Os contratempos na campanha do Kremlin estão fazendo com que os apoiadores regionais pensem duas vezes sobre a aliança militar da Eurásia.

A Rússia continua a perder influência em todo o mundo, sobretudo no espaço pós-soviético. A Organização do Tratado de Segurança Coletiva dominada pela Rússia ( CSTO ) parece ser o último instrumento disponível para o Kremlin para preservar pelo menos alguns dos aliados na órbita geopolítica de Moscou. Mas o CSTO tem futuro?

A Bielorrússia é o único membro da CSTO que apoiou abertamente a chamada operação militar especial da Rússia na Ucrânia. Outros aliados nominais de Moscou – Armênia, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão – adotaram uma postura neutra em relação à invasão russa ou começaram a se distanciar do Kremlin. Nenhum deles reconheceu a anexação de Moscou às regiões de Donbass e sul da Ucrânia de Kherson e Zaporizhzhia, o que é um sinal claro de que a Rússia não pode sequer contar com o apoio político de seus parceiros.

Militarmente, países como o Cazaquistão e o Quirguistão buscam expandir a cooperação com a Turquia, enquanto a Armênia – O único aliado de Moscou no sul do Cáucaso – agora vê Índia, em vez da Rússia, como seu principal fornecedor de armas. Ao mesmo tempo, Yerevan procura fortalecer os laços bilaterais com Irã, ciente de que, para Teerã, a soberania da Armênia sem litoral é um “linha vermelha” em suas relações com o vizinho Azerbaijão.

A decisão do Kremlin de não ajudar Yerevan após os confrontos fronteiriços entre a Armênia e o Azerbaijão em setembro de 2022 obrigou o país a começar a dar as costas à Rússia.

Mais importante, Armênia recusou sediar exercícios militares da CSTO em 10 de janeiro, resultado direto da posição ambivalente da Rússia em relação à Crise do corredor de Lachin, que dificultou o acesso à rota que liga a Armênia e Nagorno-Karabakh através do território do Azerbaijão. Dado que as forças de paz russas em Nagorno-Karabakh se mostraram incapazes de garantir a segurança da única estrada que liga a região montanhosa do Azerbaijão, onde os armênios étnicos compõem a maioria da população, com a Armênia, Yerevan agora procura substituir as tropas russas por uma missão de manutenção da paz da ONU.

Além disso, a decisão do Kremlin de não ajudar Yerevan, após os confrontos fronteiriços entre a Armênia e o Azerbaijão em setembro de 2022, forçou o país a dar as costas para a Rússia.

Os aliados da Ásia Central de Moscou parecem ter adotado a mesma abordagem em relação à Federação Russa. Em outubro, após o Tajiquistão – Quirguistão conflito fronteiriço, Bishkek cancelado exercícios planejados da CSTO, e o presidente do Quirguistão Sadyr Japarov pulou uma cúpula da Commonwealth of Independent States ( CIS ) em São Petersburgo, que incluiu uma celebração do 70º aniversário de seu colega russo Vladimir Putin, desprezando simbolicamente o líder da Rússia. Embora ele tenha participado de uma reunião “ informal ” da CEI em dezembro, essas medidas podem ser interpretadas como sua resposta à decisão de Putin de prêmio o Presidente do Tajiquistão Emomali Rahmon, a Ordem do Mérito para o grau da Pátria III.

Como o Kremlin optou por ficar de lado no conflito entre o Tajiquistão e o Quirguistão, não surpreende que ambas as nações, apesar de serem economicamente dependentes da Rússia, começou a procurar apoio militar em outro lugar. Ancara já vendeu Drones Bayraktar ao Quirguistão e alguns relatórios sugerem que Dushanbe também comprado Veículos aéreos não tripulados fabricados na Turquia. Economicamente, o Tajiquistão desenvolveu laços estreitos com a China. A República Popular da China, em vez da Rússia, é agora a grande investidor estrangeiro na economia tadjique, embora a Federação Russa ainda permaneça como principal parceiro comercial.

