Por Rodolfo Queiroz Laterza [1]

1 – Introdução

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zekensky, apresentou no dia 06/02/2023, no parlamento ucraniano, diversos projetos de lei para aprovar os decretos da lei marcial e a mobilização geral no país.

Tais projetos de lei propõem prorrogar a lei marcial e o prazo de mobilização geral durante mais três meses a partir de 19 de fevereiro, informou o Ukrainska Pravda. Segundo os conteúdos de tais documentos, as leis entrarão em vigor logo após a sua aprovação.

Em 16 de novembro a Rada Suprema (parlamento) o parlamento tinha prorrogado a lei marcial e a mobilização geral na Ucrânia até 19 de fevereiro de 2023.

No dia da invasão militar da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, Kiev decretou a lei marcial no país e anunciou a mobilização geral da população até 26 de março.

Posteriormente, a Rada Suprema prorrogou a lei marcial e a mobilização geral em cinco ocasiões, até 25 de abril, em 25 de maio, 23 de agosto, 21 de novembro de 2022 e 19 de fevereiro de 2023.

2 – Razões para a prorrogação da mobilização geral na Ucrânia

Não é segredo que agora as autoridades ucranianas estão mobilizando intensamente os cidadãos em todo o país, levando para as fileiras das forças armadas todos que possam de alguma forma segurar uma arma.

E se antes esse processo de mobilização geral dizia respeito predominantemente aos ucranianos da parte central ou oriental da Ucrânia, e apenas parcialmente aos habitantes do Ocidente, agora a situação é diferente. Só na região de Ternopil , as autoridades envolvidas querem convocar cerca de 60.000 pessoas.

As formações ucranianas estão sofrendo enormes perdas de mão de obra em várias direções. Em Bakhmut e Soledar , o número de mortos e feridos chega a dezenas de milhares de pessoas (estimativa não baseada somente no mês passado, mas desde o verão passado). Mais de 20 formações diferentes já participaram das batalhas neste setor.

As autoridades políticas e militares em Kiev precisam criar unidades prontas para o combate, compostas por dois corpos de exército, para conduzir uma campanha ofensiva na primavera. Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN concordaram com um novo pacote de assistência militar, exigindo naturalmente resultados práticos para justificar bilhões em armas e munições.

No território de vários campos de treinamento da Ucrânia, 22 novas formações estão sendo formadas ativamente como parte de várias unidades de combate das Forças Armadas da Ucrânia, outras duas estão em fase de planejamento e outras sete estão restaurando sua capacidade de combate devido a perdas sofridas nas recentes batalhas perto de Bakhmut e em Soledar.

O calendário de treinamento das brigadas mecanizadas e de assalto recém-criadas é muito modesto: como parte dos comandos conjuntos, o pessoal deve estar pronto até 1º de março deste ano , enquanto o pessoal mais recentemente mobilizado  até 31 de março .

Na primavera, espera-se que a Ucrânia receba uma parte significativa de veículos blindados com rodas para brigadas mecanizadas (por exemplo, veículos de combate de infantaria americanos e alemães “Bradley” e “Marder”). Parte do equipamento já está na Polônia.

A única formação cuja data de prontidão foi adiada para 1º de dezembro de 2023 é a 5ª brigada de tanques . Esta data deve-se aos preparativos para a transferência de tanques de guerra modernos para a OTAN – apenas na segunda metade do ano serão entregues os tanques anunciados.

Tendo em conta a força aproximada de uma brigada padrão nas Forças Armadas da Ucrânia em torno de 4.000 soldados , a reserva de mão de obra recrutada ultrapassará 100.000 pessoas . No momento, o ritmo e a natureza da mobilização forçada indicam, entretanto, uma grave escassez de novas formações.

São dois corpos que devem ser formados, equipados, treinados no meio ou no final da primavera. E para esta tarefa, uma limpeza massiva da Ucrânia está em andamento – as pessoas são agarradas na rua, nas lojas e até em funerais. Os comissariados militares têm a ordem mais estrita para recrutar pessoas. Porque se não recrutarem, todos os funcionários dos gabinetes de alistamento militar irão para a “frente oriental”.

No início do verão passado as Forças Armadas da Ucrânia – FAU tinham cerca de um milhão de pessoas armadas em todas as estruturas de poder – no exército, nas tropas de fronteira e no Ministério da Administração Interna. Até 400.000 estavam na linha de frente em combate, com o restante na retaguarda próxima em termos de pessoal, Kyiv superou as forças russas (incluindo os cerca de 45-50 mil combatentes das milícias separatistas de Donetsk e Luhansk) em 6-7 vezes, compensando a superioridade de fogo das forças adversárias, além do suporte de inteligência e reconhecimento provido pela OTAN.   Agora o objetivo das FAU é reabastecer o pessoal de até 600 mil pessoas em prontidão de combate em todos os eixos do teatro de operações.

Em setembro, quando a Ucrânia promoveu ofensivas bem sucedidas em Kharkiv e depois em Kherson, a proporção de mão de obra era de 6:1, e em algumas áreas por onde chegava a 7:1. Hoje na frente, a relação é de 2,5:1, o que exigirá um conjunto de variáveis mais qualitativas para desencadear novas ofensivas, dentre as quais treinamento adequado, adaptabilidade aos novos meios de combate, logística capaz e organizada, continuidade da superioridade em C4ISR, boa coordenação e eficácia na interoperabilidade das novas unidades de combate que estão se formando.

Mas mesmo no caso de recrutar o número necessário de pessoas, será extremamente problemático treinar todos os mobilizados na operação e uso de armas de alta tecnologia e equipamentos militares em curto período de tempo – especialmente com a necessidade urgente de fechar lacunas em certas áreas.

