por Uliana Pavlova

Levou algumas semanas dormindo em caixotes de granadas e escondendo seu rosto dos ucranianos em meio a um crescente sentimento de culpa, para o oficial subalterno russo chegar à conclusão: esta não era sua batalha.

“Estávamos sujos e cansados. As pessoas ao nosso redor estavam morrendo. Eu não queria me sentir parte disso, mas fiz parte disso”, disse o oficial à CNN.
Ele disse que teve um encontro com seu comandante e renunciou ao seu posto no local.

Sua história é notável, mas também pode ser uma entre muitas, de acordo com opositores da guerra da Rússia na Ucrânia que dizem ter ouvido falar de muitos casos de soldados – tanto profissionais quanto recrutas – que se recusaram a lutar.

As tropas russas têm lutado com baixo moral e pesadas perdas na Ucrânia, de acordo com avaliações de autoridades ocidentais, incluindo o Pentágono. A Agência de Inteligência, Cibernética e Segurança do Reino Unido diz que alguns até se recusaram a cumprir ordens.

Uma missão desconhecida

O oficial que conversou com a CNN disse que fazia parte do maciço acúmulo de tropas no oeste da Rússia que desencadeou temores globais pela Ucrânia. Mas ele disse que não pensou muito sobre isso, mesmo em 22 de fevereiro deste ano, quando ele e o resto de seu batalhão foram solicitados a entregar seus telefones celulares enquanto estavam estacionados em Krasnodar, no sul da Rússia, sem qualquer explicação.

Naquela noite, eles passaram horas pintando listras brancas em seus veículos militares. Então eles foram instruídos a lavá-los, disse ele. “A ordem mudou, desenhe a letra Z , como no Zorro”, lembrou-se de ter ouvido. O símbolo Z, visto aqui em uma coluna de veículos militares russos, tornou-se um motivo da invasão da Ucrânia.

“No dia seguinte, fomos levados para a Crimeia. Para ser honesto, pensei que não iríamos para a Ucrânia. Não pensei que chegaria a isso”, disse o homem. Enquanto sua unidade se reunia na Crimeia – a região ucraniana anexada pela Rússia em 2014 – o presidente Vladimir Putin lançou sua nova invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.
Mas o oficial disse que ele e seus companheiros não sabiam, pois nenhuma notícia foi passada para eles e eles estavam fora de contato com o mundo exterior sem seus telefones.

Não fomos martelados com algum tipo de retórica de ‘nazistas ucranianos’. Muitos não entenderam para que tudo isso e o que estamos fazendo aqui, disse o oficial russo.

Dois dias depois, eles mesmos foram mandados para a Ucrânia, disse o oficial à CNN.
“Alguns caras se recusaram. Eles escreveram um relatório e foram embora. Não sei o que aconteceu com eles. Eu fiquei. Não sei por quê. No dia seguinte fomos”, disse ele.

O oficial disse que não conhecia o objetivo da missão; que as afirmações bombásticas do presidente russo, Vladimir Putin, de que a Ucrânia era parte da Rússia e precisava ser “desnazificada” não chegaram aos homens convocados para lutar.

“Não fomos martelados com algum tipo de retórica de ‘nazistas ucranianos’. Muitos não entenderam para que serve tudo isso e o que estamos fazendo aqui”, disse ele.
Ele disse à CNN que esperava uma solução diplomática e se sentia culpado por a Rússia ter invadido a Ucrânia. Mas ele acrescentou que não era bem versado em política.

Em conflito

A primeira coisa que o soldado se lembra depois que sua unidade atravessou a fronteira em uma longa coluna de veículos foi ver caixas de rações secas russas espalhadas por toda parte e pilhas de equipamentos destruídos.

“Eu estava sentado no KAMAZ [caminhão], segurando uma arma firmemente em mim. Eu tinha uma pistola e duas granadas comigo”, disse ele. A força dirigiu a noroeste, na direção de Kherson. Ao se aproximarem de uma aldeia, um homem com um chicote saltou e começou a chicotear o comboio e gritar: “Vocês todos estão fodidos!” lembrou o oficial.

“Ele quase subiu na cabine onde estávamos. Seus olhos estavam lacrimejando de tanto chorar. Isso me causou uma forte impressão”, acrescentou. “Em geral, quando vimos os moradores, ficamos tensos. Alguns escondiam armas debaixo da roupa e, quando se aproximavam, disparavam.”

Ele disse que esconderia o rosto por vergonha e segurança, porque se sentia envergonhado de ser visto pelos ucranianos lá. Em suas terras. Ele disse que os russos também sofreram ataques mais pesados, com morteiros apontados para eles no segundo ou terceiro dia em que estiveram na Ucrânia.

“Durante a primeira semana, fiquei em estado de choque. Não pensei em nada”, disse ele à CNN. “Eu apenas fui para a cama pensando: ‘Hoje é 1º de março. Amanhã eu vou acordar, será 2 de março — o principal é viver outro dia.’ Várias vezes os projéteis caíram muito perto. É um milagre que nenhum de nós tenha morrido”, disse ele.

