O ano era 2014. A Rússia havia anexado a Crimeia e a guerra civil no Donbas (leste da Ucrânia) havia começado. Os países europeus timidamente impunham sanções leves contra a Rússia, enquanto se abasteciam de farto gás russo. Já naquela época, Putin ameaçava tomar toda a Ucrânia, e em pouco tempo. Mais precisamente em duas semanas, segundo ele mesmo.

Passados oito anos as ameaças de Putin se transformaram em realidade. No entanto, as duas semanas de Putin se transformaram em mais de 100 dias e Kiyv está muito distante de qualquer tropa russa.

Leia o texto original abaixo (originalmente foi publicado aqui).

Após declaração do presidente russo, líderes europeus o comparam a Hitler e temem que seu plano de expansão possa ir além da Ucrânia

Gabriela Ruic

São Paulo – A tensão entre Rússia e União Europeia (EU) segue aumentando. Em conversa telefônica com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, o presidente russo, Vladimir Putin, teria dito que suas forças militares podem ocupar Kiev, capital da Ucrânia, em apenas duas semanas. Portanto, a UE não deveria “provocá-lo” com a ampliação das sanções impostas à Rússia.

De acordo com o jornal italiano La Reppublica, que primeiro divulgou a informação, a declaração foi recebida como uma ameaça e foi repassada por Barroso aos outros líderes da UE em uma reunião que aconteceu no último final de semana em Bruxelas (Bélgica). O episódio foi também confirmado por um diplomata que estava presente na reunião ao site da revista alemã Der Spiegel.

Clima tenso

Tal encontro, relatou o periódico, tinha justamente o objetivo de discutir novos embargos aos russos e acabou sendo tomado por um clima de nervosismo. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, logo após a fala de Barroso, teriam se manifestado em tom de preocupação.

Cameron trouxe o passado à tona, lembrando que a UE não deveria repetir o erro cometido por líderes europeus em 1938. Na ocasião, tais líderes aceitaram ceder porções da então Tchecoslováquia para a Alemanha, desde que Hitler se comprometesse a não reivindicar novos territórios. No ano seguinte, apesar do acordo, os alemães invadiram a Polônia e iniciava-se a 2ª Guerra Mundial.

Merkel, por sua vez, prosseguiu o La Reppublica, afirmou que é necessário levar em conta que os planos russos podem ir além da Ucrânia. Segundo ela, é possível que Putin esteja de olho em outros países da região, como Letônia e Estônia, por exemplo.

Expectativa

A reunião concluiu que é necessário que a UE continue firme em seu posicionamento, endurecendo ainda mais as sanções contra a Rússia. Uma nova reunião está marcada para esta sexta-feira e a expectativa é que um novo pacote de medidas seja aprovado pelos líderes europeus.

De acordo com a agência de notícias Reuters, este pacote terá como alvo setores como o da defesa e finanças. Uma das possibilidades, explicou a agência, é que seja incluída uma proibição de que cidadãos europeus comprem títulos da dívida russa.

FONTE: Exame.com

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington Jr
Wellington Jr
1 ano atrás

Poggio, a matéria foi colocada aqui no Forte na época da declaração, lembro que muitos dos comentários eram no sentido de enaltecer as qualidades da força russa e de sua capacidade de obliterar todo o leste Europeu e blablabla. Bem hoje vemos que muito da potência militar russa se apoia somente na capacidade nuclear se tirar isso eles estão no nível de uma Venezuela com milhares de sucatas. Se a Ucrânia tivesse sido levada a sério e recebido uma Ocidentalizaçao de sua força 1 a 2 anos atrás, hoje os russos não terriam sequer saído da Criméia. Isso se deve… Read more »

César
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Perfeito. E se contra a Ucrânia, que usa antigas armas dos tempos soviéticos e que teoricamente os russos saberiam lidar, esta sendo essa canseira toda imagina contra qualquer país da OTAN, ou a OTAN inteira! Derrota na certa! Teriam que apelar pras armas nucleares. E se essas forem tão ¨eficientes¨ como as convencionais então esquece. A China que montou seus exércitos com cópias das armas russas que abram o olho agora. Talvez tenham investido enormes recursos e tempo pra armas que não entregam o que prometem.

