Exportações da russa Gazprom caem para o nível mais baixo neste século

123

TYUMEN, RUSSIA – SEPTEMBER 13, 2021: Facilities at the Tyumen oil refinery. Maxim Slutsky/TASS Host Photo Agency Ðîññèÿ. Òþìåíü. Ïðîèçâîäñòâåííàÿ ïëîùàäêà Òþìåíñêîãî íåôòåïåðåðàáàòûâàþùåãî çàâîäà. Ìàêñèì Ñëóöêèé/ôîòîõîñò-àãåíòñòâî ÒÀÑÑ

A gigante russa de energia Gazprom viu suas exportações para os principais mercados caírem este ano para o nível mais baixo desde o início do século, quando o Kremlin cortou os fluxos para a Europa, segundo a Bloomberg.

A Gazprom entregou 100,9 bilhões de metros cúbicos de gás para países fora da ex-União Soviética, disse o CEO Alexey Miller na quarta-feira no canal Telegram da empresa, de acordo com o canal. Isso marca uma queda de 46% em relação a 2021.

A produção de gás da empresa caiu para 412,6 bilhões de metros cúbicos este ano, acrescentou Miller. Isso representa uma queda anual de quase 20% e o menor nível desde pelo menos 2008, segundo a mídia estatal.

As exportações russas de energia para a Europa, um de seus maiores compradores, caíram este ano quando Moscou cortou os fluxos de gás em retaliação às sanções econômicas impostas ao país depois que invadiu a Ucrânia.

Ele restringiu o fornecimento para a UE através do principal oleoduto Nord Stream 1 em agosto, levando muitos líderes europeus a acusar Moscou de armar energia para criar uma crise econômica.

Mas, em uma reviravolta, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, disse à agência de notícias TASS esta semana que Moscou está preparada para retomar alguns fluxos de gás para a Europa.

À medida que a Rússia perde seu principal mercado europeu, ela desvia grandes volumes de combustível para compradores na Índia e na China. Em 2020, a Gazprom enviou 4,1 bilhões de metros cúbicos de gás para a China, depois 11 bilhões em 2021. E no próximo ano, esse número deve dobrar.

FONTE: BusinessInsider

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
1 ano atrás

O problema das vendas para a China e Índia é que estes estão negociando tanto gás como petróleo com descontos de até cinquenta por cento em relação aos que eram praticados com os europeus. Em relação aos atuais preços no mercado europeu, os acordos firmados trazem os preços abaixo do que se tinha antes da guerra. Esses preços ainda não chegaram aos consumidores porque estes ainda estão pagando pelos valores futuros de contratos firmados em abril e maio de 2022. O sonho dos alemães e italianos era que a Rússia derrubasse o Governo de Kiev rapidamente, e com protestos aqui… Read more »

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Underground
1 ano atrás

Não, o desejo de Alemães, Italianos e todos os Europeus da UE, é que a Ucrânia expulsse da Ucrânia, os Russos, rapidamente e como disse repetidamente Boris Johnson, que Putin caia, pois é um criminoso, que nunca mais terá a complacência da Europa.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Sonha!
Evidentemente que as exportações russas para a Europa vão despencar, o que será gravíssimo para os europeus.
A Alemanha será, certamente, a mais afetada.
Alguns analistas econômicos consideram que os efeitos serão devastadores.
Azar da Alemanha
Ela escolheu esse caminho.

Underground
Underground
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Os europeus já fizeram a substituição do gás russo por outros fornecedores, com contratos mais BARATOS. Os alemães aproveitaram para queimar carvão.
Sim, azar dos alemães, que resolveram ser subservientes aos russos.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Underground
1 ano atrás

Sim.
Eu sei.
Caio ‘o alemão’ postou o que aconteceu com a sua conta de energia no contrato de 2023.
Passou de 70 euros por mês para 240 euros.
Uma pechincha que os alemães estão adorando.
Além do mais, indústrias modernas, de ponta, não queimam mais carvão.
Depois te mando reportagens sobre a debandada de empresas alemães para outros países em busca de energia barata.