Reações nas fileiras

O oficial disse à CNN que ele não era o único soldado preocupado ou confuso sobre por que eles foram enviados para invadir a Ucrânia. Mas ele também se lembra de se animar quando souberam que os bônus de combate seriam pagos em breve.

“Alguém teve uma reação: ‘Ah, mais 15 dias aqui e vou fechar o empréstimo'”, disse ele.

Depois de algumas semanas, o oficial foi posicionado mais perto da retaguarda, acompanhando equipamentos que precisavam de reparos, disse ele. Lá ele disse que também ficou mais consciente do que estava acontecendo e teve mais tempo e energia para refletir.

“Tínhamos um receptor de rádio e podíamos ouvir as notícias”, disse ele à CNN. “Foi assim que soube que as lojas estão fechando na Rússia e a economia está entrando em colapso. Me senti culpado por isso. Mas me senti ainda mais culpado porque viemos para a Ucrânia.”

Ele disse que sua determinação endureceu a ponto de haver apenas uma coisa que ele poderia fazer. “No final, reuni minhas forças e fui ao comandante para escrever uma carta de demissão”, disse ele à CNN. A princípio, o comandante rejeitou a abordagem e lhe disse que era impossível se recusar a servir.

“Ele me disse que poderia haver um caso criminal. Essa rejeição é traição. Mas eu me mantive firme. Ele me deu uma folha de papel e uma caneta”, disse o oficial à CNN, acrescentando que escreveu sua renúncia naquele momento.

Relatório de mais ‘refuseniks’

Houve outros relatos dentro do ambiente da mídia russa rigidamente controlado de soldados se recusando a lutar. Valentina Melnikova, secretária executiva da União dos Comitês de Mães dos Soldados da Rússia, disse que muitas reclamações e preocupações foram ouvidas quando as primeiras unidades saíram da Ucrânia para descansar.

“Soldados e oficiais escreveram relatórios de demissão, que não puderam retornar com sucesso”, disse ela à CNN. “As principais razões são, em primeiro lugar, o estado moral e psicológico. E a segunda razão são as convicções morais. Eles escreveram relatórios na época e estão escrevendo relatórios agora.”

Melnikova, cuja organização foi formada em 1989, disse que todas as tropas têm o direito de apresentar relatórios, embora reconheçam que alguns dos comandantes podem recusá-los ou tentar intimidar os soldados.

Sua organização muitas vezes aconselha os soldados sobre como redigir esses relatórios e fornece aconselhamento jurídico. A Diretoria de Inteligência da Ucrânia informou que em várias unidades russas, especificamente na 150ª Divisão de Fuzileiros Motorizados do 8º Exército do Distrito Militar do Sul, de 60% a 70% dos soldados se recusavam a servir. A CNN não pode verificar esse número.

Na Rússia, Melnikova disse à CNN que houve “muitos” casos de soldados que se recusaram a lutar na Ucrânia, mas se recusou a dar detalhes, citando preocupações legais e de segurança.

Aleksei Tabalov, ativista de direitos humanos e diretor de uma organização que ajuda recrutas russos, disse à CNN que consultou pessoalmente dois soldados que se demitiram das forças armadas.

“Dois soldados que se recusaram a lutar e vieram falar conosco, mas da brigada que eles deixaram, outras 30 pessoas se recusaram a lutar”, disse Tabalov à CNN.

Tabalov disse que, ao pedir demissão, os soldados citaram que não concordaram em participar de uma operação especial contra a Ucrânia ao assinar o contrato.

Ausentar-se sem licença do exército russo é uma ofensa criminal punível com penas de prisão. No entanto, aqueles que servem sob contrato têm o direito legal de pedir demissão no prazo de 10 dias após a saída do serviço com uma explicação do motivo da sua saída.

“Não posso dizer que este seja um fenômeno de massa, mas esse fenômeno é bastante forte. Se você estimar todos os casos de outras organizações mais informações indiretas, o número ultrapassa 1.000”, disse Tabalov à CNN.

Ele disse que o recrutamento ainda está em andamento no país, e os novos soldados geralmente vêm de regiões mais pobres com menos perspectivas.

Milhares de soldados russos foram mortos na Ucrânia desde o início da guerra. As Forças Armadas da Ucrânia estimam as perdas russas em mais de 22.000. A última vez que o Ministério da Defesa russo relatou perdas foi em 25 de março, relatando a morte de 1.351 militares.

O ministério não respondeu ao pedido de atualização da CNN. O oficial que falou com a CNN agora está com sua família. “O que vai acontecer a seguir – eu não sei”, disse ele. “Mas estou feliz por estar de volta em casa.”

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zabumba
Zabumba
1 ano atrás

Trilogia está em dívida com notícias e estratégias das batalhas em andamento em Donbass .

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Zabumba
1 ano atrás

Agora só falta os relatos das dezenas de milhares de ucranianos que estão fugindo para não serem recrutados.

