quarta-feira, outubro 5, 2022

Saab RBS 70NG

Biden assina documento de ratificação dos EUA sobre a adesão à OTAN para Suécia e Finlândia

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou documentos de ratificação endossando os pedidos da Finlândia e da Suécia para ingressar na OTAN.

Biden disse que a entrada esperada dos dois países nórdicos na aliança assim que receberem o apoio de todos os 30 membros será “um momento decisivo” para a Otan e “para maior segurança e estabilidade não apenas da Europa e dos Estados Unidos, mas do mundo.”

Biden assinou os documentos – formalmente chamados de instrumento de ratificação – em uma cerimônia na Casa Branca em 9 de agosto.

A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à OTAN em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. Eles concluíram as negociações de adesão com a aliança no mês passado.

O Senado dos EUA apoiou a expansão por uma votação de 95-1 na semana passada. Tanto os democratas quanto os republicanos aprovaram fortemente a medida, descrevendo a Suécia e a Finlândia como importantes aliados cujos militares modernos já trabalhavam em estreita colaboração com a Otan.

Biden disse que os dois países se tornarão “novos aliados fortes, confiáveis ​​e altamente capazes” ao assumir o “compromisso sagrado” com a defesa mútua na aliança transatlântica.

Biden entregou as canetas que usou para assinar os documentos ao embaixador da Suécia nos EUA, Karin Olofsdotter, e ao embaixador da Finlândia nos EUA, Mikko Hautala, que testemunharam a assinatura junto com membros do Congresso e a vice-presidente Kamala Harris.

Biden disse que a Finlândia e a Suécia têm “instituições democráticas fortes, forças armadas fortes e economias fortes e transparentes” que agora reforçariam a Otan.

Ele também elogiou a Otan como “a base da segurança americana” e disse que os Estados Unidos estão comprometidos com ela.

A Rússia do presidente russo, Vladimir Putin, por outro lado, “destruiu a paz e a segurança na Europa” ao invadir a Ucrânia. “Putin pensou que poderia nos separar… Em vez disso, ele está conseguindo exatamente o que não queria.”

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em comunicado que os Estados Unidos apreciam a ação rápida dos aliados da Otan que já ratificaram os protocolos de adesão” e incentivam todos a concluir o processo em breve”.

Até a semana passada, sete países membros – República Tcheca, Grécia, Hungria, Portugal, Eslováquia, Espanha e Turquia — ainda não concordaram formalmente com a entrada dos dois países. Apenas a Turquia levantou formalmente uma objeção, exigindo certas concessões da Finlândia e da Suécia para apoiar suas filiações.

Blinken também disse que o compromisso entre os membros da Otan com o Artigo 5 do tratado de fundação da organização permanece “rígido”.

O Artigo 5 diz que os membros da OTAN devem considerar um ataque a um membro da aliança como um ataque a todos, comprometendo cada membro a defender todos os outros no que a OTAN chama de espírito de solidariedade dentro da aliança.

“Os aliados estão unidos em sua missão compartilhada de defender a comunidade euro-atlântica, deter a agressão, projetar estabilidade e defender os valores da Otan de democracia, liberdade individual e estado de direito”, disse Blinken. “Também continuamos firmemente comprometidos com a política de Portas Abertas da OTAN e em fortalecer ainda mais nossa cooperação bilateral de defesa e segurança”.

A Rússia citou as ambições da Ucrânia de ingressar na Otan como uma das principais razões para o lançamento da guerra em fevereiro. Putin disse em maio que, embora a Rússia não veja a decisão da Finlândia e da Suécia de ingressar na Otan como uma ameaça, a implantação de infraestrutura militar nos países pode desencadear uma resposta de Moscou.

FONTE: Radio Free Europe/Radio Liberty

- Advertisement -

30 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patrício
Patrício
1 mês atrás

Agora vão parar a Rússia.
Adicionaram uma população que é menos da metade da R.M. de São Paulo e Forças Armadas que dão dentro do Maracanã.

Lopes
Lopes
Reply to  Patrício
1 mês atrás

Quem dera se o BR tivesse o mesmo grau de desenvolvimento da Finlândia ou da Suécia, com toda certeza teríamos uma quantidade menor de pessoas como você. Pessoas que vendem até a mãe por uma ideologia que matou dezenas de milhões de seres humanos no século XX.
Para defender a Rússia e congêneres só se valendo de muita manipulação de dados e fatos.

Walsh
Walsh
Reply to  Patrício
1 mês atrás

A Rússia já foi parada por um paisinho chamado Ucrânia.
A invasão da Ucrânia entrará para a historia como uma das decisões mais idiotas de um líder da Rússia, nem nos tempos da guerra fria a Finlândia e a Suécia se uniram a OTAN, mas seu Putin com seus delírios de potencia colonial atrasada, conseguiu fazer o que nem a URSS fez, unir a Europa contra os interesses russos.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Walsh
1 mês atrás

Vai te informar direitinho Nutella

Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina
Reply to  Fabio Jeffer
1 mês atrás

Sentiu o golpe ? 🤣🤣🤣🤣

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer

Golpe de quem Ucranete, que diferença faz Suécia e Finlândia, tua Ucrânia tá levando porrete e tu só asneira.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Walsh
1 mês atrás

Eles devem enviar uns F22 para reforçar o flanco da Finlândia. Isso deve atrapalhar as férias do Putin em São Petesburgo que fica na fronteira com a Finlândia. Realmente não foi uma boa estratégia.

MAB
MAB
Reply to  Patrício
1 mês atrás

E daí? Se utilizasse metade do tempo que gasta falando abobrinha em algo útil, provavelmente teria uma vida tranquila, sem precisar mendigar. Já são quantos anos na batente, 5?

