Secretário de Biden diz que EUA esperam eleições justas no Brasil
Declarações de Lloyd Austin foram dadas durante reunião bilateral entre as autoridades, em Brasília
BRASÍLIA – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, afirmou nesta quarta-feira (27) ao ministro da Defesa brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira, que o governo Joe Biden espera que o Brasil mantenha a tradição de realizar eleições justas e transparentes neste ano.
O comentário foi feito durante reunião bilateral entre as autoridades, segundo três fontes com conhecimento do que foi discutido.
No encontro, de cerca de 40 minutos, Austin falou rapidamente sobre as eleições brasileiras.
A declaração foi entendida pelo lado brasileiro como uma tentativa do governo americano de reafirmar que tem acompanhado com preocupação a retórica do presidente Jair Bolsonaro (PL) de questionar o sistema eleitoral e atacar as urnas eletrônicas.
Segundo os relatos, Nogueira defendeu a atuação das Forças Armadas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), lembrou que elas foram convidadas pela corte para participar do processo eleitoral e disse que os militares têm trabalhado justamente para garantir que as eleições sejam livres e transparentes.
Ainda de acordo com relatos, o ministro da Defesa respondeu aos americanos que os militares vão contribuir para que, no pleito, todos os brasileiros possam votar livremente no candidato que julgarem o mais correto e adequado.
Desde terça-feira (26) havia a expectativa de que Lloyd Austin fizesse coro aos pedidos para que os militares respeitem o sistema democrático no Brasil.
Uma autoridade da Defesa americana informou à agência Reuters, sob condição de anonimato, que o secretário de Joe Biden faria o gesto como resposta às insinuações golpistas de Bolsonaro.
No encontro, apesar do recado, Austin não foi incisivo nem criticou a participação de militares no processo eleitoral brasileiro.
Segundo relatos, em tom diplomático, o secretário americano ressaltou que existe uma conexão profunda entre os dois países cujos pilares são a democracia, as eleições justas e os direitos humanos.
Na cúpula das Forças Armadas, a avaliação é que a participação dos militares no processo eleitoral deste ano foi politizada tanto por Bolsonaro quanto pela oposição, o que gera percepções erradas sobre o papel dos fardados nas eleições.
Apesar disso, a Defesa tem defendido que as urnas eletrônicas não estão seguras contra ameaças internas e sugere aperfeiçoamento nos testes de integridade e segurança. O trabalho das Forças Armadas é utilizado por Bolsonaro para atacar ministros do TSE e questionar o resultado das eleições.
Um dia antes da reunião bilateral, o ministro Paulo Sérgio Nogueira afirmou que respeita a Carta Democrática Interamericana e seus princípios.
O documento citado por Nogueira diz que “os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la”. O endosso foi antecipado pela coluna Painel, da Folha.
A declaração foi feita em discurso de abertura da 15ª Conferência de Ministros de Defesa das Américas.
Em discurso na terça, Austin defendeu que as Forças Armadas dos países da América devem estar sob “firme controle civil”.
“Uma dissuasão confiável exige forças militares e de segurança que estejam prontas, capazes e sob firme controle civil. E exige que os Ministérios da Defesa atendam seus cidadãos de forma transparente e sem corrupção”, afirmou o americano em um discurso de quase oito minutos.
Por meio de uma profusão de mentiras, o presidente vem fomentando a descrença nas urnas. No entanto, ao invés de ser barrado por aqueles ao seu redor, o mandatário tem contado com o respaldo de militares, membros do alto escalão do governo e seu partido em sua cruzada contra a Justiça Eleitoral.
As Forças Armadas, por exemplo, têm repetido o discurso de Bolsonaro. Em ofício recente, solicitaram ao TSE todos os arquivos das eleições de 2014 e 2018, justamente os anos que fazem parte da retórica de fraude do presidente.
O Brasil preside o evento interamericano. “Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da Organização dos Estados Americanos, OEA, e à Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos.”
FONTE: Folha de São Paulo
Resumindo e sem rodeios: Um General la dos mestres do norte foi enviado até aqui para ordenar aos militares brasileiros que sigam o jogo legal e deixem o mitotô falando sozinho. Ordem dada é ordem cumprida!!! CAVEIRA! kkkkkkkkkkkk e o curto circuito na cabeça dos “patriotas da cloroquina de xezus”: “E agora??? Vamos seguir o mitotô ou os nossos mestres?”
Kkkkkk. Bem isso.
Queria ver eles com as bandeirinhas dos “Istatis” nas do miCto
Eu acho é bom pra os defensores da OTAN/EUA.
Na verdade, pra começo de conversa, os militares não deveriam nem se meter no processo eleitoral.
Lugar de militar é no quartel e não na política.
Quando o dona da casa não vigia os ratos fazem a festa.
Ele devia se preocupar com as eleições do país dele, onde mais gente morta votou do que vivo.
Quem elegeu os militares como donos da casa?
Por falar nisso, quem elegeu ministros do STF como donos da casa?
Caro ODST. Segundo a CF88, as eleições servem para escolher aqueles que cumprirão mandato no legislativo e no executivo. Os cargos no judiciário são preenchidos por concurso ou por indicação do executivo que precisam ser aprovados pelo legislativo.
Obrigado pelo detalhamento, agora ficou mais claro para todos que NINGUÉM elegeu eles como donos da casa.
Caro Odst. Ninguém elegeu ministros do STF porque são cargos indicados pelo presidente que precisam ser aprovados pelo Senado em sabatina, como descrito na CF88. Aliás, nenhuma pessoa é eleita para ser “dona da casa”. De onde você tirou essa ideia?
Mas foi exatamente o que eu disse. Quem elegeu o ministros como donos da casa? Ou você não acha que eles tenham ultrapassado todos os seus limites constitucionais? Em qual lugar do mundo o STF realiza politicas públicas, como proibir ações da policia no Rio de Janeiro? Isso cabe ao governador do estado.
Leia a Constituição Federal. Ela dá o poder de interpretação da Legislação pelo STF. São eles que detém a última palavra. É assim em qualquer país civilizado (democrático) do mundo. Sempre a última palavra é da Suprema Corte, no nosso caso STF. É só andar dentro das Leis que não tem problema.
A gente já sabe disso. Mas eles, mesmo não sendo escolhidos pelo povo, protegidos por uma Constituição auto protecionista, cheia de falhas, se sentem nossos representantes e donos do país.
Portanto, o judiciário não deve e não pode legislar .
Quando STF não deixou um presidente nomear um ministro era bom né ? Deixou crescer às asas agora aguenta ..
Da casa ninguém, da justiça o congresso nacional após avaliação de currículo e entrevistas públicas.