karl Bonfim
karl Bonfim
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Wellington essa citação russa sobre os próprios russos é muita esclarecedora: “Nós, russos, não temos nenhum sistema de criação social. Não somos reunidos ou manobrados para nos tornarmos campeões dos ‘princípios sociais’ ou outros princípios, mas simplesmente deixados para crescer selvagemente, como urtigas na cerca. É por isso que há poucos hipócritas entre nós, mas muitos mentirosos, fanáticos de cabeça vazia e tagarelas. Não temos nenhuma necessidade de sermos hipócritas em nome dos princípios sociais, já que não conhecemos tais coisas como princípios sociais. Existimos na perfeita liberdade, isto é, vegetamos, mentimos e jogamos conversa fora bastante naturalmente, sem nos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by karl Bonfim
Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Em março de 2014 o exército ucraniano tinha cerca de 130 mil homens, porém somente 7 mil prontos para o combate em termos de treinamento, equipamento e pessoal. Eles tinham 800 carros de combate mas somente 12 operacionais. Estavam há muito tempo negligenciando os investimentos nas forças armadas.
De lá para ca, investiram muito em recrutamento, treinamento e equipamentos.
No início da invasão de 2022 a Ucrânia já era bem diferente com mais de 150 mil soldados bem treinados e aptos para operações de combate moderno, com muitos no nível para operações especiais.

Luppos Furius
Luppos Furius
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Se quise claro que sim ,Porem foi respeitar vida de civis que a mando de Kiev se jogavao no asfalto para atrasar o avanco Russo . Fato que foi noticiado por todas as estas fontes de noticias Morfinas para Fanboys ,basta procura realidade tbm que Russia nao uso uma guerra convencional ja uma operacao especial numero inferior contra o 3 maior exercito da europa usando equipamentos de igual ,nem de ponta fois usada Fanboys reclamao sobre isso , mais por t-90 contra t 72 no deal fora da realidade Realidade que nao apressa em terminar esta guerra ja que Europa… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luppos Furius
Agnelo
Agnelo
Reply to  Luppos Furius
1 ano atrás

Chega a dar pena…..

Satyricon
Satyricon
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Muita

Paulo
Paulo
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Ainda mais que o putinzete sequer sabe redigir.

Luis
Luis
Reply to  Luppos Furius
1 ano atrás

Chora neném.

Andre
Andre
Reply to  Luppos Furius
1 ano atrás

Aceite que dói menos Putinzete. O gênio do xadrez 4d se enfiou em um lamaçal pior do que os soviéticos entraram na década de 1980.

E na ânsia de repetir a primeira bobagem que escuta, esqueceu de pesquisar: a Ucrânia não tinha nenhum t72 para enfrentar sua versão atualizada t90. Os ucranianos tinham, no início das operações apenas t64 e t80.

Típico Putinzete: muita opinião e absolutamente nenhum informação.

Abravatar
Abravatar
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

O velho é comediante. Em duas semanas ganhamos a Ucrânia. Interessante ver que ele e Makron colocam sapatos longos para falar com os africanos. Putin é quase passado.

Rogerio
Rogerio
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Isso é seu desejo, mas quanto ao descarte da artilharia russa do milênio passado… ao invés de jogar fora, jogaram na Croácia e, se ainda tiver velharias nos estoques belicos, joga na Letônia e na Lituânia.
Os russos possuem muitos tanque modernos, leves e precisos. Vc não sabe o que está falando.
Admito porém, que toda potência que invadir um pais mais fraco, tera problemas com rebeldes, insurgencias e guerrilhas (a história nos ensina).

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

A Rússia não é capaz de conquistar Kiev, a capital, com 2 962 180 habitantes, com menos de 100 mil baixas.
O fiasco que foi a tentativa de invasão da capital custou mais de 3.000 russos em menos de 45 dias.
Kiev possui um rede de defesa muito bem estruturada e equipada.
A não ser que a Rússia transforme Kiev em um cinzeiro nuclear.
Mas por vias “tradicionais”, a chance de conquistar seria muito custosa.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

O problema é que Moscou não importa se vai perder 100 ou 1 milhão de soldados desde que Kiev caia. Os comandantes militares russos são inescrupulosos em suas estratégias sem se importar com seus soldados. Se Moscou se importasse com seus soldados não teria iniciado essa guerra.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

estou enojado!

Mafix
Mafix
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Quem não ficaria enjoado ?
O Putin ve os soldados apenas como escravos que servem para manter seu imperio de poder e dinheiro…

Astolfo
Astolfo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

O problema é que os russos não têm 1 milhão de soldados para perderem… e se perderem 100 mil soldados, boa parte do exército russo seria fragilizado. A Rússia de hoje não é a URSS.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Nem precisa de armas nucleares. Basta fazer o que todo comandante minimamente inteligente faria: atacar a infraestrutura vital da cidade. Ninguém hoje sobrevive muito tempo sem combustível, energia e água.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Isso é crime de guerra…….
Qq pessoa minimamente informada saberia disso…..

