Rússia ameaça enviar forças militares para Cuba e Venezuela se negociações sobre a Ucrânia fracassarem

298

EUA dizem que ‘o tambor da guerra está soando alto’ enquanto as negociações com a Rússia caminham para um beco sem saída

A Rússia se recusou a descartar um desdobramento militar para Cuba e Venezuela se as negociações com o Ocidente sobre a segurança europeia e a Ucrânia não seguirem seu caminho, enquanto adverte que as últimas discussões com a Otan estão chegando a um beco sem saída.

Em uma aparente tentativa de aumentar a aposta com o governo Biden, Sergei Ryabkov, que liderou a delegação da Rússia em uma reunião com os EUA na segunda-feira (10/12), disse à televisão russa que não poderia confirmar nem excluir o envio de ativos militares para Cuba e Venezuela se as negociações fracassarem. Questionado sobre esses passos, ele disse que “tudo depende das ações de nossos colegas norte-americanos”.

Enquanto isso, outro diplomata russo de alto escalão ameaçou “medidas necessárias” não especificadas se as exigências de segurança de Moscou não fossem atendidas.

No final de uma semana de diplomacia que parece não ter produzido nenhum progresso, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que os EUA tinham inteligência que a Rússia estava se preparando para fabricar alegações de um ataque ucraniano iminente às forças russas como pretexto para invasão.

“Vimos esta cartilha em 2014. Eles estão preparando esta cartilha novamente”, disse Sullivan, e disse que o governo compartilharia mais informações nas 24 horas seguintes.

Enquanto isso, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, prometeu ao seu homólogo ucraniano, Oleksii Reznikov, continuar o fornecimento pelos EUA de “assistência defensiva” para ajudar a aumentar a capacidade das forças armadas da Ucrânia.

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

298 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Já temos França , Reino Unido , EUA …adicionar bases russas e chinesas aqui na América do Sul não faz a menor diferença para mim . A América do Sul tem tudo para ser o novo Oriente Médio.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Pelo menos deve ter algo bom nisso agora o Brasil pode acordar e começar a tratar defesa com mais seriedade.
Ou não ner ja que nossos governantes estão deitados em berços esplêndidos.

Bosco
Bosco
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Joanderson,
Você já viu em algum momento próximo das eleições algum candidato ao governo federal ou ao Congresso falar sobre geopolítica e defesa? Não, né?
E na próxima vai continuar não vendo porque se você não gosta do atual governo os que estão tentando chegar ao Poder “formal” (informalmente já dominam o país) não vão discutir esse assunto porque o assunto unânime vai ser cair de pau no atual presidente fascistocida pra ver se pegam o lugar dele.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco. Em recente entrevista do Alm.Olsen, ele mencionou que a MB conseguiu cerca de R$ 7 bilhões em emendas parlamentares para o ProSub, dos quais apenas R$ 300 milhões foram liberados. Isso mostra que o MInistério da Defesa é um fracasso em negociar com o Ministério da Fazenda/Economia a liberação de recursos aprovados, mostrando que o problema é interno ao MInDef. Concordo com vocẽ que o atual presidente apresenta traços fascistóides.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Isso pode mostrar um monte de coisas, inclusive um CN em desarmonia com a realidade econômica do país.
Quanto aos traços fascistóides, concordo, mas infelizmente a um nível risível. Gostaria (e sei que você também) que ele tivesse o mesmo nível “fascistóide” do Putin.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não ofenda o Putin.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntoniioK. Acho que dizer que Putin tem traços fascistóides é uma constatação sociológica. Não há ofensa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Olá Bosco. Concordamos mais uma vez. Putin tem traços fascistóides. Eu considero um enorme erro achar que a Russia de Putin seja um regime de esquerda ou extrema-esquerda. As características gerais do regime politico na Rússia tem características de extrema-direita. Sobre as emendas parlamentares, eu acredito que o MinDef tem uma enorme dificuldade de articulação política entre os três comandos, o que reflete em sua incapacidade de se articular externamente. Há anos tento explicar o erro que foi colocar um general como ministro da defesa exatamente por prejudicar a articulação política. Sobre Bolsonaro, é preciso separar o que seria uma… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Gozado
O Min Def tem sido beeeeeem melhor do que antes, com os outros.
Inúmeros projetos conjuntos, principalmente interoperabilidade.

Não crie narrativas falaciosas.
Lembre q foram os ministros não-generais q pariram uma 2ª Esquadra, por exemplo, e He camelos, pra desertos q não temos.
Só como exemplo….

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá, Camargoer. Quanta besteira você afirmou em um comentário tão curto. Digno de alguém que realmente não tem ideia de quem realmente governa o mundo. Uma dica: não é o presidente dos Estados Unidos, esse apenas segue uma cartilha determinada por uma oligarquia situada nos EUA e Inglaterra.

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Bem vinda ao mundo real Cem! A isso se denomina “política do galinheiro”, quetraduzindo significa “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. E o Putin? A quem serve de fato? Já ouvi dizer até que ele é o líder da principal máfia russa. Só pra você ter uma ideia de como as coisas são de fato no mundo real e fora do idealizado. Por falar no Putin, já leu o livro “Putin, A Face Oculta do Novo Czar”. Dizem as más línguas que ele tem um patrimônio de 40 bilhões de … dólares. Bom para um ex-taxista , né? O… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Eu gostaria que tivesse um doido “facistóide” que tivesse a coragem e competência do Putin. E tirasse o Brasil da mesmice da mediocridade e atraso. Desmoralização, atraso e desrespeito que o nosso Brasil vive. Da forma que o Putin fez. Pegando o que sobrou da antiga união soviética deixada pelo Gorbachov e Yeltsin, falida e desmoralizada. Basta estudar como estava e como está hoje. Democracia nos moldes da brasileira é somente para Inglês ver.

glasquis 7
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Sentado num monte de ogivas, até eu sou competente e corajoso em negociar.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  glasquis 7
2 anos atrás

glasquis7.
Alguma qualidade e competência eles tiveram em possuí-las. Nós, latino americanos. Sendo demasiado “românticos” deixamos de ver o lado real das coisas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Olá Antonio. Alguns fascistas são inteligentes e competentes. Outros são ineptos e idiotas. Coragem nada tem a ver com capacidade política. A história do Brasil mostra que os períodos de maior crescimento econômico e social ocorreram durante os períodos democráticos. Achar que uma nova ditadura seria capaz de resolver os problema do país é um grande equívoco. Toda democracia é um processo em permanente construção. Toda democracia é essencialmente imperfeita porque é constituída sobre a disputa e diálogo, o que leva sempre á soluções de compromisso entre as partes, que se por um lado são imperfeitas também são aceitas por… Read more »

Alex Rocha
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Não sou a favor destes argumentos Camargoer. Se formos analisar a história de uma forma geral e colocar aqui o que a monarquia fez pelo Brasil, estaríamos bem melhor se estivéssemos nela. Creio que o fato do Brasil ser tão descentralizado em projetos é um dos motivos de estar onde estamos, ou seja aqui não se foca em nada. E quando se foca não avança, porque todos os órgãos querem morder um pouco. Só para caráter de exemplo, para se construir um simples estrada hoje no Brasil você têm que ter tantas licenças de tanto órgãos que acaba que a… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

“Alguns fascistas são inteligentes e competentes.
Outros são ineptos e idiotas.”
Felicitações ao professor. Disse tudo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Obrigado Palhares. Só acrescente que todos os fascistas são igualmente desprezíveis. Temo que daqui a pouco vão dizer que eu defendo ditaduras. riso.

Bosco
Bosco
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Realmente é competente. De taxista a ser Czar da Rússia e ter um patrimônio de 40 bi de dólares é sinal de muita competência mesmo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O Putin comanda uma superpotência global e lá a segurança nacional e os interesses da nação são levados muito a sério. A Rússia não é uma república de bananas. O Brasil começou a dar errado quando a república foi proclamada. Quando Dom Pedro II foi deposto, o presidente estadunidense da época disse: “morreu a ultima democracia da América do Sul”. O brasileiro precisa dar valor a sua história! Precisamos conhecer melhor e mais a fundo sobre nossa história para quando vermos um líder da nação batendo continência à outra bandeira e submetendo-nos hierarquicamente à outro país, saibamos quanto sangue, suor… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Alex Rocha
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Concordo contigo agressor ‘s com respeito a proclamação da república.

Se tivéssemos na monarquia estaríamos melhores.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alex Rocha
2 anos atrás

Carp Alex. O Império foi uma solução da elite do país para se manter no poder e evitar uma revolução republicana como ocorreu em outros países da América Latina. Durante o período imperial, o Brasil era um país doente, analfabeto, escravocrata e desigual. A expectativa de vida era menos que 30 anos. A mortalidade infantil elevada. Mais de 90% da população adulta era analfabeta e a maioria dos alfabetizados cursaram apenas o ensino básico. A proclamação da república foi um golpe de estado para manter o poder com a mesma elite, tanto que todos políticos eleitos continuaram com seus mandatos.… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O que foi que o atual presidente fez pela defesa? Aumentou o salário dos militares?! Tu é muito hipócrita, Bosco.

Bosco
Bosco
Reply to  Kommander
2 anos atrás

Não entendi onde fui “hipócrita” em algum comentário anterior. Fique à vontade para explicar caso queira.
Estou sempre disposto a evoluir como ser humano.

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Zé zinho
Zé zinho
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Então você sofria de surdez em 2018 ?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Zé zinho
2 anos atrás

Continua sofrendo em 2022 pelo visto, para achar bom a atual tralha que temos na presidência. Não que eu queira o PT de volta, longe disso, mas 4 anos novamente de Bolsonaro vai deixar o país ainda mais em frangalhos.

Até agora não há plano de governo, somente um pateta se exibindo para a sua caterva de seguidores.

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Mais um isentão da terceira via que vai ajudar a colocar o brasil de volta no caminho da sociofavelização totalitária em nome da defesa dos oprimidos e “dasiguldade”.
Esse discursinho virtuoso e nobre não engana nem o Luíde, meu pinscher de 16 anos, cego, surdo e brabo pra kacildis.

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Eu não, quem botou foi você e o resto da patota azul conservadora-cristã e blábláblá, 40 reais num kg de carne cheia de sebo para você rs rs.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Aldo e Luiz Philipe somente

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Olá Joanderson. Neste momento, o Brasil faz parte do Conselho de Segurança da ONU. Por essa razão, o país terá que se posicionar. Como ocupa uma cadeira rotativa, o país representa os países da região que o elegeram. Ao longo da história, o Brasil é um dos países que mais ocupou a cadeira de membro rotativo no CS. De modo geral, o país sempre adotou uma posição contrária aos conflitos e em torno da autodeterminação dos povos. A despeito das confusões do ex-chanceler Ernesto Araújo, eu imagino que o país continuará adotando as mesmas posições que levaram o país a… Read more »

Joanderson
Joanderson
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá camargoer obrigada pela resposta e me mostra outro ponto de vista. Porém a meu ver o Brasil não ganha nd apitando no Conselho de segurança e não digo nem apitando ja que quem decide msm é os 5 membros permanentes. Agora vamos la a meu ver se o Brasil tomar lado nas desputas geopolítica das grandes potências nos so perdemos oq aconteceria se os e china começar a brigar mais que ja brigam e os dois nós cobrem uma posição? A china nosso principal parceiro comercial os EUA nosso terceiro principal parceiro é melhor nos ficarmos de fora o… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Olá Joanderson. Quando um país ocupa uma posição em um órgão internacional (presidência da FAO, assento rotativo no CS, etc), ele passa a coordenar as ações diplomáticas em sua região ou até em escala global. Considere o caso da FAO, que coordena ações em torno da agricultura e alimentação em todo o mundo. Sendo o Brasil um dos grande produtores de alimentos, as decisões tomadas na FAO impactam os produtores internos, principalmente a agricultura familiar. Quando o Brasil ocupou a presidência da FAO, foram implantadas diversas políticas de apoio á agricultura familiar. No caso do assento no CS, o voto… Read more »

Dilbert_SC
Dilbert_SC
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá Camargoer,
Eu penso que se o Brasil de hoje tem algum respeito na área das relações internacionais, é porque produziu grandes diplomatas no passado.
O gigante da diplomacia do Barão do Rio Branco e do Osvaldo Aranha, virou um anão diplomático com senhores como Celso Amorim e Ernesto Araújo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Dilbert_SC
2 anos atrás

Olá Dilbert. Acho que o modo mais fácil de avaliar um chanceler é sobre sua capacidade de gerar crises diplomáticas ou sua capacidade de evitar crises diplomáticas. O Brasil não se envolveu em crises diplomáticas durante os governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. Contudo existiram crises durante os governos Temer e Bolsonaro.

