Nova publicação revela intervenção brasileira para minar Allende e reforçar Pinochet

O embaixador do Chile no Brasil, Raúl Rettig, enviou um telegrama alarmante em março de 1971 a seu Ministério das Relações Exteriores intitulado “Exército Brasileiro possivelmente conduzindo estudos sobre guerrilhas sendo introduzidas no Chile”. Várias fontes informaram a embaixada que o regime militar brasileiro estava avaliando como instigar uma insurreição para derrubar o governo Allende.

Os militares estabeleceram uma “sala de guerra” com mapas e modelos da cordilheira dos Andes ao longo da fronteira com o Chile para planejar operações de infiltração, afirmou a mensagem, classificada como “estritamente confidencial”. De acordo com o relatório de Rettig, “o Exército Brasileiro aparentemente enviou ao Chile uma série de agentes secretos que teriam entrado no país como turistas, com a intenção de obter mais informações sobre possíveis regiões onde um movimento guerrilheiro poderia operar”. Nenhuma data foi ainda definida, disse um informante, para iniciar este “movimento armado”.

O revelador telegrama de Rettig é um entre centenas de documentos obtidos nos arquivos do Brasil, Chile e EUA pelo repórter investigativo Roberto Simon para seu novo livro, Brasil contra a Democracia: a Ditadura, o Golpe no Chile e a Guerra Fria na América do Sul. Publicado no Brasil em fevereiro de 2021, o livro expõe o papel clandestino que o regime militar brasileiro desempenhou no golpe de 11 de setembro de 1973 que levou o general Augusto Pinochet ao poder, bem como a contribuição brasileira ao aparato de repressão do Chile durante sua ditadura de 17 anos.

“O livro mostra como a ditadura militar brasileira trabalhou ativamente para minar a democracia do Chile durante os anos Allende e, depois de 1973, para ajudar a junta chilena a consolidar seu poder”, Simon observou em uma entrevista ao Arquivo de Segurança Nacional. “O Brasil forneceu apoio direto para, e um modelo para, a ditadura de Pinochet.”

Além do plano do Brasil de fomentar uma insurreição anti-Allende no Chile, o livro contém inúmeras outras revelações históricas, entre elas:

  • Poucos dias após a histórica eleição de Salvador Allende em 4 de setembro de 1970, o embaixador dos EUA no Chile, Edward Korry, se encontrou com o embaixador do Brasil em Santiago, Antonio Cândido da Câmara Canto, e compartilhou detalhes dos esforços iniciais dos EUA para bloquear a posse de Allende. Por ordem da Casa Branca, disse Korry, a embaixada estava passando informações hostis sobre Allende aos comandantes militares chilenos e ameaçando cortar a ajuda econômica e os créditos se ele assumisse a presidência do Chile. O relatório do embaixador Câmara Canto sobre o encontro foi considerado tão importante no Brasil que o chanceler Mario Gibson Barboza o resumiu em um relatório ao presidente do regime militar, general Emílio Garrastazu Médici.
  • Os militares brasileiros estabeleceram comunicações de fundo com oficiais militares chilenos que se opunham a Allende e até arranjaram secretamente para que alguns deles viessem ao Brasil para discutir a conspiração de um golpe.
  • Agentes brasileiros estabeleceram laços com a organização pró-terrorista Patria y Libertad, no Chile. Depois de uma tentativa fracassada de golpe em junho de 1973, o Brasil forneceu proteção e asilo para membros seniores do Patria y Libertad.
  • O Brasil obteve inteligência sobre os primeiros planos de golpe, identificando oficiais militares que se preparavam para derrubar Allende. Em uma reunião realizada na base aérea de El Bosque em 2 de agosto de 1973, oficiais chilenos avaliaram os elementos do golpe de 1964 no Brasil para ver o que poderia ser útil para seus planos de assumir o poder.
  • Nos dias que se seguiram ao golpe militar de 11 de setembro de 1973, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil ajudou os esforços diplomáticos da nova junta chilena para apresentar o golpe da forma mais positiva. O livro fornece novos detalhes sobre o esforço do Brasil para ser o primeiro país a reconhecer oficialmente o novo regime militar do Chile. Autoridades brasileiras também ajudaram a redigir alguns dos discursos iniciais dos representantes de Pinochet nas Nações Unidas para justificar o golpe sangrento na Assembleia Geral da ONU. O Brasil também despejou considerável ajuda econômica e créditos financeiros no Chile após o golpe, totalizando mais de US$ 1,2 bilhão em dólares de hoje.
  • O Brasil enviou uma equipe de agentes de inteligência a Santiago para participar dos interrogatórios de prisioneiros no Estádio Nacional, que se tornou um centro de detenção, tortura e execução em massa após o golpe. Segundo o livro, a missão secreta foi chefiada pelo coronel Sebastião Ramos de Castro, do serviço de inteligência brasileiro, o Serviço Nacional de Informações (SNI).
  • O Brasil treinou dezenas de funcionários e agentes da temida polícia secreta chilena, DINA, entre eles agentes que participaram de missões internacionais de assassinato, incluindo o carro-bomba do ex-embaixador Orlando Letelier e seu colega, Ronni Karpen Moffitt, em Washington DC. Altos oficiais militares também passaram um tempo considerável no Brasil, entre eles Humberto Gordon, que foi alocado em Brasília como “adido militar” em 1974 e ascendeu à chefia da agência de polícia secreta de Pinochet, a Central Nacional de Informaciones (CNI).
  • Com base nos registros de inteligência dos EUA desclassificados em 2019, o livro apresenta uma descrição mais detalhada do papel do Brasil na colaboração das forças policiais secretas no Cone Sul, conhecida como Operação Condor. O Brasil, de acordo com um documento da CIA, tentou “controlar” as missões da Condor, resistindo aos esforços do Chile, Uruguai e Argentina para se envolver em operações de assassinato dirigidas fora do Cone Sul, e preferindo se envolver em uma série de operações bilaterais de rendição para sequestrar e fazer desaparecer oponentes de esquerda na região. De acordo com uma análise de inteligência do Departamento de Estado de 1977, o Brasil – junto com seus aliados menores, Paraguai e Bolívia – estava “(atuando) como um amortecedor para a Condor”, e as autoridades brasileiras pararam de comparecer às reuniões da Condor.