Mafix
Mafix
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Diz a lenda que 15 melões de ucranianos fugiram da guerra , a realidade é que varios voltaram dos paises na europa que estavam trabalhando para defender seu pais ….

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Mafix
1 ano atrás

E vão perder seus empregos, porque não vão voltar.
Se é que vc me entende.

Mafix
Mafix
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

A sim vão ficar no pais e ajudar a reconstruir apos o desfile da vitória na capital ..

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Mudando um pouco de assunto Xings, você viu que o Mossad executou um terrorista em plena Teerã?

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Talvez tenha sido para vingar as últimas execuções em Jerusalém, né?
Mas, ainda está uns 5 a 1 para o inimigo.
E dizem que vai piorar.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Ainda bem que as suas previsões são tão realistas quanto uma nota de 3 reais

Luis
Luis
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Também, né, olha a fonte dele:

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Não adianta Xings!? Uma coisa não tem nada a ver com a outra, e o fato e que o Mossad executou um alvo de alto valor da teocracia fascista iraniana

Não adianta espernear….

Firmino
Firmino
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Quem disse que foi o Mossad?
Pode ter sido uma divisão interna.
ISIS.
Americanos.
Sunitas.
Arábia Saudita.
São tantas possibilidades.
Já é uma situação de pré-guerra.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Mossad atualmente não sabe nem o que está ocorrendo em Jerusalém.
Vide os últimos e constantes ataques a militares israelenses por lá.

Luciano
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Kings, vc sabe que o Mossad é o melhor serviço de inteligência do mundo não sabe? Não é como um outro que avisou o Putin que a guerra seria rápida.

Last edited 1 ano atrás by Luciano
BlindmansBluff
BlindmansBluff
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Xings, voce é uma vergonha.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  BlindmansBluff
1 ano atrás

Ele esta nitidamente comentando com três fakes aqui, Zabumba, Carlos Lins e Firmino, vergonha é pouco, mais certo é falta de caráter!

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Não adianta ficar em negação de realidade Xings, foi o Mossad que apagou o terrorista da sua teocracia fascista de estimação! aceite….

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Passando vergonha de novo Xings!?

Matheus Maciel
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Dei um like no seu conentário e contador de dislikes subiu 2 pontos automaticamente, antes era um dislike automatico só pra cada like.
É bizarro o que esse blog tá fazendo pra manter uma narrativa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Matheus Maciel
1 ano atrás

Não velho… n faz sentido isto..

O refresh n é automático. Outras pessoas podem ter dado o dislike ao mesmo tempo..

Agora o seu está com -7..

Vamos ver agora que eu vou dar o meu se vai estar só em -8

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não mudou.
Seu dislike não vale nada.
Kkkkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

O que importa é que você tomou mais um

Lucas
Reply to  Matheus Maciel
1 ano atrás

Hahahaha. Não cara.
Qdo vc clica no like ou deslike o site atualiza o valor atual.
Por exemplo, vc abriu a página e levou 5 minutos pra chegar nos comentários e interagir.
Logo, qdo vc deu seu like/deslike outras pessoas tb tinham feito desde q sua página carregou. Qdo vc interage com o botão ele atualiza.
Hehehehe. Gente. Para com isso. Chega a ser infantil essa postura de vcs.

BlindmansBluff
BlindmansBluff
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

E voce, o que faria?

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Falando consigo mesmo Xings!?

Munhoz
Munhoz
Reply to  Zabumba
1 ano atrás

Esta muito dificil conseguir informações confiaveis poi os 2 lados fazem muita propaganda querendo contar vantagem e denegrir o outro ! O que temos que fazer é buscar uma media para conseguir algo mais confiavel ! São 700 mil ucranianos contra 200 mil russos ! Esse numero russo não é suficiente para a tomada de grandes centros urbanos em toda a Ucrania, no momento eles já estão no limite do avanço para o numero de tropas enviadas ! Os russos conseguiram destruir 90% do material belico pesado da Ucrania se não fosse a ajuda externa a Ucrania estaria numa situação… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Rapaz a patrulha do deslike não perdoa quem não é pro nato.

Bueno
Bueno
1 ano atrás

Guerra de informção . A verdade foi a primeira vitima.

Silent Eagle
Silent Eagle
1 ano atrás

Para quem quer ver como está detalhadamente o campo de batalha sugiro esse site, é sem fanatismo e puxando sardinha dos dois lados é muito bacana, porem pesquisei vários não da tanta informação como esse, recomendo a todos e aos donos do site também da trilogia.
Observação dono do site está doente e ele não está publicando todos os dia e toda hora ele tem Twitter também mostra os vídeos. ultimo boletim foi de sábado, mostra as possíveis confrontos nas localidades onde está as tropas.

https://militaryland.net/

Slow
Slow
1 ano atrás

Engraçado os relatos do sniper Wali que saiu correndo de lá ngm falou nada sobre ..

