A Alemanha teria se recusado a permitir que a Estônia enviasse suas armas fabricadas na Alemanha para a Ucrânia. Estônia, Letônia e Lituânia prometeram apoio a Kiev contra possível agressão russa

A Alemanha está impedindo a Estônia de fornecer apoio militar de origem alemã à Ucrânia, informou o jornal americano The Wall Street Journal (WSJ) na sexta-feira (21/1).

A reportagem vem depois que o Departamento de Estado dos EUA deu à Estônia a luz verde para enviar armas fabricadas nos EUA para a Ucrânia.

De acordo com a reportagem do WSJ, Berlim se recusou a emitir licenças para que as armas pudessem ser exportadas para Kiev.

Tudo acontece quando a Europa e os EUA temem que Moscou esteja se preparando para uma invasão da Ucrânia, depois de reunir 100.000 soldados na fronteira. A Rússia negou que esteja planejando um ataque, mas diz que pode tomar uma ação militar não especificada se uma lista de suas demandas não for atendida.

Alemanha recusa entregas de armas à Ucrânia

Embora outros aliados da Otan, incluindo Grã-Bretanha e Polônia, também tenham concordado em exportar armas diretamente para a Ucrânia, o governo alemão até agora se recusou a fazê-lo.

“A Alemanha não apoiou a exportação de armas letais nos últimos anos”, disse o chanceler alemão Olaf Scholz em entrevista coletiva na sexta-feira.

Citando autoridades estonianas e alemãs, o WSJ informou que Berlim está aplicando o mesmo princípio ao arsenal da Estônia porque se originou na Alemanha.

“Esperamos obter a aprovação da Alemanha”, disse Kristo Enn Vaga, assessor do ministro da Defesa da Estônia, ao WSJ. “A Estônia mostrou que queremos ajudar a Ucrânia em termos práticos de todas as maneiras possíveis”

Autoridades do governo alemão disseram que se opõem ao envio de armas para a Ucrânia, pois temem que tais entregas possam aumentar as tensões e dificultar as negociações.

A Alemanha é um dos maiores produtores e exportadores de armas do mundo, com vendas aumentando 21% de 2016 a 2020, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.

Estados bálticos prometem armas fabricadas nos EUA

Todos os três estados bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, disseram em um comunicado que enviariam seus mísseis Javelin e Stinger fabricados nos EUA.

“À luz do aumento da pressão militar da Rússia dentro e ao redor da Ucrânia, os Estados Bálticos decidiram responder às necessidades ucranianas e fornecer assistência adicional relacionada à defesa”, disse o comunicado.

“Esta ajuda aumentará ainda mais a capacidade da Ucrânia de defender seu território e população em caso de uma possível agressão russa”, acrescentou.

“Esperamos sinceramente que a Ucrânia não precise usar essas armas”, disse o ministro da Defesa da Lituânia, Arvydas Anusauskas.

O ministério lituano disse que as armas serão entregues “no futuro próximo”.

FONTE: Deutsche Welle / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Morais
Felipe Morais
2 anos atrás

Nada diferente no front. Pessoal aqui fica se pegando. Uns criticam EUA, outros criticam China, outros Rússia. A verdade é só uma. Não se deve confiar em ninguém. Na hora que o bixo pegar, seremos nós por nós mesmos. Ainda mais se o apoio for de alemães, franceses e alguns outros hipócritas, que, quando outros países estão de acordo com o politicamente correto que pregam, está tudo bem, mesmo desconsiderando totalmente as peculiaridades de cada país. Mas, vá de encontro a esse politicamente correto e eles lhes virarão a cara e, mais do que isso, passarão a tentar lhe prejudicar.

Marcos borges
Marcos borges
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Parabéns pela sua abordagem, é exatamente isso que eu também pensa quando colocamos a nossa segurança nasaos de terceiros, principalmente da Europa e atualmente os EUA dos esquerdopatas do partido democrata, é verdadeiro perigo.

