O Ministério da Defesa da Rússia (MoD) anunciou em 13 de janeiro que as forças russas tomaram Soledar, Donetsk Oblast, na noite de 12 de janeiro. O MoD russo alegou que as forças russas agora podem formar um “caldeirão” em torno de Bakhmut e ameaçar as linhas de abastecimento ucranianas que correm a sudoeste de Soledar que apóiam as tropas ucranianas na cidade. O MoD russo elogiou notavelmente as tropas de assalto e aviação do exército, mísseis e artilharia e as forças aerotransportadas russas pela captura de Soledar, sem reconhecer a participação do Grupo Wagner na luta pela cidade. O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, sustentou que a situação em torno de Soledar é difícil e observou que não está claro se as forças russas controlam o assentamento neste momento. Ao mesmo tempo, outros oficiais militares ucranianos relataram que as forças ucranianas continuaram a lutar em Soledar durante a noite de 12 para 13 de janeiro. As forças ucranianas ainda podem ocupar algumas posições nas fronteiras noroeste de Soledar, mas é improvável que controlem um território significativo dentro do próprio assentamento. O ISW avaliou em 12 de janeiro que as forças russas provavelmente capturaram Soledar em 11 de janeiro, mas é improvável que tal vitória pressagie um iminente cerco russo a Bakhmut.

O anúncio gerou uma reação significativa no espaço de informação russo devido ao fracasso do MoD russo em reconhecer a participação do Grupo Wagner na captura de Soledar. O MoD russo emitiu um anúncio de acompanhamento seis horas depois, reconhecendo os voluntários de Wagner e destacamentos de assalto como participantes da Batalha por Soledar e observando que o MoD russo recebeu inúmeras perguntas sobre sua comemoração original de forças russas selecionadas. O MoD russo tentou justificar seu desprezo por Wagner alegando que um “agrupamento heterogêneo de tropas” russo executou um “plano conjunto” na direção de Soledar e atribuiu o ataque contra áreas residenciais às forças de Wagner. O financista de Wagner, Yevgeny Prigozhin, respondeu vagamente à omissão de Wagner pelo MoD russo, afirmando que não pode comentar a situação e observando que as perguntas dos jornalistas sobre o assunto expõem sua preocupação em comemorar a “captura heróica de Soledar” de Wagner.

O financista de Wagner, Yevgeny Prigozhin, preparou as condições para tal reação visitando pessoalmente Soledar dias antes de sua captura e levando seu grupo de milbloggers afiliados a Wagner para comemorar os avanços diários das forças de Wagner nas plataformas de mídia social russas. Prigozhin provavelmente tentou antecipar o anúncio em 12 de janeiro, acusando burocratas e funcionários do governo não identificados de “tentar constantemente roubar a vitória da [companhia militar privada] Wagner” e menosprezar seus méritos. Milbloggers independentes ou afiliados a Wagner subsequentemente geraram uma série de críticas chamando o MoD russo por sua deturpação da alegada captura de Soledar.[8]

O anúncio do MoD russo destacou o conflito existente entre o Grupo Wagner e o MoD russo – uma dinâmica que a ISW observou e avaliou anteriormente. Vários milbloggers proeminentes – incluindo aqueles afiliados ao Kremlin – afirmaram que há um conflito contínuo entre o MoD russo e Prigozhin a portas fechadas e dentro do espaço de informação. Alguns observaram que Prigozhin dominou a retórica deliberadamente vaga do MoD russo, forçando o MoD russo e, por extensão, o Kremlin, a encerrar sua política de longa data de abster-se de reconhecer Wagner e seus esforços de guerra. Um milblogger afiliado ao Kremlin, por sua vez, afirmou que Prigozhin e o MoD russo estão igualmente tentando minar um ao outro e acusou Prigozhin de se recusar a reconhecer as Forças Armadas Russas como uma força participante no campo de batalha.

O ex-oficial russo e proeminente voz nacionalista, Igor Girkin, condenou o “agudo conflito” entre o comando militar tradicional e as forças não oficiais (referindo-se a Wagner) durante um período de guerra e afirmou que o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, e o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov busca desmantelar companhias militares privadas como a Wagner e incorporar seus elementos na estrutura do MoD. Girkin afirmou que Soledar expôs um grande dilema para o presidente russo Vladimir Putin, que ele enquadrou como tendo as opções de intensificar seus esforços para apaziguar o MoD russo e Prigozhin; dobrando em ambos os lados sob o risco de perder apoio para sua guerra; ou se tornar um árbitro e o comandante-em-chefe.

