A retirada das tropas americanas do Afeganistão levou à rápida queda do governo de Cabul. O mundo testemunhou como os EUA evacuaram seus diplomatas de helicóptero enquanto os soldados do Taleban lotavam o palácio presidencial em Cabul. Isso foi um duro golpe para a credibilidade e confiabilidade dos Estados Unidos.

Muitas pessoas não podem deixar de lembrar como a Guerra do Vietnã terminou em 1975: os EUA abandonaram seus aliados no Vietnã do Sul; Saigon foi tomada; então, os EUA evacuaram quase todos os seus cidadãos em Saigon. E em 2019, as tropas americanas retiraram-se do norte da Síria abruptamente e abandonaram seus aliados, os curdos.

Alguns historiadores também apontam que abandonar aliados para proteger os interesses dos Estados Unidos é uma falha inerente que está profundamente enraizada nos Estados Unidos desde a fundação do país. Durante a Guerra da Independência americana, os EUA imploraram humildemente ao rei da França, Luís XVI, para se aliar a eles. Depois da guerra, rapidamente os EUA fizeram as pazes com a Grã-Bretanha de forma unilateral e concluíram um tratado de paz com a Grã-Bretanha que foi prejudicial aos interesses da França. Isso colocou o regime de Luís XVI em uma posição difícil, dando origem à Revolução Francesa.

Como Washington abandonou o regime de Cabul chocou particularmente alguns na Ásia, incluindo a ilha de Taiwan. Taiwan é a região que mais conta com a proteção dos EUA na Ásia, e as autoridades do Partido Democrático Progressista (DPP) da ilha fizeram Taiwan ir cada vez mais longe neste caminho anormal. A situação no Afeganistão de repente viu uma mudança radical depois que o país foi abandonado pelos EUA. E Washington acabou de sair, apesar da piora da situação em Cabul. Isso é algum tipo de presságio do futuro destino de Taiwan?

Tsai Ing-wen (a presidente de Taiwan), que havia enviado uma mensagem de condolências ao presidente dos EUA pela morte de seu cachorro, não mencionou nem uma palavra sobre a mudança na situação no Afeganistão. Outros políticos do DPP, bem como a mídia que se inclina em direção ao DPP, minimizaram a mudança chocante também. Mas eles devem ter ficado nervosos e sentido um pressentimento agourento. Eles devem ter sabido melhor em segredo que os EUA não são confiáveis.

O valor geopolítico do Afeganistão não é menor do que o da ilha de Taiwan. Em torno do Afeganistão, existem os três maiores rivais geopolíticos dos Estados Unidos – China, Rússia e Irã. Além disso, o Afeganistão é um bastião da ideologia anti-EUA. A retirada das tropas americanas de lá não ocorre porque o Afeganistão não seja importante. É porque se tornou muito caro para Washington ter uma presença no país. Agora os EUA querem encontrar uma maneira melhor de usar seus recursos para manter sua hegemonia no mundo.

Taiwan é provavelmente o aliado mais econômico dos EUA no Leste Asiático. Não há presença militar dos EUA na ilha de Taiwan. A forma como os EUA mantêm a aliança com Taiwan é simples: eles vendem armas para Taiwan enquanto encorajam as autoridades do DPP a implementar políticas anti-continente por meio de apoio político e manipulação.

Como resultado, causou um certo grau de esgotamento entre os dois lados do Estreito de Taiwan. E o que Washington precisa fazer é apenas enviar navios de guerra e aeronaves perto do Estreito de vez em quando. Em geral, os EUA não precisam gastar um centavo com Taiwan. Em vez disso, eles ganham dinheiro com a venda de armas e vendas forçadas de carne suína e bovina para a ilha. Este é um acordo geopolítico totalmente lucrativo para Washington.

Assim que uma guerra através do Estreito estourar enquanto o continente toma a ilha com suas forças, os EUA terão que ter uma determinação muito maior do que tiveram no Afeganistão, Síria e Vietnã se quiserem interferir. Uma intervenção militar dos Estados Unidos será um movimento para mudar o status quo no Estreito de Taiwan, e isso fará com que Washington pague um alto preço em vez de lucrar.

Algumas pessoas na ilha de Taiwan exageram que a ilha é diferente do Afeganistão e que os EUA não as deixariam sozinhas. Na verdade, a ilha é diferente do Afeganistão. Mas a diferença é a desesperança mais profunda de uma vitória dos Estados Unidos se eles se envolverem em uma guerra através do Estreito. Tal guerra significaria custos impensáveis ​​para os EUA, diante dos quais a chamada importância especial de Taiwan nada mais é do que uma ilusão das autoridades do DPP e das forças separatistas na ilha.

Nas últimas duas décadas, o governo de Cabul custou mais de 2.000 soldados americanos, US$ 2 trilhões, e a majestade dos Estados Unidos contra os “bandidos”. Mas quantas vidas das tropas dos EUA e quantos dólares os EUA sacrificariam pela ilha de Taiwan? Afinal, os EUA reconhecem que “existe apenas uma China e que Taiwan é parte da China”. Os Estados Unidos obterão mais apoio moral de dentro e do Ocidente se lutarem pela secessão de Taiwan do que durante a Guerra do Afeganistão?

As autoridades do DPP precisam manter a cabeça sóbria e as forças separatistas devem reservar a capacidade de acordar de seus sonhos. Pelo que aconteceu no Afeganistão, eles devem perceber que, assim que uma guerra estourar no Estreito, a defesa da ilha entrará em colapso em horas e os militares dos EUA não virão para ajudar. Como resultado, as autoridades do DPP se renderão rapidamente, enquanto alguns oficiais de alto escalão podem fugir de avião.

A melhor escolha para as autoridades do DPP é evitar empurrar a situação para essa posição. Eles precisam mudar seu curso de ligação com a carruagem anti-chinesa dos EUA. Eles deveriam manter a paz através do Estreito com meios políticos, em vez de agir como peões estratégicos dos EUA e colher os frutos amargos de uma guerra.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

292 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Parafraseando uma postagem de um colega aqui da Trilogia: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk = fôlego = kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk = fôlego = kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agressor's
Agressor's
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Os EUA …. gastaram 1 trilhão de dólares …. 20 anos de guerra ….. mataram 240 mil civis ….. e perderam a guerra ….. E o Talibã conquistaram Cabul em 1 dia ….O Talibã é quem deveria treinar o exército dos EUA….

Vcs entendem porque Israel não abre mão das armas nucleares ?

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Renato Carvalho
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Militarmente os EUA derrotaram o Talibã, perderam politicamente, o que passar disso é coisa de torcedor fanático como vc.

Elias
Elias
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

“Mataram 240 mil civis”? …. Talebam para prêmio nobel da paz !!! Seus objetivos são cura do mal e a santificação para o paraíso, viva as papoulas!!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Rapaz.
E eu achei que o post era sobre a Damares falando com uma ave.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não ficaria surpreso se a classe dirigente dos EUA iniciasse um enredo onde os terrorista Talebans do Emirado Islâmico do Afeganistão são apoiados por Comunista.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

A china já reconheceu o regime do Talebans?

Agressor's
Agressor's
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Esperando mais um filme contando a bravura dos soldados “americanos”…

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Taiwan não seria a guerra, mas apenas uma batalha, e uma guerra se trava em diversos campos paralelamente. Reflita nisso. A importância da ilha para os gringos é geopolítico e financeiro, afinal o maior interesse dos gringos foi sempre o mercado interno chinês, e a ilha era intrumento de pressão para conseguir acesso a ele. Uma vez que este mercado se fecha para os gringos está na hora de fazer o uso geopolítico reservado a ele.

Nonato
Nonato
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Você deve estarmuito preocupado com o bem estar da população do Afeganistão e de Taiwan…
Ou que é apenas para exaltar o regime chinês?

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Zeus, eu pessoalmente acho que a China vai pressionar politica e economicamente Taiwan. Uma invasão destruiria a imagem externa que eles estão tentando construir, tentando mostrar que não são comedores de criancinhas. Uma invasão somente se a China fosse empurrada para isto por algum movimento mais ousado por parte do Governo Taiwanes. A China vai incorporar a Ilha facilmente no momento que oferecer cargos dentro do PCC para todos os Politicos Taiwaneses, porque? Por que o que eles querem é o mesmo que todo e qualquer politico quer (não vejo problemas quanto a isto) Poder. Se eles forem integrados ao… Read more »

eslima70
eslima70
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Lembre-se de Hong Kong. Nada de mudança extremas disse o governo, e veja agora. Nem promessa foi realizada. E perseguição total.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  eslima70
2 anos atrás

A mudança foi extrema? Eles entraram com tanques, e tomaram Hong Kong? Pelo que me lembro a GB devolveu para eles! Fizeram um acordo de manter o sistema politico de HK, mas por quanto tempo? O que está ocorrendo agora é repressão politica! Meu comentário é sobre se a China iria empregar uma ação militar para reanexar Taiwan, eu disse que acho que não, que vai ser na base da compra de poder. É disto que estou falando, não sou inocente de achar que a China, uma ditadura (e para mim tanto faz se é comunista, fascista, religiosa ou capitalista,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  eslima70
2 anos atrás

O que a Grã Bretanha estava fazendo em Hong Kong tão longe de sua terra natal?
Roubando?
Saqueando?
Pare de chorar.

Homero
Homero
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Falando em humor, os talebãs, por incrível que pareça também fazem piadas, uma que deixou alguns americanos putos da vida:

” Uma unidade de elite de combatentes do Taleban, vestindo equipamentos táticos fabricados nos EUA que aparentemente capturaram das forças afegãs em retirada, posou para uma foto de propaganda, que muitos americanos indignados consideraram o “insulto final”

https://twitter.com/Jeff_Jacoby/status/1429270787391987715?s=20

Last edited 2 anos atrás by Homero
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Os EUA sequer reconhece oficialmente Taiwan como estado, se a China realmente quiser invadir a ilha…não vai ter tratado de ajuda ou proteção que salve…ou alguém acha que EUA vai atacar a China nuclearmente para defender Taiwan?

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

Acho que nem o Taliban esperava um colapso tão rápido do governo, é surpreendente que estejam de fato no controle ou que haja uma estrutura de governo propriamente dita no momento.
O jeito que a coisa toda desmoronou em horas é realmente um fenômeno, que havia uma negociação nos bastidores isso já é sabido e vinha sendo costurada a algum tempo, agora se esta ocorrendo conforme o combinado parece que não.
São situações artificiais criadas pelo poderia Americano, mas que não possuem a menor consistência, obviamente a china iria denunciar isso ao seu favor.

Joao Moita Jr
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

O “Presidente” do Afeganistão ficou muito chateado.
Porque o helicóptero que o levou não podia voar com tanto dinheiro, e parte teve que ficar no tarmac. Seria engraçado, se não fosse tão absurdo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

“Presidente” do Afeganistão foi covarde, pediu pro povo ficar tranquilo enquanto o mesmo já planejava sua fuga. Parece com os políticos de uma certa república de bananas. Como todo político, é pilantra…

Carlos
Carlos
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Zeus, isso foi paro os egos dos cidadãos dos EUA…

“Ah! O objetivo era esse? Então não perdemos, já que a América não foi atacada!”

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Ó poderoso Zeus!

Não creio ser digno de tal ato, mas assino embaixo do que escrevestes.

SDS

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

rsss
Diálogo de Zeus com Toinho da Lua.
Como eu sempre disse, o culpado é o diretor do manicômio.

Michel
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Idem!

