segunda-feira, outubro 25, 2021

Saab RBS 70NG

Capturados, mortos ou comprometidos: C.I.A. admite a perda de dezenas de informantes

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Funcionários da contra-informação disseram em um telegrama ultrassecreto a todas as estações e bases ao redor do mundo que muitas das pessoas que ela recruta em outros países para espionar para os EUA estão sendo perdidas

WASHINGTON – Os principais funcionários da contra-espionagem americana alertaram todas as estações e bases da C.I.A. ao redor do mundo na semana passada sobre o número preocupante de informantes recrutados de outros países para espionar para os Estados Unidos sendo capturados ou mortos, disseram pessoas a par do assunto.

A mensagem, em um telegrama ultrassecreto incomum, dizia que o centro da missão de contra-espionagem da C.I.A. havia examinado dezenas de casos nos últimos anos envolvendo informantes estrangeiros que foram mortos, presos ou provavelmente comprometidos. Embora breve, o telegrama expôs o número específico de agentes executados por agências de inteligência rivais – um detalhe bem guardado que os funcionários da contra-espionagem normalmente não compartilham em tais telegramas.

A mensagem destacou a luta que a agência de espionagem está enfrentando enquanto trabalha para recrutar espiões em todo o mundo em ambientes operacionais difíceis. Nos últimos anos, os serviços de inteligência adversários em países como Rússia, China, Irã e Paquistão têm caçado as fontes da C.I.A. e, em alguns casos, transformado-as em agentes duplos.

Reconhecendo que o recrutamento de espiões é um negócio de alto risco, o telegrama levantou questões que atormentaram a agência nos últimos anos, incluindo habilidade comercial deficiente; confiar demais nas fontes; subestimar agências de inteligência estrangeiras e agir rápido demais para recrutar informantes sem prestar atenção suficiente aos riscos potenciais de contra-espionagem – um problema que o telegrama chamou de colocar “missão sobre segurança”.

O grande número de informantes comprometidos nos últimos anos também demonstrou a habilidade crescente de outros países em empregar inovações como varreduras biométricas, reconhecimento facial, inteligência artificial e ferramentas de hacking para rastrear os movimentos de oficiais da C.I.A. para descobrir suas fontes.

Enquanto a C.I.A. tem muitas maneiras de coletar inteligência para que seus analistas elaborem briefings para formuladores de políticas, redes de informantes humanos de confiança em todo o mundo continuam a ser a peça central de seus esforços, o tipo de inteligência que a agência supostamente é a melhor do mundo em coleta e análise.

Recrutar novos informantes, disseram ex-oficiais da C.I.A., é como espiões da linha de frente  ganham promoções. Os espiões geralmente não são promovidos por conduzir boas operações de contra-espionagem, como descobrir se um informante está realmente trabalhando para outro país.

A agência tem dedicado grande parte de sua atenção nas últimas duas décadas às ameaças terroristas e aos conflitos no Afeganistão, Iraque e Síria, mas melhorar a coleta de inteligência sobre poderes adversários, grandes e pequenos, é mais uma vez uma peça central da agenda da C.I.A., especialmente porque os formuladores de políticas exigem mais informações sobre a China e a Rússia.

A perda de informantes, disseram ex-oficiais, não é um problema novo. Mas a mensagem demonstrou que o problema é mais urgente do que é publicamente entendido.

FONTE: New York Times

- Advertisement -

66 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe
Victor Filipe
19 dias atrás

O jeito que essas coisas vazam para a mídia em geral é muito estranho.

Kommander
Kommander
Reply to  Victor Filipe
19 dias atrás

Pois é, se é um documento ultra secreto, como vaza pra mídia? O que eu sei é que hoje em dia não existe mais ninguém bobo, o mundo não é mais aquele onde os EUA faziam o que queriam na hora em que queriam.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Victor Filipe
19 dias atrás

A mentira nunca é plena, mata a alma e envenena…

Last edited 19 dias atrás by Agressor's
Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Victor Filipe
19 dias atrás

Lembra do Wikileaks e do Snowden? Essas coisas acontecem e muitas vezes é gente de dentro vazando as coisas. A informatização dos meios de comunicação modernos é uma faca de dois gumes. Por um lado, permite mandar informação para o outro lado do mundo em tempo real. Por outro, a falta de disciplina dos usuários em seguir recomendações de segurança nesses aparelhos, fazem com que um sem número de terceiros possam coletar informações. Desde espionagem comercial “legítima” até as de fim prejudicial. Por exemplo, aparelhos com sistema operacional da Microsoft, Apple e Google coletam todo tipo de informação nos dispositivos… Read more »

Entusiasta Militar
Entusiasta Militar
Reply to  Victor Filipe
17 dias atrás

Quem ainda usa telegrama ou fax ??? Isso parece piada …

Perai que vou no banheiro mandar um fax pra china

Jodreski
Jodreski
19 dias atrás

Pessoal é só comigo ou é com vcs tb que ao acessar a página começa a pipocar de propaganda no canto inferior da tela? Agora até video no canto inferior direito está aparecendo tb, está em excesso.