Prigozhin provavelmente busca usar a vitória em Soledar como uma ferramenta de barganha para elevar sua autoridade na Rússia. A subsequente menção do MoD russo às forças de Wagner em resposta ao clamor público sinaliza uma vitória significativa para Prigozhin, solidificando-o como um ator crucial nesta guerra. Reznikov afirmou que Prigozhin precisava de uma vitória em Soledar para provar a Putin que suas forças são melhores do que o exército convencional. Prigozhin também divulgou a pergunta de um jornalista sobre seu próximo encontro com Putin para discutir a vitória em Soledar, destacando a pergunta em meio a uma série de outras perguntas semelhantes sobre sua resposta ao anúncio do MoD russo. Prigozhin disse ao jornalista para ler sua declaração original sobre Soledar em vez de “fazer bobagens”, apesar de seu comentário afirmar que as perguntas sobre a exclusão de Wagner pelo MoD russo “precisam de respostas, mas não agora”. Prigozhin, que usou mensagens intencionalmente vagas no passado, também observou que todos logo entenderão por que ele reteve comentários. Embora o ISW não possa confirmar se Prigozhin terá uma reunião com Putin,

Putin pode estar tomando medidas para cultivar um quadro de milbloggers leais a Putin e ao MoD russo para minar o esforço de Prigozhin para se elevar. O chefe do Comitê Executivo Central do Partido Rússia Unida, Alexander Sidyakin, o parlamentar da Duma Estatal da Rússia Unida, Artyom Turovyi, e o chefe da República Popular de Donetsk e aliado de Putin, Denis Pushilin, reuniram-se com vários milbloggers em 13 de janeiro. Esses aliados seniores de Putin apresentaram a um grupo de mais de 10 milbloggers – incluindo Alexander Sladkov e um jornalista que trabalha para Wargonzo – um certificado oficial de agradecimento assinado pelo secretário do Conselho Geral do Partido Rússia Unida, Andrey Turchak. Este é o último evento de uma série de esforços do Kremlin para cultivar laços com milbloggers selecionados. A ISW avaliou anteriormente que o Kremlin empreendeu esforços para cooptar Sladkov, o líder do milblogger Wargonzo, Semen Pegov, e outros milbloggers que estavam dispostos a se vender em troca de prestígio político.

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hélio Eduardo
Hélio Eduardo
22 dias atrás

Bom dia!
Aguardando as explicações mirabolantes do nosso especialista multiverso Kings…
Mesmo aplicando o generoso desconto que se impõe à mídia, seja ela “atlanticista” ou “comunista”, segue na matéria mais um inexplicável imbróglio russo na guerra de três semanas…desculpe, operação especial.

Trintro123
Trintro123
Reply to  Hélio Eduardo
22 dias atrás

A partir do momento em que um simples grupo privado está derrotando o maior Exército da Europa (tirando o russo) fica uma grave preocupação para a OTAN que está armando, treinando e aplicando táticas daquela Organização.
Terão de rever isso tudo e creio que esse não é o momento adequado.
Exceto se as poderosas Suécia e Finlândia entrarem na Organização e mudarem esse quadro.

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

Podem ter vencido uma batalha de muitas outras que estarao por vir, comparar a Ucrânia com a Otan mostra o mundo fora de realidade em que vc vive, fosse um conflito convencional com a Otan , os russos estariam fora da Ucrânia há muito tempo…..

Para uma dita segunda potencia militar que está há um ano lutando em um país vizinho totalmente inferior militarmente se falando não há muito o que comemorar… E os russos sabem disto…

Last edited 21 dias atrás by Plínio Jr
Mgtow
Mgtow
Reply to  Plínio Jr
21 dias atrás

Esse teu delirio orweliano . E caso de psiquiatra. Aqui nao mexemos com isso. Aqui debate-se a realidade. E a realidade é dura pra quem esta de “torcida” para o consorcio ucrania -Otan. A russia sozinha ta devastando o lado. Nao adianta criar realidade paralela

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Se ela está sozinha significa que ninguém a apoia nesta criminosa ação de invasão de um país que tem o direito e liberdade de fazer suas escolhas.

Estamos vendo a devastação de uma pseudo potencia militar que não consegue se impor a um país vizinho militarmente se falando há quase 01 ano.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Plínio Jr
21 dias atrás

Os países Árabes não tiveram dessa mesma escolha que a Ucrânia não teve.

A diferença neste conflito vc mesmo resumiu bem.
A Rússia está sozinha.
Algo que os EUA em suas empreitadas e a Otan fizeram com exímio.

Alianças, parcerias…sem chances ao inimigo.

Mal para os russos que não aprenderam como é que se faz com quem entende do Business da guerra.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
20 dias atrás

Lembrando que nem na segunda guerra a Rússia conseguiu êxito sozinha no frot oriental. Se não fosse as doações ocidentais teriam ou fracassado ou ficado na penúria.

Claudio
Claudio
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Ingenuo que acredita que a Russia esta sozinha, China, Irã, India estão fornecendo equipamentos belicos

Nei
Nei
Reply to  Mgtow
19 dias atrás

Devastando o que, todo e qualquer prédio civil? O urso está dormindo, assume. Psiquiatra você, kings, mgtow precisam com urgência, pois podem acabar casando um Russo ainda, é impossível essa torcida toda para um país que invade outro, com desculpas que já mudaram 100 vezes.

Estão é passando vergonha, se vê isso no desânimo Grupo Wagner que está na linha de frente e nas centenas de pessoas que fugiram da Rússia.