Paulo Montezuma
Paulo Montezuma
Reply to  Underground
1 ano atrás

vocês acham realmente que a Europa vai sofrer muito tempo com crise energética? Alguém lembra como estava a Europa no final da Segunda Guerra? Ou no choque do Petróleo dos anos 70? A curto prazo os preços podem subir, mas a médio e longo prazo, os prejuízos econômicos serão maiores para a Rússia. Sem contar a falta de credibilidade de suas forças armadas e material militar

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Underground
1 ano atrás

As petroleiras ocidentais estão pegando os enormes lucros e investindo em energia renovável. Ao passo que está companhia que teve seus custos aumentados e perdeu o filé do mercado tem que direcionar o que ganha para bancar as operações na Ucrânia. Assim além do mercado atual estara fora do mercado futuro

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Ainda esperando sentado a Europa congelar.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Congelar, ninguém vai, pois ainda existem casacos e cobertores.
Mas que milhões vão perder seus empregos, isso vão.
No final, isso é que é importante.

Raça Negra
Raça Negra
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Os bancos russos já estão sequestrando depósitos para bancar a desastrada invasão à Ucrânia mas não tem problema algum afinal Putin é o “enxadrista 5D da geopolítica mundial” 😆

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Ao entendi. Você torce pela desgraça dos outros?

Juliano
Juliano
Reply to  George
1 ano atrás

Pense pelo lado positivo.
A desgraça deles certamente será oportunidade paro outros, inclusive o Brasil.
Está na hora de dividir esse bolo.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Alemanha já se livrou do gás russo , pelo jeito não lê jornais né ? Você acha mesmo que um país quem tem Siemens,BMW,Mercedes ,BASF,Bayer etc vai ficar dependente de russos ? Kkkk. Coitadinho .

Alfredo
Alfredo
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Pelo que eu li, a BASF está transferindo toda a sua produção para a China e a VW parte da produção para China e EUA.
Depois pesquiso mais exemplos.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

E por que será que ninguém está transferindo a produção para a a Rússia?

Aladaf
Aladaf
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Efeitos devastadores sentira a pequena economia da Russia. “Acabou o dinheiro!” em breve sera ouvido em Moscou.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Aladaf
1 ano atrás

Por enquanto, devastação só na Ucrânia.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

E na demografia e na pirâmide social russa. (Sem esquecer da economia).

Mas vai indo tudo como o enxadrista 5D do Kremlin programou.

Underground
Underground
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

“O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, revelou em entrevista concedida à rede de mídia CNN Portugal que a atitude das nações ocidentais em relação à perspectiva de uma invasão russa da Ucrânia, antes de 24 de fevereiro, variou muito. Johnson indicou que a França estava “negando” o potencial de uma invasão, enquanto afirmou que a Alemanha preferia uma derrota rápida para a Ucrânia em vez de um conflito mais prolongado. “A visão alemã estava em um estágio de que, se isso acontecesse, o que seria um desastre, seria melhor que tudo acabasse rapidamente e que a Ucrânia desistisse”, revelou… Read more »

Alfredo
Alfredo
Reply to  Underground
1 ano atrás

Semana retrasada foi amplamente divulgado o embuste que eram os Acordos de Minsk.
Desta forma, só restou à Rússia ‘desabilitar’ a Ucrânia.
E é isso que está sendo feito.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Putin vai lutar na Ucrânia até o último russo, infelizmente.

Lucas
Lucas
1 ano atrás

Tudo vai voltar ao normal.

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

Dos 100 bi, a China compra 11 e poderá comprar 20.
3/4 da produção para consumo próprio e países da ex União Soviética.
A produção atual não é suficiente para abastecer a UE.

É a China que vai substituir os 160 bi que a UE comprava?

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

”À medida que a Rússia perde seu principal mercado europeu, ela desvia grandes volumes de combustível para compradores na Índia e na China.”

Avelino
Avelino
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Europa era o maior mercado da rússia, e o mais rentável, ao transportar o maior volume de gás para os europeus via tubulação. Os chineses ainda não conseguem absorver todo o gás que era vendido para a europa, talvez em um futuro, mas aí é outra história. Quanto ao petróleo, chineses e indianos vem comprando maiores volumes, mas já ouviram aquela frase: “pagar para trabalhar?” é quase isso com as vendas russas russas de petróleo para os asiáticos. Estão comprando com descontos generosos, fora o custo do transporte marítimo que consome U$15,00/barril transportado. Enquanto isso os americanos estão nadando de… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Avelino
1 ano atrás

A Russia seguiu adiante com essa guerra porque sabia que podia contar com China e Índia. Também sabia que não era possivel substituir o mercado europeu de inicio, mas ter vendas garantidas para China e Índia deu segurança para a Russia, que neste caso, troca dinheiro ocidental por segurança nacional e reconquista de territórios outrora da União Sovietica.

