Análise de Clara Ferreira Marques (*) / Bloomberg

As pontes são símbolos políticos potentes, e poucos mais do que a ligação de 19 quilômetros através do Estreito de Kerch que liga a Rússia à Crimeia anexada, uma façanha de engenharia rebitada com significado estratégico e de propaganda. Quando ele atravessou em 2018 em um caminhão laranja brilhante, bandeiras russas tremulando, Vladimir Putin chamou de milagre. Foi um projeto, o porta-voz do Kremlin fez questão de dizer aos repórteres, que o próprio presidente iniciou. No ano seguinte, voltou para inaugurar o trecho ferroviário, andando na cabine do trem para as câmeras.

E, no entanto, logo após uma explosão espetacular no início do sábado que danificou gravemente a ponte, Putin e outros altos funcionários ficaram em silêncio. Mesmo os propagandistas mais barulhentos de Moscou – como a chefe da RT Margarita Simonyan, que inicialmente tuitou apenas uma palavra – foram reticentes. A reação oficial não surgiu até domingo, com Putin rotulando a explosão de “ataque terrorista” em um breve comentário. Então, após um início em Zaporizhzhia, alertas de ataque aéreo se espalharam pela Ucrânia; A segunda-feira amanheceu com explosões no coração de Kyiv.

Tem sido uma expressão eloquente da frustração e pressão no topo. Enquanto Putin luta para lidar com o constrangimento do ataque à ponte e outros reveses militares, ele também está tentando reprimir as críticas de vozes altas com uma demonstração, para a multidão local e o resto, do poderio militar da Rússia – para que ninguém esqueça. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, descreveu na segunda-feira ataques de retaliação generalizados a instalações de energia e alvos civis, em um momento e locais “especialmente escolhidos para causar o máximo de dano possível”.

Kyiv não reivindicou explicitamente a responsabilidade pela bola de fogo de Kerch, mas emitiu selos comemorativos incisivamente, enquanto o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional twittou imagens da explosão ao lado de Marilyn Monroe cantando “Feliz aniversário, senhor presidente”.

Mais do que um golpe pessoal em Putin, o ataque à ponte é uma falha estratégica e de segurança, dada a obviedade da ponte como um alvo, e quão enfaticamente a mídia russa havia relatado sobre a proteção em várias camadas supostamente em vigor. Mesmo os infames golfinhos treinados, uma prometida “cúpula” protetora e barcos anti-sabotagem foram incapazes de impedir a interrupção de uma linha de abastecimento crucial para as forças armadas. E é, como Kyiv colocou, apenas o começo – um lembrete de quão difícil será para Moscou manter a terra que conquistou.

Então, onde estava Putin durante grande parte do fim de semana? Afinal, em julho, o ex-presidente e super-falcão Dmitry Medvedev havia ameaçado uma resposta do “Dia do Julgamento” a qualquer ataque à Crimeia; este não é nem o primeiro – uma base aérea foi seriamente danificada durante um ataque durante o verão.

O silêncio tem sido a reação padrão de Putin a situações que ele sente que estão saindo do controle, quando um patriarca supostamente todo-poderoso é incapaz de encontrar uma solução óbvia e tropeça. Depois que o submarino Kursk afundou no primeiro ano de sua presidência, ele ficou mudo por dias. Duas décadas depois, quando o Covid-19 começou a varrer a Rússia, ele também desapareceu da vista do público – escondendo-se do vírus e da culpa por quaisquer erros. E aqui estamos nós novamente.

Não importa a famosa história que Putin gosta de contar sobre perseguir um rato no corredor de seu apartamento em Leningrado. Quando encurralado, o animal saltou e o atacou, supostamente uma lição de vida sobre como terminar uma briga. Aqui, o líder russo fez o que, na realidade, ele faz com muito mais frequência – ele está tentando evitar ser empurrado para um canto, demonstrando que ainda tem alternativas.

