Comparação de 2020, o 1º ano com Orçamento feito pelo atual governo, com 2018, último ano de Temer

O governo Bolsonaro aumentou gastos do Ministério da Defesa com militares e, ao mesmo tempo, reduziu os investimentos na área. Em 2018 (último ano do governo de Michel Temer), a pasta gastou R$ 9,8 bilhões em investimentos. Já em 2020, 1º ano com Orçamento feito pelo governo de Jair Bolsonaro, aplicou-se R$ 8,7 bilhões na rubrica. O Orçamento de 2019 foi aprovado no governo Temer e executado por Bolsonaro.

Já os gastos do Ministério da Defesa com pessoal subiram 13%. Passaram de R$ 81,8 bilhões (2018) para R$ 92,5 bilhões (2020). Os dados são do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira). Foram levantados pela Associação Contas Abertas e estão atualizados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

INVESTIMENTO AUTORIZADO EM PATAMAR MAIS BAIXO

No Orçamento de 2021 estão autorizados R$ 7 bilhões de gastos da Defesa em investimentos. É o menor valor pelo menos desde 2010, conforme o levantamento da Contas Abertas. Também se observa dos gastos autorizados na comparação com os anos anteriores:

Investimentos – são 6% das verbas do Ministério da Defesa em 2021, patamar mais baixo desde 2010; gastos com pessoal – são 78% desse total em 2021, o maior percentual desde 2010.

Gastos com pessoal – são 78% desse total em 2021, o maior percentual desde 2010.

Leia a matéria completa no site Poder 360, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

490 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
IBIZ
IBIZ
3 anos atrás

Agora tá explicado pq tanta lealdade e devoção a esse desgoverno! Já podemos chamar nossos militares de mercenários!

PACRF
PACRF
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Concordo! O profissionalismo está cedendo espaço ao corporativismo nas Forças Armadas, instituição de Estado que não pode ser afetada por esse tipo de política de governo. Governos passam e a instituição permanece. O Paulo Guedes foi condecorado pelas FAs, justamente pelo fato de ter praticamente zerado o impacto da reforma da Previdência nas mesmas, enquanto os civis… Por fim, nunca é demais lembrar que o governo federal está tentando aplicar a mesma política de cooptação corporativista nas PMs, minando a autoridade dos governadores. Pergunta: com qual objetivo?

Nonato
Nonato
Reply to  PACRF
3 anos atrás

Falou besteira.
Tem muito militar insatisfeito com a reforma da previdência.
O tempo de contribuição passou de 30 para 35 anos…
Parte dessa compensação foi para recrutas.
Ganhavam um salário mínimo e até sargento ninguém descontava nada.
Aí deram um pequeno “aumento” para os recrutas não ganharem menos de um salário mínimo..
Aí colocam isso como aumento de gastos com pessoal…

jota ká
jota ká
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Uma boa parte deste aumento foi para as altas patentes (da ativa, reserva/reforma e pensionistas, inclusive as pensões vitalícias das filhotas).
A remuneração total de General ****, por exemplo, passou de 20k para mais de 30k. Na ativa há algumas centenas de oficiais generais. Mas, computando-se as reservas/reformas e pensões, a União tem que pagar muitos milhares de vencimentos de oficiais generais (há uns 25 anos eram 6mil, hoje acho que passa de 10mil).
Talvez uma parte do incremento se deva à melhoria dos vencimentos dos recrutas, como exposto acima. Mas a sargentada …, se ferrou!

Nonato
Nonato
Reply to  jota ká
3 anos atrás

E os reformados e pensionistas não devem ter reajustes?
Quando você fala em general 20 k, você quer dizer uns 15 k líquido…
Generais ganham pouco em outros países?

Hugo
Hugo
Reply to  Nonato
3 anos atrás

O problema não é o salário, é a quantidade.

Wagner
Wagner
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Seguindo sua logica, o salario minimo medio na europa é de 1.000,00 euros… porque nao o é no Brasil?

Pergunta: porque um general tem que ter seu salario baseado no que generais de paises de primeiro mundo recebem enquanto o trabalhador que o banca tem que te quer seus ganhos baseados em salario minimo de terceiro mundo?

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Wagner
3 anos atrás

Onde ele comparou com salários europeus?
No que ele escreve está comparando com generais de outros países em geral. Isso inclui, AL, África, Ásia…

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Na visão torta esquerdista, quem tem que ganhar bem é professorzinho que prega o comunismo e faz lavagem cerebral nos jovens e os induz ao caminho errado.

Slow
Slow
Reply to  Cristiano GR
3 anos atrás

Professor deveria ganhar muito mais mesmo ou você vai me falar q um general que não faz nada tem q ganhar 100k por mês ?

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  jota ká
3 anos atrás

Isso aí já vem de muitos anos e os petistas tiveram mais de 1 década para mudar e o que fizeram?

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Qual besteira cára-pálida? Tem até 70% de aumento até 2024. Ou quer que ponha aqui a tabela de soldo com os aumentos previstos pra TODAS as graduações e patentes?

João
João
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Já até vejo, o dia em que o bicho pegar de verdade, haverá uma debandada a lá exército afegão do EB ?. Triste esse tipo de matéria. A verdade é cruel. Quantos generais e almirantes o Brasil dispõe mesmo?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  João
3 anos atrás

Se não estiver enganado, o exército brasileiro tem 300 generais, fora o exclusivo e “nova” patente de Marechal,entre os generais elevados a tal posto, estão Augusto Heleno, os ex-comandantes do Exército Edson Leal Pujol e Eduardo Villas Bôas, além de Sérgio Etchegoyen, que ocupou também o GSI, mas na gestão de Michel Temer. Enzo Peri e Francisco Roberto de Albuquerque, ex-chefes máximos da maior organização militar brasileira durante os governos Lula e Dilma Rousseff, são outros que engrossam a lista de marechais. Como comparação,os estados unidos e seu Us Army tem tem 315 Oficiais  Generais, representam 0,06% do Exército.  Há 1 general para cada… Read more »

Avai2021
Avai2021
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

Forças armadas brasileiras tem muito mérito e excelência mas não exime de realizar uma ruptura no modelo atual e migrar para uma força moderna, equipada, forte e profissional. Modelo atual não condiz com forças preparadas para defesa do país no o cenário moderno.

RENAN
RENAN
Reply to  Adriano Madureira
3 anos atrás

No Brasil se existisse um general a cada divisão de exército já estava ótimo pois estamos em tempo de paz não temos a necessidade de tanto cabide de emprego

RENAN
RENAN
Reply to  João
3 anos atrás

A última vez que vi 258 Ao custo de 5 bilhões de reais ano.