Last edited 19 dias atrás by Jodreski
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Jodreski
19 dias atrás

coloca o adblock que isso acaba. é de graça o google chrome e firefox tem. só pesquisar adblock que vc acha.

isso ai tava enchendo meu saco também

Pedro
Pedro
Reply to  Victor Filipe
18 dias atrás

Vish e como vão monetizar os amigos que trazem ótimos conteúdos e debates interessantes de forma diária? Vamos pensar coletivamente, o site não deve ser barato de manter, bem como suas informações.

Abração.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Pedro
18 dias atrás

O problema é que essas propagandas são invasivas de mais, tomam muito espaço da tela e diminuem a velocidade de carregamento da pagina. alem da possibilidade de vírus.

Fiquei muito tempo sem o Adblock, anos no caso mas videos tomando grande parte da tela e propagandas no meio dela fica muito difícil.

Pedro
Pedro
Reply to  Victor Filipe
18 dias atrás

Entendi. Mas, ai é questão de configuração, entende? Sei que fica poluindo a visão e o layout da página, mas, acho um preço pequeno para um espaço interessante que é a trilogia. Os caras estão aqui no mínimo, desde de 1996/1998, nem sei se vendem mais as revistas que ajudariam a talvez a bancar o servidor.

Abraço.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Victor Filipe
16 dias atrás

Caro Victor, adblock se “rendeu ao lado negro da força”, não é mais confiável! kkkkk, Eu uso o adguard, que é muito bom!

Gilmar
Gilmar
Reply to  Jodreski
18 dias atrás

Está ruim mesmo.
Se tornou invasivo.
Parece que estão exagerando nas propagandas.

Renato
Renato
Reply to  Jodreski
18 dias atrás

Realmente! O do vídeo que fica no canto inferior é um absurdo! Bloqueia leitura e não dá para fechar. Compreendo a necessidade da publicidade, mas esta especificamente é contraproducente, gera antipatia contra o site e contra o anunciante!

sub urbano
sub urbano
19 dias atrás

Normal. A China fritou uns 20 de uma vez só uns dias atrás. Só o Brasil que não faz nada, tem ate filho de presidente que se reúne fora da agenda com os caras kkk Ministro da Ciencia e Tecnologia que mora em Miami. Esse país é uma aberração. No Irã precisaram matar o chefe do programa nuclear com uma bomba e ainda fuzilaram o carro. Aqui foi só mandar um Juiz prender, to falando do almirante Othon: “prende aquele cara pa noós, aposentadoria em Washington, cargo pra sua patroa na ONU tbm”, “i love you Trump” kkkk

Lucas
Lucas
Reply to  sub urbano
18 dias atrás

O Brasil é capaz de tratar um espião americano como herói.
Depois da história da Crypto AG eu não duvido de mais nada.

MAB
MAB
Reply to  sub urbano
17 dias atrás

Claro claro, fonte verossímil “vozes da minha cabeça”. Mas se te faz feliz , quem somos nós para dizer o contrário. Está na hora de começar a fazer o checkup anual, antes que degringole, ou já gringolou ?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  sub urbano
16 dias atrás

Comportamento de lambe botas desavergonhado. Será que não dava para perceber que o Moro trabalhava para os Estados Unidos ? Será que o Putin deixaria um cientista do quilate do Almirante ser preso ?

Antoniokings
Antoniokings
19 dias atrás

Pois é.
A CIA já foi melhor.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Antoniokings
16 dias atrás

Na verdade, ela nunca foi melhor! Sempre foi igual! A única diferença é que num mundo tecnológico como hoje, os fatos vem à tona!

