sexta-feira, agosto 19, 2022

Saab RBS 70NG

Maior fundição da China causa alarme com produção de chipsets básicos de 7 nm

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

A China quer muito ser autossuficiente quando se trata de fabricar chipsets. Mas teve um problema, pois os EUA tentaram impedir que isso acontecesse. A maior fundição da China, a Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC), só poderia produzir chips usando seu nó de processo de 14 nm em comparação com o nó de processo de 5 nm usado pelas principais fundições TSMC e Samsung (e ambas enviarão chips de 3 nm ainda este ano).

Apesar das sanções dos EUA, a SMIC está começando a trabalhar na redução da liderança do nó de processo que a TSMC e a Samsung têm

Isso é importante porque quanto menor o nó do processo, maior o número de transistores que podem caber dentro de um chip. E quanto mais transistores dentro de um chip, mais poderoso e eficiente em termos de energia o chip é. Com 15 bilhões de transistores no A15 Bionic da Apple, você deve se perguntar como esses componentes podem ser projetados. A resposta é uma máquina fabricada pela empresa holandesa ASML, a máquina de litografia ultravioleta extremo (EUV).

Mesmo sem uma máquina EUV de US$ 150 milhões, como a desta foto, a SMIC é capaz de trabalhar no nó de processo de 7 nm

A máquina EUV grava projetos de circuitos em um wafer que são uma fração da espessura de um cabelo humano. A máquina foi creditada por manter viva a Lei de Moore; essa é a observação feita pelo cofundador da Intel, Gordon Moore, de que o número de transistores nos chips dobraria, a princípio a cada ano. Quando Moore revisou sua “Lei” na década de 1970, ele mudou o prazo para “a cada dois anos”.

Em 2020, uma mudança na regra de exportação feita pelo Departamento de Comércio dos EUA impediu que fundições em todo o mundo enviassem chips de ponta para a Huawei da China se essas fundições fabricassem chips usando tecnologia dos EUA. Como resultado, a Huawei foi forçada a usar os atuais chips Snapdragon da Qualcomm, que são modificados para executar velocidades 4G, impedindo a Huawei de produzir telefones com capacidade para 5G.

Os EUA também tomaram medidas no passado para impedir que a SMIC obtenha máquinas EUV da ASML para que a China não produza chips de ponta. Mas quando analisamos a SMIC pela última vez em setembro passado, ela anunciou que estava gastando bilhões para construir novas fábricas e planejava ir atrás da TSMC no segmento de 28nm, usado para chips Wi-Fi e outros circuitos integrados.

A SMIC pode ter copiado a tecnologia da TSMC para construir seu SoC de 7nm.

Mais interessante foi que a SMIC disse que estava desenvolvendo um nó chamado N+1 que poderia competir com chips de 7 nm. E tudo isso estava sendo alcançado sem uma máquina EUV. Agora, uma empresa chamada TechInsights (via Tom’s Hardware) diz que descobriu que a SMIC usou seu nó de processo de 7 nm para construir um Bitcoin Miner SoC. Após a engenharia reversa do chip, disse a TechInsights, “as imagens iniciais sugerem que é uma cópia próxima da tecnologia de processo TSMC 7nm”.

Isso pode não ser tão surpreendente, já que a TSMC processou a SMIC duas vezes por copiar sua tecnologia. Mas, por mais que a SMIC tenha conseguido, o gato agora está fora do saco e o felino não pode ser colocado de volta no saco. Se o TechInsights estiver correto, a SMIC pode construir chips de 7 nm. E mesmo que a fundição permaneça vários nós atrás da TSMC e da Samsung, os alarmes estão sendo disparados.

Como os lucros podem não importar para uma empresa como a SMIC, que conta com empresas estatais como investidores, pode não importar para o governo chinês o quão antieconômica a SMIC é na produção de chipsets de 7 nm. Como resultado, existe o medo de que a SMIC possa se aproximar ainda mais da TSMC e da Sammy. E se a SMIC roubasse a tecnologia da TSMC, a China poderia estar se movendo em direção à paridade de nós de processo com as principais fundições mais rápido do que imaginamos.

O chip de mineração MinerVa Bitcoin mostra sinais de ser uma produção em estágio inicial. Os mineradores de Bitcoin não usam muita memória RAM, o que permite que o chip SMIC de 7 nm passe sem os recursos completos que chips semelhantes de outras fundições de ponta teriam.

Ainda assim, embora detestemos nos repetir, o governo chinês tem dinheiro e capacidade intelectual para eventualmente contornar a falta de uma máquina EUV. Enquanto isso, a SMIC certamente construirá chipsets mais complexos com base em seu nó de processo de 7 nm. No momento, o nó de 7 nm da SMIC nem está pronto para lidar com smartphones, ou então veríamos a Huawei usá-lo em seus aparelhos.

Como observa o TechInsights, “Este é o produto de tecnologia mais avançado que o TechInsights viu da SMIC até agora e pode estar levando a um verdadeiro processo de 7 nm que incorpora lógica dimensionada e bitcells de memória. Também tem implicações importantes para as empresas chinesas de chips, pois ajuda a reduzir a dependência da China em tecnologias ocidentais durante este período de acesso restrito.”

FONTE: Phone Arena

- Advertisement -

152 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano
sub urbano
24 dias atrás

Tem gente sentindo o bafinho do Dragão no cangote.

Patrício
Patrício
Reply to  sub urbano
24 dias atrás

Chegando a 7nm é fim de jogo para o Ocidente.
Isso já é suficiente para utilização em todos os tipos de aparelhos, inclusive em redes 5g.
Menos do que isso, encarece muito o aparelho, apesar da melhoria de desempenho.
Devo lembrar que a China está na dianteira na arquitetura RISC V que utiliza instruções restritas, mas com excelente desempenho e economia de energia, mesmo com Chips de mais nanômetros.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Patrício
23 dias atrás

Olha o tanto de deslink para uma resposta correta e que poucos entendem kkkk

Patrício
Patrício
Reply to  DOUGLAS TARGINO
23 dias atrás

Não é?
Fazer o quê?
Segue o jogo!!!

BraZil
BraZil
Reply to  Patrício
22 dias atrás

Bom dia. Como um visionário já disse aqui: quanto mais deslikes, mais relevante é o texto e concordo plenamente.

Patrício
Patrício
Reply to  BraZil
22 dias atrás

Saudações!

Meldir Lobor
Meldir Lobor
Reply to  sub urbano
21 dias atrás

Vai brincar com dragao…o dragao n faz amigos ou aliados, nem comparte poder, faz apenas escravos. Quando vc virar um, vai chorar a liberdade que perdeu.

Charle
Reply to  Meldir Lobor
19 dias atrás

De qual liberdade você se refere?