O treinamento normal dos soldados, mesmo em ritmo acelerado, é de no mínimo dois meses. Este é o tempo padrão durante o qual um soldado adquire habilidades primárias.

Considerando que estão levando pessoas das quais 80% não serviram no exército ou serviram na era soviética e suas habilidades permaneceram em um nível rudimentar ou estão ausentes, então o esforço de treinamento terá que ser amplo e sistemático.

Os principais centros de treinamento estão situados no oeste da Ucrânia, mas tais setores simplesmente não conseguem lidar com um número tão grande de pessoas mobilizadas. Portanto instrutores da Polônia, Grã-Bretanha, Estados Unidos e outros países da OTAN estão envolvidos.

Ao mesmo tempo, a tarefa das autoridades ucranianas é preparar um punho de choque superior em mão de obra e tecnologia, que será usado para atacar em várias direções. As Forças Armadas da Ucrânia usaram repetidamente a tática de inundar a linha de frente com infantaria móvel apoiada por barragens de artilharia guiadas por drones, o que ajudou a criar graves problemas para as Forças Armadas da Federação Russa, principalmente nas regiões de Kherson e Kharkov.

E para esse fim, um recrutamento ativo e uma mobilização geral de cidadãos em idade de pré-aposentadoria e aposentadoria, incluindo ex-funcionários de agências de aplicação da lei, começou a ser criado na estrutura do Ministério de Assuntos Internos e da Guarda Nacional da Ucrânia.

Roman Gorbach, chefe do departamento de pessoal das forças terrestres da Ucrânia, declarou que as intimações são feitas em locais públicos porque os homens não abrem as portas aos comissários militares em casa.

Uma nova onda de recrutamento levou os homens ucranianos a irem para o exterior novamente. Legalmente, eles não podem fazer isso. Após o início da guerra , foi introduzida no país a lei marcial, que inclui, entre outras coisas, a restrição da liberdade de movimento. A maioria dos homens entre 18 e 60 anos está, portanto, proibida de deixar a Ucrânia.

Portanto, alguns que tentam escapar da mobilização geral atravessam a fronteira ilegalmente. Uma maneira é recorrer aos comerciantes que estabeleceram canais para escapar do país. Neste esquema, os conscritos pagam de US$ 5.000 a 10.000 para emigrarem. Por esse dinheiro, os homens recebem documentos para ajudá-los a sair. Estes são certificados de adiamento do recrutamento ou documentos médicos isentos do serviço militar. Às vezes, os organizadores de canais ilegais também simplesmente subornam os guardas de fronteira que conhecem.

No início do mês de fevereiro, foi anunciada a criação de oito novas brigadas de assalto na Guarda Nacional, Polícia Nacional e no Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia. Essas formações serão enviadas para a linha de frente. Já as formações de elite do 9º e 10º Corpo de Exército passarão por treinamento aprimorado sob a supervisão total de instrutores da OTAN.

Como a criação do 9º e 10º corpo de choque está sendo adiada, não está muito claro de que forma o comando ucraniano vai implementar os planos para a campanha de verão relacionados a operações ofensivas. A prontidão total das formações acima está programada para a entrega de tanques de estilo ocidental à Ucrânia. Provavelmente, esses corpos serão colocados em batalha no segundo semestre deste ano.

3 – Considerações finais

O momento da formação de unidades de combate no âmbito das Forças Armadas da Ucrânia indica claramente a presença de planos diretos para prolongar a guerra contra a Rússia o máximo possível. E o ritmo da mobilização pode esgotar a médio prazo gravosamente os recursos humanos da Ucrânia para seu funcionamento regular nos aspectos econômico e institucionais.

O fato é que um novo exército ucraniano está sendo preparado para uma futura ofensiva, com amplo suporte em armas e munições, além de treinamento por parte de países integrantes da OTAN, em destaque os Estados Unidos da América.

Com a mobilização parcial russa em processo de finalização de treinamento, ampliação do efetivo das Forças Armadas da Federação Russa e a diretriz clara da decisão política de ambos países em resolver o conflito por meios militares, muito possivelmente a guerra da Ucrânia ultrapassará 2023.

Fontes consultadas:


[1] Delegado de Polícia, Mestre em Segurança Pública, historiador, pesquisa sobre geopolitica e conflitos militares.

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Z bate U apanha UE/NAZOTAN assiste Z bater.

Severino
Severino
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Esse texto destrói completamente a narrativa de que os russos estão tendo mais baixas que os ucranianos.
Tudo bem que isso é óbvio, mas têm alguns aqui que insistem nessa bravata.

gordo
gordo
Reply to  Severino
1 ano atrás

Se o texto estiver parcialmente correto, na leitura que faz, em breve veremos o resultado no mapa.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  gordo
1 ano atrás

Com certeza, mas tem que combinar com os Russos se não pode dar errado.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Severino
1 ano atrás

Não tem nada óbvio, exceto que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, chegando a tomar ilegalmente 25% do território ucraniano. As tropas ucranianas não só conseguiram conter os russo como os empurraram para trás. Agora só 18% do território ucraniano está ocupado pela Rússia e nenhum objetivo militar importante foi alçado pelos russos. Putin não vai ter nada para comemorar no aniversário da Operação Militar Especial. Mas o Reino Unido vai mandar armas de longo alcance, provavelmente o míssil de cruzeiro Storm Shadow, de presente para a Ucrânia. Estão abrindo mais uma porteira e a… Read more »

Underground
Underground
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Eu gosto de ler esses artigos do articulista, porque de modo geral todos são assim: … ” blá, blá, blá… e os ucranianos perderam milhares de soldados.” Daí você não vê nenhum comentário quanto as perdas russas.

