HIMARS

Ataques com foguetes ucranianos destruíram mais de 30 centros de logística militar russos nas últimas semanas e reduziram significativamente o potencial de ataque da Rússia, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia nesta sexta-feira.

“Nas últimas semanas, mais de 30 instalações logísticas militares do inimigo foram destruídas”, disse Oleksandr Motuzianyk em rede nacional.

Ele destacou o papel desempenhado pelos sistemas de foguetes HIMARS produzidos nos EUA, um dos vários tipos de armas de longo alcance fornecidas pelo Ocidente para ajudar a Ucrânia a lutar contra a Rússia.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
leonidas
leonidas
1 ano atrás

Não há sentido em achar que um equipamento por si só poderia mudar o destino de uma guerra. Até porquê a Rússia dispõe de coisa similar. Claro que há um determinado contexto onde temos uma Rússia sancionada e com um limite em termos de tropas devido ao fato de não haver declaração formal de guerra. Mas isso não se aplicaria a equipamentos e sim ao deslocamento de efetivo maior. Acho bastante prematuro considerar que equipamento X ou Y resolva algo. Isso é coisa de criança e mídia histérica ou do próprio governo Ucraniano que esta fazendo apenas seu papel. Vamos… Read more »

George
George
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Basta ver a redução da atividade do exército russo no campo de batalha.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  George
1 ano atrás

Depois de batalhas intensas em Mariupol, Severodonetsk, Lisychansk e outros locais no Donbass acho difícil manter o mesmo ímpeto e intensidade por todo esse tempo

Hcosta
Hcosta
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Porque não? Em duas dessas cidades é só atravessar o rio. A questão é se têm reservas de material e homens para continuarem o avanço. E se não têm é por incompetência de planeamento, de infra estruturas ou político ou todas ao mesmo tempo.

Patrício
Patrício
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Os vídeos trazidos estão mostrando que os ucranianos estão morrendo feito moscas.
É grave a situação deles.

Patrício
Patrício
Reply to  George
1 ano atrás

Vc está acompanhando a mesma guerra que a gente?

Esse tipo de assunto está sendo insistentemente trazido à baila pelos ucranianos para disfarçar a venda do sistema para os russos.
E só.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

não tem nenhuma fonte imparcial ou foto que comprova essa suposta venda. a unica fonte real dela vem de um grupo de Telegram pró Russo

Logo voce esta apenas compartilhando boatos sem nenhuma base.

Arthur
Arthur
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Acho que já vi anúncio de Javelin no Mercado Livre. Dava para pagar pelo MercadoPago… ou pelo cartão de crédito.

Arthur
Arthur
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás
Bosco
Bosco
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Esse tipo de notícia não interessa. É caso de crime e de segurança interna ucraniana. Os responsáveis devem ser identificados, julgados e condenados. A pena, ao meu ver , tinha que ser o fuzilamento.
Não utilizem isso para relativizar o esforço dos ucranianos em defender seu país de injusta agressão promovida pelo psicopata russo. É vergonhoso esse tipo de atitude.

Arthur
Arthur
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Também acho que esse caso é de crime de segurança. Mais: notícias da Ucrânia nem deveriam ser divulgadas, afinal é problema eslavo e não de latino americanos marginalizados e pobres. Não temos nada a ver com isso! Mas gostei da ponderação: identificar, julgar, condenar e fuzilar os responsáveis. Espero que se estenda a todos e não privilégio de poucos!

