira exibido para Bolsonaro foi o Astros II, um sistema de lançadores de foguetes produzido pela empresa brasileira Avibras.

“Essa é a nata da tecnologia militar brasileira, o que temos de mais avançado junto com o veículo blindado Guarani [que não integra os treinamentos de Formosa]”, avalia Costa.

“Hoje, nossos foguetes têm entre 30 e 80 km de alcance, mas está em processo de construção um equipamento com 300 km de alcance, que permitirá defender toda a nossa região costeira”, informa o especialista.

Além desses veículos mais “poderosos”, o desfile contou com caminhões convencionais, que fazem apenas o transporte das tropas, mas não contam com nenhum tipo de blindagem.

Frota ultrapassada?

Para os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, o fato de muitos veículos serem antigos e terem décadas de uso é algo que está dentro das possibilidades brasileiras.

“É evidente que nossa tecnologia está ultrapassada em relação ao que temos de mais avançado em outras partes do mundo, mas ela é condizente com o potencial bélico dos outros países da América Latina”, diz Oliveira.

“Talvez o Chile e a Venezuela se sobressaiam um pouco, já que possuem equipamentos de origem russa”, discorda Silva.

A falta de verbas parece ser um grande entrave para modernizar esses transportes blindados militares.

“Há muito tempo a Marinha quer substituir esses veículos, mas isso depende de dinheiro e o país atravessa uma situação complicada financeiramente”, conta Bastos.

Costa concorda e aponta que o desfile talvez tenha servido para o Corpo de Fuzileiros mostrar que precisa trocar urgentemente seus equipamentos.

“O comandante da Marinha usou essa operação para mostrar ao presidente e à cúpula militar o estado decadente em que se encontram seus veículos”, acredita o especialista.

“Os Kürassier, por exemplo, são fundamentais, mas provavelmente devem estar com uma disponibilidade baixíssima. Com certeza eles colocaram os melhores ali para desfilar.”

“Se os melhores estão assim, imagina os outros… A maior parte deve estar inutilizada ou num estado que não é apresentável”, completa.

Leia a matéria completa acessando o site da BBC Brasil, clicando aqui.

Alguns dos memes que circularam nas redes sociais ontem

Subscribe
Notify of
guest

281 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
2 anos atrás

Tem como criticar a reportagem? não tem.
Passaram vergonha a toa.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Eu sempre tento olhar pelo lado bom, principalmente em situações difíceis, agora creio que a maioria da população sabe que nossas FA, despõem em sua maioria de meios antigos, e que é necessário uma reorganização nas forças, uma melhor gestão, para que elas se equipem com equipamentos mais atuais.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Só que as vezes tem o lado ruim, e o lado pior. Esse aí é um exemplo…

RENAN
RENAN
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Essa frase é digno de um poeta

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Temos um indivíduo psicopata. Que incapaz de ser um honrado e patriota militar. Cuja ficha ficha constava ser incapaz de pensamento lógico, e ser extremamente ambicioso.
Num momento infeliz da nossa história, ganhou uma eleição por exclusão e se tornou presidente. E hoje este pateta bisonho quer enterrar a democracia por não ser afeito cumprir regras e regulamentos. E muito pior, cria todas as oportunidades para ridicularizar nosso país e suas forças armadas.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Esse pateta bisonho e o unico que subiu o planalto desde 88 que procura de fato fazer algo de acordo com os anseios da população e nao apenas de uma casta do estamento. Olha o nível do comentários dos caras, so sabem ofender e ficar jogando adjetivos depreciativos

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Canarinho. Vou depreciar mais ainda. Há pelo menos seis eleições que eu não voto, simplesmente para não ser cumplice destes bichos bisonhos, narcisistas e desprepados para o cargo. Um país do tamanho do Brasil com uma forte economia, os nossos recursos naturais, Uma nação com duzentos e vinte milhões de pessoas. Não merece isto.Este despreparado não perde oportunidade de humilhar generais. Simplesmente porque não teve a capacidade de ser um deles. Entrou na política e sempre pertenceu ao baixo clero. Os atuais comandantes das tres forças deveriam ter a dignidade do General Mark Milley e o comandante dos Fuzileiros Americanos… Read more »

Anton Bitriev
Anton Bitriev
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Você não vota, mas não faz diferença porque alguém entra. Vivi o bastante para ver a diferença de quem quer o bem do Brasil e de quem só quer roubar. O problema são vocês mesmos brasileiros com essa cultura fraca sem propósito. Que aplaude o Faustão de domingo e as novelas e os jornais da Globo e não se dedica a estudar mais quem são esses políticos, seus pensamentos e o que fazem em benefício da população. Estuda mais e se ontere do que esse presidente está fazendo de fato e não de ouvir falar. Aliás, conclusão do de ouvir… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Anton Bitriev
2 anos atrás

Quem cara pálida ? Eu conheço este país todo e já estudei nossa história. Infelizmente aqui não se produz estadistas. Simplesmente o nosso sistema politico é inadequado. As classes politica e judiciária são detentoras dos maiores privilégios do planeta terra. O Bolsonaro latiu muito e não mordeu. É um fraco e despreparado sim. Não uniu o país. Se juntou com picaretas e é pai de filhos boçais e desonestos. Basta ver o trato que ele deu a esta pandemia e outros assuntos de governo. E tem mais. Se a maioria gosta dos programas televisivos aos quais o senhor se refere.… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

‘Os anseios da população’, no momento, é que ele vaze.

Kornet
Kornet
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

É o seu e de sua trupe,pois a população está vendo toda a maquinação contra ele .
Sonha agente cubano.

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não antes de 2026 !

Slow
Slow
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Desde 88 e tem 2 projetos kkk o gado não pode ver uma vergonha que ja quer passar ..

Jeferson
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

A ficha dele não estava errada em dizer que é ambicioso e incapaz de pensamento lógico…embora tenha armado uma bela arapuca para os militares que se aproximaram dele, fez a todos de buchas de canhão.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Jeferson
2 anos atrás

Ninguém armou nada, os militares é que fizeram questão de atravessar a rua pra cair na arapuca.

kira
kira
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

Concordo. Pagarão caro por isso.

Last edited 2 anos atrás by Cerberus121
Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Jeferson
2 anos atrás

Esse cara jamais trabalharia na iniciativa privada. Os generais não precisavam cair nessa.

PauloR
PauloR
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

O povo vê a situação das forças armadas todos os anos no 7 de setembro e ninguém liga. Quem sente fome quer saber de comida no prato e não tanque de guerra.

ANDRE GARCIA
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Ahhh, tá. O resto é primeiro mundo. Só pessoas inteligentes e bem formadas, sqn. Pensamento, no mínimo, infeliz e xenofófico.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  ANDRE GARCIA
2 anos atrás

Pena que não tiram a bola de ferro e não nós deixam livres…
comment image

Wagner
Wagner
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Escroto

rui mendes
rui mendes
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Ui, que grande patriota.
Tinha vergonha, de um comentário tão baixo.
A Amazônia está a ser cobiçada pelos malvados Europeus, mas depois descartam uma região inteira.
Pessoas que falam, porque não conseguem só ouvir.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  rui mendes
2 anos atrás

Eu nunca disse ser um “grande patriota” Rui Mendes, talvez você até seja, sabe… Desses que só faltam ejacular na cueca ao ouvir o hino nacional ou ver a bandeira tremular…

Deixo essa denominação aos muitos que aparecem aqui alardeando seu amor a nação, a família e a deus…



Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Onde se ensina patriotismo nas escolas, se formam fascistas quando adultos.

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Uma imagem diz mais que mil palavras.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Bicho, eu moro no Rio de Janeiro e nunca me atreveria a criticar o Nordeste pelo seu voto, olha o nível de governadores e prefeitos que meu estado e minha cidade elege desde sempre, Cabral, Cesar Maia, Pezão, Crivella, Witzel, etc. Olha o nível de deputados que elegemos, a começar pelo bolsonero que ficou 28 anos no congresso as custas de rachadinha, seus filhos aprenderam tão bem o esquemão e por aí vai.
Dobre a língua pra falar do nordeste e seu voto.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

O que atrapalha o Brasil são os politicos corruptos e patetas que temos e não o povo. O povo nordestino não tem culpa de mazala alguma neste país. Os politicos sim. Só a Bahia ganhou mais medalhas de ouro que muitos países tidos como ricos e desenvolvidos

Canarinho
Canarinho
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

as custas de rachadinhas, imagino que vc deva ter provas muitos contundentes e irrefutaveis da sua acusacao. Olha eu esperava aqui nesse forum pessoas com um pouco mais de responsabilidade antes de ficar repetindo frases prontas. Mas aqui, nao deixe o tempo passar, pegue as suas provas e leve ate o ministério publico para tomar as devidas atitudes, tem muita gnt caluniando e difamando o PR toda hora doido para encontrar algo concreto que o possa incriminar. Nao decepcione essa turma

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Mais provas?! Sério mesmo? Achei que as provas eram tão fartas quantos os vários depósitos de 2 mil Reais no caixa eletrônico da ALERJ. Já são tantas provas que ele fica a todo tempo tentando barrar as investigações.
Da até pena de ver gente como você defendendo o esquema de graça.

Kornet
Kornet
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

E o Andre Ciciliano do ParTido que desviou 49 milhões pode né?

Slow
Slow
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Provas é oque não falta, porem é só começar andar que o responsável do caso é trocado ..

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Slow
2 anos atrás

Aguardando as provas !!

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Ainda aguardando as provas de corrupção do poder executivo……..só blablabla…..e narrativas….Mensalão, petrolão, fundos de pensão……etcetcetec

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Prezado Canarinho.

