Cidade foi destruída pelas tropas russas

As forças ucranianas vão se retirar de Severodonetsk diante de uma brutal ofensiva russa que está reduzindo a cidade oriental do campo de batalha a escombros, disse um alto funcionário ucraniano na sexta-feira.

A notícia veio logo depois que a União Europeia fez uma forte demonstração de apoio à Ucrânia, concedendo à ex-república soviética o status de candidata, embora ainda haja um longo caminho pela frente para a adesão.

Capturar Severodonetsk tornou-se um objetivo fundamental dos russos, que concentram sua ofensiva no leste da Ucrânia , depois de serem repelidos de Kiev e de outras áreas após a invasão de fevereiro.

O centro industrial estrategicamente importante foi palco de semanas de batalhas de rua, enquanto os ucranianos desarmados montavam uma defesa feroz.

Mas Sergiy Gaiday – governador de Lugansk, que inclui a cidade – disse que os militares ucranianos teriam que recuar. ‘Eles receberam uma ordem’ para se retirar, disse ele no Telegram.’Permanecer em posições que foram implacavelmente bombardeadas por meses simplesmente não faz sentido.’

O governador de Lugansk, Sergiy Gaiday, disse que as forças ucranianas em torno de Severodonetsk receberam a ordem de recuar, pois permanecer em posições que foram implacavelmente bombardeadas “não faz sentido”. A cidade foi ‘quase transformada em escombros’ pelo bombardeio contínuo, acrescentou.

“Toda a infraestrutura crítica foi destruída. Noventa por cento da cidade está danificada, 80 por cento (das) casas terão que ser demolidas’, disse ele.

Os ucranianos já haviam sido expulsos de grande parte da cidade, deixando-os no controle apenas de áreas industriais.

Capturar Severodonetsk e sua cidade gêmea de Lysychansk daria aos russos o controle de Lugansk e permitiria que eles avançassem para o Donbas mais amplo.

Gaiday disse que os russos estão agora avançando sobre Lysychansk, que vem enfrentando bombardeios russos cada vez mais pesados.

Jornalistas da AFP que saem da cidade na quinta-feira duas vezes tiveram que pular de carros e se deitar no chão enquanto as forças russas bombardeavam sua principal estrada de abastecimento.

Eles viram fumaça escura subindo sobre a estrada à frente, e ouviram fogo de artilharia e viram flashes de luz, enquanto a estrada estava repleta de árvores derrubadas pelos bombardeios.

A situação para aqueles que permanecem na cidade é sombria.

FONTE: MailonLine

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Arthur
Arthur
1 ano atrás

É o básico da guerra: se não recua, morre. Os ucranianos cansaram de morrer, por isso recuaram.

Oliveira
Oliveira
Reply to  Arthur
1 ano atrás

O texto não fala, mas as informações são de que aproximadamente 2.000 combatentes ucranianos foram cercados no bolsão de Gorskoe e Zolotoe.

Ronald
Ronald
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

E o bolsão está sendo limpo.
Zolote, ao sul, já foi libertada.

Nei
Nei
Reply to  Ronald
1 ano atrás

Kings, mudou de nick?

Heitor
Heitor
Reply to  Nei
1 ano atrás

De novo?

George
George
Reply to  Nei
1 ano atrás

Dev ser para despistar o moderador. Só pode.

Zorann
Zorann
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Recuaram pra não ficarem presos em outro bolsão…. iam ser 2 bolsões em 2 dias

Hcosta
Hcosta
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Ainda estou para perceber qual é o “enorme” avanço Russo…
https://www.youtube.com/watch?v=nfK2o0AbV8Y

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Ainda esperando alguma vitória Ucraniana

Caerthal
Caerthal
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

É preciso se entender o que é mais importante: (1) conquistar territórios, (2) destruir o exército inimigo ou (3) limitar as próprias perdas. Entendo que os russos dão muito peso aos itens 2 e 3.

