O portal de esquerda americano Mintpress.com fez uma investigação impressionante e descreveu com detalhes suficientes como funciona o sistema de propaganda estratégica ucraniana no estágio atual:

1️⃣ A campanha de propaganda ucraniana está excepcionalmente bem preparada. Os principais “parceiros de mídia” em diferentes países do mundo (principalmente Europa Ocidental e mídia de língua russa do espectro de esquerda) recebem em tempo real as informações necessárias e muito detalhadas sobre como cobrir vários eventos na Ucrânia. Por exemplo, “a tomada das usinas nucleares de Zaporozhye e Chernobyl, exige o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea da OTAN sobre a Ucrânia”, e assim por diante.

2️⃣ A Ucrânia, com a ajuda de consultores estrangeiros, construiu uma rede eficaz de agências estrangeiras que contribuem ativamente para a promoção de mensagens devidamente preparadas no espaço da informação.

3️⃣ O principal operador da campanha informativa de apoio à Ucrânia é a agência PR Network com sede em Londres, que atua como integrador de a cadeia de agências de relações públicas e está intimamente relacionado com o regulador britânico na área de comunicações UK Government Communication Service Strategy and Evaluation Council, bem como com a rede internacional de agências independentes de pares ICCO Worldwide.

4️⃣ O principal operador financeiro das comunicações estratégicas ucranianas (operações psicológicas, GR, propaganda, interação com a mídia internacional) é o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

5️⃣ Um elemento importante da campanha de informação ucraniana é o site Ukraine.ua, que é chefiado por um certo Yaroslav Turbil, que, segundo o autor do material, está associado à inteligência americana;

6️⃣ Um importante elemento de comunicação estratégica para um público ocidental da Ucrânia são os memes, nos quais símbolos nazistas estão presentes em abundância (exemplos são dados no material).

7️⃣ Para orientação, os jornalistas da mídia estrangeira recebem diretrizes sobre o uso dos termos corretos nas comunicações e o ângulo correto de cobertura dos eventos. As informações relevantes são atualizadas diariamente.

8️⃣ A OTAN está usando ativamente seus bot farms para espalhar mensagens de propaganda através do FB. A campanha em si é ativamente financiada pelos governos da Grã-Bretanha, República Tcheca, Sociedade Aberta de George Soros e National Endowment for Democracy (NED) dos EUA. O apoio também é fornecido através da USAID.

9️⃣ Entre os recursos utilizados pelas agências de relações públicas ucranianas, o autor do artigo cita Meduza, Novaya Gazeta, Dozhd, BBC, Current Time.

🔟 Empresas de lobby dos EUA, como SKDKnickerbocker e Yorktown Solutions, Your Global Strategy também estão fortemente envolvidas na campanha. A campanha também conta com o apoio de especialistas da Edelman, a maior agência de publicidade global. No total, conforme observado no material, cerca de 150 estruturas de comunicação e lobby estão trabalhando na campanha de informação. Para dar suporte a essa operação de informações, eles dedicam equipes inteiras dentro de suas agências.

Acesse a matéria no link abaixo:

Ukraine’s Propaganda War: International PR Firms, DC Lobbyists and CIA Cutouts

 

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Slow
Slow
2 anos atrás

Guerra da propaganda a Rússia já perdeu .

A militar provavelmente ela ganha .

E a Econômica é muito cedo pra falar .

Peixe
Peixe
Reply to  Slow
2 anos atrás

Econômica é vitória da elite chino moscovita, o povo que se lasque china com o escorpião no sistema.

Fábio Machado
Fábio Machado
Reply to  Slow
2 anos atrás

Putin já perdeu essa guerra, pois os seus eventos foram absolutamente diferentes do que ele premeditou. Aliás, ele nem imaginava uma guerra em seu sentido estrito. Pelo contrário, ele acreditava que as forças armadas uncranianas e o governo colapsariam nos primeiros dias da operação, como ocorreu na operação para anexar a crimeia. Na verdade, os russos se prepararam para a “operação militar especial”, isto é, uma ação para derrubar o governo ucraniano, e não para uma guerra de longo prazo. Putin não esperava essa resistência, pois ele acredita que a Ucrânia é uma nação artificial criada pelos bolcheviques e que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Fábio Machado
Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Concordo com vc, a princípio é por aí msm.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Só negativam seu comentário são somente os apaixonados pelo Putin e não aceitam que ele perdeu mesmo que vença a Ucrânia.

