POR Almirante JAMES STAVRIDIS *

A guerra na Ucrânia se arrasta para seu quarto mês sem fim à vista, vários observadores começam a perguntar: “O Ocidente se cansará de apoiar a Ucrânia?” Alguns comentaristas opinaram que “o tempo está do lado de Putin” e que a resposta feroz da OTAN e de outras democracias globais diminuirá gradualmente diante dos desafios econômicos decorrentes da inflação, do sufocamento da Rússia de produtos agrários e hidrocarbonetos, divisões políticas internas (especialmente nos EUA) e fadiga de questões à medida que o implacável ciclo de notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana, avança.

Tenho idade suficiente para me lembrar da experiência dos EUA no Vietnã, e a situação de Putin lembra cada vez mais aquela longa e dolorosa desventura. Sua mão de cartas, fraca no início do conflito, está ficando mais fraca a cada dia. O tempo está mais do lado da Ucrânia e do Ocidente do que de Putin, e com o passar do ano isso se tornará mais aparente.

Vamos começar com os fatos militares no terreno. O objetivo original de Putin era conquistar toda a Ucrânia de uma só vez, decapitando o governo Zelensky e instalando um regime fantoche em Kyiv. Esse “Plano A” falhou, resultado de excesso de confiança, inteligência ruim, pior generalato, logística execrável e terrível liderança em campo. Seu “Plano B” é um recuo para as táticas tradicionais soviéticas/russas: esmagar pequenas extensões de território e aterrorizar a população civil ucraniana com uma campanha deliberada de crimes de guerra.

Mas, como os EUA no Vietnã, a maioria da população na Ucrânia se opõe profundamente ao agressor externo. Em vez de serem recebidos com prometidas garrafas de vodka quando invadiram, os soldados russos foram recebidos com coquetéis molotov. As revelações sobre crimes de guerra apenas fortalecerão a resistência e a vontade dos ucranianos, e o tempo apenas fortalecerá sua determinação.

Assim, as chances de Putin realmente derrubar a situação no terreno e ganhar uma quantidade adicional significativa de território parecem pequenas. Em essência, ele começou com o controle de 15% da Ucrânia antes da invasão, objetivo de ganhar quase 100%, e pode acabar na melhor das hipóteses com 20-25%. Essa é uma nota reprovada em qualquer teste.

Também semelhante à experiência dos EUA no Vietnã, Putin enfrenta um inimigo determinado com acesso a santuários e bases externas. Os EUA nunca cortaram com sucesso o fluxo de armas para os vietcongues, e os russos também serão incapazes de interromper a assistência significativa dirigida aos ucranianos. De fato, os ucranianos desfrutam de fluxos de armas muito maiores através de suas fronteiras , inteligência soberba e suporte cibernético e recursos financeiros muito mais significativos do que os vietcongues já tiveram.

As baixas também estão aumentando rapidamente, tanto para soldados russos quanto para seus equipamentos. Estimativas confiáveis ​​indicam que russos mortos em ação se aproximam de 20.000 – um número impressionante quase o triplo do que os EUA perderam em 20 anos de guerras eternas. O naufrágio da nau capitânia do Mar Negro, Moskva , foi um punhal no coração da marinha russa. Mais de mil tanques russos foram destruídos. Esse nível de perda é insustentável sem Putin colocar a Rússia em plena guerra, algo que ao longo do tempo afetará seu domínio em casa, independentemente de seu controle da mídia. LBJ [Lyndon Baines Johnson – presidente dos EUA que assumiu o cargo após a morte de JF Kennedy] entenderia as dolorosas escolhas à frente de Putin.

De certa forma, a situação de Putin é pior do que a dos EUA no Vietnã. Os oponentes democráticos de Putin – os EUA, a maior parte da Europa, toda a OTAN, Japão, Austrália e outros – representam quase 60% do PIB mundial. A economia da Rússia é de apenas 10% e, portanto, estão seriamente desarmados na esfera econômica. A China está mostrando pouco apetite para fornecer à Rússia uma tábua de salvação, e se os EUA impuserem sanções secundárias àqueles que fazem negócios com a Rússia, a situação econômica só se tornará mais terrível com o tempo para Putin.

Felizmente para Kyiv, o custo do apoio aos ucranianos – comparado ao enorme tamanho das economias ocidentais – é bem pequeno. Comparado com os bilhões por dia injetados no Afeganistão e no Iraque no auge das operações, o custo da Ucrânia nos padrões atuais de apoio é modesto.

