O Rei do Futebol e veterano do Exército Brasileiro Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, faleceu nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro, aos 82 anos, em decorrência de complicações de um câncer no cólon.

O Soldado Nascimento (Nr 201) incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 20 de janeiro de 1959, no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM), localizado em Santos, hoje 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e atualmente situado em Praia Grande (SP).

Durante sua passagem pelo Exército, já campeão Mundial de Futebol na Copa do Mundo de 1958, conquistou o Campeonato Sul-americano de Futebol das Forças Armadas, marcando o gol decisivo no jogo final contra a Seleção Militar da Argentina (Brasil 2 x 1 Argentina).

Enquanto atuou pela equipe do Exército, o Rei marcou 14 gols em 10 partidas, de acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube. O saldo de gols ao longo de sua carreira foi de 1.282.

Em entrevista à Revista Verde-Oliva em 2006, Pelé disse que a disciplina e o respeito ao próximo foram os principais ensinamentos que obteve na caserna. “Eu me orgulho muito, porque serviu de base para minha formação e meu caráter. Acho que todos os jovens deveriam passar pelo Exército”, afirmou à época.

O Rei também contou que aprendeu a costurar, cozinhar, lavar e passar roupas durante o serviço militar. “Quando voltei da Copa do Mundo da Suécia (1958), tirava serviço de sentinela no portão do quartel em Santos (SP) e todo mundo que passava queria cumprimentar o Pelé, campeão do mundo, e pedir autógrafos. Eu morria de vergonha e levava bronca do sargento”, relatou.

FONTE: Comando Militar do Sudeste

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos
Burgos
1 ano atrás

“Eu morria de vergonha e levava bronca do sargento”.
No final da história o Sargento passa sempre por ruim, mas enfim segue o baile.🤷‍♂️
Obs: muito bom o resumo da história 👍

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Burgos
1 ano atrás

Mas a imagem do Pelé foi usado como exemplo para reprimir desertores por anos….falava-se muito a frase.
“nem o Pelé fugiu do serviço militar obrigatório, você também não vai fugir”

Luiz Everardo Muezerie
Luiz Everardo Muezerie
Reply to  Burgos
1 ano atrás

O Sargento sempre paga o pato. KKkkkkk.

Fernando Vieira
Reply to  Burgos
1 ano atrás

Problema é que nesse caso ambos estão certos, Pelé e o Sargento

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

“Quando ele apanha a bola, e dribla um adversário, é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento”

Nelson Rodrigues

Clara Nunes – Conto De Areia:

https://www.youtube.com/watch?v=xc3DqY1yoSc

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Taí um exemplo a ser seguido. Nunca tantos deveram tanto a um homem.

Kommander
Kommander
1 ano atrás

Cara, Pelé foi muito mais que um jogador de futebol, soube aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu. O cara serviu o exército, fez filmes, programas de TV, o marketing em cima do cara era maciço. Mas fora desse nicho de estrela, quando se tratava de comentar outros assuntos que não eram ligados ao futebol, Pelé calado era um poeta.
Descanse em paz.

Coronel James Braddock
Coronel James Braddock
Reply to  Kommander
1 ano atrás

quanta bobagem

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Kommander
1 ano atrás

Olá K. Pelé não aproveitou nem metade das oportunidades que a fama proporcionou. Teve a chance de jogar na Europa ganhando uma fortuna. Ficou no Santos. Se tivesse ido, teria sido tão grande quando foi ficando no Brasil. Fico feliz que saber que nunca fez propaganda de site de poker nem de cerveja.

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“Teve a chance de jogar na Europa ganhando uma fortuna. Ficou no Santos”.
Isso. O próprio disse que nos anos 60 a família Agnelli ofereceu participação acionária no grupo FIAT e Ferraris novas periodicamente para ele jogar na Juventus. Ficou. Perto disso, Maradona no Napoli era peanuts!
Sei lá… acho que tem gente que não consegue realmente dimensionar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  GFC_RJ
1 ano atrás

Ola GFC. Pois é. Quando dou aula para calouros, eu gosto de fazer duas perguntar. Qual a menor renda que eles gostariam de ter? Peço apenas para pensarem. Depois peço para pensarem qual seira a maior renda que eles desejam? Até hoje, nenhum dos calouros conseguiu responder. O mais legal é que eu costumo repetir esta pergunta quando dou aula para os formandos. Muitos deles já conseguem entender o conceito e dizem que conseguem ter isso claro. É muito legal ver a mudança na maturidade. Ainda assim é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Acredito que Pelé tenha conseguido.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

É, mas botou a cara em rótulo de garrafa de cachaça. Só procurar por “Cachaça Pelé”.

