Brasília (DF) – O General de Exército Marco Antônio Freire Gomes transmitiu o cargo de comandante da instituição ao General de Exército Júlio Cesar de Arruda, em cerimônia realizada no Clube do Exército, em Brasília, no dia 30 de dezembro.

O comandante sucedido agradeceu a todos com quem trabalhou no período em que esteve à frente do Exército Brasileiro e afirmou que assumir tal função foi a realização de um sonho: “foi a mais gratificante missão que recebi. Fosse por um único dia, não haveria como recusá-la, e isso em detrimento de qualquer outra função, atividade ou comodidade pessoal. Não há palavras que possam expressar meu orgulho em ter sido abençoado com essa tarefa”, afirmou o General Freire Gomes.

O comandante sucedido ainda se dirigiu aos subordinados: “meus comandados, sigam em frente sob o sagrado manto verde-oliva, que os agasalha e aglutina em torno da hierarquia, da disciplina, do espírito de corpo, da camaradagem, da coragem moral e da integral dedicação ao serviço da Pátria e a todos os nossos irmãos”.

 

 

A solenidade teve a presença do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão; do Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; de ex-comandantes e de antigos integrantes do Alto Comando do Exército. O Ministro da Defesa destacou o trabalho realizado pelo comandante sucedido: “suas atitudes serenas, mas firmes, reproduziram toda uma vida de soldado honrado e dedicado à sua Pátria, o que traduziu, em pouco tempo, na hábil condução do Exército, levando a Instituição a concretizar muitas realizações”.

Como parte da tradição da solenidade, o novo comandante recebeu das mãos do comandante sucedido uma réplica da invicta espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. O ato simboliza e materializa a responsabilidade da assunção do comando e da condução do destino da Força Terrestre sob a inspiração dos exemplos de seu patrono.

Após assumir a missão de comandar o Exército de Caxias, o General Arruda destacou a solidez do Exército Brasileiro: “é uma Instituição que vai fazer 375 anos, nacional e permanente com seus valores. Meu foco será reforçar estes valores militares: patriotismo, civismo, fé na missão, amor à profissão e, principalmente, aperfeiçoamento técnico-profissional”.

O novo comandante também ressaltou o trabalho de todos os integrantes da Força: “unidos e trabalhando juntos com muita satisfação, eu acredito que vamos manter o Exército coeso e com a credibilidade que ele sempre teve. Essa é a minha intenção para este comando. Estou muito feliz e honrado em assumir o comando do Exército”.

O novo comandante

 

 

O General de Exército Arruda exercia o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, em Brasília. Ele nasceu na cidade de Cuiabá (MT) em 9 de janeiro de 1959, filho de José Libânio de Arruda e Emília Crisóstomo de Arruda. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2019.

Em 1978, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ), tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia em 12 de dezembro de 1981.

O General Arruda é casado com a senhora Regina Lúcia e tem duas filhas.

 

FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército

Subscribe
Notify of
guest

234 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

Ps: nada sobre a fuga do “rato”?
E para piorar o que é ruim o bastante, ele fugiu em avião da FAB (muito me admira que não tenha sido no MTTR que ele comprou).
Agora é torcer para que os novos oficiais se afastem dessa podridão chamado política e se dediquem ao que eles realmente são capacitados (ou deveriam ser), que é a defesa do Brasil, seu povo e seu território (e não meia dúzia de burgueses alucinados).

Omg
Omg
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

fugiu de que? existe alguma restrição de viagem contra ele?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Omg
1 ano atrás

Ola Omg. A sua pergunta é muito boa. Fugiu do quê? Esta viagem é algo fora da normalidade. Nem o Itamaraty foi informado. Deixa uma imagem política muito ruim para si. Por anos, Bolsonaro deixou de prestigiar a posse de presidentes eleitos na América Latina e não participou de importantes eventos internacionais, como as Conferências do Clima organizadas pela ONU. Passou suas férias no Brasil durante seu mandato, mas no fim viaja para os EUA em caráter pessoal. Normal não é.

gordo
gordo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Sabe-se lá Deus o que existe contra Ele, se é que em algo. Uma coisa é fato, desde ontem após o pronunciamento o número de apoiadores caiu bastante. Espero muito que surja algo mais orgânico na centro direita nos próximos anos, nomes que realmente representem ideias e ideologias para que tenhamos um debate focado em problemas socioeconômicos passando bem longe da pauta de costumes. Para o bem da nossa democracia e Estado laico a direita tem que se reconstruir em torno de nomes bem mais sensatos e preparados.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  gordo
1 ano atrás

Olá Gordo. Existem alguns inquéritos envolvendo Bolsonaro que estão em segredo de justiça no STF. O mais recente é o caso de crime ao relacionar as vacinas contra a Covid á AIDS. Existem outros. Também existem outras investigações envolvendo a sua família, como o caso de improbidade relacionado ás “rachadinhas”. Acredito que os próximos anos serão importantes para esclarecer todas estas questões, inclusive a questão dos imóveis que foram comprados por ele e seus familiares em dinheiro. É um caso nebuloso.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Eu quero que investiguem, julguem e punam tudo que houver de errado! Mas, tem tb um sujeito que ganhou um apartamento e um sítio, fora um monte de outras coisas, foi julgado, condenado e preso…e, por incrível que pareça, foi solto!!! E esse sujeito é aquele que tu defende…

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Eu quero que investiguem, julguem e punam tudo que houver de errado.
Iniciando por juízes e promotores que usaram a estrutura do Estado para condenar e retirar do processo eleitoral o adversário político em ‘julgamento’ baseado não em provas, mas em ‘convicções’.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Como eu falei, que investiguem, julguem e condenem, se for o caso. Mas, isso não muda o fato de que o presidente que assume hoje é culpado das acusações que lhe foram feitas. O fato dele estar solto hoje deve-se à filigranas legais. Mensalão, petrolão e outros escândalos falam por si.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Que mané, filigranas legais!
Ficou evidente a atuação ilegal dos envolvidos no julgamento.
Não só quando do julgamento, como em fatos posteriores quando o ex-Juiz parcial (com esse adjetivo estou sendo educado com ele) aceitou cargo de Ministro da Justiça e depois quando ele e o Promotor mais esperto se candidataram a cargos eletivos por partidos de extrema oposição ao atual Governo.
Não podemos esquecer da lamentável atuação do ex-Juiz como assessor no debate entre o nosso Presidente e o indigitado fujão.
De resto, chora bastante que passa.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Fantástica cerimônia de posse do nosso Presidente.
A subida da rampa com os representantes do povo brasileiro ficará para sempre em nossas memórias.
Extraordinário!

Santamariense
Santamariense
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Nosso presidente? Inclua-me fora dessa…

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Vou te arrumar uma passagem para vc se esconder com o fracassado lá em Orlando.
A hospedagem no resort de luxo fica por sua conta.

Nei
Nei
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Pago uma para você ir para Rússia, amar seu regime.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Olá Alfredo. Foi uma das coisas mais lindas que eu já vi desde que passei a acompanhar política há algumas décadas. O significado da imagem da subida na rampa será uma das mais icônicas da história brasileira. Já é a imagem do ano. Talvez, da década.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Apoiador puxa-saco de l a d r ã o.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Leonardo
1 ano atrás

Caro Leonardo. A imagem que comentei do presidente subindo a rampa acompanhados de algumas pessoas foi capa de todos os jornais hoje. Já é uma das imagens mais fortes produzidas na política brasileira nos últimos anos, independente de qualquer inclinação ideológica.

Junior
Junior
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Ética que gostaria de entender: defender ladrão, achar normal um vagabundo absurdamente corrupto ser descondenado para participar de eleição. Sentir prazer numas das cenas mais asquerosas da história brasileira. Você e o Alfredo Kings estão se merecendo. Educador.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Junior
1 ano atrás

Caro Jr. A democracia moderna é sustentada por quatro pilares: o Estado de DIreito, a Soberania Popular, os Direitos Humanos e a Preservação do Meio Ambiente. O nó ético é a rigorosa observância do princípio da presunção da inocência, o qual aparece no Art.5 da CF88 na afirmação que todos são iguais perante a lei, que é complementado no inciso 58 que garante que uma pessoa só será considerada culpada após sentença no final do processo. Defender a democracia significa assegurar que o Estado de Direito seja rigorosamente exercido. Ninguém pode, em uma democracia, aceitar que a lei seja aplicada… Read more »

Nei
Nei
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Como pode alguém como você, que se diz professor, uma pessoa estudada, defender uma pessoa que cometeu esses tipos de crimes comprovados Camargoer?
É o fim do Brasil mesmo!
Ideologia pura nas universidades!

