quarta-feira, setembro 22, 2021

Saab RBS 70NG

Marinha realiza demonstração de manobra tática da Operação Formosa 2021

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

A Marinha do Brasil realizou, na manhã de hoje (16), a demonstração de manobra tática da Operação “Formosa 2021”. O exercício, que acontece anualmente na cidade goiana, teve, este ano, pela primeira vez, a participação de meios e militares das três Forças Armadas, passando a integrar o calendário operativo do Ministério da Defesa.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o Ministro da Defesa, Braga Netto; além de autoridades civis e militares estiveram presentes à apresentação.

O evento faz parte da terceira fase do maior exercício da Marinha no Planalto Central e apresentou uma síntese das principais atividades realizadas pelos Fuzileiros Navais e a interoperabilidade entre as Forças em um cenário de conflito armado.

Foi simulado um ataque coordenado durante uma operação anfíbia, com a utilização de munição real e explosivos. Na ocasião, o Presidente Bolsonaro e o Ministro Ciro Nogueira foram convidados a atirar por meio de um obuseiro da Marinha.

Um dos destaques foi o lançamento de uma equipe de paraquedistas militares a partir da aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), a 10 mil pés de altitude. Na ocasião, a Terceiro-Sargento Fernanda Evelyn de Carvalho Torres, que foi transportada em salto duplo, entregou, após o voo, às mãos do Presidente, a Bandeira Nacional.

Ao final da operação, o Presidente Bolsonaro cumprimentou a tropa. “A certeza de que o destino do Brasil está em boas mãos é o adestramento das Forças. Sabemos do sacrifício, da dedicação e da abnegação de cada um. Mas, para nós, é tudo pela Pátria!”, disse.

O Ministro Braga Netto parabenizou as Forças pela realização do exercício. “Nós precisamos cada vez mais nos adestrar nesse uso conjunto das Forças”, afirmou.

Sobre a Operação

A Operação “Formosa 2021” teve início no dia 2 de agosto e ocorrerá até o dia 18. Envolve cerca de 2,5 mil militares, aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas sobre rodas e sobre lagartas, veículos anfíbios, aeronaves remotamente pilotadas, meios de artilharia de tubo e de foguetes, além de outros meios de apoio, empregados de forma integrada em manobras militares ofensivas.

Realizada desde 1988, é considerada uma ação militar de alta complexidade. Dividida em quatro fases – deslocamento, tema tático, adestramento conjunto e regresso – a operação tem como principal propósito assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais, mantendo a tropa preparada para exercer sua atividade-fim, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa.

FONTE: Marinha do Brasil

- Advertisement -

149 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
149 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teropode
1 mês atrás

Brincando de imperador 🤭🤭🤭🤭🤭 .

sergio
sergio
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Certo vc fez sua lacração, agora sobre a matéria, que deveria ser o motivo da postagem,tem algo a dizer ?

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  sergio
1 mês atrás

Toma aqui um “deslike” e volta pro seu Call of Duty.

sergio
sergio
Reply to  Pedro Bó
1 mês atrás

Toma aqui um “deslike” e volta pro buraco de onde saiu.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  sergio
1 mês atrás

Pede pro papai comprar pilha pro controle do teu videogame.

Teropode
Reply to  sergio
1 mês atrás

Achei meigo entregarem a bandeira do imperio pra ele , que fofo , um lider de milic liderando os milicos ,.a venezuela tem o maduro , a banana tem o bossal boquirroto traidor inapto .

chapim rabilongo
Reply to  sergio
1 mês atrás

ficou putinho foi? hahah vergonha do caralho

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Teropode, é a “Era do Cesarismo” que Spengler teorizou há cem anos.

Só que no caso brasileiro é um ato digno de obras audiovisuais dos Três Patetas, Gordo e o Magro, Trapalhões e Chespirito.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Pedro Bó
1 mês atrás

A maior influência cultural hoje em dia se dá na política…Direita e Esquerda hoje em dia no braziu professam as pautas da Direita e da Esquerda estadunidense num “copia e cola” explícito…Até a estética é a mesma…

Teropode
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Nao estrague o momente.

PACRF
PACRF
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Discordo. Acho que presidentes da república devem prestigiar com sua presença, quando possível, exercícios regulares de nossas Forças Armadas. Pessoas da sociedade civil também poderiam presenciar esses exercícios.

Teropode
Reply to  PACRF
1 mês atrás

O inapto foi prestigiar o proprio ego , uma desgraca sem capacidade emocional , traidor malkito.

Slow
Slow
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Esse povinho é muito inocente pra achar que o capitão expulso do exército foi lá prestigiar algo .. ele foi é prestigiar o ego dele , ele faz de tudo pra tentar mostrar que tem apoio do exército .. mas todo mundo sabe que ele não tem , se tivesse já teria feito oque ele quer e não ficaria ameaçando .

Allan Lemos
Allan Lemos
1 mês atrás

Qual é a dessa casinha de boneca? Kkkk

Camargoer
Camargoer
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Olá Allan. “Baby Alive”.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

De todos os que estavam por lá o mais esperto foi o cachorro que, como não tem nada de bobo, “deu-no-pé”, e não passou vergonha. Se o Paraguai assistir aquele “circo”, vai tentar invadir Banânia. Deplorável, e ainda pagamos esses caras.