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Entrar numa guerra com garantias de venda de cerca de 2,5% (11 bi/400bi) da China. E estamos a falar da produção mais baixa em décadas o que faz com que os valores sejam ainda mais ridículos.

Ainda falta muito para arranjarem quem compre 160 bi e com preços equivalentes em Euros…

E ainda vem falar em segurança nacional e reconquista de territórios. Só lucro…

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Hcosta, esses valores atuais irão aumentar considevalmente ao longo dos anos devido a demanda indiana e principalmente chinesa.

Ao trocar dinheiro graúdo do ocidente por segurança nacional e reconquista de territórios e influência, a Russia inicia o processo de transição do mundo unipolar para o mundo multipolar.

A queda do regime progressista fantoche em Taiwan dará sequencia e a consolidação do BRICS será o último prego no caixão da hegemonia global dos EUA.

Dinheirista não entende que segurança nacional não tem preço.

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Não, a Rússia pensou que tinha a Europa na mão e que ia ceder e aceitar a invasão em troca do gás Russo. E talvez resultasse se não fosse a resistência Ucraniana. Mas correu mal e saiu o tiro pela culatra…

“A Rússia iniciou o processo de transição”… Cada uma…
A Rússia perdeu e sobra-lhe ser um mero fornecedor de matérias primas da China ou da Índia.

E o que surpreende é haver alguém que ainda acredita que a invasão da Ucrânia se deve a questões de segurança nacional…

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

”Não, a Rússia pensou que tinha a Europa na mão e que ia ceder e aceitar a invasão em troca do gás Russo. E talvez resultasse se não fosse a resistência Ucraniana. Mas correu mal e saiu o tiro pela culatra…”

Seria muita ingenuidade a Russia depender desse cenário.

Há vários cenários possíveis, este que você mencionou pode ter sido um deles, mas apenas um. A Russia sem duvidas trabalhou no pior cenário possível em termos economicos, por isso tratou de estreitar relações com China e Índia, além de outros países na Africa e Oriente Médio.

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Muitos diziam algo parecido antes desta invasão. “De certeza” que a Rússia calculou a resistência Ucraniana, o material necessário, as consequências internacionais, a quebra na economia, etc…
A Rússia nunca esteve preparada para esta guerra. Até porque não queria uma guerra de anexação mas uma simples mudança de poder. As anexações só servem para disfarçar o falhanço nesta guerra.
Estão a correr atrás do prejuízo…

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Hcosta, estou falando do aspecto economico, a Russia se precaveu e está escorada agora principalmente no Brics , alguns países africanos e do Oriente Médio, tudo isso foi feito pensando na guerra.

Sobre o aspecto militar, aí sim eu concordo que houve equívocos, mas corrigíveis.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  WSilva
1 ano atrás

WSilva, está faltando argumentos ao querer insinuar que a Rússia jogou um xadrez 10D sob o cenário político internacional, sendo que este mesmo país mal conseguiu fazer um cálculo pequeno para a retomada de influência em um país do tamanho de MG, sobre a questão econômica, eles foram surpreendidos “novamente”, como ocorreu no Afeganistão. Cuida-se de um país com econômica do tamanho da brasileira que perdeu o seu maior cliente(UE) e está a vender pouco e a preços irrisórios para China e Índia. Esses dois últimos são grandes nações e as únicas que podem de fato sanar o poder econômico… Read more »

George
George
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Foi nada. A Rússia pensou que as cosias sairiam de um jeito e saíram totalmente ao contrário do que esperavam.

Agora ficam inventando desculpa para sair dessa.

Skyhawk
Skyhawk
Reply to  WSilva
1 ano atrás

O pessoal fala tanto de BRICS mas esquece que Índia e China estão em lugares opostos na geopolitíca. O BRICS é só pra Inglês ver.

WSilva
WSilva
Reply to  Skyhawk
1 ano atrás

O Brics é um casamento, casamento não é perfeito. O que se vê na OTAN onde um fala e o resto abaixa a cabeça é ilusão, isso nunca vai acontecer com entidades grandes e importantes como China, Russia, Brasil e Índia.