O MP e a Justiça do RJ estão providenciando tudo dentro do estrito processo legal.
O Sr Filho nº1 terá toda a oportunidade de se defender.
Apesar de eu achar a situação dele bem delicada.

Mauricio Pacheco
Mauricio Pacheco
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Qual o seu problema com rachadinhas? Eu por exemplo adoro!

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Mauricio Pacheco
2 anos atrás

A ALERJ toda por sinal…..veja quem são os campeões…..petezada tá firma à décadas rachando

João Augusto
João Augusto
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

O Paulo editou o comentário dele ou vocês tão viajando que pelo fato de ele ter falado da fome ele disse dos nordestinos e, ainda, que está criticando a urgência que pretere o investimento em material militar?

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

A questao nao eh o voto do povo, isso nao muda nada e serao sempre os mesmos eleitos. A questao eh a quantidade deles e quanto eles consomem. A imagem nao esta culpando o povo pelo seu voto. As opcoes de voto sao sempre as mesmas. A imagem critica que o Nordeste eh subdivido em 11 estados e para cada um, existem a mesma quantidade de politicos e cargos de indicacao (ou mais) que os outros estados do Brasil. E mais, no Congresso e Senado existem muito mais politicos do Nordeste, uma area onde a inegualidade eh historica, o que… Read more »

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Blind Man´s Bluff
2 anos atrás

Sendo que em media, cada parlamentar custa US$7.4 milhoes por ano. So perde para os EUA como politicos mais caros do mundo!

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Onde você estava enquanto o PT e o PSDB saqueavam os cofres da nação ?

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Luiz Brandão Brandão Junior
2 anos atrás

No tempo do PT Eu estava ocupado viajando de avião, comendo picanha a semana toda, enchendo o tanque do meu carro e da minha moto, vendo a felicidade estampada no rosto do povo, pleno emprego, até mesmo as forças armadas com materiais melhores, valorizados, sem estarem envolvidos em esquemas de corrupção com vacinas, etc. Afinal quem se junta com os porcos, vai comer a lavagem deles até se lambuzar. Hoje os oficiais generais só são lembrados quando aparecem nas denúncias de corrupção. Triste fim de Policarpo Quaresma!

Flávio
Flávio
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Parabéns pelo seu rico comentário

Wagner
Wagner
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Como voce é b@b@c@

Camargoer
Camargoer
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Caro Cançado. Seu comentário é preconceituoso.

F-5
F-5
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Preconceituoso!!!!

MMerlin
MMerlin
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Não vi nada relacionado ao Nordeste no comentário, mas talvez o mesmo tenha sido editado. Apenas para esclarecer pessoas que ficam presas a dogmas e ideologias criadas pela mídia ou própria sociedade, em um futuro a médio prazo o Brasil se torne dependente energeticamente de toda aquela região. Estou participando de um levantamento de custos e planejamento referente a um grande projeto que visa a implantação de inúmeros parques de geração enérgica oriunda de tecnologias Solar e Eólica. Este projeto, que é totalmente privado, envolve grandes empresas multinacionais mas também, as maiores empresas nacionais das áreas. Além dos parques geradores… Read more »

Tomcat4,2
Reply to  MMerlin
2 anos atrás

Fantástico !!!

Tomcat4,2
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Irretocável oh grandioso e sapiencial Zeus !!!

Kornet
Kornet
Reply to  PauloR
2 anos atrás

A economia a gente vê depois,lembra?

Slow
Slow
Reply to  Kornet
2 anos atrás

Engraçado o mundo inteiro quase aderiu o lockdown e olha que não tem nem metade dos mortos do Brasil .. já aqui , não salvou nem economia e nem vidas , afinal somos epicentro da covid desde o início , economia a gente vê depois só que você esqueceu de falar dos 2,3 milhões gastos em 20 dias de férias e dos aumentos de salários acima do teto pra ele e pros seus ministros , alem de ter general recebendo 100 mil ..

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  PauloR
2 anos atrás

Suspeito que voce nao entendeu nada do que mostra aquela imagem. Vou desenhar para voce: Conte quantos parlamentares, congressistas, politicos e afins e some seus aparentados e cargos de indicacao que existem naquela imagem. Estime o quanto cada um deles custa para a riqueza do Brasil e, em seguida, compare o IDH de cada um desses pequenos estados com o resto do Brasil. Se a area total do Nordeste fosse divida em estados com areas condizente com a media nacional, ao inves de 9 estados, teriamos 3 ou 4; ou seja quase 3x menos politicos e mamadores, alem de uma… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Blind Man´s Bluff
Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

É comovente também ver as dificuldades que as filhas solteiras dos militares passam.
As pobrezinhas custaram aos cofres públicos só 11,6 Bilhões de Reais em 2020.

É difícil mesmo a situação das FFAs

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

Segundo uma pessoa (não lembro se foi o PR) elas vivem uma vida muito sacrificada.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Devemos apelar a quem?
Aos Voluntários da Pátria?
Àqueles que juraram defender o País com a própria vida?
Ou seria ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!’ ?
Que dilema!

Antonio Cançado
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Olha…Nunca me imaginei concordando com o Antoniokings…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antonio Cançado
2 anos atrás

Nunca é tarde.
Junte-se aos bons!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Existe um kit, provado historicamente que soluciona esses problemas…

Antonio Cançado
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Soluciona? lembro de sua ‘estréia’, além de vitimar seu inventor, deixou de herança o ‘Terror’ e depois o Napoleão.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antonio Cançado
2 anos atrás

É, meu amigo. Só que quando a coisa descende a esses níveis vistos no Brasil, essa “solução” tende a brotar por si mesma.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

No Brasil? Duvido.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

kkkkkkk

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

Creio que esse tema já foi debatido. E acho que a grande maioria concorda que isso sai muito caro. Por mim isso não existia, mas, foi um direito dado, por lei. Infelizmente.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

É. Eu mesmo tenho uma prima cujo pai, casado com a irmã do meu pai, ao morrer como coronel reformado do EB, a deixou com os tais benefícios de filha solteira. Ele morreu em meados dos anos 90. Até hoje ela recebe, mora lá na zona sul do Rio, cheia de mordomias. Viaja aqui para Beverly Hills para fazer compras mínimo uma vez por ano, e hoje mesmo está passando férias lá em Monaco. Só para ter uma idéia, eu que moro aqui desde 1989, nem cafezinho tomo em Beverly Hills, porque para mim, sai muito caro. Ela já teve… Read more »

Tomcat4,2
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Por mim cortava essa mamata dessa corja toda e colocava tudo em valores próximos ao dos trabalhadores comuns com teto máximo de uns 10.000 e essa turma que não casa(só mora junto ou casa na igreja apenas) e aplica dindin cortaria o benefício de uma vez.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tomcat4,2
2 anos atrás

Poxa.
Será que vc descobriu um dos motivos do apoio dos militares a esse néscio, bem perto da Reforma da Previdência?

‘Governo promete militares fora da reforma da Previdência’

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/21/politica/1550705847_336027.html#:~:text=Governo%20promete%20militares%20na%20reforma%20da%20Previd%C3%AAncia%20para%20mitigar%20resist%C3%AAncia

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Desculpa.
O título está errado.
Seria “Governo promete militares na reforma da Previdência para mitigar resistência’.
Mas, foi nos termos ‘camaradas’ que todos conhecemos.
Fica a correção.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Porquê o mito não resolve isso ?
Afrontar fidalgo caramurú não é facil.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

Se o número for este, a cada década damos 2 porta aviões da classe Nimitz (US$ 10 bi cada, ou R$ 50 bi cada) para as mocinhas…

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Olá Jacinto,
É exatamente esse tipo de conta que deve ser feita quando olhamos pra esse número absurdo de filhas de militares mamando nas tetas do estado.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

As filhas solteiras dos outros servidores públicos civis também recebem pensão e o gasto é ainda maior que dos militares. Ficam falando como se isso fosse culpa dos militares mas foi coisa de políticos.

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  SmokingSnake ?
2 anos atrás

Olá SmokingSnake,
Sim, existem muitas outras filhas desse Brasil a fora recebendo pensão: filhas de ex-servidor público, ex-governador, ex-juíz.

Mas dois errados não fazem um certo.

Como esse é um fórum militar, e a questão da “falta de recursos” e o sucateamento dos meios sempre vem a tona, é sempre importante questionar onde o dinheiro do orçamento das forças armadas está sendo aplicado.

Em tempo: o Brasil é o país das mamatas.

chapim rabilongo
Reply to  SmokingSnake ?
2 anos atrás

o problema é que se gasta muito pagando pensão pra gente que aposentou com 40 anos e com filha de gente que era engraxate no quartel do que se gasta com a manutenção do próprio arsenal e com os militares da ativa

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake ?
2 anos atrás

Devemos lembrar que os atuais membros do Poder Judiciário estão sujeitos às regras gerais da Previdência Social.
Coisa que os militares se recusam veementemente a aceitar.

Gregory Ruan
Gregory Ruan
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

E elas não namoram, não casam! São virgens puras! Para não perder as regalias elas só “amigam” e muitas tem filhos.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Não acho que ser feito de piada e exposto a uma situação que beira o ridículo vai fazer bem frente a opinião publica.

Pelo contrario pode causar um mau estar e questionamentos de pq tendo um dos maiores orçamentos do governo a defesa tem equipamentos em tal estado?.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Prezado, foi exatamente o que eu quis dizer, “que é necessário uma reorganização nas forças, uma melhor gestão”

A6MZero
A6MZero
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Sim nesse ponto eu concordo plenamente, sempre fui favorável a um choque de gestão e uma profunda reformulação da nossa defesa e das nossa forças

Que parecem ter parado no tempo, uma mentalidade dos anos 60/70 vigora lá e parece institucionalizada, uma mentalidade totalmente ultrapassada que não se adequa aos tempo atuais, que só consegue apresentar como única solução para os seus problemas aquele mantra repetido a exaustão de “2% do Pib”….