O livro destaca uma cena dramática em dezembro de 1971, quando o chefe do regime militar brasileiro, general Emílio Garrastazu Médici, veio a Washington e se encontrou em particular com o presidente Richard Nixon na Casa Branca. Os dois líderes discutiram abertamente os esforços para depor Allende. Médici disse a Nixon que Allende seria deposto “pelos mesmos motivos pelos quais Goulart havia sido deposto no Brasil” e “deixou claro que o Brasil estava trabalhando para esse fim”.

Nixon respondeu “que era muito importante que o Brasil e os Estados Unidos trabalhassem estreitamente neste campo” e ofereceu “ajuda discreta” e dinheiro para as operações brasileiras contra o governo Allende. Nixon deixou claro que o Brasil poderia ajudar os EUA a derrotar Allende e outros governos e movimentos de esquerda em toda a América Latina e disse que “esperava que pudéssemos cooperar estreitamente, pois havia muitas coisas que o Brasil como país sul-americano poderia fazer e os EUA não.”

A agora famosa reunião Nixon-Médici no Oval Office foi registrada em um memorando de conversa Top Secret da Casa Branca que o Arquivo de Segurança Nacional obteve e publicou pela primeira vez em 2009; o Arquivo também publicou resumos da inteligência da CIA sobre a reação de alguns oficiais militares brasileiros à reunião, incluindo um que acreditava que “os Estados Unidos obviamente querem que o Brasil ‘faça o trabalho sujo’” na América do Sul.

Restos dos óculos de Salvador Allende após sua morte, expostos no Museu de História Nacional do Chile

Mas, a abundância de evidências documentais que Roberto Simon reuniu meticulosamente para O Brasil Contra A Democracia revela que o Brasil fez seu próprio “trabalho sujo” no Chile, bem como no Uruguai, na Bolívia e em outras partes do Cone Sul. Embora o regime militar possa ter coordenado e colaborado com o governo Nixon, a ditadura militar do Brasil agiu para sua própria preservação geopolítica, e não a mando de Washington.

“A imagem do regime militar brasileiro como ‘fantoche de Washington’, totalmente alinhado com a superpotência regional, é um mito que relega o Brasil a um mero papel subsidiário na região”, afirma Simon em sua introdução. “O livro mostra que o oposto era verdadeiro: a ditadura brasileira tinha motivações próprias – estratégicas, ideológicas, econômicas e outras – para intervir no Chile.”

Na verdade, o livro representa um divisor de águas para a historiografia da derrubada da democracia e do advento da ditadura no Chile – uma historiografia que, até agora, se concentrou quase exclusivamente no papel da intervenção secreta dos EUA no golpe militar de 11 de setembro de 1973. “Este livro é um divisor de águas para a narrativa histórica da intervenção imperial no Chile”, afirma Peter Kornbluh, que dirige os projetos de documentação do Chile e do Brasil no Arquivo. “Ele fornece uma compreensão muito mais completa da história de violações estrangeiras da soberania do Chile e sugere que há mais a ser aprendido.”

FONTE: National Security Archive

Subscribe
Notify of
guest

140 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.
Camargoer.
2 anos atrás

Olá Colegas. Uma ajuda de US$ 1,2 bilhão… ual.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Boa tarde meu caro, ajuda é conosco mesmo, seja para desestabilizar ou ajudar governos… Fizemos o mesmo no porto cubano, na venezuela e até na bolívia, acordando a entrega da usina da petrobrás… ABRAÇOS

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Pois é, Saldanha.
Enquanto for operações entre governos, está ok.
Só não pode usar a Caixa ou o BB para ‘financiar’ compra de mansão em Brasília, né?

Saudações.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Compra de sítio e de triplex tb..

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Olá Sandanha. Recomendo a reportagem do Estadão “Dados sobre investimento do BNDES em porto cubano na gestão Lula são tirados de contexto”. Segundo a reportagem, o BNDES emprestou á Odebrecht US$ 641 milhões para a empresa contratar pessoal, equipamentos e serviços no Brasil para serem usados na construção do Porto de Mirabel. Este financiamento seria pago em 25 anos, pagos pelo governo cubano, em contratos assinados entre 2009/2013. Até 2018, o governo cubano pagou US$ 293 milhões. Contudo, como o governo cubano se tornou inadimplente, o BNDES recebeu US$ 128 milhões do seguro da operação. A partir deste momento, a… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Ta bom, então apenas uma pergunta….estão pagando o dinheiro que emprestei?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Se pagou, ainda não sabemos.
Agora, se não pagou não seria nada diferente de dezenas de milhões de brasileiros que estão endividados.
Sem contar industriais, grandes comerciantes, fazendeiros e etc que pegam ‘meu dinheiro’ emprestado já sabendo que não vão pagar, porque sabem que alguém da ‘bancada de apoio ao Governo’ vai propor uma anistia.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Mestre kings…e isto com sigilo da operação até 2027????