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
1 ano atrás

Engraçado essa noção de que ele “saiu correndo” quando a entrevista completa dele tem isso: Would he join the fight again himself? He says this is supposed to be “the last one” but adds that “I don’t have any injury and I don’t feel any sign of PTSD. I feel great and ready.” His wife is less equivocal on the question. “She understands that we need to fight against such an obvious invasion,” he said. “Yet she thinks I did enough in my career and that I should 100-per-cent take care of my family, not others.” Tradução (do google tradutor… Read more »

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

A situação está péssima para os soldados ucranianos.
Hoje foi postado mais um vídeo de um grupo deles reclamando que estão sendo usado como carne de canhão.
No caso, 13o Batalhão da 58a Brigada.

t.me/intelslava/29619

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Primeiro, correspondente oficial do Kremilin, meu comentário, nem a matéria tem relação nenhuma com o teu.

Segundo, Se CNN, Fox, BBC e etc não são fontes validas, Intelslava, canal Pro-Russo no telegram, Rusvesna, TASS, RT, Sputinik e outras fones Pro-Russia também não são.

Quer iniciar uma conversa? pega uma fonte imparcial. até lá você só vai ganhar negativos kings.

Andre
Andre
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Tática clássica do Da Lua: mudar de assunto para tentar confundir.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Andre
1 ano atrás

Mas o assunto não é sobre soldados que não querem lutar?
No vídeo tem uma penca de ucranianos.

Andre
Andre
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Que vídeo? Do que você está falando?

Sei não, melhor procurar um médico.

Andre
Andre
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

A trilogia é um portal que liga duas realidades paralelas, apenas isso poderia justificar as fantasias que esse Slow escreve.

Mesmo que seu amor pelo Putin o fizesse mentir repetidamente para o defender, nem a mãe do próprio Putin acreditaria nessas que ele escreve.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Me explica ai pq o cara sairia correndo..

Carlos Lins
Carlos Lins
1 ano atrás

Volte lá e faça seu trabalho que a festa está ficando boa.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

A festa está ficando boa… Queria ver se está festa fosse no quintal de tua casa. Destruído tudo o que vc tem.

Luciano
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Como sempre Kings, seus comentários são baixos, dignos do que vc representa.

Carlos Lins
Carlos Lins
1 ano atrás

Relatada a destruição de outra divisão de obuseiros M-777 ucranianos.
O ataque foi feito por canhões auto-propulsados Giantsint-S.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

E a fonte existe onde?

Vai ser outro vídeo em que o drone acerta uma granada a uns 5 metros da peça? KKKKKKKKKK

Hank Voight
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

O Xings não desiste e esta cada vez mais desesperado

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Mais fake news Xings!?

ORIVALDO
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Divisão de m-777 ?

Andre
Andre
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

E com isso os russos vão conseguir chegar a Kiev?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
1 ano atrás

Resumo: foram enganados pela grande timoneiro.

Poderia alistar aqui nos comentários uns voluntários.

Carlos Lins
Carlos Lins
1 ano atrás

Ao que parece, as defesas ucranianas colapsaram.
Agora pela manhã, os russos entraram em duas cidades fortificadas.
Liman na região de Kramatorsk e Svetlodarsk na região de Horlivka.
Essa última é um desenvolvimento do avanço russo de Popasnaya para o sul.

Andre
Andre
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Se as defesas colapsaram então Kiev cai hoje né?

Marcos10
Marcos10
Reply to  Andre
1 ano atrás

A fonte dele é o Farfarinazzo.

Sturiale
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Poww nem me lembre deste cidadão; acompanhei o arte da guerra desde que este surgiu no Yt e é triste ver o que se tornou aquele canal…

Andre
Andre
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Será que ele não percebe que não cola? Todo dia uma cidade diferente e outra a apenas 5km. Nesse ritmo ai, já deveriam estar às portas de Berlim.

César
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Estou vendo os seus vários perfis falsos dizendo que as defesas ucranianas colapsaram desde o começo da guerra, xings.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  César
1 ano atrás

Quando digo que colapsaram é porque colapsaram.
Russos na entrada de Zolote ao sul de Lisichiansk.
Essa é uma das grandes fortificações ucranianas em Donbass

https://t.me/Intelslava/29648

César
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Que credibilidade tem alguém com dezenas de perfis falsos? Sabia que isso é coisa de mentiroso?

Hank Voight
Reply to  César
1 ano atrás

Alguem com centenas de perfis falsos e usando fontes russas mentirosas

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

De novo Xings!? Só espalhando fake news

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Colpsaram uma ova vai mentir em outro lugar rapá se toca que ninguém aqui liga pra suas fake news. esse Sherlock Homes ai da deep web pró russo esta no lugar errado.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Silent Eagle
1 ano atrás

Só uma atualização.
Os russos estão calculando que em Avdviika existe uma guarnição de 1,5 a 2 vezes o tamanho da de Mariupol.
E falta um ‘teco’ para ela ser cercada

Luis
Luis
Reply to  César
1 ano atrás

Ele é o famoso Multi-King

Daniel
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

vamos falar sobre a reportagem aqui escrita, porque tentar desviar a atenção?