Temos que agradecer que há divergencias no Brics, se não, todos nós já estaríamos dominados pela China assim como todos na OTAN são dominados pelos EUA.

É isso que você quer? ter um dono? rs

Eu tô fora! E por favor, deixe o Brasil fora dessa também.

Underground
Underground
Reply to  WSilva
1 ano atrás

BRICS é apenas uma invenção de nomes, cujos membros se reúnem eventualmente para tirar fotos. Não há objetivos, metas, acordos, contratos, incentivos, nada.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Underground
1 ano atrás

E é exatamente o que falam da OTAN.
EUA falam uma coisa, a Alemanha não confirma e a França desmente.
Uma maravilha.

George
George
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Putin está vendendo menos petróleo e por um preço bem menor. Como é que essa conta vai fechar?

Alfredo
Alfredo
Reply to  George
1 ano atrás

É a mesma conta que a Europa terá de fechar com um gás muito mais caro e em quantidades muito menores.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Já fechou por lá. Pessoal já explicou acima. Gás vindo dos USA, terminal de gás construído em tempo recorde na Alemanha, etc.

A Rússia no Putin é que não encontrou solução para os problemas deles.

WSilva
WSilva
Reply to  George
1 ano atrás

A Ucrania perde mais território e a OTAN perde mais influência para a Russia, como é que essa conta vai fechar?

A resposta é simples, se ajustar a nova realidade.

A Russia fará isso também no aspecto economico, a diferença é, o que Ucrania e OTAN perderam vale muito mais que o dinheiro não ganhado pela Russia da Europa no longo prazo..

Last edited 1 ano atrás by WSilva
George
George
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Bobagem. A Rússia está se tornando uma Coreia do Norte de Olhos azuis.

Material militar de segunda linha da otan parou totalmente o exército do Putin. Imagina se fosse a primeira linha?

WSilva
WSilva
Reply to  George
1 ano atrás

O que a Russia deixou de ganhar com o mercado europeu é dinheiro de pinga se comparado com território e influência reconquistadas. Porém, a guerra ainda não acabou, logo a Russia precisa consolidar esses ganhos.

É que vocês, dinheiristas, não conseguem enxergar isso tão facilmente.

George
George
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Só você e o Enxadrista 5D do Kremlin conseguem enxergar algo de positivo no que aconteceu desde fevereiro.

Rogério
Rogério
Reply to  WSilva
1 ano atrás

A Otan perde influencia p/ Russia???Rapaz que mundo vc vive? A Russia esta mendigando contrato com a China, mendigando drones do Irã. tentou comprar EPI de inverno da Turquia pelo mercado negro e não conseguiu. Os bancos chineses aderiram as sanções americanas.
Ja a Otan esta filiando a Finlandia e Suecia, e a Ucrania será questão de tempo. Acorda!!!

Rogério
Rogério
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Você fala como se tudo fosse planejado, kkkkk os russos acharam que poriam a Ucrania de joelhos em semanas e a europa so iriam soltar notas de repudio e nada foi comom o esperado. Hoje eles não tem a menor nocão do que fazer.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Avelino
1 ano atrás

Não adianta, camarada.
A Europa será gravemente afetada pela falta do gás russo.
Sua indústria, que já perdendo competitividade, sofrerá um golpe fatal com os preços proibitivos da energia.
O GNL não é uma opção viável para a indústria.
É mais caro, tem de ser comprimido, transportado em navios (que não existem grandes quantidades disponíveis), descompromisso e transportado de novo.
E a Alemanha nem tem instalações para isso.
Como dito, a Alemanha está ferrada.
Muitas indústrias (as maiores) já estão saindo de lte indo, principalmente, para a China, onde o gás (russo) é barato.

Fabio_bsb
Fabio_bsb
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Informação incorreta. A Alemanha está fretando equipamento flutuante para a operação de regaseificacao e também construindo terminais para isso.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Fabio_bsb
1 ano atrás

Aí vc acredita que uma economia do tamanho da Alemanha vai depender de pequenas instalações flutuantes de conversão de GLP para funcionar.
Confia!

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

E você acredita que uma pequena economia como a da Rússia vai aguentar muito essa guerra?