Ypojucan
Ypojucan
1 ano atrás

A situação da Ucrânia hoje está se tornando critica no campo de batalha. Perdas impossível de serem mantidas e agora sendo teconhecidaa até mesmo pelas autoridades ucranianas e pela inteligência americana (lembremos que os próprios ucranianos informaram que já perderam 50% do armamento que tinham antes de 24 de Fevereiro e as baixas entre mortos, feridos e prisioneiros estão em quase 1.000 por dia – impossível de ser mantido assim). Dmitro Kuleyba numa entrevista com um jornal italiano ontem, disse que a Ucrânia está aberta a discutir com a Russia até mesmo “fronteiras antes de 24 de Fevereiro ” ou… Read more »

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Ypojucan
1 ano atrás
  1. 50% do equipamento original.
  2. Em algum momento isso aconteceria, a pergunta ainda é a mesma, compensou para a Rússia ?
glasquis 7
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Sabíamos que Ucrânia sofreria, o que não sabíamos, é que a Rússia, também.

Eis a questão. Cedo ou tarde a superioridade russa seria imposta mas, demorou muito mais do que o tempo previsto por Putin e custou muito mais em vidas russas.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Esse sempre foi o ponto. Esses caras ficam inundando o site com comentários de “feitos gloriosos e surpreendentes dos russos”, sendo que é o que se esperava das forças russas. Na verdade, se esperava muito mais. Afinal, encontraram uma resistência que fizeram as forças russas comer o pão que o diabo amassou. Mas o resultado é isso ai mesmo. Vão conquistar essa região. Provavelmente se voltarão a Donetsk e também irão conquistar. Aí resta saber se criarão outros objetivos ou se darão por satisfeitos. Todos sabem que, no fim, irão avançar até onde quiserem, nos limites do território ucraniano. Resta… Read more »

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Bom argumento. Sólido e de acordo com a realidade. A resistência foi imprevista pelos russos que pagaram caro no começo, se adaptaram e agora é o q vemos.

Zorann
Zorann
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Logicamente que a Ucrania vem se esforçando para criar barreiras fortificadas e vai continuar se esforçando neste sentido. Mas as regiões que estão sendo tomadas a leste são as regiões que vinham sendo fortificadas desde 2014. São 8 anos. Você sabe e todos sabwmos:não terão mais este tempo para fortalecer estas novas barreiras/posições. Sobre seu ultimo paragrafo: Talvez o tempo para um acordo tenha passado. Pode não ser mais interessante para a Russia sentar pra conversar, se a conversa não incluir o reconhecimento dos territorios ocupados. Um cessar fogo de qualquer tipo, permitiria a Ucrania se rearmar, se reorganizar, com… Read more »

Terminator
Terminator
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

500 soldados ucranianos mortos diariamente agora. Sim está tudo bem. Kiev só foi para atrair boa parte das tropas para ela dominar o leste.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

A OTAN e a UE querem avançar. Os russos também.

MIGUEL
MIGUEL
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Mas a Rússia sempre sofreu nas suas Guerras, o número de baixas não é muito importante para os Russos, os fins justificam os meios, mesmo que morram 1 milhão de tropas Russas, isso pouco importa se no final eles conseguirem destruir o Exercito da Ucrânia e a OTAN, a Rússia pouco se importa, isso esta no DNA Russo, isso não muda , os Russos já combatem de forma brutal desde os dias dos Móngois, desde os dias de Napoleão, desde os dias de Hitler , a Rússia sempre foi assim e não vai mudar nunca… e eles querem a Ucrânia… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Custou mais que o previsto por quem, cara pálida?

Cassini
Cassini
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Sim, compensou para os russos. Dia após dia tomam ainda mais território e infraestrutura que será impossível para os ucranianos retomar, enfraquecem e desmotivam ainda mais o combalido exército ucraniano e seus mercenários e não há nenhuma previsão de que o rumo da guerra mude. É uma guerra, há perdas de ambos os lados. As questões centrais são: valeu a pena para a Ucrânia não ter negociado a neutralidade e assim evitado um banho de sangue de sua população e o esfacelamento do próprio país? O Ocidente está mesmo vencendo a guerra das sanções ao condenar o mundo inteiro a… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Cassini
1 ano atrás

Compensou mesmo para o Ocidente estimular toda corrupção, agitação política e guerra sem esperança…

Mr.BlackWhite
Mr.BlackWhite
Reply to  Cassini
1 ano atrás

Penso o mesmo, um simples acordo de neutralidade teria poupado tanto sofrimento, e ainda por cima poderiam ter negociado com a UE sua entrada no bloco, já que não existe vinculo militar mas sim apenas econômico.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

A pergunta era: Qual seria o futuro da Rússia com uma Ucrânia hostil e na OTAN, ao seu lado e querendo controlar o mar Negro?