Em outubro de 2022, embora o país da Ásia Central dependa fortemente do apoio militar russo e, especialmente, no caso de hostilidades em potencial com o vizinho Afeganistão controlado pelo Taliban, o presidente do Tajiquistão Rahmon abertamente exigido “ mais respeito da Rússia ”. Anteriormente, em junho, o líder do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev disse a Putin presencialmente que Astana não pretendia reconhecer as auto-proclamadas repúblicas Donbass apoiadas pela Rús

sia. E em maio, as autoridades cazaques tinham claramente afirmado que seu país “ não será uma ferramenta para contornar as sanções que a União Europeia impôs à Rússia ”.

Apesar de estar institucionalmente vinculado a Moscou através da CSTO, em maio, autoridades cazaques e turcas assinaram um acordo para começar a co-produzir os drones da Turquia no Cazaquistão. A maior nação da Ásia Central visa fortalecer sua política, militar e econômica com a Turquia, embora oficialmente o Cazaquistão não planeje deixar a CSTO e a União Econômica da Eurásia, liderada pela Rússia. Ainda assim, a invasão russa da Ucrânia teve um sério impacto em suas relações com o Kremlin.

Se Moscou realmente pretende mudar seu curso geopolítico e fazer um pivô estratégico para o Oriente, terá que prestar mais atenção ao sul do Cáucaso e à Ásia Central.

Depois que o Cazaquistão abriu um “ Iurt of Invincibility ” em Bucha – uma cidade ao norte da capital ucraniana, Kiev – para ajudar os moradores locais necessitados, enquanto o país lutava com cortes de energia causados por ataques aéreos russos direcionados à infraestrutura de energia, Moscou exigiu uma explicação do governo cazaque. “ O yurt foi colocado lá. Então, qual é o problema? ”, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão Aibek Smadiyarov respondeu. Em outras palavras, a antiga república soviética parece não temer retaliação russa, ciente de que o Kremlin, isolado do Ocidente e atolado na Ucrânia, não está em posição de comprometer as relações com seu aliado nominal.

Se Moscou realmente pretende mudar seu curso geopolítico e fazer um pivô estratégico para o Oriente, terá que prestar mais atenção ao sul do Cáucaso e à Ásia Central. Mas a cada derrota que a Rússia sofre na Ucrânia, as razões para as nações gravitarem em direção à CSTO diminuem gradualmente.

FONTE: the-interpreter, via 24dailyupdates

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bedoia
Bedoia
1 ano atrás

O que eu tenho assistido é a perda de muito material ucraniano.
Só hoje assisti o vídeo de 3 M-777 sendo destruídos por Lancets e um KRAB polonês.
E hoje, com o ataque maciço de mísseis, vários sistemas de armas e depósitos de armas foram destruídos.
Com relação aos aliados, principalmente da Ásia Central, nada que uma conversa ao pé do ouvido com Putin ou Jiping não resolva.
A Ásia Central é da Rússia e da China.
Sem chances para a concorrência.

MFB
MFB
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

A situação está tão boa para a Rússia que você abandonou o nome original e usa 1001 nicks agora… 🙄🙃

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Já que é pra contabilizar perdas e não falar do assunto da matéria, vamos lá

Tudo da Russia:

T-72B3 destruído com T-80BV e BMP-3 danificados
https://twitter.com/UAWeapons/status/1618686362693279744?cxt=HHwWgIDRsfaq3fYsAAAA

Um MTB Lançador de ponte, 3 BMP-3 e outros veículos destruídos/danificados.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1618270737856622592?cxt=HHwWgMDThbCqoPUsAAAA

Morteiro autopropelido 2S9 Nona destruído
https://twitter.com/UAWeapons/status/1618228592558878727?cxt=HHwWjsDRjZmVjfUsAAAA

Morteiro autopropelido 2S4 Tyulpan destruído.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1617568357364162561?cxt=HHwWgoDTybn24PIsAAAA

BMD-4M destruído
https://twitter.com/UAWeapons/status/1616792046689189888?cxt=HHwWgICwqZzz_-8sAAAA

Lançadores do sistema S-400 Destruídos.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1616445311185993731?cxt=HHwWhoCywcec4u4sAAAA

2S1 122MM SPG e 2A36 Giantsint-B 152mm destruídos.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1615763761624764417?cxt=HHwWgsC-yZOlrOwsAAAA

2S3 Akatsiya SPG destruído
https://twitter.com/UAWeapons/status/1615757639153254400?cxt=HHwWgIDUzePAqewsAAAA

é pra continuar?