Henrique
Henrique
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Sr. Felipe Morais, “Não se deve confiar em ninguém..” Como eu gostaria de que muitos aqui entendessem isso ao invés de torcer por alguma nação que não tá nem aí pra nós!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Henrique… o que eu sempre digo: aqui muitos “torcem” para EUA/OTAN e aliados e outros “torcem” para RÚSSIA/CHINA e agregados… MAS ngm pensa ou foca no Brasil. Isso quando esses “torcedores” nao perdem a linha e discutem por causa de baboseiras ideologicas de “esquerda” vs “direita” e bla…bla..bla. Igual eu sempre digo: o pseudo-aliado de hoje por pura conveniencia geopolitica ou interesse proprio pode se tornar nosso pior inimigo amanhã. E como o Brasil estará? Totalmente desarmado e sem defesa suficiente para dissuadir algum adversario que tente se engraçar por aqui.

Tomcat4,3
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Você foi na mosca!!! Por aqui vemos nos comentários, muitas vezes e infelizmente, um fanboyzismo brabo seja pelo país que for menos um nacionalismo e patriotismo pelo Brasil o país em que reside/nasceu etc. Trágico!!!

Danilo
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Verdade, ja deram muitas demonstrações de traição no passado !

737-800RJ
737-800RJ
2 anos atrás

Alemães, para o bem ou para o mal, sempre foram guerreiros, desde a época antiga dos povos germânicos, onde enfrentavam legiões romanas de igual pra igual. Hoje pisam em ovos e são cheios de dedos. Possuem dentro de si a culpa da, como dizem hoje, “dívida histórica” de um evento que não participaram e não tiveram culpa.
Um dia poderão pagar caro por toda essa apatia!

Caio
Caio
Reply to  737-800RJ
2 anos atrás

Antigamente foi antigamente, se não os latinos italiotas, ainda tinham seu império sobre todos os europeus.
Essa postura alemã é a troca dos ganhos pelas armas, pelos ganhos financeiros e ainda saí de ” boazinha”, malandro é malandro mesmo e os otários (mesmo metidos a brabos) serão otários mesmos.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  737-800RJ
2 anos atrás

Uma atitude sensata.

Se os americanos querem guerra com a Rússia, que vá sozinho. Os americanos são bons em começar uma guerra, mas são péssimos em acabar. O Iraque e Afeganistão serviram de lição. Tomara que a França também embarque nessa.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Americanos, não, o partido Democrata que está com Putin pelo ladrão desde que ele supostamente interferiu nas eleições (a sanguinária Hillary ou o gagá Biden, não importa, querem guerra). A Alemanha mostra sua verdadeira cor, talvez aquela que tenha irritado Trump, um amarelo de covardia e traição: deixa os outros ameaçarem pra obter o gás baratinho que deseja, mesmo que pereat mundus. Ô raça…

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Que traição que nada, os alemãos estão é certos. A Rússia deixou de ser uma ameaça desde o fim da URSS e da reunificação alemã. Tornaram-se fortes parceiros econômicos depois disso. E porque a Alemanha deve abrir mão de obter gás barato e abundante só por que os americanos querem? O que a Ucrania significa para a Alemanha? A resposta é: NADA. A Alemanha faz bem em não acompanhar os USA que nem gado. Quem gosta e se realiza fazendo isso é o Reino Unido e algumas das ex repúblicas soviéticas que, tão logo a coisa aperte, serão abandonadas a… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Marcello Magnelli
2 anos atrás

Marcelo… perfeito seu raciocinio. Mas parece que os fanboys dos EUA nao abrem mao de falar asneiras e teimam em nao aceitar a realidade. Esses fanboys tbm insistem em querer que outros países comprem as guerras por procuracao que os EUA querem vender. A Alemanha depois de duas grandes guerras mundiais aprendeu a ter bom senso e nao vai se deixar arrastar para uma guerra em um país que nao tem nada a ver com ela.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Muito estranho.

