domingo, dezembro 4, 2022

Saab RBS 70NG

Lula, 77 anos, é eleito para o 3º mandato de presidente da República

Destaques

Redação Forças de Defesa
Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Ex-presidente disputou cargo pela sexta vez

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, eleito neste domingo (30), em segundo turno, para o terceiro mandato como presidente da República, tem uma longa trajetória na política brasileira, que começou ainda no início da década de 1970. Na época, o país vivia ainda sob ditadura militar e Lula era diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, um dos principais centros industriais do país.

Em 1975, Lula é eleito presidente do sindicato, que representava 100 mil trabalhadores. Três anos depois, em 1978, após ser reeleito presidente da entidade, Lula lidera as primeiras greves operárias em mais de uma década. Naquele momento, o país vivia um processo de abertura política lenta e gradual. Em março de 1979, mais de 170 mil metalúrgicos pararam as fábricas no ABC Paulista. No ano seguinte, cerca de 200 mil metalúrgicos cruzaram os braços. A repressão policial ao movimento grevista, que chegou a levar Lula à prisão, fez emergir a liderança popular de Lula, que criaria o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Alguns anos depois, ele fundaria também a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Em 1984, Lula foi uma das principais lideranças da campanha das Diretas Já para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988.

Liderança nacional consolidada, Lula foi lançado pelo PT para disputar a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, para Fernando Collor de Mello, por pequena diferença de votos. Dois anos depois, no entanto, Lula liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que culminou no impeachment de Collor. Em 1994 e 1998, Lula voltou a ser candidato a presidente, sendo derrotado por Fernando Henrique Cardoso nas duas ocasiões.

Em 2002, por meio de uma inédita aliança política até então, o PT aprovou uma coligação política que incluía PL, PCdoB, PCB e PMN, lançando Lula novamente a presidente, tendo como vice-presidente na chapa o senador José Alencar (PL), de Minas Gerais, um dos maiores empresários do país.

Em 27 de outubro de 2002, em segundo turno, aos 57 anos de idade, Lula obtém quase 53 milhões de votos e se elege pela primeira vez presidente da República. Seu mandato foi marcado pela ampliação de programas sociais e expansão nas áreas de educação e saúde, além de uma política de valorização do salário mínimo. Uma das principais marcas do seu governo foi a redução da miséria no país. Em 2006, Lula e José Alencar são reeleitos e terminam o mandato, em 2010, com a maior aprovação de um governo da história do país, superior a 80%.

Essa popularidade impulsionou a eleição de Dilma Rousseff (PT), que era a principal ministra de Lula, e foi eleita a primeira mulher presidente da história do país.

Lava Jato e prisão

Em 2014, após a deflagração da Operação Lava Jato, que apurava corrupção na Petrobras, a crise política escalou para um patamar inédito na democracia brasileira. Reeleita no mesmo ano, a presidente Dilma e seu governo acabaram consumidos pelo desgaste das denúncias, perdeu apoio no Congresso e acabou sofrendo um impeachment, em 2016. O afastamento de Dilma é controverso, já que não teria ficado demonstrada a prática de crime de responsabilidade, como exige a Constituição Federal.

Lula passou a ser alvo de processos por suposta corrupção e foi condenado pelo então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitavam os processos da operação. Após ser condenado no processo do triplex do Guarujá, o ex-presidente foi preso no dia 7 de abril de 2018, dois dias depois da expedição da ordem de prisão contra ele. A sentença do magistrado havia sido confirmada, e a pena fora aumentada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Na época, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia alterado o entendimento de que condenados em segunda instância poderiam iniciar o cumprimento da pena.

Lula ficou 580 dias preso e foi proibido pela Justiça de disputar as eleições presidenciais de 2018, vencidas por Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi solto em novembro de 2019, após o STF rever a tese de cumprimento a partir de condenação em segunda instância, passando a considerar a possibilidade apenas com o trânsito em julgado do processo.

Em 2021, julgamentos do STF consideraram que o então juiz Sergio Moro foi parcial no julgamento de Lula, e foi declarada a suspeição do magistrado, no caso do triplex, que foi anulado. Além disso, os casos do sítio de Atibaia e de duas ações penais envolvendo o Instituto Lula também foram anuladas porque deveriam ter sido julgadas pela Justiça Federal em Brasília e não em Curitiba, onde Moro atuava como juiz. Na Justiça Federal do Distrito Federal, os casos foram considerados prescritos, que é quando o estado perde o prazo para buscar uma condenação.

Terceiro mandato

Sem pendências com a Justiça, Lula voltou com força à cena política na corrida pelo terceiro mandato de presidente. Durante a campanha, ele buscou ressaltar o legado das suas gestões anteriores e prometeu retomar algumas de suas políticas consideradas bem-sucedidas, como aumento real do salário mínimo.

Lula também afirmou que vai garantir o pagamento do Auxilio Brasil (ex-Bolsa Família) no valor de R$ 600 por família, com pagamento extra de R$ 150 por criança até 6 anos de idade.

Ele também promete ampliar o programa Minha Casa Minha Vida, de habitação popular, que foi substituído pelo programa Casa Verde Amarela no atual governo.

Outras propostas incluem a recriação do Ministério da Cultura e a criação do Ministério dos Povos Originários, para cuidar das questões indígenas e das populações tradicionais.

FONTE: Agência Brasil

Leia também:

Plano de Lula para Defesa prevê Guarda Nacional e despolitização das Forças Armadas após Bolsonaro

- Advertisement -

356 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

356 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique
Luís Henrique
1 mês atrás

Lula disse que vai criar a guarda nacional como foi feito na Venezuela.

Minsc
Minsc
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Tempos sombrios pela frente

Agressor's
Agressor's
Reply to  Minsc
1 mês atrás

O povo brasileiro reclama da situação de nosso país mas não se dá conta de que são eles próprios os responsáveis por isto. O povo sempre vota nas mesmas pessoas, com as mesmas ideias! Infelizmente estamos nessa bipolarização, vivemos o horror cíclico na política. Não temos oposição! Não existe no Brasil políticos de direita ou esquerda, existem políticos ladrões roubando para si! Por isso estamos aonde estamos: nos falta consciência social e política. Todos esses candidatos que se apresentam hoje são braços políticos uns dos outros, e todos esses partidos políticos menores são braços políticos dos maiores! Nos debates eleitorais… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Se você é incapaz de identificar as diferenças gritantes entre o atual governante e os princípios que o orientam e o recem eleito , sua fala deve ser voltada principalmente pra si próprio.

