REQUEST FOR PROPOSAL (RFP) – COLOG N° 01/2022 VBV CAV MSR 8X8 DIVULGAÇÃO DO RANKING FINAL

  1. O Exército Brasileiro, por meio do Comando Logístico (COLOG) / Diretoria de Material (DMat), informa que, em cumprimento ao previsto no item 7.1 Cronograma de Eventos, página 10/24 do Request for Proposal (RFP) – COLOG n° 01/2022, de 20 de julho de 2022, encerrou a Fase 2 em 25 de novembro de 2022, período previsto para análise da BAFO (Best And Final Offer) das propostas finais (RFT) das empresas participantes do processo de aquisição da Viatura Blindada de Cavalaria Média Sobre Rodas (VBC Cav —MSR 8×8).

  2. O ranking classificatório definido pelo Exército Brasileiro é o que se segue:
    a Colocada.

  • 1ª Empresa CIO — CENTAURO II
  • 2ª Colocada. Empresa GDLS — LAV700AG
  • 3ª Colocada. Empresa NORINCO — ST1-BR
  1. Todas as empresas selecionadas na short-list receberão por meio do e-mail de comunicação oficial o total de pontos obtidos em cada uma das áreas analisadas (Técnica, Comercial, Suporte Logístico Inicial e Offset).

  2. A empresa primeira colocada no ranking é convocada para assinatura do contrato inicial para entrega das amostras, planejada para o dia 5 de dezembro de 2022, a ser confirmado oportunamente, atividade que ocorrerá nas dependências do Quartel-General do Exército Brasileiro – COLOG/COEx, no seguinte endereço: Avenida Duque de Caxias S/N, Bloco F, 1° Piso, Brasília —DF, CEP: 70.630-901.

Centauro II e Centauro B1

SAIBA MAIS:

Centauro II: Velocidade e poder de fogo para a Guerra Moderna

Subscribe
Notify of
guest

364 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo Costa
Leo Costa
1 ano atrás

Primeiro a comentar. rss.. Bingo!

Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Parabéns ao exército, na minha opinião fez a escolha certa.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Estava uma nuvem negra em cima desse país que realmente fiquei com medo de dar uma zebra apesar do centauro ser a escolha óbvia, felizmente acertaram!

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

ÓTIMA NOTÍCIA !!! acabei de ver aqui…, uhullllllll…, estava torcendo para o exército brasileiro escolher logo…, antes do pessoal do L…, entrar no poder…, estava com receio de deixarem para 2023, e o novo governo escolher o Norinco por afinidades…

Abraço a todos….

Uma das melhores notícias para fechar o ano…

PARABÉNS EXÉRCITO BRASILEIRO!!!!!

Fiquem com DEUS…>>>

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Cristiano Salles (Taubaté-SP)
1 ano atrás

Quantos mísseis, navios, submarinos, blindados russos ou chineses Lula comprou quando esteve no poder?

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

Nenhum… só aumentou pra nitro o efetivo das FFAA

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

*pra burro

Lucas braga
Reply to  Cristiano Salles (Taubaté-SP)
1 ano atrás

Muito idiotice quem coisa feio roubo dinheiro

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Cristiano Salles (Taubaté-SP)
1 ano atrás

É muito pânico comunista mds!

Leandro
Leandro
Reply to  Cristiano Salles (Taubaté-SP)
1 ano atrás

Por afinidade ficava mais para a proposta General Dynamics / Biden.

Meireles
Meireles
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
1 ano atrás

Parabéns nada, pra mim os brasileiros não tem é vergonha na cara, vivem sendo boicotados pelos italianos, e alemães, e pede pra fabricar o motor no Brasil agora pra ver se a Iveco trás o motor do blindado guarani pro Brasil, Argentina não comprou nem 10 blindados e eles colocaram a fábrica do motor do guarani na Argentina, se o Brasil entrar em guerra vai ter que pedir benção da Argentina sendo que comprou mais de 2.000 blindados mas, não por acaso, isso são boicotes intencionais, todos os projetos estratégicos do Brasil estão nas mãos de empresas italianas, alemãs, francesas,… Read more »

joel eduardo soares
1 ano atrás

MARAVILHA!

joel eduardo soares
1 ano atrás

SELVA BRASIL!

Robson Rocha
Robson Rocha
1 ano atrás

Com a possibilidade bônus muito importante de a torre da Leonardo vir a ser escolhida para a modernização dos Leo 1A-5.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Robson Rocha
1 ano atrás

o canhão será de 105 mm ou 120 mm?

Robson Rocha
Robson Rocha
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Creio que será o de 120 mm. Ele é o atual padrão, se bem que os novos projetos de MBT já possuem canhões de 130 mm.

Fernando Mattos
Fernando Mattos
Reply to  Robson Rocha
1 ano atrás

Os 02 modelos, 105 ou 120mm cabem no KC-390?

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Fernando Mattos
1 ano atrás

Nenhum dos finalistas tem condições de ser transportado pelo KC-390.

Salim
Salim
Reply to  Fernando Mattos
1 ano atrás

KC390 capacidade 26 Ton, Centauro 30 ton

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Salim
1 ano atrás

Acho que está na hora de comprar aeronaves de carga maiores…

Não compramos os Norinco, mas quem sabe dois Y-20 cairia bem, Ele consegue levar um MBT 99A( 52-54 toneladas em seu interior e custa menos que um Globemaster americano.

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Henrique
Henrique
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Parece que é 120mm, mas como a torre encaixa perfeitamente no A1 pode ser tanto a 105 ou 120 já que aliciação não especifica qual dos mm.
.
https://www.defesabrasilnoticias.com/2022/09/aprovada-modernizacao-dos-leopard-1a5br.html
.
.
no meu achismo se for a 105mm vai ta ótimo pq a torre já é superior a torre atual em tecnologias, agora se meu achismo pudesse escolher: 120 kkkk

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Creio,mas é suposição apenas,e torcida minha,rs,rs,rs,…que se for pra padronizar,deveria ser o cal. 120mm.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Pra “encaixar” um canhão de 120 mm na “carcaça” de um Leo1A5 de 60 anos de idade, vai ser obrigatório mexer em tanta coisa do blindado ( suspensão, redesenho da torre, sistema de mira, caixa de câmbio, etc ) pra um resultado duvidoso e CARO, que é mais “fácil” e “barato” partir pra outro MBT mesmo.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Na EUROSAT desse ano foi apresentado protótipos do Leopard 1 com as torres do Centauro 2 e do LAV 700.

Tiago Alves
Tiago Alves
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Achei que era o chassi do primeiro ariete.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Tiago Alves
1 ano atrás

O anel da torre do Ariete e do Leo 1 são do mesmo tamanho.

O objetivo é mostrar a viabilidade da idéia.

Ricardo Teixeira
Ricardo Teixeira
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Exato

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Protótipo.
Se fosse mecanicamente e financeiramente viável enfiar um canhão de 120mm numa carcaça de Leo1, o EB e o resto dos usuários de Leo1 já o teriam feito a muito tempo.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

A Alemanha estudou isso, mas considerou que era mais vantajoso a aquisição de mais Leopards 2.

No caso dos protótipos eles apareceram esse ano, e certamente estão visando o programa de modernização dos Leo 1a5 do EB e se algum outro usuário quiser também.

Vale dizer que o canhão do Centauro 2 é plenamente viável de ser colocado no chassi de um Leo 1, visto que o Centauro é mais leve.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Ok, mas aí vem o “X” da questão:

Mesmo se você colocar um canhão de 120mm numa carcaça de Leo1, isso não vai mudar o fato de que o Leo1 é um MBT de 60 anos nas costas, que nunca teve sua blindagem como ponto forte, e que não está preparado pra enfrentar um TO moderno de média e alta intensidade,além do fato de que sua cadeia logística já fechou.
Você mesmo disse que a Alemanha, através de estudos, viu que era mais vantagem ir de Leo2 do que “requentar” Leo1 com canhão de 120mm.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Era fim da Guerra Fria, cenário em que exércitos do mundo todo diminuíram de tamanho e orçamentos militares ficaram menores. Nesse cenário, para os alemães, não valia a pena manter a frota de Leo 1.

Vale dizer que no EB tem 2 programas sobre carros de combate, o primeiro é a modernização de 54 Leo 1 e o segundo a aquisição de 63 mbts novos(esse segundo está atrelado também a escolha do novo IFV).

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Todos nós estamos carecas de saber que o EB não tem, e nem terá, grana pra manter todos esses programas ao mesmo tempo.

Ou o EB continua nessa sanha de recauchutar Cascavel e Leo1, e sacrifica o Guarani, Lince e Centauro;
Ou o EB sacrifica a recauchutagem do Cascavel e Leo1, e dá prioridade pra Guarani, Lince e Centauro;
Ou o EB tenta manter todos esses programas de uma vez, e acaba sem nenhum deles, por falta de grana, sendo obrigados a parar compras, e postergar a produção em trocentos anos por falta de pagamento.

Eu aposto na terceira opção…

Renato
Renato
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Não parece verossímil o Brasil enfrentar um TO moderno de média e alta intensidade. A América Latina teria que ser redescoberta e refundada para gerar um TO moderno.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Renato
1 ano atrás

Se é pra continuar nessa de usar a AL como parâmetro, cancela o Gripen, o subnuc, o Guarani e os Riachuelos.
Pra AL, Cascavel, F-5M, Super Tucano e Toyota com .50 na carroceria dá conta do recado…

Wagner
Wagner
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Toyota com .50 segurou os eua 20 anos no Afeganistso.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Renato
1 ano atrás

A guerra da China pode trazer o conflito falklands/Argentina…..a guerra da Ucrânia pode trazer a Venezuela….as duas juntas pode trazer tudo e o Brasil no meio…vai vendo….prevenção e pensar no pior para ter a segurança no melhor

Wagner
Wagner
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Fonte: alienigenas de PA

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Si vis pacem para bellum. Mas talvez vc desconheça História.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

não sendo a favor da atualização do mesmo, mas mudar a torre atual do leo 1 para esta do centauro com canhão 120mm, muda muita coisa sim, alcance, penetração, consciência situacional, tipos de munição, rotação da torre e etc.

Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

E é isso que irão fazer.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Esse é um debate antigo aqui na trilogia, já tiramos água de pedra dos nossos A1 mas “no hay plata” para comprar nada que estaja disponível no mercado, MBTs novo são caros demais e usados simplesmente inexistentem com exceção do Abrams, é uma sinuca difícil de sair!
Eu particularmente não boto fé naquela história do limite de peso e também não acho os americanos inflexíveis quanto a negociação e principalmente o FMS, sei que é polêmico e aceito as discordâncias mas não vejo outra saída!

Tiago Alves
Tiago Alves
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

A torre hitfact mkII é mais leve e o canhão tem recuo adequado para veículos mais leves que o próprio leopard Br. Esse seu argumento só teria fundamento se fosse pra adaptar a torre de um MBT pesado diretamente no chassis do leopard.

R1c4zdo
R1c4zdo
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Não fala B….

O peso de toda a torreta do Centauro 2 com o canhão de 120mm é equivalente à do antigo canhão L7 do Leo1 sem nenhuma perda na proteção balística. São décadas de diferença tecnológica

Ricardo Teixeira
Ricardo Teixeira
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Essa torre hi fact de 120mm cabe perfeitamente no Leopard 1A5BR, e é inclusive mais leve que a atual de 105mm. Já existe esse projeto na Itália, inclusive.