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Ninguém liga, ou tu quer vencer uma guerra com teu inimigo comendo e bebendo água todos os dias?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Vc quer conquistar uma cidade e fazer a população toda virar resistência?

Parabéns….. aprendeu com os russos… deve ter sido….

Andre
Andre
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Putinzete só tem opinião. Se tivessem informações não seriam putinzetes.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Se tu fosse minimamente informado saberia que não se vence um inimigo com ele tendo acesso a energia, água, combustíveis, etc. Crime de guerra são meras conveniências políticas, quando foi que os EUA pagaram pelos crimes cometidos durante a guerra do Vietnã? Eu desconheço este acontecimento.

Moises
Moises
1 ano atrás

A afirmação faz sentido se Moscou aplicar força total em uma invasão.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Moises
1 ano atrás

As perdas serão quase total também. E não terão como se defender de uma invasão da europa

Rogerio
Rogerio
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Bobagem!!! A Europa não possui capacidades bélicas para enfrentar a Russia. Atualmente ninguém possui, sob pena de uma retaliação nuclear. Alguns paises não podem ser derrotados porque os vencedores tbm morreriam. É assim com USA, China e Russia e Israel.
Ah! A Russia e a 3° maior potencia militar do planeta, mas os gringuets gostam de esculhambar. Será que algum país vai entrar no conflito para a judar a Ucrânia? Vai não! Se entrar tera problemas.

Aladaf
Aladaf
Reply to  Rogerio
1 ano atrás

Nao vai precisar entrar. Eh so esperar a pequena economia Russa colapsar. Se, por outro lado, a Russia usar armas nucleares sera varrida do mapa antes que os putinzetes consigam soletrar “Crime e Castigo”. Seremos varridos tb, infelizmente.

Reis
Reis
1 ano atrás

Acredito que com uma declaração formal de guerra e mobilização geral seria possível sim, a que custo, isso não importa pros russos

109F-4
109F-4
1 ano atrás

É… Hitler tb disse que tomaria Moscou antes do inverno de 1941…

PACRF
PACRF
Reply to  109F-4
1 ano atrás

Bravatas de guerra, como a do Putin.

Andre
Andre
Reply to  109F-4
1 ano atrás

Os dois têm muito em comum. Com certeza, se estivesse vivo, Hitler seria aliado de Putin, exatamente como foi de Stalin.

_RR_
_RR_
1 ano atrás

Que ele pode fazer, ele pode… A questão é: vai sobrar exército russo depois disso…? Prezados… se os russos invadirem Kiev, vai ser mil vezes pior que Grózni. Exceção feita a Lugansk, Donetsk e Crimeia, a hostilidade aos russos é máxima em toda a Ucrânia… No mais, a Rússia pode até ganhar batalhas, mas jamais conseguirá uma vitória moral. Soma-se a isso a derrota acachapante no campo diplomático e midiático, que proporcionou não somente o ressurgimento da OTAN, mas também a ampliação desta ultima. Francamente, não importa o resultado… A grande ganhadora do conflito já é a OTAN, que terá… Read more »

Carvalho
Carvalho
Reply to  _RR_
1 ano atrás

Concordo qdo vc diz que a reação independe de Zelenski. Ele está fortemente respaldo por um aparato político militar que lhe dá sustentação.
Aqueles que o chamam de palhaço ou mero comediante não conseguiram entender a força do stabilshment Ucraniano.

Hcosta
Hcosta
Reply to  _RR_
1 ano atrás

Mas será que Putin não conseguiu consolidar o seu poder na Rússia usando este conflito como cobertura para uma maior perseguição à oposição, o grande aumento no preço das matérias primas, algo que ainda está para se ver se será temporário ou não, se não evitou uma revolução na Bielorrússia, semelhante ao que aconteceu na Ucrânia, e se não hipotecou o desenvolvimento Ucraniano por algumas décadas?

