A escassez de tanques na Rússia é pior do que alguns observadores pensavam anteriormente. Os estoques do Kremlin de seu tanque mais numeroso, o T-72, estão se esgotando rapidamente.

O agravamento da deficiência do T-72 ajuda a explicar por que os russos estão cada vez mais equipando seus batalhões recém-mobilizados com tanques obsoletos T-62 [ver vídeo da modernização ao final desta matéria] e T-80B.

Quando se trata de avaliar o arsenal de tanques russos, uma das melhores fontes independentes é um usuário do Twitter chamado @partizan_oleg.

Com base em dados não classificados do Stockholm International Peace Research Institute e outras fontes, incluindo a contagem meticulosa do blog Oryx de perdas de veículos visualmente confirmadas na fase atual da guerra Rússia-Ucrânia, @partizan_oleg estima quantos tanques os russos deixaram depois de mais mais de um ano de dura luta.

Na sua avaliação, os estoques de T-72 mudou – para pior. Em uma contagem de meados de fevereiro, @partizan_oleg assumiu que a Rússia entrou em guerra com quase 2.000 dos T-72.

Nos primeiros 12 meses de combate, os ucranianos destruíram ou capturaram quase 1.200 T-72, segundo contagem do Oryx. Como sem dúvida houve perdas de tanques que não deixaram evidências de vídeo ou fotografia, a contagem de Oryx é uma contagem insuficiente. Se a Oryx confirmou 80% das perdas, os russos realmente perderam cerca de 1.500 T-72.

Mas, de acordo com a contagem anterior de @partizan_oleg, os russos tinham 6.900 T-72 antigos armazenados, cerca de um terço dos quais poderiam ter sido recuperados após décadas de exposição corrosiva à chuva, neve e ciclos de calor e frio.

O problema, para o Kremlin, é que a contagem de fevereiro de @partizan_oleg estava errada. Verificando novamente seus números na terça-feira , @partizan_oleg percebeu que, de fato, os russos provavelmente têm apenas 1.500, não 6.900, antigos T-72s armazenados. “E muitos deles provavelmente não estão em boa forma”, apontaram.

A recontagem foi bastante direta. @partizan_oleg começou com o número de cascos de T-72 que a indústria soviética produziu ao longo de 23 anos entre 1968 e 1991 – 18.000 – e começou a subtrair tanques que soviéticos e russos perderam em combate, abandonados no exterior ou exportados para clientes estrangeiros.

Foi assim que eles chegaram ao número muito menor de T-72 na reserva. A grande variável, reconheceu @partizan_oleg, é que seus dados de produção podem não incluir o primeiro modelo T-72, o bruto T-72 “Ural”. Não está claro quantos Urals a fábrica de Uralvagonzavod em Sverdlovsk Oblast pode ter produzido e armazenado. Talvez centenas. Talvez alguns milhares.

Mas mesmo depois de adicionar alguns Urals muito antigos à pesquisa, @partizan_oleg chegou a uma conclusão dura é inevitável. . Os russos perderam potencialmente dois terços dos T-72 que estão em serviço ativo ou em armazenamento recuperável .

Portanto, faz muito mais sentido o fato de o Kremlin estar retirando tanques T-62 de armazenamento que são ainda mais antigos do que qualquer T-72, bem como T-80Bs que são aproximadamente contemporâneos dos primeiros T-72. A indústria russa pode produzir apenas um punhado de novos tanques todos os meses – muito poucos para ter perdas mensais na casa dos três dígitos. Tudo isso quer dizer que os russos estão ficando sem tanques. E rapidamente.

FONTE: Forbes

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
1 ano atrás

Entenderam o porque da “mudança de tática”???
Os depósitos de presidiários é mais confiável

NOstra
NOstra
1 ano atrás

Agora terão que mandar presidiários dentro dos ladas.

Nação patética.

Alecs
Alecs
1 ano atrás

Vai começar o mi mi mi de Tonho da Lua e companhia! E para desviar o assunto da matéria ele vai falar de Bakhmut. A moderação melhorou muito o nível dos debates, mas ainda sede muito espaço para as sandices do Xings.

Last edited 1 ano atrás by Alecs