Welington S.
Welington S.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Faz mais sentido a de 120mm pois isso reduz custos das munições.

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

120mm

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Deu a lógica! Simplesmente venceu o melhor, simples assim.

Emmanuel
Emmanuel
1 ano atrás

Por um momento pensei que ficaria entre Norinco (preço) e Lav.
Parabéns ao Centauro II, realmente a melhor escolha.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
1 ano atrás

Ótima escolha levando-se em conta que é um veículo que será utilizado, no mínimo, por 40 anos pelo EB.
Deveriam ter divulgado o valor da oferta vencedora.

André Castro
André Castro
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás
Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  André Castro
1 ano atrás

220 veículos e pouco mais de 2 bi de euros… Aproximemos para 10M por cada veículo. Nada muito fora dos valores. Vamos ver se teremos bala na agulha pra buscar os tais!…. No mais espero ainda o BARAK MX e a mod do Leo 1a5 com essa torre do centauro.. vejo alguns comentários sobre uma busca do EB por MBT e IFV já em andamento, alguém poderia dar uma palavra ou desconhecem?

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Isso já foi publicado em Boletim do Exército.

Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Sim guerreiro, porém não vi e não sei se saiu alguma matéria referente a isso e também não sei qual boletim foi.. por isso as palavras.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

Aí tu me quebrou. Não lembro o BE. E acredito q só houve matéria repetindo o q foi publicado, sem exploração do assunto. Mas, fato é q o Projeto Estratégico Guarani foi alterado pra Forças Blindadas, inserindo-se os meios sobre lagarta. Em algum momento, diminuirá a aquisição de sobre rodas e aumentará sobre lagarta, retornando ao sobre rodas depois, pela quantidade envolvida. As forças Mec já tem um considerável número de Guarani, com os Lince e Centauro chegando, e há os Guarani Comando, Morteiro e Engenharia em desenvolvimento, com o Comando e Engenharia mais avançados. Pra Art AP sobre rodas,… Read more »

Carlos
Carlos
1 ano atrás

A quantidade de 221 unidades diminuiu muito .
98 aquisições, acho pouco devido a dimensão do País e pela quantidade de Guaraní.
Achei que seria algo em torno de no mínimo 160 Centauros

Felipe
Felipe
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Este é o primeiro lote amigo. A meta segue sendo 221 unidades e modernizar 201 Cascavel. Só que vai ser pingado.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Felipe
1 ano atrás

O EB vai ter que escolher entre Centauro ou continuar insistindo nessa de modernizar Cascavel, achando que ele ainda tem serventia num TO moderno.
Náo haverá grana pros dois, ou o EB vai cortar os dois, estendendo os prazos de entrega de ambos “ad eternum” por falta de $$$.
E isso se não impactar ainda mais o resto de programas do EB, como o Guarani ( que já teve o prazo de entregas postergado trocentas vezes…)

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
RPiletti
RPiletti
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Casacavel e não Guarani…

glasquis 7
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Tbm acho palhaçada essa ideia de guarani modernizado.”
Gente, o que foi que eu perdi?

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Num TO moderno, não. Mas e na Área de Retaguarda, que será dentro do Brasil? E Vigiando frentes “desengajadas”, mas de onde pode ser vir alguma ameaça?
O normal é se modernizar o q tem, até o completamento com o q vem de novo. Em qq país, em qq Força.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Pra essa sua “área de retaguarda” ( seja lá o que diabos for isso ), é MUITO MELHOR ter MAIS Guaranis, com torres Remax, talvez um ATGM integrado na torre, do que gastar grana em Cascavel com 50 anos nas costas, que continuará ultrapassado, independente de quanta modernização você faça nele, e que não tem nem metade da chance de sobrevivência que um Guarani num combate. “O normal é se modernizar o q tem, até o completamento com o q vem de novo” O EB não tem grana pros dois. Ou ele fica recauchutando equipamento defasado “ad eternum”, ou ele… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Difícil argumentar com quem não entende absolutamente nada do assunto, o q é bastante óbvio, pelo seu comentaria da Área de Retaguarda.
A prioridade dos Guaranis não é essa.
Mas, por também estarem presentes nos RCMec q fazem o SEGAR, também são utilizados nisso.
Um canhão 90mm tem bastante utilização contra tropas leves q poderão estar abrigadas em edificações, por exemplo, na AR.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Qualquer “tropa leve” dessa sua “área de retaguarda” na Africa ou na AL tem fácil acesso a RPG-7, Kornet, minas terrestres e, ultimamente, drones.
É nesse cenário e que você quer tentar passar pano, achando que Cascavel tem utilidade?
Boa sorte quando a tripulação voltarem em sacos pretos…

Cascavel é peça de museu e é obsoleto, independente de quanta imaginação você use pra passar pano pra isso.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Veja bem…. Olha só….. Quem é q vai usar Kornet e RPG dentro do Brasil contra nós? Quem vai conseguir entrar no Brasil, e com apoio da população, vai conseguir empregar minas aqui? É utilizando binômio carro – fuzileiro é q se combate quem tem armamento AC. O q não temos visto muito nos conflitos atuais…. Impressionantemente, esses países não tem empregado esse binômio e tem sofrido por isso. Quer vc goste ou não, chore ou se rasgue, é mais barato e viável modernizar alguns Cascavéis. E a opinião sua e igual a sua valem tanto, q o caminho sendo… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Se épra gastar dedo passando pano pra material obsoleto pra esse seu cenariozinho, porque você não defende logo M8 Greyhound ou M4 Sherman pra esse trabalho?

Italo
Italo
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Modernizar e sucatear, velho mesmo.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Minha resposta está no dog
Aguarde, leia e aprenda

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

E quem é você na fila do pão?

Mas claro, estou “ansioso” pra aprender como você vai passar pano pra um veículo com 60 anos nas costas, com blindagem de papelão, seu capacidade de resistir a IED’s, comanhão de baixa presão sem estabilizador e com sistema de mira digna de um blindado da WWII, sem mira NVG e infravermelho…
Adoraria ver você tentando explicar como um Cascavel vai engajar alvos em movimento, a noite ou em neblina e chuva…

Santamariense
Santamariense
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Cara, tu é muito arrogante e prepotente. Todos teus comentarios são com colocações de que tu te considera o pik@ das galáxias….menos, meu caro, bem menos….aqui, e em qualquer outro lugar, ninguém é dono da verdade!

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Os únicos arrogantes aqui são VOCÊ e esse velho aí. Se doeu porque? Veio defender seu marido?

Santamariense
Santamariense
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Uiii! Sério que tu respondeu isso? Quantos anos tu tens, sr 5a série?? Tua resposta só veio confirmar exatamente o que eu escrevi…Obrigado!!!! Hehehehe

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

IED no território BRASILEIRO?
Sem mira noturna?
Tu nem leu como será a modernização e tá aí se lambuzando!
Bilu tetéia mesmo…. Kkkk

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

contra rpg kornet mina e drone nem os os t-90 tão dando conta(ucrania) então tanto faz…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Temos 500 unidades de Guarani e mais centenas chegando. Só pegar o dinheiro que vai pro Cascavel e comprar torres UT30BR e, se for caso, lança-míssil anticarro para os Guaranis. Este é uso muito mais sensato dos recursos públicos.
Cascavel tem que ir para a reciclagem e virar parafuso.

Felipe
Felipe
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

600 unidades

Italo
Italo
Reply to  Velho Alfredo
1 ano atrás

Paranoia de controle social do exercito. O povo será livre.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Italo
1 ano atrás

??????????????
Controle social do Exército????????
WPIT????

Satyricon
Satyricon
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Concordo que a serventia de um cascavel, mesmo modernizado, é baixa em um cenário de média/alta intensidade moderno.
O EB fez a escolha certa por um equipamento novo, moderno, de alta mobilidade, e não recauchutagem de coisa antiga.
Me assusta quando dizem para adotar os Léo 1A5 com essa mesma torre do centauro. Modernizem o sistema de tiro e optronicos e só. Mais que isso é gastar vela boa em defunto ruim. Melhor partir para outra plataforma.
Obs: vamos aguardar a configuração desse carro

Welington S.
Welington S.
Reply to  Felipe
1 ano atrás

O Cascavel serve perfeitamente para Museu. O EB precisa definitivamente parar de querer ficar modernizando velharias. Deixem de modernizar Leopard e Cascavel e passem a concentrar-se somente em aquisições de mais Centauro II e em MBT ou MMBT futuramente. Relocar os atuais recursos ($$) de modernização para isso é o ideal. Minha opinião.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Sabia.
A Iveco já tinha ganhado pontos e saído na frente quando foi escolhida pelo EB pro Guaraní e Lince.
É ótimo o EB finalmente escolhendo o melhor pra ele.

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
Carlos Crispim
Carlos Crispim
1 ano atrás

Kkkk Para surpresa de zero pessoas! Fazem essas licitações fajutas só pra dar satisfação ao mundo, mas todo mundo já sabia o vencedor, é uma vergonha, a Noringo tinha a melhor proposta, enfim, agora vão comprar meia-dúzia, depois suspender as compras sem orçamento, e daqui a 30 anos comprar mais 6.

Henrique
Henrique
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Norinco é chinesa.. participou da licitação só por participar

além disso todo mundo tava competindo contra a instalação da Iveco.. concorrente podia dar de graça os 8×8 que ainda iria ta caro

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Nem discuto com esse tipo de comentário, o cara fala que o Norinco é melhor que o centauro já mostra que é análise de paixão. Como você bem colocou, a Iveco já tem toda a Infraestrutura no Brasil além de fornecedores em solo nacional. Isso vale mais que qualquer outro ponto pois há facilidade na reposição de peças e fabricação de novos equipamentos.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Na guerra, tudo é logística, exceto o combate. (Jomini)
Com toda a cadeia logística pro Guarani e Lince (material, peças, mecânicos, interoperabilidade de recursos etc), vc escolheria o Norinco?

Plinio Jr
Plinio Jr
1 ano atrás

Nenhuma surpresa, resta saber como isto será levado adiante, valores envolvidos, cronograma de entregas, se o programa sofrerá algo com a transição do governo e por ai vai …

Talisson
Talisson
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

Como eu não entendo nada de economia, vou me ater a opiniões. Ja que a esquerda (e com razão) tripudiou em cima da “fumacinha” dos SK105 da MB, não deveriam vir agora e dizer que não precisamos de novos meios, ou que não há verba.

Matheus
Matheus
Reply to  Talisson
1 ano atrás

Não importa qual visão politica, aquele desfile dos CFN foi uma humilhação maior do que qualquer coisa.

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Reply to  Matheus
1 ano atrás

sendo de direita concordo com vc

Santamariense
Santamariense
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

Por isso o contrato vai ser assinado antes deles assumirem o poder. Depois de assinado, é mais barato cumprir o contrato do que querer dar voltas ou cancelar.

horatio zhirinovsky
horatio zhirinovsky
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

se assumirem…

ChinEs
ChinEs
1 ano atrás

IVECO CENTAURO 8X8, IVECO GUARANI 6X6, IVECO LVM 4X4 ,tudo carros da IVECO, da para ver que o proximo MBT vai ser o ARIETE C1 ou o ARIETE C2… Ja dava para saber o vencedor sem nenhuma supresa.

Felipe
Felipe
Reply to  ChinEs
1 ano atrás

Por essa lógica os alemães têm chances também devido às instalações da KMW em Santa Maria.