Alfredo
Alfredo
Reply to  George
1 ano atrás

Terá mais chances do que outra que tem uma dívida de mais de 32 trilhões de dólares.
Atenção.
Eu disse TRILHÕES.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Já são mais de 300 dias de uma guerra de 3 dias (segundo você mesmo). A Rússia atolou literalmente na Ucrânia.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Meu filho, isso é torcida da sua parte. O mundo real é um pouco diferente.

Avelino
Avelino
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Adianta sim, camarada! Não sei se você sabe, mas os preços de gás simplesmente desabaram desde o pico em Agosto, quando o MW/H chegou a €342. Agora está um quinto desse valor: €71,00. A Europa tem passado o inverno sem grandes problemas com abastecimento de gás, e uma das razões é as temperaturas mais altas do que esperado. Até a natureza tem ajudado os europeus. A Alemanha já inaugurou um terminal de liquefação, e tem outros em fase de término. https://exame.com/mundo/alemanha-inaugura-primeiro-terminal-de-gas-natural-liquefeito-do-pais/ Europeus pagarão mais caro por gás de outros países sem pensar duas vezes, pois agora sabem que russos não… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Não tem como, não existem as infraestruturas com capacidade de absorver esse volume que a Europa comprava. Nem o dia que sair do papel ( se ) o Siberian Power 2 . Sem mencionar os valores pagos em euro 💶 pelos europeus. A queda no orçamento do Estado Russo será substancial. Outra, no caso da Europa , a Rússia lidava com países com pouca visão estratégica e sem muitas veleidades geopolíticas, sociedades focadas no bem-estar social e economicistas. A RPC além do fato de ter alternativas ao gás russo nas várias repúblicas da Ásia Central, tem grandes ambições geopolíticas e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Seria como pedir para o Brasil substituir a RPC nos próximos 5 anos . Como ? Seria um desastre, podemos sobreviver mas o país sairia gravemente prejudicado. Por isso defendo uma gradual diversificação do mercado chinês além de uma evolução do agro para uma AGROINDÚSTRIA.

WSilva
WSilva
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Entendo perfeitamente Thiago A e você tem razão, mas você se esquece de um detalhe:

A Russia já sabia que iria perder o mercado europeu, a Russia sabendo que perderia o mercado europeu teria que fortalecer relações com China e Índia, tudo isso foi feito.

Vocês estão analisando o caso com a mentalidade dinheirista, não é adequado.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Vários economistas e políticos alemães estão declarando que a Alemanha está sendo empurrada para um abismo.
Não há solução para ela.
A era de preços baixos de insumos
em geral e energia em particular baratos acabou.
Sua economia que depende em mais de um terço da indústria e exportações está mortalmente afetada.
Os pequenos e médios negócios que respondem por mais da metade dos empregos não têm como se defender.
Em suma.
A Alemanha se ferrou.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

A sua torcida enviesa a sua visão de mundo.

Nei
Nei
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Isso só na sua cabeça.
Não viaje tanto. Os Europeus estão menos preocupados, do que Putin está Putinho.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

http://www.istoedinheiro.com.br/russia-aumenta-exportacao-de/

Em novembro de 2022, as receitas de exportação de energia foram de 15,8 bilhões, uma queda de 700 milhões.
Nesse passo, a Rússia terá problemas daqui uns 53 anos.
Muito melhor que a Europa que tem problemas para amanhã.

George
George
Reply to  Zé Carlos
1 ano atrás

A Europa já resolveu o problema dela. Esse foi o último inverno que q Rússia poderia ganhar algo e também perdeu.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

*Power of Siberia

Alfredo
Alfredo
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Pior é a falta de estrutura na Europa para recebimento de gás liquefeito.
A Alemanha nem tem essas instalações.
E para piorar, não existem navios suficientes para o transporte e os que estão sendo construídos estão sendo monopolizado pela China.
Não adianta tergiversar e se enganar.
Várias grandes empresas alemães estão realocando sua produção, principalmente para a China.

George
George
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

O que não existe é navio disponível para transportar petróleo russo. Ninguém quer correr esse risco. Putin está isolado politicamente e economicamente

Alfredo
Alfredo
Reply to  George
1 ano atrás

Tenho certeza que os chineses e indianos querem.
E são simplesmente a maior economia do Mundo e outra que em breve será a segunda.
Tão ‘maus’ os russos, né?

