Segundo o jornal russo Novaya Gazeta (com base em informações do site Tayga.info) o parlamentar russo Andrey Gurulev, da região de Zabaykalsky disse que 1,5 milhão de conjuntos de uniformes militares desapareceram.

“Ainda não entendo onde foi parar 1,5 milhão de conjuntos [de uniformes], que estavam guardados nos pontos de recepção de pessoal. Hoje, ou temos problemas com os uniformes, ou acontece outra coisa. Todas essas coisas estavam lá, para onde elas foram? Ninguém pode me explicar isso de forma alguma em nenhum lugar!” ele disse.

Segundo Gurulev, os pontos de recepção de pessoal precisam estar “equipados agora para o futuro”, para que possam “aceitar facilmente” as pessoas.

“Precisamos fazer perguntas específicas: para onde [foi], onde [está agora] e como isso aconteceu que nossos homens convocados não podem receber um uniforme etc”, concluiu o tenente-general.

Mobilização

A primeira mobilização desde 1941 foi anunciada na Rússia, mas ninguém sabe como vai funcionar.

Em 21 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto sobre “mobilização parcial” na Rússia. No texto do decreto, a mobilização é chamada de “parcial”, porém, não são estabelecidas especificações (territoriais, categóricas). “De acordo com este texto, qualquer um poderia ser convocado, exceto funcionários de empresas de defesa que recebem isenção pelo período de trabalho”, observou na época a cientista política Ekaterina Shulman.

Logo depois, inúmeros relatos de violações do processo de “mobilização parcial” começaram a chegar. Por exemplo, o chefe do grupo de direitos humanos Agora, Pavel Chikov, relatou que cidadãos russos infectados pelo HIV haviam recebido notificações preliminares, apesar de um site governamental ter dito anteriormente que eles estavam não sujeito a mobilização.

FONTE: Novaya Gazeta

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo LD
Rodrigo LD
1 ano atrás

Olha a oportunidade. Vamos exportar o novo uniforme COBRA (Combatente Brasileiro) do EB para os Russos. Brincadeiras à parte, ainda tem gente que nos chama de amadores…Abraço, camaradas.

Nicolas
Nicolas
Reply to  Rodrigo LD
1 ano atrás

Quantas guerras o Brasil participou? Brincar de exercito em tempos de paz é fácil! Lembre-se que a Franca “sempre” teve um exercito forte e era tido como referencia, mas passou vergonha nas 2 guerra mundiais, o qual o Brasil usava como referencia para suas doutrinas, inclusive por isso tem essa palhaçada dos milicos não gostarem de chamarem Tanque de Tanque e sim de “Carro de Combate”, mesmo que o país que o criou chame assim e o mais poderoso exercito do mundo, os EUA! Atualmente estão se espelhando na Rússia e por isso o presidente prestou apoio a Rússia, e… Read more »

Wilson
Wilson
Reply to  Nicolas
1 ano atrás

Médio! A FAB se espelhou na Força Aérea Norte Americana da segunda guerra, só esqueceu de se atualizar (doutrina) até o fiasco do primeiro Cruzex. Já a Marinha vinha com um modelo Britânico/Americano (forças-tarefa) até que ficou caro demais e hoje não tem modelo algum. O modelo francês só foi seguido em terras tupiniquins até a segunda guerra e mesmo assim não de forma hegemônica.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Nicolas
1 ano atrás

Se concentrarmos somente no assunto do texto, e sem ideologias ou preferências, 1,5 mi de uniformes militares russo, desaparecidos, não é brincadeira. O EB investe em tecnologia de informação, referência na logística de seus materiais. E nisso os russos ainda contabilizam com ábaco.

PSTx27
PSTx27
Reply to  Nicolas
1 ano atrás

Bla bla bla bla bla
Ah que o Basil isso e aquilo, bla bla bla…
E daí?

