A Alemanha pediu à Suíça que lhe vendesse alguns de seus tanques Leopard 2, informaram os governos suíço e alemão na sexta-feira, em um acordo que poderia permitir que os países ocidentais aumentassem a ajuda militar à Ucrânia.

Alemanha quer que a Suíça venda alguns dos tanques de volta à fabricante de armas Rheinmetall ( RHMG.DE ), o que permitiria à empresa preencher lacunas nos armamentos dos membros da União Europeia e da OTAN.

Alemanha, Polônia, Portugal, Finlândia e Suécia estão entre os países que enviam tanques Leopard 2 para ajudar a Ucrânia a se defender contra o ataque russo, criando lacunas em seus próprios arsenais.

O ministro da Defesa alemão Boris Pistorius e o ministro da Economia Robert Habeck informaram a ministra da Defesa suíça Viola Amherd sobre o projeto em uma carta de 23 de fevereiro, os ministérios da defesa em Berna e Berlim disseram à Reuters na sexta-feira.

Na carta vista pela Reuters, o governo alemão disse que ficaria muito grato se a Suíça pudesse aprovar a compra pela Rheinmetall de tanques Leopard 2 estocado, como havia feito no passado, se esses tanques não pretendessem ser colocados em operação novamente.

“Os tanques não serão vendidos para a Ucrânia. Garantimos que eles permanecerão na Alemanha ou com nossos parceiros na OTAN e na UE, preencher lacunas que surgiram com a transferência dos tanques Leopard 2 e melhorar o fornecimento de peças de reposição em geral “, afirmou a carta.

Não se sabe quantos tanques Berlim estava buscando, mas reconheceu que o governo alemão estava ciente “de que também há uma discussão na Suíça, sobre as consequências ( da guerra da Rússia na Ucrânia ) para sua defesa nacional”.

Sob suas leis de neutralidade e um embargo de armas separado, a Suíça está proibida de enviar armas diretamente para a Ucrânia.

A ministra da Defesa suíça Viola Amherd respondeu em uma carta em 1o de março que uma possível venda de parte da frota de tanques suíça exigiria que o parlamento suíço declarasse formalmente que os tanques estocados estariam fora de serviço, disse o VBS.

“Atualmente, estão em andamento discussões sobre esse assunto no parlamento”, acrescentou o porta-voz da VBS.

Atualmente, os militares suíços têm 134 tanques Leopard 2 em serviço e outros 96 em armazenamento. O governo não disse quantos os alemães pediram para comprar, mas o porta-voz do VSB disse que o exército havia dito que seria possível dispensar um número limitado de tanques.

Nenhuma informação foi dada quando o parlamento suíço pôde decidir sobre o assunto, embora o governo tenha dito que comentaria mais na segunda-feira.

Berna já havia bloqueado pedidos da Alemanha, Espanha e Dinamarca para permitir que munições fabricadas na Suíça que eles compraram anteriormente fossem reexportadas para a Ucrânia.

Mas o problema está se tornando cada vez mais controverso na Suíça, com uma mudança pró-Ucrânia no clima público e político pressionando o governo a acabar com a proibição de exportar armas suíças para zonas de guerra.

As chamadas dos vizinhos europeus da Suíça para permitir essas transferências para Kiev ficaram mais altas, e as duas comissões de segurança do parlamento recomendaram que as regras fossem facilitadas.

FONTE: REUTERS

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
1 ano atrás

Com a nova geração de blindados chegando, nada mais lucrativo do que dar cabo dos antigos modelos para estimular a compra das novas unidades.

C G
C G
Reply to  Matheus
1 ano atrás

Disse logo nos primeiros dias do conflito, Putin será o “Best salesman ever” da NATO!

Henrique A
Henrique A
1 ano atrás

E lá se vai a oportunidade de o EB comprar Leopard 2 usado.
É, parece que vamos racauchutar Leopard 1 A5.

C G
C G
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

É triste mas tbm é outra coisa que sabemos faz tempo, só tem Abrams no mercado, é isso ou nada com nosso orçamento.