Finalmente, as comunicações estratégicas estão trabalhando contra Putin. O presidente Zelensky provou ser um mestre comunicador, superando facilmente a narrativa russa desajeitada e implausível de derrubar o “regime nazista” em Kiev. Com o tempo, as habilidades de Zelensky em promover a causa de sua nação fortalecerão seu caso.

O curso de ação mais provável de Putin será garantir o máximo de território possível antes que a “taxa de queima” em termos de russos mortos em ação, equipamentos destruídos, sanções esmagadoras e opróbrio internacional realmente entre em ação. provavelmente espera que o Ocidente simplesmente pressione o povo ucraniano a aceitar um armistício que dê à Rússia o controle de jure de 20% de sua nação.

Isso parece improvável neste momento, dados todos os crimes de guerra e a resistência vigorosa do ucraniano. Ambos os fatores vão endurecer nos próximos meses. Putin tem uma mão ruim de cartas e, como os EUA no Vietnã, está caminhando para uma derrota significativa. O tempo não está do lado dele.

(*) O Almirante Stavridis (Ret.) foi o 16º Comandante Supremo Aliado da OTAN e é Vice-Presidente de Assuntos Globais do The Carlyle Group e Presidente do Conselho da Fundação Rockefeller. Ele é o co-autor de 2034: A Novel of the Next World War . Seu novo livro de não-ficção é To Risk It All: Nine Conflicts and the Crucible of Decision

FONTE: Time

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo
Nilo
1 ano atrás

…O tempo está mais do lado da Ucrânia e do Ocidente do que de Putin…. O espaço na midia americana para Zelensky está fechando, a preocupação do americano é o preço médio da gasolina a US$ 5,00 (hoje). Podem chamar do que for o Truump, mas o custo de vida era melhor, assim como o preço da gasolina, e o americano que o crime estava fora de controle. https://twitter.com/AnonNews14?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1534952372212047872%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.snafu-solomon.com%2F2022%2F06%2Fnational-average-price-of-gas-in-us.html Para os nazistas ucranianos cabe a responsabilidade de bombardear os civis das cidades já ocupadas pelos russos, assassinar, ameaçar, e outras atrocidades em que já tem habilidades, afinal os 600 refens… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Luis
Luis
Reply to  Nilo
1 ano atrás

 O espaço na midia americana para Zelensky está fechando

Recapitulando:

https://www.forte.jor.br/2022/06/09/novo-pacote-de-ajuda-militar-de-us-1-bilhao-para-as-forcas-armadas-da-ucrania/

rfeng
rfeng
Reply to  Luis
1 ano atrás

Este 1 bilhão já estava no pacote dos 40, o que eles não dizem e que no pacote de 40 esta incluída a reposição do estoque americano o financiamento do transporte e a necessidades de treinamento e deslocamento de tropas americanas indo e voltando, ou seja muito bla, bla, bla.

Abravatar
Abravatar
Reply to  Luis
1 ano atrás

Não entenderam que a Ucrânia é o campo permanente de treinento da Otan?

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Faz todo sentido… O fim da guerra significará que a inflação mundial vai virar deflação e haverá comida, diversão e balé para todo o planeta…

Lana Alves
Lana Alves
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Slow, isso faz a opinião pública americana apoiar a guerra, inclusive com mais força, a ideia seria justamente cessar o invasor e voltar ao “normal”.
De resto, se está ruim para os EUA, imagine em um país pobre como a Rússia, hotéis completamente vazios, aeroportos fechados, produtos estrangeiros clandestinos caríssimos etc…sem falar as milhares de prisões e perseguição estatal, sentimento social de regresso.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Ah! CNN? Mídia golpista do Ocidente (Modo adorador do Putin ON)

GuGS
GuGS
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Parabéns pela capacidade de falar bobagens diariamente. Aprendeu sozinho ou fez curso de especialização?

MAB
MAB
Reply to  GuGS
1 ano atrás

Antes fosse somente o vovô Nilo, mas ele está em grupo grande. Quer dizer que nosso sistema educacional permanece falho a tempos.