Scudafax
Scudafax
1 ano atrás

Previsível resultado. A cidade estava em vias de ser cercada quando foi dada a ordem de ser mantida. A Rússia demonstrou que está disposta a aceitar um alto nível de atrito e baixas para alcançar objetivos estratégicos. Depois restará basicamente Sloviansky e Kromatorsk para o Donbass ser operacionalmente tomado. A Ucrânia pode tentar contraofensivas em Kherson ou Melitopol.

Ronald
Ronald
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

Ontem assisti a um vídeo de posições ucranianas destruídas em Nikolaev.
Muitos corpos de ucranianos jogados em trincheiras e abrigos.
O que o Exército da Ucrânia está fazendo é um crime contra seus soldados.
Talvez por isso as rebeliões estejam aumentando.
Eles estão indo para um matadouro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Ronald
1 ano atrás

olha pelo que eu já li e etô vendo, eles querem manter a linha de frente sem dar condições aos soldados.

Machado
Machado
Reply to  Ronald
1 ano atrás

As condições nessas trincheiras devem ser terríveis. Sem comida, água e munição e tomando bomba na cabeça todo dia. Zelansky o anjo da morte

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

A Rússia não se importa com as baixas , porque controla a midia nacional e as reais perdas não são informadas, alem do mais os russos também estão usando os separatistas aliados como bucha de canhão e esses importam menos ainda para eles, esses idiotas estão sofrendo mais até que os próprios cidadãos ucranianos. A Rússia pode ganhar a guerra mais Putin já perdeu o governo, quando tudo vier a tona só vai restar a ele fugir ou ficar para morrer na mão dos que vão tira-lo do poder.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

Falou a Mãe Dinah analista político do futuro do Putin na Rússia nos próximos meses.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Não sou mãe Dinah Sr. Luiz é apenas o meu modo de ver a minha opinião de acordo com as informações que possuo no momento, se você não concorda, tudo bem, mais então use argumentos para contrapor , não gramática pejorativa, a sua inteligência é capaz disso ?

wilhelm
wilhelm
Reply to  Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

E quem vai tirar ele poder? Algum coleguinha siloviki dele? Risos.

Essa ideia de que a Rússia vai expurgar seus “ditadores” e se tornar democrática algum dia é delírio de gente ocidental que tenta medir os outros países com a própria régua. O autoritarismo está no sangue do russo desde sempre e isso nunca vai mudar.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

Vai sonhando.

Mr.BlackWhite
Mr.BlackWhite
Reply to  Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

O que mudaria se Putin “perdesse o governo”? Vocês são inocentes ao ponto de acreditar que do nada iria cair do céu um “anjo”? As chances de que alguém até pior que Putin assuma são gigantescas.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

Acho remoto em Melitopol, mas em Kherson ainda existem chances, por isso a reserva de tanques russos.

Eles são tão bons em defesa quanto os ucranianos, usam a mesma doutrina.

O resto é provável que seja perdido, mas eles querem fazer a Rússia se lembrar para sempre do preço.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Essa é a tática do avanço pra trás que falam tanto que os russos fazem ?

Ronald
Ronald
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

E era para ser a Stalingrado dos russos.
Como se vê, propaganda não ganha guerra.

MCU
MCU
Reply to  Ronald
1 ano atrás

Sumiram os Zelensquetes.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Não, essa é a tática de avanço de meio metro por dia. A do avanço para trás tático e estratégico 5D Plus 1.6 foi usada em Kiev e depois em Kharkiv. Não sei pq vocês insistem em não assumir. Nos sonhos molhados de vocês com os russos, vocês esperavam muito mais. Não é feio cara. É a realidade. No papel, as coisas são diferentes. No papel, EUA venceria no Vietnã em poucos meses. No papel, EUA teria expulsado o Talibã do Afeganistão e, com as centenas de bilhões de dólares investidas nas forças afegãs, os tornariam um dos melhores exércitos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe Morais
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

“ Não, essa é a tática de avanço de meio metro por dia. “

De metro em metro já se foi 30% do território ucraniano .

