segunda-feira, dezembro 6, 2021

Saab RBS 70NG

Recife (PE) sediará a nova Escola de Formação de Sargentos do Exército

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO INFORMA:

Na 339ª Reunião do Alto Comando do Exército, realizada de 18 a 21 de outubro, foram apresentados os estudos complementares sobre as três guarnições selecionadas para sediar a futura Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército.

Atualmente, a formação dos sargentos de carreira ocorre em estabelecimentos de ensino militar localizados em diferentes guarnições do Exército. A nova Escola permitirá concentrar a formação em uma única instituição, gerando a economia de meios (pessoal e material) e de recursos orçamentários. Proporcionará, também, a unificação da experiência militar oferecida aos homens e às mulheres que nela ingressarem, incrementando aqualidade de formação e fortalecendo a coesão e o espírito de corpo dos integrantes da Força Terrestre.

Os estudos acerca de possíveis locais foram conduzidos durante quase dois anos e abrangeram todo o território nacional. Ocorreram várias reuniões com autoridades públicas interessadas, para a melhor análise e o pleno entendimento das contrapartidas oferecidas ao Exército por cada cidade/estado. Como resultado, três guarnições – Recife/PE, Ponta Grossa/PR e Santa Maria/RS foram selecionadas para a segunda fase do trabalho, na qual o estudo foi ainda mais minucioso.

Foram visualizados inúmeros benefícios para a futura sede da nova Escola. Podem ser destacados, dentre outros, o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos e o incremento na atividade econômica local, decorrentes da presença dos alunos, instrutores e familiares. Cabe ressaltar, ainda, que a cidade escolhida passará a ser a referência nacional e internacional como o berço da formação de todo o efetivo profissional de sargentos do Exército Brasileiro.

Assim, ao término do processo de escolha, pautado por aspectos eminentemente técnicos, a cidade de Recife/PE foi selecionada para sediar a nova Escola.

O Exército Brasileiro agradece, de modo efusivo, o empenho, a dedicação e a disponibilidade das diversas autoridades e dos diferentes representantes de instituições públicas e privadas de todas as cidades e estados envolvidos no processo, bem como manifesta a honra de contar com a inestimável confiança dos pernambucanos, paranaenses e rio-grandenses nesse processo, reforçando os laços que unem a Força Terrestre ao Povo brasileiro.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

- Advertisement -

93 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
93 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO
FERNANDO
1 mês atrás

Bem, Ponta Grossa não levou.
Injustiçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Oráculo
Oráculo
1 mês atrás

O melhor local era Ponta Grossa no Paraná. Inclusive era considerada a favorita dentro do próprio EB. Porém na reta final do processo de decisão, a bancada de deputados do Paraná se dividiu e chegaram até apresentar um novo local em Londrina para escola se instalar no estado. Como resultado, a força política acabou levando a escola para Recife. Pois foi isso que decidiu. Esse papo de “escolha técnica” é conversa pra boi dormir. Com investimento de 1.5 bilhão de reais, qualquer lugar escolhido fica bom. Apesar da derrota de Ponta Grossa e como paranaense que sou, fico feliz em… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Oráculo
Tomcat4,2
Reply to  Oráculo
1 mês atrás

Aqui no Sul a gente tem Exército “aos montes”….
Aqui vc foi no ponto meu caro, e realmente é excelente ver o EB montar uma estrutura gigante como esta será em outra região tbm muito importante e beeeeeeeeem menos “militarizada”(no sentido de comparação com a quantidade de estruturas no Sul e Sudeste)como é o Nordeste.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Oráculo
1 mês atrás

