“Esta é uma grande crise; é certamente a maior crise desde o fim da Guerra Fria.”

O ex-embaixador da OTAN Ivo Daalder está falando sobre o acúmulo de 100.000 soldados russos na fronteira com a Ucrânia, uma ex-república da extinta União Soviética, oscilando entre a Rússia e a Europa.

“Pela primeira vez em muito, muito tempo, você vê grandes quantidades de equipamentos militares no meio da Europa prontos para invadir outro país”, disse Daalder.

Está acontecendo à vista de satélites e mídias sociais, pontuado por vídeos russos de exercícios de tiro real.

O tenente-general aposentado Ben Hodges, ex-comandante do Exército dos EUA na Europa, disse: “A coisa sobre as forças armadas da Federação Russa que sempre me impressionou é como elas são capazes de ir muito longe, muito rápido”.

O correspondente de segurança nacional da CBS News, David Martin, perguntou: “Quando você olha para essa força, o que ela é capaz de fazer?”

“O modo de guerra russo sempre incluiu muita artilharia, muitos foguetes de longo alcance”, disse Hodges. “E então, acho que se houver uma nova ofensiva, veremos uma quantidade enorme de artilharia letal séria e disparos de foguetes”.

“A Ucrânia é um país grande; a Rússia tem forças posicionadas que podem invadir toda a Ucrânia?” perguntou Martin.

“Eu não acho que eles poderiam atravessar com sucesso toda a Ucrânia”, respondeu Hodges. “Mas eu não acho que eles realmente querem, ou precisam, para realizar o que seria seu objetivo.”

O objetivo do presidente russo, Vladimir Putin, é impedir que a Ucrânia – o segundo maior país do continente – tenha uma causa comum com as democracias da Europa. “O que motiva Putin”, disse Daalder, “é uma preocupação com a independência da Ucrânia, uma preocupação de que uma democracia próspera e funcional na Ucrânia represente uma ameaça direta ao seu governo, porque dará às pessoas na Rússia a ideia de que, também, poderia desfrutar do que a Ucrânia gosta e se levantar contra seu governo autocrático.”

Os ucranianos se rebelaram em 2014 e perseguiram o líder pró-Rússia do país até o exílio. Putin reagiu com sua primeira invasão da Ucrânia – enviando comandos de operações especiais para tomar a península da Crimeia – tomando uma província da Ucrânia e tornando-a uma província da Rússia.

Desde então, Putin vem alimentando uma guerra civil desagradável no leste da Ucrânia, apoiando combatentes pró-Rússia que querem romper outro pedaço do país. Hodges disse: “Houve milhares de pessoas mortas lá nos últimos sete anos. Mas enquanto [Putin] puder manipular o que a Ucrânia é capaz de fazer, então ele alcançará seu objetivo estratégico”.

A Rússia já organizou poder de fogo suficiente para atacar a Ucrânia com pouco ou nenhum aviso, embora a sabedoria militar convencional diga que Putin esperará até fevereiro, quando o solo estiver congelado e os tanques tiverem melhor tração. Mas Putin está programado para se encontrar na China com o presidente Xi Jinping em 4 de fevereiro – o mesmo dia das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Hodges disse: “O presidente Putin realmente vai fazer algo que ofusque o grande show de seu amigo em Pequim?”

As forças russas já estão entrando no país amigo da Bielorrússia, dando às tropas de Putin outra via de avanço para a Ucrânia. Junto com sua frota do Mar Negro, Putin poderia escolher entre vários ângulos de ataque diferentes.

Hodges disse: “Não veremos 100.000 soldados russos cruzando a Ucrânia de uma só vez. Não espero isso. Acho que a maioria deles provavelmente permaneceria na periferia em lugares para continuar a ameaça, para continuar a pressão.”

Martin perguntou: “Se Putin tomar apenas parte do leste da Ucrânia, o que ele ganha?”

“Ele terá demonstrado que o Ocidente não pode detê-lo”, respondeu Hodges. “Isso seria o número um, que ele pode ir e vir onde quiser.”

“Se a Rússia invadir, como começaria?”

“Uma série de ataques cibernéticos destinados a neutralizar a autoridade de tomada de decisões, de modo que o presidente e o chefe do Estado-Maior não possam entender exatamente o que está acontecendo. Essa será a jogada inicial”, disse Hodges.

Os ataques cibernéticos já danificaram dezenas de sites públicos do governo ucraniano, mas isso é apenas um mal comparado ao dano que poderia ser causado aos sistemas bancários, de transporte e elétricos.

Hodges disse: “Nós não estamos lidando com escoteiros aqui. Esses caras são absolutamente implacáveis ​​em usar o cibernético para destruir todas as estruturas de uma sociedade. Eles absolutamente não se importam com o dano que isso causa, desde que apoie seus esforços. E parte do nosso problema é que continuamos surpresos porque simplesmente não podemos acreditar que no ano de 2022 um líder europeu realmente faria esse tipo de coisa.”

FONTE: CBS News

NOTA DA REDAÇÃO: O “think tank” CSIS (Center for Strategic and International Studies) fez um estudo aprofundado sobre a possível invasão da Ucrânia pela Rússia. Para acessar, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

263 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Reconstituir o sistema de freios e amortecedores criado pela URSS para resguardar a integridade de seus centros de poder e integridade territorial .

Agressor's
Agressor's
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Quem nós dera o braziu tivesse um presidente como o Putin um estadista que coloca os interesses do seu país em primeiro lugar…Primeiro os interesses da Rússia segundo os interesses da Rússia e terceiro os interesses da Rússia…braziu desde 2000, 5 presidentes de todas as “ideologias” eleitos e o país só afunda…Rússia desde 2000, Putin presidente, só saiu por um breve período e voltou, qual a sua ideologia??? A Federação Russa!!!

Régis
Régis
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Verdade. Mas infelizmente o que temos por aqui são Boris Yeltsins brasileiros.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Régis
2 anos atrás

A resposta dos Russos já está devidamente sendo encaminhada: Através Venezuela, Cuba, Nicarágua, Chile. O palco para a guerra está sendo montado. A milicada daqui que se prepare porque o baguio vai ser mucho loco! A Rússia não faz ameaças, eles dão apenas o comunicado do que vai acontecer! As tropas já estão na Venezuela, há relatos de movimentações e materiais bélicos da Rússia na Venezuela. Porque vcs acham que os militares daqui estão fazendo tantos exercícios em conjunto com os estadunidenses?! A América Latina vai ser o próximo Oriente Médio dentre em breve. E o povo brazileru vai aprender… Read more »

francisco
francisco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Venezuela, Cuba, Nicarágua, estão falidos. O Chile será o próximo a falir. Se a Russia confia neles está lascada.

Tomcat4,3
Reply to  francisco
2 anos atrás

Não confia nada, Russia e China apenas veem a oportunidade de explorar recursos necessários por valores,creio eu, beeeem menores e em grandes quantidades enquanto “ajudam belicamente” estas nações. Estão é olhando seus interesses e não estão errados, vacila é quem se deixa levar.
O golpe esteve, está e sempre estará aí e caiu, cai e cairá quem quer !!!

André Macedo
André Macedo
Reply to  francisco
2 anos atrás

O Brasil tá bem né, kkkkkkkkkk

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  André Macedo
2 anos atrás

Sim. Bem lascado.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Régis
2 anos atrás

Esqueceu do pseudo-Hitler tupiniquim, negacionista, louco e incompetente. Tudo farinha do mesmo saco. Todos iguais. So muda a ideologia pq a incompetencia é a mesma.

Alessandro
Alessandro
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Deixa ver seu eu entendi, aqui somos governados por um “pseudo Hitler tupiniquim, negacionista, louco e incompetente” que não ameaçou nenhum país, não prendeu ninguém, e mal consegue nomear um diretor geral da PF, um verdadeiro tiozão do churrasco na qual seu maior pecado é ter usado o termo “gripezinha” para (aquele vírus), e ter corrido atrás de uma Ema ou Avestruz sei lá oq era aquilo com uma bula daquele remédio para vermes, e portanto ele é o Hitler encarnado em carne e osso rsrs.. Mas na Rússia tem um governante que INVADE e OCUPA outra nações, dá ordens… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Pois é Alessandro, simplesmente não dá para cobrar o mínimo de discernimento de alguns aqui.

Bosco
Bosco
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Alessandro,
São militantes militando errado. rssss
Nem merece considerações . Eu nem dislike dou pra não gastar a polpa do dedo .

Carlos
Carlos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Engraçado é que observeii que a maioria deles, (quase que a totalidade) usa o “tu” , no lugar do “você”. Seria apenas uma coincidência? Não creio.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Carlos
2 anos atrás

cuidado com a xenofobia

Mcruel
Mcruel
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Comentário infeliz.

Flanker
Flanker
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Não entendi. Explique, por favor.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

É isso amigo bem vindo a esquizofrenia do “progressismo”. Aqui aparecem essas figuras dizendo as claras. Mas existem muitos deles na midia, e nas academias, além de alguns silenciosos. São os mesmos que tentam igualar uma verborragia do tiozão do churrasco a cartela de crimes do “thief 9fingers”. E quem aponta essas loucuras, seja Russia, seja aqui, é “n@zy f@xista fanboy”.

Last edited 2 anos atrás by Luiz Paulo
Slow
Slow
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

“ não consegue nomear um direitor da pf “

Tadinho dele, teve uma PR ai que não conseguiu nomear um ministro lembra ?

“ não prendeu ninguém “

Só mandou aprender a mulher que chamou ele de novinha do aristides kkkkkkkkk

“ um verdadeiro tiozão do churrasco “

Concordo e inclusive dos bom com picanha de 1700 reais ..

Antes dos minion se rebelar desmente alguma coisa dessas ai ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

É drurys…

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

O referido “ministro” era réu, já o candidato à PF não o era. A razão da interferência do STF na nomeação do chefe da PF era por conta de que o Presidente da República estava exercendo sua atribuição exclusiva de… indicar o chefe da PF. A desculpa era que ele poderia interferir nas investigações da PF a respeito do seu filho deputado estadual pelo RJ , por possível prática de “rachadinha” que era da competência da … Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. – A senhora em questão foi detida pela PRF em flagrante delito. O PR não… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

https://www.conjur.com.br/2016-mar-18/gilmar-mendes-suspende-nomeacao-lula-casa-civil

Ele virou réu em junho e não em março .. inclusive motivo que Gilmar deu não foi por ser “ réu “ ..