ODST
ODST
Reply to  Luiz Antonio
1 mês atrás

O Paraguai nem caça tem. Algum tempo atrás o Brasil estava doando equipamentos para eles. Para de falar bobagem. Para de passar vergonha.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  ODST
1 mês atrás

Para espantar gado basta um bom border collie ohh boi. Neste caso até viralata paraguaio heee. Agora vá estudar.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  ODST
1 mês atrás

Pois é, esse é nosso nível! Só ganharíamos do Paraguai…

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Uma casinha de boneca de 7 milhões de reais e que ainda explodiram. E minha restituição de IR retida na Receita Federal por conta de R$ 182,25 que o banco não debitou da minha conta em 2020. A culpa da crise financeira no governo, pelo jeito é minha.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Esses homens fazem esse exercício nessa região a anos,será que não tem dinheiro para fazer ao menos algo decente?!

comment image

Ao menos uma casa de alvenaria ou uma casamata.

tem que ser uma casinha de brinquedo, um armengue?!E para ficar hilário ainda puseram a trilha sonora de missão impossível…

Uma encenação de uma “ação militar de alta complexidade” para explodir uma casa de boneca tosca, sinceramente parece cena dos trapalhões, e a E a gente sustenta financeiramente isso.
comment image

Last edited 1 mês atrás by Adriano Madureira
Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Adriano Madureira
1 mês atrás

É “meu fio” a coisa está mais para jumento do que para cavalo árabe.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Luiz Antonio
1 mês atrás

Eles mesmos se ridicularizam… Se o governo não tivesse mostrado, ninguém teria visto esse “treinamento de alta complexidade”…

Agressor's
Agressor's
Reply to  Adriano Madureira
1 mês atrás

O que mais me chamou a atenção não foi a casinha de boneca, mas a trilha sonora que tocaram nessa edição do evento…rs…

Last edited 1 mês atrás by Agressor's
Pedro Bó
Pedro Bó
1 mês atrás

Passada a comoção do “desfile” da semana passada (ou retrasada, nem lembro mais), espero que as imagens tragicômicas dos M-113 e dos SK-105 façam a sociedade civil, o próximo Governo (porque deste não espero nada) e os próprios militares repensem o modelo de FAs que temos para aquele que necessitamos.

Mais vale Forças menores em efetivo, porémq111 no estado da arte e totalmente dissociadas da vida política do que esse autêntico exército de Brancaleone que existe no momento.

Up The Irons
Up The Irons
Reply to  Pedro Bó
1 mês atrás

Quando os militares passarão a ser responsabilizados pelo sucateamento das Forças? O dinheiro é insuficiente ou mal gerido e destinado à coisas que não garantem nossa soberania, como pensões gordinhas, pagamento de um número altamente bizarro de pessoal e compras de insumos desnecessários, como carnes nobres e bebidas alcoólicas às toneladas?

Ramon
Ramon
Reply to  Up The Irons
1 mês atrás

Nesses dias atrás a gente viu o que um exercito e governos corruptos, com oficiais e políticos que só pensam em encher os próprios bolsos fazem, o Afeganistão mesmo com soldados melhores equipados que o barbudos com uma AK perderam o país em semanas, até agora eu não sei onde estão os soldados daquele país, ou fugiram igual covardes ou arrancaram suas fardas e sumiram do mapa, e isso serve de recado para o mundo todo suas nações podem cair em instantes se aqueles que a defende e a representa se deixam tomar pela corrupção e os seus soldados não… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Pedro Bó
1 mês atrás

Quando eu for presidente, aí você verá algum progresso. Vou ser um novo Collor, vou mandar boa parte do efetivo para casa com apenas uma carta de agradecimento, o que economizar com isso será direcionado para aquisições e novos projetos em parceria com outros países, como Índia (mísseis de cruzeiro e supersônicos), China (navios), Turquia (drones), África do Sul (artilharias), Suécia (aeronaves), Coréia do Sul (mísseis antiaéreos) e Israel (como ser parasita de outro governo).

Mas não se preocupe, não vou mexer na sua poupança, a menos que você seja mulher e bem formosa, aí quem sabe rs rs.

Flanker
Flanker
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Só se tu for um ditador e rasgar a Constituição, dissolver o Congresso e o Judiciário. Caso contrário, é impossível mandar 1 militar sequer pra casa sem que a União pague uma indenização bem grande. E mais uma coisa…tu, presidente? Mas, tu não é anarquista? Acredita nesse tipo de coisa, como poderes constituídos, governo, etc…?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Shorastes?

Flanker
Flanker
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Mas, eu falei sério, energúmeno!! Eu acho que temos muitos militares e muito gasto com pessoal, com certeza!! Mas tu, do alto de tua “sapiência” quer mandar milhares de militares pra casa sem gastar bilhões e bilhões em indemnizações? Ora, por favor…..até teu cérebro é capaz de perceber a merd@ que escrevestes!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Flanker
1 mês atrás

É só empurrar uma PEC e acabou-se a farra. Aliás nem sei se precisa, por que servidor não é CLT, em tese não há um contrato de trabalho.

É tchau e benção.

Flanker
Flanker
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Negativo! O RJU prevê a estabilidade e, com isso, só pode demitir por justa causa, como prevaricação, etc. Se fossem CLT, aí sim tu poderia demitir sem problema nenhum. E como tu acha que uma PEC dessas seria aprovada? Nunca!! Por Isso, volto a dizer: Pra fazer isso, só com golpe!

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Essa estabilidade deve ir para as cucuias já com essa reforma administrativa em curso, graças a Deus. O resto vem de brinde.

Last edited 1 mês atrás by Inimigo do Estado
Tutu
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Você sabe que a reforma só vai atingir os novos servidores né?

Direito adquirido é protegido pela CF 88.

Last edited 1 mês atrás by Tutu
C M
C M
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Como tu fala besteira.
Pelo amor de Deus.

