A Batalha do Aeroporto de Antonov, também conhecida como Batalha do Aeroporto de Hostomel, foi um confronto militar que ocorreu no Aeroporto de Antonov em Hostomel, Kyiv Oblast, durante a ofensiva de Kyiv da invasão russa da Ucrânia em 2022.

Em 24 de fevereiro de 2022, poucas horas após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciar o início de uma “operação militar especial” na Ucrânia, tropas russas das Forças Aerotransportadas Russas (VDV) realizaram um ataque aéreo ao Aeroporto Antonov com o objetivo de capturá-lo. O aeroporto tinha valor estratégico, pois estava localizado a menos de 10 quilômetros (6,2 milhas) fora da capital Kyiv, o que permitiria que as tropas russas transportassem mais tropas e equipamentos mais pesados ​​para ameaçar diretamente a cidade.

No entanto, os militares ucranianos responderam com um contra-ataque que cercou as forças russas sem apoio e repeliu o ataque inicial. O ataque foi retomado no dia seguinte com outro ataque aéreo do VDV combinado com um ataque terrestre por reforços blindados vindos da fronteira bielorrussa, rompendo as defesas ucranianas. O aeroporto foi então capturado pelas forças russas.

Apesar disso, a inesperada resistência ucraniana frustrou os planos de uma rápida capitulação de Kyiv, e o aeroporto estava muito danificado para ser usado como uma pista de pouso funcional.

O Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo, foi destruído em seu hangar durante a batalha.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Léo Neves
Léo Neves
1 ano atrás

A primeira leva de soldados da vdv deviam ter um treinamento muito bom para resistir até a chegada de reforços. Eles tiveram que recuar mas não foram aniquilados e estavam cercados com apoio quase zero de armamento pesado.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Léo Neves
1 ano atrás

É a natureza das tropas Aet e Amv.

A dependência do reforço é alto.
Se não for adequado ou suficiente, a operação falha.

Heinz
Heinz
Reply to  Léo Neves
1 ano atrás

Esses soldados ai eram de elite, do 331° regimento paraquedista.
É relatado que essa unidade sofreu em baixas confirmadas cerca de 85% do seu pessoal total.
As denúncias são feitas pelos próprios familiares dos militares dessa unidade, eles foram massacrados, ficaram um bom tempo sem apoio, as FE ucranianas conseguiram impor uma derrota significativa a essa unidade militar, conhecida como a “melhor das melhores”.
Procura ai na net o link, só não posto aqui porque é de um site de terceiro, talvez os editores não gostem muito.
Procure por “331° regimento paraquedista russo, invasão da ucrânia”

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Tá na hora de voltar de novo

Andre
Andre
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

E ser chutado de lá de novo…

Márcio
Márcio
Reply to  Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Se na naquela época (25.02.2022) com tropa de elite e fator surpresa, não deu certo, imagine agora, com conscritos, e as tropas ucranianas esperando por eles ali na esquina, vai ser uma tragédia anunciada, pra não dizer coisa pior. Mas eu tenho que dizer, os russos adoram seguir os seus lideres cegos, infelizmente, eles tem medo da repressão, e acabam se submetendo ao ridículo. Por isso se acontecer deles voltarem, os ucranianos não vão se assustar, na dúvida eles vão abrir fogo, outra vez, como da primeira vez, não tem jeito, isso é natural contra invasores. Os russos só entendem… Read more »

LUIZ
LUIZ
1 ano atrás

Depois da conquista do Dombass e do Sul da Ucrânia acredito que o próximo passo será a conquista de todo o norte fechando o cerco contra Kiev restando as forças ucranianas uma rendição.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

E porque os Russos fariam isso

Ícaro
Ícaro
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Não tem ninguém para impedir, até o inverno as economias dos aliados de Kiev não sustentaram um apoio ao país.

Ícaro
Ícaro
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Acredito que essa sua opinião se encaixe no inverno próximo.

Nono
Nono
1 ano atrás

Uma boa parte desses caras se transformou em girassol

Romão
Romão
Reply to  Nono
1 ano atrás

Assim como você se transformará em uma linda roseira. Ou vai ficar pra semente, dando despesa pro SUS ?