Oráculo Eu torcia por PG também. Mas vou te dizer uma realidade. Não vou me meter na parte política, pq não posso afirmar nada de concreto. A FORPRON + faixa de Fornteira estão saturando as tropas de SC e PR. A estrutura, o pessoal, o Campo de Instrução, o tempo etc etc Para ter uma Escola no nível da Nova ESA, q terá no seu primeiro ano os alunos q hj estão em 13 OM pelo Brasil, em seu segundo ano, os q hj estão na ESA, ESLog e ESSEx, precisa de um apoio cerrado muito grande. Muitíssimo grande. Eu… Read more »

Welington S.
Welington S.
Reply to  Oráculo
1 mês atrás

Você matou a pau no que é contra: ”Apesar da derrota de Ponta Grossa e como paranaense que sou, fico feliz em ver o Nordeste recebendo uma instituição desse porte do nosso Exército.”

Pronto! É isso. A escolha se mostra técnica independentemente das ações dos políticos.

Flanker
Flanker
Reply to  Welington S.
1 mês atrás

Como santamariense, torcia para que viesse para cá, mas concordo plenamente com o que o Oráculo escreveu.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Eu respeito, Flanker, mas não concordo. Pra mim, a ida da ESA pra lá, vai beneficiar muito o local em todos os sentidos. O EB está voltando ”pra casa”. Sem contar que, sem sombra de dúvidas, teremos um belo parque tecnológico também sendo montado lá.

Flanker
Flanker
Reply to  Welington S.
1 mês atrás

Perdão, Welington S., mas eu não me expressei corretamente. Ao dizer que concordo com o que o Oráculo escreveu foi em relação aos 3 últimos parágrafos do comentário dele. Considero Recife uma boa escolha, sim.

Mk48
Mk48
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Como pernambucano de Recife, só tenho a comemorar !…rsrsrs

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Welington S.
1 mês atrás

Concordo com a escolha, sou de Curitiba e torcia por Ponta Grossa, mas o fato da região escolhida possuir aeroporto próximo, e biomas de treinamento como mata Atlântica, cerrado e muito próximo da floresta Amazonica, isso dá uma ganho operacional no treinamento. Quem ganha com isso é o Brasil. Abraço

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Oráculo
1 mês atrás

não é sabio que todas as forças fiquem somente em um lugar,creio que se deve ter o maximo de lugares com forças militares…acumulo em um só lugar não é nada estrategico…de vez em quando aparecem sandices como trazer a brigada paraquedista para goiânia…graças a Deus tais sandices não prosperam!

Last edited 1 mês atrás by horatio nelson
André Garcia
André Garcia
1 mês atrás

O Exército retornando ao berço. Parabéns ao EB!

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  André Garcia
1 mês atrás

Sem dúvida a melhor escolha. Com todo respeito as outras cidades participantes; mas Recife é uma capital (capital de Pernambuco e da Região Nordeste). Em Jaboatão nasceu o Exército, no que tange a estrutura não há nem o que se discutir e além de todos os argumentos, existe uma premência em descentralizar os centros de formação, não só no EB, mas também na FAB e MB. Ficou onde tinha que ficar.

Jorge Knoll
1 mês atrás

Com todo o respeito que merece o Comandante do Exército, e o Alto-Comando da corporação, não procede que a de escolha tenha sido pautada por aspectos eminentemente técnicos, a cidade de Recife/PE foi selecionada para sediar a nova Escola.
Na verdade, ela foi política, o que demonstra que a mesma já se encontra erradica no seio do Exército, caso contrário, a decisão seria Santa Maria/RS, por “n” vantagens que oferecia em relação a`Recife/PE e a Ponta Grossa/PR, até a economia que a mesma ofertava em relação as demais concorrentes.,

ANDRE GARCIA
Reply to  Jorge Knoll
1 mês atrás

Quem pensa em Exército, deve pensar em país. Concentrar efetivo em qualquer região que seja, não é inteligente. Por isso a escolha de Recife (considerando as três finalistas) é estratégica e simbólica (lá, em Jaboatão dos Guararapes, nasceu o EB).

Cabral
Cabral
1 mês atrás
Oráculo
Oráculo
Reply to  Cabral
1 mês atrás

Belo projeto.