Henrique
Henrique
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Com relação aos aliados, principalmente da Ásia Central, nada que uma conversa ao pé do ouvido com Putin ou Jiping não resolva.

Rússia agora vai começar a ameaçar pessoal na Ásia? kkkkkkkk

não basta ter a otan na Europa agora tem que ter a otan na Ásia tb? kkkkkk

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Não faz mal.
A Ucrânia está apanhando do mesmo jeito.
E falar isso aqui, não tem preço.

Pedro
Pedro
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Apanhando e a Rússia não consegue avançar…sei

Antonio Cançado
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

A Ásia Central interessa a alguém além da Rússia e da China?

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Antonio Cançado
1 ano atrás

Mesmo que não interesse, agora é tarde.
Os EUA foram chutados de lá.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Como que alguém que não estava na região poderia de alguma forma ser chutado de la?

Antonio Cançado
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

ah, é você tem assistido, com certeza…rsrsrsrsrs

Antonio Cançado
Reply to  Bedoia
1 ano atrás

Torce pelo lado certo, justo, não pelo do psicopata assassino e sanguinário que mata gente inocente por nada.
Entendeu?

Slowz
Slowz
Reply to  Antonio Cançado
1 ano atrás

E ao mesmo tempo defende os EUA, Israel e Europa. ..

Vai entender

Underground
Underground
1 ano atrás

Mas a cada derrota que a Rússia sofre na Ucrânia, as razões para as nações gravitarem em direção à CSTO diminuem gradualmente.”

Nossa, essa bateu fundo!!!
Segundo alguns, a Rússia só não chegou a Lisboa ainda por questão de estratégia de desgaste.

George
George
Reply to  Underground
1 ano atrás

É uma realidade.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Underground
1 ano atrás

E haja desgaste.
Só hoje, a Ucrânia perdeu quatro sistemas M-777 em Kremenaia.
Os vídeos de três deles foram postados.
E na futura guerra contra a Rússia e China, será que os EUA e a OTAN terão armas suficientes ?
Desse jeito, será difícil.

MFB
MFB
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Você resolveu viver em uma realidade paralela 1001 nicks. Mas negar a realidade não tem poder de alterar os fatos. A Rússia fracassou miseravelmente em seu objetivo inicial e agora tentar encontrar uma saída.

Slowz
Slowz
Reply to  MFB
1 ano atrás

Desde quando você sabe o objetivo inicial ? 🤣🤣🤣 vlw o infiltrado

Henrique
Henrique
Reply to  Slowz
1 ano atrás

Desde quando você sabe o objetivo inicial 

KKKKKKKKKKKKKK nego vai forçar essa mesmo 50 anos depois essa guerra pra justificar a derrota russa (tipo os caras que defende a tecnicidade do resultado da guerra do Vietnã kkkkkk)

“não cara, to falando… a Rússia ganhou a guerra na Ucrânia, tu sabia qualquer o objeto”

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Segundo a medicina algumas cefaleia é causado por fatos objetivos o que afeta o emocional dos pro nato/ucra.

Nei
Nei
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Está em tratamento da sua? Deve ser aguda (cefaleiaputinétiana)

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Nei
1 ano atrás

o bot sentiu a pancada

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Underground
1 ano atrás

Como estamos dizendo, a OTAN vai lutar até o último ucraniano.
E pelo ritmo, não vai demorar muito

‘According to rumors, the Ukrainian Armed Forces’ losses, according to data provided to the Pentagon by AFU Chief of Staff Zaluzhny, amount to 232,000 dead. According to private company Stratfor Forecasting, Ukraine’s losses have exceeded 305,000 dead.’