Slow
Slow
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Pelo contrário, ele acreditava que as forças armadas uncranianas e o governo colapsariam nos primeiros dias da operação ”

da onde você tirou essa informação ? por favor me manda ?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Slow
2 anos atrás

Tenha atenção. Desse modo pelo menos tem uma justificação para as ofensivas desastrosas no início.
Assim se não foi esse o objetivo foi mesmo incompetência…

Fábio Machado
Fábio Machado
Reply to  Slow
2 anos atrás

Até às potencias ocidentais acreditavam nisso. As agências de inteligência davam como certa a queda de Kiev em 72 horas. Os EUA chegaram a enviar um avião para retirar Zelensky do país. No caso de Putin está relacionada a forma que ele enxerga a Ucrânia, isto é, como um país artificial, sem coesão interna, dominado por uma elite corrupta e sustentada pelo o ocidente. Ele enxerga a Ucrânia como parte da Rússia. Também está relacionado com a experiência na tomada da Crimeia em 2014, quando o exército ucraniano capitulou perante a Rússia sem praticamente haver um tiro. Putin acreditava que… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Isso acontece.
Os EUA achavam que esmagariam o Vietnã e foram expulsos.
Perderam a guerra.

Maynard Alexandre Conde
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

E vergonhosamente.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Meu amigo isso que você falou foi oque a mídia ocidental falou, mostre uma matéria do lado de lá no primeiro dia da guerra que Kiev ia cair em 3 dias,mostre uma!

Fábio Machado
Fábio Machado
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Então você está dizendo que os russos esperavam uma guerra longa, penosa e com muitas baixas? Essa é a estratégia deles? Então trata-se de um caso único na história das guerras.
Ademais, se os analistas ocidentais que são pró Ucrânia acreditavam numa queda rápida de Kiev,por quê os russos não acreditariam?

Slow
Slow
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Mídia ocidental é porta voz da OTAN e EUA .

Estou esperando você me mostrar aonde que o Putin falou que esperava que as forças ucranianas colapsaria nos primeiros dias de operação ?

Fábio Machado
Fábio Machado
Reply to  Slow
2 anos atrás

Vamos usar a cabecinha, se a mídia ocidental pró EUA e pró OTAN acreditava que a Ucrânia não sobreviveria, por quê os russos irial acreditar no contrário? O próprio EUA chegou a destacar um avião para tirar o Zelensky do país. Não era uma percepção só da Rússia, mas de todo o mundo. Ou não era? Quem invade um país tem espectativa de que tudo acabará em pouco tempo. Do contrário, não se arriscaria. Então pessoal, vamos sair do jornalzinho do PCO, da propaganda russa e daquele canal no twitter Pensando Historia e vamos usar a inteligência. Pois essa tese… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Fábio Machado
Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Larga de ser ingênuo rapaz ,essa narrativa não se sustenta mais, primeiro de tudo qualquer guerra é uma caixa de surpresas, segundo só tinha uma forma dessa guerra acabar em 3 dias a Rússia jogando uma nuke em Kiev e terceiro a narrativa ocidental foi justamente falar em 3 dias pra depois a mesma alegar que tem sido um fracasso a operação russa devido a não tomada de Kiev em 3 dias. Mas você é muito ingênuo e desprovido de inteligência pra se atentar a isso.

Fábio Machado
Fábio Machado
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

“primeiro de tudo qualquer guerra é uma caixa de surpresas, ” Exatamente, foi totalmente diferente do que os russos planejaram. Agora eles estão num atoleiro. Aí está a surpresa. “segundo só tinha uma forma dessa guerra acabar em 3 dias” Não é a guerra acabar em três dias, mas Kiev cair em três dias. Você não sabe ler não? “a narrativa ocidental foi justamente falar em 3 dias” Sim, claro, tudo era um plano meticulosamente pensado para humilhar a Rússia. Mas que ardil…. Afinal o seu ditador de estimação não falha nunca. Ele tem sempre razão. Se ele fala que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Fábio Machado
Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

