KYIV, Ucrânia (AP) – O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização parcial na Rússia, já que a guerra na Ucrânia chega a quase sete meses e Moscou perde terreno no campo de batalha. Putin também alertou o Ocidente que “não é um blefe” que a Rússia usaria todos os meios à sua disposição para proteger seu território.

O número total de reservistas a serem convocados é de 300.000, disseram autoridades.

O discurso televisionado do líder russo à nação divulgado na quarta-feira ocorreu um dia depois que as regiões controladas pela Rússia no leste e sul da Ucrânia anunciaram planos de realizar votações para se tornarem partes integrantes da Rússia. As observações de Putin também vêm contra o pano de fundo da Assembléia Geral ONU em Nova York, na qual Moscou foi avisada sobre seus planos de referendo.

Os esforços apoiados pelo Kremlin para engolir quatro regiões podem preparar o terreno para Moscou intensificar a guerra após os sucessos ucranianos. Os referendos, que deveriam ocorrer desde os primeiros meses da guerra, começarão na sexta-feira nas regiões de Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia e Donetsk parcialmente controladas pela Rússia.

Putin acusou o Ocidente de se envolver em “chantagem nuclear” e observou “declarações de alguns representantes de alto escalão dos principais estados da OTAN sobre a possibilidade de usar armas nucleares de destruição em massa contra a Rússia”.

“Aos que se permitem tais declarações em relação à Rússia, quero lembrar que nosso país também tem vários meios de destruição, e com componentes separados e mais modernos que os dos países da OTAN e quando a integridade territorial de nosso país está ameaçada, proteger a Rússia e nosso povo, certamente usaremos todos os meios à nossa disposição”, disse Putin.

Ele acrescentou: “Não é um blefe”.

Putin disse que assinou um decreto sobre a mobilização parcial, que deve começar na quarta-feira.

“Estamos falando de mobilização parcial, ou seja, apenas os cidadãos que estão atualmente na reserva estarão sujeitos ao recrutamento e, acima de tudo, aqueles que serviram nas Forças Armadas têm certa especialidade militar e experiência relevante”, disse Putin.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse em uma entrevista televisionada na quarta-feira que apenas aqueles com experiência relevante em combate e serviço serão mobilizados.

Shoigu também disse que 5.937 soldados russos morreram no conflito na Ucrânia, muito abaixo das estimativas ocidentais de que a Rússia perdeu dezenas de milhares.

Putin disse que a decisão de mobilizar parcialmente foi “totalmente adequada às ameaças que enfrentamos, ou seja, proteger nossa pátria, sua soberania e integridade territorial, para garantir a segurança de nosso povo e do povo nos territórios libertados”.

Mais cedo na quarta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy descartou os planos do referendo como “barulho” e agradeceu aos aliados da Ucrânia por condenar as votações programadas para começar na sexta-feira.

Em seu discurso noturno, Zelenskyy disse que havia muitas perguntas em torno dos anúncios, mas enfatizou que eles não mudariam o compromisso da Ucrânia de retomar áreas ocupadas por forças russas.

“A situação na linha de frente indica claramente que a iniciativa pertence à Ucrânia”, disse ele. “Nossas posições não mudam por causa do barulho ou de qualquer anúncio em algum lugar. E contamos com o total apoio de nossos parceiros nisso.”

Mesmo uma mobilização parcial provavelmente aumentará o desânimo entre os russos sobre a guerra. O movimento de oposição Vesna convocou protestos em todo o país na quarta-feira, dizendo que “milhares de homens russos – nossos pais, irmãos e maridos – serão jogados no moedor de carne da guerra. Pelo que eles estarão morrendo? Pelo que as mães e as crianças estarão chorando?”

Não ficou claro quantos se atreveriam a protestar em meio à repressão geral da oposição e às duras leis da Rússia contra quem difama os soldados e a operação militar.

As próximas votações do referendo certamente seguirão o caminho de Moscou. Eles foram rapidamente descartados como ilegítimos pelos líderes ocidentais que estão apoiando Kyiv com apoio militar e outros que ajudaram suas forças a aproveitar o impulso nos campos de batalha no leste e no sul.

“Agradeço a todos os amigos e parceiros da Ucrânia pela firme condenação de hoje das tentativas da Rússia de realizar um novo referendo falso”, disse Zelenskyy.

Em outro sinal de que a Rússia está se preparando para um conflito prolongado e possivelmente intensificado, a câmara baixa do parlamento, controlada pelo Kremlin, votou na terça-feira para endurecer as leis contra deserção, rendição e saques por tropas russas. Os legisladores também votaram para introduzir possíveis penas de prisão de 10 anos para soldados que se recusam a lutar.

Se aprovada, como esperado, pela câmara alta e depois assinada por Putin, a legislação fortaleceria as mãos dos comandantes contra a queda de moral relatada entre os soldados.

Na cidade de Enerhodar, ocupada pela Rússia, os bombardeios continuaram em torno da maior usina nuclear da Europa. A operadora de energia ucraniana Energoatom disse que o bombardeio russo danificou novamente a infraestrutura da usina nuclear de Zaporizhzhia e forçou trabalhadores a ligar dois geradores a diesel para fornecer energia de emergência às bombas de resfriamento de um dos reatores.

Essas bombas são essenciais para evitar um colapso em uma instalação nuclear, embora todos os seis reatores da usina tenham sido desligados. A Energoatom disse que os geradores foram desligados depois que a energia principal foi restaurada.

A Usina Nuclear de Zaporizhzhia tem sido um foco de preocupação há meses por causa do temor de que o bombardeio possa levar a um vazamento de radiação. Rússia e Ucrânia culpam-se mutuamente pelo bombardeio.

FONTE: Associated Press

Subscribe
Notify of
guest

431 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sulamericano
Sulamericano
1 ano atrás

Nessa guerra contra a Ucrânia, o exército Russo (no seu desempenho) lembra muito o exército italiano durante as campanhas na África na WWII: alto comando totalmente corrupto e tropas desmotivadas.

Patrício
Patrício
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Só tenho uma coisa para dizer para a Ucrânia: Ah coitada!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“Militarmente a Rússia não pode ser derrotada, se tentarmos levaremos o mundo a terceira guerra mundial” Gregory Gisy(Político Alemão). E eu concordo plenamente! Cada vez mais parece que mexeram com a pessoa errada, mexeram com um especialista em guerra híbrida, toda essa escalada tem um timing planejado de quem domina o assunto, considerou-se as possibilidades bélicas ucranianas, as sanções que seriam aplicadas pela união europeia, e as retaliações russas que teriam justificativas e os efeitos práticos pretendidos, considerou-se o timing da oportunidade dos efeitos climáticos; é mexeram com a pessoa errada, que antecipou o movimento no tabuleiro de xadrez dos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Minsc
Minsc
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Timing planejado de quem está apanhando e precisa tomar medidas desesperadas.

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Ao que me consta quem esta apanhando e a Ucrania, que tem boa parte de seu territorio dominado pela Russia faz seis meses, e tem sua marinha e forca aerea destrocadas, e um exercito que vive de doacoes…KKKKKKKK

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Oswaldo
1 ano atrás

Principalmente doações das forças armadas russas.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Oswaldo
1 ano atrás

Ucrânia estava apanhando e batendo… agora só bate e o valentão teve que recorrer à desculpa de que há ameaça a integridade territorial da mãe Rússia…

O Chato
O Chato
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

É importante ter em mente que, apesar de a Rússia ser “gigante” (em tamanho, pessoal e recursos – inclusive militares), resta ver a diferença que essa mobilização irá fazer. Em relação a pessoal, mais gente no solo não significa necessariamente mais poder efetivo (aquele comboio de dezenas de quilômetros às portas de Kiev é um ótimo exemplo disso). Também não se sabe se terão equipamento apropriado para todo esse pessoal, visto que, no presente momento, parece haver bastante insatisfação do lado Russo nesse quesito (pelo menos da parte das forças separatistas) e é evidente que as perdas até o momento… Read more »

mac
mac
Reply to  O Chato
1 ano atrás

Putin provavelmente espera que o aumento da automobilização e a repressão às forças russas relutantes lhe permitam tomar o resto de Donetsk e defender as partes ocupadas pelos russos dos oblasts de Luhansk, Kherson e Zaporizhia. Ele está enganado. Putin não tem o tempo nem os recursos necessários para gerar um poder de combate efetivo. Mas Putin provavelmente esperará para ver se esses esforços serão bem-sucedidos antes de aumentar ainda mais ou culpar sua perda em um bode expiatório. Seu bode expiatório mais provável é o ministro da Defesa Sergei Shoigu e o Ministério da Defesa russo. Relatos de que… Read more »

Antonio Cançado
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Posso te dizer que isso que você anda fumando tá te fazendo muito mal?

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Tá mais pra não planejou nada direito……

Viu q desandou e partiu pra ameaça nuclear.

O dono da bola é “perna de pau”, vai pra “de fora” e ameaçou levar a bola pra casa.

Matheus Maciel
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Você está errado! Todos os comentaristas do Forte sabem mais do que generais e estrategistas russos que tem décadas de experiência em guerra bélica (direta ou indiretamente), guerra cibernética, guerra midiática, guerra econômica, guerra política e guerra de influência contra os EUA. E os EUA disseram que eles são os mocinhos, e tenho dezenas de filmes de Hollywood pra provar isso!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Matheus Maciel
1 ano atrás

Saber mais que quais generais? os Russos? bom não é tão difícil, qualquer jogador de Hearts of Iron 4 consegue essa façanha.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Matheus Maciel
1 ano atrás

Muita experiência mesmo, tanto que a URSS quebrou devido aos gastos militares astronômicos e insustentáveis. A Rússia luta uma guerra do século XXI com estratégias e táticas do século XX. Um fiasco completo.

mac
mac
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

“Em vez de compromisso, as ameaças de Putin exigem o fornecimento de sistemas defensivos e ofensivos não apenas para a Ucrânia, mas para o Japão e países pró-ocidentais ao longo de toda a fronteira da Rússia. Putin deve saber que, embora o conflito na Ucrânia esteja agora limitado à Ucrânia, ele coloca em risco o território russo não apenas ao lado da fronteira da Ucrânia, mas também toda a periferia da Rússia. Afinal, não há um único vizinho da Rússia que ela não tenha vitimado em algum momento da história.” Por que Putin teme a paz com a Ucrânia? Ele… Read more »

NUk77
NUk77
Reply to  Matheus Maciel
1 ano atrás

É isso.

Essa é a mentalidade dos colonizados braZicanos.

Se não saiu da Casa Branca, mídia dos EUA (AP um das principais), satélites, Disney ou Netflix é mentira, não aconteceu, não existe!

Que se exploda inclusive a lógica!

Jose Marinho
Jose Marinho
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Na realidade a Russia ja foi derrotada, porque passou de uma operaçao especial para libertar o povo escravisado Ucraniano, para a Guerra com o povo Ucraniano que afinal não estava escravisado e mesmo assim náo sei se ganha…
Putim encurralado declara mobilizaçao parcial, mas quem vai lutar sao os pobres que náo tem como fugir, porque os ricos esses ja estao nos seus paraisos e as classes que tem hipotese de pagar voos ou outros meios ja esta a fugir da Russia. Vamos la ver como será a moral das tropas…

Fernandonp
Fernandonp
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

O preço da energia é uma verdadeira bomba na vida social e econômica europeia, essa é a única arma do Putin no momento.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Fernandonp
1 ano atrás

Engraçado os eua dizendo pra união europeia: “Continuem com as sanções contra a Rússia ” e quebrando a europa e o dólar se valorizando porque eles são alto suficientes. E o povo achando mesmo que o interesse é ajudar a Ucrânia… kkkkkk…. 😀

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
NUk77
NUk77
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Os EUA estão induzindo propositalmente a quebra da indústria europeia! E seus capachos nas lideranças da UE sabem disso! Por isso foi permitido estarem lá…

Só não entenderam ainda os colonizados europeus da OTAN que irão pagar a conta!

É isso que os EUA reserva as seus “aliados” (colônias e buchas de canhão!).

Estão realente de parabéns! Deram um tiro de escopeta na própria cara.

Mas a culpa é dos russos, sempre!

Heinz
Heinz
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Oh kings, se a operação militar especial estava indo tão bem. Porque convocar 300 mil soldados a mais? reservistas?
Não morreram só 1300 russos?
Porque a pressa em realizar os “referendos”?
Mesmo não tendo o controle total das regiões.
Oh kings, te atualizaram que a Ucrânia conseguiu reconquistar uma cidade a 20 km de Lugansk?

Patrício
Patrício
Reply to  Heinz
1 ano atrás

A questão é: Se a Rússia tem 1,5 milhão de soldados profissionais, por que usar apenas essa ‘merreca’?
E de voluntários.
Esperando a OTAN?
Não creio.
Ela já mostrou que tem medo dos russos.

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Será que são esses profissionais que estão lotando os aviões saindo da Rússia depois do Putin anunciar a convocação de reservistas?

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Acho que essa decisão de Putin pode ser resumida em uma foto.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Isso me lembra muito a cédula usada no ‘referendo’ de anexação da Áustria em 1938…

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Patrício
1 ano atrás

a Russia nao tem nem um terço disso, e os que tinha já estão em torrorio Ucarniano. o que vem agora sera mera Bucha de canhão, o melhor do exercito Russo ja foi gasto.

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

1,5 milhão de soldados profissionais? kkkkkkkk, vc não viu o vídeo do Wagner Group recrutando presidiários? Vc é um comédia mesmo.

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Eu não queria te alarmar, não.
Mas, considerando que a Rússia vai colocar um pouco mais de soldados na Ucrânia, o Ocidente está se desmanchando em uma grave crise econômica, chegaram notícias de que Jinping ordenou ao Exército chinês que se prepare para ações militares.
É.
O bicho tá pegando.