Luis
Luis
Reply to  Daniel
1 ano atrás

É porque é a unica coisa que ele sabe fazer, desviar do assunto e emporcalhar a trilogia.

PACRF
PACRF
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Está se informando na mídia “chapa-branca” do Putin.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Todos dias as defesas ucranianas colapsam segundo seus comentários

Pedro
Pedro
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Vc fala que as defesas ucranianas colapsaram há 60 dias..hahahahaha..desisti Kings

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

A cada dia mais de 100 solados russos são mortos na Ucrânia.
A quantidade de vídeos diários de ataques com drones, artilharia, emboscadas e destruição de blindados são incontáveis.
Pensar que tudo isso é também falta de motivação, equipamento e organização das tropas russas.

Eles caíram no golpe do sanguinário Putin. faz sentido a deserção em massa !

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
JOSE DE PADUA
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Eles não estão desertando pq a Russia não declarou guerra…acho q por essa o Putin não esperava, ao declarar como operação especial desobrigou, pelas leis russas, os soldados a lutarem.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Isso é guerra. Morte e destruição pra todos os lados. Não existe nada de belo ou bonito. E eu acredito que em alguns dias mais de 500 soldados DOS 2 LADOS morrem em combate. Aquilo virou uma carnificina. Não é a toa que os soldados chamam o Donbass de “moedor de carne”. Uma pena a perda de tantas vidas. Só um detalhe: Se você acompanhar a mídia russa, a “quantidade de vídeos diários de ataques com drones, artilharia, emboscadas e destruição de blindados” também são incontáveis. E a imprensa russa faz ainda pior que a mídia ocidental, mostra as pilhas… Read more »

Arthur
Arthur
1 ano atrás

É sério isso??? E dá pra acreditar na CNN??? Prefiro as mentiras da Fox News e da Globo!!! Assistam o canal do Cmte Robinson Farinazzo e irão ver que a coisa não é bem assim…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Xi Arthur os empalados estão todos aqui.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Farinazzo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK aquele velho é lunático. a unica coisa que ele consegue acertar nesse conflito é que a guerra ainda não acabou.

E doido do jeito que ele é a guerra acaba e ele vai continuar transmitindo (des)informações do conflito como se ainda estivesse acontecendo.

Mafix
Mafix
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Filiado ao PDT partido do Ciro , ele só segue a agenda partidaria…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Ele n é PSB ?

Mafix
Mafix
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Ele tem ligação com o PCO mas ele esta filiado ao PDT, no fim são todos partidos de esquerda então é a mesma coisa …

Mafix
Mafix
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

‘Formação’ na internet eu posso ser um coach quantico ou o inventor da cura do cancer ….

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Se for pra ser formado e sair falando me#@$ igual o Farinazzo é melhor não ser.

Tem muito civil por ai que sabe muito mais de assunto militar do que muito militar.

Esqueceu do General Americano postando vídeo de jogo? Posto não quer dizer nada.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Aquele Farinazzo que disse que não chamaria economistas para discutir a situação econômica da Rússia porque não concordariam com ele?

César
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Pois é. Aí ele chamou o Ciro que lá atrás espalhou pra todo mundo que tinha ¨feito economia em Harvard¨. Mas o que ele não disse que apenas recebeu um certificado da famosa faculdade por ter assistido algumas horas de palestras.

Francisco
Francisco
Reply to  César
1 ano atrás

Caro César atitude normal de todo esquerdista que assiste uma palestra de verão e jura que é formado em Harvard, os socialistas de plantão adoram usar essa “FAKE NEWS” aliás se procurar na internet existem inúmeros casos dessas MENTIRAS proferidas por alguns supostos (educadores) que sonham com uma formação nessas universidades mas que não tem coragem e nem disposição para conseguir, já que para conquistar uma formação nesses locais tem um detalhe que eles odeiam que é a tal da MÉRITOCRACIA, palavrinha que pelo seu significado é desprezada e aterroriza os propaladores das “igualdades” aqueles que gostam dos benefícios sociais.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  César
1 ano atrás

Quem está com o Ciro é o Mangabeira Unger…

Figura carimbada do Governo do PT..

A turma tem orgulho de dizer que o Mangabeira Unger foi o professor mais jovem da história de Havard..

Bom.. e dai ? Teoria e prática não necessariamente são a mesma coisa. Temos aqui vários exemplos de acadêmicos que bostejam textos longos e inúteis o dia todo aqui na trilogia..

E até onde eu me lembre ele é filósofo e da aula na faculdade de Direito..