Pedro
Pedro
Reply to  Underground
1 ano atrás

Se chamar a OTAN de NAZOTAN não é passional, fica difícil saber o que é.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Cara, segundo a sua própria afirmação, então a Ucrânia não avancou muito desde a sua contra ofensiva, pois eu lembro que quando ela começou, a Rússia tinha de 20 á 25% do território, e agora está com 18%.

Nei
Nei
Reply to  Severino
1 ano atrás

Óbvio é quantidade de tropas que a Rússia já enviou para a Ucrânia e de 25% do território tomado, agora tem 18%. Isso vocês não podem negar.
Agora, sim, a Ucrânia perde muitos soldados, assim como a Rússia, as vezes por mera idiotice, de dar ordens que não farão diferença no contexto da operação.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Nei
1 ano atrás

Exato, os Ucranianos numa contra ofensiva, com 6/7 vezes mais soldados só reconquistaram 7% do território e empurraram. Pensei que tinham conquistado mais.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Severino
1 ano atrás

Pois é. Quando uma bomba russa cai numa trincheira ucraniana, dizem que só um soldado morreu, e quando uma bomba ucraniana cai numa trincheira Russa, ela mata todos os 200 soldados que estavam lá. kkk

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

A verdade é que ambos os lados estão tendo perdas massivas, isso é fato e tanto pela convocação russa quanto pela convocação ucraniana provam isso!! Não existe vencedor, só vai sobrar uma montanha de mortos de ambos os lados e a troco de nada

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Severino
1 ano atrás

Severino pensa numa luta de boxe e que tem um dos boxeadores que esta apanhando e que na briga acertou um contra golpe, deu um tapa no boxeador que esta batendo e não mudou resultado da luta, ai tem uma galera ai que comenta que o importante foi tapa, não importa se continua apanhando.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Severino
1 ano atrás

Lembro que o Zelensky já falou uma vez que estavam perdendo 100 soldados por dia, mesmo que a Russia esteja perdendo muito mais, me parece que a Ucrânia ficará sem tropas mais cedo, se não acabarem logo com essa guerra em breve estarão convocando velhos e crianças.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Reply to  Carlos Crispim
1 ano atrás

Já estão fazendo isso.

Alecs
Alecs
Reply to  Severino
1 ano atrás

Texto parcial. Para mim foi escrito pelo Tonho da Lua.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Z apanhou em Kherson, Kharkiv e Lugansk, voltaram com o rabo entre as pernas para a fronteira, mas essa parte você não observou, lá se vai um ano!

Severino
Severino
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Nossa!
Kherson, Kharkov, Kugansk?
Isso foi no ano passado.
É o mesmo que um alemão falar: Perdemos feio para a União Soviética, mas na Operação Barbarosa…….

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Severino
1 ano atrás

Não discuta com bot com formação em geografia da nato, o cara que não quer ver o mapa do conflito só pode comentar com base no mundo da fantasia do pro otan.

Henrique
Henrique
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

“Não discuta com bot”
o cara que chama os outros de BOTS: “ UE/N A Z O T A N  ”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Lugansk?

Lucas
Lucas
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

NAZOTAN… como é possível um diálogo maduro com alguém que fala assim?
Chamar a OTAN de nazista é forçar demais a barra.

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Exatamente. Nojento ler isso de um russo chato que polui o fórum e conversa com ele mesmo sob vários pseudônimos.

Last edited 1 ano atrás by Carlos R.
Henrique
Henrique
Reply to  Lucas
1 ano atrás

todo mundo é n a z i s t a para o Russo e pra pro-russo kkkkk

Deve ser fetiche deles ja que a Alemanha de 1939 não chamou ele pro lado do Eixo

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
1 ano atrás

Se ocorresse algo semelhante aqui no Brasil, eu(e qualquer pessoa sensata) tentariamos também deixar do país.

Severino
Severino
Reply to  Vinicius Momesso
1 ano atrás

As estimativas de perdas em Soledar e Bakhmut é de 10 ucranianos mortos para cada russo.
É muita coisa

Daniel
Reply to  Severino
1 ano atrás

x in gs voltou

Heinz
Heinz
Reply to  Severino
1 ano atrás

Qual a sua fonte para tal afirmação? COlonel cassad ou Intel slava?
Negar a realidade é duro, os ucranianos estão tendo perdas pesadíssimas, entretanto os russos também e ao que me parece os wagneritas estão raspando o tacho, são enviados como bois ao abate e não da outra, e nem vou comentar da situação dos fuzileiros em ugledar…
O fato é que, os russos podem encobrir seus números de baixas, já para os ucranianos isso é mais difícil, mas não se engane.

Jubert
Jubert
Reply to  Heinz
1 ano atrás

É justamente o contrário. As baixas russas são constantemente avaliadas pela inteligência britânica, Pentágono, mídia ocidental, etc.

As baixas ucranianas se tornaram um tabu que a mídia ocidental não aborda.

Jubert
Jubert
Reply to  Jubert
1 ano atrás

Não tenho fontes, mas não me arrisco a bancar o torcedor moleque citando números sem mínima credibilidade. 10.000 blindados ultrapassa qualquer inventário operacional que a Rússia detinha antes do conflito, é um número que inviabiliza a existência de qualquer unidade mecanizada e destrói qualquer organização militar. Porém você não possui capacidade básica de compreensão e vem com criancices especulativas.