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Bem, parece que a China não gostou muito dessa escalada do Putin.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luciano
1 ano atrás

KKKKKKKKKKKKK uma satisfação ver o “aliado da Russia” basicamente mandando um “vai se ferrar, to fora dessa merda que você causou”

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Vai pega nada, depois do Biden ter dito que EUA enviarão soldados p/lutarem ao lado de Taiwan, a China disse que está disposta a resolver pacificamente a questão da unificação c/a ilha. Manda quem pode obedece quem tem juízo.

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Kadirov, semana passada, pediu permissão a Putin para levar 85 mil novos soldados chechenos para a Ucrânia.
Reação de Washington: Sanções pessoais a Kadirov.
São uns piadistas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Em breve mais vídeos no TikTok

WSilva
WSilva
Reply to  Luciano
1 ano atrás

O objetivo da China de reunificar Taiwan pacificamente vem desde Mao Ze Dong, esse discurso NUNCA mudou, a China só invadirá Taiwan se a ilha se declarar independente. Acontece que você foi enganado ao acreditar na propaganda ocidental que a China estava prestes a invadir Taiwan. rs Ao invés de ler lixo ocidental, procurem ler e entender as constituições e leis da China/Taiwan e os planos quinquenais chineses. Lá vocês verão o que a China pensa de si, do mundo e Taiwan, sem besteirol de CNN, BBC, Jornal Nacional, Terça Livre, Hoje no mundo militar etc. Em relação a frase… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Fonte: bola de cristal e blá blá blá do Pravda.

Daniel
Reply to  Patrício
1 ano atrás

fala a marionete dos russos…vá criar vergonha na cara

Marcelo
Marcelo
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Mobilizar uma força de batalha de 300.000 soldados exige muita organização e muito dinheiro, principalmente no inverno. Creio que a Rússia já gastou os melhores homens de seu exército e agora vai mandar recrutas para lutar contra as calejadas forças ucranianas. Também é obvio que os EUA e a OTAN vão aumentar a ajuda para fazer frente à esse novo posicionamento militar russo. Só quero lembrar que os EUA e a OTAN, estrategicamente, já colocaram a Ucrânia sobre sua proteção atômica. O jogo de xadrez estava queimando piões, mas agora parece que cavalos, torres e bispos começaram a se mover… Read more »

Joe
Joe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“1,5 milhão e soldados profissionais”. Você acredita em papai Noel também? kkkkk Só você mesmo xings.

Antonio Cançado
Reply to  Patrício
1 ano atrás

É, vem mostrando isso há 7 meses, especialmente agora…rsrsrsrsrsrs

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Profissionais???????????????????

Boitatá
Boitatá
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tô-im, a Rússia tinha, antes da guerra, 850 mil homens na ativa:
Segundo o CIA Factbook:
prior to Russia’s invasion of Ukraine in February 2022, approximately 850,000 active duty troops (300,000 Ground Troops; 40,000 Airborne Troops; 150,000 Navy; 160,000 Aerospace Forces; 70,000 Strategic Rocket Forces; approximately 20,000 special operations forces; approximately 100,000 other uniformed personnel (command and control, cyber, support, logistics, security, etc.); estimated 200-250,000 Federal National Guard Troops 

NUk77
NUk77
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Até o momento é SMO.

A Rússia tem n cartas na manga para jogar.

Eles determinam o ritmo e tempo dos acontecimentos. Podem reduzir a Ucrânia ao século XIX e definitivamente libertar as regiões de Khakov a Odessa se assim for determinado.

Last edited 1 ano atrás by NUk77
George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A OTAN está morrendo (de rir) do exército do Putin. Não co segue dominar um país que não comprou um único caça desde que se tornou independente. Ridículo.

mac
mac
Reply to  Heinz
1 ano atrás

O discurso de Vladimir Putin anunciando uma mobilização parcial dos reservistas russos não contém nada que não tenhamos ouvido antes. É um exercício de repetição. Assim, o Ocidente e seu lacaio, a Ucrânia neonazista, forçaram a guerra à pobre Rússia, que não teve escolha a não ser se defender. A agressão do Ocidente continua enquanto os ucranianos neonazistas se envolvem em genocídio e outras atrocidades. Naturalmente, o povo apoia a Rússia incondicionalmente e pede o apoio russo. O triste é que Putin provavelmente sabe que seu público – os russos de meia-idade que o adoram – acreditarão em tal bobagem.… Read more »

Satyricon
Satyricon
Reply to  mac
1 ano atrás

O tempo está acabando… para a Rússia.

Eles precisam agir rápido para eliminar esse sádico, antes que ele reduza a federação russa a pó.

A UE está em reunião agora, discutindo uma nova rodada de sanções (a oitava). A sombra do isolacionismo Norte Koreano paira sobre o futuro russo.

Putin já é carta fora do baralho. Esse ato desesperado deixa isso muito claro. Ele hoje pensa apenas em como terminar seus dias como exilado (Cuba, Venezuela, KN), porque a alternativa é muito pior:

Terminar como Saddam ou Gadaffi

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Coitada mesmo..

os ucranianos estavam tocando a sua vida e vieram os invasores russos criar problemas, mas eles foram fortes e patriotas e em breve os russos voltarão para o seu país economicamente destruído..

Triste…

é que a Ucrânia, não aceitará refugiados vindos da Rússia..

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“ os ucranianos estavam tocando a sua vida e vieram os invasores russos criar problemas “

Agora vc viu oque o povo do Iraque, Vietnã, Coreia, Japão, Afeganistão e outros diversos passou com os americanos ?

Ai ngm tem dó né ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Você tem que justificar sempre que os erros dos outros ?

Nem assumir as m… que vocês escrevem assumem..

Diga-se de passagem

Japão e Afeganistão atacaram primeiro.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Isso não é uma justificativa, é que ngm tem dó deles já que foi uma invasão em nome da democracia né ?

Agora os países que mais invadiu outros quer dar uma de bonzinho ..

Afeganistão atacou ? Ou foi um atentado?

“ Japão e Afeganistão atacaram primeiro. “

Quer que eu falo dos outros que não atacou e foi invadido ?

pangloss
pangloss
Reply to  Slow
1 ano atrás

O nome desse seu argumento é apelo à hipocrisia. Dois erros não fazem um acerto.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ah, entendi. Atentado não é ataque…

Slow
Slow
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Então se um americano planejar um atentado no Brasil significa que os EUA atacou o Brasil ?

😂😂😂😂 entendi !!

Maurício.
Maurício.
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Por essa lógica, os americanos deveriam atacar a Arábia Saudita, já que dos 19 terroristas do 11 de setembro, 15 eram sauditas, inclusive o mentor também era Saudita e se chamava Osama bin Laden.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Daniel
Reply to  Slow
1 ano atrás

fala das batalhs dos filsteus seu doidinho, papagaio do putin

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E Vietname e Coreia também foram atacados por forças Comunistas…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Mas nesse caso nem Vietnã e nem Coreia atacaram os EUA, eles se meteram porque quiseram, o único que de fato atacou os EUA foram os japoneses, no caso do Afeganistão é um pouco mais complicado, já que não foi o estado afegão que atacou os EUA, e sim terroristas que estavam no Afeganistão.

Slow
Slow
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Independente de quem atacou.. os EUA invadiu diversos países e a chapelada acha bonito, agora quer vim dar uma de bonzinho ..

Maurício.
Maurício.
Reply to  Slow
1 ano atrás

Slow, mas eu não estou discordando de você, eu só coloquei alguns fatos. Eu acho os EUA e seus torcedores tão hipócritas quanto os torcedores da Rússia, mas tem um pessoal que acha que os EUA são os mocinhos da história.

Slow
Slow
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Sim , entendi oque vc quis dizer rlx

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Tal como os comunistas se meteram porque quiseram…
Dá para os dois lados.
E como aconteceu em inúmeros conflitos na África e AL apesar de muitos serem por procuração.

A questão é que há muita simplificação da história…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Hcosta, não vejo “muita simplificação da história”, o que temos são fatos, e é fato que tanto Rússia como EUA invadem países quando seus interesses estão em jogo, querer relativizar isso é um erro, simples assim.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Pelo contrário. Vietnã do Sul e Coreia do Sul eram/são (Coreia do Sul ainda) territórios hostis ocupados pelos EUA!

Mas não se espera outra narrativa de colonizado da OTAN (buchas de canhão da Política de Estado dos EUA).

WSilva
WSilva
Reply to  Slow
1 ano atrás

Tava indo bem até citar o Japão…

Japão na verdade sofreu pouco, ainda está em divida com a Russia, China e Coreias.

Slow
Slow
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Citei o Japão por causa das bombas que foram jogadas lá ..

WSilva
WSilva
Reply to  Slow
1 ano atrás

Embora tenha sido extremo, foi um ato justificado, o Japão deu sorte é que na época somente os EUA tinham a bomba, se Russia e China logo na sequência também tivessem o Japão sumiria do mapa dado as atrocidades que cometeram na Ásia.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Slow
1 ano atrás

Vietnã atacou um aliado americano.
Coreia atacou um aliado americano.
Japão atacou os EUA.
Afeganistão abrigou o grupo terrorista q atacou os EUA.
Iraque atacou aliado americano na 1ª e ameaçou mais lambanças pra depois.

Essa narrativa de justificar com o possível erro dos outros…… “Meu filho, vc não é todo mundo”.

Steel
Steel
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

grupo que o afeganistão “abrigou”, foi os EUA que botaram lá quando estes lutaram contra os soviéticos.

Slow
Slow
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

“ Iraque atacou aliado americano na 1ª e ameaçou mais lambanças pra depois. “

A justificativa foi armas de destruição em massa para de passar pano ..

Então partiu sair invadindo vários países do oriente médio já que vários deles abrigam terroristas né ?

Mas vcs adoram viver de hipocrisia .

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Slow
1 ano atrás

Se não tinha, pq ameaçou usar? Quem pirua, quer p.r.

E mais, não terem achado, não significa q não tinham antes, já q utilizaram contra xiitas bem depois da 1ª Guerra do Golfo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Bush afirmava que o Iraque tinha as tais armas, mesmo ele sabendo que o Iraque não tinha, portanto, os EUA usaram as tais armas apenas como desculpa esfarrapada para atacar e invadir o Iraque, é feio tentar negar um fato.

Slow
Slow
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Se tinha porque não foi achado ?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

“Essa narrativa de justificar com o possível erro dos outros……” Possível erro dos outros? Que “bela” tentativa de passada de panos… Os americanos invadem outros países da mesma maneira que a Rússia também invade, deixa de hipocrisia. O que o Iraque fez em 2003 para ser atacado, eles atacaram os EUA em 2003 por acaso? E o que seria “ameaçou mais lambanças pra depois”? Bem, a Coreia do Norte vive fazendo ameaças e onde está a valentia americana de fazer o mesmo que fizeram com o Iraque? Tentar amenizar os erros dos EUA te coloca no mesmo nível de quem… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

E na invasão do Iraque em 2003, o Brasil foi um dos países que condenou a invasão. Por que não condenamos a invasão Russa à Ucrânia? Essa é uma mancha que vai ficar em cima da diplomacia Brasileira durante muito tempo.

E também não dá para comparar a Coréia do Norte, Maurício. Assim como a Rússia não invadiria qualquer potência nuclear, os EUA também não o farão. Aliás, ninguém fará. A Coréia do Norte existe hoje, única e exclusivamente porque a China quis que assim o fosse e ninguém queria uma continuação da Guerra da Coréia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

“Essa é uma mancha que vai ficar em cima da diplomacia Brasileira durante muito tempo.”

Essa mancha é culpa do atual presidente, mas nem vou entrar muito nessa questão porque os minions e a gadaiada vão a loucura.

“E também não dá para comparar a Coréia do Norte”.

Leandro, pega então o Irã, que vive ameaçando de tirar Israel do mapa.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Sim, de fato e o Irã ficou contido mais com sansões economicas do que qualquer outra coisa. Afinal de contas, não é muito fácil para o Irã atacar diretamente Israel (caso contrário acho que isso já teria acontecido, inclusive), então utilizam seu próxis na Palestina e Líbia. Mas por enquanto ainda estão bem contidos, tentando se expandir, mas ainda (felizmente) sem armamento nuclear, mas isso provavelmente mudará no futuro, infelizmente.

Slow
Slow
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

“ contido “

Mais ou menos né, estão implorando pra ele voltar pro acordo ..

Slow
Slow
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Oque o Brasil deveria condenar é os EUA falando oque deve ser feito ou não na Amazônia e sobre o sistema eleitoral .

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Slow
1 ano atrás

Que a Amazônia deve ser respeitada e que os resultados das eleições devem ser respeitados? Mesma coisa que dizer que se deve usar manteiga no pão ao invés de esfregar ela na testa…

Os americanos podem ser culpados por um monte de coisas, um monte meeeesmo, mas você escolheu os piores argumentos possíveis heheheheh

Slow
Slow
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Quem tem que decidir oque fazer com a Amazônia é o Brasil vc viu alguém pedindo opinião dos EUA ?

Você vê o Brasil dando pitaco sobre como deve ser as eleições nos EUA ?

WSilva
WSilva
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

”A Coréia do Norte existe hoje, única e exclusivamente porque a China quis que assim o fosse e ninguém queria uma continuação da Guerra da Coréia.”

No mano a mano, sem ajuda de EUA, China e União Sovietica, os norte coreanos comunistas teriam vencido a guerra civil e dominado toda a península, nada tem a ver com a China.

A China só entra depois quando percebe que os EUA poderiam transformar a peninsula coreana num novo Japão estacionando suas tropas e material militar na fronteira com a China e assim ameaçando a segurança nacional da China.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não estou amenizando erro de ninguém, mas mostrando q a desculpa de um cabe, e a do outro? Cabe? Só pra mané.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Quando você diz: “com o possível erro dos outros…” você está sim amenizando e relativizando o erro dos EUA, já que agora em 2022 até um marciano ou um mané sabem que os americanos usaram a desculpa das armas no Iraque apenas como pretexto pra o ataque.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Acima = narrativa 100% yankee!