LUCIANO DO PRADO
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Penso dessa forma também.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Mas sempre foi isto! Quando do 11/09 eu vi o ataque , pensei “Putz, acabou o mundo!”, mas até que os EUA foram brandos, miraram apenas em quem atirou neles.
Isto foi sempre uma invasão para matar os bandidos, nunca levar a democracia ou coisa parecida, e depois que o Bin Laden virou comida de peixe, o bolso começou a pesar.

nelson
nelson
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Qual bandido o que eles treinara binladen

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  nelson
2 anos atrás

Não importa, pelo menos para mim!
A partir do momento que o meu parça me dá um tiro nas costas, com a arma que eu dei, ele passa a ser bandido!

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

“havia uma negociação nos bastidores isso já é sabido e vinha sendo costurada a algum tempo”

Claro que tinha, o pessoal confunde que “vencer” não é apenas conquistar território…é retirar o propósito do seu inimigo de lutar…e isso para você tirar da cabeça de um extremista é complicado, senão impossível.

Last edited 2 anos atrás by Rafaelvbv
Veiga 104
Veiga 104
2 anos atrás

Enquanto houver interesse financeiro a bandeira de ” salvar ” os ” fracos e oprimidos ” será usada. Olha o Afeganistão. Quando não houver mais interesse financeiro os ” fracos e oprimidos ” que se lasque.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Veiga 104
2 anos atrás

Tudo se resume ao poder, e a China e os EUA estão disputando a vida de vcs, é um grande leilão!!…

Agressor's
Agressor's
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

E a maior parte da população daqui não tem a mínima noção do que se passa…A população geral não sabe o que está acontecendo, e eles nem sequer sabem que não sabem. O povo nem sabe que não sabe…

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

EUA não venceu nem um grupo de resistência afegão e querem guerra com a China. Comédia….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

A China, provavelmente, pode mobilizar 10 soldados para cada habitante do Afeganistão.
E os EUA querem cantar de galo contra ela.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

O problema não é ter muitos soldados, pois só soldados, com kalash, isso é carne para canhão, contra muito menos soldados mas armados até aos dentes, o grande problema dos inimigos da China é que ela hoje têm muitos soldados, como sempre teve mas hoje em dia, estão armados com o que há de melhor e ainda por cima, tudo equipamentos próprios.

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Grupos criminosos paraestatais difusos não são passíveis de eliminação e sim de controle. Os EUA conseguiu seu objetivo primário que foi “justiçar” o 11/09 . A democratização/ocidentalização do Afeganistão era um objetivo secundário e o que os americanos fizeram foi manter o grupo Talibã sob controle para dar tempo ao Estado e ao povo tomar fôlego e agir por conta própria, mas o que ficou claro após 20 anos é que o povo insiste em se manter na idade média. Chega uma hora que não dá mais e aí o jeito é pegar o boné e se retirar deixando esse… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O governo “democrático” do Afeganistão era corrupto e fantoche dos eua!!…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Se fosse fantoche faziam o que eles mandavam….
Os Americanos sabiam muito bem da incapacidade dos vários governos, por isso recuaram várias vezes na decisão de retirar.

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Eu confesso que tenho dificuldade de entender esses chavões como “fantoche”, “capacho”… tendo em vista já estar há 38 anos afastado de um grêmio estudantil, mas se quer dizer o que eu suponho que queira, acho normal tendo em vista o contexto, da mesma forma que o governo de Assad deve ser “fantoche” da Rússia.
Quanto a ser corrupto, não tenho dúvidas. Infelizmente esse é um mal que floresce no mundo. Mas parafraseando Churchill, “ a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais”

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“A corrupção é um mal que floresce no mundo”… vírgula! Há honrosas exceções. De acordo com o STF de 2003 a 2018 não houve corrupção no Brasil.
Reiniciou agora com o Bolsonaro comprando 700 bilhões de doses de vacinas fantasmas e fazendo rachadinhas que fazem a Falha de San Andreas parecer um arranhãozinho de nada.

Augusto
Augusto
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Cuidado Bosco, você pode acabar sendo preso. Suas afirmações irônicas podem ser consideradas antidemocráticas. Liberdade de expressão e um luxo para alguns nos dias de hoje.

Julio
Julio
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, o STF nunca disse que não houve corrupção no Brasil. O que foi feito foi uma correção de operação Lava-Jato, que é bem mais longa e complexa do que se imagina. Primeiro, entre 2001 e 2010 diversos agentes do Departamento de Justiça Americano, FBI e mesmo a CIA estava agindo na região da Tríplice Fronteira, isso devido a suspeita que lá seriam um dos lugres onde o Hamas e outros grupos terroristas estaria lavando dinheiro utilizando empresas de fachada e doleiros. Segundo, desde de 2003 há episódios de trocas de informações sigilosas e de forma não oficial entre os… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Julio
2 anos atrás

E o pior que tem gente que positiva esse tipo de comentário, o negocio está feio mesmo aqui no Brasil. Os caras estão assaltando o pais a décadas e quando temos oportunidade de colocar esses vagabundos na cadeia tem gente que ainda e contra, e muita alienação. Pelo jeito o brasileiro merece mesmo os políticos que tem.

C M
C M
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Ah, bom, Bosco.
Eu já tava ficando preocupado.
Ter vivido uma carreira política inteira desviando dinheiro com funcionários fantasmas no gabinete é um crime pequeno.
Eu já tava pensando: este sujeito não tem a menor qualificação moral e intelectual para ser presidente.
Ufa!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E eu não tenho e nunca tive nada com negócio de Grêmio não, filhão…Eu torço pro Palmeiras…Que se encaminha pra ser campeão mais uma vez…É melhor jair se acostumando… 😀

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O problema é que é muito fácil matar apenas um homem.
O fato é que as F.A. americanas foram derrotadas.
E pior.
Criam o Exército afegão à sua imagem e semelhança que foi derrotado em menos de uma semana.

Renato Carvalho
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Vc mente que nem sente mais, é patológico, os Talibãs viciam estocados em seus buracos desde que foram escorraçados pelas forças americanas, mais uma vez políticos decidem uma guerra, quanto ao exército afegão, eles desistitam mesmo antes de começar, pra finalizar, quem perdeu mesmo e foram escorraçados foram os Russos que ja não davam conta de guerrilheiros com suas sandálias e kalashnikovs

A6MZero
A6MZero
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Realmente Taiwan não é Afeganistão, não tem comparações que possam ser feitas tanto sociais, militares e geopolíticas.

Comparar as realidades nos dois cenários é absurda já que não possuem nada em comum.

Slow
Slow
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Se a chapa esquentar eles serão abandonados do mesmo jeito .. EUA vai ajudar igual ajudou o Afeganistão , só não vão retirar tropas porque nem mandar eles vão ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Mas se os americanos segurarem as pontas em Taiwan na metade do tempo que ficou no Afeganistão talvez os chineses desistam.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Metade do tempo?

Bom dez anos faria a grande maioria desistir mesmo.

Se aguentar os vinte anos então…

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Vão ficar 10 anos em um pais que eles nem reconhecem ? Cara não vive de ilusão eles abandonaram todos que eles se envolveram e no caso de Taiwan não vai ser uma milícia de chinelo que vai invadir .. fora que se os EUA fosse ajudar ja era pra eles deixar tropas la , porque caso contrário a China não vai deixar nenhum avião pousar la , ainda mas se for dos EUA , isso em um possível escalada se tensões..

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Também não vejo como uma derrota dos EUA, mas que queimaram dinheiro a rodo, haa, isto queimaram.
O Talebã de hoje é de uma outra geração, a maioria nasceu sob o domínio Americano. Provavelmente os EUA acordaram, “vcs nos deixam em Paz, e nós deixamos vcs em Paz, blz?”
A retomada do Afeganistão de forma tão rápida é um indicativo de que estes guerrilheiros não são os mesmos, nem tem os mesmos métodos dos de 20 anos atrás.
Lembrando a todo leitor, não significa que sejam civilizados ou confiáveis, significa que pelo menos dá para começar a conversar.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Por que os EUA venceram? Por que fizeram o que tinham se comprometido a fazer, matar os Bandidos!
Nisto eles conseguiram, caçaram e eliminaram todos os envolvidos nos ataques de 11/09.
O Afeganistão era e é secundário.

Slow
Slow
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

Isso foi pretexto pra invadir ou se não porque não sairam quando mataram os envolvidos ? ..

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Slow
2 anos atrás

Money.

Augusto
Augusto
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Mas Bosco, será que valeu a pena ter torrado trilhões de dólares nesse processo? Não seria mais interessante para o contribuinte americano ao invés de uma invasão em larga escala, usarem o recurso de forças mais pontuais, afinal o Bin Laden foi eliminado dessa forma, e nem se encontrava no Afeganistão?

Não vejo sentido de uma presença militar em pais que não tem praticamente nada que possa valer a pena os cidadãos americanos.

Esses trilhões de dólares gastos poderiam ter sido muito bem aproveitados na guerra contra o terror e até mesmo para conter a China.

Sds.

Bosco
Bosco
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Augusto,
Concordo! Não tiro uma vírgula. Em momento algum disse que os americanos tiveram excelente ideia em se meter naquele inferno. Muito pelo contrário. Pra mim ficaram tempo demais.
Agora , os mesmo que tripudiar a retirada e o trilhão gasto são os que defendem a tese que os EUA ficaram lá por motivos econômicos egoísticos rssss
Aí fica difícil acompanhar o raciocínio (duplipensar).

Augusto
Augusto
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, sinceramente não vejo motivos por uma permanência tão longa no pais, como você mesmo disse não existem motivos econômicos (diferente do Iraque) que justifique uma permanência tão longa no pais. E também não acredito que os americanos foram lá apenas para levar a democracia para o afegãos, ainda não somos evoluídos o suficiente a ponto de gastarmos trilhões de dólares para ajudar os fracos e oprimidos, kkkkk. Sempre a algum interesse, principalmente em uma guerra. O mundo não e governado pelos bonzinhos (mas e claro que existem os players que são menos ruins). Simplesmente não tinha motivos para eles… Read more »

Gottfrid
Gottfrid
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Uma curiosidade acadêmica para um cara bem informado:
Quantos prédios caíram em Manhattan no dia 11/09/2001?
Não vale consultar o google.

Bosco
Bosco
Reply to  Gottfrid
2 anos atrás

3

Gottfrid
Gottfrid
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Certo.
E quem deveria ser “justiçado” no caso do WTC7, já que o próprio Larry Silverstein, dono do complexo WTC, disse que autorizou a implosão do edifício na tarde do dia 11/09?

https://www.youtube.com/watch?v=-jPzAakHPpk

Lucas
Lucas
2 anos atrás

Global Times é parte da mídia oficial Chinesa.

Em que pese isso, o texto, apesar de ser exagerado, está correto.
Os Taiwaneses devem estar muito preocupados depois do que viram ontem.

Marco Antônio
Reply to  Lucas
2 anos atrás

Dado importante completamente negligenciado no texto: A população de Taiwan vai aceitar a dominação Chinesa com tanta resignação como vimos por parte do exército Afegão? Achei o texto completamente inverossímil na maior parte das premissas.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Marco Antônio
2 anos atrás

Se não aceitar a China mata geral, vc acha mesmo que para a ditadura chinesa tirar vidas é um problema?
Se tropas chinesas entrar na ilha já era, não tem resistência que faça diferença.

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Hcosta
Hcosta
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

Acho que é um problema. Até pode significar o seu fim.
O regime Chinês mudou desde os tempos de Mao. Sabem quão importante é manter a sua economia.
Nem sei se terá apoio popular em uma guerra contra Formosa. E apesar de ser uma ditadura esse é um fator muito importante.