Last edited 1 mês atrás by C M
Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Pedro Bó
1 mês atrás

Mas a esquadrilha da “fumaça” teve destaque. E tem gente que acha que motor diesel “é assim mesmo”. A ignorância não tem limites.

Kornet
Kornet
Reply to  Pedro Bó
1 mês atrás

Se não tivessemos doado bilhões via BNDES a “paises amigos”,cumpanheiros empresários para comprarem seus jatinhos,ditaduras amigas e “democráticas”,estádios super faturados ,olimpíadas e tantas outros gastos bilionários,não teriamos tanques que estão obsoletos e fumacentos,navios velhos,tanques ultrapassados .
Mas os de sempre continuam insistindo em ter memória curta e quere que os que não compactuam com sua ideologia furada tb o tenham.

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Kornet
1 mês atrás

Que fake News mais desmoralizada . Vai ter um pouco de vergonha

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Kornet
1 mês atrás

Que fake News já desmoralizada.

Guacamole
Guacamole
1 mês atrás

Eu vejo os nossos meios e me bate uma tristeza.
1 M113, audição obuseiro ultrapassados, e pra arrematar tudo, um poderoso helicóptero de ataque Esquilo…

Pablo
Pablo
Reply to  Guacamole
1 mês atrás

Qual obuseiro ultrapassado?

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Guacamole
1 mês atrás

L118 Light Gun ultrapassado?

Pablo
Pablo
Reply to  Alfa BR
1 mês atrás

Por isso fiz a pergunta, to esperando a resposta.

Carlos
Carlos
1 mês atrás

Pergunta de leigo. Se usa em combate, no uniforme, a bandeira do Brasil nesse formato? Se sim, parece algo como “atire aqui”.

Novo-uniforme-dos-FN-em-uso4.jpg
sergio
sergio
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Isso e só, ou para fiz de propaganda, treinamento, e depende do treinamento, em combate, e em treinamento mais realista a bandeira e em preto e branco ou não aparece.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Carlos
1 mês atrás

É um patch. Pode ser tirado e colocado em qualquer momento.

carvalho2008
carvalho2008
1 mês atrás

TSE proíbe redes sociais de monetizar canais acusados de fake news De novo, acusado não é julgado……acusa-se, investiga-se, julga-se, e ai sim profere-se sentença de culpa ou inocência…. Nenhum deles foi julgado….e lembrando, o inquerito é ilegal….S T F não investiga….MPE é quem investiga….aliás, PF baixou o processo que ja estava por quase dois anos aberto com a conclusão de que não encontrou elementos….daí o Al Moraes abriu de novo… https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/223186-tse-proibe-repasse-dinheiro-perfis-bolsonaristas-investigados.htm Não há previsão legal para interferencia na relação juridica privada entre cliente e fornecedor….como assim não pagar algo que foi realizado dentro do contrato juridico das partes e que… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

STF pode determinar abertura de investigação por ofício sim, caso esteja sofrendo ataques, o que faz sentido já que os organismos da república tem de ter capacidade plena de se defender. “Acusado não é julgado”…sim, não é, porém, existem medidas cautelares, prisão em flagrante, prisão preventiva, tudo isso pra evitar a prática continuada de um crime, isso é lei e é democrática. A democracia é o sistema em que nem tudo pode, do contrário séria uma ditadura ou anarquia. Não venha com conversa mole defender vagabundo que tá enriquecendo com dinheiro público pra atacar supremo, TSE, vacinação, congresso e etc…

Nascimento
Reply to  João Vitor
1 mês atrás

”vagabundo que tá enriquecendo com dinheiro público” Essa mesma analogia vale pro STF e pros milicos… Só ameaçam quando alguém os critica.

Já não basta ver gado de milicos, agora tem gado do STF… Jesus!

Last edited 1 mês atrás by Nascimento
João Vitor
João Vitor
Reply to  Nascimento
1 mês atrás

STF e militares são funcionários do Estado, sua comparação é bobinha.

Nascimento
Reply to  João Vitor
1 mês atrás

E eles não enriquecem com dinheiro do Estado? Rs.

Slow
Slow
Reply to  Nascimento
1 mês atrás

Apologia ao AI-5 é crime e roberto Jeferson e Daniel silveira fizeram isso .. não foram presos por xingar o StF .

Nascimento
Reply to  Slow
1 mês atrás

Nenhuma democracia de país desenvolvido prende alguém por opinião, defender o AI-5, a Monarquia, uma revolução comunista ou qualquer outra coisa é o exercimento da livre liberdade de expressão, a sociedade já proibiu até uma pessoa de ser judia e tu ta aí usando o legalismo tupiniquim como argumento, mds.

Nem nos EUA e Europa isso ocorre. Na Itália tem fascistas que defendem golpe, nos EUA tem os Black Panther que defendem uma revolução armada. Idai? Eles violaram direito natural de alguém? Não, logo não merecem prisão.

Last edited 1 mês atrás by Nascimento
Slow
Slow
Reply to  Nascimento
1 mês atrás

Filhão você defender AI-5 sozinho é problema seu , agora fazer vídeo chamando pessoas pra invadir o STF , soltar fogos neles , e ameaçar os ministros não é liberdade de expressão .. e mesmo que fosse defende ditadura ai vai preso “ é liberdade se expressão “ é tipico dos machão da internet que la na CPI ficaram caladinho ..

Jadson
Jadson
Reply to  Nascimento
1 mês atrás

É mesmo? Vai lá na Alemanha e defende o nazismo pra ver o que acontece contigo… liberdade de expressão não pode ser usada para defender o fim da liberdade, porque é isso que esse pessoal defende na prática. Eles atacam as instituições no intuito do minar o estado democrático de direito e isso não pode ser relevado.