Wilson França
Wilson França
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Ainda estão lutando contra o comunismo, vai esperar o quê??

A6MZero
A6MZero
Reply to  Wilson França
2 anos atrás

hahah é tem toda razão…

Realmente ainda estão lutando e preocupados comunistas, inimigo interno e outros supostos “perigos” que estão tentando destruir o Brasil desde a época do Estado Novo do Vargas…

As vezes me pergunto se o material histórico que esse pessoal tem acesso não foi atualizado desde o final dos anos 60…

Wagner
Wagner
Reply to  Wilson França
2 anos atrás

Nunca lutaram contra nada que nao ameaçasse as mordomias oficiais. Vergonhoso.

JEFFERSON FERREIRA DA SILVA
JEFFERSON FERREIRA DA SILVA
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Bingo!!

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Seria interessante o povo brasileiro saber quanto esta pangando para ter estes equipamentos sucateados. Dinheiro tem, mas a estratégia de defesa é gastar tudo com pessoal.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

Caro Palpiteiro, o povo brasileiro deveria saber o quanto se gasta em todos os ministérios, e como está sendo gasto, não apenas no da defesa.

Bille
Bille
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Bom, de certa forma tem: basta abrir a LOA. Tem o portal da transparência tb. E tem pra todo o Gov.

Mas requer vontade de abrir e fuçar lá. Tá tudo lá.

chapim rabilongo
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

não se paga caro pra esses equipamentos não, o problema é que as forças armadas gastam mais com pessoal e manutenção de quartel do que com os armamentos em si, se os caras pegassem essa molecadinha do alistamento obrigatório e colocasse eles pra aprender la dentro a dar manutenção nas coisas em vez de colocar os caras pra capinar e pintar meio fio não tava essa merda que ta esses blindados

Tomcat4,2
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Penso de igual forma sobre o ocorrido ,por um lado o escárnio de quem só sabe lacrar e nem tenta conhecer sobre o assunto defesa e por outro um bom motivo e justificativa para investimento em equipamentos modernos para as forças armadas.

Elias
Elias
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Mídia lacradora… fazer o que . Quando vão cair na real que estão no Sec 21? Enquanto isso ? caminhando e cantando e seguindo a canção ? ou meus heróis morreram de overdose ?

PACRF
PACRF
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

O Presidente da República expos a Marinha a esse desfile patético. Pior, para fazer algo absolutamente dispensável: entregar um convite. Aliás, o Presidente da República e seu atual Ministro da Defesa parecem que não se cansam em expor nossas Forças Armadas a situações delicadas, no jargão popular: “saias justas”.

Camargoer
Camargoer
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Caro PACRF. Considerando que as forças armadas são sistematicamente submetidas a constrangimentos, podemos começar a pensar que isso tudo é intencional. Resta saber por que?

PACRF
PACRF
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Creio que esses sucessivos constrangimentos impostos às FAs são uma ação orquestrada do Presidente da República para se vingar delas, mais especificamente do Exército, por sua expulsão quando ainda era tenente por fatos amplamente conhecidos. Posteriormente à sua expulsão, como é do conhecimento de todos, o STM acatou recurso determinando sua transferência para reserva remunerada na patente de capitão.

chapim rabilongo
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

pior que é coisa que se resolve dando manutenção em vez de ficar pintando meio fio e capinando quartel o dia todo, a russia mantem t-34 operacional e is-2 até hj em estado operacional, os EUA mantem sherman em estado operacional, o brasil não consegue manter o motor de armas dos anos 70 funcionando? pra mim é falta de zelo

MFB
MFB
2 anos atrás

Bem, o importante é que passamos o recado e mostramos a pólvora aos que querem tomar a amazonia. Aqui tem pólvora para os canhões de bronze e podemos transformar a Amazônia em carvão para nossos blindados darem muitas voltas ao mundo. Abram os olhos americanos, chineses e russos. Vocês tem armas nucleares, mas podemos bloquear o sol e criar uma nova era do gelo com a fumaça de nossos blindados.

Last edited 2 anos atrás by MFB
francisco
francisco
Reply to  MFB
2 anos atrás

O desfile foi apenas simbólico e conforme a arte da guerra, ninguém mostra suas forças ao inimigo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  francisco
2 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MFB
MFB
Reply to  francisco
2 anos atrás

Se você não falasse isso ninguém saberia, que grande gênio. Sério que você escreveu isso mesmo? Edita que ainda dá tempo de esconder a vergonha.

Edit: Em tempo, realmente não deveríamos mostrar nossos blindados de última geração nem nossos S400 e F22s. Vamos esconder nosso poderio interestelar dos inimigos.

Last edited 2 anos atrás by MFB
Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  MFB
2 anos atrás

Estamos cheios de “cascavéios”, e agora decidiram que irão modernizá-los…

Salim
Salim
Reply to  francisco
2 anos atrás

Kkkkk, faz isso não.

Camargoer
Camargoer
Reply to  francisco
2 anos atrás

Caro Francisco. Creio que foi um desastre para a imagem das forças armadas.

PauloR
PauloR
Reply to  francisco
2 anos atrás

Isso é verdade, o inimigo não pode ver nos F-15, S-400, F-22 e os Leopard 2A7 e nem as bombas atômicas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  francisco
2 anos atrás

Estão dizendo que o mecânico dos tanques é o Ricardo Salles.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkk

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  francisco
2 anos atrás

Melhor ler isso do que ser cego.

Antonio Cançado
Reply to  francisco
2 anos atrás

É sério, isso?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  francisco
2 anos atrás

E pensar que tem gente que realmente acredita nisso. Eu morro e não vejo tudo.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  francisco
2 anos atrás

Imagine se mostrasse…

Michel
Reply to  francisco
2 anos atrás

Que forças? Que inimigos?

Camargoer
Camargoer
Reply to  MFB
2 anos atrás

Caro MFB. O “desfile” era para o público interno principalmente a militância digital de apoio ao governo. Tenho a impressão que para este público ficou um gosto amargo de frustração.

MFB
MFB
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Com certeza. Eu, toda vez que vejo esse sujeitinho que se diz presidente humilhar as FAs, fico extremamente chateado. Mas a hierarquia as impede de tomar alguma atitude. Uma coisa que aprendi sobre poder, sobre cargos públicos, é que existe um pós. Hoje você é o mandatário, o diretor, o superintendente, amanhã você não é. O PR não leva isso em consideração e sofrerá as consequências no futuro.

Costa
Costa
Reply to  MFB
2 anos atrás

Não vi nenhum mandatário sofrer consequência nenhuma em meus 56 anos. Ele pode ganhar menos do queria, mas sua vida e dos demais políticos está tranquila. Vide o próprio Lula que está muito bem. As razões são muitas mas a impunidade é fato.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  MFB
2 anos atrás

porem vc não leva em consideração q tbm tem muitos oficiais leais ao governo…sublevações vão ocorrer e haverá guerra civil…q venças os mais fortes

MFB
MFB
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Eu nem considero uma guerra civil e muito menos apoio uma derrubada do “gênio” que nos governa. É impedimento ou derrota nas eleições o caminho. Depois disso ele vira um gatinho assustado e solitário. Anotem aí. Vai se arrepender amargamente de ter passado um período na presidência. O país seguirá, as FAs seguirão, e só restará a ele a a lei e alguns aliados na república de rio das pedras.

A6MZero
A6MZero
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Sério que aguem acredita na possibilidade de guerra civil? Nem em 64 quando o III exercito ficou ao lado do Brizola houve condições (e olha que os ânimos e condições no período eram muito mais muito mais acirrados). Felizmente não existe um quadro de deterioração do estado que leva a um ato trágico como guerra civil, sim há uma polarização de setores e desavenças mas não existem condições de desgaste que levem a uma ruptura do estado. No fim só resta torcer para que a sociedade em geral tanto civil quanto militar perceba que a polarização só traz danos a… Read more »

Neto
Neto
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Olhe, em Banania pode não rolar uma guerra civil (duradoura) mas isso não quer dizer que o Pequi Roído não tentará o golpe. . No fim o PR ganhou hoje. Na sujeira que colocou na MB, que se rebaixou a ele, e no número de deputados que votou pelo papel fraudável. . Esse número de deputados que votou com o PR é suficiente para não haver impedimento. . Não acho que encontrarão algo via STE para impugnar a chapa de 2018, esse tempo passou. . Resta observarmos bem os presidenciáveis e fugirmos dos loucos e procurarmos quem tenha projeto de… Read more »

Canarinho
Canarinho
Reply to  Neto
2 anos atrás

Papel fraudavel…. me conte mais sobre isso. Como um comprovante que o proprio eleitor verifica na hora, impresso, pode ser fraudavel? Vai ver a auditoria feitas as portas fechadas, naquela ocasiao com o Toffoli era menos fraudavel. Cada um…

Neto
Neto
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

O Pequi Roído, ungido bezerro de ouro por uma turma “religiosa”, não é amigo da Verdade. . Nossa urna deve ser questionada, isso faz parte da democracia. Ela é auditável hoje. No fim de cada sessão, os votos computados são impressos. A quantidade de presentes na sessão pode ser observado nesta impressão da urna e no número de eleitores que assinaram sua presença. Todas as urnas quando no TSE indicam a quantidade de votos e quais votos. Estes dois momentos são auditáveis, entre si. Há delegados dos partidos que fazem este cara crachá. Antes disso algumas urnas são escolhidas aleatoriamente… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  MFB
2 anos atrás

Kkkkk boa.

Satyricon
Satyricon
Reply to  MFB
2 anos atrás

Não sei do que estão reclamando!