Sacrificou a Rússia com uma crise económica mas garantiu a sobrevivência do seu governo…

_RR_
_RR_
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Hcosta, O que Putin e sua cúpula devem ter pensado: “…tenho petróleo, tenho comida, tenho armas nucleares, tenho ouro… E o Ocidente vai fazer o que? Sanções? Que se dane! Vou pra cima!” A popularidade e o apoio necessários para manter-se no poder, a atual governança russa já havia conquistado isso antes. E é correto pensar que o governo russo poderia se utilizar do conflito para reforçar sua autoridade (não creio que precise, já que o conflito por si só já faz isso…). Contudo, há limites de até onde o povo (qualquer povo) e sua elite podem ser “esfolados”. Podemos… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  _RR_
1 ano atrás

Já começavam a aparecer sinais de desgaste de Putin antes da invasão de 24/2. As tentativas de assassinato da oposição (ato desesperado?), a perda de influência na Ucrânia, as sanções e a falta de formas de contrariar, petróleo barato, protestos na Bielorrússia, protestos cada vez maiores na Rússia, economia estagnada, etc… Acho que com esta invasão conseguiu recuperar e até aumentar algum poder, mesmo que seja circunstancial. E, como aconteceu em muitos casos, o circunstancial transforma-se em permanente. Um estado que usa o medo como forma de se manter no poder e nada melhor do que uma guerra e um… Read more »

Mercenário
Mercenário
Reply to  _RR_
1 ano atrás

RR,

Em duas semanas ele não pode (de modo convencional). Os fatos apontam para isso.

Analistas que acompanham as forças armadas russas estimam que foram
mobilizados cerca de 75% dos BTGs disponíveis para a “operação especial”.

E eles não conseguiram ultrapassar os subúrbios de Kiev.

karl Bonfim
karl Bonfim
1 ano atrás

Um problema difícil se apresenta incessantemente ao russo: o problema de organizar seu vasto território. A imensidão da Rússia, a ausência de limites foi expressada na estrutura da alma russa. O panorama da alma russa corresponde ao panorama da Rússia, a mesma falta de limites, falta de formas, alcançando a infinidade.
– Nikolái Berdiáev – filósofo político russo

Carvalho
Carvalho
Reply to  karl Bonfim
1 ano atrás

Perfeito Karl,
Vários pensadores já discorreram sobre a “instabilidade” da natureza da alma russa. Ora se aproximam e tentam se inspirar no Ocidente (Pedro, Catarina e Alexandre I são europeístas). Ora sucumbem à tentação czarista feudal de dominação.

Nick
Nick
1 ano atrás

Europa soft power. Sanções já não fazem tanto efeito, mesmo porque Putin já esperava por elas desde 2014 e também porque não dá mínima. O envio de armas leves e suprimentos para a Ucrania atrasou e até mesmo forçou o recuo da Russia para uma nova estratégia que agora mesmo que lentamente, está dando certo. Agora EUA/Ocidente se querem transformar a Ucrania no Vietnam da Russia precisam fortalecer de VERDADE as FAs ucranianas com envio de cavalaria moderna, e também drones de ataque capazes de desabilitar as posições de artilharia russas. Se não Putin vai poder caminhar em Kiev. E… Read more »

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Trecho do Livro “A Falência do Estado Moderno” de Plínio Cabral – 1982.

“Ultimamente tem se observado um inesperado retorno aos chamados “governos fortes” (….) sob diferentes formas e pretextos. Ora é a manutenção da ordem, ora o combate ao terrorismo, ou uma vaga ameaça externa. É o recurso contra rebeliões”

Tirem suas conclusões sobre a natureza do regime totalitário de Putin. Enganam-se aqueles que veem nessa guerra a derrubada do sistema capitalista e o fim do controle das oligarquias.

karl Bonfim
karl Bonfim
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Carvalho, o Estado é uma das instituição sociais básica (por que de uma forma ou de outra existe em praticamente em todas as sociedades humanas), desde o a espécie humana se civilizou. Se o Estado moderno falir arrumaremos outra espécie de Estado. Portanto, o termo falência do Estado é uma metáfora para uma transição, que vai indubitavelmente acontecer, principalmente por que instituição ele tem uma função a cumprir, se não cumpri o seu papel o Estado Moderno seja qual for sua inclinação (democrática ou autoritária) ele irá a falência…

ORIVALDO
1 ano atrás

PUTIN – DUAS SEMANAS
KINGS – TRÊS DIAS

César
1 ano atrás

Ué! Mas Putin ¨queria¨ ganhar a guerra em apenas duas semanas e esta caminhando pra quatro meses e nada. Então na sua cabeça o Putin é tão bonzinho que ele ainda ¨não quer¨ reduzir a Ucrânia a cinzas? Todo esse bombardeio russo é pra que?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  César
1 ano atrás

É operação de desmilitarização, não dá para eliminar 600 mil soldados ucranianos em 3 dias. Mas se fosse para reduzir a Ucrânia a cinzas a Rússia teria conseguido sem muito esforço, bastava mandar bomba na infraestrutura vital ucraniana, e os próprios ucranianos tocariam fogo no país, depois de alguns dias sem comida, água e energia.