Pelo avanço russo e a incapacidade ucraniana de contê-lo, creio que a Ucrânia começa a sofrer do que chamam de ‘lack of personal’.
Vídeos de policiais catando à força ‘voluntários’ pelas ruas do País parecem demonstrar esse fato.

Heinz
Heinz
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Os vietcongs tiveram baixas colossais, muito maiores do que os ucranianos tem no momento, é difícil para um povo que está motivado e com muita vontade de expulsar o invasores.

Henrique
Henrique
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

zoado que as russetes preocupam com vidas ucranianas agora, quando o objetivo da russia é extinguir o país e acabar com a cultura deles (usando anexação e russificação) kkkkkkkkkkkkkk

essa maskirovka tem que voltar pra prancheta pq não faz nenhum sentido… tanto pro ucraniano que ta sendo mor*p e sabe que ta lutando uma guerra de extermínio pelo russo quanto pra quem ta de fora vendo a Rússia falar abertamente que a Ucrânia foi um erro e não deve existir

a OTAN vai lutar até o último ucraniano.

dai serio… pra quem é essa m***.. na moral?

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Claro que ‘as russetes’ não ligam.
E muito menos os russos.
Vide a quantidade gigantesca de baixas entre os ucanianos

Pedro
Pedro
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Avanço russo??

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Acompanhas a guerra?.
Já ouviu falar de Mariupol?
Severo-Donetsk?
Zaporizhizhia?
Soledar?
Bakhmut?
Ficam na Rússia?
Ah claro!
Agora ficam.
Sem rancores, ok?

Pedro
Pedro
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Aqueles territórios que na verdade eles já tem desde 2014, mas não saem disso? Ja ouvi sim.

Andre
Andre
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Você sonha com Bakhmut desde novembro.

Mas tem pesadelos com Kiev, Kharkiv, Izium, Sumy, Kherson….

Nei
Nei
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Sua tv é russa. na minha mostra o outro lado também.

George
George
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

O Putin vai lutar na Ucrânia até o último russo (basta saber se os russos vão suportar isso).

Marco
Marco
Reply to  Underground
1 ano atrás

Justamente Portugal pretende enviar 4 tanques Leopard para a Ucrânia…Além desses receberá 31 Abrams dos EUA e mais 14 Leopard da Alemanha. A estes se somam mais tanques da Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Polónia e Espanha. Pelo visto a Ucrânia não está tão isolada assim…

Leo Machado
Leo Machado
1 ano atrás

Só conversar com Titio Putin, como foi no Cazaquistão.
Ao final, a Rússia ficará com a Ucrânia e a Ásia Central.
Essa última região em companhia dos amigos chineses.
Sem chances para o Ocidente.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Cara, tu me rende boas risadas kkkkkk

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Ásia Central é passado para o Ocidente.
Melhor esquecer esse assunto.
A situação agora está se desenvolvendo no Oriente Médio, Ásia Menor e adjacências.
Lá, russos e chineses estão nadando de braçadas.

MFB
MFB
Reply to  Monarquista
1 ano atrás

Esse lunático ainda falar como se a união soviética existisse kkkk

Maurício.
Maurício.
Reply to  MFB
1 ano atrás

Mas isso não é exclusividade dele, quando os EUA saíram de forma atrapalhada do Afeganistão, teve um pessoal que só falava em URSS, para justificar a saída vergonhosa dos americanos…

Neural
Neural
1 ano atrás

Essa guerra já acabou, a chance Ucraniana era aquela contra-ofensiva após a entrega de Kherson, agora a Rússia vai tratorar até não sei onde, eu aposto que chegam até Kharkhiv de novo até o meio desse ano. Ucrânia já perdeu as melhores tropas e mercenários, agora só sobrou unidade fraca.

Last edited 1 ano atrás by Neural
Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Neural
1 ano atrás

Faz um ano que escutamos este papinho e os russos continuam patinando no mesmo lugar ….