Ele agiu em retaliação, para silenciar vozes cada vez mais altas como a do líder checheno Ramzan Kadyrov e do chefe mercenário Yevgeny Prigozhin, mas também para demonstrar opções, incluindo as brutais, como ataques a alvos civis. A referência específica à explosão da ponte como um ato de “terrorismo” é em parte para diminuí-lo, mesmo quando a mídia estatal se alinha para minimizar os danos reais. Mas assim como as explosões em prédios de apartamentos russos que levaram à segunda guerra chechena foram usadas para tentar legitimar a brutalidade, Putin está tentando justificar uma resposta assimétrica desumana. Perturbadoramente, a Rússia acaba de nomear o general da Força Aérea Sergei Surovikin como comandante de suas forças de invasão na Ucrânia, um homem que liderou as forças russas na Síria e tem uma reputação de crueldade. Ele rapidamente recebeu um endosso de Kadyrov, que também se declarou “satisfeito” com a direção dos acontecimentos na Ucrânia.

O atraso também nos diz, no entanto, que Putin foi pego de surpresa. Tendo tomado a decisão politicamente arriscada de partir para a mobilização, mesmo que parcial, ele se viu humilhado por uma força ucraniana capaz de realizar um ataque que, como Mick Ryan, estrategista e general aposentado do Exército Australiano, me apontou, é um desafio tanto do ponto de vista de segurança quanto tecnicamente. E a Ucrânia aprenderá com isso. Kyiv não tornará fácil para Moscou manter os territórios que conquistou.

O Kremlin ainda não está sem opções. Armas nucleares táticas, apesar de todas as ameaças, continuam sendo difíceis para Moscou implantar e provavelmente não resolveriam nem os problemas políticos nem estratégicos e militares de Putin. Mas ele já usou outras alternativas antes. A ênfase na ponte como alvo de infraestrutura crítica sugere que é onde Moscou se concentrará. As infraestruturas energéticas europeias já estão sob ataque e é provável que venham mais. Ryan sugere que a retaliação também pode incluir ataques cibernéticos a países que apoiam a Ucrânia e sabotagem secreta em áreas até mesmo além da fronteira onde a ajuda estrangeira está sendo coletada.

No entanto, como ele aponta e a Rússia descobriu, as vulnerabilidades acontecem nos dois sentidos.

Clara Ferreira Marques é colunista da Bloomberg Opinion e membro do conselho editorial que cobre assuntos externos e clima. Anteriormente, ela trabalhou para a Reuters em Hong Kong, Cingapura, Índia, Reino Unido, Itália e Rússia.

FONTE: Washington Post

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivanmc
Ivanmc
1 ano atrás

Parece que Kiev já está caindo rsrsrs

George
George
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Gastaram milhões para disparar um míssil que destruiu a quitanda do seu Joseph.

Confia – Putin vai ganhar muitas guerras assim.

Last edited 1 ano atrás by George
Ivanmc
Ivanmc
Reply to  George
1 ano atrás

Bilhões, eua/naziOtan… Ninguém consegue parar a Rússia.

Last edited 1 ano atrás by Ivanmc
George
George
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Enquanto você escreve a Rússia já perdeu mais alguns quilômetros quadrados na guerra.

Por que? Porque não sabe conduzir um conflito. Gasta míssil de milhões de dólares na quitanda do seu Joseph e não dá roupa de frio para os seus soldados.

leonidas
leonidas
Reply to  George
1 ano atrás

Entendo que é do interesse geopolítico Brasileiro que a Rússia ganhe esta guerra. Entendo que a Crimeia é russa e jamais foi ucrânia por fatos que já postei antes. Reconheço que os territórios anexados são feitos de forma ilegal pois não pertencem a Rússia. Mas espero que os EUA e a UE percam esta aposta o que infelizmente implica na perda de milhares de vidas de inocentes ucranianos e russos também pois povos padecem por seus governos. Agora não vejo razão alguma para a Rússia ficar atacando vilas, pois até o momento o que se vê é isso, é como… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Caerthal
Caerthal
Reply to  leonidas
1 ano atrás

Penso que está muito difícil avaliar algum ganho para o Brasil de semelhante situação. Só tem desfecho ruim à vista.