Incrível a colonização.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Slow
1 ano atrás

Japão? Japão estava cuidando de sua vida e foi atacado? Tu estudo história? O Japão não estava invadindo todos os vizinhos no pacífico e fazendo coisa pior que os nazistas com as populações civis? Não atacou Perl Harbor?
O Iraque não invadiu o kuait antes de ser invadindo?

Slow
Slow
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

“ O Iraque não invadiu o kuait antes de ser invadindo? “

Então se é assim a Rússia já tem sua justificativa pra invadir a Ucrânia.. kkkkkk se os EUA pode pq eles não ?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Slow
1 ano atrás

Na Guerra do Golfo em 1991, após a invasão do Kwait pelo Iraque, os EUA invadiram após autorização da ONU em uma imensa de coalizão de países, e a URSS votou à favor da invasão…

Então, de novo, seu argumento é inválido.

Daniel
Reply to  Slow
1 ano atrás

uai, pensei que estávam falando da ucrânia, slow vamos falar da guerra do Paraguai ou quem sabe da grande batalha dos fenicios contra os egipcíos…sempre mudando o assunto…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Slow
1 ano atrás

Não sabiam apontar a Ucrânia no mapa até meses atrás…

Daí surge esse tipo de comentário…

É incrível o nível de colonização dessa gente. Acreditam cegamente nessa narrativa nível Disney dos EUA/OTAN…

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Sim, agora vai, se com voluntários já estavam recuando imagina agora com recrutas. O moral do Russos deve estar nas alturas.

Slow
Slow
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Deve está mesmo até porquê não é qualquer país que aguenta combater um e mais outros 30 ..

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
1 ano atrás

Do jeito que você fala, parece que os EUA ta com o Sétimo Corpo do Exercito dentro da Ucrânia…

Parece até piada.

Patrício
Patrício
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Sétimo Corpo foi o que perdeu na Coreia, Vietnã ou Afeganistão?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Foi oque limpou o Iraque em menos tempo do que a Russia ta levando pra conquistar o Dombas.

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ué,e não foi pra isso que a fodástica mãe Rússia se preparou e garantia poder dar conta de toda a OTAN?
E seus “aliados”,tb fodões,onde estão?
Desculpa de cego é a bengala..

Antonio Cançado
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Não foi isso que se viu até aqui…

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Segundo vc a ofensiva Ucraniana tinha sido um desastre. Essa mobilização é pra que então?

Patrício
Patrício
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Olha cara, não quero te enganar, não.
Os russos tinham cerca de 150 mil homens lutando contra mais de 600 mil inimigos e conquistaram mais de 100.000 km2.
Agora, serão cerca de 450 mil.
Em alguns fronts terão superioridade numérica contra o inimigo.
Melhor vc começar a rezar pelos ucranianos.
Vão precisar.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Fonte: bola de cristal e muito blá blá blá do Pravda.

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Rs,SE,e aqui vai um GRANDE “SE”,esses 300k realmente chegarem,SE desses coitados catados a laço uns 100k forem COMBATENTES,eu ficarei admirado.
Lembrando que para combatente exercer sua função, 3 ou 4 outros deverão servir na logística e apoio.
Então, se fossem 300k COMBATENTES,a convocação deveria atingir pelo menos i MILHÃO DE HOMENS.
Mas como só servirão como bucha de canhão e propaganda, então pro Putin tá tudo certo.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Eu tenho uma coisa a dizer aos russos, QUE VERGONHA

Zé das couve
Zé das couve
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Putin estrategista 5D. Mobilizou 300 mil homens para fora da Rússia.

Vai ganhar a guerra. Acredita.

André K
André K
Reply to  Patrício
1 ano atrás
Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Boa noite, de novo com essa ladainha Patrício. UCRÂNIA VIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NUk77
NUk77
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Os braZicanos só repetem a narrativa da micro bolha opaca pró-EUA/OTAN que estão presos, nada mais que isso.

Não se espera nada além. Qualquer análise com profundidade mínima.

É só esse pires..

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  NUk77
1 ano atrás

Pior é vc,que defende essa escória que NUNCA trouxe nada de bom p humanidade.
Se acha culto e esperto,mas só repete chavões mofados pelo tempo.
Mas continue,tá engraçado.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

O fato de Putin estar apelando para convocações na marra entre civis, não para defesa mas para uma agressão a um vizinho, e de estar escalando para uma ameaça nuclear com fundamento em molecagem, e a prova do fracasso de sua mentirosa “operação especial”

leonidas
leonidas
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

De fato a incompetência Russa é assombrosa. Mesmo levando em conta que a Ucrânia seja uma nação do ponto de vista militar bem mais forte do que as pessoas acreditam e esteja na verdade sendo assessorada pela inteligência e a capacidade de consciência operacional da Otan e dos EUA que é beeem superior a da Rússia. De todo modo espero que a Rússia possa vencer este conflito, a derrota russa poderia comprometer a liderança de Putin e homens como ele e como foram Saddan no Iraque, Kadafi na Líbia são produtos de um meio! São nações que jamais conheceram democracia… Read more »

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Voce conseguiu essas informacoes a respeito da motivacao das tropas Russas e do Comando Russo onde? Na midia americana, na midia inglesa, ou nos informes dos governos americanos e ingleses? E acredita neles? kkkkkkkkkkk

glasquis 7
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

RUSSOS FUGINDO DA RÚSSIA EM 3… 2… 1…

Os que tem dinheiro né?

Mais uma declaração dessas por parte do Putin e a Rússia passará a ter uma densidade demográfica muito baixa.

Last edited 1 ano atrás by glasquis 7
Henrique
Henrique
Reply to  Sulamericano
1 ano atrás

Todo esse cenário levanta uma preocupação ainda maior sobre esse conflito … é fato que a Rússia mostrou uma enorme incompetência tática e estratégica e os números e resultados estão aí bem claros. Perdas navais humilhantes, força aérea com atuação pífia, levando seus infantes e forças especiais terrestres à uma exposição que nenhuma potência moderna infringiu às suas tropas até hoje. Agora parece que caiu a ficha do Czar o qual está partindo para ações e ameaças até descabidas e que preocupam quem de fato conhece a cultura russa. Já falei aqui várias vezes, o cara que não tiver nada… Read more »

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

No que te tornaste, Rússia?

Só te resta a ameaça das bombas nucleares…

Mas são os outros países que ameaçam a Rússia com ataques nucleares…

Patrício
Patrício
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

A Rússia só está se preparando para os referendos que serão realizados esse mês em Donetsk, Lugansk, Kherson e Zapo (para os íntimos).
E devemos lembrar que isso ainda é uma pequena fração do que a Rússia pode mobilizar.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Então se a Rússia esta a ganhar a guerra, com ofensivas em todo o lado, para que serve uma mobilização parcial?
E as forças armadas, os mercenários, os prisioneiros, etc.. não são suficientes?
Nem com um salário milionário a Rússia conseguiu voluntários?

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Patrício
Patrício
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Se eu fosse vc não ficaria preocupado com esses novos soldados.
Afinal, a Ucrânia está ganhando a guerra e reconquistando os territórios.
Vcs ficaram muito ouriçados com essa notícia.
Aguardem os fatos.

Daniel
Reply to  Patrício
1 ano atrás

eta homem chato, compra uma passagem e aproveita essa convocaçao forçada e vai lutar pelo teu ídolo

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Que fatos? Mais ajuda militar para a Ucrânia? Hoje a Alemanha informou que vai entregar mais 18 obuses autopropulsados para a Ucrânia. Quero ver a Rússia se mobilizar no inverno. A contra ofensiva continua …

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Referendos que a comunidade internacional e até o segundo você grande aliado da Rússia, Erdogan consideraram inválidos.

Simplesmente não vai mudar nada.

Luciano
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Peraí, não esqueça Síria e Coreia do Norte que sem dúvida vão reconhecer esse referendo fajuto

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Ninguém liga (2).
É da Rússia e fim de papo.

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

É da Russia uma ova, é roubo puro e simples, é uma vergonha para o povo russo.

Bruno
Bruno
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Não adianta justficar Luciano. O cara é bitolado, mongol…relaxa. Deixa ele brincar de soldadinho de plastico no tapete da vovó !

RPiletti
RPiletti
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Não é nem um dos dois, ele é pago…

Bruno
Bruno
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Também pode ser, mas creio ser mais um netinho jogando com a vó no tapete. De repente pagam ele e a vovó. kkkkkk

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O que e da Rússia de Putin e a recessão,a vergonha de pária mundial ,as sanções as milhares de família russas perguntando por seus filhos de vinte e poucos anos estão morrendo aos milhares no país vizinho e o atoleiro que vai ser a Ucrânia por anos depois de a Rússia cair na armadilha do Biden.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Parece criança birrenta. É da Rússia e fim de papo? Então combina com os ucranianos, porque eles continuam avançando e, agora, com o armamento que a Rússia deixou para trás.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não precisa a unidade internacional reconhecer basta os russos .. ai qualquer ataque contra o território eles podem usar até armas nucleares, ele escalou a guerra não sei se você percebeu ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Usou já ? Pq agora são só bravatas e irão ficar por aí…

E vai usar contra quem ? Contra território ucraniano ?

Você quer ocupar um território radiotativo ? Poderia até ser e mandar os russófilos brasileiros pra lá…

Vai atacar os EUA ou um país da OTAN ? Du-vi-do

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Eu não tenho bola de cristal igual você vamo esperar pra ver ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Existe um negócio chamado lógica, que mesmo que você não conheça e ignore continua sendo válida.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Pela lógica era para os americanos ter vencido todas as guerras ..

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Slow
1 ano atrás

Vai usar arma nuclear nenhuma, se Putin levantar a tampa do botão os próprios oligarcas mafiosos russos passam ele( ninguém lucra com o fim do mundo) não estão loucos, sabem que se fizerem isto até a China os isolam, se atacarem Kiev com uma arma nuclear a radiação em poucos meses mata grande parte do Sul da Bielorrússia, e inicia entre todos os seus vizinhos e até pelo mundo uma insana corrida nuclear, todo mundo vai rasgar tratados e querer ter a sua nuc.

Last edited 1 ano atrás by Capa Preta
Patrício
Patrício
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Ninguém liga.

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tirando vc que é fankid toda comunidade internacional liga.

Slow
Slow
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Você não faz parte da comunidade internacional fica tranquilo .

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ai soma o poderio militar e financeiro destes países..

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Você não faz parte do mesmo jeito ..

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

1) Não vai haver tempo hábil para o referendo; 2) a Ucrânia já está avançando no Dombass; 3) mesmo que o referendo seja realizado e vença a posição pró anexação, os russos não estão conseguindo proteger os territórios que eles invadiram; 4) alguém ainda acredita que a Rússia não está realocando forças e reforçando as posições em segredo. A Rússia só vai passar mais vergonha. E segue a contra ofensiva ucraniana …

Elisandro
Elisandro
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Podia me passar os números da Mega ? Você fez muitas adivinhações… Por exemplo: “1) Não vai haver tempo hábil para o referendo;” Volta aqui semana que vem para vermos isso…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Semana que vem a Ucrânia já terá avançado mais no território ocupado pelos invasores. E pode ficar tranquilo que eu estarei aqui para compartilhar as novidades. Tenho pena dos soldados russos e de suas mães.

Zorann
Zorann
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Mas deveria mesmo ter usado armas nucleares táticas ao primeiro sinal de envio de equipamentos e armamentos do ocidente. Lembro do medo da Polônia de entregar Mig29 diretamente à Ucrânia. pedindo para os EUA fazerem esta doação. Doação esta que os EUA prontamente declararam que não iam fazer com medo de escalar o conflito. Mas os equipamentos começaram a chegar devagar, a Rússia blefou e não fez nada!! Aí temos hoje uma quantidade enorme de armas sendo enviadas para a Ucrânia. Hoje enviam de tudo. Blefou, não usou e o ocidente esticou a corda. Queria ver se tivessem jogado 3… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Zorann
Wilson França
Wilson França
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Teu pensamento é pequeno, sofrendo de nanismo estratégico. Se o ocidente aceitasse passivamente o uso de armas nucleares pela Rússia logo no início do conflito (ou seja, um ataque nuclear contra um país que não possui esse tipo de armamento), estaria dando sinal verde para a China fazer algo similar com Taiwan e a Coreia do Norte com a do Sul e até mesmo inspirando o Irã a desenvolver o seu programa nuclear contra Israel.

Zorann
Zorann
Reply to  Wilson França
1 ano atrás

O seu nanismo de pensamento acredita que o ocidente iria escalar o conflito com armas nucleares também?

Olha lá como a Coreia do Norte foi tratada pelo Trump recentemente…. até banho de banheira tomaram juntos kkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Zorann
1 ano atrás

O Ocidente não precisaria responder um ataque nuclear com outro. ta totalmente dentro das capacidades da OTAN destruir a Frota do Mar negro e outros ativos militares Russos sem muita dor de cabeça. Ainda mais baseado no relatório de manutenção do Moskva que tinha sido feito pouco antes do conflito, dos 6 CIWS o navio so tinha 1 funcionando e os outros sistemas AAs estavam praticamente inoperantes.

era só uma barca com capacidade de lançar misseis de cruzeiro.

Zorann
Zorann
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Vc está contando com o conhecimento das reais capacidades do Moskva antes do mundo inteiro saber. Vc lembra de um exercício militar realizado meses antes da invasão na Ucrânia, onde os próprios militares americanos afirmaram ser o maior exercício de forças combinadas jamais feito? Só meses depois do conflito iniciado veio a informação de que as forças eram muito menores…. Vc está contando com um conhecimento que o ocidente passou a ter somente depois dos fracassos russos na Ucrânia. Os EUA não iam nunca entrar em guerra com a Rússia, escalar o conflito para o nível que vc falou…. principalmente… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Eu tenho o relatório da manutenção do Moskva comigo, inclusive já mandei para os editores da trilogia caso eles queiram fazer uma matéria sobre. tenho a versão em Russa e em Inglês. quer que eu mande no seu e-mail?