Jodreski
Jodreski
Reply to  João
3 anos atrás

Caramba João… uma pena mas vc está certíssimo… as vezes me questiono qual sentido de gastar tantos bilhões em defesa sendo que nosso dinheiro não se concretiza em forças bem equipadas e bem adestradas, o que temos é uma lista enorme de funcionários e equipamentos obsoletos à guerra moderna. . Esse pensamento ingênuo de que nossa região geopolítica não tem conflito e por isso não precisamos ser bem armados é conversa para boi dormir. Não são os nossos vizinhos de fronteira nossa maior ameaça e sim os países que encabeçam o mundo, esse sim qdo querem criam um pretexto e… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Jodreski
3 anos atrás

Eu me pergunto isso sempre que vou votar em senador, deputados estaduais, federais, vereadores , governadores e prefeitos! Qual o sentido em termos 513 deputados federais, 51 Senadores, mais de 80.000 vereadores, 100.000 aspones, 21 Ministros do TST, etc?

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  João
3 anos atrás

Tá e aí? Vai ser bom p o país uma debandada para a iniciativa privada uma enorme quantidade de pessoas com ótima educação e conhecimentos?
Vai ser bom para o país uma diminuição das tropas?

RENAN
RENAN
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Matéria assim deveria circular nas grandes mídias em todos os intervalos comercial, assim não veríamos tanto apoio a este sindicato.

Jodreski
Jodreski
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Discordo, acho que eles viram o quanto a imagem deles foi manchada pela Ditadura Militar, fora que não há como pensar em aplicar um golpe no Brasil e achar que o mundo não intervirá. . Ainda somos uma das 15 maiores economias do mundo, somos um aliado de segundo escalão (posso chamar assim?) dos EUA e temos excelentes relações como os principais países europeus, acho que (posso estar errado) uma nova ditadura aqui não seria aceita por eles, até pq temos uma democracia sólida e algo que ameace isso certamente teria resposta interna e externa e os militares sabem disso.… Read more »

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Jodreski
3 anos atrás

O mundo intervirá??? Do mesmo jeito que interviu na Venezuela? Quem vai fazer isso, a ONU? É sério que você acha mesmo que alguém se intrometeria dessa maneira aqui e no cenário atual do mundo??? Única coisa que a ONU faria era reunir o conselho de segurança pra dizer que acompanha com preocupação a situação no país e que espera que haja eleições democráticas e os países membros esperariam para ver de que lado seria a ditadura para dizer se reconhecem o governo ou não, sobretudo a China e a Rússia que costuma vetar qualquer tipo de intervenção. E digo… Read more »

Machado
Machado
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Pra esse governo só existem três categorias no Brasil. Militares, Empresários e Religiosos. O resto que se fueda…

Nonato
Nonato
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Falou o seguidor de Maduro…

ALISON
ALISON
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Impressionante como a gente identifica um m.i.n.i.o.n em poucas palavras…

Nonato
Nonato
Reply to  ALISON
3 anos atrás

Falou o eleitor de Renan Calheiros…
Por isso o Brasil não vai para a frente.
Raposas velhas querendo voltar ao poder…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nonato
3 anos atrás

O gado mugindo!!!!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Marcelo
3 anos atrás

Você vai ver o mugido no dia 7 de Setembro!!!!!!

Jorge
Jorge
Reply to  Marcelo Andrade
3 anos atrás

O mugido de sempre com os evanJEGUES de sempre mais unidos e a parte de sempre da PM. Mais do mesmo…

Leonardo
Leonardo
Reply to  Marcelo Andrade
3 anos atrás

Vai sim… só vai ter mugido mesmo. Mas se ele quiser dar um golpe, eu apoio, se isso antecipar a ida dele e da família pra CADEIA. Eu sou de direita, antes que você me xingue de esquerdista.

Slow
Slow
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Disse o eleitor do Jair Rachonaro .. 30 anos deputado 2 projetos , ensinou todos os filhos fazer rachadinha … virou presidente e ainda continua sem projetos nenhum , só sabe andar de moto e atacar democracia.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Eu acho Nonato que isto aqui está cheio de petistas que perderam a mamata!!

Bruno
Bruno
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Não é novidade, o presidente se reelegeu todos esses anos defendendo aumento do gasto com pessoal, para ele é dinheiro no bolso e ferro velho na pista. Com certeza perderá as eleições. Está sendo um dos piores presidentes em termos de governança.

Nonato
Nonato
Reply to  Bruno
3 anos atrás

Ah, coitado.
A turma de Msduro querendo voltar.
E tem gque se acha sabido…

Machado
Machado
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Cara o militarismo hoje em dia nada mais é do que cabide de emprego.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Tu é maluco, só pode!

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Não, na sua cabeça nossos militares devem ter lealdade e devoção à quadrilha do zé dirceu que saqueou a maior empresa do país e colocou o valor dela lá embaixo, quase a falindo. Na sua torta visão, eles devem ter devoção e lealdade a políticos que enriqueceram do dia p noite, com filho tratador de elefante que virou dono de jatinho igual ao magnatas e que compraram 2 das maiores fazendas do Brasil. Ainda nessa visão errada, eles devem ter devoção e lealdade a uma quadrilha que construiu portos, rodovias, metrôs, usinas e portos em outros países com NOSSO dinheiro… Read more »

Bernard
Bernard
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Agora , apesar da alta dos salários , eles podem dizer que não podem trabalhar por falta de recursos !! Sem grana não se compra armas ,nem combustíveis , nem munições , donde se fica nos quarteis , “coçando o saco” !!!

Marcos
Marcos
3 anos atrás

Parece que os militares do Brasil gostam mais de picanha, uísque, Cerveja, cargos com autos salários no executivo, privilégios previdenciários e leite condensado do que equipamentos militares modernos.

Slow
Slow
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Percebeu isso agora ou não queria acreditar antes ? ???

Marcos
Marcos
Reply to  Slow
3 anos atrás

Só não sabia do leite condensado.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Nem da goma de mascar…

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Equipamento militar moderno e para quem enfrenta um inimigo externo. Os nossos militares gostaram de ter capacidade só para o inimigo externo. Assim, se um exercito estrangeiro aparecer, eles se vendem e enfrentam o povo que for contra.

jota ká
jota ká
Reply to  Marcos
3 anos atrás

Cerveja, tem que ser Rainequem, não venha com iscol, pelamordedeus! 🙂

Gabriel BR
Gabriel BR
3 anos atrás

Não vi nada de extraordinário nisso.
Estamos na maior crise pandêmica da história do mundo e é obvio que o investimento ia recuar. Gasto com pessoal ? Não tem como fugir não ! a administração pública é muito diferente de uma empresa e uma reforma leva décadas para surtir efeito.

IBIZ
IBIZ
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

tem muitas categorias no setor público, principalmente no municipal, que trabalham e produzem 100 vezes mais e não ganham nem 1% do que um militar de carreira ganha. Isso num país que não tem conflitos ou ameaça de guerra a seculos.

Tomcat4,2
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

E a culpe por eles receberem menos ou por optarem por seus cargos é dos militares ???
Se houver guerra ou conflito eles a turma da lacração vão pegar em armas e ir pro front ???
Produção de militar é treino treino e mais treino pra quando o bicho pegar , dar conta do recado e ao menos temos visto nossas forças treinando não ???