Urso depois de meses, segue no mesmo lugar.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Plínio Jr
21 dias atrás

Os ucranianos sem a OTAN teria durado 1 mês de guerra. Quando a Rússia iniciou as operações na Ucrânia já existia milhares de armas ocidentais com o exército da Ucrânia e alguns batalhões treinados pelo ocidente como os neonazistas do Azov. A 1 ano da guerra ainda com essa ladainha de uma Ucrânia mal treinada e mal armada dando trabalho aos russos? Cara conta outra ok. Essa não cola mais.

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  LUIZ
21 dias atrás

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia os mesmos estavam sozinhos inicialmente sem ajuda externa , a OTan e os EUA foram hesitantes em começar a fornecer ajuda…. Tivesse ocorrido desde o início, os russos não conseguiriam sequer sair da fronteira.

Sim , hoje a ajuda é importante, mas vc despreza a capacidade e competência dos Ucranianos em resistir e isto eles mostraram desde o princípio..

Trintro123
Trintro123
Reply to  LUIZ
21 dias atrás

Esse vídeo mostra o nível de perdas da Ucrânia.
Um grande grupo de soldados tentou tomar a fábrica ArtWinery em Bakhmut.
Entraram em um prédio que foi rapidamente destruído pela artilharia russa.
Os sobreviventes saíram correndo e entraram em outra parte do prédio que foi novamente alvejado pelos russos.

https://twitter.com/i/status/1614286739282984961

Heinz
Heinz
Reply to  LUIZ
21 dias atrás

O que não cola é a segunda maior potência militar do mundo não conseguir liquidar de vez uma guerra contra um exército tão inferior ao seu. O argumento é que os russos querem uma guerra longa 😂.
A piada está do lado russo e não do Ucraniano.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Plínio Jr
21 dias atrás

Concordo com vc. Apenas acho que de fato ela sendo inferior militarmente levaria uma sova e que a prova de ela estar na resistência é o apoio da Otan.
Sem isso teriam sucumbido.
Por isso eu reconheço e super valorizo a luta ucraniana.
Os caras fazem muito com pouco que recebem e esse pouco vem numa miscelânea que tem de ser muito F$#& pra pegar, entender, e ir a guerra.

Salim
Salim
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

Soldar, 10 mil habitantes, mais 6 meses batalha…. não vejo muito o que comemorar, visto as enormes perdas russas. Estrategicamente pouca relevância se não continuar avanço para cortar estradas a Bakhmut, que estrategicamente não tem muito valor também. Levando consideração avanços últimos 6 meses a Ucrânia está bem mais efetiva

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Salim
21 dias atrás

O interessante é que para uma cidade de 10.000 habitantes, os ucranianos tiveram cerca de 25.000 baixas.
Disserte aí, por favor.

George
George
Reply to  Leo Machado
21 dias atrás

Russos conquistaram um monte de escombros. Disserte sobre isso, por favor.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  George
21 dias atrás

Essa é muito fácil.
A estratégia russa é moer o inimigo com artilharia.
Dessa forma causa o máximo de baixas a eles e o mínimo para si.
Essa tática torna os avanços um pouco mais lentos, mas são extremamente eficazes.
Infelizmente, trazem efeitos colaterais que são a destruição das cidades.
Se Zelensky não se aquietar, pode ser o destino de Kiev.
E acho bom a OTAN se preparar para esse novo ‘estilo’.

Nei
Nei
Reply to  Leo Machado
19 dias atrás

Mais um puxa saco, que só enxerga o que quer. Sim, só artilharia Russa detona tudo, os Russos são imortais.
Faça favor né.
Costume de de vocês colocar a culpa à Zelensky, ele foi eleito e é o Presidente do país deles e vai entregar seu território mais uma vez aos ladrões?

Paulo
Paulo
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

O rapaz não leu nem a notícia kkkkk

George
George
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

Para quem queria ler as bobagens kinguianas, está aí.

Trintro123
Trintro123
Reply to  George
21 dias atrás

O que me deixa impressionado é que os russos estão desunidos com as vitórias e os ucranianos unidos com as derrotas acachapantes.
Vai entender.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, nomeou o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, como comandante geral na Ucrânia. Agora vai…

Trintro123
Trintro123
Reply to  PRAEFECTUS
21 dias atrás

Pra vc ver.
Colocaram o vitorioso Armagedon como vice.
Deve vir um ciclone por aí

Underground
Underground
22 dias atrás

A pergunta principal: quais foram as perdas russas nessa ofensiva?

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Underground
22 dias atrás

A pergunta principal é: O Exército russo vai ganhar a guerra ou o PMC Wagner seria suficiente?

Mgtow
Mgtow
Reply to  Underground
21 dias atrás

Minimas posso te garantir.
Agora do lado ucraniano é assustador.Os caras não tem a chance nem de ver o inimigo. Estão sendo trucidados pela brutal artilharia russa. Nunca algo do tipo mano

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Sim ela foi brutal nas principais batalhas como o maravilhoso avanço para trás em Kiev, KHarkov, Kherson entre outros ..😄

Realista
Realista
Reply to  Underground
21 dias atrás

Imagina as perdas ucranianas então ..

