HIMARS

KYIV, 25 de julho (Reuters) – A Ucrânia disse nesta segunda-feira que suas forças usaram sistemas de foguetes HIMARS fornecidos pelos Estados Unidos para destruir 50 depósitos de munição russos desde que receberam as armas no mês passado.

Em comentários na televisão nacional, o ministro da Defesa Oleksiy Reznikov sublinhou o crescente impacto que os Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS) estão tendo enquanto a Ucrânia tenta repelir a invasão da Rússia.

“Isso corta suas cadeias logísticas (russas) e tira sua capacidade de conduzir combates ativos e cobrir nossas forças armadas com bombardeios pesados”, disse Reznikov.

A Reuters não pôde verificar de forma independente as observações de Reznikov. A Rússia não comentou imediatamente.

Reznikov disse que as equipes de artilharia ucranianas realizaram ataques “precisos” em várias pontes. Ele não deu detalhes, mas aparentemente se referia a três travessias de rios na região de Kherson, ocupada pela Rússia, que as autoridades de ocupação locais dizem que foram atacadas pela HIMARS na semana passada.

Reznikov também disse que a Ucrânia recebeu três veículos de combate blindados antiaéreos Gepard, os primeiros dos 15 esperados, e que Kyiv espera receber várias dúzias de tanques Leopard.

A Rússia diz que destruiu vários dos sistemas HIMARS, embora a Ucrânia tenha negado isso. No último relatório desse tipo, o Ministério da Defesa da Rússia disse na segunda-feira que suas forças destruíram um depósito de munição para sistemas HIMARS na região de Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia.

Autoridades ucranianas disseram repetidamente que os suprimentos ocidentais de armas são críticos para o esforço militar da Ucrânia e sublinharam a importância do HIMARS por causa da supremacia da artilharia da Rússia em termos de número e munição.

O HIMARS tem um alcance maior e é mais preciso do que a artilharia da era soviética que a Ucrânia tinha em seu arsenal.

A Rússia criticou os Estados Unidos em particular por fornecer à Ucrânia instrutores para ajudar as forças ucranianas a usar o HIMARS.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, capturou um pedaço de território no sul da Ucrânia e usou sua supremacia de artilharia no leste para obter ganhos territoriais graduais.

Subscribe
Notify of
guest

142 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gugs
Gugs
1 ano atrás

Era apenas uma operação especial. E já estamos chegandoe agosto… está tudo bem…

Underground
Underground
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Eram cinco dias, que viraram três semanas, talvez dois meses e a coisa já dura cinco meses.
Nas primeiras três semanas a força aérea da Ucrânia havia sido talmente destruida. Ao final do segundo mês o exército ucraniano havia colapsado.
Falam em 50 mil, 300 mil, talvez um milhão de mortos ucranianos, mas o assassino é sempre o mesmo.
Mais vil ainda são os assassinos de reputação, que prosperam por aqui contra os que resistem.

Sentinela
Sentinela
Reply to  Underground
1 ano atrás

Deixa de ser amador e cair nos contos da CNN, nenhuma estratégia militar tem prazo fixo, muda conforme o desdobramento do teatro de operações, vai ao menos estudar um pouco antes de falar algo tão amador. Prazos e metas na ciência militar é uma coisa que se trabalha pela dinâmica do conflito.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Só para deixar registrado as mentiras do ocidente e da Ucrania, lembrando que eu não sou a favor da Russia, apenas não caio no conto das lorotas !

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/territorio-inteiro-de-donetsk-esta-sob-ataque-russo-diz-autoridade-ucraniana/

Sentinela
Sentinela
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Isso mesmo, cara. Não cair na lorota de propaganda da mídia ocidental é ofender os mickeyzinhos. Essa raça é uma das responsáveis por sermos esse país sem capacidade tecnológica de desenvolvimento, piada internacional. Para eles um Governo como do Geisel que rompeu o acordo militar ridículo com os EUA que só recebíamos sucata é um crime. Para eles vale o mundinho liberal que a Veja, CNN retrata, as guerras são somente boas quando vêm dos EUA . Lutar contra isso é obrigação de verdadeiros patriotas.

Last edited 1 ano atrás by Sentinela
Nilo
Nilo
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Essa raça rsrs irresponsável tem aliados, a morosidade, leniência, desorganização das instituições e desinformação da população brasileira.

Sentinela
Sentinela
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Sim, e a idolatria de ser colônia e renegar a ordem, a disciplina, o desenvolvimento soberano, a tecnologia própria, ridicularizar tudo que a China, Rússia , Índia desenvolvem, importar tudo que é yankee é a solução perfeita para nossas mazelas de acordo com os mickeyzinhos woke. Ah, e outros aliados dessa raça são a deficiência educacional e o orgulho de ser despreparado. Para essa turminha boa é nossa elite liberal, o regime militar não teve nada que prestou para eles, policial tem que ser tratado como inimigo da sociedade, por aí vai.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

O oriente também não presta!
E a culpa é dos políticos de nosso país. Os EUA manipulam quem é tolo, como nossos políticos e o palhaço de Kiev??🦾🦾

Jad Bal Ja
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Não há nada de amador no que o amigo acima escreveu. Na realidade vc penas comprovou o que ele escreveu. Sim os planos mudam e mudam conforme os planos vão dando errado. E todos os planos da Rússia deram errado. O resumo é esse, o resto é papo furado.