Camargoer
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Caro Tomcat. A escolha da profissão ou carreira profissional é algo pessoal. A questão é saber quais são as carreiras de servidores públicos que trazem mais impacto para a sociedade e quais são as carreiras o setores nos quais o retorno é baixo. Eu gosto muito de colocar a questão das PM, que são cerca de 650 mil policiais. Apenas em SP, são R$ 15 bilhões de reais em salários e previdência, consumindo cerca de 95% do orçamento, mas nos últimos anos houve um crescimento da criminalidade e da violência urbana. Por outro lado, os gastos do SUS nos três… Read more »

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Mestre Camargoer, seu texto parece infundir que, apesar de gastar 95% do orçamento com PM a criminalidade “explodiu” em SP, dando a entender que a PM é inútil. Mas se esquece que o judiciário (onde também tem os maiores salários do funcionalismo) são os maiores responsáveis por este aumento, liberando bandidos nas ruas pelos mais variados motivos (mas todos esdrúxulos). A PM em SP lida com a bandidagem das ruas e a irresponsabilidade do judiciário.
Investir em saúde e educação é fundamental sim, mas não são investimentos excludentes

BR Paraná
BR Paraná
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Hum tá bom…..
Agora é o judiciário que criam as leis no Brasil…..
O famoso saidão conforme a Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84) é cupa dos judiciário?
Tem um cara aí que reclama juntos com seus filhos que o judiciário solta bandido, este cara passou 28 anos no legislativo e nunca apresentou um projeto para acabar com está palhaçada. E vai reclamar do judiciário…

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  BR Paraná
3 anos atrás

Mestre BR Paraná, foi o judiciário quem soltou um dos líderes de uma grande facção criminosa se SP; É o judiciário quem manda traficante pra casa usando tornozeleira eletrônica achando que a pessoa irá ficar sentadinha no sofá cumprindo a determinação judicial; É o judiciário quem libera o vagabundo/vagabunda pra casa pra cuidar dos filhos menores de 16 anos (por que estes indivíduos não pensaram nós filhos antes de cometer o crime ?); É o judiciário quem acabou com a prisão em segunda instância (opa, “apenas” mudou o entendimento da lei, né?!) liberando um dos maiores bandidos deste país; Isto… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Prisão em 2 instância só mudaram pra prender o Lula e tirar ele das eleições, todo mundo sabe disso não precisa ser apoiador de ngm pra saber ..

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Mas Roberto, porque o Juiz fez isto, por que está na lei, lei que foi votada na Câmara e no Senado e sancionada por algum presidente!
Vamos culpar quem tem que ser culpado.

Wagner
Wagner
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Deve-se avaliar um parlamentar com base em que, entao?

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Roberto mas quem faz as leis?
É o Legislativo, se estamos nesta bagunça a culpa primordial é dos Deputados/Senadores!
As leis são frouxas porque eles fazem pensando em tirar o deles da reta ou ajudar algum grupo especifico, não em organizar o País.

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Compara os índices com o resto do país. O estado de São Paulo é um dos mais estáveis nesse sentido.

Nonato
Nonato
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Nessa hora aparecem especialistas com solução para tudo.
Há muito dinheiro sobrando né.
A turma do Msduro quer voltar…

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Ue não é vc que diz que fabricar algo é fácil?

Nonato
Nonato
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Renan Calheiros posa de entendido.
Nem respiradores nem vacina conseguiram comprar…

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Nonato
3 anos atrás

Diz isso para o Bob Jeff também.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Nonato
3 anos atrás

vc pode desenvolver mais, ficar acusando de votar em desafeto do mito demostra fraqueza de argumentos!
Sabe coisinha boba?

Caio
Caio
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Com esse custo superior muito superior a compra de armas, o treino está formando todos os soldados em Rambo não é.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Exatamente ! Queriam ganhar um salário maior?! As forças armadas não são feitas para a satisfação financeira, sabiam disso quando adentraram no serviço militar em 1900 e lá vai fumaça…

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Se houver guerra os militares vão pegar em que armas amigo? Vamos para guerra com armas da década de 70 e 80 enfrentar um exército do século 21?

silvom
silvom
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

vamos torcer para esse dia chegar então, melhor pagar algumas viúvas e poupar grana com desertores na cadeia

RENAN
RENAN
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Acredito mais que iram fugir igual o exército afegão, com a desculpa já na ponta da língua, não tem como combater o inimigo com lagosta, caviar e vinho.
Nossas armas e nossa doutrina está ultrapassada então para evitar um derramamento de sangue inútil nós rendemos.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Tomcat4,2
3 anos atrás

Os culpados de tudo eram Lula e a tv Globo, a vítima era o salvador da pátria, aí está o resultado.
Os defensores do milagreiro que justifiquem isto, ainda diziam ´´grande senhor, não vai haver contigenciamento para a defesa.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Mentira

Camargoer
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Caro Gabriel. E qual seria a verdade? Fiquei curioso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

A verdade é que estão ganhando relativamente bem para a realidade do País e ainda mantêm um esquema de aposentadoria nababesco que deverá ser revisto pelo próximo Presidente.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Concordo com o escrito…..menos com as últimas 7 palavras do seu post. Te conhecendo, vc quer dizer que o ex-presidiário será presidente. Mas, o que ele fez nos 8 anos de governo dele? Deu aumentos de vencimentos e aumento de afetivo? Tenta de novo……essa foi um tiro no pé…..

RENAN
RENAN
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Com todo o respeito da mesma maneira que ele ganhou os militares com aumento de rendimentos, ele aumentou o investimento colocando em curso os maiores e significativos programas de modernização das forças. Alguns que vem a cabeça:
Gripen
Riachuelo
Álvaro Alberto
H225m
Guarani
Etc

Caio
Caio
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Renan se você se refere a Bolsonaro como o empreendedor destes feitos, logra em erro, pois todos estes meios foram concebidos na gestão PT, sendo apenas as Tamandares, finalizada a concorrência na gestão atual.

RENAN
RENAN
Reply to  Caio
3 anos atrás

A culpa é do interlocutor da mensagem não ser compreendida.
Mas se você ler o comentário acima do meu vera que me refiro ao Lula mesmo.
Ele aumentou o salário dos militares e promoveu a modernização

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Só para citar um exemplo: quem comprou o Gripen foi a Dilma, deixa de ser mentiroso. Não tem vergonha? pode até ter sido entregue no governo Bozzo, mas a Dilma comprou e foi para o Brasil, não foi para o governo dela. Quem assumir depois, assumiu os ônus e os bônus dessa aquisição. Além de covardes, vocês são mentirosos.

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elã
3 anos atrás

Eita! A interpretação de texto tá precária….o RENAN falou que quem promoveu esses programas todos foi o babalorixá de Garanhuns, não o Bozzo…..