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Caro Carvalho, Segundo a página do BNDES, os contratos estão disponíveis para consulta na página do Banco.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Que passada de pano kkkkkkkkkkkkk

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

matou a cobra e mostrou o pau!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Olá Carvalho. Fui verificar na página do BNDES. Segundo o Banco, os empréstimos para exportações de serviços (como foi o caso) são destinados para as empresas brasileiras contratarem mão de obra, serviços e bens no Brasil. São empréstimos em reais gastos no Brasil. Os desembolsos são feitos ao passo que os serviços vão sendo executados e os pagamentos são feitos para as empresas o Brasil. A dívida fica com o país estrangeiro. Segundo o Banco, Cuba pagou as primeiras parcelas, mas está inadimplente em US$ 165 milhões (julho 2021). O Banco também informa que os contratos estão disponíveis no site.… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

pois é…não pagou….nem Cuba nem Venezuela…mas entrou dinheiro no circuito….e depois aparece avião com US$ 60 milhões…igual Argentina…em que maletas voadoras apareciam na circulação de paises amiguinhos…e o dinheiro….tem origem….de trabalhador de algum lugar…com certeza de brasileiros que tambem nunca mais verão a cor do dinheiro de volta….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Caro Carvalho. O BNDES deixa claro que os financiamentos são pagos para empresas brasileiras no Brasil e em reais. Acho bastante equivocado sugerir que o BNDES depositou recursos nas contas do governo cubano, venezuelano ou de Moçambique que foram usados em outras finalidades. Além disso, todos os empréstimos do BNDES possuem garantias e seguros. Talvez seja importante visitar a página do Banco. Caso contrário, ficarmos discutindo sobre ilações, o que obviamente é uma perda de tempo.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

A coisa é simples e sem contornos Mestre Camargoer, o dinheiro saiu e depois voltou ou está voltando?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Olá Carvalho. De que dinheiro vocẽ está falando? Saiu de onde? Foi para onde? Quem levou? Quem trouxe? Quando? Para que? Enquanto estávamos discutindo o dinheiro do BNDES para o porto em Cuba, eu conseguia acompanhar a discussão. Depois eu fiquei perdido.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Entrou dinheiro na conta de que empresas Amigo Camargoer? Qual o nome delas?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Olá Carvalho. Do que vocẽ está falando? Eu acho que perdi o fio da discussão. Falávamos da ajuda do governo brasileiro ao governo de PInochet após o golpe. Dai, alguém comentou sobe o empréstimo do BNDES á Odebrecht para a construção do porto em Cuba. Dai alguém comentou que apareceu um dinheiro indo de um lugar para outro em jatinhos… ai eu me perdi.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Prezado Camargoer.

Está evidente que esse papo do carvalho2008 foi tirado de algum twitter ‘engajado’.
Não leve a sério.

Satyricon
Satyricon
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Carvalho, esses financiamentos via BNDES são “teoricamente” para as empresas brasileiras realizarem as tais obras, adquirindo bens e serviços no Brasil, mas isso é Balela. Tais contratos obedecem necessariamente as regras locais, principalmente no tocante a mão de obra. Todos os milhares de trabalhadores locais contratados em Cuba vinham num contrato de cessão de mão-de-obra com o governo central Cubano, num esquema semelhante ao famigerado “Mais Médicos”. O pagamento era feito ao governo, que repassava uma ínfima parcela ao trabalhador, embolsando a diferença de milhares de dólares por trabalhador, todo mês. De forma análoga, todo o fornecimento de serviços locais… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Quem emprestou tem que cobrar a dívida, mande seu presidente ir cobrar, se é que ele tem culhão, o que já vimos que não tem pois vive arregando.

Kornet
Kornet
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Caro carvalho,não só não pagaram como não vao pagar os 3,5 bilhões de reais.
A falcatrua de governo a governo via BNDES.
E tem gente aqii que apoia .

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Mestre Camargoer e Carvalho 2008, apenas completando as informações pois o que o Mestre Camargoer escreveu da a entender que a dívida de Cuba agora é com a seguradora, o que não é verdade. Na reportagem: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/dados-sobre-investimento-do-bndes-em-porto-cubano-na-gestao-de-lula-sao-tirados-de-contexto/ É bem claro que o seguro cobre as parcelas que venceram apenas, o restante da dívida continua a ser cobrada do governo Cubano. Outras “particularidades” são que o comitê formado para elaborar o contrato estendeu a dívida para 25 anos (o usual são 12, ou seja metade do tempo), o seguro regularmente é para até 95% desta e fizeram com 100% do valor,… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

Olá Bozo. O pagamento do empréstimo é para ser realizado em 25 anos. Parcelas futuras não estão atrasadas porque não venceram o prazo. Portanto não podem ser cobradas. Apenas as parcelas que venceram e não foram pagas é que estão em atraso. Por isso, a seguradora cobriu as parcelas atrasadas. O BNDES informa em sua página que a inadimplência de Cuba é de US$ 165 milhões, de um financiamento de US$ 641 milhões, dos quais foram pagos US$ 293 milhões. Segundo o Banco, além da Venezuela e Cuba, Moçambique também deve US$ 122 milhões. Além das parcelas que já venceram… Read more »

João Augusto
João Augusto
Reply to  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Larga mão de ser oreiúdo. No porto cubano e em outros casos não estávamos financiando infraestrutura dos caras de bonzinho: estávamos financiando nossas empresas para ganhar contratos internacionais. Todo país faz isso, só o Brasil que parece que não pode. Até o Bostonaro largou mão dessa história depois de rasgar dinheiro com auditoria no BNDES.

Jorge
Jorge
Reply to  João Augusto
2 anos atrás

Perfeito.
Inclusive, algum tempo depois, os norte americanos (Barack Obama) fizeram uma operação parecida também em Cuba.
Praticamente todos os países fazem isso.

Slow
Slow
Reply to  Saldanha da Gama
2 anos atrás
João Fernando
João Fernando
2 anos atrás

Pronto agora vamos ter que aguentar os malucos reclamando que o site virou um antro de esquerda hihihi

Augusto Cesar Gomes Galvao
Reply to  João Fernando
2 anos atrás

E não virou? Qual é a utilidade deste artigo aqui? Simples, promover a desmoralização do nosso Brasil como um todo! Divulgando essas suposições dando a indireta impressão que foi “errado” apear um comunista do poder, um sujeito que estava a serviço do comunismo internacional!!! E não fazendo algo para beneficiar seu país! Um detalhe, ante da Augusto Pinochet o Chile graças a Allende era um reduto de narcotraficantes, que foram todos fuzilados assim que Pinochet assumiu o governo, e fugiram para onde ? Colombia! E sabemos no que deu!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto Cesar Gomes Galvao
2 anos atrás

Se o ex-chefe da Polícia Política de Pinochet afirmou que o Ditador ganhou dinheiro traficando cocaína, então Pinochet traficava cocaína.

https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,fortuna-de-pinochet-provem-da-cocaina-afirma-ex-chefe-da-dina,20060709p47648

Slow
Slow
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tem um ✈️ presidencial de um certo presidente ai que foi pego com 39kg de cocaina .. será que eles tem algo em comum ? ???