JORENE
JORENE
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Farinazzo é o doido que disse que o exército ucraniano foi desmantelado. Acho que desmantelado está o cérebro dele. rsrsrsrs

Hank Voight
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Farinhaço? kkkkkkkk

Toma vergonha rapaz

Rogério
Rogério
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Ele não acerta uma desde o inicio da pandemia, “analise estratégica feita por profissionais…..”” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sturiale
Reply to  Rogério
1 ano atrás

KKKKKKKKKKK pior que eu nunca tinha reparado no quão sem noção é esse bordão que ele sempre fala com tom de superioridade intelectual kkkkkk

Rogério
Rogério
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Ou ele é burro ou mal intencionado, acreditar, uma hora dessas, que essa guerra tem a ver com a Otan !!!! É obvio que isso é uma guerra de conquista, eles vão anexar tudo o que tiver pela frente, A Europa toda já percebeu isso!

Mafix
Mafix
Reply to  Rogério
1 ano atrás

A OTAN ou paises europeus (não todos) não querem uma Russia batendo a sua porta na cabeça dele que adora um ditador (sim ele ama ditadores) isso é bom pois enfraquece a europa , no caso ele não entende que a Russia é concorrente do Brasil como qualquer outro pais …

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Puts um arregão, corte marcial para ajudar a lembrar para que existe disciplina.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

A linha de frente te espera, voluntario!!!

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Antonio Kids, pode se oferecer tem o apoio da trilogia.

E ainda poderá fazer uns textos in loco!

Andre
Andre
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

O Nilton é um frequentador antigo da trilogia. Apesar de tbm amar incondicionalmente o Putin não é um dos muitos perfis do Da Lua.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Obrigado André, mas sua visão sobre eu amar o Putim esta equivocada, eu não tenho torcida, eu vejo o conflito pela ótica da geopolítica onde os estados tem interesses, apenas isso. Uma coisa é entender os motivos que levaram o governo Russo a tomar essa decisão outra coisa é concordar, objetivamente o governo Putim passa longe do minha concepção no campo das esquerdas, aliás por mais antagônico que seja tanto direita como esquerda tomaram lado nesse angu de caroço, mas fazer o que a vida segue, a história vai sendo escrita, depois os pesquisadores vão apontar quem perdeu e quem… Read more »

Luis
Luis
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Pura falácia !
Acredite quem quiser!

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Pena que você não carrega essa lucidez em todos seus comentários. Já tivemos bons debates, principalmente porque compartilhamos boa parte de nossa visão sobra a China, mas sua torcida é clara.

Se a existência da OTAN é o fator desestabilizando, por que a Russia não atacou a OTAN? A Letônia e a Estônia compartilham fronteiras com a Russia há ~20 anos.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Porque agora os americanos melaram o nord stream 2, porque isso amarraria ainda mais a economia da UE com a Rússia e portanto Moscou teria mais influência na europa, por outro lado Moscou também seria refém mas era um preço que traria estabilidade.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Quem melou o nord2 foi a própria Rússia ao invadir a Ucrânia. Ele estava pronto e a Alemanha avisou que se a Rússia seguisse com a invasão iria para o nord2. O nord2 foi melado pela decisão do Putin de invadir.

E se a culpa, que era da Otan e agora é dos EUA, prq atacar a Ucrânia ao invés dos EUA?

Ao fantasiar que tudo é culpa dos EUA é que vc mostra claramente sua torcida. Capaz de você bater o dedinho na quina da mesa e gritar: malditos yankes.

Last edited 1 ano atrás by Andre
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Andre
1 ano atrás

Então ta eu torço pra Russia e vc torce pra tríade atlanticismo/nato/ue.

César
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

¨tríade atlanticismo/nato/ue.¨
Viram só o que dá deixar um crianção parasita sem trabalhar, sem fazer nada na vida, à toa o dia inteiro na internet e na rente da televisão?
Aprende tudo quanto é tipo de besteira que nem esse sujeito aqui. No dia que ele precisar pegar no trampo pra pagar boleto aí acaba as infantilidades do alucinado inútil.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Eu torço pela verdade e pelos fatos.

Não é minha culpa se os operadores de equipamentos russos-sovieticos tomam pau nas batalhas contra os equipamentos ocidentais há mais de 60 anos.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Mais uma notícia boa de agora de manhã.
A Brigada Eslava da República Popular de Donetsk entrou em Avdviika.
Será uma festança.

Andre
Andre
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Kiev cai hoje?

JOSE DE PADUA
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Não cabe corte marcial pq o Putin não declarou guerra, esqueceu???
Essa operação especial não torna crime a deserção…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  JOSE DE PADUA
1 ano atrás

José todas as forças tem seu Regimento Disciplinar e se alguma das regras forem infligidas é aberto um processo disciplinar que pode ou não levar a uma corte marcial, a operação militar Russa não estabelece que quebra de hierarquia, abandono de posto, não cumprimento de ordem superior, portanto se o cara arregou tem punição.

