Nível anual é o mais alto desde a crise do petróleo nos anos 1970. Energia cara e guerra na Ucrânia são as principais causas da alta dos preços. Ministro das Finanças alemão diz que combate à inflação é prioridade

A taxa de inflação dos últimos 12 meses da Alemanha atingiu 7,9% em maio, a mais alta em quase meio século, segundo dados divulgados do dia 30/05 pelo Departamento Alemão de Estatísticas (Destatis). Os números preliminares são baseados no índice de preços ao consumidor e comparados com os preços de maio de 2021.

Essa é a taxa de inflação mais alta desde a Reunificação alemã e também a maior desde a registrada no final de 1973 e início de 1974, quando a crise do petróleo alavancou os preços para cima.

A inflação na Alemanha vem quebrando uma série de recordes nos últimos meses. Ela foi a 5,1% em fevereiro e saltou para 7,3% em março, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Em abril, atingiu 7,4%.

O Destatis apontou a guerra na Ucrânia e o aumento dos preços da energia como causas principais para o nível recorde de inflação.

Os preços da energia aumentaram 38,3% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto os preços dos alimentos aumentaram 11,1%.

“Desde o início da guerra na Ucrânia, o custo da energia aumentou visivelmente, afetando substancialmente a alta taxa de inflação”, disse o Destatis em comunicado.

A taxa mensal registrada em maio ficou em 0,9%, segundo o departamento de estatísticas.

Como na maior parte do mundo, a taxa de inflação na Alemanha tem aumentado rapidamente, fazendo com que os consumidores tenham de enfrentar preços muito mais elevados para uma vasta gama de produtos e serviços, reduzindo assim o seu poder de compra.

Analistas previram que a Europa como um todo terá uma taxa média de inflação de 6% em 2022.

Renda cai 1,8% no trimestre

Em um relatório separado divulgado também no dia 30/5, o Destatis disse que a renda na Alemanha caiu 1,8% em termos reais no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, devido à inflação.

Em comentários pouco antes do último número de inflação ser divulgado, o ministro alemão das Finanças, Christian Lindner, disse que “no topo das prioridades deve estar o combate à inflação”.

“A inflação é um enorme risco econômico, e devemos combater esta inflação para que nenhuma crise econômica surja a partir dela, para que não seja desenvolvida nenhuma espiral através da qual a inflação se alimente”, disse o ministro.

FONTE: Deutsche Welle

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Não sejam comedidos.
O Euro atingiu o valor mais baixo dos últimos 20 anos. O motivo é o risco de recessão.
Há pânico nos mercados.
Os OTANinhos devem preparar o coração para um facto: correm o sério risco de perder a guerra económica, para além da militar.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

E nem chegou o inverno

Patrício
Patrício
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

E a crise está se instalando nos EUA também.
E ela será grave.
Muito grave.

Machado
Machado
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Estamos contando com isso para um mundo melhor. Que se dane esses Yankees.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Me explica como um país que tem praticamente pleno emprego está em crise e se acabando kkkk Vocês pegam um dado e criam teorias sobre ele. Inflação alta n é grande problema, talvez vocês sejam muito novos e n lembram de como era o Brasil com hiper inflação..Ali sim era um problema… Estes valores da inflação nos EUA e na Europa, são altos para os padrões deles mas para destruir a economia e o sistema ocidental vai looonge. Inflação é problema na Argentina, Venezuela e na Rússia por mais que vocês se neguem a acreditar, pq nestes países o desemprego… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A pobreza está chegando nos EUA e muitos países da Europa. Nos EUA mesmo é possível encontrar homeless em quase toda esquina, a concentração de renda é colossal e já tem muito pai de família outrora irredutível, agora concordando em ver a filha e mulher vendendo fotos, vídeos etc na internet para garantir um dinheirinho extra. O ocidente, do jeito que tá, não é sustentável, vai falir tanto economicamente, moralmente e culturalmente. Tenho um amigo que mora na Itália e me disse que já tem muitas ucranianas vendendo o corpo para garantir casa e comida. Que sirva de lição para… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

1/3 dos empregados americanos ganham menos de 15 dólares por hora, o que não dá para o sustento.
Também 1/3 dos aposentados tem menos de 10.000 para passar a velhice
O empobrecimento da sociedade americana é alarmante e visível.
Basta ver o sucesso de políticas como ‘America first’ e ‘Fora imigrantes’ que fazem sucesso entre as classes mais necessitadas, mas que estão arrastando os EUA para um abismo.