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Slow
2 anos atrás

Era o mesmo militar que atendia a missão e equipe nos 2 governos anteriores

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

É, mas agora viu algumas ‘facilidades’.
Só que foi preso pela Polícia da…. Espanha.

Slow
Slow
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

E que sempre passou pelo raio x sem ngm ter achado nada ..

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Augusto Cesar Gomes Galvao
2 anos atrás

Então, temos que fingir que isso nunca aconteceu, ou dizer que história é “coisa de cumunixta”, pra não “desestabilizar o país”.
Tú não quer reescrever a história tambem não?

“ante da Augusto Pinochet o Chile graças a Allende era um reduto de narcotraficantes, que foram todos fuzilados assim que Pinochet assumiu o governo,”

Poste fontes que afirmem isso.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Fonte: Vozes na minha cabeça.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto Cesar Gomes Galvao
2 anos atrás

Caro Augusto. Todo país tem um fatos históricos sujos e tristes. O Brasil não é diferente. Temos que compreendê-los e lembrá-los para que não se repitam. Foram decisões erradas e até desprezíveis, mas ocorreram. Ignorà-lo seria mais um erro.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá, Camargoer! Então, vc não quer vir para o departamento de história de FFCH-UFBA não?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Ola Luciano, meu amigo. Já pensou que legal?

Igor Campos de Almeida Lima
Igor Campos de Almeida Lima
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Embora seja de Exatas, gostaria de ter aulas com o Sr. Camargoer. Sempre aprendo com os seus comentários sensatos, com valor agregado e baseados em fatos. Sempre é cordial com os demais foristas. Se a aula for EAD, poderei assistir do RJ! Um abraço à todos!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Quem não aprende da História, tende a repetir-la.

Nilo
Nilo
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Pior que a história se repete tanto pela direita como pela esquerda, aí tão tentando entubar a terceira via, Temer, ????

Slow
Slow
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Essa “ suposta “ 3 via que nem existe votaram 17 e vão votar ainda se for contra esquerda, 3 via é o gado arrependido #Bolsodoria e MBL agora fingem que nada aconteceu e que são contra hahaha faz me rir ..

glasquis 7
Reply to  Augusto Cesar Gomes Galvao
2 anos atrás

Cara, tu tens que tomar teu remédio antes de postar.

Nem Allende era comunista nem o Chile era um reduto de narcos.

Aliás, quem foi acusado de apoio ao tráfico internacional foi o próprio Pinochet.

Nilo
Nilo
Reply to  Augusto Cesar Gomes Galvao
2 anos atrás

Não saimos da década de 60, a guerra fria no Brasil continua para alguns Macunaímas.

Doug385
Reply to  João Fernando
2 anos atrás

Não virou. A trilogia somente pública aquilo que gera mais discussão e engajamento. Às vezes pública alguma matéria interessante também.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Doug385
2 anos atrás

A trilogia realmente não virou, mas os comentários de ambos os lados sim!!!!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Doug385
2 anos atrás

‘A maior virtude da direita é mostrar que é uma porcaria e pavimentar o caminho da esquerda ao poder.’

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  João Fernando
2 anos atrás

Sempre foi.

carvalho2008
carvalho2008
2 anos atrás

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/04/politica/1528124118_758636.html
Serviço secreto soviético considerou “causar guerra civil no Brasil” em 1961Pesquisa inédita em arquivos da antiga Tchecoslováquia mostra atuação da StB de 1952 a 1971. Livro ajuda a entender o clima da época por meio das ações da agência submetida à russa KGB

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

comment image

João Fernando
João Fernando
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

E quem iria liderar isso? A Dilma? Mas é cada uma…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  João Fernando
2 anos atrás

Brizola por exemplo, Prestes tem vários outros.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

(INSIRA AQUI O MEME DO FANTASMA DO COMUNISMO) Bú!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

carvalho2008

É sabido que a União Soviética não apoiava situações de conflito na América do Sul porque sabia que a situação não era propícia para tal.
Foi assim, inclusive, com a empreitada de Che na Bolívia que não teve apoio dos PCs soviéticos, cubanos e até do boliviano.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Amigo, leia sobre o STB, caminho pelo qual a Tchcoeslovaquia atuava fazendo o papel da KGB na america do sul, os financiamentos, etc…cada um ponha no google porque quando posto aqui fica tudo preso e aí voces nao tem acessos ao conhecimento do material

Daqui a pouco vai ser proibido postar sobre treinamentos na Russia, Financiamento da esquerda, etc

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Leia sobre stb

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Esquerda

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Olha so que interessante tenho uns 4 posts presos, so porque tem a palavra €squ€rda….

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Leia sobre o stb, como o outro lado financiava e patrocinava tambem….daqui a pouco vão dizer que ninguem mais foi fazer treinamento de t€ R r o r i s m o la fora, nem havia dinheiro de la fora, nem pA£tido sustentado por lá fora… e hoje tudo parecido…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Caro Carvalho. Por enquanto estão prendendo apena a palavra. Temo algum louco ter a ideia de prender as pessoas de esquerda.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

As da direita prendem só por pensamento, mas a palavra aqui pelo jeito ainda está liberada.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Sempre acontece comigo tb.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

A URSS tinha tanto interesse no Brasil que a KGB sequer chegou a atuar por aqui e enviou a StB no lugar. Aliás, nessa própria reportagem é dito que os tchecos consideravam o povo brasileiro como leviano e preguiçoso, dando a entender nas entrelinhas que os países do Bloco Socialista entendiam que nenhuma eventual “revolução” prosperaria nas terras tupiniquins devido a displicência brasileira.