Rogério
Rogério
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

“É operação de desmilitarização”

se atualize, o proprio Putin ja disse que é conquista territorial mesmo!! Quer tudo o que ele acha que pertence ao Imperio Russo de Pedro.
Os anti imperialista daqui piram kkkkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by Rogério
Chevalier
Chevalier
1 ano atrás

Fascista bravateiro.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Eu conto ou vocês contam?

Material arquivo
Material arquivo
1 ano atrás

Imagina o desconto e desânimo dos milhares de militares russos ouvindo os discursos de Putin hahahahah
Alguém aqui percebeu que esse discurso vai completamente contra a realidade e mesmo se fosse verdade seria uma humilhação para os russos mortos até agora?

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Não se iluda. A Rússia não vai ficar imune aos efeitos da guerra. Eles serão bem severos.
Vamos aguardar os números….

Wellington Jr
Wellington Jr
1 ano atrás

Se fossem 40 países realmente lutando contra a Rússia então a Rússia não existiria pois até o momento a demonstração de capacidade militar russa não saiu melhor do que a Venezuela. Se tirar os misseis nucleares da Rússia ela não vai ser nada além de um gigante bobão.

Rocha
Rocha
1 ano atrás

O que lhe falta em tamanho , escrúpulos, caráter e hombridade lhe sobra em fanfarronice, mentira, prepotência e desumanidade. Verdadeiro fdp!

Rogério
Rogério
Reply to  Rocha
1 ano atrás

Esse é o verdadeiro palhaço

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

Não percebo esta realidade em que de repente a Rússia vai-se transformar em algo que nunca foi, nem mesmo quanto tinha todos os recursos disponíveis para isso, ou seja, uma economia forte, desenvolvida e sustentável….
Vai ser agora, isolada dos mercados mais valiosos do mundo, que o vai conseguir?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Só há um problema nessa lógica. A realidade. E podemos continuar a usar a Europa do pós guerra como exemplo. Quais são os países mais desenvolvidos da Europa em 1989 e quais eram os mais pobres? Tivemos Estaline, crises alimentares, invasões, a queda do Muro de Berlim, a crise dos anos 90 na Rússia, a UE, a entrada de países de Leste na UE e a evidente melhoria no seu desenvolvimento, etc… e agora Putin. O que é preciso acontecer para perceber que a Rússia, enquanto for um estado totalitário e agressor, nunca conseguirá contribuir para o desenvolvimento de outros… Read more »

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Você vai passar essa vergonha no debito ou no credito Putinete?

Ricardo
Ricardo
1 ano atrás

Pera aí. Se a Rússia declarasse guerra total a Ucrânia, alguém duvida que ele faria isso? Ademais ele disse isso a 7 anos atrás, em outra perspectiva, com exército ucraniano em frangalhos. Ele não disse isso este ano. Esse ano ele falou que o objetivo era libertar Dombass.

Henrique
Henrique
Reply to  Ricardo
1 ano atrás

libertar

KKKKKKKKKKK
Se Dombass tivesse pedido em 2013 um nova constituição mais os molde da dos EUA em que Estado (ou os Oblast) tem mais direitos pra se governar oh o PIB daquela área teria passado a Rússia fácil kkkkkk
.
…se você consegue fazer um escambo lá hj é milagre.. isso se vc não foi mandado a força pra ser buxa pq o russo pq o russo te vê como inferior

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Ricardo
1 ano atrás

Não vamos torcer as coisas.
A Rússia iniciou a guerra com três objetivos declarados pelo seu presidente em seu discurso de 24 de fevereiro:
1 – impedir a entrada da Ucrânia na OTAN
2 – “desnazificar” a Ucrânia (o que quer que seja isso)
3 – promover a independência das repúblicas separatistas.

Objetivos 1 e 2 só podem ser alcançados com a troca do governo ucraniano, por isso o objetivo inicial era tomar Kiev.

Hcosta
Hcosta
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

Objetivos que não são credíveis:
1-Países com conflitos territoriais não podem entrar na OTAN, semelhante ao que aconteceu na Geórgia
2-Eufemismo para colocar um governo controlado pela Rússia
3-Já tinham sobre o seu controlo 40% do Donbass e da Crimeia

Tudo propaganda para desviar as atenções dos verdadeiros objetivos. Manter a Ucrânia e a Bielorrússia como estados satélites/colónias, regressando aos tempos da União Soviética.
E algo muito diferente de um estado tampão como era a Finlândia.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