Morgoth
Morgoth
Reply to  ChinEs
1 ano atrás

O Ariete já teve a produção descontinuada em 2002 e foram construídas cerca de 200 unidades apenas.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Morgoth
1 ano atrás

A Itália vai construir ou Aríete C2, para o exército Italiano.

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Morgoth
1 ano atrás

O Ariete C2 está em desenvolvimento e começará a ser produzido em breve para o Exército Italiano!

https://youtu.be/yrVTmGgDGaQ

ChinEs
ChinEs
Reply to  737-800RJ
1 ano atrás

Uma oportunidade unica para EB ter um MBT puro de sangue italiano…

Dod
Dod
1 ano atrás

Uhuuull maravilha d+, Carrão

FERNANDO
FERNANDO
1 ano atrás

Não venceu o melhor, mas, o que mais estava dentro dos requisitos operacionais, da realidade do EB , dos critérios técnicos estabelecidos, e, pela cadeia de produção e off sets oferecidos pós venda.
Talvez venha algo mais ai.
Agora é esperar para ver para onde vão estas máquinas.
Espero que aqui em Curitiba, assim posso ir ver no 7/09

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

“…Não venceu o melhor, mas….” Quem seria o melhor então???

Alexandre
Alexandre
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

O Centauro II era o melhor. Além de atender aos requisitos operacionais, industriais e logísticos.
Além disso, ele e o Mitsubishi (que deixou a competição) eram os únicos projetados, ab initio, para a missão. Todos os demais concorrentes, incluindo o finalista LAV700, eram 8×8 de transporte de tropa ou IFVs adaptados.

Maurício.
Maurício.
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

“Não venceu o melhor”

Bem, provavelmente se no lugar da bandeira italiana estivesse uma bandeira americana ou israelense, esse seria o melhor na sua opinião, né? Mas, na vida real, nos requisitos que realmente valem, sem ser um veículo adaptado de um outro já existente, o Centauro é simplesmente o melhor, e isso é um fato. Agora, se o EB vai conseguir manter ele operacional durante anos e anos, aí já é outra conversa.

Velho Alfredo
Velho Alfredo
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

Curitiba não tem Esqd C Mec.
Mas, vindo tropa CMec da 5ª Bda ou da 15ª Inf Mec, deverão vir, pois a prioridade são as FORPRON.

MMerlin
MMerlin
Reply to  FERNANDO
1 ano atrás

Existe uma filial da fábrica da Powertrain, que fabrica os motores do centauro 2 da IVECO, nas proximidades.
Sim, fabica. Não monta apenas.
Poderia ser adaptada para construção do motor deste veículo.

Na verdade, seria mais do que ótimo. Esta fábrica está para encerrar as operações devido a mudança do mercado europeu que está se redirecionando para a tecnologia elétrica.
Precisamos manter os especialistas dali que tem anos de desenvolvimento.

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
Pedro Fullback
Pedro Fullback
1 ano atrás

Me surpreendi com o EB. Não caindo na tentação de comprar carro X por ser mais barato e ter mais facilidade de financiamento. Depois de anos o EB está escolhendo um equipamento de primeira linha.

Matheus
Matheus
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Mas se tratando de valor o Centauro vai sair até mais barato, já tem a logistica toda aqui.

Antonio Neto
Antonio Neto
1 ano atrás

Uma das melhores matérias que encontrei sobre este equipamento:

https://tanks-encyclopedia.com/modern-italy-b2-centauro/

Adriano
Adriano
1 ano atrás

Será que vai sobrar verba para as compras?

IvanF
IvanF
1 ano atrás

“Todas as empresas selecionadas na short-list receberão por meio do e-mail de comunicação oficial o total de pontos obtidos em cada uma das áreas analisadas (Técnica, Comercial, Suporte Logístico Inicial e Offset).”

Pense numa curiosidade em ver essa pontuação! Isso é informação pública?

No mais, belo carrão, heim!

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá. Tenho algumas dúvidas. Quantas unidades? Serão fabricadas no Brasil ou ao menos montadas aqui? Qual o valor do contrato? Eles virão substituir ou complementar a frota do EB? Seria o caso vender os Piranha dos fuzileiros e padronizar a frota?

Flávio
Flávio
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Padronizar a frota seria a escolha lógica por questões de logística.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A previsão é de 98 veículos.
Nenhum desses outros detalhes foi divulgado.
Fuzileiros praticamente não tem padronização com o EB, tampouco possuem Piranha com canhão de grosso calibre. Se fosse para padronizar seria com o Guarani e o Lince, mas também não faz sentido, onde falta tudo, vender algo novo para buscar uma padronização sem grande escala com o EB. Penso que padronização deve ser pensada em projetos de longo prazo e desde o começo. Substituir algo comprado recentemente só para padronizar não tem bom custo-benefício.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Olá Rafael. Obrigado. O Piranha dos fuzileiros é um veiculo 8 x 8 para transporte de pessoal. Neste sentido, a padronização dos modelos já seria um passo em direção a um ganho logístico. Há anos a maioria de nós já compreendeu a necessidade de otimizar a logística das forças armadas.

Felipe
Felipe
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Provavelmente o contrato vai deixar em aberto chegar a 221 unidades. Foi assim com o Guarani que era até 2000 unidades.

João Augusto
João Augusto
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Qual a lógica de 10 votos negativos em simples perguntas. Impressionante.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  João Augusto
1 ano atrás

De onde menos se espera é de lá que nada sai… riso

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre é bom ler comentários seu nesse espaço, tenho as mesmas dúvidas, porém conhecendo esse meio como conheço, logo teremos todos os detalhes que vc levantou.

Aproveito para parabenizar o EB pela escolha, fico na torcida para que os FN embarquem nesse projeto também.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Atirador 33
1 ano atrás

Olá A. Obrigado. De fato, o Centauro II é uma equipamento formidável.

Alecs
Alecs
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Seria o caso de substituir os SK-105 Kürassier dos Fuzileiros Navais.

Matheus
Matheus
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

98 no primeiro lote, 220 no total.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Entendi. Obrigado. É um número relativamente grande de veículos, os quais poderão ser montados nas instalações da Iveco. Parece-me que seria um erro perder esta oportunidade.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Em artigo do Eng Paulo Bastos Jr – Tecnodefesa ele cita: “O programa de compensação (“offset”) oferecido pelo CIO inclui a transferências de tecnologias em diversas áreas, com o investimento na a Fábrica de Juiz de Fora da Indústria Brasileira de Material Bélico (IMBEL), para a produção das munições de 120 mm, e um acordo com a empresa AEL sistemas para o desenvolvimento do simulador e nacionalização de componentes eletrônicos, dentre outros”.

Mars
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A marinha aparentemente não tem intenção de padronizar os meios do Corpo com os da EB. Tiveram a oportunidade de adotar o Lince mas escolheram o Oshkosh L-ATV, já usam o Piranha e não demonstraram interesse no Guarani. Eu acredito que seja até mais provável eles adotarem o Stryker para substituir o SK-105 do que o Centauro 2, que não tem a mesma faixa de peso.
Inicialmente são 98 unidades mas acredito que detalhes mais específicos só dia 5 com a assinatura do contrato.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mars
1 ano atrás

Olá Mars. Pois é. As forças armadas brasileiras sofrem de um problema crônico de falta de padronização. Gastam como se fossem organizações independentes. A criação do MInDef ainda tem dificuldade de resolver este problema. Basta ver que nem os códigos de aeronaves são unificados.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Durante anos, o cargo de Secretário Executivo do MD, 02 da pasta, ficou com “amigos”… inclusive a esposa do líder de um movimento “social”, q tem a mania feia de destruir muitos recursos q produzem muito….
Um fator importante do CFN é como o meio será transportado junto com os outros nos navios q temos?
Por ser uma força expedicionária, como operar junto aos prováveis aliados?
Mas, sem duvida, também acredito q poderiam padronizar mais com as outras forças.

Italo
Italo
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Vamos a guerra quando? os fuzileiros nao tem cabeção velho. Marinha vai modernizar em breve.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Italo
1 ano atrás

?????????

Cara
Eu não entendo o q vc quer dizer…. Toma teu remedinho

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Isso é difícil Camargoer. Existem os feudos, as relações entre fornecedores e compradores, ou como diria Brizola, com aquela dicção e sotaque característicos, “os interesses, são os interesses!”.
As três forças não conseguem padronizar nem fuzil. Cada uma tem o seu.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O que o Piranha do CFN tem a ver com o Centauro II?? São veículos de funções distintas.

Bardini
Bardini
1 ano atrás

Uma pedrada na casa dos 900 milhões de Euros, ou melhor: praticamente R$ 5 Bilhões de reais, em míseros 98 blindados que não deveriam ser prioridade.
.
Quem pegar os valores desse VBC Cav e comparar com os valores do pra lá de atrasado “programa estratégico” ASTROS, vai cair de costas.
.
Mas enfim, sextou! Hoje vamos comemorar esse anúncio. Na segunda, voltamos para a realidade do FAL, da crônica falta de equipamentos básicos na mão da tropa, da falta de meios de defesa aérea, guerra eletrônica, etc. Tudo culpa da falta de dinheiro, rsrsrs…

Silvano
Silvano
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Li o comentário mas só vi quem postou depois. Tá dentro do padrão, turma do nada presta operando full power, como sempre.

Se o EB resolve comprar o mais moderno fuzil de assalto do mundo, ele iria entrar aqui e dizer que era desnecessário, que o correto seria comprar blindado 8×8 e tal…

Outra coisa, para quem conhece o FAL, duvido que queira ir com outra arma para uma missão real, duvido mesmo.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
Reply to  Silvano
1 ano atrás

Astros 2020 é muito mais adequado para o Brasil do que o Centauro.

Astros você beneficia a indústria genuína brasileira, e além de Astros ser um equipamento estratégico.

Centauro 2 para destruir um blindado, precisa de muitas camadas, e essas camadas são inexistentes no Brasil.

Nilo
Nilo
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Excelente carro, mas tem vc e Bardini razão, o Astros, de importância estratégica de defesa e industrial relevante se arrasta a anos com recursos minguados. A preocupação é com urna eletrônica. Não existe inimigo externo, só no discurso.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Dudu
Dudu
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Muuuito mais importante que o Centauro 2 , e a defesa antiaerea de medio e longo alcance, cujos programas estao paralisados por falta de recursos. E o mtc 300 tambem, claro.

Italo
Italo
Reply to  Dudu
1 ano atrás

Enquanto a fronteira nao tiver helicópteros para todos os postos , qualquer canhão é desperdício.

Silvano
Silvano
Reply to  Nilo
1 ano atrás

São coisas diferentes, o Chile tem um blindado com canhão de 120 mm, a Argentina tem um suposto plano de modernizar seus obsoletos TAM com um canhão mais pesado Rh120 de 120 mm, a Venezuela tem blindados russos T72 e T62 ,todos esses blindados são muito mais capazes do que o Leopard 1 do Brasil, estamos ficando para trás rapidamente em arma de cavalaria, era necessário dar uma resposta moderna. Todos esses blindados atiram no mais “moderno” blindado brasileiro a uma distância muito maior que este pode fazê-lo, então em uma situação real, não teria chances. Tem que atacar em… Read more »

Pedro Fullback
Pedro Fullback
Reply to  Silvano
1 ano atrás

Hipoteticamente, se a Argentina ou qualquer país invadir o nosso país, a principal arma que iremos utilizar é o Sistema Astros 2020.

o Astros 2020 dificulta qualquer concentração de forças no nosso país.