Atuar ativamente no Brasil era como gastar vela boa com defunto podre.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Pedro Bó
2 anos atrás

era desvio e disfarce…mas depois a contra espionagem mundial percebeu que lançavam mão deste recurso…

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Lançavam mão desse recurso porque tinham preocupações mais prementes do que uma republiqueta de bananas irrelevante na América do Sul. Qual era a grande vantagem que o Brasil oferecia à URSS? Nem mesmo proximidade geográfica para a instalação de IRBMs, como aconteceu em Cuba. Brasileiro precisa parar com essa mania de achar que o Brasil tem relevância no cenário internacional. Nem “celeiro do mundo” o país é, já que China, Índia e EUA produzem mais e com mais qualidade. O Brasil é uma nação composta de um povo parasitário, ignorante, com baixo coeficiente de inteligência e, parafraseando a inteligência tcheco-eslovaca,… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Pedro Bó
2 anos atrás

India e China são deficitários, produzem muito alimentos mas insuficiente

EUA também produz mais, mas a maior parte fica no mercado interno

Já o Brasil tem a menor população e quase toda produção consegue ser exportada

Na mesma medida que Brasil foi polo exportador de repressão na America do Sul em favor dos USA, ele também assim seria para URsS. Lembrar que isto tambem ocorreu na Africa, onde somente em Angola morreram mais de 500 mil na guerra civil que se instalou lá

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Pedro Bó
2 anos atrás

E o povo cubano era trabalhador e honesto, por isto este lixo prosperou lá…

Agora conta outra…

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

O Brasil teve, através da Ditadura militar, papel importante na nuvem negra que se abateu sobre a América Latina.
E não foi só no Chile.
Tentou interferir no Uruguai.
E isso ninguém me contou, porque eu presenciei.
Lembro do meu pai (militar) se despedindo da gente porque ia embarcar para o Uruguai.
Isso foi na época da repressão aos Tupamaros.
Por sorte, a aventura foi interrompida.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Os dois lados cometeram erros terríveis e imperdoáveis na Guerra fria, os dois blocos. Lembre que a tensão era tanta, que no próprio assim chamado berço da democracia, nos USA quem se dizia (OMU¥ISTA, era preso. Entao imagina se faziam isto com o proprio cidadão americano, pense na neurose sobre outros governos num momento que alguns paises estavam caindo….pesoas compravam mascaras de gás e construíam bunkers no porão em pânico com o guerra nuclear iminente. Nao se tira decisão razoavel de um ambiente assim. É por isto que a defesa da lei e respeito devem seguir sempre em frente, independente… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Salvador Allende!
Glória eterna!

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Hoje estão ocorrendo muitas homenagens a Salvador Allende no Chile.
A Prefeita de Santiago, Irací Hassler do Partido Comunista, também participa das manifestações.
Carabineiros tentaram impedir a chegada dos manifestante ao ‘Memorial do Detidos e Desaparecidos’, mas foram repelidos pela multidão que estava no local.

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Certos grupos no Brasil continuam lutando contra o comunismo no Brasil, da Rússia? Da China? Não de Cuba rsrsrsrs
O povo americano, os generais americanos, deram uma banana para o Trampismo, não se deixaram levar por um idiota, fizeram valer sua Constituição democrático, aqui apoiam um fascistoide, miliciano, que rouba funcionários de seu próprio gabinete isso em família, em troca de que? $$$um pequeno grupo$$$$.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

“E não virou? Qual é a utilidade deste artigo aqui? Simples, promover a desmoralização do nosso Brasil como um todo! Divulgando essas suposições dando a indireta impressão que foi “errado” apear um comunista do poder, um sujeito que estava a serviço do comunismo internacional”. [ Augusto Cesar Gomes Galvao ] “Nosso Brasil”…Grande merda amigo, já estamos desmoralizados há muito tempo, e revelar um fato histórico nefasto do nosso país não irá mudar em nada a situação, só mostrar que temos um segredinho podre escondido. Apear um comunista estrangeiro do poder não era da nossa conta, problemas chilenos para chilenos resolverem,… Read more »

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Correto

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

O Brasil, fez o que tinha que e ser feito. Pena que hoje não temos mais essa visão geopolítica no governo.

Temos que parar de ver a não defesa direta dos nossos interesses geopolíticos como se fosse um custo pela democracia.

O Brasil poderia cometer múltiplos extermínios mundo a fora, isso não invalidaria nada em sermos democráticos ou não.

João Fernando
João Fernando
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

Quem defende isso amigo?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João Fernando
2 anos atrás

Olá Terapode. Concordo com você. Exatamente isso. A morte e a tortura são um m#

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  João Fernando
2 anos atrás

Nada justifica. É o climax da selvageria e o abandono do civilizado.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

Caro Teropode. Creio que qualquer pessoal que defenda genocídios, assassinatos ou torturadores deve ser desprezada. Concordo com vocẽ quando diz que seria bom se todas as vítimas de regimes não-democráticos estivesse vivas. Não faz diferença se um regime assassina ou tortura milhões, centenas ou menos que isso. Regimes de extrema direita ou extrema esquerda são igualmente desprezíveis, assim como são desprezíveis todas as pessoas que defendem ditadores e torturadores.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Pra mim isso é Uau! O Brasil ativamente procurou colocar nos países vizinhos países favoráveis à nos, politicamente não vejo nada de errado nisso,

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Os poucos favorecidos:
Militares criticam o ganho do general da das Agulhas Negras, da Petrobrás de $200.000,00, por empresa da sociedade e incapaz de deter o aumento dos preços do combustível.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Só Guedes e Campos Neto são capazes de estancar o aumento dos preços. A Petrobrás apenas segue a cotação do mercado.

Slow
Slow
Reply to  Nilo
2 anos atrás

E o presidente da petrobras foi trocado com a justificativa que um outro iria abaixar os preços .. coisa que não aconteceu e teve mais aumentos ..

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

O golpismo está enraizado na cultura brasileira assim como a maconha na cultura americana.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Na verdade em toda a América Latina e em alguns outros países colonizados por nações ibéricas, como as Filipinas. São povos que tem fetiche sociológico por golpes, ditadores, caudilhos e salvadores da pátria que mais tarde revelam-se corruptos da pior espécie.