leonidas
leonidas
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O custo politico é o problema para os governos de plantão no ocidente.
Não necessariamente uma quebra econômica alemã ou da União Europeia.
Logo ignorar isso seria tão primário como afirmar que uma inflação de 1 digito represente uma ameaça de colapso financeiro.
A aposta Russa é muito razoável, amarra suas pontas soltas com a China e aguarda o tempo passar ocupando o leste da Ucrânia e pagando para ver por quanto tempo o publico europeu estará disposto a endossar as posições de seus respectivos governos em apoio a essa guerra absurda encomendada por Washington…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Tão abrindo porta para o fascismo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Amigo, vai estudar.
Você tem de entender que os dados macroeconómicos, Inflação, PIB e desemprego são fatais, especialmente porque a Alemanha é um Estado económico e a Rússia, não. É um Estado Extrativista.
Não adianta falar por aí além, sente e admite que os indicadores da macroeconomia Europa e Americana tão voltando para os anos 90.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

mas aí tem um porém, eles não sabem o que é ter 10 por cento de inflação a muito tempo, como é ter moeda sem poder de compra, e isso gera descontentamento, imagina que venha um candidato que diga, fod@-se a UE, eu vou usar o NS2 para trazer gás e não embargar a Rússia, vai atrair milhões de votos, os líderes atuais vão perder muito, como você disse eles não vão quebrar e sair destruídos, mas vão ter que parar a guerra, antes que ninguém saia vencedor.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O negócio também está ruim na Grã-Bretanha…Não será bom para ninguém. 𝗡𝗔 𝗚𝗥𝗔-𝗕𝗥𝗘𝗧𝗔𝗡𝗛𝗔, 𝗠𝗨𝗜𝗧𝗔𝗦 𝗘𝗠𝗣𝗥𝗘𝗦𝗔𝗦 𝗩𝗔𝗢 𝗖𝗢𝗟𝗔𝗣𝗦𝗔𝗥 𝗘𝗠 𝗖𝗔𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗙𝗔𝗟𝗧𝗔 𝗗𝗢 𝗚𝗔𝗦 𝗥𝗨𝗦𝗦𝗢. – Financial Times Na Grã-Bretanha, muitas empresas podem fechar se um inverno frio levar à escassez de gás, e o fornecimento da Rússia parar a Europa para!, afirma o British Financial Times. off-topic: O negócio não está bom… É o efeito ucrânia! Germany warns of ‘historic challenge’ as trade slides into deficit. https://www.ft.com/content/6f325773-bf8a-4e28-9fc1-6bc986ee90fa Global inflation: Japan faces a moment of truth https://www.ft.com/content/136af78b-dee2-446f-8ba8-21d25ce74ff8 Inflationary pressures boil over.https://www.ft.com/content/e8dfde7a-384a-4761-8b8b-4ce6819348ad European stocks rise as traders assess health of global economy.… Read more »

Tomcat4,4
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

E quando chegar o inverno, o colapso virá a galope. Contra fatos não há argumentos, simples assim !!!

Patrício
Patrício
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Putin sabia de todos esses desdobramentos.
E ele ainda nem jogou todas as suas fichas.
Ele pode, literalmente, desmontar a economia ocidental.
Bem feito para a Europa que perdeu sua integridade moral e resolveu seguir cegamente os EUA igual a um cachorrinho de estimação.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Claro que pode kkkkkkkk

Você sabe que a inflação na Rússia está maior do que na Alemanha né ?

É cada coisa

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Vá estudar, companheiro.
A Rússia não é um Estado Económico, a Alemanha sim.
O cidadão vota tendo em conta o ciclo positivo ou negativo da economia.
A Rússia é um Estado Extrativo, o cidadão fica com poder de compra de acordo com a variação da matéria-prima, normalmente Oil & Gas.
Não inventa. Saiba perder com dignidade ainda que mínima.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Kkkkk… 1 Euro hoje tá R$ 5,50, em 2017 tava R$ 3,60. Os caras não sabem nem mentir. A mentira tem que parecer verdade para ter apelo ! Rsrs

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás
Leonardo
Leonardo
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Na guerra econômica, quem mais se ferra é o brasileirinho, que o Mateus Gonçalo nem se lembra que existe. O mundo vai se recuperar antes do Brasil e ele ainda vai continuar pagando caro por tudo, sem emprego ou com subemprego, vivendo sob a inflação, ganhando em moeda fraca e sendo roubado por políticos.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Todos estão descontentes, tanto na europa como nos eua…

A conta e os efeitos colaterais da crise ucraniana irá respingar em todos.

Veja algumas matérias de capa no NYP e você verá que o povo está descontente com a grande inflação nos preços.

https://nypost.com/search/Biden/page/5/

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Azor
Azor
1 ano atrás

A grande diferença, em comparação com o Brasil, é que a “Selic” deles é de 1% ao ano !! mesmo com uma inflação da ordem de 8% ao ano.

Nemo
Nemo
Reply to  Azor
1 ano atrás

O BCE avisou que a “Selic” deles vai aumentar em julho e setembro. Não vai chegar a 8%, mas já tem aposta em 3%.

Hugo
Hugo
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Sim, mas convenhamos, está longe da zorra que é o BC do Brasil.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
1 ano atrás

https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-07-03/iran-slashes-the-cost-of-its-oil-to-compete-with-russia-in-china

Enquanto isso Irã e Rússia disputa pra ver quem vende petróleo mais barato pra China … graças as sanções, o Xi deve agradecer o Biden todos os dias quando levanta da cama .

https://www.moneytimes.com.br/indicador-do-fed-aponta-que-eua-ja-entrou-em-recessao/

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

E qual é a vantagem de disputar para vender por margem de lucro irrisória ?