Last edited 1 ano atrás by Jad Bal Ja
Sentinela
Sentinela
Reply to  Jad Bal Ja
1 ano atrás

Todos os planos mudaram? Você os conheceu ou leu, para vir com essa conclusão ridícula? Sequer entendeu a concepção Estratégica original e na área militar nenhum plano fica estático. Mas falar com você isso pior que falar grego, outro despreparado mickeyzinho. Amador e outro sem noção do que fala.

Aladaf
Aladaf
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Eu so falo de economia. Nao sou um amador nesse tema. Nesse assunto, o amador eh voce. Por isso voce se cala. O dinheiro Russo jah acabou. Guerra custa caro. Nao existe PIB para suportar esses gastos. Eh simples assim.

Sentinela
Sentinela
Reply to  Aladaf
1 ano atrás

E eu falei alguma coisa sobre conceitos econômicos? Traz isso porque falou besteira. Estou me lixando se você entende de economia, falo de estratégia militar, algo que alguém como você está totalmente alienado. Fica com tua torcida sobre a Rússia não suportar o esforço de guerra, é tão sem noção teu comentário que se fosse simples assim o Irá, entupido de sanção, já teria entrado em colapso e parado de financiar Hezbollah, Hamas, Houthis, as milicias na Síria. Achar que será óbvio assim para a Rússia não aguentar esse conflito mostra o quão fraca tua tese de super economista é.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Jad Bal Ja
1 ano atrás

Deram errado? Nikolaev e Odessa já tão sofrendo ataques das forças russas. Não vai demorar muito pra caírem.

Patrício
Patrício
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Tudo bem?
Tudo ótimo.
As baixas ucranianas estão chegando a 100 mil.
Isso é a famosa desmilitarizacão.

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

engraçado que mesmo a Rússia fazendo essa “desmilitarizacão” ela ainda não avançou nada significativo desde que foi expulsa de kyiv…
.
“ahhhhh mais ela pegou Lugansk
.
nossa ela pegou os últimos 10% do território que ela já tinha 90% desde 2014-15… nossa que FA fod*** essa tal Rússia kkkkkk

Sentinela
Sentinela
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Então vc é completamente alienado. Basta ler os noticiários desde maio. Caramba, ter que ler algo tão alienado. Controlar 23% do território não é nada demais, fazer o terceiro maior exército da Europa depender de ajuda militar bilionária da Otan é muito simples e nada demais… caramba. Para piorar totalmente fora do contexto de ter pego 10-15% do que já tinha. Sequer sabe o básico em cálculo ou analisar um mapa. De dar risada uma análise tão fraca. Compare os mapas desde 24/02, faça cálculo de escala, ensinaram no ginásio

Henrique
Henrique
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

vamos comparar os mapas de 1semana e de agora . . olha só parece que a Al Jazeera tb é uma alienada, afinal de contas ela não colocou a Rússia como a suprema dominadora da Ucrânia… parece que todo mundo que não concorda com a visão das russetes é alienado… realidade deve ser alienada pelo jeito também, afinal de contas ela não concorda com visão Russa da “oPeRaÇãO EsPeCiAl ” . . ——- “Controlar 23% do território não é nada demais, fazer o terceiro maior exército da Europa depender de ajuda militar bilionária da Otan é muito simples e nada demais…”… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Rússia na primeira guerra era para ter entregue a Ucrânia inteira junto com a Bielorrússia e mais alguns territórios para o império alemão , na segunda guerra teve ajuda da URSS e mais 70 países aliados e hoje se só garante nas armas nucleares …paiseco de merda na guerra convencional

Sentinela
Sentinela
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Olha teu nível de argumentação. E você quer trazer como fonte Al Jazzera, brincadeira né? Cara até o início da guerra somente 7% da Ucrania tava ocupado pelas forças apoiadas pelos russos em Donbass, até Luhansk era um naco da região total. A maioria da área ocupada foi em Kherson, mais da metade de Zaporizhzhia, metade de Kharkiv.. eram.areas totalmente alheias a domínio russo, vai estudar e pesquisar o básico, caramba… Áreas que você não tem nem noção, por isso é incapaz de analisar o contexto do antes e depois e paga mico aqui falando tanta asneira. Ainda usa mapas… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

blablabal mapa tai ai senta e chora blablabal…

Sentinela
Sentinela
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Bla-bla-bla, típica resposta de quem não tem argumento e passou vergonha. Tão fraco que tentou comparar mapas de época errada, não soube nem comparar pré guerra e agora. Como tu é limitado, rapaz. Fica com tua baboseira, passou vergonha perante todos aqui, até para teus colegas mickeyzinhos

sergio
sergio
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Não adianta cara, o cara falou que a Russia foi expulsa de kiev, só pelo nível dessa asneira vc já ver quem e o tipo !!!!

Sentinela
Sentinela
Reply to  sergio
1 ano atrás

É a galerinha da ideologia globalista Woke, que forma opinião pela CNN e acredita em certezas como mais de 200 aviões russos abatidos, que guerra da OTAN é sempre boa para o mundo, que o Brasil tem que comprar material de segunda mão dos EUA, que a Ucrânia era uma democracia linda e nível Suécia antes da guerra, que a Rússia não tem drones nem mais mísseis, que vê canalzinho Tik Tok de propaganda Ucraniana e fica excitado…essa gente faz mal ao Brasil, odeiam os militares, atacam nossos policiais, vem com papinho de Direitos Humanos, e baboseiras que dá asco.