Beto
Beto
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Memória curta, no governo Lula os EUA de Obama deram uma rasteira no Brasil no acordo que o Lula achava que ia fazer com relação ao oriente médio. A diplomacia brasileira passou vergonha.
Você sempre usa dos seus achismos políticos e ideológicos de extrema esquerda na maioria dos assuntos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Beto
2 anos atrás

Caro Beto. De fato, o Brasil e a Turquia costuraram um acordo que colocava fim á crise do enriquecimento de urânio no Iran, mas que obviamente ia de encontro aos interesses dos EUA. Como você disse, o acordo foi atacado pela diplomacia dos EUA. Outras crises, como a espionagem da NSA denunciada por Snowden, também foi provocada pelos EUA. Desde a redemocratização, a diplomacia brasileira sempre atuou na solução das crises geradas no exterior a não ser durante os períodos de Aloyso Ferreira e Ernesto Araújo, nos quais a diplomacia brasileira criou problemas (com a Venezuela, com a Alemanha, com… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Teste

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer,
É porque a esquerda mimizenta só considera crise quando há algum enrosco contra a China ou a Rússia. Contra os EUA não tinha problema nenhum. Era considerado só o exercício da soberania nacional em favor dos oprimidos.
O governo Lula e Dilma falaram absurdos acerca dos EUA mas não gerou crise na mídia , que é quem realmente faz a leitura da realidade para os imbecilóides.
Ex: http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/12/lula-diz-que-foi-gostoso-terminar-mandato-vendo-eua-em-crise.html
Se fosse o atual presidente sobre a China e a mídia e a esquerdada relativística teriam tido um espasmo uterino em nome da xenofobia, da diplomacia, do humanitarismo, etc.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco. Os EUA dominaram a economia do mundo nos últimos 100 anos. Desde a redemocratização, os EUA foram o principal ator político no mundo. Portanto, é absolutamente normal que os assuntos que envolveram os EUA tiveram maior impacto sobre o Brasil que aqueles que envolveram outros países. Após o colapso da URSS em 1991 ainda quando a China tinha pouca influência econômica, as grandes questões diplomáticas e econômicas passavam necessariamente pelos EUA, como no caso da negociação da dívida externa dos países latino-americanos, as guerras no oriente médio e a guera ao terror. Além disso, os laços históricos Brasil-EUA… Read more »

Joao Moita Jr
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Estão deitados em hotéis de cinco estrelas, rodeados de todo tipo de mordomias e servidores. E o Brasil que se lasque.

Giuliano
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Sai presidente entra novo presidente (mais a do congresso e senado) e as mordomias continuam.
Tenho 44anos foi Sarney prêmio de consolação, Collor mão grande,Itamar taradão ,Fernando puxa saco dos eua, Lula façam o que falo mais não falem o que eu faço e Bolsonaro meia volta .
Nem um com planos a longo prazo

Agressor's
Agressor's
Reply to  Giuliano
2 anos atrás

E o que verdadeiramente mais me preocupa é que TODOS estes políticos entraram nos seus cargos ELEITOS DEMOCRATICAMENTE.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Olá Agressor. O regime democrático é um processo que tanto pode ir em direção do aperfeiçoamento democrático quanto pode ir em direção da sua desestruturação. Líderes fascistas sempre chegaram ao poder pela via democrática. O livro “Como as democracias morrem” tem uma boa análise deste processo. Uma democracia moderna é baseada em alguns pilares. 1. Um estado de direito. 2. Soberania popular. 3 Liberdades de organização política. 4 Eleições livres e regulares. 5 Direitos humanos. 6 respeito ao meio-ambiente. São todos temas inter-relacionados e interdependentes. Uma dos grandes obstáculos para o aperfeiçoamento democrático na América Latina é a desigualdade social,… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Giuliano
2 anos atrás

O Itamar, taradão ou não, foi um dos melhores presidentes que o Brasil já teve.

Torama
Torama
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

E sentou a v*ra na Lilian Ramos kkk

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Não precisa…Deus é brasileiro, esqueceu?

Michel
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Não somente os governantes estão dormindo. Nunca se esqueça daqueles que lidam diretamente com um orçamento milionário que supostamente seria para a melhoria das forças, mas que estão mais preocupados e agindo em prol de: Pensões vitalícias; Aumento de soldos em época de crise pandêmica; Sempre ficar de fora de toda e qualquer “reforma governamental”; Acumulações de cargos na esfera civil; Ajuda de custos para “altos estudos no exterior”; E até mesmo burlar concursos públicos, com um certo sujeito fez ao introduzir sua filhinha em um colégio militar sem que a mesma prestasse os exames exigidos para todos. E, se… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Caro Gabriel. Os espaços geopolíticos do Oriente Médio e da América Latina são muito diferentes. Apesar do histórico de caudilhismo, de escravidão e de desigualdade social, a história dos Estados Nacionais latinoamericanos tem um histórico de quase 200 anos e nasceram de um movimento de independência inspirados na independência dos EUA. Os Estados Nacionais no oriente médio surgiram após as guerras mundiais, a partir de acordos entre as grandes potências. As duas regiões tem quase nada em comum.

Joao Moita Jr
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

“As duas regiões tem quase nada em comum.”
Infelizmente,as duas regiões possuem uma similaridade inegável;
Ambas são grandes exemplos da Kalistocracia, aonde os piores e menos competentes membros da sociedade formam a classe governante.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Caro João. A América Latina tem graves problemas, entre eles uma enorme desigualdade social e uma violência urbana elevada. Contudo, as relações diplomáticas entre os diversos países são muito boas e as disputas regionais que poderiam levar a conflitos ocorreram há mais de um século. A maioria das crises políticas são domésticas. Nada parecido com o o cenário geopolítico no oriente médio. Nem mesmo os regimes políticos são comparáveis entre os países do oriente médio e os da América Latina.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
2 anos atrás

Bom dia João.
Há muito tempo li um livro chamado, Governantes invisíveis.
O autor defendia a tese que a terra era governada por incompetentes e medíocres.Basta dar uma olhada nos dirigentes atuais e ver que são raríssimas as exceções.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Olá Palhares. Existe em administração o princípio de Peter, no qual diz que as pessoas serão promovidas em uma escala hierárquica até atingir o seu limite imposto pela própria incompetência. Nos cargos mais baixos, algumas pessoas se destacam por sua competência e inteligência, sendo promovidas para cargos intermediários, nos quais os poucos que se destacam são novamente promovidos. Isso significa que as pessoas tendem a ficar estacionados nas posições ondem demonstraram incompetência. Contudo, isso não se aplica para cargos eletivos porque a escolha é feita sobre aqueles que mostram maior competência eleitoral, contudo apenas aqueles que demonstram competência política dentro… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Todos aqui somos a plateia, vamos apenas observar como a peça teatral vai continuar, e esperar que o teatro não pegue fogo no final do espetáculo.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

O que a russia precisa fazer para manter o preço do petroleo e gás elevados? Neste sentido, meu palpite é que não somos somente plateia.

WSilva
WSilva
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Não me parece viável economicamente para a Rússia manter força militar na Venezuela e Cuba, a não ser que a China esteja no meio como patrocinador.

Mas sem duvidas é um movimento astuto do Putin tendo em vista que os EUA fazem o mesmo com o lacaio Japão.

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

As negociações já fracassaram. Eu nunca acreditei que daria alguma coisa, nem a Rússia. Mas ela negociou apenas porque teria que, moralmente, fazer isso, antes de adotar as posturas duras.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Como eu disse no post anterior, situação decorrente da péssima política externa americana que há muitos anos parece que só escala amadores e incompetentes.

Léo Neves
Léo Neves
2 anos atrás

Acho justo.
Creio que é a resposta mais adequada .
Imagino que os russos vão querer implantar o Skander em Cuba mas os EUA não vão gostar muito da ideia.

Anônimo
Anônimo
Reply to  Léo Neves
2 anos atrás

A toda poderosa URSS não conseguiu, imagina a Rússia implantando armas com capacidade nuclear a poucos km dos EUA. Simplesmente os EUA não aceitaria e pronto. “Manda quem pode”.

Slow
Slow
Reply to  Anônimo
2 anos atrás

Não aceitaria e vão fazer oque ? ..

Bosco
Bosco
Reply to  Léo Neves
2 anos atrás

“Skander em Cuba”
Só se for pra matar os cubanos fujões na Flórida.
Se for instalar que seja aquele Kalibr que eles dizem que tem 5000/6000 km de alcance.
*Nem sei porque os russos estão desenvolvendo o Burevestnik porque os mísseis deles a base de querosene já têm milhares e milhares de quilômetros de alcance

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É pra atingir a sua lingua

Bosco
Bosco
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

Também tá fora de alcance.

Flick
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Que maravilha! kkkk

Henrique
Henrique
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

Quando eu digo que deve ser engraçado conversar com esse cara…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

Ele está preocupado porque podem atingir a Disneylândia.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Mas aí eu visito a maior Disneylândia que existe e está em Shangai.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Isso.
Vai lá e gaste um pouco em Xangai e encha as burras dos chineses de dinheiro.
Mais do que eles já têm atualmente.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Bosco
2 anos atrás

concordo Kalibr é fake!

Joanderson
Joanderson
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Fake ?
Vc viu a saravada que o sub russo deu na Síria a milhares de quilômetros de distancia e acertou alvos com precisões

Adriano madureira
Adriano madureira
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Fake são nossos mísseis amigo,que nascem natimortos,fake não sai voando do mar cáspio para atingir alvos na Síria meu caro…

Bosco
Bosco
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Senhores, Temo que o Maroka foi irônico porque se incomodou com meu comentário criticando o alcance divulgado dos mísseis cruise russos. Eu realmente acho que a mídia exagera nas estimativas de alcance dos mísseis russos , dado o silêncio oficial dos russos que assim como os chineses não são muito de divulgar as características de seus equipamentos deixando para a imaginação dos ocidentais completar as lacunas. O que causa estranheza é o grande desempenho publicado (alguns com quase 6000 km de alcance enquanto um Tomahawk tem 1800 km e um AGM-86B tem 2500 km) que no caso dos mísseis cruise… Read more »

Leonardo
Leonardo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A parte norte de Cuba está a mais de 500 de Miami?
Realmente o iskander k deve ser mais adequado.

Bosco
Bosco
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

Agora sim ficou melhor especificado.
Desse jeito eles atingem Washington e NY.
Quando fala “Iskander” sem especificar fica parecendo se referindo ao 9K720, perna curta.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Washington e NY seriam (serão) atingidos pelo Kinzhal russo e Hwasong-8 norte-coreano.

militarywatchmagazine.com/article/north-korea-fastest-tactical-missile-hwasong8

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Como já te expliquei inúmeras vezes mísseis hipersônicos são armas marginais. Só seriam armas fundamentais ou de valor absoluto se as que substituem tivessem uma alta taxa de interceptação e sabemos que mísseis cruise subsônicos e balísticos são carne de pescoço. No fundo não fede nem cheira se o ataque se dará por mísseis balísticos, de cruzeiro subsônico atacando de baixa altura ou por meio de mísseis hipersônicos de qualquer tipo. Portanto, mísseis hipersônicos não têm potencial de “virar” o jogo porque as armas ditas “não hipersônicas” ainda dão conta do recado e vão levar o piano ainda por décadas.… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Traduzindo o que o Bosco acabou de dizer: “enquanto os EUA não têm capacidade hipersônica, esses mísseis não fazem diferença alguma no teatro da guerra atual; porém, quando os EUA dominarem essa capacidade, será um divisor de águas na guerra moderna”

Last edited 2 anos atrás by 100nick-Elã
Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Olha! Você tá progredindo na interpretação de texto. Parabéns! Foi exatamente isso que eu disse. Do jeito que russos e chineses pretendem usá-los os hipersônicos não constituem nenhuma revolução , a menos que você ache que os centenas de Oniks, Moskits, Granits, Calibrs, Kh-32… sejam imprestáveis e só o Zircon é que seria capaz de atingir os navios da USN. Ou que as milhares de veículos de reentrada balísticos dos ICBMs russos sejam igualmente incapazes e que só o Avangard seria capaz de atingir os EUA. Já o modo como os americanos pretendem utilizar seus hipersônicos , particularmente o AGM-183,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Adriano madureira
Adriano madureira
2 anos atrás

Boa??‼️ Que os russos levem seus Iskanders,Kalibr, sistema-S, zyrkhon e Topol-M para Cuba e Venezuela…

O Cabo de aço está sendo esticado,e quando o cabo se romper, irá machucar muita gente?‼️

Nato e EUA estão pressionando a Rússia,sob pressão acontecem medidas extremas e muitas vezes incontroláveis.