Nei
Nei
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Para de achismo com Índia, Rússia e China.
A China quer que Rússia sofra e muito.

Zé Carlos
Zé Carlos
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

Vc tem acompanhado a debandada de empresas alemães da própria terra natal?
O fechamento de indústrias pesadas (siderurgia, metalurgia e etc) em países como Letônia, Eslováquia, Áustria e etc.?
Sugiro que vc comece a acompanhar o noticiário econômico.

George
George
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Na mesma proporção? Claro que não.

Fernando Barros
Fernando Barros
1 ano atrás

Feliz 2023 pra todos nós!

Magaren
Magaren
1 ano atrás

Estranho no começo da guerra estava lendo que a economia russa subia e gasprom lucrava como nunca.
kkkk

Neural
Neural
1 ano atrás

Deixa sair os dois gasodutos power of siberia que vai exportar tudo pra China.

George
George
Reply to  Neural
1 ano atrás

Russia comendo na mão da China? Isso não vai dar certo.

Jagdv#44
Jagdv#44
1 ano atrás

Nossa chance de bombar nossa exportação de hidrocarbonetos.
Agora temos um senador à frente da nossa estatal de petróleo.
Pátria amada brazil!!

Mirão
1 ano atrás

Enquanto isso o gás na Europa fica mais caro a cada dia.
Vamos ver quem vai aguentar a porrada por mais tempo.

Mas pelo menos os russos tem o que se aquecer no inverno.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Mirão
1 ano atrás

Nesse ponto você tem razão. Não é uma corrida de velocidade, não mais. A esperança que toda essa balbúrdia acabasse nos 100 metros rasos não existe mais. Virou uma maratona.

Sobre o se aquecer, os russos provavelmente nem sentem o frio com toda aquela Vodka, o problema é aquela expectativa de vida curtinha, quando comparada com a expectativa de vida na Europa ocidental.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Mirão
1 ano atrás

A Europa também e os Europeus podem se manifestar, contra os seus governos, já os Russos, não podem sequer se manifestar contra os seus ditadores, senão cadeia ou pior.

George
George
Reply to  Mirão
1 ano atrás

Os russos que estão nas trincheiras não acham isso. Lá está bem frio.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mirão
1 ano atrás

Tem um comentário meu preso com as fontes mas os preços do gás e do crude estão nos níveis anteriores à invasão.

O grande aumento que aconteceu no Verão foi devido à compra massiva dos países Europeus para encherem as reservas.

Nei
Nei
Reply to  Mirão
1 ano atrás

Comentário sem qualquer pesquisa. Chegou atrasada esta afirmação colega.

Nei
Nei
Reply to  Mirão
1 ano atrás

Os caras das trincheiras e linhas de frente, não concordam com você.

Alberto
Alberto
1 ano atrás

Números desencontrados, texto extremamente impreciso e tendencioso….
Rsrsrsrs
As receitas, que é oque importa, aumentaram, devido a demanda da China e da Índia, mas isto o texto não menciona…
Evidente que a exportação para a Europa caiu…
Mas as receitas TOTAIS aumentaram, e o texto omite né….rsrsrs

Hcosta
Hcosta
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Ponha aí os números.

Truthnews
Truthnews
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Fontes da Sibéria.com

Nickless
Nickless
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Aumentaram como se a china tem grandes descontos chegando a 50% do valor e o preço do gas hj é igual ao preço antes da guerra. acorda do sonho fera.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

E ainda tem gente acreditando naquele papo de pais invasor do mal, autocrata bla bla bla, enquanto isso alguém lucra.
Estados não fazem amizades fazem acordos e os governantes desses estados representam os interesses da elites nacionais.

Alberto
Alberto
1 ano atrás

Rússia está fornecendo para duas economias gigantescas ( China e Índia )com parques industriais gigantescos, uma quantidade absurda de petróleo e gás, com desconto mas em grande quantidade…
Já para a Europa está fornecendo uma quantidade bem menor mas a preços bem maiores…
Ou seja, Rússia aumentou suas receitas
China e Índia comprando com desconto
E europeus tendo que racionar e pagando mais…
Quem ganhou e quem perdeu….
E os EUA vendendo bilhões em armamentos e gás para os europeus…
Os EUA para ganhar algum fôlego ainda diante da China jogou os europeus na fogueira…

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Alberto
1 ano atrás

betinho, a europa já resolveu esse probleminha com abastecimento pelo sul
chora na cama

Daniel
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Parece que vc não leu o texto ou tem um problema muito sério de interpretação de textos….