Alfredo
Alfredo
Reply to  Nei
1 ano atrás

O que foi comprovado?
Disserte sobre o tema.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Caro Nei. O Art.5 da CF88 afirma que todos são iguais perante a lei, que não haverá juízo ou tribunal de exceção e que uma pessoa só será considerada culpada após uma sentença ao final do processo. Nunca se tratou de defender ou atacar uma pessoa pelo que acredito ou discorde, mas de defender intransigentemente o Estado de Direito, um dos pilares de sustentação da democracia. Defender a democracia e o Estado de Direito é uma opção ideológica, oposta à defesa do Estado de Exceção ou do Fascismo. Entendeu?

Júlio S
Júlio S
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Ainda bem que é um… imagina se fossem mais de 100 imóveis sendo mais de 50 em dinheiro vivo. Corru pção é escancarada na família honesta de Taubaté e seus asseclas.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

De novo: investiguem, julguem e condenem tudo e todos que estiverem errados. Mas, isso não muda o fato de que o presidente que assume hoje é culpado pelas acusações que lhe foram feitas. Não tenho político de estimação. E tu, tens?

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Isentão!
Pode deixar que o nosso Presidente vai apurar tudo.
A começar com a revogação do sigilo de cem anos.
Afinal, quem não deve ,não teme.
O sujeito tentou se blindar por 100 anos até para proteger os filhos.
Já sabe que vão em cana, né?

Heinz
Heinz
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Lula e “apurar” na mesma frase é piada.
Lula e Bolsonaro são duas faces da mesma moeda, briguem gados.
Em tempos, vamos aguardar a politica econômica do cidadão que estudou 2 meses economia.

Nei
Nei
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Seu Presidente não investiga nada. Ele é L…… Quem deve investigar é o MPF, o qual compete essa ação legal.

Juliano
Juliano
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

Que isso, Júlio?
São empresários do ramo imobiliário.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Juliano
1 ano atrás

E compram mansões com o dinheiro do troco da padaria guardado. Podiam dizer que foi co atribuição de alguma igreja, doação dos fiéis.

Juliano
Juliano
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Segundo os ‘envolvidos’ foi dinheiro de uma loja de chocolates em um shopping center.
E teve gente que acreditou.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Ele prometeu dar prioridade às famílias brasileiras.
Só não explicou que era a dele.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

O Lula foi tudo isso que você falou e não saiu do país. Se bem que o que viajou tem mais que um sítio e um apartamento, tem várias mansões compradas em dinheiro vivo que dificulta investigação e facilita a lavagem de dinheiro. Talvez tenha medo de terem descoberto coisa pior.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Não tem um dia que eu não passe em frente ao Vivendas da Barra e não lembre do agora fujão.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Como já falei varias vezes, e repito, que investiguem, julgam, prendam, pessam a extradição, etc. Façam o que tiver para fazer. Mas, isso não muda o fato de que ontem, assumiu um sujeito que só está lá por manobras e filigranas legais que o libertaram. Podem espernear e escrever laudas e mais laudas, mas a verdade é essa!!

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Confia.
Daqui a oito anos quando o nosso Presidente acabar com o segundo mandato vc volta com essa tese.
Aliás, vencida na Suprema Corte.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O presidente Bolsonaro nunca será preso. Deus o convocou para uma árdua missão a favor do braziu! Ele merece todo esse reconhecimento…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Jesus !!!
Antigamente eu diria que é desinformação isso, hoje é burrice mesmo.
Vai estudar e quem sabe aprende alguma coisa além das mentiras que colocaram em sua cabeça .

Alexandre
Alexandre
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Deus não convoca ninguém.
Está morto !!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

E o homem, em seu orgulho, criou Deus à sua imagem e semelhança”

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Coitado de ti….se eu fosse um bom cristão, teria pena de ti….

Sequim
Sequim
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Nietzsche em pleno 1o.de janeiro,professor? Que chique!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Olá Sequim. E tem gente que negativa. Feliz 2023

Antônio Palhares
Antônio Palhares
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E os homens pensando-se sábios.
Tornaram-se loucos
Paulo. Aos Romanos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antônio Palhares
1 ano atrás

Olá Palhares. Escreva isso na lápide de Nietzsche.

Nei
Nei
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Está aí a pessoa que não sabe respeitar que é religioso!
Respeite os demais.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Ola Nei. A frase é de Friedrich Nietzsche. Imagino que deva ter mais de 150 anos.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

O teu, pode ser que esteja…o Deus de verdade não tem nascimento nem morte…mas, isso é grande demais para cabeças pequenas compreenderem.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Amém.. riso.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

JJ Soares, Macedo e Valdomiro reencarnam a luta pelos fiéis do Sec. VII

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Olá Alex. Uma das coisas interessantes do protestantismo é a eliminação do intermediário entre o fiel e Deus, por isso a alfabetização foi um objetivos das comunidades protestantes para que cada um pudesse ler a Bíblia. O Novo Testamento é bastante claro sobre o que é ser cristão. Nenhumas destas pessoas mencionadas, incluindo o Feliciano, Flordelis e Magno Malta agem pela caridade.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A eliminação do intermediário entre o fiel e Deus em qual instância? No caso das indulgências e títulos na vida pós morte, sim. Mas, o intermediário permanece na ffigura do pastor. Entretanto, todas essas igrejas neopentecostais tem em comum a visão do dinheiro e poder, nada mais.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Esses são os falsos cristãos. Mas, te explicar isso seria muito pra tu entenderes.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Toda vez que a fragilidade do conceito de Deus é exposta, sempre ouço:
“Quem somos nós para questionar Seus desígnios?”
“Está acima de nossa compreensão”
Desculpe meu amigo, não tente explicar….

Santamariense
Santamariense
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Claro que não vou explicar! Até porque a explicação não passa nem perto disto que tu escreveu…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Bem aventurados aqueles que tem fé!
Que sejam punidos aqueles que usam o nome de uma fantasia como slogan político (inclusive alguns generais em pronunciamentos oficiais)

Santamariense
Santamariense
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Fantasia é a maneira como tu entende Deus….a parábola do filho pródigo é bem pra ti. De resto, concordo contigo.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Como diz um amigo, com quem as vezes debato sobre “Deus”
“- Um mundo sem Deus seria insuportável!
Abraço para vc, colega da Boca do Monte !

Alfredo
Alfredo
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

A árdua missão dele agora será três meses em um resort de luxo do Trump.

Kkkkkkkk

Júlio S
Júlio S
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Rapaz, que seita é essa na qual vocês se enfiaram?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

Muita gente pensa em seitas como aquelas sociedades secretas para onde as pessoas vão, ou então aquelas comunidades espirituais/esotéricas onde as pessoas se isolam no mato e idolatram seu líder…Bom, isso é a definição comum de uma seita, mas hoje em dia somos bombardeados com a mentalidade de seita nas mais diversas áreas da vida: política, espiritualidade e, claro, dentro das redes sociais… Quem nunca viu um empreendedor carismático com um posicionamento muito firme sobre alguma coisa vendendo um curso que vai transformar a sua vida completamente se vc pagar 5 mil reais por ele? Os impactos podem até acontecer… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Júlio S
1 ano atrás

A mesma que dizia que a posse que não ocorreria enquanto centenas de milhares estavam na esplanada celebrando exatamente a posse do novo presidente.

Juliano
Juliano
Reply to  Renato B.
1 ano atrás

Uma das festas mais espetaculares que assisti.
E olha que participei do Comício das Diretas Já na Av. Presidente Vargas com um milhão de pessoas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Vc é uma piada !!!!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Sim, sua missão árdua é testar o funcionamento de nosso sistema legal. Se tudo der certo ele será julgado, com direito a ampla defesa, e devidamente punido junto com todos os seus cupinchas. Se isso funcionar ele terá o merecido reconhecimento como criminoso e seu exemplo tornará o país melhor.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Vai faltar lugar no camburão.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mais uma distorção da verdade. A live que ele falou de AIds eu assisti, ele somente citou um artigo publicado no UOL em que um pesquisador fazia esta afirmação. No dia seguinte o UOL apagou anoticia.

Agressor's
Agressor's
Reply to  gordo
1 ano atrás

O povo tem que sair do seu país para morar em pais dos outros por causa dos políticos, ai quando veem os mesmo políticos que são a causa deles morar lá, eles fazem o que? Idolatram o mesmo…

WSilva
WSilva
Reply to  gordo
1 ano atrás

Não há duvidas que há gente muito mais qualificada e honesta dentro do PT e do Bolsonarismo, só que esses são mortos no ninho, a não ser que abracem a narrativa oficial do grupo ditada pelos radicais. O que sustenta a direita hoje no Brasil é a ala mais radical do bolsonarismo, essa turma não permitiria a ascenção de um novo líder muito fora do padrão Bolsonaro, esse mesmo fenomeno acontece no PT há muito tempo. A direita não bolsonarista no Brasil é muito pequena, assim como a esquerda não lulista. Ainda é cedo para dizer, mas em 2026 já… Read more »

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  gordo
1 ano atrás

Tendo ou não, sujeito homem encara, Lula e Dilma não fugiram. Dilma, foi destituída pelo congresso, e ficou, Lula foi preso, processado, solto e ficou no país.