Augusto
Augusto
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Será que mudou mesmo tanto assim Hcosta? não podemos nos esquecer do massacre da praça celestial, pode ter se passado 30 anos, mas não e tanto tempo assim e Mao já estava morto já fazia um tempo.

Se a população de Taiwan não aceitar o domínio chinês, nada garante que eles não façam o mesmo e ainda com a justificativa de ser uma ação “militar”.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Por vezes é mais fácil atacar a própria população…
Se o fizer, fica mais próxima da derrota.
Talvez façam como na Ucrânia. Enviam uma tropas e dizem que são separatistas.

Bosco
Bosco
Reply to  Plinio Carvalho
2 anos atrás

A China está está selando pessoas em casa por conta da pandemia chinesa. https://www.youtube.com/watch?v=Hhj06q0WRo8&t=314s

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Quer dizer que eles criaram uma arma biológica pra ser usada contra eles mesmos?

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Eu não disse isso. Como “pandemia chinesa” quis apenas deixar claro o país de origem. – “Quer dizer que eles criaram uma arma biológica pra ser usada contra eles mesmos?” – Apesar de não ter dito isso, você me fez lembrar que tudo é possível para um regime que comercializa órgãos de “prisioneiros” e cujo patriarca é acusado de matar 70 milhões de pessoas. Pode haver um motivo oculto por trás desse movimento chinês, como por exemplo, estabelecer um nível de controle social maior ou coisa mais “cabeluda”. Vocês sempre elaboram teorias da conspiração, narrativas diversas e intenções ocultas sobre… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
2 anos atrás

Matéria de jornal chinês. Isso diz muita coisa sobre seu conteúdo. Afeganistão e Taiwan não possuem o mesmo valor estratégico para os gringos e o abandono da segunda teria um peso geopolítico muito mais pesado e grave para os gringos do que a da primeira, afinal colocaria em perigo a credibilidade das alianças que eles possuem com os demais países do continente asiático, e isso teria consequências trágicas para a projeção de seu poder sobre a região. Não sei até onde os EUA iriam para defender Taiwan, mas definitivamente a aliança que eles possuem com a ilha tem peso e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Andromeda1016
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Prezado

O Afeganistão se encontra na Ásia Central, praticamente no meio do caminho entre o Oriente e a Europa.
Foi uma joia que caiu nas mãos dos chineses e russos.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Jura? E o apelido de “cemitério das grandes potências” daquela terra você esqueceu? A União Soviética já sucumbiu lá antes e você diz que se trata de uma “jóia”? O último lugar por onde os gringos atacariam a China seria por lá e o primeiro é o mar, seguido da terra pela península coreana. Simples assim.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

China e Rússia não querer guerrear.
Só querem tomar conta da situação.
E o Taleban está ciente disso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

*querem

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A Rússia talvez, mas a China está chamando a guerra para o seu quintal. O Taleban precisa se entender com a China neste momento para que ela não venha perturbar a retomada do poder deles no Afeganistão, mas quando esse processo acabar poderão mudar de conversa e aí não duvido que poderão ser tentados a abraçar a causa da minoria muçulmana Uigur na China. O ideal para a China seria ocupar o lugar dos EUA no Afeganistão e domar os Talebans lá, mas como isso pode acabar virando um um tiro pela culatra o jeito é se entenderem com eles… Read more »

Homero
Homero
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

O que China quer é um Afeganistão estável
que possa fazer comércio e servir como passagem para suas novas “Rotas da Seda”.
Quanto a ocupa-lo, eles não são estúpidos para fazer isto…

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Homero
2 anos atrás

Sim. Nisso concordo com você. Mas não acho que os gringos vão deixar a rota da seda acontecer. Tenho a impressão que os gringos tenham preparado algo para esse fim antes de sair de lá, afinal o motivo oficial para entrar no Afeganistão era perseguir terroristas, mas a verdadeira intenção que todos conheciam era bloquear o uso daquela região pelos chineses.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Homero
2 anos atrás

E alternativas ao Paquistão e aos Países “Russófilos” da Ásia Central.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

É incrível como todo torcedor dos EUA distorce a realidade a favor dos Ianques. Jura que o Talibã pode ser revoltar contra a China, por causa de uma minoria uigur pequena e que nem é tão maltratada assim como diz a propaganda Ocidental? porque eles não se revoltariam primeiro contra Israel, por exemplo? que oprime os palestinos e, pior, quer tornar Jerusalém capital de Israel? Não informaram a você que Jerusalém é uma das cidades sagradas para o Islã, como Meca e Medina? O Talibã tornou-se inimigo mortal dos EUA e acha que vão comprar briga com a China, e… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Os Talebans são um grupo de fundamento religioso, o islamismo, e assim como não atacariam outro grupo islâmico como você diz, se solidarizaram muito mais com os Uigures do que com os Chineses por causa da religião. O poder dos gringos vem de sua capacidade de patrulhar os mares, logo tentam prejudicar de toda forma possível o comércio pela Ásia central para que o comércio mundial continue a depender dos mares e assim controlar o comércio mundial, por isso ecredito que a saída do Afeganistão deve ter algum detalhe desconhecido que permita aos gringos de influenciar lá de alguma maneira.… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Pois é, 100nick.

É por isso que eu falo sobre realidade paralela.
Xinjiang tem cerca de 8 milhões de uigures e outros 8 milhões de han.
Na própria província eles não são maioria, visto que existem outros povos além dos han.
E isso em um contexto de 1,4 bilhão de chineses.
Sem contar que a China está investindo maciçamente na região que está crescimento maior que o resto do País.
Deixem eles achando que vai uma rebelião muçulmana na China.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Realidade paralela? Só porque uma pessoa que tem uma visão diferente da tua esta pessoa vive numa realidade paralela?

Augusto
Augusto
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Será Andromeda? Arrisco dizer que será uma “paz no nosso tempo” nos dias de hoje.

Sds.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Nossa Augusto, não conhecia essa frase que você menciona logo tive de fazer uma”pequena” pesquisa na Internet parame colocar a par do seu significado ? Eu acredito firmemente que os EUA querem uma guerra com a China e os motivos para isso são basicamente relacionado com poder e a predominância mundial. Não saíram de Afeganistão porque faltava dinheiro ou perderam uma guerra, mas porque estão se reposicionando no tabuleiro de xadrez para criar as condições favoráveis para a confrontação com os chineses. Acredite, um dos maiores beneficiários da presença militar gringa no Afeganistão foram os chineses que gozaram de segurança… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Isso mesmo Andromeda, eu usei a frase de Neville Chamberlain primeiro ministro inglês disse ao fazer um acordo com Hitler e ceder a região dos Sudetos para Alemanha. Ao fazer isso Chamberlain julgou que havia conseguindo evitar uma guerra e que a Alemanha não faria mais reivindicações territoriais. O resultado todos sabemos que aconteceu. Não acredito que os EUA e as outras potencias Ocidentais irão para guerra por causa de Taiwan, e ao ceder Taiwan para o chineses, nada garante que eles façam mais reivindicações. Mas acredito que os chineses irão “tomar” a ilha por outros meios, sem usar a… Read more »

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Augusto tenho certeza que se as pessoas entendessem o que a guerra representa para estes dois países entenderiam de forma mais clara o que está havendo ai. Ambos os países precisam da guerra mas cada um de forma diferente. Os EUA precisam da guerra de tempos em tempos para sustentar sua máquina de guerra, afinal sua política e economia está baseada na sua capacidade de guerrear, logo inventam ou criam guerras de tempo em tempo para manter a máquina (e a economia deles) funcionando, e neste aspecto o fato deles terem ficado lá 20 anos e gasto 1 trilhão de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Andromeda1016
rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Mesmo, não há como negar isso, apesar de eu apoiar sempre a NATO e por via disso apoiar os EUA, isto é um rude golpe para os EUA e também para a NATO, aliás basta ver quem têm aviões no aeroporto de Cabul, para fugir com os seus cidadãos e com os que trabalharam para eles e quais os países que ficam lá, apesar da queda da capital Afegã.
Grande presente para Russos e Chineses.

Augusto
Augusto
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Antonio, qualquer ataque Yankee a partir daquelas bandas, não seria viável, a logística favoreceria os chineses e os russos em tal conflito naquele teatro de operações.

Não vejo vantagem para os americanos se manterem na região, na verdade na minha opinião nem deveriam ter entrado lá.

M.@.K
M.@.K
2 anos atrás

A minha preocupação é saber o que pensa o governo japonês com a queda de Taiwan. Se o Japão não der importância, vida que segue; mas se quiserem assumir as dores… hummmmm não sei não. 

sub urbano
sub urbano
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Todo residente de Taiwan deve ter pelo menos um avô morto pelo exercito imperial japonês. É mto inviavel uma aliança entre japao e taiwan.

M.@.K
M.@.K
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Olá Sub, obrigado pela contribuição. A bem da verdade, acho que poucos asiáticos daquela região suportam os japoneses, muito por causa do passado que tu bem referenciaste. Chineses e coreanos foram as principais vítimas do Japão na GM (ex. Massacre/Estupro de Nanquim…). Mas no atual cenário, até pode não haver uma aliança, mas creio que a invasão de Taiwan não seria interessante para o Japão, um país que depende muito da atividade naval. Se a China dominar Taiwan, estará um passo de dominar toda a circulação marítima da região e neste ponto, os japoneses não estariam em uma posição confortável,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Semana passada teve um desentendimento entre Japão e Coreia do Sul por causa de alguma solenidade relativa à Segunda Guerra.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Exatamente Antônio, as feridas ainda não cicatrizaram.

J-20
J-20
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

As feridas não fecham porque o Japão ainda insiste em não reconhecer nenhum de seus atos na Segunda Guerra Mundial.

A6MZero
A6MZero
Reply to  J-20
2 anos atrás

As questões vão além do reconhecimento, envolvem questões financeiras, de indenizações, reparação, questões judicias e até o limbo jurídico criado pelo Tribunal Militar do Extremo Oriente ao final da guerra.

Augusto
Augusto
Reply to  J-20
2 anos atrás

Isso e um grande erro do Japão, deveriam seguir o exemplo da Alemanha.

O que eles fizeram na guerra foi extremamente deplorável. Uma vergonha para a nação japonesa.

Hcosta
Hcosta
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Não percebo como a Formosa impede o domínio da circulação chinesa na região.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Não impede, exatamente, mas, na situação atual, é como uma cunha “inimiga” encravada no meio da região marítima próxima ao litoral da China. Assim, estratégicamente, a não integração de Taiwan à China é desfavorável a esta.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
2 anos atrás

Obrigado Marcus, é exatamente isso que penso… Taiwan não é páreo nem aqui nem na China.. hehehe (desculpe o trocadilho) mas é como vc disse, um obstáculo a ser ultrapasso e se isso ocorrer, China fica a um passo de dominar o mar do Japão. Abraços. 

Augusto
Augusto
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
2 anos atrás

Marcus, isso e verdade, como diária MacArthur, Taiwan pode ser usada como um gigantesco porta aviões contra a China.
 
Sua posição e extremamente estratégica para ambos os lados de um hipotético confronto.
 
Para a China a anexação da ilha e extremamente importante, já que sua posse em mãos de potenciais rivais pode ameaçar seriamente a segurança da China continental. 

M.@.K
M.@.K
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Como disse o Marcus abaixo, não é nenhum impeditivo pra China, vejo mais como um “bastião simbólico” que irá revelar as intenções do Japão e do EUA qdo Taiwan cair, se estes dois irão ou não roer a corda.