Tomcat4,2
Reply to  Cabral
1 mês atrás

O projeto é fantástico, uma verdadeira cidade verde oliva que será erguida .

Fulcrum
Fulcrum
1 mês atrás

Com certeza a melhor escolha.

Mauricio
Mauricio
1 mês atrás

Acho lógica a escolha!
É preciso interiorizar as forças, chega de concentração militar no Sul/Sudeste. Recife é uma excelente cidade, tive o prazer de viver por lá durante minha passagem pela Escola de Aprendizes Marinheiros/EAMPE.

Ted
Ted
Reply to  Mauricio
1 mês atrás

Necessário é transferir um ou dois regimentos de cavalaria do Sul para o Nordeste. Descentralização é estratégico.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Ted
1 mês atrás

Cavalaria pra que no Nordeste?

Ted
Ted
Reply to  Chevalier
1 mês atrás

Retaguarda estratégica. Foram as tropas da orla do Pacífico que atravessando o pais de trem, impediram a queda de Moscovo frente as tropas nazistas.

Henrique
Henrique
Reply to  Ted
1 mês atrás

Elas estavam lá por causa dos japoneses, só quando ficou claro que não haveria uma agressão por parte dos nipônicos aí então foram transferidas, se não fosse este o caso, essas forças estariam empenhadas desde o início. “Retaguarda estratégica ” não é o termo correto, o correto seria “reserva estratégica”. Retaguarda é como a vanguarda e a flancoguarda, um corpo de tropa destacado pra defender o grosso de ataques vindo dessas respectivas direções.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Ted
1 mês atrás

Nordeste já tem cavalaria….Recife tem o 10 esquadrão de cavalaria, e na Paraíba tem um regimento, se não me engano é o 16 Regimento de Cavalaria

…cavalaria mecanizada é cavalaria oras….

Last edited 1 mês atrás by Rafaelvbv
horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

o que resta saber são os meios disponiveis lá…se brincar 1 ou 2 cascaveis no osso rs

Renato B.
Renato B.
Reply to  Mauricio
1 mês atrás

Concordo, um exército deve ser uma amostra de seu povo e precisamos que ela seja equilibrada em termos regionais.

AMX
AMX
Reply to  Mauricio
1 mês atrás

Se é pra interiorizar, então não é pra ir pro litoral.

DanielJr
DanielJr
Reply to  AMX
1 mês atrás

Isso é verdade, há uma contradição nesses termos

AMX
AMX
Reply to  DanielJr
1 mês atrás

O comentário da galera aqui, todos defendendo a escolha apenas pelo critério de “interiorização”, “descentralização”, óbvio que escolher uma capital, seja qual for, não tem a ver com esses requisitos.
Isso é independente de qual das cidades foi eleita.

João Adaime
João Adaime
1 mês atrás

Segundo a rádio Gaúcha de Porto Alegre, ao noticiar a escolha, a decisão foi tomada porque nas regiões Sul/Sudeste está concentrada a maioria das organizações militares. Seria uma forma de compensar.
Com isto, alguns candidatos que não estejam com popularidade em alta no Nordeste, poderão fazer uso político disto, afirmando que se preocupam com a região.

Last edited 1 mês atrás by João Adaime
Oráculo
Oráculo
Reply to  João Adaime
1 mês atrás

Alguns jornais do Nordeste estão destacando a reunião que os líderes da “Bancada Nordestina’ tiveram com o Alto Comando do Exército recentemente tratando sobre a candidatura de Recife.

A região trabalhou unida para essa vitória política.

Méritos aos políticos nordestinos que souberam trabalhar para o bem regional.

E foram muito inteligentes.

Pois os 2.400 alunos e 1800 professores que estarão morando em Recife, nas férias podem visitar Maceió, Natal, Fortaleza, etc, pois estão muito mais próximos, e sai mais barato, do que saindo de um estado do sul/sudeste.