Avanço pra trás em Kiev ? Por acaso eles chegaram a entrar na cidade ?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Fale depois de entender o terreno. Você não compreendeu nada.

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

N iam dominar KIEV?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

Por acaso esse é o objetivo ?

Pedro
Pedro
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Era

Nilson
Nilson
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

E precisa,?
O resto da Ucrânia é mais legal.

Nilson
Nilson
Reply to  Nilson
1 ano atrás

Ei, colega, participo aqui há muitos anos com esse nome Nilson, prazer tê-lo aqui, xará, mas se puder poderia agregar algo ao seu nick para nos diferenciar.

ChinEs
ChinEs
Reply to  Vinicius 023
1 ano atrás

Mais cedo ou mais tarde eles vao ocupar Kiev e a talvez Varsovia ou mesmo Berlin, eles ja fizeram isso em 1945, nao custa nada fazer de novo… A Guerra da Russia com a Alemanha durou 4 anos, 1941 ate 1945 , os Russos nao brincam… No final de tudo o Hitler capitulou e se suicidou…

Luis H
Luis H
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

salvo algo inesperado acontecer e o ocidente deixar de apoiar, o tempo está do lado da ucrânia, dificilmente irão conseguir manter as áreas invadidas, kiiv fala em guerra longa, agora é uma guerra de desgaste com recuos graduais acontecendo numa tática de defesa em profundidade. só daqui a alguns meses, com farto armamento ocidental e seu respectivo treinamento é q deve iniciar a contraofensiva ucraniana ao mesmo tempo em q as sanções vão se fazendo sentir pelo povo russo. os ucranianos lutam pela terra dos seus ancestrais e sua família e amigos os russos lutam por putin e para saquear,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Luis H
1 ano atrás

o tempo não está do lado de ninguém, em outubro começa a esfriar de novo, bora ver como vai ficar o resto do Europa com gás caríssimo. e a rússia sem peças para sua indústria.

Luis H
Luis H
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

o povo europeu (e boa parte do mundo) a décadas está sendo roubado na conta de energia devido ao ecoterrorismo mentiroso na mídia e esse preço nunca foi “um problema”. se seus políticos se importassem com a economia e não apenas com o aumento da sua riqueza pessoal e seus amigos bilionários não teriam atacado a energia nuclear, carvão e petróleo torrando cifras astronômicas subsidiando eólica, solar e outras aberrações antieconômicas. gás vai subir? sem novidade, o q é um dedinho pra quem já levou um palmo? para ficar apenas em um exemplo se houvesse fundamento em energia solar p… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Pois é..pelo que diz a matéria conquistaram um monte de ruínas

Lysergic D
Lysergic D
1 ano atrás

Olooooko, quer dizer que os ucranianos estavam resistindo desarmados?!
Poxa como era essa resistência? No jiu jitsu?

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

“Toda a infraestrutura crítica foi destruída. Noventa por cento da cidade está danificada, 80 por cento (das) casas terão que ser demolidas’, disse ele.”

Segundo os putinetes toda essa DESTRUIÇÃO e MORTE é pela “desnazificação” da Ucrânia.

Quero só ver o pós-guerra (se é que terá fim) a CONTA chegando para a Rússia, mas está tudo dentro do plano do Putin em dar prejuízo econômico ao ocidente.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Pode perguntar pro tonho ou qualquer outro putinete daqui.
Eles vão te dar uma resposta.
Mas a verdade é que NÃO tem explicação.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Jagdverband#44
1 ano atrás

Tem que fazer igual aos EUA que leva democracia com bastante destruição.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Jagdverband#44
1 ano atrás

Veja a resposta acima.