WSilva
WSilva
Reply to  Wilson França
1 ano atrás

Temos que pensar com a cabeça do Putin e não com a cabeça da OTAN. Me parece que a Rússia estava tentando manter a guerra ”limpa” até começar a perder linhas(devido ao forte apoio ocidental para com a Ucrânia), mas agora terá que perder mais homens para recuperar essas linhas ou então escalar a guerra a nível nuclear. Se eu fosse Putin, não permitira perder mais tropas e hardware, logo eu usaria armas nucleares de baixa potência e aumentaria a aposta contra Zalensky e o ocidente, que dificilmente usaria armas nucleares contra a Rússia. A aposta é simples, o ocidente… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Discordo, usar armas nucleares contra a Ucrânia pode piorar a situação Russa que poderia ver tropas da ONU desembarcado em massa para libertar a zona ocupada. Digo isso porque nem a Índia e nem a China iriam apoiar a Rússia e está acabaria sendo retirado o direito de veto numa resolução da ONU.ow fatores que me leva a dar está afirmação se dá no fato de que armas Nucleares mesmo em baixa intensidade hoje são consideradas um tabu e a Rússia ao usar da um recado ao mundo de que ela é uma ameaça real a paz mundial.

mac
mac
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

O discurso de Vladimir Putin anunciando uma mobilização parcial dos reservistas russos não contém nada que não tenhamos ouvido antes. É um exercício de repetição. Assim, o Ocidente e seu lacaio, a Ucrânia neonazista, forçaram a guerra à pobre Rússia, que não teve escolha a não ser se defender. A agressão do Ocidente continua enquanto os ucranianos neonazistas se envolvem em genocídio e outras atrocidades. Naturalmente, o povo apoia a Rússia incondicionalmente e pede o apoio russo. O triste é que Putin provavelmente sabe que seu público – os russos de meia-idade que o adoram – acreditarão em tal bobagem.… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

É tabu porque muitos associam armas nucleares aos corretissimos ataques nucleares ao Japão na Segunda Guerra Mundial, mas a Russia não precisa emular aqueles ataques, mas sim utilizar bombas com baixa potência para causar o que chamo de ”efeito 38 em briga de bar”… Briga de bar todo mundo é valentão, mas basta aparecer um sujeito com um 38 e todo mundo sai correndo. Não há muita diferença na destruição e horror que os EUA causaram no Vietnã e Iraque para o que a Russia poderia causar usando estrategicamente bombas nucleares de baixa potência, na verdade, eu acho que seria… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Desculpa, mas a guerra da Ucrânia já está pior que a guerra do Vietna e Iraque pois a destruição e mortes de liberadas de civis ( não negue isso pois há inúmeras provas de que o exército russos não é nem um pouco bom samaritano), bombardearam uma represa com uma cidade logo abaixo. Outra coisa o efeito radioativo, contaminação de solo e da água. E é tabu não por causa de Hiroshima e Nagasaki e sim porque usar armas Nucleares deliberadamente pode levar a uma corrida Nuclear e até ao uso indiscriminado delas em crises internas e conflitos fronteiriços. O… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

A guerra na Ucrânia não pode estar pior do que Vietnã e Iraque, nem tempo, emprego de muitas tropas e material pesado pra isso tem, é desonestidade intelectual dizer o contrário. ”Só defende o uso de armas Nucleares pessoas que não tem a menor noção do resultado.” O resultado é sabido, o que mais existe são testes e simulações, um ataque nuclear em 2022 é completamente diferente de 1945. Veja bem, eu estou pensando com a cabeça do Putin, no lugar dele não teria muita opção dado o fato que não posso dar o luxo de perder mais homens e… Read more »

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Zorann
1 ano atrás

acho que engracado esta turma que acha que so a Russia possui armas Nucleares.

Zorann
Zorann
Reply to  Jhenison Fernandez
1 ano atrás

É sério isto? Vc acha que a Rússia não tem armas nucleares?

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Não por isso eu disse “que só a Rússia possui armas Nucleares.”
como se eles tivessem o Monopólio deste tipo de arma, inclusive eu acredito que a Rússia que emprestou duas armas para os USA usar no Japão em 1945.

Last edited 1 ano atrás by Jhenison Fernandez
Hcosta
Hcosta
Reply to  Zorann
1 ano atrás

O primeiro país a enviar armas para a Ucrânia foi a Rússia…

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Definitivamente o maior e melhor Fornecedor de blindados.

pangloss
pangloss
Reply to  Jhenison Fernandez
1 ano atrás

Maior, sim. Melhor, nem de longe. Só fornece carniça.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  pangloss
1 ano atrás

Acredito que os T-80 BVM. T72B3 2016 e T-90M, sejam melhor que os T72 e T-55 (M55s) que a ucrânia receberam até agora.

Zorann
Zorann
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

O que isto tem a ver com meu comentário? Não estou falando de culpados. O assunto é outro

Hcosta
Hcosta
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Eu estou. Quem começou a guerra tem a sua importância. E como seria se a Rússia usasse armas nucleares? A guerra acabava? Ou começava outra ainda maior?

Leandro
Leandro
1 ano atrás

Semanas de avanços ucranianos e reveses russos e o site mudo…

Foi só Putin discursar que madrugaram pra noticiar…

Devem estar todos molhados pelo seu macho alfa ter falado…

Vai acontecer nada e digo mais: vai perder a guerra…

Slow
Slow
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Joga na loteria ..

Bosco
Bosco
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Leandro
Eu até não vejo (abismado, claro rsss) puxasaquismo dos editores em relação ao Putin. Pelo contrário! Mas o que me causa espécie é ver o qual tolerantes são com esse tonho que emporcalha o site deles e agride a todos com a anuência deles.
Chega a ser revoltante! A moringa tá enchendo e uma hora ela derrama.

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Sinal de que são progressistas e tutela o direito a livre manifestação, desde que não fira direitos de terceiros como deve ser.

Você parou de entender isso, desde que foi apresentado ao Whatsapp…

Abraço.

Heitor
Heitor
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Concordo com o Bosco. Já tivemos níveis bem melhores de comentários aqui na Trilogia. Quem acompanha aqui há muitos anos sabe.

NOstra
NOstra
Reply to  Bosco
1 ano atrás

O blog precisa de engajamento, portanto o mesmo usuário com 10 contas movimenta tudo.

Capitalismo sendo gerado por um “comunista”

Patrício
Patrício
Reply to  Leandro
1 ano atrás

A Rússia voltou a avançar em Donbass e a Ucrânia a recuar em algumas regiões de Kharkov
E o site mudo.
Pode chorar.

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Fonte: delírios de uma russet

LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique
1 ano atrás

A situação da Ucrânia não tá com essa facilidade como o marketing ocidental tenta passar. A contraofensiva teve sucesso porquê os russos não tinha efetivo no norte da Ucrânia pra defender as regiões ocupadas. E no momento os russos continuam atacando as posições ucranianas no sul,leste e norte. E os ucronazis lançando ataques contra civis em Kerson e em Donestk.

Last edited 1 ano atrás by LUIZ
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Ucronazis ahahahaahah

Na boa…

da um F5 na narrativa..

Henrique
Henrique
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

“ucronazis”
.
210 dias e cara ainda ta na fanfic do dia 1 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Hcosta
Hcosta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Acho que deve fazer mal a conversão das unidades de distância.
Não pode usar as unidades métricas Russas em que metros passam a quilómetros e, se for avanço Ucraniano, centenas de Km’s passam a metros.
E a orientação de acordo com o Norte magnético e não o Norte de Moscovo, para que as ofensivas não se transformam em recuos.

Assim gera muita confusão…

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mais bola de cristal made in China e blá blá blá em russo. Posta a fonte.

Silva
Silva
Reply to  Leandro
1 ano atrás

Mais um “Profeta da Idiotia”….

Slow
Slow
1 ano atrás

Não vão cometer os mesmo erros que os americanos no Afeganistão .. Ta certo tem que mobilizar mesmo .

Hcosta
Hcosta
Reply to  Slow
1 ano atrás

Não percebe que mobilizar é repetir o erro no Afeganistão? Principalmente repetir o erro dos Soviéticos nos anos 80.

O problema do Afeganistão foi político e não militar. Os EUA tentaram criar um governo e forças Armadas Afegãs fortes mas falharam. Enviar mais tropas não resolveria nada…

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Vietnã *

Falei errado

Last edited 1 ano atrás by Slow
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
1 ano atrás

Os EUA fizeram mobilização no Vietnam. tu tem algum tipo de conhecimento que não seja fundado em mentiras ou falsas informações?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Slow
1 ano atrás

A lógica mantêm-se. As grandes ofensivas e o aumento de forças dos EUA no Vietname resolveu alguma coisa?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

E eu nunca vi na imprensa americana alguém pregando que os afegãos tinham que ser exterminados como a imprensa russa abertamente diz diariamente.

Patrício
Patrício
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

É pela simples impossibilidade dos americanos em fazer.
Já os russos poderiam acabar com a Ucrânia em dois tempos.
E sem usar armas nucleares.
As terríveis baixas ucranianas dizem isso.
Até os americanos disseram semana passada que a situação em Donbass era péssima para Kiev.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

As terríveis baixas ucranianas, levam a Rússia a escalar o conflito..

Estranho isto hein ?

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Já os russos poderiam acabar com a Ucrânia em dois tempos.
E sem usar armas nucleares.
.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
.
de novo esse papinho tosco que se a Rússia quiser ela termina a guerra
.
“Não há exemplo de uma nação que obteve benefícios de uma guerra prolongada”
.
mas quem é esse tal desqualificado do Sun Tzu né
Patrício… cara é um ninguém perto do deus putin

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

É que na imprensa americana como disse o Bosco “ eles pelo menos fingem “ ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Não é não.. pq eles seriam destroçados pela opinião pública..

Mesmo após os ataques as torres gêmeas do 11 de Setembro, ninguém pregou o extermínio de toda a população afegã.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Outro caso similar foi o erro americano no Vietnã que também achou que colocar mais gente ia resolver a questão. Para ambos os casos o resultado foi apenas deixar o atoleiro mais fundo.

O que o Putin precisa é um modo de salvar as aparências e vender uma aparente vitória ao público interno. Como diria Sun Tzu é preciso fazer uma estrada de ouro para o inimigo se render.

Patrício
Patrício
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

A Rússia é aquele gato que brinca com o rato (Ucrânia) antes de comê-lo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Como aconteceu no Afeganistão.
O gato engasgou-se com o rato e acabou por morrer…

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tá mais para o Tom, que sempre apanha e não pega o rato.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A Rússia me parece mais aquela garça que tentou engolir a rã e acabou engasgada. Ou cospe a rã ou morre … xiiii.

Bosco
Bosco
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mas aí brinca demsis com o o ratinho “indefefo” , deixa ele fugir e padece aos poucos de peste bubônica e de leptospirose.

Zé das couve
Zé das couve
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Da última vez que o Gatovisk brincou com os ratinhos barbudos de chinelo a união soviética demorou. Agora é a vez do Putin desmoronar.

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Vietnã *

Meu comentário toda vez não passa wtf ..

Joe
Joe
Reply to  Slow
1 ano atrás

Lento, não era apenas uma operação especial?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Agora eu entrei em tela azul total.

Mas n estava tudo certo ? Não estava o Z batendo em U e o bonde passando ?

Chama ai o camarada Putin de mentiroso…

Patrício
Patrício
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Sua tela azul vai ficar roxa como a cara dos ucranianos.
A Rússia está ainda usando uma pequena parte de duas forças.
Agora imagine ela mobilizando 2 ou 3 milhões de soldados em uma guerra total contra a Ucrânia.
‘Deus! Tenha piedade dos ucranianos.’

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

ahahahaha Não conseguiram equipar descentemente esta pequena parte…

Vão conseguir equipar bem 3 milhões..

Acorda e aterrissa que o teu sonho virou pesadelo.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Vai faltar conguinha pra calçar tantos soldados.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não entendi meu velho..

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Como vão equipar 2 ou 3 milhões de soldados, os que estão hoje na Ucrania já estrão com material precário, imagina esses recrutas, vai ser um massacre.

Zé das couve
Zé das couve
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Fica tranquilo. Vão dar todos os T-34 que estão armazenados nos depósitos russos para eles lutarem. Vai dar certo. Acredite.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A Russia hoje, como muitos países da Europa, tem uma populacao envelhecida e em declínio, eles simplesmente não tem a disposicao 3 milhões de soldados

Zé das couve
Zé das couve
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Putin pode mobilizar até cinco milhões. Se continuar lutando com essas táticas erradas e dando treinamento de 30 dias para soldado não vai levar nada. Só uma derrota para casa.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E está ou você viu eles desesperados impedindo homens de deixar o país, igual a Ucrânia fez ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Covardes e entreguistas tem em tudo que é lugar…

Uma coisa é você ser covarde e deixar que outros defendam a sua casa..

outra coisa é ir lutar uma guerra de expansão sem sentido, pq o seu ditador assim determinou..

Os russos vão encontrar mais recrutas aqui na trilogia que na Rússia.

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
1 ano atrás

Quero ver o que vai ser mobilizado se todos os voos para os países vizinhos estão lotados de russos querendo sair desse massacre deliberado que o putin tá fazendo com os russos kkkkkkkkk

Slow
Slow
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Já olhou o número de pessoas que deixou a Ucrânia ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

E nem assim a Rússia conseguiu vencer..

Os que ficaram são comandados por um palhaço, segundo vocês..

Quanto mais vocês tentam passar pano, pior fica…

Eu sumia que fica menos feio.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Passar pano pra que ? Quem está sendo bancando por outros países é a Ucrânia amiguinho ..