Fernando
Fernando
Reply to  Minsc
1 mês atrás

Sombrios mesmo eram os tempos que estamos vivendo até 31/12/2022

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Fernando
1 mês atrás

Isso depende de qual canal sintoniza sua TV. Ontem após as eleições eu resolvi assistir 10 min de CNN e 10 min. de Globo.
E entendi facilmente o que aconteceu.
Quem ganhou as eleições não foi o Lula, foi o 3o e o 4o poder, o judiciário através do STF e o poder das mídias.
Desliguei a TV após os 10 min. porque se continuasse por mais alguma minutos corria o risco de ficar feliz com a vitória do “honesto”.

Sequim
Sequim
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Típico choro de perdedor.

Oseias
Oseias
Reply to  Sequim
1 mês atrás

Mas que choro de perdedor rapaz?????
É esse pensamento que divide o Brasil. Foram eleições, o povo deu voto de confiança a um projeto politico.
Agora vamos todos trabalhas pelo sucesso. Isso significa apoiar, discordar, fiscalizar e mobilizar. Mas tudo isso em prol do Brasil, no que é melhor para o país. Não que seria melhor para grupo A ou grupo B. Agora somo um unico grupo!

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Oseias
1 mês atrás

Disse bem: “…, o povo deu voto de confiança a um projeto político.” Enquanto o povo não entender que o projeto não pode ser político, ou seja, de um partido e sim do Estado, independente de partido, estaremos fadados a ser essa republiqueta que sempre fomos. O país não pode ser repensado a cada 4 anos ou a cada troca de governo, para um país prosperar tem que ser pensado a longo prazo. Quer você aceite/acredite ou não, muitas realizações do governo Bolsonaro só darão resultados daqui alguns anos, exemplo disso são os inúmeros leilões e concessões de infraestrutura que… Read more »

ALISON
ALISON
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

só darão resultados daqui alguns anos, exemplo disso são os inúmeros leilões e concessões de infraestrutura que foram realizados.”

Falou tudo… so nao entendeu que os resultados serão tristes… Vendeu nossos gasodutos… com 10 anos de aluguel ja teremos gasto o que pegamos com a venda… burrice sem tamanho…

alexandre
alexandre
Reply to  Oseias
1 mês atrás

Caro Oseias. Peço muito obrigado à tuas palavras. Nós precisamos muito de palavras como as suas. Muito obrigado!!!!!!!!!!!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Sequim
1 mês atrás

ele é perdedor, eu sou e você também

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Caro Luis. Lula foi eleito em uma eleição bastante disputada. O mérito é dele e daqueles que se empenharam em sua campanha. Uma eleição é vencida a partir da contagem dos votos. Quem o elegeu foram as pessoas que votaram nele, quaisquer que sejam as suas opiniões e razões.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Vivemos em mundos diferentes. No meu mundo eu vi a jovem pan ser censurada. O programa do copolla foi tirado do ar. No jornal da manhã haviam 2 comentaristas a Zoe que é cubana e defendia o governo e o noblat que atacava o governo e defendia o Lula, a Zoe foi proibida de continuar no programa o noblat continuou sem problemas. A jovem pan foi censurada, proibida de dizer que o Lula é ex-presidiário, que foi apenas descondenado e não inocentado, entre outras coisas. As inserções do Bolsonaro na propaganda eleitoral foram tiradas do ar às centenas porque eram… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Luís Henrique
Matusa
Matusa
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Jovem Pan é um puxadinho do Planalto.
Só isso.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Matusa
1 mês atrás

E o UOL, CNN, Globo e o resto da grande mídia sāo versōes de luxo do Brasil247.

Last edited 1 mês atrás by Allan Lemos
Slowz
Slowz
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Todos esses que vc citou tem um programa pra desmentir as fake news .. já a jovem pan é exportadora de fake news, apesar de não ser uma censura eu acho é pouco, deveria ir todos pra cadeia. Sair espalhando mentiras em rede nacional é uma vergonha, assim como quem da esquerda se por acaso espalhar fake news, tem que ter o mesmo tratamento.

ALISON
ALISON
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

A Globo não apoia e nunca apoiou Lula… Apenas ela concentrou seu poder de fogo no seu inimigo maior… agora que Lula ganhou ela ja pode voltar a bater no Lula como ja faz a tanto tempo…

UOL e CNN bateram no idiota pq foram atacadas por ele ao longo dos 4 anos… simples assim… Acorda e sai da bolha

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Matusa
1 mês atrás

único lugar que tem jornalistas dos dois lados ideológicos, mas como os canhotos apanham nos argumentos você diz isso

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Matusa
1 mês atrás

E qual é o problema disso? Uma vez que a Globo é um puxadinho do PT? Cada um assiste o que bem entende, a mudança de sintonia tanto no rádio quanto na TV é livre, ou eu sou obrigado a assistir uma emissora de esquerda ou de direita? Se a Jovem Pan fala mal da esquerda, deixe que fale, isso se chama liberdade de imprensa e defendo a mesma coisa para a Globo, Folha de São Paulo etc., deixe que fale mal da direita, deixem o público escolher e filtrar o que quer ou não assistir/ouvir, não preciso de um… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

A Globo já era enorme antes do PT existir, os grandes conglomerados de mídia brasileiros pertencem a grupos familiares poderosos que pretendem continuar assim, independente de quem esteja no poder.

José Carlos Amador
José Carlos Amador
Reply to  Renato B.
1 mês atrás

Rafael, pois é. O pessoal esquece como a Globo e tantos meios de comunicação se posicionavam contra o governo de Dilma, mesmo a própria não tendo atacado diretamente qualquer um deles.

Agora vêm falar que Globo é do PT… Ô memória curta!

ALISON
ALISON
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

Parei de ler em “Globo puxadinho do PT…”. acorda e sai da bolha do zap

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Caro Luis. Vivemos no mesmo país mas obviamente temos opiniões políticas divergentes. Mario Quintana escreveu que “o autodidata é um ignorante por conta própria”.. riso. Esta frase pode ser empregada para o fracasso dos políticos em algumas campanhas. Bolsonaro perdeu a eleição porque Lula ganhou, assim como ganhou em 2018 porque Haddad perdeu. Os grandes grupos de mídia sempre tiveram um grande poder, isso desde a era Vargas. Aliás, a grande diferença hoje é o peso das redes sociais, algo inexistente até há uma década. A propaganda política sempre foi uma grande arma em todas as eleições. A lista de… Read more »