O problema é que quando você tá pensando em fazer a conta eu já somei ,primeiro que se Kiev caísse em poucos dias as outras frentes de batalha dificilmente entrariam em luta ,segundo que eu tô me lixando pra putin ,não tenho lado nessa guerra ,espero que ela acabe logo pois quem sofre são os civis e ainda tô aguardando alguma fonte não ocidental que Kiev ia cair em 3 dias. Se não tem você não pode falar pelo exército russo ou você trabalha no Kremlin? Pra saber se a guerra está indo como planejado ou não.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Um bom indício de que o Fábio não está equivocado é que o próprio Putin exigia a capitulação do governo ucraniano. Logo no começo também apelou para os que militares da Ucrânia exautorassem o governo. O Putin não queria tratar com ” nazistas drogados”. A experiência da Criméia, o conflito no Donbass e a população russofona provavelmente levaram a crer que não existia uma resistência tão extenuante. Algo deu errado, não houve uma capitulação do governo ou tentativa de tomada o poder bem sucedido por grupos filorussos. O regime change falhou. Agora a narrativa mudou, os objetivos e tratativas exigem… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Gabriel,
A expectativa da operação especial levar 3 dias era por conta de que se contava com a fuga do Zelensky e da rendição das forças militares e não por conta da capacidade militar russa.
O Putin foi abastecido com informações da Inteligência errôneas que o levaram a agir. Por isso todo o alto comando da FSB foi destituido.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Não precisa eles admitirem, basta ver as ações militares russas. Invadiram pela Bielorrussia rapidamente e tentaram tomar um grande aeroporto perto de kiev já no primeiro dia de combate, além de uns 300 mísseis chovendo o dia todo sobre as defesas Ucranianas. O objetivo dos Russos era uma Blitzkrieg moderna que desmantelaria as defesas Ucranianas e demotivaria a resistência. Utilizaram de forças aerotransportadas para tomar pontos chave na Ucrânia e avançar rapidamente ao centro porém deu errado.

Bosco
Bosco
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Vale salientar que mesmo que se sustente essa alegação simplista de que a Ucrânia foi seduzida pelo Ocidente para se afastar de Moscou, contra em tese o que seria natural e “contra” a vontade popular, narrativa essa defendida pelos pró Putin, isso demonstra que o czar de fato não era tão bom enxadrista assim como apregoavam os fanzocas desvairados. Na escola de artimanhas que ele estudou usistadunidenses foram diretores e expulsos por mau compotamento. Aliado a isso somado com o rancor dos ucranianos com os russos por conta do Holodomor e da Crimeia, que faz o rancor dos chineses com… Read more »

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Concordo Bosco, na verdade Putin em 20 anos de poder caiu na chamada “armadilha do ditador” que cercado de puxa sacos e medrosos, só lhe fornecem informações que lhe “deixam feliz” mascarando muitas vezes as informações que lhe causariam aborrecimentos para não serem alvos de sua irá,isso geralmente acontece com altocratas, até são líderes políticos e militares brilhantes durante seus primeiros anos de ascensão,depois o ego fica tão inflado que perdem a noção da realidade, a história está cheia deles como exemplo.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Não seja por isso caro Gabriel.
O Próprio Lukashenko que falou, caso ache que é fake news pode procurar a entrevista dele.
Eu tirei print a alguns dias atrás.

Zezão
Zezão
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

Não tem como os russos vencerem essa guerra, são 41 milhões de pessoas no lado ucraniano! Pra se ter uma ideia do tamanho da enrascada, na guerra do Vietnã a população do Vietnã do Norte era por volta de 15 milhões (em 1960), os americanos venceram todas as batalhas, mas e daí? No final, eles tiveram que desistir por causa da vontade de lutar dos norte vietnamitas. Portanto, os russos vão fazer o quê? Se os ucranianos persistirem na luta, os russos terão que ameaçar exterminar a população ucraniana pra fazerem eles desistirem, terão que jogar algumas bombas nucleares, o… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Zezão
2 anos atrás

E quanto tempo durou até o Vietname recuperar da guerra?

