quarta-feira, setembro 28, 2022

Saab RBS 70NG

Putin estabelece mobilização parcial na Rússia, ameaçando inimigos

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

KYIV, Ucrânia (AP) – O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização parcial na Rússia, já que a guerra na Ucrânia chega a quase sete meses e Moscou perde terreno no campo de batalha. Putin também alertou o Ocidente que “não é um blefe” que a Rússia usaria todos os meios à sua disposição para proteger seu território.

O número total de reservistas a serem convocados é de 300.000, disseram autoridades.

O discurso televisionado do líder russo à nação divulgado na quarta-feira ocorreu um dia depois que as regiões controladas pela Rússia no leste e sul da Ucrânia anunciaram planos de realizar votações para se tornarem partes integrantes da Rússia. As observações de Putin também vêm contra o pano de fundo da Assembléia Geral ONU em Nova York, na qual Moscou foi avisada sobre seus planos de referendo.

Os esforços apoiados pelo Kremlin para engolir quatro regiões podem preparar o terreno para Moscou intensificar a guerra após os sucessos ucranianos. Os referendos, que deveriam ocorrer desde os primeiros meses da guerra, começarão na sexta-feira nas regiões de Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia e Donetsk parcialmente controladas pela Rússia.

Putin acusou o Ocidente de se envolver em “chantagem nuclear” e observou “declarações de alguns representantes de alto escalão dos principais estados da OTAN sobre a possibilidade de usar armas nucleares de destruição em massa contra a Rússia”.

“Aos que se permitem tais declarações em relação à Rússia, quero lembrar que nosso país também tem vários meios de destruição, e com componentes separados e mais modernos que os dos países da OTAN e quando a integridade territorial de nosso país está ameaçada, proteger a Rússia e nosso povo, certamente usaremos todos os meios à nossa disposição”, disse Putin.

Ele acrescentou: “Não é um blefe”.

Putin disse que assinou um decreto sobre a mobilização parcial, que deve começar na quarta-feira.

“Estamos falando de mobilização parcial, ou seja, apenas os cidadãos que estão atualmente na reserva estarão sujeitos ao recrutamento e, acima de tudo, aqueles que serviram nas Forças Armadas têm certa especialidade militar e experiência relevante”, disse Putin.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse em uma entrevista televisionada na quarta-feira que apenas aqueles com experiência relevante em combate e serviço serão mobilizados.

Shoigu também disse que 5.937 soldados russos morreram no conflito na Ucrânia, muito abaixo das estimativas ocidentais de que a Rússia perdeu dezenas de milhares.

Putin disse que a decisão de mobilizar parcialmente foi “totalmente adequada às ameaças que enfrentamos, ou seja, proteger nossa pátria, sua soberania e integridade territorial, para garantir a segurança de nosso povo e do povo nos territórios libertados”.

Mais cedo na quarta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy descartou os planos do referendo como “barulho” e agradeceu aos aliados da Ucrânia por condenar as votações programadas para começar na sexta-feira.

Em seu discurso noturno, Zelenskyy disse que havia muitas perguntas em torno dos anúncios, mas enfatizou que eles não mudariam o compromisso da Ucrânia de retomar áreas ocupadas por forças russas.

“A situação na linha de frente indica claramente que a iniciativa pertence à Ucrânia”, disse ele. “Nossas posições não mudam por causa do barulho ou de qualquer anúncio em algum lugar. E contamos com o total apoio de nossos parceiros nisso.”

Mesmo uma mobilização parcial provavelmente aumentará o desânimo entre os russos sobre a guerra. O movimento de oposição Vesna convocou protestos em todo o país na quarta-feira, dizendo que “milhares de homens russos – nossos pais, irmãos e maridos – serão jogados no moedor de carne da guerra. Pelo que eles estarão morrendo? Pelo que as mães e as crianças estarão chorando?”

Não ficou claro quantos se atreveriam a protestar em meio à repressão geral da oposição e às duras leis da Rússia contra quem difama os soldados e a operação militar.

As próximas votações do referendo certamente seguirão o caminho de Moscou. Eles foram rapidamente descartados como ilegítimos pelos líderes ocidentais que estão apoiando Kyiv com apoio militar e outros que ajudaram suas forças a aproveitar o impulso nos campos de batalha no leste e no sul.

“Agradeço a todos os amigos e parceiros da Ucrânia pela firme condenação de hoje das tentativas da Rússia de realizar um novo referendo falso”, disse Zelenskyy.

Em outro sinal de que a Rússia está se preparando para um conflito prolongado e possivelmente intensificado, a câmara baixa do parlamento, controlada pelo Kremlin, votou na terça-feira para endurecer as leis contra deserção, rendição e saques por tropas russas. Os legisladores também votaram para introduzir possíveis penas de prisão de 10 anos para soldados que se recusam a lutar.

Se aprovada, como esperado, pela câmara alta e depois assinada por Putin, a legislação fortaleceria as mãos dos comandantes contra a queda de moral relatada entre os soldados.

Na cidade de Enerhodar, ocupada pela Rússia, os bombardeios continuaram em torno da maior usina nuclear da Europa. A operadora de energia ucraniana Energoatom disse que o bombardeio russo danificou novamente a infraestrutura da usina nuclear de Zaporizhzhia e forçou trabalhadores a ligar dois geradores a diesel para fornecer energia de emergência às bombas de resfriamento de um dos reatores.

Essas bombas são essenciais para evitar um colapso em uma instalação nuclear, embora todos os seis reatores da usina tenham sido desligados. A Energoatom disse que os geradores foram desligados depois que a energia principal foi restaurada.

A Usina Nuclear de Zaporizhzhia tem sido um foco de preocupação há meses por causa do temor de que o bombardeio possa levar a um vazamento de radiação. Rússia e Ucrânia culpam-se mutuamente pelo bombardeio.

FONTE: Associated Press

- Advertisement -

440 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

440 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sulamericano
Sulamericano
7 dias atrás

Nessa guerra contra a Ucrânia, o exército Russo (no seu desempenho) lembra muito o exército italiano durante as campanhas na África na WWII: alto comando totalmente corrupto e tropas desmotivadas.

Patrício
Patrício
Reply to  Sulamericano
7 dias atrás

Só tenho uma coisa para dizer para a Ucrânia: Ah coitada!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Patrício
7 dias atrás

“Militarmente a Rússia não pode ser derrotada, se tentarmos levaremos o mundo a terceira guerra mundial” Gregory Gisy(Político Alemão). E eu concordo plenamente! Cada vez mais parece que mexeram com a pessoa errada, mexeram com um especialista em guerra híbrida, toda essa escalada tem um timing planejado de quem domina o assunto, considerou-se as possibilidades bélicas ucranianas, as sanções que seriam aplicadas pela união europeia, e as retaliações russas que teriam justificativas e os efeitos práticos pretendidos, considerou-se o timing da oportunidade dos efeitos climáticos; é mexeram com a pessoa errada, que antecipou o movimento no tabuleiro de xadrez dos… Read more »

Last edited 7 dias atrás by Agressor's
Minsc
Minsc
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

Timing planejado de quem está apanhando e precisa tomar medidas desesperadas.