Lucas
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Exatamente. Lula não tentou fugir da prisão.
Podem criticar o quanto quiser mas ele enfretou tudo de cabeça erguida.
E o Bolsonaro? Já viram fazer isso? Claro que não pq ele é um moleque.
Os seguidores dele estão cegos e fanatizados. Isso é absurdamente perigoso. Acho que só o tempo vai nos mostrar da enrascada que nos livramos.

Renato B.
Renato B.
Reply to  gordo
1 ano atrás

O Mourão bem que está tentando se colocar na liderança.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Exatamente Camargo !

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Obrigado Fox. È um debate importante mas que ainda está truncado, mas é preciso que seja feito. Atualmente, estou encafifado com a “presidencia em exercício” que não tem amparo constitucional.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Prezado Camargo.

Outra situação bizarra, além da fuga do Indigitado, foram as tentativas de invasão de residências de Generais após o discurso de Mourão, por manifestantes tresloucados.
Inacreditável!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Olá Alfredo. Vai levar uma geração para superar o retrocesso político dos últimos anos. Talvez a maioria tenha entendido como a democracia é frágil e como é importante um esforço imenso para preservá-la. Ao longo de anos, tentei expressar este ponto de vista aqui (e em outros lugares). Ahhhh o tempo. Eu tinha razão.

Sequim
Sequim
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Imenso e permanente, professor. Esse pesadelo que acabou ontem ensinou isso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sequim
1 ano atrás

Olá Sequim. Pois é. Acredito que será preciso debater muito o que foram os últimos anos. Há muita coisa confusa, começando pelo papel das forças armadas. Acho fundamental que possamos deixar claro que a democracia é o único caminho viável para a construção de uma sociedade justa. Por algum tempo, o país perdeu a compreensão do significado de democracia. Espero que tenhamos todos compreendido o risco que é a ascensão fascista. Ainda será preciso debater muito para que muita gente compreenda o risco que o país correu.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Bandeira da república dos estados unidos do braziu:

-Verde: pra natureza que nós destruímos

-Amarelo: pras riquezas que nós não compartilhamos entre nós

-Azul: pros rios que poluímos até ficarem pretos e verdes

-Branco: pra paz (em um dos países mais violentos do mundo) pois é, vermelho é a única cor que realmente faria sentido; considerando todo o sangue derramado na história do braziu…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Caro Agressor. O verde e o amarela da bandeira brasileira tem origens nas casas de Bragança (de D.Pedro I) e dos Habsburgo (D. Leopoldina, primeira esposa de Pedro I). Com a proclamação da república, o brasão imperial foi substituído por um disco com estrelas representando o céu. É interessante notar que ao invés do céu noturno e estrelado ser representado em preto, foi escolhido a cor azul. Uma coisa interessante é que bandeira imperial tinha vermelho.

Paulo Montezuma
Paulo Montezuma
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

sempre lúcido Camargoer. Parabéns

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Paulo Montezuma
1 ano atrás

Obrigado Paulo. Feliz 2023

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Paulo Montezuma
1 ano atrás

Obrigado Paulo. Feliz 2023.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Brasil, ame-o ou deixe -o!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Caro Cris. Imagino que vocẽ saiba a origem desta frase. É bastante irônico aplica-lá á Bolsonaro.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Voce esperaria, de braços cruzados, para ser preso no dia seguinte a posse do eleito pelo TSE?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Olá Francisco. E por que o TSE mandaria prender Bolsonaro? Ele cometeu algum crime eleitoral?

Brasileiro
Brasileiro
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Falando besteira como sempre.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Brasileiro
1 ano atrás

Olá B. Corrija-me. Sempre agradeci quando alguém mostra que eu errei. È um excelente hábito aprender com os erros.

Wellington
Wellington
Reply to  Omg
1 ano atrás

Viajou para não ser preso acusado de genocídio. No Brasil a realidade é invertida, o chefe da quadrilha é solto e eleito é os honestos são perseguidos. Triste fim para o país.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Wellington
1 ano atrás

Fugiu para não ser preso por genocídio, roubo, corrupção, formação de quadrilha, prevaricação etc etc etc.
O “ladrão” foi mais macho do que ele, pois não fugiu ao ser preso por um juiz e tribunal partidário e encarou a prisão com coragem.
Ele ficou de choramingos em eventos e depois fugiu.
Ainda me admira que vocês defendam esse hipócrita marginal foragido.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

O camarada acima acha natural, por exemplo, um motorista, acusado de homicídio e participação em organização criminosa, trocar cheques com a Primeira Dama.
Sinal dos tempos

Santamariense
Santamariense
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

A vice da Tebet acusou diretamente o inominável de ser chefe de quadrilha, corrupto e corruptor e mandante de assassinato. Tu não assistiu ao debate em que ela fez isso? O que isso difere daquilo que tu acusa os outros? Ora, te orienta!! Isso torna o que tu falou sobre cheque, primeira dama, etc, algo normal? Claro que não! Mas, para ti acusar uns, não pode defender outros. Sabe o que diferencia vocês dos bolsonaristas radicais?? Apenas o malvado favorito de cada um!! Vocês são todos íguais e nem percebem!!

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Acusar, qualquer um acusa.
Até eu acuso o Messi de ser pereba.
O fato dos cheques ocorreu e ficou por isso mesmo.
Espero que o atual Governo apure e prenda os (as) responsáveis.
Não preciso dizer que, muito provavelmente, esse dinheiro é daquele famoso esquema lá da ALERJ, especialidade da família.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Exatamente, acha correto comprar 51 casas com dinheiro não declarado, a primeira dama receber cheques de miliciano preso, o filho participar de rachadinhas, pastores negociarem em baixo das barbas dele ouro em troca de votos, pedirem super faturamento nas Vascinas etc etc.
É final dos tempos mesmo !

Santamariense
Santamariense
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Teus predicados, ao comentar aqui ao longo dos anos, sempre foram conhecidos. Ideuas mirabolantes, falta de apego à realidade, mania recorrente de colocar a culpa dos nossos erros em todos, desde que nao fosse em nós mesmos, etc…tudo isso já sabíamos. Mas, que tu é partidário do inominável eu não sabia. Mas, seria de imaginar. É a cereja do bolo em tua “obra”.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Não confunda alhos com bugalhos meu caro. Não sou partidário de ninguém e muito menos não deno.ino ou admiro políticos a ponto de nomea-los como “mito”, “deus na terra” etc. Para depois dar no que deu, um completo incompetente e tão sujo como seu antecessor (quer vocês queiram negar ou não ). Quanto a meus comentários, sempre foram nacionalistas e baseados em técnicas. Não se justifica um país com tantas capacidades tecno científicas ser reféns de outras nações como o Brasil é (agora vejo que é por vontade própria). Mas sua opinião não me influência em nada, vou continuar postando.… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Tua última frase só reforça o que eu escrevi! Se tu achar um comentário meu falando que Bolso era meu líder, mito, etc, etc, pode colocar aqui. Eu votei nele pq era contra o inominável e seus partidários! Única e exclusivamente por isso!!!
Quanto ao que tu escreve, continue fazendo e eu vou continuar rebatendo…hehehehe

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Volta para a “república de santa Catarina”, fazer saudação em frente a quartel com os braços entendidos (muito semelhante a um período nefasto da humanidade ).
Vocês são o que há de pior nesse país, que se fosse sério já estariam todos presos como a Alemanha fez.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Ps: a “república de Santa Catarina” e o sul terão que engolir nosso churrasco com picanha e cerveja novamente kkkkk.
E a burguesia nacional que sempre foi separatista, discriminatória, rascista terá que aguentar o povo nos aeroportos e lugares que antes achavam que era só deles
Assistiu a festa do povo na posse ?
Senta e chora !!!!!
Ou então fuja como seu líder supremo fez kkkkkkk.

Alfredo
Alfredo
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Prezado Foxtrot.

Todos nós sabemos quem é esse cidadão Santamariense.
Ainda não se conformou com a derrota e não admite o desastre que foi o Governo do líder dele.
Agora, se o líder dele é esse troço, imagine os liderados.

Saudações!
Que comece 2023!

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Caro Alfredo, exatamente.
Ferinha desprezível e desagradável que não representa em nada esse lindo país e sua maravilhosa gente.
Excelente 2023 para todos os verdadeiros brasileiros !