Na última vez que eu visualizei, no Partido Democrata só tinha políticos americanos. Isso mudou? Se algo mudou, eu não sabia.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

A parte pelo todo, caro Gilson, ou o todo pela parte. Segundo boa lógica, nem todo americano é político do partido democrata, correto?

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Em tempo, sou favorável à entrada da Rússia na Otan (seguida da expulsão da Alemanha) ou à dissolução da OTAN ou tudo ao mesmo tempo que aí seria bonito de ver…

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Eu me inclino a concordar com o vosso veredito. A OTAN tem que aproveitar aquele velho ditado: “Mantenha seus amigos perto, e seus inimigos mais perto ainda.”

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Perfeitamente plausível, meu caro nobre Alex. Sua afirmativa capciosa me fez até reconsiderar o atestado de nascimento do Obama, algumas “vozes” na minha cabeça teimam em afirmar que ele é de um país da África que começa a letra “Q”. E sabemos, Trump também merece nossas devidas diligências, as mesmas vozes afirmam que ele é escocês.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Hillary é sanguinária mesmo, na campanha para presidência falava muito de como efrentar a China, o Trump falava muito mas queria um acordo comercial, o Biden entrou e tá tentando enfernizar a China e a Rússia como pode. quanto a Alemanha, não a vejo como covarde, mas sim como sensata, eles não ganham nada com essa guerra,

Wagner
Wagner
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Ajeita o capacete de papel aluminio aí, camarada.

C M
C M
Reply to  737-800RJ
2 anos atrás

Eu não sei de que lugar você tirou que os germânicos enfrentavam os romanos de igual para igual.
Tirando a emboscada da Floresta de Teutoburgo e o período da decadência de Roma, os romanos ganhavam todas…

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Kings e Zeus, todos estão esperando pelos seus comentários.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

A Rússia não quer ter controle sobre esses países. Ela aprendeu com os erros da URSS e não quer sustentar esses ingratos que mamaram muito tempo nas tetas dela O que a Rússia quer, exige na verdade, é que a OTAN mantenha sua infra-estrutura longe dela. O Ocidente pode mandar e controlar esses países à vontade: explorar seus recursos, obter a mão de obra qualificada e barata – treinada nos tempos soviéticos, podem fazer o que quiserem. Só não podem colocar tropas e mísseis para ameaçar a Rússia lá.

jyu76
jyu76
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Está enganado! A URSS é que arruinou e aproveitou-se dos Países que conquistou no Pós Segunda Guerra. Literalmente “limparam” toda a industria que existia na Alemanha de Leste, Polónia etc de modo a manterem esses Países fracos e incapazes de se oporem a uma Invasão deles. No final deixaram só migalhas aos Povos que ocuparam, sugando a capacidade desses Países se desenvolverem, por isso é que quando o Muro caiu, todos fugiram para a influência Ocidental. Os russos ganhavam mais economicamente estabelecendo boas relações com a Europa mas têm de manter esta aparência de força que já não faz sentido.… Read more »

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

“treinada pelos soviéticos” – digamos que um trabalhor tinha 20 anos em 1989, hoje ele tem quantos anos?
Deves estudar matemática querido.

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Como base no que o Czar pretende, a Rússia vai bater na porta da Alemanha novamente. Vamos ver como ficará a cara dos chucrutes depois disso

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Isso já está sendo planejado. Putin vai invadir os países bálticos. Depois seguirá costa a costa até chegar a Alemanha. O prazo para isso ocorrer é até 2036.