Pessoalmente, eu achei que a MB pegou MUITO leve com esse desfile, tanto com a mídia quanto com a opinião pública.

Nenhum desfile da MB estará completo sem um sobrevôo dos fantásticos S2 Turbo Traders, que devem chegar em breve!

Ouvi dizer, inclusive, que estarão presentes no desfile do próximo ano, quando farão um sobrevôo, em formação, com o líder puxando uma faixa com os dizeres “Vanguarda Tecnológica da MB”.

Aí sim vocês verão o espanto e o terror na praça dos 3 poderes…

kira
kira
Reply to  MFB
2 anos atrás

Quase enfartei de tanto rir…..kkkkkkkkkkkk

rui mendes
rui mendes
Reply to  MFB
2 anos atrás

Mudou??
Já não é a França e os Europeus, que querem a Amazônia.

Tutu
2 anos atrás

Nunca pensei que iria ver alguma das forças passando tanta vergonha, mds.

Talvez isso jogue uma real, e melhorem os meios do CFN, lembrem que no Proadsumos eles mostrava até M1A1.

Tutu
Reply to  Tutu
2 anos atrás

Mostravam*

francisco
francisco
Reply to  Tutu
2 anos atrás

Segundo a Global Firepower em 2021 o Brasil é a 9° Potência Militar Mundial.
O desfile foi apenas simbólico e conforme a arte da guerra, ninguém mostra suas forças ao inimigo.

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  francisco
2 anos atrás

Como se o inimigo não soubesse cada equipamento que temos…
Vergonha, só isso que temos no inventário…

Salim
Salim
Reply to  francisco
2 anos atrás

Em gasto e , usd 25 bi média ano, agora os equipamentos, tem pouco e obsoleto. Cadê o apoio governo que se diz patriota? 20 anos sofrendo com governos medíocres , incapazes e e de natureza ética desprezível.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Salim
2 anos atrás

Faltou você dizer quantos % é com folha de pagamento. O que mudou na estratégia de defesa baseada em pessoal?

Bille
Bille
Reply to  Palpiteiro
2 anos atrás

Pra fazer o que você quer e muitos outros palpiteiros desse fórum, é preciso mexer nas leis. E quem mexe nisso é o Congresso.
Se nem uma política nacional de defesa decente eles conseguem, quanto mais propor uma reorganização eficiente.

Leiam sobre Goldwater-Nichols Act nos EUA.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Bille
2 anos atrás

A lei aprovada foi enviada pelo governo. O MD pode encaminhar um pedido de redução de efetivo que eles aprovam.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  francisco
2 anos atrás

Continue repetindo essa besteira ( pra não usar outro termo ), até que você mesmo comece a acreditar nela…

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Reply to  francisco
2 anos atrás

Você não leu “a arte da guerra” pra estar falando isso….uma das premissas centrais da estratégia do Sun Tzu é se mostrar forte, o máximo possível, dissuazão. É justamente por isso que todo mundo faz parada militar, e só mostra o seu melhor em pessoal e equipamentos, ainda que seja um tanque ou míssil que seja só um protótipo, ou se só tiver uns três produzidos é esses que você deve mostrar.

Brazuca
Brazuca
Reply to  Bento Ferreira Perrone
2 anos atrás

Talvez ele esteja falando do canal do YouTube com mesmo nome.

A6MZero
A6MZero
Reply to  francisco
2 anos atrás

Essas listas são bastante enganosas, tem a tendência de usar apenas números totais de pessoal, veículos, embarcações e aeronaves.

Não leva em conta a qualidade, capacidade, idade ou disponibilidade dos equipamentos.

O que causa absurdos como Itália, Austrália, Espanha e até Israel (inconcebível estar listado na 20º posição, sendo uma das forças mais bem equipadas, com uma enorme indústria de defesa e um arsenal nuclear a disposição) como potencias menores que Brasil no âmbito militar.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  francisco
2 anos atrás

Papel e sites de internet aceitam tudo.

O Brasil tem um dos maiores efetivos em pessoal do mundo (cerca de 300 mil/350 mil militares) mas todo o resto é subdimensionado e obsoleto.

Nações com efetivos menores, como Itália, Espanha e Austrália, tem mais poderio militar que Bananil.

Caio
Caio
Reply to  francisco
2 anos atrás

Uau mais poderoso do que Itália, Coreia do Sul, Turquia e Egito, mas isso no universo 17 ou 22 ?.

Last edited 2 anos atrás by Caio
Camargoer
Camargoer
Reply to  Tutu
2 anos atrás

Caro Tutu. O resultado final para a imagem das forças armadas (atingiu todo mundo) talvez mostre que a ideia foi improvisada e decidida sem consultar os políticos mais experientes.

Luiz
Luiz
2 anos atrás

Isso tudo é irrelevante para os nossos Almirantes. A preocupação deles no momento é o desenvolvimento do submarino nuclear, como que isto, por si só, vá colocar a nossa pobre marinha, como um todo, em outro patamar.

Last edited 2 anos atrás by Luiz
Salim
Salim
Reply to  Luiz
2 anos atrás

Um submarino, sem data, to ouvindo isto desde 1980. Sem suporte nenhum de marinha superfície. Inacreditável seu comentário ( sem falar que já vai nascer com capacidade técnica muito inferior a atual)

Luiz
Luiz
Reply to  Salim
2 anos atrás

Bom dia Salim, ” Inacreditável seu comentário” Em nenhum momento eu apoiei esta política e deixei isto claro neste trecho do meu comentário: como que isto, por si só, vá colocar a nossa pobre marinha, como um todo, em outro patamar.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Luiz
2 anos atrás

Estão preocupados em construir uma sede para o comando da força em Brasília também. Esta faltando espaço.

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Se o SK-105 apresentado ao presidente estava daquela forma , quero nem imaginar o resto, mas infelizmente estamos passando por um momento difícil por causa da pandemia e os gatos das nossas FA’s são coisas que impossibilita muita coisa, e a situação das FA’s podem piorar mais ainda se estão nessa situação com um presidente que se diz apoiador das forças armadas, imagina o que vai acontecer se algum grupo político que não vê com bons olhos essa proximidade das forças armadas com a atual política ganha as eleições e consegue a maioria no congresso, vão cortar cada centavo de… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Se isso acontecer boa parte da culpa vai ser dessa geração de generais que ai estão que colocaram os militares no centro da política eles estão garantidos com seus altos salários quem vai sofre são as Forças Armadas como instituições.

Salim
Salim
Reply to  Marcos
2 anos atrás

Salário dupelo esta cegando nossas forças.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Salim
2 anos atrás

Na Venezuela começou assim também.

MFB
MFB
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Mais humilhação que o atual presidente está causando é impossível. Vamos separar as coisas. O que acredito e espero que seja feita é uma mudança constitucional para expurgar completamente os militares da vida pública. Espero mais verba para equipamentos sim, mas que os militares seja colocados em seu devido lugar tambem, que é longe da política. Os homens de honra das FAs estão extremamente envergonhados e contrariados. A turma da mamata é que etsa gostando desse governo.

MFB
MFB
Reply to  MFB
2 anos atrás

Sejam

Claudio Moraes
Claudio Moraes
Reply to  MFB
2 anos atrás

Concordo em certa medida com você MFB. Até para preservar as Forças Armadas como instituições de estado. Os militares podem sim ocupar cargo público ou político, desde que já estejam fora da vida militar ou na reserva. Fosse o Brasil um país mais forte institucionalmente, isso não seria debatido. E veja bem, as Forças Armadas como instituições do estado são o elo da guarda e da ordem do país. Qualquer louco que queira um regime extremo precisa de um braço militar para se manter no poder. Não é atoa que ditadores pelo mundo afora tem militares subordinados a eles. Vejo… Read more »

Wagner
Wagner
Reply to  MFB
2 anos atrás

Ou seja, uma gorda fatia do oficialato.
Acredito que ja passou da hora de enxergarmos o amadorismo barato, o corporativismo cego, a mentalidade bananosa e a incapacidade intelectual/técnica/estratégica que representa o grosso das forças armadas, notadamente no comando. Claro, há excessoes, mas esses deveriam era ser a regra.

Sou patriota mas não sou cego
Sou patriota mas não sou cego
Reply to  MFB
2 anos atrás

A esta altura quase todos aqui concordam que o orçamento das forças armadas é suficiente para sermos muito melhor equipados, mas estes recursos sao drenados para pensões imorais das filhas solteiras, criação de marechais e promoções pra aposentar. O salário, de fato , deveria ser mais elevado, por outro lado deveriam cortar os penduricalhos e mamadas tanto dos militares quanto dos civis. De positivo neste processo todo é a discussão sobre o papel das forças armadas, que devem estar afastadas da política e servir e respeitar o seu povo (e não ameaçar ou querer tutelar a democracia). Acabou -se a… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Caro Ramon. Ao lindo dos últimos 49 anos,, os maiores investimentos nas forças armadas ocorreram nos governos de esquerda. Talvez as forças armadas tenham cometido um dos maiores erros políticos conhecidos, a ingratidão.