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Minsc
6 dias atrás

Ao que me consta quem esta apanhando e a Ucrania, que tem boa parte de seu territorio dominado pela Russia faz seis meses, e tem sua marinha e forca aerea destrocadas, e um exercito que vive de doacoes…KKKKKKKK

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Oswaldo
6 dias atrás

Principalmente doações das forças armadas russas.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Oswaldo
6 dias atrás

Ucrânia estava apanhando e batendo… agora só bate e o valentão teve que recorrer à desculpa de que há ameaça a integridade territorial da mãe Rússia…

O Chato
O Chato
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

É importante ter em mente que, apesar de a Rússia ser “gigante” (em tamanho, pessoal e recursos – inclusive militares), resta ver a diferença que essa mobilização irá fazer. Em relação a pessoal, mais gente no solo não significa necessariamente mais poder efetivo (aquele comboio de dezenas de quilômetros às portas de Kiev é um ótimo exemplo disso). Também não se sabe se terão equipamento apropriado para todo esse pessoal, visto que, no presente momento, parece haver bastante insatisfação do lado Russo nesse quesito (pelo menos da parte das forças separatistas) e é evidente que as perdas até o momento… Read more »

3204fd4cb694556750c30bcbc4dfbb0e.jpg
mac
mac
Reply to  O Chato
6 dias atrás

Putin provavelmente espera que o aumento da automobilização e a repressão às forças russas relutantes lhe permitam tomar o resto de Donetsk e defender as partes ocupadas pelos russos dos oblasts de Luhansk, Kherson e Zaporizhia. Ele está enganado. Putin não tem o tempo nem os recursos necessários para gerar um poder de combate efetivo. Mas Putin provavelmente esperará para ver se esses esforços serão bem-sucedidos antes de aumentar ainda mais ou culpar sua perda em um bode expiatório. Seu bode expiatório mais provável é o ministro da Defesa Sergei Shoigu e o Ministério da Defesa russo. Relatos de que… Read more »

Antonio Cançado
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

Posso te dizer que isso que você anda fumando tá te fazendo muito mal?

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

Tá mais pra não planejou nada direito……

Viu q desandou e partiu pra ameaça nuclear.

O dono da bola é “perna de pau”, vai pra “de fora” e ameaçou levar a bola pra casa.

Matheus Maciel
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

Você está errado! Todos os comentaristas do Forte sabem mais do que generais e estrategistas russos que tem décadas de experiência em guerra bélica (direta ou indiretamente), guerra cibernética, guerra midiática, guerra econômica, guerra política e guerra de influência contra os EUA. E os EUA disseram que eles são os mocinhos, e tenho dezenas de filmes de Hollywood pra provar isso!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Matheus Maciel
6 dias atrás

Saber mais que quais generais? os Russos? bom não é tão difícil, qualquer jogador de Hearts of Iron 4 consegue essa façanha.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Matheus Maciel
6 dias atrás

Muita experiência mesmo, tanto que a URSS quebrou devido aos gastos militares astronômicos e insustentáveis. A Rússia luta uma guerra do século XXI com estratégias e táticas do século XX. Um fiasco completo.

mac
mac
Reply to  Marcelo
6 dias atrás

“Em vez de compromisso, as ameaças de Putin exigem o fornecimento de sistemas defensivos e ofensivos não apenas para a Ucrânia, mas para o Japão e países pró-ocidentais ao longo de toda a fronteira da Rússia. Putin deve saber que, embora o conflito na Ucrânia esteja agora limitado à Ucrânia, ele coloca em risco o território russo não apenas ao lado da fronteira da Ucrânia, mas também toda a periferia da Rússia. Afinal, não há um único vizinho da Rússia que ela não tenha vitimado em algum momento da história.” Por que Putin teme a paz com a Ucrânia? Ele… Read more »

NUk77
NUk77
Reply to  Matheus Maciel
6 dias atrás

É isso.

Essa é a mentalidade dos colonizados braZicanos.

Se não saiu da Casa Branca, mídia dos EUA (AP um das principais), satélites, Disney ou Netflix é mentira, não aconteceu, não existe!

Que se exploda inclusive a lógica!

Jose Marinho
Jose Marinho
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

Na realidade a Russia ja foi derrotada, porque passou de uma operaçao especial para libertar o povo escravisado Ucraniano, para a Guerra com o povo Ucraniano que afinal não estava escravisado e mesmo assim náo sei se ganha…
Putim encurralado declara mobilizaçao parcial, mas quem vai lutar sao os pobres que náo tem como fugir, porque os ricos esses ja estao nos seus paraisos e as classes que tem hipotese de pagar voos ou outros meios ja esta a fugir da Russia. Vamos la ver como será a moral das tropas…

Fernandonp
Fernandonp
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

O preço da energia é uma verdadeira bomba na vida social e econômica europeia, essa é a única arma do Putin no momento.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Fernandonp
6 dias atrás

Engraçado os eua dizendo pra união europeia: “Continuem com as sanções contra a Rússia ” e quebrando a europa e o dólar se valorizando porque eles são alto suficientes. E o povo achando mesmo que o interesse é ajudar a Ucrânia… kkkkkk…. 😀

Last edited 6 dias atrás by Agressor's
NUk77
NUk77
Reply to  Agressor's
6 dias atrás

Os EUA estão induzindo propositalmente a quebra da indústria europeia! E seus capachos nas lideranças da UE sabem disso! Por isso foi permitido estarem lá…

Só não entenderam ainda os colonizados europeus da OTAN que irão pagar a conta!

É isso que os EUA reserva as seus “aliados” (colônias e buchas de canhão!).

Estão realente de parabéns! Deram um tiro de escopeta na própria cara.

Mas a culpa é dos russos, sempre!

Heinz
Heinz
Reply to  Patrício
7 dias atrás

Oh kings, se a operação militar especial estava indo tão bem. Porque convocar 300 mil soldados a mais? reservistas?
Não morreram só 1300 russos?
Porque a pressa em realizar os “referendos”?
Mesmo não tendo o controle total das regiões.
Oh kings, te atualizaram que a Ucrânia conseguiu reconquistar uma cidade a 20 km de Lugansk?

Patrício
Patrício
Reply to  Heinz
6 dias atrás

A questão é: Se a Rússia tem 1,5 milhão de soldados profissionais, por que usar apenas essa ‘merreca’?
E de voluntários.
Esperando a OTAN?
Não creio.
Ela já mostrou que tem medo dos russos.