César
César
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Kkkkkk mano do céu, de onde saiu esse coringa? 2036 ?? Sério? Porque não Setembro de 2027 ???
Owww Admin, controla o acesso dos jogadores de super trunfo nos comentários por favor ! Kkkk

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  César
2 anos atrás

Au contraire. Sou um agente do caos. Não pode ser mera coincidência eu aparecer justamente agora, não é mesmo? Sobre o período da conquista. Com base nas afirmações dos especialistas geopolíticos aqui do blog, em teimar na convicção que os russos querem restabelecer o prestígio geopolítico da URSS, fiz uma análise considerando os vastos territórios a ser conquistados. Até 2036, os russos estarão em Berlim. Ao que tudo indica, a operação será entre dezembro-março, pois contarão com o onipresente general inverno, nesse caso, até o final de março de 2036, os russos irão hastear a sua bandeira no Palácio do… Read more »

Wagner
Wagner
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Concerta a antena do capacete de papel aluminio aí meu chapa.

Welington S.
Welington S.
2 anos atrás

Não é esse o sistema da foto que o EB pretende ter?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

Os Alemães estão sendo coerentes. Terminantemente tem que parar esta “guerra” antes que comece

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Pantomima diplomática.
Provavelmente armas mais modernas já estão na Ucrânia.

Essa encenação é para gerar capital político com a Rússia através da Alemanha.

Henrique
Henrique
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Tem até Ferrari lá…. já sabe o que fazer…

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

A gente ainda vai comprar fragatas dos Alemães depois dessa postura covarde inominável ? Por mim não compramos mais nem birimbinha desses sujeitos!

Caio
Caio
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Ué então vamos renegar os armamentos americanos, depois daquela saída patética do Afeganistão.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Caio
2 anos atrás

O que uma coisa tem haver com a outra? Eles estão negando aos ucranianos o direito de manter sua integridade territorial de acordo com jurisdição internacional. Coisa muito grave! Eles estão sabotando a OTAN de dentro para fora.

Caio
Caio
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

O que uma coisa tem a ver com a outra? Sério que você questionou isso?
Os EUA sairam no Afeganistão de forma ridícula, sem conseguir derrubar os bandidos do talibã e ainda lhes deixaram um suprimento de armas,que fazem falta até a nós. Só pode está de brincadeira.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

a Jurisdição internacional é como no Ancapistão, quem tem mais força faz o que quer, a Jurisdição nao impediu a Invasão do Iraque nem a China tomar o mar dos outros.

Wagner
Wagner
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Culpa dos reptilianos.

Nemo
Nemo
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Cada país cuida dos seus interesses. As Tamandarés foram um boa escolha da MB (poderiam ser melhor armadas) e, se o orçamento permitisse, poderíamos comprar um segundo lote de quatro fabricadas na Alemanha para apressar a entrega.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Nemo
2 anos atrás

Navio a gente compra em qualquer outro país , camarada ! Não podemos ficar na mão da Alemanha por 30 anos não!

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Perfeito, quando vai baixar a Portaria ou Decreto criando o embargo a produtos alemães? ah, ops, desculpe, esqueci: você não apita nada. Que pena. Vamos continuar comprando da Alemanha. Mas você tem o direito de decretar embargo aos produtos alemães que compra, por exemplo, não comprando carro da Volkswagen, se é que tem dinheiro para comprar um. Infelizmente, no Brasil você não apita nada. Aliás, será que apita alguma coisa para sua mulher? ela tem ido muito ao cabeleireiro? volta com um sorriso bobo nos lábios?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Você é incapaz de compreender

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Não me meça por sua mediocridade , vermelhuxo!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Na minha opinião a MB só está comprando a Meko porque acho que havia uma palavra no sentido de dar a venda dos submarinos para a Alemanha porque eles nos ajudaram em Angra e com os 209. Porém não foi cumprido acordo por conta do Scorpene ter ganho, então, estão pagando a dívida com a Tamandaré (Meko)

Rafael Costa
Rafael Costa
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Ema, ema, ema, cada um com seus problemas.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Rafael Costa
2 anos atrás

Ado aadoo, cada um no seu quadrado

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

covarde, não, essa briga não é deles, é dos Russos e dos EUA e a Ucrânia, sendo assim, não tem covardia nisso.