E falo sério, eu vi uma de perto.

Pelé deve ter carregado esse arrependimento pro túmulo.

Last edited 1 ano atrás by Rafael M. F.
GFC_RJ
GFC_RJ
1 ano atrás

Mesmo que não tivesse servido… O Pelé é, com certeza, a figura geopolítica mais importante da história do país: presente, passado e futuro. Se temos algum Soft Power nesse globo, 90% ou mais é devido a esse homem. Recebido na Casa Branca por 3 Presidentes dos EUA em exercício de mandato. Momento de consultar o PVC se teve algum latino-americano que tenha tal histórico. O Edson Arantes do Nascimento faleceu ontem. Já o Pelé é Eterno. Vida longa ao Rei! OBS: Nem imagino como deve ter sido pra esses praças ali ter jogado do bola e no teu time só… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  GFC_RJ
1 ano atrás

Meujesusamado… Pelé foi a figura geopolítica mais importante da história do Brasil? O Brasil não deve nada a ele, foi apenas um excelente jogador e ganhou dinheiro por isso. Como homem um canalha, que renegou a filha que ELE colocou no mundo. Não é nem questão de ele ter que amar a menina ou tirar foto com ela, ele apenas tinha a obrigação moral, religiosa, e legal de reconhecer uma filha. Mas ele simplesmente recorreu em todas as instancias para negar o óbvio, a paternidade de alguém que ele colocou no mundo, e mesmo tendo dinheiro se recusou a fazer… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Sagaz
Sagaz
Reply to  leonidas
1 ano atrás

A sua fonte é qual, a contigo? Quem é o personagem mais importante da geopolítica brasileira então cidadão? Anita?

leonidas
leonidas
Reply to  Sagaz
1 ano atrás

WTF? rs

WSilva
WSilva
Reply to  GFC_RJ
1 ano atrás

Para quem já esteve na Argentina ou conhece torcedores do River, Boca Jrs, Racing etc sabe que o Maradona é maior dentro da Argentina do que Pelé dentro Brasil, um absurdo mas é isso mesmo. Existem muitas razões para explicar isso, uns vão dizer que o Brasil tem mais mais ídolos recentes que a Argentina o que procede, inclusive temos um ídolo que em termos de imagem chegou perto de Pelé, estou falando de Senna, somos também muito vencedores pós Pelé, com 2 titulos mundiais e 5 jogadores eleitos melhores do mundo, enquanto a Argentina ainda vivia na sombra do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by WSilva
Fernando Vieira
Reply to  GFC_RJ
1 ano atrás

Deve ter rolado aquelas regras igual quando ele jogava em Bauru: Ou o adversário jogava com dois a mais ou o Pelé não podia passar do meio de campo.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás

Pelé só conseguiu ficar acima do Cancelamento daquela parcela da “sociedade civil” que detém na mão o setor publicitário, acadêmico e artístico porque diferentemente do Simonal e de qualquer outro ser humano, ou seja, qualquer um que não seja Jimi Hendrix, Michael Jordan e Michael Phelps e alguns outros, fora o compositor de uma Obra futbolística inatingível para qualquer ser humano

O Pelé pode ser considerado como o primeiro E.T miltar do Planeta Terra.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  M4|4v1t4
1 ano atrás

Caro M. Hoje, vi dois depoimentos fundamentais para entender Pelé. Casagrande na CNN disse que Pelé fez muito contra o racismo e preconceito seja no campo ou fora dele. Rui Castro ha pouco na GNews também deixou claro não faz sentido pensar que Pelé teria abandonado Garrincha. Uma acusação injusta e infundada.