Last edited 16 dias atrás by Sincero Brasileiro da Silva
pedro
pedro
19 dias atrás

Sobre o ocorrido, quando vc tem um chefe do estado maior que diz abertamente que “se os EUA fossem atacar a China, ele iria avisar a mesma disso” nao precisa nem se aprofundar muito para saber de onde vem o problema….. A CIA sempre foi muito fraquinha basta ver nos ultimos anos a expansao da influencia chinesa, os movimentos militares russos que passaram por baixo de seu nariz (2014 na Ucrania e 2015 na Siria), sem falar na infiltração com exito do Ira dentro do Iraque e Siria nos ultimos 10 anos. Provavelmente esse problema esta começando a vazar com… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  pedro
19 dias atrás

sobre o Irã no Iraque e na Síria, eu já falava isso, falei até em crises de refugiados, o Kadaffi falou também, a CIA tá dormindo, ou alguém ou um grupo tá deixando tudo rolar,o pq não sei.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  pedro
19 dias atrás

A influência Chinesa e na base do dinheiro, do investimento onde for preciso a custos e cobranças menores. Nisso não tem muito o que um serviço de inteligência possa fazer.
E uma simples questão comercial, vence quem oferecer condições melhores que o concorrente.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
18 dias atrás

É aí que entra a espionagem. Preciso conhecer a proposta do meu concorrente e/ou adversário para formular uma melhor.

O Chato
O Chato
Reply to  Comte. Nogueira
18 dias atrás

Da parte dos EUA, isso não adianta muito, pois são incapazes de competir no preço e nas vantágens. Vide o caso dos eletrônicos. A China subsidia esse setor há décadas, mas só agora que os EUA decidiram fazer algo nesse sentido. No caso de material bélico, por sua vez, vide o caso dos F-35, onde os detentores tem uma infinidade de restrições no uso e na manutenção do equipamento. Vindo para a realidade do Brasil, os EUA fazem pressão contra a Huawei no 5G, mas o que – de relevante – oferecem em troca? Produto mais caro e um tapinha… Read more »

Nascimento
Reply to  pedro
18 dias atrás

O problema pelo visto esta na própria CIA como instituição, pouco importa se o presidente é o Bidê, Barack Osama ou o Homem laranja, a CIA conseguiu ser ineficiente no mandato de todos eles.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nascimento
17 dias atrás

É como qualquer agência de informações secretas. O fracasso toda a gente conhece, o sucesso não…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
19 dias atrás

Considerando-se a maneira que o Tio Sam trata seus arapongas e colaboradores quando saem correndo de uma determinada área ( por exemplo, na retirada do Afeganistão, recentemente ), qualquer um começa a ponderar se é realmente uma boa idéia contribuir com os EUA. Num dia, você tá servindo de X-9 pros norte-americanos, no outro dia, eles saem correndo do país, e te deixam pra trás, pra se virar.

Zeus
19 dias atrás

Prezados! Alguém avisa a CIA que poderão recrutar agentes de lhes dedicarão fidelidade canina aqui mesmo, dentre os inúmeros fanboys que frequentam a trilogia!
E trabalharão até de graça, em troca de alguns bonés do Mickey e tickets para Disney!

Oh, sorry! O Brasil não tem nada de relevante para espionar!

Mas como já apontei, os estadunidenses vem levando uma sóva nas áreas de cibernética e espionagem. E a tendência é piorar!
Fiquei sabendo que já tem X9 servindo o breakfast do Biden, escolhendo seus ternos e até fazendo seu mapa astral!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zeus
18 dias atrás

Perfeito Zeus.
Irreparável.
Restará aos EUA a espionagem através do Whatsapp e Facebook e torcer para que o TikTok não passe a frente deles.

SDS

Hélio
Hélio
Reply to  Zeus
18 dias atrás

Mas muito disso já é praticado, a ideologia neocon e as seitas neopentecostais tem por objetivo criar uma cultura de colaboracionismo com os americanos, por isso países como o irã reprimem seitas protestantes ao mesmo tempo que garante proteção aos ortodoxos.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Zeus
18 dias atrás

Zeus, vós não prestais, vós sois malvado. Não humilheis tanto os fanboys assim. KKKKKK

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Zeus
18 dias atrás

Ora, se me derem um green card eu trabalho pra eles com prazer, se brincar até de graça. Não porque sou fanboy, mas porque preciso de emprego mesmo, coisa que o Brasil não oferece a uma boa parcela da população. Aliás, não oferece, emprego, dignidade… nada. O brasileiro médio é humilhado todo santo dia e você espera o que? Que todo mundo morra de amor por isso aqui?

Zeus
Reply to  Jadson S. Cabral
17 dias atrás

Prezado! Sugiro que leia a matéria de novo, porque ela divulga justamente o fato de que os arapongas cooptados pela CIA estão sendo todos liquidados, e hoje em dia bem rápido.
Portanto se não fores um suicida atrás de encerrar tua vida precocemente, sugiro que repense esta idéia de virar cagoete dos EUA.