Francisco Neto
Francisco Neto
Reply to  Nicolas
1 ano atrás

Se você tiver um pouquinho de boa vontade, verifique se não são apenas todos os países de línguas latinas – a Exceção da Argentina – que utilizam a expressão carro de combate em vez de tanque. Franceses, Italianos, Espanhóis, Portugueses…

Patrício
Patrício
1 ano atrás

Preparar-se uma grande mobilização russa.
A princípio, são 300 mil soldados, mas existe um artigo que não foi divulgado que os analistas militares russos consideram a convocação de muitos.
Tenho certeza absoluta que a Rússia vai escalar a guerra.
Como o próprio Putin disse: A guerra nem começou.

Andre
Andre
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O difícil vai ser ter uniformes para os recrutas.

A guerra nem começou e o exército russo já perdeu as batalhas de Kiev, de Kharkiv, de Lyman, de Sumy….

Mais de 100 aeronaves e 1000 mbts já foram perdidos.

Se a guerra não começar logo os russos vão precisar de mais do que drones iranianos.

George
George
Reply to  Andre
1 ano atrás

Não esqueça da munição da Coreia do Norte.

Luciano
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Primeiro precisa achar os uniformes.

pangloss
pangloss
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Acho que metade desses uniformes foi usada para vestir aquele general acima do peso que a Rússia teve que chamar de volta do sossego da aposentadoria.

Marcos
Marcos
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Rs rs … Kings, achei um tempinho no meu break e vim ver seu comentário. Sensacional! Mais uma vez há um spin do argumento. Essa notica gera mais comentários internos negativos, na Rússia, e há o pequeno detalhe deles terem sangue quente. Você sabe que sem uniforme não há como suportar o frio, certo? Podem ser 1MM ou 2MM, isso é irrelevante. sem jaqueta, meias, gorros , todos morrerão de hipotermia. Disso você tem ciência, certo? Outro detalhe que você gosta de repetir e que é falso. Falando em frio, sua premissa de que os alemães e europeus vão congelar… Read more »

Patrício
Patrício
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Russos são experts em combater no frio.
Venceram Napoleão e Hitler nessas condições.
O problema será a Ucrânia sair para lutar.
Tempos difíceis se aproximam.

Marcos
Marcos
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Trazer um fato histórico não justifica ou responde o texto acima. Você já deve ter lido em qualquer informativo que ao investir, resultados passados não garantem retornos futuros, certo?
Ao menos você entendeu que a Alemanha não vai congelar e que nao morrerao de frio? Ficou claro? Espero ter ajudado.
Qto a matéria. Há uniformes? A resposta é binária. Se sim onde estão ? Se existem porque
a TV e bloggers russos vem mostrando é falso? Você entende que ter matérias assim acaba minando o suporte interno?
Acabou meu horário aqui. Final do dia lerei suas réplicas .
Abs.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Falou tudo… Estou ansioso para ver a réplica do Kings sobre o assunto corrupção … aliás antes que ele responda ele pesquise sobre como o putinho cresceu em São Petesburgo na questão de armas por alimentos quando era prefeito .

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Vai ser um inverno para o soldado russo bem no estilo Talibã. Barbudinho e se chinelos.

europeu
europeu
Reply to  George
1 ano atrás

tem uma vantagem, quando menos roupa tiverem melhor. menos têm que tirar quando se borrarem de medo a ouvir passar os misseis dos HIMARS e as granadas de 155mm.
afinal estava tudo pensado… o Putin tem uma inteligência superior!

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  George
1 ano atrás

Kkkkk essa foi boa

europeu
europeu
Reply to  Patrício
1 ano atrás

tem razão… mas os ucranianos também!
Agora os russos de cuecas vai ser mais difícil.
já repararam nos modernos fardamentos, botas e capacetes dos ucranianos!?

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Napoleão e Hitler estavam sem aliados igual a Rússia tinha ….rsrsrs “tinha “.