Henrique
Henrique
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

É a galerinha da ideologia globalista Woke,

>Olha teu nível de argumentação

kkkkkkk

essa gente faz mal ao Brasil, odeiam os militares, atacam nossos policiais

KKKKKKKKK sim velho… criticar a Rússia e quem a defende pq ela invadiu um país com única razão de ANEXAR território é exatamente isso… como adivinhou?

Sentinela
Sentinela
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Você é tão ignorante que não conseguiu captar o vínculo que fiz a teu tipo de mentalidade com o que eu falei da ideologia globalista Woke. Tão limitado que è incapaz. As potências não são boas ou más nas relações internacionais, defendem suas estruturas de poder, a Rússia no início não queria anexar essas áreas, queria rendição do Governo do Zelenski e vacilou em acreditar que estava tudo evoluindo com os acordos de Istambul (que sujeito como vc nem conhece ou pesquisa). Agora vão anexar as áreas russofonas, encare a realidade e para de frescura. Geopolitica é a linguagem da… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  sergio
1 ano atrás

 o cara falou que a Russia foi expulsa de kiev,

deve ter saído de boa vontade né…

Sentinela
Sentinela
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Saiu pela burrice de aderir aos acordos de Istambul que fracassaram. Política e não por motivo militar. Vai pesquisar antes de vir com outra baboseira

Shiryu
Shiryu
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

Esse seu comentário é bastante pertinente e deveria ser entendido pelos nossos militares. Não adianta ter efetivo grande e mal equipado, que, por sinal, parece até que estamos falando do EB.

Sentinela
Sentinela
Reply to  Shiryu
1 ano atrás

Verdade, gargalo gigante temos nas nossas forças, triste vivenciar isso cara, gastos desnecessários e mal planejamento fazem isso

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Concordo, mas não esqueça do pessoal que dizia que a Rússia não teria munição para além de março…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Gugs
1 ano atrás

Era só uma ajuda à Ucrânia mas já vamos em 1 trilião de dólares em armas e recessão em toda a Europa.
Tou rindo porque um mentiroso nunca vence.

Elisandro
Elisandro
1 ano atrás

150! Esqueceram os 100 destruídos pelo “fantasma de Kiev”…

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 ano atrás

Sim claro, com certeza! Inclusive aqueles situados em Vladivostok, na Península de Kamchatka, em Murmansk, Novosibirsk e até no Porto de Tartus na Síria. Impressionante como a Ucrânia mente. Até obtiveram sucesso sim em destruir alguns alvos, mas não precisa exagerar a ponto de acharem que são todos palhaços e manipuláveis como seu presidente. Até lembra um fofoqueiro da televisão brasileira que dizia “eu aumento mas não invento”

Pedro
Pedro
Reply to  Fabio Jeffer
1 ano atrás

Engraçado que quando o sputnik (super confiável) fala que a Rússia (também super confiável, principalmente quando faz acordos) destruiu um navio Ucraniano e um armazém..mesmo sem saber detalhes… os putinetes nem contestam a informação.

Realista
Realista
1 ano atrás

É verdade esse bilhete !

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Essa gente tá delirando. Dizendo baboseira.
+ A Rússia desligou uma turbina no NDS1, o preço do gás subiu 10%.
+ Rússia cerca central energética de Vuhlehirska em Svetlodars
+ Em Bakhmut, a Rùssia tomou a aldeia de Pokrovskoye.
+ A Rússia tomou a aldeia de Novoluhanske.
+ ZEROlensky demitiu hoje o “número dois” do Conselho de Segurança e Defesa Nacional do país, Mijailovich Demchenko, uma semana depois de ter afastado o chefe do Serviço de Segurança e a procuradora-geral.

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Patrício
Patrício
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Hoje foi um dia bastante positivo para os russos.
Avanços em Kherson, Nikolaev, Kharkov e Donetsk.
Moldávia declarou que teme a aproximação das tropas russas de Nikolaev.
Melhor que fiquem quietos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Cê tá falando a verdade. Pena por aqui alguns buscarem partilhar propaganda de apoio ao único país que visou desestabilizar o Brasil no passado e até no presente.

Jarkson
Jarkson
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

A melhor forma de proteger um agente duplo é desprestigiando-o? Sobre os traidores!

Ramon
Ramon
1 ano atrás

Percebemos que muitos depósitos de munições foram destruídos só de observar os comentários aqui, já faz três semanas que a turma do chapéu de alumínio e seus bots não estão publicando os boletins direto do front narrando a tomada de cada galinheiro nos vilarejos ucranianos o avanço do espetacular exército russo que vai avançar até Portugal libertando os povos da opressão das democracias uma gloriosa operação especial que tem o objetivo de estabelecer uma nova ordem mundial.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Algo aconteceu sim.Mas a propaganda de guerra do lado ucraniano aumentou e muito o acontecido.É notícia que nem precisa de fonte porque aparece nas mídias direto que Zé Lenskyy está substituindo seus colaboradores porque eles colaboram com os russos também nas áreas ocupadas. Então esses depósitos de munição devem ser da Ucrânia mesmo só que usam como se fossem perdas russas.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Excelente noticia. Se ambos países continuarem destruindo os arsenais de munição um do outro. Assim a guerra vai acabar logo.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Imagina se ela tivesse recebido isso logo após ganhar a batalha de kyiv kkkkkkkkk

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Nem está fazendo cócegas.