Nemo
Nemo
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

A previsão é que a Rússia demorará 10 anos para se recuperar economicamente Já a Ucrânia precisará de algo entre U$ 1 a U$ 2 trilhões para a reconstrução (diferença enorme, mas economistas são assim mesmo. A inflação e a alta de preços de energia e alimentação causa danos econômicos e políticos na Europa e US. O momento é negociat a paz Ah, a Rússia não pagará a reconstrução da Ucrânia. Vida que segue.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Nemo
1 ano atrás

O dinheiro russo está na mão do ocidente, que já insinuou que ira transferi-lo para a Ucrânia como indenização, sei nao em…

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

E a Rússia para de pagar a dívida. Elas por elas pra Rússia

Ronald
Ronald
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

Ontem ela pagou parte dela.
Em rublos.

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  Ronald
1 ano atrás

Por enquanto eles precisam pagar a dívida pra não desvalorizar o Rublo. Mas, uma vez que o oeste começar a confiscar reservas russas em moedas ocidentais, acredito que eles comecem a dar calote. Não sei como fica no final a conta de ativos russos fora + titulos americanos da Rússia versos bens estrangeiros na rússia + dívida russa externa. De qualquer forma essa guerra vai sair caro pra Rússia e mais ainda pra Ucrânia, e poderia ter sido evitada pela UE.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

a situação é que e se eles não pegarem? qual o efeito? nenhum! o investidores externos saíram da Rússia, então ela não conta com injeção de dinheiro vindo do ocidente.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

No começo da guerra estava bem alto, e agora está na casa dos USd50,90.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

Em fevereiro desse ano…

Ronald
Ronald
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Vai sair barato para a Rússia pelo tanto de terras que irão incorporar.

Donald
Reply to  Ronald
1 ano atrás

Será que vai ser viável a reconstrução? Tá tudo destruído.

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  Donald
1 ano atrás

Problema não é a reconstrução. Ninguém vai reconhecer essas terras. Eles vão ter pouco a ganhar com isso e vão ter sanções severas. Até a China avançar mais em semicondutores, os russos vão ter até dificuldade em fazer coisas de alta tecnologia. Ironicamente se a Ucrânia tivesse caído em março (com a ofensiva a Kiev dando certo), seria um país inteiro exceto pela Criméia. Sò com um regime pró Moscou até a morte do Putin.

Nilson
Nilson
Reply to  Donald
1 ano atrás

Quando da invasão alemã foi muitíssimo pior.

Nemo
Nemo
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

São U$ 300 bilhões bloqueados. A utilização dos recursos pela Ucrânia é muito polêmica, a própria Secretária de Tesouro Americana afirmou que isso parece ilegal. Existem também aspectos políticos como um aumento da utilização do Yuan por parte de países que queiram diversificar o risco de suas reservas. Na verdade Os EUA acabarão decidindo a questão. Se fosse obrigado a apostar, apostaria que vão devolver.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Pois é , imagina outros países que tem dinheiro nos EUA sabendo pode acontecer isso com eles ..

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Já fizeram isso com o dinheiro do Afeganistão. Estão usando pra pagar “indenizações do 11 de setembro”. A Rússia, prevendo coisa do tipo, diversificou seus depósitos em moeda forte, parte em Yuan e parte em ouro, e parte em dólares físicos em Moscou. Mas tem muito dinheiro de pessoas e empresas russas em bancos em países da OTAN.

Nilson
Nilson
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Já está acontecendo.
Muitos países se livrando de reservas em dólares.

Nilson
Nilson
Reply to  Nilson
1 ano atrás

Ei, colega, participo aqui há muitos anos com esse nome Nilson, prazer tê-lo aqui, xará, mas se puder peço agregar algo ao seu nick para nos diferenciar.