Exato, mas o judiciário está extrapolando seus limites faz muito tempo.
Caro Odst. Eventualmente, um juiz ou promotor ou até delegado de política extrapolam seus limites. Por isso é fundamental que existam instâncias superiores para revisarem as sentenças, os conselhos de justiça e do ministério público para revisarem condutas e existem as ouvidorias e corregedorias das polícias para conter abusos. O caso do Moro foi evidentemente um abuso de um juiz de primeira instância que precisou ser revisado pela suprema corte.
Mas quem revisa as ações do STF?
Sérgio Moro foi considerado parcial por um bando de ministros ainda mais parciais, em sua maioria indicados pelo próprio partido do maior interessado no processo, o mega corrupto Mula.
Tem certeza que o problema é o Moro?
O processo de nomeação de ministros do STF é parecido com o dos EUA. Nomeados pelo presidente, com aprovação do Senado. Pode-se criticar o modelo, mas se deve reconhecer a legitimidade de seus integrantes. E claro, todo mundo que tem uma decisão do judiciário contrária a seus interesses critica-o, mas a verdade é, que é o Judiciário que detém a última palavra, e para os generais (e bolsonaro) isso é insuportável, descobrirem que não são eles a terem a última palavra (como no quartel).
A constituição estúpido! rsss
a constituição…em caso de desordem eles assumem.
Errado! não há nada na constituição que autorize intervenção militar
Olhe o artigo 142 da CF. Não dá para a gente escolher as leis que a gente gosta e pôr de lado aquelas que a gente não concorda.
Caro C. O Art.142 menciona que as forças armadas devem zelar pela CF88 e que podem ser acionadas para a defesa da lei e da ordem quando autorizadas por um dos poderes As forças armadas jamais poderão tomar qualquer iniciativa nesta direção. https://www.camara.leg.br/midias/file/2020/06/parecer.pdf
Podem sim !!!
Através de ato Institucional Presidencial !!!
Mesmo até pq o Pres. Rep. é chefe supremo das forças armadas e isso constatado a ruptura de todas as esferas (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Não “estiquem” a corda por favor !!!🤦♂️.
Obs: claro que ninguém e eu também não queremos isso mas infelizmente tá caminhando pra isso !!! Lamentável !!!😞
Caro Burgos. Os “atos institucionais” foram uma invenção do regime militar para emendar a constituição de 1967 de forma ilegal. A CF88 não prevê em nenhum de seus artigos o conceito de “ato institucional”. Portanto, qualquer ação baseada em um ato institucional da presidência é uma violação da constituição e um crime de responsabilidade.
Mais uma desinformação perpetuada por esse governo inepto e incompetente
Quem elegeu o governo americano como dono da nossa casa?
Lugar de sindicalista e no sindicato, e não na política.
Beleza assim?
Existe a citada Carta Democrática Interamericana, onde todos os signatários se comprometem com a democracia. Mas democracia de verdade, não a que o bolsonaro reivindica.
Fiquem quietos enquanto iludimos o povo com fraude. Quando ganharmos iremos mandar em vocês e premiar os mais covardes…
estão apenas sinalizando que algo esta errado, e que estão de olho…
Sem dúvida, militares tem um papel importante, mas na defesa do pais e não na politica.
se gosta de assuntos militares deveria ser contra o comunismo.
Porque, segurança e defesa são exclusividades da extrema direita? Que besteira! FFAA servem ao ESTADO, não a uma ideologia.
Olá Pablo. Pelo que sei, o Exército Vermelho que ocupou Berlin na II Guerra era formado de comunistas. O Exército quem venceu a Guerra do Vietnan era formado de comunistas. As forças armadas chinesas são formadas por comunistas. Creio que você está bastante equivocado sobre o papel dos comunistas nos assuntos militares nos últimos 100 anos, desde a Revolução Russa.
Matou a pau
Para você qual interesse os EUA tem no retorno de um governo de esquerda pró neurose ambientalista no Brasil? Uma dica, e verde,cheia de metais raros determinantes em novas tecnologias,tá cheia de ONGs com agentes CIA e ocupa quase toda região norte do país.
Caro Capa Preta. Você parece ter esquecido que um dos momentos de maior cooperação entre o Brasil e os EUA ocorreu quando BushJr era presidente dos EUA e Lula presidente do país.
Não, não esqueci, foi quando foi demarcada a gigantesca reserva raposa serra do sol, bem em área de fronteira.
E foi o período que mais teve demarcação de terra e ocupação por ongs estrangeiras. Amazônia não é nossa, já tem dono, os donos não querem é que o Brasileiro descubra que trocou “ouro” por espelho.
Caro Wellington. A demarcação das reservas são um direito constitucional. As terras demarcadas são aquelas que já são ocupadas por aquele grupo. A área pertence á União. Portanto, quando uma área demarcada é homologada, os grupos nativos que residem na área ganham a garantia que poderão continuar lá, mas a posse é da União. Não pode ser vendida, desmembrada ou alienada. Portanto, do ponto de vista estratégico, a homologação da área é até mesmo uma garantia que jamais poderá ser desmembrada ou perdida. Uma ONG pode atuar dentro de uma reserva, cabendo á FUNAI fiscaliza-la. O fato de uma ONG atuar dentro de uma reserva pode ser bom ou ruim. Isso depende do tipo de atuação da ONG. Por isso é importante que a FUNAI esteja bem estruturada e financiada.
Não se trata das terras indígenas.
As ongs receberam permissão do governo petista para comprar terras brasileiras.
https://bncamazonas.com.br/poder/holandeses-terras-coari-web/
Ambientalismo é papo pra boi dormir! São só interesses financeiros e econômicos escusos!
Verdade, interesse financeiro legítimo são os dos garimpos e madeireiras ilegais.
Deixa de espalhar fakes. Nos governos do PT foi quando mais se combateu, aliás, se proibiu a venda de grandes extenções de terras para estrangeiros.
Caro Saito-san. A possa da terra é regulamentada por uma lei de 1971, anterior á CF88, a qual recebeu uma emenda que excluiu a diferença entre empresa estrangeira e empresa brasileira. O Senado aprovou uma nova lei sobre a posse da terra https://www.camara.leg.br/noticias/720837-proposta-regulamenta-compra-de-terras-rurais-por-estrangeiros/ que segue na Cãmara para ser aprovada. Portanto, aqui nada tem a ver com ONG receber permissão mas com o que diz a lei.
Eu admiro sua paciência, Camargoer! Parabéns! Atualmente eu deixo a minha para meus alunos!
Coitados dos seus alunos…
Coitado de você, analfabeto funcional altamente ideologizado.
Pronto, chegou o sabujo tosc0, para não dizer outra coisa, do “professorzinho”.