Severino
Severino
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Nem precisa ter fontes para avaliar as gigantescas perdas ucranianas em homens e material .
Basta ver as contantes convocações de pessoal (inclusive com pessoas arrastadas pelas ruas) e o fluxo inesgotável e sempre insuficiente de material do Ocidente para lá.
Inesgotável porque sempre é destruído e há necessidade de cada vez mais.
Na boa.
Vc leu o texto acima?

RPiletti
RPiletti
Reply to  Severino
1 ano atrás

Óbvio, músicos não entram na contagem.

Severino
Severino
Reply to  RPiletti
1 ano atrás

Nem o pessoal da OTAN
Se bem que já calcularam em cerca de 7.000 ‘colaboradores’ mortos até o mês passado.
Entre os ucanianos, já em 200 mil.
E o moedor Bakhmut funcionando.
A estatística logo será atualizada.
E o pior é que as maiores baixas da Ucrânia atualmente estão em Kupyansk e Kremenaia.
Ante-ontem, Millitary Summary calculou a perda de 650 soldados ucranianos.
Isso mesmo.
Em um único dia.

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  Severino
1 ano atrás

Você só fala o mesmo mimimi de sempre. Acreditar em você é a mesma coisa que acredita em bo….ta de cavalo.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Severino
1 ano atrás

Vai fazer um ano que vc tenta acabar com os ucranianos em suas estimativas ….e o passeio de uma semana ?

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
1 ano atrás

O país 404 doando mais carne para a OTAN enviar para o moedor russo.
A OTAN apanhando todos os dias e continua mantendo o povo ucraniano refém.
“Até o último ucraniano”. Já estão recrutando mulheres e logo irão as crianças.
Não lembra Berlin em 45?

Henrique
Henrique
Reply to  Jesus Baccaro
1 ano atrás

“A OTAN apanhando todos os dias e continua mantendo o povo ucraniano refém.”

nível de esquizofrenia e distanciamento da realidade chegar ser hilário aqui

me diga.. se a Ucrânia é a refém… pq a Rússia ta atirando no refém?

é alguma tática nova que situação com reféns onde você mata o refém e resolve a situação pq se vc não tiver refém vivo ai não tem problema e todo mundo pode ir pra casa?

Severino
Severino
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Síndrome de Estocolmo?

Henrique
Henrique
Reply to  Severino
1 ano atrás

ahh sim claro kkkkkkkkkkkkkkkkkk

deve ser isso ai ai a Rússia atira no refem?

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  Henrique
1 ano atrás

E você? Se alistou no jogo de xadrez da vovó somente ne ? Mais seguro.;..

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

O grande problema, é que por causa das inúmeras baixas, vários “voluntários” estão se infiltrando nas fileiras ucranianas.
Já vídeos de combatentes com insígnia do ISIS, Al Nursa, IDF, Nazistas, etc.

Nei
Nei
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Assistir um vídeo qualquer, com alguém colocando um símbolo (broche) de qualquer um desses que você citou, não significa que as forças armadas ucranianas estão usando esse pessoal.
Cada um faz o que quiser e não tem como controlar isso. Exemplo grupo Wagner, não é?

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Eu penso que no desespero eu aceitaria qualquer um, até o diabo.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Mesma coisa de fazer faculdade de engenharia pra trabalhar no uber durante o governo Mito kkk

Nei
Nei
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Comentário nada a ver com o assunto. Como sempre, demonstrando que é pequeno e sem inteligência, um mero comedor de capim do PT e Putin.

Augusto
Augusto
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Sempre tem algum babaca tentando mudar o foco do tema. As eleições já acabaram não sei se você sabe cara, segue sua vida. O foco aqui e sobre a guerra da Ucrânia, não fica poluindo os comentários aqui com assunto que já e passado.

Severino
Severino
1 ano atrás

Excelente artigo.
Mais desse mestre.
Agora demostra um grave problema da Ucrânia.
A crescente escassez de mão de obra.
Se antes, a Ucrânia tinha de 6 a 7 vezes o efetivo russo (como descrito) acima, hoje não tem mais essa vantagem.
Não apenas pela devastação causada pelas forças russas, mas também pelo aumento dos efetivos russos.
Arrisco-me afirmar que uma ofensiva de 100 mil ucranianos terá sérias dificuldades em prosperar.
Onde eles tentarem atacar, poderão ser contra-atacados pelos russos.
Sem contar a diferença de treinamento entre os soldados russos atuais e os ucranianos formados às pressas

Daniel
Reply to  Severino
1 ano atrás

x i n g s louco voltou com suas birutices…tudo que vc escreve não tem valor

Marcelo
Marcelo
Reply to  Severino
1 ano atrás

Vamos avaliar algumas situações: 1) são as tropas russas que estão sendo moídas na Ucrânia, tanto em termos de perdas de soldados quanto de material militar, com forte aumento das perdas russas durante a tomada de Soledar e na tentativa frustrada de tomar Bakhmut; 2) a Ucrânia, desde 2014, vem adotando um modelo militar mais próximo daquele dos países da OTAN, dando prioridade para um contingente menor, melhor treinado e melhor equipado, sendo que esse modelo vem se acelerando após o início da Operação Militar Especial; 3) a Ucrânia está treinando homens e mulheres, com apoio de militares da OTAN… Read more »

Severino
Severino
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Parei no ‘vamos avaliar algumas situações ‘.