Veja a Ucrânia, eles não pedem blindados, eles pedem foguetes e misseis de longa alcance.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Não pedem blindados????
Foi o que mais pediram, até Checos e Polacos entregarem os seus T72, que depois foram modernizados e pagos pela Holanda, Alemanha e EUA.

Last edited 1 ano atrás by rui mendes
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Silvano
1 ano atrás

Se qualquer um desses blindados que você mencionou conseguiram cruzar a fronteira e estão em distância suficiente pra “trocar tiro” com nossos blindados, é porque toda a FAB e artilharia do EB já foram pro inferno a muito tempo, pra não terem conseguido “amaciar” essa ameaça, e eles já tomaram boa parte de nosso território…

Nilo
Nilo
Reply to  Silvano
1 ano atrás

Em um conflito não se faz de blindado contra blindado não é um duelo de arranca entre carros.

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
1 ano atrás

…Arrancada…

Nemo
Nemo
Reply to  Silvano
1 ano atrás

As informações estão corretas, mas faço um reparo: os blindados do Chile não conseguem chegar ao Brasil, os da Venezuela não teriam real utilidade pelas distâncias e terrenos da região de fronteira e a Argentina tem planos demais e dinheiro de menos.

Silvano
Silvano
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Não falo em termos de guerra real, se bem que isso eu não descarto mais totalmente.

Eu falo em termos de não ficar para trás, em suma, virar uma Argentina na vida, é desmoralizante demais.

A única coisa que impediria o Brasil se ser invadido e dominado, seria possuir um arsenal nuclear. Temos que pensar nisso.

A Ucrânia está sendo um laboratório.

Italo
Italo
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Nem interno. O que falta é moral. Logo vem uma base americana no Paraguay.

Felipe
Felipe
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

Astros 2020 seguem em andamento…

Bardini
Bardini
Reply to  Silvano
1 ano atrás

O blindado é excelente. Primeiro mundo. Presta. Seria um VBC CC excelente e etc… Isso vem com um custo. Vale? Tem quem pense que sim.
.
Deveria ser prioridade, em nossa força? Não. É a minha opinião, diante de uma força que é cheia de prioridades muito mais relevantes que essa da cavalaria. Faz tempo que falo isso, não é novidade alguma.
.
No mais, o EB não precisa ter o melhor fuzil do mundo. O EB precisa de fuzil, armas coletivas e equipamento individual decente para toda a tropa. Tem isso em quantidade relevante? Não.

PauloOsk
PauloOsk
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Bardini, concordo com seu comentario.. maaas, de certa forma isso tudo que voce disse ta sendo modernizado, a conta gotas mas ta. Se for pra pensar assim, pode acabar com a cavalaria, fechar as portas e apaga a luz, porque sempre vai ter “prioridades” mais relevantes na tropa.

Silvano
Silvano
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Essa coisa de fuzil, equipamento individual e armas coletivas tem dois lados, tem as tropas de pronto emprego, todas as tropas que recebem essa qualificação são 100% mobiliadas (tem um ministro da defesa paisano por aí que se admira com esse termo “mobiliar o terreno”), bom, o Exército trabalha com reserva, uma guerra hoje, os que estão prestando serviço militar inicial não iriam, quem iria seria as tropas de pronto emprego (Brigada Paraquedista, BIL, partes dos BIS e etc) e a reserva mobilizável, existe o chamado estoque de guerra, uma seção de MAG por exemplo, são duas armas por seção… Read more »

Bardini
Bardini
Reply to  Silvano
1 ano atrás

Então está explicada a nossa situação. O EB tem coisa “escondida” em estoque de guerra… O problema é que guardaram uma vez e ninguém mais sabe onde está o estoque, rsrsrs. . Material que falta pra fechar dotação de um sem fim de unidades, inclussive algumas ditas de “pronto emprego”, tá perdido por aí, guardado sabe-se lá onde. . Não tem cabimento tu pegar um exemplo totalmente fora da curva, que é a situação de uma ilha de excelência chamada operação especial e querer fazer isso aí encaixar na nossa tropa “pé de boi”, que mal atira durante o ano.… Read more »

Silvano
Silvano
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Tropa pé de boi é o princípio da massa, só o Brasil tem isso na América do Sul, então, pelo simples peso específico, o Brasil já passa por cima de qualquer um por aqui. Esse pessoal recebe o treinamento necessário e seria mobilizado, retreinado e empregado se necessário.

Não faz sentido usar duas MAGs em uma seção de uma tropa comum apenas para instrução, uma é mais do que suficiente.

Unidade de pronto emprego é 100% mobiliada com o QDM previsto, tenho certeza absoluta disso.

Rafael
Rafael
Reply to  Silvano
1 ano atrás

“ Tropa pé de boi é o princípio da massa, só o Brasil tem isso na América do Sul”.

Tinha. Sugiro pesquisar a demografia do país.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Hj, o EB tem 10 Brigadas nas FORPRON. Além delas, algumas também tem prioridade, como a 11ª.
Não falta colete, não falta fuzil e não falta equipamento.
Isso é uma lenda.
Muito tem sido investido na tropa.
Confunde-se as frações de recruta com o resto do EB.
E mesmo, muitas das frações de recruta estão recebendo meios.

Rafael
Rafael
Reply to  Silvano
1 ano atrás

Estórias, lendas, causos… Depois reclamam da ausência de mentalidade de defesa da população e dos políticos.

Last edited 1 ano atrás by Rafael
Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Silvano
1 ano atrás

“Nunca ouvi falar em Claymore no EB.”

Porque quase não tem. Um punhado para instrução e uso por Op Esp.

Silvano
Silvano
Reply to  Alfa BR
1 ano atrás

Joguei essa e tu caiu, não tem e nunca teve minas Claymore no Brasil… kkkkkkkkkkkk…. kkkk… é fácil notar o grau de desinformação por aqui… kkk.. um monte caiu, aliás… kkkk…

Digo
Digo
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Vendo o campo de batalha na Ucrânia, os 18 HIMARS fizeram mais estrago do que vários regimentos de tanques.

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Silvano
1 ano atrás

Comentário do Bardini já virou matéria.

https://www.forte.jor.br/2021/03/28/uma-proposta-para-a-reestruturacao-das-forcas-blindadas-do-exercito-brasileiro/

Não fale o que você não sabe.

Flávio
Flávio
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Que a frota de brindados do Brasil precisa de modernização é algo que ninguém pode negar.
Mas agora que você mencionou esse valor a única que consigo pensar é em quantos drones poderiam ter sido comprados com esse dinheiro.
A guerra na Ucrânia comprovou qual arma comanda o campo de batalha moderno.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Flávio
1 ano atrás

“A guerra na Ucrânia comprovou qual arma comanda o campo de batalha moderno.”

Artilharia?

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Flávio
1 ano atrás

“a única que consigo pensar é em quantos drones poderiam ter sido comprados com esse dinheiro” Na verdade, vejo a necessidade de aquisição de ambos, necessitamos de um sarp pequeno de categoria-0 (uns 10 km de alcance, tamanho e peso compatível para carregar em uma mochila) estes seriam para equipar as frações de reconhecimento de infantaria e cavalaria (pel. de reconhecimento, pel. de exploradores, etc) e também na artilharia nas equipes de observadores avançados (GAC e pelotão de morteiros). Infelizmente não temos fabricante nacional que faça um drone pequeno desse, só cat 1,2 e 3…também não temos doutrina para isso…não… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Caro Bardini, creio que uma coisa não pode anular outra. O equipamento é de primeira linha, alegre-se, aos poucos vamos evoluindo. Saudações

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Meu caro ele não está anulando ele trás ao debate uma prioridade de relevância, o MTC 300, no seu desenvolvimento tem desdobramentos, tem arrasto, que inclui versão aérea, entre outras.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Não é bem assim. Não dá pra ignorar o fato de que, em uma realidade de orçamento altamente restrito e até inexistente, uma decisão anula outras possibilidades. Sério, de onde o EB vai tirar dinheiro pra pagar um carro que custa mais de U$ 10 mi a unidade? E mesmo que consiga pagar, com certeza absoluta esse programa irá anular outros que são fundamentais, como a defesa antiaérea, por exemplo. Quando se pega o orçamento e vê que programas como o SISFRON, Astros, Guarani e IA2 ainda não receberam a dotação suficiente e estão longe disso, não se enxerga a… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bardini
1 ano atrás

“Uma pedrada na casa dos 900 milhões de Euros, ou melhor: praticamente R$ 5 Bilhões de reais, em míseros 98 blindados que não deveriam ser prioridade.”

Relaxa, se o Brasil tem 5 Bilhões para dar para políticos corruptos gastarem, e esses sim, não deveriam ser prioridade, e uns queriam ainda mais, 5 Bilhões em defesa é praticamente nada, dinheiro o Brasil tem…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A discussão nunca foi se o Brasil tem dinheiro ou não. A questão é que, para quem elabora o orçamento, esses R$ 5 bi que você cita, assim como os R$ 19 bi de emenda de relator do próximo orçamento, são prioridades máximas, embora sejam um escárnio pra sociedade. Ou seja, faça chuva faça sol, estarão no orçamento. Isso aí ponto deles preferirem alocar R$ 19 BI pra emenda de relator, ao passo que deixaram a farmácia popular com recursos insuficientes. Pra eles, dentro do jogo político que estabeleceram, são despesas prioritárias, de nível 1. Tanto que estão discutindo aí… Read more »

Henrique A
Henrique A
Reply to  Bardini
1 ano atrás

Com esse valor dava pra renovar toda a nossa artilharia AR que é da época da Segunda Guerra Mundial.

Tomcat4,4
1 ano atrás

Venceu o melhor. Agora é imaginar os Leo 1A5 BR M com a torre do Centauro II ,vai ficar 10 !!!

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Melhor opçāo. Quantos serāo adquiridos? Já se sabe se o canhāo será o de 120mm?

Alexandre
Alexandre
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

De início, 98 unidades, podendo chegar a 221.

737-800RJ
737-800RJ
1 ano atrás

Excelente!
No final da década acredito que será escolhido um MMBT pra substituir os Leopard 1A5 e aí teremos uma cavalaria condizente com a importância do Brasil.

Grifon
Grifon
1 ano atrás

Excelente, mas com o Lula querendo reduzir o orçamento das forças armadas, vai ficar difícil adquirir as 98 unidades desse magnífico blindado!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Não foi o Lula que reduziu as encomendas do Guarani e do KC-390.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Foi as próprias FAs que pediram as reduções.

Vale ressaltar que ambos os projetos foram desenvolvidos em uma época em que o governo prometia um orçamento de 2% do PIB para as FAs, sendo que isso nunca foi alcançado, o governo levou as FAs a se planejarem para um cenário que não virou realidade.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Pode ser. Ou talvez o governo avisou que iria cortar recursos e as FAs escolheram onde cortar.
O meu ponto é que nada sinaliza que o próximo presidente irá cancelar essa aquisição.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

A redução do orçamento das FAs já vem desde o fim da era PT.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Caro Wilson. Segundo o Sipri, entre 2002 e 2010, o país gastou 1,5% do PIB com defesa, reduzindo para 1,4% entre 2011 e 2013, ficando em 1,3% em 2014 e 2015. Em 2021 foi 1,2%.

EParro
EParro
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mas também…
2010 PIB R$ 3,675 trilhões
2021 PIB R$ 8,7 trilhões

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  EParro
1 ano atrás

Cara Parro. Segundo o Sipri, os gastos brasileiros com defesa foram da ordem de US$ 34 bilhões em 2010 e U$ 19 bilhões em 2021, ainda que tenham sido R$ 60 bilhões em 2010 e R$ 105 bilhões em 2021. Entendeu a encrenca?