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

não imagina… o deposito deve está explodindo pq os Russos estão de “boa vontade”

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Henrique
1 ano atrás

É que os Javelins seriam o suficiente lembra ? Rs

Henrique
Henrique
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

foi o suficiente para Rússia para de perder ~200 mbts todos dias rsrsrsrsrs
.
agora os caras devem ter percebido que não da pra rushar os mbt como se tivessem num joguinho kkkk

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Entre 200 mbts por dia e 20% do território vc escolhe oque ?

Henrique
Henrique
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

terreno vc recupera depois, já o mbt você pode conseguir outro depois alguns meses, mas tripulação que foi morta, e é o bem mais valioso, não…
.
ai vai pelo nível desprezo pela humanidade… se for nível russo só meter um Tenno Heika Banzai de mbt e vê o que acontece…

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Qual a fonte?
CIA, MI6, MoD ucraniano, CNN Brasil, GloboNews e Hoje no mundo de Nárnia.
Já diz bastante sobre sua opinião

Henrique
Henrique
Reply to  ROliveira78
1 ano atrás

A fonte é numero que quis colocar lá… caso vc não tenha percebido é uma thread de meme, o inteligente… poderia ter colocado 2389573489067234905723905723905 mbs por hora que daria no mesmo

Plínio Jr
Plínio Jr
1 ano atrás

5 meses se passaram e o poderoso Exército Vermelho continua atolado no mesmo lugar…e os devaneios de Paris em uma semana??

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

Aqui não é jardim de infância, adolescente enrugado.
Aprende a observar e a ler o mapa em vez de disseminar fake news essencial para obter uma vaga de faxineiro na OTAN.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

Comprovando a falência do ensino primário no Brasil, pois tu não sabe ler mapa, nem consegue distinguir progressão de regressão, nem estaticidade.
Tanta gente que é funcional mas incapacitada que até assusta.
Até tem estatística: a Rússia passou de 4% para 27,2%… mesmo assim tu escreve isso. Como diria o saudoso António Carlos, Mussum: caciudes.

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Para aquela que é considerada uma das mais poderosas forças militares do planeta , 4 ou 27% não é nada….o amigo está vendo outra guerra e pelo visto é daqueles que tem espasmos com uma invasão e conquista da Europa Ocidental em 01 semana…..

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

Vou repetir: não confunda saber escrever com não ser ignorante.
Cê nem sabe fazer a proporcionalidade entre valor real e valor nominal.
Cê sabe quanto é 27% da Ucrânia? Cê tá falando de quase 40% da França. Deixe de dizer besteira, moleque. Vá crescer

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Vou repetir: não confunda saber escrever com não ser ignorante.
Cê 

>falar que não sei escrever
> meter um “Cê” na sequência..

Parabéns moleque…

Fabio
Fabio
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Que tesão pela Russia em amigo, e ai ja chegaram em Kiev?

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Plínio Jr
1 ano atrás

A parte que os EUA ficaram 10 anos no Afeganistão, isso todos esquecem.
Treinou tão bem as tropas afegãs que as mesmas estão até agora lutando contra o talibã (SQN)

Bosco
Bosco
Reply to  ROliveira78
1 ano atrás

Roliveira, Na verdade foram 20 anos. 10 anos ficaram os russos que foram colocados pra correr pelos mujahidins. Vale salientar quem em 3 meses de ocupação do Afeganistão pelos americanos, todo o território estava ocupado. Bem diferente, portando, do que está acontecendo na Ucrânia, apesar do Afeganistão ser maior territorialmente, ter população equivalente e estar a 10000 km dos EUA. O que durou 20 anos foi o combate aos insurgentes talibãs , o que configura uma guerra de baixa intensidade do tipo “guerrilha”. Esse tipo de guerra não se ganha no front militar, mas sim no político. A única maneira… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Arranjando argumentos.
Os russos não foram expulsos por ninguém, salvo pela estupidez americana, pois Moscovo estava apoiando um regime que defendia a educação de homens e mulheres e os americanos chamava o Bin Laden de lutador anti comunista e defensor da liberdade.
Cambada de imperialistas que se lixaram, após terem lixado o globo.

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Os russos não foram expulsos por ninguém, 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
deve ter sido a boa vontade de volta…

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Henrique, este cidadão aí vive no mundo paralelo, o avanço de ré em Kiev foram uma grande jogada tática, não foram expulsos ..kkkkkk

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Mais um que só sabe ler a história escrita pelo Ocidente Democrático.
Será que irá lembrar que houve um acordo entre URSS e EUA? Com certeza não.
Com certeza tbm não irá lembrar que, na invasão americana no Afeganistão, o exército afegão, com certeza tinha armas AA, aviação, armas anticarro, artilharia, inteligência operacional, suprimentos, desde munição a tanques. E levaram 3 meses. E como foi a retirada americana mesmo, consegue informar?

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

A ironia de chamar americano de imperialista é não chamar russo da mesma coisa quando ele invade o país dos outros.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Falha no sistema de educação brasileiro e falha no sistema de saúde que não consegue atribuir remédios para tanta gente doente.
EUA com o seu imperialismo destruiu a hipótese do Afeganistão ter um governo que apostava na educação e igualdade entre homens e mulheres, ajudando aqueles que eles consideraram um combatente pela liberdade e luta contra o comunismo: Bin Laden. E ainda recebendo a Casa Branca, terroristas selvagens.
O resto da história, um moleque desinformado e vítima do sistema débil de educação, como você já conhece.