Caique
Caique
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Isso que eu sempre penso, o que adiantou romper os bons laços garantidos com os antigos governos, que foram os que mais investiram nas forças depois das redemocratização, por uma aventura tola e claramente infrutífera? A democracia é como uma roda, hoje eles estão por cima amanhã em baixo, e se um governo de esquerda for eleito em 2022? Vão ter quer construir de novo toda uma relação isso ao custo de que? Claramente as ações de hoje prejudicam muito as forças, e é por isso que eu defendo militar longe, muito mesmo, da politica.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Caique
2 anos atrás

Caro Caique. Eu faço uma avaliação parecida com a sua. É um fato que o atual governo está amplamente militarizado. Talvez uma geração de militares acreditassem que bastaria competência técnica para administrar o Estado, sem se dar conta da complexidade da sociedade brasileira. A administração pública em um ambiente democrático é feita por meio da política. Ao final do atual ciclo político, as organizações militares (PM e forças armadas) precisarão de uma ampla reforma. Creio que a polícia precisa ser desmilitarizada e as forças armadas serão reduzidas, qualquer que seja a orientação política do próximo governo civil. Seja de direita… Read more »

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Militar não entende nada de política, acha que tudo se resolve na hierarquia e na ordem-unida. A sociedade é complexa e multifacetada, incluindo, vejam vocês!, até mesmo os milicos.

Tem que refundar essa OMs todas, contratem uma consultoria israelense, acabem com esse oficialato aristocrático e elitista, democratizem as forças, acabem com as babaquices como caol e fivela e corturno brilhantes!

Claudio Moraes
Claudio Moraes
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Não vejo dessa forma Ramon. Os programas atuais vão continuar, com os contratos. Pode haver atrasos por falta de verba, o que já vem ocorrendo infelizmente. E as forças dispõe de o “mínimo de atenção”, se assim podemos dizer. Se sentar qualquer um da direita ou da esquerda na cadeira do Planalto o problema não será isso. O problema será sempre o devaneio político corrupto, e endêmico que assola o país há anos.

Wagner
Wagner
Reply to  Claudio Moraes
2 anos atrás

Lembrando: os politicos sao a representacao fiel do povo brasileiro.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Seriam estes equipamentos usados como alvo no exercício?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 anos atrás

“A falta de verbas parece ser um grande entrave para modernizar esses transportes blindados militares.

“Há muito tempo a Marinha quer substituir esses veículos, mas isso depende de dinheiro e o país atravessa uma situação complicada financeiramente”, conta Bastos.”

O especialista perdeu uma excelente oportunidade de dizer que o orçamento do Min. da Defesa só perde pro orçamento da Saúde e e Educação,e dizer pra onde vai, exatamente, toda essa grana, ano após ano…
Dizer que as FA’s não tem dinheiro é um tapa na cara do contribuinte BR.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Exato. Gasta-se muito e mal, especialmente na MB. Note-se que a função dos SK no CFN é anti-carro (caça tanque) e, volta e meia, ouve-se falar em estudos para sua substituição por novo meio, com armamento de cano. Dada a situação orçamentária precária, provavelmente será um material usado, que precisará passar por uma extensa e cara atualização. Desconsidera-se que, para a função anti-carro, já existem modernos sistemas portáteis ou quase (inclusive NLOS como o Spike e o kornet), que podem ser adaptados a qualquer veículo. São muito mais eficazes que armamento de cano (que o digam os Leopard II Turcos… Read more »

Up The Irons
Up The Irons
2 anos atrás

As culpas são de nossos políticos de quinta categoria dos últimos 30 anos que nada mais são do que reflexo de nossa sociedade contemporânea, também de quinta categoria — há exceções, claro, mas o grosso é isso aí– e de nossos militares que perpetuam a mamata de Forças Armadas inchadas que só tem orçamento pra pagar pessoal.

Helio
Helio
2 anos atrás

Eu entendi errado ou a matéria dá a entender, principalmente para o leigo que lê isso na BBC (e que vai colocar isso no Instagram com alguma crítica) que motor diesel é ultrapassado???

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Helio
2 anos atrás

Não.
Que o fato de ser um veículo de 40 anos nas costas, com um motor diesel de 40 anos, é o que faz ele fumar daquele jeito, além de estar desregulado.
Se fosse um veículo novo, com um motor diesel moderno, não faria 20% daquele fumacê todo.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Helio
2 anos atrás

Caro Hélio. Está claro que ele se refere aos motores diesel da década de 70.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Helio
2 anos atrás

“Ah, mas o motor diesel solta fumaça daquele jeito mesmo”

Em um campo de batalha, aquela fumaça aquecida faria a festa nos visores termais de blindados inimigos, helis de ataque, etc.

Bruno
2 anos atrás

Brasil dos patriotas, aonde aqueles que julgam ser patriotas esconde a realidade de seu país e posta em suas redes sociais uma foto de um desfile estrangeiro…
Estes são os patriotas que iam mudar o País ?

Felipe Morais
Felipe Morais
2 anos atrás

Nunca imaginei que as forças armadas brasileiras iriam se submeter a passar tamanha vergonha. O vídeo no final, por mais que seja engraçado, é uma humilhação total.

Camargoer
Camargoer
2 anos atrás

Olá Colegas. De um lado, a PEC foi derrubada pela Câmara e do outro as forças armadas ficaram com a imagem desgastada. Ontem escrevi que acreditava que o “desfile” serviria para movimentar a militância política de apoio ao governo. Considerando o resultado final, talvez a militância também tenha se sentido frustrada. Politicamente, foi um desastre ferroviário.

Monteiro
Monteiro
2 anos atrás

Bom dia…
A tempos espero a coragem dos militares de porem a cara para fora dos quarteis.
So sssim chegaram perto do povo brasileiro, podendo mostrar o seu valor e suas necessidades.
O que não é visto, não é lembrado.
Isso falamos dentro dos quarteis.

Caio
Caio
Reply to  Monteiro
2 anos atrás

Mas essa cara para fora tinha que ser nessa situação política?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Monteiro
2 anos atrás

Militares são servidores públicos.
Têm de fazer seu papel que está descritos nas leis.
E só.
Imagine se outras categorias de servidores resolvem interferir nos assuntos da Nação.
Tipo golpe de estado patrocinado por Promotores Públicos insatisfeitos com o rumo da Nação.
Dá um tempo e tentem passar despercebidos, porque a situação do País está tão ruim que pode sobrar para vcs também.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. Concordo com você. Em um regime democrático, todos devem seguir a lei. Se uma pessoa passa a atuar fora da lei (juízes, promotores, militares, servidores civis, policiais, carteiros, marceneiros…) se tornam bandidos e devem ser responder por seus crimes. Se uma categoria passa a atuar fora da lei e essa atuação é tolerada pela sociedade, então o país vive um regime de exceção e deixou de ser uma democracia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

E por falar em Promotores, ontem a PF fez uma operação para desbaratar um grupo deles reunidos em um braço da operação chamada de Lava Jato no RJ que estava praticando ‘malfeitos’ (estou sendo legal com eles).
Surpreso?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. Lembro que no início da operação “curitibana”, perguntei a muita gente (amigos, familiares, até aqui na trilogia) e ninguém conseguiu responder. Primeiro perguntei quem sabia o nome de um juiz de primeira instância na cidade em que residem. Ninguém sabia (apenas um colega advogado sabia). Então, perguntei se não era estranho todo mundo saber o nome de um juíz de primeira instância de Curitiba? A decisão do STF mostrou que eu tinha razão. Havia algo muito errado com aquele juiz.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Pois é, Camargoer.

Deve ser comum, por exemplo, ver um Juiz que vai julgar a troca de um produto defeituoso das Casas Bahia falar para trocar o advogado porque é fraquinho.
Evidentemente que o ‘lanfranhudo’ seria desmascarado.
E causa espécie ainda não ter sido julgado e condenado pelos crimes que cometeu.
Pelo contrário, passeia livre e leve pelos EUA.
Com que dinheiro?
Não sabemos.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

“Se uma categoria passa a atuar fora da lei e essa atuação é tolerada pela sociedade, então o país vive um regime de exceção e deixou de ser uma democracia”
Prezado, você acabou de exemplificar a classe política brasileira, em sua maioria.
É só analisar os últimos 15 anos(pra te poupar tempo) da política brasileira que irá encontrar N casos de atuação fora da lei, corrupção e mesmo assim a sociedade elege/tolera vários deles/a.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Caro Guderian. Acho que importante diferenciar a ação individual criminosa da ação de um grupo que age deliberadamente na implementação de um regime de exceção (que também são criminosos). No caso de ações criminais, o indivíduo (sozinho ou em grupo) age contrário ás leis e dentro do processo legal pode ser processado e condenado. Neste caso, as instituições agem com o rigor da lei sem exceção. O outro é um grupo que no poder passa a atuar de forma inconstitucional mas tolerado pela sociedade e pelas instituições, aplicando a lei de modo arbitrário para proteger os amigos e perseguir os… Read more »

Wilson França
Wilson França
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

golpe de estado patrocinado por Promotores Públicos insatisfeitos com o rumo da Nação.
Tipo deltan dallagnol e seus amigos…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wilson França
2 anos atrás

E estamos convivendo com o legado que essa ORCRIM (nas palavras de Ministros do próprio STF) deixou e que já foi desbaratada pela própria Justiça.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Monteiro
2 anos atrás

Bom…os militares realmente botaram a cara pra fora dos quartéis nesse governo.
O problema é que, aparentemente, a sociedade, não tá muito contente com o que eles estão vendo nisso…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Tem sido desastroso, só ver que Eletrobrás tem tido lucro graças aos aumentos constantes da tarifa de energia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Fruto de nossa memória curta ou abandono das aulas de História.
Pois não é a primeira vez que isso acontece.
Ao final encontraremos o País mais pobre, desigual e com a corrupção correndo solta.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Após a Ditadura, ao contrário do que aconteceu com as FA’s argentinas, as FA’s brasileiras ainda conseguiram manter, no imaginário popular, uma “aura” de competência e seriedade, e ainda eram bem vistas pelo povo, mesmo que esse mesmo povo não entendesse muito bem qual o papel das FA’s em seu país. As próprias FA’s, nos últimos 3 anos, jogaram essa “aura” no lixo graças, entre outras coisas, a atuação de figuras como Pazuelo na frente do Min. da Saúde. E agora, esse “desfile” só servir pra que a sociedade visse, talvez pela 1° vez, a verdadeira cara das FA’s. Uma… Read more »