AMBAR
AMBAR
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Até onde se sabe, o objetivo declarado de Putin eram as duas províncias declaradas independentes. Nunca se soube que Putin ambicionasse Kiev. Agora, é possível que Kiev lhe venha de graça.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Nemo
1 ano atrás

na última reunião dos BRICS, mais uma vez se falou em criar um meio de reserva de valor, bora ver como se sai, eu pensei que esse papel poderia ser feito pelo Banco da Basileia BIS, tipo o país A compra do BIS títulos dos EUA e quem ganha é o país A, assim evitaria de haver “roubo” de dinheiro alheio.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Nemo
1 ano atrás

É previsão era de que a Rússia não aguentava bancar 3 meses de guerra lembra ? 🤣🤣

Nilson
Nilson
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Os russos reconstroem.
Estão fazendo isso em Mariupol.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Nilson
1 ano atrás

A Crimeia hj é muito diferente de 2014. Hj tem estradas de 4 pistas ligando a ponte a Sebastopol passando por Simferopol. A ultima etapa esta sendo construída em Sebastopol. Outra estrada pra Evpatoria. Além de um novo aeroporto e um hospital. Uma usina termelétrica tbem foi construída. O mesmo vai acontecer no leste e no sul da Ucrânia sendo integradas a Rússia.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Nilson
1 ano atrás

Chechenia

Caerthal
Caerthal
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

O posicionamento das tropas atrai o fogo inimigo. Se as tropas ucranianas ocuparem escolas, shoppings, hospitais e condomínios para lá irá o bombardeio. Pensar o contrário é brincadeira café-com-leite.

Mr.BlackWhite
Mr.BlackWhite
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Me lembra muito o método “pacifista” dos EUA no Iraque, literalmente destruíram o país inteiro, mataram 1 milhão de inocentes com a desculpa de levar “democracia e liberdade”, hoje o país está tomado por grupos terroristas. Potencias só pensam em seus interesses e fazem qualquer coisa para alcança-los.

dfa
dfa
1 ano atrás

Era uma posição que se estava a tornar insustentável para as forças Ucranianas. A melhor coisa a fazer foi sem dúvida recuar para o outro lado do rio Donets, aonde a Topografia-altimetria e barreira física do rio favorecem quem defende. A perda dessas ruínas que já foram uma cidade, era simbólica e não estratégica. Engraçado os comentários dos admiradores dos russinhos-Orcs, quem ler as baboseiras que escrevem até pensa que Putin esta a ganhar a guerra. Vou-lhes dizer um segredo: Os verdadeiros vencedores deste conflito não são as partes envolvidas diretamente neste conflito… O Dragão e a Águia lucram forte… Read more »

Last edited 1 ano atrás by dfa
butzke
butzke
Reply to  dfa
1 ano atrás

Concordo com você China e EUA são os grandes vencedores , na minha opinião tanto Zelinski esta errado por obrigar Civis a pegar em Armas , quanto putin esta errado por Invadir, todo dia as noticias são que russia perdeu isso ucrania ganhou aquilo, e na real esta morrendo muita gente dos dois lados , russia na 2 guerra sacrificou muitas vidas para vencer os alemães e esta fazendo novamente , como é uma ditadura faz o que quer e ninguem diz nada e vai sacrificando vidas para obter vitorias , tenho certeza que ucrania tambem esta tendo pesadas baixas… Read more »

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  butzke
1 ano atrás

A China é a grande vencedora. Os EUA estão com algum ganho, mas nada que se compare com a China. Os americanos gastam bilhões de dólares ajudando a Ucrânia que ainda não conseguiu virar. Eles estão enricando as empresas que eles querem enricar, entretanto (o lobby do petróleo que está enricando horrores com a venda de gás e petróleo caros, e o lobby das armas que está enricando muito, tudo com dinheiro do contribuinte americano). Mas acho que mesmo o crescimento da OTAN não tem muito mais a ganhar (Finlândia e Suécia já são clientes da indústria OTAN), poucos países… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

Os USA estão as voltas de uma estagnação….é um pesadelo…..grande parte de seus mercados na Europa estão em crise com redução de consumo

Zorann
Zorann
Reply to  dfa
1 ano atrás

A águia foi quem se deu mais mal. Vai ter de dividir ainda mais seus recursos, tendo de gastar mais com a proteção da Europa, enquanto a China nada de braçadas no pacifico

A águia jogou o urso no colo do dragão.

Muito inteligente esta águia.

Denis
Denis
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Acho que não vai se dar tão mal assim ! Os aliados da otan no leste da europa vão comprar cada veis mais armas dos dos E.U.A , a china e india vão comprar petróleo e gás mais baratos ! A russia vai ganhar as terras férteis da Ucrânia! Eu penso que os unicos que vão sair no prejuizo é o pobre povo ucraniano !