Inclusive sobre sonhos de green card, acaba de ir em cana na Islândia a falsa testemunha que a CIA cooptou para prestar falsa acusação, confessada por ele, contra o Assange. E a CIA tinha lhe prometido total imunidade!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
19 dias atrás

A video de informantes da CIA é muito curta. O problema da infiltração dessa, assim como outras agências como a DIA por agências como o MOSSAD por exemplo, é um sério problema. Vide o caso de Jonathan Pollard, como exemplo.

Ramon
Ramon
19 dias atrás

Provavelmente a Cia deve estar cheia de agentes duplos que se vedem para quem paga mais ou seus sistemas de informação está sendo interceptados, mas uma coisa é certa independentemente para qual agência você está colaborando as suas chances de morrer de latrocínio, sumir do nada, aparecer alguns policiais na sua casa que atiram primeiro e pergunta depois cresce de forma gigantesca, eu pessoalmente nunca abriria o bico para esse tipo de agência, principalmente para os EUA que estão mostrando ao mundo que seus aliados são descartáveis.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
18 dias atrás

E comia Abin se encaixa nesse teatro?

Zeus
Reply to  Comte. Nogueira
18 dias atrás

Prezado! Assim como o Brasil é um anão diplomático, a abin é um micróbio irrelevante.
Sua representatividade a nível de teatro internacional inexiste!

Talvez possa desempenhar alguma tarefa secundária ordenada pela CIA em prol dos interesses dos EUA na AL, mas pelo visto, parece que atua mais no âmbito interno para defender os interesses do governo estabelecido.

Lucas
Lucas
Reply to  Zeus
18 dias atrás

Eita. Preciso!
Muito bom!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Comte. Nogueira
18 dias atrás

Como…
Cabide de empregos

Slow
Slow
Reply to  Comte. Nogueira
18 dias atrás

Abin aqui só serve pra produzir relatório de defesa pro Filho 01 do PR .

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Comte. Nogueira
18 dias atrás

A função primordial da ABIN, desde a sua criação, é produzir dossiês contra a oposição de quem for situação.

Henrique
Henrique
Reply to  Comte. Nogueira
18 dias atrás

Se você procurar evidências públicas sobre a Abin tudo aparenta mediocridade, é uma agência bem fraca e que está sobe o tacão de militares, não tem independência nenhuma.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Comte. Nogueira
17 dias atrás

ABIN? vamos lá… A ABIN deve ser a única agência de inteligência do planeta que contrata seus funcionários através de concurso público. Algo inacreditável. Se contar isso para um diretor de inteligência gringo, ele dá risadas na nossa cara. Ao contrário de todas as outras agências de inteligência eficientes, na ABIN não são os melhores cérebros das áreas sensíveis ou os agentes mais operacionais das forças de defesa e segurança que são recrutados. E sim os “concurseiros” que entram lá já de olho no próximo concurso que possui um salário melhor. Dessa forma a ABIN vive com déficit de pessoal,… Read more »

Joli Le Chat
Joli Le Chat
18 dias atrás

boa noite vg pessoal pt quem eh das antigas vai sentir nostalgia com o uso do telegrama pela cia pt no meu caso vg o ultimo telegrama que recebi foi em 2001 pt saudacoes

Wagner
Wagner
18 dias atrás

Desde 2014 a CIA tomou um baile,o caso Crimeia os russos tomou e quando a Cia descobriu a ponte já estava sendo construída. KGB explorou uma cultura americana para obter informações, americano gosta de dinheiro vida luxuosa está é era aí que a KGB entrava operava por anos com ajuda de secretários e secretarias do generalato americano. KGB tinha como alvo funcionários de 2 escalão. Que faz muito sentido pois esse pessoal tinha recentimentos e ebtrgava tudo por motivo de vingança e ganhar dólares para gastar na Disney.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Wagner
18 dias atrás

Engraçado, parece até o contrário, mas a verdade é que a URSS acabou e os EUA continuam iguais.

Zeus
Reply to  rui mendes
17 dias atrás

Mas é exatamente este o problema! A URSS acabou e a Rússia atual é algo bem diferente. A China de Mao acabou e a atual é algo bem distinto. Se reinventaram. Mas os EUA continuam iguais! A mesma política externa do big stick, o mesmo modus operandi ultrapassado em várias áreas. Os EUA padecem do mesmo problema de impérios antigos. Estagnaram em métodos de atuação que foram eficientes do início ao auge de sua dominância, mas se tornaram totalmente ineficientes e fora do contexto atual. Não tiveram a capacidade de serem flexíveis, se reinventarem. Agora é tarde. Não dá para… Read more »

Matheus
Matheus
18 dias atrás

Podem ligar aqui em casa, estou disposto ao cargo em troca de Greencard e alguns milhões.