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Mestre Flanker, não fui eu mesmo….kkkkkkkk me ponha fora desta…..kkkkkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Hehehehehe

ALISON
ALISON
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

“Mestre Flanker”??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Acho que agora ele aprendeu.
Se eu fosse militar, ficaria preocupado.
Ademais, poderemos ter o caso em que um ‘ex-presidiário’ que colocará o ex-Juiz corrupto na cadeia.
E tem uma penca de promotores, delegados e etc. que vai junto.
Será incrível.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Triste e que o mesmo ex-juiz e delegados, foram e são perseguidos pelo atual presidente. Porquê será?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Porque esse era um esquema de conquista do poder.
Só que, depois, cada um queria uma parte do butim.
A repartição não deu certo.

Slow
Slow
Reply to  Flanker
3 anos atrás

KKKKKKKKKKKK tem certeza que você quer fazer essa comparação ? vamos falar oque ele fez nos ultimos 8 anos de governo vale pro geral ..

e você me diz oque oque foi feito desde 2017 pra cá fecho ?

Flanker
Flanker
Reply to  Slow
3 anos atrás

Inteligente, eu estou me referindo aos aumentos salariais e de efetivos, promovidos pelo nove dedos e pelo Bozzo.

Slow
Slow
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Agora mudou né ..

ALISON
ALISON
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Impressionante como esse individuo praticamente so posta pra bater em duas ou tres pessoas… Monte de gente postando parecido e ele se mantem calado a espreita de sua vitima… ai ainda acha que isso não ofende…

Brincadeira…

Flanker
Flanker
Reply to  ALISON
3 anos atrás

Onde? Quem são essas “vítimas”?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Você acredita que um funcionário municipal produz 100 vezes mais que um militar e ganha 1% do salário de um militar médio? Já ouviu falar de Índice de governança municipal? Faça-me o favor!

Carlos
Carlos
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Se você estiver falando dos cargos comissionados e não dos concursados…

Lembrando que os de livre nomeação, que não precisam sequer ler (entender o que lê), são exclusivamente responsabilidade dos políticos eleitos… O único trabalho deles é em época de eleição.

Há concursados que têm regime CLT (mesmo do privado) e inclusive com avaliações anuais.

Pode pesquisar Gabriel. Exste o Portal Transparência.

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos
3 anos atrás

Mas realmente se considerar parte do judiciário. Aí concordo que os vencimentos vão acima do razoável.

Nascimento
Reply to  Carlos
3 anos atrás

”Há concursados que têm regime CLT”

Isso foi ironicamente criação do Guedes, a própria categoria dos servidores foi contra ser regime CLT, rs. Logo que os militares sejam sujeitos as mesmas coisas que os servidores civis foram sujeitos, assim haverá justiça.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Nascimento
3 anos atrás

Mestre Nascimento, está errado; há muitos anos a maioria dos concursados entram como CLT e depois de alguns anos passam a ter os benefícios de públicos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Prezado Roberto

Após a Constituição de 1988 não existe a possibilidade de provimento de cargo público sem concurso.
Ficou proibida também a incorporação de salários por cargos de chefia e comissão.
Eu mesmo tenho cargo de chefia, já há 15 anos e não vou incorporar (o que acho correto).
Além disso, trabalho com diversas pessoas contratadas, que são terceirizadas por uma empresa que ganhou uma licitação.
Não há a mínima possibilidade deles serem efetivados em cargos públicos.

Mercenário
Mercenário
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Kings,

Eu sempre tive a certeza que você era “funça”.

Parabenizo pela transparência e por entender como correta a proibição de incorporação de subsídio por cargos de chefia e comissão.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

Em tempo.
A não ser que vc queira se referir a benefícios salariais.
Mas, nesse caso, a relação é do empregado CLT com a empresa contratante.
O Órgão Público apenas paga o montante total estipulado no contrato.
É uma terceirização pura e simples.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Mestre Antoniokings, a informação que tenho é outra.
Meu cunhado prestou concurso numa prefeitura do interior de MG, após 10 anos ele passará a ser funcionário público, com todas as garantias legais. Ele quem me passou a informação, mas já ouvi algo parecido em outros locais também.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Roberto Bozzo
3 anos atrás

A título de curiosidade, o STF considerou inconstitucional lei estadual do RJ que promoveu funcionários públicos de cargos de segundo grau para cargos nível superior.
Ou seja, é proibida a promoção dentro da própria carreira de servidor concursado que importe em mudança de grau de escolaridade (específico do cargo) sem o provimento por concurso público.

SDS

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Carlos
3 anos atrás

O que estou contestando é essa suposta discrepância de produtividade que estão alegando contra os militares…isso não é justo! O salário e os benefícios que pagamos aos nossos militares não são tão altos assim como vocês pensam…depauperar as forças armadas não fará nosso país ficar mais rico.

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Mano? Grande parte dos gastos são com pessoal e previdencia… É necessário uma reforma para que sobre mais dinheiro pra investimento. N passe pano

Camargoer
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Olá Ibiz. O IPEA mantém uma plataforma de pesquisa chamada “Atlas do funcionalismo público”. Lá é possível obter dados como número de servidores nos diferentes níveis e setores do governo, valores dos salários etc. Por exemplo, é interessante notar que para cada dois servidores federais civis, existe um servidor militar. Que o salário médio dos servidores federais do executivo é de cerca de R$ 8,5 mil reais, mas praticamente todos têm nível superior e muitos com pósgraduação. Que o salário médio do judiciário é maior que o dos outros poderes. Que o número dos servidores civis no executivo tem sido… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Em 16 anos dava pra mudar muita coisa, né?!

João
João
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Ahhh não! No Brasil é demais. Somos um caso atípico no universo kkk

PACRF
PACRF
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Muito provavelmente a pandemia, que foi ignorada pelo Governo Federal até “não poder mais”, será a desculpa a ser apresentada aos eleitores pelo fracasso da política econômica.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Os militares participaram com sacrifício quando teve a destruição da previdência social? Mesmo eles sendo o maior ralo de todos?
Os militares estão na reforma administrativa? Mesmo hoje eles ocupando cargos em profusão nos ministérios e acumulando fortunas inconstitucionais?
Ahhh, pensei que sim, mas seu comentário é só uma passada de pano marota mesmo né?!

Last edited 3 anos atrás by Rafaelsrs
rui mendes
rui mendes
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

É Obvio que o investimento ia recuar???
Em muitos países aumentou, precisamente nesta fase, portanto nada obvio.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Não são necessárias décadas. Se houver vontade um plano de reforma de carreira a curto prazo pode resolver utilizando-se de diversos ferramentas para acelerar o processo. Um plano de aposentadoria voluntaria incentivando os que estão próximos dela a se retirarem antecipadamente, uma reforma da previdência para torna-la menos vantajosa e similar a civil ou do mercado privado, a relocação de pessoal para fora de grandes centros urbanos e portanto menos atrativo para aqueles que estão interessados apenas no salário, avaliações periódicas de desempenho com a exoneração daqueles que não atingirem o mínimo aceitável em mais de três avaliações, corte de… Read more »

André Garcia
André Garcia
Reply to  Gabriel BR
3 anos atrás

Só faltou dizer que, no caso dos militares, a tal reforma implicou em aumento de gastos.