Luciano
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Será que são esses profissionais que estão lotando os aviões saindo da Rússia depois do Putin anunciar a convocação de reservistas?

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
6 dias atrás

Acho que essa decisão de Putin pode ser resumida em uma foto.

IMG-20220921-WA0001.jpg
Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Isso me lembra muito a cédula usada no ‘referendo’ de anexação da Áustria em 1938…

Anschluss-ballot.jpg
Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Patrício
6 dias atrás

a Russia nao tem nem um terço disso, e os que tinha já estão em torrorio Ucarniano. o que vem agora sera mera Bucha de canhão, o melhor do exercito Russo ja foi gasto.

Luciano
Reply to  Patrício
6 dias atrás

1,5 milhão de soldados profissionais? kkkkkkkk, vc não viu o vídeo do Wagner Group recrutando presidiários? Vc é um comédia mesmo.

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
6 dias atrás

Eu não queria te alarmar, não.
Mas, considerando que a Rússia vai colocar um pouco mais de soldados na Ucrânia, o Ocidente está se desmanchando em uma grave crise econômica, chegaram notícias de que Jinping ordenou ao Exército chinês que se prepare para ações militares.
É.
O bicho tá pegando.

Luciano
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Bem, parece que a China não gostou muito dessa escalada do Putin.

FdLYA2WWAAAOX3-.png
Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luciano
6 dias atrás

KKKKKKKKKKKKK uma satisfação ver o “aliado da Russia” basicamente mandando um “vai se ferrar, to fora dessa merda que você causou”

Luciano
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Vai pega nada, depois do Biden ter dito que EUA enviarão soldados p/lutarem ao lado de Taiwan, a China disse que está disposta a resolver pacificamente a questão da unificação c/a ilha. Manda quem pode obedece quem tem juízo.

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
6 dias atrás

Kadirov, semana passada, pediu permissão a Putin para levar 85 mil novos soldados chechenos para a Ucrânia.
Reação de Washington: Sanções pessoais a Kadirov.
São uns piadistas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Em breve mais vídeos no TikTok

WSilva
WSilva
Reply to  Luciano
6 dias atrás

O objetivo da China de reunificar Taiwan pacificamente vem desde Mao Ze Dong, esse discurso NUNCA mudou, a China só invadirá Taiwan se a ilha se declarar independente. Acontece que você foi enganado ao acreditar na propaganda ocidental que a China estava prestes a invadir Taiwan. rs Ao invés de ler lixo ocidental, procurem ler e entender as constituições e leis da China/Taiwan e os planos quinquenais chineses. Lá vocês verão o que a China pensa de si, do mundo e Taiwan, sem besteirol de CNN, BBC, Jornal Nacional, Terça Livre, Hoje no mundo militar etc. Em relação a frase… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Fonte: bola de cristal e blá blá blá do Pravda.

Daniel
Reply to  Patrício
6 dias atrás

fala a marionete dos russos…vá criar vergonha na cara

Marcelo
Marcelo
Reply to  Daniel
6 dias atrás

Mobilizar uma força de batalha de 300.000 soldados exige muita organização e muito dinheiro, principalmente no inverno. Creio que a Rússia já gastou os melhores homens de seu exército e agora vai mandar recrutas para lutar contra as calejadas forças ucranianas. Também é obvio que os EUA e a OTAN vão aumentar a ajuda para fazer frente à esse novo posicionamento militar russo. Só quero lembrar que os EUA e a OTAN, estrategicamente, já colocaram a Ucrânia sobre sua proteção atômica. O jogo de xadrez estava queimando piões, mas agora parece que cavalos, torres e bispos começaram a se mover… Read more »

Joe
Joe
Reply to  Patrício
6 dias atrás

“1,5 milhão e soldados profissionais”. Você acredita em papai Noel também? kkkkk Só você mesmo xings.

Antonio Cançado
Reply to  Patrício
6 dias atrás

É, vem mostrando isso há 7 meses, especialmente agora…rsrsrsrsrsrs

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Profissionais???????????????????

Jefferson BA
Jefferson BA
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Russia com 1,5 milhão de soldados profissionais? A garoto, acorda!
Um monte de russo morto e você com esse papo de maluco.
O putin discursando todo torto, extremamente estressado, ameaçando o uso de armas nucleares.

Boitatá
Boitatá
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Tô-im, a Rússia tinha, antes da guerra, 850 mil homens na ativa:
Segundo o CIA Factbook:
prior to Russia’s invasion of Ukraine in February 2022, approximately 850,000 active duty troops (300,000 Ground Troops; 40,000 Airborne Troops; 150,000 Navy; 160,000 Aerospace Forces; 70,000 Strategic Rocket Forces; approximately 20,000 special operations forces; approximately 100,000 other uniformed personnel (command and control, cyber, support, logistics, security, etc.); estimated 200-250,000 Federal National Guard Troops 

NUk77
NUk77
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Até o momento é SMO.

A Rússia tem n cartas na manga para jogar.

Eles determinam o ritmo e tempo dos acontecimentos. Podem reduzir a Ucrânia ao século XIX e definitivamente libertar as regiões de Khakov a Odessa se assim for determinado.

Last edited 6 dias atrás by NUk77
mac
mac
Reply to  Heinz
6 dias atrás

O discurso de Vladimir Putin anunciando uma mobilização parcial dos reservistas russos não contém nada que não tenhamos ouvido antes. É um exercício de repetição. Assim, o Ocidente e seu lacaio, a Ucrânia neonazista, forçaram a guerra à pobre Rússia, que não teve escolha a não ser se defender. A agressão do Ocidente continua enquanto os ucranianos neonazistas se envolvem em genocídio e outras atrocidades. Naturalmente, o povo apoia a Rússia incondicionalmente e pede o apoio russo. O triste é que Putin provavelmente sabe que seu público – os russos de meia-idade que o adoram – acreditarão em tal bobagem.… Read more »

Satyricon
Satyricon
Reply to  mac
6 dias atrás

O tempo está acabando… para a Rússia.

Eles precisam agir rápido para eliminar esse sádico, antes que ele reduza a federação russa a pó.

A UE está em reunião agora, discutindo uma nova rodada de sanções (a oitava). A sombra do isolacionismo Norte Koreano paira sobre o futuro russo.

Putin já é carta fora do baralho. Esse ato desesperado deixa isso muito claro. Ele hoje pensa apenas em como terminar seus dias como exilado (Cuba, Venezuela, KN), porque a alternativa é muito pior:

Terminar como Saddam ou Gadaffi

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
7 dias atrás

Coitada mesmo..

os ucranianos estavam tocando a sua vida e vieram os invasores russos criar problemas, mas eles foram fortes e patriotas e em breve os russos voltarão para o seu país economicamente destruído..