EUA pagam bilhões só pra eles conseguir manter o estado funcionando , fora as doações .. da uma olhada na situação da Ucrânia ela está ganhando oque ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ela está ganhando o desespero de vocês em arrumarem desculpas para o naufrágio da “operassaum ispeciau”

pangloss
pangloss
Reply to  Slow
1 ano atrás

Só para te atualizar, a Rússia é a invasora. A Ucrânia foi invadida.
O criminoso está do lado russo da fronteira.

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
1 ano atrás

olha o número de pessoas que estão na frende do quartel pra se alistar no exercito do putin
.
ahh não pera.. essa e a fronteira com a Finlândia, os caras tão fugindo da Rússia KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
.
.
https://twitter.com/sotiridi/status/1572568782748680194

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Eles tem que aproveitar para sair pela Finlândia mesmo, porque os Estados Bálticos já se fecharam para os Russos saindo do país, dizendo que acreditam ser uma ameaça inaceitável à segurança hehehehe

Luciano
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Vocês que se enganam, essa é mais uma jogada de mestre do Putin, depois da Finlândia ficar lotada de Russos ele vai ter um pretexto pra invadir.

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
1 ano atrás

amiguinho.. acho que vc não sabe muito a diferença entre quem está sendo invadido fugir o pessoal do lado invasor fugirkkkkkkkk tem só sistema solar de diferença ai
.
cara quer me comparar refugiado da Ucrânia com o do russo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PELAMOR kkkkkkkkkk

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Reação de Biden às declarações de Putin: Ultrajante.
Eu sugiro que o vovô vista suas ceroulas e vá chorar na cama que é lugar quente.

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Slow
1 ano atrás

Opa, quantos americanos morreram no Afeganistão?
E quantos russos morreram até agora na Ucrânia?
Fala sério…

Slow
Slow
Reply to  Jagdv#44
1 ano atrás

É vietnã eu corrigir em baixo ..

India-Mike
India-Mike
1 ano atrás

A estratégia da Rússia parece simples. Com essa mobilização e com o referendo previsto para anexação das áreas tomadas na Ucrânia, Putin pretende classificar como um ataque a seu próprio território qualquer tentativa de Kiev de recuperar territórios, aumentando a escalada da guerra e possivelmente retaliando abertamente alvos civis na Ucrânia e ameaçando o uso de armas nucleares.

Parece que o Sr Putin está desesperado para manter o que conquistou.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Exatamente é uma tentativa de legitimar uma escalada, visto que a contra ofensiva ucraniana está conseguindo relativo sucesso!

India-Mike
India-Mike
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Eu imaginava q a Rússia iria fazer uma operação de ‘bandeira falsa’ dizendo q Kiev invadiu território russo, para assim poder justificar uma mobilização total. Não, é ainda mais básico. Mobilização parcial agora, junto com o ‘referendo’ que fará da parte ocupada território russo. E quando a Ucrânia atacar novamente eles vão declarar mobilização total. Para mim, isso é mais para poder justificar pra própria população interna o pq de enviar mais tropas, sendo a intimidação ao ocidente secundária. Imagino q com uma possível futuradeclaração formal de guerra a Russia vai aumentar consideravelmente a violência, principalmente contra civis. Mas prefiro… Read more »

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Bom dia
Concordo

Vai mobilizar gente pra ter mais efetivo garantindo o q conquistou/ocupou e não perdeu.
Obviamente, em regiões de maioria russa, a anexação será aceita no voto.
Ocorrerá o q já vi aqui escrito por participantes e concordo, qual seja, uma guerrilha interminável….

Patrício
Patrício
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Desesperado?
Ele simplesmente fará coincidir a consolidação de seus avanços (e fará novos) com uma terrível crise energética na Europa com suas graves consequências econômicas, políticas e sociais.
Terrivelmente maquiavélico.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Terrível crise energética ?

A Alemanha que vocês diziam que ia acabar…já tem tudo o que precisa para este inverno e para o ano que vem a dependência do gás russo será zero.

Aperta o F5 na narrativa..

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não vai depender do gás e não vai ter indústria.. 😂😂😂 gênio

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Já viu o quanto de gás tem na Alemanha ?

Digamos que não tivesse gás e eles passassem seis meses na m….

A Alemanha, voltará ao nível anterior em menos de um ano.

Parando a guerra hoje…

A Rússia, levará mais de 10 anos para voltar ao status antes da guerra.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Fonte : chapelaria de Alumínio

Heitor
Heitor
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não adianta Rodrigo… Essa gente acha que a Alemanha foi dada de graça pelos russos aos alemães. Vai dizer a eles que alemães sempre estiveram lá desde muito antes de russo saber que existia vodka… Não tem jeito, é lavagem cerebral msm, sem cura

pangloss
pangloss
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Repita que Putin é um gênio por 50 anos (ctrl C + ctrl V ajuda, nessas horas), pois nesse intervalo seu czar de estimação morrerá e todos os demais comentaristas seguirão com suas vidas.
Aí, você poderá gritar para todos que venceu a discussão.
Fica a dica.

Rafael
Rafael
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Isso não impediu operações em Belgorod, Kursk ou na Crimeia (que a Rússia considera Rússia).

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rafael
1 ano atrás

Rafael, essas foram ações pontuais cujo nível de destruição foi relativamente baixo. Por mais que os Ucranianos digam que querem tomar a Criméia de volta, esse território não está sob ameaça direta de ser reconquistado pelos Ucranianos.

O que o Putin quer fazer é tentar dissuadir os Ucranianos de reconquistarem território em mãos Russas e tentar fazer com que as potências Ocidentais não enviem mais material bélico para fazer com que essas retomadas sejam possíveis.

Patrício
Patrício
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

O que os analistas russos dizem é o seguinte: A guerra vai se prolongar um pouco mais e os russos vão voltar a avançar em território inimigo em operações de inverno agora e primavera em 2023.
A ameaça nuclear é apenas para o Ocidente não se meter conversa.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Foram os mesmos analistas Russos que aconselharam o Putin à invadir a Ucrânia com número de tropas insuficiente, à avançar sobre Kiev e outros objetivos diversos, que os meios militares Russos eram do estado da arte, que o Ocidente não ousaria enviar ajuda, e que tudo estaria terminado em duas semanas?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  India-Mike
1 ano atrás

Eu concordo com você IM. A meu ver, os Russos perceberam que podem perder mais territórios à qualquer momento, e que finalmente a falta de pessoal se fez sentir na liderança Russa. Para poderem justificar a mobilização parcial, decretaram os referendos que só vão valer para a Rússia mesmo, de modo à justificar essa mobilização. De quebra, ainda tentam ganhar tempo dizendo que novos ataques à esses territórios (ainda não totalmente ocupados) serão ataques diretos à solo Russo. Isso para mim, apesar das palavras de Putin, é um blefe porque ele realmente precisa de tempo para mobilizar esse pessoal, dar… Read more »

Guilherme
Guilherme
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Concordo, ao meu ver, se a Russia fizer uso de armas nucleares na Ucrania, será o inicio do fim da guerra, a OTAN certamente não escalaria o conflito com suas armas nucleares mas faria da Ucrania uma zona de exclusão aérea e atacaria posicões russas em solo ucraniano para auxiliar o exercito ucraniano a vencer o conflito

Patrício
Patrício
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

A Rússia vai avançar.
Opinião de 10 entre 10 analistas militares.
Daí os faniquitos de Biden e Macron hoje na ONU.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A Rússia pode muito bem avançar sim. A questão é: Com o que? Como anda a logística Russa para ressuprir o que perderam e largaram para trás? Essa mobilização vai se fazer sentir no campo de batalha em quanto tempo?

Está na hora de mudar de analistas militares, porque não há consenso sobre nada, a não ser que seja que a Guerra vai durar bem mais tempo do que os Russos pensaram que duraria.

Thunder
Thunder
1 ano atrás

Agora a preocupação é de que, se essas áreas forem declaradas parte da Rússia “o que vai acontecer”, isso dará cobertura ao Kremlin para decretar a ‘mobilização’ em toda a sua economia e forças armadas, basicamente colocando o país em plena guerra. Também poderia ser usado para justificar táticas mais agressivas.

Bosco
Bosco
Reply to  Thunder
1 ano atrás

Jogar bombas incendiárias em cidades não é agressivo bastante?

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Decisão estranha. Me parece baseada no desespero.

Creio que o limite operacional e logístico russo chegou ao seu limite. Por isso essa mobilização.

As forças do urso se esgotaram em 206 dias.

Arrisco dizer que a partir de agora, a Rússia fará bombardeios nas linhas ucranianas com T-22, TU-95, T-160; como fez contra os insurgentes e o ISIS foi na Síria.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Será uma questão de tempo até algum pássaro deste cair, quando Putin escala o ocidente escala junto, certamente o envio de alguma defesa aérea para esse caso não tardará se necessário!

Patrício
Patrício
Reply to  Carlos Gallani
1 ano atrás

O Ocidente escala junto.
Vc está de brincadeira, né?
Estão com medo de mandar vetustos F-16 com medo da reação russa
Scholz disse ontem que não há possibilidade de mandar blindados para Zelensky.
Os antiquados M-113 que o Ocidente mandou agora aparecem aos montes calcinados pelos campos.
Putin vai fazendo seu jogo e exasperando os fracos líderes ocidentais.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Ahhhhhh HAHAHAHAHAHAH
Seu esforço para tirar leite desta pedra é digno de circo!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

A Rússia anunciando isso vai acabar fazendo a OTAN e EUA aumentarem o envio de equipamentos e treinamento de tropas Ucranianas.
Já se ventilava o envio de defesas AA mmodernas agora com essa declaração não me surpreenderia se além das AA viessem outros meios mais mortais. A Infraestrutura econômica russa não vai suportar a carga dessa guerra e logo vai colapsar devido ao custo real que vai trazer. Além do desgaste político Putin vai ter de lidar com as mães dos soldados que vão se inconformar com o regresso de seus filhos em caixões.

Patrício
Patrício
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

A questão é: se com apenas 150 mil homens a Rússia recuperou mais de 100.000 km2, com 450 mil soldados recuperará quantos mais?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Recuperou ou roubou? Você fala como se essas terras fossem russas.

Slow
Slow
1 ano atrás

A ofensiva saiu pela culatra .

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Slow
1 ano atrás

Desde o princípio, quando aquela coluna de dezenas de quilômetros fugiu de Kiev com o rabinho entre as pernas já deu pra ver que a ofensiva iria falhar!

Patrício
Patrício
Reply to  Slow
1 ano atrás

Não se deve brincar com russos.
Regra básica de sobrevivência.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

De acordo com as putinetes (novarrussetes???) se os EUA ou a UE invadirem a Amazônia e fizerem lá um referendo e a população “democraticamente” quiser se separar do Brasil, a Amazônia passa a pertencer a eles.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Na visão deles o Brasil tem todo o direito de invadir o Uruguai, porque um dia ja foi a Província Cisplatina e os uruguaios não tem direito a viver.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E são os mesmos que defendem que apoiar a Rússia na invasão e conquista da Ucrânia é ótimo para a manutenção da integridade nacional.
De acordo com essa turma ficar do lado do Putin nos traria um aliado de peso . Aham! Não dá conta nem da vizinha Ucrânia e vai peitar os EUA pra defender o Brasil?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Este aliado de peso deixou a Armênia na mão, apesar de acordos assinados..

O que os armênios fizeram ? Ligaram no DDI 001

André Luís
André Luís
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E o que aconteceu depois? Uma visitinha mequetrefe de uma preposta dos deep state.Só..rs!

#SlaviaKatervina

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  André Luís
1 ano atrás

Bem mais do que a Russia, um aliado formal, fez.

Rogério
Rogério
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“DDI 001” KKKKKKKKKK

Rafael
Rafael
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Esquecem que não tem ferrovia ligando a Rússia até a América do Sul.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Rafael
1 ano atrás

E mesmo que tivesse, se o ferro velho não funciona no quintal de casa vai funcionar do outro lado do mundo?

Slow
Slow
Reply to  Bosco
1 ano atrás

“ Não dá conta nem da vizinha Ucrânia“

Hipocrisia não cola aqui ..

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
1 ano atrás

Mas nesses números aí tem itens que foram enviados para países aliados que não é a Ucrânia.

Slow
Slow
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Maioria foi e inclusive todos da Europa estão doando também ..

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Slow
1 ano atrás

Então você está finalmente admitindo que os Russos não conseguiriam encarar a OTAN. Bem legal isso. Especialistas em psicologia dizem que a aceitação dos fatos é o primeiro passo para se recuperar totalmente. Parabéns! Continue assim, Slow! Um dia vai poder virar ‘Quick!’

Slow
Slow
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Mas desde quando eu falei que os russos sozinho consegue encarar 30 países ?

Sai da bolha cara kkk aliás quem consegue encarar 30 países sozinho ?

Rogério
Rogério
Reply to  Slow
1 ano atrás

e o genia pensou que seria diferente?? Então é muito bur-ro!!

Last edited 1 ano atrás by Rogério
Rogério
Rogério
Reply to  Slow
1 ano atrás

E o gênio pensou que seria diferente? Então é muito burrr o!

André Luís
André Luís
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Economize sua retórica para quando a Amazônia (mais especificamente Roraima), for invadida/tomada/ocupada!
Vou te cobrar, viu? Não foge, não.

#SlaviaKatervina..rs!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A Ucrânia não é independente desde 2014(entendedores entenderão). Quem não entender, procure saber quem era o “vice” do Obama na época(E procurar saber mais sobre…). A verdade depende do ponto de vista!!! Na atualidade só a Rússia está errada. Como se os outros países dá Otan fossem a verdade…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Errado é quem invade território alheio em busca de expansão territórial.

Nem os russos, usam mais estes argumentos fajutos que vocês usam.

Simplesmente admitem que é uma guerra pura e simples de expansão.

Cabe ao povo ucraniano aceitar ou não ser incorporado a Rússia..