Nilson
Nilson
Reply to  Denis
1 ano atrás

Vão comprar mais armas e pagar com o quê?

Nilson
Nilson
Reply to  Nilson
1 ano atrás

Ei, colega, participo aqui há muitos anos com esse nome Nilson, prazer tê-lo aqui, xará, mas se puder peço-lhe agregar algo ao seu nick para nos diferenciar.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Reply to  Denis
1 ano atrás

“Eu penso que os unicos que vão sair no prejuizo é o pobre povo ucraniano !” Verdade como sempre a corda estourando do lado mais fraco

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Zorann
1 ano atrás

não vejo assim, os EUA ainda podem vir a ter uma industria forte com a robótica e a energia barata e a Europa com energia cara não vai ser competitiva, a não ser que a UE se torne ainda mais protecionista.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  dfa
1 ano atrás

bingo, não digo que a China venceu, mas sim os EUA

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Os russos se adaptaram muito bem a essa guerra. Parece que os ucranianos perderam momentum.

Sérgio
Sérgio
1 ano atrás

” cidade foi destruída por tropas Russas”
E impressão minha ou pelo que esse cara escreveu só os Russos estão atirando, kkkkkkkkk tendência aí e pouco kkkkk

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“Cidade foi destruída pelas tropas russas”

Tem um pessoal que jura que as armas russas não funcionam, então como é que destruíram a cidade, foi na base do soco e pontapé?

Adunlucas
Adunlucas
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Munição de artilharia fez a maior parte da destruição. Tecnologia do século XIX. O pessoal faz chacota das armas modernas. Mísseis que não conseguem travar em aviões e mísseis israelenses porque não funcionam em cenário com forte ECM, o GLONASS não funciona, os aviões deles estão com desempenho abaixo do esperado (exceto pelo Su-25e pelo Ka-52), fora que quem comprou o Su-35 não está querendo novas unidades, preferindo Rafale, por exemplo. Eles têm muita coisa boa, mas tem muita coisa que está bem abaixo do que fala-se que é.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Adunlucas
1 ano atrás

Concordo, agora dizer que nada funciona como alguns “entendidos” aí já é ser hate, até porque tem muita coisa americana, francesa, inglesa que também é bem abaixo do que se fala.

Zoe
Zoe
1 ano atrás

Infelizmente, a longo prazo a Ucrânia não tem como ganhar a guerra.
Os russos estão dispostos a pagar um preço bem alto, não se importam com a morte de seus soldados.

MIGUEL
MIGUEL
1 ano atrás

A Rússia parece que já sabe como ganhar a Guerra, a esse ritmo os Russos vão chegar até Berlin mais uma vez , tal como fizeram em 1945, Acredito que os Russos vão novamente ocupar todo a Europa do Leste, aos poucos eles vão tomando cidades e vilas, inicialmente vilas pequenas e cidades pequenas, em seguida cidades maiores, a Ucrânia é o maior país da Europa em termos de território, se a Rússia ocupar a Ucrânia , em seguida tomam a Romênia e a Polonia, sobrando somente a Alemanha, eles já fizeram isso no Passado e acredito que vão fazer… Read more »

Rayan
Rayan
1 ano atrás

Muito se propala na mídia ocidental sobre a surpresa da lentidão das ofensivas russas e o público em geral narra que se esperava muito mais das Forças Armadas Russas neste conflito. Entretanto, com base em diversos estudos já anteriores ao conflito, se previa um conflito demorado, mortífero, lento e com avanços e retrocessos. Pelas seguintes razões que a alguns aqui, extremamente pilhados em polarizar e simplesmente zoar na base da torcida, desconhecem: 1. Só quem não conhecia a capacidade militar da Ucrânia imaginaria uma guerra rápida. Segundo maior exército da Europa em quantitativo, terceira força terrestre mais poderosa, experimentada em… Read more »

Machado
Machado
1 ano atrás

Outra derrota para EUA e seus asseclas da OTAN

ChinEs
ChinEs
Reply to  Machado
1 ano atrás

Sem Apaches nao tem como