Corrida para tirar as últimas crianças de Bakhmut enquanto a cidade se torna o ‘inferno na terra’

1

Com as forças russas se aproximando, a polícia tenta persuadir os cidadãos restantes a sair e as rotas de acesso ficam sob fogo

A guerra gera eufemismo e metáfora. Na batalha pela cidade de Bakhmut, no Donbas, ameaçada de cerco pelas forças russas após sete meses de combates acirrados, existem “Anjos Brancos” e “Anjos Negros”, a “estrada da vida” (a rodovia Bakhmut-Lysychansk, que é tudo menos) e o “Centro de Invencibilidade”.

Os White Angels, um grupo de evacuação da polícia, vasculham os distritos letais da cidade em ruínas para evacuar crianças e idosos.

Suas contrapartes, os Dark Angels, eliminam os mortos. O Centro de Invencibilidade é onde os poucos milhares de civis que restaram podem encontrar água e comida quente preparada pelos voluntários que ficaram na cidade, mesmo que na última quinzena tenha enfrentado uma ameaça crescente de finalmente ser invadida.

Em uma cidade a oeste da cidade, o Observer conhece Oleksandra Havrylko, uma major da polícia de 30 anos que recentemente passou um tempo em Bakhmut e nas aldeias vizinhas com os White Angels, tentando persuadir aqueles que cuidam das últimas dezenas crianças para deixá-los ser evacuados.

É uma busca que gerou rumores de que a polícia está levando crianças de pais que se recusam a sair, o que levou algumas famílias a esconder seus filhos e filhas, por mais inexplicável que isso possa parecer.

“Infelizmente, é verdade”, diz ela com tristeza. “Houve casos de pessoas que esconderam crianças porque ouviram rumores de que a polícia levaria seus filhos à força.

“Mas não é correto. A lei diz que só podemos levar crianças com autorização dos pais. Se as crianças não tiverem pais, mas tiverem um tutor, podemos obter permissão do serviço social para retirá-las.”

Em vez disso, ela diz, eles são obrigados a persuadir as famílias a sair. Na semana passada, isso significou uma visita a um vilarejo nos arredores de Bakhmut.

“Estávamos procurando crianças. Tínhamos um endereço onde nos disseram que algumas crianças poderiam estar morando. A forma como abordamos os indivíduos depende da situação.”

Às vezes, ela explica, são necessárias várias visitas e uma sensação de familiaridade para persuadir as pessoas a sair.

“Tinha uma família que dizia não ter dinheiro para sair ou alugar algum lugar. Havia uma criança de sete anos com eles.

“O avô queria evacuar, mas a mãe não. Então, duas semanas atrás, encontramos um apartamento com antecedência e fotografamos para mostrar as fotos. E nós dissemos ‘olha, é aqui que você vai’.

Ela mostra fotos das condições em que os civis viviam: porões úmidos e vazios com paredes descascadas, muitos sem eletricidade, nenhum com água corrente.

“Existem alguns casos em que as pessoas equipam seus porões para torná-los mais ou menos habitáveis. Em um caso, vi um gerador e crianças jogando videogame. Mas muitos porões nem foram projetados para servir como abrigos antiaéreos.

“Eles estão cheios de coisas que as pessoas trouxeram para baixo para não serem danificados: tapetes, geladeiras, máquinas de lavar – até micro-ondas, nenhum dos quais funciona. Parece um armazém sujo, molhado. Sem eletricidade.

A violência incessante que tomou conta de Bakhmut nas últimas semanas, após sete meses de esforços russos para capturar a cidade, só se intensificou nos últimos dias, à medida que as forças russas, incluindo o grupo de mercenários Wagner, aproximaram-se do cerco da cidade.

Visto em um mapa de lapso de tempo, as áreas controladas pelas forças russas avançaram mais para o oeste, tanto ao norte quanto ao sul da cidade, criando um bolsão cuja entrada eles agora estão tentando fechar.

Como ambos os lados colocaram mais tropas na batalha – os russos em ataques de infantaria muitas vezes suicidas que tentaram inundar os defensores – e as autoridades ucranianas falaram publicamente sobre a possibilidade de retirada, a luta se espalhou por toda a cidade, ameaçando o últimas vias de acesso.

As estradas que eram transitáveis ​​apenas semanas atrás estão ameaçadas por mísseis antitanque, artilharia e projéteis de fósforo.