Hcosta
Hcosta
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Deixem estar os dois países sossegados. Ninguém ganha com uma guerra.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Se a china invadir Taiwan depois virão as ilhas de possessão japonesa, e logicamente os japoneses não querem isso, logo devem estar acompanhando tudo isso com apreensão. Apesar do gigantesco potencial bélico acredito que o Japão esteja vendo este episódio como algo positivo também, pois poderia ser mais um motivo que eles procuram para justificar a modificação de a Constituição pacifista. Faz tempo tenho a impressão que o Japão busca resolver seus problemas financeiros por meio de uma guerra logo.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Cara, tu está a 2 milhões de ano luz na frente.. hehehehe . Tua análise foi perfeita. É isso que venho dizendo algum tempo e vc conseguiu captar a ideia e ampliou um pouco mais. Valeu! 

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Obrigado. Venho repetindo isso faz tempo por aqui mas as pessoas acham que estou viajando na maionese. Apesar dos graves crimes cometidos na guerra, ser uma sociedade xenófoba com uma das maiores indústrias pornográficas do mundo e talvez a maior organização mafiosa do mundo também, todos acham que lá naquela terra só tem Pokemons bonitinhos e o Hellokitty. É engraçado como as pessoas estão acostumadas a ver um Japão idealizado em vez do Japão real que tem interesses como qualquer país do mundo.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Top!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Uma guerra para resolver problemas financeiros? Que teoria é essa?
Pelo menos na 2GM invadiram por causa dos recursos naturais. Hoje vão invadir quem?

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Uma guerra que atingisse outros países da região como China e Coreia tiraria de circulação concorrentes comerciais, traria oportunidades de negócios naquelas terras após a guerra, ganhariam dinheiro fornecendo suprimento para os gringos como fizeram nas guerra da Coreia e conseguiram sair da penúria pós guerra, estímulo a produção industrial local, etc. Nada diferente do que os EUA fazem para ganhar dinheiro no Iraque após a guerra lá.

Last edited 2 anos atrás by Andromeda1016
Hcosta
Hcosta
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

E só dava para um lado? Isso é verdade se tiverem o domínio da terra, ar e água.
Uma coisa é uma guerra no outro lado do mundo, sem limitações na produção e nas rotas de comércio. Outra coisa é uma guerra com o vizinho.
Ou está a dizer que o Japão quer fomentar a guerra mas não entrar nela?

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Fomentar uma guerra sem entrar nele seria o ideal para eles (e os coreanos desconfiam que os japoneses querem uma guerra na península coreana por esse motivo), mas pessoalmente acredito que eles contam com a certeza que estarem lutando ao lados dos gringos numa eventual guerra e isso seria a garantia de vitória e entrassem na guerra

Hcosta
Hcosta
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Acho que o Afeganistão ensinou que não há garantia de vitória.
Por outro lado os Japoneses gostam de arriscar. Pearl Harbour é um exemplo.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Acredito que Pearl Harbour seja o exemplo claro que demonstra a predileção dos japoneses pelo drama quando se trata de batalhas. É algo que li num artigo um tempo atrás e diz basicamente que os japoneses gostam de fazer uso de táticas decisivas em suas batalhas, apostando com frequência em golpes finais para definir a sorte do embate num único e certeiro golpe, e foi o que eles tentaram fazer em Pearl Harbour. Acredito que isso seja verdade, e confirmo isso observando nas artes marciais deles que geralmente apostam em distração e contra ataques decisivos para conseguir a vitória (Eu… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Andromeda, um Japão sem as amarras da constituição pacifista, seria um adversário de peso contra a China.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Sim, mas e contra os gringos? Com um Japão sem essas amarras o buraco é mais embaixo, afinal quem garante que não vão querer se revelar contra os gringos também. Não que haja sinais evidentes de que os japoneses queiram isso, e os EUA querem faz tempo a reforma da constituição pacifista deles, mas para mim um Japão armado representa perigo direto para metade do planeta, e não só para a China. Até hoje eles se negam a dar sinais claros de intenções pacifistas verdadeiras e sinceras logo não duvido que com a reforma da Constituição eles irão até a… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Andromeda, contra os gringos eu não acredito que os japoneses irão se voltar tão cedo, não enquanto a China continuar se tornando cada vez mais poderosa. Por mais que eles possam se tornar um adversário de peso, duvido muito que consigam fazer frente contra a China sozinhos, por isso para a sobrevivência deles eles precisam continuar a aliança com os americanos. Ainda mais com uma China tão ressentida contra as barbaridades cometidas pelo japoneses na guerra.

Sds

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Concordo. O foco imediato é a China e para contê-la os demais países asiáticos precisam dos EUA e vice-versa, e Japão será um dos principais inimigos que a China terá de enfrentar.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Gostei do debate de vcs… isso que venho falando um tempo… o Japão esta sendo pressionado demais pela expansão chinesa.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Perfeito!

Ricardo
Ricardo
2 anos atrás

Global Times é praticamente o porta-voz do PC chinês. Este texto é um aviso especial para Taiwan. E não disseram nenhuma mentira. Quando a coisa aperta eles caem fora.

M.@.K
M.@.K
2 anos atrás

…TNP indo pro ralo em 3, 2, 1…

Felipe Morais
Felipe Morais
2 anos atrás

Claro, o site chinês tem razão: Do exemplo alheio deve-se tirar lições. 1) Lição à Taiwan: Confiem apenas em vocês mesmos, pois aliados podem simplesmente irem embora. 2) Lição a quem pensa em conquistar Taiwan: Ter poderio econômico e militar superior ou extremamente superior, não irá lhe garantir vida fácil e nem a vitória. Lembrem-se sempre que homens de chinela, dos altos da montanha, estão passando vergonha na maior força militar do planeta. E aí entra algumas questões em relação a ilha ou ilhas de Taiwan. No tamanho do território, pode-se dizer que a vida do atacante seria mais simples.… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

“imagine para os chineses, atuando em território hostil, com milhões de Taiwaneses, fisicamente idênticos a eles”
Você queria dizer:
“imagine para os chineses, atuando em território hostil, com milhões de chineses, fisicamente idênticos a eles”
Ahhhh deve ser por isso a semelhança, são o mesmo povo….
Cada uma viu.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Não, eu quis dizer exatamente o que eu escrevi.
Você interpreta como você quiser.
De um lado taiwaneses, que assim se identificam, por terem como pátria a ilha com o regime político escolhido por eles.
Do outro lado os chineses, que possuem como nação o continente com o regimente político aceito por eles.
A etnia pode ser a mesma mas a nacionalidade é exatamente da forma como eu identifiquei.
Portanto, lhe parafraseando, “é cada uma viu”.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Taiwan é um dos países mais ricos da região.
Acho que muitos desejam a reunificação mas com uma democracia, principalmente os jovens.

Augusto
Augusto
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Teropode, se continuar assim e eles continuarem a eleger lideres fracos e imbecis, esse será o caminho deles mesmo.

Augusto
Augusto
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Também acredito que será dessa forma a reintegração Teropode.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Provavelmente, a China consegue anexar sem derramar sangue, conforme for cada vez mais atraindo os taiwaneses pelos ótimos negócio$$$$. Mas mesmo que tenha que ser à força, os taiwaneses não são aguerridos como os talibãs; não têm montanhas e cavernas naturais para se esconder; e quando a China perguntar: dinheiro $$$ ou morrer pelo seu ideal democrático, o que significa morrer pelos EUA, eles vão escolher se entregar. Essa é a minha visão. Veremos em breve, quem está certo.

Nascimento
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Influência econômica não significa influência política, a Alemanha e a França eram ambos os maiores parceiros comerciais um do outro e sabemos onde isso acabou. A população de Taiwan não se vê vivendo numa sociedade como a chinesa nunca, independente dos laços culturais, não atoa se armam tanto.

Taiwan precisa ser dissuasiva, não superior a China, pois isso é impossível. A aproximação só pode ser feita por eles se for algo nos moldes do que ocorreu em Hong Kong, com a própria população pedindo pra reunificar.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

é, veremos, quem sabe seja assim mesmo. É uma possibilidade.
Agora em relação a apenas um trecho do seu argumento:
ou morrer pelo seu ideal democrático, o que significa morrer pelos EUA, eles vão escolher se entregar.”

Essa mediocridade de “morrer pelos EUA”, assim como “morrer pela China” ou “morrer pela Rússia”, com exceção de povos que estão sob influência socio-cultural direta, é uma particularidade de medíocres brasileiros, que, em alguns casos, preferem idolatrar país estrangeiro do que zelar pelo próprio país. Aqui na trilogia tem vários que podem ser identificados com essas características.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Dá a impressão que os militares afegãos simplesmente cagavam para a intervenção dos EUA, ou não os queriam por lá. 300 mil é uma força de respeito hoje em dia.

Foi o que eu comentei numa página bolsopetista, mas fui achincalhado por eles. Está claro que o inimigo lá era os EUA, e não o Talibã. Posso estar falando bobagem, mas 300 mil soldados sem combater só corrobora com o que falei.

Esse pessoal fugindo provavelmente são colaboradores dos EUA, e sabem que os militares afegãos nada farão por eles, por que agora são vistos como traidores do próprio país.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Aconteceu muitas vezes ao longo da história. Sem moral não há combate. Mas isso não significa que apoiassem os Talibãs. Apenas que não tinham vontade de lutar. Como a França na 2GM.

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Quem avisa, amigo é.

bit_lascado
bit_lascado
2 anos atrás

Quero só ver a posição da China se os Talibãs resolverem marchar para o Oeste.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

Desconfio que isso ocorrerá cedo ou tarde.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

O Talibã não me parece ser expansionista, só vai continuar exportanto ópio e haxixe. Acho que no máximo engoliria o Paquistão ou apoiaria dos Uigures, mas a China está negociando com eles justamente para garantir que isso não aconteça.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Renato B.
2 anos atrás

Eu aposto na defesa da minoria Uigur para que os muculmanos queiram atacar a China. Faz tempo que diversos grupos islâmicos aventam ameaças à China por causa do extermínio daquela minoria muçulmana na China (acredito que os Taebans também fizeram isso antes) e da forma como muçulmano adora uma guerra santa para poder ganhar as 72 virgens no paraíso, irão cedo ou tarde atacar os chineses

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Prezada.

Quase metade da população de Xinjiang é de chineses han.
Não há possibilidade de insurgência muçulmana por lá.
Ainda mais se considerarmos o bom grau de desenvolvimento e educação formal propiciado pelo Governo central que não deixa muito espaço para extremismos.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Educação formal? É assim que se chama a lavagem cerebral a que os uigures são submetidos nos campos de concentração? Você deve gostar muito dos chineses para passar pano para as atrocidades que eles cometem. Pois é, e o negócio dos Uigures é tão insignificante que a China acena com dinheiro para os talebans ficarem quietos não?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Renato B.
2 anos atrás

Engolir o Paquistão? Acho que lá o Talibã não se criam não. O Paquistão não iria ter escrúpulos em mandar bomba no Afeganistão.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

O Paquistão corre o risco de ser tomado pelos Talibãs sim. Não será uma invasão e anexação mas pela formação de um partido ou algo do género.
Grande parte da população Paquistanesa que faz fronteira com o Afeganistão faz parte da mesma etnia dos Talibãs e foi a sua grande base de apoio. E houve grandes ataques terroristas feitas pelos Talibãs no Paquistão.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Renato B.
2 anos atrás

Cada filme, ”no máximo engoliria o Paquistão” , os Taliban sabem que os Paquistaneses são o seu seguro de vida.
O Paquistão é o dono do jogo no Afeganistão, mas por baixo da mesa.