Você trabalha velho ?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Irrisória ? Ué e porque querem limitar o preço do petróleo russo ? 🤣🤣🤣 não faz sentido já que a margem de lucro segundo você é “ irrisória “ ..

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Cê tem que aprender a perder.
A Rússia tá vendendo ao preço médio de 93 USD, muito acima do valor de Break Even Point.
Se acostuma e se conforme, compadre.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Realmente, essa guerra teve como única beneficiada, a China!

Enquanto os burros brigam, o esperto lucra.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Não esquecer que a Rússia tá ganhando terreno. Logo, China lucra na economia, Rússia lucra na geografia.
Biden tá lucrando na democracia que ninguém vê, exceto os serviçais que estão perdendo o ímpeto.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Ontem, o Bezzos e o Presidente da Confederação americana de Oil & Gas, criticaram Biden tendo em conta mais um tweet estapafúrdio, comentando o estado da inflação, do oil and gas.
Não adianta para alguns ficarem bancado o OTANinho, pois nem o americano rico tá pensando assim, mas mentalidade de escravo é ruim de tirar do corpo de um bom vassalo.

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

O capitalismo e suas crises…..
O cuidado que se deve ter…é que nesses períodos emergem os Robespierres.

Patrício
Patrício
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

E tivemos nesses dias a reunião do G7.
Sete dirigentes de países ricos se reunindo em um chalé na Suíça achando que vão determinar os rumos da Humanidade.
Ledo engano.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

essa crise tem origem no governo

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

A inflação da Rússia acelerou em abril para 17,83% em comparação anual, seu nível mais alto desde janeiro de 2002, mostraram dados nesta sexta-feira (13).
O índice foi impulsionado como reflexo do rublo volátil e das sanções ocidentais sem precedentes provocadas pela guerra, que têm interrompido cadeias produtivas.

Realista
Realista
Reply to  Carvalho
1 ano atrás
Augusto
Augusto
1 ano atrás

Será que a Europa finalmente vai sentir o gostinho do que passa um brasileiro, do nascimento à morte? Ontem Mark Zuckerberg anunciou demissão de 30% dos trabalhadores da Meta, “temendo uma recessão gravíssima que está por vir”. Elon Musk tbm já disse que está preocupado com o futuro próximo, que anuncia uma recessão gigante. Ambos têm auxílios pesados de inteligência artificial para prever parâmetros econômicos, além de funcionários muito preparados, formados nas melhores universidades do mundo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Não vai velho… vá por mim..

O ruim para eles é muito além do ótimo que temos no Brasil.

Trouxas são os que refletem as notícias de lá com os olhos de lá..

Inflação de 10% nunca destruiu país nenhum..

É mais do que eles estão acostumados, mas muito longe de hiper inflação, como tinhamos no meu tempo de criança.

Augusto
Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Leia novamente. Não é somente a inflação o problema. Ela já está presente, e vai piorar. O grave é a inflação + recessão que virá = estagflação.

Last edited 1 ano atrás by Augusto
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Se a economia europeia e americana entrarem em recessão, como vocês imaginam….

Nós, Rússia e China iremos juntos..

E pela diversidade e força da economia europeia e americana, elas sairão da crise antes do Brasil, Rússia e China.

Patrício
Patrício
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Velhos paradigmas.
Estamos na Nova Ordem Mundial.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“ Se a economia europeia e americana entrarem em recessão, como vocês imaginam….

Vocês vírgula ..

https://www.moneytimes.com.br/indicador-do-fed-aponta-que-eua-ja-entrou-em-recessao/

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Rodrigo, esse pessoal ainda não entendeu que os países desenvolvidos vão mandar a conta para nós pagarmos, se pra eles vai ficar ruim, vai ficar pior ainda para nós, agora imagina para Rússia, Venezuela e Argentina da vida com os governinhos mequetrefes que eles tem, não quero nem ver o estrago.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

E não mandam sempre? Principalmente no Brasil, onde metade da população que estudou não consegue discernir e saber que tem de deixar de seguir e passar a comandar o próprio destino.
É preciso crescer e deixar de querer ser faxineiro da OTAN.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Pena que você e Biden não tenham feito as contas do mesmo jeito, ou seja, se a gente rebentar com a economia russa, a gente vai junto, ué!
Mas a molecagem tá no comando.