Bardini
Bardini
3 anos atrás

Lembrem-se sempre que: segundo nossos gloriosos sindicalistas de farda, o grande problema da defesa no Brasil, é a falta de recursos. Sempre foi e sempre vai ser falta de recurso. E é falta de recurso pq, seguindo o argumento, “defesa não dá voto” e político não se interessa por isso. E aliás, todo político é um problema. Os culpados são sempre “ELES”, no Brasil. Sendo assim, as forças vem dizendo por alguns anos que necessitam aumentar a conscientização da população sobre o tema defesa na sociedade, com o intuito de então chupinzar um aumento de recursos (aumento baseado em dinheiro… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bardini
Camargoer
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Olá Bardini. Apesar das divergências em outros temas, eu concordo com seu comentário. Também tenho repetido que o problema dos gastos das forças armadas brasileiras é estrutural. De um lado, há um excesso de contingente, principalmente no EB. Dizer que isso é consequência de uma estratégia de “presença” mostra que o problema é estrutural. Você comentou corretamente sobre os custos relacionados a um enorme número de OM espalhadas, nas quais eu incluo os TG. Em outro momento eu comentei que o Estado se faz presente pelas ações em saúde e educação. Uma coisa são ações pontuais como durante as eleições… Read more »

Tomcat4,2
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Mesmo não concordando com tudo tenho que concordar com o principal de sua análise, infelizmente pois a má administração é medonha em nossas forças armadas, tem mudado em partes mas…..

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Irretocável.
Algumas vezes suas
extensas críticas as FA e programas me deixam desconfortável e incomodado, mas dessa vez
e nesse contexto concordo 100% .
Abs

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Bardini… pela primeira eu concordo com tudo o que vc escreveu. Exatamente isso. Uma analise sensata da situacao.

E agora mesmo vao vir aqui os passadores de pano com a velha conversa fiada: esquerdista, comunista, petista, e o Lula… e bla… bla… bla.

Bueno
Bueno
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Concordo com a maior parte.
Não podemos deixar de considera a realidade que vivemos no pais e no mundo.
Não faço ideia do quanto que gastou  em 2020 e 21 na operação Covid, onde as  forças
armadas estão sendo empregadas diuturnamente, esta grana que não deve ter sido
menor que 1 Bi ,sai de alguma pasta, e infelizmente sabemos que a Defesa é o
primeiro a sofres os contingenciamentos.  
 

 Em relação a impressa, na maioria das reportagem são tendenciosos em desqualificar as FA perante a opinião pública, e isto faz com que os políticos afastem das pautas de defesa.  

https://www.poder360.com.br/poderdata/pela-1a-vez-mais-da-metade-dos-brasileiros-rejeita-militares-no-governo-e-na-politica/

Nilson
Nilson
Reply to  Bueno
3 anos atrás

As Forças Armadas tinham uma boa avaliação perante a opinião pública. Mas no momento em que resolveram se imiscuir em política e administração pública civil, assumiram o risco de mostrar serem mais do mesmo, deixar de ser reserva moral para virar vidraça, sujeita aos ataques normais na vida política, isso inevitavelmente vai piorar a avaliação perante o público em geral.

Claudio Moraes
Claudio Moraes
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Olá Bardini, concordo com você. Detalhou tudo o que eu penso sobre também.

Douglas
Douglas
Reply to  Bardini
3 anos atrás

sensacional!!!!!

RENAN
RENAN
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Apenas uma verdade inegável, após qualquer tipo de analise

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Engraçado que cobram maior interesse e participação da sociedade civil, más quando a sociedade civil critica esses desequilíbrios dos gastos e organização, acham ruim.

Zorann
Zorann
Reply to  Bardini
3 anos atrás

Perfeito!!! Irretocável comentário.

Eu ia até comentar, mas li o seu e desisti. Comentário está completo

Pablo
Pablo
3 anos atrás

Na imagem mostra os anos com maior investimento nas forças armadas (2010, 2014 e 2018), coincidentemente sao os anos eleitorais.

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Koprowski
Koprowski
Reply to  Pablo
3 anos atrás

São anos em que não havia pandemia COVID-19, além de que o Brasil estava melhor financeiramente.

Pablo
Pablo
Reply to  Koprowski
3 anos atrás

2014 estava melhor???
Esse ano estavam escondendo a crise pra reeleição dela.

Slow
Slow
Reply to  Pablo
3 anos atrás

https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2015/01/29/desemprego-em-2014-foi-de-48-menor-nivel-desde-2002-segundo-ibge.amp.htm

Se ter 4,8% de desempregados é crise , hoje então vivemos oque ? O fim do mundo ?

Se o governo conseguisse esconder a crise não teria governo ruim .. você pode tentar esconder , basta você ir em um supermercado ou no posto se gasolina .

Pablo
Pablo
Reply to  Slow
3 anos atrás

Da uma olhada na lava jato!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Qual era o Juiz daquela operação? Sérgio Morto
Onde ele está agora? Curtindo a vida nos EUA.
O que foi feito de suas ‘decisões’? Estão todas sendo anuladas por erros judiciais.
O que está sendo feito dos processos que ele estava julgando? Estão todos sendo arquivados na inicial por falta de provas.
E, finalmente, qual será o futuro do ‘condenado’ por ele?
Aguardemos 2022.
.

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Decisoes anuladas por um senhor que foi indicado pelo PT e estava em um comício em 2010 pelo mesmo partido.
Quanta imparcialidade ne haha

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Anulação que não foi questionado ou derrubado pela maioria do plenário do supremo, logo tinha base legal para anulação. O que me entristece e que o atual governo, desmantelou a operação, expulsou o ex-juiz do governo e não cumpriu a promessa de aumentar o combate a corrupção e ao crime organizado. Parecem mais do mesmo.

Slow
Slow
Reply to  Pablo
3 anos atrás

” Um senhor indicado pelo PT ” isso não muda nada chegando no cargo ele só sai por impeachment ..

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/07/aha-uhu-o-fachin-e-nosso-disse-deltan-apos-encontro-com-o-ministro-do-stf.shtml

Em conversa com seus colegas do Ministério Público Federal, o procurador Deltan Dallagnol saiu exultante de um encontro com o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, em 13 de julho de 2015,

“Caros, conversei 45 m com o Fachin. Aha uhu o Fachin é nosso”, vibrou. 

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Estão sendo anulados por falta de provas? Nulidade por incompetência territorial agora é falta de provas?
Absurdo é a população aceitar que se mantenha um sistema jurídico em que toda uma instrução processual é simplesmente descartada, em razão de uma incompetência territorial em que se teve anos e anos para analisar.

O problema é que, enquanto essa sujeirada é feita, os inteligentes estão discutindo e brigando por causa de voto impresso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Prezado.