Andre
Andre
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Venceram Hitler no inverno de 41/42, no de 42/43, no de 43/44 ou no de 44/45? Você que se informa através de sonhos e fantasias não deve saber que a salvação de Moscou em 1941 foi devida ao outono, que com suas chuvas paralisou o avanço alemão e possibilitou a chegada dos reforços vindos do extremo oriente. Durante o inverno de 41/42 as forças alemãs voltaram a avançar e foi quando chegaram nos subúrbios de Moscou. No inverno de 43/44 os alemãs ainda estavam firmes dentro da Rússia, inclusive citando Leningrado. Essa história de que Hitler foi derrotado pelo inverno… Read more »

Alois
Alois
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Verdade, os russos aprenderam a lutar no frio, mas a primeira coisa que precisam é roupas adequadas, e pelo visto a corrupção russa já fez mais uma vítima, ou milhares.
Mas o que aconteceu com a tal “operação militar especial”? Essa guerra é tão popular no seu país Patrício que os reservistas correm………..fugindo dela, não tem milagre trazer mais reservistas são vão aumentar as perdas russas e causar mais indignação interna, hoje o Putin está lutando pra manter sua cabeça e não aquelas regiões.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Se no começo da guerra, já saindo do inverno, com a elite dos soldados – os melhores dos melhores dos melhores -, com o que tinham de mais avançado, estavam usando tênis em vez de botas, imagina agora. Vão de chinelo Havaianas. Mas como diz o Xings: “Russos são experts em combater no frio”.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Patrício
1 ano atrás

E os ucranianos moram parte no Saara e parte no sertão do Rio Grande do Norte..

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Saudações Marcos, o Xings não conseguiu te responder 🙂

Quando ele diz: venceram Hitler nessas condições, acredito que esteja falando dos russos e ucranianos juntos. Só que agora, só o último está recebendo diversos materiais “novos” em preparativo para o inverno.

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Verdade, falta até uniforme!

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Patrício
1 ano atrás

“Existe um artigo não divulgado”.
Mas eu sei que existe.
hahahahahahahahahah

mago
mago
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Questão de tempo e paciência. A situação no momento é para se manter os nervos de aço. Os eua/otan sabem que perderam. Agora só lhes resta manter “vitórias” na mídia do ocidente. Empresas europeias estão mudando para os eua, atras de energia barata. Mas acabarão por retornarem a uma europa “quebrada” que no final, acabará caindo madurinha no colo da Rússia. Será uma união muito maior com a Rússia do que com os eua. Daí a razão dos eua estarem enfiando bilhões de dólares semanalmente no país nazista do Zé lensqui, o “grande líder”, aquele que para mostrar seu profissionalismo… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  mago
1 ano atrás

Se for para cair, então o melhor parceiro é a Rússia, sem dúvida. Já tem muita experiência em colapsos financeiros…

Mas, por enquanto, é a Rússia que terá -4% de crescimento em 2023 e em 2024.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  mago
1 ano atrás

Quando a Europa cair pode ter certeza que a Rússia vai junto …

Voltando ao estado normal , aquém interessa isso ? Idiotas igual a você e teu macho baixinho ? O povo russo sabe o que tem que fazer e com certeza o fará .

Andre
Andre
Reply to  mago
1 ano atrás

Como todo putinzete fica com a esperança de algo que vai acontecer no futuro. O problema é que esse futuro nunca chega e o presente tem sido muito duro com quem vive de fantasias baseadas no amor incondicional pelo Putin.

Eua e Otan perderam oq? A Rússia não sabe onde enfiou 1,5 M de uniformes e vc prefere viver em suas fantasias.

HLopes
HLopes
Reply to  Patrício
1 ano atrás

A única coisa que o Putin vai conseguir é destruir uma geração inteira de russos, num país que enfrenta sérios problemas demográficos.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

Os uniformes sumiram junto com a moral dos russos

Quero ver achar !

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Foi-se o Martelo !!
Agora foi-se o uniforme !!!

europeu
europeu
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

A foice também já se foi… especializaram-se a roubar o trigo ucraniano, não precisam dela!

PACRF
PACRF
1 ano atrás

Essa guerra não é do povo russo, como foi a II Guerra Mundial. Essa guerra é do Putin e dos chefes da “numenklatura” comunista, inclusive ele próprio, que ainda estão no poder, mesmo com o fim da URSS.

Rocha
Rocha
1 ano atrás

Sem moral, sem competência,sem suprimentos,sem preparo e agora sem uniformes. Rússia putenfia!