Os russos já deveriam ter dado uma demonstração de que não estão para brincadeiras…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano madureira
2 anos atrás

E não podemos esquecer da Nicarágua que consolidou um regime amigo da Rússia e China.
Honduras, ainda veremos o desenrolar da situação.
Mas, uma base russa ou chinesa em um desses países, ao lado do Canal Do Panamá, surtará os americanos.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Adriano madureira
2 anos atrás

Colocar o Topol em Cuba é de um desperdício ímpar. Porém, mesmo que este não fosse o caso, os mísseis de 2021 não são os mesmos da década de 60, não há mais a necessidade de colocá-los perto do território inimigo. Fazer isso apenas aumentaria o risco de uma guerra nuclear, pois reduziria o tempo que o Presidente dos EUA teria para decidir se um alerta de ataque é real ou não.

ALISON
ALISON
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

se nao fosse importante ter os misseis perto nao tava essa frescura toda da OTAN pra por misseis na Ucrânia.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Adriano madureira
2 anos atrás

Aham, claro…
Aí virá aquele nosso grande amigo do norte nos pressionando para comprarmos uma variedade incrível de armamento defensivo para defender as nossas capitais do norte e nordeste. Dependendo do que estacionarem na Venezuela, até F-35 nos enfiarão goela abaixo.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Adriano madureira
2 anos atrás

Conte os locais onde a Rússia pode cercar os EUA.
Agora, conte os lugares onde os EUA já cercam a Rússia.
Que tal?
Percebeu como os EUA estão na frente “anos luz” na prática das teorias geopolíticas?
Sds

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Adriano madureira
2 anos atrás

Nem precisaria de Topol ou Iskander! Os Oniks já causariam bastante impacto! Só pra lembrar: Em se tratando de variedades de mísseis anti terrestres, ninguém supera a Russia.

Bosco
Bosco
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

O Oniks é um míssil antinavio. Seria mais adequado denominá-lo de “antissuperfície” ou mlhor ainda, só de “míssil antinavio” mesmo. Uma classe de míssil sempre deve ser denominada pela função principal ainda que tenha uma função secundária ou terceária. Por exemplo, o Harpoon Block II é um míssil antinavio ainda que possa atingir com precisão alvos fixos em terra. O SM-6 é um míssil antiaéreo, ainda que possa atingir navios na superfície. Apesar de um míssil poder ter dupla ou tripla função os engenheiros sempre otimizam ele para a função principal e acaba que apesar de aumentar a flexibilidade, ele… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Há uma quarta variável (grandeza) que seria a eficiência. Um projetista pode alterar as outras 3 grandezas em prol de uma melhor eficiência dado um cenário específico. Ou seja, poder-se-ia alegar que dentro de um cenário de conflito de alta intensidade entre estados pares um míssil supersônico como o Oniks seria mais eficiente em penetrar as defesas e atacar alvos fixos em terra que um míssil subsônico como JASSM e portanto a relação ótima massa total x massa da ogiva x alcance poderia ser comprometida de modo a satisfazer uma maior velocidade. Essas soluções de compromisso são comuns e aceitáveis… Read more »

Leonardo
Leonardo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco
Os russos usaram o oniks na Síria contra terroristas de chinelo . Usaram a versão lançada de caminhão, não é difícil achar o vídeo no YouTube.

Bosco
Bosco
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

Na verdade foram os sírios. Mas é como diz aquele milenar provérbio chinês: quem não tem Iskander ataca alvos em terra com Oniks.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco
Foram os russos , está no canal do ministério da defesa da Rússia o vídeo e os sírios não tem o sistema bastion

Bosco
Bosco
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Muito se fala da variedade e qualidade dos mísseis ofensivos russos mas como o assunto é o temor da implantação de mísseis americanos na Ucrânia seria interessante listá-los, todos antes de 2026: 1- MLRS/HIMARS ATACMS com 300 km de alcance (semibalístico supersônico); PrSM com 550 km de alcance (semibalístico hipersônico). – 2- Typhon System (MRC): Tomahawk Block V com 1800 km de alcance (míssil de cruzeiro subsônico); SM-6 com 470 km contra alvos na superfície (semibalístico supersônico); SM-6 Block IB com 750/1000 km de alcance (semibalístico hipersônico) – 3- Míssil Dark Eagle com 3000 a 4000 km de alcance ,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Outra preocupação russa são as bases Aegis Ashore situadas na Polônia e na Romênia que adotarão lançadores verticais Mk-41. Apesar de em tese eles serem para mísseis defensivos antibalísticos tipo SM-3, são plenamente capazes de lançar mísseis ofensivos Tomahawk que em sua versão nuclear tem alcance de 2500 km.

Joanderson
Joanderson
2 anos atrás

Agora era a hr do Brasil se aproximar da Rússia nós não perderiamos nd. A Rússia é uma potência de primeira grandeza na área espacial,nuclear e militar porém as vezes falta grana para tocar projetos, o brasil poderia entrar com grana e exigir tecnologias em troca assim os dois sairiam ganhando. A Rússia de clientes de peso da sua indústria militar praticamente so tem a india eles não perderiam a chance de ter acordos com o maior pais da america latina até até msm para afrontar os EUA ja que quanto mais o Brasil se desenvolver menos chantagem o EUA… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

O Brasil poderia entrar com grana. Qual grana?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

O Brasil poderia entrar com a grana? O Brasil está mais quebrado que a Rússia meu caro, se a Rússia não tem grana, o Brasil muito menos.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

O Brasil tem dinheiro so enxugar a maquina publica e acabar com certas regalias das classes mais favorecidas.
Na verdade o Brasil ta precisando de uma reforma estrural completa não da para um pais ter mais de 30 partidos politicos sugando o estado não existe tanta ideologia para ser defendidas para justificar tantos partidos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Solução bem simples e de fácil implementação.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Não sei o que o Brasil ganharia rivalizando com o maior mercado consumidor do mundo, maior potencia militar e econômica. Brasil não pode tretar nem com China nem com EUA, tem que dar uma de mineiro, comer quieto e pelas beiradas, resolver sua crise econômica. Fazer reforma tributária, diminuindo impostos aumentando consumo, e a produção, antes de qualquer coisa. Colocar impostos somente na renda.

Last edited 2 anos atrás by Mensageiro
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Não perderia muita coisa, principalmente em vista do fato que o posto de maior do Mundo está indo para a China

Participação da China nas exportações brasileiras avança e já representa 31,3% do totalEnquanto isso, a participação dos Estados Unidos segue encolhendo e representa hoje 11,1% das vendas

Flick
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Pelo andar da carruagem, acho que não haverá tempo pra isso tudo amigo.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

“Agora era a hr do Brasil se aproximar da Rússia nós não perderiamos nd. A Rússia é uma potência de primeira grandeza na área espacial, nuclear e militar porém as vezes falta grana para tocar projetos, o brasil poderia entrar com grana e exigir tecnologias em troca assim os dois sairiam ganhando”. Para quê Joanderson?! É hora sim de ficar imparcial, em cima do muro e que as potências esquentadas e com brio em excesso resolvam suas disputinhas geopolíticas entre ambos… Anão tomar partido em briga de gigantes para quê?! para no meio da confusão levar uma joelhada no olho?!… Read more »

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
2 anos atrás

E o mais engraçado disso tudo, esses dois players, são tão grandes, que as conversas sobre a segurança da Europa, são tratadas de forma direta entre eles. A União Europeia, quer sentar na mesa. Mas, ainda não foi convidada. Parece que a opinião de alguns dos interessados no contexto da coisa, não conta.

Carlos
Carlos
Reply to  Mauro Cambuquira
2 anos atrás

Poderio nuclear…

Joanderson
Joanderson
Reply to  Carlos
2 anos atrás

França e Inglaterra também tem arsenal nuclear.
Porém parece que EUA e Rússia ja estão acostumados a dividir o planeta, quero ver quando outras potências se consolidarem de verdade e começarem a querer seu pedaço do bolo a china ja ta ai, a india vem chegando e se o critério for armas nucleares Coreia do Norte, paquistao Israel e da que uns dias até o Irã.
So tenho pena do meu brasilsinho esse gigante que parece que toma sonífero porq nunca acorda.

Carlos
Carlos
Reply to  Joanderson
2 anos atrás

Certamente. Me referi à quantidade.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Mauro Cambuquira
2 anos atrás

“O americano tranquilo” de Graham Greene

XFF
XFF
2 anos atrás

Imagina uma base militar da Rússia na Venezuela com 50 ogivas nucleares? Titio Sam ficaria revoltado…

Last edited 2 anos atrás by XFF
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  XFF
2 anos atrás

Como desenvolvimento estratégico, a Rússia deveria implantar, mesmo.
Criaria mais uma frente de gastos bilionários ao já ‘sobrecarregadíssimos’ sistemas militares e orçamentários americanos.
Não é preciso lembrar que os EUA estão abandonando diversas áreas de atuação para tentar conter a China.
Uma área problemática em suas fronteiras é o que eles menos precisam agora.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Antonio, tu é brasileiro mesmo?
Porque querer armas nucleares bem do nosso lado, só pode ser Venezuelano, Russo ou Chinês.
Pense mais no que você escreve cara.

WSilva
WSilva
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Quem precisa pensar mais é o brasileiro que recusa a se tornar uma potência nuclear.

Se o Brasil tivesse suas 500 bombas atômicas e meios suficientes para entrega-las ninguém estaria aqui preocupado com base chinesa, russa ou americana na AL.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Caro W. Em valores atuais, o programa Manhattan custou mais de US$ 20 bilhões para a fabricação de 4 bombas (trinity, fatman, littleboy e uma quarta bomba que ficou estocada). Isso significa que 500 bombas custariam cerca de US$ 2,5 trilhões. Além disso, considerando a necessidade de desenvolver vetores para o seu lançamento, o valor seria da ordem de US$ 3 trilhões (R$ 16 trilhoes, ou 4x o PIB do Brasil. Ou seja, se o Brasil aplicasse 5% do seu PIB apenas para o programa de bombas atômicas, seriam necessários 80 anos.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

acho que ele quis dizer que se o Brasil ao menos tivesse algumas, não estaríamos com as calças tão apertadas.
Acho que se expressou mal com o “500” .

Camargoer
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Caro Guderuan (88). Caso o Brasil tivesse 10% desde arsenal e que os gastos para o programa de armas nucleares fosse restrito a 1/3 do orçamento do MinDef brasileiro, seriam necessários 60 anos para ter 50 bombas disponíveis e seus meios de lançamento, sejam submarinos ou foguetes.

WSilva
WSilva
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Se o programa nuclear brasileiro não tivesse sido interrompido, o Brasil hoje já teria mais de 100 bombas atômicas e meios de entrega-las.

Falei 500 bombas atômicas pois na minha visão é um número mínimo que o Brasil deveria ter dado sua importância e extensão territorial.

Em relação aos valores que você apresentou, são valores consideráveis mas risível frente a ameaça de perder a Amazônia cujo valor é imensurável.