O dinheiro gira na região.
Golaço dos nordestinos.

Last edited 1 mês atrás by Oráculo
DanielJr
DanielJr
Reply to  Oráculo
1 mês atrás

A escolha foi técnica, mas teve mil políticos mexendo pauzinhos.

Tonho
Tonho
1 mês atrás

Espero que haja um aproveitamento de meios do MD com o deslocamento da maior parte do antigo COMAR de Recife para Natal e o aproveitamento de edificações da aeronautica pelo exército.
.
O fato do comando regional do exercito estar no Recife, existir hospital do exército e outras guarnições de suporte seja elementos aproveitados.

Bardini
Bardini
1 mês atrás

O EB tem o maior orçamento da pasta da Defesa. É a força mais barata de equipar e manter, mas sempre operou no vermelho. É uma grande massa de estruturas, meios e doutrinas ultrapassadas, que tem de conviver com algumas poucas ilhas de excelência que são comprometidas pelo cobertor curto ao passo que tem de servir antes de tudo, como propaganda de autopromoção. Traduzindo: nunca existiu e nunca existirá dinheiro sobrando pra nada. . Querem construir todo um complexo no Recife, em meio ao caos econômico. Muito bom, muito bonito, muito bacana. Mas cabe a pergunta mais básica de todas:… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Num é, fico me perguntando a necessidade dessa estrutura, empurrar mais sargentos quando não se tem nada decente para estes sargentos usarem depois.

Fazem isso por que não sai dos bolsos deles, vai ter sempre o trouxa do contribuinte pagando. Este último parece que parece é igual à vassoura, é dançando com o pau enfiado na traseira.

Last edited 1 mês atrás by Inimigo do Estado
Bardini
Bardini
Reply to  Inimigo do Estado
1 mês atrás

“Inimigo da Interpretação”… A questão não é a necessidade ou não desta estrutura de ensino. A questão é muito mais básica e fundamental: Se não existe dinheiro sobrando em lugar algum, quem é que vai ficar sem os tais “R$ 1,0 bilhão de Reais”, para tirar esse projeto do papel? Só isso.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Esqueceu que isso envolveu políticos no meio, o $ vai aparecer, nem que seja pra mostrar a terraplanagem ano que vem. Depois entra na fila do MSS 1.2 e fica na pendência.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Bardini
Vc tá muito revoltadinho.
Temos muito de excelência. Muito. O principal de um exército é o homem e investimos muito nisso.
Doutrina ultrapassada só pra supertrunfista.
O recurso pra nova ESA vem de um trabalho muito bem feito, q não pode ser utilizado em outro destino.
Não saíra nada dos Projetos Estratégicos ou outra rubrica importante.

Bardini
Bardini
Reply to  Agnelo
1 mês atrás

Eu poderia concordar contigo e dizer que temos “muito de excelência” na força, mas aí teríamos de estar na década de 80. Como não estamos… . Quadro de pessoal é importante em qualquer organização, seja ela qual for. Dos problemas referente a pessoal, das três forças, todo mundo sabe qual é principal. Não precisa chover no molhado, falando da folha. . “O recurso pra nova ESA vem de um trabalho muito bem feito, q não pode ser utilizado em outro destino.” . Legal. Não muda em absolutamente nada o fato de que não existe dinheiro sobrando em lugar nenhum. De… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  Agnelo
1 mês atrás

Vc acha o exército atualizado em suas doutrinas? É a força mais ultrapassada de todas bicho….
“O principal de um exército é o homem”, se bem treinado, em forma, equipado e custando pouco….sim.