Carlos E.
Carlos E.
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

O médico fala para não contrariar casos assim…

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Plinio Jr
1 ano atrás

Que eu saiba, Soledar já ficou para trás.
Próximo passo: Slaviansk!

Andre
Andre
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Kherson não havia virado território russo, inclusive com a realização do referendo?

Henrique
Henrique
Reply to  Andre
1 ano atrás

ele vai responder dizendo que o referendo não especifica o que foi anexado pela Rússia.. ai a esquizo dele pode dizer que a Rússia só queria a parte debaixo do Dnipro kkkkkkk

Andre
Andre
Reply to  Neural
1 ano atrás

Você não acha que Kharkiv, de onde eles foram chutados, é pouco? Se o russos quiserem, tomam Kiev em duas semanas.

Nei
Nei
Reply to  Neural
1 ano atrás

Até Kharkhiv até junho? Nossa, que rolo compressor né? 5 meses e para chegar lá?

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Moscou não tem nada a oferecer a não ser mísseis, suborno e ajuda do Wgner. Guerra de conquista é um anacronismo do séc. XIX.
Russia virou marionete.
China joga bem melhor.

Magaren
Magaren
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Só estão esperando o momento oportuno para confirmar a derrota.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

E mísseis dos bons .
No vídeo abaixo, Sistema PANTSIR interceptando HIMARS americanos.
Eu não sei o que os russos estão fazendo, mas estão desbastando todo o sistema de artilharia ucraniana.
Os ataques ucranianos diminuíram muito.

t.me/rybar/43024.

E não adianta querer desacreditar as imagens, pois os melhores e mais confiáveis canais russos estão divulgando esse vídeo como verdadeiro.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

E três M-777 destruídos hoje em Kremenaia.
Na verdade foram quatro, mas só postaram três vídeos.
Se alguém souber a quantidade produzida desses sistemas e quantos foram mandados para a Ucrânia, agradeço a informação.
Creio que foram produzidos uns 700 e outro pedido adicional de 1.000.
Para a Ucrânia, foram uns 100, mas não tenho confirmação total desses números.

t.me/rybar/43021

Carvalho
Carvalho
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Nao respondo trolls.

Underground
Underground
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

A quantidade de M777 destruídos é maior que os entregues.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  Underground
1 ano atrás

Não sabemos, mas post do Hoje no Mundo da OTAN, de agorinha, mostra estudo em que a munição americana em uma guerra contra a China duraria uma semana.
E com as perdas de material que eles têm mandado para a Ucrânia, é possível que dure até menos.

Henrique
Henrique
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

do mesmo criador de “munição do EB só dura 1h” vem ai 

“a munição americana em uma guerra contra a China duraria uma semana.”

conta com a colaboração do “Luftwaffe só tem 5 aviões operacionais” kkkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Nei
Nei
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Cospe o saco do Putin, ele quer de volta.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

“M-777”

No início, séria um divisor de águas, só se falava em M-777, munição Excalibur pra cá, munição Excalibur pra lá, hoje, ninguém mais fala do coitado…rsrsrs.

Melchior
Melchior
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Virou alvo para drone.

George
George
Reply to  Melchior
1 ano atrás

Melchiorimgs!

Mais um nick?

George
George
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

O ministério da defesa russo disse também que 3 Bradley’s, 5 Leopard 2 e um SR-71 Blackbird também foram destruídos junto com esses M777.

Confia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  George
1 ano atrás

George, o M-777, tem imagens e vídeos de alguns destruídos, o número eu não sei, mas o Oryx deve saber.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

32 Destruídos segundo eles. eles atualizam uma vez por dia se não me engano

Pedro
Pedro
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

melhores e mais confiáveis russos!! hahahahahahahahahahahahahaha

Kazan
Kazan
1 ano atrás

Fofoca de tabloide inglês. Isto é guerra de informação.