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

O que eu nunca tinha visto foi o uso descarado e ilegal da máquina pública a favor de um candidato. 1 – criou benefício para taxista que só será pago esse ano. 2 – criou benefício para caminhoneiro que será pago só até a eleição. 3 – antecipou a data de pagamento do bolsa família só no mês de outubro. Em novembro volta o calendário original. 4 – autorizou o início da concessão de crédito consignado do bolsa família pouco antes da eleição. 5 – aumentou em 50% o valor do bolsa família entre agosto e dezembro. Depois o valor… Read more »

cinturão de orion
cinturão de orion
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Teu notório e respeitável “conhecimento de geopolítica” não é suficiente para enganar os conscientes, por isto não consegue esconder tua militância. A Eleição foi, desde o início das Campanhas, resultante da proteção do STF para a Esquerda e da anulação das ações da Direita. A desculpa de Agressão à Democracia foi absolutamente utilizada pelo STF e pela Esquerda para acusar Bolsonaro de ser uma “ameaça à Paz”. justificando assim Medidas Autoritárias e Inconstitucionais reconhecidas até pela Ministra do STF. Acabou o respeito ao outro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  cinturão de orion
1 mês atrás

Caro Cinturão. Acho que todos os que frequentam a trilogia há mais de 6 meses devem saber quais são minhas opiniões políticas. Imagino que qualquer um que acompanhe a trilogia há mais de dez anos também as conheça. Tenho tido a paciência de expô-las de modo claro mesmo quando atacado até em nível pessoal. 2014, 2018 e agora 2022 foram eleições disputadíssimas. Dilma venceu em 2014, Bolsonaro em 2018 e Lula em 2022. A próxima será em 2026. Vida que segue.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Você passou a vida inteira dentro de uma universidade federal. Desconhece a realidade das empresas e iniciativa privada em geral.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jagdverband#44
1 mês atrás

Caro Jag. Pelo contrário. Já fui CLT após o ensino médio para juntar dinheiro para bancar meu curso superior e também trabalhei em uma empresa de alta tecnologia como pesquisador doutor. Além disso, ajudava meus pais que eram feirantes desde que era pequeno até me formar no ensino médio. Olha o que dá falar besteira sem conhecer as pessoas. Fala besteira.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Você sabe muito bem que não é simples assim.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 mês atrás

Caro Matheus. Claro que é complicado. O processo político brasileiro ao longo dos últimos 10 anos tem sido amplamente debatido por historiadores, sociólogos, diplomatas, jornalistas. Aqui, para caber no espaço de um blog de debate, temos que ser concisos e focados nos argumentos colocados em cada comentário. Neste contexto, as empresas de mídia têm interferido no processo eleitoral em todas as eleições. Os casos mais famosos seriam a edição do debate entre Lula e Collor, a entrevista do motorista Eriberto… sem falar nas sucessivas capas da revista Veja, sempre bombásticas nos dias de eleição (todos temiam as capas da Veja…… Read more »

Tomcat4,4
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Simples assim.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Minsc
1 mês atrás

Caro MInsc. Por que?

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Caro Camargo, tomando a dianteira do colega e respondendo a minha opinião do por que dos tempos sombrios, já que penso da mesma forma. Na minha opinião, os tempos estão sombrios a algum tempo já e deverão permanecer assim por bem mais tempo agora. Deixando de lado todas as ilegalidades envolvidas na figura do presidente eleito, a administração dele ao longo de seus 8 anos de governo e os de sua sucessora, foram péssimos. Ele simplesmente quebrou o país, bem como começou o ‘nós versus eles’ e toda a radicalização política e social que culminou com a eleição de Bolsonaro,… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

melhor comentário, Camargoer vive no mundo da Lua para não ver os erros do Lula e da Dilma, é como dar tiro no pé sentir a dor e dar outro tiro no outro pé, o problema é que para alguns a Dilma e o Lula são duas coisas diferentes, talvez o não investimento no ensino básico fosse extremamente calculado

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Caro Carlos. Qual a necessidade de ser ofensivo? É tão difícil assim escrever sua opinião sem atacar as pessoas? Qual a dificuldade em colocar suas opiniões ou expor as contradições daquele com quem vocẽ discorda sem ofender, agredir, atacar? Complicado assim. Tenho colegas com quem debato há mais de uma década, discordado em muita coisa, e ainda assim somos capazes de rir e discordar de modo respeitoso. Outros, já desisti, são incapazes de argumentar. O que acha?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

falei que você está na mundo da Lula por não enxergar o que tá na tua frente, então eu poderia fazer era realmente te ofender, não te ofendi só usei uma metáfora.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Caro Carlos. Ao dizer que estou no mundo da Lua você me chama de lunático, que é um sinônimo de louco, incapaz, o que é obviamente ofensivo. O que é interessante é seu ato falho ao dizer que “vivo no mundo da Lula”, riso. Primeiro, eu nunca declarei meu voto pois defendo veementemente o voto secreto. Aceito as suas desculpas e acredito que vocẽ não teve intenção de me ofender considerando que temos um longo histórico de um debate educado e respeitoso

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

nunca quis te ofender, já ofendi outros aqui, o que geralmente sou é irônico, mas aí outra coisa

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Muito pelo contrário. A gente tem que aprender à discordar. Uma pessoa vota no candidato X ou Y por inúmeras razões que dizem respeito apenas à ela. Existem bons motivos para se votar no Lula. Vou sempre discordar que esses motivos possam ser válidos (claro, hehehehe), mas vou respeitar. Conheço muita gente que votou no Lula e que imediatamente farão oposição à ele assim que ele assumir, apenas porque julgaram que Bolsonaro seria uma opção pior para o país. Como eu já disse, eu discordo disso, mas respeito, até porque estão longe de serem fanáticos desmiolados sem argumentos. Camargoer sempre… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Lula está longe de ser uma maravilha, mas comparado ao atual ele parece fantástico. Vão ser tempos difíceis, o aparelhamento demonstrado pela PRF indica isso, mas certamente serão melhores que o atual governo disfuncional. Ernesto Araújo foi tão ruim que conseguiu se tornar desafeto até do Bolsonaro. Se tudo der certo nunca mais veremos um diplomata que tentou transformar seu país num pária. Para deixar claro, não importa quantos argumentos se elenque contra o barba, o Bolsonaro conseguiu ser pior e fracassou por demérito próprio, mesmo com todo o poder da máquina pública a seu favor. Supõem-se que o rombo… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Minsc
1 mês atrás

Ele está já com 77 anos. E deve muito provavelmente ser o seu ultimo mandato. E a imagem do Lula pode ser mais forte, mas o PT é fraco. Se fosse uma Dilma ou Haddad contra o Bolsonaro, teriam sido atropelados…

Slowz
Slowz
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Fraco entre aspas, haddad no auge do anti-petismo teve muito voto .