Dinheiro é só papel, se recupera.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Olá WSilva. O programa nuclear brasileiro teve sucesso no desenvolvimento de uma tecnologia para enriquecimento de urânio. O país nunca construiu um reator de pesquisa capaz de produzir plutônio, portanto nunca chegou perto de fabricar armas nucleares. As instalações de enriquecimento de urânio foram construídas para fabricar combustível para as usinas de Angra 1 e 2, com teores em torno de 4% de 235-U. Para comparação, o programa nuclear da MB para a construção de um submarino com propulsão nuclear é apenas uma fração do que seria o custo para construir uma infraestrutura e montar uma dúzia de bombas nucleares… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

nossa, imagino como Israel, CN, Paquistão, Índia e China não faliram, esse cálculo tá muito errado, pq esses países que eu citei não eram super ricos quando fizeram suas armas nucleares. Lembrar que o Irã tá anos Embargado e segundo os EUA já tem Urânio quase no ponto de se fazer armas nucleares.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Caro Carlos. Os EUA usam essencialmente plutônio para fabricar suas armas nucleares, o que permite a fabricação de dispositivos menores e mais potentes, sem falar no fato de ser muito mais simples produzir plutônio em um reator de pesquisa e fazer a separação química do que enriquecer 235-U para níveis em torno de 90%. Os EUA tinham vários reatores em Hanford (que foram desativadas) que produziram uma enorme quantidade de plutônio que serviu para fazer cerca de 30 mil dispositivos nucleares na década de 80, que foram desmantelados nas décadas seguintes, mas todo este plutônio está armazenado. Segundo o Sipri,… Read more »

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  WSilva
2 anos atrás

De fato Wsilva, eu concordo com você.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

E desde quando ter bombas nucleares impedem outros países de as terem?
Muitas vezes acontece o contrário, se um país tem bombas nucleares o seu adversário não demora muito até ter a sua.
EUA/Rússia, Índia/Paquistão e o Irão ainda não tem devido aos ataques de Israel.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Creio que o ‘foco’ não seria o Brasil.
Olhe para o norte.
O problema será deles e passará longe daqui

Kornet
Kornet
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Ele deve ser um paraguaio nascido na Paraíba que treinou no serviço secreto cubano e acabou virando agente chinês ou será que ele é so um jornazista da Foice de sum paulo?

Bosco
Bosco
Reply to  XFF
2 anos atrás

Quem deve ficar revoltado é a população dos ditos países que serão alvos preferenciais de ogivas nucleares americanas no caso de um conflito.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Olá Bosco. Creio que você erra ao assumir que uma base estrangeira (seja russa, chinesa ou dos EUA) em um outro país significará necessariamente a instalação de armas nucleares. Existe um tratado internacional (Tratado de Tlatelolco) que proíbe armas nucleares na América Latina, assinado entre outros países pela Venezuela e Cuba (além do outros países). Além disso, EUA, China, Russia, França, Reino Unido, Países Baixos, também assinaram o tratado se comprometendo a contribuir em manter a região livre de armas nucleares. (https://www.opanal.org/)

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

“Creio que você erra ao assumir que uma base estrangeira (seja russa, chinesa ou dos EUA) em um outro país significará necessariamente a instalação de armas nucleares. “
Tem certeza que seu comentário foi direcionado a mim?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Olá Bosco. Sim. Você sugere que caso a Russia estacione tropas em Cuba ou na Venezuela, estes países se tornariam alvos nucleares dos EUA. Isso só aconteceria caso estas tropas estivessem armadas com artefatos nucleares, algo que é vetado pelo tratado de Tlatelolco.

Bosco
Bosco
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer,
Quem sugeriu isso foi o XFF.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Olá Bosco. Verdade. Obrigado pelo alerta. Valeu.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

A Alemanha também tinha tratado, o resto e história…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  pampapoker
2 anos atrás

Caro Pampa. Hitler tinha um plano declarado de expansão da Alemanha para o leste. O primeiro tratado que ele violou foi o de Versalhes, que a propósito impôs um enorme custo á Alemanha. Keynes, que fazia parta da delegação inglesa que negociou o tratado, abandonou a conferência e denunciou o erro do tratado e que ele seria a causa de um outro conflito generalizado. O tratado de Tratelolco proibe armas nucleares na América Latina e Caribe traz benefícios para todos os signatários. Não é um tratado punitivo. Ele foi assinado em 1967 como consequência da crise dos mísseis em Cuba… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  XFF
2 anos atrás

Na crise dos mísseis de 62 os EUA era vulnerável a um ataque a queima roupa. Hoje a situação é completamente diferente. A maioria das ogivas “responsivas” americanas estão protegidas em pelo menos 4 SSBNs em patrulha, somando ao todo 80 mísseis Trident II com cerca de 400 ogivas de reação imediata. Os 400 Minutemans são “esponjas” para concentrar um hipotético primeiro ataque russo. O fato dos russos hoje terem SSBNs faz pouca diferença em relação a onde os russos possam usar seus capachos próximos para abrigar mísseis nucleares visando os EUA. Diferente dos russos que se incomodam não por… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Como assim interferir? Você disse que eles não funcionam, são meros aumentadores de moral.

Bosco
Bosco
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Inimigo,
Acordou com diarreia hoje né Inimiguinho? É uma virose que tá dando. Preocupa não! Em três dias cê tá zerado.

_RR_
_RR_
2 anos atrás

Isso seria intolerável, sob qualquer aspecto que se olhe.  Qualquer investida russa na região poderá fazer com que o Brasil seja forçado a adotar um lado, e é tudo o que não precisamos nesse momento; isto é, um momento no qual o País simplesmente não está pronto para abarcar lado algum ou garantir sua própria neutralidade (lembrando que neutralidade não é concedida, e sim se impõe). Permitir tropas russas aqui em nosso continente seria o primeiro passo para a balcanização da região, posto esse movimento ser rapidamente seguido pelos EUA, que não hesitará em fazer o que estiver ao seu… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  _RR_
2 anos atrás

Terá bife na mesa? Será? A campanha para destruir o agronegócio tá forte. Só perde para a campanha com objetivo de destruir os valores da família tradicional , o senso de patriotismo e a religião.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Quanta bobagem… Deve passar o dia vendo blog de maluco…

Bosco
Bosco
Reply to  Wilson França
2 anos atrás

Devo ver os mesmos blogs que o Putin vê: https://www.youtube.com/watch?v=h_boZYBgN3w

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Henrique
Henrique
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Qual religião? Que família? Papai, mamãe e filhinho? Se andares pelo Brasil vais ver … Bom deixa pra lá…Continua contemplando o domo…

Em tempo! Parar manter uma família nos teus moldes, por favor, todos vacinados. Se não pode ser que um faleça e aí não vai ser mais família, pelo menos não “tradicional”.

Bosco
Bosco
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Com certeza. Eu e meus familiares tomamos

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É aqueles que foram contra no começo e falam que não funciona são os primeiro a tomar ..

joão Fernando
joão Fernando
Reply to  Slow
2 anos atrás

Ué Bosco mudou de opinião

Slow
Slow
Reply to  joão Fernando
2 anos atrás

Mudou não, só aceitou a derrota ..

Ta imitando o PR que fala que não tomou porem colocou cartão em sigilo ..

https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-critica-politicos-que-nao-revelam-ter-tomado-dose-de-reforco-contra-covid/%3Famp

Vamos ver agora que o ídolo dele chamou de covarde quem esconde ele mostre ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Uma colaboração tão porca na Trilogia…

Bosco
Bosco
Reply to  joão Fernando
2 anos atrás

Não! Continuo com a opinião que um médico tem o direito de prescrever para seu paciente o remédio que achar conveniente para prevenir ou tratar qualquer tipo de enfermidade e que os cidadãos têm direitos inalienáveis.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Slow
2 anos atrás

Olá Slow. Acho que o assunto “vacinas” é muito sério para ser discutido em termos políticos ou ideológicos.

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não foi o meu caso. Errou as duas afirmações. Não fui contra e não furei a fila.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Olá Bosco. Parabéns. O assunto sobre vacinas é muito sério para ser colocado como tema jocoso ou irônico. Temos que ter muito cuidado.

Nilo
Nilo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Parabéns Bosco, tomar vacina é um bem que se faz a si e aos outros.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Olá NIlo. Exato. Temos que continuar incentivando a ampla imunização de todos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Olá Henrique. O assunto sobre vacinas (todas, Covid, Influenza, TB, Sarampo, Polio) é muito sério para ser colocado em termos jocosos. Devemos tratar esse assunto com a maior seriedade possível.

Henrique
Henrique
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

O recado foi sério. E não foi pessoalmente ao Bosco, mas para quem pensa, ou pensava, contra.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Olá Henrique. Ótimo. Vamos continuar incentivando a ampla vacinação da população contra todas as doenças imunizáveis. Apenas para registrar, o cargo de coordenador do programa nacional de imunização, do MInistério da Saúde, está vago há mais de seis meses.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá a todos. Acho que ilustrativo que a quantidade de negativações sobre um comentário defendendo a ampla vacinação. riso.

Bosco
Bosco
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Mas aí teve que defecar no recado com essa história de “domo”, né?

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Quem está tentando destruir nosso agronegócio são os imbecis que defendem o desmatamento ilegal e a falta de fiscalização. Nosso agronegócio não precisa derrubar floresta para crescer, ainda há muito espaço no país para aumentar a produtividade do campo com o manejo correto e uso de tecnologia. A única coisa que o país ganha desmatando a Amazônia é embargo aos nossos produtos em mercados lucrativos como o europeu.

Bosco
Bosco
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Mas eu não apontei culpados…

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A campanha pra destruir o agro é interessante pra quem ? Quem você acha que banca isso ? Quem fala da Amazônia o tempo todo ? Quem quer da 20 Bi pra proteger Amazônia ? .. seu querido e amado EUA ..

Você ja viu Xi ou Putin falando da Amazônia ?

_RR_
_RR_
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco, fique tranquilo. Esteja certo de que essa indignação toda com as girafinhas queimadas da Amazônia só vai até a página dois… As “zoropa” sabe muito bem que o leitinho proteico de soja da galerinha depende da “prantação” do seu Gerson. A dona Zhang já falou que quer aço do bom pro “artesanato” e comida barata pros filhinhos, e vai bater pesado se o seu Samuel ou a dona Antonieta começar a empacar com o seu Gerson e mina do Tião… E a casa Mormont, depois das agruras dos maus tempos, já descobriu os deleites – um verdadeiro encanto… Read more »

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Patriotismo do “I love you “, da tríplice bandeira e da “base americana no Brasil” ?!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  _RR_
2 anos atrás

O raciocínio é simples.
Se pode ter tropas americanas na Ásia e Europa, podemos ter tropas russas e chinesas nas Américas.
Qual seria a diferença?

_RR_
_RR_
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings…

A diferença é que bagunça não vai ser do outro lado da cidade, mas no quintal do vizinho…

Se os mísseis tiverem que alçar voo, que o façam no Hemisfério Norte, e não aqui…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Caro AntonioK. Creio que a pergunta mais importante é se o posicionamento de tropas estrangeiras (seja de quem for) em um país da América Latina seria de nosso interesse (no sentido de “nós” latinoamericanos). Acredito que não. Portanto, os países da América Latina deveriam se posicionar fortemente contra QUALQUER intenção seja de qual pais for de estacionar tropas em nosso continente. Durante a II Guerra, os EUA montaram uma enorme base aérea em Natal que serviu de escala para o transporte de material para o norte da África e também como suporte para a patrulha antissubmarina. Finda a guerra, a… Read more »

Marco
Marco
2 anos atrás

A Rússia não tem cacife para pagar o blefe.
Enviar e manter tropas custa muito, ainda mais fora de suas fronteiras.
E até onde se sabe, o País não está com folga no orçamento para poder “esbanjar” dessa maneira.

Last edited 2 anos atrás by Marco
Danieljr
Danieljr
Reply to  Marco
2 anos atrás

No máximo vão enviar tu-160 e bears para algum exercício com os flanker de maduro, como sempre. Alguma fragata aporta em havana reabastecer e volta embora.

Santiago
Santiago
2 anos atrás

Recentemente o Secretário de Assuntos Estratégicos do Brasil Almirante de Esquadra Viana Rocha fez uma visita a Moscou e se encontrou com a sua contra parte russa Coronel General Alexander Fomin. Durante o encontro foram tratadas temas de Cooperação Militar.

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

Se o pessoal já achava ruim as relações exteriores do governo Trump, a do Biden é um DESASTRE total, desde que chegou ao poder só conseguiu aumentar as tensões pelo mundo com apenas 1 ano de governo. Tá na hora dos EUA e Europa (OTAN) sentar e conversar entre eles, e compreender que estão perdendo a credibilidade e a moral perante ao mundo, com as medidas e ações que estão tomando principalmente nessas 2 últimas décadas. Americanos e europeus se tornaram aquele vizinho chato, bisbilhoteiro que gosta de intrometer na vida da vizinhança, mas trai a esposa, espanca os filhos,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Bosco
Bosco
2 anos atrás

Isso é o que eu chamo de capachos. A Rússia “ameaça” enviar força militar para países ditos “soberanos”.
O que será que o Maduro e o Canel acharam dessa “ameaça”?