A verdadeira guerra, o preço do combustivel na média de US$ 5,00 já começa a alterar a rotina não só do cidadão mas dos agentes públicos, prefeituras já estão trocando atendimento “in loco” por telefone. Isso altera em muito os costumes dos cidadãos americanos no uso do carro e no atendimento presencial do policial no seu dia a dia. https://www.officer.com/vehicles-fleet/vehicles-equipment/vehicles/video/21270563/soaring-gas-prices-change-how-mich-sheriffs-office-handles-calls A preoçupação do americano hoje é o custo de vida. https://www.cnbc.com/2022/06/09/consumers-changing-eating-shopping-habits-as-inflation-pushes-up-price.html Aos poucos Biden vai abandonar o Zelensky, não adianta gastar vela boa com defunto ruim. https://www.theguardian.com/world/2022/jun/11/volodymyr-zelenskiy-didnt-want-to-hear-warnings-of-russia-invasion-says-joe-biden Merkel: eu não tenho culpa pela invasão da Ucrania https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61729728 O Bufão, contorsionista,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Rogério
Rogério
Reply to  Nilo
1 ano atrás

O unico palhaço é o Putin, versão seculo 21 do Hitler, a maioria do fabricantes irão parar de fazer carros a combustão, mais uma crise em que os países sairão fortalecidos, menos a Russia, que sera uma imensa Coreia do Norte, daqui a pouco anos já começarão a fechar a fronteira p/ impedir seus cidadãos de sair de lá, a primeira cortina de ferro foram eles que levantaram, levantarão de novo burros que são.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Só para contextualizar, US$ 5,00 é o galão ( 3,785 litros) , ainda assim mais barata que aqui no Brasil( quase R$ 8,00 o litro) . Se for considerar a renda média do cidadão em cada país piora ainda mais o cenário brasileiro.

” o que o brasileiro passa com o sorriso os outros não aguentam chorando ”

Se eles estão assim imagina o resto do mundo…

Nilo
Nilo
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Biden já começa a pedir água, melhor dizer petroléo, já esta com viagem (em muito controversa) a ser marcada para Arabia Saudita, apesar das criticas feitas ao principe da Arabia Saudita Mohammad bin Salman, ainda não afirmou a agenda em virtude da movimentação das instituições de direitos humanos americanos em contrário. A depedencia cada vez maior do Zelensky de equipamentos militares e recursos financeiros para manter seu governo, está aos poucos afastando os Americanos, o acesso e apoioi que Zelensky tinha da midia global esta tornando cada vez mais dificil, Zelensky teme que o apoio ocidental desapareça à medida que… Read more »

Rogério
Rogério
Reply to  Nilo
1 ano atrás

“está aos poucos afastando os Americanos”

Se esta afastando pq os EUA estao buscando apoio da AS e Venezuela?

Nilo
Nilo
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Na atitude de respeito entre partes respondo a vc. PQ está buscando apoio de AS e Venezuela? Porque a política de embargo contra a Russia é uma politica fracassada. O fracasso aumentou exponecialmente quando literalmente se colocou como alternativa para ser fornecedor de energia para Europa, com GNL muito mais caro de transportar e armazenar. Viu seu estoque de armazenamento estrategico de petroleo cair de forma perigosa. Existe todo um sistema de extração, produção, armazenamento e transporte até chegar ao consumidor, que não se muda de um ano para o outro, repousa sobre esses contratos bilionários a confiabilidade nos acordos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Rogério
Rogério
Reply to  Nilo
1 ano atrás

O fato do Biden se afastar do Zelensky”

Fontes: Farinazzo, mais uma que ele vai errar!

Nilo
Nilo
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Todos somos passiveis de erros, por isso temos que olhar todas as analises. Se vai sair acordo com AS ou Venezuela, melhor para Biden, seu maior inimigo pelo que ele mesmo diz, não está na AS ou Venezuela.
https://www.youtube.com/watch?v=aOYVftaQiMQ

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Rogério
Rogério
Reply to  Nilo
1 ano atrás

“O fato do Biden se afastar do Zelensky”

Fontes: Farinazzo, mais uma que ele vai errar!

Vai errar, pq ele, em sua torcida, não computou o verdadeiro motivo da invasão da Ucrania, que foi dito proprio pelo Csar Putin, o Louco, que é reivindicar todas as terras que supõem sererm da Russia, da epoca de Pedro, terras estas que incluem, alem de toda a Ucrania, Finlandia, Lituania, Estonia, Letonia e partes da Polonia. Alias o Louco já revogou a independencia da Lituania.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Olha a “fonte” do cara, o Farinhaço….kkkkk

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rogério
1 ano atrás
Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Errou todas, algo que um fanático como vc não quer enxergar

Moisés
Moisés
1 ano atrás

Toma quando quiser.
No primeiro dia tomou o aeroporto de Kiev e os ucranianos nada fizeram.
Era só manter que a Ucrânia nunca ia retomar.