E quem sabe qual será o objetivo de Putin?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zezão
2 anos atrás

São perspectivas completamente diferentes.
Primeiro que existem cerca de 8 milhões de russos na Ucrânia.
Outros muitos apoiam governos ligados à Russia e/ou tem parentes lá.
Além do mais, os dois povos têm laços históricos.
Uma Rússia vitoriosa e com um plano de reconstrução junto a investimentos chineses, trará mais gente ainda para o o seu lado.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Os laços históricos foram estreitados em 1931 quando os ucranianos cederam o produto de seu trabalho para alimentar os russos e com isso morrerem de inanição.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A grande massa do povo Ucraniano odeiam a Rússia, e agora vão odiar os russos. E com as matanças e estupros não vai ser ódio histórico não, vai ser ódio fresquinho e patrocinado pila Otan.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Em tempo.
O site ‘Coronel Cassad’ acabou de anunciar que os russos aprovaram a criação de administrações civis-militares para começar a regularizar a vida nas cidades conquistadas.
Aos poucos a vida vai voltando ao normal.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Zezão
2 anos atrás
Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Zezão
2 anos atrás

A Rússia vai vencer muitas batalhas, mas vai perder a guerra, a Ucrânia vai ser o atoleiro que foi o Vietnã para os EUA e o Afeganistão para a URSS. A Ucrânia para Rússia vai ser como um porco espinho mordido por um leão, vai ser engolindo? Sim, mas vai ser muito doloroso e indigesto para o leão, e vai deixar muitas sequelas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fábio Machado
2 anos atrás

O resultado final é que diz quem ganhou ou perdeu.
O fato (ou perspectiva) é que a Rússia ocupe (talvez para sempre) metade do território ucraniano que sempre teve influência russa.
E creio que se encaminha para isso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Slow
2 anos atrás

Pois é.
Recupera cidade que não perdeu.
Recupera cidade dentro de 20 km das linhas inimigas.
Realiza contra-ataque em local que está recuando.
O fato que quase a totalidade da mídia é ocidental.
E como eu li no SouthFront: A Ucrânia mostra as notícias e a Rússia as contrapõe com conquistas.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os mecanismos ou aparatos de guerra psicológica(PSYOP) dos Russos e Chineses são tão amadores que eles ainda se utilizam da imagem daquelas panfletagens soviéticas do início do século 20. Um exemplo que ilustra isso se observa no filme Kung Fusão em uma cena quando os “vilões da máfia ocidental” jogam gasolina numa pobre mulher indefesa com sua filha coitadinha de menor agarrada nos braços, para extermina-las selvagemente. Igualzinho como naqueles cartazes de propaganda soviéticos patéticos da época. As expressões guerra psicológica, operações psicológicas, guerra política, guerra de nervos, guerra fria e conquista de corações e mentes se referem a várias… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Slow
2 anos atrás

Guerra de propaganda é isso.
Ucrânia: Estamos avançando e recuperando terreno em Kherson.
Rússia: Fotos de oito helicópteros capturados no Aeroporto de Kherson

https://pbs.twimg.com/media/FOohSQcX0AAd7Lx?format=jpg&name=900×900

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Slow
2 anos atrás

Caro Slow, mesmo antes da guerra começar já sabíamos que a Rússia ganharia isso nunca foi novidade.
O ás da questão é, a dificuldade em alguma áreas que a Rússia está tendo para conquistar, e o grande número de perdas.
A guerra econômica na minha opinião ela já perdeu, e vai virar refém da China.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Conforme o teatro de operações vai avançando e o próprio tempo vai passando vamos vendo e entendendo todas as nuances dessa guerra.
Não há inocentes nesse tabuleiro, somente a população da Ucrania e os soldados (de ambos os lados) que estão perdendo a vida por conta de políticos inescrupulosos.

Zezão
Zezão
2 anos atrás

Esse portal de esquerda chamado “Mintpress.com” foi acusado de ser pró-Assad, cujo regime é aliado dos russos. A BuzzFeed News [1] em 2013 descreveu o site como tendo uma agenda que é alinhado ao regime sírio. Segundo o site “bellingcat.com” [2], a MintPress News recebeu o Prêmio Serena Shim (organizado pela Associação para o Investimento em Comitês de Ação Popular), um prêmio financeiro de valor desconhecido, juntamente com outros sites que promovem rotineiramente teorias de conspiração pró-Assad. Em 2013, a Mintpress publicou um artigo atribuindo ataques químicos na Síria a rebeldes anti-Assad – o artigo foi atribuído a um jornalista… Read more »

Calango
Calango
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Se é pró-Assad, então tem meu respeito.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Calango
2 anos atrás

(2).