José
José
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E os países ditos democráticos e soberanos como Alemanha, Itália, Grécia, Noruega, Dinamarca, safadinha da Inglaterra que posiciona seus SSBN’S na Escócia?
Nem merecia ter respondido…

Bosco
Bosco
Reply to  José
2 anos atrás

Inglaterra… Escócia…?
Pra mim ambos compõem o Reino Unido.
O resto eu não entendi!

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Isso até a pagina dois. Se for para escolher um local a ser destruído no RU, que seja os outros menos a Inglaterra.

Green Irish
Green Irish
Reply to  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Deixe a Irlanda do Norte fora dessa. Aqui só tem carneiros e baratas. Não ameaçamos ninguém… rsrsrs

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  José
2 anos atrás

Caro José. É preciso entender o contexto destas bases. No fim da II Guerra, os aliados ocuparam os territórios dos países derrotados. Inclusive, a FEB foi convidada para atuar como tropa de ocupação na Áustria mas o comando do EB no Brasil havia decidido pela extinção da FEB. Ao contrário dos oficiais do EB que ficaram no Brasil, os oficiais da FEB eram voluntários e na maioria formados no CPOR. A despeito do fato destes oficiais não terem passado pela escola militar do Realengo (anterior á Aman), eles teriam prioridade na promoção. Alguns colegas aqui da trilogia que defenderam teses… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Olá Bosco. Você tocou em um ponto importante. Será que Cuba e Venezuela têm interesse em abrigar tropas russas? Aliás, será que os demais países latinoamericanos concordam com o posicionamento de tropas estrangeiras no continente? Neste sentido, o continente deve se posicionar contra qualquer tropa seja de qual pais for em nosso continente. Nem tropas dos EUA, nem russas, nem chinesas.

Jacinto
Jacinto
2 anos atrás

Os russos querem reproduzir a crise dos misseis em Cuba de 1962… mas o impacto que uma base russa em Cuba teria hoje é imensamente menor do que em 1962. Em 1962, os soviéticos tinhas poucos ICBM´s e os ICBM´s da década de 60, tanto os americanos quantos os soviéticos, tinham pouca confiabilidade; já os SSBN´s eram poucos e rudimentares: carregavam poucos mísseis, cada míssil só tinha uma ogiva e precisavam estar na superfície para serem disparados. Naquela época, era bastante discutível se a URSS tinha condições de realizar um ataque maciço nos EUA continental. Com uma base em Cuba,… Read more »

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Assim como a maioria das bases americanas extra Europa, todas redundantes. É mais para por medo que efetivo.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Bases em outros países favorecem e bastante a questão logística, especialmente bases navais. Mas é necessário ter uma rede de bases, porque uma andorinha não faz verão.

Slow
Slow
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Os EUA pode fazer bases aonde eles quiser agora os Russos ja vira motivo de crise ?

Pimenta no ** dos outros é refresco né ?

Jacinto
Jacinto
Reply to  Slow
2 anos atrás

Se você ler direito o que eu escrevi, vai entender que o que eu afirmo é que a implementação de uma base russa em Cuba ou na Venezuela NÃO gera uma crise nos moldes do que ocorreu em 1962…

Agressor's
Agressor's
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Cuba é a Taiwan americana…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Taiwan é mais importante para a China do que Cuba é para os EUA. Isso porque o fato de a China não controlar Taiwan estrangula toda a sua saída para o Pacífico. Sem o controle de Taiwan, a passagem mais larga da China para o pacífico é entre os ilhas japonesas de Kumejima e Miyakojima, que não tem mais de 220 km de largura o que significa que qualquer navio chinês de passagem para o pacifico passa e menos de 110km de uma ilha japonesa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Caro Agressor. Cuba era uma colônica da Espanha e passou por um longo e complicado processo de independência, que curiosamente não foi reconhecido pelos EUA. A independência formal de Cuba só ocorreu no início do Sec XX, se tornando na prática uma ditadura violenta e corrupta, sob a benção dos EUA. A revolução cubana derrubou o governo de Batista e o novo governo buscou apoio dos EUA. A tentativa da invasão da baia dos Porcos no início do governo de Kennedy, que teve o apoio da CIA, foi um desastre militar e diplomático. No contexto da Guerra Fria, restou á… Read more »

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
2 anos atrás

O engraçado é ver o Bosco se esguelando e ninguém dando muita trela kkkkkk De qualquer maneira, Bosquim, se você não está lembrado, quem salvou o Brasil um dia desses na ONU foi a Malvadona RÚSSIA Isso mesmo Os malvadões russos nos salvaram ao vetar uma resolução altamente danosa aos nossos interesses e que TEVE VOTO FAVORÁVEL dos queridos Yankees Então vê se tu cria vergonha na cara, rapaz Ta feio Ta achando ruim base russa por aqui ? Então agora você sabe que pimenta no olho dos outros é refresco né Sou contra essa guerra no nosso quintal, mas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rafa_Positronn
Bosco
Bosco
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

Rafinha,
Qual foi a parte que eu “esguelei’ (???). contra os russos?

Bosco
Bosco
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

Rafinha,
Você deve ter pouco estudo ,né filho? Conseguiu terminar o ensino médio?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“ad hominem”.

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Técnica da qual você se tornou especialista.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não me lembro de ter xingado/ofendido outro forista aqui, com exceção de você, que ao ser confrontado em seus posicionamentos, parte pra isso msm…ofensas pessoas.

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Vou recuperar nossos primeiros embates para tirarmos a dúvida de quem ofendeu quem primeiro.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Faz isso Bosco e veja lá quem ofendeu primeiro. Veja, também, que, mesmo discordando fortemente de seu posicionamento político e ideológico, sempre fiz questão de ressaltar o quanto você contribuiu e contribui para as discussões técnicas aqui. E continuo fazendo, mesmo você falando besteiras de mim. São coisas diferentes. Não é pq você fala um monte de besteira ideológica e teceu várias ofensas a mim, que vou deixar de reconhecer a contribuição nas discussões técnicas. E essa é a questão. Pelo menos, tentar reconhecer mérito e criticar desméritos. É o que pouca gente tentar fazer aqui, em relação a qualquer… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Felipe, Essa vai ser nossa última conversa. De minha parte pelo menos. https://www.forte.jor.br/2021/11/14/lukashenko-quer-sistemas-de-misseis-russos-iskander-com-capacidade-nuclear/ Nesse nosso primeiro embate você sugere que eu me corrompo quando pede para que eu me dê o respeito por simplesmente não compactuar com sua visão política que considera ser inatacável. Fosse no Século 18 te dava um tapa na cara e a gente ia trocar uns tiros de pistola ou dar uma espetadas com um florete, mas atualmente o que fiz, em não tendo sangue de barata , foi te chamar de muleke e zé ruela. Quem começou as agressões ou melhor, quem apelou para o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Quem começou as agressões ou melhor, quem apelou para o método “ad hominem” primeiro?”
A pergunta é só retórica e não espero que seja respondida de fato. Não me interesso pela sua resposta.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Mas isso não te incomodou porque você mudou junto com o apoio ao atual presidente a sua capacidade de se indignar e se cobriu com o manto do relativismo”. Eu sempre critiquei o fanatismo ideológico da esquerda que sempre comentou aqui. Ao perceber um fanatismo semelhante da “direita”, que comenta aqui, tbm critiquei. Seria totalmente incoerente agir diferente. E o fato de julgar, ambos comportamentos, com a mesma balança, vai de encontro ao argumento do relativismo. Pau que bate em Chico não pode deixar de bater em Francisco. Mas tudo bem Bosco. Da minha parte tbm não haverá mais “embates”.… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

Acho que todos perceberam que esse senhor (creio ter uns 60 anos) tem sérios problemas.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Minha próstata está ótima.
Vc tem problemas com sexagenários né “garotinho”?
*Deve ser de uma safra nova de esquerdista gerado em útero artificial.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Parabéns pela sua saúde física, mas não esqueça da mental.
Já tomou o ‘tarja preta’ hoje?.
Estamos percebendo que o Sr. anda meio descontrolado ultimamente.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Impressão sua! Minha dieta de baixo carboidratos e de bons lipídios me deixa com um cérebro excepcionalmente ativo.
Como você “pensa” em bloco considera que alguém que tenha opinião própria e não recita os mantras da cartilha tem alguma disfunção cerebral. Normal!
De qualquer forma obrigado pela preocupação.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

São dias que boa parte dos foristas reproduzem essa fala de que ” a Rússia nos salvou”… Do que exatamente ? De uma invasão ? De uma ataque nuclear? De uma guerra? A Rússia votou seguindo seus próprios interesses, ou seja está torcendo para que o aquecimento global e consequentemente o desgelo abra novas rotas comerciais e permita a exploração dos recursos árticos. A maioria votou a favor, a China se absteve ( na prática deixou passar) . Relacionar o aquecimento global/ mudanças climáticas aos conflitos e instabilidade poderia ser prejudicial ? Poderia abrir uma brecha que futuramente limitaria nossa… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Isso aí é puro repeteco de opinião do youtuber da bomba atômica. Quem comentou o fato, nem sabe do que se trata realmente a resolução ou do fato de que isso mira a África…
.
O caso citado do veto, une dois pontos importantes para a construção da narrativa atual: fomenta a tese de alinhamento do governo com a Rússia e fortalece a retórica de querer transformar a Amazônia em uma “Malvinas verde”, justificando a necessidade de uma bomba.

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Bardini
Bardini
2 anos atrás

“Ainm o Brasil não tem que escolher um lado…”
.
Lógico. Desta forma, sustentando a neutralidade, o Brasil pode continuar apanhando de TODOS os lados ao mesmo tempo, seguindo seu rumo medíocre dentro do corredor polonês geopolítico.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Teve uma cidade estado grega (Melos) que durante a Guerra do Peloponeso queria “ser amigo de todos e inimigo de ninguém” (Tucidides). Acabou destruída, os homens em idade militar todos mortos a mulheres e crianças escravizadas. Para ser neutro, precisa ter bala na agulha.

Caio
Caio
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Exato! tipo a Suiça na segunda grande guerra mundial, “neutra” mas construiu dezenas de bunkers armado a espera da invasão do fuhrer; Aqui nunca tivemos esse senso de prontidão, para termos força como neutro.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Caio
2 anos atrás

Os suíços – e a Europa em geral – estão mais leves hoje em dia, mas até uns anos atrás todos os homens prestavam serviço militar obrigatório e mantinham em suas casas seu fuzil e munição. Acho que isso mudou recentemente…

Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

Hora de mais uma coalizão democratica entrar em ação e trazer paz a humanidade.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Tô fora!
Vai vc na frente.
Ô peito de aço.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

acho q ele foi ironico…

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

Espero que a ideia de um exército europeu siga adiante logo, talvez assim essa bizarrice da UE sequer participar das discussões sobre o que está ocorrendo no seu quintal pare.

Nemo
Nemo
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

O exército europeu é uma proposta francesa que a Alemanha (que pagaria a conta) não acatou. Inclusive a ex ministra da Defesa Alemã, bola da vez para a Diretoria Geral da OTAN, declarou que a Europa não pode se defender sem a OTAN (em outras palavras, sem os EUA).

Tiago da cruz pinto
Tiago da cruz pinto
2 anos atrás

E a velha moeda de troca da geopolítica, países tem interesses não amigos eternos , assim q funciona.