Rogério
Rogério
Reply to  Moisés
1 ano atrás

Engano seu, retomou o aeroporto em seguida.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Moisés
1 ano atrás

Putinete e igual corno, mesmo diante do adultério se recusa a acreditar…kkk

rui mendes
rui mendes
1 ano atrás

Não, tu é que não aceitas, que o que a NATO não quer , é ameaças de guerra nuclear, que nenhum dos dois (NATO e Rússia) passarão das ameaças, pois cada um dos dois, consegue aniquilar o outro, e ficando só nas ameaças, a economia mundial, seria a primeira vítima.

Mensageiro
Mensageiro
1 ano atrás

Na guerra moderna a vontade do soldado em lutar é importante. Duvido muito os russos fazerem bom gosto de uma guerra a não ser que sejam invadidos. Putin não terá a moral suficiente

Henrique
Henrique
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

quando o Kremlin exige uma lei dizendo que quem segurar um papel em branco tem que ser preso por 15 anos já fica claro que a moral da população para lutar é quase nula

Last edited 1 ano atrás by Henrique
WSilva
WSilva
Reply to  Henrique
1 ano atrás

A população russa sabe que se não lutar pela soberania e autonomia da Russia, em questão de anos serão apenas um vassalo dos EUA.

Assim como os chineses, os russos preferem o fim do mundo que ser vassalos de um país que julgam ser inferior.

Rogério
Rogério
Reply to  WSilva
1 ano atrás

olha vc falando merd@, a unica coisa que motiva a cupula russa, norte coreana, cubana e a chinesa é a permanencia de seus privilegios, a população prefere o modo de vida ocidental, pq vc acha que a URSS desmoronou? A China não foi pelo mesmo caminho pq se modernizou com o comercio com o ocidente.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

Pra mim tudo isso ainda é uma distração! Acho que tem coisa maior que essa guerra vindo aí! Se a Rússia quisesse já tinha acabado com toda a Ucrânia mesmo. Para
mim o território da Ucrânia está sendo usado apenas como treinamento, o
verdadeiro inimigo é os EUA, mas os EUA já gastaram uma boa verba com a
Ucrânia. A luta principal é contra a OTAN. E não é do interesse da Rússia acabar com esse conflito, o preço das
comodities disparou, o Rublo está valorizado e a UE está a beira da
falência. Tudo que os Russos querem…

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

Cada um acredita no que lhe interessa!!! A Rússia se realmente tiver vontade tomaria Kiev e toda ukrania em 30 dias… sobrando apenas técnica de de guerrilha em algumas regiões…. Eu digo isso porque todos aqui sabemos que ela não usou a supressão de guerra total na ukrania, como a Alemanha usou na Polônia.isso é um fato… quem mais luta e isso não se divulga muito nas cidades é o povo separatista de lugansk e Donbas… sendo fortemente apoiado pelos 150000 russos divididos pelo segundo maior pais da Europa… quanto mais essa guerra durar mais dinheiro entra no território Russo… Read more »

Rogério
Rogério
Reply to  PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

A verdade é que tentaram e não conseguiram.

“A Rússia se realmente tiver vontade tomaria Kiev e toda ukrania em 30 dias”

Eles tem e não tomaram ainda, mas cada um acredita no que quer…

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Você sabe se ela quer isso ?

Hcosta
Hcosta
Reply to  PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

Destruir cidade inteiras não é guerra total?

E técnica de guerrilha resultou no Vietname, Afeganistão, Península Ibérica, etc…
E até estou algo surpreendido por não haver muitas mais ações deste tipo. Talvez questões políticas…
O dinheiro continua a entrar na Rússia, o problema é que rapidamente se evapora nesta guerra… Certamente alguém está a lucrar com esta guerra mas não deve ser a grande maioria do povo Russo.

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

Agora às 14:00 horas se divulga que 330 soldados ukranianos se escondem em uma indústria química com mais de 800 civis lá que são impedidos de sair pelos mesmos!!!! Logo surgirá um louco dizendo que são como os 300 de sparta… só que esses usam civis como reféns.

Hcosta
Hcosta
Reply to  PETERSON MONTEIRO DA SILVA
1 ano atrás

Se são usados como escudo não deve resultar muito bem, já que em Mariupol isso não impediu os Russos de atacarem…

Renato Andrade
Renato Andrade
1 ano atrás

Líder covarde é assim mesmo, manda os filhos dos outros à uma guerra inútil pra saciar seus interesses particular, quero ver ele se voluntariar a ir na linha de frente como motivação aos jovens russos.