Triste…

é que a Ucrânia, não aceitará refugiados vindos da Rússia..

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 dias atrás

“ os ucranianos estavam tocando a sua vida e vieram os invasores russos criar problemas “

Agora vc viu oque o povo do Iraque, Vietnã, Coreia, Japão, Afeganistão e outros diversos passou com os americanos ?

Ai ngm tem dó né ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
6 dias atrás

Você tem que justificar sempre que os erros dos outros ?

Nem assumir as m… que vocês escrevem assumem..

Diga-se de passagem

Japão e Afeganistão atacaram primeiro.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 dias atrás

Isso não é uma justificativa, é que ngm tem dó deles já que foi uma invasão em nome da democracia né ?

Agora os países que mais invadiu outros quer dar uma de bonzinho ..

Afeganistão atacou ? Ou foi um atentado?

“ Japão e Afeganistão atacaram primeiro. “

Quer que eu falo dos outros que não atacou e foi invadido ?

pangloss
pangloss
Reply to  Slow
6 dias atrás

O nome desse seu argumento é apelo à hipocrisia. Dois erros não fazem um acerto.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Slow
6 dias atrás

Ah, entendi. Atentado não é ataque…

Slow
Slow
Reply to  RPiletti
6 dias atrás

Então se um americano planejar um atentado no Brasil significa que os EUA atacou o Brasil ?

😂😂😂😂 entendi !!

Maurício.
Maurício.
Reply to  RPiletti
6 dias atrás

Por essa lógica, os americanos deveriam atacar a Arábia Saudita, já que dos 19 terroristas do 11 de setembro, 15 eram sauditas, inclusive o mentor também era Saudita e se chamava Osama bin Laden.

Last edited 6 dias atrás by Maurício.
Daniel
Reply to  Slow
6 dias atrás

fala das batalhs dos filsteus seu doidinho, papagaio do putin

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 dias atrás

E Vietname e Coreia também foram atacados por forças Comunistas…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
6 dias atrás

Mas nesse caso nem Vietnã e nem Coreia atacaram os EUA, eles se meteram porque quiseram, o único que de fato atacou os EUA foram os japoneses, no caso do Afeganistão é um pouco mais complicado, já que não foi o estado afegão que atacou os EUA, e sim terroristas que estavam no Afeganistão.

Slow
Slow
Reply to  Maurício.
6 dias atrás

Independente de quem atacou.. os EUA invadiu diversos países e a chapelada acha bonito, agora quer vim dar uma de bonzinho ..

Maurício.
Maurício.
Reply to  Slow
6 dias atrás

Slow, mas eu não estou discordando de você, eu só coloquei alguns fatos. Eu acho os EUA e seus torcedores tão hipócritas quanto os torcedores da Rússia, mas tem um pessoal que acha que os EUA são os mocinhos da história.

Slow
Slow
Reply to  Maurício.
6 dias atrás

Sim , entendi oque vc quis dizer rlx

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
6 dias atrás

Tal como os comunistas se meteram porque quiseram…
Dá para os dois lados.
E como aconteceu em inúmeros conflitos na África e AL apesar de muitos serem por procuração.

A questão é que há muita simplificação da história…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
6 dias atrás

Hcosta, não vejo “muita simplificação da história”, o que temos são fatos, e é fato que tanto Rússia como EUA invadem países quando seus interesses estão em jogo, querer relativizar isso é um erro, simples assim.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Hcosta
6 dias atrás

Pelo contrário. Vietnã do Sul e Coreia do Sul eram/são (Coreia do Sul ainda) territórios hostis ocupados pelos EUA!

Mas não se espera outra narrativa de colonizado da OTAN (buchas de canhão da Política de Estado dos EUA).

WSilva
WSilva
Reply to  Slow
6 dias atrás

Tava indo bem até citar o Japão…

Japão na verdade sofreu pouco, ainda está em divida com a Russia, China e Coreias.

Slow
Slow
Reply to  WSilva
6 dias atrás

Citei o Japão por causa das bombas que foram jogadas lá ..

WSilva
WSilva
Reply to  Slow
6 dias atrás

Embora tenha sido extremo, foi um ato justificado, o Japão deu sorte é que na época somente os EUA tinham a bomba, se Russia e China logo na sequência também tivessem o Japão sumiria do mapa dado as atrocidades que cometeram na Ásia.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Slow
6 dias atrás

Vietnã atacou um aliado americano.
Coreia atacou um aliado americano.
Japão atacou os EUA.
Afeganistão abrigou o grupo terrorista q atacou os EUA.
Iraque atacou aliado americano na 1ª e ameaçou mais lambanças pra depois.

Essa narrativa de justificar com o possível erro dos outros…… “Meu filho, vc não é todo mundo”.

Steel
Steel
Reply to  Velho Alfredo
6 dias atrás

grupo que o afeganistão “abrigou”, foi os EUA que botaram lá quando estes lutaram contra os soviéticos.

Slow
Slow
Reply to  Velho Alfredo
6 dias atrás

“ Iraque atacou aliado americano na 1ª e ameaçou mais lambanças pra depois. “

A justificativa foi armas de destruição em massa para de passar pano ..

Então partiu sair invadindo vários países do oriente médio já que vários deles abrigam terroristas né ?

Mas vcs adoram viver de hipocrisia .

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Slow
6 dias atrás

Se não tinha, pq ameaçou usar? Quem pirua, quer p.r.

E mais, não terem achado, não significa q não tinham antes, já q utilizaram contra xiitas bem depois da 1ª Guerra do Golfo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Velho Alfredo
6 dias atrás

Bush afirmava que o Iraque tinha as tais armas, mesmo ele sabendo que o Iraque não tinha, portanto, os EUA usaram as tais armas apenas como desculpa esfarrapada para atacar e invadir o Iraque, é feio tentar negar um fato.

Slow
Slow
Reply to  Velho Alfredo
6 dias atrás

Se tinha porque não foi achado ?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Velho Alfredo
6 dias atrás

“Essa narrativa de justificar com o possível erro dos outros……” Possível erro dos outros? Que “bela” tentativa de passada de panos… Os americanos invadem outros países da mesma maneira que a Rússia também invade, deixa de hipocrisia. O que o Iraque fez em 2003 para ser atacado, eles atacaram os EUA em 2003 por acaso? E o que seria “ameaçou mais lambanças pra depois”? Bem, a Coreia do Norte vive fazendo ameaças e onde está a valentia americana de fazer o mesmo que fizeram com o Iraque? Tentar amenizar os erros dos EUA te coloca no mesmo nível de quem… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
6 dias atrás

E na invasão do Iraque em 2003, o Brasil foi um dos países que condenou a invasão. Por que não condenamos a invasão Russa à Ucrânia? Essa é uma mancha que vai ficar em cima da diplomacia Brasileira durante muito tempo.