Ivan
Ivan
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Arthur, Se você assistiu o vídeo até o fim no canal Hoje no Mundo Militar, certamente ouviu quando o Marcelo alertou para o suposto vendedor falando ucraniano com sotaque russo, que pode significar muita coisa, inclusive uma ação de propaganda russa tentando desestabilizar as relações da Ucrânia com o Ocidente… …ou simplesmente oferecendo munição cinematográfica para quem torce pelo genocida e mentiroso do Vladimir. . A narração é clara e bem colocada. O evento gravado foi na Albânia (meio terra de ninguém) e pode significar muita coisa… principalmente bandeira falsa russa. . Pois é. As armas ocidentais nas mãos dos… Read more »

Arthur
Arthur
Reply to  Ivan
1 ano atrás

Sim, aquele canal deixou bem claro: suposto vendedor, de suposto armamento, em suposto país. Por que postar então? Supostamente, para aclarear a situação.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Dizia que seriam expulsos da Ucrânia EVENTUALMENTE. E talvez sejam mesmo.

Agora, vale lembrar que as putinetes (e o próprio Putin) diziam que em duas semanas tomavam Kiev e – até o momento – não tomaram nem o Donbass.

Bosco
Bosco
Reply to  leonidas
1 ano atrás

“Não há sentido em achar que um equipamento por si só poderia mudar o destino de uma guerra”
Creio que as putinetes não concordam com sua afirmação. Para elas armas como o Terminator e o TOS são absolutas.
E nem vamos falar da opinião das putinetes a respeito dos tais mísseis hipersônicos e dos tais matadores de porta-aviões. Aí elas vão à loucura e tiram a calcinha pela cabeça.

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

Se alguém ainda tem dúvidas da necessidade de investimento no “programa estratégico” Astros 2020, além do necessário fortalecimento da Avibras…basta acompanhar a guerra da Ucrânia.

Marcos
Marcos
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Exatamente! E muita gente fica encantada com as destruições causadas pelos ATGMs e Drones da vida, mas se esquecem que é a artilharia (tubo e foguetes) que fazem o grande estrago. Uma peça de 155 mm é capaz de inutilizar vários blindados de uma única vez, um foguete de 300 mm com ogiva de fragmentação… destrói tudo numa área do mesmo tamanho de um campo de futebol.

SS-30 e SS-40, respectivamente.

Marcos
Marcos
Reply to  Marcos
1 ano atrás

SS-40

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Esse estratégico é devido os russos ainda não terem implementado ataques aéreos em larga escala, sabe-se lá por quais motivos, coisa que os EUA e seus aliados jamais teriam pensado duas vezes. Astros 2020 é o carvalho, projeto estratégico é ter mais Gripens e drones de ataque.

_RR_
_RR_
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Poder levar uma peça pelo espaço de batalha, posiciona-la onde se precisa, lançar seu ataque e retroceder rapidamente… Isso tem um valor tático imenso, e mesmo que haja superioridade aérea do outro lado, sempre há a possibilidade de utilizar. O que mais essa guerra tem feito é reafirmar a importância da artilharia e do treinamento adequado para permitir o uso correto. Essa, aliás, tem sido uma guerra da artilharia. Quanto a aviação russa, resta óbvio que estão tendo imensas dificuldades de inteligência. Não conseguiram destruir a capacidade anti aérea da Ucrânia e a aviação desta última ainda está atuando, o… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

“devido os russos ainda não terem implementado ataques aéreos em larga escala, sabe-se lá por quais motivos”

Porque não conseguem. A VKS não tem material e treinamento adequados nem para neutralizar as defesas AA ucranianas, nem para atacar alvos móveis.

Andre
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Talvez pelas perdas de dezenas de su25 e su34?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Esse estratégico é devido os russos ainda não terem implementado ataques aéreos em larga escala, sabe-se lá por quais motivos, coisa que os EUA e seus aliados jamais teriam pensado duas vezes. Astros 2020 é o carvalho, projeto estratégico é ter mais Gripens e drones de ataque. Astros 2020 jamais sobreviveria num ambiente infestado de aviões de ataque, tanto é que na guerra do Iraque não fez nem cócegas na coalizão.

George
George
1 ano atrás

Eu acho que depois do ataque a Vinitsia a Ucrânia deveria mandar um HIMARS lá na base naval russa da Crimeia.