Sentinela
Sentinela
1 ano atrás

Isso aí. Resolveram adotar tática leve e quase que como uma operação policial. Se tivessem empregado poder de fogo desde logo em vez de pouco pessoal e pouco emprego de MLRS, esse conflito teria acabado. Ainda caíram na burrice de tentar fazer acordo em Istambul, acreditando que saindo de Kiev daria tudo certo no campo diplomático. Antes fossem como os israelenses

Sentinela
Sentinela
1 ano atrás

Nessa operação aí as forças russas estavam com menos de 200 soldados contra mais de 5 mil Ucranianos armados até os dentes. O planejamento foi como uma operação policial, para causar o mínimo de dano. Deviam ter feito um assalto aeromóvel com emprego maciço de artilharia antes e ataques aéreos destrutivos nas imediações. Ou seja, adotado as táticas de Donbass. E ainda tem gente que acha que a Rússia agiu com tudo. Pegou muito leve e isso até hoje gera crítica lá, por usarem pouca coisa no início.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

E tinha capacidade para fazer isso tudo, ao mesmo tempo?
Ainda hoje pararam a única ofensiva que conseguiram obter poucos resultados onde concentraram tudo o que usaram em Kiev e mais alguma coisa.
Agora tinham no início da guerra capacidade para fazer o mesmo, dividindo por 5 ou 6 ofensivas espalhadas por todo o território oriental Ucraniano?

Talvez mas com este número de tropas é impossível. E a isso chama-se de incompetência.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Pegou leve e ainda pega com o pessoal de Kiev

Ícaro
Ícaro
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Já vi muitos russos que cobrem a guerra fazendo críticas fortes quanto a isso.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Se a Rússia estivesse lutando com estratégias atuais ela tinha levado a Ucrânia, mas alguém lá em cima gosta muito da Ucrânia e a Rússia está lutando com táticas de 1960 como se ela tivesse numa guerra total contra a OTAN (de 1960) com direito a fuhrer líder de nação microgerência campo de batalha… Não é em ~145-250 dias que ela vai mudar as coisas e conseguir algo no final… essa operação ja viro fubar para Russia

Ícaro
Ícaro
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Acredito que essa guerra foi iniciada pensando em demorar mesmo, movimentos lentos nas frentes orientais e um grande número de tropas em rotação.

Henrique
Henrique
Reply to  Ícaro
1 ano atrás

Não tem logica iniciar uma guerra pensando em fazer ela ser demorada… Vai contra toda a doutrina de guerra do ultimo milênio… ainda mais se você é o sujeito que vai começar a guerra.

Last edited 1 ano atrás by Henrique
RDX
RDX
1 ano atrás

Os jovens que aparecem no vídeo estão mortos. A Rússia perdeu a elite do exército e toda uma geração de oficiais subalternos nessa guerra sem sentido.

Last edited 1 ano atrás by RDX
Material arquivo
Material arquivo
1 ano atrás

Bandidos de Moscou, povinho covarde!

Mgtow
Mgtow
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Mais do que os ocidentais que ficam jogando armas por cima do muro e apagando incêndio com gasolina? Difícil

Acha mesmo que um país ultra soberano como a Rússia vai deixar essa camarilha do ocidente cercar seu território e ameaçar sua existência? Sonha

Henrique
Henrique
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Acha mesmo que um país ultra soberano como a Rússia vai deixar essa camarilha do ocidente cercar seu território e ameaçar sua existência?

ja deixou.. tanto que Suécia e Finlândia entraram na Otan e ninguém falo nada
.
.
e ameaçar sua existência?

ahhhhh não exagera, Governo da Rússia hoje é a maior ameaça a existência da Rússia. Até o Cazaquistão ja ta metendo o loco pra cima da Rússia… quanto tempo até o Moscou se ver numa guerra civil e a quebra do território Russo?

Nilo
Nilo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

É os “chapéu de alumínio” da vida, que mede o povo russo com a mesma metrica que se mede.
Acostumados a subserviencia e a ser dominado.

Henrique
Henrique
Reply to  Nilo
1 ano atrás

>ser puxa saco russo
>falar de  subserviência; ser dominado e chapéu de alumínio” da vida
.
escolhe colhe ai… vc não ta em posição de apontar pra ninguém

Andre
Andre
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Muito mais. Qualquer nação que invade outra sem declaração de guerra é covarde. Covarde é quem ameaça e não cumpre, como o Putin.

Se a desculpa for a proximidade da Otan, quando a Russia irá cumprir a ameaça de seu amado líder contra a Finlândia e Suécia?

Digo
Digo
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Se o povo russo que tem a sua historia forjada em guerra é covarde, nem me pergunto o que deve ser o povo brasileiro.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Vai ver valente e vc né guerreiro dos teclados. Vai lá e faz tua vida, tão pagando 10 barão o dia para mercs do.mundo todo tentar segurar a barra. E deixa eu te contar nem assim tão dando conta dos covardes. Tão faltando brazucas que tinham ido lá e já deram baixa. Mais respeito com um povo que sofreu tudo que vc possa imaginar e ainda hoje resiste.