Hcosta
Hcosta
Reply to  rui mendes
2 anos atrás

Mas isso não impede de um partido política semelhante/apoiado aos Talibãs tomar o poder no Paquistão.
É por isso que quem tem de controlar o Afeganistão é o Paquistão. Criaram a situação e agora vamos ver se não perdem o seu controlo, como aconteceu nos anos 90.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Vc está invertendo o jogo.
O talibã foi criado e financiado pelo Paquistão.
O Paquistão é quem manda no Afeganistão.
E isso torna mais grave a expulsão americana.
Ou seja, mostra que o Paquistão não quer mais os EUA por lá e consolida sua aliança com a China.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Sim, mas e se o tiro sair pela culatra?
Criam o monstro e depois não podem controlar?
Não sei como está a situação atual mas houve uma altura que haviam muitos atentados no Paquistão planeados pelos Talibã. Talvez quando o governo Paquistanês colaborava mais com os EUA.
Se há um movimento extremista semelhante no Paquistão não sei se o podem parar.
O Paquistão também não é muito famoso pela sua estabilidade.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

Explique melhor sua suposição.

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Caso o Talibã resolva invadir e anexar o Paquistão, como a China reagirá? Aliás não só a China, mas também como Rússia, EUA, Europa reagirão?
Como o mundo reagiria aos Talibãs com armas nucleares?
O Irã se aliará aos Talibãs para essa empreitada?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

Talibã invadir o Paquistão? Vc está se referindo a uma invasão militar do território paquistanês? O Talibã é cria do Paquistão, além de seu mantenedor. Sem o Paquistão, não existe o Talibã. Em que pese o grupo ter algum apoio entre os pashtuns de lá, não existe possibilidade de confrontação militar externa. Na verdade, em uma guerra convencional de ocupação, o Talibã não tem condições de vencer nem os vizinhos ‘istão’ ao norte. Seus efetivos são de cerca de 65 mil homens armados com armas leves e sem força aérea. Sua força reside em táticas de guerrilha que não seriam… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

É importante ressaltar que o Paquistão tem cerca de 240 milhões de habitantes com os pashtuns, mesma etnia de parte do povo afegão, representando cerca de 15% da população.
O maior grupo étnico é o punjabi, com 45% da população paquistanesa.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings, olha o argumento: Talibã invadir e anexar o Paquistão. E vc ainda se dá o trabalho de responder? Paquistão, potência nuclear, 240 milhões de habitantes invadido e anexado pelo Afeganistão, 38 milhões de habitantes, país paupérrimo? Como viajam… os nazistas, quando o exército russo estava se aproximando, criavam teorias desse naipe, começaram a distorcer a realidade. Acredito que, conforme os EUA perdem poder, vão surgir cada vez mais esse tipo de distorção mental.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Pois é.
Nem deveria responder.

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Em analogia ao xadrez, o peão foi promovido a rainha.
Os talibãs eram um grupo paramilitar, agora são quem controlam o Afeganistão, suas leis, suas forças armadas.
E como já aprenderam bem na Guerra contra a URSS, sabem que não podem confiar nos seus aliados sejam eles quem forem.

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

E o Irã pode influenciar essa mudança em minha opinião e oferecer armas, estratégias, etc.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

bit_lascado

Ao Irã (e ao Paquistão) não interessa qualquer tipo de conflito na região.
Eles estão sendo e serão mais ainda beneficiados pelos investimentos chineses da Iniciativa B & R.
A ideia, creio, será cooptar o Afeganistão como uma importante rota desta Iniciativa.
Além de colocar no mercado as importantes reservas minerais do Afeganistão, inclusive de metais nobres que serão muito úteis para os chineses.

LUCIANO DO PRADO
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

Ai, tá viajando de mais ja.

Slow
Slow
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

O talibã vai invadir o seu financiador kkkkkkkkkkk só pode ser piada e quem vai bancar o talibã ? Os EUA que foram chutados do Afeganistão ? ??

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Slow
2 anos atrás

Irã pode financiar bem melhor os Talibãs, os Houti que o digam.

Slow
Slow
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

Irã não gosta nem um pouco dos talibã isso nunca vai acontecer ..

sub urbano
sub urbano
Reply to  bit_lascado
2 anos atrás

Guerrilha precisa de apoio da população, fora do Afeganistão eles não tem isso.

Hcosta
Hcosta
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Têm e bastante.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
2 anos atrás

Interessante falar em “abandono”…Os extremistas sempre estiveram lá usando a mais pura guerra psicológica…não dá para influenciar aquele que não é seu semelhante, os americanos poderiam ter ficado séculos lá que não daria certo…um governo fraco e uma relação baseada no “Finjo que ensino e vc finge que aprende” só podia dar nisso.
Claro que a China vai alfinetar moralmente, só acho um motivo obvio demais.

Last edited 2 anos atrás by Rafaelvbv
Andromeda1016
Andromeda1016
2 anos atrás

Penso se os séculos de tradição tribal daquele povo seriam a causa do desinteresse deles de lutar contra os talebans.

Alexandre
Alexandre
2 anos atrás

Estados Unidos tem obrigacao de defender os outros?

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alexandre
2 anos atrás

Acha justo os EUA deixarem na mão aqueles que os ajudaram (os entreguistas, que se aliaram com os EUA contra seu próprio povo, como os bolsonaristas daqui)? claro que não. Precisariam ao menos ter um pouco de compromisso com seus aliados. Que os amigos dos EUA aprendam com mais essa lição histórica. Não foi a primeira vez e duvido que seja a última. Os curdos, lá na Síria, serão os próximos

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
2 anos atrás

eu sei que é muito cedo para entrar nesse assunto, mas já pensaram que com essa retirada total, muitos equipamentos serão reclassificados e disponíveis pelo tio sam…talvez apareça coisa boa aí

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

E parece que o ex-presidente Ghani, títere americano, encheu 4 carros de dinheiro, quando fugiu do Afeganistão. Parece que alguns não conseguiram embarcar. Espaço para pessoas fugirem não tem, mas espaço para o dinheiro sempre haverá. Elites podres.

Agressor's
Agressor's
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

No globalismo, imperialismo é caro….

Lucas Schmitt
2 anos atrás

Boa noite a todos, fugindo do assunto, eu gostaria de saber se alguém teria alguma ideia de TCC para engenharia mecânica, relacionado com alguma das 3 forças. Eu sou grande admirador/forista da trilogia a anos, e acho que seria uma boa relacionar meu curso com essa admiração.

Desde já, grato pela atenção.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Lucas Schmitt
2 anos atrás

Minha sugestão: projeto e desenvolvimento de drones baratos e de fabricação 100% nacional para uso militar. Drones são a bola da vez em termos militares e o Brasil tem muita deficiência nessa área. O Brasil poderia, por exemplo, seguir o exemplo da Turquia. Boa sorte.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Lucas Schmitt
2 anos atrás

Olá Lucas. Parabéns pelo curso de engenharia. A indústria siderúrgica no Brasil muito muito. Acho que um tema interessante para você, que vai prender atenção da banca e que será fácil para você levantar os dados neste tempo de pandemia seria um levantamento da atual capacidade de produção de aço no Brasil, dos tipos de aço que são produzidos e dos tipos de aço que precisam ser importados. Quais são grupos que controlam a siderurgia no Brasil? Quais são os setores estratégicos (por exemplo naval) que estaria dependente de importação? Qual a razão entre o minério extraído no Brasil e… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Lucas Schmitt
2 anos atrás

Faz um tcc sobre uso de biodiesel em motores antigos…esta bem atual o tema…rs

Diego
Diego
2 anos atrás

BULLSHIT!!! O problema neste caso não é os EUA, mas o incompetente que resolveu tirar férias neste momento crítico e que foi arrancado de Camp David por seus assessores pra se explicar ao povo americano. O vexame que o país está passando perante aos olhos do Mundo é tanta que o fracassado irá fazer um pronunciamento sobre o Afeganistão. Não me lembro de Trump precisar cancelar suas férias e ser chamado as pressas pra se explicar ao povo sobre alguma ação de sua administração, é bizarro! Pior, a incompetência parece não ter limites para os esquerdistas que apossaram da Casa… Read more »

Diego
Diego
Reply to  Diego
2 anos atrás

Corrigindo: ao invés de “detrimento”, trocar por “em favor”..

Augusto
Augusto
Reply to  Diego
2 anos atrás

Um impeachment de Biden seria catastrófico para os EUA, sua vice e muito pior que ele, pode ter certeza disso.

Wellington
Wellington
2 anos atrás

Muitos problemas poderiam ter sido evitados se o General MacArthur tivesse carta branca para seguir adiante.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Wellington
2 anos atrás

Parabéns pela vitória do Talibã. São suas terras, temos que respeitar, retiraram os invasores de suas terras…Os estadunidenses mataram mais afegãos do que os Talebãs matariam em vinte anos. Quem é o terrorista?

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wellington
2 anos atrás

A História é feita desses fatos.
Por que os ingleses, quando incendiaram Washington, não acabaram com o que chamavam de americanos das colônias?
Por que os russos, quando tinham um forte exército imperial, não consolidaram suas conquistas na América do Norte povoada por índios e plantadores de algodão?
Sinto muito.
Deram espaço para os inimigos e os inimigos cresceram.
E vida que segue.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Wellington
2 anos atrás

Caro Wellington. MacArthur não tinha votos por isso nunca teve carta branca.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Wellington
2 anos atrás

Concordo. McArthur deve estar se remexendo na cova neste momento rsrsrsrs

Régis
Régis
2 anos atrás

Baseado no que li em textos de vários sites de notícia, quase todos os analistas concordam em um ponto: a falha dos USA não foi tanto militar mas na política aplicada no Afeganistão. Estiveram lá durante 20 anos e tudo que fizeram foi vender armas e mais armas para uma força claramente incapaz de fazer o serviço. O que era preciso fazer era ajudar a melhorar as condições sócio-econômicas daquelas pessoas, adquirindo assim sua simpatia e apoio político. O que o povo afegão precisa é de trabalho, casa e comida. Se os chineses aplicarem a mesma ideia que estão fazendo… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Régis
2 anos atrás

Os acontecimentos recentes no Afeganistão são prova cabal de que as forças armadas dos eua não passam de uma Fraude muito cara fabricada por Hollywood e que só conseguem ganhar guerras quando usam armas nucleáres contra mulheres e crianças inocentes. Foram postos pra correr por Pastores de Cabras Talibãs armados com pouco mais que AK47s enferrujados por mais de 20 anos e mesmo nesta retirada vergonhosa demonstraram desorganização, incompetência e caos de liderança o que explica bem as razões deste fracasso de escala colossal!…

Mais uma vez os estadunidenses declaram vitória, fogem e deixam seus aliados na mão…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Régis
2 anos atrás

Essa reportagem pode esclarecer algumas coisas nesse sentido.
Chineses e o Talibã já negociaram antes.
Estima-se que o Afeganistão tenha reservas minerais de cerca de 1 a 3 trilhões de dólares, sendo 420 bilhões em minério de ferro.
Os chineses já exploram cobre no País e têm interesse em expandir o intercâmbio com o Afeganistão através da Iniciativa B & R.
Vamos torcer para que isso dê certo e traga prosperidade para a região.

https://exame.com/mundo/por-que-a-china-sai-ganhando-com-a-volta-do-taliba-no-afeganistao/

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

E o interessante é que a China está conseguindo recriar a antiga Rota da Seda, fazendo aliados pelos países pelos quais ela atravessava.
Só está faltando o Iraque.
Deste modo, pode sair de Pequim até Beirute e Aleppo só passando por territórios de aliados.