Gabriel BR
Gabriel BR
24 dias atrás

A China é imparável! Viva o grande dragão do oriente

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
24 dias atrás

nao

Meldir Lobor
Meldir Lobor
Reply to  Gabriel BR
20 dias atrás

Bot

Luiz Paulo
Luiz Paulo
24 dias atrás

A pior coisa e mais infantil que fizeram (Kissinger) foi incluir a China no comércio mundial achando que prosperidade traria o fim da ditadura. Agora tem uma ditadura tecnológica pareando com o ocidente. Antes da economia existem valores, e enriquecer uma cultura que vai de encontro a sua e vai tentar te destruiu na primeira oportunidade é a coisa mais suicida feita. E estamos vendo o resultado. O ocidente tinha como manter as cadeias de produção sensiveis e não entregar o ouro pra eles. Agora fica dificil reverter.

Nemo
Nemo
Reply to  Luiz Paulo
24 dias atrás

É impossível avaliar as ações de Kissinger sem deter as informações que ele tinha à época. Um dos motivos consensuais era a necessidade de afastar a China da URSS, o que foi conseguido e pode ter evitado uma confrontação entre os sistemas políticos. O ponto é que os sucessores de Kissinger não tiveram a mesma capacidade dele.

gordo
gordo
Reply to  Nemo
23 dias atrás

Não diria que a “culpa” é dos sucessores Dele, acho que a coisa passa bem mais pelo mérito chinês mesmo em se adequar ao Mundo e ser realmente um pais independente, soberano. Só aqueles que tem vocação nata para vassalagem são contidos, basta ver o Irã que já está colocando até satélite em orbita e vendendo drones para a Rússia enquanto outros adoram material excedente doado para poder fazer desfile. Tenho um amigo que fala sobre uma prima que foi trabalhar lá dando aula de inglês e espanhol, só elogios e diz que não voltar para cá tão cedo. Vejo… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  gordo
23 dias atrás

Eu concordo com suas considerações e vou além. A mediocridade brasileira é algo estrutural, o Brasil nasce como um bem de poucos para poucos. Como nunca houve uma revolução neste pais (64 não quebra o Status Quo do sistema) ele se mantem intacto. Este atraso é provocado pela visão canalha de quem componha a elite em qualquer esfera de poder. Na politica junto Executivo ela sacramenta a formação de Clãs familiares, junto ao Executivo ela consolida o modos operandis Populista que torna obrigatório a politica de governo (que sempre tem muita pressa e por isso nunca faz nada solido) sendo… Read more »

Last edited 23 dias atrás by leonidas
Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  leonidas
23 dias atrás

O Brasil parou no século 19, pré-independência. Seguimos a risca os ensinamentos Portugueses até hoje: Mente elitista, escravocrata(substituída pela tática da manutenção do salário mínimo o suficiente só para sobreviver da maioria dos trabalhadores), em politica externa, se manter em cima do muro o máximo possível e se manter de Baixo da proteção de uma potencia maior, na politica interna, a velha tática do mudar para continuar.
Já ia esquecendo da mente colonial de tudo de fora e bom, o quê e daqui não presta pois não temos capacidade.

rui mendes
rui mendes
Reply to  gordo
20 dias atrás

.

Top-10-countries-hosting-international-immigrants-2019.jpg
Pedro
Pedro
Reply to  Nemo
23 dias atrás

Justo! Foi estratégia de sobrevivência político-militar, mas, há de convir, nas próprias leituras dos livros de Kissinger o seu estado de “maravilhado” pela cultura chinesa, inclusive quando relata brevemente suas reuniões às portas fechadas com os líderes chineses, a cidade proibida e tudo o mais.

Isso pode ter afetado um pouco seu pragmatismo.

Nilo
Nilo
Reply to  Nemo
23 dias atrás

A próximação com a Chine foi antes de tudo um interesse do potencial do mercado consumiidor e mão de obra barata e educada. O resto veio por acréscimo.

WSilva
WSilva
Reply to  Luiz Paulo
24 dias atrás

Depois de Marco Polo, Kissinger é o ocidental que mais entendeu a China. ”O ocidente tinha como manter as cadeias de produção sensíveis e não entregar o ouro pra eles.” Não há como manter por tanto tempo, os chineses tentaram ao máximo guardar para eles a formula da polvora…até que caiu nas mãos dos mongóis que levaram para o oriente médio e depois ocidente, o final todo mundo já sabe… O mesmo aconteceu mais tarde com a bomba atômica, interesses daqui, espionagem de lá e no final a formula caiu em mãos soviéticas, depois chinesas e por aí vai… O… Read more »

Natan
Natan
Reply to  Luiz Paulo
24 dias atrás

Henry kissinger é aquele que disse “Não podemos deixar um novo Japão surgir na América Latina” uma vez, se não me engano.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Natan
23 dias atrás

Olá Natan. Não encontrei nenhuma referência sobre Kissinger ter falado isso.

Realista
Realista
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

Não permitiremos um novo Japão ao sul do Equador.”

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

Caro, Henry kissinger:

  • apoiou e sustentou os violentos golpes militares2 que derrubaram os governos eleitos;
  • Em  livro de seus livros, sua posição com relação à América do Sul: O continente sul-americano segue sendo — no novo século — uma “zona de influencia” onde os EUA não podem admitir nenhum tipo de contestação à sua supremacia estratégica e econômica.
  • Kissiger: a grande ameaça à supremacia americana já não vem do comunismo, vem do “populismo autoritário”, e do “nacionalismo” dos governos que rejeitam as propostas norte-americanas de integração econômica,
  • Sua realpolitik está mais próxima do problema do que da solução.
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luiz Paulo
23 dias atrás

Caro Luiz. A aproximação dos EUA com a CHina aconteceu no contexto da Guerra Fria quando as televisões usavam válvulas. Desde então o mundo passou por inúmeras mudanças, inclusive pelo colapso da ex-URSS. O mérito é da China que soube aproveitar as oportundades.

André Luís
André Luís
Reply to  Luiz Paulo
23 dias atrás

achando que prosperidade traria o fim da ditadura”… eles não acharam… eles SABIAM e, mesmo assim, o fizeram, pois está planejado e tudo faz parte do combinado.

A China é a arma que essas poderosas famílias dinásticas têm para destruir o modelo de LIBERDADE INDIVIDUAL desenvolvido e prosperado nos EUA.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Luiz Paulo
23 dias atrás

Chora
Comprando a dor do ocidente kkkkkk
Quanta sabujisse

Hélio
Hélio
Reply to  Mgtow
23 dias atrás

O cabeça chata acha que é ocidental.

Hélio
Hélio
Reply to  Luiz Paulo
23 dias atrás

Kkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkk

Não adianta chorar pela “sociedade aberta” derramada. O futuro para os liberaizinhos cor de rosa será duro.