O diretor era amigo íntimo da família e na reunião vazada o próprio PR falou que iria interferir pra proteger os filho ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

O presidente tem todo o direito de proteger o filho senador. Isso não significa sair dos ditames legais (se você entendeu assim é problema seu) , mas empenhar em usar a lei a seu favor tendo em vista que a perseguição ao filho era claramente para atingir o pai e deixar o senador Flávio à mercê da horda de piranhas seria se por em condição de vulnerável à oposição revanchista. A lei no caso prevê a proporcionalidade e se era para o Senador Flávio ser investigado pela prática de rachadinha em seu gabinete enquanto deputado estadual haviam 16 outros deputados… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco… ate que enfim se revelou.. temos aqui uma confissao completa de que o Bosco tem sim politico de estimacao. Justamente o Bosco que sempre criticou outros por terem politicos de estimacao, que sempre pagou de defensor ilibado dos “salvadores da Patria, Deus e Familia”. Como o mundo da voltas. Leiam de novo: “O presidente tem todo o direito de proteger o filho senador.” Se isso nao é CORRUPÇÃO, nada mais é. Depois dessa até o Lu la deve ser inocente… so que nao, o Bosco é que defende corruptos mesmo.

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

O presidente tem todo o direito de proteger o filho senador. Isso não significa sair dos ditames legais (se você entendeu assim é problema seu) ...”

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O presidente defendendo o filho senador nos “ditames legais”, vamos a tradução de mais uma “bosquice”, ou seja: O presidente aparelhando a PF para nao investigar a corrupçao do proprio filho. O presidente colocando um aliado na Procuradoria Geral da Republica para que ela nao investigue nenhum dos crimes do filho e nem do resto da familia e inclusive os do proprio presidente. O presidente colocando um ministro terrivelmente evangelico no STF para de novo proteger a familicia. Assim fica facil defender o filho. Bosco e suas bosquices…. kkkkkk… ridiculo… entao diga Bosco, seguindo a sua logica distorcida da realidade,… Read more »

Slow
Slow
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Pois é , ja pensou se fosse o molusco fazendo isso pra proteger o filho ..

MGNVS
MGNVS
Reply to  Slow
2 anos atrás

Slow… ia ter um monte de fanboys aqui dando chilique em casa, rasgando as roupas e batendo a cabeça na parede… kkkkkkk

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Eu sou responsável pelo que eu escrevo e não pelo que você entende com esse seu cerebrozinho de presidente de DCE de 29 anos , cursando história na USP e com freada de bicicleta na cueca.
Leia com bastante atenção o que eu escrevi e que você vai entender.
Lembra das aulas de português e interpretação de texto que você matava pra ver as aulas sobre pedagogia crítica que ensinava a problematizar tudo? Pois é! Tão fazendo falta agora!

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Boscorrupto… a mascara caiu. Veja só: “O presidente tem todo o direito de proteger o filho senador.” Agora vc fica tentando desviar o foco da situação mas nao adianta mais, vc mesmo se entregou. Hipocrisia é pouco. Bosco o “ilibado” defensor da “pátria podre”, da “familicia” e do “falso deus”. Toma vergonha na cara.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Nao adianta Bosco, agora a mascara ja caiu. O Boscorrupto se revelou. Vc ja nao tinha credibilidade com suas bosquices, agora ficou claro que vc nao passa de um hipocrita tendencioso.

Slow
Slow
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Tem mais igual ele aqui ..

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Você tá chateadinho comigo né, MGezinho. Você tava achando que tava me embromando com essa de isentão com aquela conversa passada e aí eu mando um “Alessandro, São militantes militando errado. rssss Nem merece considerações . Eu nem dislike dou pra não gastar a polpa do dedo.” Cara, você vai superar. Tenha fé. Quanto ao Biruliro, tenho o maior apreço por ele sim, só não sei se voto nele de novo. Acho que dessa vez eu vou “inovar”, vou de Cirão ou quem sabe até de Moro do PSDB. Tudo gente nova que é o que o Brasil tá precisando.… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosquices… olha só seus xingamentos: isentao, es quer dis ta, co mu nis ta, … bla bla bla … DCE… bla bla bla… USP… bla bla bla… sua atitude é tipica de bolsominion… nao vou nem dormir à noite. Quanto aos politicos que vc citou… nenhum deles presta. O país deve acabar imediatamente com essa reeleição indefinida para evitar que transformem politica em profissao. E tbm devemos acabar com o maldito foro privilegiado, que o Flavio Bolsonaro era totalmente contra antes das eleições em 2018 e logo depois que começou a ser investigado entao passou misteriosamente a ser favoravel ao… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Proteger o filho interferindo na PF não é sair do “ legal “ ?

A perseguição ao filho ? Ja foi mais que provado a rachadinha no gabinete dele até por parentes e amigos próximos tem até gravação ..

Não é atoa que o PR termina entrevistas direto quando é questionado sobre o filhinho ..

Mas e ai PR quem pratica rachadinha tem que ir preso ? Haha Marinho mandou um abraço .

É literalmente vc tem político de estimação ??

Last edited 2 anos atrás by Slow
Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

“Proteger o filho interferindo na PF não é sair do “ legal “ ?”
Eu não disse isso. Inclusive disse que a investigação das tais rachadinhas na ALERJ é competência da Polícia Civil do RJ.

leandro
leandro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, sempre admirei sua tecnicidade e realmente há uns vermelhos aqui que só vendo;agora, defesa apaixonada do sem vergonha do Flávio Bolsonaro que só não está preso porque desmancharam as estruturas de controle e combate à corrupção…não dá…vcs velhos baboes podem ser apaixonados pelo bolsonaro, mas que ele traiu tudo o que se comprometeu a fazer em 2018 por conta desse filho, isso está claro como água e não há pano no mundo suficiente pra você passar…

Bosco
Bosco
Reply to  leandro
2 anos atrás

Leandrão,
Pela sua compreensão o PR se perdeu para defender o filho senador, advogado, de 40 anos que cometeu durante o tempo que era deputado estadual o que se denomina de “rachadinha” e por isso ele foi o responsável pela destruição da estrutura de combate à corrupção que eram de competência do MP, do Judiciário e da PF, cujo chefe ele não conseguiu empossar?
*Você sabe qual a pena para políticos que cometem “rachadinhas”?

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Estrutura de combate à corrupção” vírgula. Na verdade pelo que temos visto o STF fazer não havia corrupção nenhuma no país. Os bilhões que retornaram aos cofres públicas nunca foram surrupiados. Eram sim de seus legítimos donos e devem ser devolvidos com juros e correção monetária.
Todos os “inocentes perseguidos” estão sendo soltos.
Então, não há o que reclamar dessa “pseudo estrutura de combate à corrupção” tenha sido desmobilizada seja por quem for porque pelo visto ela só servia para punir “rachadinha” e perseguir inocentes.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Estrutura de combate à corrupção” vírgula. Na verdade pelo que temos visto o STF fazer não havia corrupção nenhuma no país. Os bilhões que retornaram aos cofres públicas nunca foram surrupiados. Eram sim de seus legítimos donos e devem ser devolvidos com juros e correção monetária.
Todos os “inocentes perseguidos” estão sendo soltos.
Então, não há o que reclamar dessa “pseudo estrutura de combate à corrupção” tenha sido desmobilizada seja por quem for porque pelo visto ela só servia para punir “rachadinha” e perseguir inocentes.

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Slow
2 anos atrás

O presidente tem todo o direito de proteger o filho senador. Isso não significa sair dos ditames legais (se você entendeu assim é problema seu) , mas empenhar em usar a lei a seu favor tendo em vista que a perseguição ao filho era claramente para atingir o pai e deixar o senador Flávio à mercê da horda de piranhas seria se por em condição de vulnerável à oposição revanchista. A lei no caso prevê a proporcionalidade e se era para o Senador Flávio ser investigado pela prática de rachadinha em seu gabinete enquanto deputado estadual haviam 16 outros deputados… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não defendo o atual presidente. Só votarei nele no segundo turno e se for para evitar a eleição do ninefingers. Mas, pelo menos, ele não bebe “51” e vai bêbado para um pronunciamento com o presidente de outro país e anuncia o vencedor de uma concorrência que ainda não havia terminado.

Slow
Slow
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Cara só você colocar no Google vai ver que tem varias montagem falando que ele está bebado .. “ mas pelo menos ele não bebe 51 “ É sério isso ? Eu to pouco me ligando pra oque ele bebe , eu quero saber oque ele fez ou faz de bom para o meu pais .. Já que você quer fala “ mas pelo menos “ , fala assim então mas pelo menos na epoca do ninefingers Brasil era 6 economia mundial com desemprego na casa dos um dígitos .. Usa um exemplo assim e não esse ai da bebida… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Slow
2 anos atrás

Tu tem quantos anos? Tu viu o pronunciamento dele? Eu vi e lembro perfeitamente. Ele não só estava bêbado…ele estava muito bêbado!! E é claro que é sério, um presidente encher a cara de cachaça e sair falando um monte de merd@!! Isso não é a vida pessoal dele!! O Brasil, na época dele, gastou o que tinha, o que achava que tinha, o que achava que poderia ter e o que não tinha. E esse crescimento que vcs tanto alardeiam, não tinha base nenhuma, pois na primeira marolinha (lembra?), se esvaiu….e capotou! E deixou o presentinho pra estourar no… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

melhor comentário…foi um verdadeiro estupro psicologico rsrs mgnvs podia ter dormido sem essa

MGNVS
MGNVS
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Horatio… os comentarios de vcs me divertem muito. Igual eu ja disse em outras postagens, os comentarios de vcs são melhores que muitas comedias americanas. Rio muito. Lembro dos 3 patetas, realmente impagaveis. Brincadeiras a parte, seu nickname tbm me lembra de um seriado formidavel: Viagem ao Fundo do Mar. Almirante Nelson, Capitão Lee, Kowalski, submarino Seaview e sub-voador. Uma boa escolha para um nick name.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

O cara é completamente maluco kkkkk

Tomcat4,3
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Na verdade Alessandro a questão é avaliarmos os fatos geopolíticos sem amores. Putin é um estadista totalitário?? Sim, mas suas jogadas merecem aplausos muitas vezes pois em meio a tantos governantes fantoches, ele como poucos outros se sobressai, agora, as consequências de suas jogadas no xadrez geopolítico, estas sim ,muitas vezes são dignas de repúdio(assim como todo ato covarde q leve uma ou milhares de pessoas a morrerem ou perderem seus lares e saírem fugidos de suas terras, como nossos vizinhos venezuelanos) pelo estrago que causam mas lembremos que são nações jogando com nações, não existem santos nesse jogo e… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Tomcat4,3
2 anos atrás

Tomcat Mas observe atentamente o meu comentário, eu não entrei no mérito se o Putin está certo ou errado, eu até COMPREENDO todo o contexto de algumas de suas ações contra os EUA e a Europa, apesar de não concordar com algumas delas. A questão aqui é a INVERSÃO DE VALORES de alguns brasileiros de comparar o presidente atual do Brasil com Hitler, esse pessoal sem perceber está BANALIZANDO as atrocidades daquele nazista desgraçado. Graças a Deus até hoje NUNCA tivemos ninguém no Brasil que nem chegou perto do Hitler ou Stálin, por mais que não gostemos de algumas figuras… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Tomcat4,2
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Neste contexto concordo plenamente contigo meu caro. Está faltando, além de limites, decência e caráter a muitos .