E ainda usa o termo ‘acusado’.
Se fosse pró-americano seria ‘agraciado’ com o título.
É cada uma que a gente lê.

Ivanmc
Ivanmc
2 anos atrás

Eu ligo a tv e já noto isso.
Quem paga mais leva.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Ivanmc
2 anos atrás

É incrível como a mídia hoje pode fazer uma lavagem cerebral nas pessoas para fazê-las defender agressivamente uma agenda…as mídias tradicionais tem um script a seguir pois elas são vendidas a aqueles que pagam…são como meretrizes e quem paga tem direitos sobre elas…o problema é que o espectador comum ainda acredita nas mentiras desses órgãos oficiais pois em cima dessas mentiras forma sua opinião sem ouvir o que o outro lado tem a dizer…de forma mal disfarçada editam os fatos, distorcem, deturpam, omitem, interpretam ou expõem apenas o que lhes interessam…reflexo disso é como o país encontra-se apenas na 104ª… Read more »

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

É por aí mesmo, infelizmente.

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Mas quando a midia falava absurdos do bozo vc acreditava ,né?

Reis36
Reis36
Reply to  Ivanmc
2 anos atrás

 Para orientação, os jornalistas da mídia estrangeira recebem diretrizes sobre o uso dos termos corretos nas comunicações e o ângulo correto de cobertura dos eventos. As informações relevantes são atualizadas diariamente.

Plin Plin

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Reis36
2 anos atrás

A pois é, nobre Reis36. Ver certos apresentadores(as) da globbles fazerem caras, gestos teatrais, muita encenação… Aqui no nosso país tem mais de 15 milhões de desempregados, 26 milhões em condições de trabalho estão desalentados e 90 milhões na linha da miséria, mortalidade infantil alta, corrupção endêmica, altos impostos… Só a minha conta de luz vem quase um mil reais, o quilo do tomate 13 reais, gás 150 reais, gasolina r$ 7,49… Mas, temos que nos comiserar com o Zélenski e destruir a Rússia e o mundo ficar de 4 para os EUA/Otan saquearem financeiramente. Pena muitos dos meus comentários… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Ivanmc
2 anos atrás

Vamos lá a energia está cara porque o Brasil só fez hidrelétricas superfaturadas nos últimos anos, não diversificou em nada seu parque energético ( eólica, solar, nuclear). Logo somos sujeitos a chuvas menos intensas igual a energia elétrica cara. Nos últimos 60 anos a indústria nacional parou no tempo, em 2003 para frente descobrimos que vender soja é mais lucrativo pro governo que vender a ração já pronta. Nossos parques industriais não avançam são engessados por burocratas e tributação ” para a igualdade social” que vira malas de milhões em apartamentos. As obras de infraestrutura não saíram, nosso moldal é… Read more »

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

É complicado, prezado Welington Jr.
Eu fui fazer faculdade depois dos 30 anos, sempre paguei os meus estudos desde o 2°grau, hoje ensino médio. Nunca foi fácil para mim a situação. Eu fiz uma burrada há 31 anos atrás, passei num concurso público e desisti depois de 14 anos. Bah! Kkk
Hoje sou um velho reumático reclamão. A vida é assim.
A nossa situação não está fácil.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
2 anos atrás

A Ucrânia aprendeu com quem sabe fazer melhor: Ocidente.

https://swprs.org/the-propaganda-multiplier/

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

“ A campanha de propaganda ucraniana está excepcionalmente bem preparada. Os principais “parceiros de mídia” em diferentes países do mundo (principalmente Europa Ocidental e mídia de língua russa do espectro de esquerda) recebem em tempo real as informações necessárias e muito detalhadas sobre como cobrir vários eventos na Ucrânia.”

Se entendi bem, a esquerda russa recebe propaganda ucraniana para apoiar a Ucrânia.