EParro
EParro
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Pois é Camargoer, a encrenca é a “cotação” do dollar? O aumento do efetivo (soldo e quantidade)? As passagens para reserva? Qual é a encrenca?

Grifon
Grifon
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

O governo atual simplesmente atendeu a um próprio pedidos das forças armadas, e infelizmente teve que fazê-lo porque senão não caberia no orçamento, mas pelo menos as aquisições e contratos se concretizaram, ainda que infelizmente de forma demorada, por outro lado, o governo que vem aí tem sim intenções de cortar boa parte do PIB e do orçamento das forças armadas. É triste, muito triste, mas é a realidade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. O problema nunca foi o 1,3% do PIB mas a queda do PIB. Hoje, em dolar, 2% do PIB é menos do que 1,3% do PIB anos atrás.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Eu nem entrei nessa questão de percentual do PIB, pois gastar 2% sempre foi um devaneio.
Acho que a única parte boa de uns 90% do orçamento da defesa ser gasto com pessoal é que eles não recebem em dólar (pelo menos não a maioria), então a desvalorização da nossa moeda tem um impacto menor do que o esperado rsrs. Mas, de afeto, isso afeta investimentos e manutenção.

Grifon
Grifon
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

O Lula vai criar a tal da Guarda Revolucionária Nacional, e assim encostará as forças armadas jogando-as às traças, ou seja, as forças armadas terão pouco treinamento e só viverão aquarteladas o tempo todo.
O Lula vai destroçar as forças armadas.

Andrey
Andrey
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Só as FAs? Vai destruir o Brasil.
E se o Haddad for o ministro da economia aí vai ser bem mais rápido, agora faz a letra do amor que nos levará ao caos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Caro Andrey. Mario Simonsen foi um dos maiores economistas do Brasil e era engenheiro civil. Celso Furtado era advogado.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Você deve ser adolescente, pois não foi isso que ocorreu nos oito anos em que ele foi presidente, entre 2003 e 2010.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Olá Rafael. Em termos absolutos, o Brasil gasta com defesa praticamente o mesmo que todos os países da América do Sul juntos. Os maiores gastos são Brasil (cerca de US$ 19 bilhões), Colômbia (US$ 10 bilhões) e Chile (US 5,7 bilhões), isso representando 1,2% do PIB (contra 3,4% da Colômbia). É preciso notar que as forças armadas gastam mais com pessoal inativo que com pessoal ativo.

Grifon
Grifon
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

O Lula em seu discurso durante a época de campanha, afirmou que tem que reduzir o orçamento das forças armadas. Lamentável isso!

”Que guerra, não tem guerra, pra quê investir na defesa se não tem guerra, temos que reduzir o orçamento das forças armadas.” (Lula)

Last edited 1 ano atrás by Grifon
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Você inventou essa citação do Lula ou recebeu num grupo de WhatsApp?
Ele não falou isso.
Se não tem com o que contribuir, não atrapalhe o debate.

Grifon
Grifon
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Eu não inventei nada, você precisa enxergar que o Lula não gosta dos militares, não é a toa que ele quer criar a tal da Guarda Revolucionária Nacional, para fazer com que ela atue justamente no lugar dos militares, tanto no campo político como em demais meios.
A tal da Guarda Nacional simplesmente irá ocupar todos os lugares em que os militares hj ocupam, sem contar que já se comenta que o Lula quer criar uma Guarda Costeira sendo executada pela Guarda Revolucionária Nacional, ou seja, simplesmente tirará a nossa gloriosa Marinha de cena.
Não se iluda rapaz!

Last edited 1 ano atrás by Grifon
EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Vc parece ser desses que estão nas portas dos quartéis pedindo golpe militar e que só se informam por grupos de telegram e whatsapp.

Aguarde e verás que nada do que te contaram é verdade. Basta ver como foi a relação dele com os militares durante os oito anos em que foi presidente.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Olá Grifon. Desconheço esta declaração. O plano de governo registrado no TSE menciona “Defesa” em dois lugares (parágrafos 63 e 103) disponível na internet. São eles: 63. A principal missão da política industrial será promover o engajamento da indústria na transição tecnológica, ambiental e social. Para isso, a política industrial deve manter o foco nas prioridades do país e alavancar a capacidade tecnológica nacional e a inovação. Será também estimulada pelo poder de compra governamental em complexos industriais estratégicos, como saúde, energia, alimentos e defesa.  103. A plena projeção dos interesses estratégicos do Brasil no cenário internacional não pode prescindir… Read more »

Grifon
Grifon
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E você acredita mesmo nisso? Eles mal tem orçamento pra isso, ainda mais o Lula que quer criar uma Guarda Revolucionária Nacional, o que gerará um grande gasto por conta disso, e aí mal sobrarão recursos para as forças armadas. Bote isso na sua cabeça, o Lula não quer que os militares fiquem na política e em outros meios, simplesmente ele vai fazer com que as forças armadas fiquem o máximo de tempo aquarteladas, o que infelizmente ocasionará em pouco treinamento. Se vc desconhece essas informações, então aguarde pra ver. Os europeus estão adorando isso, pois agora eles vêm aqui,… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Caro Grifo. O plano de governo de Lula não menciona a criação de uma guarda nacional, guarda costeira ou guarda de fronteira. Aliás, o grupo de transição sobre Defesa provavelmente será instalado na próxima semana. De fato, os jornais publicaram que alguns especialistas ouvidos pelo partido propuseram a criação de um GN e a revisão do Art. 142 da CF88. Contudo, é um grande equívoco dizer que Lula ou Alckmin tenham afirmado isso. Aliás, muita gente concorda que é um erro deixar que militares se envolvam com política ou com segurança pública. Misturar treinamento com atuação política é um grande… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Coloca o que tu escreves com os seguintes termos: “minha opinião”. A ideia de criar uma Guarda Nacional e alterar o artigo 142 da CF nada mais é do que artifícios daqueles que tu defendes para minar as instituições Forças Armadas. Para que uma Guarda Nacional?? O artigo 142 da CF não precisa ser alterado. Da maneira que está, foi cumprido e observado pelas FFAA, contra a vontade daqueles que queriam intervenção militar. Esses dois pontos que você colocou nada mais são do que movimentos nada democráticos, arquitetados por aqueles que têm a pachorra de se intitularem defensores da democracia!!!… Read more »

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Como seeeeempre fez.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Olá V.A. Não entendo seu comentário.

EParro
EParro
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E onde está dito que não haverá redução?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  EParro
1 ano atrás

Olá Parro. O plano de governo não menciona nem aumento de efetivo, nem redução, nem guarda nacional. Aliás, muitos colegas aqui na trilogia (eu incluso) defendem uma redução dos efetivos das forças armadas. Eu também defende um repactuação do orçamento, elevando os recursos da FAB e da MB e uma redução dos recursos do EB.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Não, o governo dele só planejou algo inviável, como a segunda frota, por exemplo.
O atual governo “aprumou” pra realidade, considerando-se os gastos com a pandemia, a crise por causa da guerra e o pagamento da imensurável dívida pública herdada.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

O melhor do mundo na categoria caça tanques , agora o EB está no mais alto nível tecnológico.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 ano atrás

Gostei ,só espero que seja a opção principal de 120mm, pensando no teatro local de operações os nossos blindados equipados com canhões de 105 mm teriam dificuldade contra os T-72 venezuelanos pois eles possuem as versões mais recentes de blindagem projetada para resistir aos tiros de 105mm e para ser efetivo o tiro de 105 teria que ser uma distância menor o que aumentaria o risco de ser atingido primeiro.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Excelente escolha, agora sim, equipamento de primeira linha!

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Fico feliz com o resultado, não há duvidas que fizemos a escolha certa….agora só resta a questão se serão usados como substituto direto do VBR Cascavel nos mesmos moldes da doutrina atual (esquadrão de armas combinadas) ou se modificarão para doutrina igual dos esquadrões de RCC (4 VBC CAV)…potencial tem.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

O Pelotão de Cavalaria Mecanizado do EB é baseado no Pelotão de Cavalaria do US Army dos anos 50. Tem que haver uma revisão dessa doutrina.

Rafael
Rafael
Reply to  Alfa BR
1 ano atrás

Problema é o resultado da revisão. Outro dia li um artigo entusiasmado comparando o BTG russo com as forças de prontidão operacional.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Alfa BR
1 ano atrás

Isso não é problema.
De lá pra cá, os EUA criaram outras estruturas, q deixaram a Cav como Arma unicamente de Manobra.
Aqui, essa “antiga” constituição permitiu q a Cav permanecesse como Arma de Manobra, Inteligência e Proteção, com menos gastos.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Não serão como RCC.
Será da Cav Mec.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Pesquisando um pouco, li que Paulo Bastos publicou como será a distribuição desse lote inicial, a 1 e a 4 brigada de cavalaria mecanizada receberão 42 viaturas em seis subunidades.
Como são 3 regimentos mecanizados por brigada, conclui-se que serão 14 viaturas por RC Mec equipando 2 esquadrões cada (2 pelotões com 7 VBC Cav), ou seja, um substituto direto do cascavel na mesma doutrina atual.

Obrigado pela resposta caro Alfredo

Franz A. Neeracher
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Então seria a 1. Bridada Cav. Mec em Santiago/RS:

1.Reg. Cav. Mec. em Itaquí/RS
2.Reg. Cav. Mec. em São Borja/RS
19. Reg. Cav. Mec. em Santa Rosa/S

E a 4. Brigada Cav. Mec. em Dourados/MS

10. Reg. Cav. Mec. em Bela Vista/MS
11. Reg. Cav. Mec. em Ponta Porã/MS
17. Reg. Cav. Mec. em Amambaí/MS

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Realmente, tem nexo.
Mas acredito q a linha FORPRON esteja bem forte.
Paulo tem boas fontes, mas não são os decisores.
Não duvido q demore a vir a resposta.
Sds

leandro
leandro
1 ano atrás

quanto tempo até o novo governo contingenciar tudo e mudar tudo o que foi escolhido por esse?

Last edited 1 ano atrás by leandro
sergio
sergio
Reply to  leandro
1 ano atrás

A partir de de primeiro de janeiro, nada disso ai vai esta valendo, isso soa como uma vitoria de pirro tão comemorando agora e vão chorar depois.

leandro
leandro
1 ano atrás

os vermelhos podem mudar isso ao assumirem?

sergio
sergio
Reply to  leandro
1 ano atrás

Cara o molusco já falou quer vai rever a reforma trabalhista, e privatizações, recolher todas as armas de fogo adquiridas nos últimos 4 anos, anular essa coisinha ai vai ser um passeio no parque infelizmente.

Santamariense
Santamariense
Reply to  sergio
1 ano atrás

Depois do contrato assinado, é mais barato cumprí-lo do que cancelá-lo.

Andrey
Andrey
Reply to  sergio
1 ano atrás

No parque ou no inferno?
Agora faz a letra do amor da quadrilha da carreta furacão que em pouco tempo nos transformará economicamente na Argentina e depois numa Venezuela.

Matheus
Matheus
Reply to  leandro
1 ano atrás

Foi “us vermeio” que escolheram a IVECO pra fazer o Guarani.