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
Reply to  Nascimento
1 mês atrás

Entre outras canalhices esse Roberto Jefferson fez um vídeo explicando como se atira em guardas municipais ou policiais.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  João Vitor
1 mês atrás

Se o amigo desejar ler, materia de teor Constitucional e Parecer do Então Ministro Ayres Brito…Conjur S T F S T J

https://www.conjur.com.br/2015-fev-05/clever-vasconcelos-livre-manifestacao-responsabilidade

João Vitor
João Vitor
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

Obrigado por compartilhar o texto, o que li reflete o que eu escrevi, vc pensa mesmo que liberdade de expressão compactua com ameaça de morte, ameaça de golpe de Estado e ameaça a saúde pública? Caso sim , por favor, formule seu raciocínio. Cabe lembrar que nesse caso não há censura prévia nenhuma, os canais seguem abertos. A democracia não pode tolerar a “não democracia” entende? É autoexplicativo.

sergio
sergio
Reply to  João Vitor
1 mês atrás

Quem atacou o STF? Eu não vejo ataques contra a instituição STF, eu vejo criticas mais incisivas a membros do STF. liberdade de expressão e crime agora ? O pessoal aqui confunde ataque com critica, atacar com palavras e diferente de atacar fisicamente, alguém atirou ? , feriu ? agrediu fisicamente alguém do supremo ?, e se fosse isso foi agredido um membro do STF e não o STF. atacar com palavras faz parte da liberdade de expressão. Teve jornalista, e meia pataca de digital influem cer que já desejou ou incitou a morte do Presidente, e não vi nenhum… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  sergio
1 mês atrás

Várias ameaças de morte a Bolsonaro são investigadas, aliás STF não investiga e sim a PF. Quando vc clama por destituir os ministros do supremo a força não é crítica, tem muitos casos também de ameaças pessoais de morte, houve até ameaça de estrupo às filhas de ministros…uma beleza, é tudo apenas liberdade de expressão, bora então suprimir o crime de ameaça do código penal então, já que se pode falar absolutamente qualquer coisa não é?

Slow
Slow
Reply to  sergio
1 mês atrás

Liberdade de expressão é pedir fechamento do STf e convocar o povo pra invadir ? Soltar fogos no STF ? Acho que vcs precisam pesquisar oque é liberdade de expressão ..

Cadillac
Cadillac
Reply to  Slow
1 mês atrás

“Liberdade de expressão é…?”

Sim, é.

1596589128261.png
Slow
Slow
Reply to  sergio
1 mês atrás

Daniel Silveira , Alan dos Santos não só atacaram como ameaçaram .. assiste o vídeo e para se se informar no Terça Livre ..

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  sergio
1 mês atrás

Se você não viu é porque não quer ver, porque esse pessoal vive defendendo o fechamento do STF, do congresso… vive defendendo o AI-5 e até ameaçam ministros

Teropode
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

Com fake ou sem , o palhaco nao tem mais 57 milhoes de votos , aposto wue nao tera nem 16 milhoes , vai perder ate pra satanas , o dgcd traiu 37milhoes de eleitores . E as fas nao tem c* para dar golpe , se permitiram a um papel mediocre .

Slow
Slow
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Pior é o gado vendo ele falando” eu sou o centrão “ 😂😂😂😂😂🤣

Em 2018 era contra agora ele fala que sempre foi ..

Como é que é general Heleno ?
“ Se gritar pega centrão “ ? Não fica um meu irmão 😂😂

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

Ah mano, sério que vão ficar trazendo essa idiotice pra cá? Pô velho, vai procurar tua turma pra ficarem compartilhando as ideias unânimes de vocês. Que saco, em tudo querem meter essa discussão bolsonarista. O STF está pessimamente ocupado. 3 ou 4 salvam. Mas é isso aí mesmo. Estão lá indicados pela regra constitucional. O governo também não presta. Então velho, não venha encher o saco aqui com essa baboseira. Vá encher o saco do Arthur Lira, pra ele destravar os pedidos de impeachment contra os ministros que estão lá. Aproveite e encha tbm pra destravar os inúmeros pedidos que… Read more »

Slow
Slow
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

E só acabar com fake news que o atual governo acaba .. Alan dos santos ja perdeu varias conta no twitter e YouTube por causa de fake news , sem falar no Eustaquio , Tome abduch .. enfim essa raça que só posta fake news .. e inclusive PF falou ontem que os bolsonarista usam mesmo esquema que Trump usou pra atacar canais de tv e o judiciário ..

Jean Jardino
Jean Jardino
1 mês atrás

Meu Deus que video tosco, risssssssssssssssssss

Jean Jardino
Jean Jardino
1 mês atrás

Essa casinha de boneca eh senscaional, risssssssssssss, vc ve hoje em dia os exercitos mais modernos fazendo treinamento em cidades montadas para treinamento e o Brasi faz com casinha de boneca, O cara que ta narrando o treinamento eh bizarros, rissssssssssssssss

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Jean Jardino
1 mês atrás

Fazem 33 anos que essa operação formosa é feita, será que é tão difícil construir uma casa de madeira ou alvenaria?!

Tudo bem , tudo bem , é um treinamento mas ao menos faça algo mais profissional do que uma casinha de brinquedo, não precisaria ser bonito, até sem reboco cairia bem…
comment image

http://www.agoraed.com/userfiles/images/DSCN0386.JPG

Last edited 1 mês atrás by Adriano Madureira
Mauro Cambuquira
Reply to  Jean Jardino
1 mês atrás

Tudo parece um cenário ainda da década 60… Moderno jato da Marinha é o ápice que compõem toda a cena. No caso deveriam fazer um vídeo de no máximo 60 segundos, não enfatizando partes desnecessárias a fim de causar risos ou desilusões.