Leia as últimas notícias sobre as anulações dos processos.
Agora, o que causa espécie é o Juiz, agora ex, sair incólume de tantos crimes que cometeu.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Nulidade por incompetência e suspeição. Juiz que usufrui de benefícios por condenar um réu deve ter suas sentenças anuladas sim, isso deve ser válido em qualquer situação. Aliás, vc já percebeu que acusam o ex presidente de “roubo” mas nunca apontam a substância desse roubo, seu montante ou circunstâncias? Sinto por lhe informar meu caro, Lava Jato foi feitiçaria pra mudar governo, deu no que deu, um macaco nos governando.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Quais foram os benefícios que o juiz recebeu??? Você tá confundindo as coisas. E a acusação contra o ex presidente não era de roubo. A acusação era de corrupção e crimes correlatos. E o objeto do crime era o recebimento de vantagens indevidas para o favorecimento de empresas. E o objeto material era um triplex e uma reforma de um sítio. Mas enfim, não vou estender essa discussão. Pq você falar que o Moro recebeu vantagens é o poste mijando no cachorro mesmo. Todo juiz se relaciona, de algum modo, com o MP, assim como com a defesa. Aí interceptaram… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Benefício que ele recebeu? Sei lá…tipo um ministério? O “roubo” que me refiro que acusam não é o literal, me refiro a embolsar dinheiro ilegalmente, fato que novamente digo, ninguém sabe dizer o valor, de onde veio e porque…pois é inventado, caso não fosse saberiam responder essas indagações. Vc sabe? Não. Então fica aí de boa.

ALISON
ALISON
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Quanta besteira… pior que ele acredita…

ALISON
ALISON
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Se vc fosse alguem importante eu ate avisaria o perfil do Lula no Twitter para te processar…

https://www.tribunadaimprensadigital.com.br/noticia/stf-autoriza-lula-a-processar-quem-chamar-ele-de-ladrao-vale-a-partir-de-hoje

Mercenário
Mercenário
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Felipe,

Você corretamente pontua algo que talvez passe despercebido por pessoas alheias ao mundo jurídico: todo Juiz, especialmente o que atua em matéria penal, se relaciona, de algum modo, com o Ministério Público.

Se todo relacionamento de amizade entre o Julgador e o Promotor/Procurador for tido como suspeição ou significar afronta ao modelo de Juiz imparcial do sistema acusatório, um número gigantesco de processos criminais deverá ser anulado no país.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

E esperto pois foi rápido em desmantelar a estrutura de combate a corrupção e aparelhar os orgãos de segurança e judiciário ao mesmo tempo em que coloca no governo quem foi tirado pelo combate a corrupção. Porquê será?

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Cara nulidade processual por territoriedade ou outros detalhes acontece em qualquer lugar do mundo. Não e exclusividade ou falha do nosso sistema judicial não. Pense nós EUA onde acontece coisas ate mais absurdas.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Felipe Morais
3 anos atrás

Repito, a lei é feita pela Câmara/Senado, se alguém tem culpa no cartório, somos nós que colocamos os caras lá e eles criam as leis pensando ou neles mesmos ou em ajudar um grupo especifico. E não que juiz não erre ou seja algo especial, não são pessoas comuns pagas para fazer um trabalho, mas eles não fazem leis, eles aplicam leis! Se soltam um traficante, é porque ta na lei! Se dão indulto, é por que ta na lei! E quem aprovou a lei? As Camarás(Federal/Estatual/Municipal)/Senado. Quem sancionou estas leis? Presidente/Governador/Prefeito. É como culpar o fiscal por multar desmatamento!… Read more »

Koprowski
Koprowski
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Se é para falar besteira…nem gaste as suas digitais no teclado…o pior cego é aquele que não quer ver. Sugiro morar em Cuba, na Venezuela ou na Coréia do Norte. São três excelentes opções para esquerdistas. Odeio extremistas, sejam de esquerda ou bolsonaristas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Koprowski
3 anos atrás

Cuba?
Venezuela?
Coreia do Norte?
Que nada!
Meu sonho é comprar numa mansão igual ao do ’04’.
Mais conhecido como ‘Renanzinho, o pegador do condomínio’.
Não viu as fotos do empreendimento publicadas ontem?
Pelas minhas contas, é a quarta mansão da família.
Duas na Barra da Tijuca e duas em Brasília.
Família próspera.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Esta falando demais amigo! Foram casas compradas com dinheiro ganho de forma honesta e com a colaboração de amigos sem nenhum interesse por trás. Teve ate a ajuda de funcionários deles.
E a filha dele vai entrar no colégio militar sem passar por prova como todo mundo por ela ser perfeita, melhor que todos sem dúvidas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Verdade!
Acho que estou sendo rigoroso demais.
kkkkkk

SDS

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

Isso! Perfeita, apesar de ser resultado de uma “fraquejada” do papai dela…

ALISON
ALISON
Reply to  Koprowski
3 anos atrás

Vc ja e extremista afirmando que odeia os contrarios… kkkkkkkkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

E os bilhões de reais repatriados por resultado da lava-jato??? Vieram de onde??? Do r@bo do Moro ou das contas de dezenas de corruptos??? O Brasil é um lixo de país por conta das decisões que libertaram Lula e a quadrilha dele toda!! Se eu fosse o Moro faria o mesmo e nunca maos poria os pés nesse país miserável! Miserável de decência, de honestidade, de vergonha na cara. Saímos de um ladrão, passamos para uma completa estúpida, fomos para outro ladrão e hoje estamos com um lunático……isso nos dá algumas pistas sobre os motivos de sermos esse arremedo de… Read more »

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Flanker
3 anos atrás

A maior parte desses bilhões eram de políticos do centrão que estão no galinheiro novamente. E agora o cão de guarda ou esta preso ou esta em outro lugar.

Flanker
Flanker
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
3 anos atrás

E esses políticos do centrão estavam no governo por que? Pelo mesmo motivo de estarem agora. E não foi só do centrão, não. PT, PSDB, e outros tb. Não tentem tirar o foco ou defender o indefensável.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Não é por nada não, longe de mim querer me juntar aos passadores de pano por aqui… mas fica muito fácil dizer que não existem provas quando um tribunal superior manda anular as provas. Aliás, esse é o mesmo argumento da defesa do Flávio Bolsonaro. O STJ anulou todas as provas que o MP tinha conseguido e agora o MP não conseguirá fazer uma acusação bem sustentada. O que você acha que acontecerá? Você acha que o Flávio Bolsonaro é inocente também? Porque se não, já sei que você tem político de estimação. Aliás, tão aí os motivos pelos quais… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Jadson Cabral
3 anos atrás

Jadson Cabral. Pelo que foi veiculado, na fase de apresentações pela acusação foi dito pelos procurados que não havia provas, apenas convicções. Depois, consideraram o ex Presidente ‘proprietário oculto’ de um imóvel que logo depois foi dado em garantia pela construtora para obter um empréstimo. Ou seja, estava claro que o imóvel era de propriedade da construtora. Isto tudo foi uma maracutaia judicial em alto nível (ou baixo a depender dos aspectos morais e amadorismo dos argumentos). Não se pode condenar em processo penal sem provas contundentes, visto que são processos que podem resultar em perda de liberdade. Está mais… Read more »

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Essas condenações estão sendo anuladas uma a uma, a última foi a esdruxula do sitio, que bastou um juiz sério ler e simplesmente rejeitar por não existir prova nenhuma…
Mudem o disco!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafaelsrs
3 anos atrás

Pois é.
O sujeito publica um post sem antes dar uma simples ‘pesquisada’ no Google.
Não sei se é inépcia ou desonestidade intelectual.