E também não dá para comparar a Coréia do Norte, Maurício. Assim como a Rússia não invadiria qualquer potência nuclear, os EUA também não o farão. Aliás, ninguém fará. A Coréia do Norte existe hoje, única e exclusivamente porque a China quis que assim o fosse e ninguém queria uma continuação da Guerra da Coréia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leandro Costa
6 dias atrás

“Essa é uma mancha que vai ficar em cima da diplomacia Brasileira durante muito tempo.”

Essa mancha é culpa do atual presidente, mas nem vou entrar muito nessa questão porque os minions e a gadaiada vão a loucura.

“E também não dá para comparar a Coréia do Norte”.

Leandro, pega então o Irã, que vive ameaçando de tirar Israel do mapa.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Maurício.
6 dias atrás

Sim, de fato e o Irã ficou contido mais com sansões economicas do que qualquer outra coisa. Afinal de contas, não é muito fácil para o Irã atacar diretamente Israel (caso contrário acho que isso já teria acontecido, inclusive), então utilizam seu próxis na Palestina e Líbia. Mas por enquanto ainda estão bem contidos, tentando se expandir, mas ainda (felizmente) sem armamento nuclear, mas isso provavelmente mudará no futuro, infelizmente.

Slow
Slow
Reply to  Leandro Costa
6 dias atrás

“ contido “

Mais ou menos né, estão implorando pra ele voltar pro acordo ..

Slow
Slow
Reply to  Leandro Costa
6 dias atrás

Oque o Brasil deveria condenar é os EUA falando oque deve ser feito ou não na Amazônia e sobre o sistema eleitoral .

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Slow
6 dias atrás

Que a Amazônia deve ser respeitada e que os resultados das eleições devem ser respeitados? Mesma coisa que dizer que se deve usar manteiga no pão ao invés de esfregar ela na testa…

Os americanos podem ser culpados por um monte de coisas, um monte meeeesmo, mas você escolheu os piores argumentos possíveis heheheheh

Slow
Slow
Reply to  Leandro Costa
6 dias atrás

Quem tem que decidir oque fazer com a Amazônia é o Brasil vc viu alguém pedindo opinião dos EUA ?

Você vê o Brasil dando pitaco sobre como deve ser as eleições nos EUA ?

WSilva
WSilva
Reply to  Leandro Costa
5 dias atrás

”A Coréia do Norte existe hoje, única e exclusivamente porque a China quis que assim o fosse e ninguém queria uma continuação da Guerra da Coréia.”

No mano a mano, sem ajuda de EUA, China e União Sovietica, os norte coreanos comunistas teriam vencido a guerra civil e dominado toda a península, nada tem a ver com a China.

A China só entra depois quando percebe que os EUA poderiam transformar a peninsula coreana num novo Japão estacionando suas tropas e material militar na fronteira com a China e assim ameaçando a segurança nacional da China.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Maurício.
6 dias atrás

Não estou amenizando erro de ninguém, mas mostrando q a desculpa de um cabe, e a do outro? Cabe? Só pra mané.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Velho Alfredo
6 dias atrás

Quando você diz: “com o possível erro dos outros…” você está sim amenizando e relativizando o erro dos EUA, já que agora em 2022 até um marciano ou um mané sabem que os americanos usaram a desculpa das armas no Iraque apenas como pretexto pra o ataque.

Nuk77
Nuk77
Reply to  Velho Alfredo
6 dias atrás

Acima = narrativa 100% yankee!

Incrível a colonização.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Slow
6 dias atrás

Japão? Japão estava cuidando de sua vida e foi atacado? Tu estudo história? O Japão não estava invadindo todos os vizinhos no pacífico e fazendo coisa pior que os nazistas com as populações civis? Não atacou Perl Harbor?
O Iraque não invadiu o kuait antes de ser invadindo?

Slow
Slow
Reply to  Capa Preta
6 dias atrás

“ O Iraque não invadiu o kuait antes de ser invadindo? “

Então se é assim a Rússia já tem sua justificativa pra invadir a Ucrânia.. kkkkkk se os EUA pode pq eles não ?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Slow
6 dias atrás

Na Guerra do Golfo em 1991, após a invasão do Kwait pelo Iraque, os EUA invadiram após autorização da ONU em uma imensa de coalizão de países, e a URSS votou à favor da invasão…

Então, de novo, seu argumento é inválido.

Daniel
Reply to  Slow
6 dias atrás

uai, pensei que estávam falando da ucrânia, slow vamos falar da guerra do Paraguai ou quem sabe da grande batalha dos fenicios contra os egipcíos…sempre mudando o assunto…

Nuk77
Nuk77
Reply to  Slow
6 dias atrás

Não sabiam apontar a Ucrânia no mapa até meses atrás…

Daí surge esse tipo de comentário…

É incrível o nível de colonização dessa gente. Acreditam cegamente nessa narrativa nível Disney dos EUA/OTAN…

Luciano
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Sim, agora vai, se com voluntários já estavam recuando imagina agora com recrutas. O moral do Russos deve estar nas alturas.

Slow
Slow
Reply to  Luciano
6 dias atrás

Deve está mesmo até porquê não é qualquer país que aguenta combater um e mais outros 30 ..

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Slow
6 dias atrás

Do jeito que você fala, parece que os EUA ta com o Sétimo Corpo do Exercito dentro da Ucrânia…

Parece até piada.

Patrício
Patrício
Reply to  Victor Filipe
6 dias atrás

Sétimo Corpo foi o que perdeu na Coreia, Vietnã ou Afeganistão?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Foi oque limpou o Iraque em menos tempo do que a Russia ta levando pra conquistar o Dombas.

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Slow
7 horas atrás

Ué,e não foi pra isso que a fodástica mãe Rússia se preparou e garantia poder dar conta de toda a OTAN?
E seus “aliados”,tb fodões,onde estão?
Desculpa de cego é a bengala..

Antonio Cançado
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Não foi isso que se viu até aqui…

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Segundo vc a ofensiva Ucraniana tinha sido um desastre. Essa mobilização é pra que então?

Patrício
Patrício
Reply to  Minsc
6 dias atrás

Olha cara, não quero te enganar, não.
Os russos tinham cerca de 150 mil homens lutando contra mais de 600 mil inimigos e conquistaram mais de 100.000 km2.
Agora, serão cerca de 450 mil.
Em alguns fronts terão superioridade numérica contra o inimigo.
Melhor vc começar a rezar pelos ucranianos.
Vão precisar.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Fonte: bola de cristal e muito blá blá blá do Pravda.