Nei
Nei
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

A verdadeira face do “não tenho político de estimação”.

Também um comentário acusatório contra um Estado do Brasil, no qual nunca deve ter visitado.
No fim, sempre as mesmas acusações a todos e nenhum comentários neutro.

Nei
Nei
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Aliás, acredito que Santa Catarina, não precisa engolir nada, pois tem empregos de monte, empresas responsáveis, povo trabalhador como também em outros Estados.
Vir aqui dar risada do próprio povo Brasileiro, só demonstra sua raiva, com quem discorda de você.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Nei
1 ano atrás

Então separem do Brasil como sempre quiseram, nos farão um favor viu !

Alfredo
Alfredo
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Como vc não mora no Rio, não conhece as peripécias e aventuras dessa família. Eles são manjados por aqui. Sempre pendurados nas benesses do Estado. E mesmo assim, não teriam condições de ter o patrimônio que possuem. Impossível com o salário ‘oficial’ que recebem. Por exemplo. Eu queria saber como um sujeito com salário de Deputado consegue comprar duas mansões em um dos condomínios em uma praia com um dos m2 mais caros do Brasil. E o outro, como Senador recém empossado, comprar uma mansão de mais de 6 milhões em Brasília. Vendendo chocolate no Barra Shopping? Leia. Pesquise. Não… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Alfredo
1 ano atrás

Não se esqueça da revenda de chocolates finos, cheques para a Micheque, 51 casas com dinheiro não declarado etc etc etc.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Wellington
1 ano atrás

Nada que um pedido de extradição não resolva. Os últimos meses mostraram ele voltando à devida, e ínfima, estatura moral.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Omg
1 ano atrás

Nem vou te responder, pergunte a ele o porquê ele fez isso e que presidente na história deste país fez isso ?

Juliano
Juliano
Reply to  Omg
1 ano atrás

Restrição moral e logo que perder a imunidade, penal.
‘Sartou fora’ antes.

Hellen
Hellen
Reply to  Omg
1 ano atrás

Uso de bem publico para desvio de finalidade !!!

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Omg
1 ano atrás

A pergunta então e viajou porquê? Sai do país e deixa os meus eleitores no relento do protesto nas portas dos quartéis.
Fosse um homem de honra, caráter e coragem, devia ter: tentado o golpe mesmo se arriscando a ir preso ou destruir o pais, ou no minimo ter assumido que perdeu e tirado seus apoiadores do relento, Mas preferiu lavar as mãos e viajar para fora da pátria.

bruno
bruno
Reply to  Omg
1 ano atrás

Fugiu de seus eleitores.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Omg
1 ano atrás

Alexandre de Moraes!!

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

A Fuga do “rato”, foi em 2019, sob ordens “supremas” e não foi no avião da FAB…
Embora “rato” mesmo é quem se esconde atrás de vários nick names…
Quanto a defesa do Brasil, essa sempre foi negligenciada, e será muito mais agora, pode apostar…
Já os burgueses que se refere, são eles que mantem os salários de parasitas, através dos impostos que pagam

MFB
MFB
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

A única coisa que o mais novo vizinho do Mickey fez foi jogar o nome das FAs na lama. Que vergonha.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  MFB
1 ano atrás

Exatamente.
Mas por escolha e opção dos próprios militares.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Verdade, como dizia o próprio Mourão “Se nosso governo errar demais, essa conta vai para as forças armadas”. Um do mitos que caiu nesse governo foi o de que todo o militar é honesto e competente. Se quiserem recuperar a imagem anterior vão ter que mostrar disposição de responsabilizar quem errou.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Renato B.
1 ano atrás

Bingo !

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Não converso com bot, ridículo e mentiroso.
Um salário de fome, injusto e desigual.
Hipócritas que pregam a democracia e querem golpe de estado e ditadura, fala de patritismo e foge para outros pais e até privilegia esse países.
Ridículos são o que vocês são !

Juliano
Juliano
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Melhor já ir chorando.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Ola Fox. Hoje, Mourão é o presidente em exercício. Politicamente, Bolsonaro sai menor do que entrou. Lembrei da frase de Sergio Motta aconselhando FHC a não se apequenar. Sou um empertigado defensor da democracia e por isso da presunção da inocência e do justo processo legal. Existem várias suspeitas (como aquelas relacionadas com a compra de imóveis em dinheiro) e muitos processos (o mais recente sobre relacionar as vacinas contra a Covid ao desenvolvimento da AIDS). Espero que tudo seja levado no rigor da lei para que, havendo crime, seja punido, e que não reste dúvida sendo inocente. Voltando à… Read more »

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Sou um empertigado defensor da democracia e por isso da presunção da inocência e do justo processo legal”… A equipe ministerial do atual ex Ladr@o, tem mas de 1000 anos de condenação nas costas, que foram “anistiadas” pelos coleguinhas, esses não merecem o rigor da lei ???
Ou a lei não vale para seus preteridos ???

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Caro Nelson. Imagino que vocẽ seja bastante novo aqui na trilogia ou pode simplesmente ter ignorado meus comentários ao londo dos últimos 10 anos. Já escrevi antes, mas parece ser uma ótima oportunidade de repetir. Em nosso regime democrático, todas as pessoas têm a presunção de inocência. Ninguém precisa provar que é inocente mas é o Estado que deve provar que a pessoa cometeu um crime. Uma vez provado o crime, cabe ao juiz dar a sentença. Sem esta sentença, não há culpa. Uma das mais importantes invenções do direito foi a possibilidade de instâncias superiores reformarem a sentença dada.… Read more »

NELSON JUNIOR
NELSON JUNIOR
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Democracia só se for em “Narnia”…
Em democracias, pessoas não são presas e muito menos censuradas por darem suas opiniões…
Enquanto bandidos tem a liberdade plena mesmo tendo 22 condenação e rel confesso como o C@bral

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  NELSON JUNIOR
1 ano atrás

Caro Jr. A democracia é um processo bastante frágil e imperfeito. Os EUA, talvez a mais antiga democracia liberal que conhecemos, até pouco tempo tinha leis que limitavam o direito de voto para a população negra. Algumas democracias ainda negam o direito da união civil homossexual. Sobre Cabral, ele tinha contra si um mandato de prisão preventiva há sete anos. Isso é inaceitável em qualquer democracia, visto que o fundamento deste tipo de prisão precisa ser justificada. Quando as condições que justificavam a prisão preventiva deixam de existir, a prisão preventiva perde a razão. No Brasil não existe “réu confesso”… Read more »

NELSON JUNIOR
NELSON JUNIOR
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Engraçado você… Quando é para justificar a “falha” ou “demora” no sistema jurídico, em relação a qualquer um “coleguinha” como é o caso do Cabral, diz que é inaceitável que é uma absurdo e outros adjetivos… Mas quando um deputado ou jornalista ou qualquer, alguém do outro lado tem suas redes sociais derrubadas e desmonetização e é preso sem nem poder ter acesso aos autos do inquérito, você finge que isso não está acontecendo !!! Será o caso do Bolsonaro, que será julgado e preso em tempo recorde se voltar ao Brasil (o que você está torcendo para que aconteça),… Read more »

Juliano
Juliano
Reply to  NELSON JUNIOR
1 ano atrás

Olê, Olê, Olê, Olá.
A festa vai começar.

15 horas em Brasília!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Juliano
1 ano atrás

Eu gostei muito quando o povo assistindo gritou “sem anistia”.

Nei
Nei
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Falou, falou e não respondeu a pergunta! Lula não deveria ter o rigor da lei?
Se houvesse o rigor da lei, não seria candidato (ponto).