Underground
Underground
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Na verdade não há ganho nenhum.
Fertilizantes? O mercado foi mais rápido que o governo e comprou uma quantidade gigantesca, tanto que os estoques estão em seu nível máximo e já estão recusando receber mais.
Diesel? A quantidade recebida representa menos de 3% do total importado.
Ainda corremos o risco de sermos sancionados.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Até a Turquia, a Finlândia, Cazaquistão, Geórgia, etc… estão com dificuldades em parar os Russos de entrarem nas suas fronteiras…

Parece a repetição do que aconteceu no início da construção do Muro de Berlim…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Se eu acreditasse no que os Russos dizem, já estaria num manicómio…

Chevalier
Chevalier
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Olha esse comuna maldito passando pano pra ataques a civis…

Realista
Realista
Reply to  Chevalier
1 ano atrás

Então os americanos e europeus são tudo comuna né ?

Nonato
Nonato
Reply to  Realista
1 ano atrás

Cinismo e deboche são táticas manjadas do comunismo.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Vdd, não param de fugir da mãe Rússia, logo terão que convocar os simpatizantes que moram no exterior…

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Qual simpatizante que apoia esse projeto de ditador? Basta ver na trilogia quem é simpático a guerra desse porco desgraçado que logo logo estará junto de hitler,stalin,milosevic, sadan ,kadafi,mao,pol pot …etc …o Kings e o patrício que são os mesmos idiotas úteis ? 2 coitados que não valem uma bala de 762 .

Edu
Edu
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

É o xadrez 5D. Ninguém quer morar lá. Daí, foge. Depois, eles dizem que tem que proteger cidadãos russos no exterior (os caras que fugiram deles). Rússia parece ex.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

agora até a otan é nazista pros russos? eaiohoaeiheo

Vcs já viraram piada, só não se tocaram ainda

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Eu até iria comentar quem é a Grande piada, porém meus comentários de respostas ficam retidos… mas continue com a sua crença porque faz muito sentido.

Last edited 1 ano atrás by Ivanmc
NEMO revoltado
NEMO revoltado
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Se o brasil é tão ruim, porque perde tempo em um fórum brasileiro?

Edu
Edu
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Quem assinou tratado com Hitler para dividir a Polônia?

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Nazi você vai ver a hora que a fúria anglo-saxonica cair sobre o principado de moskovia ..como diz o teu baixinho mafioso..”isso é só o começo “.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

A pergunta que eu sempre me faço..

Você acredita nas m…. que você escreve ou é só pra ser o do contra ?

Rogério
Rogério
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

É o ganha pão dele!

pangloss
pangloss
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Ele sabe que só escreve bobagens. A pior parte é ele achar que vai convencer alguém com narrativas tão infantis.

Lucas
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Ninguém consegue parar a Rússia….
na sua marcha para trás.
hehehehe

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Kkkk boa

MFB
MFB
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Putin só piora a própria situação. São ataques que só ajudam a reforçar o apoio à Ucrânia. Nenhum ganho do ponto de vista militar. Estão sem saída e isso é perigoso.

Heitor
Heitor
Reply to  MFB
1 ano atrás

E não muda em nada a situação em campo de batalha… Não adianta atacar posições longe do front e continuar recuando no campo de batalha.. ordenou esses ataques por pura pressão interna cujas opiniões sobre ele são nada boas. Já temos em torno de 300000 homens russos fugindo… É um êxodo que vai custar caro (impostos e força de trabalho). Em qualquer país é um baque.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  MFB
1 ano atrás

Existe uma saída , e o povo russo sabe qual é.

Heitor
Heitor
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Parece que faltou tomar a tarja preta hoje rsrsrs

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

o q algumas pessoas aqui não estão vendo é q agora aconteceu algo q ainda era um pouco raro da russia fazer, atacar infra estrutura critica, como pontes,usinas eletricas etc…

Monarquista
Monarquista
Reply to  horatio zhirinovsky
1 ano atrás

Eles não atacaram estruturas críticas: atacaram parques, ruas movimentadas e até o consulado da Alemanha. Atacaram pura e simplesmente civis.
É crime de guerra e terrorismo.
Hoje a Rússia já pode ser considerada um estado terrorista.