Já a esquerda por aqui no Brasil curte apoiar a Rússia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

A questão não é apoiar a Rússia.
É apoiar qualquer um que nos livre dos EUA.
Pode ser Rússia, China, Afeganistão ou Tartaristão.
O que está claro é que, passados cerca de cem de influência americana, nossa vida só piorou.
E pode incluir o Terceiro Mundo em geral.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

rsss
Que belo ataque de sincericídio. rsss
Parabéns Toinho!
Pra vocês não importa se o seus queridinhos são tão ou mais vis que aqueles países que foram doutrinados a odiar desde que represente uma oposição a estes, tá valendo. rsss

Professor
Professor
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Nossa, cartilha soviética de 1955 traduzida para o espanhol pelos camaradas cubanos….do tipo que o exército pegou de caixa na cidade universitária/USP em 1964….Tá com pedra nos rins? culpa do imperialismo americano. Unha encravada? Culpa do imperialismo americano…RIDÍCULO…. quando o brasileiro vai crescer e perceber que os americanos não puseram FHC, nem Itamar, Nem lula, nem anta para nos ferrar!! Foi o NOSSO zé povinho mesmo! inclusive as “zelites” de professores universitários comunistas que ganham 25 mil… Americano, alemão, russo, francês, chinas defendem os interesses deles…se tem presidente corrupto de 9 dedos na bananalandia querendo se vender eles compram! sai… Read more »

Faver
Faver
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Nunão, esquerda, direita, em cima, embaixo…. Até o governo curte apoiar a Russia…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Faver
2 anos atrás

“ esquerda, direita, em cima, embaixo….”

Faver, dá pra fazer dancinha com coreografia!

Bosco
Bosco
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Rssss

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
2 anos atrás

Pois é, Nunão, aqui a esquerda (qual esquerda, exatamente?) justifica o apoio pelo antiimperialismo americano. Paulo Arantes (que é de esquerda, a melhor que a gente tem) lhes disse fuck off (porque é um motivo injusto quando bomba mata inocente).Pensemos sempre que existem ao menos duas esquerdas, a militante/política (hoje, em geral, inserida no establishment de suas respectivas nações, todas elas submetidas à idéia única do lucro) e uma outra, protestante (que lembra que adotar os métodos do inimigo não muda muita coisa na trilha de desastres). O quê é ser de esquerda hoje; na China, na Coréia do Norte,… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Adivinha quem vai reconstruir a Ucrânia sem o Zé Lélenski??

Agressor's
Agressor's
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Os eua é um país onde o governo é um psicopata…É como diz nas Santas Escrituras…O diabo vem pra matar, roubar e destruir…Após a invasão do Iraque os estadunidenses e aliados impuseram ao país invadido as 100 Resoluções de Remer…que inclui os seguintes artigos: – Artigo 17, que garante aos empreiteiros estrangeiros, incluindo empresas de segurança privadas, imunidade legal; – Artigo 39, que permite a remessa de mercadorias isentas de impostos sobre lucros; – Artigos 57 e 77, que asseguram a execução das ordens dos EUA, colocando um inspector-geral e auditores nomeados pelos E.U. em cada ministério público, com duração… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Aposto minhas fichas que Rússia e China.
E agora, advinha qual é o candidato (mais um) que se apresenta para destruir os EUA?

Primeira olhada no lançamento do novo Hwasong-17 ICBM da Coréia do Norte: construído para entregar ataques nucleares a cidades em toda a América
O bicho é grande!

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

“O bicho é grande” Geralmente o são quando antiquados. O primeiro ICBM americano pesava 120 t, hj pesa 38 e o novo GBDS será mais leve ainda. Toinho, a sua militância contra o Ocidente de forma tão obstinada seria até louvável não fosse só uma patologia psiquiátrica (da classe das neuroses – menos mau) , mas um país não se faz potência nuclear só tendo a posse de armas nucleares e meios de entrega mas também e principalmente tendo meios de fazer sobreviver seu arsenal a um primeiro ataque de surpresa. Para se conseguir isso se faz necessário uma série… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Se o Biden gagá ligasse pro Pandinha e dissesse que tem um B-2 com 16 B61-7 voando sobre a CN nesse exato momento e que vai varré-la do mapa em 30 segundos o Xinjim ficaria pianinho.