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Slowz
1 mês atrás

Claro, tanto que conseguiu a façanha de perder eleição pra prefeito, presidente e governador, uma atrás da outra.

O dia que Lula morrer ou sair da vida pública, a esquerda no Brasil estará acabada.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 mês atrás

única coisa que me acalma, e que esse país ainda tem chances é o Zema, Tarcísio e o Senado que está mais para Direita, o motivo para Impeachment tá logo aí, imrobidade Adm e corrupção estão no DNA do PT.

bjj
bjj
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 mês atrás

Quando o Lula morrer ou sair da vida pública a esquerda brasileira finalmente conseguirá se renovar e se livrar da bola de chumbo que é o antipetismo.

Quem vai afundar é o PT, que não tem ninguém para ocupar o lugar dele.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MATHEUS AUGUSTO
1 mês atrás

Caro Matheus. Eleições são vencidas e perdidas. É parte do processo democrático. O Brasil possui quase 6 mil municípios e 27 estados. Parece razoável imaginar que os partidos ganhem e percam eleições. O dia que Lula deixar a vida pública, talvez outros nomes passem a ocupar a liderança das esquerdas, como Boulos, Haddad, Manuela Dávia, Rui Costa, Marília Arraes… no centro Simone Tebet ganhou muito destaque (Soraya perdeu a oportunidade).. mais á direita Zema e Leite (Tarcísio ainda é precisa concluir um mandato). Este ano pode ter sido a última eleição de velhas lideranças políticas.

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Caro Camargoer. Concordo com quase tudo que você escreveu, principalmente na figura do Boulos a frente da esquerda, não consigo enxergar no Haddad a mesma intensidade política. Agora discordo quanto a Leite (PSDB) a direita, se é que se refere ao mesmo Leite que imagino (Eduardo Leite – Governador eleito do Rio Grande do Sul), é esse mesmo? O PSDB pode ser um partido de centro esquerda, mais a esquerda do que centro, mas partido de direita não é, isso é notório com o alinhamento de sua principal liderança hoje (FHC) e o apoio dado ao próximo governo, assim como… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Cordeiro
1 mês atrás

Olá Rafael. Falamos do mesmo Leite, governador tucano. A sua agenda é essencialmente liberal, privatista e em torno do Estado mínimo, De fato, o PSDB de FHC, Covas, Montoro e muitos outros tinha um discurso social democrata alinhado com muitas propostas da esquerda, mas nada disso restou na atual composição tucana. Ainda que eu considere Leite atuando na direita-democrática, talvez disputando os mesmo grupo eleitoral de Zema (e de Doria se ainda estivesse na política), ele está longe da extrema direita. Tarcísio está em uma encruzilhada história. Ele poderá buscar um caminho na direita democrática ou na extrema-direita (quase fascista,… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Slowz
1 mês atrás

nossa, perde para a reeleição pq era só um poste, perdeu para governador, perdeu para presidente, o incrível e forte Haddad é um ótimo candidato, a Direita devia sempre enfrentar ele na eleição

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Slowz
1 mês atrás

Olá Slow. O PT é o partido político com maior numero de simpatizantes, sendo preferido por 35% dos eleitores. seguido pelo PL com 20%. Desde a promulgação da CF88, o país teve nove eleições para presidente, sendo que o PT venceu 5 delas e esteve no segundo turno em outras duas. Mesmo nas duas eleições nas quais FHC venceu no primeiro turno, o PT foi o segundo partido mais votado.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

O PT hoje é igual a seleção de Portugal, é time de um jogador só… 😉

Arminius
Arminius
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Eita… E de futebol também não sabe nada…

Matusa
Matusa
Reply to  Minsc
1 mês atrás

E hoje, Jinping parabenizou Lula e propôs uma aliança de longo prazo entre os países.
Outra excepcional notícia.

Matusa
Matusa
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Se for para combater o narcotráfico, a grilagem de terras, o desmatamento e etc., todos apoiamos.

Minsc
Minsc
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Vai sim…
esqueceu de falar invasões..opa…ai ja não

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Minsc
1 mês atrás

Olá MInsc. Vocẽ acha que o pais corre o risco de ser invadido por um país vizinho, como aconteceu com a Ucrânia? Uma Guarda Nacional tem função doméstica. No caso de uma invasão externa, é função das forças armadas.Não misture.

tsung
tsung
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

nada ver mano

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  tsung
1 mês atrás

Olá Tsung. O Minsc falou de invasão. Que invasão? Foi o que eu perguntei para ele.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

invasão de terras produtivas pelo MST.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

ahhh. Pensei que eram invasões das rodovias com caminhões para impedir o tráfego.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

“Arruaça” para a galera é a manifestação de quem não gostamos.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

O produtor de arroz? Direito a propriedade é garantido pela constituição e enquanto houver governo disposto a seguir a lei, isso se resolve com polícia e reintegração de posse. Não me lembro de nenhuma reintegração que tenha falhado desde que o movimento foi criado.

ALISON
ALISON
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Essa loucura de sempre de invadir terras produtivas… na cabeça desses anormais nao deve nem ter terras improdutivas no Brasil… Meu deus…

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Matusa
1 mês atrás

É óbvio que ele sabe que não tem muito apoio nas forças armadas. Acho que a ideia dele em ter uma guarda nacional é muito mais para afastar a possibilidade de um golpe militar contra o governo dele. Pois a ideia é ter um 2o exército formado por pessoas que o apoiam.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Mas ele já não tinha criado uma força nacional?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Adriano Madureira
1 mês atrás

Olá Adriano. Pelo que entendi, a ideia é revisar o artigo 142, retirando do EB a prerrogativa da GLO que seria responsabilidade de um GN.

José Carlos Amador
José Carlos Amador
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Sinceramente, nada contra. FAs não tem que ser substituto de polícia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  José Carlos Amador
1 mês atrás

Olá José. Eu também sou contra a ideia de empregar forças armadas como força policial.

Luis
Luis
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Uma nova força de segurança, como qualquer instituição pública, só poderia ser preenchida por meio de concurso. Impossível ele formar um “segundo exército” só com apoiadores dele.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Luis
1 mês atrás

Isso é feito com doutrinação. Em uma instituição antiga como o exército é mais difícil, mas também da para ser feito em parte. Ja em uma nova força é muito mais fácil. Quem o sr. acha que serão os generais ou comandantes desta força? Só terão comandantes e generais daqui 30 anos? Ou serão selecionados A DEDO de dentro do exército ou de outras forças? Como seria a promoção lá dentro? 100% em méritos ou pode ter uma porcentagem de política? E um oficial que esta alinhado terá mais ou menos chances de ser promovido? Agora, são todas perguntas sem… Read more »

tsung
tsung
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

esta referindo coletivos civis? tipo controle de massa?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Luis
1 mês atrás

impossível não, eles em autocrítica quando a Dillma caiu falaram que deviam ter intervido na AMAN e outros, além nas promoções só de pessoas ligadas ao pensamento de esquerda, ou sejao próprio PT disse isso, quem és tu para desdizer o PT.