Na sexta-feira, Yevgeny Prigozhin, fundador da força mercenária Wagner da Rússia, disse em um vídeo que a cidade ucraniana de Bakhmut estava “praticamente cercada” por suas forças e que as forças de Kiev tinham apenas uma estrada deixada de fora.

Prigozhin, vestindo um uniforme militar no vídeo, pediu ao presidente ucraniano Volodomyr Zelenskiy que retirasse suas forças da pequena cidade.

“Unidades da companhia militar privada Wagner praticamente cercaram Bakhmut. Resta apenas uma estrada (aberta às forças ucranianas). As pinças estão ficando mais apertadas”, disse Prigozhin.

O que o futuro imediato reserva para os defensores de Bakhmut é mais confuso – talvez deliberadamente.

Como duas pontes importantes – uma sobre o rio Bakhmutka e outra ao longo da rota Khromove-Bakhmut, a oeste de Bakhmut – foram explodidas por forças ucranianas na sexta-feira, muitos especularam que isso pressagiava uma retirada.

Entre eles estava o Instituto para o Estudo da Guerra dos EUA, que disse que o movimento sugeria que “as forças ucranianas pareciam estar estabelecendo condições para uma retirada controlada de combate de partes de Bakhmut”.

A última atualização do Ministério da Defesa do Reino Unido descreveu a defesa ucraniana como sob “pressão cada vez mais severa” e vulnerável em três lados, com as forças russas avançando para os subúrbios do norte.

Uma enxurrada de altos oficiais militares ucranianos visitou o front, incluindo o chefe das forças terrestres do país, Oleksandr Syrskyi, que esteve em Bakhmut duas vezes nos últimos dias.

A sensação de que a batalha pode estar entrando em seus últimos dias foi reforçada pela preparação de novas linhas defensivas mais a oeste, inclusive ao redor da cidade vizinha de Kramatorsk, onde novos bunkers e trincheiras estavam sendo rapidamente preparados.

E apesar do slogan – repetido por soldados em campo e políticos – de que “Bakhmut está de pé!”, nos últimos dias, uma sensação de inevitabilidade sombria se insinuou.

Em um café em Kramatorsk, Bohdan Zuyakov, Denys Kovalenko e Mykola Sidorov, da União de Voluntários de Kramatorsk, descrevem sua missão mais recente. “27 de fevereiro foi o último dia em que pudemos entrar”, diz Zuyakov, explicando que eles entregaram combustível para geradores, comida, pratos de papel e talheres. “A situação não permite”, acrescenta Sidorov. “Todas as estradas estão sob fogo.”

Foi uma missão de dois dias. No primeiro dia, 26 de fevereiro, estava nebuloso, e o nevoeiro é nosso amigo”, diz Zuyakov. “27 [de fevereiro] foi terrível. Mesmo os moradores locais disseram que mal sobreviveram. Foi o pior dia. Quando estávamos entrando, vimos soldados na estrada atirando e percebemos que não seria fácil.

“Em vez disso, foi um pesadelo completo. Atirando em todos os lugares e explosões. Parecia o inferno na Terra. Para falar a verdade, estávamos com medo de não conseguir sair.

“Agora”, diz Sidorov, “[as autoridades ucranianas] não permitem a entrada de voluntários”. Kovalenko sugere que talvez essa tenha sido a última visita deles. “A menos que haja um contra-ataque surpresa, provavelmente não conseguiremos voltar.

Os três homens oferecem sua própria descrição das condições que os civis estão enfrentando. “O apartamento de uma família foi atingido quatro vezes antes de eles concordarem em sair”, diz Zuyakov. “Agora há pessoas que querem sair, mas é difícil tirá-las.”

Oleksandra Havrylko tenta explicar a resistência daqueles que se recusaram a sair. “As pessoas pararam de ter medo. Eles passarão pelo bombardeio para chegar ao Centro de Invencibilidade para buscar água. Eles se acostumaram com isso, e eu posso me relacionar com isso. Perdi minha casa em Mariupol. Meus pais perderam a casa na província de Donetsk perto da linha de frente. As pessoas se recusam a ir porque dizem ‘essa é a minha casa’ e preferem morrer lá”, diz ela.

“Somos todos locais e estamos apenas nos segurando aqui. Temos que nos agarrar ao que nos resta.”

FONTE: Guardian

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecs
Alecs
1 ano atrás

Parabéns aos editores pela moderação!