Adriano madureira
Adriano madureira
2 anos atrás

EE.UU. actuará de forma “decisiva” si Rusia lleva misiles a Venezuela o Cuba Este contenido fue publicado el 13 enero 2022 – 20:5913 enero 2022 – 20:59 Washington, 13 ene (EFE).- Estados Unidos respondería de forma “decisiva” si Rusia despliega misiles o infraestructura militar en Venezuela o Cuba, dijo este jueves Jake Sullivan, el asesor de seguridad nacional del presidente estadounidense, Joe Biden. En una rueda de prensa, Sullivan añadió que no se habló de ese tema durante las conversaciones que Washington y Moscú han mantenido en la última semana, y opinó que podría tratarse de una “fanfarronada” del viceministro… Read more »

Fernando
Fernando
2 anos atrás

A pressao da OTAN sobre a Rússia é para atingir a China. Os EUA sabem que a Rússia é fundamental para a viabilização da Rota da Seda e é o ponto por onde os chineses escaparão de um eventual, mas possível, bloqueio naval. Sem a Rússia, a China está literalmente sem acesso a rotas de suprimento. É este o sentido das pressoes da OTAN nas fronteiras russas: garantir que a Rússia se distancie da China e nao estabeleca qualquer alianca estratégica com a China. Esta é a concessao que a OTAN quer da Rússia. A China tem consciência disto e… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Fernando
2 anos atrás

é claro que a China precisa da Rússia, pois se as marinhas da OTAN se concentrarem no Pacifico e Indico a China seria incapaz de manter seu comércio, mas duvido que o Putin vai querer colocar a Rússia no mesmo fim da China em caso de guerra.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

É bom os ocidentais continuarem a prejudicar a economia russa com sanções, porque com um PIB pequeno já dá esse trabalho, imagina se fossem ricos kkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Estamos vendo os ‘prejuízos’ que essas sanções estão trazendo.
Ademais, com um PIB equivalente ao da Alemanha, a Rússia consegue destruir o Mundo inteiro.
E mais de uma vez, se necessário.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

E tem boca aberta achando que a China vai mandar no mundo, com o urso a águia , Europa, Índia Japão etc etc kk, não duvido que a China poderá ser o país mais rico do mundo, agora crescer o olho pra cima dos interesses desses ai ela vai levar uma surra kkk.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Cara.
Do jeito que as coisas estão indo, daqui a pouco pode juntar tudo isso aí que não vai dar.
Só como exemplo, esse ano o PIB da China deve crescer cerca de 5%.
Em 2021 foi 8%
Considerando (de maneira conservadora) um PIB de cerca de 25,2 trilhões em PPC para 2020, teremos cerca de 28,5 tri para 2022.
Ou seja, é a soma do PIB dos EUA e do Japão e já pegando parte da Alemanha.
A continuar nesse ritmo, logo terá um PIB maior que todo o G7.
Quer peitar a China?
Acho melhor, não

737-800RJ
737-800RJ
2 anos atrás

Não gostaria que a paz no continente fosse desestabilizada desta forma, mas espero que nossas Forças Armadas levem essas ameaças à sério e comecem o processo de modernização das mesmas, com aquisições de equipamentos em quantidades condizentes com o tamanho descomunal de nosso território. Não serão 60 Gripens e meia dúzia de submarinos que farão grandes potências militares pensarem 2 vezes antes de tentarem algo aqui. Que algo de bom surja com essas notícias ruins!

Last edited 2 anos atrás by 737-800RJ
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  737-800RJ
2 anos atrás

Olá 737. Creio que é um erro usar o tamanho do país para dimensionar o tamanho de suas forças armadas. Em tempos de paz, todos os países possuem forças armadas pequenas, que são ampliadas em tempos de guerra e depois desmobilizadas. É muito caro manter forças armadas grandes e mobilizadas em tempos de paz. O Brasil precisa de forças armadas pequenas mas com elevado grau de mobilidade e flexibilidade, que sejam treinadas e bem equipadas, suficientes para promover um elevado grau de dissuasão e se for o caso, promover uma guerra de atrito pelo tempo necessário para tornar a guerra… Read more »

Maximus
Maximus
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Excelente comentário Camargoer. A nossa marinha deveria ter capacidade de enfrentamento longe da costa brasileira. Aos primeiros combates devem ser feitos longe da costa e devem ter como objetivo mitigar ao maximo a capacidade de ataque inimiga.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

As Forças Armadas do Brasil não é grande é mau planejada, ela é para o bem ou para mau reflexo inerente de nossa sociedade, é parte importante na formação da nossa cidadania como deveria ser as escolas públicas.
Carente de capacidade de mobilidade e longe das inovações tecnológicas, deveria ser um caminho de estímulo a pesquisas e a indústria nacional na maximização da independência de produção de conhecimento.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Olá Nilo. Acho que o cenário é pior. As forças armadas brasileiras são anacrônicas, descoordenadas e mal preparadas. A Doutrina de Segurança Nacional ainda é a base doutrinária. Os comandos militares ainda resistem á ideia coordenar as suas estruturas em torno do MInDef. O exemplo disso é a existência de estruturas de saúde, ensino e tecnologia independentes em cada comando (isso sem falar nos sistemas de inteligencia). Chama a atenção que as forças armadas ainda pensam em termos de inimigo interno e intervenção GLO (a operação de quase um ano no RJ durante o governo Temer é a prova disso).… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer Vc precisa parar com essas falácias Perde a credibilidade….. Só te dou um exemplo…. As operações GLO são idênticas às operações de pacificação/estabilização, que sao parte de um conflito…. Ou seja, preparar-se pra pacificação/ estabilização é preparar-se pra GLO e vice-versa. E quem manda a execução de operações GLO é o Governo Federal. O MD cumpre. Quanto a saúde, ensino e tecnologia, nem entro, dada a aberracao do comentário. Procure saber o q cada um faz, o q cada um entrega e onde é a cada um e perceberá a bizarrice do comentário. Aliás, já descobriu o q há… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Olá Agnelo GLO não é política de segurança pública. Quem atua na segurança pública é policia. Aliás, passei a me interessar pelos documentos e pelo material usado nas academias militares brasileiras. Ficarei muito grato se você disponibilizar o que tiver. Terei prazer em estudar.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Lógico q é segurança pública. Óbvio. Mas quando a estrutura de Seg Pub sucumbe ou não dá conta, há a GLO. Simples. Ou vc acha q a situação do RJ é mera segurança pública???? Quanto ao material, é só pesquisar q é livre. Poe no Google q já aparece um monte de publicação. Se tu vai entender, já é outra coisa, pois muito é baseado em doutrina e não é só estudar, tem q ser formado. Mas da pra entender muita coisa. É aquele negócio…. da pra estudar medicina só lendo as publicações? Não. Tem q fazer o curso. Pras… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Olá Agnelo. O problema de segurança pública ocorre em todo o Brasil. O país tem uma taxa de homicídio extremamente alta. Aliás, existem estados com taxas mais altas do que o RJ. A população encarcerada no Brasil é uma das maiores do mundo. Cerca de 3/4 dos homicídios são decorrentes de arma de fogo, sendo uma enorme parcela por motivos fúteis. Operações de GLO são inúteis para resolver o problema da criminalidade. Recomendo ler o Atlas da Violência 2021, do Fórum de Segurança Pública. Acho bastante ilustrativo que você tente desqualificar meus comentários atacando-me ao invés de colocar argumentos. Frequentemente… Read more »

Kornet
Kornet
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Mas a esquerda dizia que o desarmamento iria reduzir o número de homicídios(que na verdade foi só dos bandidos),mas o que vimos foi um aumento imenso sendo na casa dos 62 mil por ano na era do ParTido, e um número muito maior em 10 anos de guerra na Síria. Ou seja,foi uma grande falácia defendida pir pessoas que nada entendem de segurança pública.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kornet
2 anos atrás

Caro Kornet. Quem afirma que o aumento do número de armas com civis reflete no aumento da violência são os especialistas. Isso nada tem a ver com ideologia. Cerca de 3/4 dos homicídios ocorrem com arma de fogo e destes, 1/3 são por motivação fútil, feminicídio, brigas de transito, brigas de bar em finais de semana. O aumento de armas nas mãos das pessoas comuns eleva o número de homicídios deste tipo. Constatação obvia. Outro ponto que deve ser considerado é que a vantagem tática em um conflito está com quem tem a iniciativa da violência. Isso significa que estar… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Mas é óbvio q são inúteis, se a União, o Estado e o Município não tomarem outras políticas e estratégias concomitantes com o reestabelecimento da ordem. É a tecla q as Forças SEMPRE batem. Da mesmíssima forma, q as ações de pacificação e estabilização em nações , onde houveram conflitos, devem impreterivelmente ser acompanhadas de políticas e estratégias nos outros Campos do Poder. No mais, não é questão de ofender. É a simples questão de argumentos q utiliza baseados, muitas vezes, em fontes q são muitas e muitas vezes feitas com manipulação das fontes, já direcionadas pra resultados com objetivos… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Caro Agnelo. Fico feliz que finalmente você tenha percebido meu ponto de vista. GLO não é política de segurança pública, que aliás é um fracasso no Brasil. Nas últimas décadas, a despeito dos gastos com o aparato de segurança, da “guerra ás drogas” e da política de encarceramento, as taxas de violência urbana cresceram e o país tem uma taxa de homicídio alta (somente interrompida pelo Estatuto do Desarmamento). As operação de ocupação de favelas foram um fracasso como ações de segurança pública, a despeito de fornecerem ótimas imagens e manchetes de jornal. Sobre da DSN, recomendo o trabalho “A… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Bom Vc entendeu em parte o q eu disse. A ocupação não foi um fracasso. Fracasso foi a política q não foi adotada após a ocupação…. A violência aumentou não por erro da política executado, mas pq o consumidor é livre, “não dá nada”. É o mais obivio e inúmeras vezes explorado por especialistas, q não podem “levar o estudo à frente”, pois são gerados por quem discorda. O q tem sido muito comum no Brasil…. A DSN perdurou muito tempo, porém, há algo importantíssimo no ensino militar. O militar é obrigado a continuar se aperfeiçoando durante a carreira e… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Caro Agnelo. Escrevi que a Política de Segurança Pública no Brasil é um fracasso. Ao longo de 50 anos, todas os índices de violência urbana cresceram. Insistir neste modelo de segurança pública é um erro. Mesmo em estados ricos como SP a política de segurança pública fracassou. Sobre as operações militarizadas de segurança pública, são inócuas porque GLO não é política de segurança pública. A Prof J.Muniz as chama de “policia de ostentação”. São ótimas para gerar imagens mas inócuas. Aliás, após um ano de intervenção militar na polícias do RJ nada mudou porque segurança pública é uma atividade de… Read more »

Maximus
Maximus
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Como sempre, falando bobagens.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Já comentei esse seu último.
Mas o dog engoliu minha resposta.
Enfim…. Não é bem isso o q vc disse, não.
Mas espero ano dog libere. Pra quem acompanhar, entender.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Quero ver construir um submarino, um navio de guerra, um caça etc em tempos de guerra. “Caso contrário, se tornará um pântano para o inimigo.” Não só para o inimigo, mas, também, para as forças de defesa. Um dos primeiros pontos a serem neutralizados são os pontos estratégicos, incluindo plantas industriais e de fornecimento de energia. Ou seja, não se produz nada. Com isso, sim, anuladas a FAB e a MB, o EB assume a bronca. Difícil é lutar sem controle algum do espaço aéreo e podendo ser, facilmente flanqueado, por terra e mar. Logo a força regular se desestrutura.… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Todos os países buscam em tempo de paz manter através de planejamento minimizar recurso dentro de suas necessidades e peculiaridades geopolítica. Se existe alguma excessão poderia incluir AS, Catar e EAU sustentados pelos petrodolares.
Onde passa o desconhecimento de Camargoer?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Olá Nilo. Tenho tentado explicar há anos os que as forças armadas brasileiras estão despreparadas e descoordenadas para o cenário de defesa do país, a despeito de terem um orçamento bilionário. No caso dos países produtores de petróleo, eles têm um desequilíbrio na balança comercial com os países consumidores de petróleo que são compensadas por compras de material militar. Durante as décadas de 70/80 o Brasil era um grande exportador de armas para o Iraque neste mesmo contexto. Os países que possuem forças fortes ou que são potências militares sem serem produtores de petróleo possuem uma industria de defesa, permitindo… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Qual a sua sugestão de preparo e coordenação?
O que está errado?
Explique melhor, por favor…..