Pela ferocidade com que eles lutam, os separatistas não passam de um Sul é o meu país e de um Separa SP da vida…bancados com dinheiro e equipamentos russos.

Simples assim..

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Só lembrando que existem movimentos separatistas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste também. Geralmente se usa o Movimento O Sul é Meu País e os movimentos paulistas de forma pejorativa, como se existissem apenas eles, ou como se fossem movimentos tomados por preconceituosos racistas, mas se no sul existem 5 movimentos separatistas, no sudeste existem 6, no centro-oeste tem pelo menos 1, no norte tem 3 e no nordeste, veja só, tem nada menos que 7 movimentos separatistas. Sem contar a Aliança Nacional, uma aliança política de movimentos de todo o Brasil para reformar a constituição federal. A região nordeste tem… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ten Murphy
1 ano atrás

Que seja… citei 2…e se somarem todos eles..vão dar quantos ? 500 membros ?

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Só o Movimento O Sul é Meu País tem 30 mil filiados e 300 mil simpatizantes. No Plebisul teve 95% dos votos favoráveis de 616.917 participantes. E não existe Separa SP, tem 4 movimentos separatistas em SP e nenhum tem esse nome. Só a página do Movimento São Paulo Independente tem 41.497 seguidores no Facebook. Então seu sarcasmo denota sua desinformação. Pensei que estava apenas mal informado, mas logo se vê que é desonestidade intelectual mesmo.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Ten Murphy
1 ano atrás

Tá, mas esses movimentos separatistas são tudo um lixo. Se o Sul fosse um país a Geise Hoffman era presidente dele. Se São paulo fosse um país eles teriam Haddad como candidato a Presidente e teriam o Maluf como ex presidente. O nordeste nem se fala seriam governdados pelos Gomes, Sarney e Calheiros em revezamentos. Essas pessoas culpam Brasilia pela cagada que elas mesmo fazem, Brasilia só é a latrina onde os estados escolhem despejar seus dejetos.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Wellington jr
1 ano atrás

“Tá, mas esses movimentos separatistas são tudo um lixo.” Aí é opinião tua. Considerando que falou que eles não somavam 500 pessoas e é público que só esses dois tem mais de 70 mil, qualquer juízo de valor da tua parte é claramente desinformação, pueril e enviesado. Depois você elenca quem seriam os candidatos a presidência e ex-presidentes. Primeiro que se fossem países os candidatos a presidência seriam outros, os atuais partidos não valeriam porque seriam países diferentes do Brasil, os ex-governadores não seriam ex´presidentes, pois quando governaram tais países eram estados do Brasil, e as pautas eleitorais seriam diferentes… Read more »

Zé das couve
Zé das couve
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

A única verdade que eu conheço é o pau que o Putin está levando na Ucrânia. O resto é balela.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Agora o Putin vai soltar a franga na Ucrania!

Expectativa:

Centenas de Su-57, Armatas, kinzal e porta aviões voadores.

Realidade:

Prisioneiro russos mortos de fome usando equipamento emprestado da Coreia da morte e do Ira
Que decadencia

Patrício
Patrício
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

E os chineses vão vender para vc lenços de papel para enxugar o choro.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Os chineses podem até ser…

Já os russos..

Vão ter que receber os lenços doados mesmo pelos “aliados” chineses

Henrique
Henrique
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E a melhor saída pro Brasil é aceitar a invasão pra não ter mortes e ninguém passar por problemas

Kkkkkk

Joe
Joe
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Quem não cuida, perde…

Patrício
Patrício
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Foi mais ou menos assim com o Acre, Rexad, Novo México, Califórnia e etc.
Só que sem referendos.

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Acre foi comprado sua 4nt4 kkkkkkkkk

Heitor
Heitor
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Kkkkkkkkk

Patrício
Patrício
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Pouco importa se se pagou 10, 20 merréis ou nada. O processo foi o mesmo. Apesar da Ucrânia ter sido território russo desde sempre. Criação do Acre. Somente em 1877 teve início no Acre — que naquela época pertencia à Bolívia — a chegada da quase totalidade dos migrantes que, oriundos do Nordeste do Brasil, mais precisamente do Ceará, colonizaram a região para buscar a borracha que se encontrava na Floresta Amazônica. Nas últimas décadas do século XIX, moravam cinquenta mil brasileiros na região. Os seringueiros, lutaram com as tropas para realizar a ocupação da região e, em 1903, ao… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“Pouco importa se se pagou ” . KKKKKKKKKKKKKKK . “O processo foi o mesmo.” . maluco quer comprar uma compra de duas partes que concordaram com a venda com um conflito armado que está querendo roubar a terra do outro KKKKKKKKKKKKKK . entre uma pessoa compra rum telefone numa loja ou assalto a mão armado pro patrício ambos são a mesma cosia kkkkk . . “Apesar da Ucrânia ter sido território russo desde sempre.” Sempre bom legitimar a invasão né… afinal de contas segundo você a China tem o direto de invadir a Rússia e pegar o olbast que ta Vladivostok… Read more »

Zé das couve
Zé das couve
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Mentira.

A Ucrânia era território do Império lituano-polonês (República das duas nações). Como diria um camarada aqui do grupo, vamos estudar pessoal!

Slow
Slow
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Seria seu sonho né? A paixão americana que você tem ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
1 ano atrás

Apelou n tem argumento…

Corre pro Sputinik e da um refresh..

Douglas Targimo
Douglas Targimo
1 ano atrás

Rapaz, a cada dia que passa fico com medo da Rússia usar armas táticas. Estou besta como a Rússia vem mandando tão ruim no campo. Depois que passar a guerra, eles vão ter que sentar e de fato ver seus pontos fracos, pois tem muitos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Douglas Targimo
1 ano atrás

Vão usar armas nucleares em um território que eles querem ocupar ?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E o mago da KGB e mestre do Xadrez 100D agora só o que resta é ameaçar usar armas nucleares ? O segundo melhor exército do planeta.. Aquele que ia mandar a OTAN para dentro do Atlântico, não conseguiu vencer a ucrânia que apenas tem apoio material e de inteligência do Ocidente, lutando ao lado de casa. Segundo o Xings e o seus 10000 nicks.. Tinhamos.. Putin e XiJinping, criam um condomínio russo chinês, com aliados em toda a ásia.. Realidade… Putin, manda o CSTO a m…. e deixa a Armênia na mão… Tinhamos… Erdogan, nos apoiará.. Realidade Erdogan, diz… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E o papo do xings do império de Daniel….será que sai ainda…fim do atlanticismo acontece agora…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Vocês zuaram tanto o cara do império de Daniel, dos não sei quantos leões do Daniel que o cara sumiu..

Deve ter ido pro Simba Safári.

Bruno
Bruno
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Sumiu não. Está ai com outros apelidos, lunáticos e de joguinho de soldadinho ( ou de boneca né ?) no tapete da vovó…como sempre.

Augusto
Augusto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Ele na neura dele deve estar estocando alimentos agora, kkkkk

Vamos estudar pessoal.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Eu vou começar a guardar em arroz em garrafa PET…vai que o cara tá certo…

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Sejamos honestos: “E o mago da KGB e mestre do Xadrez 100D agora só o que resta é ameaçar usar armas nucleares ?” Pela reportagem ele não ameaçou, ameaçaram ele antes e ele respondeu que se fosse atacado com armas nucleares, responderia de igual forma. “Putin, manda o CSTO a m…. e deixa a Armênia na mão…” Assim como a OTAN, a CSTO é uma aliança defensiva, e o caso da Armênia não se encaixa necessariamente numa guerra defensiva, historicamente falando. Então, tecnicamente o Putin não tinha obrigação nenhuma de intervir. Seria como se a Grécia ou a Turquia se… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Ten Murphy
1 ano atrás

Ninguém ameaçou a Rússia com armamento nuclear. Isso foi retórica do Putin para ele mesmo fazer a ameaça.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Ele falou “declarações de alguns representantes de alto escalão dos principais estados da OTAN sobre a possibilidade de usar armas nucleares de destruição em massa contra a Rússia”. Quem sabe se é retórica dele ou não? Pode ser como pode não ser. Cabe aos jornalistas verificarem. Enquanto existir presunção de inocência e verificação de fatos não se pode dizer que ele mentiu. Até porque o que está em jogo (guerra nuclear e destruição da humanidade) é muito grande para ele mentir sobre as justificativas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ten Murphy
1 ano atrás

Era só a Rússia meter o dedo no meio que parava…

Diga-se de passagem o Azerbaijão na faz parte do CSTO e igualmente atacou o contingente russo na Armênia…

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Nem toda solução é militar, e quem garante que a Rússia não tem interesse nesse conflito. Nosso erro é julgar decisões diplomáticas dos outros países pela nossa visão pessoal, como se nossa moral e nossos objetivos fossem os mesmos deles. É como criticar a falta de democracia na Arábia Saudita ou na China, achando que a população árabe e chinesa tem os mesmos valores que nós, quando meia dúzia de dissidentes não significa que toda uma nação pensa daquela forma. Não se pode medir as decisões dos outros países pela nossa lógica diplomática.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“que apenas tem apoio material e de inteligência do Ocidente”

E você acha pouco?

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Vou ter que fazer um update nesse meme

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Slow
Slow
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Nesse também ..

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Slow
1 ano atrás

Traduz bem.

Last edited 1 ano atrás by Ivanmc
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
1 ano atrás

Se decida Slow ou a Ucrânia está lutando sendo ajudada pelos EUA e por isso o fracasso Russo, Ou os EUA abandonou ela na luta e ela tá lutando sozinha contra a Rússia.

Henrique
Henrique
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

pera que deu tela azul nele, ele vai reiniciar e ja volta kkkkk

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ué… mas você falou que era a Ucrânia e mais uns 30 países… tá tendo recaída? Tinha acabado de elogiar seu progresso mais acima.

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
1 ano atrás

kkkkk

Henrique
Henrique
Reply to  Slow
1 ano atrás

esse ja ta atualizado

glasquis 7
1 ano atrás

É uma ameaça não um blefe. Quando entra o desespero, todo argumento é válido.

Os 15 dias do Vladi, estão demorando a passar e já, na tentativa de legitimar a toma de territórios em seu favor, adverte que, qualquer tentativa de recuperar os territórios ocupados será retaliada.

Já vi algo parecido acontecer perto da Cisjordânia mas lá a ONU não considerou tomar medidas.

São as consequências de fazer vista grossa pra alguns e ser rigoroso com outros.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Pelo que entendi no texto ele ameaçou quem tinha ventilado atacá-lo primeiro com armas nucleares, retaliação nuclear contra retomada de territórios ocupados só é válida depois do referendo. No texto diz claramente que houve ameaças nucleares contra a Rússia primeiro, sendo que se a OTAN quiser pode vencer a Rússia de forma convencional facilmente, inclusive o próprio Putin dizia isso direto nos anos anteriores.

glasquis 7
Reply to  Ten Murphy
1 ano atrás

Se a OTAN estiver vencendo numa guerra convencional, Putin
apelará para suas armas nucleares.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Por óbvio.

Mgtow
Mgtow
1 ano atrás

Deu um tapa na mesa e falou:”não vai subir ninguém ”
Mete as cara OTAN…
Comentário editado

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Na verdade assumiu que tá perdendo o controle da operação e que as baixas russas tornaram inviáveis a operação frente a capacidade militar Ucraniana.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Kkkkkkkk
Bicho tu vive num mundo paralelo

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Se ele estivesse tão bem como vocês acreditam não precisaria mobilização, o recrutamento regular já seria suficiente.

Minsc
Minsc
Reply to  Mgtow
1 ano atrás

Quem deu tapa na mesa foram os chineses vendo as pauladas que ia russos estão levando.

Thunder
Thunder
1 ano atrás
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

Os russos estavam entre a cruz e a espada. Se não declarassem uma mobilização, seriam incapazes de defender sua ocupação na Ucrânia; se declarassem, tirariam centenas de milhares de homens jovens da força de trabalho, aumentariam o descontentamento da população e reduziriam a moral do exército. Escolheram a última. Veremos no que isso irá resultar.

fabio_bsb
fabio_bsb
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Vai piorar a situação da Russia considerando que é um país carente de jovens. Da parte dos jovens que ainda não saíram do país, muitos sairão se constarem na lista de “mobilizados”.

Minsc
Minsc
1 ano atrás

Se só morreram apenas cerca de 6 mil soldados pq essa mobilização?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Minsc
1 ano atrás

Porque simplesmente está tudo dentro do planejamento de Putin, perderam 6 mil, mas solicitam o aumento da força de ataque em 300 mil. Basicamente perderam muito mais que 6 mil! No mínimo 10 vezes isso só em mortes fora feridos e mutilados. O que não falta é vídeo documentando a carnificina que está sendo essa guerra para as unidades russas.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Minsc
1 ano atrás

“Se só morreram apenas cerca de 6 mil soldados pq essa mobilização?” Porque 150-200 mil efetivos sempre foram insuficientes para uma ocupação sem apoio da população local, com uma grande força contra-atacando e apoio logístico, doutrinário e de inteligência da OTAN. Além disso a corrupção no alto escalão militar russo fez as forças armadas sofrerem com falta de adestramento e manutenção, enquanto no papel tudo estava bem. Provavelmente a Rússia contava com uma vitória rápida como na Crimeia e apoio da população local, não esperava tanta resistência ucraniana, nem um conflito prolongado. Outra possibilidade é a mobilização fazer parte dos… Read more »

mago
mago
1 ano atrás

Noventa e nove por cento dos comentários dispensam leitura por tratarem-se de puro besteirol e infantilidade. Agora no mundo real e sério. A liderança politica e militar da Rússia agora entendeu que esta luta não é apenas contra quase 1 milhão de nazistas armados até os dentes pelos eua/otan mas já é sim uma guerra direta e aberta contra o ocidente coletivo, tanto no campo político, econômico e sobretudo no campo militar. As reservas mobilizáveis russas ultrapassam os 25 milhões. E quando o presidente da Rússia fala em usar todos os meios necessários contra os inimigos que querem a destruição… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  mago
1 ano atrás

LOL

glasquis 7
Reply to  mago
1 ano atrás

Eeee…. Vc estava falando do que mesmo???