Augusto
Augusto
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Comparar Bolsonaro com Hitler e uma tremenda de uma ignorância, o individuo que faz esse tipo de comparação desconhece totalmente o que foi o nazismo ou o fascismo.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Vc tbm é so mais um defensor do pseudo-Hi-tler tupiniquim. Mais do mesmo, ou seja, so mais um passador de pano do bolsolóide.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Caro Alessandro… mais do mesmo, basta alguem criticar as ações de EUA ou do Bolsonaro e logo ja vem a turminha da “defesa incondicional” do idolo com pés de barro. VC so esqueceu a parte do meu comentario que diz: “Tudo farinha do mesmo saco. Todos iguais. So muda a ideologia pq a incompetencia é a mesma.” Interessante o fato de vc curiosamente nao ter citado essa parte né? No mais, tudo o que vc disse nao deixa de ser igual ao que os outros iguais a vc sempre dizem, ou seja, nada que se tire proveito. Agora, o que… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Caro Alessandro… mais do mesmo, basta alguem criticar as ações de EUA ou do Bol so na ro e logo ja vem a turminha da “defesa incondicional” do idolo com pés de barro. VC so esqueceu a parte do meu comentario que diz: “Tudo farinha do mesmo saco. Todos iguais. So muda a ideologia pq a incompetencia é a mesma.” Interessante o fato de vc curiosamente nao ter citado essa parte né? No mais, tudo o que vc disse nao deixa de ser igual ao que os outros iguais a vc sempre dizem, ou seja, nada que se tire proveito.… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

VC so esqueceu a parte do meu comentario que diz: “Tudo farinha do mesmo saco. Todos iguais. So muda a ideologia pq a incompetencia é a mesma.” Interessante o fato de vc curiosamente nao ter citado essa parte né? Ou você não entendeu nada, nem mesmo o que escreveu no seu comentário anterior com aquela comparação absurda que você fez, na qual é em cima disso que fiz minhas indagações, ou sou obrigado a constatar que os outros comentaristas disse sobre a seu respeito é um fato, na qual eu espero que não seja. No tocante ao resto da sua… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Caro Alessandro… “tudo farinha do mesmo saco…”, ou seja: Bol so na ro, Lu la, Ae cio, Dó ria, e todos estes que estao ha decadas no poder com a mesma conversa fiada de sempre. Enquanto cidadao eu sempre vou ser oposição a quem estiver no Governo usando a maquina publica so para ganhos pessoais, independente de quem quer que seja, independente de partidos e de ideologias. Para mim se faz urgentemente necessario o fim da reeleicao para acabar com o uso da politica como “profissao”, fim do foro privilegiado, cometeu crimes: CADEIA. Esse é o meu ponto de vista.… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Alessandro, so para vc relembrar alguns fatos sobre o pseudo-hitler tupiniquim: 1-Intervenção militar com – Bol so na ro – no poder. Onde, quando, como? Amanhã no globo repórter! 2-Vamos editar um Novo AI-5 Mostra ae para nós a fala dele sobre isso, POR FAVOR estou suplicando, mostra ae o EDITAL desse novo AI-5, onde, quando e como fizeram? Até onde sei tem que ser aprovado pelo congresso. 3-Para “fechar” o Congresso basta um soldado e um cabo. Usando a fala distorcida, mas reconheço que DESNECESSÁRIA do Eduardo Bolsonaro, tsc, tsc, tsc que coisa feia. . 4-Vamos fechar o STF.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Alessandro… vc é um cara inteligente, vamos lá: Houveram VARIAS manifestações dita “populares” pedindo “intervençao militar com Bol so na ro no Poder”… inclusive com a participação do proprio presidente. Manifestacoes atentando contra o Estado Democratico de Direito e pedindo o fechamento do Congresso e do STF com ameaças diretas aos seus membros. Isso é mentira? Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, foi a publico dizer que qualquer coisa era só pedir um novo AI-5. E depois de ser repudiado ate por membros do proprio partido ele voltou a publico para dizer que “rejeita” a ditadura. Todos os canais de noticias… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Continuo apenas vendo em comentários de vocês LEVIANDADES de atos que JAMAIS se realizaram, usar vontade “popular” de pessoas que estão injuriados com tantos descasos da justiça, ou falas de terceiros pra justificar uma falsa acusação contra alguém, NÃO é fato de ação, é NARRATIVA. Continuo firme em minha posição sensata e tranquila da análise que fiz lá no meu primeiro comentário, da INVERSÃO DE VALORES (na qual sempre foi o cerne da minha discussão que foi descontruída por vocês) que foi feita na comparação esdrúxula que Bolsonaro é uma espécie de “hitler tupiniquim”, contra as ações que o Putin… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Perfeito seu comentario. Pelo menos voce deixou clara a sua defesa apaixonada do pseudo – Hi tler tupiniquim, o bol so lói de incompetente-mor que junto com o Paulo “Jegues” esta destruindo o Brasil.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Ah sim… a velha tatica dos fanboys, partir para os deboches e ironias contra a pessoa que faz um comentario que eles nao “gostam”.

Vale dizer qualquer coisa, ate que o outro comentarista esta “tomando algo”, ou usando alguma “droga” e bla bla bla… ou seja, como eu disse antes… mais do mesmo.

No mais, tirei grande proveito de algumas partes dos seus comentarios que realmente sao bem assertivas, as baboseiras ideologicas eu filtrei e ignorei.

Slow
Slow
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

1 – intervenção militar do minto Óbvio que não pq nem o exército quer isso o certo seria intervenção psiquiatra . 2 – “ Mostra ae para nós a fala dele sobre isso, POR FAVOR “ Ele foi diversas vezes no protesto do gado pedindo AI-5 no começo de 2020 e inclusive quando soltaram fogos no STF .. 3 – “ Vamos fechar o STF “ Ele não falou isso diretamente até porquê eu acho que tão burro a esse ponto ele não é .. mas falou que não iria cumprir ordens do Moraes , mas no dia seguinte chamou… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  Slow
2 anos atrás

Slow… nem adianta argumentar. Aqui os fanboys so acreditam naquilo que eles querem acreditar mesmo que isso seja mentira ou fake news fabricada pelo gabinete do ódio. Igual eu ja disse, mais do mesmo.

Slow
Slow
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

Pois é , esses que ainda acreditam é aquela base cabeça dura/ignorante que nunca vai aceitar ..

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

respeito muito o Putin, mas quem me dera o Bozo colocasse uma dentadura, ele é frouxo demais para isso.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Isso ele é mesmo, estamos de pleno acordo, o que faz dele inocente de todas essas acusações de “tirano” e a encarnação do Hitler em pessoa como alguns comentaristas por apenas BIRRA ideológica tem dele.

Uma coisa é não gostar e ter críticas do governo,(eu mesmo tenho várias), outra é ser LEVIANO como vejo de certas pessoas.

Carlos
Carlos
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

COMUNA DETECT ?

Agressor's
Agressor's
Reply to  MGNVS
2 anos atrás

É engraçado que muito desse pessoal que se revolta pelo o Putin ser um ditador sanguinário e autoritário são os mesmos que defendem a derrubada do nosso STF e congresso e que “botem pra quebrar” nesse país. Também não admitem que “falem mal” ou “faltem com respeito” com os políticos de estimação que cultuam. Vc sempre observa esse tipo de comportamento por aqui em muitas pessoas, sejam da ideologia que for. Presta atenção como muito dos que pregam discursos antifascistas são constantemente os mesmos que cooptam e coagem os outros quando manifestam alguma ideia contraria a “causa” deles…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
MGNVS
MGNVS
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Agressor… essa é a turminha do mais do mesmo. Sao passionais na defesa de idolos com pés de barro. Nao analisam os fatos e argumentos, pegam apenas partes dos comentarios alheios para tirar do contexto e assim agradar a plateia de mentacaptos doutrinados que os aplaudem so para tambem poder aparecer. Pode reparar, a maioria deles REAGE do mesmo jeito: indignados, defensores alienados das qualidades que seus idolos nao tem e nunca vao ter. Ou seja, nao estao aqui para debater, estao aqui unica e exclusivamente para criticar quem pensa diferente deles. A opiniao desse tipo de gente nao tem… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Me lembrou a cubana que fugiu da ditadura de Fidel e recentemente, afirmou que gostaria que o Bolsonaro fosse o ditador de Cuba.

Flanker
Flanker
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Se ela falou isso, é uma louca. Nem todos que fogem de Cuba são gente Boa. Mas, nada muda o fato de que Fidel, Guevara e outros estão onde deveriam estar…sete palmos abaixo do chão.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Slow
Slow
Reply to  Flanker
2 anos atrás

????

Flanker
Flanker
Reply to  Slow
2 anos atrás

Sério? Hehehe….bem o tipo de argumentação do tipo de indivíduos como tu. Mas, vou ajudar. Pode colocar aí os que já morreram, como Lyndon Johnson e Nixon, com o Vietnã…..mas, nada disso muda o fato de que Fidel e Guevara mataram dezenas e dezenas de milhares do seu próprio povo. Centenas deles mortos pessoalmente pelos dois. Tem um livro escrito por um jornalista gaúcho, fã dos dois, que conheceu ambos pessoalmente, e que fala sobre as mortes supervisionadas e muitas cometidas pessoalmente pelo Guevara.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Régis
2 anos atrás

Yeltsin é o padrinho politico do Putin

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Régis
2 anos atrás

Acredite, você ainda está muito longe de Yeltsin (e de sua filha mais nova).

Raciocínios como: Putin é um ditador, na realidade causa risos.

Flanker
Flanker
Reply to  Evgeniy (RF).
2 anos atrás

Tu é russo? Nasceu antes ou depois da URSS?

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Tanto quanto me lembro, não me chamava de australiano ou egípcio.
Não, nasci durante a URSS, mas quando ele começou a chorar eu tinha 6 anos.