Professor
Professor
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

No dia em que puserem oficiais cubanos treinando os novos oficiais na Aman, quando o EB for a guarda pretoriana do Andropov, Fidel ou Ceausescu tupiniquim, então vai ter dinheiro para tanques chineses de última geração e caças super modernos, para oprimir o próprio povo escravizado….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Professor
2 anos atrás

Na boa.
E precisa?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Professor
2 anos atrás

Talvez…
Mas por enquanto, tão servindo de guarda pretoriana pra miliciano defensor de terraplanismo.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Porque tem gente que CRÊ numa saudade de tempos que nunca existiram… Os governos militares QUEBRARAM o país. Eu nasci e cresci com inflações estratosféricas, dívidas externas na lua, e herdeiro da fundação do Comando Vermelho. Mas a imagem que fazem é de Itaipu e de uma segurança pública imaginária. Eu mesmo fui ingênuo em crer que tinham melhorado um pouquinho desde então. Fui colega e vi várias turmas de fardados na FGV. Fizeram intercâmbios… A própria ESG, que já pisei como monitor num convênio com a FGV, mais da metade da turma eram de servidores de outras carreiras… Ou… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  GFC_RJ
2 anos atrás

Prezado GFC_RJ

Alguns desses tiveram lições de História ou viveram essa época, mas preferem ter uma memória seletiva.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Monteiro
2 anos atrás

Caro Monteiro. Todos os que foram eleitos exercem um mandato legítimo que deve ser respeitado. Podem e devem ser criticados por suas decisões e ações, mas o mandato é o exercício do poder soberano do povo. Caso o político tenha cometido crime eleitoral durante a campanha (e isso cabe ao TSE decidir), o mandato poderá ser cassado. Caso o político cometa um crime de responsabilidade durante o mandato, ele poderá ser cassado pelo poder legislativo. Caso o político cometa crime comum, ele poderá ser processado e cassado pelo poder judiciário. Os militares não são um quarto poder. Fazem parte do… Read more »

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Monteiro
2 anos atrás

Romper com a ordem democrática estabelecida não está no rol de atribuições das FAs.

Sou patriota mas não sou cego
Sou patriota mas não sou cego
Reply to  Monteiro
2 anos atrás

Militar tem de aparecer quando há guerras ou catástrofes, para proteger a população. Se querem aparecer fora desta situação, deixem o mundo militar e se dediquem à política. O bom militar é como o bom servidor público civil: correto, e ninguém percebe. A face militar que a população está vendo é a de um general incompetente e mentiroso, assessorado por coronéis corruptos no ministério da saúde, liderados por um ex-capitão terrorista, irregularmente aposentado, e que exibe a face da loucura, do despreparo e do escárnio. Os bons militares devem estar revoltados e envergonhados, tal como os demais brasileiros lúcidos.

Michel
Reply to  Monteiro
2 anos atrás

Para mostra isso que foi visto e para falar o vêm falando é melhor continuarem onde estão – o quartel. Ficaram de fora da reforma da previdência; Obtiveram aumento salarial durante a pandemia; Receberam também recursos financeiros extras para “estudos no exterior” Estão ocupando quase 7.000 cargos civis; Possuem aposentadoria integral; Têm o direito de deixar pensões para as filhas “solteiras” integrais, sendo estas vitalícias; Durante a fase mais aguda da pandemia, mesmo com condições para ajudar DIRETAMENTE, NÃO abriram as portas dos hospitais militares para àqueles que bancam essa vida boa – ou seja, a população, o povo. E… Read more »

Rafaelsrs
Rafaelsrs
2 anos atrás

Resumindo: era melhor ter ido direto pra Formosa e não passar vergonha na capital do País.
Jornalistas dos mais diversos meios de comunicação afirmam com fontes de dentro das FA que eles já estavam em Formosa e receberam a ordem de embarcar nas cegonhas e rumarem ao planalto para a pataquada de ontem, se isso se confirmar, pois o bolsonaro ainda pode decretar sigilo de 100 anos nessa ordem, é mais uma ação louca do bolsonero já que estaria utilizando os já escassos recursos das FAs pra isso.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Pelo amor de deus. Fomos reconhecidos como republiqueta de bananas pelo mundo civilizado, com blindados obsoletos e com grandes problemas mecânicos, passando a imagem de ameaçador da democracia. O mundo já mandou a mensagem de que não aceitarão golpes militares na América latina, principalmente no Brasil. Aí vem essa direita atrasada, porque quer voto impresso, é contra a vacina, quer golpe de estado em pleno século 21. Graças a Deus já foram derrotados no voto impresso e em breve serão na urna também. Aos militares que apoiam esse “senhor” que só pode ser comediante e de mal gosto, que vergonha… Read more »

everton maciel
everton maciel
2 anos atrás

o choro é livre… mas pode imprimir no guardanapo.

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
2 anos atrás

Não sou muito fã de comentar no site, mas essa reportagem é bastante tendenciosa. Primeiro, qualquer motor a diesel, antigo ou moderno, quanto em alta rpm (normalmente em aceleração), indica falta de oxigênio, pois a queima do diesel foi incompleta, acontece na aceleração pois o diesel precisa de turbina pra comprimir o ar aumentando o oxigênio e existe um “delay” entre pisar no acelerador e o oxigênio chegar na quantidade ideal no motor. Segundo, o SK105 é velho, mas é leve o suficiente pra fazer desembarque na praia, ja pensou desembarcar um MBT de 50 toneladas na fofa areia da… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
2 anos atrás

Caro José. Creio que a reportagem mencionou que os os SK105 são velhos, que foram comprados usados e que seus motores a diesel usam uma tecnologia antiga. Não faz menção ao peso. A reportagem também diz que os M113 sã antigos, foram modernizados recentemente e ainda destaca que são diferentes dos modelos usados no Vietnan. Sobre o AAVP, a reportagem explica que é um carro anfíbio. O jornalista ouviu várias fontes e fez apenas juízo de mérito.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
2 anos atrás

“já pensou desembarcar um MBT de 50 toneladas na fofa areia da praia?”
“já ​pensou desembarcar um MBT de 50 toneladas….”
“já ​pensou desembarcar….”
“já ​pensou…”

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Pergunta pra ele como os EUA fizeram pra mandar Abrams e outros veículos pesados na Guerra do Golfo e na Invasão do Iraque..
Dica: não foi de paraquedas, e nem desmontados…

Arrow
Arrow
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
2 anos atrás

Textão e é o pessoal que esta chorando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Arrow
Arrow
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
2 anos atrás

Risco alto de pegar tétano neste monte de lixo.
Gado.

Carvalho2008
Carvalho2008
2 anos atrás

O exercicio ja estava agendado a meses

A parada foi somente com viaturas escaladas para aquele exercício

A parada e cerimonia foi agendada antes da definição da votação da PEC

O gov poderia ter cancelado? Poderia!!! Sem duvidas!!! Mas em seu contexto, porque faria?

Afonso
Afonso
Reply to  Carvalho2008
2 anos atrás

Porque foi vergonhoso assistir o SK105 fumaçando igual fogueira de mato seco?

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Carvalho2008
2 anos atrás

Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Carvalho2008
2 anos atrás

Um desvio de 100k para passar pano demanda muito pano.

naval762
naval762
2 anos atrás

O que falta nessa reportagem é aquele dinheirinho que parou de fluir para o bolso do “jornalista” mas temos de reconhecer que o tiro do desfile saiu pela culatra.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  naval762
2 anos atrás

Concordo. Está p…o que dinheiro saiu do dele para … a TV Brasil (promessa de extinção na campanha) fazer assessoria de imprensa… Também para blogs de extrema direita… Também para mídias de fake news… Também para a grande imprensa puxassaquista como Jovem Pano e TV Bispo… Inclusive tem ex-militares militantes, como o tal Coronel, dirigente de “ONG”, cuja página chegou até a divulgar que a doença pandêmica atual não é contagiosa… Já ganha 23k BRL todo o mês do suado de nós todos (na reserva desde 2000, aos 42 anos! Não precisa dizer pra onde vai essa mera pensão após… Read more »

Last edited 2 anos atrás by GFC_RJ
Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  GFC_RJ
2 anos atrás

Exato! Clap! Clap! Clap!
Esse papinho de “extrema-imprensa”, “imprensa esquerdista” etc. não engana mais ninguém, cresçam!

Guacamole
Guacamole
2 anos atrás

Ah, não se preocupem.
É só usar a ideia de um dos usuários do Forte de alguns posts atrás e usar os M113 como artilharia.

Pode confiar. Lá garantia soy yo.

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
2 anos atrás

As Forças Armadas estão nessa situação não por falta de dinheiro,mas da total e completa falta de gestão e principalmente a arrogância e preguiça do alto comando.
O que mais me irrita é a megalomania desses senhores que ainda não sairam da caverna(quartéis) e acreditam nessa palhaçada de “Brasil putenfia”.
No fundo foi até bom a repercussão negativa para mostrar ao inepto alto comando a realidade.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Tem que refundar essa OMs todas, contratem uma consultoria israelense, acabem com esse oficialato aristocrático e elitista, democratizem as forças, acabem com as babaquices como caol e fivela e coturno brilhantes!

Afonso
Afonso
2 anos atrás

Independente do texto do autor, você assistiu o desfile e gostou do que viu? A imagem causa vergonha alheia, infelizmente.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Afonso
2 anos atrás

Desfile ou mostra de armamento empregado no exercício…..diferença enorme….