Mercante
Mercante
2 anos atrás

Uma coisa muito importante a se observar é que durante a famigerada chegada do Vietnã do Norte a Saigon em 1975, houve correria e desespero da população vietnamita que teve qualquer contato com os americanos, pois eles achavam que os comunistas iriam executá-los. Obviamente deve-se ter pé atrás com os comunistas, mas não houve massacres após a queda do Vietnã do Sul, os vermelhos criaram espécies de gulags, onde aprisionaram os oficiais sul-vietnamitas e então eles passaram por uma espécie de “reeducação” e se tornaram favoráveis ao novo regime. Muito provavelmente isso está a acontecer agora no Afeganistão. O talebã… Read more »

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

O Talibã é o Afeganistão e o Afegão é o Talibã…Isso serve de exemplo pra qualquer país que vive dependendo de outro, uma hora ou outra acaba, o governo afegão se acomodou com a chegada da ONU e dos EUA, agora tá aí…Taiwan que se prepare…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
PauloF
PauloF
2 anos atrás

Eu vi algumas discussões, mas a história do Taliban é impressionante, fundado em 1994 como mílicias, vence a guerra contra os antigos senhores da guerra que lutaram contra URSS e agora se digladiavam-se entre si dois anos depois, perde Cabul em 2001, e agora essa vitória relâmpago. em territórios que antes nem chegavam perto ou tiveram problemas para controlar no passado como Mazar-e-Sharif.

Pedro
Pedro
2 anos atrás

Serio mesmo que querem comparar um país onde o povo vai lutar ate as ultimas consequencias para defender sua independencia e liberdade, com outro que nao ve a hora de voltar a ser refugiado e fugir sempre e nunca lutar??? A motivação de Taiwan é muito maior do que a motivação da China Tiranica querer invadir lá. Os Chinas do continente lutam em sua maioria obrigado; os insulares lutam por suas casas, vidas e familias onde sera bem diferente. A China pode fazer 100 guerras contra Taiwan que vai perder as 100, seja com ou sem aliados dessa ultima. O… Read more »

PauloF
PauloF
Reply to  Pedro
2 anos atrás

Sem discutir o exército inimigo, a diferença entre Twain e Afeganistão, são monumentais, é um povo bem educado, uma economia poderosa, eles têm seus mecânicos e dinheiro, forças armadas modernas mas que eles têm controle em todas as etapas do processo, diferente do governo de Cabul que dependia das empreiteiras americanas para tudo, eram 18 mil pagos por tio sam, quando Biden cortou o cheque houve sua retirada e o sucateamento começou, com perda óbvia do poder de combate..

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

EUA não abandonariam o Afeganistão sem deixar a sementinha da discórdia e persuasão. Num futuro não tão distante o Talibã vai ser um problemão pra China, especializados em guerra de montanhas nas regiões montanhosas chinesas vai ser uma dor de cabeça…
Lembrete: os EUA ja usaram o povo afegão como mercenários antes.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Prezado.
Muito, mas muito mais fácil que talibãs lutando nas ‘regiões montanhosas chinesas’ é a China apoiar e armar insurgentes tajiques, quirguizes e etc. para que declarem independência do Afeganistão e reúnam as partes de seus territórios aos seus países de origem.
Além do mais, chineses têm grande experiência em lutas em ambientes montanhosos e extramente hostis, visto as derrotas fragorosas que impuseram à Índia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Perceba que a região de fronteira do Afeganistão com a China é habitada por tajiques e quirguizes que podem, no futuro, pleitear sua independência e união aos povos irmãos vizinhos.
Perceba também que o Afeganistão é uma colcha de retalhos onde pode haver um processo de ‘balcanização’.

comment image

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Esclareço ainda, que tropas chinesas já estão instaladas no Tadjiquistão, na região de Murghab e nas proximidades do Passo de Wakhan.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Concordo com você. Os gringos não deixariam a China prosperar explorando aquele pedaço do mundo. Como você desconfio que deve haver alguma surpresa dos gingos ai.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Sempre esperando a Cavalaria do Coronel Custer chegar, né?
Esqueça.
Ela foi derrotada.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Em que mundo paralelo você vive? ??

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

E ‘O Globo’ está online com uma reportagem sobre a ponte onde saíram, ordeiramente, as tropas soviéticas comparando com a recente retirada caótica dos aliados dos EUA.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Sim. Existem informações a torto e roda por ai e cada um faz a análise que quiser.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

‘ desconfio que deve haver alguma surpresa dos gingos ai.’

Esse é um exemplo de realidade paralela.
Os EUA perderam.
Estão sendo expulsos da região.
Não há nenhum coelho para tirar da cartola.
Estratégia falha desde o início quando apoiaram radicais muçulmanos contra os soviéticos.
É o exemplo clássico do ‘feitiço que virou contra o feiticeiro’.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Pois é ai que divergimos, pois para mim tenho a impressão de que não exite uma “derrota” na saída dos gringos daquela terra, mas uma retirada estratégica pois não compensava mais a eles continuar a ocupar essa terra. Percebe-se que depois de 20 anos os motivos que levaram os gringos e entrar lá não se justificam mais, logo estão readequando suas forças pelo mundo e saem de lá para buscar outros fins. Eles não perderam para os Talebans, e mantiveram eles sob controle enquanto estiveram lá (parece que esse era o plano), e não saem com o rabo entre as… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Que retirada estratégica, cara?!?!?!?
Os EUA não têm mais presença e nem aliados na Ásia Central uma das regiões mais importantes em termos geopolíticos do Mundo.
Não há nenhum aspecto positivo na situação americana.
Só a morte de Bin Laden que só interessava a eles.
O resto foi um desastre total.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Está provado. Você vive nunca realidade paralela ????

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Também não há muitos países recomendáveis. Mas ao lado, no Médio Oriente, ainda tem alguns aliados.
Mas será que podemos afirmar que tem não aliados nessa região? A Índia, talvez, e dependendo da liderança ou do medo, o Paquistão.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

“O valor geopolítico do Afeganistão não é menor do que o da ilha de Taiwan. Em torno do Afeganistão, existem os três maiores rivais geopolíticos dos Estados Unidos – China, Rússia e Irã. Além disso, o Afeganistão é um bastião da ideologia anti-EUA. A retirada das tropas americanas de lá não ocorre porque o Afeganistão não seja importante. É porque se tornou muito caro para Washington ter uma presença no país. Agora os EUA querem encontrar uma maneira melhor de usar seus recursos para manter sua hegemonia no mundo”. O afeganistão tem um valor geopolítico importante, assim como seu valor… Read more »

Carlos
Carlos
2 anos atrás

E se… O Afeganistão fosse um grande produtor de petróleo..?

Max
Max
2 anos atrás

O pais está falido e precisando de tudo. Agora a China vai negociar a passagem gasodutos e oleodutos para o Golfo, financiar infraestrutura, etc, etc. Estrategicamente é uma perda maior do que seria Taiwan. Adiantou nada ter nukes para os EUA. Taiwan cai sozinho.

Last edited 2 anos atrás by Max
Agressor's
Agressor's
Reply to  Max
2 anos atrás

20 anos de palhaçada. 1 Trilhão de dólares jogados no lixo. Soldados e muitos civis mortos a esmo. Enfim, todo dinheiro e armamento tecnológicos dos eua e europa não foi capaz de vencer uma comunidade tribal obstinada!!! Que isso sirva de exemplo para a “terrinha” que fica com o # na mão cada vez que a comunidade internacional ameaça tomar a Amazônia!!!!..

Camargoer
Camargoer
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Caro Agressor. Claro que muito dinheiro foti desviado para as contas pessoas que faziam parte do governo corrupto do Afeganistão, mas muito dinheito também foi gasto com as empresas dos EUA que forneceram equipamentos e prestadores de serviço. Creio que nem o governo dos EUA nem o governo do Afeganistão estiveram preocupados em resolver o problema. Biden perdeu uma chance única de romper com este sistema, mas seria esperar demais dele. Ele sempre fez parte desta mesma estrutura de gastos militares e contratação de pessoal. Trump era um outsider e também poderia ter rompido com sistema, mas por ser um… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Camargoer, então você tem que por essa conta para o Obama também, ele ficou o dobro do tempo do Trump e não resolveu a situação do Afeganistão.

Quanto a sua ultima frase sou obrigado a concordar com você. O Ocidente está infestado de lideranças medíocres.

Tiago Cruz
2 anos atrás

Países têm interesses não amigos essa é a verdade

Agressor's
Agressor's
Reply to  Tiago Cruz
2 anos atrás

Lambança estadunidense. Afegãos largados a própria sorte. Inclusive os que apoiaram os EUA….Os EUA já instalaram a “paz e a democracia” no Afeganistão e agora vão procurar outro lugar….

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Diego
Diego
2 anos atrás

Pura bravata da China!

Na verdade, o episódio fortaleceu Taiwan.

Por quê?

Porque o senil Joe Biden perdeu a sua autoridade, os militares americanos daqui pra frente ñ darão ouvidos a um imbecil, caso Taiwan seja atacada pela China.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Diego
2 anos atrás

Demorou muito tempo a criar esta teoria?

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Diego
2 anos atrás

Diego, não é assim que funciona nos EUA. Lá, militares obedecem à cadeia de comando, a qual começa, adivinha em quem? Exato, no “senil” Biden, e, antes dele, na também “senil” (no sentido de antiga) Constituição. Lá não é uma república de bananas na qual generais têm poder de definir a política externa do Estado (têm, é claro, voz no assunto). Se o Biden decidir que os EUA ficarão assistindo na televisão uma eventual ação militar da China em Taiwan, os generais só irão comprar a pipoca…

Bosco
Bosco
2 anos atrás

Como no Brasil o poste mija no cachorro vemos os deformados morais da esquerda batendo palmas e eufóricos com o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão, rindo como hienas no cio. rsssss Não poderíamos esperar comportamento diferente já que um escorpião sempre se comportará como um escorpião já que é a sua natureza. Talibãs, putins, xinjimping, maduros, kinjonguns, … são os líderes que esse pessoal tem em alta conta. Se essa tragédia de alguma forma corrobora suas narrativas que se lasque o povo. Típico comportamento de comunistas que veem qualquer tentativa de valorizar o individuo como deletéria e o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Imagine só que um grupo de soldados de uma nação estrangeira, como a Inglaterra ou França, simplesmente ocupe todo o seu país, instale bases militares e ande “desfilando” pra cima e pra baixo com um monte de soldados exibindo armas de fogo perto de crianças, invadindo casas e matando pessoas aleatoriamente tratadas como terroristas, como o seu vizinho ou um parente seu, por exemplo. E isso sem falar nos “danos colaterais” provocados pelos seus drones de ataques. Essa situação era a vida diária dos tais “terroristas”, como essas potências invasoras classificam… Para mim terrorista é quem invade países para dominar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Agressor,
Sem dúvida é um trauma para as crianças afegãs que eram acostumados com os talibãs distribuindo flores nas ruas antes de chegarem os americanos armados.
Mas ainda bem que acabou . Só tenho pena dos talibãs que agora terão que enfrentar as extremistas feministas que irão lá defender o direito da mulheres e dos gays . Eles derrotaram o poderio militar americanas mas não derrotarão as feministas.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Vc demorou todo esse tempo para elaborar e me responder com esse tipo de resposta!?

Mas e então, quem criou o tal do Talibã?