Luciano
Reply to  mago
1 ano atrás

Pois é, e o que sobra são iguais a esse seu comentário ai, muito pior que besteirol e infantilidade.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  mago
1 ano atrás

ahahahahahahahahahahahahahahahahah Farinazzo não tem formação militar pra isso! Ele não tem Altos Estudos!
Tá chutando!!!

Minsc
Minsc
Reply to  mago
1 ano atrás

” besteirol e infantilidade” . Fez esse comentário se olhando no espelho.

Marcelo
Marcelo
Reply to  mago
1 ano atrás

Fonte: blá blá blá do Pravda em russo.

Henrique
Henrique
Reply to  mago
1 ano atrás

23:59> “Noventa e nove por cento dos comentários dispensam leitura por tratarem-se de puro besteirol e infantilidade.”

00:00 > ” A liderança politica e militar da Rússia agora entendeu que esta luta não é apenas contra quase 1 milhão de nazistas “

00:01 < profissional e sério que comenta a real situação na Ucrânia e em outros lugares. Comandante Robinson Farinazzo.

KKKKKKKKKKKKKKKKKK po*** mano kkkkkk
conseguiu superar as russetis agora

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Monarquista
Monarquista
Reply to  mago
1 ano atrás

“E quando o presidente da Rússia fala em usar todos os meios necessários contra os inimigos que querem a destruição da Rússia e do seu povo e fala que não está blefando”.

Ele defenderá a Rússia e seu povo com todos os meios necessários, até mesmo usando armas nucleares contra outras potências nucleares.

Ou seja, ele destruirá a Rússia para defender a Rússia.

Genial esse enxadrista 5D!

Fábio Sahm Paggiaro
Fábio Sahm Paggiaro
1 ano atrás

Acho difícil acreditar nos noticiários de ambas as partes e, muito menos, no Zelensky. Não sei se há uma real ofensiva ucraniana ou o reposicionamento russo para áreas escolhidas como aquelas que vão, efetivamente, anexar e/ou usar como moeda de troca nas futuras negociações de paz. A mobilização de 300 mil reservistas, somente sete meses após o início da invasão, me parecem demonstrar que suas tropas foram pouco exigidas. Contudo, uma ocupação de território, ainda mais se for prolongada, exige mais tropas e pode ser essa a razão da mobilização. Creio que as narrativas serão desnudadas pelo inverno. Se o… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Fábio Sahm Paggiaro
1 ano atrás

Se a Rússia estiver mal, vai usar o inverno para se reabastecer. Se estiver levando no banho-maria, podemos esperar uma escalada entre novembro-janeiro e pelo menos mais 1 ano de conflitos mais pesados antes da coisa esfriar e virar uma guerra de guerrilha. Um general norte-americano já dissera no começo do ano que esse conflito ia durar no mínimo 2 anos. Mas as operações psicológicas na mídia ocidental continuaram a vender a ideia que se o Putin não vencesse em 2 meses era porque ele teria fracassado. Eu sempre falei que só vamos começar a entender esse conflito de fato… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

É interessante notar também como a zona de influência russa está reduzindo com essa guerra. O Kazaquistão tem se distanciado da Rússia e começou a fazer cumprir as sanções da UE [1]. O Modi, num discurso na Organização de Cooperação de Shangai (CSO) criticou a guerra [2]. A China, segundo o próprio Putin, também possuí dúvidas e preocupações com relação à guerra [3]. E o Azerbaijão decidiu testar a lealdade da Rússia para com seus aliados do CSTO ao atacar a Armênia; resultado: os russos deixaram os armênios na mão [4]. Nesse ritmo, sobrarão para a Rússia apenas Venezuela, Irã,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
fabio_bsb
fabio_bsb
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Pois é, como se tornar um pária internacional em seis meses.

WSilva
WSilva
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

China e Índia estão fechados com a Rússia, publicamente é outra história pois tanto China como Índia precisam lidar com facções separatistas em Taiwan e na Caxemira, logo apoiar os separatistas russos na Ucrânia publicamente é um tiro no pé.

A melhor forma de ver como estão fechados é ver a questão econômica.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

“E o Azerbaijão decidiu testar a lealdade da Rússia para com seus aliados do CSTO ao atacar a Armênia; resultado: os russos deixaram os armênios na mão [4].” O artigo de defesa mútua do CSTO não se aplica no caso do conflito de Nagorno-Karabakh, que vem de décadas e tecnicamente não é considerado no acordo. Seria como se a Grécia e a Turquia se atacassem para retomar territórios em disputa há anos e exigissem a proteção da OTAN. “A China, segundo o próprio Putin, também possuí dúvidas e preocupações com relação à guerra [3].” Então seria do interesse do Putin… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Ten Murphy
1 ano atrás

O último ataque do Azerbaijão foi contra alvos dentro do território indisputado da Armênia, não em Nagorno-Karabakh, por isso caberia sim uma resposta da CSTO.

Na sua analogia, seria como se a Turquia atacasse alvos na Tessália, o que certamente traria uma resposta dos países da UE.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

A questão não é onde se ataca, mas por quê se ataca. A resposta legal da CSTO se aplica quando um parceiro é atacado em seu território caso esse parceiro não tenha iniciado o conflito. Seria como a Rússia acionar a CSTO porque um drone ucraniano atacou território russo. Não teria direito a nada, pois foi ela (a Rússia) que atacou inicialmente. Não estou dizendo que isso está correto nem que aprovo, estou explicando que uma questão técnica abre para interpretação se a Rússia deve ou não defender a Armênia caso o território indisputado dela seja atacado. E a imperfeição… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Em termos de geopolítica, ninguem mais confia na Rússia.

Léo Neves
Léo Neves
1 ano atrás

O exército russo tinha tudo pra ter ganho no primeiro mês. Equipamentos bons e em grande quantidade mas errou nas escolhas e nas táticas fazendo esse vexame. A culpa ou é do Putin ou dos próximos a ele.
Agora com essa mobilização junto da grande quantidade de equipamentos que a Rússia tem a disposição acho difícil a Ucrânia resistir. Fora ainda a grande quantidade de drones do Irã chegando a cada semana.
Mas as perdas russas vão aumentar muito também e creio que dentro da Rússia o descontentamento será muito grande talvez grande o suficiente para derrubar Putin.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Léo Neves
1 ano atrás

Israel já mandou uns brinquedinhos anti drones para a Ucrânia e técnicos para inspecionar os destroços.

Zorann
Zorann
1 ano atrás

Esta é a opção que ele tem. Natural ele fazer isto: deveria ter feito antes.

santiago
santiago
1 ano atrás

Ao que parece a força industrial militar está sendo testada nesse conflito. Já estamos vendo estoques considerados gigantes sumindo dos dois lados . Os vizinhos da ucrânia já dizem que não podem mais doar armamentos, por outro lado os eua mantem uma escala de produção constante e pode fornecer por um bom tempo, acredito. Já a Russia está usando estoques e até veículos fora de operação , o que é bem estranho, ao mesmo tempo que quer expandir a produção interna e suprir necessidades como um novo avião cívil wide body. Com tanta tecnologia nos novos meios nunca mais veremos… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Putin se tornou um chiwawa com dentes atômicos. Late, late, late, mas não tem capacidade de projeção de poder. Só lhe resta ameaçar um ataque atômico em massa, que talvez ele nem seja capaz de deflagrar. O silo precisa abrir para o míssil intercontinental ser lançado. O veículo de transporte precisa rodar até o ponto de lançamento. O bombardeiro precisa se manter em vôo para lançar o míssil. E o submarino atômico tem que navegar nas profundezas incógnito para lançar seu ataque. E, é claro, os mísseis não podem ser interceptados e destruídos no caminho. Muitas dúvidas sobre a capacidade… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Zorann
Zorann
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

É o que afirmei acima. Esta é a imagem que o Putin passou da Rússia para todo mundo. É isso que o Marcelo e boa parte do mundo pensam da Rússia (e possivelmente com razão em muitos pontos): uma nação onde nada funciona. “Late, late, late a não faz nada” Esse foi o erro: deveriam ter usado armas táticas nucleares ao primeiro sinal de ajuda ocidental. Queria ver se o Marcelo e boa parte do mundo estariam pensando assim. O Putin, com sua fraqueza, falta de coragem de escalar o conflito, jogou a Rússia nesta situação. Ninguém deve sacar um… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Quem ataca tem que estar preparado para ser atacado. Logo que o Putin começar a mover suas forças nucleares os EUA e a OTAN já estarão em Defcom-4. Os EUA vem trabalhando sistemas de defesa contra mísseis nucleares desde os anos 80. E os EUA são bem conhecidos por manter seus armamentos mais poderosos em completo segredo. Um ataque nuclear preventivo será lançado antes que o Putin tenha tempo de apertar o botão. Vence quem saca mais rápido.

Zorann
Zorann
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Estou falando de armas nucleares táticas…. Vc realmente acredita que os EUA usariam armas estratégicas, destruindo o mundo inteiro, porque a Russia, ou qualquer outro país usou armas táticas em campo de batalha? Que viagem…. Não sei em que mundo que vocês vivem onde acham que o ocidente vai resolver toda e qualquer ameaça e nada de mal vai acontecer. Acorda cara! A Russia amarelou demais, por isso de vc pensar o que mostrou pensar em seu comentário original. Caso contrário estaria ai, pensando qualquer coisa de mal da Rússia, menos duvidando da disposição russa de levar o conflito até… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Os EUA e a OTAN não possuem doutrina de armas nucleares táticas. O uso de qualquer armamento nuclear será respondido com retaliação nuclear.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

“Quem ataca tem que estar preparado para ser atacado. Logo que o Putin começar a mover suas forças nucleares os EUA e a OTAN já estarão em Defcom-4. Os EUA vem trabalhando sistemas de defesa contra mísseis nucleares desde os anos 80. E os EUA são bem conhecidos por manter seus armamentos mais poderosos em completo segredo. Um ataque nuclear preventivo será lançado antes que o Putin tenha tempo de apertar o botão. Vence quem saca mais rápido.” Bobagem pura. Primeiro, sempre questiono se os EUA se poriam em perigo por um país periférico que de pouco vale pra eles.… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Então é só o Putin começar a mover suas forças nucleares. Por que não começa? Eu respondo … porque tem juízo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zorann
1 ano atrás

Até porque os EUA dipõe da MOAB (GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast), que é o mais poderoso artefato convencional disponível.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

A FOAB russa teria 4x o poder da MOAB, supostamente.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Mostra uma em uso no campo de batalha. Os EUA já usaram várias moabs.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Supostamente os EUA teriam o Aurora, o SR-72, o TR3B Black Manta, o Projeto Guerra nas Estrelas, o Solar Warden, o raio da morte, etc. Supostamente não é verdadeiramente. Supostamente não é realidade. A realidade é que um pais não nuclear está dando um coro em uma potência nuclear.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

A questão é que nenhum país do mundo pode se dar ao luxo de assumir que as forças estratégicas da Rússia são incapazes de lançarem mão de um ataque nuclear em massa. Primeiro porque não há como saber com certeza qual o grau de prontidão e manutenção destas forças e segundo porque, ainda que apenas 10% das quase 1600 ogivas que os russos mantém implantadas atinjam seus alvos, estaríamos diante de uma catástrofe humanitária, política e econômica sem precedentes.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
diogocld
diogocld
1 ano atrás

Levando em consideração que essa mobilização deve levar algum tempo, será interessante acompanhar o que a OTAN fará diante dessa informação. Imagino que especialmente os EUA aumentarão a ajuda militar (já a Europa eu tenho minhas dúvidas, talvez a Polônia). Por sua vez, a Ucrânia fica diante de um dilema, imagino que consolidará os territórios que recuperou e irá fortificá-los. Questão que deve ser levantada também é se a Rússia se contentará em limitar suas ações no Leste e no Sul da Ucrânia, como é hoje, ou se tentará novamente atacar o norte como no início da invasão.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  diogocld
1 ano atrás

A Ucrânia não tem nenhum dilema, ela vai atacar e perseguir todo e qualquer Russo em seu território até a última bala, quem tem dilema é Putin!

Scudafax
Scudafax
1 ano atrás

Infelizmente, o conflito foi iniciado. Contudo, já teria terminado meses atrás sem o apoio de bilhões de dólares em equipamentos, treinamento, inteligência, sanções econômicas colossais e apoio informacional. Sem apoio, a Ucrânia estaria sem munição há tempos. O problema é que nenhum lado vai aceitar uma derrota.

glasquis 7
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

“Infelizmente, o conflito foi iniciado. Contudo, já teria terminado meses atrás sem o apoio de bilhões de dólares…”

É, se a Rússia não tivesse invadido a Ucrânia de forma ilegítima e violenta o conflito nem teria iniciado.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

Não terminaria. A Ucrânia se transformaria num Iraque ou num Afeganistão.
E a guerra começou em 2014. Foi a Rússia que decidiu invadir parte da Ucrânia e enviar mercenários e equipamento. A diferença, entre 2014 e 2022, foi que decidiu atacar diretamente…

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Não teria terminado, mas com a tomada de Kiev e a queda de Zalensky, a Ucrânia estaria acabada.

Acontece que nem sabemos se Putin quer mesmo anexar a Ucrânia toda ou somente partes, e aí mora o perigo pois anexar somente partes tornará o resto da Ucrania mais agressiva e não derrubará Zalensky, pelo contrário, o ocidente dará ainda mais apoio a ele.