Carlos
Carlos
Reply to  Hélio
23 dias atrás

Os adoradores de ditadores que querem um homem forte para controlar a sua vida em todos aspectos, porque falham quando tentam sozinhos, não será muito melhor.

Hélio
Hélio
Reply to  Carlos
23 dias atrás

Até o imagino a falta de testosterona de quem escreveu isso. Sai na rua com camiseta do mbl também?

Charle
Reply to  Luiz Paulo
19 dias atrás

Grande parte dessa “derrota” ocidental se deve à ganância empresarial ocidental (principalmente norte-americana), à mentalidade de lucros exorbitantes à qualquer custo e à qualquer preço. O lucro acima de todos e de tudo. A China pagava mal aos funcionários das fábricas e o tratamento que eles recebiam beirava à total exploração humana. Eles trabalhavam muito, basicamente sem direito algum. Acontece que as condições foram melhorando (uma nação milenar sabe como e quando corrigir o curso dos acontecimentos) e o trabalho entregue por tais trabalhadores, com melhor tratamento social, tornou-se cada vez melhor – com mais qualidade. Os chineses, pouco a… Read more »

Realista
Realista
24 dias atrás

” (SMIC), de Xangai, já está produzindo e vendendo chips com a tecnologia avançada que permite atuar na dimensão de 7 nanômetros, dando um salto de duas gerações “

Parabéns sanções novamente .

Patrício
Patrício
Reply to  Realista
24 dias atrás

A China ‘comeu mosca’ ao acreditar em regras de mercado estipuladas pelo Ocidente.
Poderia estar construindo sua indústria de eletrônicos sem acreditar na divisão da produção com o Ocidente e Taiwan fornecendo Chips.
Levou uma rasteira, mas parece que aprendeu.
A Rússia também fez seu ‘mea culpa’ quando Putin, semana passada, anunciou o início de investimentos em microeletrônica.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Patrício
23 dias atrás

E, enquanto isso, o Brasil fechou a CEITEC (teve matéria aqui no Forte) pra começar a importar aquilo que era produzido em solo nacional.
E muitos aqui acharam lindo e bateram palmas.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Sulamericano
23 dias atrás

Os “ patriotas “ de plantão acharam lindo ..

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Slow 🇧🇷
23 dias atrás

Caro Slow. Os “patriotas” quase venderam a Embraer e queriam privatizar a Nuclep, inviabilizando o SBN.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

Os patriotas acordam todas as manhãs e já saem cantando:

“O say can you see, by the dawn’s early light,
What so proudly we hailed at the twilight’s last gleaming…”

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Camargoer.
22 dias atrás

Quase venderam a Embraer?Os principais acionistas individuais da Embraer são os fundos estrangeiros Brandes, com 14,4% das ações da companhia, Mondrian, com 10,1% e Blackrock, com 5%. O BNDESpar, braço de investimentos acionários do banco brasileiro BNDES, tem 5,4%. As demais ações da Embraer, no total de 65,1%, estão nas mãos de acionistas ou grupos de investidores que possuem, cada um, menos de 5% dos papeis da companhia.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Camargoer.
21 dias atrás

São os mesmos patriotas que venderam a única empresa de fabricação de chips de semicondutores da América do sul… Aqui é um país de vendidos,e nesse governo não é diferente,é pior…Um país que é dirigido por cegos não tem muito futuro. Após abrir mão da Ceitec, governo Bolsonaro vê necessidade de produção de semicondutoresMinistro das Comunicações, Fábio Faria, defende que produção seja feita por parceiros privados, entre os quais estaria Elon Musk https://sul21.com.br/noticias/politica/2022/05/apos-abrir-mao-da-ceitec-governo-bolsonaro-ve-necessidade-de-producao-de-semicondutores/ Governo desconhece o Ceitec, mas quer privatização, diz entidade. https://teletime.com.br/14/07/2022/governo-desconhece-o-ceitec-mas-quer-privatizacao-diz-entidade/ Extinção do Ceitec pode ser evitada, após pressão de trabalhadores e cientistas https://www.cut.org.br/noticias/extincao-do-ceitec-pode-ser-evitada-apos-pressao-de-trabalhadores-e-cientistas-619c Semicondutores: Enquanto EUA aprovam… Read more »

Last edited 21 dias atrás by Adriano Madureira
Nilo
Nilo
Reply to  Slow 🇧🇷
23 dias atrás
Nilo
Nilo
Reply to  Sulamericano
23 dias atrás

Recuperar está destruição de investimento em pesquisas leva década…

Nativo
Nativo
Reply to  Sulamericano
22 dias atrás

Esse nacionalistas de hoje , podiam serem colocados em navios e afundados no meio do mar.

Nilo
Nilo
Reply to  Patrício
23 dias atrás

É a presença forte do Estado chinês determinando os caminhos de desenvolvimento tecnologias estratégicas da indústria chinesa.
Aqui chama o Posto Ipiranga, desmonta o Estado e chama a quadrilha da Faria Lima, rsrsrs.
Mas a hipocrisia diz faça o que mando, na de não faça o que faço: é uma bolsa aqui outra ali, outra acolá, mais……bolsa deputado, senador, pastor, oficiais……
Como ninguém é de ferro afrouxa para o Globo.

Last edited 23 dias atrás by Nilo
Guacamole
Guacamole
24 dias atrás

Contanto que o preço das placas de video abaixe pra eu poder substituir a minha, tô dentro.

Chega de rodar games a 30 fps.

Arthur
Arthur
24 dias atrás

Baita sopa de letrinhas: ENTENDI TUDO! Volta Ucrânia, por favor!

Neural
Neural
Reply to  Arthur
24 dias atrás

Do ponto de vista do consumidor: excelente notícia. Mais competição e chips chineses baratos inundando o mercado. TSMC é uma das maiores responsáveis pelos aumentos dos eletrônicos.

Governo Chinês tem visão e mentalidade. Devem estar investindo bilhões nesse empreendimento. Enquanto aqui vai tudo pra fundo partidário.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Neural
23 dias atrás

Nosso patriota conservador só conservou os costumes de roubar e inventou novos meios, além de afrontar as instituições prevendo a derrota.
Esses dois que lideram não são opção.

Romão
Romão
Reply to  Arthur
24 dias atrás

A essa “sopa de letrinhas”, damos o nome “artigo”.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
24 dias atrás

A samsung já está em 3 nm. E já foi provado que esse da SMIC é idêntico ao da TSCM de 7nm, ou seja, não passa de uma cópia, roubaram tecnologia de novo.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  SmokingSnake 🐍
23 dias atrás

E dai?