George
George
Reply to  Realista
21 dias atrás

Um HIMARS ontem destroçou 25 a 50 mercenarios russos numa pancada só em Soledar. Estão comemorando a vitória do Putin no colo do capeta.

Slowz
Slowz
Reply to  George
20 dias atrás

O game change não impediu a queda de soledar né ..

Gustavo
Gustavo
22 dias atrás

O grupo Wagner e um exército privado até a página dois , porque eles não vão contra os interesses do governo russo, eles fazem serviço sujo do governo,já que forças armadas russas tem sua limitações sejam burocráticas ou morais, ficar explanando e reconhecendo isso não vai ficar acontecendo,estados Unidos e o país que tem maior número de empresas de exército privado do mundo, esses mercenário comete crime de guerra em todos lugares nenhum governo que ser associado a eles mesmo os oagando na mioria das vezes.

Trintro123
Trintro123
Reply to  Gustavo
21 dias atrás

Vídeo onde é explicada a queda de Soledar.
Wagner atacou o centro da cidade enquanto os paraquedistas atacaram os arredores e fecharam o cerco.

https://www.youtube.com/watch?v=o_ExjjLTRzY

Sagaz
Sagaz
Reply to  Gustavo
20 dias atrás

Breve correção, forças armadas russas não têm limites morais. Estão bombardeando áreas civis sem nenhum objetivo militar.

Fabricio Lustosa
22 dias atrás

“As forças de Moscou infligiram pesadas baixas às tropas ucranianas na batalha por Bakhmut, no leste da Ucrânia, de acordo com uma avaliação feita quando a Otan alertou que a guerra pode se transformar em um conflito “de pleno direito” entre a Rússia e a aliança. O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) disse na sexta-feira que as forças russas conduziram operações de assalto na própria Bakhmut e ao norte e ao sul da cidade no oblast de Donetsk, que é o centro de combates ferozes. (…)” (começo da matéria traduzida) https://www.newsweek.com/russia-ukraine-bakhmut-donetsk-isw-nato-1766108 Para a grande imprensa soltar uma notícia… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Fabricio Lustosa
22 dias atrás

Existe desde do começo dessa guerra uma patrulha bem organizada de toda grande mídia para encobrir qualquer sucesso russo 

não precisa disso quando a suposta segunda maior força do planeta não avança

Mgtow
Mgtow
Reply to  Henrique
21 dias atrás

Bicho tu sempre com essa ladainha. A Rússia nao tem interesse em território fora o donbass. O objetivo se torna cada vez mais claro que é a aniquilaçao do exercito ucraniano

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

A própria redação de vocês desmascara essas narrativas fantasiosas. Primeiro traz uma afirmação. Logo abaixo diz: “se torna cada vez mais claro”. Está claro ou não está? Se ainda “se torna”, é pq não está totalmente claro. Se não tá está claro, como você afirma cabalmente que “o interesse em território fica em Donbass”? Ah verdade é a que repetimos desde fevereiro do ano passado. Ninguém sabe de nada. A diferença é que vocês estão cantando uma vitória há quase 11 meses e essa tal vitória não acontece. Deveriam ter mais paciência e deixar o jogo rolar, na espera de… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

bichu…a Rússia atacou a capital com um comboio de 60km usando a elite das tropas que eles tinham e demandaram a rendição do governo e anexação da Ucrânia a Rússia…. que diabos de “nAo tEm iNtErEsSe eM TeRrItÓrIo fOrA O DoNbAsS” é esse que tu acredita?

fora que próprio Putin ja disse que objetivo da guerra e “recuperar territórios anteriormente do império russo” cara fala isso abertamente na TV estatal deles TODO dia kkkk

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Henrique
21 dias atrás

Não atacou.
A Rússia tem plena capacidade de deixar Kiev do jeito que está Soledar.
Em ruínas.
Mas vc conhece o coração mole do Putin.

Nei
Nei
Reply to  Leo Machado
18 dias atrás

Quem é você? Mudou de nick novamente?

Henrique
Henrique
Reply to  Leo Machado
17 dias atrás

Não atacou.” (Kiev)

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ta bom velho.. aquele comboio de 60km é CGI da NASA e todas aquelas tropas são os figurantes da Globo e Record que eles pegaram emprestado KKKKKKKKKKKKKKK

Andre
Andre
Reply to  Fabricio Lustosa
22 dias atrás

Essa imprensa ocidental vendida é tão malvadonha em esconder os avanços russos. Depois de serem chutados de Lyman, Kharkiv, Kherson e de tantas outras cidades ucranianas nos últimos meses escondem as centenas de milhares de soldados perdidos na defesa da pequena cidade de Soledar.