Last edited 1 ano atrás by Daniel
George
George
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Deve ser algum problema cognitivo.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Não houve aumento de receita, em fato o estado russo está deficitário e sem condições de pagar seu funcionalismo e previdência, a Duma já declarou que o orçamento previsto para 2023 não cobre os gastos atuais (2022) muito menos a demanda de crescimento de gastos previstos para 2023. Bancos estão sem moeda corrente e alguns já fechados impedindo o saque pela população, o rublo derrete já fazem semanas (o fluxo de dinheiro publico para manter ele artificialmente valorizado secou) e a China e Índia compram gás e petróleo russo quase a preço de custo. Outro fator é que nem a… Read more »

Alberto
Alberto
Reply to  Alberto
1 ano atrás

“https://sputniknewsbrasil.com.br/20220919/alta-nos-precos-da-energia-ajuda-gazprom-a-dobrar-receitas-mesmo-com-queda-de-exportacoes-24872018.html”

Truthnews
Truthnews
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Fontes da Sibéria.com

George
George
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Tem certeza? Olha o preço do barril do petróleo agora.

Alberto
Alberto
Reply to  Alberto
1 ano atrás

“https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/07/superavit-no-balanco-de-pagamentos-russo-bate-recorde-por-exportacoes-de-energia.ghtml”

Rússia está é muito bem

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Fmi PIB 2022:

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Tens sérios problemas de entendimento ou com a verdade.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Que salganhada, como a Rússia ganha maisvendendo à China e Índia, se compram muito, mas muito menos que a Europa e ainda por cima, muito mais barato.
A Europa prefere dar dinheiro a ganhar a um aliado, do que a um inimigo.

Truthnews
Truthnews
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Fala à toa, não sabe do que fala, repete 10x a mesma coisa, nunca foi à Rússia , nunca foi na Europa , nunca foi no EUA . Ainda acha que os europeus “vão sofrer” mais do que os russos.

Para além de não saber de nada decerteZa que tbm não sabe vê o futuro

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

A “notícia” tem caráter panfletário já que a europa continua comprando gás russo utilizando de offshores (russas e europeias) para contornar as sanções. Por exemplo, uma empresa de um país que aderiu as sanções não pode comprar da gazprom, mas vc pode abrir uma empresa na Suiça ou na Turquia e comprar com essa empresa. Ja existem propostas para essa conduta se tornar crime, mas obviamente não vão aprovar isso senão a europa fica no escuro sem os hidrocarbonetos russos. Tem q se colocar no lugar de um politico europeu, oras a Russia invadiu a Ucrania e nós como bons… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Viagem bem louca essa sua. Misturou hidrocarbonetos russos com Bolsonaro. A Europa está se livrando dos hidrocarbonetos russos. O Brasil já se livrou do Bolsonaro.

suTERMINATOR
suTERMINATOR
1 ano atrás

Pra Rússia vender mais a China e India precisará investir e gasoduto, infraestrutura, para europa era centenas de dutos, vamos ver os projetos da Gazprom para 2023;

Lucena
1 ano atrás

Será que aquela profecia do vice de Putim vai acontecer ! barril a US 160 !! o pre sal com esse preço compença o investimento

Alberto
Alberto
1 ano atrás

A economia russa está bem, a produção de armas inclusive está aumentando, estão construindo gasoduto na Sibéria para fornecer para a China, a Europa é que está afundando, já há sinais de pressão na Ucrânia por um acordo de paz. No final a Europa vai estar exaurida e voltar a comprar da Rússia, que ainda vai ganhar mais fornecendo para a China e Índia. Putin foi um gênio, deixará a Rússia em uma situação melhor economicamente, o Ocidente enfraquecido e ainda incorporando o leste e sul da Ucrânia onde vivem milhões de russos étnicos.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Qual o reajuste do soldo para 2023?

Marcelo
Marcelo
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

E desde quando soldado russo morto recebe soldo?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Fonte: alucinações após a viagem na maionese de final de ano.

Truthnews
Truthnews
Reply to  Alberto
1 ano atrás

A economia russa está ótima !