Patrício
Patrício
Reply to  SmokingSnake 🐍
23 dias atrás

O Samsung de 3nm roda a inicialização em um segundo e vai custar 1.000 euros.
O da SMIC de 7nm vai fazer em 1,1 segundo e vai custar 100 euros.
Ao final, com os chineses dominando tudo, a Samsung vai implorar para que comprem seus Chips.
É assim que funciona.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Patrício
23 dias atrás

E mais do que isto, um chip de sete nanômetros já conduz uma bomba até uns dois metros do alvo. Talvez um com três nanômetros conduza até uns 30 centinetos do alvo. Mas francamente, pouco importa.

DanielJr
DanielJr
Reply to  SmokingSnake 🐍
23 dias atrás

ninguém mais liga pra propriedade intelectual, nem os EUA ou o ocidente. Só choram quando são roubados, quando roubam está tudo certo.

WSilva
WSilva
Reply to  SmokingSnake 🐍
23 dias atrás

”A samsung já está em 3 nm.” Porque tem acesso as máquinas da ASML, sem essas máquinas a SAMSUNG não fabrica nenhum chip abaixo de 7nm. Aliás, o mercado de semicondutores da Coreia do Sul cresceu graças aos EUA que aniquilou o mercado japonês pois esse estava ameaçando superar os EUA nessa área com a Toshiba. Os japoneses, submissos como são, aceitaram e hoje são 100% dependentes dos EUA. Se os japoneses tivessem resistido, assim como faz a China, o Japão hoje provavelmente seria o líder mundial em semicondutores. A questão é, todo mundo sabe que se os chineses tivessem… Read more »

ALISON
ALISON
Reply to  WSilva
15 dias atrás

para de esbofetear eles com a verdade homi… rsrsrss

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  SmokingSnake 🐍
23 dias atrás

Tem país em certa zona tropical que nem se dessem as cópias tem capacidade de produzir… então não é demérito, algum!

Neural
Neural
Reply to  SmokingSnake 🐍
23 dias atrás

Cópia, mimimi. No mundo tudo se cria, tudo de copia. Os turcos roubaram o segredo da pólvora dos Chineses, venderam pros europeus, e daí?

O bom vai ser ver eletrônicos caindo de preço, por conta de chips baratos. Esse mesmo chip vai também alimentar os KALIBR russos

Carlos Campos
Carlos Campos
24 dias atrás

Ou seja ainda não tem o chip usável, mas é questão de tempo, quanto tempo? ninguém sabe exatamente, Taiwan que se cuide, infelizmente o escudo de silício tá se deteriorando rápido.

Agressor's
Agressor's
24 dias atrás

Ótimo, mais um prego no caixão da hegemonia estadunidense!

Nilo
Nilo
Reply to  Agressor's
23 dias atrás

Infelizmente é o que sobra contar por incompetência nossa ficar lisonjeado com um prego em um caixão de outro?. Simplesmente Lamentável._

Hélio
Hélio
Reply to  Nilo
23 dias atrás

Incompetência nossa fomentada justamente por aquele que está tendo o caixão pregado. O enterro dos EUA é a pedra fundamental do desenvolvimento brasileiro.

Nilo
Nilo
Reply to  Hélio
23 dias atrás

Caro tem um frase que diz o pior carrrasco somos nós mesmo. Escccolhemos ser capacho e por cima escolhemos o carrasco quando muito iremos escolher outra estrela a quem orbitar.

Henrique
Henrique
Reply to  Nilo
22 dias atrás

O Brasil só se beneficia com um ordem multipolar. Ninguém ganha nada com um só país dando ordem, a não ser o país que está mandando sozinho.

Nilo
Nilo
Reply to  Henrique
22 dias atrás

sem dúvida, agora vai explicar para o “chapeu de aluminio”‘

Elisandro
Elisandro
24 dias atrás

É questão de tempo. O Ocidente acredita que irá prevalecer sempre e que poderia efetivamente “isolar qualquer país” da forma como desejar. No entanto, os fatos estão nos mostrando que isso já não é mais possível…

jommado
jommado
Reply to  Elisandro
23 dias atrás

Para o bem do brasil. Ceitec éra um saco sem fundo, nem tudo pode ser nacionalizado por causa dos custos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Elisandro
23 dias atrás

Caro Elisandro. Como o Brasil não faz parte do “ocidente livre”, o melhor que podemos fazer é tocar nossa vida subequatorial.

WSilva
WSilva
24 dias atrás

Saltar de 14nm para 7nm em questão de 2 anos é algo fora da realidade sem algum tipo de ajuda externa.

Ou os chineses já tinham um carta na manga ou tem gente dentro da TSMC e ASML facilitando pros chineses.

Sabemos também que o salto de 7 para 5 e 3nm é o divisor de águas, e sem as máquinas da ASML é impossível HOJE produzir esses chips.

Porém, se a China conseguir produzir em escala industrial chips de 7nm com alto rendimento, boa parte de seus problemas estarão resolvidos.

Joanderson
Joanderson
Reply to  WSilva
24 dias atrás

E que país msm fabrica essas maquinas da ASML ?

WSilva
WSilva
Reply to  Joanderson
24 dias atrás

Holanda.

Joanderson
Joanderson
Reply to  WSilva
24 dias atrás

E ae obrigado amigo.
Outra pergunta so a Holanda tem capacidade para fazer essas maquinas ?

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Joanderson
23 dias atrás

SIM!
Tem uma coisa que o ocidente tem que o oriente não consegue superar….
A arte do engodo, dissimulação e quebras de códigos de comunicação/espionagem e da PALAVRA!
Aprendemos com os judeus a arte do engodo elaborado/inteligente/sagaz

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
23 dias atrás

Caro Marcelo. Sou comentário é preconceituoso e xenofóbico.

Guskatikof
Guskatikof
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
23 dias atrás

Aprendemos com judeus? Que tipo de comentario é esse?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Guskatikof
23 dias atrás

Olá G. É do tipo desprezível e inaceitável.

Hélio
Hélio
Reply to  Guskatikof
23 dias atrás

Oxê, ele está certo. O desenvolvimento do pensamento brasileiro tem raíz justamente nos primeiros colonizadores, que eram todos judeus. Gustavo Barroso escreveu sobre isso.

Alberto
Alberto
Reply to  Hélio
23 dias atrás

Durante o início da colonização portuguesa, no Nordeste, de cada três portugueses um era judeu convertido.

Hélio
Hélio
Reply to  Alberto
23 dias atrás

Convertido entre aspas, inclusive. Eram os ditos “judaizantes”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hélio
23 dias atrás

Caro Helio. Também sou descendente de cristão-novos. O comentário é tem um evidente teor preconceituoso e ofensivo em relação ao fato de uma pessoas ser judia. Isso é inaceitável.