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

“EUA com o seu imperialismo destruiu a hipótese do Afeganistão ter um governo que apostava na educação e igualdade entre homens e mulheres”
.
confirmado mais um maluco que fica baitanto aqui kkkkkkkkkkk
.
olha só o exemplo de educação e igualdade entre homens e mulheres do taliban
.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/03/23/taliba-proibe-meninas-adolescentes-de-estudar-afegas-voltaram-as-aulas-hoje-mas-foram-mandadas-para-casa.ghtml
.
nunca essa frase sua fez tanto sentido pra você “um moleque desinformado e vítima do sistema débil de educação, como você já conhece.

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Acredito que vc deva ter faltado as aulas de interpretação de texto. Mas tudo bem..
O que ele se referiu, foi na época da intervenção soviética.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58450823

Carlos
Reply to  ROliveira78
1 ano atrás

Quando é que os russos saíram do Afeganistão? 1988 e depois ficaram os talibãs? Qual é a diferença entre a saída dos russos e a saída dos americanos? Que comparação.

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Existe uma diferença entre retirada e ser expulso.
Mas, tudo bem

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  ROliveira78
1 ano atrás

Sucinto, ROliveira78. Para ficar claro: a Rússia se retirou (até porque os seus objetivos mudaram); os EUA foram expulsos, o Talibã tomou Cabul com os americanos ainda lá. Precisa desenhar mais ainda?

Carlos
Reply to  ROliveira78
1 ano atrás

Essa aí só de má fé. Desde quando é que a OTAN foi expulsa? Foi um retirada forçada pelos EUA por questões de politica interna e nisso nada difere da retirada soviética, só mesmo ignorante acredita nisso de ser expulso

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Bosco
1 ano atrás

“Os russos foram colocados para correr”, bem, a história diz duas coisas :
foi uma retirada das tropas soviéticas.
os guerrilheiros eram abastecidos por quem, mesmo?
Se o objetivo militar foi cumprido pelos americanos, porque o talibã está de pé e bem firme?
Intervenção em nome da Democracia, tá bom.
Só uma pergunta, o exército do Afeganistão foi instruído, durante 8 anos pela OTAN, e tinha, sistemas AA, tanques, artilharia, sistemas terra-ar, terra-terra, entre outros? E, durante esses 3 meses, teve aliados para lhes fornecer munição, equipamentos, inteligência operacional?
Aliás, foram duas, rsrss
Dois pesos dez medidas.

Last edited 1 ano atrás by ROliveira78
Carlos
Reply to  ROliveira78
1 ano atrás

Que comparação infantil. Porque é que os russos intervieram no Afeganistão? E qual a razão da intervenção dos EUA no Afeganistão? Os soviéticos intervieram para controlar o estado afegão durante a guerra fria e os interesses dos soviéticos eram completamente diferentes da sociedade tradicional afegã. Os americanos e membros da OTAN intervieram por causa do atentado do 11 de Setembro que os EUA acionaram como sendo um ataque contra um pais membro da OTAN (artigo cinco) e porque o Afeganistão era lugar de esconderijo da Al-Kaeda, movimento terrorista autor do 11 de Setembro. Por causa da politica interna dos EUA,… Read more »

ROliveira78
ROliveira78
Reply to  Carlos
1 ano atrás
100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Carlos
1 ano atrás

O regime que a URSS apoiava ainda sobreviveu por 3 anos após a retirada dos soviéticos. E sobreviveu ainda por 1 ano após a queda da própria URSS. Ou seja, durou mais que a própria URSS. Já os Estados Unidos foram expulsos, o Talibã tomou Cabul com os americanos ainda lá; gente caindo do avião, os americanos saindo às pressas, cenas grotescas.

Last edited 1 ano atrás by 100nick-Elã
Carlos
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Fica uma diferença; o regime que ficou apos a retirada dos EUA tinha mais militares e muito melhor equipados, incluindo com A-29 ST coisa que os soviéticos não deixaram. Trump fez um acordo de paz com os Talibans para poder retirar as forças norte americanas, e Biden apenas manteve a retirada para a data prevista.

Patrício
Patrício
1 ano atrás

O que a Ucrânia diz não se escreve.
Fica inventando essas histórias para continuar recebendo ajuda ocidental.
Ninguém acredita mais.

Bruno
Bruno
Reply to  Patrício
1 ano atrás

E o que você diz se escreve robozinho do Putin ? Menos.. menos…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Cê pode ficar irritado e ele pode ser puxa saco do Putin, mas tu não pode chamar o cara de mentiroso, nem dizer que ele tá mentindo.
Aceita que dói menos e vá preencher aquele formulário que garante detergente e luvas para limpar as retretes nos EUA

Bruno
Bruno
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Hahahahhahaha….cômico ver o cara defendendo os seus pseudonimos !

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Cê já tá ficando paranoico de modo a rejeitar a verdade.
Até tá vendo pseudónimo. Toma os remédios, moleque.
Tu tá perdendo, em toda a linha e deveria fazer o favor de deixar de contribuir para a poluição visual.