Não sou sociólogo ou historiador, mas arrisco a dizer que isso tem raízes profundas na própria forma de administração da República Romana e posteriormente do Império Romano. É algo que entranhou no inconsciente coletivo dos povos greco-latinos (incluindo europeus, vide Franco, Salazar, Ceaucescu e Metaxas), assim como os germânicos tem fixação psicossocial no belicismo.

PauloOsk
PauloOsk
2 anos atrás

O Brasil ajudou diretamente o Pinochet??? Que orgulho, tem muita gente precisando passear de helicoptero aqui pelo Brasil tambem..

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  PauloOsk
2 anos atrás

Caro Paulo. Seu comentário é ofensivo. Não se faz piada com assassinato ou tortura.

GUSTAVO
GUSTAVO
2 anos atrás

Há um esforço editorial dessa série em qualificar os operadores de esquerda como “democratas”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  GUSTAVO
2 anos atrás

Caro Gustavo. A democracia demanda partidos de esquerda e de direita. Um regime que admite apenas a direita é, obviamente, não-democrático. Extrema-direita e extrema-esquerda, a despeito de suas diferenças econômicas, ambos não-democráticos.

Gustavo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

A democracia demanda liberdade, algo que a esquerda não é muito afeita.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Gustavo
2 anos atrás

Touché!

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  GUSTAVO
2 anos atrás

Este comentário me lembra quando começaram aparecer os escândalos do PT, o pessoal do PT dizia “auuummm, e o PSDB!”.
Mudando o sujeito. “auuummm, e a esquerda!”
Resumindo, “trágico, trágico!”

Gustavo
Reply to  Marcelo Baptista
2 anos atrás

A esquerda sempre usou esses estrategemas. Então não é nada de novo. Fazendo-se de coitados e defensores da democracia. Parece chavão mas são os fatos, pelo menos na recente história política do Brasil e na AL. Tentam desconstruir o outro lado, rotulando-o de golpista, mas o que fazem? Quando estão no poder roubam e oprimem. Quando não, fazem-se de pobrezitos.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  GUSTAVO
2 anos atrás

comment image

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

isto esta no site do proprio partido do PDT e a moderação fica deletando.
Oras, não é uma reunião de parceria economica ou acordos comerciais, é uma reunião de encontro de pontos comuns e convergentes politicos entre PDT e PArtido Unico Chines.

Uma parceria somente ocorre quando existem pontos em comum.

carvalho2008
carvalho2008
2 anos atrás

Livro na Amazoncomment image

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Hoje, não há necessidade de luta armada.
A China está chegando e estabelecendo relações muito melhores com o Brasil do que se fosse incentivar qualquer conflito.
E isso, certamente para desespero dos americanos.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/09/12/comercio-brasil-china-deve-bater-novo-recorde-em-2021.ghtml

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

sempre a menor quando inevitavel…infelizmente…

Nilo
Nilo
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Menor para quem rsrsrs. Duas bases de Marinha estão proibidas de compra picanha, como
pode isso, o marinheiro em alto mar sem churrasco.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Entre comunismo, socialismo e capitalismo, escolho capitalismo….direito ao pensamento e manifestação, livre iniciativa, propriedade privada e auto determinação do individuo com o minimo controle do estado sobre ele…prefiro parlamentarismo em especial semi presidencialismo, ministerios são do primeiro ministro e o presidente tem apenas a representação institucional do estado e Forças Armadas com direito de apresentar até 2 propostas plebiscitarias a cada dois anos com força de lei. Mandatos de apenas 4 anos, sem reeleição, e restritos a até 16 anos cumulativos na vida do cidadão.

Nilo
Nilo
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

A Alemanha é capitalista a Guiné também rsrsrs.
Da para se ver como os militares são tão importantes na manutenção da democracia e da probidade das coisas públicas.
A França é capitalista, semipresidencialismo com presença acentuada do Estado rsrsrs.
Aqui rsrs de golpe em golpe a gente vai levando agora evoluímos é golpe virtual.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Caro Nilo. Você tem razão. Democracia é um regime político, em oposição aos regimes não-democráticos. Já o capitalismo é um sistema econômico que pode existir tanto em regimes democráticos quanto não-democráticos. Aliás, é comum encontrar quem defenda regimes não-democráticos para elevar a eficiência do sistema capitalista. Defender o capitalismo é muito diferente da defesa da democracia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Já o socialismo que vocês adoram, só prospera em ditadura.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo Martins Ferreira
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Se estes guerrilheiros foram aqueles do naipe de Araguaia, Cuba jogou foi dinheiro fora. Lampião tocou mais o terror que aquela trupe errante.

Douglas
Douglas
2 anos atrás

Incrível ver que tem gente que tenta achar contra ponto para esse tipo de financiamento de mortes e repressão. É como se justificassem hitler por que Stálin também era um genocida e por que os americanos eram opressores . Tortura, tirania e violência não tem ideologia, são deformações que o processo civilizatório ainda não deu jeito . Não há contra ponto que justifique . Falar de financiamentos outros feitos a custo Zero ou doações disfarçadas de investimento que foram feitas a rodo na história do Brasil são uma falta de respeito enorme com a família do Allende e com todos… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Douglas
2 anos atrás

São dois lados manchados por crimes terriveis….e sempre é importante lembrar o que abandonar as leis acarretam…abandonar o senso de respeito ao proximo…as paixões jamais devem sobrepujar o direito individual do cidadão. A historia é escrita e sempre ouvida em todas as dimesões para que jamais nossos filhos se apeguem a somente um dos lados acreditando que o mal está apenas do outro lado…o mal está de todos os lados…vigia e seduz com artimanhas, com a complacencia de que alguns deslizes podem ser realizados por um bem maior…e não pode!!! O Lobo sempre tem mais de uma pelagem…e surpreende….não há… Read more »

Douglas
Douglas
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Hoje eles já sentem orgulho de serem selvagens e agressivos e não se importam que os filhos sigam no mesmo caminho . Esse desarranjo mental dessa gente rasa preocupada em lacrar me entristece demais por que pode levar a uma sociedade cada vez mais desfigurada e sem princípios.

