O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) recebeu as primeiras Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4×4 “Joint Light Tactical Vehicle” (JLTV) da Oshkosh Defense.

O contrato para a aquisição das viaturas foi assinado em 2020, no âmbito do PROADSUMUS, o Subprograma de Meios de Fuzileiros Navais componente do Programa Estratégico da Marinha “Construção do Núcleo do Poder Naval”.

O acordo celebrado entre a MB e o governo dos Estados Unidos prevê a aquisição de 12 JLTVs. O novo veículo JLTV da Oshkosh combina a mobilidade do Humvee com a proteção do MRAP.

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rodrigo v
rodrigo v
23 dias atrás

Fuzileiros sempre na frente no quesito de equipamentos no estado da arte, pena sao quantidades pequenas !!

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
Reply to  rodrigo v
23 dias atrás

Os S-105 que “fumaram” um monte de diesel durante desfile pelas ruas de Brasília que o digam!

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  rodrigo v
23 dias atrás

Cada um pesa cerca de 14.000kg, não tem espaço internoalgum e custa cerca de USD350~450mil para exportação. O Hummve M1114 blindado custa USD40mil e pesa 6t, um pouco menos que o Iveco Lince comprado pelo EB. A Lógica do CFN é copiar o USMC com o PIRANHA, JLTV, etc.. Só que irão sofrer com a manutenção, embarque nos navios e meios anfíbios da MB, não pode ser transportados por helicópteros e não haverá grana para comprar e manter mais do que um punhado sem valor militar. Mas quanto entrarem na favela, chamarão atenção.

Lucas F
Reply to  GRAXAIN
7 dias atrás

Tem espaço interno. Na questão de transporte de helicópteros, eu não encontrei alguma matéria/informação da capacidade de transporte ser realizado por helicópteros da categoria do UH-60 ou H-225, mas sim por helicópteros com alta capacidade de transporte, como o CH-47 Chinook: “The LMV vehicle has been designed with a compact profile that allows one vehicle to be carried inside a CH-47 helicopter, while a Lockheed Martin C-130 Hercules transport aircraft can carry two systems internally.”-ar’/recognit^on. Nesse caso, o JLTV também pode ser transportado por helicópteros desta categoria: “Heavy Lift: Marines Helicopter Brings Vehicle from Ship to Shore”-nat^on^linterest. Então, tal nível… Read more »

Oráculo
Oráculo
23 dias atrás

Excelente aquisição. Vai ser uma mudança de padrão nos Fuzileiros Navais. Que seja o início de sua implantação em toda a força. No aguardo de novos pedidos. Nesse ponto a Marinha é mais “malandra” que o EB e a FAB. Vão comprando de pouquinho. Vem 12. Daqui a pouco mais 6. Depois mais 12. Quando os políticos sanguesugas de propinas se dão conta, já compraram tudo o que queriam. O EB já vai e manda um pedido de quase 150 Linces e fala que quer mais de mil. Os Renans Calheiros e as Gleisis Hoffmanns da vida chegam a ficar… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Oráculo
23 dias atrás

Os Fuzileiros compram o máximo que conseguem. Não tem nada de malandragem.
O Exército faz o mesmo, mas como tem mais dinheiro acaba comprando muito mais veículos que os Fuzileiros.

Matheus
Matheus
23 dias atrás

SENSACIONAL!! O Melhor da categoria. Pena não terem feito uma compra conjunta pra equipar o EB e CFN. Visando padronização e redução de custos.

Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Reply to  Matheus
23 dias atrás

O melhor… Sim, depende.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
23 dias atrás

Algum motivo pro CFN não ter adquirido os Linces junto com o EB, ou são requisitos diferentes?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Willber Rodrigues
23 dias atrás

Caro. Você tem razão. Até entendo que CFN é uma divisão especializadas com caráter expedicionário e de pronto emprego, mas é difícil entender a falta de padronização das forças armadas brasileiras. Para empregos similares, cada força adota um equipamento diferente. Quando adotam o mesmo equipamento, cada um usa um código e um nome diferentes.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

As 3 FA´s tem o mesmo heli ( Super-Puma ), porém, além de cada uma das FA´s dar um nome próprio( é pra fingir que são helis diferente? ) pro heli, até hoje NÃO há um centro de treinamento integrado pra pilotos e mecânicos pra esse vetor. A verdade é que não há, ou há pouqússima, conversação entre as 3 FA´s pra se integrarem ao máximo, pra reduzir custos e despesas, e melhorar a eficiência. Mas isso é culpa de NÃO termos um MD forte e atuante, que realmente obrigue as 3 FA´s a se acertarem. O MD brasileiro é… Read more »

Heleno Mourão
Heleno Mourão
Reply to  Willber Rodrigues
23 dias atrás

Obvio, não? Sem contar uniformes, patentes, estruturas administrativas e de saúde, etc.
Racionalidade zero nas FFAA.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Camargoer.
23 dias atrás

São os interesses, as conexões entre vendedores e compradores, etc.