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Patrício
7 horas atrás

Rs,SE,e aqui vai um GRANDE “SE”,esses 300k realmente chegarem,SE desses coitados catados a laço uns 100k forem COMBATENTES,eu ficarei admirado.
Lembrando que para combatente exercer sua função, 3 ou 4 outros deverão servir na logística e apoio.
Então, se fossem 300k COMBATENTES,a convocação deveria atingir pelo menos i MILHÃO DE HOMENS.
Mas como só servirão como bucha de canhão e propaganda, então pro Putin tá tudo certo.

pampapoker
pampapoker
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Eu tenho uma coisa a dizer aos russos, QUE VERGONHA

Zé das couve
Zé das couve
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Putin estrategista 5D. Mobilizou 300 mil homens para fora da Rússia.

Vai ganhar a guerra. Acredita.

André K
André K
Reply to  Patrício
6 dias atrás
Carlos Pietro
Carlos Pietro
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Boa noite, de novo com essa ladainha Patrício. UCRÂNIA VIVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NUk77
NUk77
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Os braZicanos só repetem a narrativa da micro bolha opaca pró-EUA/OTAN que estão presos, nada mais que isso.

Não se espera nada além. Qualquer análise com profundidade mínima.

É só esse pires..

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  NUk77
7 horas atrás

Pior é vc,que defende essa escória que NUNCA trouxe nada de bom p humanidade.
Se acha culto e esperto,mas só repete chavões mofados pelo tempo.
Mas continue,tá engraçado.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Sulamericano
6 dias atrás

O fato de Putin estar apelando para convocações na marra entre civis, não para defesa mas para uma agressão a um vizinho, e de estar escalando para uma ameaça nuclear com fundamento em molecagem, e a prova do fracasso de sua mentirosa “operação especial”

leonidas
leonidas
Reply to  Sulamericano
6 dias atrás

De fato a incompetência Russa é assombrosa. Mesmo levando em conta que a Ucrânia seja uma nação do ponto de vista militar bem mais forte do que as pessoas acreditam e esteja na verdade sendo assessorada pela inteligência e a capacidade de consciência operacional da Otan e dos EUA que é beeem superior a da Rússia. De todo modo espero que a Rússia possa vencer este conflito, a derrota russa poderia comprometer a liderança de Putin e homens como ele e como foram Saddan no Iraque, Kadafi na Líbia são produtos de um meio! São nações que jamais conheceram democracia… Read more »

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Sulamericano
6 dias atrás

Voce conseguiu essas informacoes a respeito da motivacao das tropas Russas e do Comando Russo onde? Na midia americana, na midia inglesa, ou nos informes dos governos americanos e ingleses? E acredita neles? kkkkkkkkkkk

glasquis 7
Reply to  Sulamericano
6 dias atrás

RUSSOS FUGINDO DA RÚSSIA EM 3… 2… 1…

Os que tem dinheiro né?

Mais uma declaração dessas por parte do Putin e a Rússia passará a ter uma densidade demográfica muito baixa.

Last edited 6 dias atrás by glasquis 7
Henrique
Henrique
Reply to  Sulamericano
6 dias atrás

Todo esse cenário levanta uma preocupação ainda maior sobre esse conflito … é fato que a Rússia mostrou uma enorme incompetência tática e estratégica e os números e resultados estão aí bem claros. Perdas navais humilhantes, força aérea com atuação pífia, levando seus infantes e forças especiais terrestres à uma exposição que nenhuma potência moderna infringiu às suas tropas até hoje. Agora parece que caiu a ficha do Czar o qual está partindo para ações e ameaças até descabidas e que preocupam quem de fato conhece a cultura russa. Já falei aqui várias vezes, o cara que não tiver nada… Read more »

Hcosta
Hcosta
7 dias atrás

No que te tornaste, Rússia?

Só te resta a ameaça das bombas nucleares…

Mas são os outros países que ameaçam a Rússia com ataques nucleares…

Patrício
Patrício
Reply to  Hcosta
7 dias atrás

A Rússia só está se preparando para os referendos que serão realizados esse mês em Donetsk, Lugansk, Kherson e Zapo (para os íntimos).
E devemos lembrar que isso ainda é uma pequena fração do que a Rússia pode mobilizar.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Patrício
7 dias atrás

Então se a Rússia esta a ganhar a guerra, com ofensivas em todo o lado, para que serve uma mobilização parcial?
E as forças armadas, os mercenários, os prisioneiros, etc.. não são suficientes?
Nem com um salário milionário a Rússia conseguiu voluntários?

Last edited 7 dias atrás by Hcosta
Patrício
Patrício
Reply to  Hcosta
6 dias atrás

Se eu fosse vc não ficaria preocupado com esses novos soldados.
Afinal, a Ucrânia está ganhando a guerra e reconquistando os territórios.
Vcs ficaram muito ouriçados com essa notícia.
Aguardem os fatos.

Daniel
Reply to  Patrício
6 dias atrás

eta homem chato, compra uma passagem e aproveita essa convocaçao forçada e vai lutar pelo teu ídolo

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Que fatos? Mais ajuda militar para a Ucrânia? Hoje a Alemanha informou que vai entregar mais 18 obuses autopropulsados para a Ucrânia. Quero ver a Rússia se mobilizar no inverno. A contra ofensiva continua …

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
7 dias atrás

Referendos que a comunidade internacional e até o segundo você grande aliado da Rússia, Erdogan consideraram inválidos.

Simplesmente não vai mudar nada.

Luciano
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 dias atrás

Peraí, não esqueça Síria e Coreia do Norte que sem dúvida vão reconhecer esse referendo fajuto

Patrício
Patrício
Reply to  Luciano
6 dias atrás

Ninguém liga (2).
É da Rússia e fim de papo.

Luciano
Reply to  Patrício
6 dias atrás

É da Russia uma ova, é roubo puro e simples, é uma vergonha para o povo russo.

Bruno
Bruno
Reply to  Luciano
6 dias atrás

Não adianta justficar Luciano. O cara é bitolado, mongol…relaxa. Deixa ele brincar de soldadinho de plastico no tapete da vovó !

RPiletti
RPiletti
Reply to  Bruno
6 dias atrás

Não é nem um dos dois, ele é pago…

Bruno
Bruno
Reply to  RPiletti
6 dias atrás

Também pode ser, mas creio ser mais um netinho jogando com a vó no tapete. De repente pagam ele e a vovó. kkkkkk

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Patrício
6 dias atrás

O que e da Rússia de Putin e a recessão,a vergonha de pária mundial ,as sanções as milhares de família russas perguntando por seus filhos de vinte e poucos anos estão morrendo aos milhares no país vizinho e o atoleiro que vai ser a Ucrânia por anos depois de a Rússia cair na armadilha do Biden.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Parece criança birrenta. É da Rússia e fim de papo? Então combina com os ucranianos, porque eles continuam avançando e, agora, com o armamento que a Rússia deixou para trás.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 dias atrás

Não precisa a unidade internacional reconhecer basta os russos .. ai qualquer ataque contra o território eles podem usar até armas nucleares, ele escalou a guerra não sei se você percebeu ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
6 dias atrás

Usou já ? Pq agora são só bravatas e irão ficar por aí…

E vai usar contra quem ? Contra território ucraniano ?