O conhecimento liberta e dá poder, e esse negócio de ambientalismo ou ativismo ambientalista promovidas pelas potências econômicas não passa apenas de papo pra boi dormir! São só interesses financeiros e econômicos escusos! Esse negócio de ativismo pra salvar as girafas da Amazônia não passam de pura bravata. Na África tá tudo pegando fogo e ninguém desse pessoal liga, pois eles já controlam bem e exploram tudo por lá de forma incólume através dos governos corruptos locais.
A Índia proibiu atuação de ONGs. Brasil deveria seguir o exemplo. E apenas corrigindo: O Brasil não é o pulmão, mas sim os oceanos. Ensinava-se que o Sol era uma estrela de quinta grandeza e hoje sabemos que o seu tamanho é ordinário. A Amazônia não é o “pulmão do mundo”, nem em terceiro lugar. A floresta que de fato o é não pode ser desmatada e nem queimada porque está no fundo do Oceano Pacífico…
Doutrinando alunos ingênuos. Com adultos você parece ter muito mais dificuldade em sustentar suas posições.
O ensino médio e superior de virou uma vergonha absoluta.
Boa noite, Caerthal. Vc já viu alguma aula minha? Já leu algum artigo meu? Algum trabalho mais denso q produzi? Se vc, ou outro forista que se acha apto pra tal, quiser dar aulas ou produzir pesquisa nesses parâmetros que acham corretos, faça uma licenciatura, um mestrado e um doutorado como fiz/faço. Contribua pra educação e pra ciência brasileira como dezenas de milhares de pesquisadores anônimos que o Brasil tem e que não são reconhecidos! Pior, além de enfrentarmos baixos salários e péssimas condições de trabalho, no geral, somos alvos de uma campanha difamatória absurda, generalizante, infundada e agressiva! É muito fácil ficar dando pitaco de fora, sem passar o que passamos em sala de aula por décadas!
Olá Luciano. Obrigado. De fato, a gente precisa se esforçar para ter paciência. Dirigir hoje demanda muita paciência para evitar confusão.
A questão não é essa, a questão é o USO dessas terras. Veja os problemas sociais causados pela demarcação da Raposa Serra do Sol.
E veja também o baita problema que essas demarcações criam para os ribeirinhos
Caro ODST. Populaçoes ribeirinhas são aquelas que moram nas margens dos rios e cursos de água. De quais problemas você está falando?
Problemas relacionados à pesca. Não é de hoje que eles reclamam das demarcações de terra, cada vez mais restringindo o sustento deles. Um exemplo: Anos atrás teve o caso de um pescador que estava pescando PRÓXIMO de uma reserva indígena, as autoridades locais disseram que ele estava cometendo crime e destruíram as ferramentas dele.
Caro ODST. A possa da terra é regulamentada por uma lei de 1971, anterior á CF88. Em 2019 foi apresentado um projeto de lei que foi aprovado no Senado mas aguarda a aprovação da Cãmara (PL 2963/2019, https://www.camara.leg.br/noticias/720837-proposta-regulamenta-compra-de-terras-rurais-por-estrangeiros/
O uso da terra se torna um problema a partir do momento que viola a legislação brasileira. Neste contexto, é preciso lembrar que uma emenda constitucional acabou com a diferença entre empresa estrangeira e empresa nacional.
Certo, mas o que você escreveu nada tem a ver com o que eu disse.
É por isso que a esquerda desse país é um câncer. A esquerda daqui não luta pra tornar o Brasil numa China, mas sim pra nos tornar numa droga de Nicarágua ou Cuba, servil sob a correia da influência russo-chinesa. A nossa esquerda atua tanto quanto os nossos “chicagoboys”, para tornar o nosso país numa zona de influência de potências corsárias estrangeiras!
“Só o brazileru não sabe o quão importante é o Brasil”. Anota essa! O Brasil é um país rico, porém assolado com a corrupção, desinformação, ignorância e etc…Generais estadunidenses debatem e discutem abertamente nos eua sobre as reservas de ouro, diamante, minérios, terras raras, água, gás, petróleo e etc da Amazônia Brasileira. Como se o território da nossa Amazônia fosse domínio deles. Há até aqui no Brasil grupos debatendo e defendendo quebrar o termo onde assumimos não criar a B.A. O uso do urânio é fiscalizado e só para as Usinas de Angra. Outro exemplo: Estão criando dificuldades para autorizar o fornecimento do combustível nuclear para propulsão do nosso submarino em desenvolvimento com esse fim, em parceria com os franceses.
A real é que o Brasil sempre teve muito potencial para progredir e se tornar uma das maiores nações do mundo, mas nenhum governante de nossa república permitiu mais que isso fosse explorado. A escassez de comida, água e tudo que é de necessário agora está vindo a tona. O braziu sempre possuiu tudo do bom e do melhor mas não coloca mais isso a seu favor. Quem não da valor, perde!…Se preparem, pois caminhamos para vivermos tempos mais difíceis do que imaginam…Pois a atenção global do mundo com o Brasil cresce cada vez mais, na medida que o tempo passa: “Prego que se destaca, leva martelada!”. Os brazilerus, não conhecem a importância que o Brasil tem no cenário mundial. O Brasil é uma peça importante no tabuleiro geopolítico mundial. E o cenário está se formando. O cenário para uma possível Guerra Mundial cada vez mais vai se formando, enquanto aqui só pensam em benesse ou pixuleco!
O rumo do nosso país é acabar de forma similar a Ucrânia e deixar de existir como a nação do jeito que conhecemos! O nosso grande problema de hoje é a falta de valorização, deixamos que outros definam nosso destino e nos digam o que devemos fazer do nosso país. Porém a pergunta que não quer calar é: Como podemos crescer como nação com esses políticos vendidos e um povo que pensa apenas em seus próprios interesses?
Câncer é esse pensamento paranóico e infudado, raso como disputa de torcida (de time mediocre). É tão nobre ser de direita quanto de esquerda, ou mesmo de centro. Respeite para ser respeitado. Mas com gente por aí querendo “fuzilar a petralhada” e gente morrendo assassinada em sua própria festa de aniversário já se sabe onde essa “direita” nos leva e o que ela quer.
As opções são sempre ruins, mas errar não te mata, já no “socialismo”…
Olha a conspiração! kkkkk
Ainda neste papo de Amazônia? Qual é o estado mais rico do Brasil? Uma dica: não é o Amazonas…
O Amazonas não é pobre por esse motivo, longe disso, mas se dependessem da Amazônia para se sustentarem, aí sim estariam ferrados de verdade, ninguém pode peidar na Amazônia que já vem a ala esquerdopata do MPF, as ONGs, políticos demagogos, et caterva, para encher o saco.