GuGS
GuGS
Reply to  Nilo
1 ano atrás

“os caras” postam em sequência. Esse doente não sabe nem disfarçar kkk

Maromba
Maromba
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Por acaso esse bastardo seria um daqueles oficiais generais “trans” dos EUA?

https://graphics.reuters.com/USA-BIDEN/POLL/nmopagnqapa/

Gugs
Gugs
Reply to  Maromba
1 ano atrás

Você é daqueles que tem medinho de trans e ficam agressivos? Noffffaáa

Nilo
Nilo
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Ele esta falando do que? Pentágono celebra orgulho, progresso LGBTQ+ e visibilidade trans
https://www.youtube.com/watch?v=Wggh9aGWX68

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Medo de trans por postar um gráfico de desaprovação do Biden?

Caraca olha o salto lógico do sujeito.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Parabéns! 50 dedadas para baixo não é para qualquer comentário! Tem que ser muito ruim mesmo.

Pablo Malvadão
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

Hummm…! Parece que a menina ficou com inveja das “dedadas”. kkkkk

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
1 ano atrás

É cada perola que aparece comparar a atual guerra com a do Vietnã, foram quase 20 anos de conflito, esse esta com pouco mais de 3 meses, as vezes parece que querem impor algo diferente do está escrito, registrado em livros.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Leonid Brejnev
1 ano atrás

Pois é. Até o final do ano a Rússia vai perder mais soldados do que os “20 anos” (que na verdade foram 10) de Guerra no Vietnã para os americanos.

Augusto
Augusto
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

58.220 mortos, 1.687 desaparecidos e 303.635 feridos, essas foram as baixas americanas no Vietnã, só dai já da para descredibilizar o texto da materia.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Fonte das baixas?
Até hj, só encontrei metade disso de feridos.

E cabe lembrar q o exército do Vietnã do Norte teve 900.000 mortos.
NENHUM governante e general suportaria essas baixas, se não fosse uma ditadora de esquerda.

Recruta Zero
Recruta Zero
1 ano atrás

e so comparar quanto custou a guerra entre o Iran eo Iraque e teremos noção de quanto vai custar para os russos esse conflito,lembrando que na epoca todo o mundo estava ajudando o Iraque contra o Iran e quanto custou a fatura da guerra apos o termino

Atitador 33
Atitador 33
1 ano atrás

Parece que a OTAN já está entregando as cartas, como assim perder de 20 a 25% de seu território?

O pior é que quem está com a chave do fim do conflito nas maos é a OTAN, equanto fornecer armas a Ucrânia resiste, quando isso te tornar cara e inviável a Ucrânia desmonta.

Tomara que consigam manter esse aperto econômico e militar nos russos, até esse ir a lona.

Wilton Santos
Wilton Santos
1 ano atrás

Se a guerra terminasse hoje o saldo para a Rússia seria vantajoso, pois assumiram o controle das maiores reservas de gás natural da Ucrânia (2º maior da Europa depois da Rússia).

Mafix
Mafix
Reply to  Wilton Santos
1 ano atrás

A guerra nunca foi OTAN ou qualquer outra besteira que o pessoal com QI baixo gostam de repetir e sim por recursos , qualquer pessoa normal sabe que mesmo a Ucrania na OTAN não faria diferença alguma ja que a Russia tem armas nucleares e ninguem é doido de iniciar uma guerra de larga escala contra um pais com armas nucleares…

Avai2022
Avai2022
Reply to  Wilton Santos
1 ano atrás

A Rússia e você não entenderam ainda o quanto foi e será perdido para a Rússia.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Avai2022
1 ano atrás

Acho que está bem pior para a Ucrânia.

Todos os dias, de 100 a 200 soldados ucranianos são mortos, disse Mikhail Podolyak, assessor do chefe do gabinete presidencial da Ucrânia. Segundo ele, Kyiv precisa de até 300 sistemas de mísseis para alcançar a paridade com o poder de fogo da Rússia.

Semana passada eram 100 mortos por dia
Agora são de 100 a 250.
Semana que vem, bate com as estimativas russas de 300 por dia.
A Ucrânia está se desfazendo.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Você não entendeu ainda. A Rússia além de perder homens e equipamentos perdeu algo que não se conquista do dia para a noite num mundo globalizado. Isso se chama CREDIBILIDADE. Só com um novo líder russo isso poderá ser reconquistado. O Putin já era. Pária mundial.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Isso dá em torno de 10 mil homens mortos para o lado ucraniano e algo em torno de 30 mil para os russos durante essa guerra, sem contar feridos. Estamos falando em soldados em combate. Se incluirmos as vítimas civis que os russos estão matando, aterrorizando e estuprando, a coisa pode chegar a 200 mil mortos do lado ucraniano.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Avai2022
1 ano atrás

Fala pra nós ai ..