Last edited 1 ano atrás by George
Marcos
Marcos
1 ano atrás

Página 34 do Relatório de Gestão do Ministério da Defesa, ano 2021.

O Exército possui 92 lançadores do Sistema Astros, sendo 38 no padrão MK3-M e 54 no padrão MK6

Projeto Guarani prevê a aquisição de 3830 blindados. O Iveco Lince agora se chama VBMT-LR Guarani 4×4

Bons números! Sisfron também avançou muito.

Bardini
Bardini
Reply to  Marcos
1 ano atrás

A nomenclatura VBMT-LR tem mais de uma década…

Marcos
Marcos
Reply to  Bardini
1 ano atrás

VBMT-LR Guarani

Bardini
Bardini
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Tal qual VBTP-MR Guarani

RDX
RDX
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Negativo. O EB possui 36 lançadores (LMU). São 2 GMF com 18 LMU cada. Lembrando que o sistema ASTROS é comporto por 9 tipos de viaturas: LMU; RMD; OFVE; MET (4×4); PCC (4×4); REC; SRR; UAS e UCF. 92 deve ser o número de viaturas do sistema, em suas diversas versões, que compõem os 2 GMF. O wiki cita 20 LMU mas o número está desatualizado. O EB continua desenvolvendo o foguete guiado SS-40G e o míssil MTC-300…e estudando a aquisição de um ARP para orientar as baterias ASTROS (espero que seja um categoria 3 com até 300 km de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by RDX
Marcos
Marcos
Reply to  RDX
1 ano atrás

MK é o padrão adotado para a modernização das viaturas-lançadoras. Abraços!

Não existe AV-RMD MK3M ou MK6

RDX
RDX
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Você quis dizer modernização do sistema ASTROS. Não existem 92 LMU. “O PrgEE ASTROS 2020 contém em seu escopo, um forte (Forte Santa Bárbara, que reúne diversas organizações militares de artilharia), um comando de artilharia (C Art Ex), uma Base de Administração e Apoio (B Adm Ap), dois grupos de mísseis e foguetes (6º GMF e o 16º GMF), um centro de instrução, um centro de logística, uma bateria de busca de alvos, com o desenvolvimento dos foguetes guiados SS-40G e do MTC-300, entre outros projetos. Os GMF mantêm a capacidade de realizar a saturação de área, empregando tanto os… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  RDX
1 ano atrás

Eu não sei por qual razão o pessoal te negativou tanto, você é um que sempre traz números e dados fidedignos.
Eu estranhei mesmo esse número alto, o sistemas Astros completo é bem caro.

RDX
RDX
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Pois é, Henrique. Vai entender.
Eu sou um dos maiores defensores do sistema ASTROS. Esse projeto deveria ser uma das principais prioridades do EB. Atualmente o EB possui 2 GMF (36 LMU). Quem sabe um dia chegue a 5 GMF (90 LMU disparando foguetes guiados e MTC) apoiados por radares contrabateria e ARP de aquisição de alvos categoria 3/médio alcance.

Last edited 1 ano atrás by RDX
George
George
1 ano atrás

E o M270 vem por aí para segurar mais ainda o avanço russo. É um pouco mais antigo que o HIMARS só que bem melhor que os lança foguetes da era soviética que os ucranianos tinham.

Eduardo Angelo Pasin
Reply to  George
1 ano atrás

E uma nova atualização está saído do forno, uma modernização do veículo e novos foguetes guiados com maior alcance.

Bosco
Bosco
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Esse ano entra em operação o GMLRS-ER com mais de 150 km de alcance.
Em 2024 entra em operação o PrSM, com mais de 500 km de alcance. Dois poderão ser lançados pelo HIMARS e 4 pelo M270.