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Nem tenho a certeza se queria anexar. Agora parece que não tem outra hipótese…

Fabrício Lustosa
Fabrício Lustosa
1 ano atrás

Nunca é demais lembrar a raiz desse conflito. Os famosos protestos da chamada “Euromaidan” não contavam, sequer, com o apoio da maioria da população ucraniana: “Ukrainians are divided into almost two equal camps in their attitude to Kyiv Euromaidan: 50% of Ukrainians don’t support Euromaidan, while 45% have the opposite position, according to the December research conducted by Research & Branding Group.” Os ucranianos estão divididos em quase dois campos iguais em sua atitude em relação ao Kyiv Euromaidan: 50% dos ucranianos não apoiam o Euromaidan, enquanto 45% têm a posição oposta, de acordo com a pesquisa de dezembro realizada… Read more »

Wilson França
Wilson França
1 ano atrás

Fonte: Arial 11

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Putin não queria isso mas foi obrigado. No entanto essa mobilização abre possibilidades. Com mais 300.000 homens daria para promover outra grande operação e tomar mais território ucraniano.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Ô dó..

Faz um PIX pra ele pra ajudar..

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

Seria uma boa deixa para justificar alguns F-16, Leopards e outros equipamentos mais… interessantes!
No mais isso não é uma demonstração de força e sim de fraqueza, a operação especial deu errado.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
1 ano atrás

que bom dia para nao ser russo.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

O grupo de OTANinhos e faxineiros da OTAN, resolveu estar unido e assim tentar rejeitar o óbvio… e isso, uma vez mais. A Rússia recorreu a mobilização parcial e explicou: o objetivo é proteger o seu território. Qual? Ora é só conferir no mapa, onde começa e onde acaba, tendo em conta o referendo que terminará no dia 1 de Outubro. Contundo, tendo em conta o exercício da boa fé, o território russo começará a ser protegido tendo em conta estas novas localidades: Lugansk = 26,684 km2 Donetsk = 26,517 km2 Zaporizhia = 27,183 km2 Kherson = 28,461 km2. Vou continuar por aqui, vendo… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

O que vale hoje é a lacração na narrativa, entendeu? nao importa se não ocorrerá, vale o discurso.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Porém, esses discursos não passam nenhuma credibilidade é apenas briga de torcidas. A realidade é bem diferente, prezado Luciano. Você abordou bem o assunto.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Pois é, prezado Mateus Gonçalo, ontem num jornal famoso aqui do Brasil eles noticiaram essa tomada de território feita pela Rússia.
Isso feito com materiais, arsenal excedente, os quais sempre a Rússia realiza treinamentos a vida inteira.

Last edited 1 ano atrás by Ivanmc
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Já embarcou para a Rússia para integrar as fileiras dessa mobilização? Se não entao para de falar asneiras. A guerra não é videogame, você morre e acabou, não tem respawn, sua mãe recebe uma bandeira dobrada ao invés do abraço de um filho tudo porque um Hitler com ogivas nucleares decidiu brincar de The war.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Tou gostando de ver a sua raiva dissimulada de piada.
A sua faxina enquanto OTANazianãozinho tá correndo mal.
Vai ter que engolir o filme até ao fim: Rússia parindo a Novarrussia e a Ucrânia virando PIGMEUkraine

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

A Rússia recorreu a mobilização parcial e explicou: o objetivo é proteger o seu território.
.
guerra rolando na Ucrânia e a Rússia mobilizando pra proteger território que não esta em guerra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
.
alem disso a Rússia ta falando que vai anexar o território e o sujeito ainda acreditando nesse novorussia kkkkk
tu é muito infantil
.
.
“referendo que terminará no dia 1 de Outubro.

referendo de carta marcada sem valor nenhum kkkkkk

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Outro que se ficasse quieto e calado passaria por inteligente.
Mas agora tá aqui com dor de marido abandonado que não aceita o final da relação.
Vai ter que crescer, baby boy. E aceitar o novo mundo: Novarussia nascendo, PIGMEUkraine, idem

Henrique
Henrique
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Vai ter que crescer, baby boy. “

ASUHADUIhsudfihaw89rfyh3280tfh23y89tgha8f9 olha o nível de argumento da criança… realmente velho.. siga tuas palavras… se ficasse quieto e calado passaria por inteligente.

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Senhores, devo avisar que o Exercito Russo agora está aceitando o voluntários estrangeiros, apos 12 meses de serviço vocês vão ganhar cidadania Russa.

para todos os ávidos apoiadores das medidas Russas eu recomendo fortemente que se inscrevam nessa INCRÍVEL empreitada para garantir essa fantástica recompensa. Desejo a todos uma boa sorte (rsrsrsrsrsrs)

Rafael
Rafael
1 ano atrás

Estava esperando um discurso à la Sportpalast. Putin decepcionou seus extremistas internos e externos.

Bruno
Bruno
1 ano atrás

Melhor sistema anti-missíl. Ah sim. Delírios, delírios, delírios…

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Pois é! Provocaram o russo com o monte de lorotas contadas pelos “GENERAIS” aqui do blog. É no que dá viver em Nárnia e se basear em analistas políticos da Terra Média. Lá na Ucrânia, os russos já abandonaram Kiev, depois (muito depois) de perceberem não ia ser barbada. O russo errou de novo quando achou que bastava ter massacrado os ucranianos em Kherson e que não existia mais exército inimigo. Se deu mal duas vezes e inventa novo plano “B”. O pior é que tem louco que acha que dá pra ganhar guerra contra uma potência nuclear. É claro,… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Arthur
1 ano atrás

E, no entanto, quem está a correr atrás do prejuízo é a Rússia…

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

Ouvi pelo radio agora de manhã que Putin ordenou a mobilização de 300 mil soldados da reserva …. Será que vai ter tanque T-34 para todo mundo ?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

Será que vai ter saco preto suficientemente para tantos mortos e lenços para enxugar as lágrimas de tantas mães.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Sempre existirá mercenários para repor, e eles atuam como peças descartáveis no tabuleiro de guerra das potências. Todos os países que roubam recursos de outras nações, têm empresas militares privadas. A estadunidense blackwater, que mudou o nome para academi, tem quase 100 mil mercenários no Iraque, garantindo a segurança das empresas ocidentais que exploram o petróleo iraquiano. Também está presente na Ucrânia, negociando armas com os neonazistas. A empresa militar privada grupo wagner representa o lado russo…

paulof
paulof
1 ano atrás

Sobre o resultado, achei que o Moex iria cair mais – está -4,14, e o brent chegar a 100 dólares (90,92 dólares o barril), nada disso ocorreu, o inventário das reservas americanas de petróleo cresceram menos da metade do que o mercado pensava (esse ano não acertaram uma), bolsa no brasil com pequena baixa, mas na Europa e EUA em alta, e uma notícia muito aguardada UE aprova até € 5,2 bilhões em financiamento público para projetos de hidrogênio, como disse o presidente da ENI a Rússia será irrelevante no mercado de gás em 2025, mas pelo visto a irrelevância… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  paulof
1 ano atrás

O capital é covarde, mas o capitalismo é resiliente. Os mercados já perceberam que a economia européia e mundial vão se livrar da Rússia como fonte de energia. Há outros fornecedores de hidrocarbonetos, outras fontes de energia e técnologias que aumentam a eficiência energética e reduzem o desperdício de energia. Até o Brasil, se houver inteligência e visão de futuro, poderá lucrar muito como fornecedor de energia.

Antonio Cançado
1 ano atrás

Medida desesperada de um criminoso desesperado.

Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

É hipinose coletiva, prezado Judilson.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Com certeza, prezado Judilson. Eu vivi numa cidade onde que as castas obrigavam, quem quisesse fazer parte, de levarem os rebentos para um lugar famoso com Castelo e pessoas fantasiadas de Rato, Pato, Princesas… Dentre outras aberrações. Passou-se nalguns anos e trabalhei num órgão da justiça famoso, onde eu achei que pessoas construtivas, evolutivas guardiãs da Lei eram diferentes, mas, pasmem eram iguais. Tinham que mandar as suas proles para o Mundo do Castelo, é quase uma seita explícita. Estudei, li sobre a patologia social, em sociedades emergentes onde as esperanças vem de figuras mitológicas ou eventos de fantasias que… Read more »

Luciano
1 ano atrás

Esses reservistas irão para uma guerra sem sentido. Os soldados estarão com a moral em baixa, qualquer oportunidade se entregarão e vai ser mais um vexame.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O nosso subdesenvolvimento é produto do nosso atraso, das nossas deficiências, da nossa corrupção, dos nossos erros, das nossas escolhas tortas, etc. O Brasil tem uma história, que nos trouxe até o momento presente. Não adianta culpar outro país pelas mazelas que nós contruimos.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

“Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores.”

Luis Fernando Verissimo

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Só que os EUA não invadiram o Brasil. E a Rússia invadiu a Ucrânia. Bingo.

Grifon
Grifon
1 ano atrás

E as ameaças da OTAN sobre a Rússia? Isso fica de fora é? Só valem as ameaças da Rússia contra a OTAN, mas da OTAN contra a Rússia n vale né? Ai ai ai redação trilogia, parem com essa parcialidade.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Que ameaças que a OTAN fez à Rússia?

Grifon
Grifon
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Tá de ironia né?

Henrique
Henrique
Reply to  Grifon
1 ano atrás

as “amiaças”

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Não. É uma pergunta legítima.Quais ameaças foram feitas pela OTAN à Rússia?

Grifon
Grifon
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Instalação de mísseis balísticos intercontinentais na Ucrânia, cercar a Rússia com países fronteiriços aderindo ao bloco, tudo isso é uma ameaça para a Rússia. O plano deles era aderir a Ucrânia ao bloco da OTAN, e instalar sistemas de mísseis balísticos, mísseis que em questão de minutos atingiriam Moscou e São Petersburgo, tudo isso para fazer com que a Rússia não se desenvolvesse economicamente e nem militarmente. Isso não é de agora. Se a guerra fria acabou, os EUA venceram a guerra, o muro de Berlim caiu, o Pacto de Varsóvia ruiu, então porquê eles mantém um bloco militar no… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Por favor, transcreva as ameaças nucleares da OTAN à Rússia e poste a fonte. Sem blá blá blá.

Grifon
Grifon
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Olha só, ao cara inda vem com deboche!!

As armas nucleares da OTAN? Bom, se for assim o Reino Unido, os EUA e a França possuem armas nucleares, e os três pertencem ao bloco da OTAN, só pra constatar. Sem contar que os EUA compartilham armas nucleares com a Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Turquia, todos membros da OTAN.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Índia já havia declado desconforto com o conflito militar na Ucrânia. Agora é a China que está se manifestando.
https://www.aa.com.tr/en/asia-pacific/china-calls-for-negotiations-cease-fire-in-ukraine-after-russias-military-mobilization-announcement/2690808

Henrique
Henrique
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Negociações só se a Rússia se retirar das fronteiras da Ucrânia (fronteira de 1991) do contrario pra Ucrânia não vale nada o acordo.
.
Se fizerem um armistício e congelar a guerra no estado atual daqui 5-10 anos a Rússia começa ela de volta. Paz duradoura agora só existe com a Ucrânia expulsado os russos e ela entrando pra OTAN.
.
A Rússia não se importa (link) de Suécia e Finlândia terem entrado então a Ucrânia fazer parte tb não vai ser de importância.
.
.
.
.
https://yle.fi/news/3-12626182

Luciano
1 ano atrás

Parece que depois do anúncio da mobilização de reservistas, já se formou uma fila de 10km de Russos tentando entrar na Finlândia, será mais um plano do Putin para invadir a Finlândia e proteger os russos que estão lá?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Luciano
1 ano atrás
Wellington Jr
Wellington Jr
1 ano atrás

Tá, mas a Ucrania nunca fez isso pois a guerra é Ucrânia x Rússia, torcemos é pela vitória da Ucrânia contra uma potência invasora. Afinal apoiar uma potência invasora quando nosso próprio país sofre com a interferência de outras potências soa como burrice.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Cara precisa dos EUA fazer filminho para tu perceber que comunismo e socialismo é uma merdx?? Meu Deus bixo nenhum povo é manipulado a se rebelar se o seu governo representar a vontade popular, segundo alguns energúmenos no Forte 55% da população Ucraniana era contra o Euromaiden porém como um governo cai se tem a maioria favorável? Vejamos o caso Dilma aqui no Brasil, ela só caiu porque o descontentamento da população chegou a níveis que o congresso tinha de dar uma resposta ou viraria um caos. Pode ter havido mentes estrangeiras auxiliando os cabeças das manifestações? Sim pode e… Read more »

Neural
Neural
1 ano atrás

Agora o bondão vai vir Bruto!

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

O neocolonialismo das grandes potências nunca deixou de atuar sobre os países menores, eles ainda colonizam e exploram países mais fracos só que hoje de uma forma mais mascarada. E o principal instrumento empregado para alcançar isso é a corrupção, através da corrupção eles compram e põem no bolso a classe dirigente e assim aparelham as instituições chaves do país alvo para domina-lo e o manter sob sua influência. Os países que não seguem esta linha acabam alvos de guerra econômica e tomados pelo uso da força. Desde a era Vargas que “forças ocultas” vem interferindo sistematicamente no Brasil sabotando… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Enquanto a Rússia joga poker, a Alemanha entrega 18 obuseiros autopropulsados RCH 155 para os ucranianos. A OTAN, definitivamente, já está na Ucrânia. Segue a contra ofensiva …
https://www.google.com/amp/s/bulgarianmilitary.com/2022/09/20/germany-supplies-18-rch-155-barrelled-artillery-systems-to-ukraine/

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

A OTAN só estará definitivamente na Ucrânia a hora que ela enviar suas tropas para combater a Rússia, até isso acontecer, não passa de uma guerra de procuração como tantas outras.

naval762
naval762
1 ano atrás

Normalmente, quando alguém diz que algo “não é blefe” a pessoa está mentindo, mas como vivemos numa situação fora do normal é melhor levar a sério o que foi dito. Acredito que há um esforço muito grande por parte de muitos dos poderosos para que haja um novo conflito mundial.