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

Por maior desconhecimento que alguns entusiastas tenham sobre táticas e estratégias de combate, uma coisa é simples de entender: ninguém conquista algo e abandona porque quer. Se as forças russas tivessem condições de manter o aeroporto, teriam mantido. O vídeo é bem bacana, quase um filmete, que retrata a conquista. Faltou apenas “combinar com o russo”, ops, nesse caso “combinar com a Ucrânia”. Resumo da ópera: estratégia mal concebida, em que pese no campo tático os russos tenham conquistados o aeroporto. Tiveram que recuar, mesmo empregando forças “nobres” como tropas aerotransportadas e blindadas. A Batalha do Aeroporto teve um vencedor,… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Venceu tendo um prejuízo histórico e eterno: o Mirya. Esse nunca mais voltará aos céus. Eu era fã dessa aeronave. Todos os vídeos disponíveis na Internet sobre essa aeronave eu assisti. E não foram os russos que destruíram a aeronave.

Last edited 1 ano atrás by LUIZ
César
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Quer dizer que na sua cabeça os russos invadiram a Ucrania, destruíram milhares de casas, mataram um monte de gente, transformaram outros tantos em refugiados sem terem mais aonde ir, mas o Mirya eles tiveram cuidadinho pra não arranhar?

Hcosta
Hcosta
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

E fizeram muito bem. Provavelmente já estaria num quintal de um checheno…

Jagdverband#44
Jagdverband#44
1 ano atrás

Publicaram um vídeo de uma derrota.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Foi uma derrota vergonhosa das forças russas.

Até hoje nenhum especialista conseguiu explicar como a ação contra Kiev e arredores, foi um completo desastre.

Esse teatro muito mal ensaiado e planejado custou vidas e aumentou e muito a moral das tropas ucranianas em todo o seu território.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Se conforma natozete seu time ja era

Heinz
Heinz
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

É difícil debater com um leitor, que sempre puxa a conversa para o lado das torcidinhas, sem debater os aspectos táticos da batalha.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Vários especialistas já explicaram.
Resumo:
– Não se prepararam pra esse Obj
– Não utilizaram Poder de Combate adequado
– Não realizaram uma manobra bem coordenada
– Não utilizaram táticas corretas nos pequenos escalões
– Tinham uma logística ineficiente
– Não tem tropas preparadas a altura das das novas realidades do combate.
– Não tinham corretamente organizaras, nem pra doutrina deles
– Pecaram na Unidade de Comando
– Não empregaram o Princípio da Massa corretamente

Por aí vai…..

dfa
dfa
1 ano atrás

Está batalha mostra o melhor e o pior da federação russa.
De um lado os VDV que praticamente sem apoio resistem e combatem com brilhantismo.
Do outro, a incompetência do alto comando russo que coloca os paraquedistas russos numa situação quase indefensável criando uma alta taxa de atrito nas suas melhores tropas.

Last edited 1 ano atrás by dfa
Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 ano atrás

A operação especial realmente visava a conquista de Kiev e a debandada política de Zelensky com a capitulação da Ucrânia, os russos queriam mesmo é tomar o país inteiro com tropas especiais. Não contaram com o apoio de inteligência da OTAN, estavam sendo monitorados quando decolaram da Bielorrússia. Não sei se era melhor a Rússia ter conseguido esse primeiro objetivo logo no começo, ao menos não teríamos mais guerra, não que o povo ucraniano não fosse sofrer, eles já enfrentaram o Holodomor e sabem bem o quão cruel são os russos, mas agora a conquista russa está se desenvolvendo metro… Read more »

Andrade
1 ano atrás

Vendo tudo isso a única coisa que eu queria era um Brasil mais forte. Preocupante!

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Vídeo muito top, retrata como foi de fato essa operação por parte dos russos.
Queria agora um vídeo feito pelo outro lado, a operação de retomada.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Não duvido que esse número seja real. Até porque a Rússia é milhões de vezes superior em poder bélico e equipamentos aos Ucranianos.
Mas me diga, a última atualização russa, afirmava que tinham perdido cerca de 1.300 militares na “operação especial”.
Segundo suas fontes, esse número aumentou ou continua o mesmo?

Andre
Andre
1 ano atrás

Assim como essa ação foi muito rápida, o fim da imagem de exército russo todo poderoso também o foi.

Rapidamente foram chutados do aeroporto de da região de Kiev, pena não haverem vídeos tão bem produzidos desses coitados sendo chutados de lá.