Claudio
Claudio
Reply to  George
1 ano atrás

HIMARS destruídos hoje

Hcosta
Hcosta
Reply to  Claudio
1 ano atrás

Que venham logo os drones Iranianos para ver se melhora a resolução destas imagens…

Sentinela
Sentinela
1 ano atrás

Muita ingenuidade achar que ataques d o agora milagroso Himars vão mudar curso da guerra. Esses ataques contra centros de comando e depósitos das forças russas já ocorrem há tempos, a Ucrania tem o Toshka, com alcance até maior embora menos precisão. Foi assim na propaganda da Ucrania com o Switchblade, com o M-777, com o Bayraktar e agora com o HIMARS. Enquanto isso as forças russas avançam no eixo Soledar e Seversk, tomaram diversas cidades, as forças ucranianas perdem até 1000 soldados por dia, já falam que a contra ofensiva tão anunciada foi um mal entendido do Ministro da… Read more »

Gugs
Gugs
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Você é o ingênuo ou iludido. O planejamento russo não durou duas semanas de combates e você vem falar que o curso da guerra não irá mudar? Já mudou, acorde do seu sonho sputinoide. Os russos tiveram que sair correndo da região de Kiev, largando todo tipo de equipamentos no caminho. Kiev não caiu, os russos recuaram para se reorganizar, ou seja, e repetindo, já mudou. A Rússia está presa em uma guerra que não pode vencer e está cada vez mais fraca. Qualquer resultado será declarado como vitória na visão de lunáticos como você, mas a verdade é que… Read more »

Sentinela
Sentinela
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Eu iludido ou você com sua bolha imbecil? Quem é vc, um gado que fala um monte de asneira para chamar a mim e os outros de lunáticos? Basta ver a crise energética e inflacionária na Europa e nos EUA, a perda diária e colossal de tropas Ucranianas e equipamentos ocidentais, até autoridades do gabinete do Zelenski informam isso e eu que sou o lunático? Caras como você, patéticos moleques que nunca teriam culhão de pegar em armas pelo país, vem com esse chilique de marica aqui. Acha que uns likezinhos te fazem grande formador de opinião aqui? Leia e… Read more »

Sentinela
Sentinela
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Quanta ladainha afrescalhada e fora do contexto. Acompanha o teatro de operações para ver se esse teu chilique prospera. Fica com tua pregação batida e fracassada..

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Manda mais 6 sistemas que os ucranianos chegam em moscou… sem um pesado serviço de inteligência por trás de nada adianta exaltar esse ou aquele sistema e pouco peso esse tipo de ação tem no resultado final da guerra…

George
George
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Foi exatamente o serviço de inteligência que deu as coordenadas dos depósitos e centros de comandos russos. Cargo 200 para esse pessoal todo.

Diogo Prado
Diogo Prado
1 ano atrás

O Smerch russos na teoria nao sao superiores ao Himars? E cade o poderio aereo e/ou inteligencia para destruir o equipamento americano?

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Diogo Prado
1 ano atrás

Apesar do Smerch ter um alcance e ogivas maiores a precisão fica muito aquém do equipamento americano (o vídeo abaixo mostra bem essa diferença). Além disso, o Smerch tem um tempo de carregamento muito maior por carregar os foguetes de maneira unitária ao invés de em módulos (como o HIMARS/M270 e Astros).

https://twitter.com/revishvilig/status/1540264761329274883?s=20&t=J8NDFqMhqByQ6XzAoDx5JQ

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Agora vai.

Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Não seriam destruidos assim que entrassem na Ucrânia?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

É meu amigo sempre existe uma boa oportunidade para se fazer um bom negócio.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
1 ano atrás

Acorda pedrinho KINGS.
brics não ecziste!