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

E ainda tem um pessoal falando que a Alemanha está com pressa para ter o F-35 e armar eles com as nukes pela suposta pressão russa…Tá aí o resultado, nesse mundão, cada um defende única e exclusivamente o seu!

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Sábia decisão.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
2 anos atrás

A Alemanha não quer atritos com a Rússia, ela sabe que depende do gás russo, e por isso quer ter boas relações com a Rússia. Isso está gerando um forte embate na OTAN, pelo qual o bloco vem levando total desvantagem em relação à Rússia. Por um lado a Alemanha age dentro dos seus interesses, porém, ao mesmo tempo, ela gera um atrito dentro da própria OTAN.

Submarino de Anão
Submarino de Anão
2 anos atrás

É muito arrego. Coitada da Ucrânia com essa socialistazada toda na Europa com simpatia pelo comunismo… Espanha, França, Alemanha, Itália… já reparam que assim como na segunda guerra a Inglaterra foi quem peitou a Alemanha hoje é a Inglaterra que peita a Rússia?
Bem fez a Inglaterra em pular fora da União Europeia

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/alemanha-pede-prudencia-em-potenciais-sancoes-contra-a-russia-por-ucrania,ed2d58b3894c0d733888605085d66465dhkgx63b.html

André Luís
André Luís
2 anos atrás

Alemanha pulou fora, pois sabe que tem MUITO A GANHAR com o gás Russo. Parabéns Alemanha.
E a casa druídica anglosaxã range os dentes de ódio e vergonha, pois sabe que não tem forças (e nem coragem) para peitar o URSO.

_RR_
_RR_
2 anos atrás

Caro… Fora a capacidade imensa de trabalho dos alemães e a disciplina (isso é intrínseco ao povo alemão, em qualquer era) , há duas coisas que tornaram a Alemanha essa força econômica: plano Marshall e liberdade econômica. Fosse deixada ao léu ou entregue ao regime oriental e não seria o que é hoje. Até onde se sabe, o sr. Putin tem uma mão na torneirinha do gás… Não é lá uma questão de intelecto privilegiado, portanto… É, isso sim, a ciência de que não devem se meter a besta… Venezuelas na Europa…? Várias Grécias, talvez… Mas não Venezuelas… Não acredito… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  _RR_
2 anos atrás

Esqueceu de VW, Mercedes, BMW, Bayer, Basf, Bosch e milhares outras multinacionais alemães espalhadas pelo Mundo ganhando muito dinheiro e mandando os excedentes para casa.
Ficaram ricos.

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

A Alemanha não quer brincar na neve outra vez.

L G
L G
2 anos atrás

A OTAN está dividida os EUA e o Reino Unido querem guerra com a Rússia e estão enviando armas para a Ucrânia. As duas potências da união Europeia, França e Alemanha, não querem guerra com a Rússia e estão fazendo de tudo para acalmar a situação. Os países pequenos são peões no xadrez.

Samuel Yahata
2 anos atrás

Enquanto isso, o Exército dos EUA posta tweet com frase de Lana del Rey:
https://nitter.poast.org/USArmy/status/1485025247199997956#r

Hélio
Hélio
Reply to  Samuel Yahata
2 anos atrás

E o pessoal que apoia esses caras aí acham que podem chamar alguém de vermelho. A verdade é que a bandeira dos EUA e dos seus fandoys é a do arco-íris

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Alemanha pelo visto sabe que que uma guerra com a Rússia ela vai sair perdendo, chama a Greta que ela resolve.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

só errou no final, não existe uma repulsa no leste Europeu contra a Rússia, é que eles lembram da merd@ que era ser administrados por moscou, o quão pobres eles eram, e a falta de liberdade. eles não precisam da máquina de propaganda dos EUA quando se tem pai e mãe, avô e avó contando como eram aqueles tempos.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Quem ja saiu no braço de verdade com os russos uma vez não quer passar por isso de novo.