Flanker
Flanker
Reply to  Evgeniy (RF).
2 anos atrás

Cara, ou tu escreve em inglês ou nem tenta traduzir, pois o teu tradutor torna os textos de difícil interpretação. Pelo que entendi, tu é russo, nascido na URSS uns 6 anos antes do fim da mesma. Por que te perguntei isso? Porque para quem nunca viveu uma democracia, conceitos de ditadura e ditador são meio difíceis de entender. Comparado com os secretários-gerais do partido comunista da antiga URSS, Putin tem pelo menos eleição.. .claro, eleições sem auditoria e com resultados sem poder sofrer questionamento. Purin pode ser aceito e até idolateado pelos eussos….mas, isso não o torna um democrata.… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Putin é apenas mais um ditador cruel e sanguinário, que deseja se perpetuar no poder. Ele está apenas mostrando ao mundo, mais especificamente à Europa, a única coisa que a Rússia tem: material bélico e soldados.

Bosco
Bosco
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Mas muitos de nossos “compatriotas” ficam muito injuriados do curralzinho do Putin estar “cercado”.

PACRF
PACRF
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Além disso, é importante ressaltar, que a única coisa que o Putin não deseja é presenciar o florescimento de uma democracia no padrão europeu (Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Portugal, Espanha, etc.) ao lado de sua fronteira. O problema é mais político do que econômico ou militar.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Com certeza. Putin se remói de culpa por deixar a Estônia e Letônia florescer democraticamente ao lado da sua fronteira, afinal, uma simples travessia do “Muro de Berlim” do báltico e os russos terão a visão plena do progresso e liberdade que o regime democrático exerce.

Adriano madureira
Adriano madureira
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E ficar parado enquanto uma organização militar cerca seu país com bases e equipamentos seria bem sensato da parte do Putin não é Bosco?⁉️

Ele está muito certo em defender os interesses russos,espero que ele siga em frente,mesmo que para isso o pior tenha que acontecer …

Queria ver se fosse a Venezuela ou a França botando armamento nuclear perto do nosso país,certamente qualquer reprovação do Brasil quanto a tal atitude seria algo completamente fora de propósito não é ?❓

MGNVS
MGNVS
Reply to  Adriano madureira
2 anos atrás

Adriano, nem perca tempo. Certos tipos de comentaristas nao estao aqui para analisar os fatos e sim so para expor uma opiniao obtusa e tendenciosa. Por mais que um argumento seja convincente, eles jamais vao aceita-lo se ele for contra aquilo que eles acham ser certo mesmo que eles estejam totalmente errados.

Flanker
Flanker
Reply to  Adriano madureira
2 anos atrás

“…mesmo que para isso o pior tenha que acontecer…”
Tu gosta muito de colocar o rabo dos outros no fogo, não é? Seja pedindo 3 WTC por ano nos EUA, seja pedindo por uma guerra entre russos e ucranianos. O que isso te torna melhor do que aqueles que tu critica? Ora, por favor.. …..

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Quem pede por uma guerra entre russos e ucranianos não sou eu amigo! Minha caneta BIC não tem poder de nada, mas não tenho dúvida que João”Sen.Palpatine” Bidé e sua caneta AT Cross ,certamente tem muito interesse em um conflito, apesar de querer demonstrar o contrário… Quem ganharia com uma guerra na Europa em termos economicos e militares?! Todos sabem muito bem… Tanto que os eua anda se articulando para achar uma solução para o fornecimento de gás na Europa. Se você ficou incomodado com minha insensibilidade quanto a tragédia do WTC, não posso fazer nada quanto a isso, pois… Read more »

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Você não entendeu Putin.
Ele realmente fez muito, mas também tem seus erros. E ao nível das realizações positivas. Mas a verdade é que estes não são os erros que os habitantes locais pensam.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Evgeniy (RF).
2 anos atrás

Então fiquem com os nossos governantes pra vcs, Evgeniy… 😀

Joe
Joe
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

Análise ultrapassada. Isso se aplicaria duas décadas atrás. Hoje não é mais possível, o entorno da Rússia foi todo absorvido pela otan. O Urso dormiu demais.

Tomcat4,3
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

E nisso ,na minha opinião, Putin está certo, está pensando nos interesses da Rússia e sua segurança. Ninguém comenta sobre o fato de que, antes do ocidente (Otan e seus membros) aliciarem a Ucrânia, não tinha atrito algum, cada um no seu quadrado mas….cutucaram o Urso .

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Então, toda essa zona por causa das consequências de ideologia, democracia versus autocracia. Que coisa mais demodé, cheirando a naftalina, né? /The myriad choices of his fate /Set themselves out upon a plate /For him to choose /What had he to lose (…) /And if Epiphany’s terror reduced you to shame /Have your head bobbed and weaved /Choose a side to be on (…) /If you choose, if you choose, try to lose /For the loss of remain come and start /Start the game /I che che /che che I /Che che che /ka tak koh /Choose to choose /Choose… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
César
César
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Legal, tô esperando o “Coringa” vir comentar aqui. Quero ver o que ele tem a dizer kkkkk

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  César
2 anos atrás

“‎Introduce a little anarchy. Upset the established order, and everything becomes chaos. I’m an agent of chaos.”

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Acho que é mais como se manter no poder numa autocracia. E para se tolerar os defeitos desta é preciso ter algumas vantagens. Normalmente é a segurança, importante em países em risco de guerra civil ou de ataques estrangeiros. No caso da Rússia parece-me um argumento cada vez menos relevante. O outro é o argumento económico mas aí a autocracia Russa não tem demonstrado que seja capaz de desenvolver uma economia liberal ou até mesmo estável. E quando comparado com a UE, ou outras democracias, fica difícil defender o sistema Russo. Concordo com o General, é uma luta ideológica a… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Não foi com vc, Hcosta, há apenas alguns dias atrás, que entrei numa discussão para saber se a Rússia era mesmo poderosa ou não? será que agora está claro para você que é, ou sua inteligência não chega tão longe? kkkkkk

Hcosta
Hcosta
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Não, não foi comigo. Eu respeito a Rússia apesar de ter muitas dificuldades em modernizar as suas forças armadas.

A minha posição é que nem a Rússia conquista a Europa, nem a Europa conquista a Rússia.
Mas se quiser comparar a Rússia com os EUA ou com os países da UE unidos…

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Quase escorreu lágrimas patriotas do meu olho. Senti uma fisgada no peito como se todo o ar fosse sugado, aparentemente um efeito retardatário da minha disposição de fazer as malas e ir a luta em Donbass com os ucranianos.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Ser propositalmente incompreendido me satisfaz muito, mas não posso deixar você se matar à toa numa guerra que nem é sua apenas por causa do poder acachapante dos versos que tomei emprestados ao Reed sessentista.
Pronto, já cumpri o protocolo groselha; agora pode ir se matar à vontade…

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

E por que eu me mataria? Eu estaria na mais perfeita consciência em ir lutar pela liberdade dos outros povos, devemos lutar pelo aquilo que acreditamos, eu acredito na liberdade do Ocidente que depende exclusivamente da liberdade da Ucrânia, se a Rússia conquistar a Ucrânia, iremos ter uma circunstância congênere dos bárbaros às portas de Roma. Como sabes, os antigos filósofos discutiam se o tiranicídio era um ato legítimo, Cícero – o nobre orador senador de Roma, aquele mesmo que condenou Catilina, seu antigo opositor sem passar pelo rito de julgamento democrático, ele mesmo defendeu a nobreza de tal ato,… Read more »

pedro
pedro
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Ocidente e Oeste são sinonimos assim como Leste e Oriente. Acho que ou vc nao foi claro no que escreveu ou confundi-os.

Flanker
Flanker
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Acho que tu não sabe nem a diferença entre oeste e leste….e ainda se auto proclama “sábio “….barbaridade! Que piada!!

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Todos aqui somos a plateia, vamos apenas observar como a peça teatral vai continuar, e esperar que o teatro não pegue fogo no final do espetáculo.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Ora, todo mundo sabe que é trazer a paz e a democracia!

Henrique
Henrique
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Ah, não! esse é o outro país, desculpem é que as bandeiras têm a mesma cor… foi mal

Allan Lemos
Allan Lemos
2 anos atrás

Putin está sempre dois passos a frente do Ocidente, perto deles todos os outros chefes de estado são amadores. Acharam que a Rússia de hoje é igual a dos anos 90, que só pôde assistir enquanto que a NATO desnecessariamente caminhava rumo ao leste. Já é óbvio que caíram do cavalo. Se a NATO decidisse permanecer no seu quadrado, essa crise poderia ter sido evitada. Mas é claro que a imprensa marrom do Ocidente irá tentar colocá-lo como o vilão da história. Enfim, sorte da Rússia de ter um líder forte e preparado no comando, um Biden da vida já… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

A Rússia compreende bem o conceito dos “3 Poderes” que obviamente não são legislativo, executivo e judiciário; mas sim “militar, econômico e popular” aqui já relacionado em ordem decrescente. A Rússia sabe que para ser uma potência o poder militar deve controlar os poderes econômico e popular, o econômico a regra é simples, parte do poder econômico deve ser estatal e parte privada e a parte privada pode crescer e desenvolver mas não deve se meter na Política de Estado que no caso da Rússia está na mão do Exército Vermelho(poder militar) do qual Putin é um agente, a Rússia… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Você errou na antecipação de Putin, ele está 4 passos a frente. Se o Ocidente dar um passo, Putin consegue dar 4 passos, se o Ocidente dar 2 passos, Putin dá 8 passos. Putin é tipo Usain Bolt e o Ocidente é tipo o maratonista iniciante, o iniciante ainda não tira os pés do chão para correr, o Usain Bolt saltita.

Bosco
Bosco
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Putin é um ditador. O Ocidente democrático tem mecanismos de controle que o Czar não tem. Isso não tem a ver com ele ser enxadrista ou estadista e sim com ele ser o líder de um sistema autoritário de um país com 7 mil armas nucleares. Como todo ditador ele não está nem aí para as consequências de suas ações e para a perda de vidas. Ele simplesmente faz. Pode dar certo como pode dar errado. O plano do Czar pode não dar muito certo por um fato, hoje a Casa Branca é ocupada por um senhor senil que pode… Read more »

Eduard
Eduard
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco é morador da Disneylândia… hahaha

MGNVS
MGNVS
Reply to  Eduard
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk…

Bosco
Bosco
Reply to  Eduard
2 anos atrás

Eduard,
Alguém já te disse que você é um comediante nato?
Não, né? Foi o que pensei!!!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, veja o caso da Síria, Trump blá blá blá no twitter de um lado, Putin blá blá blá do outro, se enfrentaram diretamente? Não! Você pode até não gostar quando dizem que os EUA só chutam cachorro morto, mas isso é um fato, e o mesmo vale para a Rússia, eles expulsaram os americanos da Síria? Não! Portanto, essas potências nunca vão se enfrentar diretamente, eles não tem culhões para isso, e nós, deveríamos é agradecer por eles nunca chegarem as vias de fato.