Hélio
Hélio
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

São aspectos da própria cultura judaica, quer se ofendam ou não. É como quando o mourão falou sobre a malandragem do brasileiro. Isso são fatos, fatos inclusive que estão no Talmude de maneira explicita. A religião judaica, querendo ou não, ensina que não é errado roubar e explorar os não-judeus, assim como prega sim uma separação entre judeus e não-judeus, inclusive racial. Tente você sendo judeu casar com uma mulher não-judia e verá como a comunidade reage. Se é ofensivo, deve-se mudar esses aspectos dentro da cultura. Sempre digo que a maior oposição ao sionismo vem dos próprios judeus. O… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Hélio
23 dias atrás

Quem descobriu o Brasil não foram os portugueses e nem os judeus ou espanhóis como alguns acreditam. Mas sim foram os Fenícios! Os fenícios eram uma civilização conhecida pelo seu exímio no campo da navegação, voltada para o comércio marítimo. Eles é que foram verdadeiramente os primeiros a circundar o continente africano, muito séculos antes dos portugueses. Recomendo o livro: “Antiga História Do Brasil: De 1100 A.C. A 1500 D.C”. Do autor, Ludwig Schwennhagen. Com base em manuscritos, documentos e análises de inscrições petroglíficas encontrados no norte e nordeste brasileiros, ao pesquisar durante anos a origem da língua tupi, Ludwig… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Agressor's
AMBAR
AMBAR
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
19 dias atrás

SIM!!! ELES MENTEM PRA GENTE OLHANDO NOS NOSSOS OLHOS!

WSilva
WSilva
Reply to  Joanderson
23 dias atrás

Os EUA também teriam capacidade mas a construção dessa máquina é complexa e envolve propriedade intelectual dos EUA e Europa, ou seja, um depende do outro.

Um país sozinho construir essa máquina do zero(sem copiar), HOJE é impossível.

Alberto
Alberto
Reply to  WSilva
23 dias atrás

A máquina da ASML é fabricada parte na Holanda, parte em Taiwan e parte nos EUA, e a montagem dos módulos na Holanda.

Alberto
Alberto
Reply to  Joanderson
23 dias atrás

Empresas do Japão, Coréia do Sul, EUA, Taiwan e China tbm fabricam equipamentos de litografia para construção de Chips, mas no momento a ASML da Holanda tem o modelo mais avançado, embora em termos de número os modelos japoneses ainda são os mais vendidos, correspondendo a 31% do mercado mundial.

WSilva
WSilva
Reply to  Alberto
23 dias atrás

Esses países usam máquinas EUV da ASML em seus chips inferiores a 7nm, o monopólio é da empresa Holandesa.

Nenhum outro país hoje tem tal capacidade.

Teria com autorização da Europa e EUA ou se criasse algo do zero ou se copiasse.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  WSilva
21 dias atrás

E falando na ASML :

ASML holandesa suspeita que concorrente chinês roubou propriedade intelectual
https://avalanchenoticias.com.br/desenvolvimento-e-fabricacao-de-eletronicos/asml-holandesa-suspeita-que-concorrente-chines-roubou-propriedade-intelectual/

SMIC da China e holandesa ASML assinam contrato de semicondutores de US$ 1,2 bilhão
https://china2brazil.com.br/smic-da-china-e-holandesa-asml-assinam-contrato-de-semicondutores-de-us-12-bilhao/

O plano dos EUA para impedir que a China seja coroada rei da indústria de semicondutores passa pela Holanda
https://plu7.com/52603/tecnologia/o-plano-dos-eua-para-impedir-que-a-china-seja-coroada-rei-da-industria-de-semicondutores-passa-pela-holanda/

EUA querem proibir a venda de máquinas de montagem de chips para a China
https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n192356/eua-sancoes-china-envio-maquinas-chips.html

Holandeses alertam EUA de que vetar acesso da China a equipamentos de chips é arriscado
https://www.ehtrend.com.br/news/2347798/holandeses-alertam-eua-de-que-vetar-acesso-da-china-a-equipamentos-de-.html

O medo dos americanos chega a ser risível…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alberto
23 dias atrás

acredito que o Japão tente superar a ASML com os novos chips tipo ARM, mesmo não tendo circuitos tão pequenos o desempenho deles tende a ser superior, tipo o M1 da Apple tá solando os chips da Intel.

WSilva
WSilva
Reply to  Carlos Campos
23 dias atrás

Geral confundindo criação de chips com criação das máquinas de litografia. rs Não importa se o processador é Intel ou Apple, da Coreia ou China, se é um um chip inferior a 7nm estará utilizando máquinas EUV da ASML pois não existe outra empresa no mundo HOJE capaz de construir uma máquina com essa mesma finalidade sem licença da Europa e EUA que detém a propriedade intelectual. A criação de chips é outra história, a criação de chips é como se fosse a massa do bolo crua enquanto a máquina EUV é o forno. Vale lembrar também que a criação… Read more »

Alberto
Alberto
Reply to  WSilva
23 dias atrás

Pesquise, está máquina da ASML utiliza diversos componentes de empresas do Japão, como Canon e Nikon, e parte dela é produzida em Taiwan.

WSilva
WSilva
Reply to  Alberto
23 dias atrás

O Iphone também utiliza componentes da China…

Estou falando da tecnologia EUV, essa tecnologia não existe em lugar nenhum no mundo fora da Holanda.

Outros componentes são facilmente substituíveis.

Taiwan só fabrica os chips, que por sinal usam software americano.

Alberto
Alberto
Reply to  WSilva
23 dias atrás

Você está confundindo. O Japão e outros países dominam a tecnologia EUV também, a ASML da Holanda é a única empresa no mundo que tem máquinas de litografia EUV no mercado, é diferente, e dúvido que se mantenha assim por muito tempo, uma vez ou outra ainda surge no Ocidente alguma empresa que se destaca, mas não se mantém muito tempo na competição com as asiáticas, exemplo Nokia. O Ocidente já está mais uma vez voltando para o seu lugar secundário, a Ásia a maior parte da história sempre foi o centro do mundo e voltou a ser.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  WSilva
23 dias atrás

amigão meu comentário não foi para você, e nem disse nada contrário ao que você disse no seu comentário.

WSilva
WSilva
Reply to  Carlos Campos
23 dias atrás

Certo amigo, mas você disse o seguinte: ”acredito que o Japão tente superar a ASML com os novos chips tipo ARM, mesmo não tendo circuitos tão pequenos o desempenho deles tende a ser superior, tipo o M1 da Apple tá solando os chips da Intel.” ASML NÃO fabrica chips, fabrica apenas as máquinas de litografia EUV que são únicas no mundo. Empresas que fabricam chips de arquitetura ARM de 5 e 3nm também utilizam essa máquina. Sacou? Não tem pra onde correr, sem essa tecnologia EUV não se fabrica hoje nenhum chip de 5 e 3nm em nenhum lugar do… Read more »

Alberto
Alberto
Reply to  WSilva
23 dias atrás

Vc não está entendendo…
Os fabricantes japoneses de máquinas de litografia, que dominavam quase que completamente o mercado a 5 anos atrás, antes do lançamento desta máquina da ASML, estão desenvolvendo máquinas de litografia não EUV que fabricam Chips com várias camadas, está é a aposta deles pois acham que esta tecnologia EUV irá logo encontrar seu limite. A Holanda para construir está máquina utiliza diversas tecnologias e componentes da Nikon e Canon, que ganham dinheiro vendendo para a ASML.