Arthur
Arthur
1 ano atrás

Ué??? Continua a perder influência??? Mas como, se a mídia ocidental afirma que a Rússia está completamente isolada? Fruto do bloqueio muito bem sucedido feito pelos amigos da OTAN… Sem falar que a falta de apoio da Armênia,do Cazaquistão, do Tajiquistão e do Quirgiuistão será fundamental para a debacle russa. E pensar que nesse momento de fraqueza, solidão e melancolia, a Rússia se vê à merce da versão 3.0 do exército ucraniano. Enquanto a Europa continuar comprando combustível russo, via Índia e China, o russo agradece. Só um pequeno reparo: por acaso alguém sabe o nome das capitais destas superpotências… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Arthur
1 ano atrás

Tem gente que acredita naquele papo que a abstenção de votos condena hauhauhauhahua

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Como aqueles que acham que aprovam…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Abstenção de votos, aqui no Brasil, tem um pessoal que chama esse tipo de coisa como “isentões”, segundo a gadolândia, em especial o Kim Gadim e o Carluxo, foi esse pessoal que elegeu o lu la…😂

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Sem problemas, ainda tem grandes potências aliadas, como Zâmbia e Serra leoa

Melchior
Melchior
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Coloque Zâmbia para lutar contra a Finlândia.
Aposto ‘dez merréis’ em Zâmbia.

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Sei não.
Mas Zambia contra Finlândia, sou mais a Zambia.

Carlos E.
Carlos E.
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Rapaz….viaja mais maionese!

Pedro
Pedro
Reply to  Leo Machado
1 ano atrás

Realmente vive em um mundo paralelo. Bom ir em um médico 1001 nicks.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

A covardia russa em ajudar sua aliada (Armênia) vai custar muito caro para ela.
Que tipo de aliado é esse? Com um “amigo” desses é melhor não ter “amigos”.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
1 ano atrás

Acho que é necessário entender o contexto.

Ninguém é doido de apoiar uma anexação de uma potência militar. Hoje um Cazaquistão por exemplo, pode reconhecer a região de Donbass como território russo, e amanhã a Rússia pode anexar parte do território do Cazaquistão.

Existem muitos simpatizantes de russos nos países satélites da Rússia e isso por si só já é motivo de preocupação.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Mais um conteúdo mimimimi seguindo a lógica do mediastream pró nazotan forçando a barra sobre isolamento da Rússia e escondendo o aço no lombo dos ucras.
Enquanto isso na frente de batalha e midiática aquele carro de combate que alguns duvidam de suas qualidades, aparece fazendo uma linda apresentação.

https://youtu.be/5t1AccanrlQ

Acho que o 54 vai ser guardado para M1A2 e Leopard 2 A6.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Ou melhor o T-14.

Pedro
Pedro
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Nazontan? Se não me engano não foi a Alemanha nazista que iniciou a guerra invadindo outro país? Igual a um certo país tb governado por um ditador hoje em dia. Inclusive com a mesma desculpa de estar protegendo seus cidadãos em outro Estado… Coincidência né?

Last edited 1 ano atrás by Pedro
Carlos E.
Carlos E.
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Pedro, assim esses bots russos não entenderão. Será que desenhando eles entendem ?

Pedro
Pedro
Reply to  Carlos E.
1 ano atrás

Talvez nem assim.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Carlos E.
1 ano atrás

desenha a Alemanha nazista sendo invadida

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Não foi a Alemanha nazista que iniciou a guerra invadido outro pais??? hauhauhuahuahahua, já não bastava ver patriotario rezando para pneu, chamando ET e agora esse superou, isso ai, você esta certo quem esta errado são os historiadores.

alexandre
alexandre
1 ano atrás

T 90 e T 14 armata queimando, se mandar os A 10 ACABOU…sem apoio aereo o blindado é vulneravel

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  alexandre
1 ano atrás

Não é bem assim não, A-10 iria sofrer tanto quanto os Su-25 estão sofrendo. o ambiente na ucrânia é altamente contestado

Seria bem melhor se ela recebesse uns F-16CJ/DJ Wild Weasel pra realizar missões SEAD/DEAD com mais eficiência do que simplesmente ficar disparando AGM-88 HARM amarrado em um MiG-29 no modo “mad dog”

Leo Machado
Leo Machado
Reply to  alexandre
1 ano atrás

Só para te situar.
DPA (que é pro-Ucrânia) anunciou que 2 SU-25 ucranianos foram abatidos hoje pela manhã.
Um em Ugledar e outro em Makeevka.