JS666
JS666
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Poggio, fiquei pensando qual foi o último tanque novo que o Brasil comprou rs

Alguém sabe se o M4 e os M3 Stuart que recebemos na 2ºGM eram novos? Os M3 Lee tenho certeza que eram usados.

Depois disso só usados: M41, Leo 1A1, M60 e Leo 1A5. Se nem os carros da 2ºGM eram novos, então foi o tankette CV-35 da década de 30.

Bota tempo nisso hahaha

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  JS666
1 ano atrás

Olha….os Renault FT, o primeiro tanque´´ do EB, foi comprado novo de fábrica.
Meu medo é alguém dizer que, desde então, foi tudo comprado já usado…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  JS666
1 ano atrás

Caro J. Pelo que lembro, o material que a FEB recebeu era novo. Talvez o EB tenha recebido outros lotes de carros de combate dos excedentes do exército dos EUA. Quando falamos da FEB, é preciso lembrar como o comando do EB desperdiçou uma geração de oficiais e sargentes com experiência de combate que poderiam ter prioridade nas promoções. Existem uma história falsa que Vargas determinou a desmobilização da FEB porque temia sofrer um golpe. Errado. O comando do EB decidiu pela desmobilização da FEB e por dispersar o melhor da tropa que tinha experiência de combate em unidades distantes… Read more »

Wilson
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Os militares que compuseram a FEB ao chegar no Brasil desfilaram e foram recebidos pela população como heróis.
Mas dentro dos quartéis foram perseguidos.
Os que ficaram não suportaram ver os colegas de farda com o peito cheio de medalhas.
Meu pai ainda vivo com 103 anos carrega no peito 12 medalhas.
Foi impossível os que ficaram suportar isso.
Perdeu-se uma geração de combatentes que muito poderia ter transmitido em experiências de combate.
Nosso EB hoje seria bem mais profissional.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Nome disso é ” EGO”

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
Reply to  Wilson
1 ano atrás

Pessoal entra nas forças armadas esperando não ter guerra..kkkk.. vai entender!!!

Henrique A
Henrique A
Reply to  JS666
1 ano atrás

Eu acho que os M3 Stuart e M4 Sherman eram novos, mas não tenho certeza.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Guilherme Poggio
1 ano atrás

Bem acho que novo ou usado, uma coisa aprendemos esses dias se o Brasil não criar Blindados 100% nacionais, não vai adiantar andar de carro novo se não teremos peças, porque qualquer país pode sancionar o Brasil e não adianta ter uma Ferrari na garagem de a Fábrica não quer te vender…

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Esse é o problema de ficar dependendo apenas do saldão de usados´´ pra se equipar…

Comprar MBT novo pelo EB, independente se alemão, americano, russo ou chinês, passa facilmente do preço do programa FX-2 da FAB, se contar o MBT, pacote logístico, mudar centros de manutenção, munição, , etc.
Duvido muito que o EB tenha grana pra isso nos próximos 15 anos.
Vai ser Lopard1A5 até 2050 e além.

Augusto José de Souza
Augusto José de Souza
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Acho que ainda é possível adquirir o Leopard 2 para o exército brasileiro e vindo de fábrica ainda por cima com transferência de tecnologia onde pode ser criada uma variante brasileira igual possuem a Espanha e Suécia. A KMW tem uma fábrica em Santa Maria e pode ser usada para produzir o Leopard 2 localmente. Outra opção é o C2 Ariete da Itália que fez proposta ao Brasil junto ao Centauro 2.

Charlie-Alfa-ZebraY
1 ano atrás

Boa tarde a todos Não vejo uma necessidade de um equipamento como o Leopard 2 em nenhum dos TOs, existentes no nosso território. E uma máquina projetada como MBT para luta contra equipamentos similares e não existem ameaças que requeiram meios de defesa como estes …talvez uma quantidade mais para atualização e treinamento talvez 2 ou três batalhoes, umas 40 ou 50 unidades, como os novos autopropulsados 155 tão em uso na Ucrânia. Inclusive a solução dos Centauro II 120mm foi a mais correta mais apropriado ao terreno médio nacional, que um pesado MBT. Já em países com TOs planos… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Charlie-Alfa-ZebraY
1 ano atrás