WSilva
WSilva
Reply to  Alberto
22 dias atrás

O Japão nunca dominou a tecnologia EUV, não tem tal capacidade dado o fato que suas empresas desse setor estão obsoletas em R&D. A tecnologia que o Japão dominava e ainda domina é DUV. Não existe NENHUMA empresa japonesa fornecendo máquina EUV de litografia de 5 e 3nm para Intel, TSMC, SAMSUNG, AMD, Nvidia e Apple, pesquise, são todas da ASML, inclusive os chips utilizados pela SONY no Playstation 5 também foram imprimidos com máquinas da ASML. rs A tecnologia EUV certamente irá passar, mas no momento é a única opção 100% operacional no mercado e com ASML mantendo o… Read more »

Alberto
Alberto
Reply to  WSilva
22 dias atrás

Minha nossa… é melhor vc dedicar um tempo e fazer uma pesquisa na internet…

Alberto
Alberto
Reply to  WSilva
22 dias atrás

O Japão domina está tecnologia, empresas japonesas como a Nikon e Canon fornecem componentes críticos a AMSL, que por sinal importa 75% dos componentes utilizados em suas máquinas, as empresas japonesas só não tem máquinas de litografia EUV em produção e comercializadas, pois estão investindo em outras tecnologias para litografia, e no momento só a AMSL tem estás máquinas no mercado. O fato é que com estas máquinas está em 5nm, a China já chegou em 7nm. Pesquise…

WSilva
WSilva
Reply to  Alberto
20 dias atrás

O Japão não possui tecnologia EUV, você confundiu com tecnologia DUV que é a tecnologia anterior. A propriedade intelectual da tecnologia EUV pertence a ASML, já os demais componentes para a construção da máquina são de variados fornecedores, o Japão é apenas um deles, a ASML possui mais de 500 fornecedores, que fornecem desde parafusos até fonte de luz. As máquinas ultrapassadas DUV do Japão também usam componentes de outros países como Alemanha, China e EUA. Como já disse acima, até mesmo a SONY utiliza chips impressos com as máquinas EUV da ASML em seu Playstation 5. Se o Japão… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  WSilva
21 dias atrás

falei no sentido de que não precisar baixar para menos de 7 nanometros para obter o mesmo rsultado de um de 5 nanometros ou 4…. foi pesquisar sobre essa DUV.

Last edited 21 dias atrás by Carlos Campos
WSilva
WSilva
Reply to  Carlos Campos
20 dias atrás

O Japão não possui tecnologia EUV, você confundiu com tecnologia DUV que é a tecnologia anterior. A propriedade intelectual da tecnologia EUV pertence a ASML, já os demais componentes para a construção da máquina são de variados fornecedores, o Japão é apenas um deles, a ASML possui mais de 500 fornecedores, que fornecem desde parafusos até fonte de luz. As máquinas ultrapassadas DUV do Japão também usam componentes de outros países como Alemanha, China e EUA. Como já disse acima, até mesmo a SONY utiliza chips impressos com as máquinas EUV da ASML em seu Playstation 5. Se o Japão… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  WSilva
20 dias atrás

Comentário para o Alberto, desculpe.

Alberto
Alberto
Reply to  Joanderson
23 dias atrás

Alemanha tb fabrica, além destes outros países que mencionei.

Romão
Romão
Reply to  WSilva
24 dias atrás

Lá vem o palestrinha eurocêntrico dizer que os orientais são incapazes sem a ajuda do homem branco. Lá vai o brasileiro de classe média que se acha branco…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Romão
23 dias atrás

tu não conhece o WSilva pra falar isso

Nilton L Junior
Nilton L Junior
24 dias atrás

O Dragão não fica deitado no berço esplêndido.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Nilton L Junior
24 dias atrás

“Só o brazileru não sabe o quão importante é o Brasil”. Anota essa! Infelizmente brazileru só leva a sério o que é brincadeira e leva na brincadeira o que é sério. Só em pensar, que até o final da década de 80 o Brasil era mais rico que a China, hoje o Brasil exporta commodities,e a China exporta tecnologia. Vamos demorar séculos, até que seja resgatado o sentimento patriótico, pois nossa nação esta doente, com a contaminação espalhada por muitas pessoas mal intencionadas ou simplesmente usadas em sua ignorância e total desconhecimento adquiridos ao longo de anos, por um grupo… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Agressor's
23 dias atrás

O Brasileiro só quer saber de futebol, ter dinheiro para comprar cerveja e fazer churrasco no final de semana.

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz
23 dias atrás

É o que promove a elite brasileira, pergunte em quantos estádios já esteve presente o Presidente, pergunte em quantas bibliotecas ele esteve para promover ou inaugurar?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Heinz
23 dias atrás

Não só entre os brazilerus. Enquanto na China estudam para serem cientistas ou tecnólogos no ocidente a maior parte dos jovens hoje preferem passar o dia olhando dancinhas no TT ou criando memes, e 85% só sonham em se tornar “Influenciadores”….

Last edited 23 dias atrás by Agressor's
Agressor's
Agressor's
Reply to  Heinz
23 dias atrás

Outro padrão a ser notado é que ultimamente os jovens ocidentais estão cada vez mais vidrados em seriados de cenário apocalíptico; Filmes/séries de zumbi, fim do mundo, guerra, queda do sistema, pessoas endividadas lutando até a morte para arrumar uma grana, etc. Isso indiretamente mostra o quão desesperançosa a nova geração de ocidentais está em relação ao seu futuro, e isso vem acelerando com o tempo. A força de trabalho nos eua está fraca e o estadunidense cada vez mais está ficando acomodado e sem instrução adequada! As cidades estão ficando sujas, violentas e estão sendo tomadas pelos homelles. Asiáticos,… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Agressor's
23 dias atrás

Quem assiste o Paulo Galla, Wallace Moreira e Elias Jabbou entende perfeitamente o que você coloca.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Agressor's
23 dias atrás

Vocês AINDA NÃO ENTENDERAM…
Esse nosso alinhamento automático com o tal OCIDENTE…que só nos boicota e barra nosso progresso É O CULPADO!
Europa e EUA NÃO QUEREM a evolução de qq país da AL…aliais a europa não queriam nem os EUA.
Nosso futuro esta nos BRICS e olhe lá. Fazer ciuminho é bom, desde que estejamos preparados para as sabotagens e golpes politicos que virão

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
23 dias atrás

A culpa é sempre dos outros, né?
Vc deve gostar de um certo presimente que anda por aí.