Last edited 1 ano atrás by Nei
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Caro Nei. Todos sem exceção devem ser tratados no rigor da lei e isso significa que a lei não pode ser relaxada ou mal interpretada para favorecer ou prejudicar alguém. Este é o sentido do rigor da lei. Em outros textos você vai encontrar “o império da lei” ou algo como “o respeito ao estado de direito”. Todas estas expressões têm o mesmo significado na democracia: todos são iguais perante a lei. Ditaduras, por outro lado, dão um sentido punitivista á lei, como em “aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da lei”. Lula enfrentou quase trẽs dezenas de processos,… Read more »

Renato B.
Renato B.
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

esperando o chá de revelação dos sigilos e, claro, sem anistia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Corrigindo. A CF88 não prevẽ a figura da “presidência em exercício”. Talvez Mourão cometa um crime de grande gravidade. Seria bom colocar-se as barbas de molho.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mourão edita decreto que tira R$ 5,8 bilhões em receitas (Pis/Pasep e Cofins) e complica a vida do novo governo, sem consulta, sem planejamento, no apagar da luzes do governo. Um favor que deve lhe render recursos. Este é o compromisso deste grupo de militares com o Brasil.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Olá Nilo. Pois é. Eu também assisti a pouco o pronunciamento do “presidente em exercício”, algo inexistente no arranjo constitucional brasileiro. Assim, será que o vice presidente pode assinar um decreto? Acredito que não, nem mesmo quando o presidente está ausente do pais. Aliás, parece que Mourão quer usurpar poderes e também o espaço político na direita.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não é a primeira vez que Mourão assinou um decreto no exercíccio da Presidencia. De relevante a considerar, No atual regime constitucional brasileiro, não se obriga nem desobriga a ninguém por decreto, segundo o qual “ninguém será obrigado a fazer ou deixar alguma coisa senão em virtude de lei”. O decreto foi criado com base no que? qual foi a discursão estudo que deu base, como justificar tal ato em último dia de governo, em um momento em que se discuti o rombo no orçamento, de contas não pagas, filas de INSS de imensos atrasos de conclusões de analises de beneficios dos… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Olá Nilo. Estou encafifado com essa coisa de “presidente em exercício”. Não existe constitucionalidade para isto. Tem sido feito vista grossa para isto mas chegou a hora de regulamentar isso.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O vice-presidente da República tem a função de substituir o presidente em suas ausências. O Presidencia ausentou-se (abandonou) do cargo, para não participar de um ato de tradição de passagem da Faixa Presidencial, parte do ritual democratico, Ele Mourão é está no exercicio da Presidencia. Ele não é Presidente, então não cabe o termo Presidente em exercício. Seus atos não são ilegais, são inoportunos, oportunista, irresponsável, com fez além de assinar decreto neste úlltimo dia, nomear aliados para cargos no exterior. O remedio que era para sanar o país, em que usaram para isso e continuam a fazer, as Forças… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Olá Nilo. De fato, este é o entendimento comum, contudo a CF88 permite que o presidente e o vice-presidente saiam do país por até 15 dias sem autorização do Congresso. Ela não prevê a necessidade de transmissão de cargo. então o presidente continua presidente mesmo no exterior. A CF88 também não menciona férias. Neste contexto, o presidente estava em exercício ontem, mesmo fora do país. A CF88 também define que o vice presidente assuma a presidência no impedimento (por doença ou incomunicabildiade) ou na vacância do cargo (por exemplo, após uma renúncia). Ontem, nem o presidente estava impedido nem o… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A Constituição que prevê as atribuições do vice, assim como as do presidente. Segundo o texto, é dever do vice substituir o presidente em caso viagem.
Quando assume, ele pode assinar decretos e sancionar leis. 
Sim, “então o presidente Fujão continua presidente mesmo no exterior”, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, pais que ele tanto admira e ama, está em casa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Olá Nilo. A CF88 prevê que o vice assumirá a presidência em caso de impedimento (por exemplo doença) ou de vacância do cargo. Neste caso, o presidente deixa o cargo e o vice assume a presidência. Neste caso, o presidente não poderia representar o país em uma conferência no exterior, como na abertura da assembléia da ONU, porque já estaria mais ocupando o cargo, nem poderia se deslocar no avião presidencial. Então, pelo rigor da CF88, não existe transmissão de cargo nem mesmo quando o presidente deixa o país. Se o vice-presidente assume o cargo, então o presidente perde o… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Nilo
1 ano atrás

mas isso pode ser resolvido com uma canetada ou o ato do malandro patriota não pode ser revisto?!

Nilo
Nilo
Reply to  Adriano Madureira
1 ano atrás

Em 10/11/22 Bolsonaro assinou um decreto que revogou outros 137 decretos.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Grifon
Grifon
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Hohohoho fique pensando que ele realmente ”fugiu” rsrs… E quanto aos ”burgueses”, veja quem furou o teto de gastos agindo assim fora do orçamento previsto e permitido. Veja quem está fazendo mais gastos com o dinheiro público e taxando com mais impostos (a gasolina cara vem aí hein!!).

Juliano
Juliano
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Ele não fugiu.
Está esperando 72 horas para agir em prol da Democracia.
Fala sério!

WSilva
WSilva
Reply to  Juliano
1 ano atrás

Correto, o Argentino lá já cravou, Bolço eleito com mais de 70%.

Pai amado! rs

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Veja quem estourou o cartão corporativo com moteceatas e gasolina para ela, veja que usou o orçamento secreto para comprar as eleições e ainda assim perdeu, veja que deu anistia a assassinos condenados como última medida, Veja quem usou bens públicos para uso próprio ou de familiares etc etc etc.
Ps: a gasolina, gás de cozinha, diesel só aumentaram no governo dele, e abaixou próximo a eleição para ganhar votos.
Daí um dos motivos para estourar o teto de gastos !

Lucas
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Bolsonaristas são fanáticos.
Não importa o que acontecer sempre estarão lambendo as botas do “mito”

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Não generalizo. Uns poucos são fanáticos. Alguns são fascistas. A maioria é comum.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Uns poucos são fanáticos. Alguns são fascistas. A maioria é comum”…

Não se esqueça de deficientes intelectualmente…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Adriano Madureira
1 ano atrás

Olá Adriano. Não generalizo. Alguns parentes, alguns dos quais tenho grande estima, são bolsonaristas mas não os considero nem fanáticos, nem fascistas nem deficientes. É gente comum, como a maioria.

Juliano
Juliano
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Prezado Camargoer.
Sexta-feira passei em frente ao Palácio Duque de Caxias perto da Central do Brasil e, acredite, as pessoas que estão lá não são comuns.
Nem normais.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Juliano
1 ano atrás

Olá Juliano. O pessoal aqui na frente do TG também não são comuns. São os poucos extremistas, fanáticos e fascistas que citei A maioria está em casa, festejando o 01 de janeiro com a família.

Lucas
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro amigo, na minha visão quem foi pra porta do quartel é fanático golpista.
Não importa se considera-se “cidadão de bem”, se tem família ou é empresário.
Eles pediam abertamente um golpe de estado. Isso é crime.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Olá Lucas. Concordo. Esta minoria extremista é criminosa, como demostra o caso do terrorismo. Mas como disse, é uma minoria fascista, extremista e criminosa. A maioria das pessoas que votou em Bolsonaro passaram o ano com sua família, amigos, celebrando o Ano Novo. Do mesmo modo que não generalizo, também exijo que estes criminosos, que são os mesmos que fizeram os bloqueios nas estradas, sejam processados no rigor da lei.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Devemos perdoar e esquecer as roubalheiras do Lula e sua quadrilha então, por isso…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Caro Agressor. Lula foi investigado e processado, sendo que a maioria dos processos o absolveu. Contudo, ele foi condenado nos processos conduzidos por Moro em Curitiba, mas estes processos nunca poderiam ter sido conduzidos naquele tribunal. Foi preciso recorrer ao STF para que isso fosse reconhecido. A partir desta decisão do STF, os processos voltaram para a primeira instância e foram redistribuídos para a jurisdição adequada, algo que deveria ter sido feito desde o início. Os novos juízes avaliaram as provas apresentadas pelos procuradores e decidiram pela inocência do réu. Portanto, Lula foi processado e absolvido no fim do processo.… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Exatamente.
Um bando de hipócritas alucinados e imbé&$#@cis.
Vivem em um país das fantasias que só existe na cabecinha doente deles e seu líder máximo “Alice foragida”.
É um absurdo utilizarem de tantos gestos e símbolos e ideologias semelhantes (ou até mesmo as mesmas) ao nazismo.
Deveriam é ser presos .
Conseguiram irritar até os judeus, que antes viviam de gracejos kkkkk.
“Gente” problemática essa !

Alex Tiago
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Geralmente de onde sai rato entra rato. O povo então trocou um por outro rato.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Alex Tiago
1 ano atrás

Um trabalhador comum ganha 40 reais por dia e por incrível que pareça cerca de mais de 36 milhões de brazilerus vivem com essa faixa vergonhosa de salário!!! Mas o que mais me revolta é que esses mais de 36 milhões de brazilerus que vivem com 1212 reais por mês, sustentam o segundo sistema político mais caro do mundo que em 2023 estará custando 361 bilhões de reais só de salários para o povo pagar através dos impostos no ano de 2023, não estou nem contando as regalias e mordomias deles!!! Agora eu ti pergunto? Porque esse povo daqui ainda… Read more »

Hellen
Hellen
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Escolha do exército da colombia vai força o exercito a Tomar a decisão mais rapido possivel !!!!
https://tecnodefesa.com.br/colombia-confirma-escolha-do-caesar/

Juliano
Juliano
Reply to  Hellen
1 ano atrás

Por que?
Existe alguma ameaça de guerra ou mesmo inimizade do Brasil com a Colômbia?