José Carlos Amador
José Carlos Amador
Reply to  Luis
1 mês atrás

Exato. Até porque uma GN fatalmente terá suas raízes, formadores, doutrinas, etc, baseadas nas atuais Forças Armadas.

Povo gosta de ver pelo em casca de ovo!

Fernando
Fernando
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Isso é relativo, o pouco apoio dele muda muito rapidamente, assim que ele implementar açoes de apoio as FA.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Olá Luis. Uma Guarda Nacional integra o sistema de defesa do país mas com responsabilidade doméstica. A ideia é mudar o artigo 142, retirando do EB a prerrogativa das operações de GLO, que seriam atribuição da GN.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

ele vai querer desarmar a população e armas essa guarda aí, o problema é isso passar no Senado, pra quem acha que isso é loucura, o proprio PT disse que falhou em Cooptar o EB quando a Dilma, caiu e isso tem até aqui no Forte.

ALISON
ALISON
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

E ta certo ele oras. depois do que aconteceu com a Dilma se ele nao pensasse nessa hipotese seria muito inocente…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Matusa
1 mês atrás

grilagem de terraas, desmatamento sim, mas narcotráfico não, vai voltar o diálogo cabuloso

bjj
bjj
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Lula tem que ser criticado pelo que de fato é, esqueçam esse terrorismo. Diziam a mesma coisa quando ele criou a Força Nacional. Ele governou por 8 anos, não transformou o país na Venezuela e nem transformará.

Mas esperem muito conchavo, denúncias de corrupção e coisas do tipo. Diria, inclusive, que com a direita tendo maioria na câmara e no senado, e com o Lula tendo um vice que até ontem era inimigo, nem terminará o mandato.

Last edited 1 mês atrás by bjj
Daniel
Daniel
Reply to  bjj
1 mês atrás

Por impeachment ou problemas de saúde chuto que o Lula tem uns 25% de chance de terminar o mandato.

Jose
Jose
Reply to  Daniel
1 mês atrás

25%? Uma proeza conseguir quantizar algo tão subjetivo quanto política. Daqui a dois anos sua vida vai estar bem melhor, por ação de políticas públicas deste futuro governo, mas dou 100% de chance que você atribuirá isso ao sua concepção pessoal de Deus ou a esforço próprio. Por opiniões deste quilate, oriundas de gente como você ou outros gênios, como um tal de Mk48 do Poder Naval, o BR virou esta bosta de hoje que, infelizmente, esta sendo presidido por um sujeito que seria mais produtivo sendo um quitandeiro no Vale do Ribeira.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Jose
1 mês atrás

Eu acho mais provável capanga de bicheiro no subúrbio do Rio. Se o EB tivesse feito a coisa certa décadas atrás é o que ele teria se tornado.

Fernando
Fernando
Reply to  Daniel
1 mês atrás

E eu chuto que vc vai mudar de opiniao sobre ele já a partir do 2o ano de mandato.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Daniel
1 mês atrás

Olá Danile. Eu aposto 10 milhões de Kichute$ que o Centrão vai propor que ele dispute um segundo mandato e mude a CF88 para disputar um terceiro.

tsung
tsung
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

o que é cf88?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  tsung
1 mês atrás

CF88 constituição federal de 1988

André K
André K
Reply to  tsung
1 mês atrás

É só um papel. Ele muda conforme a vontade dos nossos políticos e, mais recentemente, do nosso judiciário também.

Dom Pedro II
Dom Pedro II
Reply to  bjj
1 mês atrás

“com a direita tendo maioria na câmara e no senado” Amigo isso é ilusão, logo após a vitória do Lula os partidos da base “aliada” de Bolsonaro estavam parabenizando Lula, o presidente do PL é o maior bandidão cheio de caso de corrupção, gente dentro do congresso já esta falando que ele e o Lula vão conversar, a maioria das pessoas que entrou no congresso graças ao Bolsonaro é do centrão, não é de direita, se as pessoas pesquisassem os apoiadores do Bolsonaro antes de votar talvez não tivessem colocado tanta gente do centrão lá dentro, de direito mesmo se… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Dom Pedro II
1 mês atrás

a câmara ainda assusta, mas o Senado ainda tem muita gente boa, o suficiente para paralizar o andamento de muita coisa e colocar CPI atrás de CPI.

Aladaf
Aladaf
Reply to  bjj
1 mês atrás

Oi? Teve um presidente que acaba de nao ser re-eleito que foi MUITO criticado pelos apoiadores do Lula nao pelo que de fato fez ou era. Ninguem esqueceu nos ultimos 4 anos o tal terrorismo de que vc fala. Foi terrorismo ateh o ultimo segundo, ou nao foi?
De minha parte nao havera tregua nenhuma. Nao gosto de nenhum dos dois mas assistir PTista gritar “Altos” quando chegou a vez do outro jogar, ai nao..

Flick
Flick
Reply to  bjj
1 mês atrás

Quando a grana começar a correr solta pelos corredores da câmara e do senado, saberemos, de fato e de verdade, quem é de direita e quem é apenas por fisiologia.
Algumas máscaras hão de cair, porque não se enganem, não se pode esperar pêras de um pé de abacate.

Isso se ele tomar posse…mais um pouco, se terminar o mandato.
Até 31 de Dezembro muita coisa vai acontecer.

Fernando
Fernando
Reply to  Flick
1 mês atrás

Sim, muita coisa pode acontecer… Mas aí vamos saber realmente quais são as regras do jogo, não é?

Matusa
Matusa
Reply to  Flick
1 mês atrás

PSD e União Brasil já estão falando que vão conversar com Lula.
É mais que evidente que as políticas sociais do novo Presidente vão alavancar sua popularidade e trazer a maioria dos deputados para seu lado.
Por outro lado, a perda da imunidade do ‘defenestrado’, paralelo ao desmonte da rede de apoio que ele criou na PGR, polícias, parte do Judiciário e etc, levará à descoberta de muitas situações ocorridas nós últimos quatro anos.
Não vejo um futuro muito bom para ele e família.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Tirando meia dúzia de gato pingado sem importância, como o 02 e a Zambelli, tem que ser muito ingênuo pra achar que a maioria da “direita” vai afundar abraçada ao pescoço do Bolso.
Mesmo quem se elegeu bolsonarista vai fazer de tudo pra se distanciar daimagm dele, pra ter chances de reeleição.