Nilo
Nilo
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Que salada de frutas.
Os direito individuais estão garantidos pela Carta Magna, sendo que o bem coletivo não pode ser sobrepujado pelo individual.
Salvo excessões como o soldado que por fé religiosa não pode pegar em armas para servir as forças armadas.
Fala para o Feijão ficar quieto ” em nome de Deus “, se não tem dinheiro para compra armas e eu com isso.
E se me disser que ele não tem dinheiro para compra feijão, então te digo, ” deixa que Deus cuida”. Rsrsrsrs

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilo
2 anos atrás

A fala dele é pessima e de exemplos toscos… No entanto, a fala foi…cada um gaste seu dinheiro como desejar…se alguem quer comprar feijão, compre, se alguem quer comprar arma, compre…”a” não tem de proibir “b” nem “b” proibir “a”….o tema era a liberdade para o cidadão comprar armas, algo que foi decidido no plebiscito de 2005 como favoravel por 61% da população mas que os governos posteriores não aceitaram e impuseram a despeito do resultado plebiscitário, varios impedimentos de aquisição e sobretarifação. Um armamento simples é carissimo e a burocracia impedia o acesso. Independente de nossa opinião, existe uma… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

É pelas palavra que homem demonstra seu caráter, como disse tosco, mais de celebro, e digo, tóxico, preguiçoso, pilantra.
O Brasil é ainda um fazendão, com os senhores da Casa Grande e Senzala, esta aí a serviço de poucos com discurso de democrácia que faz aqueles que a estimam morrer de vergonha.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Caro Nilo. Acho que o fato de uma pessoa ter um vocabulário limitado não é demérito. O problema são os palavrões, piadas homofóbicas e preconceituosas e a insistência em sexualizar as situações. Como é possível deixar uma criança de 5~9 anos ouvir o presidente? Não dá.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Caro Carvalho. Há uma correlação direta entre o tamanho do arsenal civil com o índice de violência urbana. Considerando a natureza das armas, é rezoável que a sua venda seja vedada a algumas pessoas e que a venda de armamento pesado seja proibida. O mesmo ocorre com explosivos e produtos químicos usados na fabricação de explosivos e analgésicos baseados em opióides. Aliás, a venda de bebidas alcoólicas e tabaco também têm restrições.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Em primeiro nível, o que fazer com a maioria do desejo popular referendado?
a) acata-se
b) ignora-se

Em segundo nível, a correlação dos ultimos 20 anos nao condiz. As armas de fogo para estatistica devem ser separadas entre as registradas, a das forças policiais, e as clanfestinas

As registradas reduziram e o indice de violencia ou manteve-se ou cresceu a despeito disto. Da mesma forma, os embates com armas clandestinas ocorrem a revelia e no foco especificamente direcionado ao crime. Por obvio sempre esquecem este vies

Douglas
Douglas
2 anos atrás

Até por que enquanto estamos aqui pagando impostos e achando desculpas para contemporizar dinheiro que viabilizou sanguinários . Nossos defensores da pátria acumulam salários e defendem a desestabilização do pátria pra que a mamata perdure o quanto possível.
Eles são todos honestos eu não duvido mas são imorais, como são imorais e odientos qualquer argumento que justifique financiamentos a tirania de direita ou esquerda.

Nilson
Nilson
2 anos atrás

Na época da guerra fria o jogo era bruto, de lado a lado. O que me incomoda é pessoas analisarem a situação do mundo atual como se ainda estivéssemos na guerra fria. Vendo fantasmas.do passado e utilizando-os para manipular pessoas pelo medo.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilson
2 anos atrás

eu sempre recorro a fatos e fotos do passado pois sempre a historia pode se repetir. as nações estão polarizadas o mundo está polarizando novamente as mesmas taticas, as mesmas cartilhas os mesmos erros, de todos os lados… Não temos um exemplo, mas temos um sistema que está lutando para permanecer sugando o povo; numa polarização, é um prato cheio a cada lado deslizar para os mesmos abismos do do que deveria ser bom senso…. so sei que aqui, Brasil, será a bola da vez, pois será o fiel da balança mundial…e estamos fragmentados novamente, dançando ao sabor do riso… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Caro Carvalho. Creio que a ideia de um grande timoneiro pode causar uma grande confusão entre os apoiadores do governo.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Foi escolhido para atravessar a lagoa, balançar a canoa nao contribui com a travessia.

Nilson
Nilson
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Olá, Carvalho, não me referi a você quando citei os usuários da história para manipular pelo medo. Me refiro aos motivadores e produtores de fake news, que estão em voga. Você tem discernimento histórico, ao contrário da maioria da população, que pode se deixar levar, infelizmente. Mas discordo de você quando afirma que são as mesmas táticas e as mesmas cartilhas. China sabe muito bem que as táticas e cartilhas da URSS não deram certo, EUA sabe muito bem que as táticas e cartilhas dos anos 60 não colam mais, vide seus fracassos recentes em diversas intervenções. Hoje sáo outras… Read more »

Nilson
Nilson
Reply to  Nilson
2 anos atrás

E quanto a ceder o leme ao timoneiro do turno, isso não acontece na democracia, só nas ditaduras. Na democracia sempre haverá a oposição, que fará de tudo para ganhar a próxima eleição. Quanto pior for o governo, mais a oposição se fortalece. E vice-versa. Supressão da oposição é anti-democrático, veja o que ocorreu na Venezuela, Chavez praticamente eliminou a oposição, manipulando o judiciário, o legislativo e, principalmente, as forças armadas e policiais.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilson
2 anos atrás