Last edited 1 mês atrás by João Vitor
Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Bardini
1 mês atrás

Amigo Bardini 1 escola sai mais barato que 2, isso é fato, não é despesa, são investimentos que serão colhidos a longo prazo….especulando um pouco… a m.o da construção em si podemos considerar que na região do nordeste tem a maior concentração de batalhões de engenharia de construção do país, pode ser que esse investimento não saia da carteira do e.b (política?, vai girar a economia na região?), ainda é muito cedo para responder essa pergunta…. Não é só a ESA que vai mudar pra lá, parece que vão centralizar a escola de sargentos de logística também, a CCSv da… Read more »

estrutura.png
Last edited 1 mês atrás by Rafaelvbv
Pedro Fullback
Pedro Fullback
1 mês atrás

Não vejo motivos para desmerecer Recife. Recife possui um aeroporto internacional, é uma cidade média e além de ser uma capital, tem uma boa infraestrutura, possui um clima favorável. E além do mais, irá descentralizar as tropas do EB! Temos escolas de oficiais no Sudeste, temos a escola de Cavalaria no Sul, e nas outras regiões temos oq? O Exército precisa ser influente no Brasil e não em certas regiões, é fundamental a sintonia da sociedade e forças armadas.

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Pedro Fullback
1 mês atrás

Putz, ninguém está levando em conta o aquecimento mundial e que recife ficará abaixo da água daqui uns anos. Mas, neste país baronil, se prefere gastar mais!! Podiam ter escolhido então no centro oeste, talvez Goiás, ou Tocantins!! A politicagem neste país é duro! Fico imaginando se o Brasil criar as Forças Espaciais Brasileiras – FEB, hummm, não sei porque gostei do acrônimo, me lembra algo. Bem, mas, não era o que eu estava tentando desenvolver. Imagina os governadores se matando para ter uma academia desta nova força. Claro que o Rio de Janeiro e São Paulo iriam criar o… Read more »

Pedro Fullback
Pedro Fullback
Reply to  FERNANDO
1 mês atrás

Putz, ninguém está levando em conta o aquecimento mundial e que recife ficará abaixo da água daqui uns anos.” Daqui alguns anos você quer dizer daqui a 2 mil anos, caso dê certo a sua teoria. Mas, a Holanda enfrenta o mesmo problema e não vejo 1 holandês afirmando para os empresários não investirem na Holanda já que a Holanda será um dos mais afetados.

Michel
Reply to  Pedro Fullback
1 mês atrás

Colega, Holanda é Holanda… quando e se necessário, até cidades submarinas eles irão construir.

E tudo na mais alta qualidade, segurança, praticidade e luxo.

F-5
F-5
Reply to  FERNANDO
1 mês atrás

Falou o especialista em meio-ambiente…

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  F-5
1 mês atrás

Sim, ele quer competir com gente inteligente e que trabalha na NASA e estou nas melhor Universidade Americanas que são as melhores do mundo.
Mais um negacionista da vida!!!

AMX
AMX
Reply to  FERNANDO
1 mês atrás

kkkkk, ele está falando é de vc cara!

Renato B.
Renato B.
Reply to  FERNANDO
1 mês atrás

Ela não vai virar Atlântida e se o aquecimento for tão grave quanto você está pintando sua preocupação não vai ser a localização da ESA, mas conseguir agua, comida e segurança.

F-5
F-5
1 mês atrás

Sou filho de milico que serviu duas vezes em Pernambuco.
Os heróis dos Guararapes saúdam a decisão do Exército em formar novos combatentes em seu solo!!!

Curiango
Curiango
Reply to  F-5
1 mês atrás

CMO em Campo Grande MS

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

Que massa! Pernambuco recebe de braços abertos a nova Escola de Sargentos das Armas!

Talisson
Talisson
1 mês atrás

Parabéns aos pernambucanos e ao EB.

Last edited 1 mês atrás by Talisson
Mk48
Mk48
Reply to  Talisson
1 mês atrás

Como pernambucano que sou, agradeço !!!