Bruno
Bruno
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Eita…o jogador de banco imobiliário russo perdendo a compostura. Acho que tá lendo muito mapa hein…

LUIZ
LUIZ
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Eles destruíram alguns depósitos de munições russos agora 50 é a conta do mentiroso pra valorizar o equipamento dos chefes deles.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Há duas ogivas básicas que os foguetes M-30/31 utilizam. Uma é uma ogiva unitária alto explosivo de 90 kg e a outra é uma ogiva dispersora de balins de tungstênio com mais de 180 mil em cada foguete.
O ogiva alternativa do M-30A1 não tem explosivo mas dispersa passivamente os balins. Como a velocidade do míssil no mergulho é acima de Mach 2 cada balim chega ao solo com a força de um tiro de fuzil.
Esse tipo de arma é extremamente letal para pessoal exposto e todo tipo de material que não seja altamente blindado.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Olha pode ser verdade pq diminuiu a velocidade do avanço russo, mas sendo que a Holanda e a Alemanha estão reclamando da ajuda, e isso é o que sabemos, tem os EUA que deram 1/3 de seus mísseis e foguetes para a Ucrania, pode ser que os ataques de HIMARS perca o folego e a caçada russa a esses sistemas vão destruir eles. enquanto isso o inverno está vindo

Bosco
Bosco
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Carlos,
O inverno na Europa começa em 21 de dezembro.
Em julho do ano que vem ainda vão falar desse inverno. Inverno vem, inverno vai, e os europeus irão sobreviver com ou sem o gás russo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

A trilogia abrindo as portas para moleques.
Durante o inverno há mais inflação devido ao efeito sazonalidade. O gás serve para suportar a indústria e as habitações.
A Europa não consegue sobreviver sem o gás russo e as turbinas para Setembro devem começar a trabalhar agora… a provisão para Dezembro deve começar a ser obtida em Setembro e Outubro.
Não é hora de recreio no parque intanil.

Bosco
Bosco
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

??????????????????

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Gás russo é muito mais barato comparado com outros fornecedores. Dos EUA nem pensar 3 a 5 vezes mais caro. Quanto maior a distância mais caro torna o produto. Nem tão cedo os europeus vão se livrar do gás russo. Ainda tem a conta da guerra que logo virá os boletos.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Isto nunca vai acontecer, salvo num sonho de OTANinhos e faxineiros dos EUA.
O gás russo é barato, eficaz, rápido, limpo e seguro.
Agora tentam vender a propaganda que Putin é perigoso e não cumpre acordos, tal e qual a Rússia, buscando alternativas na Nigéria, Argélia e outros.
Isto até parece comédia São mais de 50 anos de ligação energética com e sem Putin, tudo para agraciar o grupo de rapinas americanas

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Vc n tem vergonha? Chamando os outros membros de mlks. O velho perdeu toda a compostura.

Sentinela
Sentinela
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Não adianta explicar o óbvio para esse pessoal, cara

Carlos
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Estás preocupado com o gás na Europa porquê? Já te ordenaram que libertes metade do gás que não tens para fornecer a Europa? Que vai haver recessão na Europa e assim já não podes turistar? Fazer o papel de bot russo que mais tarde ou mais cedo vai perder 900 milhões de euro diários que recebia da UE e não sabe como dar a volta. Tanto desespero para quê? Os europeus vão sobreviver este e muitos outros invernos.

Carlos
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Vê vídeos sobre a ilha de Samso, na Dinamarca onde de acordo com um casal dinamarquês, são três meses de bom tempo e nove de pesadelo, mas não te preocupes com o gás

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Bosco
1 ano atrás

a questão Bosco é a que preço os Europeus vão sobreviver, pode demorar décadas até eles superarem a dependência russa, uma alternativa seria trazer gás do mediterrâneo, enquanto isso, a industria da Europa vai ser muito afetada, ao contrário da China e da India que vão mal sentir algo. dava para manter a Ucrania segura sem precisar estar em guerra.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

A Ucrânia afirma que expulsou os Russos da Ucrânia.

Neural
Neural
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Chegou um monte de obuseiro MEGA pesado pion 2S3 203mm na frente de Nikolaev. Vão tratorar tudo

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Neural
1 ano atrás

huahuahuahuah

Sentinela
Sentinela
1 ano atrás

Esse MD da Ucrania é o mesmo falastrão que falou do exército de 1 milhão de homens, que falou que a contra ofensiva ucraniana seria sucesso absoluto mas depois em entrevista na BBC disse que foi mal compreendido pelo inglês ruim, o mesmo fanfarrão que disse que a Ucrânia iria retomar e desfilar na Crimeia até agosto, por aí vai. Serve essa narrativa para a propaganda deles, para dar esperança a uma guerra perdida, para enganar os trouxas, para conseguir mais HIMARS cujos ataques vários sequer conseguiram tornar inoperantes as pontes, serve para as ações da Lockheed -Martin e serve… Read more »

Monarquista
Monarquista
Reply to  Sentinela
1 ano atrás

É assim: uns dizem que retomariam a Criméia até agosto, outros que chegarim em Berlim em 96 horas e em Lisboa em 2 semanas, que seu “torpedo do apocalipse” e “míssel hipersônico” fariam o ocidente cagar nas calças e que um SU qualquer coisa deu um rasante e fez os marinheiros americanos de uma fragata fugirem de medo…

Cada um conta as mentiras que convém, mas umas são mais ridículas que outras….

Sentinela
Sentinela
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Lorota e imbecilidade não tem origem nem ideologia, amigo.

Mgtow
Mgtow
1 ano atrás

Rússia mata a cobra e mostra o pau.
Já os nazis da otan…

Monarquista
Monarquista
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Nem os russos usam mais a desculpinha da Otan / nazis. Tu tá atrasado quanto às desculpas da guerra dadas pelos russos hein?