Você quer ocupar um território radiotativo ? Poderia até ser e mandar os russófilos brasileiros pra lá…

Vai atacar os EUA ou um país da OTAN ? Du-vi-do

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 dias atrás

Eu não tenho bola de cristal igual você vamo esperar pra ver ..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
6 dias atrás

Existe um negócio chamado lógica, que mesmo que você não conheça e ignore continua sendo válida.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 dias atrás

Pela lógica era para os americanos ter vencido todas as guerras ..

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Slow
6 dias atrás

Vai usar arma nuclear nenhuma, se Putin levantar a tampa do botão os próprios oligarcas mafiosos russos passam ele( ninguém lucra com o fim do mundo) não estão loucos, sabem que se fizerem isto até a China os isolam, se atacarem Kiev com uma arma nuclear a radiação em poucos meses mata grande parte do Sul da Bielorrússia, e inicia entre todos os seus vizinhos e até pelo mundo uma insana corrida nuclear, todo mundo vai rasgar tratados e querer ter a sua nuc.

Last edited 6 dias atrás by Capa Preta
Patrício
Patrício
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 dias atrás

Ninguém liga.

Minsc
Minsc
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Tirando vc que é fankid toda comunidade internacional liga.

Slow
Slow
Reply to  Minsc
6 dias atrás

Você não faz parte da comunidade internacional fica tranquilo .

65F90E21-59E6-44CE-A0A2-884612FEFBE8.jpeg
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
6 dias atrás

Ai soma o poderio militar e financeiro destes países..

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 dias atrás

Você não faz parte do mesmo jeito ..

Marcelo
Marcelo
Reply to  Patrício
6 dias atrás

1) Não vai haver tempo hábil para o referendo; 2) a Ucrânia já está avançando no Dombass; 3) mesmo que o referendo seja realizado e vença a posição pró anexação, os russos não estão conseguindo proteger os territórios que eles invadiram; 4) alguém ainda acredita que a Rússia não está realocando forças e reforçando as posições em segredo. A Rússia só vai passar mais vergonha. E segue a contra ofensiva ucraniana …

Elisandro
Elisandro
Reply to  Marcelo
6 dias atrás

Podia me passar os números da Mega ? Você fez muitas adivinhações… Por exemplo: “1) Não vai haver tempo hábil para o referendo;” Volta aqui semana que vem para vermos isso…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Elisandro
6 dias atrás

Semana que vem a Ucrânia já terá avançado mais no território ocupado pelos invasores. E pode ficar tranquilo que eu estarei aqui para compartilhar as novidades. Tenho pena dos soldados russos e de suas mães.

Zorann
Zorann
Reply to  Hcosta
6 dias atrás

Mas deveria mesmo ter usado armas nucleares táticas ao primeiro sinal de envio de equipamentos e armamentos do ocidente. Lembro do medo da Polônia de entregar Mig29 diretamente à Ucrânia. pedindo para os EUA fazerem esta doação. Doação esta que os EUA prontamente declararam que não iam fazer com medo de escalar o conflito. Mas os equipamentos começaram a chegar devagar, a Rússia blefou e não fez nada!! Aí temos hoje uma quantidade enorme de armas sendo enviadas para a Ucrânia. Hoje enviam de tudo. Blefou, não usou e o ocidente esticou a corda. Queria ver se tivessem jogado 3… Read more »

Last edited 6 dias atrás by Zorann
Wilson França
Wilson França
Reply to  Zorann
6 dias atrás

Teu pensamento é pequeno, sofrendo de nanismo estratégico. Se o ocidente aceitasse passivamente o uso de armas nucleares pela Rússia logo no início do conflito (ou seja, um ataque nuclear contra um país que não possui esse tipo de armamento), estaria dando sinal verde para a China fazer algo similar com Taiwan e a Coreia do Norte com a do Sul e até mesmo inspirando o Irã a desenvolver o seu programa nuclear contra Israel.

Zorann
Zorann
Reply to  Wilson França
6 dias atrás

O seu nanismo de pensamento acredita que o ocidente iria escalar o conflito com armas nucleares também?

Olha lá como a Coreia do Norte foi tratada pelo Trump recentemente…. até banho de banheira tomaram juntos kkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Zorann
6 dias atrás

O Ocidente não precisaria responder um ataque nuclear com outro. ta totalmente dentro das capacidades da OTAN destruir a Frota do Mar negro e outros ativos militares Russos sem muita dor de cabeça. Ainda mais baseado no relatório de manutenção do Moskva que tinha sido feito pouco antes do conflito, dos 6 CIWS o navio so tinha 1 funcionando e os outros sistemas AAs estavam praticamente inoperantes.

era só uma barca com capacidade de lançar misseis de cruzeiro.

Zorann
Zorann
Reply to  Victor Filipe
6 dias atrás

Vc está contando com o conhecimento das reais capacidades do Moskva antes do mundo inteiro saber. Vc lembra de um exercício militar realizado meses antes da invasão na Ucrânia, onde os próprios militares americanos afirmaram ser o maior exercício de forças combinadas jamais feito? Só meses depois do conflito iniciado veio a informação de que as forças eram muito menores…. Vc está contando com um conhecimento que o ocidente passou a ter somente depois dos fracassos russos na Ucrânia. Os EUA não iam nunca entrar em guerra com a Rússia, escalar o conflito para o nível que vc falou…. principalmente… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Zorann
6 dias atrás

Eu tenho o relatório da manutenção do Moskva comigo, inclusive já mandei para os editores da trilogia caso eles queiram fazer uma matéria sobre. tenho a versão em Russa e em Inglês. quer que eu mande no seu e-mail?

