A startup chinesa Biren Technology de Xangai deu mais detalhes sobre seu primeiro chip GPU de computação, o BR100, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai em 2 de setembro, fornecendo a primeira demonstração offline do chip de ponta durante a conferência.

Um representante da empresa disse que o BR100 será um grande rival do próximo Nvidia H100, que será afetado por uma nova proibição dos EUA à exportação de chips GPU de ponta para a China, embora a Biren ainda não tenha confirmado quando seu novo chip entrará em produção em massa.

A empresa afirma que o BR100, construído com arquitetura autodesenvolvida, supera a série A100 de ponta da Nvidia em algumas especificações, como Int8. Fundada em 2019, a Biren Technology se concentra na computação universal.

A Birentech BR100 é a principal GPU de uso geral que a China tem a oferecer, apresentando uma arquitetura de GPU interna que utiliza um nó de processo de 7 nm e abriga 77 bilhões de transistores em sua matriz. A GPU foi fabricada no design 2.5D CoWoS da TSMC (de Taiwan) e também vem com 300 MB de cache no chip, 64 GB de HBM2e com largura de banda de memória de 2,3 TB/s e suporte para PCIe Gen 5.0 (protocolo de interconexão CXL).

Durante o anúncio, a Brientech divulgou várias métricas de desempenho do chip. Ele oferece até 2048 TOPs (INT8), 1024 TFLOPs (BF16), 512 TFLOPs (TF32+), 256 TFLOPs (FP32) e, com base nos números de desempenho, parece que esse chip será mais rápido que o NVIDIA Ampere A100, pelo menos no papel. A GPU Hopper H100 oferece quase 2x ou 2,5x o desempenho nas mesmas métricas de desempenho da GPU. O chip também suporta codificação de 64 canais e codificação de 512 canais.

O interessante é que o BR100 não está tão atrás em termos de contagem geral de transistores em comparação com o NVIDIA H100. O H100 possui 80 bilhões de transistores no novo nó de processo N4, enquanto o BR100 tem apenas 3 bilhões de transistores atrás do nó de processo de 7 nm. Isso levaria a um tamanho de matriz muito maior.

O Biren BR100 não é o único chip que a empresa chinesa anunciou. Há também o Biren BR104, que oferece metade das métricas de desempenho do BR100, mas as especificações ainda não foram informadas. O único detalhe disponível no outro chip é que, ao contrário do Biren BR100 que usa um design chiplet, o BR104 é um die monolítico e vem em um formato PCIe padrão com um TDP de 300W.

A empresa afirma que um chip com 77 bilhões de transistores pode imitar as células nervosas do cérebro humano e o próprio chip será usado para fins de DNN e IA, de modo que mais ou menos substituirá a dependência da China das GPUs de IA da NVIDIA.

As imagens mostradas durante o evento revelam que a GPU virá em uma placa de fator de forma OAM e usará a própria solução de resfriamento passivo do tipo torre da empresa.

FONTE: WCCFTECH

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oseias
Oseias
1 ano atrás

Quando Li “BR100”, imaginei algo em nosso país, fui rápido para ler a materia. Eu sou muito inocente mesmo. KKKKK

Agressor's
Agressor's
Reply to  Oseias
1 ano atrás

Existem muitos lobbys e interesses escusos para tornar o Brasil dependente de outras nações, vejam o caso dos fertilizantes, fecharam ou venderam as fábricas que estavam sendo criadas com a finalidade de sermos autossuficientes, é claro que há algo por trás disso contra o desenvolvimento do país! Existe um complô contra o desenvolvimento do país bem claro! Todos os nossos esforços, nossa força de trabalho, nosso fornecimento de energia, os nutrientes do nosso solo, nosso extrativismo mineral(petróleo), estão a serviço das potências dominantes. Trocamos 400 kg de picanha por 1 Iphone(fabricado em 30 segundos)!! Por isso o braziu não pode… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Machado
Machado
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Concordo totalmente com vc. Não tenho nenhuma dúvida que existem políticos comprometidos em atrasar nosso desenvolvimento. Estão a serviço dos interesses estrangeiros. De patriotas não tem nada. São transnacionais. Estão aqui só pra ganhar dinheiro mas vivem suas vidas nos países desenvolvidos. Um olhar mais atento dá pra saber mais ou menos quem é assim. Seu comprometimento não é com a nação mas com seu próprio rabo e dinheiro. Vendem a própria mãe quem dirá o próprio país. O Congresso Nacional que é o centro de poder está repleto deles. Mas existem em outros lugares TB.