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Afonso
2 anos atrás

Tu não precisas vestir-te como um, porque teu comportamento é sempre igual. Devias trabalhar no circo, seguir teu verdadeiro dom.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Afonso
2 anos atrás

Cê tá dizendo que o CFN NÃO TEM manutenção adequada? É isso mesmo?

Dr Telêmaco
Dr Telêmaco
2 anos atrás

Não compreendo por que a nomenclatura “tanque” é tão repelida pelas forças armadas.
Me parece que essa é uma denominação mundialmente aceita, tanto que está chancelada na sigla que representa a força mecanizada mais importante: MBT = main battle tank

Renan
Renan
Reply to  Dr Telêmaco
2 anos atrás

Compartilho do seu questionamento. O termo tanque é amplamente utilizado em âmbito internacional. No Brasil, as FA e especialmente o EB possuem um apego imenso com nomenclaturas, alterando-as periodicamente com fundamento em algum critério passageiro. Veja como a “milicada” se importa tanto com expressões como “corda”, “bala” e “tanque”. Basta ver que diálogos que iniciem dizendo que “a terceira força aérea sempre foi priorizada” logo recebe a “correção” de que a nomenclatura está desatualizada, distorcendo, desfocando e até impedindo a real discussão. O apego às nomenclaturas inúteis é a primeira coisa que um militar federal usa como forma de autodistinção.… Read more »

Dr Telêmaco
Dr Telêmaco
Reply to  Renan
2 anos atrás

Veja o complicado termo “Navio-Aeródromo”: fale “porta-aviões” e alguns riem da sua cara.
Aí vemos a poderosa US Navy dizendo
um simples “Aircraft Carrier”…entre outros casos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Dr Telêmaco
2 anos atrás

Na Escola Politecnica da USP tinha um professor que insistia em chamar LED de “diodo emissor de luz”…

Richard Stallman
Richard Stallman
2 anos atrás

“BBC Brasil” Opinião descartada.

Afonso
Afonso
Reply to  Richard Stallman
2 anos atrás

A claro, porque o desfile foi realmente um exemplo de prontidão e tecnologia da Marinha Brasileira. Você assistiu?

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Richard Stallman
2 anos atrás

Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!
E a BBC é que é a culpada?

Svezda
Svezda
2 anos atrás

Ahahahahahahahahahah. Bem!….mas pra GLO e somente GLO, está passando de bom. Jamais entraremos em confronto com nenhuma potência militar. Nossos donos não permitirão. E caso alguma potência militar (talvez China ou Russia……coisa bastante improvável), apontem seus canhões pra essas bandas, as verdadeiras FFAA para defesa da América do Sul, a 4a. esquadra e o comando sul, pertencentes ao dono estarão prontas. Equação simples desde sempre. Claro que muita gente não sabe disso mas, quem sabe, sabe que não é preciso de forma nenhuma gastar dinheiro com equipamentos militares, pesquisas e etc. A conta é simples…..pra quem sabe o lugar que… Read more »

Bruno
Bruno
Reply to  Svezda
2 anos atrás

Você escreve muito mal! MAS! Você está certo, nossas forças são apenas para “nos defender” caso algum dos nossos vizinhos fique maluco e resolva vir de gracinha.

Svezda
Svezda
Reply to  Bruno
2 anos atrás

Teu político de estimação tá fora….a casa caiu…já era!

Bruno
Bruno
Reply to  Svezda
2 anos atrás

Procure um especialista em saúde mental, está a precisar. Melhoras!

Antonio Cançado
2 anos atrás

É exatamente isso que eu venho falando, esse tempo todo. Quando vejo os ‘especialistas’ daqui dando pulinhos e gritinhos a cada foto que aparece dos nossos patéticos militares, eu digo exatamente isso, da defasagem e da obsolescência dos equipamentos, do fardamento, da aparência de sucata, das quantidades insuficientes, das táticas equivocadas, da falta de preparo, de conhecimento, e da total e completa incapacidade dos comandantes, dos navios, tanques e aviões velhos, etc. Desculpem, mas isso só pode animar quem não tem noção nenhuma de coisa nenhuma. As imagens que aprecem de nossos combatentes me dão pena deles. Não durariam um… Read more »

Luiz Trindade
Luiz Trindade
2 anos atrás

É desespero de quem já sabe que perdeu as eleições em 2022.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Nada demais as críticas para o material que temos.Quem frequenta site militar já percebeu que potências foram armadas até os dentes lutarem contra guerrilheiros que usavam pickups comerciais 4×4 com algum armamento e voltam com o rabo entre as pernas.Agora mesmo vemos fotos dos talibãs com material americano deixados para trás.

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
2 anos atrás

Colocasse os SK em cima de carretas com pranchas e boa – esse artifício é utilizado em outras oportunidades, porque não agora? Ou foi mesmo de propósito para mostrar a precariedade de tais equipamentos e forçar uma decisão para aquisição de novos equipamentos pro CFN.
Os M113 foram modernizados e servem ao seu propósito.
Porque o CFN não foi contemplado com Guaranis?
O desfile poderia bem ser aumentado com os blindados do Exército e aeronaves da FAB que também farão parte da Operação, mas como disse, talvez tenha sido intencional.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Douglas Rodrigues
2 anos atrás

Eu até cheguei a pensar nessa hipótese Douglas…

“Vamos enviar os SK-105 mais fumacentos, para mostrar a situação do CFN e eles soltarem aquela verba que sempre pedimos e eles sempre nós nega”…

E como já foi falado aqui no forte em renovação e aquisição de meios ao CFN, acompanho a opinião do especialista da matéria:

“O comandante da Marinha usou essa operação para mostrar ao presidente e à cúpula militar o estado decadente em que se encontram seus veículos”, acredita o especialista”.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Douglas Rodrigues
2 anos atrás

Eu até cheguei a pensar nessa hipótese Douglas…

“Vamos enviar os SK-105 mais fumacentos, para mostrar a situação do CFN e eles soltarem aquela verba que sempre pedimos e eles sempre nós negam”…

“Vamos mostrar o quanto estamos vulneráveis”.

E como já foi falado aqui no forte em renovação e aquisição de meios ao CFN, acompanho a opinião do especialista da matéria:

“O comandante da Marinha usou essa operação para mostrar ao presidente e à cúpula militar o estado decadente em que se encontram seus veículos”, acredita o especialista”.

Tomcat4,2
2 anos atrás

Agora que vi o vídeo!!!hauhauhauhauhauhahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahuahSacanearam legal na zueira!!!hauhauhauhauhauhauhauhauhauhuahuahuahuah

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
2 anos atrás

É a realidade do país que gasta mais com aposentadorias e pensões de militares, do que com a operação de suas forças armadas…

LUCIANO DO PRADO
2 anos atrás

Não tinha visto o vídeo, agora que vi só uma palavra vem a minha mente: Lamentável!

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
2 anos atrás

Teropode, apesar do erro que eu escrevi, fui negativado apenas 19 vezes… não tente explicar que fumaça não tem relação com motor velho, que ninguem vai entender…

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Para enfrentar makonheiros “comunistas” da USP ou para general brasileiro bater continência para soldado raso americano, está bom demais. É para isso que nossas FA servem. Afinal, o orgulho da nossa Marinha é babar pelos PA norte-americanos e pelo poderio deles, não é Agnelo “as forças armadas dos EUA são invencíveis em guerras de alta intensidade”.

Ricardo Santos
2 anos atrás

Quanto custa uns dois cv90 usados? As viuvas dos militares podiam se juntar e compra~los. Assim aposentavam os sk-105

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Ricardo Santos
2 anos atrás

Duvido que não muito, tendo em vista que a república tcheca está querendo adquirir novos veículos de combate de infantaria (IFVs),em um programa de aquisição no valor de 50 bilhões de coroas, ou US $ 2,2 bilhões.
Um contrato, pelo qual Praga pretende adquirir cerca de 210 veículos para os militares do país,os veículos na corrida incluem o Ascod, fornecido pela General Dynamics European Land Systems, BAE Systems ‘CV90, e Rheinmetall’s Lynx.

comment image

Será que não temos capacidade de substituir esses IFV austríacos por 17 novos veículos ou até adquirir mais?!

Jacinto
Jacinto
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

US$ 2,2 bilhões? Isso dá R$ 11 bilhões de reais. Se a Defesa não gastasse R$ 6,5 bilhões por ano com as filhas solteiras dos oficiais, pagaríamos isso em menos de 2 anos. Falta dinheiro para a defesa?

Ricardo Santos
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Ifvs novos seriam otimos. Agora, pensando que fizemos um contrato bilionario com a SAAB, poderíamos aproveitar e conseguir alguns cv90 usados por um preço vantajoso. Ninguem nas FA fica atento a essas oportunidades?

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
2 anos atrás

Não é novidade para ninguém o estado dos SK-105 do CFN, temos as forças armadas que a maioria quer.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Diego Tarses Cardoso
2 anos atrás

Na verdade, temos as forças armadas que o generalato quer. O Brasil não gasta pouco com defesa (R$ 73 bilhões, no orçamento de 2020), o problema é que mais 80% do orçamento vai para pagamento de remuneração e aposentadorias. Pensa nisso: de um orçamento de R$ 73 billhões, R$ 6,5 bilhões vão para as filhas solteiras dos oficiais. E agora pensa no efeito a longo prazo disso: R$ 65 bilhões em 10 anos. A cada 10 anos o Brasil paga um USS Nimitz para as filhas solteiras dos militares.

Bosco
Bosco
2 anos atrás

A posição editorial que a Trilogia vem tomando é lastimável. Uma pena!

Afonso
Afonso
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, você acredita que a Trilogia deveria focar nas publicações mais alinhadas à centro/direita e menos depreciativas as três forças?