WSilva
WSilva
Reply to  Wilson França
6 dias atrás

Temos que pensar com a cabeça do Putin e não com a cabeça da OTAN. Me parece que a Rússia estava tentando manter a guerra ”limpa” até começar a perder linhas(devido ao forte apoio ocidental para com a Ucrânia), mas agora terá que perder mais homens para recuperar essas linhas ou então escalar a guerra a nível nuclear. Se eu fosse Putin, não permitira perder mais tropas e hardware, logo eu usaria armas nucleares de baixa potência e aumentaria a aposta contra Zalensky e o ocidente, que dificilmente usaria armas nucleares contra a Rússia. A aposta é simples, o ocidente… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  WSilva
6 dias atrás

Discordo, usar armas nucleares contra a Ucrânia pode piorar a situação Russa que poderia ver tropas da ONU desembarcado em massa para libertar a zona ocupada. Digo isso porque nem a Índia e nem a China iriam apoiar a Rússia e está acabaria sendo retirado o direito de veto numa resolução da ONU.ow fatores que me leva a dar está afirmação se dá no fato de que armas Nucleares mesmo em baixa intensidade hoje são consideradas um tabu e a Rússia ao usar da um recado ao mundo de que ela é uma ameaça real a paz mundial.

mac
mac
Reply to  Wellington Jr
6 dias atrás

O discurso de Vladimir Putin anunciando uma mobilização parcial dos reservistas russos não contém nada que não tenhamos ouvido antes. É um exercício de repetição. Assim, o Ocidente e seu lacaio, a Ucrânia neonazista, forçaram a guerra à pobre Rússia, que não teve escolha a não ser se defender. A agressão do Ocidente continua enquanto os ucranianos neonazistas se envolvem em genocídio e outras atrocidades. Naturalmente, o povo apoia a Rússia incondicionalmente e pede o apoio russo. O triste é que Putin provavelmente sabe que seu público – os russos de meia-idade que o adoram – acreditarão em tal bobagem.… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Wellington Jr
6 dias atrás

É tabu porque muitos associam armas nucleares aos corretissimos ataques nucleares ao Japão na Segunda Guerra Mundial, mas a Russia não precisa emular aqueles ataques, mas sim utilizar bombas com baixa potência para causar o que chamo de ”efeito 38 em briga de bar”… Briga de bar todo mundo é valentão, mas basta aparecer um sujeito com um 38 e todo mundo sai correndo. Não há muita diferença na destruição e horror que os EUA causaram no Vietnã e Iraque para o que a Russia poderia causar usando estrategicamente bombas nucleares de baixa potência, na verdade, eu acho que seria… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  WSilva
6 dias atrás

Desculpa, mas a guerra da Ucrânia já está pior que a guerra do Vietna e Iraque pois a destruição e mortes de liberadas de civis ( não negue isso pois há inúmeras provas de que o exército russos não é nem um pouco bom samaritano), bombardearam uma represa com uma cidade logo abaixo. Outra coisa o efeito radioativo, contaminação de solo e da água. E é tabu não por causa de Hiroshima e Nagasaki e sim porque usar armas Nucleares deliberadamente pode levar a uma corrida Nuclear e até ao uso indiscriminado delas em crises internas e conflitos fronteiriços. O… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Wellington Jr
6 dias atrás

A guerra na Ucrânia não pode estar pior do que Vietnã e Iraque, nem tempo, emprego de muitas tropas e material pesado pra isso tem, é desonestidade intelectual dizer o contrário. ”Só defende o uso de armas Nucleares pessoas que não tem a menor noção do resultado.” O resultado é sabido, o que mais existe são testes e simulações, um ataque nuclear em 2022 é completamente diferente de 1945. Veja bem, eu estou pensando com a cabeça do Putin, no lugar dele não teria muita opção dado o fato que não posso dar o luxo de perder mais homens e… Read more »

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Zorann
6 dias atrás

acho que engracado esta turma que acha que so a Russia possui armas Nucleares.

Zorann
Zorann
Reply to  Jhenison Fernandez
6 dias atrás

É sério isto? Vc acha que a Rússia não tem armas nucleares?

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Zorann
6 dias atrás

Não por isso eu disse “que só a Rússia possui armas Nucleares.”
como se eles tivessem o Monopólio deste tipo de arma, inclusive eu acredito que a Rússia que emprestou duas armas para os USA usar no Japão em 1945.

Last edited 6 dias atrás by Jhenison Fernandez
Hcosta
Hcosta
Reply to  Zorann
6 dias atrás

O primeiro país a enviar armas para a Ucrânia foi a Rússia…

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Hcosta
6 dias atrás

Definitivamente o maior e melhor Fornecedor de blindados.

pangloss
pangloss
Reply to  Jhenison Fernandez
6 dias atrás

Maior, sim. Melhor, nem de longe. Só fornece carniça.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  pangloss
6 dias atrás

Acredito que os T-80 BVM. T72B3 2016 e T-90M, sejam melhor que os T72 e T-55 (M55s) que a ucrânia receberam até agora.

Zorann
Zorann
Reply to  Hcosta
6 dias atrás

O que isto tem a ver com meu comentário? Não estou falando de culpados. O assunto é outro

Hcosta
Hcosta
Reply to  Zorann
6 dias atrás

Eu estou. Quem começou a guerra tem a sua importância. E como seria se a Rússia usasse armas nucleares? A guerra acabava? Ou começava outra ainda maior?

Leandro
Leandro
7 dias atrás

Semanas de avanços ucranianos e reveses russos e o site mudo…

Foi só Putin discursar que madrugaram pra noticiar…

Devem estar todos molhados pelo seu macho alfa ter falado…

Vai acontecer nada e digo mais: vai perder a guerra…

Slow
Slow
Reply to  Leandro
7 dias atrás

Joga na loteria ..

Bosco
Reply to  Leandro
7 dias atrás

Leandro
Eu até não vejo (abismado, claro rsss) puxasaquismo dos editores em relação ao Putin. Pelo contrário! Mas o que me causa espécie é ver o qual tolerantes são com esse tonho que emporcalha o site deles e agride a todos com a anuência deles.
Chega a ser revoltante! A moringa tá enchendo e uma hora ela derrama.

Pedro
Pedro
Reply to  Bosco
6 dias atrás

Sinal de que são progressistas e tutela o direito a livre manifestação, desde que não fira direitos de terceiros como deve ser.

Você parou de entender isso, desde que foi apresentado ao Whatsapp…

Abraço.

Heitor
Heitor
Reply to  Bosco
6 dias atrás

Concordo com o Bosco. Já tivemos níveis bem melhores de comentários aqui na Trilogia. Quem acompanha aqui há muitos anos sabe.

NOstra
NOstra
Reply to  Bosco
6 dias atrás

O blog precisa de engajamento, portanto o mesmo usuário com 10 contas movimenta tudo.

Capitalismo sendo gerado por um “comunista”

Patrício
Patrício
Reply to  Leandro
7 dias atrás

A Rússia voltou a avançar em Donbass e a Ucrânia a recuar em algumas regiões de Kharkov
E o site mudo.
Pode chorar.

Henrique
Henrique
Reply to  Patrício
6 dias atrás

Fonte: delírios de uma russet

LUIZ
LUIZ
Reply to  Henrique
6 dias atrás

A situação da Ucrânia não tá com essa facilidade como o marketing ocidental tenta passar. A contraofensiva teve sucesso porquê os russos não tinha efetivo no norte da Ucrânia pra defender as regiões ocupadas. E no momento os russos continuam atacando as posições ucranianas no sul,leste e norte. E os ucronazis lançando ataques contra civis em Kerson e em Donestk.

Last edited 6 dias atrás by LUIZ