Bosco
Bosco
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Maurício, Quando digo no caso da Ucrânia , EUA, estou mais me referindo à OTAN, que claro, precisa do aval dos americanos para agir. O que eu digo é o seguinte , a Síria não significa nada para os EUA, mas esse da Ucrânia, parece que a corda foi muito tencionada. Se o Ocidente recuar caso a Rússia invada o país, vai determinar a completa perda de credibilidade da OTAN. O que penso é que o Putin não é doido e vai ficar dando uns tiros na fronteira mas não vai avançar. Se ele avançar e a OTAN não agir… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Conforme-se.
A OTAN está se desmanchando.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kings vc recebe em rublos? Acho q dolar é melhor né? ou seria yuan?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luiz Paulo
2 anos atrás

‘Trabalho’ de graça.
É um trabalho humanitário para o bem da Humanidade.
Atualmente, os EUA com suas idiossincrasias são o maior problema do Mundo.
Pode acreditar.
Estão afundando e na visão canhestra deles, não admitem e querem levar os outros juntos.

Sds

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tá mesmo, e nem precisou muito pra traidora Alemanha, mostrando sua real bandeira e imolando um burocratazinho, desfechar o coup de grâce na unidade da OTAN. Os EUA caem mas mantêm a honra do comprometimento, a Alemanha fica de pé, desonrada e tremebunda (coisa de bundesreich).

RPiletti
RPiletti
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Os EUA caem mas mantêm a honra do comprometimento”
Pelo histórico recente, não mantem o comprometimento…

Bosco
Bosco
Reply to  RPiletti
2 anos atrás

Meu Deus! De novo lembrando da mais nova narrativa. Piletti, a saída dos EUA do Afeganistão foi atabalhoada mas o Afeganistão não era aliado dos EUA e nem um país do qual os EUA tinha compromisso de defendê-lo. Era um país “invadido”, “conquistado”, “ocupado”. Entendeu? Os EUA simplesmente desistiu da “ocupação”. Se tinha “aliados” no governo eles não eram amigos, eram só “cidadãos” que foram colocados para ajudar os americanos na “ocupação”. Os EUA dirigido pelo Biden fez questão de deixar isso claro. Era só um país ocupado, invadido, conquistado… Essa narrativa que tira de foco o fato verdadeiro e… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não está se desmanchando, mas está sendo arrogante em achar que a Rússia de hoje é a Rússia fraca e falida dos anos 90.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Se o Ocidente recuar caso a Rússia invada o país, vai determinar a completa perda de credibilidade da OTAN”. Bosco, se a invasão de fato ocorrer, não vejo uma “completa perda de credibilidade” da OTAN pelo simples fato da Ucrânia não fazer parte da mesma, e se os Russos invadirem, não vão avançar muito, e se quiserem, basta os americanos enviarem tropas para o solo ucraniano que os Russos já não atacam/avançam, volto a repetir, os grandes não se atacam diretamente, o máximo que pode acontecer é dividirem a Ucrânia em dois, mas eu acho muito difícil isso tudo acontecer,… Read more »

GFC_RJ
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Há questões bem mais profundas da diferença entre invadir a Criméia e o resto da Ucrânia… 1 – A Criméia possui uma população de maioria russa, o que faz com que o pós-invasão seja muito mais facilitado para os russos. A população local apóia a ocupação. 2 – A Criméia é um território mega-estratégico. Inclusive, o principal porto do Mar Negro fica lá. 3 – Pós-invasão, defender a Criméia, uma península, é muito mais fácil do que defender qualquer outro território invadido na Ucrânia. Ainda mais com os russos já possuindo completa superioridade aérea e naval. Não vejo os russos… Read more »

Questionador
Questionador
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Concordo, se houvesse vontade de realmente defender alguém, já teríamos navios, caças, tanques da Otan estacionados na Ucrânia, mas assim como a Síria, Líbia, Geórgia, Afeganistão etc. Ambos os lados, não tem coragem de se enfrentar abertamente e só querem manter a tensão para defender interesses e narrativas.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Questionador
2 anos atrás

Melhor você se atualizar. A OTAN já está mandando F-16 para o Leste Europeu e os EUA estão mobilizando uma divisão de Artilharia.

Questionador
Questionador
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Vou mudar a minha opinião, assim que as tropas da OTAN estiverem dentro da Ucrânia, pois as últimas atualizações também mostram uma retirada em massa dos funcionários americanos, ingleses e franceses das embaixadas na Ucrânia.

_RR_
_RR_
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Maurício… Há aí uma diferença: Trump era respeitado por Putin. Ambos tinham um dialogo mais acertado e conseguiram por a situação síria em termos. Aliás, Trump basicamente passou o seu mandato desfazendo as estultices cometidas por seus antecessores… Com Biden, a coisa é muito diferente. Este é um dos legítimos falcões de Washington; político de carteirinha. Está sob pressão e pelo visto não é de levar desaforo… Assim, tendo a concordar com o Bosco… Há sim uma chance (embora a considere muito remota) do senhor Joe pagar pra ver e mandar os marines pra fronteira da Ucrânia… quer seja para… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  _RR_
2 anos atrás

Pois você deveria estar melhor informado. Os Estados Unidos já afirmaram que não vão enviar tropas, oficialmente. Mas já afirmou que aplicará as “sanções do Inferno”. Que sanções os EUA poderão aplicar à Rússia que possa feri-la? nenhuma! tirar a Rússia do SWIFT? a Rússia, assim como a China, já criou um sistema que substitui o SWIFT, além de que isso causaria um tsunami no Comércio Mundial. Mas veremos quais será o desenrolar da coisa. Eu avisei, vejam meus postes de uns dias atrás, eu avisei que isso tudo iria acontecer.

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Tu e o xings tem essa mania patética de dizer “Eu falei”, “Eu avisei”, blábláblá. Vocês são uns coitados, isso sim, nada mais que isso…uma necessidade de aceitação e autoafirmação que chegam a dar pena (mentira, não tenho pena nenhuma).

Maurício.
Maurício.
Reply to  _RR_
2 anos atrás

_RR_, eu respondi o Bosco e só agora eu li seu comentário, eu concordo que o máximo que pode acontecer é cada lado ficar com um pedaço da Ucrânia (isso é tão estranho de escrever, parece que estamos falando de um bolo, que se pode cortar em pedaços e não de um país! Mas, essa é a realidade).

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  _RR_
2 anos atrás

O Biden é o presidente mais fraco que os EUA já tiveram em décadas, não é respeitado nem internamente e você acha que ele vai ter culhões de colocar “boots on the ground” na Ucrânia? É mais fácil ele ligar para o Putin pedindo arrego, o que já está próximo de acontecer, é só ver a declaração que ele deu dias atrás.
O Biden é um pardalzinho caído no chão com a asa quebrada, não um falcão.

_RR_
_RR_
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Allan…

Não disse que ele vai colocar o time na Ucrânia, mas que pode considerar levar a galera dele pra alguma parte da fronteira e pressionar, se isso for o caso…

E sim… Titio Joe não é estadista. É político de gabinete, praticamente um burocrata. Mas é uma raposa… Talvez não tão esperto quanto Putin, mas não teria chegado a Casa Branca sem um mínimo de cabeça e gente minimamente competente ao seu lado.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Eu detesto o Biden, mas não o subestimo como você o faz.
os piore momentos nas relações Russia/EUA depois do fim da guerra fria foram durante o govêrno Obama/Biden.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Bem lembrado. E sabe o que aconteceu? Os nefastos russos tomaram a Crimeia.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  _RR_
2 anos atrás

Quanta ilusão.

Questionador
Questionador
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Estão com bases sendo atacadas na Síria e Iraque constantemente e pelos vídeos no telegram os phalanx estão apanhando igual peneira de chineludos.
Aí vão procurar briga e atacar a Rússia com Tomahawks,
É cada uma, kkk.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

E não vai precisar nada fazer porque, como sempre, os EUA vão se cag… e sair de fininho deixando seus amigos na mão.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Quero ver voce vir aqui falar assim, quando o mundo estiver perto de uma guerra nuclear.

Flanker
Flanker
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Tadeu….nem fala nada. Apenas sorri e acena. Esse daí não vale uma vírgula em resposta.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Os russos não querem atacar, só irão o fazer se a Ucrânia entrar para a OTAN. De uma maneira bem simples é como quando seu vizinho que é seu amigo chama alguém que não se dá bem com vc para a casa dele, e essa pessoa fica olhando sua casa da casa do seu vizinho, aí das 2 uma ou vc acha ruim e fecha janela, porta ou vai lá tirar satisfação, ou vc deixa para lá e depois todo mundo sabe até o que vc comeu… Eles militarizam as fronteiras da Rússia, então a Rússia responde na mesma moeda.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Ain mas o Putin é um ditador.”

A preocupação do Ocidente com a democracia russa é comovente.

Ah, cara. Até quando os fanboys dos EUA vão ficar repetindo essa ladainha como um disco arranhado?

Preferiria um milhão de vezes viver em um país comandado por um único “ditador” como o Putin do que viver em uma democracia onde corruptos e incompetentes vivem se alternando no poder.

Nem o povo russo se incomoda com a “ditadura” do Putin, mas os ocidentais preocupadinhos. Preferiam que a Rússia tivesse um líder fraco subserviente ao Ocidente.

Bosco
Bosco
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Você se incomodou à toa . O fato de eu lembrar que Putin é um ditador é para justificar o que ao seu ver o faz estar a dois passos à frente do Ocidente.
Quanto ao Putin e corrupção, o seu governo é tido como o mais violento e o mais corrupto da história russa. Há quem diga que ele é dono de 40 bilhões de dólares.
Mas para engessados intelectualmente e moralmente como você tá tudo de boa e ainda tem a petulância de chamar outros de “fanboys” dusamericano malvadus. rssss Vá te catar pirralho .