Por sua ótica so deveríamos ter guarda fronteira, porem quem irá cobiçar América do Sul não e desta parte do continente nem deste continente. Forças bem armadas treinadas e municiadas são a garantia de um futuro em paz

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Salim
1 ano atrás

Caro Salim. Nosso colegas CAZY tem razão em um ponto. A doutrina de defesa das forças armadas brasileiras está defasada para o contexto do Seculo XXI. Apenas para começar a discussão, basta perceber que a FAB tem um papel central na manutenção da superioridade aérea mas está subfinanciada e a MB tem um papel fundamental na negação do mar e também é subfinanciada. Já escrevi diversas vezes que se um dia o EB for acionado para a defesa do país é porque a FAB e a MB já caíram.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Charlie-Alfa-ZebraY
1 ano atrás

Se é pra continuar com esse pensamento, aposenta os Leo1A5 e fica apenas com os M-60 e Cascavel então…

_RR_
_RR_
Reply to  Charlie-Alfa-ZebraY
1 ano atrás

O que determina a capacidade de dissuadir é justamente estar um passo a frente do potencial inimigo. Estar melhor equipado significa neutralizar a capacidade do outro de ataca-lo. A região central-oeste é amplamente favorável ao uso de MBTs, assim como consideráveis porções do sul. Aliás, é por ali que se espera uma movimentação de forças blindadas. O Centauro II é uma excelente viatura de cavalaria, mas não é um componente factível para uma força blindada. Não há qualquer lacuna entre o Guarani e o Centauro II. Ambos se constituem em uma boa dupla, se estivermos falando de uma força de… Read more »

Danilo Moura
Danilo Moura
1 ano atrás

São poucos e antigos.
Não vão mudar os rumos da guerra.
A Alemanha parece ser o país mais desesperado com a situação da Ucrânia.
Até o Reino Unido está se aquietando.
Talvez até pelo esgotamento de sua capacidade de ajuda.

Gustavo
Gustavo
1 ano atrás

Único caminho para o Brasil,e o desenvolvimento da sua indústria defesa, investir na produção local, profissional técnico tem,só falta orçamento, arábia saudita investi do que a gente.

Augusto José de Souza
Augusto José de Souza
Reply to  Gustavo
1 ano atrás

Isso pode acontecer com parceria entre Brasil e Itália em desenvolver um MBT novo conjunto.

Humilde Observador
Humilde Observador
1 ano atrás

Fora do tema:

Algumas matérias da Trilogia estão com comentários desativados? Porque alguns artigos simplesmente não exibem o campo de comentários aqui.

_RR_
_RR_
1 ano atrás

Prezados, O fato é que não há mais opções para novos carros no Ocidente… O que resta de Leopard 2 disponível será, mais dia ou menos dia, incorporado a exércitos europeus. Challenger, Leclerc e Ariete se constituem em ilusões… Fontes orientais são possibilidades remotas… Sul coreanos, chineses, japoneses… com as tensões aumentando por lá também, não haverá muito que se atrevam a disponibilizar de suas próprias reservas… E a Rússia… um país praticamente isolado que já tá torrando a raspa…! Mesmo “recauchutar” carros Leopard 1 não se vislumbra como opção, isto é, não pela mão dos alemães, o que nos… Read more »

Augusto José de Souza
Augusto José de Souza
Reply to  _RR_
1 ano atrás

A Itália ofereceu o Ariete ao Brasil e também podemos desenvolver um MBT conjunto com os italianos que não estão envolvidos na guerra como a Alemanha. Podemos também adquirir o Leopard 2 com transferência de tecnologia já que já existe uma fábrica no Brasil e a indústria alemã é muito forte e produz vários tanques então mesmo eles envolvidos em ajudar a Ucrânia os negócios continuam.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
1 ano atrás

A Suíça tem mais blindados que o Brasil?

Augusto José de Souza
Augusto José de Souza
Reply to  Marcelo Soares
1 ano atrás

Não só de Leopard o Brasil tem mais de 200 unidades. Nenhum país europeu opera mais de 100 tanques sem ser o Reino Unido ou França.