Kommander
Kommander
1 mês atrás

“Um dos destaques foi o lançamento de uma equipe de paraquedistas militares a partir da aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), a 10 mil pés de altitude. Na ocasião, a Terceiro-Sargento Fernanda Evelyn de Carvalho Torres, que foi transportada em salto duplo, entregou, após o voo, às mãos do Presidente, a Bandeira Nacional.”

Isso me lembra muito os treinamentos das FA venezuelanas. Logo o cara que criticava tanto os socialistas. Kkkkkk

Agressor's
Agressor's
Reply to  Kommander
1 mês atrás

É igual, é completamente igualzinho em tudo ao Hugo Chávez….

sub urbano
sub urbano
Reply to  Kommander
1 mês atrás

exercicios da venezuela são 10x melhores q esse aí. Procura no youtube aí e veja

Gabriel
Gabriel
1 mês atrás

Excelente! Adestramento é fundamental para qualquer Força Armada. A Operação Formosa, assim como Operações semelhantes feitas pelo Exército, permite aprimorar o adestramento tático e logístico. Em que pese alguns meios não serem os melhores, quando comparados a outros existentes no mundo, exercícios dessa envergadura devem ser continuamente feitos, para manter um nível operacional aceitável. Quando comparamos com nossos vizinhos de fronteira, no que se refere a esse tipo de Operações, as diferenças ficam ainda mais evidentes, sejam pró Fuzileiros Navais, sejam pró Exército Brasileiro. Porém, duro é ler comentário, de quem só leu gibi a vida inteira ou jogou videogame… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  Gabriel
1 mês atrás

Alguns comentários críticos podem até ser infantis mas não se pode deixar de achar ridículo ministro brincando de soldadinho,Carla Zambelli de divulgadora com toda a sua delinquência, presidente incitando FA novamente….e por aí vai….ora, se é um exercício sério então que se leve com seriedade, a comunhão das FA com essa gente está muito triste de ser ver, nunca imaginei ver o nome dessas instituições tão ridicularizada… terrível.

Gabriel
Gabriel
Reply to  João Vitor
1 mês atrás

Meu amigo, coerência é tudo. Desde 1985, em todos Governos, houveram políticos interessados em usar as Forças Armadas para obter vantagens políticas. Ou você acha que foram poucos os que tiraram fotos do lado de trabalhos de assistência social feitos pela Forças Armadas, com o objetivo de se promoverem. Quando o Ministro da Defesa era um despreparado, que efetivamente brincava de “ser soldadinho”, inclusive usando uniforme militar, era “legal”. Ou seja, quando interessa ao partidarismo está valendo, quando não interessa não vale. As Forças Armadas, diferente de outras Instituições, que foram completamente corrompidas por ideologias, continuam e vão continuar sólidas… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  Gabriel
1 mês atrás

Aiaiai viu…eu lendo o que vc escreveu sobre as FA não estarem corrompidas ideologicamente me veio a memória do Bolsonaro ainda deputado sendo cercado pelos cadetes na Aman enquanto gritavam “Líder”… é verdade cara, as FA não são corrompidas ideologicamente, isso coisa da nossa cabeça.

Jura que os outros governos, incluindo os de esquerda usavam as FA pra prestígio? É mesmo? Nossa eu devo ter vivido em outra linha do tempo…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Gabriel
1 mês atrás

Fala aí Gabriel, beleza? Me diz aí..você fala em…”quando ministro da defesa ERA despreparado”.
Cite aí para nós…o que os dois ministros da defesa do governo atual fizeram pelas forças armadas? O que fizeram melhor que o ministro do governo Temer?? Explica aí…pq você deve saber de algo, já que, até hoje, só conseguiram fazer lobby pra aumentar o salário dos oficiais enquanto todo o restante da sociedade brasileira entendia a importância da reforma da previdência. Então esclareça aí para nós…liste, por gentileza, algum avanço, alguma aquisição relevante.

Last edited 1 mês atrás by Felipe Morais
Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
1 mês atrás

Imperador?? Quem dera. O Brasil realmente precisa de uma grande figura nessa hora negra. Mas infelizmente não consigo nem de longe ver uma figura que se aproxime de um Simon Bolivar brasileiro.

Nascimento
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

Tivemos nosso Simon em 1822, mas preferiram os milicos positivistas de 1889 e desde então é golpe atrás de golpe.

Caio
Caio
Reply to  Nascimento
1 mês atrás

Em 67 anos a grande monarquia não produziu um líder que prestasse. O primeiro imperador simplesmente trocou a independência daqui pelas dividas de Portugal, para onde ele foi rapidinho, era mais interessante ser rei na Europa do que imperador nós trópicos. O segundo imperador alheio as causas nacionais, com mesma preferência pelo exterior do que pelo próprio país, fato que propaganda da Globo nenhuma apaga. Quando as coisas estavam feias de seca no nordeste, a críticas a escravidão ( uma das mais longas no continente) inaugurou a era do projeto de nação, que logo nunca saiu do discurso e a… Read more »

pedro
pedro
Reply to  Caio
1 mês atrás

A seca no Nordeste nao existia na epoca do imperio, onde iniciaram com mais intensidade no inicio do seculo XX. Sobre a escravidao, quem era contrario eram os donos de fazendas e estancias, que por sinal eram grandes financiadores de deputados e senadores do partido Liberal, republicano por natureza! Sobre D. Pedro I, ele saiu do país pois caso ficasse sabia que nao duraria muito, já que muitos latifundiarios e militares queriam o ver morto. Mesmo que seja uma fuga, ele conseguiu emplacar seu filho que, como governante, foi de longe o melhor que essa nação aqui algum dia teve.… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  pedro
1 mês atrás

Como é a conversa aí kkkkk? A seca sempre afetou a região nordeste, tem carta de 1500 e pouco relatando o evento climático.