Nilo
Nilo
Reply to  Flick
1 mês atrás

A única coisa que vc saberá de verdade se quiser ver de verdade, é que as tetas públicas bolsonarista secou, agora é a vez das tetas públicas petistas.
Uma máscara de ouro caiu, para idólatras outra sobe.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
sergio
sergio
Reply to  bjj
1 mês atrás

horemos !!!!!!!!!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  bjj
1 mês atrás

O Alckmin é minha esperança, o Boulos já disse que ele não terá voz no governo, então espero que seja assim Impeachment já

Jose
Jose
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Bom…qual será o limite de idade e a remuneração ?🤔🤔🤔 Muito me interessa este assunto

MFB
MFB
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Supere

images (17).jpeg
André Souza
André Souza
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Guarda Nacional tem até no EUA meu caro

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  André Souza
1 mês atrás

Sim. Estamos em um site de defesa, a matéria diz que Lula ganhou, eu trouxe como 1a mensagem o que eu lembrei de maior destaque para o tema: a criação de uma guarda nacional.
Os motivos eu suspeito, mas cada um tem a sua opinião. Mas é algo a ser debatido aqui.
Quais os motivos? Qual será o tamanho desta força? Terá mais ou menos homens que o exército? Etc.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Olá Luis. A questão é o artigo 142 da CF88 e as operações GLO domésticas. A reforma deste artigo depende da criação de um GN que teria as atribuições de GLO deixando o EB apenas com as ações de defesa externa.

Matusa
Matusa
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Os problemas brasileiros são que natureza interna.
Garimpo ilegal, invasão de terras indígenas, degradação ambiental e etc.
Coisas que uma Guarda pode lidar.
Por exemplo: Alguns caminhoneiros tresloucados estão criando barreiras nas estradas contestando as eleições.
Na medida para a Guarda Nacional agir e limpar a situação.
Portanto, as Forças Armadas podem e devem ser profissionalizadas e com um efetivo muito menor e mais especializado.
Será muito menos oneroso ao País.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Matusa
1 mês atrás

o Ibama em operação tem força de polícia, sobre os caminhões, a PM pode fazer isso, PM e EB etc, goste deles, mas não os ame, uma hora o cassetete pode vir atrás de você, e com mais essa guarda aí fica complicado

Régis
Régis
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Bem, a Guarda Aérea dos EUA utiliza caças F-16 de segunda mão para patrulhar os céus do país. Já que não temos os mesmos recursos financeiros e os Gripen irão para a FAB, seria prudente usar os Super Tucano, privilegiando a Indústria Nacional e como forma de compensação pela redução dos números do KC-390.

Oráculo
Oráculo
Reply to  André Souza
1 mês atrás

São similares no nome, mas diferentes na função. A Guarda Nacional dos EUA é uma força de reserva militar dos Estados Unidos. Que por vezes cumpre funções de segurança pública(GLO) quando requisitada por governadores ou determinada pelo Presidente. Inclusive eles combatem nas guerras em que os EUA se envolvem, atuando nas fileiras do US Army. Ou seja, A Guarda Nacional americana é uma tropa de combate militar. Já a Guarda Nacional proposta por Lula é similar a Venezuelana e Mexicana. Uma tropa nacional que vai atuar na segurança pública. Uma espécie de Gendarmaria Federal. Resta saber se vai ser uma… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Oráculo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Ola Luis. Acredito que seja mais parecida com a Guarda Nacional que existe nos EUA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

mas os governadores vão ter o poder sobre elas como nos EUA?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Olá Carlos. Eu não li a proposta da criação desta GN. Até imagino que ainda não exista um projeto detalhado. Então não sei qual seria a proposta. Eu ainda não tenho uma opinião sobre uma GN mas sou contra as operações de GLO conduzidas pelo EB. Talvez seja preciso repensar as policas militares para atuarem como GN.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Puts desencana cara.
Guarda nacional, guarda costeira tem em diversos países inclusive nós E.U.A.
Elas servem para “desafogar” as FAAs das funções para as quais elas não foram criadas e que não possuem capacitação para isso.
Agora será o chororó das “viúvas” do bobo da corte.

cinturão de orion
cinturão de orion
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Guarda Nacional Brasileira? Morei, por diversas vezes (desde 1983) em Roraima e tenho Parentes venezuelanos.que hoje estão refugiados no Brasil. Se preparem para os Esquadrões da Morte Vermelhos e os “Coletivos Socialistas Assassinos” autorizados a matar pelas ruas do Brasil..

Pragmatismo
Reply to  Luís Henrique
1 mês atrás

Olha a fake!

bjj
bjj
1 mês atrás

Bolsonaro conseguiu algo inédito: foi primeiro presidente em exercício a não conseguir se reeleger. Todos que tentaram conseguiram, menos ele, mesmo abrindo o cofre de forma totalmente eleitoreira.
Parabéns, Bolsonaro. Você conseguiu ser medíocre como militar, deputado, pai e agora como presidente.

Sobre o novo governo Lula, existem várias semelhanças com o início do segundo governo Dilma. Minoria no congresso, país dividido, resultado apertado, situação econômica e social complicada e um vice de olho na sucessão.

Apostaria alguns kichutes, como diz outro forista, que ainda acabaremos tendo o Alckmin como presidente.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  bjj
1 mês atrás

Vamos lembrar a história desde o suicídio de Getúlio Vargas , quantos vice presidentes assumiram o cargo …. brasileiro tem que votar em presidente de olho no vice,,,

Minoria no congresso, meio país contra ele e tbm a maioria dos governadores contra ele… não será como em 2006-2010 em que ele teve a maioria ao seu lado que foi o suficiente para escapar de impeachment com mensalão entre outras coisas…..

bjj
bjj
Reply to  Plinio Jr
1 mês atrás

Exato, e digo mais: de forma intencional ou não, a campanha do Lula criou para muitos a percepção de que apenas a sua vitória já seria suficiente para transformar o Brasil a partir da sua posse, e qualquer pessoa sensata sabe que isso não vai acontecer, ainda mais com minoria no congresso. Isso pode gerar uma onda de decepção bem grande, e sem apoio popular, é impeachment e Alckmin presidente.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  bjj
1 mês atrás

Muita gente falando em minoria no congresso, isso NUNCA vai ser problema para o Lula, basta comprar os parlamentares, todo mundo sabe que ele mudam de lado por dinheiro, cargos, ministérios, nomeações de parentes e etc. alguns não vão se vender por que são fieís à Bolsonaro, mas o resto…podem esquecer, ele vai governar fácil.

tsung
tsung
Reply to  Carlos Crispim
1 mês atrás

é como eu imagino, o poder é um vicio bom , e o ser humano é a pegado nele , nao importa o quanto mude

Renato B.
Renato B.
Reply to  Carlos Crispim
1 mês atrás

Rei morto, rei posto. A luta pela hegemonia da direita está em curso.