Ibrashim Almitri
Ibrashim Almitri
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Desculpe a intromissão mas, gostaria que esclarecesse seu ponto de vista, se possível, em alguns questionamentos que elaborei lendo seu comentário. A) Se os EUA podem varrer a Coréia do Norte do mapa, quando bem possuirem vontade como você afirmou, qual o porquê de ela estar em pé? Qual a razão de deixarem ela armar-se com ogivas nucleares primeiro, ao invés de tê-lo feito antes? B) Outra coisa, que indaguei, é acerca da tecnologia dos misseis que realmente são antiquados, concordo, mas até quando você poderá afirmar isso? E, quão pálpavel é essa defasagem? C) Transformar a Rússia num estado… Read more »

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

Podemos juntar ao “bolo da propaganda” os políticos ocidentais, especialmente os dos EUA, cujas declarações por vezes passam muito longe da realidade.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Infelizmente hoje nenhuma fonte de informação é confiável e imparcial, temos que aprender a filtrar e ponderar sobre tudo que os meios de comunicação nos passam…Após o advento da 2° Guerra Mundial, os eua passaram a montar uma superestrutura de contrainformação jamais visto no planeta, visando dificultar o acesso a informação verdadeira, e dominar a narrativa da história mundial…A imprensa, as mídias e os demais meios de comunicação como Hollywood, passaram a se tornar num instrumento de alta eficácia para manipulação e controle das massas… E o que Hollywood produz não é hoje mais arte, mas sim apenas propaganda de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Amon,
Já consigo imaginar vc acordando de manhã e saudando o dia: Anauê !!!
Integralismo conservador na veia…..

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Ok Amon,
Respeito seu manifesto, assim colocado com clareza.
E pergunto de maneira respeitosa: o manifesto é associado a algum grupo ou organização?

Felipe
Felipe
2 anos atrás

É senhores, bem vindo a “democracia” do Ocidente. Primeiro censuram todos canais russos, depois fazem todo este processo para espalhar as fake news da Ucrânia dizendo que é tudo verdade. E a globo news outro dia atônita noticiando que Putin estava “censurando” o Facebook e Twitter na Rússia e enganando seu povo.

Vitor
Vitor
2 anos atrás

Propaganda não ganho jogo…é só ver o mapa da ocupação dos territórios conquistados pelos russos…olha nem vou comentar o espólio da Guerra…o Japão chora até hoje por algumas ilhotas.

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

God bless Ucrânia. Ainda bem que está metendo o pau nos russos ate na propaganda.

Bueno
Bueno
2 anos atrás

Achei interessante o recurso usado para o Helicóptero russo aterrissar em área “alagada’ tipo de palete de aço.
Aviação do Exército Brasileiro tem este esse recurso?
Para Uso no Pantanal 

https://www.youtube.com/watch?v=l1bTLTocTzs

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Bueno
2 anos atrás

Esse Ka-52 é um monstro, queria muito alguns desses no EB, entretanto nosso histórico recente com Helis russos não é muito agradável.
Achei interessante também isso que eles fizeram, bem prático e o Heli não precisa ficar procurando locais adequados para pousar.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Honestamente, como pode uma potência militar, desde os anos 50, construir projetos totalmente vulneráveis ​​a projéteis de 12,7 mm e RPG? BMP 1,2,3; T-72, T-80 e T-90 são derrubados com facilidade incomparável. às vezes até parece uma vulnerabilidade deliberada.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Alguém já escreveu que a propaganda é inimiga da humanidade. Não à toa ela é regiamente paga pelos poderes do mundo. Um filme francês de 1946, dirigido por René Clement, chamado La Bataille du Rail (The battle of Rails ou A Batalha das Ferrovias, tem no Youtube legendado em inglês, livre) mostra como os ferroviários da SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) heroicamente estropiaram a logística nazista durante a ocupação e colaboração. Deu a impressão catártica de que todos os ferroviários franceses eram heróis da resistência. Mentira, conforme se descobriu mais tarde lá pelos 1970, e The Auschwitz… Read more »

Professor
Professor
2 anos atrás

Nossa, tem muitas versões e fake news…vamos aos fatos: ucraniano no geral detesta russo pois o Stalin matou os avós ou bisavós deles de fome…HOLODOMOR! Na II Guerra, por mais que os nazis não vissem nenhuma diferença entre eslavo russo e ucraniano, mesmo assim, o ódio aos russos era tão grande que DIVISÕES (e não dez caras) ucranianas lutaram com os alemães e contra os russos. eram nazis? Não, apenas queriam matar os russos!! Os assassinos de suas famílias, vingança! Eles depois foram fuzilados pelos russos, quando os alemães saíram de lá, milhares de soldados….isto não aumentou nem um pouco… Read more »