1- Fuga de milionários e consequentemente negócios

2- Metade do orçamento para gastos militares

3- Quebra nos preços e volume de venda das commodities

4- Bloqueio de bilhões de reservas e ativos pelos países civilizados

5- Sanções em chips e equipamento para a indústria extrativa .

Melhor do que nunca !

George
George
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Meu filho, você está viajando pela Maionese Airlines?

Alberto
Alberto
1 ano atrás

Lembrando que agora que os EUA destruíram o NS 1 e 2 os europeus vão ter que comprar petróleo e gás da Rússia através da Turquia.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Fonte: viagem total na maionese de final de ano.

Truthnews
Truthnews
Reply to  Alberto
1 ano atrás

Europeus preferem assim. Acima de tudo Europeus preferem reduzir a qualidade de vida do que perder a liberdade

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O que será que aconteceria se as estruturas de logística de transporte de hidrocarbonetos russas começassem a ser danificadas por drones de ataque de longo alcance ucranianos?
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-russian-air-defenses-again-activated-in-sevastopol

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Um off-topic … vindo da Bloomberg (29/12/2023) … é mais um indicador de que, em 2023, os EUA e a OTAN vão ajudar as tropas ucranianas a “esquentar” os russos no campo de batalha. O governo Biden esta considerando enviar veículos de combate de infantaria Bradley para a Ucrânia. Essa decisão forneceria aos ucranianos o veículo de combate ocidental mais fortemente armado e blindado até o momento. Bradley é um veículo de combate de infantaria, idealizado para transporte de tropas em combate e para fornecer apoio de fogo antipessoal e antiveículo. O Bradley está armado com um canhão de 25… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
sub urbano
sub urbano
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Perfeito. Tomara q doem milhares rs. Só lembrando q a Ucrânia no inicio da guerra tinha mais blindados q França, Inglaterra e Alemanha juntas. Vamos ver se o Bradley é o bichão msm kkk

Arthur
Arthur
1 ano atrás

É a pura verdade. Tirando o fato que os alemães estão pagando três vezes mais caro a conta da luz, é de se concluir que o preço do gás realmente caiu ou o alemão é um povo muito burro mesmo!

Nickless
Nickless
Reply to  Arthur
1 ano atrás

contrato futuro cara, espera vencer, o preço vai cair la embaixo. mas tb n adianta explicar o obvio pra torcedor.

paulof
paulof
Reply to  Nickless
1 ano atrás

pega o preço a um ano e vê se isso agora,

Alemanha Eletricidade – preço 58,94 euros DataJan / 03, O pessoal pega dados antigos e chutam aqui…dureza.

Billy
Billy
1 ano atrás

Claro que vai. Igualzinho da outra vez. Vai cuidar principalmente do bolso dos brasileiros. Vai roubar do nosso e distribuir pra elle mesmo, para os filhos, para o PT, para ditadores amigos no exterior e para os amigos dos amigos. O STF, o congresso, o MP e os melancias? Vão ficar caladinhos novamente.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Um off-topic … vindo do The Guardian (02/01/2023) … após um destrutivo ataque ucraniano com rockets guiados do Himars a um prédio de escola usado como quartel pelos russos na cidade de Makiivka, Moscou rapidamente informou que 63 soldados haviam morrido no ataque, mas blogueiros russos já afirmam que o número de mortos é bem maior, sendo que esses relatos vão de encontro ao informe do comando militar da Ucrânia, que estima até 400 soldados russos mortos. Há imagens mostrando a completa destruição no local atacado. E tinha gente dizendo que os Himars tinham sumido do noticiário …
https://www.theguardian.com/world/2023/jan/02/ukraine-strike-russian-held-makiivka-reportedly-kills-troops

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Um off-topic … vindo do The War Zone (03/02/2023) … o título da matéria é: “Catástrofe de perda de tropas em Donetsk indigna blogueiros militares da Rússia”. Segue o subtítulo: “Os influentes blogueiros militares da Rússia criticam a liderança por empacotar tropas com pouca disciplina de segurança em um prédio com munição.” O texto descreve detalhadamente como o vazio de percepção do front de batalha na cadeia de comando da Rússia continua mandando soldados para os braços da morte.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-troop-loss-catastrophe-in-donetsk-outrages-russias-military-bloggers