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
Reply to  Machado
1 ano atrás

Tem um ministro do supremo que mora na Europa..rsrs

Natan
Natan
Reply to  Wagner Figueiredo
1 ano atrás

E um chefe do executivo cuja família paga 26 milhões em imóveis com dinheiro vivo, hehe.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Natan
1 ano atrás

Fake news, já desmentiram que não foi dinheiro vivo, mudaram “moeda corrente” para dinheiro vivo para desinformar. Além disso, esses imóveis são de 32 pessoas com sobrenome Bolsonaro, vc sabia disso? De concreto , no TSE o patrimônio declarado do molusco é 3X maior do que o presidente, inventaram esse negócio de imóveis para disfarçar o patrimôniodele e conseguiram a cortina de fumaça necessária com mentiras e invencionices repassadas por mentecaptos sem checar a veracidade.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Crispim
ALISON
ALISON
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Moeda corrente e dinheiro vivo …

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Wagner Figueiredo
1 ano atrás

E outro cuja esposa mora em Miami.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Machado
1 ano atrás

Conheço um patriota que deu uma refinaria para Bolívia de graça e disse recentemente, na maior cara de pau, que nós estávamos lá roubando o gás deles, então ele resolveu devolver. Conheço outra patriota que comprou uma refinaria em Pasadena pagando 10X mais do que custava e depois o Brasil teve que desembolsar 4$BI de dólares para encerrar o processo na justiça americana, são esses q vc se referiu?

Alexandre pela Soberania
Alexandre pela Soberania
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Qual valor da Petrobrás na época? Qual era o preço dos combustiveis?
E quantos empregos diretos e indiretos geravam antes e hoje?

Petrobrás era aluma das maiores contratante de profissionais de engenharia na iniciativa privada por muitos anos.

O que fizeram? Fatiaram, Venderam. BR distribuidora, Fafen… E entregaram nosso Petróleo para multinacionais (inclusive chinesas).

Tudo isso para aumentar as rachadinhas para o dinheiro de 51 imóveis avaliados em 26 milhões…

Wagner
Wagner
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Você sabe quanto custa desenvolver um chip? Chega a casa de trilhões a iniciativa privada jamais se arriscaria,você botaria seu dinheiro em uma desenvolvimento tecnológico que tem a chance de dar certo em 0,03%? Na fronteira do conhecimento a iniciativa privada é insiguinificante e medrosa é tudo estado! Esse papinho de livre mercado so cola para países pobres,em países ricos,o estado é pesado!

WSilva
WSilva
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Para áreas sensíveis, o estado tem que estar presente e tem que conduzir, Enéas já fala isso nos anos 90 quando muitos aqui no Brasil queriam privatizar até a mãe.

Wagner
Wagner
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Pois é,nosso “capitalismo” sem vergonha só serve para ganhar dinheiro fácil na especulação. E ainda tem a cara de pau de dizer que o estado brasileiro é “inchado” país que tem teto se gasto para educação,ciência e segurança. Só que eles não fala que o estado alemão é 10 X mais inchado que o nosso. Donos de grandes oligopolios e 8 bancos estatal de desenvolvimento. E a dona França está criando um pesado oligopolio aqui dentro do nosso país na área de alimentos,os “atacadao” ASSAI.Estao dominando tudo.