Last edited 1 ano atrás by Monarquista
Bruno
Bruno
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Já tem pais atuando para reconhecer a Rússia como estado terrorista…

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  horatio zhirinovsky
1 ano atrás

E isso não muda muita coisa. Para se conseguir efetivamente tirar esses tipos de alvo de operação, é necessário um bombardeio contínuo, caso contrário voltarão à operar. A Rússia não tem feito muito bem isso desde as primeiras semanas da Guerra. Então se em pouco tempo não fizerem a mesma coisa, essas estruturas eventualmente vão voltar à operar, etc. Mesma coisa vale para a interdição do campo de batalha. É preciso manter uma vigilância constante para se conseguir um fluxo contínuo de ataques para se efetivamente ‘selar’ o campo de batalha e evitar movimentos de tropas, apoio logístico, envio de… Read more »

Galego
Galego
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Os vídeos das termelétricas ucranianas destruídas são impressionantes.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Galego
1 ano atrás

São impressionantes ao mostrar o desespero russo por estarem perdendo a guerra, daí apelaram para a covardia de acertar civis

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Galego
1 ano atrás

Realmente são impressionantes. São um documento que registra o amadorismo dos líderes Russos. Atacar fontes de energia é absolutamente válido em uma Guerra. Não significa que seja o mais indicado. No início do conflito, com pontas de avanço Russas estavam cercando Kiev e Kharkiv, era o ideal, quando grandes centros urbanos, e consequentemente de comando e controle poderiam ficar sem energia ou com abastecimento instável. Não apenas ajudaria à desbaratar as defesas como também provocaria mais pânico entre a população civil e até mesmo os defensores. Da mesma forma, uma nação industrial com sua indústria toda voltada para a economia… Read more »

Galego
Galego
Reply to  horatio zhirinovsky
1 ano atrás

Demorou muito.
Agora começa uma nova fase da guerra.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Galego
1 ano atrás

Sim, uma nova fase onde os russos, incapazes de reverter os revezes no campo de batalha, atacam alvos civis o que reforça o apoio internacional à Kiev

“Jênio” o enxadrista 5D

NEMO revoltado
NEMO revoltado
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Pare e pense no que escreve, pois são civis, mães, pais e filhos que estão sendo atacados e não militares como seria o correto!
Putin acusa a Ucrânia do que ele é, um terrorista!

MFB
MFB
Reply to  NEMO revoltado
1 ano atrás

É um moleque revoltado que ainda não descobriu que a União Soviética Kaput

MHC
MHC
Reply to  NEMO revoltado
1 ano atrás

Zelensky deveria ter pensado nisso.

NEMOrevoltado
NEMOrevoltado
Reply to  MHC
1 ano atrás

Que o Putin é um terrorista!?

Ele já sabe!

Guilherm S.
Guilherm S.
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Então você defende míssil de cruzeiro caindo em parquinho infantil com crianças né?
Isso diz muito sobre você e sua índole.

Andre
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

Está sim, e em apenas duas semanas. Está matéria aqui do forte pode te ajudar a convencer todo mundo que Kiev já está caindo: https://www.forte.jor.br/2022/03/27/as-forcas-armadas-ucranianas-ja-foram-derrotadas-diz-veterano-da-cia/ Nesta mui acertada entrevista, publicada em 27 de março, o veterano da CIA, nos brinda com pérolas como: “ Nas primeiras 24 horas da operação militar russa na Ucrânia, toda a capacidades de Intercepção de Radar Terrestre Ucraniano foi dizimada.” “Quando uma coluna a 39 km (ou 64 km, conforme a fonte de notícias) foi posicionada ao norte de Kiev durante mais de uma semana, ficou claro que a capacidade da Ucrânia para lançar operações militares… Read more »

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Ivanmc
1 ano atrás

O Adolf Putin fazendo o roteiro certinho dos ditadores sanguinários…

NOstra
NOstra
1 ano atrás

Ursinho carinhoso ficou pucto

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Mais de 70 mísseis, mais de metade derrubados por baterias anti aérea e consegue pouco mais que matar alguns civis… Que situação para o Putin.

MFB
MFB
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Pura demonstração de fraqueza, passou mais um recibo.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Onde tirasse esse números?

LUIZ
LUIZ
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Ele contou no momento do ataque. O cara é o The Flash no teatro de guerra.