ALISON
ALISON
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Pode apostar que e desonestidade sim

Pablo
Pablo
Reply to  Rafaelsrs
3 anos atrás

Foram anuladas por um indicado pelo partido do pt.
Quanta imparcialidade

Pablo
Pablo
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Inclusive em 2010 estava em um comício do PT. Anos depois anula condenações contra um membro do mesmo partido com a justificativa de imparcialidade.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
3 anos atrás

E o sujeito que ‘condenou’ depois assumiu um cargo de Ministro do adversário que ganhou a eleição.
Que coisa estranha!

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Sim…concordo….mas, uma coisa não invalida a outra.

Slow
Slow
Reply to  Pablo
3 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=vY5MaRhNsGY&ab_channel=R%C3%A1dioBandNewsFM

Um dos maiores criticos do PT fez um desafio para os procuradores e o juiz Sergio moro a apresentar uma unica prova na condenação do lula .. e outra coisa e só você ver quantos processos o lula perdeu fora de Curitiba , eu ja te adianto não perdeu nenhum ..

” Esquerdista , Comunista , A nossa bandeira jamais será vermelha , ”

pode falar oque quiser mas é a realidade o processo estava nas mãos do carinha ai do video …

Ser realista não te torna um ” Esquerdista ou Comunista ” como vc preferir ..

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Blá-blá-blá vai chorar na cama que é lugar quente!
Dois ministros que não foram indicados pelo PT também votaram a favor da anulação e um deles é crítico ferrenho do partido.

Pablo
Pablo
Reply to  Rafaelsrs
3 anos atrás

Quem ta chorando e tu com essas desculpas de falta de provas.
Essa foi a segunda coisa, a primeira foi aquela história de segunda instância. Mudaram de um lado e de outro até soltarem o cara ai vem uns puxa saco que nem tu e acredita nisso. Acredita na fada do dente também??
Quem anulou as condenações foi o mesmo que estava no comício do pt em 2010.
Se eu disser o nome é capaz de me prenderem por falar mal dos anjos, mas tenho certeza que tu sabe bem quem é!!

Last edited 3 anos atrás by Pablo
João Vitor
João Vitor
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Ministro Edson Fachin, o mesmo que no julgamento do Habeas Corpus preventivo em 2018 deu o voto de Minerva que “liberou” a prisão de Lula. Ministro Fachin é lavajatista ferrenho, chancelou na corte todos os desmandos de Moro. Só cancelou as condenações para tentar proteger Moro da suspeição, não deu certo, Lewandowski e Mendes estavam espertos e deram uma aula de regimento interno a Fachin.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Exatamente!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Esqueça essa militância doentia.
2022 está chegando aí e veremos quem o povo escolherá.
Simples assim.
Direto.
Sem maracutaias judiciais.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Sim…veremos quem será eleito. Se o Brasil tiver um mínimo de decência ainda em seu povo, nem o atual e nem o ex serão eleitos!!

RENAN
RENAN
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Você poderia me indicar uma terceira via para eu pesquisar sobre o tal? Sabe não vejo nenhum outro candidato com corpo político para exercer o cargo. Pois vamos dizer eu Renan, ficha limpa, sem rabo preso, sem corrupção, sem nada que me desabone ganhe para presidente. Qual seria minha articulação política para aprovar leis? Aprovar orçamento? Vamos lembrar um pouco do passado recente quando tivermos uma ruptura de poderes. Dilma rompeu com os deputados, por motivos diverso. Eles não aprovaram a lei de diretrizes orçamentária paralisando o governo. Foi por alguns dias mas foi o necessário para ruir todo o… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  RENAN
3 anos atrás

A terceira via talvez ainda apareça. O que não podemos é reduzir as opções entre o roto e o esfarrapado.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  RENAN
3 anos atrás

Renan isto tem mais relação com os congressistas em que votamos do que o Presidente/Governador/Prefeito.

RENAN
RENAN
Reply to  Marcelo Baptista
3 anos atrás

Por este motivo que te falei que não adianta o presidente sozinho temos que votar em alguém com corpo político pois sem base sem aprovação dos projetos

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Quem e tu pra falar em militancia doentia??? Vai te olhar no espelho hipócrita!

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Eu não tenho que chorar não meu caro.
Continue puxando o saco do bolso de cocô, talvez o 04 te chame pra jogar vídeo game na mais nova mansão laranja da Familícia no lago Sul.

Flanker
Flanker
Reply to  Rafaelsrs
3 anos atrás

Quem defende o ex-presidiário é igual a quem defende o atual…….São iguais e não percebem….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafaelsrs
3 anos atrás

Família próspera!
Depois do ramo de chocolates, acho que entrarão para o imobiliário.

ALISON
ALISON
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Se enterra… isso que vc tem pode ser contagioso…

João Vitor
João Vitor
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Lula foi preso graças ao voto decisório de Fachin, esse indicado pelo PT. Por favor não escreva besteira, aqui não é o Twitter.

Flanker
Flanker
Reply to  João Vitor
3 anos atrás

Tu acredita na inocência do ex-presidiário…..e ainda quer cobrar coerência de quem quer que seja???

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

A ‘prova’ apresentada foi que passou no pedágio três vezes.
Depois, alegaram que tinham ‘convicções’.
Condenar em processo penal com convicções?
Eu passo toda hora no pedágio da Rio-Petrópolis e não sou dono do Quitandinha.
Já está mais do que provado que isso foi uma armação para eleger o néscio.
Tanto é que o ‘Juiz’ depois foi nomeado Ministro.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Eu não tenho que acreditar em nada, eu tenho é que provar quando acuso alguém…é simples.

Flanker
Flanker
Reply to  Rafaelsrs
3 anos atrás

E os bilhões repatriados? Tudo que foi descoberto na Petrobras? E só ele não sabia de nada?? É, no mínimo, atestado de incompetência completa.. …..

RENAN
RENAN
Reply to  Flanker
3 anos atrás

O atual presidente sei várias entrevistas que ele não tem como saber de tudo que acontece nos ministérios.
Disse também que as vezes assina sem ler alguns despacho.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
3 anos atrás

Leia sobre o assunto.
A maioria das pessoas envolvidas nesse caso foi nomeada bem antes.
Algumas são da época do Governo Sarney e FHC.
Ou seja, corrupção sistêmica comum no Brasil que está elevada ao ‘estado da arte’, pela tentativa atual de se aparelhar o Estado em benefício de grupos nada confiáveis.