Talisson
Talisson
Reply to  Mk48
1 mês atrás

Sou de Cachoeira do Sul, próximo a Santa Maria, e sim, fico feliz pelos pernambucanos e pelas famílias dos militares e alunos.

JClaudio
1 mês atrás

Ir pro Amazonas ninguém quer né?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  JClaudio
1 mês atrás

Militar gosta de praia e sol…

Michel
Reply to  JClaudio
1 mês atrás

Tem muito mosquito transmissor de doenças, cobras e escorpiões venenosos.

Cabral
Cabral
1 mês atrás

Se alguém quiser conhcecer um pouco mais sobre a escolha de Pernambuco, pode consultar esse documento.

https://drive.google.com/file/d/1ttUNXm1FDLTSQg3hvWosjCxYTwz21A-z/view

Neto
Neto
Reply to  Cabral
1 mês atrás

Rapaz, pá de cal na cidade da copa….
.
Pior escolha dentro deste programa da escola de sargentos.
.
Ia ser uma nova centralidade urbana, iam centralizar os campus da UPE, iam construir um novo hospital estadual…
.
Péssimo.

Welington S.
Welington S.
1 mês atrás

Essa galera que reclama ser uma péssima escolha, são os mesmos que em momento oportuno, diz que o EB precisa ir para regiões que estão abandonadas e que não existe presença militar por lá. Vejo como escolha devidamente acertada! Ali se transformará, ao meu ver, também em um polo tecnológico. A região será desenvolvida e convenhamos, pra quem viu, é um baita de um projeto. Então, meus parabéns ao Comandante do Exército, ao Alto Comando e a todos envolvidos em uma decisão técnica e acertada.

AMX
AMX
Reply to  Welington S.
1 mês atrás

Ah, sim, é que Recife é uma “região abandonada”…

Celso
Celso
1 mês atrás

Porque fazer o melhor e mais barato…se pode ser a festa da ajuda de custo e das diárias…estão aprendendo com a Fab

Mk48
Mk48
1 mês atrás

Parabéns ao EB pela decisão acertadíssima.
.
As regiões Sul e Sudeste já concentram OMs de sobra.
.
Parabéns Recife, minha cidade, veneza brasileira ! 😂😂😂😂

Carlos Menezes
Carlos Menezes
1 mês atrás

Como bom gaucho que sou e nascido aqui nestes pagos. Não sei se me sinto feliz e ou triste feliz pelo fato de meu estado estar sim bem servido ainda mais sendo fronteira e já tendoformado muitos governantes a nível de presidentes. E triste pelo fato de meu estado ser assim aguerrido nesta instância. Mas de qualquer forma PARABENS ao povo Pernambucano.

Ted
Ted
Reply to  Carlos Menezes
1 mês atrás

Diz que foi o ônix, mourao e o prefeito de Santa Maria lá no forte apache em Brasília é uma mãe de santo incorporou o Getúlio. Foi todo mundo! Mas ba tchê, o que deu errado?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
1 mês atrás

Agora falta levar os paraquedistas para o centro oeste.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Agora falta levar o Exército Brasileiro pro século XXI. Em termos de efetivo, equipamento, doutrina e, por que não dizer, não-ingerência na política nacional.

Michel
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
1 mês atrás

É sonhar alto demais. Se bobear o exército adentrará o séc. XXII com a mentalidade e característica das décadas de 60 e 70 do séc. XX.
Disso eu não duvido.

Francisco Neto
Francisco Neto
1 mês atrás

Provavelmente nem perceberam, pois não comentaram sobre, mas cumpriram a constituição: as Escolas saem da região mais desenvolvida do país (Sudeste) e a nova Escola deixa de ir para a segunda região mais desenvolvida (Sul), sendo fixada no Nordeste, contribuindo para a diminuição das desigualdades regionais, diante dos investimentos que lá serão feitos.

Michel
Reply to  Francisco Neto
1 mês atrás

Colega, um quartel é suficiente para gerar diminuição das desigualdades histórico-seculares entre os estados brasileiros?

