O presidente russo, Vladimir Putin, fez uma viagem surpresa de última hora a um centro infantil na Crimeia no aniversário da anexação da região pelo Kremlin.

Putin visitou uma escola de arte e um centro infantil no sábado, um dia depois que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o líder russo, acusando-o de crimes de guerra .

O tribunal o acusou especificamente na sexta-feira de assumir responsabilidade pessoal pelo sequestro de crianças da Ucrânia durante a invasão em grande escala do país pela Rússia, que começou há quase 13 meses.

Respondendo ao movimento do TPI , o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Putin “claramente cometeu crimes de guerra “. Ele acrescentou: “Eu acho que é justificado. Mas a questão é – também não é reconhecido internacionalmente por nós. Mas acho que é um ponto muito forte.”

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia não reconhece o TPI e considera suas decisões “legalmente nulas”. A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, uma medida que a maior parte do mundo considerou ilegal.

FONTE: Independent.co.uk