Pró neurose ambientalista significa, na sua visão, exatamente o que? Pq o que está acontecendo neste momento é que o cri ME OR ganizado (garimpo, madeireiras, P C C) estão deitando e rolando na Amazônia. E nossos militares? Até veem, mas o governo manda fecharem os olhos.
Ta precisando maneirar nessa cloroquina. Já tá afetando o funcionamento dos seus dois neurônios.KKKKKKKK!
Como se o atual governo não fizesse as vontades dos EUA em detrimento dos interesses nacionais. Vê o que o nosso agro sofreu com isso.
A neoconzada sempre seguirá ao mestre, qualquer discurso fora disso é espantalho.
Sejamos claros.
O medo é ser preso se perder a eleição, pois perderia a ‘imunidade’ do cargo.
É simples assim.
Exato.
Inclusive estão tentando articular um cargo de senador vitalício (!!!) pro Bolsonaro pra manter ele imune.
É uma piada.
Se a lei fosse para valer não deveríamos ter ex-presidente algum solto.
E muito menos Juiz ou ex-Juiz corrupto, pois é dele que esperamos que a Lei seja aplicada.
Se for depender dos ministros indicados pelo ex presidiário e mega corrupto Mula, jamais teremos lei alguma sendo aplicada.
Primeiro que nesse caso pra lei valer o juiz não pode ter lado ..
Foram mais de 11 juízes neste caso.
Conta outra, essa não cola.
O mega corrupto Mula tá solto, você acha que justo alguém que não cometeu nenhum crime vai ter esse medo infundado?
Não sabemos de o Micto cometeu crime ou se houve corrupção no seu governo.
Te respondo isso daqui a 100 anos.
Ué, mas e a CPI do circo? Não acharam nada? e os leites condensados e chicletes que o Bolsonaro guarda debaixo da cama? Nunca foram encontrados? kkkkkkkkkkkk
Ele não será presidente pra sempre tenha calma ..
Claro que não, será presidente por apenas dois mandatos.
Afinal JMB é um sujeito que respeita estritamente a lei. Se o Carniça tivesse em algum momento conseguisse mobilizar o país dessa forma teríamos virado uma Venezuela em 2005, com milhares de presos políticos e assassinatos sumários.
meu deus cara. parece que voce tem 12 anos de idade.
Seu argumento é de uma criança de colo.
Não fale assim do nosso próximo Presidente.
Vamos lá…quem quer mais a releição do Lula? EUA ou Folha? Não é muito difícil essa….a frase foi uma a interpretação tendenciosa..como sempre…..é da Folha ..
Caro Pedro, Segundo as pesquisas eleitorais, quem deseja a eleição do Lula é eleitorado brasileiro.
O homem que não sai na rua, mas enfim.
27/07/2022 – quarta-feira, bnoite, Mestre Camargoer, perdeu seu tempo tentando explicar, existem pessoas que SÓ enxerga o que quer, vive em outro plano.
Tipo você mesmo.
Olá Vovozão. Acredito que um bom debate é feito de modo educado e respeitoso. Divergir é parte inerente do debate. O que é inaceitável é a ofensa pessoal.
Então não ofenda os fatos nem a minha inteligência.
Caro C. Acredito que sou incapaz de ofender a sua inteligência.
Ahahahahaha! Ferina essa!
Segundo essas mesmas pesquisas o haddad é presidente do Brasil.
Acorda pra vida.
O Haddad nunca liderou as pesquisas eleitorais.
Então me explica, espertinho, se o Bolsonaro perderia pra qualquer um no segundo turno de acordo com as principais pesquisas, porque o Haddad não é o presidente da república? Da próxima vez informe-se para não passar mais vergonha, tá ok?!
Caro ODST. Cada pesquisa reflete o momento na qual foi realizada. Geralmente, existem eleitores que têm uma posição formada muitos meses antes da eleição. Outros preferem aguardar a campanha eleitoral. Há uma dinâmica na campanha que envolve as alianças, os eventos imponderáveis (como foi a morte de Eduardo Campos). Tudo isso altera a dinâmica das intenções de voto. Para avaliar a qualidade de um determinado instituto de pesquisa é preciso comparar a sua pesquisa de boca de urna ou aquela que foi realizada o mais próximo do pleito, com o resultado oficial da divulgado pelo TSE. É um enorme erro comparar uma pesquisa feita dois meses, seis meses, um ano antes do pleito com o resultado da eleição. È como tentar identificar o campeão de um campeonato de futebol após a primeira rodada. Coisa óbvia.
Antes da fake ” ada ” ninguém conhecia esse cara e o Haddad estava na frente mas ai ….
Seja um pouquinho mais “REALISTA” em seus argumentos (ou na falta deles neste caso).
Nas pesquisas o Mito perdia para todos, inclusive para o Fantasminha Camarada. Acorda.
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 57%; Haddad, 43%
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/23/ibope-para-presidente-votos-validos-bolsonaro-57-haddad-43-segundo-turno.ghtml
Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/18/datafolha-para-presidente-votos-validos-bolsonaro-59-haddad-41.ghtml
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/15/ibope-para-presidente-votos-validos-bolsonaro-59-haddad-41.ghtml
Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 58%; Haddad, 42%
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/10/10/datafolha-para-presidente-votos-validos-bolsonaro-58-haddad-42.ghtml
Não foram nem 5 minutos de pesquisa.
Tá precisando pesquisar direito então, vide a imagem que eu postei logo acima.
Todas as “pesquisas” que você mencionou foram no mês 10 daquele ano, ou seja, são pesquisas “boca de urna” praticamente, nessas são mais difícil “manipular” a população e são “mas precisas”…
As pesquisas antecipadas “encomendadas” que eram vinculadas nos demais meses naquele ano, o Bolsonaro perdia até pro Daciolo…
Esse “método” já é bem conhecido
Esse gente prepara o golpe de manipulação das urnas. As pesquisas antecipadas mostram resultados muito diferentes da realidade, servindo para dar vida a mortos-vivos da política. Com a aproximação das eleições há o natural ajuste na direção da realidade, mas ainda com um viés. Isso pode significar a diferença em uma eleição apertada.
Trata-se de uma técnica bem ensaiada. É barata e funciona bem dentro dos limites.
Caro ODST. Como expliquei mais abaixo, as pesquisas eleitorais representam o momento nas quais foram feitas as entrevistas. Alguns eleitores escolhem seus candidatos meses antes das eleições. Outros só tomam uma decisão durante a campanha. As pesquisa refletem muitas coisas, como os tipos de alianças locais e também a ocorrência dos fatos imponderáveis, como foi a morte de um candidato durante a eleição de 2014. A única pesquisa que pode ser comparada com o resultado de uma eleição é a de boca de urna ou aquela feita dias antes do pleito. Comparar o resultado de uma pesquisa feita meses antes da eleição com o resultado final é um erro óbvio que nem os desavisados poderiam cometer.