Sergio Machado
Sergio Machado
1 ano atrás

Os “estrategistas” achando que proibir a exportação de polenta e importação de energia é a mesma coisa. Se f……..e não ainda totalmente. Que chegue o inverno.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
1 ano atrás

Tem um erro grasso na matéria e que muitos cometem por não ter conhecimento em economia. Inflação é única e exclusivamente causada por impressão de dinheiro pelo governo! Guerra ou crise em energia, causa ‘inflação isolada’. Fato que comprova isso, é que a inflação no mundo já estava alta antes da guerra na Ucrânia, em Dezembro de 2021, a inflação na Alemanha estava em 6%, a maior em 29 anos! Nos EUA a inflação estourou depois que o Biden aprovou vários pacotes de trilhões de dólares! É bom ver o histórico do dólar quando era lastreado no ouro. Em resumo,… Read more »

gari
gari
Reply to  Nicolas_SS
1 ano atrás

Pelo visto vc não entende de economia e está de papagaio de um certo canal Ancap do YT.

Last edited 1 ano atrás by gari
Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  Nicolas_SS
1 ano atrás

Parei de ler na parte que a única causa é o aumento de impressão de dinheiro kkkkkkkkkk meu amigo vá estudar antes de disseminar asneiras aqui e o pior é que já teve muitos likes pra você vê o nível da galera aqui.

Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Nicolas_SS
1 ano atrás

Alguma coisa tem que levar a culpa….. Menos os “nóis” que governam tais nações.

mcremp
mcremp
Reply to  Nicolas_SS
1 ano atrás

Eu concordo. Inflação é causada pelo governo fabricando dinheiro. Quando digo isso, muita gente repete o que escutou na escola: a culpa é do tomate, da chuva, do Putin, de todo mundo, menos do governo. Aí eu peço para mostrarem um caso de inflação que não tenha sido precedido por expansão monetária. Nunca recebi uma resposta sequer.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Eu fico pensando no Diogo Mainard: “O que a Ucrania precisa é de mais armas! Mandem armas! A unica coisa que Putin entende é a força, ele invadiu um país completamente pacifico, basicamente um condado de Hobbits, uma terra de magia e paz, sem absolutamente nenhuma razão! Putin deve ser parado, não importa os custos! Guerra! Mandem armas! Mais armas! Morte! Matar! Mostre-me a sua face de guerra soldado! Isto é sua face de guerra?! Mais!… AHHHHH!… MOSTRE-ME SUA FACE DE GUERRA, SOLDADO!!!” Pois então, falo deste ai. Imagino ele quebrando os moveis dele em Veneza, para acumular lenha para… Read more »

Patrício
Patrício
1 ano atrás

E o Novo Mundo se aproxima.
A perda de competitividade ocidental é evidente.
A China e o Oriente se sobressaem enquanto o resto do Mundo afunda.
Um simples exemplo
Hoje foi anunciado que a BYD já é a maior fabricante de veículos NEV do Mundo.
E está avançando.
Alvíssaras!

Alessandro
Alessandro
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Com o ocidente “quebrado” a China vai vender pra quem? Pra Argentina, Venezuela, Rússia, Irã, coreia do norte, Brasil? Vcs não entenderam que a economia está globalizada né? Mas eu sei qual é a de vocês, é a velha assanha de querer “quebrar o capitalismo” pra fazer o povo depender e ficar na mão desses Estados autoritários, esse é e sempre foi o grande objetivo, mas tenho uma má notícia pra vocês, pois quem está organizando tudo isso é a ELITE, serão eles que dirão para TODOS oq é certo e errado, oq vc poderá ter ou não ter. “Você… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Atirador 33
Atirador 33
1 ano atrás

Não é uma surpresa essa situação de recessão e inflação, desde a aventura imperialista do Putin na Ucrânia, já li algumas análises de mais essa situação deve durar mais uns 3 anos, até a exploração de novos mercados de gases do oriente médio e até mesmo a implementação de novas matrizes energéticas. Daqui 3 anos a economia ocidental começa novos ganhos e nova era energética. Enquanto a Rússia terá que vender sua energia para Índia e China. Recessão ocidental é bom só para partidários que comentam em fórum, vamos ver como a china vai lidar com a retração do mercado… Read more »

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Só a Europa para de imprimir dinheiro que a inflação para de subir…

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Patrício
Patrício
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Vai lá, Mágico de Oz, para dar essa sugestão para eles.
É tão simples.
Agora, será que eles vão imprimir mais dinheiro para comprar armas para enfrentar Rússia e China?

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

KKKKKKKKKK
eles ja sabem disso, mas a vontade de resolver tudo com a magica da impressora é maior… por isso tão se f***ndo agora

Hugo
Hugo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Imprimiram dinheiro ou remanejaram o orçamento?