Salim
Salim
Reply to  Hellen
1 ano atrás

Colombia ja mudou, não e maisCaesar. Tá parecendo Argentina.

Lucas
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Momento desabafo:
confesso que na eleição de 2018 fiquei absurdamente decepcionado por qto apoio ao Bolsonaro eu via nos comentários dos sites da trilogia.
Eu me perguntava “só eu que vejo que ele é um falcatrua?”
Hoje fico muito feliz de ver os comentários e saber que a maioria concorda com isso.
Senhores, somos todos brasileiros. Temos que aprender a conviver junto em vez de torcer por uma (sic) guerra civil.

Last edited 1 ano atrás by Lucas
WSilva
WSilva
Reply to  Lucas
1 ano atrás

B0ls0naro perdeu a chance de sua vida, e pior, consagrou Lula como o Pelé da politica brasileira como o único a ser presidente 3 vezes assim como Pelé foi 3 vezes campeão do mundo.

Humilhante!

Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
1 ano atrás

O povo é alienado, o indivíduo é esperto! As pessoas desse país sempre anseiam por um caudilho, e a sociedade enxerga nessa figura todos os seus anseios e o elege seu líder, então essa massa passa a ser comandada por ele e louva tudo o que ele fala, nessa massa não há lugar para discordância ou reflexão, ou é ou não é, mas com um indivíduo é diferente, ele por vezes se questiona e pode ser questionado, pode refletir e pensar racionalmente, assim abrindo os olhos, mas no comportamento de manada isso não ocorre, ou se ocorre é por meio… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Foxtrot
Foxtrot
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Pelo amor de deus !
Não compare Pelé com esse lixo humano denominado Bisonho (Bolsonaro).
Chega a ofender esse tremendo atleta e cidadão.

Last edited 1 ano atrás by Foxtrot
Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Mas é o que esse facínora queria fazer.
Criar discórdia e desunião entre nós brasileiros para proveito próprio e da minoria (que não tem pátria, e que a pátria deles são os paraísos fiscais).
Iriam transformar o Brasil em uma Irlanda ( onde católicos brigam com protestantes) dos anos 80 ou Coréia (duas nações irmãs que por manobra e interesse ocidental, hoje são o que são).
Chega !
O Brasil é do povo brasileiro e não de uma minoria ridícula , preconceituosa e separatista.
Viva o verdadeiro Brasil e seu povo brasileiro!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Olá Lucas. Pois é. Acho que umas poucas pessoas alertaram sim do risco que seria a eleição de Bolsonaro. Contudo, a maioria das pessoas de fato desconheciam a história dele (apesar que ele era bastante conhecido no CQC e no Pãnico). Fico pensando até se a sua constante participação naqueles programas faria ou não parte de uma pré-campanha. Aqueles programas serviram para popularizar o nome de Bolsonaro, assim aconteceu com Collor antes da eleição de 1989.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Ninguem ou nenhuma instituição pode se afastar da política, pois é ela que rege a nação. O exército segue ao regime no poder e tambem é responsável por toda mazela que a nação sofrer em decorrencia de sua inercia.
O exército da Venezuela defendeu o povo das atrocidades cometidas pelo regime implantado la? por acaso aquele exército cumpriu com suas obrigações constitucionais?
Em um pais de 213 milhões de habitantes, um presidente eleito por somente 60 milhões de brasileiros, não pode dizer que representa a vontade da maioria.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Pede impugnação das urnas que elegeram o Bisonho. Pede. Impugnação das urnas que elegeram grande número de deputados bolsonaristas (aliás, tentaram, porém quando viram que perderiam, desistiram ). Não seja hipócrita. Ps: as FAAs são instituições do estado nacional , por tanto do Brasil. Quem o povo escolher , elas são obrigadas a respeitar, afinal de contas estamos em uma democracia e república (Reres Public- Bem público). O exército não tem obrigação de atender interesses particulares, principalmente de uma minoria revoltadinha porque perderão seu Status KO, advindos de anos de alimentação do sangue do povo. Se um dia o povo… Read more »

adriano
adriano
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

Meu amigo, que fuga? O rato acabou de assumir o poder, paixões a parte , toda a corrupção dos governos petistas serão esquecidas? Sério ?

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Foxtrot
1 ano atrás

“Meia dúzia de burgueses alucinados.” Tu sabe o que é burguês? Não tem vergonha de usar uma palavra tão arcaica e ultrapassada? Tanta raiva e rancor assim contra Bolsonaro por que? Por ele não ser corrupto e defensor de bandidos e traficantes? Ou por ele ter tirado muitas tetas do pessoal que passou toda a vida mamando? Eu acho que com a palavra antiga, burguês, tu quer dizer as pessoas que têm seus próprios negócios, suas empresas ou se tornaram profissionais liberais e trabalharam para conquistar o que é seu sem depender de mamar em algum governo ou se esconder… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
1 ano atrás

Olá Colegas. A CF88 diz que o presidente precisa da autorização do Congresso para ausências superiores a 15 dias. Além disso, a CF88 não menciona a transmissão do cargo (um costume imperial, quando Pedro II transmitia o poder imperial para a sua filha regente, para poder viajar de férias como Pedro Alcântara cobrindo as despesas de sua viagem com seus recursos privados). A CF88 prevê que o vice-presidente substituirá o presidente quando ele estiver impedido ou sucedê-lo quando a presidência estiver vaga. Uma viagem ao exterior por menos de 15 dias não caracteriza nem impedimento nem vacância. Além disso, a… Read more »

Santamariense
Santamariense
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Ele saiu do Brasil ontem. Seu mandato termina amanhã. Todas as vezes que um presidente se ausenta do país, desde 1985, o cargo é transferido para o vice!!! E o que isso, nesse momento, é diferente ou muda alguma coisa?? Ele não iria passar a faixa amanhã, de qualquer jeito. Ora, por favor, para de mimimi….

Fagundes
Fagundes
1 ano atrás

O homem parece bem competente…Eu fico me perguntando se com as nossas relações desgastadas com a França, devido ao Mácron e ao governo brasileiro anterior, faz sentido o atual colocar um comandante do exército chamado Júlio César…quem gosta de história vai entender.Ou pode ser apenas neurose.Podem me julgar

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Fagundes
1 ano atrás

FA’s BR e o Brasil, de modo gera, sempre se deram bem com a França. A FAB usou Mirage por décadas, o Rafale foi ffinalista no FX-2, e nossos 2 pogramais militares mais caros ( PROSUB e Caracal ) são errm parceria francesa. Não vai ser a atitude do ex-presidente BR em agir como moleque ao ofender a 1° dama francesa que mudará isso.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Fagundes
1 ano atrás

Neurose.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Fagundes
1 ano atrás

Algo que aconteceu há mas de 2 mil anos? Só te pergunto: Qual o nome dado à um dos maiores produtos militares de exportação da França atualmente?

Fagundes
Fagundes
Reply to  Santamariense
1 ano atrás

Foi uma leve gafe circunstancial pelo atual estágio da política externa. Não estou dizendo que o exército tem animosidades com a França

Salim
Salim
1 ano atrás

Parabéns ao antigo e sucesso para novo. Ate momento forças armadas estão cumprindo a risca seu papel constitucional. O revés para as forças e a quebra da confiança de seu papel constitucional apregoados pelos dois lados e não desmentida pelos representantes de nossas forças armadas caindo sua reputação e aumentando desconfiança da população na sua função constitucional. A mulher de César não basta ser honesta , deve parecer honesta. Espero que venha melhorar quantidade e qualidade equipamento a serviço Brasil e aumentar independência desenvolvimento e produção de meios: mísseis guiados Astros, sistema defesa aerea ponto/área, D rones em todas suas… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Salim
1 ano atrás

Olá Salim. Você tocou no ponto que tenho chamado a atenção. O simples fato de ser levantada uma discussão sobre o compromisso das forças armadas em defesa da democracia reflete um fracasso na condução do seu papel constitucional. Efetivamente, faltou um posicionamento franco e contundente em torno do Estado de Direito. Alás, a presença do Gen. VIllas Boas na cerimônia mostra a ambiguidade do comando das forças armadas. Gostaria de ser otimista, mas não consigo.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Eu acho bom esperar Camargoer, o governo que entra tem problemas mais urgentes e certos casos do governo Bozo serão melhor resolvidos pela justiça.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Renato B.
1 ano atrás

Olá Renato. Infelizmente, o envolvimento político dos militares, que parece ter ganhado importância em meados do primeiro governo Dilma e se tornou explícito durante o governo Bolsonaro, se tornou um fator de desestabilização de democracia. Concordo que o atual governo tem enormes desafios, o que inclui as sequelas e o risco da epidemia de Covid, da retomada do crescimento econômico após praticamente 7 anos de crise e da reorganização dos serviços públicos. A cúpula militar continua agindo de modo coordenado.