Essa midia é tão malvadona que publicou os russos afirmando, via a agência oficial russa Tass, que 700 soldados ucranianos haviam sido mortos, ao invés do real número de centenas de milhares como meu amiguinho mandou no nosso grupo de whatsapp.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Andre
21 dias atrás

Deixa te atualizar.
Baixas ucanianas.
Mariupol – 14.000
Severodonetsk – 7.500
Soledar – 25.000
Em Bakhmut existe a expectativa de ser o maior banho de sangue na Europa desde a 2a G.M.
Se eu fosse ucraniano, ‘sartava’ fora de lá.

Nilo
Nilo
Reply to  Leo Machado
21 dias atrás

Milhões já soltaram fora, vai ainda mais rsrsrsr

Andre
Andre
Reply to  Leo Machado
20 dias atrás

Nossa, impressionante. Como os russos, depois de matar tantos soldados ucranianos conseguem, nos últimos 6 meses, capturar apenas a pequena cidade de Soledar?

Como, depois de terem matado tantos soldados ucranianos, os russos foram chutados de Kherson?

A espectativa sobre bakmuth existe desde que começou a guerra. Em novembro passado vc já comemorava sua captura.

George
George
Reply to  Andre
19 dias atrás

Soledar não é mais uma cidade. É só um monte de escombros. Infelizmente.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Leo Machado
20 dias atrás

Mas vc não é ucraniano. Pior, vc é um entreguista que fez L e deixou o inimigo te roubar mais.

George
George
Reply to  Leo Machado
19 dias atrás

A única coisa que eu concordo é com o “banho de sangue” em Bahmut. Mas do lado russo. Absurdo o que eles perderam de gente tentando atacar a cidade de forma direta.

Nei
Nei
Reply to  Leo Machado
18 dias atrás

Alfredo kings mudou de nick de novo!

Trintro123
Trintro123
Reply to  Fabricio Lustosa
22 dias atrás

E as noticias de hoje mostram avanços em vários setores.
Zaporizhizhia, Donetsk, Bakhmut e oeste de Soledar.
As tropas ucranianas estão nas cordas.

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

Estamos há quase 01 ano ouvindo isto 🙄

Nilo
Nilo
Reply to  Plínio Jr
21 dias atrás

A um ano estão na corda passando pela maquina de triturar ossos Ucranianos

Andre
Andre
Reply to  Nilo
20 dias atrás

Caramba, então os soldados russos que fugiram de Kherson correram de ossos ucranianos triturados?

Andre
Andre
Reply to  Trintro123
20 dias atrás

Agora vai, mais um empurrãozinho e os russos concluem a captura de kiev em duas semanas.

É agora…

Hélio Eduardo
Hélio Eduardo
Reply to  Fabricio Lustosa
22 dias atrás

Reconheço tudo o que o amigo diz sobre a mídia, afinal a primeira vítima de uma guerra é a verdade. Mas há que se reconhecer que é do lado russo de onde escapam os maiores furos. Que a Rússia, mesmo enfrentando indiretamente a OTAN, acabará por derrotar a Ucrânia, se as coisas permanecerem nesse nível de envolvimento, não duvido. Que as perdas ucranianas são pesadas, também não duvido. O que não fecha a equação, ao menos se aplicarmos os modelos de até então, nos quais a Rússia era uma potência real em todos os aspectos, é o fiasco russo. Russófilos… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Fabricio Lustosa
21 dias atrás

Sim, e daí que tiveram pesadas perdas? Os Ucranianos estão tendo pesadas perdas desde 2014, e continuam lutando, pode morrer 2 milhões de militares, ainda sim, será válido se conseguirem se livrar das amarras russas, que só oprimiram esse país durante todo o tempo.

Trintro123
Trintro123
Reply to  Heinz
21 dias atrás

O nome disso é desmilitarizar ou desnazificar.
Vc escolhe.

Henrique
Henrique
22 dias atrás

Na verdade quem capturou foram os prisioneiros fazendo ‘Rush B’ toda hora e se matando pra achar uma falha na defesa kkkkkk
.
é 2023, pleno Séc 21 na guerra mais tecnológica ainda tem carga humana sendo usada pra decidir conflito kkkkkkkk
.
.
.
Enquanto isso o exercito regular não tem um ganho há 6 meses

Last edited 22 dias atrás by Henrique
Trintro123
Trintro123
Reply to  Henrique
22 dias atrás

Mas como pode prisioneiros vencerem tropas treinadas e armadas pela OTAN?
Como se sairia o envelhecido Exército alemão contra o Exército principal russo?
O polonês nós já temos noção, visto as baixas entre os ‘mercenários’.
Ficam essas questões.