“A única pesquisa que pode ser comparada com o resultado de uma eleição é a de boca de urna ou aquela feita dias antes do pleito.”
As pesquisas de 2018 erraram a boca de urna também, seu argumento todinho acaba de cair por terra.
Creo que vocẽ está equivocado. https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/28/ibope-boca-de-urna-bolsonaro-e-haddad.htm
Não estou, já que não me referi especificamente ao caso Haddad vs Bolsonaro. Lembre-se, a eleição de 2018 não foi apenas para presidente da república.
Então pra que existem as pesquisas se, de acordo com o seu raciocínio nada lógico, no final das contas só vale mesmo a boca de urna, que elas também erraram?????
Olá ODST. Pesquisa não é eleição. O que vale são os votos na urna. Todo cientista político (e a maioria dos políticos também) sabe que pesquisas de intenção de votos realizadas há um ano antes da eleição servem para testar candidatos, testar planos de governo, orientar alianças e estratégias políticas. Pesquisas tão distantes assim da eleição servem para afunilar candidaturas e avaliar expectativas dos eleitores. Quando mais próximas do dia da eleição, maior a tendência delas expressarem o resultado da eleição. Fico bastante surpreso que você desconheça essa aspecto óbvio das pesquisas.
Tirou isso da onde? Da sua cabeça? Pesquisas públicas não são usadas por partidos ou candidatos para medirem “temperatura” justamente por não serem consideradas confiáveis, eles mesmos pagam para que outros institutos façam pesquisas “particulares”, que normalmente não são divulgadas. Essas pesquisas públicas são apenas para confundir mesmo, tanto que já existem projetos que visam punir institutos que errarem muito e de forma constante.
Caro O. O principal interesse de um grupo de mídia é vender jornal e publicidade. Neste contexto, é obvio que jornais terão um interesse em publicar pesquisas até mesmo um ano antes das eleições. Nestes casos, as pesquisas precisam ser públicas e registradas no TSE. Os partidos também têm interesse de pesquisas públicas porque elas poderão influenciar as intenções de voto e assim abrir possibilidade de apoio, inclusive de doações. Mesmo os candidatos com pouca intenção de votos poderão usa-las para alavancar apoios com objetivo de aumentar as suas intenções de voto. Políticos que visam a reeleição usam as pesquisas de intenção de voto e popularidade para ampliar apoios. Pesquisas internas têm sua importância mas são inócuas para influenciar a opinião pública. Recomendo os livros do Alberto Almeida. São excelentes para entender o contexto das pesquisas eleitorais.
“Os partidos também têm interesse de pesquisas públicas porque elas poderão influenciar as intenções de voto”
Opa, já temos um progresso aqui. É exatamente isso o que as pesquisas fazem à gosto do cliente, mostram aquilo o que eles querem ver, sem se importarem com a realidade.
A última pesquisa do DataFolha mostra o Mula ganhando no primeiro turno, enquanto que a última pesquisa do PoderData (de alguns dias atrás) mostra o Bolsonaro apenas 8 pontos atrás do Mula.
A pergunta é: Quem está mentindo nessa história? Como pode existir pesquisas com resultados tão absurdamente diferentes com uma diferença de apenas alguns dias de uma pesquisa para outra?
Resumindo: pesquisas não servem para nada além de desorientar o povo e faturar uma boa grana vendendo mentiras e falcatruas. Praticamente fraudadores da democracia.
Mas eles dizem que seu propósito é o de informar.
Aquele instituto que sempre acerta, pela competência e por não ter viés algum. Fenômeno.
Que eleitorado é esse?
O povo é que não é.
Que o diga o datapovo.
Caro Kornet. O Datafolha publicou ontem que o presidente tem 32% de intenção de votos válidos e Lula tem 52%. Outras pesquisas com diferentes metodologias apresentam números parecidos.
Foi assim também na eleição passada !!!🤣
Os americanos tem interesse na eleição do Lula e não porque gostam dele, mas sim porque teoricamente ele já entra desestabilizado e com uma oposição grande, ( bolsonaristas de maioria ) .
Assim fica fácil, só colocar dinheiro na direita novamente pra deixar o governo fraco ou tentar uma revolução colorida igual em 2013 …mas acredito que isso não vai funcionar 2x ..
E assim vai entra direita , sai esquerda, entra direita , sai esquerda , entra direita, sai esquerda, vamos ficar nisso enquanto os interesses do Brasil fica de lado .
Lula e Bolsonaro são a mesma coisa: Populistas.
Eles criam essa polarização toda pra criar um conflito interno do nós contra eles.
Isso só atrasa mais ainda o nosso processo democrático pois não existe debate. Existe apenas dois lados e você têm que escolher um. Ou você vira comunista ou você vira fascista.
No fundo os dois fizeram a mesma coisa: se aliaram ao centrão e fizeram compra de votos no congresso em nome da “governabilidade”.
Caro S. Discordo. Primeiro é preciso separar o significado de “populista” do termo “demagogo”. O populista é o contrário do elitista. Enquanto o político populista promove políticas direcionadas para a população mais pobre e majoritária, o elitista promove política públicas direcionadas para apenas uma fração da população que já desfruta de privilégios. Já o demagogo é definido como aquele que manipula a população para obter vantagem pessoal ou para o seu grupo político ou social. Acho muito equivocado equiparar os dois candidatos. Ele eles fossem equivalentes ou parecidos, a eleição não estaria polarizada. A grande polarização política reflete, de fato, que ambos são muito diferentes.
Camargo,
Concordamos em discordar. De qualquer forma, é sempre bom ler um contraponto do nosso ponto de vista.
Olá Sul. Acredito que um bom debate deve começar necessariamente de uma discordância. É possível discordar com respeito e até com bom humor (que dizer ser sinal de inteligência). A gente discorda de alguma coisa, concorda com outras. e assim o conhecimento vai ampliando.
” No fundo os dois fizeram a mesma coisa: se aliaram ao centrão e fizeram compra de votos no congresso ”
E qualquer outro que entrar vai fazer o mesmo … o sistema exige isso se não, não tem como governar .
Já que não dá para dizer que o seu candidato Carniça é honesto ou competente então vamos dizer que é tudo igual. É o que sobrou como argumento aos energúmenos.