FERNANDO
FERNANDO
18 dias atrás

A 5ª coluna no Brasil, não perdeu um único membro.
Podem ter certeza.

Henrique
Henrique
18 dias atrás

A CIA é uma agência voltada “pra fora”, enquanto a Abin parece ser voltada “pra dentro”. Se nós notarmos o noticiário, a conclusão que se chega é que a Abin é mais um departamento de investigação policial do que agência de inteligência. Pode-se criticar os abusos do SNI, mas ele foi a única agência de inteligência que tivemos, com recursos, competência e capacidade pra fazer inteligência.

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Henrique
18 dias atrás

Interessante seu comentário.
E a Policia Federal é o que?

Foxx
Foxx
Reply to  FERNANDO
16 dias atrás

PF e ABIN acabam realizando a mesma tarefa.

Romão
Romão
18 dias atrás

A CIA é uma piada! Soldados russos tomaram a Crimeia de assalto numa madrugada e nem Kiev, nem Berlim, nem Paris, nem Londres foram informadas. Quando foram ver, ja era tarde de mais. Deve ter tido até óbitos dentro do Kremelin, motivados por gargalhadas compulsivas. Essa mesma CIA informou que o Talibã levaria 3 meses pra tomar Kabul, depois que chegassem às “portas” da cidade: levaram 3 dias! Essa mesma CIA que foi incapaz de proteger um presidente americano de levar um tirambaço no côco e de envenenar Fidel Castro Ruz, e olha que tentaram umas 6 vezes. Vergonha!

rui mendes
rui mendes
Reply to  Romão
18 dias atrás

Mas essa mesma CIA, ajudou e de que maneira, a URSS a fugir do Afeganistão.
Parece que ouve até óbitos, na CIA, de tanto rir, por terem derrotado a URSS com uns simples manpads Stinger.

Romão
Romão
Reply to  rui mendes
17 dias atrás

Ah sim. os soviéticos fugiram dos pashtum por causa dos manpads americanos… E os americanos fugiram do Afeganistão por quê?

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
18 dias atrás

Poxa, tão com problemas pra recrutar? Onde eu mando currículo? Eu não tenho nenhum cargo estratégico no governo ou em alguma empresa de interesse, mas eu sou esforçado e trabalho até de graça (com ajuda de custo, é claro) em troca de um green card, pois não tenho o mínimo comprometimento com esse país. Alô, você agente da cia que pode estar lendo esse comentário. Essa mensagem é pra você, meu querido. Me dá um emprego pfv.

Talisson
Talisson
18 dias atrás

Quem leu Frederick Forsyth sabe que trabalhar para “agências” é uma fria kkkkk

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
18 dias atrás

Não fiz nada, não vi nada e não sei de nada.

naval762
naval762
17 dias atrás

Dezinformatsia.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
17 dias atrás

Aqui um certo vice-presidente ia toda semana ao consulado americano em SP “conversar” animadamente com o cônsul.
Recrutar politico brasileiro deve ser deveras fácil: expõe meia dúzia de falcatruas dele e pronto.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
17 dias atrás

A vida imitando a ficção!

Adriano Madureira
Adriano Madureira
17 dias atrás

“Capturados, mortos ou comprometidos: C.I.A. admite a perda de dezenas de informantes”.

Quem tá na chuva é para se molhar… Parabéns aos que tiveram a competência de identificá-los e neutralizá-los…

Oráculo
Oráculo
17 dias atrás

Qual o motivo de alguns comentários caírem na caixa de spam e não serem publicados?

Teropode
16 dias atrás

Que bla bla bla abestado , iste assunto do serve para despertar verborragias dos afetados , qualquer imbecil sabe que com as novas tecnologias eh muito mais fácil pegar os infiltrados , hoje há câmeras até dentro de vasos sanitários e quando vejo os afetados falando bobagens tenho a impressão que o mesmo não ocorre com os espiões russos , que aliás foram campeões de trairagem …..

Nilton L Junior
Nilton L Junior
16 dias atrás

Chama o Olavo pra CIA

Ander
Ander
14 dias atrás

No Brasil está cheio de informantes dentro do governo, basta verificar onde ex ministros foram morar após caírem.

Últimas Notícias

Recife (PE) sediará a nova Escola de Formação de Sargentos do Exército

O CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO INFORMA: Na 339ª Reunião do Alto Comando do Exército, realizada de 18 a...
- Advertisement -
- Advertisement -