Herman Boesag
Herman Boesag
Reply to  Salim
1 ano atrás

Lula fez isso em seus dois governos e Dilma o seguiu. Basta lembrar o apoio a AVIBRAS nas exportações para a Malásia, o Sistema Astros 2020, os tanques Guarani, a nova família de rifles de assalto IA2, a nova família de Radares SABER, a fabrica de submarinos da Marinha – que agora cospe no prato que comeu – com a transferência de tecnologia de construção de cascos pela Franca – a motorização dos misseis Exocet, a compra e desenvolvimento conjunto dos cacas Grippen NG-BR por Dilma, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações solenemente ignorado pelo atual governo, a Estratégia… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Herman Boesag
1 ano atrás

Fez e passado, pegou herança boa FHC, quero ver e torço para o agora é o futuro. Espero que seja bom para Brasil e Brasileiros e tenha corrigido suas graves falhas que não foram perdoados e devem ser apuradas por tribunal isento.

Herman Boesag
Herman Boesag
Reply to  Salim
1 ano atrás

n’ao custa nada lembrar que Lula fez isso em seus dois governos e Dilma o seguiu. Basta lembrar o apoio a AVIBRAS nas exportações para a Malásia, o Sistema Astros 2020, os tanques Guarani, a nova família de rifles de assalto IA2, a nova família de Radares SABER, a fabrica e estaleiro de submarinos da Marinha com a transferência de tecnologia de construção de cascos pela Franca – a motorização dos misseis Exocet, a compra e desenvolvimento conjunto dos cacas Grippen NG-BR por Dilma, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações solenemente ignorado pelo atual governo, a Estratégia Nacional de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Herman Boesag
Gabriel Oliveira Batista
Gabriel Oliveira Batista
1 ano atrás

Sinceramente,posso estar enganado mas eu torcia mais pelo Strumpf ter sido o escolhido por causa da área que ele ocupa dentro da força,mas torçamos pelo melhor.

Madmax
Madmax
1 ano atrás

Acreditar em políticos nessa altura do campeonato ou é loucura ou masoquismo.
Lula, Bolsonaro é tudo a mesma bosta. Basta dar uma olhada em quem era a base de apoio do Lula na época do mensalão e quem é o líder do partido do Bolsonaro hj, deixem de ser trouxas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Madmax
1 ano atrás

Caro M. Existem políticos corruptos assim como existem policiais corruptos, juízes corruptos, empresários corruptos ou garçons corruptos. Quando você generaliza, comete um grande erro. Outro erro é dizer que todos os políticos são iguais. Caso fosse verdade, a disputa eleitoral perderia sentido. O Congresso que toma posse agora está dividido em trẽs grandes grupos. 1 base política do presidente eleito. 2. a oposição. 3. um grupo pendular sem um compromisso nem com o governo nem com a oposição. Este tem sido o cenário político em praticamente todos os governos eleitos desde a redemocratização. Como o executivos depende de uma maioria… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Madmax
1 ano atrás

O povo brasileiro reclama da situação de nosso país mas não se dá conta de que são eles próprios os responsáveis por isto. O povo sempre vota nas mesmas pessoas, com as mesmas ideias! Infelizmente estamos nessa bipolarização, vivemos o horror cíclico na política. Não temos oposição! Não existe no Brasil políticos de direita ou esquerda, existem políticos ladrões roubando para si! Por isso estamos aonde estamos: nos falta consciência social e política. Todos esses candidatos que se apresentam hoje são braços políticos uns dos outros, e todos esses partidos políticos menores são braços políticos dos maiores! Nos debates eleitorais… Read more »

JOAQUIM ROCHA
JOAQUIM ROCHA
Reply to  Madmax
1 ano atrás

Caro M, meu entendimento e quase o mesmo que o seu, acho triste que um pais tenha que escolher entre políticos como Bolsonaro e Lula, esse sim é o retrocesso. Não importa o que diz o STF o Lula sim é culpado (acharam uma brecha para coloca-lo em liberdade) e sim Bolsonaro também e culpado de muita coisa errada. Para mim triste e ver pessoas defendendo a um ou ao outro, ambos não me representam,

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  JOAQUIM ROCHA
1 ano atrás

Caro Joaquim. Bolsonaro obteve cerca de 55% dos votos em 2018. Obviamente, ele nunca representou politicamente a opinião de 45% do eleitorado. Contudo, uma vez eleito, o presidente exerce o poder que emana do povo. Claro que em uma eleição, existem os votos válidos que são divididos entre quem vence e quem perde, mas também existem os votos nulos e em brancos. Neste caso, nem quem vence nem quem perde representaria a opinião política de quem votou nulo.

JOAQUIM ROCHA
JOAQUIM ROCHA
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer entendo seu ponto de vista, mas veja bem em um segundo turno somos obrigados ou não em votar em alguém que nem sempre está alinhado com nossas ideias. Sempre entendi que o segundo turno não referenda ninguém exatamente por que a legislação obriga uma maioria através de uma seleção dos melhores (rsrsrs). Logo no meu entendimento o Bolsonaro teve uma reprovação de 53,97 no primeiro turno, como o Lula agora teve uma reprovação de 51,57, ou seja qdo haviam outras opções a maioria reprovou os candidatos. Por isso que eu digo que não me representam, pois estou dentro dos… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  JOAQUIM ROCHA
1 ano atrás

Olá Joaquim. Este é um bom debate. Quando JK venceu a eleição para presidente com cerca de 30% dos votos, Lacerta (sempre ele) fez uma grande campanha para cancelar a sua posse argumentando que JK não obteve a maioria de 50%+1. O Segundo turno foi uma solução institucional para evitar este tipo de argumento. Nunca houve eleição na Grécia antiga, Os cidadãos eram sorteados para ocupar os cargos públicos. O problema era que apenas homens livres e ricos eram cidadãos. A democracia representativa é uma solução de compromisso mas ela só faz sentido quando os direitos das minorias são garantidos… Read more »

JOAQUIM ROCHA
JOAQUIM ROCHA
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro, concordo com vc qdo diz “Por isso os freios e contrapesos institucionais são tão importantes.”, infelizmente algumas autoridades utilizam brechas para tentar manobras e desta forma temos legislações como essa. Mas com isso temos governantes que usam esse argumento para dizer que a maioria o apoia o que não está correto, e discursam como se fossem unanimidades o que não são e esquecem que a grande maioria não queria ele. Enfim infelizmente é algo que não conseguiremos mudar, pois depois de eleitos mesmo aqueles que são ideologicamente compatíveis com quem votou nele acabam mudando no rumo do mandato. O… Read more »

GRAXAIN
GRAXAIN
1 ano atrás

Tão quieto como o PR, ficou o EB. Não se confia em que não tem opinião clara…. Boa sorte ao novo Comandante, vai precisar!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Olá G. Talvez sejam coisas diferentes. O EB não deve ter opinião. Aliás, o tweet do Gen Villas Boas em 2018, enquanto ainda era comandante do EB, é o exemplo do que não deveria ser feito por um militar. Hoje, depois de mais de quatro anos, já podemos avaliar com algum distanciamento o envolvimento das forças armadas na política. Ontem, durante o pronunciamento do vice-presidente ele critica diretamente Bolsonaro e tenta defender as forças armadas, dizendo que elas estão pagando o preço pelos erros da classe política, mas ele mesmo é consequência do envolvimento dos militares na política, como ficou… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

“Ontem, durante o pronunciamento do vice-presidente ele critica diretamente Bolsonaro e tenta defender as forças armadas, dizendo que elas estão pagando o preço pelos erros da classe política”

Da maneira como o mourão disse, fica até parecendo que as FA’s foram pobres vítimas indefesas que foram tragadas no meio disso tudo contra sua vontade, e não que elas foram voluntárias e cúmplices disso tudo….

A atuação de um certo general enquanto Min. da Saúde no meio da pandemia é o melhor ( mas longe de ser o único ) exemplo disso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Olá Wilber. É bastante claro que a cúpula militar esteve envolvida com a eleição de Bolsonaro e ao seu governo. O pronunciamento de Mourão é apenas mais um movimento dos militares. A presença de Mourão, do ex-ministro da defesa e de Villas Boas na transferência do comando do EB mostra que a cúpula do EB continua agindo de modo coordenado, contudo era preciso um reposicionamento em torno da posse de Lula. A viagem de Bolsonaro foi muito conveniente para os militares neste contexto.