Henrique
Henrique
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

“Mas como pode prisioneiros vencerem tropas treinadas e armadas pela OTAN?” quem dera isso que você disse fosse verdade e não exagero absurdo da realidade kkkkkkkk cara acha que ta 100% todo mundo treinado e 100% com armas ocidentais la kkkkkkkkk tropas que OTAN treinou e armas que ela deu são uma migalha perto do Exercito da Ucrânia… muito por conta desse medo sem nexo que a Rússia vai escalar… Finlândia entro pra OTAN e escalação até agora nada a questão que fica é: quanto tempo a população aguenta carga suicidas? vai tentar isso contra uma cidade maior? Vc não… Read more »

Last edited 21 dias atrás by Henrique
Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Henrique
21 dias atrás

Para te atualizar.
Mais de 100 mísseis foram lançados hoje contra a Ucrânia.
Os russos estão amaciando o terreno para sua ofensiva.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Leo Machado
20 dias atrás

Mirando prédios residenciais seu desavergonhado! Se a imagem de uma garotinha em desespero em meios aos escombros do que era seu lar não lhe faz questionar a moral russa nessa guerra, então o mal não é os Ucranianos e sim você. Assim como os EUA cometeram crimes em suas invasões a Rússia comete inúmeros crimes com essa guerra. Pior é a imagem da matéria mostrar o Líder num cemitério cheio de covas novas de seus soldados e você ainda vir aqui achando que é uma guerra linda do bem contra o Mal. Procure um psiquiatra pois sua insanidade logo virará… Read more »

Nei
Nei
Reply to  Wellington Jr
18 dias atrás

Agora falou a verdade, apoiador de genocídio esses.

Antunes 1980
Antunes 1980
22 dias atrás

Fofoca plantada pela mídia ocidental. Perca de tempo. A Rússia é uma bagunça por si só.
O que importa mesmo, são os blindados pesados enviados pela Inglaterra Polônia e Alemanha.
Eles sim vão dificultar ainda mais a vida dos invasores.

Arthur
Arthur
Reply to  Antunes 1980
21 dias atrás

Sim, e irão afundar no lamaçal da primavera… Mais um GAME CHANGER!!!

Mgtow
Mgtow
Reply to  Antunes 1980
21 dias atrás

Vai sim
Himmars e javelins dificultaram tambem. So que nao.
Delirios delirios delirios minion

Nei
Nei
Reply to  Mgtow
18 dias atrás

Delírios? Olha quantas lorotas você já contou aqui e nada se concretizou!

Nemo
Nemo
Reply to  Antunes 1980
21 dias atrás

O UK vai enviar 12 Challenger 2. É melhor confiar nos Bradley.

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
22 dias atrás

Bem q minha mãe falou!!! Cuidado wagninho, ou a coisa vai ficar russa!!! Kkkkk

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Wagner Figueiredo
21 dias atrás

O problema seria se vc se chamasse Wagniviiski.

Kkkkkkk

Arthur
Arthur
22 dias atrás

Sendo o ISW uma fonte fidedigna pro-OTAN, fica claro que o próximo passo é uma desavença entre russos, um banho de sangue, e a inevitável derrota. Mas essa informação também pode se juntar às outras: a morte confirmada de Putin, o fim da munição russa, deserções, fantasma de Kiev e outras. Nas primeiras análises do ISW, foi dito na mídia que eram baseadas em conteúdo de Facebook e redes sociais, o que está se confirmando… Só que o Wagner é uma empresa fundada por russos, financiada e à serviço do governo. Se Prigozhin ou Putin subitamente desaparecerem, serão substituídos por… Read more »

Trintro123
Trintro123
Reply to  Arthur
22 dias atrás

Não sei porque, mas depois da queda de Soledar o pessoal ficou meio desnorteado.
Imagine saberem que os russos já tomaram a estação ferroviária em Sil, atravessaram a linha férrea e estão avançando para oeste.
Não dar ‘tilt’.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Arthur
21 dias atrás

Kkk
A erva foi da braba hein bicho

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Prezado Mgtow.

Ele estava sendo irônico.

Arthur
Arthur
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Volta pro ‘Hoje no Mundo da OTAN’. Esse é o canal! Tem muita informação relevante lá…

Leo Machado
Leo Machado
22 dias atrás

Por outro lado, não há divergências entre os ucranianos, pelo menos em Soledar.
Estão todos mortos.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Leo Machado
21 dias atrás

Vi umas imagens amigo que corrobora com que escrevestes . Aniquilação quase que total da 77 divisao aerotransportada ucraniana.É triste demais . O nanico de kiev tem que pagar por isso

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Assisti a um vídeo (creio que no Southfront) onde os russos mostravam uma pilha de cadáveres ucranianos no que parecia ser um túnel ou mina de sal.
As baixas ucranianas lá foram catastróficas.

Junior
Junior
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Mesmo papo furado de sempre. Viu, leu, foi na Ucrânia in loco…tudo no mundo de fantasias da sua vó Putin né?
Muda o disco que pro Rússia não se cria no BR!

George
George
Reply to  Leo Machado
19 dias atrás

Bela façanha. Conquistaram um monte de escombros.

ORIVALDO
ORIVALDO
21 dias atrás

Imaginem os EUA ou China se vangloriando pois conquistaram uma vila de 10 mil Habitantes, depois de longos 6 meses,

Neural
Neural
Reply to  ORIVALDO
21 dias atrás

As tropas Wagner são muito bem treinadas. São basicamente ex-prisioneiros, militares aposentados ou na reserva, alguns tem experiência de combate prévio no Oriente Médio. Usam táticas modernas, passaram por treinamento de qualidade, usam armas de qualidade, coletes, vestimentas.. E a motivação é maior, porque eles recebem um salário muito melhor que o praça Russo convencional, além de prêmios e de hierarquia com base na meritocracia…

sub urbano
sub urbano
Reply to  ORIVALDO
21 dias atrás

Uai se os americanos ficaram quase 20 anos tentando conquistar o distrito de Kunar dos Talibans e não conseguiram kkk

ORIVALDO
ORIVALDO
21 dias atrás

Outro ponto : interessante esse grupo divergir do governo, e seu lider não pular de uma escada ou janela de hospital, no dia seguinte

Imohtep
Imohtep
Reply to  ORIVALDO
21 dias atrás

Eles não estão divergindo do governo, estão divergindo das forças armadas.
Wagner PMC é ligado ao grupo político do Putin.
Exército russo é uma instituição de estado.

Basicamente, estão criando o argumento que livra Putin de culpa na guerra e joga a culpa no exército.

Curioso que isso também ocorreu na fase final da 2ª guerra, a SS também começou a minar e até matar oficiais do exército alemão pra justificar derrotas.

Mgtow
Mgtow
21 dias atrás

Intrigas da oposiçao. O fato é que Soledar ja era pai. Proximo destino Backmuth.
Foi assustador o massacre dos ucro-Otanianos. A ucrania esta perdendo uma geraçao inteira de homens nessa loucura de aderir ao nazism0 bandeirista patrocinado pelo ocidente. O povo ucraniano precisa reagir a essa coaçao do regime de kiev

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

Os russos tbm estao perdendo uma geração inteira graças a um Zé ruela no Kremlin, tão nazista em suas ações quanto aqueles que ele acusa…

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Mgtow
21 dias atrás

O problema é que as elites ucranianas são extremamente corruptas e já estão de malas prontas e passagens compradas para fugir quando o caldo entornar de vez.
O plano da OTAN de desgastar a Rússia, como previsto, está fazendo água.
Os russos se prepararam para desgastar o Exército ucraniano utilizando relativamente poucos recursos, visto sua enorme potencialidade.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leo Machado
18 dias atrás

Os russos estão utilizando poucos recursos na Operação Militar Especial que já dura 328 dias? Acho que o Ministério da Defesa ucraniano discorda de você. Na terça-feira (17/01/2023), as forças ucranianas mataram aproximadamente 116.950 soldados russos (e feriram cerca de duas vezes a três vezes esse número), destruíram 286 caças, ataques, bombardeiros e jatos de transporte, 276 helicópteros de ataque e transporte, 3.121 tanques, 2.104 peças de artilharia, 6.215 veículos blindados e veículos de combate de infantaria, 441 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo (MLRS), 17 barcos e cortadores, 4.877 veículos e tanques de combustível, 220 baterias antiaéreas, 1.872 sistemas… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Marcelo
George
George
Reply to  Mgtow
19 dias atrás

Os ucranianos sabem porque seus jovens estão morrendo. Já os russos não fazem a menor ideia do porque os seus jovens estão morrendo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Mgtow
18 dias atrás

Os ucranianos continuam lutando ferozmente em Soledar … e insistem em postar fotos … só para desmentir os russos. Uma vitória de Pirro … que insiste em não se concretizar. As enormes perdas russas de material bélico e a enorme quantidade de soldados mortos vai comprometer por meses qualquer tentativa de tomar Bakhmut. Mas os russos podem tentar a sorte …

Lucas
21 dias atrás

Pra quem achava que ia tomar Kiev em alguns dias essa vitória parece meio pífia.

Last edited 21 dias atrás by Lucas
mago
mago
21 dias atrás

Ahahah…… nem perdi meu tempo com fake/ guerra híbrida. Só sei uma coisa! Os nazistas na ucrania estão com os meses contados.

George
George
Reply to  mago
19 dias atrás

Faz um ano que estão com os meses contados.

Henrique
Henrique
Reply to  mago
17 dias atrás

23:59 “nem perdi meu tempo com fake”

00:00 “Os naz….”

KKKKKKKKK patético cara replica a fake news mais toscona dessa guerra


hora que Ucrânia ganhar essa guerra isso aqui vai ficar muito zoado por conta dessas fakekkkkkk

Last edited 17 dias atrás by Henrique
Imohtep
Imohtep
21 dias atrás

É interessante ler comentários e vídeos propagados squizos/autistas russófilos, deixa transparecer a dissonâncias cognitivas e necessidades de narrativa com fatos que incomodam. É igual a aquele ataque em Makiivka, surgem relatos internos de muitas mortes, imprensa ocidental especula 600 mortos, russos negam, aí logo depois os russos anunciam que mataram 600 ucranianos num ataque mas o local mostra que esse número não faz sentido pois nem caberia isso tudo lá. Por que então inventariam 600 ucranianos mortos? Por que 600? Se inventassem que 200 pelo menos seria crível. Fruto da dissonância cognitiva. Na tentativa de esconder uma verdade incômoda, o… Read more »

Paulo
Paulo
21 dias atrás

Isso que dá usar grupos terroristas como o braço armado do país… dá até vergonha de falar kkkkk

Last edited 21 dias atrás by Paulo
L G1
L G1
21 dias atrás

Vamos estudar pessoal.