Flanker
Flanker
Reply to  Rafaelsrs
3 anos atrás

Acho que vcs tem uma imagem do ex-presidiário em casa, para a qual acendem uma vela e rezam todos os dias……só pode ser. Isso é uma seita. Igual aos bolsonaristas. Vcs se odeiam tanto pq são iguais!!! Dois lados da mesma moeda sem valor algum!!

Flanker
Flanker
Reply to  ALISON
3 anos atrás

Ele não foi preso???

Pablo
Pablo
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Ta galando serio???

Pablo
Pablo
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Falando

Pablo
Pablo
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Ha ta, agora nao pode criticar pq sao todos santos

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Lava-jato, fala daquela operação de combate a corrupção politica que foi desmantelada no atual governo que foi eleito com a promessa de ampliar o combate a corrupção e ao crime organizado e ate agora nada fez nesse sentido?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Slow
3 anos atrás

Slow, nisso ele tem razão. As pedaladas contábeis eram fato. Os preços administrados foram artificialmente segurados de forma manter o índice de inflação mais baixo, dentro da meta, mas a custo absurdo para as estatais. A corrupção ajudou? Claro. Mas a Petrobras se f…eu muito mais com a política de preços. O setor elétrico se f…eu ao quadrado. E, claro, o GF (e a maioria dos estaduais também) soltando a grana para acelerar obras, para aumentos irreais de salários de servidores e aumento descontrolado dos beneficiários de programas sociais. A “quebra” do país em 2015 já estava contratada em 2014… Read more »

Koprowski
Koprowski
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Concordo.

Koprowski
Koprowski
Reply to  Koprowski
3 anos atrás

Deve ter muito PTista negativando. KKK

ALISON
ALISON
Reply to  Koprowski
3 anos atrás

Não. e so reflexo que mostra como vcs so falam asneiras…

Camargoer
Reply to  Pablo
3 anos atrás

Caro Pablo. O país tem eleições a cada dois anos. Acho muito difícil considerar que gastos em defesa irão render votos.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Professor, militar não vota mas os familiares e “amigos ” sim, então gastos com defesa podem sim render bastantes votos.

Camargoer
Reply to  Thiago A.
3 anos atrás

Caro Thiago. São 350 mil militares. Considerando que cada militar tenha 2 ou 3 familiares, seria cerca de 1 milhão a 1,5 milhão de pessoas. Considerando que apenas 1/3 possa votar, seria cerca de 1 milhão de votos. Isso não ganha eleição para presidente. Gastos eleitoreiros seriam mais eficazes em outras áreas, como saúde e infraestrutura urbana.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Camargo, esse cálculo está bem subestimado, pois está só considerando como base o pessoal da ativa.
Tem de se considerar também os reservistas, pensionistas, e os policiais e bombeiros militares.
Vai por mim, sou do Rio e acompanho o estrupício e sua prole desde dos anos 90… o curral (com e sem trocadilho) dele é bem maior que 1MM.

Pablo
Pablo
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Qual dos estrupicios? Sao vários kkk

Camargoer
Reply to  GFC_RJ
3 anos atrás

Olá GFC. De fato, foquei apenas nos militares das forças armadas. Se for pensar nos reservistas, eles estariam engajados em outras atividades econômicas e sociais (alguns se tornaram professores, outros pilotos da aviação civil, outros criaram empresas em diversos setores, etc). Então os interesses dos militares da reserva estariam focados em outros tipos de gastos públicos. Por isso imagino que não faz sentido incluí-los na conta. Sobre as polícias, são cerca de 650 mil militares que dependem dos gastos do governos estaduais em equipamento e salários, algo que também depende pouco dos gastos do MInDef. Sobre os bombeiros, são cerca… Read more »

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Thiago A.
3 anos atrás

Desde 1988 milico vota, só quem está de serviço no dia da eleição não vota.

Fernando XO
Fernando XO
Reply to  Funcionário do EB
3 anos atrás

Todos votam, o serviço é rendido mais tarde para permitir isso aos que entrarão na escala do dia.

Nascimento
Reply to  Thiago A.
3 anos atrás

Nunca existiu política real de prestação de serviço, muito disso por culpa do próprio servidor público brasileiro. Seja na educação, saúde e segurança, a única coisa que as categorias de servidores querem no Brasil é AUMENTO SALARIAL, exercer a função constitucional é a ÚLTIMA de suas demandas. Sobrou 10 bilhões pra área da educação, vamos aumentar salário ou gastar com infraestrutura pras crianças? Salários, evidentemente. Esse papo de contratar ministros e secretários ”técnicos da área” é na verdade, uma exigência das categorias de servidores com intuito de colocar ali, como líder da pasta um sindicalista que defenda os interesses da… Read more »

Pablo
Pablo
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Sim, e verdade, mas eleições do “chefe” das forcas armadas é a cada 4 anos.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
3 anos atrás

Quem aumenta o gasto com o pessoal não é governo, e sim, os militares. Todo mundo sabe disso! Bolsonaro está certo em cortar verba para defesa, até pq estamos vivendo uma recessão econômica.

Militares nunca se preocuparam com a soberania nacional, apenas com a ‘soberania” do dia 1°.

Slow
Slow
Reply to  Pedro Fullback
3 anos atrás

O problema é que ele cortou gastos com defesa e aumentou com salários, ou seja ele não está preocupado com a defesa do Brasil e sim com o apoio das FA .. não é atoa que tem general recebendo 100 mil por mês .

Last edited 3 anos atrás by Slow
Bosco
Bosco
3 anos atrás

Agora vamos ver os comunas que adoram e defendem um estado gigantesco, perdulário, incompetente e corrupto reclamar das Forças Armadas Brasileiras. O único segmento do Estado que para esse pessoal tem que ser enxugado, sem marajás e funcionar como um relógio suíço.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Sou autônomo. Não mamo nas tetas do Estado. E você? Mama em qual teta? Vamos ver se seu “órgão” tá só drenando verba pública pra sustentar “servidor concursado” ou se tá fazendo algo de útil para a população.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Pela defesa cega e o suposto conhecimento em armas, Bosco é milico, está na folha de pagamento da defesa, certeza!

Matamos a charada kkkkk

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo do Estado
3 anos atrás

Até eu dei um joinha dada à criatividade.

Rosi
Rosi
Reply to  Bosco
3 anos atrás

Alguem tem os graficos dos pagamentos para as ONGS , para a classe artistica (tipo aqueles tocando o dedo nos outros), e para os poderosos grupo de TV e jornal?
Neste mesmo periodo

Last edited 3 anos atrás by Rosi
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Inimigo do Estado
3 anos atrás

Deve prestar algum serviço para as F.A,. como autônomo.
Nas horas vagas fica lendo manual de instrução de armas baixados da internet.
Professor de manual.
kkkkkkk

P.S. Só espero que não preste serviço ao laboratório do Exército que fabrica cloroquina.
kkkkk

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Boa huahuahaua

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Inimigo do Estado
3 anos atrás

kkkkk

O camarada pede para vacilar e ….. vacila!

SDS