Welington S.
Welington S.
1 ano atrás

É só entrar no ML russo e mercado negro de lá que você encontra milhares de uniformes russos tudo à venda. Não somente isso, equipamentos de vários tipos também.

Patrício
Patrício
Reply to  Welington S.
1 ano atrás

Entrei e só vi Javelin, NLAW e etc.
Estão com ‘*’ de mais vendidos.

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

O exército do Putin vai chegar em Berlim em qual dia mesmo?

Patrício
Patrício
Reply to  George
1 ano atrás

Não interessa mais chegar a Berlim.
Lá nem tem mais gás para aquecer e fazer comida.

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Tudo bem mas será que o Putin chega em Kyiv ainda esse ano? Ta demorando muito, não acha?

A6MZero
A6MZero
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Olha as reservas de gás da Alemanha passaram de 90% no final do mês passado, mais que o suficiente para todo o período do inverno 2022/23…

Essa historia que o gás ia por a Europa de joelhos já não cola mais.

Sequer existe ainda a previsão de racionamento (que se temia ao inicio do conflito à longos 7/8 meses atrás).

O único efeito negativo previsto e o aumento do custo para o consumidor final e nada a níveis de inviabilizar a indústria ou o consumo domestico.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  George
1 ano atrás

Kkkkk. Àquela máxima “não terá um centímetro se quer ” tá valendo ainda …a OTAN só está esperando o vacilo do baixinho ladrão …

Nickless
Nickless
1 ano atrás

Deve estar naquele ebay russo, alias, tem muito equipamento militar russo sendo vendido lá. por que será? kkkkkkkkkkkk

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

se a situação ta assim com uniformes normais, imagina com uniformes de inverno e outras coisas

Patrício
Patrício
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Os uniformes que os ucranianos deixam para trás e que foram cedidos pela OTAN são até bonitos, mas ficam imprestáveis.

Bruno
Bruno
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Falou O soldado. Único uniforme que deve conhecer é o pijama do ursinho pimpão que a vovó te deu rapaz ! kkkkkkk

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Kkkk

Daniel
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Patrício: suas piadas são excelentes….continue a comentar….precisamos da sua inteligência….

Taso
Taso
1 ano atrás

No papel, esses uniformes foram confeccionados, mas se foi mesmo feito??? será o dinheiro saiu para alguns bolsos aí….??

George
George
Reply to  Taso
1 ano atrás

Que isso! Você está insinuando que existe corrupção na Rússia? Mentira (SQN).

europeu
europeu
Reply to  George
1 ano atrás

Parem de espalhar mentiras!! Na Rússia e na antiga URSS nunca houve corrupção. Por isso é que faltavam os rádios nos carros de combate!!!!

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  europeu
1 ano atrás

Pois é roubaram até equipamentos daquele avião força 1 do putino …você já imaginou a hora que o pau comer mesmo ?

Dizem que foi uns vândalos …

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  europeu
1 ano atrás

É só pesquisar …
Rússia denuncia roubo de equipamento do seu “avião do juízo final”
Aparelho está preparado para servir como centro de comando em caso de ataque nuclear.

europeu
europeu
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Os russos são especialistas nos povos germanos que fizeram cair o Império Romano do Ocidente, estão sempre contra os Anglo-Saxões, os Vândalos também são culpados, lá chegará o tempo dos Francos, Visigodos, Suevos, Ostrogodos… e então temos o início da Idade Média. Tipo a Terra Média do Senhor dos Anéis.
Hummmm… agora já percebi porque é que os ucranianos lhe chamam orcs…

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  europeu
1 ano atrás

Quidam, ut in licentia vetustatis, pluris deo ortos plurisque gentis appellationes, Marsos Gambrivios Suebos Vandilios adfirmant, eaque vera et antiqua nomina.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Taso
1 ano atrás

Major Rocha do filme Tropa de Elite “quem quer rir tem de fazer rir” deve estar cuidando do almoxarifado russo

A C
A C
1 ano atrás

Seria um grupo de cidadaos poderosos com interesses contrarios a mobilizacao, capaz de descobrir a localizacao do deposito, convencer os responsaveis pela sua guarda de desviar e destruir o material?