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Nilton L Junior
24 dias atrás

Subdesenvolvimento não se improvisa, é obra de séculos” Nelson Rodrigues.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Sulamericano
23 dias atrás

Então nesse momento o Brasil não é uma pátria, não é uma nação, não é um povo apenas uma paisagem, acho que é isso.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Sulamericano
23 dias atrás

Coordenadas Exatas do RATANABÁ; A cidade do braziu perdida: 15°47’58.98″S 47°51’50.87″W

Caio
Caio
23 dias atrás

A China não quer ser putenfia ou putenssa. Ela realmente busca ser uma potência e se entre nós a grandeza da nação não fosse só discurso de palanque, até pelos militares, poderíamos estar no mesmo caminho junto com eles.

Last edited 23 dias atrás by Caio
Mensageiro
Mensageiro
23 dias atrás

Dava pra sermos a grande fazenda do mundo(o que é bom comida sempre será preciso) e ainda uma grande nação tecnológica se tivesse um presidente que inspirasse a nação e trabalhasse para esse propósito em vez de ficar com teorias da conspiração sem mostrar um único resultado. É de lascar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mensageiro
23 dias atrás

Caro Mensageiro. De um lado, a agropecuária hoje emprega pouca mão-de-obra e do outro a maior produção de alimentos para o mercado interno é feito por meio da agricultura familiar. Isso significa o setor agropecuário e de produção de alimentos é incapaz de gerar empregos para a população. É um equívoco imaginar que o Brasil, mesmo sendo um grande produtor de alimentos para exportação e autossuficiente para o mercado interno, seja capaz de atingir um grau de desenvolvimento que gere bem estar e renda para a população.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

O que eu disse é que não precisamos deixar de sermos potência agropecuária para sermos potência industrial. Podemos ser os dois.
Não se pode demonizar o agro.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

mas você tem que levar em consideração os impostos e os dólares que o agro atrai.

Carlos
Carlos
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

20% da população ocupada no Brasil hoje está diretamente no agronegócio, deve chegar em 30% do pib este ano, de exposições ano passado passou de 120 bilhões de dólares. Difícil calcular mais quantos % trabalham em indústrias e serviços que dependem do agronegócio como fábricas de tratores, implementos, caminhões, vestuário etc. Como estaria nossa balança comercial sem o agronegócio? Temos um ótimo exemplo aqui do lado na Argentina onde a esquerda passou a perseguir o agronegócio, proibindo compra de dólares, importações, fábricas fechando por não ter acesso a cadeia de suprimentos e 48% da população na pobreza sendo 20% na… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Carlos
20 dias atrás

O problema não é a demonização do Agronegócio, é que ele sozinho não dá e nem dará conta de empregar, direta ou indiretamente, todos os brasileiros. Obvio que ele mantem nosso PIB e boa parte da nossa economia, mas um Pais do tamanho do Brasil tem que diversificar mais sua base produtiva. Eu por exemplo, não tenho talento algum para plantar nem feijão em potinho. Tenho que atuar em outra área, procurar aquele trabalho em que me realizo e posso me sustentar. E no meu caso é a indústria/engenharia. Sim poderia trabalhar indiretamente, na indústria de implementos, na indústria de… Read more »

DanielJr
DanielJr
23 dias atrás

Excelente para os consumidores.

Passamos 2020 e 2021 com falta de chips no mercado, alta de produtos etc, agora que a oferta vai começar a aumentar, tentam reprimir essa oferta extra.

É só as fabricantes ocidentais construirem produtos melhores e com preço competitivo, afasta os concorrentes (até certo ponto) e está tudo certo.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
23 dias atrás

E o atual presidente do Brasil e o “comandante” farinhoso achando quem o Ocidente está de olha na Amazônia. Conforme Yuval Harari mencionou em um dos seus livros, o desenvolviemnto de uma nação e aumento de sua riqueza está, atualmente, pautado no conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias.

Last edited 23 dias atrás by Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Andreo Tomaz
23 dias atrás

Ou seja, países estão atrás de segredos industriais, de tecnologias avançadas, conhecimentos disruptivos e para isso vão empregar de todos os meios para obter essas informações, como, por exemplo, a espionagem. Os países não estão atrás de florestas alheias.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Andreo Tomaz
23 dias atrás

que mané floresta mano, eles cag@m pra floresta, se fosse por isso reflorestavam a america do norte e a Europa, eles querem minérios, pra fazer fios, baterias, placas solares, metais e etc.

Hélio
Hélio
Reply to  Andreo Tomaz
23 dias atrás

A neoconzada não consegue racionar fora do discurso, incrível. O que tem a ver o assunto com a amazônia? Não me constranque a china tenha ameaçado a amazônia alguma vez, já o tal “ocidente” faz isso toda semana, justamente pela incapacidade de sobreviver sem roubar.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Hélio
23 dias atrás

Difícil entender o que eu escrivi?

Realista
Realista
Reply to  Andreo Tomaz
23 dias atrás
Fagundes
Fagundes
Reply to  Andreo Tomaz
20 dias atrás

Também não acho que tenha alguém interessado em invadir a Amazônia, mas a riqueza genética dela é incalculável e deve ser protegido.A indústria farmacêutica, química , bioengenharia(ainda engatinhando), tem muito a tirar proveito, ganhar dinheiro e gerar empregos com a pesquisa da biodiversidade da floresta.

Terminator
Terminator
23 dias atrás

Depois que a china obtiver o domínio dos semicondutores. Taiwan servirá para alguma coisa?

Neural
Neural
Reply to  Terminator
23 dias atrás

Vai ser anexada pela China. Se fosse no continente já teria sido invadida, no continente tudo é mais fácil.

Taiwan vai ser tipo uma Hong Kong, um território especial mas parte da RPC.

E não vai ter grupo de batalha meia boca que salve . USA já vê Taiwan como caso perdido, o que eles querem agora é salvar as Filipinas

Last edited 23 dias atrás by Neural
Flávio
Flávio
Reply to  Terminator
23 dias atrás

Como propaganda interna.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Terminator
23 dias atrás

nada, infelizmente, vai ser ocupada e integrada, talvez para os mais velhos que viveram ainda uma época sem democracia não seja tão chocante.

Fabio Lisboa
Fabio Lisboa
23 dias atrás

Off topic
https://www.publico.pt/2022/07/26/mundo/noticia/tanques-chineses-siberia-snipers-iranianos-venezuela-eis-jogos-guerra-vladimir-putin-2015125

Tanques chineses na Sibéria, snipers iranianos na Venezuela: eis os jogos de guerra de Vladimir Putin
Moscovo organiza em Agosto a oitava edição dos Jogos Militares Internacionais. Pela primeira vez, uma das provas realizar-se-á no hemisfério ocidental, em plena América do Sul.