Wagner
Wagner
21 dias atrás

A diferença dos criminosos do Wagner para os criminosos da Blackwater é que a Black luta por migalhas todas que participou perdeu. Wagner conquistou terras e poços de petroleos,manteve Khalifa Haftar no jogo da Libia,Assad na Siria,e agora terras na Ucrania. Um “Wagner” que ficou bem famoso
Arsen Sergeyevich Pavlov, conhecido por seu nome de guerra Motorola,
E ainda tem outro o primo pobre do Wagner,Vostok.

Carlos Campos
Carlos Campos
21 dias atrás

Não vi nada demais, o Wagner continua sendo uma ajuda e nao passa disso, pra ca essa fofoca toda? se o Wagner fosse tão mal visto ja estavam acabados

Bosdesniavranka
Bosdesniavranka
21 dias atrás

Apelar para o Wagner Group passa a ser uma das maiores vergonhas na história do Exército Russo. Os Russos são muito incompetentes e não cansam de passar vergonha “no crédito ou no débito”

Wagner
Wagner
Reply to  Bosdesniavranka
21 dias atrás

Os EUA passou vergonha por 20 anos com a Black.

Nilo
Nilo
Reply to  Bosdesniavranka
21 dias atrás

“Os Russos são muito incompetentes”, mas Wagner Group não é russo rsrsrsr

George
George
Reply to  Nilo
21 dias atrás

Não. É romulano.

Andre
Andre
Reply to  George
20 dias atrás

Eles são de outro planeta.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
21 dias atrás

Tomaram uma cidade com aproximadamente 10 mil habitantes antes do confronto(dai já vimos o tamanho de Soledar) e agora brigam entre sí pelo “troféu” kkkkkkkkk. A Rússia ta dando muito certo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Neural
Neural
Reply to  Guilherme Leite
21 dias atrás

Salário de um Wagner praça gira em torno de 400 dólares por semana. Para os padrões Brasileiros e Russos é ótimo. Fora os prêmios. Guerra está se profissionalizando e se terceirizando. O Brasil para ganhar eficiência poderia criar uma força terceirizada.

Maromba
Maromba
Reply to  Neural
21 dias atrás

Exatamente. No Brasil temos uma enorme população carcerária, muitos já serviram ao CV e ao PCC. Fariam um grande estrago no inimigo. 🙁

Pablo Malvadão
Reply to  Maromba
20 dias atrás

Mano’s Group 🙂

Maurício.
Maurício.
21 dias atrás

Essa notícia da margem para duas interpretações, o grupo de mercenários do Wagner são melhores que os próprios soldados russos, o que ficaria feio para o Putin e para as forças armadas russas. Assim como ficaria feio para a Ucrânia e para a própria OTAN, já que ela está ajudando com equipamentos e treinamentos, afinal, supostamente foram derrotados em Soledar por um bando de ex-presidiários mal e porcamente treinados.

Heinz
Heinz
21 dias atrás

Os russos vão pagar pela maioria dos seus crimes de guerra. Hoje um míssel caiu em um prédio civil, matando dezenas de pessoas e crianças. Um alvo sem fim militar, nem mesmo havia veículos militares próximos.

Trintro123
Trintro123
Reply to  Heinz
21 dias atrás

Os americanos jogaram um míssil em um abrigo subterrâneo em Bagdá incinerando centenas de pessoas.
Na fuga atabalhoada de Cabul, atacaram uma casa cheia de civis para vingar as mortes de seus soldados na fuga desesperada.
Ficou por isso mesmo.

Heinz
Heinz
Reply to  Trintro123
21 dias atrás

Bla bla bla, “us americanos”
Sem argumento né?
Eu sei que é difícil passar pano para uma atrocidade dessas, mas vindo de você, não duvido de nada

Mgtow
Mgtow
Reply to  Heinz
21 dias atrás

Falar dos russos pode. Dos americanos não. Kkkkk
Esses mimadinhos criados pelo HNMM são uma piada

Guacamole
Guacamole
20 dias atrás

A versão russa das tretas entre “Hoje no mundo Militar” e “Caiafa Master” lol

Nilton L Junior
Nilton L Junior
18 dias atrás

Uma situação que não chega ser novidade, a questão é se esse “ruído” muda o curso dos acontecimentos da operação especial, aparentemente não altera e inclusive pode dar ao Neo Kzar Vlad uma excelente oportunidade de mandar para reserva os improdutivos.

Marcelo
Marcelo
18 dias atrás

As tropas ucranianas insistem em permanecer lutando ferozmente em Soledar e tiram fotos … só para desmentir os russos!!!