O interessante é que esses iguais não concordam em nada e propõe leis, decretos, métodos e pessoas completamente opostos. Mas são iguais…
Os que mais querem a reeleição do Lula são os banqueiros, disso tenham certeza! E quando os bancos querem algo, é bom pra eles e péssimo pro povo. Vai ficar melhor para os bancos. E os bancos sempre dominam toda a narrativa de um país! Eles não tem ideologia ou lado. Quatro dos 5 bancos brasileiros hoje estão entre os 10 mais ricos do planeta Terra, em um país de “terceiro mundo” tem 4 bancos entre os mais ricos, isso começou no Lula, e o Bolsonaro apenas segue continuando com essa cartilha. As pessoas informadas sabem isso, nunca os bancos faturaram tanto na história como no governo petistas. Quase 5 trilhões de dívida com juros absurdamente altos. Fizeram a festa nos governos petistas! E esse esquema dos juros altos tem a ver com investidores de Nova York, que financiam a dívida do Estado Brasileiro.
Com uma possível eleição do Lula, os juros vão continuar em patamares altos como é de costume dos nossos “governos esquerdistas” e quem se beneficia com isso são os bancos pela margem financeira melhor e também seguradoras, que estão dentro dos bancos, por terem a receita financeira melhor, dando mais resultado. Quem tiver isso aí vai se dar muito bem nos próximos 4 anos. Mas a verdade sempre é mais difícil de ouvir, as pessoas gostam de serem iludidas! Só de pensar que trocamos um doutor em medicina, por isso ai que vemos hoje. Perdão Dr. Enéas! Maior desperdício do Brasil depois do golpe contra D. Pedro II…
Concordo.
O pensamento esquerdista namora com os conceitos de monopólios e oligopólios. Diversidade, transparência, liberdade e competição representa o oposto disso.
Olá Fabricio. Os ministros da defesa dos países americanos se reúnem periodicamente (creio que isso ocorre a cada dois anos). Cada encontro ocorre em um país diferente. Desta vez o encontro ocorreu no Brasil. Até ai tudo normal. O que achei diferente desta vez foi levar a questão da segurança das urnas eletrônicas brasileiras para o centro do debate.
Ih, ficou nervosa!
Mas ele tá certo, praticamente todo mundo aqui sabe a ideologia desse cara e o que ele defende, mas ele tenta passar uma imagem de imparcial pra tentar ter alguma credibilidade com os mais desavisados.
O grande problema do presidente Bolsonaro para os “defensores da democracia” é que ele não aceitará golpe da caneta de nenhum grupo. Eles sabem disso e ficam nervosos. Se vier um golpe de caneta surgirá um contragolpe duro.
Caro. C. O problema do presidente, assim como de todos os candidatos, é obter votos para ganhar a eleição. Caso consiga isso, parabéns. Caso contrário, parabéns para quem conseguiu.
Fez política de governo, não fez política de Estado.
Agora fica pousando de nacionalista, quando favorece a folha de pagamento milhares de militares que estão dentro do governo, estes militares, fazem política para o governo, as Forças Armadas precisam votar as suas funções como instituição de Estado.
Os militares precisam sair para dar espaço aos militantes esquerdistas, mulheres de suvaco cabeludo e gente com diálogo cabuloso com o crime organizado internacional…
Tá enrust1do, hein rapaz? Lugar de milico é no quartel, as FFAA servem ao ESTADO, não a sua, a minha ideologia. Esperneie à vontade, se encha de estereótipos idiotas (“direitista imbecil”, “miliciano”, “agronegocio bandido”…) mas esse é o papel das FFAA.
Perfeito! E na cabeça de uns alucinados isso ocorre porque Biden é “communa”! Putz! Republiqueta de banana, que precisa ficar tomando regulada dusamericano! Que vergonha!
Sem dúvida, o min. da Defesa colocou a rabiola entre as pernas e passou a defender a democracia, assim como o presidente do STM, kkkk
Disse a Putinete.
Você já entendeu que o Micto também é Putinete ou precisa desenhar?
Baseado na opinião de quem? A sua? A opinião de um zé ninguém?
Desculpe,
Não sabia qu.e estava falando com uma grande Otoridade Máxima aqui na Trilogia.
Kkkkkkkkkkk
Risada de desespero? Ao contrário de você, que apenas opina, eu me baseio em fatos.
Não vi você trazer nenhum.
Só ad hominem de quem é fã de político.
E nunca vai ver, pelo simples fato de você ser um mero hater, e hater só enxerga o ódio que tem por determinada pessoa, nunca enxerga razão.
Oras bolas camarada, como bons escravos e covardes sigamos os gringos!
Discordo… algo justo é algo transparente sem beneficios a A ou B e o Brasil é soberano não precisa de ninguém nos dizer o que fazer…eles sim vieram aqui pedir ajuda na segunda guerra!
Muitos claramente não quiseram entender a fala, o representante americano na verdade mandou um recado para aqueles que tem o costume de serem desonestos especialmente nas eleições (vide o boliviano com seus votos do além para um 4º mandato rejeitado pelo povo), mas por dificuldade em interpretar um texto ou por má fé mesmo tentam distorcer a fala, é simples entender façam a si mesmos a seguinte pergunta quem tem o costume de roubar em tudo o que faz? que a resposta virá imediatamente
Essa interpretação da Folha de são Paulo é totalmente distorcida da verdade.
O que o Secretário quis dizer foi que espera eleições justas, portanto, os militares tem a obrigação de fiscalizar o processo eleitoral para impedir fraudes nas urnas, que eles sabem serem totalmente fraudáveis.
O mico é um covarde, não irá fazer nada. Isso aí é para justificar a derrota. Só abre a boca para tumultuar, um completo despreparado.
O rei do cercadinho.
Isso é um covarde de marca maior.
Só esbraveja contra os desvalidos do próprio país que ele é o presidente.
Ansioso aqui aguardando o fim desse ser abjeto no fundo de um cela por todo o mal que ele causou ao país
A pior das desculpa de uma sociedade que se dobra a maioria dos Ministros tiranos do STF, é essa que Bolsonaro ressuscitou Lula. Parece que Bolsonaro deu Graça foi para o 9 dedos né… e é tão tosco esses políticos que votei 4 a 5 vezes nessa bosta do Alckmin, e hoje ele está lá nas botas do Bandido de S Bernardo.
Se fosse Doria x Lula, Moro x Lula… ai tudo bem, são os santos polidos e não teriam ressuscitado o Nine né… Aff!!
Ministros tiranos por que não deiixaram o sabe tudo do teu deus, deixar tudo aberto e a pandemia fazer mais estrago, ou vetaram o uso do ozônio no fiofó?
A maioria dessas pessoas nem sabia o que era o STF antes do Bolsonaro mandar eles odiarem os ministros.
É total cortina de fumaça pra justificar a incompetência dele.