Teropode
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

Poste o Link sobre o assunto , eu tenho informacoes que o semiarido wuadruplicou de tamanho apos 1850 , apos terem retirado 90%da Ma.aT da regiao ,. Postr ai wue eu posto dawui .

Last edited 1 mês atrás by Teropode
Teropode
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Teclad pesdimo

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

Graças a Deus é presidencialismo! 
Imagine se fosse essa porcaria aí vitaliciamente??? Pior… Hereditário e deixando o poder para a prole! Gosto nem de pensar nisso!

Enquanto esperarem um Sassá Mutema para nos tirar do buraco, vamos morrer e não vamos sair do lugar nunca.

O que precisa é de um projeto nacional mediante um debate republicano. Aí sim, tal como a Constituição, não interessa qual estrupício sente na cadeira pelo momento. Ele terá de respeitar o projeto nacional.
É assim em toda nação ocidental decente.

pedro
pedro
Reply to  GFC_RJ
1 mês atrás

Explica ai como debater se, vc contrariar a suprema corte a mesma lhe manda prender?????????
Detalhe que suprema corte em qualquer país do mundo tem poder para abrir processos ou prender alguem, apenas aqui na Bananalandia!

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  pedro
1 mês atrás

Sério mesmo que o problema da falta debate nacional é o STF???
Tem certeza, que não há qualquer problema em gastamos tempo e recursos preciosos debatendo factóides e conspiracionismos de zap zap???
Ou será porque não há interesse de NINGUÉM na classe política de que o debate do projeto nacional REPUBLICANO ocorra, tal como nunca foi de interesse destes que a população realmente se alfabetizasse?

Ok… Cada um CRÊ no que quiser… Tem gente que crê até que o Flamengo é o campeão de 87…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  pedro
1 mês atrás

Mais difícil ainda quando o outro lado é um senhor mimado, que não aceita ser contrariado, e que não quer diálogo com ngm. Aí realmente não tem debate

Slow
Slow
Reply to  pedro
1 mês atrás

Quem contrariou e foi preso? Pedir fechamento do stf e chamar o povo pra invadir ou até mesmo
Soltar fogos em direção ao stf não é contrariar ..

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  GFC_RJ
1 mês atrás

Isso, isso, isso. Caramba cara, pq o brasileiro não consegue enxergar isso? Não precisamos de herói nenhum. O último herói, salvador da Patria, que nos livraria do establishment, do “sistema”, do toma lá da cá, que faria tudo diferente do que até então era feito, está sentado na cadeira da presidência, com o único legado de ser incompetente, mimado e traidor de seus eleitores. Enfim, o que se desenha é que demoraremos muito tempo para entendermos coisas importantes…que precisamos de ter objetivos de país, que precisamos de metas intergovernos, que precisamos de instituições sólidas etc etc. Pelo que se desenha,… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás
Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

E daí? As pessoas não mudam de opinião? Opinião é algo dinâmico, passível de mudança por inúmeros motivos.
Só os arrogantes e ignorantes não aceitam que suas próprias opiniões ou de outros possam mudar.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Felipe Morais
1 mês atrás

depois de um teti a teti com Barroso no congresso….mudaram a comissão e tudo degringolou….

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

e ai cara? Sério que você queria que os caras votassem sem ouvir o presidente do TSE?
abre essa cabeça cidadão.
O errado por não conversar com ninguém é o presidente.
Aliás, conversar ele conversa com quem convém a ele.
Mas democracia não é isso. Democracia é feita de Instituições.
E elas devem conversar. Não ficar parecendo uma criança mimada, dando xilique pra agradar os 20 e poucos % que o seguem cegamente.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Felipe Morais
1 mês atrás

Democracia ´´e formada por leis, que formam instituições reguladas por lei….quando desobedece a lei, quebra a instituição e quebra a democracia…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

tá falando do que?
Seja objetivo.
O assunto aqui é a proposta de voto auditável por meio da impressão.
Onde houve lei desobedecida?
Você está dizendo que a lei foi violada pela conversa de parlamentares com o presidente do TSE?

Kornet
Kornet
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

A esqu3d4lha daqui não gosta de ser cobtrsriada.
Quem foi esse site.
Agora entendo a debandada ,a cada dia o nível dos cimentários so cai.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Joao Moita Jr
1 mês atrás

.

Thiago
Thiago
1 mês atrás

Com todo respeito, isso aí tá mais para teatro do que para um treinamento.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Thiago
1 mês atrás

Com todo respeito, tua opinião é baseada em experiência profissional ou em gibis e videogame?

João Vitor
João Vitor
Reply to  Gabriel
1 mês atrás

Só sabe falar isso de “gibi” pra desqualificar o outro meu amigo? Que foi? Tá bravo com alguma coisa? Tenha respeito seu desqualificado, alguém te desrespeitou aqui?

Teropode
Reply to  Thiago
1 mês atrás

Teve treino real sim , mas depois teve a secao divirta o imperrador ,kkkkkkk, imperrador , tive um lampejo kkkkkkkk sou jenio , ” temos um imperrador kkkkkkkkkkkkkkk

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
1 mês atrás

Marinha de Terra e suas sucatas Maria Fumaça…

Pablo
Pablo
Reply to  Yuri Dogkove
1 mês atrás

É só o Brasil que usa essas “sucatas”?