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Caramba, 40 bi? Sério? Você está sendo bem comedido, meu caro compatriota. Por que não os 200 bi? Vamos aumentar isso ai.

https://www.cnbc.com/2017/07/31/financier-bill-browder-says-vladimir-putin-is-worth-200-billion.html

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Disponha, meu caro. A sua recomendação é um excelente livro por sinal. A parte do assassinato de Litvinenko que ela menciona como ordens de Putin foi como uma revelação pra mim e acredito que para você também. Quero dizer, mesmo sem a autora ter fornecido provas de tal afirmação, houve um clarão sob a minha mente e tudo que eu já havia lido, parece ter sido insignificante diante das confidências da autora do livro, foi uma verdadeira inspiração. Não podemos culpá-la diante de fracas evidências, afinal, a autora mesma disse que na Rússia como um sistema político ditatorial, evidências claras… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Gilson, tem umas postagens antigas do Bosco que ele defende a Arábia Saudita. Até o Galante ficou impressionado. KKKKKK….vai pedir coerência ao Bosco? kkkkkk

Claudio
Claudio
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Eu só observo e leio aqui, sempre e respeito muito sua opinião técnica sobre os assuntos debatidos aqui, mas esse canal é da “Igreja Universal do Reino de Deus”, estou realmente surpreso por sua ideias e opiniões, e respeito elas mas sempre rever e renovar nossas ideias é o que procuro aqui e não poderia ser sério vc citar um site desse como argumento

Last edited 2 anos atrás by Claudio
Flanker
Flanker
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Não sei se Putin tem 1 ou 200 bilhões de dólares. Mas, não conheço nenhum governante do tipo dele que nao tenha enriquecido. Se tu não enxerga isso, mostra que tu só sabe escrever bonitinho.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

“Há quem diga” “Há quem diga” “Há quem diga” Olha o nível do argumento do cidadão. Estava ai se gabando por causa da “democracia” ocidental e agora tenta condenar alguém com base “há quem diga”? Mas devo dizer que estou decepcionado, imaginei que um fanboy americano conhecesse ao menos a Constituição dos EUA: 14th Amendment – No state shall make or enforce any law which shall abridge the privileges or immunities of citizens of the United States; nor shall any state deprive any person of life, liberty, or property, without due process of law; nor deny to any person within… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Correção:
“Vá de catar, pirralho”
*Odeio ser mal educado com erro gramatical.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Errei de novo. “Vai-te catar, pirralho”
Agora está certo.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Bosco
2 anos atrás

kkkkkkkkkk… Bosco… apelou perdeu.

Ivan
Ivan
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Kkkkk…
Dedo nervoso.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Bosco
2 anos atrás

perdeu prayboy!

Bosco
Bosco
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Por que será que eu não fiquei surpreso de saber que um anencefálico como você prefere ser governado por um ditador como o Putin ou o Xingimping para dizer até a cor da cuequinha que tem que usar???

Bosco
Bosco
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Olha mamãe, sem as mão,
Olha mamãe, sem os pé…

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Bosco
Bosco
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Olha mamãe, sem as mão,
Olha mamãe, sem os pé…
Olha mamãe, eu prefiro ser governado por um ditador corrupto e sanguinário mas que livre o meu paisinho que tanto amo de ser subserviente dusamericano malvado que são muito corrupto e sanquinario mamãe.
rsss
Tenha dó criatura!!!!!

Eu sabia que você era idiota, mas não a nível executivo
Seu Madruga

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Hcosta
Hcosta
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Pelo menos em democracia há alternância de poder. Numa ditadura não.
O problema numa ditadura é que a corrupção é banalizada porque não existe um poder judicial e imprensa independente. Se está tão preocupado com a corrupção pode ter a certeza que uma ditadura não é solução.

Já agora um off topic. Veja o documentário Ícaro na Netflix para ter uma ideia de como a propaganda e a corrupção dominam a Rússia.
Se gastassem o que gastam em manobras de propaganda nos setores produtivos e de desenvolvimento, a Rússia seria um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Bosco
Bosco
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

H, Mas você acha que um sujeito da estirpe desse Allan liga pra isso? Essa história de corrupção eles não estão nem aí. Isso não incomoda eles. Ditadura e corrupção não é algo que preocupa seres com as conexões sinápticas equivalentes a desse senhor. Eles à vezes adotam essa “postura” quando veem ser vantajosa para a narrativa exposta e não perderem a aura de virtuosos, mas ninguém mais acredita nisso. Daí terem se tornado patéticos. Sobre a Rússia ainda tem a forte suspeita que o próprio Putin é o líder da máfia russa mais poderosa , que está infiltrada em… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Sobre a Rússia ainda tem a forte suspeita que o próprio Putin é o líder da máfia russa mais poderosa , que está infiltrada em toda a sociedade

Nossa, que revelação impactante. Já pensou em trabalhar para a Interpol? Ou será que prefere o FBI?

De todo modo os seus talentos investigativos estão sendo desperdiçados aqui.

Vá para Washington D.C. Aproveite e investigue o filho do Biden e seus negócios nebulosos na Ucrânia também.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Tá, agora vá tomar o seu toddynho e assistir a Sessão da Tarde.

Sempre achei que você estivesse no nível do Kings em termos de “fanboying”. Mas agora percebo que o nível dele na matéria está bem acima do seu. Aposto que você não sabe nem mesmo o nome do hino americano sem olhar no Google.

Que patético.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Bosco, tem postagens suas, aqui na Trilogia, defendendo a Arábia Saudita. Vou procurar e depois mostrar a todos a hipocrisia.

Flanker
Flanker
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Gosta, nem perde teu tempo tentando explicar. Esses bundas rachadas sabem disso, tanto que gostam de escrever as idiotices deles aqui do Brasil…..não querem ir morar nos países com governos que eles defendem.

Flanker
Flanker
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Hcosta*

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Um presidente democrata nos EUA é mais perigôso para a Rússia e a China, do que um republicano do tipo Trump.
Kennedy quase desencadeou a terceira guerra mundial.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Com certeza muito mais perigoso. Saindo no modelo imaginário de líder estadunidense, Biden indicou que uma invasão em pequena escala na Ucrânia teria uma resposta menos severa.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

E a Russia vai cair nessa cilada do Biden. O Biden nao manda no pais, o Pentagono sim.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Em uma coisa você tem razão.

Milley fornecendo informações aos chineses é a prova cabal de quem manda é o Pentágono, e por ocasião da atitude desse grande patriota, a traição foi até descriminalizado pelas bandas que você vive.

Os EUA, o maior proxy que já existiu na história civilizacional. A águia está sendo depenada a cada ano que passa e como o histórico dos impérios demonstra, a idade média dos impérios é de fato 250 anos.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Voce pode tem razao. Vejo isso todos os dias. A falencia interna da sociedade americana, infiltrada por inimigos domesticos e a espionagem extrangeira.

O cavalo de Troia esta funcionando. Mas o problema e que os EUA sao um imperio nuclearmente armado e ainda lidera em Ciencia e Tecnologia.

Existem muitas surpresas esperando por russos, chineses, norte coreanos e para os Ayatolas.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Eu acho que você vai esperar eternamente, meu caro.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Tadeu… na verdade o Kennedy praticamente salvou o mundo da guerra nuclear total. Ele teve muito sangue frio ao aguentar tanto as pressoes da URSS quanto dos seus proprios comandantes militares que queriam a todo custo afundar os navios sovieticos. Leia materias sobre o assunto e vc verá.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Boa, mestre Bosco.

pedro
pedro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Engano seu, ele o fez e muito! Já criou a discordia dentro de aliados da Otan, sem falar que esta posicionando suas peças. E o Ocidente? Só fala, fala, fala e nada de ação real. Outro ponto importante que vc trouxe aqui é sobre a Casa Branca. Estranhamente enquanto o “louco” que antes ocupava o poder, conseguiu dar ao ocidente, aos EUA e ao mundo, 4 anos tranquilos. Sera que nao foi exatamente essa mudança que, colocou Putin (sim ele é qualquer cargo q vcs quiserem menos presidente) sob ameaça e ele resolver reagir? Um fato que poucos falam é… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  pedro
2 anos atrás

Então pra você o padrão ouro da governança de um país não é tentar e aperfeiçoar o sistema democrático e o exercício da liberdade mas é instituir uma ditadura. Ótimo!
Então eu quero ser o ditador e quero que você me obedeça!
Comece a fazer isso a partir de agora!
Se não o fizer eu vou usar de todos os meios ao meu dispor que eu achar conveniente para que o faça.

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

A Alemanha nazista também possuia um líder forte e o exército mais poderôso de tôda a Europa.
Se o Putin invadir, matar milhares de ucranianos e instalar um regime fantoche, estará correndo o risco de um confronto militar com a OTAN/EUA.

Slow
Slow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

O próprio Biden ja falou que se putin invadir vai sofrer sanções severas ..

Vai ser só sanções mesmo igual em 2014 que não fizeram nada

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

Etnicamente, depois da Alemanha pra lá é tudo Russia mesmo. Nada mais justo que anexar esses paisecos.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Queria ver você proferir uma besteira dessas em voz alta em uma praça da Polônia.

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Torço para que ele fale isso em português, é capaz dos polacos acharem que o doido vai cantar em seguida “Ai se eu te pego”.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

ia ter tanta fratura que o médico só ia aplicar anestésico pra ele morrer em paz.

_RR_
_RR_
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Não é bem por aí não…

Estonianos, letões, lituanos, bielorrussos, ucranianos, entre outros… são todos povos com suas próprias culturas e idiomas, mesmo que em seus atuais territórios estejam presentes russos étnicos. Aliás, boas parcelas desses povos do leste europeu não querem ver russos pintados nem de ouro…

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Se você acha que russos, ucranianos, poloneses e afins são parte da mesma etnia, você está precisando estudar história. Nem mesmo dentro da própria Rússia todos compartilham da mesma etnia.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Paisecos? Você acha que a Ucrania é uma república de bananas como Venezuela e Cuba?
Vai estudar.

Arariboia
Arariboia
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Hoje em dia é pior! Não possui nada que preste. De não de obra, petróleo,gás tecnológica etc…
Tá cheio de exemplos de fracassos deles desde o fim da URSS. A mas vai botar a culpa na Rússia… hahaha

Bosco
Bosco
Reply to  Arariboia
2 anos atrás

O IDH da Ucrânia é melhor que o do Brasil.

Zezão
Zezão
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A Ucrânia está melhor que a Federação Russa e o Brasil no Índice Global de Inovação (WIPO/2020)…
Ranking:
Ucrânia – 45
Russia – 47
Brasil – 62

Matheus
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Ucrania hoje é mais pobre que a Nigéria, tanto em PIB Bruto e per capta.

Zezão
Zezão
Reply to  Matheus
2 anos atrás

PIB PER CAPITA 2020:

NIGERIA 1.824 €
UCRANIA 3.283 €

[*] Fonte:
https://pt.countryeconomy.com/paises

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Matheus
2 anos atrás

Matheus ,

Voce deve estar fumando bagulho mofado.

Atitador 33
Atitador 33
2 anos atrás

Acredito que a Ucrânia deveria deixar claro a não intenção de aderir a OTAN e se engajar para entrar na União Europeia. Seria interessante ver quais passos o Putim daria nesse tabuleiro. Acho muito acertada a colocação desse general, a Russia tem muito receio de ver ex-republicas soviéticas fazendo parte do bloco da União Europeia “prosperidade econômica”. Sei que levariam anos para colher os frutos das melhorias econômicas, porém acredito que seria bem mais vantajoso que viver sobre a tutela russa.