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Henrique
1 ano atrás

São vário os fatores que leva a alta da inflação, não é só impressão de moeda, o que pode levar também a inflação é a baixa oferta de produtos que pode levar a alta de preços dos mesmos, a inflação do começo da pandemia para cá, ocorre em quase totalidade da economia, e se faz por falta de produtos como componentes, e principalmente alimentos, que se agravou mais, por causa da invasão ao território soberano da Ucrânia que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Um terceiro motivo que eleva a inflação, mais esse só ocorreu no Brasil… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Tanto EUA quanto a Europa imprimiram toneladas de dinheiro.
Não tiveram outra alternativa, visto que esse dinheiro serviu de apoio para manutenção da economia, inclusive bancando gastos pessoais de centenas de milhões de pessoas.
Se não fizessem isso, as empresas ocidentais fechariam por falta de demanda e esses países comprariam mais da China.
Se ficar o bicho pega…

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

como se isso fosse a solução… incrível que nunca: diminuir gastos e corta despesas do Estado é a solução
.
.
Acho muito loco como brasileiro já viveu um momento de estabilidade financeira (única vez em 200 anos) justamente causado pela não impressão de dinheiro e equilíbrio fiscal e o sujeito faz questão de jogar isso fora pra defender impressora e fala que a única alternativa era imprimir pra salvar o país

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Henrique
Henrique
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

A impressão de moera é o principal fator gerador de inflação.

“o que pode levar também a inflação é a baixa oferta de produtos que pode levar a alta de preços dos mesmos,”

isso se chama oferta e demanda, é um movimento natural do mercado.. e muitas vez é causado artificialmente e devido a impressão de moeda pelo Estado que cria demandas que ninguém e quer e ninguém pediu pra favorecer apadrinhados do governo da vez

Hugo
Hugo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Ué, nosso BC tá imprimindo dinheiro?

mcremp
mcremp
Reply to  Hugo
1 ano atrás

Sempre esteve. Só em 2020 o M1 cresceu quase 50%.

Henrique
Henrique
Reply to  Hugo
1 ano atrás

Brasil imprime dinheiro desde 1822…
.
última vez que deram um segurada na impressora foi 1994 com Plano Real, mas dai um certo senhor que quer se reeleger jogou no lixo as politicas do governo que implantou o Plano e ferro a vida de todo mundo de novo

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Imprimir mais dinheiro não aumenta a produção econômica – apenas aumenta a quantidade de dinheiro que circula na economia ..

https://www.google.com/amp/s/valor.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2022/07/04/energia-faz-alemanha-ter-primeiro-dficit-comercial-desde-1991.ghtml

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Mas é isto que a turma da left que você ama tanto faz…

Hugo
Hugo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Quando que o BC do Brasil imprimiu dinheiro?

mcremp
mcremp
Reply to  Hugo
1 ano atrás

Sempre.

Henrique
Henrique
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Imprimir mais dinheiro não aumenta a produção econômica – apenas aumenta a quantidade de dinheiro que circula na economia ..

ahh vai .. serio que imprimir “apenas aumenta a quantidade de dinheiro que circula na economia” ... o nome disso é inflação

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Não é tão simples assim, pode ser uma das causa a maior quantidade em circulação de dinheiro, mas o que ocorrer atualmente não é o caso de maior circulação e sim de falta de produtos e commodities que se iniciou com a pandemia! Cadeias foram quebradas, fabricas fechadas, produções reduzidas… Demanda aumentou a produção não acompanhou, temos inflação!

mcremp
mcremp
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Se as “fábricas foram fechadas” e as “produções foram reduzidas”, como que a demanda aumentou? Com que dinheiro? Resposta: com dinheiro que o governo criou do nada e jogou na economia.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  mcremp
1 ano atrás

A demanda aumentou com a volta de circulação de pessoas e as quedas das restrições… é só você ver no seu meio, antes bares, shoppings, restaurantes, casas noturnas etc… não abriam… Tudo influencia o meio, quem sai precisa se locomover, de roupas, que precisa de combustível, que precisa de tecidos, que precisa de comida, produção, energia… etc.. tudo influencia!

mcremp
mcremp
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Então um monte de empresas fecharam e demitiram mas o povo continua frequentando shopping e restaurante? É um modelo econômico “interessante”, digamos assim.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Esses economistas de internet são sensacionais. Passam o dia vendo vídeo de trades no youtube (Fernando Uric e compania) e se acham ganhadores do nobel. Que tal se candidatares a Ministro de economiada Alemanha?

Henrique
Henrique
Reply to  Andreo Tomaz
1 ano atrás

meu primeiro ato como Ministro seria ligar no BC e manda os caras deligar a impressora… isso resolveria 99% da inflação instantaneamente…

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Fácil uma mágica e pronto acabou a inflação .. kk vc acha que isso é vídeo game ?

Henrique
Henrique
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

amigo que adora jogar super trunfo com os feitos da russia e acha que que a guerra é um joguinho

eu disse a decisão resolveria a inflação… inflação só é causada por impressão de dinheiro…
.
problema de oferta/demanda pra baixar preço é resolvido com desburocratização de legislações… esse não da pra resolver da noite pro dia

mcremp
mcremp
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Alguns países que “acabaram” com a inflação em pouquíssimo tempo:
Alemanha, 1923
Estônia, 1992
Zimbábue, 2008
Equador, 2000
Eles fizeram isso substituindo uma moeda ruim por uma moeda forte.
Mas não vão te ensinar isso na escola, porque implica admitir que a causa da inflação é o governo imprimindo dinheiro.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  mcremp
1 ano atrás

E oque faz o governo imprimir dinheiro ? 🤣🤣😂🤡

Henrique
Henrique
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

populismo barato com povo; compra de votos e inflação descontrolada
.
só exemplo atual: BoIsonaro imprimindo R$ 40 bi pra comprar votos e a klrchner na Argentina tendo que imprimir dinheiro a rodo pra não demitir os funcionários públicos

Last edited 1 ano atrás by Henrique
mcremp
mcremp
Reply to  Andreo Tomaz
1 ano atrás

Sensacionais são os economistas dos governos, que não acertam uma previsão faz décadas mas continuam garantindo que na próxima vão acertar em cheio.