Severino
Severino
Reply to  Severino
1 ano atrás

Não tem a mínima condição, né?
O sujeito traz atualização do Min da Defesa ucraniano, análise de um sujeito do Azerbaijão e notícias de NYTimes, CNN e etc.
Sem contar as famosas estatísticas do Oryx.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Severino
1 ano atrás

esqueceu de trocar o nick

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

O ser é tão bizarro que nem o nick troca. Incrível como ainda estão autorizados a poluir o fórum…

Neural
Neural
Reply to  Severino
1 ano atrás

Eu acredito que o Kremlin quer exatamente isso: uma guerra de desgaste até abrir uma nova frente. Até lá as forças Ucranianas vão estar muito desgastadas para se defenderem.

Severino
Severino
Reply to  Neural
1 ano atrás

Segundo diversas fontes, os russos estão concentrando tropas na região de Kiev, Sumy e Zaporizhizhia.
Em Sumy são relativamente poucos soldados, cerca de 10 mil, que podem estar preparados para cortar a ferrovia que vem do norte para Kharkov (Millitary Summary).
Creio que os russos vão tomar Kharkov.
Já em Zaporizhizhia são constantes as informações de grandes concentrações de tropas, inclusive Wagner.
Foi relatada a chegada de 40 ônibus com soldados do grupo e mais estão chegando.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Severino
1 ano atrás

ixe, 40? várias torcidas do Brasil movimentam mais gente em dia de jogo…

Severino
Severino
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

É porque na região já tem cerca de 60 a 80 mil soldados regulares.
Como esse pessoal do Wagner é extremamente bem preparado, deve tocar o horror entre os ucanianos.

Nei
Nei
Reply to  Neural
1 ano atrás

kkkk, sério? agora é a Rússia que quer desgaste?
Todo dia um coisa diferente, não sabe o que querem, o que fazem e vocês o que escrevem.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Severino
1 ano atrás

avançar no mapa que é bom nada…só a mesma ladainha a cada 5 comentários do site.

Augusto
Augusto
Reply to  Severino
1 ano atrás

Severino, essa guerra de forma alguma será fácil para nenhum dos lados. A diferença quantitativa realmente está mais equilibrado para ambos os lados. Mas existe algumas considerações a serem levadas em conta. Os Russos utilizaram menos tropas no começo da invasão, mas a maioria dos homens usados eram as melhores unidades do exercício russo (pelo menos a nível de treinamento). Já ucranianos mesmo com superioridade numérica, tinham menos unidades de elite, mas com treinamento fornecido pela Otan e com a experiência adquirida durante o conflito diminuiu a diferença de unidades mais profissionais (isso sem contar as baixas que os russos… Read more »

Inimigo público
Inimigo público
1 ano atrás

Ainda tem tapado dizendo que a Rússia não consegue atingir seus objetivos na guerra. Nesta velocidade de perdas da Ucrânia é só uma questão de tempo não haver mais quem empunhe uma arma por lá, desmilitarização realizada com sucesso.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Inimigo público
1 ano atrás

Nenhum objetivo principal atingido em 361 dias da rapidíssima Operação Militar Especial … nem tomar Bakhmut os russos estão conseguindo. É obvio que os ucranianos estão tendo perdas elevadas, mas muito inferiores às dos russos. Também é óbvio que os ucranianos estão recrutando ativamente … a diferença é que as tropas ucranianas estão sendo treinadas também por militares da OTAN e em território de países da OTAN. Vamos deixar o tempo fazer seu serviço …

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Só se for naquele teu canal fuleiro que as perdas ucranianas são inferiores às russas.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Vc é o Marcelo do hoje no mindo militar ?
Se for saiba qui seu canal ja foi bom, hoje só vejo torcida pró Ocidente.
Acabou o profissionalismo.

Augusto
Augusto
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Se for está explicado, kkkkk. O cara posta um vídeo de quase 10 minutos sobre uma noticia, onde a noticia deve durar menos de 1 minuto, mais da metade o cara enrola e fala de coisas que aconteceram no século passado e o restante do tempo e a opinião do cara. Conteúdo bem fraquinho mesmo.

Augusto
Augusto
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

“É obvio que os ucranianos estão tendo perdas elevadas, mas MUITO inferiores às dos russos”, kkkkkk.

Colega, as baixas estão sendo pesadas para ambos os lados. Você pode até querer que seja verdade mas não condiz com a realidade. Cuidado com alguns canais do YouTube como aquele chamado de Hoje no Mundo Militar que é altamente tendencioso e de qualidade muito baixa. Esse tipo de mídia não e o melhor lugar para se buscar informação.

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Inimigo público
1 ano atrás

“é só questão de tempo”.
Em três dias completa 1 ano. E o desenho no mapa é só caminhando para trás.
E o t@p@d0 são os outros…

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

Nesta caminhada para trás foram mortos milhares de ucranianos, tanto é que a Ucrânia não consegue mais recuperar nada de território.