João Vitor
João Vitor
Reply to  Pablo
1 mês atrás

O Brasil não ser o único com equipamento obsoleto por acaso atenua a situação? Provavelmente estamos melhor que a Bolívia…mas e daí? Tá suficiente pra vc? Espero que entenda onde quero chegar.

Pablo
Pablo
Reply to  João Vitor
1 mês atrás

A questão que paises que sao potências usam algumas dessas “sucatas” e nao vejo o mesmo mimimi.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Os “outros” que usam sucatas, não tem o PIB do Brasil! As riquezas do Brasil! Entende ou quer que eu desenhe?

Pablo
Pablo
Reply to  Yuri Dogkove
1 mês atrás

O pib americano ou britânico, por exemplo, que utilizam algumas dessas “sucatas” e menor que o pib do brasil ?

Last edited 1 mês atrás by Pablo
Slow
Slow
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Os Americanos tem caças de última geração, submarino nuclear, Misseis intercontinental .. enfim quer mesmo comparar ? Eles não tem tanques de 1960 como o principal..

Pablo
Pablo
Reply to  Slow
1 mês atrás

Nao tem tanques dos anos 60, mas tem aviões.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Pablo
1 mês atrás

Querido, vc diz isso como se americanos e britânicos tivessem apenas “sucatas” em seus inventários… Quer que eu enumere aqui todos os navios, submarinos, caças, helicópteros, tanques, obuseiros, sem contar as “sucatas”, que esses países possuem, e tudo de primeiríssima linha? Daria umas 300 páginas… Então! Senta lá, Cláudia!

Pablo
Pablo
Reply to  Yuri Dogkove
1 mês atrás

Nao disse que os americanos tem so sucata, tu que falou que aqui so tem sucata.
Eu disse que tem equipamentos aqui que potências tambem usam. Tenho certeza que outros membros da Otan tambem usam.

Bardini
Bardini
1 mês atrás

Mesma porcaria de sempre… Treinamento de como montar e desmontar um circo.

Bardini

 2 anos atrás
Mais um ano, mais um exercício enrolation em Formosa… E segue o baile.

Last edited 1 mês atrás by Bardini
Bardini
Bardini
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Aliás: ao invés de rasgar dinheiro repetindo todo ano essa PALHAÇADA INÚTIL que virou isso aí, poderiam aproveitar esses recursos, para fazer uma grande simulação de combate, colocando por exemplo EB e FAB como “país verde” vs CFN/ MB como “país Azul”. Seria infinitamente mais útil para o Brasil avaliar como nossa força “agressora” de caráter expedicionário na forma do CFN, opera contra uma fração defensora composta por unidades do EB. Faz isso em 2022 em uma praia, em 2023 monta o cenário um rio/localidade, dando enfase em operação ribeirinha, 2024 volta pra Formosa e simula o que vem depois… Read more »

Alexandre Galante
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Bardini, na minha época de Marinha fazíamos exercícios assim de grande envergadura, mas era tempo de Guerra Fria ( no meu caso 1987/88). Fizemos um uma vez um em que a Esquadra foi dividida em duas grandes Forças-Tarefas, uma Azul e outra Vermelha. A Vermelha tinha o objetivo de se aproximar do Brasil desde o meio do Atlântico, para atacar o terminal de minério de Ubu no ES. Meu navio (F40) estava na FT Vermelha, nucleada no NAeL Minas Gerais que simulava ter um grupo aéreo de 12 Sea Harrier (a MB ainda tinha o sonho de comprar). A Azul… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Galante
João Adaime
João Adaime
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Galante
Se o objetivo era atacar o terminal, no último parágrafo não seria FT Vermelha?

Alexandre Galante
Reply to  João Adaime
1 mês atrás

Exatamente, corrigi rs. Abs

Rafael
Rafael
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Dividir a MB em duas grandes esquadras exigiu mais criatividade e capacidade de delírio dos presentes neste “exercício” do que conhecimento de táticas militares.

BK117
BK117
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Concordo contigo. Não sei se estou falando abobrinha, mas os treinamentos, talvez com exceção da Op. Amazônia, parecem todos iguais. Os fuzileiros sempre desembarcam na Marambaia, sempre treinam em formosa, sempre fazem a mesma coisa do mesmo roteiro. Isso se aplica às três forças. Não sou militar, mas não creio que isso prepare a força para operar em outros locais, cenários, relevos, climas e contextos, bom como não estimula a engenhosidade e adaptabilidade do militar. Ir pra um lugar seguir regras e atirar no nada não faz muito sentido e os treinos em geral parecem um “checklist”: atirou de obuseiro?… Read more »

pedro
pedro
Reply to  BK117
1 mês atrás

Seu relato lembra a sintese do filme ” Destemido Senhor da Guerra” onde a tropa do cara todo ano era emboscada no mesmo lugar, do mesmo modo e pelos mesmos soldados ano apos ano em um grande treinamento em conjunto.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Não tem dinheiro para isso não Bardini.

Exercícios que envolvam escalões desse tipo são só construtivos. Botam vários oficiais superiores numa sala para simular uma campanha através de software dedicado.

Simulação viva só adestra frações. No máximo subunidade.

Aliás, vale a pena ler sobre esses exercícios construtivos. Dão uma boa dica de como lutaríamos em uma guerra.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Nada como um especialista em leitura de gibi e videogame para explicar aos Fuzileiros Navais como montar uma Operação Militar.

C M
C M
Reply to  Gabriel
1 mês atrás

Pô, Gabriel, eu acho que um especialista em leitura de gibi e videogame monta uma casinha melhor que aquela, hein?