Ravengar
Ravengar
Reply to  Plinio Jr
1 mês atrás

Você esqueceu que ele terá a chave do cofre na mão,não se iluda,o que menos existe na politica brasileira é posição ideologia,a grande maioria dos políticos brasileiros querem apenas encher os bolsos e fazer parte do high sociaety,na hora em que o lula abrir a carteira,as “coisas” andam ….

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Ravengar
1 mês atrás

Penso o mesmo q vc.

Matusa
Matusa
Reply to  Plinio Jr
1 mês atrás

Um terceiro governo Lula e depois o quarto fará a população esquecer quem foi Bolso.
A não ser quando lerem as manchetes policiais.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Se ele conseguir terminar o terceiro mandato é lucro, isto caso ele volte a aprontar tem bastante lugar oara ele em alguma penitenciária , lugar que deveria ter ido e nunca saído ….

Matusa
Matusa
Reply to  Plinio Jr
1 mês atrás

Por falar em lugar, onde está Wally?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Apertem os cintos, o presidente sumiu,

sub urbano
sub urbano
Reply to  bjj
1 mês atrás

Sei não viu… será que o povo aceita bancar outra crise como o pós Dilma? 10% de PIB negativo acumulado em 2 anos. Quem brinca com a democracia acaba se queimando, e ainda saiu barato pro Brasil.

bjj
bjj
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

Bolsonaro teve 58 milhões de votos. Muitos desses certamente foram votos úteis, apenas porque o adversário era o Lula, mas pelo menos a metade deve ser voto ideológico, daqueles que não abondaram o Bolsonaro nem no pior momento da pandemia e do governo. Isso ainda é muita gente e o nível de fanatismo é grande. Essa turma não quer saber de estabilidade política, muito pelo contrário. Com o orgulho ferido, agora querem mais do que nunca provar que estavam certos, e destruir o Lula no cargo é o caminho que vão tentar seguir, custe o que custar, algo que não… Read more »

Matusa
Matusa
Reply to  bjj
1 mês atrás

Quarta-feira é feriado.
Vou almoçar na Barra da Tijuca e certamente passarei pelo Vivendas da Barra .
Não perco isso por nada desse Mundo.

Aladaf
Aladaf
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Voce pode almocar e passar por onde quiser, claro.
Quando vc voltar pro debate estaremos aqui. Nao adianta gritar “Altos” quando eh a vez do outro jogar. Foram 4 anos de massacre. Eu estava aqui. Eu vi.

tsung
tsung
Reply to  Matusa
1 mês atrás

kkkk entedi assistir o CAOS de camarote no alto do morro

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Normal para gente da elite ter estas regalias não ?

Os socialistas de iphone que criticam o capitalismo e não sobrevivem sem as mazelas do mesmo …..

WSilva
WSilva
Reply to  Plinio Jr
1 mês atrás

Pior é os vassalos dos EUA usando bonezinho Make America Great Again e na etiqueta, Made in China.

rs

Aladaf
Aladaf
Reply to  bjj
1 mês atrás

Exato. Agora vai ser um tal de PTista pedindo “Vamos deixar isso para lah”; “Vamos abaixar as armas”;
Foi massacre ateh o ultimo segundo. Havia gente super democratica conclamando as pessoas para estarem no “Lado Certo”. Como se houvesse um. Essas mesmas pessoas agora vao passar todos os dias pedindo uniao. Eh aquele caso do menino que dah um soco na cara do amigo e quando esse vai revidar grita “Altos. Nao to mais jogando”.

tsung
tsung
Reply to  sub urbano
1 mês atrás

DOLAR vai subir de novo tenho certeza

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  tsung
1 mês atrás

Então compre fundos atrelados em dolar.

pdro
pdro
Reply to  tsung
1 mês atrás

e subiu? responde pra gente

gordo
gordo
Reply to  bjj
1 mês atrás

Bolsonaro perdeu para Ele mesmo. Cito só o fato de zerar os estoques reguladores, coisa impensável para qualquer gestor, até dono de buteco sabe a importância disso. Gastou um absurdo para conseguir ir para o segundo turno. Apenas o tempo dirá o que será o governo Lula, e não custa lembrar que Ele não é Dilma e Alckmin não é Temer. E para Nós como nação é bom que o governo dele seja bom (falou que não disputa outro mandato), o País agradece e 2026 está logo ali para uma eleição debatida fora das igrejas e bem mais propósitiva.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  bjj
1 mês atrás

Concordo.
Graças ao ( ainda ) presidente, o Centrão provou carne, ficou bem nutrido e ganhou força de novo.
Qualquer PR dáqui pra frente será obrigado a fazer conchavo com eles.
O partido do Alckmin ganhou nova musculatura que havia perdido. Arrisco dizer que ele pode ser o titular pra 2026.
Mas só saberemos o quanto essa previsão está acertada nas próximas eleições pra deputado, senador e prefeito.

bjj
bjj
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Não vamos esquecer que praticamente o centrão inteiro apoiou o Alckmin no primeiro turno em 2018, tanto que ele teve o maior tempo de tv. Parece que eles têm bastante afinidade, e isso, para o Lula, é perigoso.

Last edited 1 mês atrás by bjj
tsung
tsung
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

sera que alckim , vai se vingar dos paulista? e transformar SP numa dividas chines

ANTONIO SANTOS
ANTONIO SANTOS
Reply to  bjj
1 mês atrás

Não sei, Lula vai chegar mais esperto para este mandato. Além de ser um articulador melhor politicamente. A Dilma nunca teve tanta força quanto ele. O foda é o centrão que domina qualquer presidente, até mesmo o bolso foi laceado pelo centrão.