Carlos
Carlos
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 ano atrás

Avance uma matéria, 75 lançados, 41 abatidos, um inclusive com manpad

Heinz
Heinz
Reply to  Carlos
1 ano atrás

E o do manpad tem vídeo pra demonstrar

Felipe
Reply to  Carlos
1 ano atrás

esses S-300 são zica mesmo

Edu
Edu
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Quase acertaram uma ponte de parque. Ridículo.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Gastaram milhões para atacar civis que não vai mudar o rumo da guerra e ainda vai deixar os ucranianos com mais raiva da Rússia. Atacaram uma ponte de vidro na Ucrânia e nem conseguiram derrubar kkkk

The moment missiles struck Kyiv’s Glass Bridge – YouTube

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
1 ano atrás

ué?!?
Essa ponte e o gasoduto não são alvos “civis” também?!?
Nada mais justo que o ursinho carinhoso dar o troco em hidrelétricas, ferrovias, etc, etc…
VEJAM!!
Como o conflito caminha, a passos LARGOS, em direção à fronteira oeste.
EU se fosse o Putin já colocaria ferrovias e pontes abaixo ao longo das fronteiras com os países mais a oeste da Ucrânia.
A guerra vai escalar …CERTEZA!
AGUARDEM!!

Hcosta
Hcosta
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
1 ano atrás

Já está na fase da Raiva.
Pelo menos já superou a fase da Negação…
comment image

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Morgoth
Morgoth
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
1 ano atrás

Do ponto de vista estratégico, pontes, usinas de energia, fábricas de armas, gasodutos, etc. são meios vitais para o esforço de guerra de uma nação. Parques públicos infantis, não o são.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Morgoth
1 ano atrás

A Ucrânia vem atacando o centro do Donestk causando a morte de civis. E o ataque das forças ucranianas na estação de trem em Kramatosk onde morreu mais de 50 civis. Deve ter bases militares russas nessas regiões.

Edu
Edu
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Querido, os ucranianos não são burros como os russos de atacarem civis. Vc não ganha nada com isso. Só o Putin para ter uma ideia dessa.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Perca de tempo respondendo a esses energúmenos…são gente de mete pequenas e poder argumentativo HONESTO…ZERO.
Vivem de deboches (dialética cética da filosofia grega) quando não socráticos com suas perguntas como “respostas”.
Infantis! Nada mais que isso. Dignos de dó. rsrsrs

Hcosta
Hcosta
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Uma base militar Russa em Kramatorsk é difícil de acreditar…

Mas deve ser daqueles que acredita que foram os Ucranianos apesar de ter sido reivindicado pelos Russos e depois seguida de uma campanha de desinformação para apagarem os rastros…

Ainda deve estar na fase da negação…

Bruno
Bruno
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
1 ano atrás

Esse russo entende ! Ja já a guerra, sim é uma guerra e não operação especial de roubo de território, chega a Londres hein. Cuidado.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
1 ano atrás

A ponte é uma construção ilegal em território ilegalmente anexado e que estava sendo usada como rota de abastecimento para as tropas invasoras, logo é um alvo militar legítimo!

Quanta diferença para a ponte de vidro de Kiev não é mesmo!?

E aquele seu papinho de dialética cética da filosofia grega, como é que fica?😉

Bruno
Bruno
Reply to  Raça Negra
1 ano atrás

Excelente explicação, mas mesmo assim esses caras que passam pano pra russo não vão entender. Nem desenhando.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Raça Negra
1 ano atrás

Não há ilegalidade na anexação da Criméia visto que a doação dela para a Ucrânia já foi uma ilegalidade. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão, já dizia o ditado popular.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Claro que há legalidade na doação da Crimeia para a Ucrânia. Até a Rússia reconheceu essa legalidade e até deu garantias que seria respeitada. O Mundo inteiro reconheceu que a Crimeia era território Ucraniano. Esse argumento é inválido.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

De alguém que fazia postagens de cunho n@zist@ quando usava o nick “defensor da liberdade” somente se espera esse tipo de b0ç@lid@de

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

O que aconteceu à narrativa de que a Rússia não ataca civis? Agora já é aceitável? Nem se dão ao trabalho de propagar mentiras, como as do ataque na estação de comboios, nos hospitais, etc… que foram os Ucranianos, os Russos nem têm esses rockets/mísseis, etc…, entre muitas outras? Estas ações demonstram que isto é uma intensificação dos ataques a civis diretamente, que o comando Russo nunca esteve preocupado com isso e com objetivos militares mas com uma guerra de punição e que estão a ficar desesperados recorrendo a estas manobras de propaganda interna para “parecer” que estão a ganhar.… Read more »

Galego
Galego
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

No ataque à ponte, morreram dois historiadores civis russos.
Ataque inútil e sem propósito.