P*rra tirem o chapéu de aluminio ideologico e pensem.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  leandro
1 ano atrás

Caro Leandro. Após os útlimos anos aprendermos que o problema não são os vermelhos, mas os amarelos.

tsung
tsung
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

os dois

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  tsung
1 ano atrás

Inclua o verde oliva nesta conta. riso.

Heinz
Heinz
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer, seja um pouco isento.
De fato o governo Bolsonaro errou em muitas coisas, entretanto colocar toda a culpa em um governo que ficou 4 anos e com uma pandemia nas costas acho demasiado. O PT ficou 16 anos no poder, na verdade nunca saiu, boa parte dos problemas do Brasil são culpa das políticas públicas deles.
Isso é um fato, saudações.

Matheus
Matheus
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Não interessa.
Veio FHC, Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro e as FFAA até hoje fica no contagotas.

Galera foi MUITO iludida achando que o atual governo iria investir em defesa. Nem mesmo os militares no governo tentaram, vergonha.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Olá Heiz. Todos os governos erram. Alguns erram mais do que acertam outros erram menos. Na maioria das vezes, os erros ocorrem na implementação de uma política mais ousada ou por erros de avaliação. Nestes casos, governos bem intencionados tentam corrigir as políticas ou aprimorar as ações. Outras vezes, grupos privilegiados acusam governos de cometer erros quando estes privilégios são ameaçados. É parte do jogo político. Sem exceção, governos enfrentam demandas muito maiores que os recursos disponíveis e precisam tomar decisões de compromisso. Isso é a essência da ciência econômica. O que aconteceu nos últimos anos foi um governo de… Read more »

MMerlin
MMerlin
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Justificar seu ponto de vista político apontando apenas alguns erros é simplificar demais uma gestão
Como bem falou, cada governo possui erros e acertos.
Este que passa é igual mas alguns pontos se potencializaram devido ao perfil do candidato anteriormente eleito.
Referente ao PRONAF, você está enganado. Foram criados outros mecanismos para auxílio à agricultura familiar. Não a toa, estes são um dos maiores apoiadores a gestão atual.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Olá Merlin. O atual governo cometeu outros erros graves, como foi a política externa conduzida pelo ex-chanceler Ernesto Araújo (demitido por pressão do Senado). Lembro também que o auxílio emergencial foi uma decisão do Congresso. No setor de Ciência e Tecnologia foi um desastre, sem falar na incapacidade das decisões equivocada em torno da legislação trabalhista, que resultou em aumento da informalidade (com impacto nas contas previdenciárias). As decisões em torno do acesso ás armas foi um grande erro que impactará nos índices de mortalidade por armas de fogo por décadas. Sobre o Pronaf, obrigado pelo alerta. Assim que tiver… Read more »

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Se me permite, boa parte de minha família é de agricultores, e na visão deles esse é o melhor governo que eles já tiveram para a sua atividade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Wilson Look
1 ano atrás

Olá Wilson. De modo geral, a experiência ou opinião pessoal não tem sentido estatístico. Este tipo de experiência pessoal envolve um viés até ideológico. Qualquer um de nós seria capaz de pinçar uma opinião a favor ou contra qualquer coisa de alguém próximo, sem que isso tenha qualquer validade estatística.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A melhor estatística foi a das urnas.
Onde se produz, a maioria foi uma.
Onde há cabresto, a maioria foi outra.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Em 2018, Bolsonaro teve 57,7 milhões de votos no segundo turno (55,1%). Em 2022 teve 58,2 milhões (49,1%). Em uma eleição, está é a estatística válida. Bolsonaro perdeu porque teve menos votos que Lula, fracassando em conquistar mais votos que aqueles que teve em 2018. Valeria a pena estudar estes números. Em 2006, Lula teve 58 milhões de votos e em 2022 teve 60 milhões, portanto 2 milhões a mais que há 16 anos. Por isso venceu.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Toda essa tua conversa não muda os fatos que o outro colega colocou. Ele Não questionou os números totais. Ele colocou quem venceu nas regiões produtivas do país e quem venceu nas regiões que vivem às custas destas regiões produtivas.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Cara chato pra caramba! Se a colocação do outro colega fosse à favor dos governos do inominável, a opinião pessoal não seria inútil!! Tu só fazes proselitismo ideológico disfarçado por conversa bonitinha.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

As decisões de acesso atual às armas de fogo e ao CAC são polêmicas e, conversando com diferentes lados, as opiniões diferem dentro de ambos.
O acesso facilitado, na minha opinião, precisa apenas de alguns pontos de ajustes, aumentando a rigidez, mas não a restrição de equipamentos.
Agora, para o CAC, a avaliação de aptidão psicológica precisar ser mais completa, frequente e criteriosa.
A grande maioria são pessoas com intenção justificada, mas estão passando outras que vivem num mundo bastante paralelo e com visíveis distúrbios emocionais.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Olá Merlin. Cerca de 75% dos homicídios no Brasil envolvem armas de fogo, sendo que aproximadamente 1/3 envolvem crimes passionais ou por motivos fúteis (brigas de trânsito, vizinhos, pessoas embriagas nos fins de semana, etc). Em relação ás armas apreendidas, a maioria são revólveres e pistolas, muitas das quais com mais de 30 anos de fabricação. A maioria das armas apreendidas pelas polícias foram adquiridas legalmente e depois roubadas. Todos os estudos que li (artigos, relatórios, teses) convergem na conclusão que o aumento do arsenal nas mãos de civis impactam nas taxas de homicídio. Desconheço qualquer estudo que conclua o… Read more »

MMerlin
MMerlin
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Importante acrescentar ainda locais onde o estado pouco faz ou pior, nem chega.
Existem locais rurais (e são muito mais do que muitos) mais afastados que, em caso de invasão, o órgão responsável pela segurança dificilmente se desloca.
Você deixaria sua família a mercê?
Eu não. Jamais.
Por isto existe treinamento, físico, tático, emocional e psicológico.
Como comentei, nem todos deveriam passar pelas avaliações, mas adquirem a licença.

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Olá Merlin. Você tocou em um assunto importante. Infelizmente, o Estado brasileiro falha nas áreas de maior necessidade, principalmente nas periferias das grandes cidades, o vem permitindo há décadas o fortalecimento de facções criminosas, milícias paramilitares e todo tipo de abuso. A ausência do Estado afeta questões básicas da vida de milhões de pessoas, como segurança, saúde, educação, transporte, saneamento, serviços básicos e até mesmo questões menos problematizadas mas ainda assim importantes, como lazer e bem-estar emocional. O que podermos afirmar sem erro é que a política de segurança pública brasileira fracassou. O problema aqui nada tem a ver com… Read more »

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Esse é o grande problema, o maior número de apreensões são de armas adquiriras legalmente, justamente por isso. São mais fáceis de rastrear.
Não foram as roubadas.
Das roubadas, não são as q mais matam.
As q mais matam são as armas das organizações criminosas, maioria vindo ilegalmente.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Caro Velho. Só podemos afirmar sobre dados mensuráveis. 1. 3/4 dos homicídios são causados por armas de fogo, sendo a maioria cometidos com revólveres e pistolas de calibre 38 e 32. 1/3 dos homicídios tem causas fúteis e são cometidos por pessoas próximas ás vítimas. Das armas apreendidas pela polícia, cerca de 90% são revólveres e pistolas fabricadas no Brasil adquiridas legalmente mas que foram roubadas dos proprietários ou desviadas dos estoques das empresas de segurança. Estes são os fatos.

Andrey
Andrey
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

16 anos de governo do partido do atraso e 850 mil pessoas assassinadas no Brasil,explique isso e sem contar que em 10 anos de guerra na Síria o número de mortos aqui foi maior. Vc tem como me explicar isso,foram só armas de fogo nos calibres 38? Vc acredita que armas legalizadas são responsáveis peli genocídio ocasionado nos 16 anos daquele partido? Vc sabe como funciona uma audiência de custódia no Brasil sem contar o aparelhamento do judiciário,defensorias,promotorias e imprensa? Militância não cola eu quero que vc dê explicações plausíveis,se não puder não invente fatos que vc não conhece as… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Olá Andrey. A politica de segurança pública no Brasil é um fracasso. Há anos repito isso aqui. A situação é gravíssima. Chama atenção o fato que todos os países da América que tiveram um regime escravocrata (o que incluo o sul dos EUA) apresentam elevadíssimas taxas de homicídios. É pouco provável que isso seja apenas uma coincidência. O que sabemos sobre os homicídios no Brasil é que 3/4 deles envolvem armas de fogo, sendo que a maioria deles revólveres e pistolas. Também sabemos que praticamente 1/3 dos homicídios são por motivos fúteis, envolvendo uma pessoa próxima á vítima ou consequência… Read more »

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Índice de mortalidade por décadas?
Qual?
O q reduziu de mais de 60.000 por ano pra 42.000?
Vc realmente acha q a quantidade de armas vendidas é maior do q o q entra pras ORCRIM?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Olá Velho. De fato, há uma redução no número de homicídios na mesma proporção que subiu o número de mortes violentas por causa indeterminada. Isso este bem documentado nas últimas edições do Altas da Violência. Sobre a origem das armas, as próprias polícias estaduais têm publicado que a maioria das armas apreendidas são de origem nacional e foram originalmente adquiridas legalmente, mas depois foram desviadas dos estoques das empresas de segurança ou roubadas. Estes dados são públicos e disponíveis na internet. Não é uma questão de acreditar ou de bom senso. São dados estatísticos públicos.

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer, você é um professor, gosto da maioria de seus comentários, mas, as vezes você repete algo que leu que não condiz com a verdade, só por conta do viés ideológico. Afirmar que “As decisões em torno do acesso ás armas foi um grande erro que impactará nos índices de mortalidade por armas de fogo por décadas”. Todas as pesquisas que tratam sobre crimes no Brasil mostraram uma diminuição da criminalidade; crimes contra o patrimônio, crimes contra a vida, inclusive o movimento Viva Rio e Sou da Paz foram diversas vezes constrangidos a explicar o que havia ocorrida, haja vista… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Frederico Boumann
1 ano atrás