Avai2022
Avai2022
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Precisa desenhar ?

Abravatar
Abravatar
Reply to  Wilton Santos
1 ano atrás

Tudo na mira da artilharia, não é o petróleo da Síria que russos e americanos passam a mão

Abravatar
Abravatar
Reply to  Wilton Santos
1 ano atrás

Rota da seda terá que pagar pedágio a moscou?

Marc
Marc
Reply to  Wilton Santos
1 ano atrás

Vai vender pra quem? Com desconto para os chineses depois de gastar bilhoes em gasodutos pra China?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Wilton Santos
1 ano atrás

Mas não são só os americanos que arrumam pretexto falso para tomar petróleo e gás alheio ?

Atirador 33
Atirador 33
1 ano atrás

Não tem como comparar a aventura russa na Ucrânia com a aventura americana no Vietnã, os americanos precisaram montar um força expedicionária e lutou do outro lado do globo, desenvolvendo toda uma logística sem precedentes. Já os russos lutam no quintal de casa e se mostram um desastre militar e logístico. As únicas semelhanças no conflito é a determinação dos países invadidos e suas dependências de armamentos dos seus tutores.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Não há como comparar mesmo
O Vietnã era muito menor que a Ucrânia hoje e os EUA ainda assim perderam.

Pedro
Pedro
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Concordo..o Vietnã russo/soviético foi no Afeganistão..isso é muito pior

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Pedro
1 ano atrás

E os EUA m, com inveja dos russos, foram lá e perderam no Afeganistão também.
E saíram, literalmente, correndo.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

A derrota no Afeganistão derrubou a URSS. A derrota na Ucrânia vai derrubar Putin.

Zezão
Zezão
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Não existe nenhuma semelhança. Na guerra do Vietnã, a determinação de lutar existiu por parte do invasor e não do país invadido. Lembrando que, foi o Vietnã do Norte que invadiu o Vietnã do Sul. Cerca de 40 mil soldados comunistas se infiltraram no sul através do Laos em 1961, e em 1965, outros 100 mil soldados estavam invadindo o Sul. Após o acordo de Paris em 1973, os EUA se retiraram do país, e em dezembro de 1974, os norte-vietnamitas atacaram a província de Phuoc, quatro meses depois, em 27 de abril, 100 mil soldados nortistas já estavam cercando Saigon.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Zezão
Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Tenho idade suficiente para me lembrar da experiência dos EUA no Vietnã…..

Parece que não.
Os EUA não conquistaram 1 km2 do território vietnamita e foram expulsos de lá.
A Rússia já conquistou (no mínimo) 20% da Ucrânia e está avançando.
Esse senhor deve ser amigo do Biden.
Meio gagá.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Os EUA não estiveram no Vietnã pra conquistar o Vietnã do norte. eles estavam lá para garantir a existência do Vietnã do Sul. Esse objetivo não inclui “conquistar o Vietnã do norte”

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Mesmo porque não conseguiriam mesmo.
Tomaram uma surra.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Os Americanos perderam 50 mil homens em 20 anos e você chama isso de surra.

os Russos perderam PELO MENOS 20 mil homens em 3 meses (dados ultrapassados, esse numero de 20 mil apareceu tem uns 20 dias.) e você chama de “Grande Vitoria e conquista Russa”

O teu relativismo é algo que fede do outro lado do pais.

Reis
Reis
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Os americanos dando pitaco qui aliás de olho mesmo sobre uma região brasileira e ainda tem gente aqui que se acha americano defendendo com unhas e dentes impressionante

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Reis
1 ano atrás

Se a integridade nacional é sua primeira preocupação, tu devia se preocupar mais com os chineses, eles tem bem mais a mão em terras Brasileiras do que os Americanos.

paulotd
paulotd
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Os chineses estão pagando nossas contas. São o maior cliente d agronegócio

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  paulotd
1 ano atrás

Isso justifica a tomada do território por eles? porque se for o caso, eu aposto que os Americanos pagam também.

Deixou de ser uma questão de supremacia nacional para uma questão de quem paga mais?