MIB
MIB
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Ai que esta a questão, teríamos que ver como agem esses países que você cita, como são cobrados os resultados, como são punidos os corruptos? Na Alemanha ou em qualquer outro país sério e desenvolvido, é um líder de quadrilha que esta liderando a eleição com outro não muito mais inocente em segundo? Como vamos querer desenvolver tecnologias sensíveis com a estrutura do estado em um país onde até a merendeira do colégio municipal desvia o alimento que devia ir para os alunos, onde o líder nas pesquisas presidenciais, fala no palanque “que acha injusto que um adolescente seja punido… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  MIB
1 ano atrás

Vcs percebem: “votar no menos ruim”, isso que é a república, o menos ruim!

A China é um país muito avançado tecnologicamente, tem muita mão de obra, e muito território, recursos, e são mestres do comércio. A maior superpotência do século 21 vai ser a China….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Wagner
Wagner
Reply to  MIB
1 ano atrás

De fato a corrupção dentro dos países dominantes na tecnologia de ponta é baixa justamente porque o estado ampara eles,mas na pireferia são corruptos,basta ver o domínio da Alston,Siemens aqui na nosso país. Esses oligopolios são tão fortes que derrubaram um presidente no Brasil,destruíram nossa engenharia pesada só para ter domínio de mercado (não repassam nada tecnológico), o mundo de fantasia liberal só existe em livros,no mundo real eles são bárbaros na pireferia do capitalismo,que diga a Odebrecht,foi aniquilada.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  MIB
1 ano atrás

Os países que ele cita, Alemanha e França, dão retorno aos seus cidadãos, diferentemente daqui, cuja educação e saúde são péssimos, os serviços públicos são porcos, de maneira geral o Brasil não dá contrapartida aos impostos que cobra, Mas…pela primeira vez em décadas , a partir de 2019, estão baixando impostos de centenas de produtos, algo nunca visto, e a arrecadação disparou, a economia idem. vale ressaltar o q vc escreveu, lá fora tem prisão em primeira instância, aqui não.

WSilva
WSilva
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Foi um crime ter privatizado setores sensíveis da nossa sociedade, essa tendência ganhou muita tração lá nos anos 90 quando se começou a aplicar a cartilha do FMI.

A China foi aconselhada a fazer o mesmo, mas os chineses sabiamente recusaram, e mais tarde ainda se aproveitaram da ignorância/ingenuidade dos países que aceitaram. rs

Quando você vê países querendo privatizar até a mãe, pode ver que tem um chinês lá(em nome do estado) para dar um lance.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Wagner
1 ano atrás

O nosso judiciário-lagosta gasta 4% do PIB brasileiro, algo como 3X, no mínimo, do que os países q vc cita.

Helio M
Helio M
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Eu já trabalhei numa estatal espanhola, e é completamente diferente de qualquer coisa do Brasil. É uma empresa privada comum onde o dono é o Estado. Não tem concurso, em baixa de produção tem demissão normal, todo mundo é o equivalente ao CLT “puro” aqui.

Aqui o celetista do BB ou da Petrobras é um estatutário com carteira assinada, não dá pra comparar estatal na Europa e no Brasil. São legislações diferentes.

Alexandre pela Soberania
Alexandre pela Soberania
Reply to  Helio M
1 ano atrás

Mas é bom.lembrar que o Estado Espanhol é de um regime corporativista (franquismo) e nunca viu a fundação de uma efetiva democracia. O concurso público é uma mecanismo de carreira e estabilidade do Estado. Imagina se não houvesse estabilidade e um policial prendesse um filho de político ou de juiz? O que aconteceria com ele? Minha esposa trabalhou por anos na CEF e todos os relatos dela de fraudes que prejudicavam cidadãos e o Banco eram envolvendo terceirizados (back office) e estagiários (na real, mão de obra barata). Os efeitivos tinham muito a perder. Os “CLTistas” tinham bem pouco a… Read more »

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Intel, AMD e Nvídia são estatais, não sabia.

Cassini
Cassini
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Não são, mas são fortemente amparadas pelo Estado.