Padronizar, centralizar, ampliar escala das compras implica em reduzir o número de fornecedores, reduzir os preços unitários, reduzir os pontos de contato entre FFAA e setor privado e o pessoal não vê vantagens nisso.

Melhor deixar como está.

Mars
Reply to  Willber Rodrigues
23 dias atrás

A sua resposta está aqui ‘O novo veículo JLTV da Oshkosh combina a mobilidade do Humvee com a proteção do MRAP.’. O Lince é similar ao Humvee e não tem o nível de proteção do MRAP.

GRAXAIN
GRAXAIN
Reply to  Willber Rodrigues
23 dias atrás

Os Linces são um pouco superiores aos M1114, Hummve blindados, e na mesma faixa de peso. JLTV pesam mais que o dobro e tem meor espaço de carga, não podendo ser teletransportados e custam 10x mais que o M1114. Talvez para missões muito específicas com exposição a minas anticarros pesadas possam servir para salvar os tripulantes, talvez.

Hcosta
Hcosta
Reply to  GRAXAIN
22 dias atrás

Acho que ainda não existe tecnologia de teletransporte para afirmar que o JLTV possa ou não ter essa capacidade…

Coronel James Braddock
Coronel James Braddock
23 dias atrás

Sinceramente…porque não aderiram ao programa VBMT-LR 4×4 do EB ?

É fundamental entre as forças a padronização dos equipamentos, chega ser ridiculo este tipo de postura e o ministerio da defesa observa e não faz nada.

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Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
Reply to  Coronel James Braddock
23 dias atrás

Aí é que tá! Uma boa indagação…

Matheus
Matheus
Reply to  Coronel James Braddock
23 dias atrás

JLTV é usado pelo USMC, só isso já responde sua indagação. Na real deviam ter padrozinado o JLTV no CFN e EB. E comprar um lote grande.

Douglas Rodrigues
Douglas Rodrigues
Reply to  Matheus
23 dias atrás

Porque não o contrário?
Só pq a USMC usa, quer dizer que é o melhor da categoria?

Matheus
Matheus
Reply to  Douglas Rodrigues
23 dias atrás

Lógico. A maior força de agressão do mundo. Não vão aceitar qualquer coisa.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Coronel James Braddock
23 dias atrás

Porque os Fuzileiros gostam de dizer que são diferentes e, na opinião deles, melhores que o EB.

Matheus
Matheus
Reply to  Rafael Oliveira
23 dias atrás

CFN gosta de fingir que são os USMC.
Só olha as fotos deles com o equipamento completo, mesma coisa dos Marines americanos durante a invasão do Iraque, só que a camuflagem é verde.

Vladmir Avellar de Oliveira
Vladmir Avellar de Oliveira
Reply to  Coronel James Braddock
23 dias atrás

No meu entendimento, os Oshkosh, sendo mais robustos, são melhores e mais estruturados, também capacitados para desembarque em cabeça de praia. Pois, a areia é geralmente mais fofa (menos densa). Notem que o diâmetro e largura dos pneus são ligeiramente mais largos, ao contrários dos Iveco.

Last edited 23 dias atrás by Vladmir Avellar de Oliveira
Coronel James Braddock
Coronel James Braddock
Reply to  Vladmir Avellar de Oliveira
19 dias atrás

Basta adaptação na plataforma do iveco.
E necessário uma padronização dos meios empregados entre as 3 forças.

Quero ver manter estes equipamentos

Camargoer.
Camargoer.
23 dias atrás

Olá Colegas. Fiquei com a impressão que o CFN mudou o padrão de camuflagem das suas viaturas. Acho que eram mais verdes. Agora tem um tom de marrom que parece novo.

Kit Carson
Kit Carson
23 dias atrás

Desculpem a ignorância do leigo aqui…
Mas… 12 viaturas dessas não é muito pouco para um Corpo de Fuzileiros em um país como o nosso? Bah…

Henrique
Henrique
Reply to  Kit Carson
23 dias atrás

TUDO que vc chutar do inventário das FA é pouco para um país do tamanho do Brasil

M4l4v1t4
M4l4v1t4
23 dias atrás

No quesito mantenabilidade e operacionalidade,vejo problemas.
No quesito sobrevivência, é um carro muito bem pensado, com várias características que o colocam acima dos demais concorrentes.

No geral, foi uma boa escolha.
Assim como também acho que o EB fez bem em escolher o veículo da IVECO ao invés desse da Oshkosh. O Lince tem mais cara de Exército e esse tem mais cara de forças de elite como Comandos, Fuzileiros e Forças Especiais.

A Oshkosh não tem compromisso nenhum com a estética histórica de veículos. É 100% compromisso com a engenharia de combate.