JOSE DE PADUA
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Bem, o que eu disse eu ouvi em uma live no youtube de um russo e faz sentido, pois se não fosse permitido esse cara não poderia ter pedido demissão, seria obrigado a lutar ou já sairia preso para a corte marcial correto?
E outra, vc não pode achar que o regulamento das FAs russas são iguais a do Brasil.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  JOSE DE PADUA
1 ano atrás

Eu não conheço o RD das forças armadas da RF, mas uma coisa é a baixa dentro do tempo de serviço ativo, todo militar de carreira tem um tempo obrigatório na ativa, após esse tempo ele pode dar baixar e ser do quadro da reserva, se dentro da ativa independente de esta em paz ou em guerra o militar cometer um ato de insubordinação ele vai ser punido e se no caso desse militar ele estava na ativa e foi cometeu ato que contraria o RD então vai ter punição.

JOSE DE PADUA
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Para de fazer confusão pra defender seu ponto de vista, vc não sabe nada sobre o regulamento das FAs russas, então fica quietinho ai

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Vai lá com toda sua bravura e competência…

Só n sei se vão deixar levar a mamãe junto, para todo dia levar o seu toddynho e biscoito divertido com requeijão no café da manhã.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Jah dei 4 anos na FAB no quadro de IG, agora você pode ir ajudar a Ucrânia eles estão precisando pois os malvados Russos são malvados mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

IG ?? Lá que pegou o costume do Toddynho ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

É jah vi que fugiu do SMO, que pena perdeu uma grande oportunidade de ouvir alvorada e retirar a mãe do pau.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Eu já estava na Faculdade

Luis
Luis
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Deu!
Como assim?
Explica direito isso aí pra nós!
Não tô entendendo.

Sturiale
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

4 anos na FAB, ou seja, nem chegou a rastejar no barro e ainda deu a sorte de cair no “primo rico” das forças armadas; mas caso tu não saiba, no exército a coisa é um pouco mais ralada, sobretudo pra quem está na linha de frente. Isso explica o tanto de desistência por parte dos russos em lutar numa guerra sem sentido.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Sturiale
1 ano atrás

Kamarada Stureale não sei se existe alguma Infantaria de Guarda da FAB com refresco, pelo menos na BAFL e onde eu estava e fiz CFC essa coisa de primo rico acho que era só no rancho.
Baixa esta previsto em qualquer OM desde que o militar cumpra o tempo de serviço na ativa, outra coisa é deserção e tanto existe em tempo de paz, se esse oficial estava na ativa não cumpriu com os ordem recebida é insubordinação se estava em combate e fugiu é pior ainda, e vai saber se existe mesmo esse oficial subalterno.

Sturiale
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Mas aí tu tá levando em conta do Código Penal Militar do Brasil que é diferente do russo né… então sim, o cara pode pedir baixa visto que é uma “operação especial no donbass” e não uma “guerra contra a ucrânia”

Sturiale
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

E pow, diga-me como q tu serviu e (se tu serviu msm) aprendeu várias coisas relacionadas ao meio militar; como q tu acredita que os russos tão sendo tão eficazes militarmente falando? Pq sério, o que tem de vídeo de blindado russo sem apoio da infantaria, veículos parados e agrupados fazendo alvo de grande valor pra artilharia n é pouco;

Qualquer um q passou pelas forças armadas sabe que se os russos colocassem em prática aquele manual de instrução individual básica do combatente da década de 80, eles evitariam várias perdas…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Sturiale
1 ano atrás

É assista o Coronel Montegro que é da reserva do EB depois você comenta novamente.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Saudações Kamarada R Mello, sim guerra sempre trarah dramas para as pessoas onde o conflito ocorre, mas esse relato ai esta rebuscado.

https://youtu.be/DcFvSKUgG60 atualização do campo de batalha, use o tradutor.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Tem que ser muito idiota para responder para si mesmo

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

OFF

Diplomata Russo para a ONU em Genebra renunciou ao cargo e condenou a invasão Russa à Ucrânia como um crime contra os povos dos dois países.

https://twitter.com/HillelNeuer/status/1528668629482541057?t=aiijxz8fUOQb0IGwX50E4A&s=19

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Andre
Andre
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Milagre nenhuma putinzete ter vindo ainda dar uma desculpinha esfarrapada para isso.

Maurício? Nilton? Renato? Da Lua?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Preso de novo…🤦🏻‍♂️

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Poxa, estragou o milagre.

Só não entendi qual desculpa vai usar dessa vez. Acabram?

Quase esqueci de perguntar: esse sanduíche é aquele do McDonald’s ou do Tio Vanya?

Last edited 1 ano atrás by Andre
JOSE DE PADUA
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Se mais pessoas na Rússia começarem a pensar assim, o Putin não chupa manga ano q vem…

RAFAEL
RAFAEL
1 ano atrás

Acompanho o trilogia a muito tempo. É um dos meus sites favoritos. Acredito que nunca cheguei a comentar em nenhum post. Mas, nesse faço questão… e infelizmente a primeira e única vez que farei isso será para dizer….Mais que bela bost# de texto e reportagem. Totalmente fora do conceito que o site se propõem a entregar. Totalmente politizado. Chega a bater uma vergonha alheia.