Monarquista
Monarquista
1 ano atrás

Eu acho interessante como superestimavam as capacidades russas antes e no início do conflito e o choque de realidade que os russófilos estão tomando (lembro do rasante do su lá que fez os marinheiros de um Arleigh Burke deserdarem hehehehe) :

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Eu acho estranho notar que tu sabe escrever mas não sabe pensar ou pelo menos ser honesto.
As capacidades russas contra o maior orçamento da história da OTAN tá dando 27,2% de território obtido por Moscovo à Ucrânia. A maioria dos ignorantes, devido ao falhanço da educação não sabe o que isto significa, mas vou fazer um desenho mental para tu entender: o maior país da União Europeia é a França, e a Rússia tomou o equivalente a 28″ da França em 5 meses.

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Kkkkkk argumento do cara é sempre o mesmo…

>Não sabe escrever
>Educação falha
>Eucacao do governo ruim…
>Não sabe ler mapa
.
.
Incrível como tudo mundo que não endossa a Rússia cai nesse balaio kkkkkkk

“Ahh mais a Rússia pegou num sei quantas vezes o território equivalente a frança”
.
Legal fera … Mas governo da Ucrânia ainda tá lá e ainda tá lutando…O Bigodinho austríaco tbm pegou uma parte generosa da Europa e terminou com nada…. O baixinho tbm kkkkk

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Você tem de aprender a ler o mapa.
O resto é papo furado que depois se torna em piada.
Mas nem na Escolinha do Professor Raimundo, tu tem lugar.

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

>Não sabe ler mapa

kkkk

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Começou com as comparações esquizofrenicas. “28% DA FRANÇA” mas é claro as forças armadas ucranianas são do mesmo nível das francesas, kkkj.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Legal, mas são vocês que diziam que não tomariam só 28 % da França, mas toda a Europa em 2 semanas.

Eu só estou repetindo o que vocês falavam e que estava muito, muito, muuuuiiiiittttoooooo errado hehehehehehe

Neural
Neural
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Quem disse isso foi torcedor. A Ucrânia tinha boas forças armadas, bem treinadas e equipadas. Acredito que inclusive superior ao EB e FAB. MB nem entra na conta hehehe. Mesmo assim caiu pra uma força Russa que é uma fração do que eles possuem. Mesmo com apoio de OTAN enviando o que tinha de melhor. Artilharia Russa é devastadora

Monarquista
Monarquista
Reply to  Neural
1 ano atrás

Não caíram, estão lutando e conseguiram que os russos criassem o famoso avanço à russa: o avanço para trás.

A segunda potência militar mundial não conseguir fazer em suas fronteiras o que a primeira potência faz do outro lado do mundo, é meio que um fisco, ao meu ver.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Mais um. A cozinha da pizzaria em Nova Iorque não tá recrutando. É escusado ser tão vassalo dos EUA.

Daniel
Reply to  Neural
1 ano atrás

A Ucrânia tinha boas forças armadas???? O país mais pobre da Europa, que só tinha carniças do tempo da União Soviética….cada uma….

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Cê tem que crescer tendo em conta a forma como repete propaganda.
Já nem é ser néscio. É mesmo não dominar conceitos básicos.

Neural
Neural
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Rapaz, tu que pensa que só tinha carniça lá. Ucrânia tinha T-64 modernizados, tinha os lançadores Smerch e GRAD igualzinho o dos Russos, misséis táticos Tochka, S-300, Buk M2, MSTA em versões um pouco inferiores a dos Russos mais ainda assim bons, D-30, BMPs, blindados Kozak. Fora as tropas treinadas em guerras internas. Bem longe de ser uma força fraca.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Cê tem que ir para conselheiro do Zelensky e comentador da CNN, pois nem por lá tão dizendo isso, pois temem ser chamados de otários.
Deixe de dizer baboseira.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá a todos. Este HIMARS é muito feio. Parece inspirado naqueles veículos de duas pernas que aparece no “Retorno do Jedi”. O Astros é mais bonito.

Hélio
Hélio
1 ano atrás

É o fantasma de Kiev que está operando

Grifon
Grifon
1 ano atrás

Isso é o que a Ucrânia diz, se é verdade ou não, aí já é outra história rsrs

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Esse Himars é um fracasso, só incomoda a Rússia porque atinge áreas civis, desprotegidas. Destruir estrutura civil até as nossas FFAA conseguem.

Neural
Neural
1 ano atrás

Contei 12 unidades do 2S7 pion 203mm, rumo a frente Kherson/Nikolaev. Vão tratorar tudo com esse monstro.