Chevalier
Chevalier
Reply to  Patrício
1 mês atrás

A Finlândia JÁ parou a tua URSS, comuna.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Patrício
1 mês atrás

São tão fracos assim? Agora a Russia invade a Finlândia de vez! Ou não?

André
André
Reply to  Patrício
1 mês atrás

“Por enquanto, a maioria das contribuições da Finlândia e da Suécia para a OTAN são estratégicas: no caso de um confronto com a Rússia, a OTAN terá agora acesso a dezenas de bases aéreas e navais na Escandinávia e no Mar Báltico. A Suécia engloba grande parte do Báltico, e sua inclusão na OTAN praticamente liga todas as nações que fazem fronteira com o Mar Negro, em um anel completo de aliança. Também tornará a capacidade da Rússia de projetar poder militar na região muito mais difícil. Enquanto isso, a Finlândia tem centenas de peças de artilharia de primeira linha… Read more »

Daniel
Reply to  Patrício
1 mês atrás

Muito chororô….Putin o mago enxadrizta…conseguiu aumentar a OTAN e torná-la mais poderosa. Tá na hora do Putin criar uma aliança: Rússia, Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, Irã e mais algumas ditaduras e países com padrão de vida miserável e sem liberdade, inclusive alguns não permitem sair do país…

Last edited 1 mês atrás by Daniel
Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Patrício
1 mês atrás

Finlândia e Suécia comeram a bundinha da Rússia várias vezes , você que é analfabeto e não entendeu que a Rússia é uma coisa e a URSS é outra .

Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina
Reply to  Patrício
1 mês atrás

Isto não foi inteligente !

Andre
Reply to  Patrício
1 mês atrás

A pergunta é: a Rússia vai cumprir as ameaças?

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 mês atrás

Deixaram a frase mais legal do discurso do Biden fora da matéria:

“Putin queria a Finlandização da OTAN, mas conseguiu a Otanização da Finlândia”

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
h.saito
h.saito
1 mês atrás

A coisa está tão feia para os russos que Putin parece estar recrutando presidiários para combater na Ucrânia, com a promessa de perdão e dinheiro.

https://edition.cnn.com/2022/08/09/europe/russia-recruits-prisoners-ukraine-war-cmd-intl/index.html

sub urbano
sub urbano
Reply to  h.saito
1 mês atrás

Ta feia mesmo. Anexaram um territorio do tamanho do Uruguai. a guerra já ate acabou, nem sei pq é noticia mais. A ultima ofensiva russa ja acabou fazem uns 2 meses.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
1 mês atrás

Sei que é fora do tópico… mas …. pelo visto o EUA venceu o jogo… CHI 0 X 1 EUA em relação a Taiwan. Agora, vencer o campeonato é outra coisa… mas que a china peidou… peidou…

sub urbano
sub urbano
1 mês atrás

Finlandia será alvo prioritário no primeiro movimento de uma guerra nuclear, questão de sobrevivencia para a Russia já que estão a poucos kilometros de São Petesburgo. Ficaram neutros 70 anos não foi à toa. É quase um século. A lacração da primeira ministra chorona – a “Paquita da Xuxa” – custará caro ao povo finlandês em caso de um conflito direto OTAN x Russia.

Henrique
Henrique
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

Vc só deu motivos pra Finlândia entrar na Otan

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

pffffff a Finlândia ta obrando pra esse seu ponto de vista!

Teropode🇺🇦🇺🇦🇺🇦Slava ucraina
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

Bobagem !

Henrique
Henrique
1 mês atrás

clássico que não pode faltar nesse tema kkkkk

Russia puta com otan.jpg
Luiz Paulo R
Luiz Paulo R
Reply to  Henrique
1 mês atrás

O meme que buga a cabeça de Toinho Patricio

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Esse meme responde tudo….cada país faz sua escolha…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 mês atrás

“implantação de infraestrutura militar nos países pode desencadear uma resposta de Moscou”
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Que piada, não da conta nem da paupérrima Ucrânia e quer mexer com Finlândia e Suécia, se não fosse palas armas nucleares não precisaria nem da OTAN pra Rússia tomar essa piaba!
Ahhhh, Irlanda também esta querendo entrar no time OTAN, parabéns para o enxadrista 4D!

EuaOTAN
EuaOTAN
1 mês atrás

Agora com a adesão Estados e ocidente OTAN cada vez mais perto de escravizar os paises da america latina, sem china e russia pelo caminho mais facil pra exploração de paises mais pobres, governos ocidentais controlados pela elite bancária; cujo único interesse é promover guerra e crise no mundo afim de subir os juros e faturar mais, às custas da miséria dos povos e das nações.

EuaOTAN
EuaOTAN
1 mês atrás

Esses políticos europeus só sabem plantar e colher o que a América manda e por isso estão tendo uma colheita difícil, enquanto a América fica dando gargalhadas. detalhe: turcos e russos são INIMIGOS HISTÓRICOS MORTAIS; provavelmente os maiores inimigos históricos do mundo. Uma infinidade de guerras e guerras, que vem desde a Idade Média, entre o Império Turco-Otomano e o Império Russo; essas guerras infinitas duraram pelo menos 300 anos de batalhas quase ininterruptas entre os dois (a primeira foi em 1568). Um exemplo (mais recente) é a Guerra da Crimeia de meados do Século XIX. Antes mesmo do Império… Read more »

Jagdverband#44
Jagdverband#44
1 mês atrás

Xadrez 4D Moscovita kkk

Últimas Notícias

Impressões de um oficial do US Army sobre os exércitos da Rússia e da Ucrânia antes da guerra

por Mark Hertling (*) Em 1994, eu era um tenente-coronel em Fort Knox, Kentucky, liderando uma unidade de cerca de...
Parceiro

- Advertisement -
- Advertisement -