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Olá Agnelo. Posso explicar sim (de novo). É necessário abandonar a Doutrina de Segurança Nacional. Ela foi elaborada durante o pós-guerra no contexto da Guerra Fria. De modo simplificado, a DSN identifica que a maior ameaça ao Brasil ocorre nas “fronteiras ideológicas”. Isso explica porque as forças armadas brasileiras são mal preparadas e inadequadas para o combate contra o inimigo externo. Outro ponto fundamental é separar as políticas de segurança pública das estratégias de defesa. É preciso revisar o tamanho dos efetivos. Já mostrei que a MB precisaram de cerca de 50 mil tropas para a atual estrutura (ela tem… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Camargoer…… Essa doutrina de Segurança Nacional baseada na Guerra Fria já mudou há muuuuuuuuuuuito tempo……. Há muitos anos, quando eu era Tenente, já não era assim…… Segundo ponto: dada a relação do crime organizado, com o terrorismo transnacional e com a possibilidade disso ser “aproveitado” dentro das “operações negras”, sem a declaração formal de Guerra, num contexto atualizadissimo de Guerra híbrida, segurança e defesa são indissociáveis. Baseado em q a marinha teria de ter 50 mil homens? Vc sabe o necessário pra conduzir, manter, operar, administrar cada infraestrutura e meios da marinha para ela cumprir as tarefas dela? E em… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Caro Felipe. As ameaças externas podem ser classificadas em países de fronteira ou distantes, em países em disputa com o Brasil ou sem disputa (seja qual for) e em países fracos, médios, fortes e potências. Em relação aos países com fronteiras, felizmente são todos “sem disputa” e em países “fracos ou médios”. Nenhum país “fraco ou médio” teria condições de agredir o Brasil hoje. Como os países fortes estão distantes da fronteira, eles possuem uma dificuldade logística que pode ser usada à favor do Brasil por meio de guerras de atrito. Felizmente, todos os países fortes também têm um histórico… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Tenho respeito pela cultura russa.
Mas sinceramente esta passando da hora dos russos voltarem para a Terra. E infelizmente para que isso aconteça, vai custar caro para eles.

Se sou o Bolsonaro respondo: Duvido!

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

USA ainda é paciente de conversar ao invés de dar a bordoada primeiro e depois com o pé na cabeça dialogar cordialmente.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Pablo.
Não é questão de paciência. Ou voce se esquece do gordinho? Eles nunca foram pacientes com ninguem. Se tivessem cacife para isso, já teriam feito. Ou voce acha que eles não pensam nisso? O problema é o dia seguinte. Ou melhor dizendo. Os minutos seguintes

Nelson Junior
Nelson Junior
2 anos atrás

Blá Blá Blá… Russia não vai colocar nada nem em Cuba e nem na Venezuela… Se fizer isso a economia Russa já era… Os EUA tem seu aliados na mão sempre, os maiores clientes (quase únicos) russos são os Europeus… O Gás vai ficar mais caro na Europa ? vai sim !!! Mas quem vai suprir vão ser os EUA e ficarão bem contentes com isso… E se a guerra acontecer, vão tomar um “pau” da OTAN e ainda vão dar luz verde para “tomarem” a Síria e passar de uma vez o gasoduto ligando a Europa ao Oriente médio…… Read more »

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

Kkkkkk será adolescente, idoso, ingênuo, inocente tô na dúvida kkkk

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Veremos

Antonio Cançado
2 anos atrás

A Rússia fazendo jus à péssima imagem que tem na comunidade internacional…Me fez lembra do ‘Eixo do Mal’ do Reagan…

Nelson Junior
Nelson Junior
2 anos atrás

O que o Putin quer é que a Ucrânia não entre para OTAN… E isso ele vai conseguir, pelo menos por enquanto !!! Isso para ganhar tempo de tentar restabelecer sua influência “política” na Ucrânia com um futuro Presidente ucraniano mais alinhado
O resto é pura “pirotecnia”

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Possivelmente já ocorrem afoitas sessões psicográficas espíritas pra conseguir conselhos de Kennedy e Kruschev. Dizem os maus ectoplasmas que ambos já mostraram o dedo do meio pros consulentes…

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Agora apouco o secretário geral da Otan afirmou que já decidiram a incorporação da Geórgia e Ucrânia na aliança, a Rússia só tem duas opções aceitar ou ir a guerra, vejamos os próximos passos.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

E o Pior que outros países Europeus como Finlândia, Suécia, Áustria, Malta, Chipre, Irlanda, já disseram que se a Russia invadir a Ucrânia, eles automaticamente entrarão para aliança…
https://www.youtube.com/watch?v=spaDJVmPv3Y
Que sinuca de bico para o Putin

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

Eu acho que vai ter guerra kk mais tropas russas chegando agora na fronteira ucraniana.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Os dois tiveram juízo e ponderação. Resolveram bem a parada.
Foram estadistas.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

EUA dizem que tomará ações decisivas se a Rússia enviar tropas para a Venezuela e Cuba, olha a arrogância desses caras, estão sercando a Rússia com tropas e armas de todos os tipos kkk

Zé zinho
Zé zinho
2 anos atrás

Os melancias vão lamentar não ter liquidado o bolivarianismo antes.

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Estão fazendo com a Rússia o que fizeram com a Alemanha, pressão e humilhação vai dar merda isso pode anotar.

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

Zeus você acertou em tudo que disse até o quinto parágrafo. Parabens

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Os europeus merecem serem aniquilados, porque é muita burrice pressionar a Rússia dessa forma, fizeram a mesma coisa com a Alemanha e veja no que deu.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

O que vejo é que os países que um dia fizeram parte do “pacto de Varsóvia” tem um certo “medo” da Rússia e agora que conseguiram “se livrar” correm para conseguir proteção na OTAN… E a Russia não aceita que mais membros do antigo pacto fortaleçam ainda mais a OTAN…
A História da Russia mostra um país que sempre foi expansionista, e isso poem “medo” em seus vizinhos de que aconteça novamente

Ronilson Nogueira costa
Ronilson Nogueira costa
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

O problema é se a guerra estourar esses micro países aí serão devastados amigo, acho que devem encontrar um meio de fazerem com que a Rússia não se sinta ameaçada só isso.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Ronilson Nogueira costa
2 anos atrás

Concordo contigo !!! Mas a pressão Russa nesses países é feroz

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

De todos os países que têm minorias russas os únicos que não foram atacados pelos russos foram os países bálticos pq será? Pq estão na OTAN.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Exatamente… Por serem “fracos” belicamente se não houver a proteção da OTAN eles são os primeiros a desaparecerem em caso de uma guerra e eles sabem disso

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

Em caso de guerra, certamente estônia, Letônia e Lituânia seriam os primeiros a levar uma saraivada de mísseis…

Bosco
Bosco
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Sinceramente não sei de onde vocês tiram tanto míssil. Pessoal, o Mandrake não existe e se existisse ele provavelmente iria utilizar sua cartola mágica em favor dos EUA e seus aliados, e não, contra, Míssil não dá em árvore. O que vencem guerras são tanques, artilharia , bombas e botas. Os EUA é o país com mais mísseis ofensivos convencionais que somados não chegam a 10.000 atualmente. Lançados de navios/submarinos: Tomahawk (1800 km) , com cerca de 4000 a 4500 unidades. Lançados de terra: ATACMS (300 km) com cerca de 1000 a 1300 unidades Lançados do ar: SLAM-ER (300 km)… Read more »

paulof
paulof
2 anos atrás

Bases na Venezuela ou Cuba serão apenas mais um gasto em país enorme que é a Rússia, é uma ameaça mais de papel que propriamente já que é muito mais efetivo posicionar um sub nuclear, quanto aos países em questão quem conhece, no meu caso Venezuela, sabe que ali são dois barris de pólvora, as populações odeiam seus governos, tropas estrangeiras em países com governos impopulares, é meio caminho para revolta como houve no Haiti e Afeganistão (muitos consideram o atual apoio ao Talebã como uma revolta dos Pashus).

XFF
XFF
Reply to  paulof
2 anos atrás

Muito pelo contrário, a Venezuela sofre com Sanções pesadas do Império do Norte, inclusive de alimentos e bens essenciais. Ninguém morre de amores por titio Sam lá não.
Se a Rússia construir uma base na Venezuela e pagar uma quantia boa anualmente para Governo Venezuelano, será uma renda boa para o governo.

paulof
paulof
Reply to  XFF
2 anos atrás

brincou que achas que a renda de uma base vale algo dentro de um orçamento de um país com as riquezas da venezuela.

Satyricon
Satyricon
Reply to  XFF
2 anos atrás

XFF, permita-me corrigí-lo, mas não existem embargos de alimentos ou remédios contra a Venezuela (e Cuba). O que existe são sanções financeiras. Basicamente, todas as instituições financeiras do país sob sanção ficam “desabilitadas” de operar no mercado financeiro mundial. Qualquer outra instituição mundo afora que o fizer, fica automaticamente “desabilitada” de operar no maior mercado financeiro mundial, o americano. E isso ninguém do mercado arrisca. Sem operações financeiras, não há transferências. Ninguém compra ou vende nada no exterior. Mas nada impede que esses países encham malas de dinheiro e saiam às compras mundo afora. O problema é que as moedas… Read more »

Satyricon
Satyricon
Reply to  paulof
2 anos atrás

Correto paulof. Esse papo de Cuba e Venezuela e pura retórica. Putin está numa “sinuca de bico”, sem opções, e inventou essa para não parecer fraco (ou inepto). A Rússia já perdeu a parada (na Ucrânia), e agora busca uma saída honrosa (mas Fake, óbvio). A turma se esquece que o que faz o mundo girar é grana. A Rússia de hoje está integrada ao sistema financeiro internacional, e depende muito dele (mas o inverso não é verdadeiro, diga-se). A simples menção de sanções fez o kremilin recuar no caso ucraniano, e o mesmo ocorreria com Cuba ou Venezuela. É… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

Sergei Lavrov(ministro das Relações Exteriores ) e Sergei Ryabkov( Vice-ministro das Relações Exteriores)  são a dupla que qualquer país gostaria de ter a frente de sua diplomacia…

Se não fossem competentes não estariam mais servindo a diplomacia do Kremlim desde 2008.

comment image

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Por mim, nem ligo, desde que não seja o Brasil, mas fica difícil ter mais um potência do Lado, e cadê os Europeus que não colocam o p@l na mesa? França e RU que tem armas nucleares

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Eles militarizam as fronteiras da Rússia, então a Rússia entra na Venezuela e Cuba. Bem justo! Correta postura da Rússia, se os eua e a OTAN não saírem das suas fronteiras que a Rússia ocupe as fronteiras inimigas mesmo. O braziu não tem que tomar lado nenhum! No fundo o que realmente interessa é mais poder e dinheiro no bolso das nações dominantes, não interessa qual lado. Os únicos países independentes e soberanos são: EUA, CHINA, TURQUIA, ÍNDIA, RÚSSIA, IRÃ, me dói mas tenho de admitir que também a Coreia do Norte. O resto, enfim são restos. Por essas e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

A Rússia não faz ameaças, eles dão apenas o comunicado do que vai acontecer! As tropas já estão na Venezuela, há relatos de movimentações e materiais bélicos da Rússia na Venezuela. Porque vcs acham que os militares daqui estão fazendo tantos exercícios em conjunto com os estadunidenses?! rs…

A América Latina vai ser o próximo Oriente Médio em breve. E o povo brazileru vai aprender da pior forma o que não quis aprender nos últimos 100 anos, levar a vida a sério….

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Caro Agressor. A disputa ocorre na fronteira entre a Ucrânia e a Russia, incluindo na região a confusão no Casaquistão. Ao fazermos uma busca por notícias sobre a crise, o que encontramos são essencialmente duas noticias “Rússia diz que não invadirá a Ucrânia” e “EUA alertam sobre o risco da Russia invadir a Ucrânia”. Enquanto que no Oriente Médio existe conflitos explícitos entre os diversos países, os países da América Latina possuem um elevado grau de diálogo diplomático. Há alguns anos, alertei sobre o erro do governo brasileiro prejudicar o diálogo diplomático com a Venezuela com o riso de perder… Read more »

José Carlos David
José Carlos David
2 anos atrás

Vou mudar para uma cidade que tinha metrô.