Bruno
Bruno
Reply to  Neural
1 ano atrás

Como se só a Rússia operasse esse equipamento…

Fabricio Lustosa
1 ano atrás

Pelo menos a chamada da notícia deixa claro “Ucrânia diz…” pq ninguém mais tem saco para aturar tanta mentira que foi dita no começo dessa guerra até idos de maio. Em junho a soberania das fake news ocidentais foi para o saco de vez e as pessoas começaram a enxergar o circo que se montou. Ontem dois acontecimentos: os russos atingem arsenal de mísseis da OTAN em Odessa com…é…rojões de fabricação caseira e chip de geladeira já que os russos estão sem munição há pelo menos uns 4 meses kkkkkkkkkkkkk; Zélascado demite comandante das forças especiais https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2022/07/25/zelensky-demite-comandante-das-forcas-especiais-do-exercito.htm e isso muito… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Rússia imaginou que a “Operação Militar Especial” na Ucrania seria uma blitzkrieg, tal qual na Geórgia e na Chechênia. Um erro estratégico grave, porque desconsiderou a capacidade de reação das forças ucranianas e, principalmente, a possibilidade de apoio da OTAN. Agora já são 5 meses de guerra. A Rússia não consegue avançar no território ucraniano e suas tropas passaram a ser fustigadas o tempo todo por armamentos ocidentais. A Rússia não tem domínio sobre os céus ucranianos e sua frota de navios no Mar Negro está sendo ameaçada por mísseis Harpoon. Enquanto isso mais soldados ucranianos estão sendo treinados… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Cê tá muito mal informado, cara.
Nem Tchetchênia e muito menos Geórgia teve “guerra relâmpago”.
Deixe de ser k7 de repetição da propaganda da OTAN.
As tropas russas e as milícias separatistas russófonas de Donetsk e Lugansk ocuparam hoje a central termoelétrica da cidade ucraniana de Svetlodarsk, situada no leste da província de Donetsk, na região do Donbass.

Fabricio Lustosa
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Georgia foi algo bem localizado sem a menor comparação com a amplitude do q vemos na Ucrânia e a Chechênia está bem longe de ter sido um passeio ou uma blitz.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Onde você leu isso? Em que documento russo? Partilha por favor, ou se calhar está servindo apenas como caixa de ressonância, repetindo propaganda como OTANboy de excelência.
De resto é necessário não faltar as aulas e não deixar de tomar a medicação, para não entender que um Estado que perde quase 30% do seu território, tá perdendo a guerra.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Gostaria de mandar um salve para os putinzetes que acreditaram nisso.

https://www.forte.jor.br/2022/06/12/se-eu-quiser-ocupo-kiev-em-duas-semanas-disse-putin/

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Gostaria de responder para você o seguinte: afirmar que Durão Barroso partilhou o que Putin disse, não é equivalente a você transcrever palavras em discurso direto do Presidente Russo. Aliás, deixa acrescentar duas coisas para você: 1a) você não vai encontrar um único discurso de Putin sobre isso; 2) Durão Barroso também viu armas de destruição em massa no Iraque e até hoje, a mentira não se transformou em verdade. Tal e qual você, ele apenas procura agradar o patrão de modo a fazer a faxina nos pavilhões da OTAN. Um bom servo sabe como puxar o saco. E os… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

As tropas russas e as milícias separatistas russófonas de Donetsk e Lugansk ocuparam hoje a central termoelétrica da cidade ucraniana de Svetlodarsk, situada no leste da província de Donetsk, na região do Donbass.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Só muito trouxa para acreditar em tudo o que russo e ucraniano alardeiam. Acreditar em transcrição de mídia atlanticista ou via Sputnik é viver no mundo de Nárnia. Cada vez que assisto o Jornal Nacional ou o William Waack vou correndo tomar engov ou Lacto Purga. “Olhem aqui, nós destruímos 500 depósitos, matamos um milhão, derrubamos toda a força aérea inimiga com um único míssil.” Mas confesso que essa retórica de mentiras já está cansando e também acho que o europeu também pensa assim. Lá já caíram quatro governos, mas a tendência é a crise se estender até dezembro, quando… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Ucrania já iniciou uma contra ofensiva cirúrgica nos territórios ocupados pela Rússia. Os ucranianos estão usando drones para marcar os alvos (depósitos de munição, peças de artilharia e veículos militares) e a artilharia de origem ocidental está limpando o terreno. Depois postam os vídeos na internet para provar o sucesso da ação. Cadê as fotos ou os vídeos dos Himars destruídos pela Rússia? Não tem?Propaganda também é arma de guerra.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Você mesmo deve memorizar essa informação e apresentar o balanço dentro de 15 dias.
Tão fazendo ofensivas há bastante tempo e levando porrada em todos os quadrantes.

Sagaz
Sagaz
1 ano atrás

Putin não trocou ninguém na linha de comando? Fora o que não é divulgado. A sua torcida delirante nada mais é do que delírio.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Notícia boa para a Ucrânia. Notícia ruim para a Rússia. Compra de 100 obuseiros alemães PzH 2000 pela Ucrânia. Esse obuseiro autopropelido é compatível com ampla gama de munições, inclusive com Excalibur. O Himars não é a única ameaça às forças invasoras da Rússia.
https://www.google.com/amp/s/defence-blog.com/berlin-approves-1-7-billion-sale-of-pzh-2000-howitzers-to-ukraine/%3famp

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Comédia.

mendonça
mendonça
1 ano atrás

quem tem boca diz o que quer…

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Papo furado.
O Presidente Chinês avisou de forma direta o Presidente Americano: “quem brinca com fogo, acaba por se queimar”.
Cês tão preparados para se queimarem? É que gostam muito de brincar com o fogo.
Ficou o aviso directo. Entretanto, cês vão ter que se conformar.
Acabou o imperialismo, por isso os lacaios devem procurar novos empregos.

Andre
Andre
1 ano atrás

A Rússia criticou os Estados Unidos em particular por fornecer à Ucrânia instrutores para ajudar as forças ucranianas a usar o HIMARS.

Agora ficou claro o motivo do fracasso dos árabes utilizando material russo-soviético, mesmo em números muito maiores que os israelenses. A Russia é contra o envio de instrutores e só mandou o manual de instruções, em russo….