Bom saber.

paulotd
paulotd
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Chineses não estão tomando nada nosso não. Nenhuma base por perto, por enquanto óleo menos.

Quem vive falando que a amazônia é internacional são os fanfarrões do Ocidente. Nunca vi nenhum chinês dar essa declaração

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  paulotd
1 ano atrás

não, não estão declarando, só comprando terras e empresas mesmo.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Como é que chama Saigon mesmo ? 🤣🤣🤣

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Ho Chi ming, mas me responde, qual a relação disso com a minha afirmação? eu disse que eles venceram?

Eu citei apenas a motivação do conflito e porque usar a métrica de “conquista de território” é o máximo da estupidez humana.

Os objetivos Russos e Americanos nos conflitos em questão não são compatíveis e não devem ser comparados.

Na próxima questiona algo que tenha alguma relação com o tema do debate.

Rocha
Rocha
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Esperar coerência de comunas e das Putinetes é demais. Simplesmente impossível!

Augusto
Augusto
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Talvez foi por isso que perderam a guerra.

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Acabou de ser anunciado que na área de Slaviansk tem cerca de 70 mil soldados ucros.
Quando os russos cercarem a região, será o maior cerco pós 2a GM.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Então o cerco russo vai ser de 210 mil soldados? Se todos vão estar no cerco quem vai cuidar das áreas ocupadas?

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Algumas afirmações do chanceler alemão e que representa um pensamento generalizado dos europeus: -Esta é a maior catástrofe do nosso tempo. O mundo depois da agressão será um lugar diferente. O regime russo saiu da ordem internacional. Internacionalização não eliminou os candidatos a invasor. A emergência de atores irracionais altera qualquer raciocínio lógico. Putin pôs o revanchismo ideológico à frente do bem estar do seu povo. Putin não pode ganhar com este crime. E não ganhará. Qualquer nova ordem justa não pode ignorar a finitude dos recursos. Ajudaremos a Ucrânia com todas as armas necessárias. A transição energética na Europa… Read more »

azoz
azoz
1 ano atrás

as 17 horas encerra a reunião de Kings com o exercito de nicks, clones, amigos imaginários dele. se preparem…

Luis
Luis
Reply to  azoz
1 ano atrás

Sim, analisa o rendimento diário e prepara a próxima narrativa.
O que me parece, coitado do Tonho, é que todo esse esforço, por maior que seja, é em vão, pois não surte efeito nenhum aqui na trilogia, tendo em vista a quantidade de apoiadores. As postagens dele são palavras ao vento. Não sei como não foi demitido ainda, pois pelo menos na trilogia, ele não consegue impor a sua linha de pensamento.

Abravatar
Abravatar
1 ano atrás

Ainda vou ver uma live do kings com o dono do pco por aqui?

Luis
Luis
Reply to  Abravatar
1 ano atrás

.

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Pouco mais de 3 meses de guerra que, agora, está localizada em uma porção da Ucrânia, a notícia de hoje é essa: “A Ucrânia não tem mais seu armamento de fabricação russa e soviética e agora depende totalmente de seus aliados para obter armas para contra-atacar a invasão russa, segundo fontes militares americanas. Mais de três meses após o início do conflito com a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, esse equipamento já se esgotou ou foi destruído no campo de batalha, afirmam fontes dos Estados Unidos” https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/06/10/ucrania-esgotou-seu-armamento-sovietico-e-agora-depende-apenas-dos-aliados.htm . Mísseis e bombas russas vão continuar alvejando os depósitos… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Quantos soldados profissionais tem a Rússia?
E quando se faz mobilização geral é isso que acontece, muitos menos soldados bem treinados.
Mas relaxe, a maré já começou a mudar para o lado dos Ucranianos.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Se realmente essa guerra na Ucrânia for um Vietnã, então os russos vão sair vitoriosos, até porque tem um pessoal que jura que os americanos ganharam a guerra do Vietnã…🤷🏻‍♂️

sub urbano
sub urbano
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkk vdd

fabriciojlcorado@hotmail.com
fabriciojlcorado@hotmail.com
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Boa 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não foi uma derrota, foi uma retirada estratégica.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Tipo a “retirada estratégica” russa de Kiev? Viu? As desculpas de ambos os lados são sempre as mesmas…🤭

Satyricon
Satyricon
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Será que perdeu mesmo?
Faça numa pesquisa rápida e verifique quais são os principais parceiros comerciais do Vietnã hoje. Sabe quem é o primeiro, com 18% de participação?
Os americanos malvadôes.
O ocidente como um todo responde por mais de 60%.
A participação russa? Irrisória.
Aí eu te pergunto:
Quem foi que ganhou a guerra mesmo?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Sei…

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Deve ser duro pra galerinha do mal admitir que os americanos perderam a guerra do vietnã. Bosco, kd vc? kkk

Luis
Luis
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

.