Abs

_RR_
_RR_
Reply to  Atitador 33
2 anos atrás

Atirador,

A essa altura do campeonato, acho difícil a Rússia ceder mediante essa mera afirmação da parte dos ucranianos…

Toda essa situação evoluiu para muito além da própria Ucrânia e adquiriu muito mais importância que este país. Infelizmente, o desfecho desta depende de personagens muito além da esfera ucraniana agora.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Atitador 33
2 anos atrás

também acho que seria esse o caminho correto, deixa de entrar na OTAN e entra UE, seria o melhor para a Ucrânia. acaba com o motivo de agressão da Rússia, e todo mundo deve ficar feliz.

Guacamole
Guacamole
2 anos atrás

A Ucrânia tem mais gente e material do que o Brasil e mesmo assim vai acabar levando fumo em uma guerra contra a Rússia.
Imagina se uma potência ( ou nem mesmo uma potência) quiser entrar no Brasil.

Mais fácil fazer como os Índios quando os Portugueses chegaram e fazer escambo do que lutar contra….

Faver
Faver
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

Sem contar os brasileiros que (tem interesses) vão lutar do lado da potência… Pode acreditar, eles são muitos e a ideologia destes é o quanto vão ganhar com isso.

Guacamole
Guacamole
Reply to  Faver
2 anos atrás

Não duvido disso e nem os culparia tanto assim: lutar a favor de um país em que os próprios oficiais estão mais preocupados em darem medalhas uns aos outros e tratando praça como empregado pessoal ou uma potência com forças armadas profissionais que com 99% de certeza irão vencer a guerra?

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

As forças profissionais soviéticas tinham 99% certeza de que iriam vencer a guerra no Afeganistão. Pouco mais de uma década depois, as forças profissionais dos EUA tinham 99% certeza de que iriam vencer a guerra no Afeganistão. As coisas não foram bem assim.
E você, com esse seu discurso, é bom observar bem o que aconteceu e, provavelmente, continua acontecendo com os afegãos que ajudaram as forças invasoras.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Faver
2 anos atrás

Ajuda de pessoas do país agredido sempre ocorreu. Ocorreu na França, na Bélgica e em vários outros países atacados e subjugados na segunda guerra Mundial, incluindo a Inglaterra. Aconteceu no Afeganistão, Iraque e Síria.

Agora há uma gigantesca diferença entre isso e entre movimentos verdadeiramente dissidentes dentro de um país. No Brasil não existe nenhum movimento relevante que se diga não brasileiro. Aí contrário da Ucrânia, em que uma parcela considerável de pessoas do leste se consideram russos.

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Faver
2 anos atrás

Meu irmão teve que servir no EB e dizia que se estourasse uma guerra o primeiro a morrer era o sargento porque era um fdp.
Hoje em dia quem quer morrer pela pátria com um soldo vagabundo enquanto oficialato vive vida de marajá? Vai ser um passeio para o país invasor.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

Tem algumas pequenas diferenças. Uma pequena diferença de um oceano atlântico de um lado OU vários países “amigos” e um oceano pacífico do outro. Tem uma outra”pequena diferença”. 215 milhões de pessoas e nenhum grupo relevante dissidente. Tem algumas outras pequenas diferenças. Um agro que alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Um território imenso. E por aí vai. Ucrânia divide fronteira terrestre com a Rússia e com seu principal aliado (Bielorrússia) + com o estratégico território da Criméia. Além disso, há uma grande potencial dissidência em seu território, visto o considerável percentual de russos em sua população.… Read more »

Guacamole
Guacamole
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Que venham as potências contra nós: Paraguai, Bolívia e Argentina com seus poderosos meios nos ajudarão. Quanto aos grupos dissidentes, na verdade tem vários, e você já deve ter falado deles: índios querendo terras no norte, movimento separatista no nordeste e no sul e a própria São Paulo que poderia muito bem virar um país se pudesse. A única coisa é que não teve um catalizador para todos esses movimentos ganharem força, mas na hora que o pau come, é cada um por sí. Não esquece que o catalizador de um governo derrubado foi um bando de vagabundo de DCE… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

Você falou em potência. Depois falou de uma força profissional de uma potência. Você estava se referindo a Paraguai, Bolívia e Argentina? Kkkkkkk Quanto a grupos dissidentes, você vai encontrar grupos que defendem qualquer coisa. Tem quem defenda que o RS deveria ser parte da Argentina. Tem quem defenda que deveria ser um país. Assim como alguns falam de São Paulo. Tem gente que fala que seria melhor internacionalizar a Amazônia. E vou te falar, se você procurar direitinho vai encontrar até maluco querendo que sua região faça parte da Venezuela. Afinal, nossa população adulta é de mais de 150… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Guacamole
2 anos atrás

Se a Russia entrar com todas aquelas tropas (100 mil), metendo bronca e criando o caos, provavelmente a Ucrania vai sucumbir. Mas se os ucranianos ativarem os resevistas e continuarem a receber mais armas da OTAN/EUA, ai sim os russos vao pagar com sangue essa aventura imperialista.

A Ucrania nao e’ como a Polonia dos anos 30.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

Parabéns a trilogia artigo muito bom do CSIS. Sugiro que todos leiam

Varg
Varg
2 anos atrás

Aquele povo que ficava falando “vamos ‘ucranizar’ o Brasil” já se voluntariou para defender Kiev?

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

O negocio tá ficando russo, mas o principal de tudo é que os maiores campeões de xadrez da história são russos, e o Putin é um exímio jogador, sabe o que faz, joga com paciência, logo, a vitória é certa.

Slow
Slow
2 anos atrás

“ Vão invadir a qualquer momento “

Enquanto isso vamos te vender milhões em armas pq queremos dinheiro ..

Ass : EUA e seu fantoche ( RU )

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
2 anos atrás

OTAN já começou a enviar caças para o Leste Europeu. Os EUA já enviaram um segundo carregamento de armas para a Ucrânia.
Não se esqueçam que os EUA possuem arsenais e tropas instalados na Inglaterra, Alemanha e Itália.

Assim começam os movimentos que podem gerar uma guerra regional, o que facilmente escalaria à um conflito global.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
2 anos atrás

O DEFCON passou de 5 oara 4.

Como referência: o DECON durante a crise dos mísseis em Cuba chegou até o nível 2.O nível 1 significa guerra total.

É possível que suba para o nível 3 nas próximas horas dependendo exclusivamente do comportamento belicoso da Rússia.

Os russos estão brincando com fôgo.

Slow
Slow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Os Russos ou os Americanos que estão indo do outro lado do oceano dar pitaco ?

_RR_
_RR_
Reply to  Slow
2 anos atrás

Slow… Os russos estão dando tanto pitaco na Ucrânia quanto os americanos estão dando… O fato de um estar a um oceano de distância não significa muito nisso aí. Aliás, o passo maior não foi dado pelos americanos, mas foi dado pelos russos, com a anexação da Criméia. Independente de quem está ou não certo, a Criméia foi sim um movimento desestabilizador potente, que serviu de catalizador para o que se apresenta hoje. O certo seria deixar os ucranianos resolverem seus próprios problemas… Se os russos “étnicos” quiserem fazer valer sua voz, isso é uma coisa, mas não nos moldes… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Slow
2 anos atrás

Já que perguntou: Os russos

Slow
Slow
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Cara você ainda não foi pra Ucrânia ? ????

Oráculo
Oráculo
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Na verdade os russos estão ca.gand.o pro fogo que os americanos estão ameaçando acender.

Até pq se num eventual confronto invadirem a Rússia, eles metem fogo no planeta, literalmente.

Potências nucleares não sentem medo de ninguém.

Nukes trazem uma segurança que só quem tem sabe como é importante.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Claro que os russos estao cagando. Ninguem; nem os russos e nem o resto do planeta que ver os EUA despachando armas apocalipticas para uma regiao de tremendo perigo.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

É verdade. Estão cagando de medo. Os russos não saem nem do banheiro por causa disso.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Pelo estao rosnando ha varios meses. Mas nao atacaram Ucrania. Porque seria?

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Tu acha que sabe alguma coisa das intenções do Putin, mas na realidade está se iludindo. E as “notinhas” que você lê aqui do Ocidente são o que eles querem que você pense que é o objetivo russo.

Flanker
Flanker
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

E tu sabe, por acaso? Ora, toma teu rumo, sujeito.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Vou explicar de um jeito que a até uma mente infantil como a sua entende: a Ucrânia, depois que se aliou ao Ocidente, está falida e tomada por neozistas radicais. O Putin não quer a Ucrânia, não quer pagar a conta da devastação que se tornou esse país. Essa conta quem tem que pagar é a UE e os EUA que criaram o problema. O que a Rússia deseja da Ucrânia é só: 1- que não entre para a OTAN 2- que não fiquem neonazistas raivosos e terroristas ameaçando a Rússia ou o Donbass 3- a Rússia não deseja uma… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Vovó, se fosse como tu acredita, do alto da sua geriátrica vivência, por que os russos manteriam tantos equipamentos e homens na fronteira, por tanto tempo? A Rússia quer trocar o governo fantoche pró-ocidente por um governo fantoche pró-Rússia. Os russos estão c@g@ndo se o governo ucraniano é fascista, nazista ou qualquer outro ista. Eles querem manter a Ucrânia como um tampão entre o território russo e os Estados membros da OTAN. Mas, como o Carvalho2008 perguntou esses dias, quando é que vão ouvir e querer saber o que o povo ucraniano quer? Os principais interessados estão sendo ignorados!! Quanto… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Porque ele não quer isso ..

Slow
Slow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Os Russos também tem essas armas não esquece ..

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Slow
2 anos atrás

Eu sei. Mas os russos se borraram por causa do SAC.

Mas Krushev e a Russia tiveram sorte, porque Kennedy mentiu para o general Curtiss Lemay, comandante do SAC (Strategic Air Command) o qual queria varrer Cuba do mapa usando os B-52s.

Paton queria entrar na Russia e liquidar o comunismo. MacArthur queria incinerar o comunismo chines atraves de um ataque nuclear. Lemay quase vaporizou Cuba.

Portanto; existiram e ainda existem generais “fundamentistas” dispostos a pagar para ver.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Coitado dos EUA se fizer isso. A Rússia risca os EUA do mapa.

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Sim…com certeza…e vice-versa. Sem meias-verdades, vovó!

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Fantastico!