As pessoas não sabiam pelo simples fato de que a corte é aparelhada, e até então só existiam governos de esquerda no país, foi só chegar um mais à direita que se iniciou uma militância imunda dentro da instituição e fez a população acordar pra isso.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….é verdade, ainda teve Ozônio no escapamento! kkkkkkkkkkkkkk
é só o que tenho a expressar 🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣
Isso! Precisamos virar essa página da história e deixar bem claro o que aconteceu pra não se repetir!
Vota no Mula então, só não pode reclamar depois de ter votado sabidamente em um ex-presidiário, lavador de dinheiro, mega corrupto, envolvido com o PCC e mensaleiro.
Caro ODST
Você está citando o envolvimento do Lula com mensaleiros para defender o Bolsonaro que está filiado a um partido presidido por um mensaleiro condenado, um tal de Valdemar da Costa Neto, e que virou amigão de outro mensaleiro que também já puxou cadeia, vulgo Bob Jeff.
Detalhe: Bolsonaro e família criticavam muito essa turma
Já os petistas estão se obrigando a defender o Alckmin, que até ontem era o fascista que roubava merenda de criança e batia em professor.
E enquanto petistas e bolsonaristas quebram o pau na net, ao que tudo indica Lula e Bolsonaro nem sequer irão aos debates, como dois frouxos que são.
Será que vale mesmo a pena comprar a briga dessa gente?
Isso me lembra aquele 7 de setembro… O cara convocou geral, teve gente vendendo até o carro para ir para Brasília achando que seria o dia em que ele tornaria um imperador e mandaria os ministros do STF pra forca, e no dia seguinte tava pedindo desculpas ao Xandão. Esse é o mito…
E o bigodon caminhoneiro chorando de emoção pelo decreto do Bozo do estado de sitio fake kkk. O Diesel ta 1 real mais caro que a gasolina e ninguém faz greve. No governo Lula e Dilma o diesel era 2 reais mais barato que a gasolina.
Me lembrou também o dia em que o Marreco prevaricador tomou um tapa na cara do STF que destruiu o passado dele como juiz, abaixou a cabeça, colocou o rabinho entre as pernas, ficou quieto e foi pra casa chorar na cama. Esse é o “super” juiz….
E o que eu tenho a ver com o marreco? Se você acha que sou fã dele está muito enganado…
É assim que funciona a política no Brasil: todo mundo tem o rabo preso.
Aí fica fácil controlar os políticos e colocá-los no devido lugar.
O Micto não é diferente.
Para os Estados Unidos não é conveniente, neste momento, um golpe ou uma guerra civil neste lado do Planeta.
Evitei usar o termo “seu quintal”.
Muito pelo contrário. Eles querem o 9 dedos na presidência porque ele já chega desestabilizado. Dali pra dar um golpe é dois palitos. O presidente tem apoio, o 9 dedos não tem apoio de ninguém. Dali pra colocar o picolé de chuchu no lugar vai ser muito fácil. Os EUA vem numa campanha de desestabilização do Brasil já faz anos
Desestabilizado?
Ele é o ‘cara’!
Verdade até a casa 2 do jogo, na casa 3 Obama já desestabilizou o “Cara”.
Obama detona Lula: “Escrúpulos de chefão do crime e corrupção bilionária”
Desintoxique sua mente.
Ele não é o cara para o Obama.
Ele é o cara para o Brasil.
hahahahahahahahahahaha
Não pode ser sério esse comentário.
Sim, o cara do mensalão, da lavagem de dinheiro e da corrupção institucionalizada.
Quem chamou o mega corrupt0 de 9 dedos de “o cara” foi o Obama, o mesmo Obama que mais tarde disse que não sabia que o tal do “cara” era um criminoso, o que deixou a Gleisi “Narizinho” Hoffman “P” da vida.
O Lula tem apoio de China e Rússia e não porque o Lula é especial, mas porque ele sabe jogar o jogo geopolítico melhor que Bolsonaro.
Tá certo que ser melhor que Bolsonaro em alguma coisa não quer dizer nada, o sarrafo tá muito baixo. rs
Onde que o lula tem apoio da China e da Rússia? Só na cabeça de neocon com bandeira dos EUA na camiseta e de Israel na cueca
Esqueceu de Taiwan !!
Um governo Lula é muito melhor para China e Russia do que um governo Bolsonaro.
Tanto Xi e Putin sabem que Bolsonaro é um lacaio dos EUA e que agora está um pouco distante dos EUA por conta de Biden, mas basta Bolsonaro se reeleger e Trump ou algum outro palhaço republicano se eleger que Bolsonaro voltará com sua mediocridade geopolítica atacando China e Russia indiretamente e favorecendo a agenda norte americana.
O governo lacaio que se recusou a parabenizar o Bidê até que o resultado oficial fosse promulgado. Algo errado na narrativa.
Verdade.
O cara não sabe nem o que é geopolítico.
Kkkkkkkk
apoio aberto da China? nos últmos dos anos, você estava onde? na lua.
Não, ele estava com a cabeça na “Lula”, não na Lua. kkkkkkkkk
Caro Hélio
Como eu disse, “neste momento”.
Os Estados Unidos já estão atolados na Ucrânia e com a disputa com a China pelo poder mundial exigindo toda a atenção.
Independente de simpatias por candidatos (não falo de simpatias partidárias, porque isso não existe no Brasil), apenas entendo que para os norte-americanos o mais cômodo será uma transição ou permanência de poder de forma pacífica.
Após a crise na Ucrânia cessar, com todas as implicações sócio-econômicas resolvidas, daí eles poderão olhar com mais atenção para o sul do continente. E decidir o que fazer, ou nada fazer. O que for melhor para eles.
Abraço
Desestabilizado, hehhee. PT vai vir com uma bancada mais forte esse ano, 60 deputados, mais os partidos satélites, tem estimativas dizendo que a bancada de esquerda vai ser em torno de 200 deputados em 2023 contra os 155 de hoje, com 200 se invalida qualquer possibilidade de impeachment.
Aproveita que sonhar ainda não custa nada. kkkkk
Historicamente a bancada do PT tem encolhido desde 2014.
Nem fez prefeito em nenhuma cidade importante. Não conseguem ganhar eleições majoritárias.
Caro C. Creio ser importante ver a série histórica de prefeituras ao longo dos anos e perceber que o número de prefeituras conquistadas são afetados, por um lado, pelo partido que está ocupando a presidência e, por outro, em função da sua organização partidária. Chama a atenção que mesmo estando fora da presidência, o PT conquistou mais prefeituras que o PSL, o que reflete a sua estrutura partidária. Por exemplo, o MDB (ou PMDB) em sistematicamente perdendo prefeituras mas ainda é o partido com o maior número de prefeituras. TAmbém é preciso notar o aparecimento de um novo partido (PSD) que parere ter ocupado um espaço que antes era do PT. Sobre as capitais, o maior número de prefeituras que o PT teve foram 9 durante o período de maior popularidade do presidente Lula. Será muito interessante verificar como será a eleição de 2024, principalmente se o PT ganhar a eleição para o governo de SP.