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Normal o xadrez 17D não deu certo…relatos de chechenos implorando numes, chorando de medo… informações da supremacia da artilharia ocidental..do sucesso dos himars…o medo de morrer é grande…

George
George
1 ano atrás

Tudo bem, mas voltando ao tema o fardamento desapareceu ou não?

Patrício
Patrício
Reply to  George
1 ano atrás

Tudo leva a crer que é a mesma fonte das peças de geladeira.
Portanto, fale.

George
George
Reply to  Patrício
1 ano atrás

E a fonte que disse que estaria em Lisboa em uma semana?

europeu
europeu
Reply to  George
1 ano atrás

Em Lisboa também era demais… numa semana?
agora os delírios e sonhos molhados do Medvedev, o duplo do Putin, falou numa eurásia desde Vladivostok a Lisboa!!!
Esqueceu-se de perguntar a todas as nações europeias que estão pelo caminho se estavam de acordo!
Por falar em lata, nem os t34, t54, t64 e t74 armazenados chegariam para ocupar a Europa Ocidental.
Afinal nem conseguiram chegar a Kiev…

mago
mago
1 ano atrás

Foi “pro saco”. Mais um! Forças Aeroespaciais da Federação Russa destruíram o comandante do “Fantasma de Kyiv” (FOTO) |.
As Forças Aeroespaciais Russas em batalha destruíram o “Avô” – o comandante “lendário” da 40ª brigada aérea, que comandou o famoso “Fantasma de Kyiv”, escreve o Daily Mail.

Lembre-se que o “Fantasma de Kyiv” na realidade nunca existiu, há muito tempo é oficialmente reconhecido na Força Aérea Ucraniana.

Mas o coronel da Força Aérea da Ucrânia Mikhail Matyushenko, de 61 anos, foi morto em uma batalha aérea no Mar Negro.

Nickless
Nickless
Reply to  mago
1 ano atrás

capaz que o fantasma de kiev nunca existiu?????? acho que só os pro-putin acreditavam nele. no mais o vovo ai deve ter destruído muita sucata russa.

George
George
Reply to  mago
1 ano atrás

Certo, mas sobre os uniformes desaparecidos você tem algo a dizer?

Bruno
Bruno
Reply to  mago
1 ano atrás

Fonte: Delírios do nescau da vovó Putin!

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  mago
1 ano atrás

E Pra acabar de completar a cereja, os russos perdem terreno em Kherson e veem as forças ucranianas avançarem sentido Svatove kkkk

mago
mago
1 ano atrás

Estamos saindo do centro do inferno”: retiros da APU na área de Artyomovsk (VÍDEO) 03.10.2022 – 15h29 “Estamos saindo do centro do inferno”: retiros da APU na região de Artyomovsk (VÍDEO) | primavera russa Imagens recentes indicam que as Forças Armadas da Ucrânia se encontraram em uma situação difícil na região de Artyomovsk e começaram a recuar . As posições do inimigo estão sendo assaltadas pelo PMC “Wagner”. “Estamos saindo do centro do inferno, para a cidade”, dizem militantes ucranianos caminhando pela estrada. Lembre-se que hoje o DPR anunciou que as Forças Armadas da Ucrânia estão começando a retirar forças… Read more »

europeu
europeu
Reply to  mago
1 ano atrás

aconselho também a ver o boneco animado que serve de porta-voz das forças russas! Gosto principalmente das retiradas estratégicas!

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Possivelmente o responsável estava fumando muito perto das fardas e acidentalmente elas pegaram fogo

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Aí é o fim da picada

Jodreski
Jodreski
1 ano atrás

Campanha Russa na Ucrânia indo de Mal à Pior. Nem nos pesadelos do Putin ele previu isso. Aguardo o dia que, sensatamente, a Rússia vai se retirar da Ucrânia, e não pasmem se ela ainda alegar que os objetivos da operação foram atingidos.

Zé lesqui
Zé lesqui
1 ano atrás

Kkk esses ex-comunas devem nada ao luladrão ou renan Calheiros!