Alexandre pela Soberania
Alexandre pela Soberania
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Enormes investimentos de centros de pesquisa públicos além de montanhas de recursos de projetos civis e militares.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

A sorte é que as coisas produzidas da China não prestam. Não é mesmo, pessoal… 😀

Maurício.
Maurício.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Eu vou falar por mim, esses tempos eu estava olhando uma placa mãe chinesa no Aliexpress, mas era de uma marca genérica, muitos se arriscam, mas nesse caso eu sou mais conservador, ainda prefiro pagar mais caro aqui mesmo no Brasil de uma marca conhecida, aqueles mini PCs da Beelink são bem interessantes, só não tenho coragem de arriscar…😂

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Alexandre pela Soberania
Alexandre pela Soberania
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

China produz de todos os tipos de níveis de qualidade. Tods mesmo.

WSilva
WSilva
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Geralmente as coisas que não prestam são do setor privado já que muita gente boa está na verdade trabalhando para o estado. Faz parte do crescimento chinês, muito chinês outrora cozinheiro se metendo com informática, muito chinês outrora jardineiro produzindo roupa ou utensílios domésticos, fora os que estavam desempregados ou perdidos e são inseridos num mercado de trabalho sem experiência e sem estudo… Existe uma massa chinesa que trabalha para adquirir experiência, mas até estudar e inovar leva muito tempo, é aí que o lance de copiar acontece, um copia do vizinho, o vizinho copia da loja onde trabalha e… Read more »

Natan
Natan
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Meu Xiaomi funciona muito bem.

Patrício
Patrício
1 ano atrás

As empresas fornecedoras de máquinas para a fabricação de Chips querem retornar as vendas para os chineses, porque sabem que a China vai chegar lá, com oi sem os americanos.
Dizem que vão perder bilhões de dólares.
E vão mesmo.

suTERMINATOR
suTERMINATOR
Reply to  Patrício
1 ano atrás

China fará comodato das maquinas de litografia a países que se interessarem em produzir os chips dela localmente.

Marco Venâncio
Marco Venâncio
1 ano atrás

Joe Biren.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Ano passado a IBM tinha produzido um chip de 2 nanômetros com data para inicio de produção em 2024

chips com 3 nm irão começar a ser produzidos em massa por Taiwan ainda esse ano

.

Patrício
Patrício
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

IBM, quem te viu, quem te vê.
Lista de empresas americanas que, se não abrirem os olhos, serão detonadas: General Eletric, IBM, Intel, Ford, Caterpillar, GM (+ ou -), Exxon e outras.
A Intel até está tentando se reinventar investindo em RISC-V.
Outrora gigantes que estão sendo engolidas pela concorrência.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

China é aquele cara com a saúde em dia, que viu o time dele ser campeão brasileiro depois de 50 anos, a esposa emagreceu 5kg e ta toda bonita ainda, o filho passou no concurso, e ta fazendo um churrasco no fim de ano com antartica original e picanha pra comemorar na casa que ele acabou de quitar depois de 20 anos. Estados Unidos é o Vampeta, ricaço, campeão mundial, porém obeso e quase sendo preso por não pagar uma pensão de 1 milhão de reais.

Cassini
Cassini
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Perfeita comparação. Kkkkkk

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Ta aí o futuro com o cuda da Nvidia as GPU deixaram de ser aceleradores gráficos para trabalhar em deep learning. Meu mestrado tá sendo no uso de GPU e deep learning no colab usando a tesla 4 ganhei até 120 vezes de aceleração em treinamento de modelo de deep learning. Para IA isso é tudo.

Natan
Natan
1 ano atrás

Caramba a China daqui a pouco vai estar dominando todos os setores de hardware, da areia até satélite. Ainda bem que estamos investindo muito no agronegócio pra não ficarmos pra trás deles.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Natan
1 ano atrás

O único chip que o Brasil investiu foi o chip do Boi, tem muitas viúvas ainda dele.