Se fosse uma universidade voltada para o avanço social, com a ciência sendo posta em prática em objetivos concretos e práticos, aí não diria nada.

Ou uma indústria de desenvolvimento locomotivo, por exemplo.

Mas… quartel?

FERNANDO
FERNANDO
1 mês atrás

Olha, sinceridade, quando eu falava da venda da Embraer, só era atacado aqui.
Quando falava do governo Bolsonaro, atacado eu fui.
Agora estou falando da escolha do EB para essa escola. Erro parcial.
Mas, é aquilo, falar para burro e cego é duro!
Vou me abster de comentar no grupo e apenas apreciar o bom trabalho da equipe do blog.
Só espero eu estar errado no ano de 2031! Espero!
O blog triologia de defesa é BOM! O RUIM são alguns que aqui comentam.

Michel
Reply to  FERNANDO
1 mês atrás

O que acontecerá no ano de 2031?

Zorann
Zorann
1 mês atrás

Isto vai gerar economia? Porque é isto que interessa. Se não gerar economia, isto não vale nada.

O que farão com as unidades onde o treinamento era feito anteriormente? Fecharão, venderão os imóveis? Quem arcará com estes custos da nova escola (somente o EB)?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Zorann
1 mês atrás

Sem duvida nenhuma. O primeiro ano ocorre em 13 Unidades pelo Brasil. Essas unidades são unidades operacionais, e tem muito de seus recursos voltados para apoiar a formação do Sgt, “atrapalhando” sua operacionalidade. Agora ficará unificado. Além disso, a ESA atual é uma adaptação. Não suporta da melhor forma a formação do segundo ano das armas. A nova terá o primeiro, o segundo das armas e logísticos. Ou seja, muito será racionalizado, além de desonerar OM operacionais com formação de pessoal de carreira. Nas OM q tem o primeiro ano, o espaço será melhor aproveitado com o completamento de pessoal… Read more »

pedroctba
pedroctba
Reply to  Zorann
1 mês atrás

Economia nenhuma meu caro! Quem conhece o Nordeste sabe que lá mao de obra nao existe. Logo, para fazer esse projeto subir, sera gasto 2x ou 3x mais do que seria se fosse no PR ou no RS já que terá que trazer toda a mao de obra, nao apenas a especializada mas tambem a bruta (carpinteiro, pedreiro, eletrecista, marcinero, e etc) e com isso precisará garantir estadia, alimentação e deslocamento. Se olhar a fundo, iremos fazer uma “segunda Brasília”. Ainda a quem tenha duvidas, basta olhar o buraco que foi aquela refinaria feito pelo ladrão, onde o orçamento era… Read more »

ANDRE GARCIA
Reply to  pedroctba
1 mês atrás

Pense numa fala equivocada! Parece até que Recife é uma terra arrasada, sem escolas, universidades, grande empreendimentos de engenharia bem mais complexos que o projeto da nova ESA. Conhece SUAPE, por acaso? Fazia tempo que não lia tanta bobagem!

John Doe
John Doe
1 mês atrás

Tem de descentralizar do Sul e Sudeste mesmo. Norte e Nordeste também fazem parte do Brasil. Aliás, o próprio surgimento do Exército Brasileiro se deu em Pernambuco! Boa e simbólica escolha! Sonho com o dia em que a Marinha deixe de ser praticamente toda localizada no RJ.

Jefferson
Jefferson
1 mês atrás

Essa é a mudança mais idiota possível. EB sucateado e o pessoal tornando dinheiro em bobagem.
Instituição problemática…espero ver a esquerda voltar e por essa gente na linha!

Agnelo
Agnelo
Reply to  Jefferson
1 mês atrás

Boa ideia…..
Um grande exemplo de racionalização….
O EB passou de 188 mil pra 222 mil…
A MB cresceu sei lá quanto pra ter a segunda esquadra…. Sem tem $$ pra crescer em meios….