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Prezado, a opinião do EB e demais forças se reflete no chamado “Pensamento Militar” como a questão das fronteiras (defesa, ocupação e presença); a Amazônia (gestão do território e defesa da soberania nacional contra a cobiça estrangeira e narcotráfico); Atlântico Sul, Antártica, Cone Sul (ênfase nas relações com a Argentina ); e, por fim, análises setoriais e sobre os avanços do comunismo internacional (Política Externa dos países socialistas). O Brasil já mudou de regime e não reconhecerá mais a propriedade privada? já estamos no sistema semipresidencialista socialista como afirmou membro do STF? No Estado Democrático de Direito o Poder Judiciário não está autorizado a alterar, a dar outra redação, diversa… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  GRAXAIN
1 ano atrás

Olá G. A propriedade privada é garantida pelo Art.5 da CF88. Somente uma nova constituindo terá o poder de alterar isso. A mudança de governo não é uma mudança de regime político (ainda que tenha havido uma substancial mudança do alinhamento ideológico). O regime brasileiro ainda é aquele descrito na CF88. A posse de Sarney, a chamada de uma constituinte e a eleição de Collor foram de fato uma mudança de regime, de uma ditadura para uma democracia. Ao longo de mais de 30 anos, a administração pública vem repensando o seu papel social menos as forças armadas, que ainda… Read more »

Esteves
Esteves
1 ano atrás

Tem vizinho que Esteves não gosta. É catarrento, é reclamão. Tem vizinho que Esteves bate papo. Tem vizinho que pede pó de café e depois manda um pedaço de bolo caseiro. O síndico é terceirizado, dizem profissional. Já me peguei com esse síndico na reprovação das contas. Não deixei passar. Ando de cabeça erguida. Um dia…ainda na TC…no meio de uma briga corporativa…com ameaças de demissões…um parceiro/revendedor disse que o Esteves…disse que conhecia muito bem o Esteves: — Ele entra e sai de qualquer varejo com a cabeça erguida. O segredo da vida é caminhar no chiqueiro sem sujar as… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Olá Esteves. Feliz 2023. A gente não escolhe vizinho nem cunhado, mas escolhe com quem a gente dorme. Chiqueiro sempre vai sujar as botas. Serve para isso. O certo é andar no chiqueiro sem sujar as meias.

Esteves
Esteves
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre,

Pode ser. Feliz 2023.

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Bomm dia, Esteves.
Aqui está o resultado da leniencia das Forças Armadas.
Populismo de extrema direita que teve apoio das instituições militares.
Após pronunciamento de Mourão, bolsonaristas protestam em frente à casa de Mourão, no DF.
https://www.youtube.com/watch?v=KuZOz3MoEe8

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Olá Nilo. Este pessoal precisa de livro. Muito livro.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Precisam de um messianico.
https://www.youtube.com/shorts/UTDwf4slOVk

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Eu imaginei assim como imaginei que após o Supremo rejeitar a denúncia de traição e golpe no 7 de Setembro, o covarde fosse fugir.

Eu sabia.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Que o Bolso ia se apequenar e fugir após o resultado do 2° turno era nítido e cristalino pra qualquer um que não faz parte da galera que ainda aguarda 72h….

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

O pronunciamento do Mourão responde a questão que coloquei várias vezes:
Bolsonaro manipula o EB?
Ou o EB manipula o Bolsonaro?

A eleição de Tarcísio e Mourao responde em parte a pergunta.

O EB se consolidou como força política.

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

As Armas consolidadas na vida política vem desde a proclamação da república. A eleição do Tarcísio veio como consequência da forte rejeição ao PSDB e ao Doria. Aquela briga das vacinas, o ICMS, as isenções, as traições…aquilo tudo não teve conserto. Mais o messianismo, claro.

No Sul…a eleição do Mourão..bem…no Rio Grande é que começaram essas coisas.

É a vida.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Esteves
1 ano atrás

A diferença é que agora os militares resolveram jogar a partir de dentro. Não são mais outsiders.
Os “tenentes” agora participam do jogo.

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Tenentes. A traição dos tenentes…li isso em algum lugar.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Não esquecer que a Esquerda sempre pensou em manipular o Lula. Enquanto este manipulava e amansava a Esquerda.
Lula não mentiu qdo disse que os bancos nunca ganharam tanto dinheiro quanto no seu Governo.

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Esquerda?

Que esquerda há no Brasil?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de País deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social e de forma irresponsável deixaram que as Forças Armadas de todos os brasileiros pagassem a conta, para alguns por inação e para outros por fomentar um pretenso golpe.” Os militares abandonaram Bolsonaro.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O caos já existe desde quando comandantes das Forças passam a adotar e proteger um governo e sua ideologia extremista, a degradação social vem de escolha neoliberal da economia apoiada com o desmanche do setor público.
Jogar a culpa em um homem, é de uma covardia e engodo.
Cita o Vice: “A alternância do poder em uma democracia é saudável e deve ser preservada.”
Mas o Vice não se prontifica a passar a faixa presidencial.
O discurso do vice teve sua audiência ajudou nas desmobilizações dos quarteis, foi chamado de traidor. Que vexame. Vergonha.

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Vexame. Sujaram a Bandeira Nacional. Envergonharam a tradição das Forças Armadas que foram lutar contra isso tudo na Itália.

Vergonha.

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Nilo,

O desmanche do setor público, mais dia menos dia, chegará aos estatutários. Depois que liquidarem ensino público e gratuito, SUS, justiça pública…alguém vai perguntar sobre aposentadorias e pensões.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mas Voltarão a se utilizar dele se for preciso.
O EB está muito parecido com o MDB.

Esteves
Esteves
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Do Ulisses?

Esteves
Esteves
1 ano atrás

Bom domingo a todos vocês. Bom ano a todos vocês. Nesses meses Esteves Esteves quase foi à falência companheiristica romancista com a Fofinha. Por ausência de leituras e livros (Esteves também não lê muito), deixou, a Fofinha, via TikTok, levar-se a esse mundo estranho. — Tão invadindo, tão decretando, tão golpeando, tão assumindo. — Deixa ver isso, mulher. Deve ser fakes, fantasias, falsidades. Por 72 horas + 72 horas + 72 horas…aqui com o auxílio do prefeito, tentei tirar a mulher do mundo dos aleluias. — Mas a maçonaria tá apoiando. O prefeito tá lá. Tem vereador. — Mulher…vamos voltar… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

O exercito tera que decidir logo para nao ficar defasado no cenario regional !!!
https://tecnodefesa.com.br/colombia-confirma-escolha-do-caesar/

Esteves
Esteves
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Eu não sei dizer pra que precisam de obuseiros de 155 e também não sei sobre o deslocamento dessas armas em um cenário colombiano de cordilheiras e bacias de rios.

Talvez pela dificuldade de deslocamento de blindados naquele relevo. Será?

Nilo
Nilo
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Governo colombiano e guerrilha ELN assinam acordo de paz, soltura de guerrilheiross será mudança do governo de esquerda indo além saindo da influencia predominante do governo americano, passando a ter a França, um pais europeu, como grande aliada em fornecimento de equipamentos, doutrinas e tecnologia?

Esteves
Esteves
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Franceses são espertinhos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Esteves
1 ano atrás

Olá Esteves. E os brasileiros são tão bonzinhos… riso. Lembra?

Esteves
Esteves
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Kate Lyra.

Neto
Neto
1 ano atrás

Alguém sabe a razão de o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) não ter assistido à Cerimônia de Posse com o uniforme histórico da unidade?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Ganhei 500 conto apostando, meses atrás, que o Bolso ia fugir antes da posse do Lula. Meu arrependiment foi não ter apostado mais alto….

francisco Farias
francisco Farias
1 ano atrás

O que fica para a história são as atitudes e suas consequencias, não o cargo ocupado.

Billy
Billy
1 ano atrás

Solenidade, pompa e coquetel….adoro!

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

Coitado deste Senhor, esperar tanto tempo para alcançar tão honroso e importante cargo e irá fazer continência a um ex-presidiário , fixa suja, que saiu da cadeia por causa do CEP… parece piada mais não é. mais isso não é o pior, o pior é que para muitos esta tudo certo, vamos vivendo num pais de faz de conta, fingindo que a justiça, que a liberdade. a Gente que acha que o Brasil não merecia isso,,, Mais eu começo achar que merece sim

GRAXAIN
GRAXAIN
1 ano atrás

Too Late, Too Sad…

jorge domingos
jorge domingos
1 ano atrás

“GENERAIS” COMANDANTES, MUITOS DELES ALTAMENTE INCOMPETENTES, MAS QUE CHEGAM AO POSTO MAIOR PELO FATO DE FICAREM PUXANDO O SACO DE POLÍTICOS. POBRE BRASIL SE ENTRAR EM GUERRA……..