Last edited 1 ano atrás by RAFAEL
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  RAFAEL
1 ano atrás

KKKKKKKKKKKK “Acompanho o trilogia a muito tempo. É um dos meus sites favoritos. Acredito que nunca cheguei a comentar em nenhum post.” texto inicial de qualquer bot.

César
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Se bobear esse é outro nome do ¨rei¨ dos perfis falsos!

RAFAEL
RAFAEL
Reply to  César
1 ano atrás

Olhar a resposta acima.

RAFAEL
RAFAEL
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

É incrível o que rola de infantilidade nas respostas. Ou é bot, ou putinete, ou é nazista, facista, petista, bolsonarista. É fantástico o poder de argumento de um tanto aqui. Você leu o texto? E vai me dizer que não achou que era um conto de fadas? Eu só não dou nota 10 pela história porque não tem nem criança e nem cachorrinho morrendo. É uma bost# de texto que não tem ganho nenhum aqui para nós (Brasil). O que o editor esperava que nos compadecêssemos com essa linda história triste? Ou ele acha que sou idiota ou que não… Read more »

Firmino
Firmino
1 ano atrás

Zelensky vai ter de apelar e pedir para que as águas do Dniepre se abram para ele poder fugir.

Kkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Firmino
1 ano atrás

esquizofrenia tem tratamento

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

CNN? Confia!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Você confia no MBL..

CNN é menos mal..

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Tu confia no PL e no Valdemar Costa Neto…🤷🏻‍♂️🤭

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Já me viu falando bem dele ?

Não..

Mas eu já te vi elogiando a turma do Tour de Blonde

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Já vi você passando panos pra ele…
Você ficou mordido e acha que eu sou do mbl porque eu falo em bolsopetismo e porque eu disse que o Kim trabalha mais que o 03, mas isso é fato é só ver quem trabalha mais e quem gasta menos.

César
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Por falar em bolsopetismo não foi o MBL que convidou o PT pro 12 de setembro? Aquele que foi fracasso de público e que acabou em pancadaria entre a turma do PCO e do próprio MBL?

Maurício.
Maurício.
Reply to  César
1 ano atrás

Sim, esses mesmos, mas tu também ficou mordido pelo termo bolsopetismo e está do lado do PL igual o Rodrigo?

César
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Esta mais pra MBLPetismo.E é o isentão que esta mordido porque a tal terceira-via tucana morreu na praia, não!? Até sobrou pro Moro apoiar o Bivar agora.

Maurício.
Maurício.
Reply to  César
1 ano atrás

Chora bolsopetista!

César
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Chora MBLPetista!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Pega um post meu passando a mão na cabeça do Valdemar..

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Quando você disse que era o que tinha disponível para o presidente se filiar, agora pega um post meu falando bem do mbl…

Manuel Flavio Vieira
1 ano atrás

“Diplomata russo na ONU renuncia ao cargo devido à guerra na Ucrânia


Um diplomata russo baseado em Genebra e contrário à guerra na Ucrânia pediu demissão de seu cargo e afirmou, em uma carta, “nunca” se sentiu tão “envergonhado” por seu país.”

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2022/05/23/interna_internacional,1368365/diplomata-russo-na-onu-renuncia-ao-cargo-devido-a-guerra-na-ucrania.shtml

Last edited 1 ano atrás by Manuel Flávio
Daniel
1 ano atrás

Os adoradores do Putin já estão a atacar a notícia, como o oficial é russo, atuava nas foraças militares russas, vão ter que atacar: 1 – Primeiro as procedências da notícia…só vale site da Rússia ou da China 2 – Vamos responder com notícias de várias vitórias russas e derrotas da Ucrânia para desviar o assunto que é a notícia de oficial russo negando-se a lutar e as condições de muitos soldados russos na guerra 3 – Vamos atacar esse oficial, vamos chamá-lo de covarde, que está se negando a lutar, que talvez seja infiltrado capitalista ocidental Enfim, assim trabalham… Read more »

Mafix
Mafix
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Venezuela não sei mas uma Argentina acho que transformam…

Matheus Maciel
1 ano atrás

No aguardo da CNN publicando matérias que encorajam soldados americanos á desobedecerem ordens porque eles não entendem o objetivo final de tudo e porque não noticiado na TV as informações

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Quem tem pedido para negociar é o seu lado.

Jacinto
Jacinto
1 ano atrás

O Lavrov é realmente o rei da hipocrisia. Nisso, ele supera até o Putin. Vive criticando os EUA e o Reino Unido, mas a filha é nascida e criada nos EUA, formada da Universidade da Columbia e casada com um outros russo, este formado em Cambridge (ou Oxford). E a outra filha, da amante, é formada no Imperial College Business School e vive em Kensington num barraco avaliado em R$ 24 milhões…

Mafix
Mafix
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Mas quem quer morar na Russia ?
Tem uns 3 paises na america do sul melhor que la ….

BlindmansBluff
BlindmansBluff
1 ano atrás

Manter uma parte da populaçao, sempre tem algumas vantagens. Vide Russia, vide EUA durante Vietnam, vide Brasil durante PT.