Afonso
Afonso
Reply to  Afonso
2 anos atrás

Perguntei para entender qual posicionamento o colega Bosco esperava da trilogia, se só for realizado um determinado posicionamento por aqui, viramos o mesmo que o tão criticado Sputinik (sem ofensa caro Kings rs). É importante ler outras manchetes, inclusive tendenciosas por aqui, e como sempre criar um bom debate.

Hoplita
Hoplita
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Srº Bosco, “lastimável” não é a posição da Trilogia, mas os rumos que o presidente e setores das FFAA estão dando ao nosso país.

Não será criticando eventuais linhas editoriais que os acontecimentos deixarão de ser reprováveis e vergonhosos em si mesmos, como foi o caso dessa patacoada em Brasília.

Uma coisa não deixa de ser e existir só porque discordamos dela.

Tomcat4,2
Reply to  Hoplita
2 anos atrás

Hoplita, desconheço o tempo que faz de sua participação na Trilogia mas o comentário do Bosco abrange muito mais do que vc demonstrou perceber em seu comentário.

Hoplita
Hoplita
Reply to  Tomcat4,2
2 anos atrás

Sr. Tomcat4,2

A minha participação na Trilogia é bastante sucinta nos comentários, mas, no caso em questão, isso é completamente irrelevante.

Não se trata de uma ou outra avaliação técnica de eventuais armamentos, mas da condição política lastimável que esse governo está deixando as FFAA e a própria nação.

Seria um descaso da Trilogia não tratar desses assuntos, cabendo aos leitores a liberdade de acessar, concordar ou não com o site, mas nunca de determinar sua pauta.

A repreensão do Sr. Bosco é descabida, pois ao invés de tratar do conteúdo resolve criticar o mensageiro.

Bruno
Bruno
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Isso chama-se “caça cliques”, caro Bosco, é o que gera receita.

Tomcat4,2
Reply to  Bruno
2 anos atrás

Exatamente Bruno e Bosco, a coisa vem se desenhando,infelizmente, a anos, a questão editorial da Trilogia !!! Trágico!!!

Wagner
Wagner
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Discordo. Lastimavel é sua posição.

ALISON
ALISON
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Se postar fatos lhe atingem e incomodam, és convidado a se retirar.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Boa caricatura esse textículo seu.

Capa Preta
Capa Preta
2 anos atrás

Mesmo que fossem leopards 2a7 seriam ridicularizados, por motivos ideológicos históricos a mídia brasileira odeia militares.
Se o equipamento for novo :
“Aiiim mas e a saúdi e educaçaum?”
Se for equipamento antigo:
“Kkkkk lata velha”

Mas que o comando da marinha deveria ter evitado essa vergonha pública ,isso deveria.
Serviu de “boneco de judas” na guerra midiática, cultural e baixo política presente no Brasil atual.

Last edited 2 anos atrás by Capa Preta
Wagner
Wagner
Reply to  Capa Preta
2 anos atrás

Discordo. Absolutamente sem fundamentos. O Grippen so está aí porque aconteceu de um governo de esquerda encarar a jogada. Ou nao?

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Mais mentiras, o programa para adquirir um novo caça já tinha sido aberto antes deles. Arrastaram ele por mais de uma década de modo que até hoje a principal defesa ainda é o F-5 da década de 50.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  SmokingSnake ?
2 anos atrás

“Atrasaram em mais de uma década” porque em 2002 se constatou o obvio ululante que 40% da população brasileira estava em estado de insegurança alimentar e a última coisa que precisávamos era de aviões de caça novos. Uma década depois o Brasil estava fora do mapa da fome da ONU, 40 milhões de brasileiros fora da linha de MISÉRIA e enfim pudemos comprar brinquedinhos novos pro nosso generalato.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Wagner
2 anos atrás

O Gripen só está aí porque o brigadeiro Saito melou a propina entre o bêbado e o Sarkozy em favor do rafale

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Capa Preta
2 anos atrás

Se desviaram 100km do trajeto, queimando caro e precioso combustível, desgastando tropa e equipamentos quando podiam ter mandado um email! Um Zap! Um telegrama!!

Capa Preta
Capa Preta
2 anos atrás

O caça carros e antigo mesmo, mas os almirantes, generais,tenentes ,coronéis , capitães brasileiros estão andando de BMW, Hyundai, Lande Rover zerinhos, vilas militares padrão classe média alta com dezenas de conscritos servindo de semi escravos pra eles, muita picanha e leite moça, as madames que casam com eles esperando morrerem logo em shopping o dia inteiro, e as filhas já nascem aposentadas( Aposentadoria integral).
Que outras forças armadas do mundo tem isso?

Professor
Professor
Reply to  Capa Preta
2 anos atrás

O cidadão…sabe quanto ganha um tenente? Um capitão? vai andar de BMW COMO??? Das mordomias do Congresso e do Judiciário tu não fala nada, né…

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Professor
2 anos atrás

Olha, realmente o soldo oficial não condiz com o estilo de vida que vejo muitos deles levando não ?
Mas aí tem as gratificações, os prêmios, os quiosques de capinha de celular ,de chocolate ou seja lá o que for que muitos tem no nome da mulher…..

Jacinto
Jacinto
Reply to  Professor
2 anos atrás

Em Junho o General Braga Neto recebeu R$ 106 mil. Como, eu não sei, já que isso é acima do teto de remuneração.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Quando vemos fotos de algum desfile ou até mesmo vídeos de meios que outros países utilizam vemos o que interessa mostrar.Mas na vida real a coisa é outra.

Mauro Oliveira Almeida
Mauro Oliveira Almeida
2 anos atrás

Conversei com meu pai, velho de guerra em manutenção de motores diesel

Isso daí é daí diesel velho, que fica muito tempo dentro do tambor. basta buscar vídeos do mesmos Clanfs e SK-105 e verão que eles não fazem essa fumaceira toda.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

Quem sabe depois desse espetáculo hilário, as mentes pensantes do oficialato, olham o CFN com mais carinho e dão um equipamento digno para os fuzileiros… Dizem que o CFN tem 17 SK-105 a sua disposição, será que não tem grana para adquirir uma quantidade similar ou maior de um veículo com a mesma função? Vejo países como a Lituânia, que fechou um contrato de aquisição de 88 veículos de combate de infantaria Boxer (IFVs),no valor do contrato de 385,6 milhões de euros (US $ 435,1 milhões) e a República tcheca, que pretende adquirir novos veículos de combate de infantaria (IFVs),em… Read more »

Felipe M
Felipe M
2 anos atrás

O especialista é tão bom que diz que o chile tem blindados russos… Mas sim estamos no geral defasados mas o exercito tem blindados mais imponentes que não estavam no desfile.

Esses 17 Sk105 da marinha foi assinado um contrato de modernização e a aquisição de outros 18 novos. O modelo da marinha foi fabricado nos anos 80.

Felipe M
Felipe M
2 anos atrás

O exercito publicou portaria de modernização de 201 EE9 Cascavel e vai abrir licitação para compra de 221 blindados novos de reconhecimento 8×8 com canhão de 105mm. Também vai modernizar 116 Leopard 1A5 e adquirir ao menos 200 carros de combate mais pesados usados talvez o Leopard 2A4 .

Estão fazendo o possível . Mais de 500 guarani foram entregues, sem falar dos M109A5 e os Astros 2020.

Mattos
Mattos
2 anos atrás

Que se dane a imprensa. o importante é ter mais desfiles na praça dos três poderes> com todas as três forças juntas e parando em frente a uma certa edificação cheia de vidro

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Mattos
2 anos atrás

Uau, super importante isso! Que opinião senhores, QUE OPINIÃO!!

Mattos
Mattos
2 anos atrás

SALVE AS NOSSAS FFAA, o resto é lixo>

Antonio Cançado
Reply to  Mattos
2 anos atrás

Lixo são as FFAA, meu chapa. A gente viu isso ontem.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Mattos
2 anos atrás

Tem que refundar essa OMs todas, contratem uma consultoria israelense, acabem com esse oficialato aristocrático e elitista, democratizem as forças, acabem com as babaquices como caol e fivela e coturno brilhantes!

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Somos uma piada mundial.

Se a Venezuela com uma forcinha da Rússia, consegue sem muita dificuldade tomar Brasília.

Todos os equipamentos que possuímos são antigos, obsoletos e em pequena quantidade.

Arrisco dizer que duas centenas de T-72 na versão BME, BMP2 com mísseis kornet e com apoio aéreo da Rússia; como nos moldes da Síria, Brasília cairia sem chance alguma em 3 semanas.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

A Venezuela não passaria de Roraima, e basta alguns Marmitex para os soldados deles desertarem a nosso favor . Tudo o que eles tem e destinado a alto defesa, controle interno e pirotecnia barata. A logística venezuelana e sofrível, e só nossos submarinos imporiam um bloqueio naval que os podiam de joelhos em menos de uma semana. E seus comandantes militares devem ter algum conhecimento em história, sabem que soldado brasileiro e doido, devem ter estudado sobre o que aconteceu com 80 % da população masculina do Paraguai quando se atreveram a agredir nosso território. E o dia que a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Capa Preta
Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

E como vc pretende enfiar um T72 no meio da selva??

Last edited 2 anos atrás by Capa Preta
100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Olha só o campeão de críticas não embasadas falando… kkkkkkk

chapim rabilongo
2 anos atrás

ao meu ver não tem nada de errado nos veiculos, alem da manutenção é claro, creio que os motores devem estar super sujos e estão a um bom tempo sem manutenção

Eliakim
Eliakim
2 anos atrás

Depois ainda reclamam porque não ganham apoio do Congresso…

Nunca desfilaram em Brasília para ir ao exercício e justo no dia que ia ter a votação de uma pauta cara ao presidente, decidiram fazer uma perninha e passar vergonha…