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 20/02/2023, o Ministério da Defesa da Ucrania atualizou as perdas russas referentes ao dia 361 do conflito militar: – 142.860 soldados mortos; – 298 aviões militares abatidos; – 287 helicópteros militares abatidos; – 3.310 tanques de guerra destruídos ou capturados; – 2.327 peças de artilharia destruídas ou capturadas; – 6.545 veículos de combate e blindados destruídos ou capturados; – 469 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo (MLRS) destruídos ou capturados; – 18 embarcações militares afundadas; – 5.196 veículos de transporte de combustíveis destruídos ou capturados; – 243 baterias antiaéreas destruídas; – 2.016 sistemas aéreos não tripulados táticos abaridos; –… Read more »

Jubert
Jubert
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Esses dados são notoriamente forjados assim como do MD RUSSO. Entendo seu sentimento anti Rússia que eu comungo, mas seja mais racional. Você age com muita pilha na torcida dessa guerra e quer forçar uma realidade de vídeo game que não ocorre. As fraquezas militares russas, que são inúmeras, não eliminam as perdas enormes que a Ucrânia teve em sua resistência heróica. É fato que estão em uma nova onda de mobilização geral e que as baixas são enormes, assim como da Rússia. Discutir como torcedor não vai gerar objetividade para algo complexo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Jubert
1 ano atrás

O Marcelo é o kings do lado da OTAN/EUA, o Marcelo acredita piamente nos dados da Ucrânia e nos dados da OTAN/EUA, e o kings acredita piamente nos dados da Rússia, mas, como o próprio Marcelo diz, os dados estão aí, acredita quem quer…🤷🏻‍♂️

Dom Pedro II
Dom Pedro II
Reply to  Jubert
1 ano atrás

Seu comentário é perfeito.
Kings, esse Marcelo e outros aqui que agem iguais a eles, estragam esse site.
Os comentários aqui, antes dessa galera, eram super instrutivo, você sempre aprendia algo novo nos comentários, agora, por causa desses fanboys com falta de raciocínio logico a sessão de comentário virou uma pilha de abobrinha sem sentido, um campo de batalha pró OTAN, pró Russo.
Se o Brasil tivesse que enfrentar a OTAN ou a Rússia aposto que esses caras ficariam contra o Brasil.

Last edited 1 ano atrás by Dom Pedro II
jairo
jairo
Reply to  Dom Pedro II
1 ano atrás

isso quando o pré-mirim nao pausa o free fire e vem aqui falar sobre nick name kkkkk

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Não vejo nenhuma fonte que ampare suas afirmações. O texto tem fontes … mesmo que acredite quem quiser.

Jubert
Jubert
Reply to  Marcelo
1 ano atrás

Tem ao menos noção de que várias das fontes do artigo são ou ocidentais ou ucranianas?

Up The Irons
Up The Irons
1 ano atrás

Z não cansa de passar vergonha. Nesse ritmo, em mais 6 meses, vai bater o número de 10 mil blindados perdidos, entre MBTs, IFVs e APCs.
Uma aula de amadorismo bélico.

Jubert
Jubert
Reply to  Up The Irons
1 ano atrás

10 mil blindados? Qual tua fonte? Menos amigo…as perdas foram altas, mas teu número é sem credibilidade. E não dá para confiar em Oryx, nitidamente manipulador.

Nei
Nei
Reply to  Jubert
1 ano atrás

Apresenta sua fonte aí?
Intelslava? Telegram Russo? Mod Russo?

Toda rua está cheio de blindados Z queimados, mas sim ucranianos também.
Mas para buscar de estoque, é porque muitos foram perdidos.

Jubert
Jubert
Reply to  Nei
1 ano atrás

Não tenho fontes com mínimo grau de certeza, assim como nenhuma agência de inteligência ocidental, quem dirá você em trazer essa cifra. Não me arrisco a bancar o torcedor moleque citando números sem mínima credibilidade. 10.000 blindados ultrapassa qualquer inventário operacional que a Rússia detinha antes do conflito, é um número que inviabiliza a existência de qualquer unidade mecanizada e destrói qualquer organização militar. Porém você não possui capacidade básica de compreensão e vem com criancices especulativas.

dfa
dfa
1 ano atrás

A quase um ano que leio artigos deste autor. Até agora todos provaram estar errados, o autor tenta desculpar a incompetência russa e minimizar os ganhos Ucranianos. A Ucrânia isto a Ucrânia aquilo, a Rússia super macho… A Rússia foi extremamente incompetente principalmente aos altos escalões. Os únicos ganhos miseráveis que a a Rússia fez foi graças às ondas humanas de presos que a Wagner recrutou. Um ano nesta briga e a única coisa que a Rússia conseguiu foi ter a sua demografia destruída juntamente com a dos Ucranianos. Escrevam aquilo que eu vos digo, quando os 60 mil chegaram… Read more »

Last edited 1 ano atrás by dfa
Severino
Severino
Reply to  dfa
1 ano atrás

Eu ia comentar sobre o que vc disse, mas vou me concentrar na questão demográfica.
A Ucrânia tinha 41 milhões de habitantes com crescimento demográfico NEGATIVO de 0,5 %.
Cerca de 20% da população são russos.
Ou seja, a Ucrânia continua perdendo territórios e boa parte de sua população, visto que no campo de batalha os mortos e feridos são adultos mais jovens.
E esses jovens, teoricamente, seriam aqueles que teriam o encargo de ter filhos e não deixar a população despencar.

Nei
Nei
Reply to  Severino
1 ano atrás

Mais teoria e desculpa para operação fracassada?

Severino
Severino
Reply to  Nei
1 ano atrás

Que teoria de operação fracassada?
Ali, estamos tendo a seguinte equação sobre a Ucrânia:
Perda de território + perda de população+ perdas na guerra = Paraguai da Europa.
E é exatamente isso que a Rússia quer.

Severino
Severino
Reply to  dfa
1 ano atrás

Insta esclarecer que em 1990 a população da Ucrânia era de 52 milhões de habitantes e dependendo da nova configuração que o que restar do País terá, será inferior a 30 milhões.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  dfa
1 ano atrás

Nunca li um artigo desse mesmo especialista que falasse de forma neutra. Muitas vezes fez uso da narrativa de mídias russas para sustentar a tese, lembro bem dele dizendo que Kherson não iria cair, de que a ofensiva de Kharkiv não teria força para tomar Lyman. Que logo o Donbass seria completamente tomado e que a guerra estava perdida para os Ucranianos. Quase 1 ano e nada se concretizou!