Talvez eles criem a terceira esquadra……

Boa ideia….. Parabéns!!!!

Gabriel
Gabriel
1 mês atrás

Dúvida: o que o EB vai fazer com a estrutura atual da ESA em três corações? Vai virar quartel? Outro centro de ensino? Vão vender o terreno?

groosp
groosp
1 mês atrás

Se cair um outro disco voador, já temos onde levar os tripulantes.

Michel
Reply to  groosp
1 mês atrás

Varginha é um assunto muito mal-explicado. O que acho uma insensatez. Por que não falam de verdade o que foi encontrado no já distante ano de 1996? Do jeito que a população está, a maior parte dela nem vai acreditar mesmo. A notícia virará até chacota. Como já acontece com a mera menção de: “ET de Varginha”. Mas o fato é que aquelas meninas não mentiram, e alguma coisa, bastante incomum, foi capturada. O pessoal da NASA esteve na UNICAMP à época. Houve movimentação intensa de tropas do exército à época. Até um lago foi esvaziado, animais no zoológico local… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

Primeiro reativaram a 7 divisão de exercito, agora a escola de sargentos,
fico feliz em saber que estão reorganizando o exercito brasileiro na região

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
1 mês atrás

Forças Armadas com seus “300 milhões” de sargentos, e pouquíssimos blindados, e quase tudo caindo aos pedaços… Parabéns Brazil!

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
1 mês atrás

Ai eu lembrei que blindados, caças e navios não votam nas eleições! Por isso não são prioridades!

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 mês atrás

Ronaldo fez um comentário uma vez….”não se faz copa do mundo com hospitais”, pessoal caiu em cima dele.
Vai o exercito brasileiro e anuncia que construirá uma escola, o pessoal também critica…o brasileiro é uma figura ímpar mesmo.

Cansei de dizer aqui….ensino não é gasto, ensino é investimento

pedroctba
pedroctba
1 mês atrás

Interessante que Ponta Grossa fica proxima a Rio Negro, que é a cidade natal do Sargento Max Wolf Filho, a qual é justamente o sgto mais lembrado e condecorado da historia do EB, e patrono da ESA e mesmo assim o mesmo virou as costas a regiao!
O que nao faz a politica….

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
1 mês atrás

Eu servi na ESA em Três Corações, melhor escolha mesmo, pois nosso Nordeste é a porta de entrada pra gringolândia, ou esqueceram que as Bases do Tio Sam na segunda guerra ficavam no Nordeste! as FA tem q estar em todo pais e não em apenas uma região!

IgorCav
IgorCav
1 mês atrás

Aluno agora está bizurado, 3C já deu o que tinha que dar, quem viveu aquele CIGMAL viveu, quem não viveu, não vive mais rs.

Jorge Knoll
1 mês atrás

–Foi um crime que fizeram com Santa Maria e o Estado do Rio Grande do Sul.
Nenhuma das d2 cidades concorrentes ofereceu vantagens, técnicas, financeira e estratégica que Santa Maria dispõe.
Notório que a decisão foi política, e não técnica.
Ademais, o Governador Eduardo Leite, mesmo que não tenha nenhuma interação política com o Presidente Bolsonaro, não mexeu uma folha para que Santa Maria fosse a escolhida.
Mas, Santa Maria terá outros investimentos a ganhar…aguardemos.

Mustafah
1 mês atrás

Parabéns Recife, agora o EB DEVERIA aproveitar e reorganizar suas tropas no NE e fechar uma ou duas das 3 regiões militares e organizar as unidades operacionais adidas as RM numa brigada operacional

Últimas Notícias

SIPRI: Indústria global de armas floresce apesar da COVID

Um negócio de US $ 531 bilhões: O novo relatório do SIPRI mostra que os 100 maiores produtores de...
- Advertisement -
- Advertisement -