Maurício.
Maurício.
Reply to  alexandre
1 ano atrás

O A-10 nesse guerra, ou seria abatido por manpads ou por Su-35, por isso, até hoje não deu as caras, o A-10 é bom para atacar blindado no meio do deserto, em um país cachorro morto.

Felipe Morais
Felipe Morais
1 ano atrás

Chineses lambem os beiços.

Não tem jeito. A decisão russa foi a abertura de porteira que a China precisava. Um parceiro forte militarmente e economicamente, além de racional e não emocional.

Esses países vão pular no colo chinês sem olhar pra trás.

E, ali na arquibancada, estão os olheiros turcos e indianos, tentando atrair algum desses jogadores pro time deles.

A Rússia que praticamente ditou as regras nessa região por praticamente um século, está começando a ser escanteada.

Henrique
Henrique
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

todo mundo em torno da Rússia naquela região ta assim pra Ucrânia nessa guerra

Oswaldo
Oswaldo
1 ano atrás

A Russia perde Aliados? A Ucrania esta perdendo a Guerra! A Ucrania, mesmo com ajuda dos EUA e de toda a OTAN esta sendo destruida. Vcs nao estao vendo a realidade.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Oswaldo
1 ano atrás

Mas como a Rússia está perdendo aliados? Segundo uns “entendidos” a Rússia está isolada desde 2014, quando tomou a Criméia, já começou essa guerra isolada, mas tem alguma coisa errada, se ela está perdendo aliados é porque ainda tinha aliados, mas como que tinham se já estavam isolados? Eita xadrez 5D…🤷🏻‍♂️😂

Hcosta
Hcosta
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Que aliados ganhou a Rússia? Perdeu grande parte da Europa e manteve os mesmos de sempre…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Hcosta, e eu disse que a Rússia ganhou algum aliado? O que eu disse é que tinha um pessoal que dizia que a Rússia já estava isolada até mesmo antes da guerra começar, mas se estava isolada, como está perdendo aliados? Essa conta não bate, o pessoal tem que se decidir, ou a Rússia estava isolada, ou ainda tinha aliados, as duas coisas não dá, simples assim.🤷🏻‍♂️

Nei
Nei
Reply to  Oswaldo
1 ano atrás

Tá o cidadão, e eles vão entregar de mão beijada ao seu ditador?
Claro que está destruída, a Guerra está lá, isso qualquer um sabe.
Realidade, vocês putinetes não veem ou não querem enxergar, pois para apoiar Putin já diz tudo.

Antonio Cançado
1 ano atrás

Alguém precisa dar uma de Barroso com o Putin: perdeu, mané!

Edivelto
Edivelto
1 ano atrás

Minha única torcida é pelos armênios que lutam sozinhos contra os Turcos e Azerbaijanos, a Rússia abandonou um dos seus aliados mais antigos em nome de boas relações com os turcos, que perca pra Ucrânia e que pese contra eles, que quando você abandona um aliado, nada mais que a derrota será possível.

rfeng
rfeng
1 ano atrás

O video de hoje é a detonação de um sistema 300 inteiro com um míssil de fragmentação.

paulof
paulof
1 ano atrás

Desde o primeiro mês venho escrevendo sobre essa perda influência, cada vez esses países vão para China, Turquia e Irã, não tem jeito eles, os russos, até por que a ideologia eurasiana é vista com péssimos olhos nessas partes do mundo, até na China você lê críticas e bem fortes e a China coloca dinheiro não apenas por causa de seus projetos de energia, mas também dentro de um hábil jogo de superpotência que é de hegemonia.

Nei
Nei
1 ano atrás

Torce pela liberdade daquele povo que não quer ser oprimido por um ditador que rouba terras!