Severino
Severino
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Então, vamos resumir.
A Rússia está ocupando cerca de 20% de territórios que eram da Ucrânia (na verdade, estavam na posse, visto que são russos), suas perdas chegam às centenas de milhares de mortos e feridos e os russos estão avançando cada vez mais.
Isso é inegável.
De resto, senta e chora que a situação da Ucrânia a cada dia se agrava mais.

Jubert
Jubert
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Eu não li nada disso nos artigos. até sobre as ofensivas Ucranianas de setembro o autor escreveu detalhadamente e ainda sobre as próximas. Mas você não tem embasamento e é despreparado como sempre. E tuas provocações são já previstas.

Ryan
Ryan
Reply to  dfa
1 ano atrás

Não me leve a mal, mas teu comentário é fraco e sem capacidade de contrapor os argumentos do texto, que é factual. Li artigos dele que são na perspectiva da Ucrânia no conflito e narraram um monte de problemas para a Rússia, como o excelente estudo publicado nesse site sobre as perspectivas das futuras ofensivas ucranianas, a situação dos blindados da Ucrânia no pré -guerra, a importância das redes C4ISR nessa guerra com maior vantagem para a Ucrânia e as táticas de drones também da Ucrânia. Você não leu nenhum, até porque teu nível e de muitos histéricos aqui nesse… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Ryan
1 ano atrás

O que e bom para esse pessoal e só aquilo que eles querem ler. Na minha opinião os artigos do autor são muito bons e bem imparciais.

Alecs
Alecs
Reply to  dfa
1 ano atrás

Na minha opinião, o autor é o Tonho da Lua.

Severino
Severino
1 ano atrás

Eu só vou se me arrumarem um Javelin.

Carlos R.
Carlos R.
Reply to  Severino
1 ano atrás

Único lugar que você vai é pra frente de um pc escrever asneiras. Vovó faz aquele mingau pro nene papar e a vida segue…com você apoiando um ditador l.a.d.r.ã.o de territórios.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

pra quem não tem perspectivas na vida é até um bom negócio, paralelamente a isso o Wagner está recrutando soldados e voluntários, destacamento de 6 meses na Ucrânia, se você conseguir terminar o destacamento, vai ganhar uma bela bolada, além, claro, de uma medalha entregue pelo próprio Shoigu ou Putin. Bem, se não, nem para a estatística você entrará, já que os corpos de Wagneritas não são muito importantes e geralmente são cremados ou por fogo de artilharia ucraniana ou pelo seus próprios companheiros.

Severino
Severino
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Parece que está dando resultado esse esquema do Wagner Group
Depois do sucesso em Bakhmut, estão rumando para Zaporizhizhia.
Até Kadirov anunciou que criará um grupo desses só de chechenos.
Agora imagine enfrentar esse pessoal.
Ucranianos têm pavor de chechenos e do Wagner Group.
Um Wagner Group de chechenos será dose pra leão.

Tom
Tom
1 ano atrás

Imagino que o prolongamento no tempo deste conflito levaria à uma escassez de combatentes Ucranianos antes do de Russos levando a uma inexorável vitória Russa. Qual ação do ocidente (OTAN) seria a mais provável para prevenir este fim: Se empenharia de fato em um acordo de paz viável? Faria uma guerra por procuração a partir de novos atores (talvez Polônia) numa ação “isolada” colocando seus próprios soldados para combaterem diretamente os Russos em solo Ucraniano? Ou poria ela própria (OTAN) o boots on the ground na Ucrania?

Severino
Severino
Reply to  Tom
1 ano atrás

São possibilidades razoáveis, mas não creio que se confirmarão.
A OTAN e os EUA tem medo de uma guerra total com a Rússia.
Essa semana, o Governo americano pediu a Moscou para não realizar ataques a Kiev durante a visita de Biden.
Ontem a China deu um passa-moleque nos EUA dizendo que pode auxiliar a Rússia quando e com o que quiser.
Hoje, Zelensky disse que a China se intrometendo pode causar uma guerra mundial.
Parece-me que a situação do Ocidente não está lá muito confortável.
E tenho a nítida impressão que está degringolando.

Augusto
Augusto
Reply to  Severino
1 ano atrás

Deveriam ter medo mesmo Severino, assim como os russos também, dados os arsenais nucleares de ambos os lados inviabiliza qualquer tipo de confrontação direta entre ambos.

Severino
Severino
1 ano atrás

É cada vez mais comum a publicação de fotos de soldados ucranianos mortos que aparentam, de forma clara, ter idade mais avançada.
Estão jogando esse pessoal direto para a boca do leão.
Zelensky não está preocupado com a gigantesca quantidade de mortos entre os ucanianos.
Quer apenas marcar sua posição política.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Severino
1 ano atrás

“marcar sua posição política” ? O país dele foi invadido, cara, entraram, bateram, estupraram e cuspiram, a retomada é questão de honra, até o último homem, eu acho que a Ucrânia aguentou muito, segurou os russos e ainda deu troco, como a Finlândia fez na segunda guerra, sinceramente eu não esperava essa reação, achava que os russos ocupariam Kiev nas primeiras 24h. É o que eu esperaria dos EUA, mas estava enganado, as tropas russas não são nem 10% do que a propaganda diz, mas a quantidade deles é maior, por isso vão acabar ganhando a guerra de qualquer maneira.

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

O prolongamento dessa guerra por mais 2 ou 3 anos, que é o prazo que os especialistas estão comentando, vai destruir o futuro da Ucrânia, mesmo que no fim ela seja vitoriosa no conflito. Gerações de homens, a maioria muito jovens, estão sendo perdida nos combates. Num futuro próximo, o que restar do país vai enfrentar um grave problema demográfico. O número de homens será muito Inferior ao de mulheres. E a menos que os caras se tornem muçulmanos e tenham até 4 esposas, a Ucrania encolherá muito. O que será um problema gigantesco para o pós guerra. A Rússia… Read more »

Severino
Severino
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

O que vc considera um vitória ucraniana?
Uma contra-ofensiva que expulse os russos?
Isso não existe.
Os russos estão arrasando a Ucrânia com um punhado de soldados.
Imagine uma mobilização geral no País.
2, 3 milhões de soldados, caso necessário.
O objetivo da OTAN é apenas causar algum prejuízo político/econômico à Rússia.
Só que calcularam muito mal a reação da Rússia e como o Mundo encara essa situação.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Severino
1 ano atrás

“O que vc considera um vitória ucraniana? Uma contra-ofensiva que expulse os russos? Isso não existe.” Qual o real objetivo da Rússia na Ucrânia? Seria a conquista de territórios para a tal da Nova Rússia? Na minha opinião, se a Ucrânia conseguir barrar esse objetivo russo, será uma vitória ucraniana, mesmo que a Rússia ficasse com os territórios já ocupados, tá certo que não seria uma vitória completa, já que os russos ainda estariam ocupando território ucrâniano, mas o objetivo da “Nova Rússia” seria barrado, ou seja, seria uma vitória, seria uma vitória entre aspas, mas mesmo assim, uma vitória.… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Concordo Mauricio, até agora os russos não anunciaram um objetivo concreto na Ucrânia. Qualquer vitória que não seja total na Ucrânia será prejudicial para a Rússia no médio e longo prazo.

Leitor.
Leitor.
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Comentário inteligente.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

“E até que ponto isso vai interferir na estabilidade da Federação Russa – um amontoado de mais de 50 países e povos diferentes sob comando de Moscou- só o tempo irá dizer.” Sempre foi assim. A Russia, nasceu como um império, assim como Brasil, Estados Unidos (sim, a expansão deles para o oeste foi tipicamente imperialista, até mais que a nossa), China, afins. Dos montes Urais “prá lá” a maioria tem olho puxado. De qualquer forma uma jihad aqui e acolá é inevitável. A Russia também é um destino de imigrantes, como vc insinuou, dos paisecos da Asia central e… Read more »

Rui Mendes
Rui Mendes
1 ano atrás

Tinha vergonha de publicar tanta mentira e propaganda orkista e dos seus fanzzzzzinhos mirins.

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
1 ano atrás

Ucrânia tá igual o Brasil, milhões em idade militar, pouquíssimo armamento !! Pra nós ainda da tempo, de treinar e armar milhões no Serviço Militar Obrigatório já este ano de 2023, já pra Ucrânia é tarde demais !!

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Faltando 3 dias para a Operação Militar Especial completar 1 ano, a ofensiva russa continua concentrada na batalha de desgaste em Bakhmut e em seus arredores, sendo que as demais frentes de batalha permanecem estáveis. Em Bakhmut e, principalmente, em Vuhledar, as forças russas estão sofrendo pesadas baixas. A Inteligência Militar Britânica informou que as unidades russas que lideram tais ataques, especialmente as 155ª e 40ª Brigadas de Infantaria Naval, sofreram tantas baixas que provavelmente são “ineficazes em combate”. A Inteligência Militar Britânica relatou que: “As forças russas provavelmente estão sob crescente pressão política à medida que o aniversário da… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

Em 21/02/2023, o Ministério da Defesa da Ucrania atualizou as perdas russas referentes ao dia 361 do conflito militar: – 144.440 soldados mortos; – 299 aviões militares abatidos; – 287 helicópteros militares abatidos; – 3.326 tanques de guerra destruídos ou capturados; – 2.338 peças de artilharia destruídas ou capturadas; – 6.562 veículos de combate e blindados destruídos ou capturados; – 471 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo (MLRS) destruídos ou capturados; – 18 embarcações militares afundadas; – 5.210 veículos de transporte de combustíveis destruídos ou capturados; – 243 baterias antiaéreas destruídas; – 2.023 sistemas aéreos não tripulados táticos abaridos; –… Read more »

Marcelo
Marcelo
1 ano atrás

A Rússia está mesmo desesperada. O título da matéria no site da Business Insider diz: “É provável que a Rússia reivindique uma grande vitória em Bakhmut à medida que o aniversário de 1 ano de sua invasão se aproxima, independentemente da realidade no terreno, diz a inteligência do Reino Unido.” E Putin vai passar vergonha novamente quando os soldados ucranianos começarem a postar selfies no campo de batalha … já vimos isso em Soledar. Vitória em Bakhmut em 24 de fevereiro de 2023 será coisa só para russo ver … literalmente. A imprensa ocidental já cantou a bola … agora… Read more »

Bernardo
Bernardo
1 ano atrás

O Russo em toda sua historia são assim;
-Corrida espacial era tudo perfeito, mas estava tudo sucateado.
-Guerra do Afeganistao estavam ganhamdo do nada tudo desmoronou.
-Colapso da União Sovietica esconderam, até tudo vim a tona.

Ou seja vão aguentar quietos até o ultimo momento até que eles ou a Ucrania/Europa não aguentar mais e vence quem tiver mais resistencia.