Falei quase a mesma coisa ali no outro comentário ..
O presidente tem apoio de quem? Kkkkkk fala das forças armadas falidas do Brasil? Essas cairiam ainda mais rápido que o Iraque.
Como não é conveniente? O Brasil na balança da geopolítica nem fede e nem cheira mais há um bom tempo. Não temos influência sequer em nossos vizinhos tão falidos quanto nós.
Caro Inimigo do Estado
Acho que você não entendeu direito.
Independente de como você vê o Brasil, para os Estados Unidos o que eles menos querem é mais um problema do tipo golpe ou guerra civil. Eles já estão com problemas demais pelo mundo.
Principalmente envolvendo um País do porte do Brasil. Um conflito interno por aqui tem o risco de incendiar o resto do continente ou fazer a balança do poder pender para a China. Veja que as organizações criminosas estão unidas em vários países da região e podem vislumbrar uma ótima oportunidade no caso de uma convulsão social. Além disso, um dos grupos políticos possui laços profundos com a esquerda, que aos poucos vai voltando ao poder nos nossos vizinhos. Mais uma oportunidade para o Foro de São Paulo.
Se como você diz, o Brasil é um nada no concerto das nações, as grandes potências não pensam assim e reconhecem nossas potencialidades. Os líderes mundiais temem que o gigante desperte.
Quanto aos nossos “vizinhos falidos”, os ricos vem passar as férias aqui e os pobres querem vir para o Brasil trabalhar, mesmo que seja trabalho em semiescravidão. Se você conversar com empresários sul-americanos, verá que eles admiram muito o Brasil e anseiam em negociar conosco. Sem falar que os que moram próximo da nossa fronteira se beneficiam das nossas campanhas de vacinação e já houve casos de emergências médicas que foram atendidos pelo nosso SUS ou pelas unidades de saúde das Forças Armadas.
Se estamos com problemas, a culpa é nossa. Talvez a solução seja mesmo uma guerra civil. Estados Unidos e França, por exemplo, só deslancharam após terem a sua.
Abraço
Recado dado, vai ter eleições com urna eletrônica e vai ter posse, pro atual fica no mimimi, pro próximo estamos cuidando do quintal.
Ué…quando ser capacho dos EUA atende seus interesses ta tudo bem? kkkkk…pq normalmente é “Rússia isso, Rússia aquilo, americanos malvados”…coerência como sempre 0 de vcs…
Engraçado não vejo a Rússia ou China mandar algum alto funcionário do governo pra cá, pra falar como deve ser a eleição …
Bem bem, não problema deles, até porque parceiro comercial para Russia e China na na AS não vai faltar.
kkkkkkkk rapaz as vezes eu acho que vocês tem problemas cognitivo só pode, minha visão de Brasil vem em primeiro lugar SOBERANIA para ter um PDN que leve em consideração a nossa história politica, econômica e social, que seja feita olhando pra dentro e na região de alinhamento pontual no que for de interesse estratégico nacional, talvez por isso a dificuldade do natosbot de compreender o que é a real política e pragmatismo de estado.
Melhora o argumento porque esse de torcida jah esta batido.
FMI eleva projeção de crescimento do PIB do Brasil a 1,7% em 2022https://www.cnnbrasil.com.br/business/fmi-eleva-projecao-de-crescimento-do-pib-do-brasil-a-17-em-2022/
Com esse crescimento todo, daqui a 20 anos chegaremos aí que tínhamos antes de 2016.
pois é e pra isso o P..T não pode voltar
Agora ele já pode falar que no Governo dele o Brasil cresceu mais do que no do Temer, é claro se crescer os 1,7% .
Qualquer resultado positivo é de se comemorar depois da destruição deixada pela quadrilha PTralha. Esqueceu também que, ao contrário da época do PT, todas as estatais estão no azul.
kkkkkkkkkkkk quando algo vai ruim é incompetencia, quando vai bem não tem nada a ver com o governo
economia tá melhor do que antes da pandemia, não acreditavam em um desemprego menor do que 10 por cento ainda esse ano, a dívida pública apesar de aumentar praticamente estável, índice de homicídios caiu, lei do gás, lei do saneamento, da cabotagem, mais facilidade de abrir um negocio, antes tinha que pagar um suborno para liberarem mais rápido, dependendo da área, e por aí vai, um dos países que mais recebe investimento no mundo, inflação corre o risco de ser menor do que os EUA, se o incompetente continuar no governo talvez o país entre em pleno emprego.
isso só que veio na hora se for pesquisar tem mais.
Então, isso aqui foi ANTES da pandemia : https://fpabramo.org.br/2020/03/05/pib-de-bolsonaro-e-menor-que-o-de-temer-e-ja-nao-vale-culpar-o-pt/
Você leu o que postou ao menos? Se deu ao trabalho? Não houve nenhuma queda na economia, ela subiu, apenas subiu menos do que no ano anterior, nada além disso, e essa previsão de 1,7% só mostra o quão bem o atual governo está gerenciando a economia em uma pandemia + guerra, já que está melhor do que o ano da matéria que você postou.
Aliás, olha a fonte dos caras!!! Fundação Perseu Abramo!!! É pra cair o cool da bund@!
Meu querido isso é de 2020, falando de 2019, de lá pra cá melhorou muuuito, taxa de desemprego então nem se fale, quase 4 milhões novos empregos, e o incompetente teve uma pandemia para lidar uma guerra na ucrania, e a Dil.ma e o P…T tiveram o que para empurrar o Brasil de 4 por cento desemprego para 12 entre 2015 e 2016? se for para falar do passado, melhor parar por aqui pq você vai passar vergonha.
O cara acabou de te mostrar, mas você é negacionista, então fica difícil dialogar.
Seu amado Brasil? quem vc ama é os Estados Unidos. E agora que os EUA apoiam o Lula, de que lado vc vai ficar? vai votar no Lula para seguir os seus mestres, ou vai votar no Bolso e ir contra os interesses dos EUA? Vai dar nó na cabecinha dos direitinhas.
FMI emite alerta sobre o que está acontecendo na ArgentinaEm 65%, inflação do país pode subir ainda mais
https://revistaoeste.com/mundo/fmi-emite-alerta-sobre-o-que-esta-acontecendo-na-argentina/