Bruno
Bruno
Reply to  Galego
1 ano atrás

Atacar uma das mais importantes linhas de suprimentos do país roubador de territórios é sem propósito ? Tá “SERTU”. A Ucrânia deveria ajudar a melhorar lá e permitir cada dia mais o envio de armas e afins né ?
Mais uma surreal desse fórum.

Last edited 1 ano atrás by Bruno
Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Galego
1 ano atrás

A ponte, além de ser uma construção ilegal, era usada como rota de abastecimento para o invasor….

É alvo legítimo que chama?😉

Morgoth
Morgoth
1 ano atrás

Um dos alvos foi um parque infantil ucraniano que, felizmente, estava vazio.

MARCELO DANTON DA SILVA
MARCELO DANTON DA SILVA
Reply to  Morgoth
1 ano atrás

com um emissor de ondas eletromagnéticas RADAR, atrás do prédio né?!?!
Um alvo cívil na primeira vista, mas que se transformou em “guarida” para equipamentos militares…qual a diferença dos Reféns no Oriente médio?!?! Lembram?! Não né. kkkk

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  MARCELO DANTON DA SILVA
1 ano atrás

Mais um a disseminar as mentiras russas! Mas não adianta pois ninguém, salvo a seita enlouquecida de russos tupiniquins, acredita nelas…😉

paulof
paulof
1 ano atrás

Tem algo que mais pensar que algo já estava ensaiado, afinal logo após do ataque em um país que censura tudo sobre a guerra, já foi preso quem não chamou de “operação especial”, aparecem logo após do “incidente”, as imagens das câmaras que registaram a explosão e uns quinze minutos depois o resultado, inclusive na imprensa russa, foi fartamente divulgado nos países asiáticos primeiro, e vc não tem imagem alguma de derrotas russas vindo do lado de Moscou. logo após sobe o general armagedon no comando da “operação especial”, o vagabundo checheno informa no telegram que agora é general coronel,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by paulof
MHC
MHC
1 ano atrás

Esperavam o quê? Flores?

Bruno
Bruno
Reply to  MHC
1 ano atrás

Em alvos civis ? Parques ? Vai se tratar russófilo !

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  MHC
1 ano atrás

Nós, seres normais e com dignidade, assim como o MOD ucraniano, esperávamos uma resposta de homem e à altura: algum ataque à estruturas de grande valor pra Ucrânia, como pontes, barragens, fábricas de insumos bélicos, alvos militares e não mísseis em parquinhos de criança e prédios civis.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  MHC
1 ano atrás

De um covarde como o sociopata do Kremlin não esperaria algo diferente

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

A pergunta certa é: Qual pais você vive senhor Ivanmc?

Se defende tanto a Russia, deveria estar morando la.

Edu
Edu
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Se renunciar a nacionalidade, pago a passagem de ida.

europeu
europeu
Reply to  Edu
1 ano atrás

Edu,
parece que são muitos mas não!! as passagens ficariam baratas! Anda aqui muita gente com vários nomes. quando os identificarem eu ajudo a pagar a passagem de ida para a Rússia.

737-800RJ
737-800RJ
1 ano atrás

Bateu o desespero no anão ditador! Tá tomando um baile das Forças da Ucrânia e resolveu, mais uma vez, apelar pra civis inocentes…
Covardão!

europeu
europeu
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Com a vergonha de hoje o Putin não ganhou nada! apenas mais ódio dos ucranianos e mais ajuda dos europeus e americanos como mísseis de defesa aérea e radares mais sofisticados.
No campo de batalha vão perder a guerra. Quanto tempo vai demorar a cair Kerson?
Hoje reagiram, como já foi dito, à humilhação interna, satisfizeram os saudosistas e doentes do antigo império soviético, mas a guerra não pára, vão ser atropelados.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

E depois os russos reclamam de russofobia..