m4l4v1t4
m4l4v1t4
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Vi o Casagrande junto com o Felipão na CNN, não sei se foi essa participação que citou. Apesar dos pesares, quando o Casagrande fala de futebol, ele dá show. E o depoimento dele sobre o Pelé, onde ele cita as primeira vezes que teve contato com o Rei, foi emocionante. O problema do Casagrande é que, como ele sempre gostou da Maria Juana, desde muito antes de jogar no Corinthians, ele perseguiu psicológicamente a repressão que ele sofreria ou já sofria daqueles moralistas, quase sempre falsos-moralistas, por conta do uso de narcóticos. Então ele foi ficando muito sucetível àquelas pessoas… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  m4l4v1t4
1 ano atrás

Olá M. O Casagrande também participou de um debate na CNN ao lado da Janaína Paschoal. Foi interessante ver o depoimento dele sobre o período de reabilitação e de como ele ainda é impactado por isso. Ele mesmo disse que tendo deixado de usar drogas, o seu processo continuar e continuará para sempre. Tenho alguns colegas que foram usuários de drogas e hoje são caretas. Outros que ainda usam de modo recreativo. Aqueles que entraram de cabeça sumiram. Alguns morreram, outros foram assassinados e outros perdi o contato. Uma das coisas que mais chamam a minha atenção é que meus… Read more »

Jose Ponte
1 ano atrás

Olha aí um tema bacana pra um filme ,
O cidadão foi a Copa do Mundo , ganhou a copa , ficou famoso , na volta continuou seu serviço militar , estava de sentinela , era reconhecido e acenava e ainda levava esporro do sargento .
Isto sim daria um filme maravilhoso , um dos inúmeros temas de filmes da vida do Pelé .

Mateus Demarchi
Mateus Demarchi
1 ano atrás

Pelé, o terror da Argentina, bons tempos onde era suor, raça e dedicação.

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá. Considerando as diferenças óbvias, lembrei de Elvis servindo na Alemanha. A última vez que vibrei em uma copa do mundo foi em 82. Perdeu mas foi um jogo sensacional. Já revi algumas vezes. Ontem assisti “Pelé Eterno” de 2004. Sensacional. Vale a pena assistir e se possível, com crianças… elas adoram ouvir a gente comentando e contextualizando o que aconteceu.

Esteves
Esteves
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Pelé foi mal aconselhado, mal assessorado, mal interpretado, mal gerenciado. As histórias das filhas na justiça…acho que ainda tem e, provável que com a morte apareçam mais. Um grande brasileiro que espantou o mundo. A Copa de 70 está espalhada pelo YouTube sem nenhuma edição caprichosa. Formaram um pool de narradores para transmitir a primeira Copa ao vivo…tem os áudios no YouTube mas também estão horríveis. Merecíamos uma edição de luxo com todas as Copas (Pelé brilhou demais na seleção) e com os gols fantásticos que fez pelo Santos…uma produção minuciosa e cuidadosa. Jogo memorável contra o Uruguai na Copa… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Olá Esteves. Pois é. Eu aprendia a gostar de futebol torcendo pelo Corinthians e assistindo a Copa de 82. Por outro lato, ver o ídolo da molecadinha fazer propaganda de cerveja e site de poker me fez perder o interesse, mas foi divertido assistir os jogos com minha filha. Ela também adorou assistir o filme “Pelé Eterno”… coisa de paí e filha… foi muito legal.

Esteves
Esteves
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Professor,

Parabéns pela família. Parabéns pela carreira. Parabéns.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Feliz 2023.

Esteves
Esteves
1 ano atrás

Pelé. Nos anos 1960, jogador de futebol assinava contrato em branco. Em 2022 o Brasil é tido e retido como ausente da globalização exceto como eterno fornecedor de commodities. O Brasil da internet (2o.maior usuário de redes sociais e digital influencer’s) ainda não produz um único motor de popa, não domina o ciclo de combustíveis e demora 13 anos pra aceitar um submarino feito aqui. Nos anos 1960 o resultado do jogo era decidido pelo juiz. Jogo na Vila Belmiro só acabava quando o Santos virava. Hoje, jogo de futebol termina quando o empresário manda. Perdendo ou vencendo quem ganha… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves