‘Muito difícil’ expulsar a Rússia da Ucrânia em 2023

Por Adam Creighton

O general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, fez uma avaliação desconfortável na semana passada sobre as chances da Ucrânia de expulsar a Rússia: reduzidas a zero. “Do ponto de vista militar, ainda sustento que para este ano seria muito, muito difícil expulsar militarmente as forças russas de cada centímetro da Ucrânia… Isso não significa que não possa acontecer; não significa que não vai acontecer, mas seria muito, muito difícil”, disse ele, acrescentando que a guerra “provavelmente terminará em uma negociação”.

Milley foi atacado por sua atitude supostamente derrotista pelos magnatas da política externa de sempre, mas, à medida que a marca de 12 meses da guerra se aproxima, depois de dezenas de milhares de mortes em ambos os lados, uma verificação da realidade é mais do que bem-vinda.

Por quase um ano, lemos como Vladimir Putin está à beira da morte e a Rússia, enfraquecida pelas sanções ocidentais, está prestes a entrar em colapso. Nada disso aconteceu, apesar de todos os bilhões gastos e vidas perdidas, e há poucas e preciosas evidências de que acontecerá.

O cenário mais provável, porém desagradável, é que a Rússia consiga manter o território que controla, independentemente de quanto tempo o conflito dure.

No entanto, o governo ucraniano insiste que não negociará até que a Rússia se retire totalmente, inclusive da Crimeia, que Moscou controla desde 2014, uma receita para uma guerra sem fim que pode prejudicar a capacidade dos EUA de apoiar a Austrália.

Na semana passada, o secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, observou que a assistência dos EUA à Ucrânia acabaria por minar a Marinha dos EUA, sinal de que podem estar procurando desculpas para não ajudar outros aliados dos EUA.

“Eu não diria que chegamos lá ainda, mas se o conflito continuar por mais seis meses, por mais um ano, certamente continuará a estressar a cadeia de suprimentos de maneiras desafiadoras”, disse ele a jornalistas em uma conferência da Marinha.

Os ex-secretários de Estado Condoleezza Rice e Robert Gates, em uma reportagem para o The Washington Post, fizeram observações semelhantes uma semana antes: a menos que a OTAN esteja disposta a fornecer à Ucrânia um “aumento dramático em suprimentos e capacidade militar”, a Rússia manteria o território que tem.

“A economia e o povo russos sofrerão com o prosseguimento da guerra, mas os russos sofreram coisas muito piores”, escreveram Rice e Gates. “Conte com a paciência de Putin para alcançar seu destino.”

De fato, rumores de que Putin sofre de sérios problemas de saúde circulam há pelo menos um ano, mas é mais provável que ele morra em um golpe se se retirar do que de câncer, um poderoso incentivo para ele continuar.

Quanto ao povo russo, a cultura e a história deles são de sofrimento, sob os czares, os soviéticos e agora Putin, que mesmo depois de 20 anos no comando goza de muito mais popularidade do que qualquer líder ocidental.

Os russos comuns são mais propensos a abraçar a perda de liberdade pessoal, a negação de oportunidades educacionais e econômicas, impostos mais altos e até mesmo o recrutamento como um dever do Estado do que protestar para remover seu líder. Mesmo Stalin, apesar de todo o caos que criou, era e ainda é reverenciado.

E os generais e ministros de Putin, quaisquer que sejam suas dúvidas pessoais, derivam seu poder e riqueza apenas de Putin.

A indecisão entre os aliados da OTAN sobre o envio de tanques pode refletir uma percepção crescente de que o envio de mais material e dinheiro está atrasando o inevitável e pode até inflamar a situação.

Multidões se reuniram do lado de fora do Bundestag alemão no fim de semana gritando “liberem os Leopards agora”, uma referência à classe de tanques da Alemanha e às demandas de Kiev para ter muitos deles o mais rápido possível.

Mas você pode imaginar um presente de propaganda melhor para Moscou do que enviar tanques alemães para a Ucrânia, que na Segunda Guerra Mundial contribuíram para a morte de mais de 25 milhões de soldados e civis soviéticos, cerca de três vezes a população da Austrália na época. Eu arriscaria um palpite de que os russos aprendem na escola sobre o papel dos tanques alemães na Segunda Guerra Mundial.

O fato de um ano de atrocidades russas não ter levado outros governos poderosos a ajudar a Ucrânia sugere que eles não esperam que a Rússia se retire e o regime de Putin entre em colapso. China e Índia, dois gigantes, permanecem aliados ou amigos. A Turquia, controlando a entrada do Mar Negro, começou a desafiar ativamente as sanções ocidentais contra a Rússia.

O novo presidente do Brasil, Lula da Silva, festejado nos círculos da elite por ter posto fim à corrupção da era Bolsonaro, criticou a OTAN em maio passado. “Não é apenas Putin que é culpado”, disse ele à revista Time. “Os EUA e a UE também são culpados. Qual foi o motivo da invasão da Ucrânia? OTAN? Então os EUA e a Europa deveriam ter dito: ‘A Ucrânia não vai aderir à OTAN’. Isso teria resolvido o problema.”

Arábia Saudita, México, Indonésia e praticamente toda a África resistiram à sanção ativa de Moscou. Eles não podem ser todos idiotas imorais, seduzidos por bots russos. O argumento mais comum para a escalada é que Putin pretende atacar a OTAN – Polônia, Moldávia ou Finlândia talvez – se conseguir alguma coisa na Ucrânia. Dado que suas forças não conseguiram nem dominar a Ucrânia, isso parece improvável.

Se a Alemanha e a França, as maiores potências militares ocidentais no continente, realmente acreditassem que a Rússia estava prestes a atacar a Europa, poderiam estar fazendo muito mais do que impingir as decisões e os custos aos contribuintes americanos, que já acumularam uma conta de US$ 100 bilhões.

Por mais que pensemos que a invasão da Ucrânia por Putin é má ou estúpida, nenhuma quantidade de proibição de bandeiras russas ou cancelamento do Lago dos Cisnes irá revertê-la. Se o preço para acabar com a implacável carnificina e destruição de um belo país é que o rio Dnipro se torne a fronteira oriental de uma Ucrânia encolhida, talvez seja um preço que valha a pena pagar.

Pelo menos os ucranianos comuns no Donbass e na Crimeia teriam então a oportunidade de emigrar com segurança para uma vida melhor oferecida na parte ocidental do país.

Aqueles que discordam veementemente, como muitos fazem nas redes sociais, devem ser convidados a ir e ajudar na luta pessoalmente.

FONTE: The Australian

Subscribe
Notify of
guest

180 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Vocês atlantistas são uma desgraça, mas não deixam de ser engraçados. Falam há uma ano que a Suécia entrará para a Otan, e ai vem um maluco e queima o Alcorão.

MFB
MFB
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Eu tenho passaporte de Atlântida. Lugar maravilhoso, belas praias, vinhos finos. Recomendo o passeio.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  MFB
1 ano atrás

A terra já foi plana até os numenorianos, inflados pelos maus conselhos de Sauron, decidirem invadir as terras imortais de Valinor.

Como resultado dessa perfídia dos numenorianos a ilha continente de Numenor deixou de existir, sendo tragada pelas águas, e Sauron perdeu sua forma física.

A partir dai, os Valar esconderam os caminhos para Valinor tornando a terra redonda e ninguém, salvo alguns elfos dos mares, sabe o caminho.

Então, ninguém tem passaporte para lá.

NashArrow
NashArrow
Reply to  Radagast, o Castanho
1 ano atrás

Homem de cultura

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MFB
1 ano atrás

Olá. Entre os vários lugares míticos, entre eles Atlântida, Tróia, Asgard, recomendo visitar a ilha de Lesbos.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  MFB
1 ano atrás

Confessa aí pra nós, vc dormiu quanto tempo na frente de quartel, 2 meses ? Não se assuste se daqui uns 7 nascer um filho com as feições do vizinho ein…

MFB
MFB
Reply to  Red Pill - 红色药丸
1 ano atrás

Eu na frente de quartel por causa de um sujeito fraco e incompetente na presidência? Não faço a menor ideia de onde você tirou que eu seria um dos patriotários. Eu prefiro me espelhar em gente melhor do que eu, não o contrário.

Last edited 1 ano atrás by MFB
Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  MFB
1 ano atrás

Então atlanticismo permance na conversa.

Roberto B.
Roberto B.
Reply to  Red Pill - 红色药丸
1 ano atrás

Vejam só….
Resposta maliciosa típica daqueles que se julgam pessoas ” do bem ” .

George
George
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Um Atlantista é um cara que acredita em Atlântida? Um devoto da lenda?

Aqui é o forte. O poder naval fica em outro endereço.

Heinz
Heinz
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

“atlantistas” hahaha, onde você mora colega?

Henrique
Henrique
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

quando o cara vem com papo de atlantistas ele deve ta falando disso aqui:

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Bom dia a todos os Senhores camaradas do Forte!

Areegou! A água bateu na bunda dos EUA mas primeiramente nós parceiros europeus da NATO.
Agora que eles se deram conta de que aquele lugar é uma carnificina? Carnificina promovida pela NATO e EUA!
Acho que por essa Zelensk é Putin não esperavam.

Sgt Moreno
(CM)

Carlos E.
Carlos E.
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Realmente, OTAN E EUA que invadiram a Ucrânia para roubar territórios e começar a carnificina… esplêndido !

Last edited 1 ano atrás by Carlos E.
100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Carlos E.
1 ano atrás

A Rússia foi lá, desafiou a OTAN inteira, promoveu a carnificina sim nos ucranazistas e vai libertar a Ucrânia TODA. Se não gostou, manda Haia julgar o Putin e condená-lo. Só quero ver quem vai ser o macho que vai lá prender o Putin. A OTAN achou que era o “Alexandre de Moraes” do mundo. Bom, realmente o foi durante um tempo, de 1991 a 2001. O sonho durou só 10 anos.Viva o Mundo Multipolar! essa é a realidade, quer vocês gostem ou não. O mundo é como é, não como vocês gostariam que fosse.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pedro
Pedro
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Menos. Entre falar que esse ano a Rússia não pode ser vencida e a “libertação” (invasão) de toda Ucrânia há um belo abismo.

Bedoia
Bedoia
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Como disse o Coronel McGregor: A OTAN cometeu um erro de cálculo. ‘Miscalculation’.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Quando a OTAN fez um acerto de cálculo?
Me diz. Eu quero tirar um print de tela desse acerto e colar na minha testa.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Quando?
Rapaz…..que feio….

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Embeleze o discurso.
Fale algo além disso ai Alexandre.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Quando a Suécia e a Finlândia pediram para ingressar na aliança ,ambos neutros . Sem contar os ” outros ” da EX URSS. Agora vai lá na papelaria e compre a etiqueta .

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Vc mesmo disse. Neutros, ou seja, sem nenhuma intenção de provocar Fulano ou Beltrano. Dai vem a OTAN, sua professora de matemática preferida mostrando os acertos de cálculo e tu cai na conta de 2+2 = 16. Se quiser ir comigo na papelaria eu topo. Más prepara a testa. Vai doer mais do que na falta de conhecimento, mentalidade e despreparo por falar sobre suas paixonites ideológicas. Cara. É possível que precisem de voluntários no Front lá na Suécia, Finlândia e onde mais vc ache que a OTAN acertou algo ou alguma coisa. Vai lá. Até pq na testa ai… Read more »

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Voluntários e oque não falta na ofensiva de primavera …e acredite as coisas irão ficar quentes , muito quentes para teu projetinho de ditador …na verdade vai ser fácil , muito fácil ….rsrsrsrs

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Cara, desculpe más eu não tenho projeto, projetão nem projetinho de ditador. Nem político eu sou.

Confesso até que eu fosse ter uma contra resposta no mínimo mais convidativa ao debate do que estamos falando no post. Acho que subestimei vc.

Más achei legal sua visão de futuro como quase que um vidente.

Um filósofo que sabe muita coisa sobre coisa alguma.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

O McGregor é parente do McGiver?

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Não sabemos.
Mas o Zelensky é do Charles Chaplin

Wagner
Wagner
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Chama o 9 dedos para buscar a paz… ele é bem megalomaníaco, acha que pode resolver a guerra tomando cachaça na mesa de bar assim como achou no primeiro governo que poderia parar o programa nuclear iraniano e buscaria paz na palestina, um conflitou milenar que foge à compreensão de quem nunca estudou, não leu pelo menos a Bíblia, e no máximo só as cartilhas do Marighela

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Que mané, cachaça!
A moda agora é camarão, picanha, bacalhau e leite condensado.
Tudo pago com cartão corporativo!
75 milhões de reais!

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Verdade.

Wagner
Wagner
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Tem que usar o cartão corporativo né, afinal não é todo dia que se recebe banqueiro em casa pra tomar vinho de 6 mil

Slowz
Slowz
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Cada motociata foi gasto em torno de 100 mil e olha que ele só fazia isso kkk agora está reclamando ?

Charle
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Não esquece de levar a “Dona Micheque” e o “assistente especial de estranhos pagamentos” que movimentava as contas dela, das amigas etc. com o cartão corporativo doado pelo povo brasileiro.

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Que erro ? Nunca na história teve tanta eliminação de armas obsoletas soviéticas “russas” …. Agora que vai começar o teste das armas ocidentais “faturar bilhões” em cima da grannnnde estratégia do baixinho mafioso…..quanto a retórica do outro baixinho “medvedev” kkk. Outro erro em achar que a Ucrania seria A Geórgia…..sobre a retórica de usar “armas nucleares” kkkk pergunte para o alto comando russo oque vai acontecer com a Rússia caso o putino bandido tenha o despeito de usar … Negócio e no convencional mesmo .

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

A Rússia já perdeu antes mesmo de começar.
Força convencional por convencional os caras são medianos.
Não sou eu quem estou dizendo, são as evidências dos fatos.

Esquece guerra nucelar.
Quando ele disse sei lá quando “PREPARAM-SE PARA O ARMAGEDÔM”, foi tudo para botar medo, más de fato, ele já sabia o que viria.

Vai rolar mesa de negociação sim.
Pode apostar ai.
Louco por louco, só tem atores que se fazem de louco.
Chegar na hora que o calo apertar mesmo, ninguém vai ter coragem de apertar o botâozinho vermelho não.

Assim espero eu.
Tenho filha pra criar.

Carlos E.
Carlos E.
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Ucranazistas…mundo muntipolar, papai noel, coelhinho de páscoa….
Realmente babar por esse ditador russo que ro u ba terras é altamente prejudicial…causa deficiência mental. Chega a ser bizarro….

Last edited 1 ano atrás by Carlos E.
Charles
Charles
Reply to  Carlos E.
1 ano atrás

Ucraninazista Sim senhor!
Congresso Americano, 2015. Tá escrito ali, declarando o Batalhão Azov como Neo Nazista.

https://www.congress.gov/congressional-record/volume-161/issue-92/house-section/article/H4117-2

De uma boa olhada nessa logo do Azov, para min aquilo é uma suástica.

109F-4
109F-4
Reply to  Charles
1 ano atrás

Na verdade, e ligeiramente modificado, símbolo da 2ª Divisão Waffen SS, a “Das Reich”

109F-4
109F-4
Reply to  109F-4
1 ano atrás

Mesmo assim, não acho que sejam “nazistas”… a própria suástica já existia bem antes de Hitler nascer…

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Carlos E.
1 ano atrás

Vc só esqueceu de atribuir que, OTAN e EUA invadiram países árabes para roubarem riquezas, apregoando a mesma carnificina que os animais russos fizeram com a Ucrânia. Acho que assim fica mais sensato o ponto de vista, e mais justa a colocação dos fatos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Que países Árabes a OTAN invadiu?

E deveria ter feito na Líbia e na Síria…

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Sr Jesus. Vamos lá.

Volte para 1990, comece a ler história.
Quando vc chegar numas paradas meio loucas de Bush pai, Saddam, blá blá, estará no caminho certo.

Vai lá. Vc tem a vantagem de estarmos conectados graças a invenção da INTERNET pelos EUA.

Nem precisa sair de casa pra ir na biblioteca.

Bons vídeos, boas leituras, boa aquisição de conhecimento.

Depois compartilha com o povo aqui. Vai ser interessante.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_do_Tratado_do_Atl%C3%A2ntico_Norte

Então comece a ler…

E diga aí que país Árabe a OTAN invadiu…

Interessante é perceber de que lado estão os desinformados…

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Gal Costa, quando eu digo ler é sob todas as direções. Ouvir SEM VIÉS POLITÍTICO IDEOLÓGICO o que melhor lhe conforta a alma. Simples. LER ambos os lados para poder ter no mínimo uma opinião assertiva sobre algo ou alguma coisa. Vc me apresenta o Wikiopédia? Costa. Analise o que vc me deu como referência. WIKIPEDIAAAAAAAA? Certa vez eu li num comentário da Internet o seguinte: “Interessante é perceber de que lado estão os desinformados”. Cara, é a mais pura verdade. Acredite. Muitas vezes falamos o que pensamos, pq temos uma queda em absorvermos o que nos chega de primeiro… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

“Cara”, seja mais humilde. Já enganei-me algumas vezes e não tenho qualquer problema em admitir. E isto não é uma questão de lado ou de fake news. E já vivi o suficiente para não me lembrar de alguma invasão da OTAN a países Árabes. Sabe qual é o problema? É pensar que os comentários e as redes sociais são fontes de informação. Pense por si. E deixe lá os viés ideológicos… Eu tenho o meu mas não um lado ou outro. São valores como a democracia e a liberdade. Não é como alguns que se queixam dos EUA e quando… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Claro que sou humilde, inclusive em admitir que concordo com vc no seu ponto de vista em ter suas opiniões e convicções, e mesmo assim em saber ouvir e porque não poder muda-la? Eu mesmo sempre critiquei feijão com loro. Hoje só como com o bendito. A verdade é que eu comia sem ter nunca dado chance em apreciar o sabor. Assim tb são notícias. Eu só via o lado dos EUA, e abominava o que vinha do Oriente. Foi para mim um tapa na cara quando assisti aqueles vídeos de soldados americanos retornando para casa para se emocionarem aos… Read more »

Cláudio Almeida
Cláudio Almeida
Reply to  Carlos E.
1 ano atrás

Os EUA E A OTAN, NÃO INVADIRAM A UCRÂNIA, MAS SÃO CULPADOS, POR ACHAR QUE A RUSSIA IA ACEITAR A UCRANIA NA OTAN..

Pedro
Pedro
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Pelo seu texto parece que a guerra é entre a Ucrânia e os EUA. Vc nem mencionou a Rússia!

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Essa Guerra, desde o começo, sempre foi entre OTAN e Rússia, a Ucrânia foi só o palco. Quem não entende isso é porque é muito limitado mesmo.

Pedro
Pedro
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Isso, porque a Ucrânia sempre quis ser capacho da Rússia. Não sei pq tiraram o presidente aliado da Rússia em 2014.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Golpes de Estado são assim mesmo.
Muitas vezes contra o desejo da maioria da população.
As consequências chegam depois.

Carlos E.
Carlos E.
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Pirou de vez o pseudônimo do russo conhecido no fórum….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Caro 100. O ponto central é que o conflito adquiriu um caráter de guerra de atrito. Isso poderá durar anos sem solução. Então por questões humanitárias, é preciso um cessar-fogo imediato e início de negociações diplomáticas para encerrar a guerra. Escrevo isso há meses.

Jubert
Jubert
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Isso mesmo, a galerinha que fica em torcida pueril não tem noção do que é confronto real. São toscos em ficar vibrando com morte de soldados dos dois lados. Chegam a ser dignos de vergonha.

Cláudio Almeida
Cláudio Almeida
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Um cessar fogo, concordo, retirar as tropas Rússia antes das negociações, JAMAIS. Zelensky tá sonhando q a Rússia vai tirar as tropas antes das garantias dos EUA E OTAN…

Bedoia
Bedoia
Reply to  Pedro
1 ano atrás

As fortificações construídas pelos EUA e OTAN na Ucrânia são colossais em quantidade e profundidade.
Nem na 1ª GM vimos isso.
Certamente que eles tinham péssimas intenções.
Ninguém faz isso de graça.

Pedro
Pedro
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Péssimas intenções = se defender de uma invasão de outro país.

Bedoia
Bedoia
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Não, prezado.
A ideia da Ucrânia era atacar Donbass e se resguardar de algum contra-ataque.
Nenhum País pacífico tem essa quantidade de armas, militares e fortificações..
Só que se deram muito mal.

Pedro
Pedro
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Atacar Donbass, aquela região dentro do próprio território Ucraniano? Sei…

Monarquista
Monarquista
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

O Donbass não é ucraniano? A Rússia tem muito mais armas, militares e fortificações que a Ucrânia, então a Rússia de pacífica não tem nada, não é? Pela tua lógica, a Rússia é um país agressor por natureza (o que nem precisa da tua lógica pra saber) não é?

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Rússia é superpotência!

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

De segunda classe

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Por enquanto a guerra não chegou na Rússia , não e a toa que estão sendo instaladas baterias anti aéreas em Moscou e todo mundo está com o cu na mão ….basta pesquisar, ninguém tem medo de russos , e sim ódio …e isso não e bom .

George
George
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Foi

George
George
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Aí você viajou meu amigo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Que lógica é essa? E a Rússia não está na mesma situação?
E já agora não foi a União Soviética que armou a Ucrânia?

E já lá vão 8 anos de guerra…

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Lembremos que a Ucrânia foi uma ‘benesse’ dos soviéticos.
Ela nem existia e, se continuar assim, corre o risco de não existir novamente.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Que lógica. Qual foi o país que não tenha sido criado?

Talvez o Brasil tenha sido parte de Portugal mais tempo do que a Ucrânia fez parte da Rússia. Isso dá algum direito de Portugal atacar o Brasil?

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Benesse de que ? Rússia de Kiev veio de onde mesmo ?

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Fique tranquilo , sua Rússia será derrotada com ou sem sua opinião .

Cláudio Almeida
Cláudio Almeida
Reply to  Alan Santos
1 ano atrás

Falou a voz da “” experiência “” sabe quando a Rússia vai ser derrota, NUNCA, JAMAIS. ESPERA SENTADO..

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Faz pensando no pior .

Bedoia
Bedoia
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Rússia e China estão cirando desafios econômicos/políticos/militares para os EUA por todo o Planeta.
Os EUA não vão ter ‘caixa’ suficiente para aguentar.
A Europa eu nem considero mais, visto ser apenas uma linha auxiliar do americanos.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Ai que a porca torce o rabo.
Nessa de um estar se vendo mais prejudicado do que o outro, vem a insensatez no seu limite máximo e vira o que?

Aperto de botãozinho VERMELHO.

Aquela máxima da natureza humana. “Se não podes ser meu, não será de mais ninguém”. F#$¨%-SE….

Era uma vez um planeta TERRA.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Ola C. Há pelo menos 9 meses eu tenho defendido exatamente esta tese. O conflito na Ucrânia só será resolvido por meio de negociações diplomáticas. A Russia adotou uma estratégia de guerra de atrito que poderá durar anos. Por isso, é preciso um cessar fogo imediato por questões humanitárias e iniciar negociações. Mesmo que elas levem meses ou anos.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não creio nessa possibilidade.
A Rússia vai conquistar o que lhe interessar e só depois negociar.
Levando em conta as enormes perdas ucranianas e a relativa pouca capacidade desprendida pelos russos, esse será o caminho mais natural .

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Olá Leo. Talvez este tenha sido o objetivo inicial, quando a Russia avaliava que tinha vantagens militar e econômica. A partir das sanções e do fornecimento de armas para a Ucrânia, a perspectiva de uma guerra rápida mudou. Estou com a impressão que a Russia irá manter uma guerra de atrito de longo prazo. O maior desafio para a Russia seria manter a ocupação. Ela não tem mais condições materiais e econômicas para isso, mas também não tem condições políticas para se retirar. MInha impressão é que ela manterá esta guerra de atrito indefinidamente. Um dos lados irá esgotar as… Read more »

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Muito ,muito difícil até começar a chegar os Leopard ,Chalenger “desafio”,os Marder,Patriot F16 etc ….se acalme , as” coisas” estão apenas começando .

Jubert
Jubert
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

É muito precipitado fazer qualquer análise sobre o término desse conflito. A OTAN está estruturando empresas na Romenia e Bulgaria para levar munição para a Ucrânia e não vão parar de abastecer com armas e pessoal. Portanto, menos empolgação sobre essa matéria.

Sobre as figurinhas que você citou e comentam nesse site, ou são torcedores infantis ou sem capacidade básica de entender (caso do já pitoresco HCosta, que até para torcer pela Otan tem dificuldade de argumentar).

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jubert
1 ano atrás

Deve ser daqueles que acha que a OTAN invadiu países árabes…

Jubert
Jubert
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Jesus…é cada vez pior…na boa, recomendo que ignorem essa figura, é muito infantil, provocador e incapaz. Polui a seção de comentários com as piores besteiras como esta. Quem falou sobre Otan invadir países árabes, rapaz? De toda forma as intervenções militares estadunidenses no Iraque e da OTAN na Líbia foram um fato consumado para qualquer um que saiba ler e tenha vivenciado..Cada hora pior

Cláudio Almeida
Cláudio Almeida
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

A OTAN não invadiu países Árabes, mas OS EUA invadiram vários países e cometeram crimes de guerra, quem julgou o cherife do mundo..kkkkk

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Ou deve ser daqueles que acham que a OTAN não invadiu os países árabes. A Loucura é a mesma, a narrativa tb, só muda a roupagem dos atores.

Quem entende, entende. quem não entende se faz de entendido. Fazer o que, mundo sendo mundo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

No comentário anterior até pensei que tinha outro nível de debate mas enganei-me…

É como falar para uma parede…

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Já respondi lá. Vamo que vamo.
Com ou sem parede.

Abs.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Isso aconteceu quando as armas e munições soviéticas baratas que se tinha acesso acabou, a guerra continua e agora terão que mandar o material ocidental 5 vezes mais caro.
A conta chega salgada.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Gente, vocês não imaginam o prazer que me dá, ver a reação de vocês quando ficar evidente que o tempo todo a mídia e muitos comentaristas daqui contaram mentiras, iludiram os outros ou se iludiram. Bom dia, HCosta! bom dia, Marcelo! Bom dia, Monarquista! Bom dia, Teropode!

O dia da verdade chegou. Muitos ainda não vão acreditar, vão duvidar, mas em breve até para esses será difícil esconder.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Perai, preciso fazer mais um pouco de:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bedoia
Bedoia
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

E o que causa estarrecimento foram as palavras proferidas por Borrel, da U.E.

“A Rússia é um país grande, ela está acostumada a lutar até o fim, ela está acostumada a quase perder e depois reconstruir tudo. Ela fez isso com Napoleão, ela fez isso com Hitler. Seria absurdo pensar que a Rússia perdeu a guerra ou que seus militares são incompetentes. Portanto, é necessário continuar armando a Ucrânia “(c) Borrel.

Não sei se ele acreditou que a Rússia estava quase perdendo ou se é apenas para justificar a intromissão nos assuntos russos.

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

E ainda por cima, do que jeito que falou parece que está com dó do que a Rússia fez com Hitler.

Hcosta
Hcosta
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Parece daqueles jogadores que marcam nos primeiros minutos e depois querem acabar o jogo… A Rússia já perdeu. Não conseguiu derrubar Zelenskyy e mudou o discurso a meio para não ser humilhada. Só alguém muito distraído pensa que tudo isto começou como uma guerra para ampliar o território ou por causa da OTAN. Poderia ter anexado os territórios como fez com a Crimeia ou até mesmo no início da 2ª invasão. Mas não, só o fez quando percebeu que tinha de correr atrás do prejuízo. E já agora um artigo de um Australiano de uma fonte, que desconheço, é motivo… Read more »

Monarquista
Monarquista
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Essa é a vantagem do Ocidente que os putinetes ignoram: aqui vozes discordantes tem lugar.

Eles olham a mídia russa, toda dominada pelo governo, onde só ufanistas se pronunciam, e acreditam que aquilo é verdade.

Daí surge esse fiasco russo e inventam as mais mirabolantes explicações, e acreditam 100% nessas loucuras.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

aqui vozes discordantes tem lugar.”..

O fato de o próprio amigo poder comentar aqui, corrobora com o seu próprio comentário.

Isso se chama democracia.

Be Wellcome.!!!

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Na verdade aqui se pode mentir muito e ainda dizer que é “liberdade de expressão”!
Como o tal “fiasco russo”!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Jesus Baccaro
1 ano atrás

O que a Rússia ganhou? Ou melhor, o que é/será uma vitória Russa?

Por enquanto é um fiasco. Atingiu algum objetivo?

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Discursinho de derrotado, meu chapa.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Sabe qual é o problema? Fica muito mais fácil justificar uma derrota, ou melhor, fazer passar uma derrota por uma vitória, se não tiver objetivos.

O discurso já começou a mudar… Mas parece que para alguns isso não importa, aconteça o que acontecer, vai ser sempre uma vitória, como as “ofensivas inversas”…

leonidas
leonidas
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

A Rússia não queria esta guerra, mas uma vez que foi necessária ela foi a guerra e a vitória russa consiste em que a Ucrânia não entre na Otan, na verdade não é só a Ucrânia, isso vale para a Geórgia e Moldávia também. O desconhecimento de questões básicas de geopolítica é abissal por parte de inúmeros membros e as análises dignas de moleques de 13 ou 15 anos uma constante! O status quo geopolítico daquela área do planeta já esta definido a pelo menos 70 anos. A Otan comprou a aventura do Tio San e esta se colocando a… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  leonidas
1 ano atrás

A Ucrânia já tinha tentado entrar para a OTAN algumas vezes antes de 2014. Mas como tinha a oposição de alguns países, como a Alemanha para não antagonizar a Rússia e de outros países países mais próximos da Rússia, isso nunca passou da fase inicial. Ou seja, a entrada na OTAN só foi possível com a invasão da Rússia. Se a Ucrânia na OTAN é a razão para esta guerra, isso é da inteira responsabilidade da Rússia. O chamado tiro no pé. Para além de que bastou a anexação da Crimeia para evitar a entrada na OTAN. Então para que… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

“… E qual é o grande problema da Ucrânia entrar para a OTAN? … “ Me desculpe mas tenho preguiça de explicar isso, primeiro por já ter feito um bom número de vezes (não só eu, alguns colegas também) e segundo é que se você realmente não sabe a razão pela qual a Ucrânia não poderia entrar na Otan receio que nada que disser poderá convence-lo … rs Sobre tropas americanas não estarem na Ucrânia vc realmente não considerou crível a opção de se usar infantaria por parte dos EUA em uma contenção ao Irã considerou? rs Tropas ocidentais em… Read more »

Monarquista
Monarquista
Reply to  Jesus Baccaro
1 ano atrás

A segunda potência militar do planeta estar a amis de um ano sem conseguir avançar num país pobre e do tamanho de Minas Gerais, e que fica em suas fronteiras, não é fiasco kkkkkkk

É parte do plano.

Slowz
Slowz
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Blá Blá , A maior potência do mundo passou 20 anos no Afeganistão e olha que não tinha uma aliança com 30 países bancando ..

1 trilhão gastos e no fim .. risos risos e risos

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Jesus Baccaro
1 ano atrás

Bingo, perfeito. rsrsrrs.

Slowz
Slowz
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

“ Essa é a vantagem do Ocidente que os putinetes ignoram: aqui vozes discordantes tem lugar. “

E aqui é dominada por um bando de bilionários que controla tudo e só oque interessa pra eles está liberado .

“ vamos dar um golpe em quem quisermos “.

Musk Elon

Monarquista
Monarquista
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Quê? O dia da verdade que provará que a bondosa Rússia venceria a malvada Ucrânia em dias e chegaria no Atlântico em 2 semanas chegou?

Ou o dia em que a Rússia, defensora do bem e dos bons costumes, só invadiu a Ucrânia por causa de uma conspiração maléfica atlaticista, é esse o dia?

Que dia chegou, camarada?

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

O dia que me refiro é o dia que vai haver algum neurônio na sua massa encefálica. Mas desculpe, estou enganada. Esse dia nunca vai chegar.

Last edited 1 ano atrás by 100nick-Elã
Monarquista
Monarquista
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Ad hominem já? Fala muito do seu caráter.

E tu tem que melhor as ofensas. Essa foi fraquinha demais kkkkkkk

RDX
RDX
1 ano atrás
Dom Pedro II
Dom Pedro II
Reply to  RDX
1 ano atrás

Olha a Fonte, “Kyiv independent”.
Com certeza essa deve ser imparcial (Ironia).

RDX
RDX
Reply to  Dom Pedro II
1 ano atrás

Você não leu a matéria. “Mas, apesar da propaganda russa apresentar a captura de Soledar como uma grande vitória, ela tem apenas significado tático até agora.” “E de acordo com o Institute for the Study of War (ISW), um think tank de defesa com sede nos EUA, a propaganda russa “exagerou demais a importância de Soledar, que é, na melhor das hipóteses, uma vitória tática russa de Pirro”.” “As forças ucranianas na Batalha de Bakhmut têm vontade e são determinadas, têm melhores habilidades táticas e geralmente lutam em posições protegidas. Mas as forças ucranianas ainda “não têm ferramentas para literalmente destruir… Read more »

Last edited 1 ano atrás by RDX
Bedoia
Bedoia
1 ano atrás

Agora já era!
Muito tarde.
A Rússia começou a avançar e está destruindo o Exército ucraniano.
E a grande ofensiva ainda nem começou.

Pedro
Pedro
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

“está destruindo o Exército ucraniano” desde a primeira semana segundo vcs, mas o cenário da guerra não muda, na verdade a Rússia perdeu grande parte do que tinha invadido.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Isso chama-se IMCOMPETÊNCIA.
Os caras eram tidos como os SEGUNDOS.

Ainda digo e mantenho minha opinião.
FORÇA CONVENCIONAL POR FORÇA CONVENCIONAL….Se bobear a FRANÇA mete um graveto no pescoço dos russos que terão de ficar engasgados eternamente.

Felipe
Felipe
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Não se preocupe que uma boa parte da legião francesa (tido como mercenários ucranianos) já estão adubando o solo ucraniano

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Põe o link aqui. Quero ler da sua fonte onde vc tb leu.
Não estou intimando ou provocando não.
Pelo contrário, eu talvez esteja vendo a guerra por uma única ótica e isso é ruim.

Sabe aquela história de briga de marido e mulher quando todos culpam o marido e sentem dó da mulher pq todos só ouviram o que a mulher disse?

Foi assim que me senti quando li seu comentário.

Talvez me ajude a ver o outro lado e ter outra visão dos acontecimentos, aliás, muitos amigos tb poderão se beneficiar do mesmo artigo.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Aff….Já tem um ano que essa GRANDE OFENSIVA começou.

Esse MUITO TARDE vai de longa data já.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Caro Bed. Eu não acredito que a Russia irá movimentar tropas para uma grande ofensiva. Tenho a impressão que a estratégia atual é apenas uma guerra de atrito. Desgastar os recursos da Ucrãnia e destruir a infraestrutura civil. Não sei se a Russia teria hoje recursos militares e econômicos para sustentar uma situação de ocupação da Ucrânia, contudo ela tem recursos para manter uma guerra de atrito por anos.

100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

“Aqueles que discordam veementemente, como muitos fazem nas redes sociais, devem ser convidados a ir e ajudar na luta pessoalmente.”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Monarquista
Monarquista
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Convencer quer discorda nas redes sociais é irrelevante. Quero ver convencer os ucranianos a parar de lutar pelo seu país.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Os ucranianos vão continuar lutando sempre. Depois de mortos, vão puxar o pé do Putin de noite.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Vão chamar o Fantasma de Kiev.

Kkkkkkkk

Monarquista
Monarquista
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Verdade. Principalmente as mulheres, crianças e idosos que teu ídolo e suas forças matam.

Isso diz mais que qualquer ofensa sobre teu caráter.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Fale do teu caráter. A partir do momento que inventa mentiras és co-responsável por todos os crimes cometidos pela OTAN na Ucrânia, inclusive de dar um golpe de estado em 2014, instituir um governo títere, comprado, cometer genocídio – inclusive de mulheres e crianças, começando pela queima de mais de 100 pessoas – incluindo mulheres e crianças – que foram queimadas vivas em 2014 em Mariupol. Se quer falar de crimes, vamos falar e deles a OTAN está repleta. Inclusive, você é co-responsável, porque é mais um que ilude as pessoas.

Monarquista
Monarquista
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Kkkkkkk golpe dado pela Otan? O povo ucraniano é tão inocente e puro que não decidiram por eles mesmos que se aproximar do Ocidente era muito melhor que viver à sombra da miséria russa, e foram iludidos (aos milhões) pelos agentes reptilianos da Otan? Governo títere? O cara derrubado pelo povo ucraniano em 2014 era muito independente né? Nem era um capacho russo né? kkkk Cometer genocídio? Genocídio estou vendo hoje. Se o leste europeu já odiava a Rússia, agora é toda a Europa. E responsável? Posso ser responsável pelas minhas palavras, mas você é só um bot repetindo as… Read more »

Maromba
Maromba
1 ano atrás

General Mark Milley “Melancia”, comunista. Vamos aguardar as próximas 72 horas pela sua demissão.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maromba
1 ano atrás

Olá M. Ele simplesmente constatou o òbvio. A Russia adotou uma estratégia de guerra de atrito que poderá durar anos. Enquanto isso, a infraestrutura civil será destruída. É muito mais provável que a Russia tenha condições de manter este tipo de guerra do que a Ucrânia. Então, o mais simples é iniciar as negociações diplomáticas o mais rápido possível porque a guerra só terá fim por meio delas. Escrevo isso há meses.

J.Leo
J.Leo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Em quanto o preço do barril de petróleo estiver na faixa de US$ 80, (a mesma faixa de fev.22, após ir a US$128); e Índia, China, entre outros, estiverem comprando, “outros” compram e revendem, inclusive para a própria Europa, que fomenta o próprio infortúnio, e o gás redirecionado para a mesma Índia e China, entre outros daquela área, com um incremento de quase 10% na produção, a Rússia vai “lavar a égua” e poderá continuar despejando cerca de 50 mil bombas diárias no TO, risível? Não sei, trágico talvez, mas certamente o ocidente está de cara, para o que produziu… Read more »

J.Leo
J.Leo
Reply to  J.Leo
1 ano atrás

Enquanto*

eliton
eliton
1 ano atrás

Pra ele falar isso é porque a coisa deve estar muito pior.

Bedoia
Bedoia
Reply to  eliton
1 ano atrás

Os russos já estão lutando nos arredores Kostyantynivka que vem a ser a cidade mais ao sul da última linha defensiva em Donbass, junto com Kramatorsk e Slaviansk.Ao sul, tomaram a cidade de Kamianskie que fica a cerca de 25 km da capital da província.
Não se sabe ainda onde será a ofensiva russa.
Últimos rumores dizem que pode ser em Chernihiv.

Carlos E.
Carlos E.
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

E vamos a mais um pseudônimo…

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Compartilhe a FONTE, eu tb quero beber deste ELIXIR.

Hcosta
Hcosta
Reply to  eliton
1 ano atrás

Ele quem?

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Eu respondo: “Ele” é o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA. Se ele fala isso, a coisa está muito pior.

Hcosta
Hcosta
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Já pensou que o problema está na conquista da Crimeia?

Se a Ucrânia não abdicar da Crimeia a guerra vai demorar muito mais tempo. Mas isso não significa que a Ucrânia não vai conseguir conquistar os outros territórios e que muito menos esteja a perder.

Talvez uma Crimeia desmilitarizada, mesmo com um governo fantoche mas na teoria como um território independente, como os que há na Geórgia e na Moldávia…

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Exatamente Hcosta, é isso mesmo. A Rússia vai perder tudo, só a Crimeia que precisa ser negociada. Será uma zona desmilitarizada e tampão. O Ocidente vai negociar a Crimeia a partir de uma posição de força e, inclusive, convido você a fazer parte da Comissão de Negociação. Vamos fechar assim: Ucrânia inteira permanece nazista e só a Crimeia uma República Federativa Desmilitarizada – incluindo a expulsão da frota naval da Rússia de Sevastopol.

Hcosta
Hcosta
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

A Rússia não perde nada. O território Ucraniano não lhe pertence…

E grande parte da frota já foi expulsa pelos Ucranianos…

Mas quem cavou o seu próprio buraco foi a Rússia…

E vá chamar nazistas aos ditadores que matam os judeus sobreviventes do holocausto…

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Oi?
Manda essa suas informações para o General que ele não está sabendo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Disse alguma mentira?

Bueno
Bueno
Reply to  eliton
1 ano atrás

ou não!
Pode ser uma boa jogada para os Europeus gastarem mais grana com a indústria de defesa dos EUA.
Estão preocupados com as vidas dos Ucranianos assim como estão preocupados com as vidas dos Sirius, Líbios , Afegãos e Iraquianos $$ 

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Pedro
Pedro
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Realmente, canalhas esse Europeus que estão dando armamento para os ucranianos se defenderem dos russos. Esses sim se preocupam com a vida dos ucranianos.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Os russos e Chineses deveriam ter dado armas para os árabes poderem se defender dos EUA e OTAN TB.

NÉ?

Bueno
Bueno
Reply to  Pedro
1 ano atrás

 ‘Paz’ negociada é melhor do que carnificina sem fim na Ucrânia O general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA,   No caso do texto em questão quem está demonstrando “preocupação “e “cuidado com as vidas dos Ucranianos” são os EUA.   Serão os mesmos que demonstrarão muita preocupação com os Índios do Brasil…. são estes também que não demonstram piedade dos pets da Venezuela, digo, dos famitos que comem seus Pets.   E os Europeus estão muito preocupados e lutarão até o último Ucraniano, afinal é um sonho ucraniano fazer parte da União Europeia, este é o preço… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Bueno
1 ano atrás

Esse senhor deveria explicar de qual carnificina ele está se referindo, pois pelo que estamos vendo são os ucanianos que estão sendo massacrados.
Mas tudo bem.
Foi avisado que os EUA lutaram até o último ucraniano.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Caro Leo. Creio que o grande problema humanitário é a população ucraniana, onde está ocorrendo os combates e a destruição da infraestrutura. O cessar fogo significa poupar esta população.

Tomcat4,4
Tomcat4,4
1 ano atrás

Excelente 👏👏👏

Rodes
Rodes
1 ano atrás

Percebe-se que o articulista é um zero a esquerda em relações exteriores, quando escreve “corrupção da era Bolsonaro” e ignora o fato que a máfia petralha assumiu de volta o governo do Brasil, com 300 escândalos de corrupção em suas costas.

Rssssssss

Omg
Omg
Reply to  Rodes
1 ano atrás

isso é apenas um propagandista a soldo do kremlin.

é engraçado que eles aparecem após alguma vitória de pirro do Putin e depois desaparecem quando os putinistas começam a apanhar.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Rodes
1 ano atrás

Rodes.

O de Azul e o de Vermelho só tem cores diferentes.

Vai por mim. São iguaizinhos.
Bandidos da mesma estirpe.
Não perca seu tempo amigo.

Já é quase final de mês e vamos TODOS pagar impostos como sempre pagamos, independente de quem nos governou no passado, ou quem nos governa hoje, e quem nos governará amanhã.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Caro Rogério. A direita e a esquerda são fundamentalmente diferentes em relação ás prioridades de gastos e implementação de políticas sociais. Por outro lado, você tem razão ao dizer que um corrupto não tem ideologia. È um erro dizer que existam corruptos de esquerda ou de direita. São ambos criminosos.

Natan
Natan
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O modelo econômico levado a cabo no Brasil nos últimos 35 anos não foi substancialmente alterado, independentemente da cor do partido no poder. O que mudou foram as firulas e baboseiras pra militância ficar ocupada, e esquecer que no Brasil quem paga imposto é pobre e rico vive num paraíso fiscal. Além das políticas compensatórias e de transferência de renda (esmola), que eram dadas enquanto as estruturas fundamentais eram mantidas. Lula é amigo de banqueiros, mas deu carne e picanha, o povo gosta. Bolsonaro é amigo de banqueiro do mesmo jeito, então pra mim são dois lados da mesma moeda.… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Natan
1 ano atrás

Caro Natah. O regime econômico brasileiro é capitalista desde meados do século XIX, contudo o ingresso brasileiro no capitalismo é tardio, ocorrendo essencialmente a partir da revolução de 30, que impulsionou a industrialização do país. Durante o Império, o Brasil era agrário e escravocrata. Não existem capitalismo sem uma algum grau de industrialização e sem uma classe assalariada. Contudo, é preciso entender que o primeiro governo de esquerda no Brasil só aconteceu no Sec XXI com a primeira vitória do PT. Ainda que o trabalhismo petista seja mais próximo ao modelo social democrata europeu, há uma substancial diferença nas prioridades… Read more »

mago
mago
1 ano atrás

Putz….fonte…”The australian”. Nem li isso! Agora o mundo real: Na Ucrânia, nessas batalhas de início da 3ª GM, onde os eua/otan ja investiram mais de 100 bilhões de dólares em equipamentos, informações, comando e controle e etc, a guerra não vai bem para o ocidente coletivo. Os ocidentais ja somam, segundo informaçoes “vazadas”, mais de 400 mil baixas entre tropas ucranianas e tropas da otan (que segundo a cia, são “voluntários” e “mercenários”). E as apostas continuam subindo por parte dos atlanticistas e em resposta, pelos russos também. Vídeos na Internet mostram grandes quantidades de equipamentos militares pesados, vindos dos… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Achar que a Rússia sairá da Ucrânia de cabeça baixa e que esta irá recuperar 100% do território perdido é fantasia, não vai acontecer e todos os estrategistas da NATO sabem disso. Acontece é que o Ocidente está faturando muito com essa guerra ao custo do sangue dos ucranianos, liberam alguns bilhões de dólares aqui e ali e em troca destroem parte da capacidade militar convencional russa e impulsionam a indústria de defesa local para repor os estoques doados. A verdade é que essa guerra já teria terminado há muito tempo se o Ocidente tivesse forçado aquele palhaço a sentar… Read more »

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

O único problema é que comprar armas sai muito caro.
E dinheiro não nasce na grama.
Vai chegar o momento que a fatura vai chegar.
E não vai demorar.
As notícias de hoje da situação econômica mundial são muito preocupantes.

Joanderson
Joanderson
1 ano atrás

Isso mostra a importância de ter uma indústria de defesa própria, Rússia china e EUA são soberanos de verdade por isso não abrem mão de investir nas suas forças armadas.
Se a Ucrânia fizesse o msm seu destino não esraria sendo negociado por paises terceiros.

Slowz
Slowz
1 ano atrás

Doa bilhões e quer paz agora ? Situação está ficando insustentável né kk a água está começando bater na bunda ..

Nil
Nil
1 ano atrás

A água já bateu na bunda, só falta dizer, assumir, não precisa dizer a verdade, meia verdade, pinceladas com justificativas falsas já basta rsrsrsrs Zelensky conseguiu o que queria está bilionário, irá persistir em forçar EUA e Alemanha a autorizar ao fornecimento de seus tanques, os dois países estão esperando que a Inglaterra faça primeiro com a entrega de uma ou duas dezenas de seus tanques, quando virem o fracasso em campo dos tanques ingleses, o fim do governo do Zelensky estará mais palatável de ser administrado por Americanos e alemães,. Todos estão esperando um fato novo de fracasso das… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nil
Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
1 ano atrás

O pedido de “paz” confirma que a Rússia está vencendo a Otan.
A Otan está desesperada porque a Rússia não arrega e vai as últimas consequências.
Podem mandar cada carro de combate famosão pra lá, que terá o mesmo destino dos enviados anteriormente, destruído e enferrujando a beira de uma estrada do país 404.
Parece que terá fim as eternas intervenções estadunidenses mundo afora e Russia e China começam a trocar o dolar por suas moedas.
Vai demorar ainda, mas o império vai cair. Historicamente nenhum império durou pra sempre.
O estadunidense também não será pra sempre.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Jesus Baccaro
1 ano atrás

Viva lá revolucion !!
Baixa uma Brhama e fritas !!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jesus Baccaro
1 ano atrás

Olá J. Minha impressão é que a Russia adotou uma guerra de atrito. Ao contrário de uma guerra de ocupação, que é muito cara, uma guerra de atrito é mais barata e a Russia tem condições de mantê-la por muitos anos a custos controlados, inclusive permitindo que sua industria e economia atinjam condiçẽos de pleno emprego e até crescimento econômico. A Russia tem sua infraestrutura intacta mas a infraesrtutura da Ucrânia está sendo destruida dia após dia.

M4l4v1t4
M4l4v1t4
1 ano atrás

Não passa de desinformação.

Olha o tratamento psicológico:

Também acredito …
… ai vem o balde de água fria de uma nova ofensiva ucraniana e o moral dos russófilos vai para as cucuias junto com o dos russos

Entenderam? Tão levando a consciência dos loucos lá pra Lua porque já já vão traze-los para a Terra. É tratamento psicológico, só isso.

Alecs
Alecs
1 ano atrás

Parei de ler nessa parte: “O novo presidente do Brasil, Lula da Silva, festejado nos círculos da elite por ter posto fim à corrupção da era Bolsonaro, criticou a OTAN em maio passado. “Não é apenas Putin que é culpado”, disse ele à revista Time. “Os EUA e a UE também são culpados.” Jornalismo totalmente parcial e extremamente tendencioso.

Alexandre
Alexandre
1 ano atrás

A velha e boa relação “custo X beneficio”
Bussines são bussines….

Alexandre
Alexandre
Reply to  Alexandre
1 ano atrás

Deixe o pessoal do Direório Central dos Estudantes se inflamarem coma retórica anticapital e antiocidental.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 ano atrás

Ao contrário dos russos, acredito que os ucranianos são mais realistas e não são tão sedentos ao pote como aqueles que tentaram tomar um país com pouco efetivo kkkk. Os ucranianos hoje estão brigando para manterem sua independência, se a guerra acaba-se agora, eles já estariam no lucro. Enfrentar a segunda maior potencia militar do mundo e manter seu governo intacto não é para qualquer um. Eu disse desde o começo, o sonho do Putin é tomar o leste do Dnipro e no sul até a Transnístria. Mas com a derrota logística na batalha por Kherson, o plano da Transnístria… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Na minha opinião o plano inicial era o de sempre, desde os tempos da União Soviética. Há uma revolta, enviam-se os tanques. Teve a particularidade de haver uma ocupação encoberta, algo visto na Geórgia e na Moldávia, que não resultou. Até que decidiu atacar abertamente.

Como também falhou nesse ataque, resta-lhe a ocupação de territórios para disfarçar a verdadeira razão da invasão, que é manter a Ucrânia como sua colónia, entre muitas outras, mas que têm origem no medo de Putin perder o poder…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Não faz sentido. A Ucrãnia era uma república da URSS, inclusive mantinha armas nucleares e tinha um grande parque industrial construído sob determinação do governo central. Não há como comparar o atual cenário com o da época da ex-URSS.

Joelson
Joelson
1 ano atrás

‘Paz’ negociada é melhor do que carnificina sem fim na Ucrânia.
Até o picolezeiro de Pirapora do Bom Jesus-SP sabia disso, antes de começar a merda toda!

Agora vão enviar o rabo entre as pernas e apontar o dedo para lá e para cá e quem realmente se ferr@u ao quadrado foi o povo da Ucrânia. Antes, durante e depois…

Acacor
Acacor
1 ano atrás

E se a Rússia decidir que tem que ser além do Dnipro? Que tem que incluir a Polônia, a Moldávia, etc? Não há negociação porque a Rússia não cumpre o que assina.

ASC
ASC
1 ano atrás

11 meses depois ainda estão com esse discurso, mas NINGUÉM menciona os termos que a Rússia impõe a Ucrânia (que são absurdos) e nem que a Rússia já desrespeitou 546578 acordos e mesmo assim advogam para que haja mais um! Nenhum desses especialistas avalia que a melhor solução é a Rússia se retirar dos territórios ocupados ilegalmente. 

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“De fato, rumores de que Putin sofre de sérios problemas de saúde circulam há pelo menos um ano, mas é mais provável que ele morra em um golpe se se retirar do que de câncer, um poderoso incentivo para ele continuar.” Já inventaram tanta doença para o Putin, alguns “entendidos” diziam que ele estava com os dias contados, ou morreria por doença ou seria traido pelos próprios generais passando até pelos oligarcas, a causa passava desde “suicídio” até envenenamento por polônio, alguns diziam que ele nem estava mais vivo, quem governava era o Medvedev, enfim, quase um ano de guerra… Read more »

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Só discordo na parte do Putin estar à beira da morte. De tanto a midia inglesa matá-lo, acredito que já tenha partido desta, tamanha a verborreia gasta. Incrível como se mente na terra da Rainha-Mãe… Hoje em dia, inglês luta assim: sai do pub e vai ao terreiro fazer um “trabalho”; depois, volta pro pub. Chega em casa e vê as contas para pagar, e volta de novo pro pub… Quanto ao ‘nove dedos’, bom, aí deixo pro amigo do Hoje no Mundo da OTAN explicar as relações da companheirada com o Foro de Davos e a Open Society…

Mirão
1 ano atrás

Ué?
Mas Ucrânia não tava ganhando a guerra?

A água tá fria ai pessoal do “Stand with Ukraine”?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Agora, quase um ano.

Natan
Natan
1 ano atrás

“Se o preço para acabar com a implacável carnificina e destruição de um belo país é que o rio Dnipro se torne a fronteira oriental de uma Ucrânia encolhida, talvez seja um preço que valha a pena pagar.
Pelo menos os ucranianos comuns no Donbass e na Crimeia teriam então a oportunidade de emigrar com segurança para uma vida melhor oferecida na parte ocidental do país.
Aqueles que discordam veementemente, como muitos fazem nas redes sociais, devem ser convidados a ir e ajudar na luta pessoalmente.”

De fato, me parece razoável.

Peter Pan
Peter Pan
1 ano atrás

Será que o Marcelo e os Eurobambis já leram isso?

Henrique
Henrique
1 ano atrás

O novo presidente do Brasil, Lula da Silva, festejado nos círculos da elite por ter posto fim à corrupção da era Bolsonaro, criticou a OTAN em maio passado. “Não é apenas Putin que é culpado”, disse ele à revista Time. “Os EUA e a UE também são culpados. Qual foi o motivo da invasão da Ucrânia? OTAN? Então os EUA e a Europa deveriam ter dito: ‘A Ucrânia não vai aderir à OTAN’. Isso teria resolvido o problema.”

sai um russete e entra outra kkkkkkk

e depois o Brasil é vassalo dos eua na visão de uns aqui

BraZil
BraZil
1 ano atrás

Achei curiosa a parte em que o novo governo acabou com a “corrupção da era Bolsonaro”. Parei aí…

Rafa
Rafa
1 ano atrás

Na minha medíocre e rasa análise, Putin já atingiu os seus objetivos. Deu o tal do recado pra Otan, expandiu o seu Império Russo e agora me parece que está fazendo a OTAN gastar o que não tem. Rússia ficou no prejuízo financeiro? Sim, mas veja os EUA tb. 100 bilhões. Isso daria para consertar o F35 (hahaha. zueira). Enfim, espero que esteja chegando ao fim, pq guerra é uma merda e acho que o Putin já viu que todos já sofreram demais. Se fosse pra sacanear mais ainda a Ucrânia, acho que ele já teria bombardeado Chernobyl e consequentemente… Read more »

Aprisderito Agorito
Aprisderito Agorito
1 ano atrás

O ocidente não se importa com a Ucrania, só doam equipamentos e meios militares sob a coragem dos ucranianos de defenderem seu território. Não é o mesmo caso de Taiwan, Coreia do Sul ou Austrália. Nesses territórios o ocidente tem a coragem de enviar seus homens, o seu armamento de ponta, e toda sua logística necessária. Sabem com seus botões, que a Ucrânia não tem valor, vide a guerra dos balcãs o ocidente estava simplesmente na plateia. Mesmo até a Europa não ficaria exposta se a URSS voltasse, o tempo já não é o mesmo. E a Rússia já não… Read more »

Aprisderito Agorito
Aprisderito Agorito
1 ano atrás

Olha, quando a Rússia anexou a Criméia, em 2914, o ocidente fez ouvidos de mercador, inclusive foram a copa do mundo na Rússia em 2018 sem pio. Você já imaginou se isso acontecesse com Taiwan ou Coreia do Sul? Não se enganem, tudo rege-se por interesses e os Ucranianos sabem que depende deles para a guerra terminar, quer dizer, ceder. O principio da OTAN não permite adesão de um país em guerra. Putin sabe disso, e não se importa quantas vidas pode perder, o que está em jogo é seu triunfo e ponto final. Meu medo, digo, é essa situação… Read more »