Aladaf
Aladaf
Reply to  bjj
1 mês atrás

Nisso vc esta certo. Bolsonaro tem enorme culpa pela derrota. Isso nao muda o que eu sinto pelos PTistas mas eh verdade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Aladaf
1 mês atrás

Ola Alada. O risco ‘é que os sentimentos sejam recíprocos. Já pensou?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  bjj
1 mês atrás

Olá Bj. Eu dobro a aposta. É preciso colocar na sua conta o fator politico. Lula disse que não irá disputar a reeleição; Isso pode servir de vacina contra um processo de afastamento. Seria uma tolice que os governadores que foram picados pela mosca azul apoiassem um afastamento, dando a Alckmin o poder da máquia púlbica para buscar a reeleição

bjj
bjj
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Camargoer, vejo o oposto. O Alckmin até foi “engolido” mas não é bem aceito pela base petista, e agora que se aliou ao Lula, também não é mais bem visto dentro da direita tradicional. Queimado nos dois polos, ele seria um adversário mais fácil de derrotar em 26 do que um sucessor legítimo e escolhido a dedo pelo Lula.
Seria mais ou menos como o Temer, que quando foi inserido nas pesquisas para 2018 aparecia com 1% de intenção de votos, provavelmente porque um lado o via como um traidor, e o outro como alguém que se aliou à esquerda.

Last edited 1 mês atrás by bjj
Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  bjj
1 mês atrás

prefiro o Alckmin do que o Lula

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

FHC foi eleito e se reelegeu.
Lula, idem.
Dilma, idem.

Bolso foi o 1° presidente em quase 30 anos que tenta se reeleger, e não consegue.

Finalmente entendí porque o chamam de “mito”.

Matusa
Matusa
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Matusalém é velho.
Matusalém já viu muita coisa.
Matusalém sabia que o dignátario ia perder e que vai acabar ‘enfiando os pés pelas mãos’ e afundar mais ainda.
E que o futuro dele não será nada bom.
Palavra do Matusa.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Pela incompetência dos outros tú fostes eleito.
Pela própria incompetência tú fostes derrotado.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

O pior de tudo é que quando ele venceu, o PT estava praticamente destruído, com o Lula na cadeia. Mas, como ele mesmo disse: “Se eu errar, o PT volta”.
Na minha opinião, o erro dele foi ser tão veemente contra o toma lá, da cá, e contra o centrão na campanha, mas no cargo, se rendeu completamente a tudo que ele combatia, basta ver seus aliados, como, Collor, Eduardo Cunha, Roberto Jefferson, Ciro Nogueira, Arthur Lira, Augusto Aras, Valdemar Costa Neto e Ricardo Barros.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

O cara é tão “mito” que foi ELE, e apenas ELE, que conseguiu reerguer a imagem do PT e do Lula, mesmo depois de tantos escândalos que acabaram com o poder eleitoral daquele partido. Foi ELE que conseguiu acabar com sua própria base aliada no Congresso e fazer aliados virarem adversários. ELE conseguia destruir qualquer tentativa de se mostrar bom governante pro povo, apenas abrindo a boca. Lembram das eleições pra prefeito? Todos os candidatos que faziam propaganda esplícita ao lado DELE foram escorraçados das urnas, e até os candidatos bolsonaristas tinham que distanciar sua imagem DELE pra conseguir votos.… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Willber Rodrigues
Matusa
Matusa
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Contra o toma lá dá cá?
A vida desse sujeito sempre foi assim.
De Deputado inexpressivo do baixo clero a graves acusações de ‘repartição de verbas’ de gabinete e salários que assombram sua família.
Não sei de qual Estado vc é, mas quem mora aqui no Rio conhece muito bem essas histórias.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Rapaz…eu tô doido pra acabar com esse sigilo de 100 anos, pra ver o que tem debaixo desse tapete…

Matusa
Matusa
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Não é?
Esse sujeito veio com assuntos, pautas e procedimentos estranhos ao País e sem interesse da população.
Começou com um acordo militar com os EUA para combater o comunismo.
De onde esse cara tirou isso?
E qual o interesse da população nisso?
Nenhum.
Depois de tantas situações inusitadas vem com esse sigilo de 100 anos.
Fala sério.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Sou do RS, mas, repare que eu disse que ele era contra o toma lá, dá cá, na campanha, isso não tem como negar.

Matusa
Matusa
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Prezado Maurício.

A vida desse sujeito sempre foi na base do ‘toma lá, dá cá’.
Falar da boca pra fora é fácil.
O Inferno está cheio de inocentes.
De onde vc acha que ele tirou esse orçamento secreto?
E os decretos em cima da hora para tentar a reeleição?
Coisas típicas de político do baixo clero que é de onde veio e nunca deveria ter saído.
Teve olho grande e vai se estrepar.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

O que ele mais fez foi mentir, basta comparar as falas e as práticas.

Regis
Regis
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Acho que alguém disse uma vez: “Aquele que tentar destruir a Globo será destruído por ela”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Caro Mauricío. Bolsonaro enfrenteou a mais grave crise sanitária dos ṹltimos 100 anos. Poderia ter sido o líder de um país e até do mundo em torno de um amplo programa de vacinação e combate á pandemia. Teria garantido sua reeleição e até uma mudança constitucinal para um terceiro mandato. Bolsonaro tinha o controle do orçamento, que é uma enorme fonte de poder, mas preferiu passar este controle para o Congresso. Bolsonaro poderia ter conquistado apoio internacional em torno da questão climática, mas preferiu atrelar a política externa aos EUA, mas com a derrota de Trump ficou isolado. No fim,… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Camargoer.
1 mês atrás

Camargoer, tenho que concordar com você.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
1 mês atrás

Obrigado

WSilva
WSilva
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Bolsonaro tem que agradecer que conseguiu ser presidente, pois na realidade nunca deveria ter chegado a este cargo, apenas estava no lugar certo e na hora certa. A maior prova disso é que jogou tudo na lata do lixo, qualquer outro sujeito mais astuto e sábio no lugar dele teria sido reeleito. No linguajar do futebol, Bolsonaro venceu o time reserva do PT em 2018, mas quando teve que enfrentar o time titular do PT, aí tomou na tarraqueta, como tomaria em 2018, não fosse a prisão do centroavante do PT(Lula). Bolsonaro agora precisa rezar para não ser preso ou… Read more »

Matusa
Matusa
Reply to  WSilva
1 mês atrás

Venceu o time reserva porque tinha um Juiz que atuou como o José Roberto Wright (lembra dele?) e alterou o placar do jogo.
Mas, a história veio à tona e fez-se justiça.
Embora com alguns anos de atraso.

Matusa
Matusa
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Isso que ocorreu hoje era para acontecer há quatro anos, não fosse aquela turminha braba de Curitiba.
Mas, a História é perfeita e não deixa passar nada.
Muita coisa vai aparecer.

Minsc
Minsc
Reply to  Matusa
1 mês atrás

Bem sua cara apoiar bandido

Slowz
Slowz
Reply to  Matusa
1 mês atrás

E de pensar que ele poderia ter corrido do país ou algo do tipo.. ficou aqui e falou que iria provar, dito e feito ..