Paulo Narigão Reis.

Machado
Machado
Reply to  Fabio Lisboa
20 dias atrás

Excelente

Alberto
Alberto
23 dias atrás

Uma pesquisa no Google, até 5 anos atrás a indústria japonesa dominava 70% do mercado de máquinas de litografia, quando a AMSL lançou sua máquina EUV. Nikon e Canon possuem em seus laboratórios máquinas EUV, mas não lançaram no mercado pois acham que esta tecnologia não compensa pois em breve não se conseguirá reduzir mais o nó de processo dela e estão apostando em outras tecnologias, sendo que a própria ASML usa diversos componentes fabricados pela Nikon e Canon.

WSilva
WSilva
Reply to  Alberto
22 dias atrás

Você está prestando um desserviço para o site informando errado amigo.

O Japão nunca dominou tecnologia EUV mas sim DUV que já está obsoleta.

A máquina EUV da ASML é única no mundo e utiliza componentes de mais de 500 fornecedores espalhados no mundo, o Japão é apenas um deles, deve ter até componente chinês e coreano lá, assim como as máquinas ultrapassadas DUV do Japão também utilizam componentes de outros fornecedores como China, Alemanha e EUA.

L G
L G
23 dias atrás

Infelizmente haverá uma terceira G mundial nuclear. Pelas notícias postadas. O hemisfério norte será destruído. EUA Europa china Rússia, etc. Mas o hemisfério Sul não receberá impacto direto de armas nucleares. E os ventos do hemisfério norte não se misturam com os ventos do hemisfério Sul. Então os países que vivem entre a linha do Equador e o tropico de Capricórnio sofrerá menos. O que inclui o Brasil e a África e parte da Austrália. Zona de retaguarda nuclear. O Brasil irá recomeçar o mundo. Sem muitas tecnologia que existe hoje. Mas será o melhor lugar para viver. Zona de… Read more »

L G
L G
Reply to  L G
23 dias atrás

Infelizmente os sobreviventes do hemisfério norte. Vagararao pelas estradas igual no filme de Eli ou mad Max. E sonharão chegar no Brasil o quinto império de Daniel. Vamos estudar e aguardar pessoal. Final de 2023.

sub urbano
sub urbano
Reply to  L G
23 dias atrás

A história mostra q hordas de populações desalojadas invadem e ocupam outras nações. Exemplos: êxodo bíblico, os hunos, os povos do mar, os vândalos, jurchenos. Uma horda de americanos sem terras e desesperados fariam o mesmo. Uma fração das FAs americanas tem mais armas que qlqr paiseco do hemisfério sul.

L G
L G
Reply to  sub urbano
22 dias atrás

Os estudos indicam que milhões de sobreviventes do hemisfério norte virão para o Brasil e hemisfério Sul. Primeiro a elite, cientistas,etc. A sede da ONU deverá ser transferida para o Brasil. Forças mundiais evitarao a vinda de todos ao mesmo tempo. Mas realmente as coisas podem sair do controle. Vamos estudar e aguardar pessoal.

L G
L G
Reply to  L G
22 dias atrás

Estamos falando do fim do mundo que conhecemos. Milhões ou bilhões de mortes. Uma tragédia equivalente a extinção dos dinossauros. Mas o Brasil recomeçará o mundo. O conhecimento mundial, cientistas,etc. Será trazido para o Brasil. Vamos estudar pessoal.

sub urbano
sub urbano
Reply to  L G
22 dias atrás

O cenário apresentado por vc é plausível, sem duvidas. Mas eu acredito em uma “erupção minóica” em proporções maiores. Essa catastrofe destruiu uma civilização inteira na Grécia por volta de 1500 a.c, foi um vulcão que explodiu. Os sobreviventes, com todos os barcos que podiam navegar, atacaram o Egito e a Palestina. Foram repelidos no Egito mas se estabeleceram em 5 cidades-estado (uma confederação) na Palestina, receberam o nome de Filisteus. Com um conflito nuclear no hemisferio norte eu creio que se daria o mesmo, em proporções maiores. Na catastrofe minoica o Egito estava preparado pois havia passado por uma… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
23 dias atrás

E a Bananalad com seu CEITEC ???
Acho que fecharam a fábrica para demolir e fazer uma nova plantação de bananas !

Adriano Madureira
Adriano Madureira
21 dias atrás

Enquanto isso aqui no Brasil, enquanto o mundo sofre escassez de tal produto, os grandes cérebros do governo decidiram vender sua empresa estatal de chips…

a miopia desses burocratas chega a ser risível, pois toda tecnologia tem seu valor estratégico e eles tentam se desfazer de algo que poderia ter seu espaço no mercado, não digo no mundial mas no cenário sulamericano já poderia ser um começo

comment image

Last edited 21 dias atrás by Adriano Madureira
Adriano Madureira
Adriano Madureira
21 dias atrás

Aqui no eterno país do futuro deitado em berço esplêndido,os patriotas venderam a única empresa de fabricação de chips de semicondutores da América do sul… Aqui é um país de vendidos,e nesse governo não é diferente,é pior…Um país que é dirigido por cegos não tem muito futuro. Após abrir mão da Ceitec, governo Bolsonaro vê necessidade de produção de semicondutoresMinistro das Comunicações, Fábio Faria, defende que produção seja feita por parceiros privados, entre os quais estaria Elon Musk https://sul21.com.br/noticias/politica/2022/05/apos-abrir-mao-da-ceitec-governo-bolsonaro-ve-necessidade-de-producao-de-semicondutores/ Governo desconhece o Ceitec, mas quer privatização, diz entidade. https://teletime.com.br/14/07/2022/governo-desconhece-o-ceitec-mas-quer-privatizacao-diz-entidade/ Extinção do Ceitec pode ser evitada, após pressão de trabalhadores e… Read more »

Machado
Machado
Reply to  Adriano Madureira
20 dias atrás

É triste. Um segmento estratégico desses.

AMBAR
AMBAR
Reply to  Adriano Madureira
19 dias atrás

O garoto fábio faria não é ministro, está ministro. Ele é apenas o marido da Patrícia Abravanel, a herdeira de um império de telecomunicações, a quem ele quis oferecer para o elon musk.
Falar em elon musk, em breve tempo ele enfrentará a bancarrota.

Últimas Notícias

Brasil e Coreia do Sul fecham acordo para produção de semicondutores da Samsung no país

O Brasil e a Coreia do Sul estão fechando acordos para a construção de uma fábrica de chips semicondutores...
Parceiro