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Nunca ninguém parou o totalitarismo sem pagar um preço

Machado
Machado
1 ano atrás

Isso é só o começo. O fim se aproxima para a UE. Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Suíça etc., estão todos lascados. Os lacaios europeus sacrificam sua própria economia e bem estar do seu povo para atender os interesses geopoliticos de seu senhor EUA. Espero que essa cagada toda não respingue em nós aqui na América do Sul

LUIZ
LUIZ
Reply to  Machado
1 ano atrás

Eles queriam um Boris Yeltsin na presidência da Rússia só que eles tiveram e tem que aguentar o Wladimir Putin. Queriam as riquezas naturais russas na mão dos oligarcas com eles controlando. Só que não contavam com o Putin estatizou as empresas petrolíferas. Hj o Putin colhe os frutos do que plantou no inicio e no decorrer do mandato. Presidente de uma grande nação tem que defender primeiro os interesses do país doa a quem doer.

Tutor
Tutor
1 ano atrás

Infelizmente o povão não sabe analisar, não consegue enxergar os reais motivos dessa inflação, que são basicamente a pandemia e a guerra na Ucrânia, eles sempre irão colocar a culpa em quem tem o teto de vidro, ou seja, sempre será apontado como o culpado o azarado que estiver no poder nesses tempos, não importa a corrente ideológica. Nos EUA a culpa é do Biden, na Argentina é do Alberto Fernandez, no Reino Unido é do Boris Jonhson, na Alemanha é do Olaf Scholz, no Brasil é do Bolsonaro, e por aí vai. O pior é que, por aqui, esse… Read more »

Zorann
Zorann
Reply to  Tutor
1 ano atrás

A diferença é que na Alemanha não existe PEC kamikaze. Aqui todos, com exceção de um, votaram a favor. Direita, esquerda, centro…. todos juntos na irresponsabilidade.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Tutor
1 ano atrás

“ um governo manchado por escândalos de corrupção. “

Agr acabou a corrupção ?

Tutor
Tutor
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Bom, primeiro: não houve nenhuma condenação até o momento. Segundo: a escala de corrupção, “devidamente provada”, no governo a que me referi, foi enorme, foram bilhões e bilhões. Só as devoluções obtidas por meios de acordos de delação premiada e de leniência foram absurdas. É disso que estou falando. Se houver provas de corrupção no atual governo, que sejam punidos os responsáveis, inclusive o presidente. Eu não vou torcer por uma manobra política totalmente descabida por parte da Suprema Corte para salvar ele não. (ah, não vale acusações subjetivas do tipo “negacionista”, “genocida” e bla bla bla; eu me refiro… Read more »

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Tutor
1 ano atrás

É aquele caso se investigar é exonerado ..

Só um exemplo:

https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/ultimas-
noticias/agencia-estado/2021/10/08/diretor-da-pf-afasta-delegado-que-coordena-area-que-investiga-filho-de-bolsonaro.amp.htm

Tomcat4,4
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Vc quer comparar essa notícia com “tudo” de ruim que se fez no desgoverno absurdamente corrupto(que entrou vergonhosamente pra história mundial como maior escândalo de corrupção pelo qual pagamos a conta até hoje vide Petrobrás ) dos canhotos ??? Para que tá feio !!!

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Eu acho é pouco ,os patetas daqui logo no início da guerra viviam dando pitacos com uma semana de guerra dizendo que a Rússia iria viram uma Somália da vida quebrada e sem dinheiro ,eu tô vendo isso acontecer. Podem chorar otanboys o mundo agora será multipolar, viver de baixo da sombra dos EUA é coisa do passado, eu dizia que o preço do EUA viver se metendo em tudo no mundo iria ter um preço caro lá na frente e quem sabe isso não é o início.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Não faltou analista com independência editorial que alertava sobre uma crise na economia mundial e que os maiores prejudicados seria o atlanticismo e seus parceiros e junto a essa análise o fim da geopolítica hegemônica do imperialismo atlanticista, vai ter que conviver com com outros blocos econômico e o dolar aos poucos sendo substituído como moeda internacional.
Acho que o pessoal da BlackRock deve começar a rifar alguns pau mandado pra salvar os anéis.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

E qual você acha que será a moeda internacional ? O Rublo ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O que vc acha de várias moedas dentro dos blocos que vão se formar?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