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Moderadores, da uma olhada no link que o indivíduo compartilhou ai. não abriu nada que comprove a afirmação dele e a unica coisa que fez foi fazer meu anti-vírus e adblock piscar como doidos

Nilo
Nilo
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Estava esperando esta confirmação, obrigado rsrsrsrs.
Então é verdade o relato desse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=lypJ6Jxi-6k
A Ucrânia lembra como já disse o Vietnam do Sul, um governo fantoche, corrupto apoiado pelos EUA.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Doze HIMARS não fazem verão! Dr. Goebbels se orgulharia da equipe de marketing de Kiev. Não se fala mais em M777, abelhas assassinas, cabra da morte, etc. Parece que agora o boato é de que serão os drones iranianos, que os russos comprarão aos milhares, que destruirão completamente a Ucrânia! Por um lado, é legal viver na época da 3ª Guerra Mundial e receber tamanha carga de mentiras! Puro delírio! Quanto ao front, só a turma do Putin sabe quais são os próximos passos. Parece que o iminente ataque de 1 (um) milhão de soldados ucranianos já ficou para o… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Cabra eu não conhecia

Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Putinzete é assim mesmo, cada dia inventa uma nova bobagem para defender o gênio do xadrez global.

Jhonny
Jhonny
1 ano atrás

OTAN desperdiçando uma elite estratégia aqui nos comentários, alto comando já pronto, como se alguém de fato soubesse o q tá acontecendo¡ a única grande verdade por enquanto é uma Europa lascada com uma crise energética e econômica¡ agora achar que meia dúzia de himars vai parar a máquina de guerra russa já é o cúmulo da guerra de propaganda ocidental, eles os ucranianos soh voltaram a fazer o q já faziam desde d 2014 no donbas, bombardeando indiscriminadamente a população civil daquela região mas agora com foguetes de precisão

Andre
1 ano atrás

Não seriam destruídos assim que entrassem na Ucrânia?

Cada dia que passa os putinzetes precisam ser mais criativos.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

O equipamento em si pode não mudar o resultado de uma guerra, mas com certeza deixa uma marca profunda e amargas nas forças invasoras.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Na operação militar especial da Ucrânia aa forças de batalha da Rússia estão esgotadas!!! Houve significativas perdas de combatentes e de material bélico!!! As linhas de suprimentos são alimentadas lentamente e são fustigadas o tempo todo pelos mísseis do Himars!!! O estoque de mísseis de precisão está se esgotando!!! O apoio aéreo não consegue superar as defesas ucranianas!!! E as armas ocidentais continuam chegando ao front ucraniano!!! A Rússia entrou em um atoleiro!!!

butzke
butzke
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Tenho certeza que muitos russos morreram , mas tenha certeza que muitos ucranianos morreram tambem e tambem enfrentam as dificuldades que você citou acima , tanto a russia quanto ucrania mentem indiscriminadamente , a ucrania esta sendo alimentada com armas/suprimentos pelos demais paises europeus , porem as vidas ucranianas perdidas n]ao estão sendo repostas, ja os russos estão usando bombardeios e onda humanas , estão perdendo muitas vidas mas estão tomando territorios a cada dia e mandando novos recrutas para a frente de batalha, ja fizeram isso na segunda guerra e estão fazendo novamente , acho dificil a ucrania vencer… Read more »

Last edited 1 ano atrás by butzke
Marcelo
Marcelo
Reply to  butzke
1 ano atrás

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia é um claro exemplo de guerra assimétrica. A Rússia planejou a invasão da Ucrânia e imaginou que seria uma guerra relâmpago, como na Geórgia e na Criméia. Só que a Ucrânia reformulou suas forças armadas que, apesar do armamento soviético, se tornaram mais ageis e mais integradas causando um enorme impacto nas forças de batalha russas. O apoio de material bélico e de treinamento do ocidente só está reforçando esses novos padrões. A Ucrania está sofrendo, mas está impondo pesadas perdas para a Rússia. As baixas humanas, infelizmente, fazem parte da estupidez… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Reuters acabou de informar que os EUA vão enviar mais 4 unidades do HIMARS para a Ucrânia. Agora serão 16 unidades em ação. Os EUA estão garantindo o efetivo treinamento das equipes de soldados ucranianos para que estejam aptos a entrar em combate com o HIMARS. Logo virão mais 4 …