Revidassem o ataque a ponte em alvos militares..

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A ponte na Criméia era um alvo militar?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Sim.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Construção ilegal e usada como rota de suprimento, portanto um alvo militar

Aceite

juggerbr
juggerbr
1 ano atrás

A cada dia que passa as coisas não ficam melhores, pelo contrário…

Lewandowski
Lewandowski
1 ano atrás

Se comprovado que foi intencional, isso não poderia ser considerado crime de guerra e Putin ser punido?

Bruno
Bruno
Reply to  Lewandowski
1 ano atrás

O presidente da Ucrânia matrou a filha do russo ? Como sabe ? Vocês putinetes de ditador estão cada dia mais surreais !

Last edited 1 ano atrás by Bruno
Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Lewandowski
1 ano atrás

Daria Dugina além de filha do guru do sociopata do Kremlin não tinha pudor algum em destilar suas teses supremacistas que apregoavam o fim dos ucranianos como povo.

É alvo legítimo que chama?

Machado
Machado
1 ano atrás

Aparentemente a Rússia começou a aniquilação da infraestrutura ucraniana. Finalmente. Já não era sem tempo. Não se ganha guerras poupando inimigo

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Machado
1 ano atrás

Condomínio Residencial é infraestrutura ?

Neural
Neural
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Parte do ataque foi feita com os drones Iranianos Shahed-136 que custam menos de 10 mil dólares cada um. Custam inclusive menos que um manpads Stinger, estimado em quase 100 mil dólares cada.

Atacaram alvos estratégicos, usinas termelétricas, sedes militares, e de comunicação. Não teve alvo civil

Last edited 1 ano atrás by Neural
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Neural
1 ano atrás

A pergunta persiste…

Condomínio Residencial é infraestrutura ?

Porque são nitidamente os alvos que foram atacados..

Bruno
Bruno
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não tenta mais Rodrigo. O lunático não aceita…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Pode ter sido um míssil que falhou, mas em vários vídeos é clara e intenção de atacar alvos do esforço de guerra ucraniano, como aquelas usinas térmicas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Eu vi um prédio de condomínio partido ao meio…

Pena que foi o o que você mora..

Tenho certeza que o seu discurso seria outro.

George
George
Reply to  Neural
1 ano atrás

Fica tranquilo. O Igla que derrubou o míssil russo foi doado pelos próprios russos quando estavam em retirada.

Hawk
Hawk
1 ano atrás

Se Argentina ataca-se a Rússia e o Brasil tenta-se impedir, negociando, cantando “Imagine”, enviando flores, tomava bomba também! E não adianta ser do BRICS! Pense nisso antes de ficar torcendo para um lado que não seja o seu! Vale pra qualquer outro que tenha armas nucleares.

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

Isso não está caminhando bem. Se alguém acha que sairá vencedor desta guerra suspeito que terminará bastante frustrado.

E ninguém fala em cessar-fogo.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Até o fim .

Cicero
Cicero
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Caerthal,

Você foi direto ao ponto. Ninguém fala em arrefecer a situação e ir para uma solução diplomática.

Apesar de pessoalmente achar o Putin um completo insano, que agora colhe os resultados de um governo altamente corrupto, ainda penso que ele pode ser o personagem moderado, na realidade distorcida daquela sociedade.

Essa guerra cutucou em muita gente importante de lá e quase todos agora tem bens congelados no exterior e como o Putin não entrega resultados, ele pode ser extirpado do governo. E aí, quem vai ser o maluco que pode sucedê-lo?

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Por curiosidade, quais são às normas das nossas forças armadas nesta questão? Se receberem ordens de lançar ataques contra civis podem questionar estas ordens ou teriam que seguir como os terroristas russos?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Carlos
1 ano atrás

**** acho **** que seriam consideradas ordens ilegais, e portanto não precisam ser obedecidas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

O problema está no quanto o pessoal acredita que a ordem é ilegal e se ele está disposto a enfrentar os problemas por se negar a cumprir..