Machado
Machado
1 ano atrás

Eu não duvido nada do Putin. Depois do que os Russos passaram na segunda guerra mundial/guerra fria a Rússia é um país indestrutível/invencível. Um povo resiliente e guerreiro. É óbvio que a Rússia está se contendo nessa guerra. Se tivesse com força total arrasava a Ucrânia mas esse não é o objetivo.

Last edited 1 ano atrás by Machado
EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Machado
1 ano atrás

Acorda Machado!
Isso são mitos. A URSS acabou há 31 anos.
A Rússia hoje é uma potência decadente, com uma população que envelhece e encolhe e uma economia que vive de exportar energia, minerais e produtos agrícolas.
A potência em ascensão é a China.
Leia mais, se informe mais, se atualize.

Rogério
Rogério
Reply to  Machado
1 ano atrás

“É óbvio que a Rússia está se contendo nessa guerra”

A Ucrania esta em ruinas, se informe melhor!

Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

A Otan não quer derrubar Putin do poder, ninguém ganharia com isto, mau ou bem o cara estabiliza a concha de retalhos que a o nação russa, ninguém ganha nada com uma potência nuclear de seis mil ogivas em estado de tensão cheia de separatistas, candidatos a ditadores despirocados e radicais, ou até mesmo em guerra civil. O que ninguém contava e que depois de duas décadas de diálogo iria dar a louca no cara e baixar o stalin nele querendo recriar o império russo na marra agredindo nações vizinhas com um monte de desculpas esfarrapadas. O problema da russa… Read more »

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

A Russia está levando esse conflito em “banho maria” , é obvio que Putin poderia transformar a Ucrania em um mar de destroços em semanas. O cara tem a superioridade aérea! …essas baixas russas estão a ocorrer devido ao dificílimo cenário geográfico e pelo fato do leste europeu ser o último reduto de testosterona da Europa.

Realista
Realista
1 ano atrás

Não usou nem 30% da capacidade e vocês acha que ele quer isso ?

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Realista
1 ano atrás

A Rússia tem dinheiro,material, pessoal treinado em pronto emprego, e principalmente logística para abastecer, municiar e alimentar mais do que estes 30%?

Last edited 1 ano atrás by Capa Preta
Rogério
Rogério
Reply to  Realista
1 ano atrás

A Russia eh isso td que estao vendo. Esaa e a sua capacidade maxima. Viu que os misseis e bombas guiadas ja eram? Acabaram. Estao esperando sair as novas do forno pq nao arsenal as prateleiras sovieticas estao vazias. A sorte deles eh que municoes burras os sovieticos fizeram aos milhoes.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Segundo a fonte “General SVR” Putin passou mal em uma reunião virtual essa semana, se bem que essa mesma fonte está prevendo a morte do Putin desde 2004 com vários tipos de doença, então não dá para levar essa fonte tão a sério.

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Se não da para levar essa sua fonte tão a sério, prq vc foi procurar o que ela fala e veio aqui divulgar essa bobagem?

Se a fonte não é séria, basta ignorar.

Daqui a pouco vc fala: “esses mickey boys que diziam que o Putin ia morrer”…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Tu por acaso já disse por aí que o Putin está com uma doença terminal e logo vai morrer ou tu se mordeu à toa pelos outros Mickey Boy que disseram isso? Não entendi o teu chilique…
Só uma observação, tu adora chamar os outros de “putinzete” mas pelo visto não gosta de ser chamado pelos outros de Mickey Boy, é isso mesmo? rsrsrs.

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Você vem aqui repetir uma bobagem de uma fonte que vc mesmo diz que não é confiável e eu que estou dando chilique?

O termino do sonho está te fazendo muito mal mesmo…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Que sonho? Tu não fala nada com nada.
Mas e aí, tu gosta ou não de ser chamado de Mickey Boy? Pelo visto não…rsrsrs.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Enquanto isso o Biden cai subindo a escada do avião pra ir para a cúpula das “ americas “ .. 🤣🤣 e tem video.. já o Putin é só imaginação mesmo .

Andre
Andre
1 ano atrás

Os muitos Da Lua tirou folga hoje?

Felipe
Felipe
1 ano atrás
JuggerBR
JuggerBR
1 ano atrás

Duas semanas… em Plutão!

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
1 ano atrás

Aham… já ouvi isso antes

Last edited 1 ano atrás by Jadson S. Cabral