BK117
BK117
1 mês atrás

Uma coisa que eu não vi nessa apresentação (caso os colegas tenham visto, me digam por favor) foi o novo uniforme dos FN. Como está a implantação do mesmo?

p.s.: E essa trilha sonora com direito a Call of Duty: Modern Warfare 2 e Batman? O que vocês acharam?

Mauro Cambuquira
Reply to  BK117
1 mês atrás

Sem comentários…

chapim rabilongo
1 mês atrás

que vergonha…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 mês atrás

Malandro foi o cachorro que não quis pagar mico entrar na casinha de boneca, que fase.

Flanker
Flanker
1 mês atrás

Espero, ainda com um pouquinho de esperança que essas ações do vídeo foram apenas para demonstrar aos convidados. Espero que no restante do Operação as acoes sejam maos efetivas e menos teatrais…..sei lá, mas da uma sensação de desânimo ver um video desses……barbaridade….

Burgos
Burgos
1 mês atrás

“…É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…” São os soldados – que reverenciam a bandeira, que servem sob a bandeira e cujos ataúdes são cobertos por… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Burgos
1 mês atrás

Belo poema!!! É bem isso! Mas, dependendo do país, e dos militares, eles podem agir de forma diametralmente oposta e não deixar que nada disso descrito no poema, ocorra. Acho que ninguém aqui tem nada contra os militares, pois é um local que discute e congrega quem gosta do tema de Defesa e afins. Mas, militares não estão livres de cometer erros, e até mesmo crimes, como qualquer outra pessoa. Defender os militares apenas por serem militares, é errado. Errado também é vermos uma demonstração como essa do video e achar bacana ou que tem que ser assim mesmo. Não… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Por aí… 👍

Burgos
Burgos
Reply to  Flanker
1 mês atrás

👇👇👇👇👇

A4470179-0379-457A-9F95-B99146048C38.jpeg
Flanker
Flanker
Reply to  Burgos
1 mês atrás

Tá bem…..mas, o que isso tem a ver com o que estamos discutindo no tópico?

Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
1 mês atrás
Marcos Alexandre Queiroz
Marcos Alexandre Queiroz
1 mês atrás

As forças armadas brasileiras precisam se afastar da política urgentemente. Esta fazendo tão mal que reflete até na operacionalidade. Bolsocaro um péssimo militar, péssimo político e péssimo cidadão Esta conseguindo levar as forças pra lama. Tipo república da banana

Alex Rocha
Alex Rocha
1 mês atrás

Senhores se não estão satisfeitos com os exercícios e com o Brasil gentileza, pega descendo e vai pro Afeganistão, quem sabe lá vão encontrar o que tanto querem.

Se o presidente participa esta errado, se não participa é vacilão então, cada um segue seu rumo e pega descendo

Renato Carvalho
Reply to  Alex Rocha
1 mês atrás

As vezes acho que o Brasil precisa de um bom inimigo externo, talvez um Irã e seus aiatolás malucos, ou um Paquistão nuclear, por quê o que temos por aqui ( Argentina, Paraguai, Venezuela, etc…) não compensam a gastança em equipamento militar, então nos resta sentar e assistir nossas FAs e seu estado de penuria.

Alex Rocha
Alex Rocha
Reply to  Renato Carvalho
1 mês atrás

Concordo Renato.

Infelizmente meu sentimento é o mesmo que o seu.

Gostaria também que nossas forças fossem bem melhor.

Flanker
Flanker
Reply to  Alex Rocha
1 mês atrás

Não é nada disso. Por que aqueles que não estão contentes com essa situação devem deixar o Brasil? Não ppdemos querer que as cpisas mudem? O Brasil é de todos e não daqueles que querem que as coisas permaneçam como estão!! O que o Brasil NÃO precisa é de pessoas com pensamento como o teu!!

Alex Rocha
Alex Rocha
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Flanker você não entendeu meu comentário. Meu comentário foi no sentido politico. Há muitas pessoas que vêm no blog só para levar para o lado politico, estraga a discussão militar e não trás nada de objetivo e bom para o aprendizado dos demais. Não estou dizendo que as coisas continuem como estão, minha vontade é a mesma que a de muitos brasileiros e já falei disso em outros posts. O Brasil têm uma capacidade imensa e se ainda não é potência é porque não se deu o devido valor. Só que é osso muitos ficarem destilando o veneno sem trazer… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Alex Rocha
1 mês atrás

Entendi!👍

Slow
Slow
Reply to  Alex Rocha
1 mês atrás

Uma milícia de extrema direita , la é deus acima de tudo , não existe STF , não existe direitos humanos , não existe congresso , la é arma na mão toda hora , só não tem voto impresso pq a milícia que escolhe o presidente ..

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
1 mês atrás

“Casinha de Boneca!”

Paulo Costa
Paulo Costa
30 dias atrás

Esta apresentação da MB,aos convidados e reporteres e militares e ao Sr Presidente,
não tem uma dinamica do treino real,a narração e apresentação dos eventos,
ilustra este fato,o exercicio deverá se iniciar depois deste evento.
O campo de Formosa GO,implementado a anos,e ja com um certo tamanho,
possue um setor de manutenção da base,pintura,eletrica,hibraulica,etc,com certeza
foram usadas sucatas de madeirit para os alvos,reparem que na area de tiro tem mais dois alvos brancos.No youtube tem treino da FAB com bombas de queda livre,com alvos brancos,pequenos,usando Xavantes.Alvos menores dificultam o treino exigindo mais das equipes.

Últimas Notícias

Grupo de Artilharia Antiaérea realiza exercício de tiro real

Praia Grande (SP) – O 2º Grupo de Artilharia Antiaérea participou, no período de 13 a 17 de setembro,...
- Advertisement -
- Advertisement -