Olá Fred. Recomendo uma reportagem do “Jornal da USP” sobre o tema. https://jornal.usp.br/atualidades/armas-tendem-a-agravar-violencia-urbana-dizem-especialistas/
Segundo os dados da polícia, algumas armas apreendidas têm mais de 30 anos de fabricação. Isso significa que a ampliação de armas nas mãos civis resultam em mais armas desviadas para o crime (por furto), com impacto por décadas. Sobre a redução dos índices de homicídios, recomendo o Atlas da Violência publicado pelo IPEA dos últimos 3 anos. Há um aumento proporcional das mortes violentas por causa indeterminada em relação á redução dos homicídios. Faz a gente pensar.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Enfrentamento da pandemia? Os fatos não resistem a falácia. O GF distribuiu enorme quantidade de $$ aos estados e municípios, e estes não os empregaram da melhor forma, voltados pra pandemia. O Brasil vacinou proporcionalmente mais q a própria Alemanha, em menos tempo, sendo a Alemanha uma potência econômica do remanso de um estado brasileiro, onde tudo se chega pr todos os modais, o Brasil é do tamanho da Europa, com vastas áreas dependentes e rios e aeroportos. Os créditos q cita diminuíram por conta desse apoio a pandemia e por conta do auxílio a quem perdeu emprego. Julga-se o… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Caro Velho. A CPI mostrou que a Pfizer tentou contactar o MInistério da Saúde sem obter resposta. A população brasileira representa 2,5% da população mundial mas responde por 11% das mortes por covid do mundo, sendo o segundo país mais mais mortes (depois dos EUA). O Ministério da Saúde foi incapaz de manter um sistema de informações atualizado, levando os veículos de mídia a organizarem um consórcio. Foi por iniciativa do Congresso que os recursos para o combate á Covid foram liberados fora do teto dos gastos e foi por iniciativa do Senado que foram compradas as vacinas da Pfizer.… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Início da vacinação em alguns países do mundo: UK: 08/12/20 (primeiro no mundo) EUA: 14/12/21 México: 24/12/21 Chile: 24/12/21 Alemanha: 26/12/21 Argentina: 29/12/21 Brasil: 17/01/21 Venezuela: 19/02/21 Uruguai: 01/03/21 A CPI, a candidata histriônica (Que já ganhou um carguinho no novo governo…que curioso, né?) e o inominável sempre falam que o Brasil demorou 45 dias para começar a vacinação. Basta olhar as datas que coloquei (retiradas de uma fácil pesquisa na internet) e ver a distorção no que é propagado. Isso não torna a negação e o discurso antivacina do atual governo algo aceitável. Mas, mostra que o Brasil começou… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Em termos de “fazer coisa errada”, os vermelhos são surra nos amarelos de 10 a zero.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Caro Velho. Em termos eleitorais, o PT venceu cinco das nove eleições presidenciais que ocorreram desde a redemocratização, vencendo as duas reeleições que disputou e tendo participado de todos os segundo turnos. Os tucanos venceram duas eleições, sendo uma delas uma reeleição, e participaram de 4 segundo turnos. Bolsonaro venceu uma eleição e perdeu uma reeleição, disputando por dois partidos diferentes. Vale a pena avaliar o desempenho eleitoral do PT.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Depois tu não sabe porque tem tantas negativações. Discursinho bonito, com fala mansa, …. Quem não conhece, compra.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Caro S. Eu lá me preocupo com negativação? riso… Por outro lado, tomo como elogio o fato de ser notado por respeitar os colegas nos cometários, algo que deveria ser o padrão nunca a exceção.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não disse que tu te preocupa com negativações. Mas, gosto de pessoas diretas, que falam o que pensam diretamente, dizem do que gostam, e não gostam, de forma clara e sem rodeios ou palavras amenas. Ser educado, mas não se posicionar de forma clara, é coisa de covarde.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Olá Santa. De modo direto. Não aceito ofensa. Ser chamado de covarde é inaceitável. Aguardo suas desculpas. Caso contrário melhor encerrar agora qualquer debate. Prefiro uma relação sadia apenas com gente que sabe debater. Pedir desculpas é um ato de inteligência. Já fiz várias vezes. Direto e educado.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Entenda meu comentário como quiseres. Seu “debate” é a propagação do teu viés ideológico. Tenho aversão à esquerda e tudo que ela representa e todos que a defendem. Assim como foi avesso à extrema direita. E vc, com palavras bonitinhas, representa e defende a esquerda. E Vou fazer oposição todas as vezes que achar necessário. Simples e direto.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Santa, por mim nosso debate encerra aqui. A trilogia para mim é um local de encontrar amigos, debater ideias e aprender um montão. Se você prefere empenhar uma guerra pessoal, ofendendo e desrespeitando os colegas, isso lá com a sua consciência. Peço que me esqueça e vá ser feliz.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Que seja. Mas, sempre que defender tuas posições ideológicas, vou fazer oposição. Ponto. Isso não é democrático? Ou tu queres escrever o que pensa e não quer oposição? Tu, por acaso, acha que somente teu viés pode ser propagado? Isso só confirma o que penso sobre a tua ideologia.
Ah, só um complemento: eu sou feliz….muito feliz, por sinal!!!

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E também não é lugar de fazer proselitismo político disfarçado de “ideias” e usando discurso “acadêmico”.
Só um complemento: sou feliz…muito feliz!!

jairo
jairo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

diretamente

Santamariense
Santamariense
Reply to  jairo
1 ano atrás

Não entendi. O que a imagem desta criatura tem a ver como debate?

RSmith
RSmith
1 ano atrás

Fico feliz, me parece a melhor escolha mesmo!

Fagundes
Fagundes
1 ano atrás

Parabéns ao exército brasileiro pela escolha, o centauro II vai ajudar a gerar empregos aqui no Brasil.
Agora estou na torcida para a Marinha trocar aqueles blindados antigos que soltaram fumaça no 7 de setembro e viraram piada

Pedro Fullback
Pedro Fullback
Reply to  Fagundes
1 ano atrás

O problema não é soltar fumaça, o problema é que os blindados não são adequados para os dias atuais.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Pedro Fullback
1 ano atrás

De todos os blindados do CFN, na minha opinião, apenas os SK 105 não seriam adequados devido a sua idade e a falta de modernização, os demais são adequados, mesmo os M113, que passaram por uma modernização mais ampla do que os do EB.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Fagundes
1 ano atrás

No 7 de setembro eles não soltaram fumaça, foi antes em que 1 SK 105 soltou.

Antônio Carlos Sandoque
Antônio Carlos Sandoque
1 ano atrás

Uma pergunta, essa arma externa de 12,5mm poderá ser a REMAX?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

Não sou Mãe Dináh mas já desconfiava que ia ser ele o vencedor.

Mr.Guara
Mr.Guara
1 ano atrás

Olhando o tamanho do Brasil, e para o desafio logistico na guerra na Ucrania, eu me pergunto sobre a logistica tanto para o suporte quanto para o emprego desse VBC, que com a torre com o canhão 105mm, não seria possivel transportar nos nossos meios aerios (KC-390), devido sua altura e peso na configiuração da imagem. Alguem sabe se haverá alguma adaptação para o Brasil nesses dois itens para que possa ser aero-transportado? Ou o EB ja decidiu o emprego desse VBC ficara a cargo das rodovias e ferrovias?

Henrique
Henrique
Reply to  Mr.Guara
1 ano atrás

Se o negocio tem mais de 26t é transporte de Trem ou rodovia e é essa e solução pra hj.
.
agradeça a governos populistas por não ter pelo menos o Trem pra cobri toda a área como é na Rússia/Ucrânia

Geronimo
Geronimo
Reply to  Mr.Guara
1 ano atrás

Ser aero-transportado nunca esteve presente nos requisitos da concorrência, vide o peso do Centauro II (30t) e dos outros finalistas e a capacidade do KC-390 (26t).

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mr.Guara
1 ano atrás

Olá Guará. Toda operação militar de média e grande escala demanda um tempo de preparação. Para isso, as forças armadas precisam de um serviço de inteligência. Os casos nos quais alguns países foram pegos de surpresa pela agressão externa geralmente envolvem erros de seu aparato de inteligência militar. Por vezes, gosto de gastar algum tempo elaborando cenários mais ou menos prováveis de agressão externa. É praticamente impossível que o Brasil seja pego de surpresa hoje, até porque toda agressão militar é o resultado de uma crise diplomática. O caso da Guerra das Malvinas é exemplar. A Argentina de fato surpreendeu… Read more »

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Poe impossível nisso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Olá Velho. Exato. Por outro lado, é preciso manter forças armadas em um determinado nível de prontidão para efetiva dissuasão. A discussão que precisa ser feita é qual o tamanho e estrutura mínima necessária. O atual modelo é essencialmente aquele implementado durante a Guerra Fria em torno da Doutrina de Segurança Nacional, um modelo anacrônico, ineficiente e bastante caro.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer.
Esse sistema implantado durante a Fuerra Fria já “ é novo”, pois a Guerra Fria acabou antes dele ser implementado em sua plenitude, já estando há anos se adaptando a nova realidade.
Graças a Deus, o erro dos outros países tem ajudado o Brasil a chegar na fórmula certa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Olá Velho. A Doutrina de Segurança Nacional (DSN) foi concebida a partir do fim da II Guerra como uma resposta ao contexto da Guerra Fria. A DNS era caracterizada por um forte anticomunismo, pelo combate ao inimigo interno e pela preocupação em torno das “fronteiras ideológicas”. Estas bases ideológicas ainda fundamental o pensamento militar brasileiro. O mais recente exemplo foi o documento publicado pelo Inst. Sagres “Projeto de Nação” (muito ruim, por sinal). A DNS preconiza que toda a sociedade estaria envolvida no que seria uma mobilização permanente contra a ameaça do inimigo interno. Os traços da DNS são visíveis… Read more »

MMerlin
MMerlin
Reply to  Mr.Guara
1 ano atrás

O veículo escolhido pode ser aerotransportado pela aeronave mencionada, desde que sem a torre. Já foi apontado isso em análises anteriores.
A torre pesa apenas 6 toneladas. Mas o problema é o espaço.
Segundo o pessoal. Cabem 4 dessas Torres em um único KC. Disso desconfio.
Se for real, com 5 aeronaves tem 4 veículos completos em solo. Outras questões de cunho logístico não entram na equação.
Mas desconheço um possível necessidade ou requisito do EB referente a este pensamento.

Geronimo
Geronimo
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

MMerlin você sabe dizer se esse processo de desmontagem da torre é algo prático de ser executado na logística do veículo?
Muito interessante essa informação.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Geronimo
1 ano atrás

Não sei mesmo.
Mas devido a tecnologia e eletrônica embarcada, deve ser bem mais complexo que do Leo.
Depois do processo o veículo ainda precisa passar por testes.
Acredito que o transporte só vá ocorrer em casos extremos.

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Mr.Guara
1 ano atrás

O transporte aeroviário é pra grandes Forças.
O KC-390 transporta o Guarani mais pra propaganda, do q pra emprego pelo EB.
O principal transporte nosso é rodoviário, ferroviário e hidroviário pra meios bld.
Essa ideia de meios bld transportados por aviões, pra das mobilidade estratégica é coisa de EUA, OTAN apoiada pelos EUA, Rússia etc.
Quando um Galaxy transporta 2 Abramns, transporta 6 Stryker, por exemplo.
2 C-5 transportam 1 Pel CC ou 3 Pel Stryker.

DaGuerra
DaGuerra
1 ano atrás

Até parece! Uma viatura pesada e cara como essa pode servir pra brincar de ONU mas para Cavalaria do Exército?? Vai caçar as sucatas cucarachas sudamericanas??

Welington S.
Welington S.
Reply to  DaGuerra
1 ano atrás

Ué? Se um dia resolverem se aventurarem por aqui vão ser caçados, sim. Se for por essa lógica aí, então, que seja desfeito todas as forças armadas, já que não fazemos guerra com ninguém e somos um país pacífico.

Carlos Campos
1 ano atrás

LAV700 ainda tem chances. mas não gosto da empresa. Norinco é legal, mas minha torcida era para o Centauro, fico feliz que venha ele, espero que o contrato seja assinado logo.

Diogo de Araujo
Diogo de Araujo
1 ano atrás

Todos buscando independência na produçãonde artigos bélicos e o Brasil na contra mão

Henrique
Henrique
Reply to  Diogo de Araujo
1 ano atrás

nem a Rússia ta fazendo isso.. imagina o Brasil

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Excelente escolha!

O Exército fez uma aquisição padrão OTAN.
Só podemos comemorar.

Que venham os 98, depois o restante dos 221 e por fim o número ideal para aposentar o Cascavel.

Grande dia.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 ano atrás

Eu acho o design do centauro B1 da foto mais bonito, mais harmônico, mais romântico. Mas como eu digo, o design.

Parabéns pela finalmente definição. Agora é esperar pra ver a quantidade, e principalmente, quando serão entregues e os primeiros e a dta pra receber os ultimos….