O problema destas moedas destes blocos é de confiabilidade… Estes “blocos” são a NOMP – Nova Ordem Mundial do Putin…vamos deixar claro.. Vamos dar o exemplo da China.. É dificil lastrear algo ou confiar em um país que tem segurança jurídica tão baixa como a China.. Por isto que ela do jeito que caminha, nunca será a moeda de estabilziação mundial. Digamos que a China se torne líder de algum bloco…ela pode até exigir que neste bloco as negociações sejam feitas em yuan…Legal..O Putin faz isto e n trouxe benefício algum a Rússia.. O nro de negociações diárias do Rublo,… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não existe nova ordem mundial do Putin, isso é delírio. O Dólar pós 1971 não tem mais valor, só é usado porque existe um monopolio sustentado pelos EUA e seus aliados e falta a criação de um novo modelo econômico global. A ideia de substituir o Dólar pelo Yuan vem da mesma cabecinha oca dos torcedores tolos de EUA e China, trocar o Dólar pelo Yuan é seis por meia dúzia. A melhor opção é uma moeda gerenciada pelas 20 maiores economias do mundo e lastreada no ouro dessas economias. Dessa forma não será mais possível usar a moeda de… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Acompanho o voto do relator.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Você tem que se curar pois essa negação tá virando patologia.
A confiança no dólar cessou, pois a Casa Branca politizou a moeda enquanto ativo de reserva.
O resto é papo furado.

cesar
cesar
1 ano atrás

Quem diria a Alemanha virando Brasil.
A culpa com certeza lá também é do Homem.

Patrício
Patrício
Reply to  cesar
1 ano atrás

Não souberam votar direito.
Nem aqui, nem lá.

César
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Por falar nisto ainda bem que seus perfis não podem ter título de eleitor, né desocupado?

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Eu sugiro mandar O Lula para governar a Alemanha. Vai chover picanha. Vai ser o novo admirável mundo novo. Cuba parece que quer outro porto, Venezuela outro metro. Todos ganham

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

Ishi, só falta eles quererem imigrar para o Brasil.
ahahahahhahaha

Patrício
Patrício
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

Aqui pelo menos tem gás e gasolina
Estão caríssimos, mas têm.
Kkkkkk

Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Alguns outros lugares tem o gás e a gasolina baratin…. Mas isso é o tudo ou quase tudo.

Nemo
Nemo
1 ano atrás

A Europa realmente perdeu o rumo. Nos últimos 15 dias ela se comprometeu a ajudar a financiar o B3W de US$ 600 bilhões (os EUS entrariam com,US$ 200 bi), prometeu (junto com o BCE) desenvolver mecanismos financeiros para reduzir o seriado entre títulos dos diversos países; prometeu US$ 500 bilhões para a reconstrução da Ucrânia; e continua desembolsando bilhões para a recuperação da pandemia. Tudo isto com alta de inflação, juros, desvalorização do Euro e cenário negativo. É claro que haverá reflexos no mundo inteiro e até em mim que estou quieto no meu canto. Por favor, não falem em… Read more »

Kornet
Kornet
1 ano atrás

E os “ispiciliastas”afirmaram que com as sanções a Rússia iria quebrar em 2 semanas,mas o mundo já vinha cambaleando de uma pandemia e com essa guerra piorou ainda mais a economia mundial.Com as sanções esqueceram do efeito ricochete na europa e nos EUA

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Paulo eu na época achei que para os americanos a eleição do velho gaga junto com sua vice pudesse colocar novamente o império no resgaste do equilíbrio geopolítico e que de fato o império atlanticista voltaria sua política econômica para recuperação dessa infraestrutura que vc menciona, mas depois quando começou a nomeação do secretariado de governo eu começo a pensar que era melhor ter deixado o paspalho ter conseguido implodir o deep state para antecipar o colapso moral que aquele pais vive.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Boa tarde Senhores camaradas camaradas do Forte!

Os embargos contra a Rússia, orquestrados pela mente brilhante de Washington e NATO, precisa continuar está dando certo!!!

O envio de material de defesa de ponta, como os MIG29, T72, assim como tudo o mais que está sendo enviado à Kiev para sua heroica luta pela população do mundo livre, também precisam continuar, pois também está ajudando!!!

Tem gente que vai tomar banho gelado… se é que vão, vai que só usam Chanel 5….

Sgt Moreno
(CM)

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

kkkkkkk

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
1 ano atrás

E a inflação da Rússia, vai a quanto?? A Rússia tá indo pro fundo do poço e quer levar junto os EUA e a Europa. Pode ser que consiga, mas o buraco da Rússia é mais fundo. A meu ver, no que se refere a grandes economias, só a dois países que não estão sendo muito afetados com essa guerra, a China e a Índia.