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Russia me parece aquele sujeito que arruma briga, apanha na rua e volta para pegar uma arma para se vingar.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Assistir um video no You Tube de um ex combatente brasileiro que tinha chegado da Síria,ele combateu ao lado dos curdos. Perguntaram para um confronto direto entre Rússia e EUA. A reposta dele foi a seguinte: ” Um confronto entre EUA e Rússia jamais aconteceria porque a Rússia destruiria a terra. E que os EUA jamais entraria por que sabe que vai perder e que vendem uma imagem de vencedores. Somente EUA e China teria capacidade de enfrentar a Rússia . Mas a China só quer ganhar na guerra econômica e que o resto não teria chance de enfrentar a… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Ex combatente brasileiro na Siria, querendo analisar poderio extrategico de uma superpotencia (EUA) contra uma potencia (Russia). A unica paridade que existe entre os dois e’ na deterrencia nuclear. Os EUA levam um certa vantagem por causa dos SLBMs. da US Navy.

Anderson
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Acho que não há vantagem entre países que possuem poder de dissuasão nuclear. Possivelmente o final (The day after) será o mesmo para ambos. Apenas para lembrar os leitores e torcedores de ambos os lados que em 1987 o simples dono de um ferro velho quase destruiu a aprazível Goiânia com apenas 19 gramas de Césio-137. Alguns o consideram como o segundo maior desastre nuclear da história.

Last edited 2 anos atrás by Anderson
Flanker
Flanker
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Rússia e EUA podem destruir-se mutuamente e o mundo várias vezes. O resto é o resto.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Eu falei com um ex-combatente da segunda guerra mundial que esteve nos maiores e mais perigosos frontes e me chamou de pé de ouvido aqui no bar enquanto segurava a lata de skoll e falou:
“Quem quer paz, não quer guerra com ninguém!”

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Quanta bobagem nos comentários, pelo amor de Deus!
Não dá pra tentar ser um pouco menos parcial?
Vale pros dois “lados”.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Não dá. Se você não escolher a liberdade, você escolhe a ditadura. Acabou o tempo para imparcialidades, o presente momento é tudo ou nada. Vai ficar sentado na cadeira do PC ou vai ir atrás da sua liberdade do outro lado do mundo?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

“Acabou o tempo para imparcialidades”

Gilson, vai falar isso para as potências, afinal de contas, todas elas tem os seus ditadores de estimação…

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Há vassalos, mas também há “vassalos”.

Vai ficar do lado errado da história? Vai fazer como a Alemanha de 1914, como a Alemanha de 1938 e a Alemanha de 2022?

Matheus
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Bem Gilson, acredito que voce já esteja com sua passagem em mãos para Ucrania e que esteja fisicamente preparado para ficar sentado numa vala de lama a -10°C enquanto chove bala e artilharia?

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Matheus
2 anos atrás

Estou me sentindo incompreendido.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Hehehe. Você é o demônio, hein?

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Assim você quer me atristar por essa pergunta abismal.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Grande gilsão, sempre com verdades inconvenientes!

Satyricon
Satyricon
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

É Oráculo, vc tem razão. A turma fica nesse Fla/Flu ideológico e se esquece de ler as entrelinhas. Biden (e todo o congresso americano) precisam do Putin. Acho até que todos eles tem sonhos quentes e úmidos com Putin, pois ele é a materialização de um sonho. E são 2 as razões pra isso: Primeiro, Putin tira a Europa do marasmo. Cada dólar gasto pela UE em sua própria defesa libera um dólar americano para ser gasto do outro lado do planeta, onde ele realmente é necessário. O aumento do medo europeu, e o consequente aumento de gastos militares beneficia… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
2 anos atrás

A Rússia não é a União Soviética. E a Europa Ocidental não é aquela de 39. Os russos sozinhos não terão como lidar com as forças combinadas da Otan, caso isso virasse um novo conflito europeu. E digo mais, não haveria nem necessidade de intervenção americana. Moscou está jogando um jogo bem perigoso, se confiando numa glória do passado que não existe mais. Espero que fique apenas em sanções, se algo acontecer, o que vai prejudicar ainda mais a sensível economia russa. E quanto aos foristas pró Rússia, eu teria a mesma cautela que pregam sobre os Estados Unidos num… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Olha que os russos já fizeram muitos passeios pela Europa viu .. Alemanha lembra bem .

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Slow
2 anos atrás

1905 apanharam dos japoneses.
1920 dos poloneses
1918 se retiraram vergonhosamente (quase um 7×1 para a Alemanha).
1941 foram empurrados a pontapés (Alemanha de novo).
1943 deram um respiro e conseguiram dar “um passeio” (Com a Alemanha batendo de volta).
Dá para ver os passeios da mãe Rússia século passado.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

1916 bateram nos Austríacos e Alemães

1938 bateram nos japoneses

1942 pra frente começaram a empurrar a maior máquina de guerra da história até os portões de sua capital

1945 bateram nos japoneses de novo só pra ficarem espertos

Lembrar das vitórias Russas você não lembra né ? Aí é fácil criticar

Flanker
Flanker
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Tanto para Matheus como para Emmanuel, esqueçam essas comparações antigas. Hoje, e desde o advento das armas nucleares, esses passeios pela Europa, tanto de leste como de oeste, não são mais possíveis.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Bateram nos austríacos e alemães e saíram da guerra????
kkkkkkkkkkkkk

Satyricon
Satyricon
Reply to  Emmanuel
2 anos atrás

Olha Emmanuel, eu acho que o quadro, no longo prazo, não é favorável à Rússia, principalmente se lembrarmos da extinta URSS, que na tentativa de fazer frente ao ocidente, acabou quebrando cinematograficamente. Seus gastos militares hoje são semelhantes aos do UK, com um PIB que é a metade do deles. O PIB da UE é mais de 10X o da Rússia (isso antes das sanções, que virão). A UE tem, portanto, muito mais fôlego para pressionar uma corrida armamentista, que já se iniciou, por sinal. No arfã de demonstrar poderio, a Rússia está insistindo em manter enormes quantidades de equipamentos… Read more »

pampapoker
pampapoker
2 anos atrás

Após ler as postagens de uns aqui, me lembrei de uma conversa que tive com o Eronildes veterano da segunda guerra. No dia de fazer protesto para o Brasil entrar na segunda guerra eram tudo machão depois que o Brasil entrou , sumiu mais da metade.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  pampapoker
2 anos atrás

Outros tempos. Outro cenário. O mundo estava dividido, mas tudo misturado. Hoje, no ano de 2022, às 14:31 do dia 24 de janeiro, a luta é diametralmente oposta e definida: democracia x ditadura, defensor x invasor, liberdade x servidão, civilizado x bárbaro…

Burgos
Burgos
2 anos atrás

Pois é !!!
E a “chapa” tá esquentando !!!?‍☠️?☠️

https://youtu.be/KBQBJWtx3sU

Grifon Eagle
Grifon Eagle
2 anos atrás

Anexar a Ucrânia e todos os três países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia).

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

“O modo de guerra russo sempre incluiu muita artilharia, muitos foguetes de longo alcance”, disse Hodges. “E então, acho que se houver uma nova ofensiva, veremos uma quantidade enorme de artilharia letal séria e disparos de foguetes”. isso é que eu acho legal do exército russo, eles achatam o terreno, uma cidade o que tiver no caminho, depois avançam.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
2 anos atrás

Pra quem tá achando que uma invasão da Ucrânia pela Rússia seria um passeio no parque, não é bem assim … Olhando por alto é óbvio que a Rússia é muito mais forte que a Ucrânia, isso é fato. Mas a Rússia não poderia dispor de todo o seu poder militar para invadir a Ucrânia, apenas de uma parte. E a Ucrânia também não é nenhum Iraque de 2003, pelo contrário. O Hoje no mundo militar fez um vídeo bem interessante falando das capacidades militares da Ucrânia e a verdade é que se a Rússia não conseguir quebrar a moral… Read more »

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

As coisas aqui só vão mudar com Moro presidente. Quem dera se todo político viesse com o caráter dele e precisasse apenas de aula de marketing. Aqui na Banania os políticos são doutores em se auto promover, seus discursos comovem até arrancam lágrimas do povão mas tem zero caráter.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Moro presidente?! Melhor moderar com o uso do álcool…

Flanker
Flanker
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Calma….sei que ele mexeu com os políticos de estimação teus e de muitos outros…..e por isso é demonizado, mas o tempo, ah…o tempo!!! Aguardemos….acho que não agora em 2022…mas, em breve. E não me vem com a ladainha de CIA e outras loucuras.

Jorge
Jorge
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Vá estudar, ou deixe de achar que todo mundo acredita em robô… Não foi a CIA, diretamente. Foi o FBI. E não começou com ele. Começou com o janota, Rodrigo Janot, que atropelou TODO o trâmite necessário no Brasil para “troca de informações” com o equivalente do ministério da justiça norte americano. É um CORRUPTO que “fez” mestrado em doutorado em 3 anos… Um juizeco que trabalhou ativamente, fazendo política, ganhando salário público, num cargo público, fundamentalmente para ser isento e julgar. Mas, como CORRUPTO que já era desde os tempos da Academia, queria mesmo era fazer política em troca… Read more »

rafa
rafa
2 anos atrás

Enquanto os olhos do mundo se olham para o leste europeu, para a China, Taiwan continua sendo “logo ali”. Perfect timming

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
2 anos atrás

Meus humildes pitacos: – Putin quer manter a Ucrania fraca, internamente dividida, fora da Otan e, se possível, também fora da UE; – Putin não vai iniciar uma invasão da Ucrânia. Porque penso assim? Com relação ao primeiro ponto, acho que é consenso que a Federação Russa quer manter a Otan o mais longe possível de suas fronteiras. Uma Ucrânia fraca, com divisão interna (idealmente um conflito armado, que poderia ser do tipo “guerra civil congelada” como a que havia no Donbass até fins de 2020/início de 2021) seria, do ponto de vista russo, o ideal: não seria aceita na… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Marcus Pedrinha Padua
Luiz Floriano alves
Reply to  Marcus Pedrinha Padua
2 anos atrás

Se a Russia tomar a Ucrania tomará a Europa inteira, inclusive Reino Unido.

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Reply to  Luiz Floriano alves
2 anos atrás

Prezado, entendo que a FR não pretende “tomar” a Ucrania – nem mesmo sua fração a leste do rio Donets, o que seria militarmente mais viável. Conforme expus. Por outro lado, a FR não tem a menor condicao de “tomar” a Europa Ocidental, tanto militar quanto económicamente – e isso sem levar em conta o apoio dos EUA e Canadá previsto no tratado de constituição da Otan. A Rússia simplesmente não tem meios militares suficientes para isso (tem Forças Armadas de aproximadamente um milhão, com reservas de mais 3 a 3,5 milhões, e uma população de menos de 200 milhões);… Read more »

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Reply to  Marcus Pedrinha Padua
2 anos atrás

…leste do rio Dnieper…

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Reply to  Marcus Pedrinha Padua
2 anos atrás

…até a margem do Dnieper…