Alejandro Pérez
Alejandro Pérez
1 ano atrás

PARABÊNS!!!!!

Digo
Digo
1 ano atrás

https://www.edrmagazine.eu/cio-centauro-ii-wins-the-brazilian-vbv-cav-nmsr-8×8-bid

98 unidades em 15 anos, até lá já vai ter pais usando raio laser.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Digo
1 ano atrás

6/7 veículos por ano até 12 anos é piada. Não acredito que seja falta de capacidade da indústria nacional, deve ser restrições orçamentárias. Como se não bastasse os gastos com pessoa, ainda jogam dinheiro no lixo com programas inúteis como a modernização dos Cascavel. O resultado é esse, um produto que será entregue a conta gotas.

Alessandro Machado
Alessandro Machado
1 ano atrás

Excelente escolha do EB. Uma pena o Centauro II não ser anfíbio e não possuirmos uma aeronave cargueira capaz de transportá-lo, mas no geral foi boa escolha principalmente pela cadeia logística de fabricação e manutenção bem favorável em território nacional.

Tutor
Tutor
1 ano atrás

Meu Deus!!! Que surpresa! kkkkkkkkkk

Claudio QUADROS
Claudio QUADROS
1 ano atrás

Uma pergunta será este projeto pode se cancelado? Pelo proximo governo
igual época Fx1 época escolhido era F16 depois escolhido mirragen Francês de segunda mão até hoje está enfurrijando Brasil, Fico preculpado.

Last edited 1 ano atrás by Claudio QUADROS
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Claudio QUADROS
1 ano atrás

Olá Cláudio. Enquanto o contrato não for assinado qualquer governo pode cancelar o programa. E mesmo após assinado o contrato é possível cancelar-lo pagando a multa ou renegocis-lo. Isso é normal acontecer em qualquer relação comercial

Henrique A
Henrique A
Reply to  Claudio QUADROS
1 ano atrás

Cancelar sempre é possível, o problema é que sempre há uma multa contratual, as vezes vale mais a pena continuar ou reduzir a quantidade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Olá Henrique. É sempre possível cancelar o contrato antes de sua assinatura. Isso é comum. Grandes programas militares são realizados por lotes exatamente para que os governos tenham alguma flexibilidade para acomodar as incertezas futuras. É razoável imaginar que seja assinado um contrato de cerca de uma centena de veículos que poderá receber um aditivo no futuro para contemplar um segundo lote ou mesmo revisar o cronograma de entregas. Cancelar um contrato pode ser viável economicamente em seu início, quando a multa é inferior ao desembolso total. Chega um momento no qual a conclusão do contrato é mais barato que… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Quando os “ilibados”, “honrados” e “honestos” membros do novo governo assumirem, este contrato do Centauro II já vai estar assinado.

Claudio QUADROS
Claudio QUADROS
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Obrigado amigo

Henrique A
Henrique A
Reply to  Claudio QUADROS
1 ano atrás

De nada.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Escolha irresponsável. Não tem capacidade anfibia necessaria para operar no ambiente amazônico. A mediocridade prevaleceu novamente.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Normalmente o peso extra da torre com o canhão já acaba com a capacidade anfíbia.

O da Norinco tem, mas é importante dizer que o TO Amazônico não é o mais propício para o emprego de blindados, e também ele não é o único TO no Brasil.

AlexS
AlexS
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

O uso anfíbio tem sempre muito reduzido potencial, é preciso ter entrada e saida do rio com inclinação adequada e mesmo o fundo deste(nada de rochas salientes a poderem interferir coma navegação) com condições para usar em anfíbio.

Quais são os rios no Brazil com esse tipo de margem?

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Rapaz…….
Tá se superando…..

willhorv
willhorv
1 ano atrás

Paca tatu…cutia corre que este é bravo. Deu a lógica e sensatez. Que venham centenas…quanto aos leos e a torre 120mm…prefiro trocar de MBT já com a torre…dinheiro…se arruma. Se bem que tempos difíceis virão…até esperava e fazia votos que a coisa pegasse fogo mesmo….mas falta gente boa para assumir esta bagaça…
Aguardando os fatos…quem sabe. Não acharia ruim.

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Como escrevi lá atrás, uma tremenda enrolação do EB para anunciar o que seria óbvio.
Lógico que seria o Centauro II por N,s motivos.
Ai fazem um show de sons e luzes para nada.
Tremenda palhaçada esses “jogo de cartas marcadas”.
Mas dos males o menor, apesar de tudo foi uma escolha lógica, centrada e correta, já que (acredito eu) o Centauro tem muitas partes em comum com o Guarani que é seu “irmão menor tropicalizado”.
Agora serão mais uns 10 anos para tropicalizar o veículo !

Velho alfredo
Velho alfredo
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Mocorongo
Se não se faz todo o processo, os perdedores impugnam o vencedor.
Aqui pode estar tudo errado, mas pra atrapalhar…. aqui é excelente.
Óbvio q o Centauro seria o vencedor, até por ser o melhor, mas não tiver concorrência, não poderia levar.
Se tu não consegue perceber isso, espere completar os 16 anos.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Energúmeno, sabia que o EB pode comprar por dispensa de licitação em se tratando de compra emergencial e estratégica para o país.
Aí ele faz essa palhaçada para “anunciar” um vencedor que desde o processo guarani todos já sabiam.
Mas mentes impressiona eis como a sua são muito diminutas para entender tudo por detrás das coisas.
Não estou escrevendo que a compra do EB foi ruim, pelo contrário, foi excelente.
Só não precisava de todo esse circo.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Velho alfredo
1 ano atrás

Depois que aprender a ler, escrever e principalmente raciocinar por si mesmo, talvez me procure para debatermos, até lá , não diálogo com dementados .

Rodrigo de Souza
Rodrigo de Souza
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Foi por 900 milhões de euros os 98
Realmente se fizermos as contas de padaria, cada unidade sai a bagatela de 9,18 milhões de euros.

LucianoSR71
LucianoSR71
1 ano atrás

Gostaria de levantar algumas questões, vejo comentários comparando situações completamente distintas e agravadas pelo fato de não ter sido divulgada nada além da proposta vitoriosa. Quando um país entra numa disputa p/ exportar seu produto, ele usa de todo seu poder político e econômico p/ aumentar suas chances de vitória, não sabemos quais as condições de financiamento foram ofertadas e ainda há a possibilidade de que essa venda se dê por Acordo Governo a Governo, algo que já havia sido mencionado pelo EB anteriormente, poderíamos dizer até que isso seja muito provável pelas perspectivas futuras de modernização dos Leo1A5BR e… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

“não há financiamento externo camarada”. Até lógico. Se um país não tem interesse no negócio principal (compra do armamento) não há pq suas instituições financeiras fornecerem um crédito camarada. Mas poderia ter financiamento interno. Não tem pq não querem. Pq não há interesse político em desenvolver a indústria nacional. O BNDES serve Justamente pra isso. Financiar projetos que desenvolvam uma área da economia ou abram oportunidades ao país. Quando o BNDES financiou grandes obras de infraestrutura no exterior, a justificativa era essa: Garantir negócios de elevado montante no estrangeiro a empresas brasileiras, ampliando a relação comercial e diplomática. Poderiam, tbm,… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Caro Felipe. Não existe “financiamento interno” para importação de equipamento militar. O financiamento é feito por uma instituição do próprio país exportador porque o fabricante precisa de recursos em moeda local para iniciar a produção e precisa da garantia contratual do aporte de recursos. O risco de atrasos de pagamento é da instituição bancária que ganha juros e paga um seguro. O BNDES não pode financiar a importação de bens produzidos no exterior. O único tipo de importação que o BNDES é autorizado a financiar é a compra de bens de capital para a modernização de parque de equipamentos do… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Ué Camargoer, esqueceu de ler meu texto antes de elaborar essa sua resposta? Em que momento eu falo em BNDES financiar importação de produto? Eu falei justamente no financiamento de produto produzido no país, em resposta ao trecho do colega em que ele cita que não haveria financiamento externo (com juros camaradas) para a produção nacional. E aí que argumento que poderia ter financiamento interno, assim como já existe, como no caso da Embraer, por exemplo. Quanto a questão dos juros, cito juros “camaradas”, como citado pelo colega. Você tem duas opções. Custeio direto pelo tesouro ou o aventado financiamento… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Olá Felipe. Considerando toda a confusão envolvendo o BNDES, dizer que o BNDES financia obras no exterior é errado. Explico. O BNDES tem uma linha de financiamento para obras de infraestrutura de governos estaduais e municipais. Para isto, o governo estadual o municipal apresenta um projeto para o Banco. Uma vez aprovado, é feita uma licitação (com apoio do BNDES). A empresa vencedora deverá executar a obra com recursos próprios (ou obter um financiamento próprio, talvez até com o próprio BNDES). O banco irá pagar a empreiteira após a realização do serviço. Isso acontece em parcelas. Enquanto isso, o governo… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não importa o que o BNDES financia, se é apenas produto nacional para uso em obras no exterior, ou não. Importa que dos mais de 600 milhões de dólares financiados pelo BNDES para a construção do Porto de Mariel, em Cuba, menos de 1 terço foi pago, sendo que os pagamentos por parte do país centro-americano pararam de ser feitos em 2018. “Ah, mas o FGE cobriu os pagamentos em atraso.” E daí? O que se discute e financiar país ditatorial, governado por “cumpanhero”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Olá Luciano. Vocẽ tem razão. sobre as dúvidas relacionadas com os vários tipos de contratos. Geralmente, compra de material excedente é feito governo-governo (como aconteceu no caso o G40 e A140 da MB, dos F5 “agressores via FMS ou dos M113 e M109 para o EB. Financiamento externo acontece na compra direta do fabricante de material novo, como foi o ProSub e o F39. Compras diretas também podem ser feitas com recursos do tesouro, em moeda nacional diretamente do fabricante, como aconteceu com o Guarani ou em moeda estrangeira como aconteceu com os primeiros lotes de Lince. O tesouro também… Read more »

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Amigo Camargoer, aquisições por Acordo Governo a Governo não se limitam a material excedente, cito como exemplo as vendas de Super Tucanos novos via FMS p/ países amigos dos EUA – a Sierra Nevada vende p/ o governo americano que paga a esta e fica c/ a dívida a ser ressarcida pelo país comprador. Como disse anteriormente, o próprio EB comentou nessa concorrência que poderia haver esse tipo de modalidade de aquisição, o governo italiano poderia estar disposto a garantir melhores bases nas próximas compras de material bélico pelo Brasil, p/ mim a perda da concorrência dos navios da Classe… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  LucianoSR71
1 ano atrás

Olá Luciano. De fato, os EUA possuem um modalidade de venda de equipamentos novos via FMS, no modelo governo-governo. Vale lembrar que o FMS não envolver instituições financeiras nem compensações tipo offset. Muitas vezes, o governo dos EUA facilita o pagamento em parcelas sem a incidência de juros, mas não lembro nenhum caso nos quais os EUA subsidiaram o valor de equipamentos novos. Eu não lembro como eram as vendas dos equipamentos militares de origem soviética, como aqueles que foram para Cuba ou para o Leste Europeu. Talvez a ex-URSS nem cobrava. Inclusive teríamos que incluir a modo “doação” como… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Equipamentos novos, via FMS, são vendidos pelo mesmo valor pago pelas FFAA dos EUA, como se fossem para elas próprias, logo, são mais baratos do que uma compra não beneficiada pelo FMS.