MGNVS
MGNVS
2 anos atrás

Se os EUA e a OTAN querem instalar misseis nas fronteiras da Russia, entao, nada mais justo que a Russia exerça o seu direito de reciprocidade e instale misseis novamente em Cuba, na Venezuela e ate na Nicaragua se for o caso. E nem venham com a velha desculpa de Ocidente “democratico” contra a Russia, China e outros países governados por ditaduras pq os EUA apoiam a Arabya Saudita (ditadura sunita) junto com o Yemen e EAU, apoia a Polonia (ditadura ultra-conservadora) e Hungria (ditadura extrema direita). Enfim, o que esta em jogo sao apenas interesses geopoliticos que nao levam… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

MG, Visão linda, justa e democrática que seria adequada a um mundo hipotético onde não há disputas entre países e muito provavelmente onde nem há países. Só que aí essa visão de reciprocidade seria inútil já que não há perigo de guerras e provavelmente, nem exércitos e nem armas. Voltando ao mundo real, você parte de premissas erradas. Fazendo uma releitura do que você escreveu o mais correto seria assim: “Se uma ex-colônia soviética liberta quer se proteger da opressão da Rússia da qual faz fronteira e permitir que a OTAN e os EUA instalem mísseis em seu território nada… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco… pesquise um pouco mais sobre o direito de reciprocidade regido pelas leis internacionais. Agora me diga, se os EUA instalam misseis na fronteira russa, pq a Russia nao pode fazer o mesmo na area de influencia dos EUA? Se Venezuela e Cuba tem que se preocupar com a reacao estadunidense, da mesma forma a Ukranya tem que se preocupar com a reacao da Russia se a Ukranya aceitar a instalacao de forças da OTAN/EUA em seu territorio. Isso é reciprocidade. Mas na sua “realidade” os EUA sempre estao certos. Os EUA invadiram o Iraq sem provas, dizendo que eles… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Meu amigo, você tem dificuldade de interpretar textos. Pelo menos os que eu redijo. E também se perde um pouco na retórica. Mistura alhos com bugalhos e sentimentos incontidos nesse coraçãozinho magoado.
Em nenhum momento eu retirei ou coloquei “direitos” a nenhum país citado.
Se a gente focasse mais no problema atual e esquecesse o Iraque , o Saddan , os estadunidenses malvados, o Kings, a Rússia malvada, etc. a discussão seria mais produtiva.
Mas tá ok.
Fui!

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Pelo contrario Bosco. Eu entendi perfeitamente seu ponto de vista. E baseado no seu ponto de vista eu fiz a minha analise sobre a questao Russia/Ukranya e Cuba/Venezuela/EUA. Tbm fiz a minha analise da geopolitica estadunidense no que tange a interferencia deles em paises soberanos como no caso do Iraq, Libia e Siria e nos mesmos moldes que a Russia esta fazendo atualmente contra os ukranianos. Ou seja, quando se tratam de interesses geopoliticos e estrategicos, tanto os EUA quanto a Russia sao os “MALVADOS”. Nao tem como “apoiar” um lado e ficar “contra” o outro. Quanto ao coração “magoado”,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Só um complemento. Antes de me criticar pelo que você alega ser eu adotar uma defesa automática aos EUA talvez você devesse se avaliar e se perguntar o porquê invariavelmente fica automaticamente do lado oposto ao lado defendido pelos “estadunidenses”. Talvez em vez de eu ser o Toinho de sinal trocado você seja eu de sinal trocado. Vale salientar que eu não tenho acesso ao Biden e nem ao Putin e minhas argumentações não são direcionadas diretamente a eles , e nem aos respectivos países, nem a favor e nem contra, mas aos argumentos dos que comentam aqui na Trilogia.… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco. VC esta cansado de saber o meu ponto de vista e os paises que eu admiro, no caso: Dinamarca, Noruega, Suecia e Islandia. Suecia sendo neutra e Dinamarca, Noruega e Islandia fazendo parte da OTAN. O que eu critico é falta de discernimento de muitos aqui, visto que amanha, tanto EUA quanto Russia podem se voltar contra o Brasil independente de Leis Internacionais e Resolucoes da ONU, pois os DOIS lados fazem isso. E outra, nao estou criticando voce, so analiso a sua opiniao e contra-argumento, isso é debate, e na minha opiniao isso é bastante construtivo. Eu… Read more »

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco… agora vamos mudar o cenario da Europa/Ukranya para a America do Sul. Nesse cenario o Brasil se tornou uma potencia regional militar, economica e democratica mas nao alinhada aos interesses hegemonicos de qualquer outro país (EUA, Russia, China e etc). Entao os EUA, como nao querem competicao aqui no “quintal” deles resolvem induzir os nossos vizinhos a ficarem contra nós com a intencao de claramente barrar o crescimento do Brasil. Para isso os EUA, alem das sancoes economicas, resolvem instalar bases e misseis em nossas fronteiras e tbm deslocam constantemente suas frotas navais aqui na nossa costa. Ah… mas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

MG, Você parte de algumas premissas ‘preconceituosas” e “ideológicas” como por exemplo, que os EUA iria “induzir” nossos vizinhos a ficarem contra o Brasil. Acho essa visão ingênua e preconceituosa em relação à capacidade de discernimento dos líderes dos países vizinhos. Também tem uma visão limitada quando diz que os EUA “resolve” instalar bases e mísseis na nossa fronteira. Novamente peca pela ingenuidade . Os países são soberanos e se deixarem um outro país instalar bases e mísseis em seu território é por conta e risco deles que permitiram. Mas vamos aceitar todas as suas premissas ingênuas e simplistas. Qual… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco… vamos por partes. Palavras suas: “Você parte de algumas premissas ‘preconceituosas” e “ideológicas” como por exemplo, que os EUA iria “induzir” nossos vizinhos a ficarem contra o Brasil. Acho essa visão ingênua e preconceituosa em relação à capacidade de discernimento dos líderes dos países vizinhos. Também tem uma visão limitada quando diz que os EUA “resolve” instalar bases e mísseis na nossa fronteira. Novamente peca pela ingenuidade. Os países são soberanos e se deixarem um outro país instalar bases e mísseis em seu território é por conta e risco deles que permitiram. Mas vamos aceitar todas as suas… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Adentramos no tenebroso campo da dissonância cognitiva (eufemismo para hipocrisia) que nos leva a um looping argumentativo eterno com paradoxos infinitos com consequências imprevisíveis passíveis de causar distorções irreparáveis no continuum espaço-tempo de todos os multiversos podendo inclusive levar à aniquilação total e absoluta chegando até à não gênese primária. rrrss Brincadeiras apocalípticas à parte, você para defender o direito de um Estado central (Rússia) interferir na política interna de um Estado “orbitante” (Croácia) em prol de seus interesses adota o argumento de que considera não legítimo um Estado central (EUA) interferir na política interna de um ou vários Estados… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco… Novamente palavras suas: “Há diferenças básicas nos nossos pontos de vista e elas são basicamente relativas à concepção maniqueísta que você vê as relações internacionais imputando aos EUA a qualidade do mal encarnado enquanto vê a Rússia como o oposto.” Em nenhum momento eu citei os EUA como “mal encarnado” (palavras suas) e nem a Russia como a coitadinha injustiçada, igual “outros” aqui gostam de fazer. Pelo contrario, minhas palavras foram: “Da mesma forma que os EUA nao tem o direito de ditar regras sobre qualquer outro país soberano sem que hajam sancoes ou resolucoes da ONU, a… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caro Bosco… vamos por partes. Palavras suas: “Você parte de algumas premissas ‘preconceituosas” e “ideológicas” como por exemplo, que os EUA iria “induzir” nossos vizinhos a ficarem contra o Brasil. Acho essa visão ingênua e preconceituosa em relação à capacidade de discernimento dos líderes dos países vizinhos. Também tem uma visão limitada quando diz que os EUA “resolve” instalar bases e mísseis na nossa fronteira. Novamente peca pela ingenuidade. Os países são soberanos e se deixarem um outro país instalar bases e mísseis em seu território é por conta e risco deles que permitiram. Mas vamos aceitar todas as suas… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Respondi seu comentario mas ficou preso na moderacao… espero que liberem.

Agressor's
Agressor's
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Eu vi um crocodilo salvando uma zebra que se afogava. Foi lindo, gente! Como é tão comovente a bondade das grandes nações civilizadas desse nosso mundo que querem ajudar os países menos favorecidos. É impressionante como as pessoas de forma tão ingênua ainda se levem hoje por discursos sobre coisas como democracia e liberdade. A realidade é que as potências dominantes como os EUA não querem “Um Mundo Melhor”, mas apenas estender seu domínio político-econômico e enfraquecer a soberania dos países menores fazendo-os servirem aos seus interesses. Pra nós brazileirus tanto faz, um ou outro, EUA ou Rússia/China. Somos dominados… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Agressor… e onde nos meus comentarios eu escrevi que “grandes nacoes civilizadas” querem “ajudar” os paises menos favorecidos? Eu falei justamente o contrario. E falei tbm sobre o direito internacional e resolucoes da ONU que nem EUA e nem Russia costumam respeitar. E é logico que eles querem estender cada vez mais suas influencias e dominio politico-economico contra os outros. O que eu sempre questiono é o fato de muitos aqui defenderem que um lado possa fazer tudo e o outro lado nao possa fazer nada. Isso sim é ilusao de torcida. E o que eu sempre repito aqui, o… Read more »

Andre Fonseca
Andre Fonseca
2 anos atrás

A Russia vai montar bases na America do Sul? Vai mesmo? Vai pagar isso com que PIB? Eh uma economia relativamente pequena. Nao faz nenhum sentido. Nao dah para custear uma escalada armamentista contra a OTAN bancando infraestrutura permanente muito longe de casa.

João Bosco
João Bosco
2 anos atrás

Bravatas, bravatas e mais bravatas do Sr. Putin….. mas melhor tomar cuidado.
Ele começou assim com a Criméia e deu no que deu.
Entretanto, ele terá que convencer os chineses a entrarem nessa encrenca da grossa.
Ou alguém achar que vai repetir a crise dos mísseis de 1962?

Wellington
Wellington
2 anos atrás

Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), A Venezuela é signatária desse tratado e acho que a presença de tropas russas na Venezuela ativaria esse tratado que foi invocado pela OEA em 2019, pois a presença russa iria desestabilizar a diplomacia e a geopolítica na região tornando a Venezuela um território estrangeiro a América. Por isso que os norteamericanos estão a pressionar o Brasil a se posicionar em oposição a Rússia pois caso isso venha a evoluir para uma presença militar russa significativa em solo venezuelano isso acabaria obrigando o Brasil e os demais países signatários a iniciar uma intervenção afim… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Wellington
2 anos atrás

Wellington… essa foi uma boa lembranca da sua parte. Mas parece que o TIAR so pode ser invocado caso algum dos Estados signatarios seja atacado por uma nação estrangeira. No caso em questao haveria o consentimento por parte da Venezuela para a instalação das bases e forças russas no país e isso nao vai contra a legislacao internacional e nem contra o TIAR. Logico, vai haver pressao dos EUA contra qualquer tipo de movimentacao russa aqui nas Americas. A questao seria: quem pagaria para ver? Russia ou EUA? Quem tiver o cacife mais alto joga, quem nao tiver blefa.

Wellington
Wellington
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

MGNVS tem só um porém desde 2019 a OEA não reconhece a legitimidade do governo Maduro, ou seja ele consentir a presença de uma base russa em solo venezuelano não tem valor legal para a OEA.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Wellington
2 anos atrás

Exatamente. Mas por outro lado o Maduro tbm nao reconhece a OEA igual os EUA nao reconhecem o Tribunal Internacional de Haia, e ninguem reconhece o Guaidó. Caso isso aconteça a situacao continua a mesma, pois as forças russas nao seriam consideradas invasoras. A decisao final caberia a ONU, mas… como nem EUA e nem Russia respeitam as decisoes da ONU por serem do Conselho de Segurança, então quem tiver mais cacife banca a aposta, quem nao tiver blefa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Olá Mgnvs. A Venezuela ainda é membro da OEA. Cuba também faz parte da OEA desde 2009. Um dos problemas sobre Guaido é que ele foi eleito para um mandato parlamentar. O governo e a oposição se sentaram para negociar a eleição realizada em 2021. Aliás, escrevi aqui em 2019 que o Brasil deveria ser se posicionado pela negociação na Venezuela para a realização de eleições livres e democráticas e que apoiar Guaido era um erro diplomático que inviabilizaria a mediação brasileira no futuro, porque em um momento ou outro, os políticos iriam negociar a retomada da normalidade democrática na… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Wellington
2 anos atrás

Caro Wellngton. Maduro controla o governo e as forças militares da Venezuela. Qualquer tropa estrangeira só poderá ser estacionada na Venezuela caso o governo de fato concorde.