Ex.: A ordem do Fachin para parar com as armas de calibre restrito, não teve embasamento jurídico e mesmo sem sair no DOU e ter sido julgada no pleno do STF o EB já adotou a regra…

Ou seja… os funças n querem ter dor de cabeça e usar o argumento de que estava obedecendo ordens será mais fácil.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Eu concordo. Eu nunca entendi esse papo do Fachin, até porque porte não é uma coisa fácil de se conseguir no Brasil. E o próprio transporte de armamento também é extremamente regulado. Para mim foi uma decisão ridícula ‘para inglês ver,’ só que esses caras do STF não deveriam se preocupar em agradar opinião pública já que não são eleitos. E isso me lembra também de uma ocasião anos e anos atrás na qual um jovem tenente do EB foi julgado culpado em um tribunal militar quando em uma ação militar ele apreendeu um meliante qualquer e o soltou em… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Leandro Costa
1 ano atrás

Por coincidência eu estou com um pedido de apostilamento de arma já tem mais de um mês, parado no status de pronto para análise e mais dois pedidos de armas aprovados.

Agora já tenho praticamente certeza que só irão realizar o apostilamento depois da eleição.

Usar o argumento que permitir a venda de armas no período eleitoral para ajudara diminuir a violência é pífio..

qualquer coisa comprada hoje, provavelmente o dono só irá receber ano que vem.

Este meu pedido de apostilamento foi para arma comprada e paga em Agosto/2022.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não acho um argumento pífio não. É completamente ridículo, inválido e não se sustenta na realidade, mas sei que estava usando eufemismo para isso.

Do jeito que colocam parece que a gente entra numa loja com a grana e sai de lá armado que nem o Rambo.

Sempre vou me lembrar daquele referendo, que mesmo com toda a mídia em cima, ainda teve um resultado que muita gente não gostou e foi praticamente ignorado pelos legisladores/governo.

Rodrigo, boa sorte nesses trâmites legais. Espero que esse imbróglio seja resolvido logo, bicho.

Carlos
Carlos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Minha esposa está com duas que comprou em julho, também pronto para análise já faz mais de um mês, é ridículo.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

A Rússia se rebaixou a um nível nunca antes visto. Um verdadeiro estado terrorista.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O ataque maciço da Rússia a alvos civis na Ucrânia só vai acelerar o envio de sistemas de defesa antiaéreos mais modernos. A Alemanha já avisou que vai enviar o primeiro IRIS-T dos quatro que serão enviados. O primeiro NASANS logo estará instalado. Mas a Rússia abriu a porteira para o envio dos ATACMS.
https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/en/germany-to-quickly-send-air-defense-systems-to-ukraine/a-63397544

Neural
Neural
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Vão gastar um IRIS-T, míssil de dezenas ou centenas de milhares de dólares, contra um drone shahed que custa 10 mil dólares. Rússia já achou o caminho.

Putin encomendou 2 mil shaheds.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Agora a Ucrânia já tem motivo para atacar vários pontos da ponte Kerch com ogivas pesadas. Valeu, Putin. Você é um gênio.

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
1 ano atrás

A Ucrânia esperou o contato, e o contato veio. Na velocidade de um míssil ainda mais…

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

O que esperar de alguém que já fez postagens de cunho n@zist@ quando usava outro nick?

Felipe
1 ano atrás

Alvos civis….ta parecendo aquele outro canal “Hoje no mundo ucraniano”…

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Qual a finalidade militar de uma passarela de vidro minha cara putinz&t&

Machado
Machado
1 ano atrás

Tá cheio de usuários pró Otan no sítio. Aparentemente portugueses e norte americanos. Pelo que vi tem poucos brasileiros nacionalistas que defendem os nossos interesses nacionais. Europeus não tem jeito mesmo. Um bando de vassalos do EUA sem autonomia pra decidir seu destino e o que é melhor pra eles sempre atrelados às decisões de Washington. Salve a Rússia! Salve o BRICS!

Neural
Neural
Reply to  Machado
1 ano atrás

Isso aí amigo, aqui é terra de mickeyboy e gente estranha com influência do titio de bigodinho. Brasileiro comum sabe que essa é uma guerra de procuração da Otan.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Machado
1 ano atrás

A Rússia é um estado terrorista e pária governado por um sociopata, e “uzbriqui” é um balaio de gatos desfuncional que apenas serve aos interesses de China e Rússia quando desejam falar grosso com os EUA e a UE.