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Hcosta
Hcosta
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Totalitários, de extrema esquerda ou extrema direita, têm sempre alguma coisa em comum.
Deixa de ser uma questão esquerda/direita mas democracia/ditadura.
Trump tinha o apoio de muitos ditadores, isto como um exemplo mais leve para não comparar com as inúmeras tragédias de que esses ditadores são responsáveis.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Falaste muito, mas falaste mal. Sou esquerdista (de acordo com sua definição, um “deformado moral”) e só vejo com tristeza a tomada do poder por um grupo retrógrado e fanático, que certamente vai causar dor e morte na parte da população que não seja sua simpatizante. Mas também vi com tristeza a invasão ilegal e ilegítima de um país por uma superpotência militar, que foi lá apenas defender seus interesses e causou dor, morte e destruição sem tamanho (apenas “danos colaterais”, não é?). Não tenho em alta conta Maduro, por exemplo, assim como não tenho em alta conta Bolsonaro, por… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Marcus Pedrinha Pádua
Bosco
Bosco
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
2 anos atrás

Marcos,
Peço desculpas se se sentiu ofendido mas não foi minha intenção rotular todos os esquerdista de “deformados morais” mas apenas os deformados morais de esquerda.
Conheço, convivo , respeito e prezo muitos que de boa fé foram seduzidos pelo “canto das sereias” de inescrupulosos que usam o artifício do discurso politicamente correto para ludibriar os ingênuos.
Novamente peço desculpas!

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Tudo bem, agradeço e admiro a cortesia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Deixe a situação na mão da China que ela sabe como resolver esse ‘problema’.
Aí, vc terá a exata noção de como meia dúzia de barbudinhos terá de lidar com 1,4 bilhão de pessoas.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

O eua abandonaram os curdos na Síria, estão abandonando os afegãos e em um futuro muito próximo também abandonarão os taiwaneses…

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Quem criou o Talibã? Os Estados Unidos criou o Talibã e agora tá ai o problema…A dificuldade dos eua na “guerra ao terror” é que o terror são os eua…Mentem, bloqueiam, invadem, esfolam, destróem, matam, abusam e, depois, fogem para deixar os escombros em disputa…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Realmente, é difícil manter qualquer tipo de debate com pessoas com visão distorcida.

‘Apesar de ateus os comunistas têm mais a ver com o islamismo radical do que podemos imaginar.’

Leia sobre a perseguição ao Partido Tudeh.
Leia sobre os crimes praticados pelos mujahedins afegãos aos ex-integrantes do Partido de Karmal.
Quer voltar na História?.
Veja as desavenças entre a esquerda e a Igreja na Guerra Civil espanhola.
Leia sobre o apoio da Igreja a Hitler, exemplo de líder de extrema-direita.
Continue nos seus manuais e almanaques e evite aventuras histórico-filosóficas que não é o seu forte.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Talibã, Daesh, Al Nusra, Boko Haram…Todos esses grupos terroristas são criações dos eua…São grupos de mercenários criados e recrutados pela inteligência dos eua em parceria com regimes sanguinários locais como a Arábia Saudita, que não lutam por causa religiosa alguma…. Nos atentados da França por exemplo descobriram que os elementos “fundamentalistas islâmicos” do Daesh que perpetraram os ataques na verdade eram indivíduos que frequentavam boates, não frequentavam mesquitas, não praticavam a religião islâmica, só tinham relacionamentos casuais com mulheres, jogavam vídeo game e que eram usuários de drogas…Enfim, que eles não tinham ou não praticavam nenhum hábito da cultura e… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Isso não é bem assim. Sim, a maioria na França eram traficantes e ladrões de pequena categoria. mas chegaram na Síria ou outro local e foram doutrinados, radicalizados por imãs, apesar de achar que não podemos chamar estes “senhores” de imãs. Não voltaram a ser como eram antes.
A religião teve um papel determinante nessa radicalização, era o que unia todos aqueles terroristas.
Mas as causas para a criação e, talvez mais importante, a forma como atrai novos recrutas são muito mais complexas.
Há sempre dois lados da mesma moeda…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco. Sentia sua falta, mas creio que você está equivocado. O fato de uma pessoa ser de esquerda nada tem a ver com a sua religião, basta das comunidades eclesiastes de base da Igreja Catolica e os religiosos que desenvolveram e seguiram a teologia da libertação. Geralmente, pessoas com desvios de caráter não têm preocupação ideológica. Aliás, é um enorme equívoco julgar o caráter de uma pessoa por sua fé. As igrejas estão cheias de hipócritas em seus bancos e a caridade e solidariedade é um sentimento humano, obviamente ausente nos hipócritas e psicopatas.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Camargoer, Te respeito muito e sei que tem uma cultura impar e um intelecto bem desenvolvido, mas creio eu que interpretou equivocadamente meu comentário. Está colocando palavras na minha boca e confundindo pau de tocar gado com pau todo cagado. Nem todo esquerdista é de fato comunista. Há os ingênuos que consideram ser possível haver socialismo com liberdade. Esses em geral são os jovens ingênuos aliciados e alguns já erados que nunca saíram da zona de conforto intelectual e começaram a pensar por si próprios. Também não julguei o caráter de ninguém por sua fé ou falta dela. Eu mesmo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer
2 anos atrás

Nem todo esquerdista é esquerdopata. Há cidadãos que se veem como de esquerda por terem uma visão mais distributiva acerca da função do Estado ou porque considera os ideias de esquerda mais inclusivos e menos opressores para com os mais necessitados. É nobre isso! Diferente portando de um esquerdista que aceita o pacote completo, que quer colocar por terra a cultura ocidental e que quer tocar fogo no parque. Que não vê nenhuma virtude na cultura ocidental. Que não enxerga que só no Ocidente houve as mudanças sociais , políticas , econômicas e culturais que o permite hoje inclusive odiar… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Os termos que utiliza podem dar alguma confusão.
Socialismo é diferente de Comunismo. Quase todos os países Europeus têm partidos/governos Socialistas.
E do mesmo modo esquerda é muito diferente de extrema esquerda.
Os “esquerdopatas” é uma boa expressão mas também há os “direitopatas” que é igualmente mau e muito semelhantes.

Bosco
Bosco
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Hcosta, Sim, eu sei. Por isso coloco em momentos diferentes. Quando citei “socialismo” o fiz fazendo referência aos que “acreditam” poder existir combinado com a liberdade. Conheço bem as definições, tanto as reais quanto as utópicas. A diferença básica é que o socialismo define um sistema econômico em que o Estado se apropriou dos meios de produção , já o comunismo define um sistema que adota o socialismo como sistema econômico e o totalitarismo como sistema político/social, com completa supressão do indivíduo, controle social absoluto e onde o titular do poder é o próprio estado representado pelo partido e seu… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Muito bom Bosco, perfeito!

Natan Oliveira Lemes
Natan Oliveira Lemes
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Discordo da sua visão sobre o papel do Estado. Em qualquer país desenvolvido e que deu certo, se observa algo comum, o Estado é forte e muito presente, não autoritário. Quando o governo dos EUA (o país-modelo de liberdade econômica) proíbe uma empresa chinesa de comprar a Qualcomm, é o Estado intervindo, impedindo que uma empresa que gera bilhões de dólares de divisa para seu país seja vendida ao capital estrangeiro. Lá, ao contrário do que se pensa, o Estado é forte, interventor, planejador; mas não autoritário. Quando se fala em Estado presente, forte, muitos imediatamente pensam em estado autoritário.… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

 “Quase todos os países Europeus têm partidos/governos Socialistas.”
Não concordo com essa afirmação. Esses países são capitalistas na sua forma econômica e democracias na sua forma política. O fato de serem sociais democratas e serem Estados de bem estar social não os tornam socialistas em que pese terem partidos que invariavelmente se esforçam para levar o país ao fundo do poço, haja vista o que acontece na Alemanha ou na Suécia. Se não houver um contraponto de forças democráticas não tenha dúvida que eles o farão mais cedo ou mais tarde.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Era esse o meu ponto. A Alemanha e a Suécia e muitos outros países são o que são também devido às políticas de esquerda. O socialismo inserido num sistema capitalista, ou seja, a social-democracia. Por isso não uso o termo de países socialistas mas sim governos socialistas e de esquerda enquadrados numa sociedade regida por uma constituição e em que há alternância de poder, ora um governo mais de direita, outro de esquerda ou até algo no meio ou nos extremos. Mas acredite, na Europa, as diferenças nos grandes partidos entre Esq/Dir são quase nenhumas. Isso porque já não há… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E a característica única que a civilização ocidental tem e que nenhuma outra teve no passado ou tem hoje e que possibilita a autocrítica e autocorreção , e portanto, é capaz de levar ao aperfeiçoamento, é a percepção que há direitos inalienáveis ao homem e a tentativa ainda que falha de colocar essa percepção como ferramenta na prática.
Infelizmente essa característica virtuosa parece ser também a fonte de sua decadência e futura destruição.

Antonio Cançado
2 anos atrás

A China vai fazer com o Afeganistão a mesma coisa que os EUA fizeram com o Iraque.

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

Taiwan tem que se armar até os dentes, até porque, se um dia tiver guerra, eles tem que contar com eles mesmo, e com mais ninguém. Mas, o mais engraçado, é que o mesmo pessoal que critica o talibã, é o mesmo pessoal que apoia ditaduras pela África, Ásia, OM e por aí vai, é o mesmo pessoal que defendia os “moderados” cortadores de pescoços na Síria, é o mesmo pessoal que defendeu e defende o ditador Saudita Mohammad bin Salman que mandou matar e esquartejar o jornalista saudita, na época, alguns chegaram a dizer que o jornalista procurou a… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Maurício, para essas pessoas, basta ser amigo do Ocidente e todos os seus pecados estarão automaticamente perdoados.

Slow
Slow
2 anos atrás

Passador de pano dos EUA .. até parece que a história é bem assim, eu sei que é dificil pra vocês que lambe as botas dos EUA assumir que eles foram chutados do país pela milícia de chinelo ???

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Slow
2 anos atrás

Até onde sei, os talebans estavam escondidos nas cavernas das montanhas até agora e só saíram de lá pois os gringos resolveram deixar essa terra. Não vi ninguém ser chutado de lá até agora. “Slow” para pensar pelo jeito.

Slow
Slow
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Até onde eu sei o talibã sempre esteve la .. e quem entrou pra derrubar eles foram os EUA , ficaram 20 anos e mais de 1 trilhão de dólares pra nada ..

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os gringos entraram lá como e quando quiseram e saem do mesmo modo. Se sentiram à vontade quanto estiveram lá enquanto que os talebans se escondiam em cavernas em seu próprio país. Gastaram seu dinheiro do jeito que quiseram e vão continuar a fazer isso em outro lugar. Não vi derrota de gringos até porque os talebans não ganharam nada dos gringos.

Slow
Slow
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

Como se entrar no Afeganistão fosse difícil pra um pais com a maior economia atualmente , se ficar 20 anos em um país pra impedir os terrorista de chinelos , gastar 1 trilhão de dólares e no fim ter que sair de la sem resolver nada e ainda deixa os terrorista no poder .. kkkkk não é derrota não imagina .

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Slow
2 anos atrás

Entendi. Explica uma coisa por favor: como foi que os talebans expulsaram os gringos mesmo?

Slow
Slow
Reply to  Andromeda1016
2 anos atrás

“ expulsaram “ dominaram tudo e os próprios invasores se ligaram e saíram sem conseguir oque queria ..