Esta é a face doente das democracias ocidentais, na medida em que permitiu a profissionalização da política. Se politica torna-se proffissão e de cargos limitados, então apenas torna-se uma massa de concorrentes por vagas de trabalho. Para conquista-la, mina-se o concorrente a revelia do resultado positivo ou negativo do trabalho ou prejuizo a nação. Se alguem imagina que oposição é isto, estão enganados e aénas alimentando o campeonato de truco que decide a vida de milhões de pessoas. A democracia Ocidental necessita urgentemente eliminar a profissionalização da politica, reeleições e instituir um teto de anos em que um cidadão possa… Read more »

Nilson
Nilson
Reply to  carvalho2008
2 anos atrás

Concordo plenamente com o teto para ocupação de cargos políticos, deve ser uma contribuição para a sociedade, não uma profissão. Quanto ao problema da oposição por opor, as urnas poderiam escolher aqueles bons opositores, com conteúdo e consciência pública, mas aí também é pedir demais kkkkk mas não creio que esse defeito prático desmereça o sistema democrático a ponto de validar algum outro sistema, principalmente se for no sentido de eliminar a necessária oposição e muito menos eliminar a necessária imprensa oposicionista. Seria matar a vaca para eliminar o carrapato.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilson
2 anos atrás

teste

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilson
2 anos atrás

Esta é a face d o e n t e das d e m o c r a c i a s ocidentais, na medida em que permitiu a profissionalização da política. Se politica torna-se profissão e de cargos limitados, então apenas torna-se uma massa de concorrentes por vagas de trabalho. Para conquista-la, mina-se o concorrente a revelia do resultado positivo ou negativo do trabalho ou prejuizo a nação. Se alguem imagina que oposição é isto? estão enganados e apenas alimentando o campeonato de truco que decide a vida de milhões de pessoas. A d e m o c r… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Nilson
2 anos atrás

Toda cartilha é apenas atualizada….nações interferem mais que nunca nos interesses internos uns dos outros

paulof
paulof
2 anos atrás

Brasil republica foi muito menos interventivo que o Império, esse é um dos raros casos, muito também do medo de expansão do socialismo que havia nas forças armadas do que por razões estratégicas, a nossa república ficou por 100 anos tentando conter os argentinos até que esses se afundassem de vez nas Malvinas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  paulof
2 anos atrás

Caro Paulo. As fronteiras do Brasil começaram a ser definidas durante o segundo império, mas foram definitivamente ratificadas nas primeiras duas décadas da república, em torno do trabalho do Barão do Rio Branco. A partir da década de 1910, o país praticamente definiu as suas fronteiras. Segue-se a I Guerra, a grande depressão da década e por fim a II Guerra, o que exigiu uma contínua atenção aos problemas internos. As fronteira com a Argentina foram definidas em um tratado de 1898. Por outro lado, o contexto da Guerra Fria durante as décadas de 60/70 e Operação Condor marcam um… Read more »

Carlos Miguez - BH
Carlos Miguez - BH
2 anos atrás

Curioso não é mesmo: nesta época haviam várias frentes de guerrilha atuando no Brasil, TODAS com elementos treinados em Cuba. Ao que parece o “livro” não cita isto e a consequente preocupação do então governo brasileiro com as “patrulhas de inspeção sanitária” (já ouviram falar nisso ??) contratadas pelo então governo chileno junto a Cuba. Era “mais-ou-menos” o esquema que ocorreu no Brasil com os mais médicos; só que eram compostas por cerca de 08 elementos armadas em cada, que iam de propriedade em propriedade rural EXAMINANDO a produção agro-pecuária … Procurem autores chilenos de direita e saberão mais da… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Miguez - BH
2 anos atrás

Caro Carlos. Creio que o foco do livro era o golpe no Chile. Encontrei vários livros sobre o Araguaia na Amazon. Além disso, parece um grande equívoco misturar o “mais médicos” com guerrilheiros.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Carlos Miguez - BH
2 anos atrás

Temos vários livros contando da intervenção da URSS/Cuba nas guerrilhas, graças a democracia vc pode ler isto em qualquer biblioteca, eu tenho uma coleção no meu ebook, eu também já sabia da colaboração entre agencias de repressão das ditaduras Sul Americanas, fartamente documentado.
A única novidade, para mim, é que usavam o mesmo modus-operanti dos comunistas, infiltrando e treinando guerrilhas.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Estado Fantoche : Estado fantoche é o termo com que se designa um Estado cujo governo depende de uma potência estrangeira para sua existência e que segue os interesses desta potência em situações políticas essenciais, notadamente econômicas e estratégicas. Seus governos são geralmente conhecidos como governo fantoche ou regimes fantoches. Nesta condição, Estado fantoche é também um dos muitos termos que definem a subordinação de um Estado a outro no sistema internacional. Noutra definição, o termo também designa a existência de um Estado criado pela intervenção de uma potência externa dentro do território sob a soberania de outra nação. Nesta… Read more »

Carlos
Carlos
2 anos atrás

Não era o Médici que dizia que eleições diretas eram uma piada?

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Tá certo

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

O mesmo que arquitetam agora contra a Venezuela, e com os mesmos atores…

Rafaelsrs
Rafaelsrs
2 anos atrás

Quem entra no Museu dos Direitos Humanos no Chile não sai a mesma pessoa, sai com profundo nojo e desprezo dos militares dessa época, tanto de lá quanto daqui. Eles afirmam claramente que os brasileiros eram os melhores torturadores do Cone Sul e que ensinaram técnicas que eles nem imaginavam. Aqui o golpe ainda foi disfarçado, com ajuda do Congresso, lá o golpe foi escancarado, com bombardeio do La Moneda pela própria Força Aérea, discurso emocionado do Allende, que você pode ouvir na íntegra no Museu, etc. Se tivéssemos a coragem de reunir a documentação e fazer um museu desses… Read more »

Gustavo
2 anos atrás

é…

Sergio Alberto Rivera Jimenez
2 anos atrás

Em 1964 teve golpe militar em Brasil, em 1973, em Chile. A CIA e KGB junto se aliaram para dar golpes de estado em América do Sul. Os militares brasileiros foram comandados pelo imperialismo americano. Atualmente vários dissidentes e espiões russos e americanos falam abertamente de esta jogada. Muito triste Brasil prejudicando o Chile.