Nilo
Nilo
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Mas já começa a ficar dificil esconder a verdade, em artigo do Independent de ontem, diz: “Casos de deserção estão crescendo a cada semana no exército ucraniano, de acordo com um relatório de inteligência vazado… O dossiê de inteligência, elaborado por autoridades ucranianas e ocidentais, alerta para o risco crescente de soldados ucranianos desmoralizados desaparecerem. A situação no Donbas está tendo um “efeito seriamente desmoralizante nas forças ucranianas, bem como um efeito material muito real; casos de deserção estão crescendo a cada semana”, segundo o relatório. Ucrânia tem hoje 550 após uma série de trocas, a Rússia tem mais de 5.600… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Nick
Nick
1 ano atrás

Quem vai piscar primeiro? Ucranianos com infantaria e apoiados logisticamente pelo ocidente, Ou os russos, com artilharia pesada, mais aviação e blindados ultrapassados? A questão se for apenas econômica, a lógica de apoiar os ucranianos está certa. Mas do outro lado temos um líder totalitário, que se observasse a lógica nem teria invadido a Ucrania. A lógica do Putin é expandir, “ganhar espaço” para garantir a segurança da mãe Russia, mesmo que isso seja basicamente uma idéia na cabeça dele e seus seguidores. No meu entender o ocidente deveria já estar apoiando pra valer a Ucrania, cedendo algumas centenas de… Read more »

Ypojucan
Ypojucan
1 ano atrás

Ok, muito bem. Só uma coisa: O Vietnan não possuía armas nucleares. Ninguém com a cabeça no lugar apoiaria essa ” operação especial” (Guerra – e após o último comentário do Neo Czar Putin, se comparando a Pedro “O Grande” – fica exemplificado a falta total de quaisquer outros objetivos, que não fossem/sejam a simples tomada de território da Ucrânia – ou Guerra de conquista, bem ao estilo dos séculos XVIII,XIX). Porém, qual o futuro de conflito? Alguém vislumbra a Russia de Putin se retirando humilhada da Ucrânia, pagando pesadas indenizações para a reconstrução da devastação que fez, sendo obrigada… Read more »

Rogério
Rogério
Reply to  Ypojucan
1 ano atrás

Legal seu comentario mas depois da fala do csar Vladimir, o neo fuhrer, mencionar sua real intenção e ainda dizer que vai rever a independencia da Lituania, não creio que a europa va recuar.

Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Você não entendeu ainda. Quem não quer as tropas do Putin na Ucrânia são os ucranianos. Pode trocar de presidente na Ucrânia que o povo vai continuar a querer os invasores fora. Já na Rússia o povo nem tem essa possibilidade de trocar de líder.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

É o Vietputin

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Alguém poderia imaginar a Ucrânia resistindo por mais de 30 dias contra a “poderosa” Rússia ?
Sinceramente foi a maior surpresa militar deste século!

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Madmax
Madmax
1 ano atrás

Nada com nada. Uma guerra de anexação, de altíssima intensidade muito diferente do Vietnã e o mais importante de tudo, sem uma Governo autoritário Chinês para sustentar na as sombras 20 anos de guerra. Portanto, digo pra vc, o tempo não está do lado das democracias ocidentais. Sua experiência devia dizer que se as condições de vida se deteriorando chegam numa eleição, o povo troca o governo e a política de Estado muda.

Rafael
Rafael
1 ano atrás

Se fosse levar em conta o que a imprensa ocidental fala, a Ucrânia estaria virando o jogo, e não implorando ajuda, sendo que até canais britânicos já noticiam que tropas ucranianas estão desertando. O tempo está a favor da Rússia, pois, isso está causando atritos econômicos na OTAN e divergergencias.

Grifon
Grifon
1 ano atrás

Comparar esta guerra com o Vietnã aonde foi vergonhoso para os EUA, é simplesmente perder a noção da geopolítica.