Last edited 1 ano atrás by Andreo Tomaz
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Andreo Tomaz
1 ano atrás

Vou repetir 3 coisas:
1) vá estudar;
2) A União Europeia e os EUA são compostos por Estados Económicos;
3) A Rússia é um Estado Extrativista (o bem estar económico depende do preço alta das matérias-primas como petróleo, gás e carvão).
Com estes preços, a guerra tá ganha, mermão.
Aceita que dói menos e aprenda a perder de modo honrado.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
1 ano atrás

Talvez os Alemães não tenham colocado no radar esse conflito e sua depenência da energia Russa, porém a pauta ambientalista não é do governo, é do povo. Houve grande mobilização popular pela extinção das fontes de energia vindas de combustíveis fósseis e nucleares, agora estão sentindo as consequências disso. Ainda sim, isso não cancela o ótimo governo que Merkel fez, tanto é, que governou o país por 16 anos, além de ser inteligentíssima em outras áreas. Pra quem não sabe, ela é doutora em física, com trabalhos notáveis em física quâtica e tb é doutora em ciências políticas.

nereu
nereu
Reply to  Andreo Tomaz
1 ano atrás

o SPD fez uma coalizão com os Verdes, o Ministro da economia é do partido verde e pelo jeito não pode ser mandado embora

Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 ano atrás

Parabéns ao Putin por invadir um país soberano, infelizmente o povo russo e ucraniano estão pagando com vidas por uma coisa chamada “ganância”.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

New Bot moralista

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

mas ele ta errado?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Argumento implorando piedade.
Coitadinho. Aqui não é igreja.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Eu acho engraçado o nível dos comentários. Russia destruindo a economia ocidental… Sendo que o ocidente tem uma economia pelo menos 10x maior que a Russia. é cômico. Sim, o ocidente está passando por problemas econômicos isso é fato nenhum líder mundial ou do ocidente deve ter imaginado que desvirtuar as linhas de abastecimento de petróleo/gás mundial prejudicando as relações com um dos maiores produtores não iria causar alguma repercussão na própria economia. a Russia ta sofrendo retração econômica… o PIB está programado pra escolher segundo as estimativas do próprio branco central com uma inflação que se imagina chegar a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Victor Filipe
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Amigo, vá estudar.
A economia atual vive um momento chamado “Globalização”.
Por ignorância, o macho man Biden subestimou a “interdependência e cooperação”, e continuou a acreditar na superioridade e capacidade americana de conseguir suprimir a cadeia de logística global com produtos ocidentais.
Se ferrou e com sucesso. Ele imitou você. Não estudou o dossier, pois o Covid 19 já tinha mostrado isso: estamos todos dependentes uns dos outros.

Rogério
Rogério
1 ano atrás

A Europa tem deficit de 165 bilhões de euros no comércio com a China e os EUA 355 Bilhões de dólares, se houver recessão como dizem, China vai junto. Só que a Russia já estara lá há muito tempo.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Alemanha perdeu competitividade com essas sanções malucas aos hidrocarbonetos russos. A China tá rindo de orelha à orelha. O unico gargalo da China são os produtos de alto valor agregado que a Alemanha é referencia. Como a China é muito grande não dá para copiar o modelo alemão no país todo, sendo que a Megalópole Guandong-HongKong-Macau com 70 milhões de habitantes foi escolhida pelo Partido Comunista para um modelo de desenvolvimento parecido com o alemão. Esse conjunto de 9 cidades tem hoje o PIB do Brasil e em 2029 irá alcançar a economia da Alemanha. É um grande projeto de… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Você viu os protestos dos fazendeiros na Holanda?! Onde o governo quer acabar com o uso de tratores a diesel? Na Holanda, o setor agrícola está em crise. Insatisfeitos com uma proposta ambiental aprovada na semana passada pelo governo, agricultores bloqueiam ruas e estradas que dão acesso aos supermercados. os legisladores holandeses decidiram reduzir as emissões de poluentes como óxido de nitrogênio e amônia em 50% até 2030. As províncias receberam o prazo de um ano para formular planos para atingir a meta. As reformas incluem reduzir a criação de gado e estimular a compra de fazendas cujos animais produzem… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
1 ano atrás

A inflação global é o rebote de décadas de valorização espúria de ativos financeiros. Como a soma da riqueza financeira escriturada já supera em muitas vezes o PIB mundial, tinha que haver alguma correção profunda pra restabelecer alguma credibilidade mínima ao bordel do capitalismo, ainda mais tomado pelo entusiasmo pós-industrial (um verdadeiro tiro no pé), ou simplesmente o fim do velho com o advento do novo (que nem por isso promete ser menos atroz). Até a Goldman Sachs sabe e já cunhou a nova lei desses tempos:

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Alex Barreto Cypriano
1 ano atrás

falhou o compartilhamento de imagem. Aqui, a imagem que finaliza o comentário anterior.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

O fica em casa que a economia a gente vê depois, somada a paralização de compra de gás russo tá comprando os juros, maior economia da Europa sendo destruída aos poucos, nem em 2008 foi tão horrível assim, a Alemanha que segurou a Europa, agora sem alemanha forte o que vai ser do continente?