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ou seja, passaram seu tempo sentado nas cavernas deixando as barbas crescerem, enquanto aguardavam que algo de bom acontecesse, diante da incapacidade dos mesmo de fazer algo não? Se eles tivessem usado táticas como a estratégia de terra arrasada que os russos utilizaram contra as invasões de Napoleão e dos nazistas, até admitiria que os talebans expulsaram os gringos, mas não foi o caso aqui. Na verdade a atitude dos talebans se assemelha muito mais com outros episódios de guerra onde a vitória dos enfraquecidos veio de forma fortuita, como no caso do naufrágio da invencível armada dos espanhois ou… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Andromeda1016
Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
2 anos atrás

Parabéns. Finalmente um texto sem viés político, sem torcida para algum dos lados e predominantemente realista. Os EUA ainda são o pais mais poderoso do planeta, mas no caso de Taiwan (e em muitos outros), não terão como colocar uma super força de guerra na resposta imediata ao chineses, caso resolvam ocupar o que lhes pertence. A China tem armas e aliados nucleares. Ninguém vai entrar numa furada dessas por conta de um “rochedo” como dizia um presidente dos Estados Unidos. E isso pode acontecer num momento que os EUA mais precisarão demonstrar força, após o vergonhoso colapso de Cabul… Read more »

Delfa bloqueado.
Delfa bloqueado.
2 anos atrás

Não só Taiwan, mas outros países dependentes dos EUA em suas defesas na região devem ter sentido um arrepio na espinha.

Isso não é torcer pela China, é uma constatação realista.

E depois de Taiwan, quem será o próximo ?

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

URGENTE: Talibã dá coletiva de imprensa e afirma: “Guerra acabou e todos estão perdoados” Aqueles que se penduraram no avião, morreram à toa. Seriam perdoados, eles são inteligentes como imaginava. Segue um resumo do que eles disseram: Afeganistão – Notas da conferência de imprensa do Talibã Anotações tomadas durante a recém-terminada entrevista coletiva do Talibã (vídeo, pashtun + voz em inglês), realizada hoje pelo porta-voz do Talibã, Zabihullah. – Começa com uma recitação do Alcorão parabenizando o vitorioso e outra pela unidade. – Tínhamos direito legítimo de libertar o país. – Perdoamos todos os que lutaram contra nós. – Não… Read more »

chapim rabilongo
2 anos atrás

o pessoal que paga maior pau pros EUA devem ta se remoendo vendo o fracasso deles se repetir igual no vietnam

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

PARTE 2 – Perguntas da Aljazeerah: Sobre mulheres. Talib: As mulheres são parte fundamental da sociedade. Vou trabalhar com eles. Dentro da estrutura do Islã. Q: Segurança de contratados, tradutores que trabalharam para os EUA, outros etc.? Talib: Asseguramos que todos foram perdoados. Sem vingança. Não queremos que eles saiam. Precisamos de seus talentos. Ninguém será interrogado ou terá suas casas revistadas. Todos os soldados que lutaram contra nós estão perdoados. Q Tolonews: Perdão? Talib: Todo mundo está perdoado. O dano foi feito pelo Talib devido à guerra. Garante que isso não acontecerá mais. Q: Sobre motins, relatórios de ladrões?… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Provavelmente essa coletiva de imprensa do Talibã não será divulgada na mídia Ocidental, mas a verdade está ao alcance de quem quiser conhecê-la.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Se o discurso for um e as ações, outro – aí veremos. Mas o discurso está bonito.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Saiu publicado que as mulheres não precisarão usar hijab e os talibãs pediram que elas voltassem ao trabalho.
Se for verdade, é um ótimo começo.

Nilo
Nilo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Vc esta pregando e esta vendendo ilusão, acredito que voce acredita e mais, tem fé no que diz.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Estou simplesmente reproduzindo as últimas declarações do Talibã.
E hoje ele anunciou que as mulheres participarão do novo Governo.

Nilo
Nilo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

O Taliban irá dizer o quer for preciso pra manter um poder. Vc esta reproduzindo inverdades, que com o tempo não se sustentará.
Costumes e praticas seculares norteadas por um fanatismo religioso de milhões de seguidores não mudam em razão de um discurso sem lastro de ações que demonstrarem até hoje que nas outras cidades já pertencentes ao Taliban, que eles tenham agido com respeito aos direitos das crianças e mulheres ou tolerância a outras religiões.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Inverdades ou não, deixe-os falar e vamos ouvi-los. Se não cumprirem, então perderão a credibilidade. Por que fica tão irritado em divulgar o que eles dizem? vamos acompanhar, o tempo vai dizer. Daqui 6 meses, um ano ou 5 anos, teremos a verdade.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings, com esse discurso, acabou a esperança que os fanboys tinham de que o Talibã iria atacar a China. Mais uma desilusão. kkkkkk

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings, os Estados Unidos foram ao Afeganistão com aviões, bombas e armas; a China irá ao Afeganistão com investimentos, estradas, pontes, rotas; um foi para fazer guerra, o outro irá para fazer comércio; um foi para destruir, o outro irá para construir; um foi escorraçado, o outro será recebido com a hospitalidade tradicional do Islã.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Esse é o script pelo qual a China está conquistando o Mundo.
Cooperação, trabalho, paz.
Nada de guerras e promessas de armas de segunda mão.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings, exatamente. Compare as duas propostas feitas ao Brasil, a proposta da China com a dos Estados Unidos: a China nos propõe o 5G (tecnologia, alta conectividade, comércio); já a proposta dos Estados Unidos consiste em colocar o Brasil dentro da OTAN, que é uma organização militar e, obviamente, ligada à Guerra. Ao entrar na OTAN automaticamente criaremos inimigos que de forma alguma teríamos, gratuitamente. E olha o tamanho do inimigo (URSO)!

Last edited 2 anos atrás by 100nick-Elã
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Empresas chinesas visam retomada de projetos no Afeganistão em meio a mudança de poder.

Serviços públicos e setor de mineração podem fazer parte de uma cooperação mutuamente benéfica.

https://www.globaltimes.cn/page/202108/1231749.shtml

Nilo
Nilo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Outra inverdade. A China está conquistando o mundo com o trabalho barato, com produtos baratos. A China compra.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Olhe o tamanho do ‘´problema’:

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A seguir nessa toada, dentro em breve a China terá 1/3 de toda a produção industrial do Mundo.
Devmos lembrar que em 2020, ano de pandemia, a indústria chinesa cresceu cerca de 2,8% (até novembro) e a americana caiu 3,8% (até novembro também).
comment image

Nilo
Nilo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Estou não olhando mas venho lendo, “o problema”.
Quando vc faz o bom combate chamando os bolsonaristas de intolerantes e antidemocráticos e misógenos.
E em contrapartida dissemina e reproduz no Brasil o discurso dos Talibans, inverdades baseadas na sua fé, pois desde quando areas já ocupadas pelos talibans vc encontra tolerância religiosa, política e respeito aos direitos das crianças e das mulheres?
Em que os Talibans são melhores?, apedrejam com mais eficiência por não tornarem o ato público?
Fico por aqui.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Ninguém aqui está fazendo apologia de nada.
Apenas estou reproduzindo as notícias de hoje dos grandes jornais.
Não adianta brigar com o mensageiro.

Andromeda1016
Andromeda1016
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Coitado. Está viajando forte na maionese. Não esqueça o capacete ok?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Como disse Fernando Luz Brancoli, pesquisador e professor do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ):
“Estamos vendo algumas mudanças importantes.
Durante muito tempo, nas discussões sobre a geopolítica da região, se debatia o papel dos Estados Unidos, da Rússia, da Inglaterra. Pela primeira vez, precisamos entender qual será o papel chinês e qual vai ser a política chinesa para a região. Já está claro que os chineses vão negociar com os talibãs”

Marquês de São Vicente
Marquês de São Vicente
2 anos atrás

Viraram assessoria de imprensa do regime?

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Marquês de São Vicente
2 anos atrás

Se você quer ouvir só um lado da história, problema seu. Acho importante não chegar só aquilo que o Ocidente quer que a gente acredite, precisamos ouvir o outro lado também. Isso se chama a tão propalada liberdade de imprensa que vocês dizem que é direito inalienável de todos no Ocidente. Então, escute o outro lado. Por exemplo, sempre desconfiei da Malala e agora tenho convicção de que é tudo deturpado. Sim, ela foi atacada por um grupo islâmico radical, mas que provavelmente não representa o Talibã no geral. Assim como existem mil igrejas evangélicas e algumas delas cometem absurdos,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by 100nick-Elã
Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

A saída do Ocidente em especial há dos Americanos de Cabul vai render um sentimento de traição nos moradores de Cabul pelos EUA que jah vem sendo explorado pelos Talebans, que astutamente vem buscando ganhar a aceitação da população com chamado para a unidade.

nelson
nelson
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

EUA os mais idiotas e medrosos do mundo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Prezado Nílton.

O Afeganistão é ‘suscetível’ a novas guerras civis, tendo em vista a ‘colcha de retalhos’ étnica que compõe sua população.
Portanto, é de se esperar que o Talibã utilize um tom mais moderado.
Inclusive, ao que tudo indica, ele está interessado em trazer investimentos para o País.
Portanto, espera-se uma mudança em sua postura.

Eduardo
Eduardo
2 anos atrás

Gente é sério ? Que a comparação
Entre Afeganistão e Taiwan?

carvalho2008
carvalho2008
2 anos atrás

Apenas para quem ainda não entende Taiwan, voces sabiam que?

  • A população é de 24 Milhões de pessoas;
  • 10% da atual força de trabalho Taiwanesa trabalha na China Comunista;
  • Mais de 1 milhão de empresarios e seus dependentes familiares Taiwaneses moram na China comunista;
carvalho2008
carvalho2008
2 anos atrás

Apenas para quem ainda não entende Taiwan, voces sabiam que?

  • A população é de 24 Milhões de pessoas;
  • 10% da atual força de trabalho Taiwanesa trabalha na China Continental;
  • Mais de 1 milhão de empresarios e seus dependentes familiares Taiwaneses moram na China Continental;
carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Tal como futebol, ficam as paixões de torcidas gladiando-se sobre quem é o melhor o melhor atacante, goleiro, etc…dai o jogador vende seu passe e troca para o outro time feliz da vida….e o torcedor ainda continua querendo debater sem saber o real limite de apreciar a arte ou apenas por discutir na beira do bar….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

E que 26% das exportações de Taiwan (nº 1) vão para a China.
E que 21% das importações (nº 1) são provenientes da Chia.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Se 10 % da força de trabalho Taiwanesa esta trabalhando na China e 1 MM de empresarios e familiares moram lá inclusive, voce já tira que uns 30% da população no mínimo já está casada de corpo e alma com a China Continental…e o numero só aumenta ano a ano nesta integração…a propria Taiwan está dividida…

Se houver uma pesquisa de quantos Taiwaneses viajam para a China ao ano, o numero irá surpreender muito mais…obvio que tem parcela da população em oposição e que Partidos politicos pela propria natureza tambem são oposição…mas…..

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

E como a mais de 5 a 10 anos tenho falado e somente mais recentemente cai a ficha do senso geral….

Materia interessante do exercito fantasma Afegão….alguma similaridade com Governo Carioca dos ultimos anos??
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36357354?fbclid=IwAR2UaS5u1Y3BVRY-1zpVlGkPpC4rQ_5-eg_KcdII_CfRBGPJjTpy-S6d56Q

PauloF
PauloF
2 anos atrás

Lembro-me que Mohammad Najibullah também acreditou no discurso do Taliban…

André Luís
André Luís
2 anos atrás

O que aconteceu mesmo com a Síria e Bashar al Assad???? ah?? Hein?? O que aconteceu??? A Rússia PEITOU os globalistas e os fez CORRER com o rabinho entre as pernas…

E aí, Tawian? Vai confiar no seu super aliado?? rs…

Luiz Brandão Brandão Junior
Luiz Brandão Brandão Junior
2 anos atrás

Os 90 dias não foram nem 3 …….. os oficiais abandonaram as unidades e o exercito ruiu sem combate…..